cargo : auxiliar administrativo - : :

39
CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA EDITAL 001/2012 RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA CARGO : AUXILIAR ADMINISTRATIVO Questão 01: Candidatos: André Lucas Oliveira dos Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso porque se considerada a noção de gênero e tipo textual, preconizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos CBCs e nas Diretrizes Nacionais do Ensino Médio, tem-se por trás da concepção de texto como interação a visão sociointeracionista da linguagem. Nessa concepção de texto e visão teórica adotada, cabe destacar o teórico Bakhtin: Na noção de gênero discursivo proposta por Bakhtin (1999), a linguagem é um fenômeno social, histórico e ideológico. Nesse sentido, o autor define os gêneros do discurso como formas estáveis de enunciados elaborados de acordo com as condições específicas de cada campo da comunicação verbal . Essa definição remete à situação sócio-histórica de interação que envolve o tempo, o espaço, os participantes, a finalidade discursiva e o suporte midiológico. Assim, cada esfera produz seus próprios gêneros. O candidato alega que “não há nada no texto que sugira que se trata da principal matéria do veículo de comunicação”. Considerando que a questão solicitava exatamente a análise da funcionalidade do gênero “carta ao leitor” e ainda, que tal gênero, estável e muito recorrente em revistas semanais assume essa função, a questão não apresenta nada a ser contestado. Questão 18: Candidatos: André Lucas Oliveira dos Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso porque: 1º) O enunciado da questão não sugere fidedignidade com o texto original, apenas fala do “segmento retirado do texto”, a alteração da redação é que estava em análise; 2º) A alternativa “D” marca uma expressão adverbial, assim, a mesma, quando da opção de ser marcada, intercalada, deve vir isolada por vírgula; 3º) A alternativa indicada pelo candidato não poderia ser aceita em hipótese alguma, uma vez que separa sujeito de predicado.

Upload: lekhanh

Post on 13-Dec-2018

244 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Questão 01: Candidatos: André Lucas Oliveira dos Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso porque se considerada a noção de gênero e tipo textual, preconizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos CBCs e nas Diretrizes Nacionais do Ensino Médio, tem-se por trás da concepção de texto como interação a visão sociointeracionista da linguagem. Nessa concepção de texto e visão teórica adotada, cabe destacar o teórico Bakhtin: Na noção de gênero discursivo proposta por Bakhtin (1999), a linguagem é um fenômeno social, histórico e ideológico. Nesse sentido, o autor define os gêneros do discurso como formas estáveis de enunciados elaborados de acordo com as condições específicas de cada campo da comunicação verbal. Essa definição remete à situação sócio-histórica de interação que envolve o tempo, o espaço, os participantes, a finalidade discursiva e o suporte midiológico. Assim, cada esfera produz seus próprios gêneros.

O candidato alega que “não há nada no texto que sugira que se trata da principal matéria do veículo de comunicação”. Considerando que a questão solicitava exatamente a análise da funcionalidade do gênero “carta ao leitor” e ainda, que tal gênero, estável e muito recorrente em revistas semanais assume essa função, a questão não apresenta nada a ser contestado. Questão 18: Candidatos: André Lucas Oliveira dos Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso porque: 1º) O enunciado da questão não sugere fidedignidade com o texto original, apenas fala do “segmento retirado do texto”, a alteração da redação é que estava em análise; 2º) A alternativa “D” marca uma expressão adverbial, assim, a mesma, quando da opção de ser marcada, intercalada, deve vir isolada por vírgula; 3º) A alternativa indicada pelo candidato não poderia ser aceita em hipótese alguma, uma vez que separa sujeito de predicado.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Questão 19: Candidatos: André Lucas Oliveira dos Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso porque: 1º) O enunciado da questão deixa muito claro o que se está avaliando, no caso em tela, a substituição dos termos repetidos por pronomes; 2º) Segundo o candidato, os dois primeiros elementos não são fatores de próclise, o que é um equívoco, visto que ardorosamente é um advérbio e portanto partícula atrativa, no segundo caso, opcional; 3º) Apesar do verbo “mereceria” estar no futuro e portanto ser indicado a mesóclise, Bechara chama a atenção para o uso dessa colocação, alertando que a mesma só deverá ocorrer quando não houver partícula atrativa. No caso em tela, tem-se a partícula atrativa, o advérbio “supostamente”. Outra coisa, se o candidato coloca que a alternativa correta é a “C” demonstra não ter domínio do uso de pronomes segundo a transitividade dos verbos, no caso em questão, “à venda da virgindade” é objeto indireto, assim, exige-se o pronome “lhe”. Questão 22: Candidatos: André Lucas Oliveira dos Santos. Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: NULA Questão 25: Candidatos: André Lucas Oliveira dos Santos. Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: NULA Questão 34: Candidatos: André Lucas Oliveira dos Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Independentemente do Sistema Operacional Utilizado, qualquer arquivo deletado de um pen drive será deletado permanentemente da sua memória, pois estes tipos de dispositivos utilizam memória do tipo Flash, a mesma utilizada por mp3, cartões de memórias entre outros.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : ENFERMEIRO

Questão 02: Candidatos: Lucia Ramos Cisnandes, Vera Lucia Silva dos Santos Pazenatto, Marleide Nery Monteiro. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso uma vez que a candidata alega não se tratar de depoimento, mas sim defesa de ponto de vista. A passagem abaixo ilustra depoimentos que são recursos utilizados pela autora para e na construção do ponto de vista. Há coisa de trinta anos, eu ainda professora universitária, recebíamos as primeiras levas de alunos saídos de escolas enfraquecidas pelas providências negativas: tiraram um ano de estudo da meninada, tiraram latim, tiraram francês, foram tirando a seriedade, o trabalho: era a moda do “aprender brincando”. Nada de esforço, punição nem pensar, portanto recompensas perderam o sentido. Contaram-me recentemente que em muitas escolas não se deve mais falar em “reprovação, reprovado”, pois isso pode traumatizar o aluno, marcá-lo desfavoravelmente. Então, por que estudar, por que lutar, por que tentar? Outro argumento improcedente é o de que a alternativa “D” é a que mais se aproxima. O parágrafo que poderia representar dados estatísticos seria o abaixo transcrito: Agora sai na imprensa um relatório alarmante. Metade das crianças brasileiras na terceira série do elementar não sabe ler nem escrever. Não entende para o que serve a pontuação num texto. Não sabe ler horas e minutos num relógio, não sabe que centímetro é uma medida de comprimento. Quase a metade dos mais adiantados escreve mal, lê mal, quase 60% têm dificuldades graves com números. Grande contingente de jovens chega às universidades sem saber redigir um texto simples, pois não sabem pensar, muito menos expressar-se por escrito. Parafraseando um especialista, estamos produzindo estudantes analfabetos. No que diz respeito à argumentatividade, pode-se observar a ausência de fontes para tais dados. A autora lança mão de informações da imprensa, porém, o que escreve é fruto da sua leitura de tais dados. Assim, tal parágrafo faz mais uso da “exemplificação” do que dados estatísticos propriamente ditos.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Questão 04: Candidatos: Ozeni Ramalho Braga. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso uma vez que o candidato não apresenta qualquer argumento condizente com a justificativa para ser a resposta correta a letra A e não a letra D. Quanto à resolução da questão, há de se observar os verbos, DENUNCIAR, DISCUTIR, ANALISAR E CRITICAR. A partir da observação desses verbos pode-se observar que na planificação textual, não se pode perceber o cunho de denúncia, mas de crítica tanto às teorias com às políticas de educação adotadas e os seus resultados. Questão 05: Candidatos: Victor Luiz Rocha Pires. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso uma vez que a questão central do parágrafo em questão é a negligência do Estado. Apesar de a autora falar da situação das escolas particulares neste parágrafo, ela o faz para reafirmar que o Estado não garante a todas as crianças o que lhes é de direito. Questão 06: Candidatos: Lucia Ramos Cisnandes, Vera Lucia Silva dos Santos Pazenatto, Marleide Nery Monteiro, Victor Luiz Rocha Pires, Valéria Dantas, Liliam Moreira Silva Afonso, Sidicásio de Souza Rocha, Ozeni Ramalho Braga, Vanderson Fernandes da Silva, Rogério Castro Pereira, Jéssika Laiviny, Caroline de Santana Rodrigues, Diene Maria de Jesus. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Observe a passagem do texto: “Naturalmente, a boa ou razoável escolarização é muito maior em escolas particulares: professores menos mal pagos, instalações melhores, algum livro na biblioteca, crianças mais bem alimentadas e saudáveis – pois o estado não cumpre o seu papel de garantir a todo cidadão (especialmente a criança) a necessária condição de saúde, moradia e alimentação”. Para responder às questões 6 e 7 retome o trecho acima: 6-Na expressão sublinhada acima, a utilização do “ou” sugere que: a. a escolarização em escolas particulares são razoáveis; b. a escolarização em escolas particulares são boas. c. A escolarização em escolas particulares ou são boas ou são razoáveis;

