carlinhos cecconi: html5 e o futuro da web - versão para ... · carlinhos cecconi: html5 e o...

3
Carlinhos Cecconi: html5 e o futuro da web Por Bruno Buys Data de Publicação: 22 de Julho de 2010 O analista de projetos da W3C Carlinhos Cecconi falou sobre o passado, presente e futuro da web. No começo, os pilares: a URI, o protocolo http e a linguagem de marcação html criados pelos pais da rede, entre eles o notável Tim Berners-Lee enquanto trabalhava no CERN, até os dias de hoje, com a batalha diária do consórcio W3C em definir padrões, até o futuro, com a web semântica. Segundo Cecconi, o trabalho de definir padrões é duro. É um trabalho que envolve diálogo e intermediação. "Às vezes nos criticam dizendo que a W3C é lento em definir padrões. Isso ocorre porque o trabalho que fazemos é presencial, é feito em reuniões. Existe muito diálogo e muito conflito. Não definimos padrões por listas de e-mail ou chat." Carlinhos Cecconi: html5 e o futuro da web 1

Upload: others

Post on 23-Jun-2020

8 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Carlinhos Cecconi: html5 e o futuro da webPor Bruno Buys

Data de Publicação: 22 de Julho de 2010

O analista de projetos da W3C Carlinhos Cecconi falou sobre o passado, presente e futuroda web. No começo, os pilares: a URI, o protocolo http e a linguagem de marcação htmlcriados pelos pais da rede, entre eles o notável Tim Berners-Lee enquanto trabalhava noCERN, até os dias de hoje, com a batalha diária do consórcio W3C em definir padrões,até o futuro, com a web semântica.

Segundo Cecconi, o trabalho de definir padrões é duro. É um trabalho que envolvediálogo e intermediação. "Às vezes nos criticam dizendo que a W3C é lento em definirpadrões. Isso ocorre porque o trabalho que fazemos é presencial, é feito em reuniões.Existe muito diálogo e muito conflito. Não definimos padrões por listas de e-mail ouchat."

Carlinhos Cecconi: html5 e o futuro da web

1

Cecconi mostrou em seguida algumas mágicas que o html5 faz, arrancando "Ooohhsss"emocionados da platéia. Especialmente quando disse que os vídeos que estava exibindonão eram em flash.

Mais uma palestra lotada, e no corredor, uma multidão se acotovelava tentando ouvir opouco som que vazava pelas portas acústicas.

Carlinhos Cecconi: html5 e o futuro da web

2

Para saber mais: W3C Brasil www.w3c.br

Versão Original: http://www.dicas-l.com.br/fisl11/fisl11_20100722-1712.php

Carlinhos Cecconi: html5 e o futuro da web

3