carta de caminha

13
Carta de Caminha • Referência para a construção da nossa autoimagem. • Visão do paraíso terrestre – Brasil como concretização do ideal paradisíaco europeu. • Construção da identidade nacional no século XIX – época da Independência do país: visão ufanista. • Reconstrução do passado nacional: visão crítica do processo de colonização.

Upload: flann

Post on 14-Jan-2016

41 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Carta de Caminha. Referência para a construção da nossa autoimagem. Visão do paraíso terrestre – Brasil como concretização do ideal paradisíaco europeu . Construção da identidade nacional no século XIX – época da Independência do país: visão ufanista. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Carta de Caminha

Carta de Caminha

• Referência para a construção da nossa autoimagem.

• Visão do paraíso terrestre – Brasil como concretização do ideal paradisíaco europeu.

• Construção da identidade nacional no século XIX – época da Independência do país: visão ufanista.

• Reconstrução do passado nacional: visão crítica do processo de colonização.

Page 2: Carta de Caminha

Lucas Cranach o velho. O paraíso terrestre. Kunsthistorisches Museum, Viena, 1530.

Page 3: Carta de Caminha

Dürer. Adão e Eva ou a Queda do homem. Gravura, 1504.

Page 4: Carta de Caminha
Page 5: Carta de Caminha

[...] Rarissimamente se acha entre elles torto, cego, aleijado, surdo, mudo, corcovado,ou outro genero de monstruosidade: coisa tão comum em outras partes do mundo. Temos olhos pretos, narizes compressos, boca grande, cabellos pretos, corredios, barbanenhuma, ou mui rara. São vividouros, e passam muitos de cem anos, e cento e vinte,nem entram em cans, senão depois de decrepita idade [...] Padre Simão de Vasconcellos

Page 6: Carta de Caminha

Carta do Brasil – 1519 - REINEL

Page 7: Carta de Caminha

Inferno. Anônimo. 119 x 217,5 cm. Óleo sobre madeira de carvalho. Primeiro terço do século XVI. Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa.

Page 8: Carta de Caminha
Page 9: Carta de Caminha

Índia Tapuia – Albert Eckhout

Page 10: Carta de Caminha

Cândido Portinari - Descobrimento do Brasil - Óleo sobre tela - 199 x 169cm - Acervo do Banco Central do Brasil

Page 11: Carta de Caminha

Por se tratar de uma ilha deram-lhe o nomede ilha de Vera Cruz.……….Ilha cheia de graça……….Ilha cheia de pássaros……….Ilha cheia de luz.……….Ilha verde onde havia……….mulheres morenas e nuas……….anhangás a sonhar com histórias de luas……….e cantos bárbaros de pajés em poracés batendo os pés.Depois mudaram-lhe o nome……….pra terra de Santa Cruz.……….Terra cheia de graça……….Terra cheia de pássaros……….Terra cheia de luz.

Page 12: Carta de Caminha

A grande terra girassol onde havia guerreiros de tanga eonças ruivas deitadas à sombra das árvoresmosqueadas de solMas como houvesse em abundância,certa madeira cor de sangue, cor de brasae como o fogo da manhã selvagemfosse um brasido no carvão noturno da paisagem,e como a Terra fosse de árvores vermelhase se houvesse mostrado assaz gentil,……….deram-lhe o nome de Brasil. ........ Brasil cheio de graça………. Brasil cheio de pássaros………. Brasil cheio de luz.