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

d. A escolarização em escolas particulares não são boas, são razoáveis. Julgo como improcedente o recurso uma vez que o candidato deve perceber os diferentes efeitos de sentido decorrentes da situação de uso e dos diferentes valores semânticos que as conjunções podem assumir de acordo com o contexto. Utilizando uma noção de M. A. K. Halliday, a língua é um «potencial de significado» e, neste caso particular, há entre os falantes uma troca e uma negociação do significado a partir de «uma colecção harmoniosa de significados apropriados ao seu contexto, com um objectivo comunicativo» (Carlos Gouveia, "Texto e Gramática: Uma Introdução à Linguística Sistémico-Funcional"). Se considerado os diferentes sentidos que uma dada palavra pode assumir nos diferentes contextos, podemos perceber o valor semântico do “ou” que ora pode assumir a ideia de exclusão, ora de inclusão, podendo ainda retificar ou assumir o caráter explicativo e/ou corretivo. ( Bechara, Evanildo; Neves, Maria Helena de Moura). No texto em questão, o “ou” assume o valor corretivo, o que pode ser comprovado pelas expressões negritadas “menos mal pagos”, “algum livro”... Isso nos permite afirmar que, segundo a autora, os professores das escolas particulares não são bem remunerados, que o número de livros na biblioteca é insuficiente, e por fim, que a escolarização não são boas, são razoáveis. Questão 08: Candidatos: Carla Moitinho Macedo. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso uma vez que, ainda que se possa considerar a palavra em questão um neologismo, o mesmo é formado pelo processo de composição. A própria referência utilizada pela candidata deixa claro: Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada nadiscussão.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Questão 09: Candidatos: Carla Moitinho Macedo. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo Improcedente o recurso, pois, dentre as palavras elencadas na questão, a que melhor apresenta significado é “Grandiosas”. A consulta de significados isolados, o que foi feito pela candidata, desconsidera o processo de elaboração da questão em análise que tem em vista um contexto do emprego da palavra em questão. Os significados apontados pela candidata não aparecem como alternativa na questão em análise. Questão 15: Candidatos: Ozeni Ramalho Braga Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso, uma vez que o candidato não se ateve às questões de ordem conceitual, mas procedeu julgamento de valor quanto à elaboração da questão. No que tange à sua argumentação, cabe destacar: “ A questão 15 esta mal redigida, uma vez que pede complemento do verbo grifado, a pergunta teria que analisar o verbo dentro da frase” (...) Se a pergunta deveria trazer a análise, o que o candidato deveria fazer? O que se contesta na questão? “ Porque pegando só os verbos grifados não vamos ter nenhum complemento e sim duas palavras sozinhas(...)” Como assim? A transitividade do verbo está marcada? Que duas palavras são essas? Considerando os papeis sociais do candidato, enfermeiro, e da minha formação, Letras, bem como da subjetividade das colocações do mesmo, ou melhor dizendo, da falta de conhecimento sobre o assunto para assentar a sua argumentação, julgo não só improcedente como inoportuno o recurso. Questão 18: Candidatos: Ozeni Ramalho Braga, Lucia Ramos Cisnandes, Rogério Castro Pereira e Vanderson Fernandes da Silva. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso que não apresenta qualquer alegação de ordem conceitual, mas um julgamento de valor acerca da organização da questão. Se considerado os papéis sociais, candidato e elaborador de provas de uma renomada consultoria, julgo ser inconsistente a avaliação do primeiro. No que diz respeito à organização da questão, tal modelo de análise é utilizado por inúmeras fundações que fazem provas, como a

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Fundação Carlos Chagas, FUNCAB, FUNDEP e outras, além das provas nacionais, como ENEM e ENADE. Questão 20: Candidatos: Ozeni Ramalho Braga, Vera Lucia Silva dos Santos Pazzenato, Marleide Nery Monteiro, Lilian Moreira Silva Afonso e Sidicácio Souza Rocha. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo como improcedente o recurso uma vez que para resolução dessa questão não se pode considerar somente os conceitos gramaticais que caracterizam as categorias, mas também os estudos contemporâneos que focam o uso da língua e os seus efeitos. Todos os adjetivos das alternativas “a” – grande; “B” – difícil; e “D” despreparados revelam um julgamento de valor da autora, conforme solicitado no enunciado da questão. Já a alternativa “C” traz um adjetivo cuja função é meramente qualificar o substantivo a que se refere, qualificando o substantivo. Questão 24: Candidatos: Ozeni Ramalho Braga. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: A argumentação da aluna não procede além de estar confusa. Segundo a publicação da ANVISA disponível em: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/epid_visa.pdf “ pag 10” é correto afirmar: MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população. Indicadores de Morbidade: A morbidade é freqüentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional. INCIDÊNCIA: A incidência de uma doença, em um determinado local e período, é o número de casos novos da doença que iniciaram no mesmo local e período. Traz a idéia de intensidade com que acontece uma doença numa população, mede a freqüência ou probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população. Alta incidência significa alto risco coletivo de adoecer. Coeficiente de = nºde casos novos de determinada doença em um dado local e período x 10 n. Incidência População do mesmo local e período · REVALÊNCIA: prevalecer significa ser mais, preponderar, predominar. A prevalência indica qualidade do que prevalece, prevalência implica em acontecer e permanecer existindo num momento considerado. Portanto, a prevalência é o

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

número total de casos de uma doença, existentes num determinado local e período. Coeficiente de = nºde casos existentes (novos + ant.) em dado local/momento/período x10n. Prevalência População do mesmo local e período. O coeficiente de prevalência é mais utilizado para doenças crônicas de longa duração. Ex: hanseníase, tuberculose, AIDS, tracoma ou diabetes. Casos prevalentes são os que estão sendo tratados (casos antigos), mais aqueles que foram descobertos ou diagnosticados (casos novos). A prevalência, como idéia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste a doença na população. Os outros dois indicadores citados são de mortalidade e não de morbidade. Questão 26: Candidatos: Valéria Dantas da Silva, Erivaldo Costa Santos, Marleide Nery Monteiro, Priscilly Dos Anjos Monteiro, Diene Maria de Jesus, Vera Lucia dos Santos Pazenatto, Wildson Nunes Valverde, Licio Moreau Cruz e Andressa Kloss Meireles. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Segundo: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012. 318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32)

No tópico “5.2 Classificação de risco gestacional”, Na página 57 diz que: “Dessa forma, a classificação de risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, os agravos à saúde ou o grau de sofrimento.(conceituando de forma abrangente o que é uma classificação de risco, seja ela em pacientes grávidas ou não) A caracterização de uma situação de risco, todavia, não implica necessariamente referência da gestante para acompanhamento em pré-natal de alto risco. As situações que envolvem fatores clínicos mais relevantes (risco real) e/ou fatores evitáveis que demandem intervenções com maior densidade tecnológica devem ser necessariamente referenciadas, podendo, contudo, retornar ao nível primário, quando se considerar a situação resolvida e/ou a intervenção já realizada. De qualquer maneira, a unidade básica de saúde deve continuar responsável pelo seguimento da gestante encaminhada a um diferente serviço de saúde.”

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Questão 27: Candidatos: Carla Moitinho Macedo. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Na mesma referência acima citada nas páginas 60 e 61 no tópico “5.2.3 Fatores de risco que indicam encaminhamento à urgência/ emergência obstétrica” diz que: Os profissionais de saúde dos hospitais regionais e da emergência obstétrica deverão avaliar as gestantes encaminhadas e confirmar, ou não, o diagnóstico inicial, assim como determinar a conduta necessária para cada caso: internação hospitalar, referência ao pré-natal de alto risco ou contrarreferência para acompanhamento pela atenção básica. São fatores de risco: Síndromes hemorrágicas (incluindo descolamento prematuro de placenta, placenta prévia), independentemente da dilatação cervical e da idade gestacional; Suspeita de pré-eclâmpsia: pressão arterial > 140/90, medida após um mínimo de 5 minutosde repouso, na posição sentada. Quando estiver associada à proteinúria, pode-se usar o teste rápido de proteinúria; Obs.: Edema não é mais considerado critério diagnóstico (grau de recomendação C). Sinais premonitórios de eclâmpsia em gestantes hipertensas: escotomas cintilantes, cefaleia típica occipital, epigastralgia ou dor intensa no hipocôndrio direito; Eclâmpsia (crises convulsivas em pacientes com pré-eclâmpsia); Crise hipertensiva (PA > 160/110); Amniorrexe prematura: perda de líquido vaginal (consistência líquida, em pequena ou grande quantidade, mas de forma persistente), podendo ser observada mediante exame especular com manobra de Valsalva e elevação da apresentação fetal; Isoimunização Rh; Anemia grave (hemoglobina < 8); Trabalho de parto prematuro (contrações e modificação de colo uterino em gestantes com menos de 36 semanas); IG a partir de 41 semanas confirmadas; Hipertermia (Tax > = 37,8C), na ausência de sinais ou sintomas clínicos de Ivas; Suspeita/diagnóstico de abdome agudo em gestantes; Suspeita/diagnóstico de pielonefrite, infecção ovular ou outra infecção que necessite de internação hospitalar; Suspeita de trombose venosa profunda em gestantes (dor no membro inferior, edema localizado e/ou varicosidade aparente); Investigação de prurido gestacional/icterícia; Vômitos incoercíveis não responsivos ao tratamento, com comprometimento sistêmico com menos de 20 semanas; Vômitos inexplicáveis no 3º trimestre; Restrição de crescimento intrauterino; Oligoidrâmnio; Casos clínicos que necessitem de avaliação hospitalar: cefaleia intensa e súbita, sinais neurológicos, crise aguda de asma etc. Nos casos com menos de 20 semanas, as gestantes podem ser encaminhadas à emergência clínica”. O que está de acordo com a questão, o edema, isolado sem nenhuma associação, como na questão, simplesmente não é indicativo de urgência obstétrica, pelo contrário é um dos eventos muito comuns durante a gestação.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Questão 29: Candidatos: Andressa Kloss Meireles, Licio Moreau Cruz, Vera Lucia dos Santos Pazenatto, Lucia Ramos Cisnandes, Diene Maria de Jesus, Erivaldo da Costa Santos e Valéria Dantas da Silva. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: SEGUNDO : Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Dermatologia na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde.- 1ª edição. - Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 142p.:il. - (Série Cadernos de Atenção Básica; n. 09) - ( Série A. Normas e Manuais Técnicos; n. 174) PÁGINA 63 “DESCRIÇÃO: doença parasitária da pele e mucosas, de caráter pleomórfico, causada por protozoários do gênero Leishmania. A doença cutânea apresenta-se classicamente por pápulas, que evoluem para úlceras com bordas elevadas e fundo granuloso, que podem ser únicas ou múltiplas e são indolores. Também pode manifestar-se como placas verrucosas, papulosas, localizadas ou difusas. A forma mucosa, secundária ou não à cutânea, caracteriza-se por infiltração, ulceração e destruição dos tecidos da cavidade nasal, faringe ou laringe. Quando a destruição dos tecidos é importante, podem ocorrer perfurações do septo nasal e/ou do palato. SINONÍMIA: úlcera de Bauru, nariz de tapir, ferida brava, botão do oriente. DIAGNÓSTICO: suspeita clínico-epidemiológica associada a dados laboratoriais. Exame parasitológico direto, através de exame do raspado da borda da lesão, ou “in-print” feito com o fragmento da biópsia; histopatologia, intradermorreação, reação de Montenegro-IRM. Sorologia pode ser útil.” Conforme o texto acima a Leishamaniose é uma doença parasitária bem como para fechar o dignóstico de rotina, e não em casos específicos, é necessário a realização de exames laboratoriais, para início do tratamento específico. Questão 33: Candidatos: Vera Lucia Silva dos Santos Pazenatto, Licio Moreau Cruz, Andressa Kloss Meireles, Marleide Nery Monteiro, Naiara Dutra Santos, Diene Maria de Jesus, Valeria Dantas da Silva e Erivaldo da Costa Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Na Brunner & Suddarth, volume 1, 2009, na tabela 16.6 cita as classe de medicamentos quimioterápicos, o mecanismo de ação, especificidade do ciclo celular e efeitos colaterais comuns. Em nenhum momento a “reação cutânea por extravasamento do quimioterápico” foi citada, mesmo porque este evento seria caracterizado como Iatrogenia e não como efeito colateral. Denomina-se efeito colateral como um efeito diferente daquele considerado como principal por um fármaco. Esse termo deve ser distingüido de efeito adverso, que se refere a um efeito colateral indesejado, pois um fármaco pode

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

causar outros efeitos potencialmente benéficos além do principal. Como exemplo podem ser citados a amnésia temporária causada por sedativos e a sonolência em anti-histamínicos, que podem ser benéficos ou adversos dependendo da situação. Em farmacologia, iatrogenia refere-se às consequências de ações danosas dos médicos, mas também pode ser resultado das ações de outros profissionais, como psicólogos, terapeutas, enfermeiros, dentistas, etc. Além disso, medicinas alternativas também podem ser uma fonte de iatrogenia. Questão 35: Candidatos: Ozeni Ramalho Braga. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Manter o gabarito. Recurso mal elaborado. O texto que consta no caderno de provas na referida questão é: 35) Para a escolha correta do tratamento de uma lesão cutânea é necessário primeiramente avaliá-la e classificá-la. Marque a opção onde a ferida está INCORRETAMENTE categorizada.

a) Quanto a origem a ferida pode ser aguda (ex: feridas traumáticas) ou crônicas (ex: úlcera venosa).

b) Quanto a profundidade a ferida pode ser classificada em superficiais, parciais ou profundas, exceto nas úlceras por pressão.

c) Quanto ao conteúdo microbiano a ferida pode ser limpa, contaminada ou infectada.

d) A ferida classificada como limpa é aquela que não tem contaminantes, ou taxa muito pequena de microrganismos não virulentos, como por exemplo uma lesão aguda com tecido de granulação.” Portanto não entendo o questionamento da candidata quanto a erro de digitação na alternativa c, o texto que a candidata digitou no recurso não está de acordo com o que consta no caderno de provas. A questão está clara, objetiva e sem nenhum erro de digitação. Questão 36: Candidatos: Carla Moitinho Macêdo. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: A sulfadiazina de prata é a pomada de escolha para o tratamento das queimaduras, conforme vasta literatura específica relacionada ao tratamento de lesões fica evidente que existem outras situações muito específicas onde um autor ou outro cogita a utilização desta pomada em úlceras venosa e síndrome de furnier, não sendo, portanto a primeira escolha. Há concordância da literatura, porém quanto a indicação deste fármaco para o tratamento de queimaduras. No

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

livro fundamentos de Enfermagem, de Emilia Emi Kawamoto e Julia Ikeda Fortes, da Guanabara koogan, 2011, na página 234, tabela 17.2, nas linhas 27 e 28, traz a descrição desta pomada exatamente como descrita na questão.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : VETERINÁRIO

Questão 25: Candidatos: Gabriela Lanschi. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: A resposta correta é com certeza a letra B, pois a questão trata arranhadura de uma maneira genérica, sendo assim arranhaduras leves, porém provenientes de unhas sujas de baba de animais doentes, são transmissoras desta doença.

Questão 31: Candidatos: Gabriela Lanschi. Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: NULA Questão 32: Candidatos: Gabriela Lanschi. Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: NULA Questão 39: Candidatos: Gabriela Lanschi. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: A resposta correta da Questão é a letra “D”.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Questão 06: Candidatos: André Brito. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo como improcedente o recurso uma vez que o candidato deve perceber os diferentes efeitos de sentido decorrentes da situação de uso e dos diferentes valores semânticos que as conjunções podem assumir de acordo com o contexto. Utilizando uma noção de M. A. K. Halliday, a língua é um «potencial de significado» e, neste caso particular, há entre os falantes uma troca e uma negociação do significado a partir de «uma colecção harmoniosa de significados apropriados ao seu contexto, com um objectivo comunicativo» (Carlos Gouveia, "Texto e Gramática: Uma Introdução à Linguística Sistémico-Funcional"). Se considerado os diferentes sentidos que uma dada palavra pode assumir nos diferentes contextos, podemos perceber o valor semântico do “ou” que ora pode assumir a ideia de exclusão, ora de inclusão, podendo ainda retificar ou assumir o caráter explicativo e/ou corretivo. ( Bechara, Evanildo; Neves, Maria Helena de Moura). No texto em questão, o “ou” assume o valor corretivo, o que pode ser comprovado pelas expressões negritadas “menos mal pagos”, “algum livro”... Isso nos permite afirmar que, segundo a autora, os professores das escolas particulares não são bem remunerados, que o número de livros na biblioteca é insuficiente, e por fim, que a escolarização não são boas, são razoáveis. Questão 32: Candidatos: André Brito. Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: A resposta corre é a letra “C” e não “D” como divulgado anteriormente.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : MOTORISTA

Questão 08: Candidatos: Dilsey Barreiros Sales. Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: NULA.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : PSICÓLOGO

Questão 30: Candidatos: Alessandro Santos Costa. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Realmente, na primeira parte do enunciado da questão, faz-se referência aos perfis profissionais considerados ideais para o meio organizacional, bem como para outras habilidades. Entretanto, o que define a resposta D como a opção correta, está justamente no final do enunciado, quando a direção ou interpretação da questão é dada pelo final da frase: “Neste caminho, as organizações vem buscando novas políticas de treinamento em programas de gestão de pessoas, de modo a atender:”`... Ou seja, refere-se à organização e suas demandas, e não aos profissionais da empresa (início do enunciado). Trata-se de interpretar adequadamente a questão e encontrar que a resposta “quanto ao que a organização pretende” (implícito no enunciado) é através de novas políticas de treinamento que possam atender necessidades de oferecer maior ênfase em planos de carreira, com recrutamento interno e transferências interfuncionais, como resultado deste investimento em gestão de pessoas, pela organização.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : PROFESSOR (6º AO 9º ANO) CIÊNCIAS

Questão 29: Candidatos: Cristine Jahel Silva. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Justificativa

I – Entamoeba coli x ser humano = comensalismo (sem dúvida) II – Fungos x tomateiro = ? III – Anu x gado = Protocooperação (sem dúvida) IV – Coelho x cenoura = Herbivoria (sem dúvida) V – Ser humano x abelhas = sinfilia (sem dúvida) VI – Galos(esporas) x galos (esporas) competição (sem dúvida) 1º Mesmo com a dúvida no item II a questão teria como resposta a opção B, baseando nas respostas das outras opções. 2º Quando se diz: liquens é uma associação entre algas e fungos, não se especifica nem a alga nem o fungo. 3º Micorriza: Tomateiro x fungos é mutualismo. Micorrizas são associações entre raízes de certas plantas como orquídeas, morangueiros, tomateiros, pinheiros e “certos” fungos ou somente fungos. (segundo a literatura científica). Estes fungos que vivem no tomateiro, crescem na superfície e no córtex das raízes dele. O fungo facilita a absorção de sais minerais e decompõem substâncias orgânicas para a planta, recebendo dela produtos orgânicos resultantes da fotossíntese. Observação: Neste caso em nenhum livro de Ciências ou Biologia quando se trata de fungos x tomateiro – micorriza – mutualismo cinta o nome do fungo. 4º Não apareceu em nenhuma opção Fungo x tomateiro = parasitismo Não apareceu em nenhuma opção fungo x tomateiro = amensalismo após comensalismo do item I Portanto você poderia ter marcado o item B independente da sua dúvida em relação a opção II fungos x tomateiro. Conclusão: Se fungo x tomateiro (micorriza) pode ser mutualismo, pela sequência das outras opções, você teria que marcar a opção B. Resposta correta letra B – conforme gabarito.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : FISCAL DE TRIBUTOS

Questão 32: Candidatos: Marileide Batista Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Os tributos municipais são: impostos, taxas e contribuição de melhoria, previstos no art. 5º do Código de Tributário Municipal. A alternativa d é incorreta. Licença para exploração de atividade em logradouros públicos é taxa, portanto, é um tributo.

Questão 33: Candidatos: Marileide Batista Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: As afirmativas I, II e III são verdadeiras, Art. 11 do Código Tributário Municipal. - A alternativa a está incorreta porque as afirmativas I e II são verdadeiras e alternativa apresenta a afirmativa I como falsa. - A alternativa b está incorreta porque as afirmativas I e II são verdadeiras e não falsas. - A alternativa c está incorreta porque nenhuma afirmativa é falsa. - A alternativa d está correta porque as afirmativas I e II são verdadeiras, o que não dizer que a afirmativa III seja falsa. A questão pede para marcar a alternativa correta e não a afirmativa correta. Questão 39: Candidatos: Marileide Batista Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Os serviços municipais estão bem claros pois o inciso referente a eles está mencionado no enunciado, Art. 298, Inciso I, veja termos que grifamos na presente data: “39 –O Poder Executivo está autorizado a fixar tabelas de preços públicos a serem cobrados pelos serviços de natureza industrial, comercial e civil, prestados pelo Município em caráter de empresa e passíveis de serem explorados por empresas privadas.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

O § 1º do referido artigo enumera os serviços compreendidos no inciso I, dentre eles a alternativa a – transporte coletivo, alternativa c – mercados e alternativa d – matadouros. A alternativa b – fornecimento de placas, plantas fotográficas e heliográficas é a exceção do inciso I, e está compreendido no inciso II do mencionado artigo. Art. 298, § 2º e seus incisos, Código Tributário Municipal.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : PROFESSOR (6º AO 9º ANO) HISTÓRIA

Questão 03: Candidatos: Lucieleny Ribeiro Jardim. Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: NULA Questão 19: Candidatos: Lucieleny Ribeiro Jardim. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Segundo Haidt a questão dissertativa é aquela em que o educando organiza e escreve a resposta, utilizando as próprias palavras. O uso da questão dissertativa apresenta as seguintes vantagens: -Permite verificar certas habilidades intelectuais que constituem processos mentais superiores, como a capacidade reflexiva. -Possibilita saber se o educando é capaz de organizar suas ideias e opiniões e expressá-las por escrito de forma clara e correta. -Pode ser facilmente elaborada e organizada. -Reduz a probabilidade do acerto casual, isto é, do acerto por adivinhação ou casualidade, pois o educando deve organizar a resposta e usar sua linguagem para exprimi-la. Portanto fica ratificado o gabarito assinalando a resposta D como a alternativa incorreta. Referência: HAIDT, Regina Célia Cazaux.Curso de Didática Geral. São Paulo. Ática. 2006. Pag 301 e 303. Questão 28: Candidatos: Lucieleny Ribeiro Jardim e Poliana Cordeiro de Farias. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Não procede, o argumento utilizado pela candidata não se fundamenta, pois ao contrário que a candidata afirma, apenas a alternativa C de acordo com a questão está incorreta, pelo fato de que a alternativa D, que ela afirma também ser incorreta, dizer que: foram introduzidas INOVAÇÕES no sistema político e não REFORMAS como afirma a candidata.

Ficando assim com uma única alternativa errada a Alternativa C , foto mostrado no Anexo 01.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Rede Pitágoras Revisional - 2012

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

História 3ª série Ensino Médio, página 175

Questão 32: Candidatos: Lucieleny Ribeiro Jardim. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Não procede, o argumento utilizado pela candidata não se fundamenta, pois ao contrário que a candidata afirma, apenas a alternativa A de acordo com a questão está correta, pelo fato de: O texto II é um complemento do texto I, pois está explicando a divisão Leste-

Oeste do confronto existente entre socialismo e capitalismo (Período Guerra Fria)

e também, o contexto não está afirmando a ordem internacional nos dias atuais e

sim período histórico pós Guerra Fria.

Sabe-se que, atualmente, tem-se o neoliberalismo econômico e político em um

contexto mundial. Fato este, que não foi abordado no assunto e sim início da

chamada Terceira Revolução Tecnológica .

Tem-se como referência bibliográfica : Vicente, Cláudio História geral e do Brasil, volume 3 / Claúdio Vicentino, Gionpaolo Dorigo, - São Paulo: Scipione, 2010, p. 245. Questão 35: Candidatos: Lucieleny Ribeiro Jardim. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Não procede , pois, no contexto da questão não é abordado processos revolucionários e sim sobre a influências da Guerra Fria, Revolução Cubana e colapso do popularismo como no período histórico das ditaduras na América latina. A questão errada permanece a alternativa C Tem-se como referência bibliográfica : Cáceres , Florival, 1949 História geral / Cáceres , Florival, 4. ed. ver. ampl. e atual. - São Paulo: Moderna, 1996, p. 467.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : PROFESSOR (6º AO 9º ANO) GEOGRAFIA

Questão 37: Candidatos: Antonio José Medeiros Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: não procede, o argumento utilizado pelo candidato, no que se refere ao erro de digitação não faz com que a alternativa tenha sentido contrário ao enunciado da questão.

Ficando assim com uma única alternativa errada a Alternativa D

Questão 37 O desenvolvimento do socialismo, modo de produção fundado na ideia de igualdade social e na planificação da economia, foi muito grande. Sob esse regime, muitos países obtiveram conquistas sobretudo na área social, embora não tenham conseguido alcançar a produção econômica dos países capitalistas desenvolvidos. No entanto, alguns fatores contribuíram para a dissolução da maior parte dos países socialistas do mundo. Dentre eles podemos destacar, EXCETO:

a) A supercentralização estatal funcionou como uma faca de dois gumes. Por um lado, permitiu uma produção acessível a toda a população, eliminando diversos intermediários presentes na economia de mercado. Por outro lado, o controle excessivo, a corrupção e a falta de motivação, entre outros fatores, fizeram subir o custo da produção.

b) As estruturas burocráticas, o excessivo controle estatal, o regime de partido único e os privilégios da classe da classe dirigente anulavam as liberdades individuais dos cidadãos comuns e essa falta de perspectiva coletiva limitou o desenvolvimento.

c) A dificuldade de ingressar na economia mundial. d) As estruturas democráticas, a falta de controle estatal, o regime de vários

partidos políticos e os privilégios da classe da classe dirigente anulavam as liberdades coletivas dos cidadãos comuns e essa falta de perspectiva individual limitou o desenvolvimento.

Questão 39: Candidatos: Antonio José Medeiros Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: não procede, o argumento utilizado pelo candidato, não tem fundamento, pois no contexto do Texto I, não foi dito que não há transporte

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

rodoviário, mas sim, que o hidroviário e ferroviário são predominantes, ou seja, ocorrem em maior quantidade do que os outros meios de transporte.

Permanece a letra B, fato mostrado no Anexo 01.

TTerra, Lygia

Geografia geral e do Brasil, o espaço natural e socioeconômico: volume único/ Ensino Médio– São Paulo: Moderna, 2005.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : PROFESSOR (6º AO 9º ANO) MATEMÁTICA

Questão 32: Candidatos: Cleudes da Silva Carneiro e Maria do Carmo Nobre da Silva Batista. Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: NULA Questões 24, 31, 33 e 35 Candidatos: Cleudes da Silva Carneiro Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: As questões citadas acima fazem parte do conteúdo programático do Edital do Concurso.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO : NUTRICIONISTA

Questão : 06 Candidatos: Raianne Paixão Santana. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Observe a passagem do texto: “Naturalmente, a boa ou razoável escolarização é muito maior em escolas particulares: professores menos mal pagos, instalações melhores, algum livro na biblioteca, crianças mais bem alimentadas e saudáveis – pois o estado não cumpre o seu papel de garantir a todo cidadão (especialmente a criança) a necessária condição de saúde, moradia e alimentação”. Para responder às questões 6 e 7 retome o trecho acima: 6-Na expressão sublinhada acima, a utilização do “ou” sugere que: a. a escolarização em escolas particulares são razoáveis; b. a escolarização em escolas particulares são boas. c. A escolarização em escolas particulares ou são boas ou são razoáveis; d. A escolarização em escolas particulares não são boas, são razoáveis. Julgo como improcedente o recurso uma vez que o candidato deve perceber os diferentes efeitos de sentido decorrentes da situação de uso e dos diferentes valores semânticos que as conjunções podem assumir de acordo com o contexto. Utilizando uma noção de M. A. K. Halliday, a língua é um «potencial de significado» e, neste caso particular, há entre os falantes uma troca e uma negociação do significado a partir de «uma colecção harmoniosa de significados apropriados ao seu contexto, com um objectivo comunicativo» (Carlos Gouveia, "Texto e Gramática: Uma Introdução à Linguística Sistémico-Funcional"). Se considerado os diferentes sentidos que uma dada palavra pode assumir nos diferentes contextos, podemos perceber o valor semântico do “ou” que ora pode assumir a ideia de exclusão, ora de inclusão, podendo ainda retificar ou assumir o caráter explicativo e/ou corretivo. ( Bechara, Evanildo; Neves, Maria Helena de Moura). No texto em questão, o “ou” assume o valor corretivo, o que pode ser comprovado pelas expressões negritadas “menos mal pagos”, “algum livro”... Isso nos permite afirmar que, segundo a autora, os professores das escolas particulares não são bem remunerados, que o número de livros na biblioteca é insuficiente, e por fim, que a escolarização não são boas, são razoáveis.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO: COORDENADOR PEDAGÓGICO

Questão: 05: Candidatos: Fabrícia Silva Borgo Menezes. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Apesar de ter acontecido um lapso no ato de digitar o ano da Lei nº 8.069, as alternativas contêm o conteúdo específico da referida lei, bem como expresso no edital do concurso, não interferindo na resolução da questão. Questão: 10: Candidatos: Fabrícia Silva Borgo Menezes. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Apesar de ter acontecido um lapso no ato de digitar o ano da Lei nº 9394, as alternativas contêm o conteúdo específico da referida lei, bem como expresso no edital do concurso, não interferindo na resolução da questão. Questão: 14: Candidatos: Fabrícia Silva Borgo Menezes. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: De acordo com o Art. 27 da Lei nº 11494/2007 os Estados, o Distrito Federal e os Municípios prestarão contas dos recursos dos Fundos conforme os procedimentos adotados pelos Tribunais de Contas competentes, observada a regulamentação aplicável. Parágrafo Único - As prestações de contas serão instruídas com parecer do conselho responsável, que deverá ser apresentado ao Poder Executivo respectivo em até 30 (trinta) dias antes do vencimento do prazo para a apresentação da prestação de contas prevista no caput deste artigo. Portanto fica ratificado o gabarito com a letra C como a incorreta.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO: ODONTÓLOGO

Questão: 02: Candidatos: Maximillan Leite Santos e Taise Anne Pires Mega. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso uma vez que a candidata alega não se tratar de depoimento, mas sim defesa de ponto de vista. A passagem abaixo ilustra depoimentos que são recursos utilizados pela autora para e na construção do ponto de vista. Há coisa de trinta anos, eu ainda professora universitária, recebíamos as primeiras levas de alunos saídos de escolas enfraquecidas pelas providências negativas: tiraram um ano de estudo da meninada, tiraram latim, tiraram francês, foram tirando a seriedade, o trabalho: era a moda do “aprender brincando”. Nada de esforço, punição nem pensar, portanto recompensas perderam o sentido. Contaram-me recentemente que em muitas escolas não se deve mais falar em “reprovação, reprovado”, pois isso pode traumatizar o aluno, marcá-lo desfavoravelmente. Então, por que estudar, por que lutar, por que tentar? Outro argumento improcedente é o de que a alternativa “D” é a que mais se aproxima. O parágrafo que poderia representar dados estatísticos seria o abaixo transcrito: Agora sai na imprensa um relatório alarmante. Metade das crianças brasileiras na terceira série do elementar não sabe ler nem escrever. Não entende para o que serve a pontuação num texto. Não sabe ler horas e minutos num relógio, não sabe que centímetro é uma medida de comprimento. Quase a metade dos mais adiantados escreve mal, lê mal, quase 60% têm dificuldades graves com números. Grande contingente de jovens chega às universidades sem saber redigir um texto simples, pois não sabem pensar, muito menos expressar-se por escrito. Parafraseando um especialista, estamos produzindo estudantes analfabetos. No que diz respeito à argumentatividade, pode-se observar a ausência de fontes para tais dados. A autora lança mão de informações da imprensa, porém, o que escreve é fruto da sua leitura de tais dados. Assim, tal parágrafo faz mais uso da “exemplificação” do que dados estatísticos propriamente ditos.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Questão: 06: Candidatos: Maximillan Leite Santos e Taise Anne Pires Mega. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Observe a passagem do texto: “Naturalmente, a boa ou razoável escolarização é muito maior em escolas particulares: professores menos mal pagos, instalações melhores, algum livro na biblioteca, crianças mais bem alimentadas e saudáveis – pois o estado não cumpre o seu papel de garantir a todo cidadão (especialmente a criança) a necessária condição de saúde, moradia e alimentação”. Para responder às questões 6 e 7 retome o trecho acima: 6-Na expressão sublinhada acima, a utilização do “ou” sugere que:

a. a escolarização em escolas particulares são razoáveis; b. a escolarização em escolas particulares são boas. c. A escolarização em escolas particulares ou são boas ou são razoáveis; d. A escolarização em escolas particulares não são boas, são razoáveis. Julgo como improcedente o recurso uma vez que o candidato deve perceber os diferentes efeitos de sentido decorrentes da situação de uso e dos diferentes valores semânticos que as conjunções podem assumir de acordo com o contexto. Utilizando uma noção de M. A. K. Halliday, a língua é um «potencial de significado» e, neste caso particular, há entre os falantes uma troca e uma negociação do significado a partir de «uma colecção harmoniosa de significados apropriados ao seu contexto, com um objectivo comunicativo» (Carlos Gouveia, "Texto e Gramática: Uma Introdução à Linguística Sistémico-Funcional"). Se considerado os diferentes sentidos que uma dada palavra pode assumir nos diferentes contextos, podemos perceber o valor semântico do “ou” que ora pode assumir a ideia de exclusão, ora de inclusão, podendo ainda retificar ou assumir o caráter explicativo e/ou corretivo. ( Bechara, Evanildo; Neves, Maria Helena de Moura). No texto em questão, o “ou” assume o valor corretivo, o que pode ser comprovado pelas expressões negritadas “menos mal pagos”, “algum livro”... Isso nos permite afirmar que, segundo a autora, os professores das escolas particulares não são bem remunerados, que o número de livros na biblioteca é insuficiente, e por fim, que a escolarização não são boas, são razoáveis.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Questão: 21: Candidatos: Maximillan Leite Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: A bibliografia apresentada pelo candidato é de um artigo apresentado em um congresso em 2010 que segundo o próprio candidato “sugerem que o fenobarbital pode está associado ao sangramento gengival e doença periodontal”. Desta forma tal artigo não pode ser levado em consideração já que não sustenta o recurso do candidato nem contrapõe a bibliografia utilizada, reconhecida pela comunidade acadêmica, a saber: SILVA, L.C.P Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais – Protocolos para o Atendimento Clínico. São Paulo: Livraria Santos Editora Ltda, 2009. PAG 47 Questão: 40: Candidatos: Maximillan Leite Santos. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: A bibliografia apresentada pelo candidato é de um site de internet, associado a uma empresa fabricante de materiais odontológicos que em 26/12/2012 não estava disponível e por se tratar meramente de um prospecto não foi levado em consideração. A outra bibliografia apresentada é uma tese de mestrado do ano de 2009 foi devidamente avaliada e não sustenta o recurso do candidato. Ademais o próprio candidato afirma em sua defesa que “As partículas inorgânicas são umas combinações de cargas de nanopartículas de sílica não aglomerada / não-agregada de 20nm e nanoaglomerados de zircônia/sílica com cargas de tamanho entra 5-20nm”, ou seja, não são puramente de nanopartículas sendo assim consideradas e classificadas como sendo HIBRIDAS DE BAIXA VISCOSIDADE. A questão encontra-se de acordo com o edital e pode ser encontrada em: RUSSO, E. M. A. Dentística: Restaurações Diretas. São Paulo: Livraria Santos Editora Ltda, 2010. Pág. 82

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO: PROCURADOR

Questão 01: Candidatos: Kézia Dias de Lima. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso uma vez que a afirmativa II está totalmente inadequada, tanto a estrutura concessiva e a ideia exposta na oração principal, como também o que se afirma, no caso, predomínio da função apelativa da linguagem. Nessa função há o predomínio da tipologia “injunção”, com a presença de verbos no imperativo e foco no receptor. Não se pode afirmar que no texto predomine tal função, até porque sua estrutura é argumentativa, e o principal recurso é a exposição.

Questão 02: Candidatos: Kézia Dias de Lima. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso uma vez que a candidata alega não se tratar de depoimento, mas sim defesa de ponto de vista. A passagem abaixo ilustra depoimentos que são recursos utilizados pela autora para e na construção do ponto de vista. Há coisa de trinta anos, eu ainda professora universitária, recebíamos as primeiras levas de alunos saídos de escolas enfraquecidas pelas providências negativas: tiraram um ano de estudo da meninada, tiraram latim, tiraram francês, foram tirando a seriedade, o trabalho: era a moda do “aprender brincando”. Nada de esforço, punição nem pensar, portanto recompensas perderam o sentido. Contaram-me recentemente que em muitas escolas não se deve mais falar em “reprovação, reprovado”, pois isso pode traumatizar o aluno, marcá-lo desfavoravelmente. Então, por que estudar, por que lutar, por que tentar? Outro argumento improcedente é o de que a alternativa “D” é a que mais se aproxima. O parágrafo que poderia representar dados estatísticos seria o abaixo transcrito: Agora sai na imprensa um relatório alarmante. Metade das crianças brasileiras na terceira série do elementar não sabe ler nem escrever. Não entende para o que serve a pontuação num texto. Não sabe ler horas e minutos num relógio, não sabe que centímetro é uma medida de comprimento. Quase a metade dos mais adiantados escreve mal, lê mal, quase 60% têm dificuldades graves com

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

números. Grande contingente de jovens chega às universidades sem saber redigir um texto simples, pois não sabem pensar, muito menos expressar-se por escrito. Parafraseando um especialista, estamos produzindo estudantes analfabetos. No que diz respeito à argumentatividade, pode-se observar a ausência de fontes para tais dados. A autora lança mão de informações da imprensa, porém, o que escreve é fruto da sua leitura de tais dados. Assim, tal parágrafo faz mais uso da “exemplificação” do que dados estatísticos propriamente ditos. Questão 05: Candidatos: Lázaro Flores de Oliveira, Kézia Dias de Lima. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso uma vez que a questão central do parágrafo em questão é a negligência do Estado. Apesar de a autora falar da situação das escolas particulares neste parágrafo, ela o faz para reafirmar que o Estado não garante a todas as crianças o que lhes é de direito.

Questão 06: Candidatos: Kézia Dias de Lima, Leonardo Ferreira Bidart. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Observe a passagem do texto: “Naturalmente, a boa ou razoável escolarização é muito maior em escolas particulares: professores menos mal pagos, instalações melhores, algum livro na biblioteca, crianças mais bem alimentadas e saudáveis – pois o estado não cumpre o seu papel de garantir a todo cidadão (especialmente a criança) a necessária condição de saúde, moradia e alimentação”. Para responder às questões 6 e 7 retome o trecho acima: 6-Na expressão sublinhada acima, a utilização do “ou” sugere que: a. a escolarização em escolas particulares são razoáveis; b. a escolarização em escolas particulares são boas. c. A escolarização em escolas particulares ou são boas ou são razoáveis; d. A escolarização em escolas particulares não são boas, são razoáveis. Julgo como improcedente o recurso uma vez que o candidato deve perceber os diferentes efeitos de sentido decorrentes da situação de uso e dos diferentes

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

valores semânticos que as conjunções podem assumir de acordo com o contexto. Utilizando uma noção de M. A. K. Halliday, a língua é um «potencial de significado» e, neste caso particular, há entre os falantes uma troca e uma negociação do significado a partir de «uma colecção harmoniosa de significados apropriados ao seu contexto, com um objectivo comunicativo» (Carlos Gouveia, "Texto e Gramática: Uma Introdução à Linguística Sistémico-Funcional"). Se considerado os diferentes sentidos que uma dada palavra pode assumir nos diferentes contextos, podemos perceber o valor semântico do “ou” que ora pode assumir a ideia de exclusão, ora de inclusão, podendo ainda retificar ou assumir o caráter explicativo e/ou corretivo. ( Bechara, Evanildo; Neves, Maria Helena de Moura). No texto em questão, o “ou” assume o valor corretivo, o que pode ser comprovado pelas expressões negritadas “menos mal pagos”, “algum livro”... Isso nos permite afirmar que, segundo a autora, os professores das escolas particulares não são bem remunerados, que o número de livros na biblioteca é insuficiente, e por fim, que a escolarização não são boas, são razoáveis. Questão 10: Candidatos: Leonardo Ferreira Bidart. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso. O candidato alega não haver especificado o “novo acordo ortográfico” no edital. A ausência da especificação se faz porque a “ortografia vigente no Brasil” já inclui as alterações previstas, até porque esse novo acordo ortográfico entrou em vigor a partir de janeiro de 2009. Os prazos para adaptação dizem respeito à editoração e às exigências formais no caso de avaliação da escrita. . Questão 16: Candidatos: Kézia Dias de Lima. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Recurso confuso, a candidata menciona a questão 06 juntamente com a questão 16. Questão 18: Candidatos: Kézia Dias de Lima. Recurso(s): INDEFERIDO

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Justificativa: Julgo improcedente o recurso que não apresenta qualquer alegação de ordem conceitual, mas um julgamento de valor acerca da organização da questão. Se considerado os papéis sociais, candidato e elaborador de provas de uma renomada consultoria, julgo ser inconsistente a avaliação do primeiro. No que diz respeito à organização da questão, tal modelo de análise é utilizado por inúmeras fundações que fazem provas, como a Fundação Carlos Chagas, FUNCAB, FUNDEP e outras, além das provas nacionais, como ENEM e ENADE. Questão: 22: Candidatos: Lázaro Flores de Oliveira. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Não merece prosperar o recurso impugnando a questão n. 22, da

prova em análise, tendo em vista o teor do artigo 29, inciso VII, da

Constituição da República. Improcede.

Questão 26: Candidatos: Leonardo Ferreira Bidart Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: Não merece prosperar o recurso impugnando a questão n. 26, da prova em análise, tendo em vista a ausência de fundamentação plausível do candidato. A assertiva em comento trazia o mesmo teor, idéia e argumentação constante do artigo 35, da Lei 8.666/93. Improcede. Questão 28: Candidatos: Leonardo Ferreira Bidart. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Não merece prosperar o recurso impugnando a questão n. 28, da prova em análise, tendo em vista que o ítem ‘’Domínio Público’’ abrange o conteúdo ‘’Bens Públicos” exigido no certame, senão vejamos: Domínio Público 1 - Conceito - a expressão domínio público ora designa o poder que o Estado exerce sobre todas as coisas de interesse público (domínio eminente), ora o poder de propriedade que exerce sobre o seu patrimônio (domínio patrimonial). São bens públicos todas as coisas, corpóreas ou incorpóreas, móveis ou imóveis, semoventes, créditos, etc., que pertençam às entidades estatais, autárquicas ou

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

paraestatais. Celso Bandeira de Mello1, ainda, inclui entre os bens públicos aqueles que, embora não pertencentes a tais pessoas, esteja afetados à prestação de um serviço público. O conjunto de bens públicos forma o ‘’domínio público’’, que inclui tanto bens imóveis, como móveis. Improcede. 1 MELLO, Celso Antônio Bandeira de, Curso de Direito Administrativo, 14ª ed., São Paulo: Ed.

Malheiros, 2002. Questão 27: Candidatos: Kézia Dias de Lima. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Não merece prosperar o recurso impugnando a questão n. 27, da prova em análise, tendo em vista o teor do artigo 37, inciso XIX, da Constituição da República dispondo que somente por lei específica poderá ser criada autarquia e AUTORIZADA a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação. Improcede. Questão 39: Candidatos: Kézia Dias de Lima. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Não merece prosperar o recurso impugnando a questão n. 39, da prova em análise, tendo em vista o teor do artigo 357, parágrafo único, do Código Penal. Improcede.

Teófilo Otoni, 07 de janeiro de 2013.

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO: MÉDICO

Questão 10: Candidatos: Alex O. Branco. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Julgo improcedente o recurso. O candidato alega não haver especificado o “novo acordo ortográfico” no edital. A ausência da especificação se faz porque a “ortografia vigente no Brasil” já inclui as alterações previstas, até porque esse novo acordo ortográfico entrou em vigor a partir de janeiro de 2009. Os prazos para adaptação dizem respeito à editoração e às exigências formais no caso de avaliação da escrita. Questão 26: Candidatos: Juliana Busatto Abdalah e Weller Henrriques. Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: NULA. Questão 27: Candidatos: Juliana Busatto Abdalah e Weller Henrriques. Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: A alternativa correta é a letra “A” e não “D” como divulgado anteriormente. Questão 28: Candidatos: Juliana Busatto Abdalah, Alex O. Branco e Weller Henrriques. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa: Que indivíduos estariam mais sujeitos à doença aterosclerótica coronariana? Os mais susceptíveis aquelas pessoas incluídas nos seguintes grupos: 1. Idade e sexo: homem com mais de 45 anos / mulher com mais de 55 anos 2. História familiar precoce de aterosclerose (parentes de primeiro grau com menos de 55 anos para homens e menos de 65 anos para mulheres) 3. Hipertensão arterial 4. Tabagismo 5. Diabetes Mellitus http://www.endocrino.org.br/dislipidemia-e-aterosclerose/ a maioria dos fatores de risco pode ser controlado e aterosclerose pode ser prevenida ou atrasada - estes incluem níveis elevados de colesterol e lipoproteína de baixa densidade (LDL) no sangue, nível baixo de lipoproteína de alta densidade (HDL) no sangue, hipertensão (pressão arterial elevada), fumaça de

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

tabaco, diabetes mellitus, obesidade, estilo de vida inativo, a idade - uma história familiar de doença cardíaca também é um fator de risco e aquele que não pode ser controlado. http://www.news-medical.net/health/Risk-Factors-for-Atherosclerosis-(Portuguese).aspx O excesso de peso (índice de massa corpórea – IMC>-25kg/m2 ), principalmente acúmulo de gordura na região abdominal, está associado a um maior risco de doença aterosclerótica. A medida da circunferência da cintura permite-nos identificar portadores de obesidade androgênica. Risco muito aumentado: medida de cintura >88cm mulheres e >102cm nos homens..Para a hipercolesterolemia recomenda-se dieta pobre em colesterol e gorduras saturadas. III Diretrizes Brasileiras Sobre Dislipidemias e Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. http://www.icb.ufmg.br/biq/biq609/diretrizBR.pdf A hipercolesterolemia configura um fator de risco para esta doença, mas a dieta rica em furtas e vegetais não. Se na opção a hipercolesterolemia e dieta rica em gordura saturada isto sim configuraria como fator de risco, mas no caso da questão apenas um dos fatores citados é de risco e o outro não. Logo a Sequência correta é S N S S S N DE ACORDO COM O GABARITO DIVULGADO PELA EMPRESA. NÃO ALTERAR O GABARITO. Questão 32: Candidatos: Alex O. Branco. Recurso(s): INDEFERIDO Justificativa:

Calor e frio - Calor ou frio (ou a combinação dos dois) pode ser útil no alívio da dor das articulações. Calor pode ser aplicado de diferentes formas para aumentar o fluxo de sangue e melhorar a dor e rigidez. Em alguns casos, bolsas de gelo reduzem a inflamação e aliviam a dor. Acupuntura - Algumas pessoas têm encontrado alívio da dor usando acupuntura. TENS - Essa é uma técnica que usa um pequeno aparelho eletrônico para direcionar pulsos elétricos moderados às terminações nervosas na área dolorida. Não há referencia quanto ao US apenas quanto ao TENS. As abordagens nãomedicamentosas incluem as não-cirúrgicas (mudanças de estilo de vida, fisioterapia, hidroterapia, massoterapia e acupuntura). Osteoartrose de joelhos Parte II: Evidências sobre abordagens não-medicamentosas. http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/v3n4_osteoartrose_parte2.pdf

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

principais indicações da acupuntura no tratamento das mais diversas patologias: Região lombar e membros inferiores: lombalgia (dor na região lombar) aguda, lombalgia crônica, ciatalgia (dor ciática), osteoartrose de joelho, osteoartrite de joelho e quadril, fasciite plantar (inflamação na planta do pé/calcanhar), esporão do calcâneo e dor pós-cirúrgica. http://www.exercitandosaude.com.br/index.php?conteudo=select_aligui2&id=83

MANTER O GABARITO, RECURSO NÃO PROCEDE

Questão 37: Candidatos: Juliana Busatto Abdalah. Recurso(s): INDEFERIDO. Justificativa: As evidências do papel do HP na úlcera péptica provêm dos ensaios terapêuticos que demonstram que a erradicação do microrganismo se acompanha de cura do processo ulceroso gástrico ou duodenal na imensa maioria dos pacientes, e a recidiva da diátese ulcerosa só ocorre na presença de falha na erradicação ou recidiva do processo infeccioso. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Úlcera Péptica. Autoria: Federação Brasileira de Gastroenterologia. Logo a alternativa D está correta, Manter o gabarito oficial divulgado pela empresa. Questão 39: Candidatos: Juliana Busatto Abdalah, Alex O. Branco e Weller Henrriques. Recurso(s): INDEFERIDO. Justificativa: Os sintomas da osteoartrite podem permanecer leves ou mesmo desaparecer por longos períodos. O mais importante é a dor nas articulações, que costuma ser de instalação insidiosa e aumentar de intensidade no decorrer dos anos. Caracteristicamente, nas fases iniciais da doença, ela surge com o movimento e vai embora com o repouso. Enrijecimento e diminuição da mobilidade articular estão também entre os sinais possíveis da osteoartrite. As articulações mais frequentemente acometidas são joelhos, quadris, mãos (primeira carpometacarpal, interfalângicas proximais e distais), coluna cervical e lombar, subtalar e primeira metatarsofalângica. Outras articulações, como ombros, punhos, cotovelos e as demais metatarsofalângicas, raramente são afetadas, e, quando ocorre, deve-se sempre pesquisar formas secundárias de OA. Sintomas: Os principais sintomas da osteoartrose são dor, rigidez matinal de curta duração,

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJÚ - BA

EDITAL 001/2012

RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

limitação de movimento e, nas formas mais graves, instabilidade da articulação acometida. O recurso não procede, todas as questões estão relacionadas com a osteoartrite mas apenas a letra C está correta. O comando do enunciado pede a alternativa correta e não a que não se relaciona com a doença em questão. Manter o gabarito divulgado pela empresa. Questão 40: Candidatos: Juliana Busatto Abdalah e Weller Henrriques. Recurso(s): DEFERIDO. Justificativa: NULA.