cargo: assistente provas 1 e 2 técnico-administrativo · cargo: assistente técnico-administrativo...

16
1. Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados. 2. Verifique se o Número do Gabarito, colocado na quadrícula acima, é o mesmo constante do seu CARTÃO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses números deverão ser idênticos, sob pena de prejuízo irreparável ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergência, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo número do gabarito seja igual ao constante de seu CARTÃO DE RESPOSTAS. 3. O CARTÃO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTÃO DE RESPOSTAS não poderá ser substituído, portanto, não o rasure nem o amasse. 4. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTÃO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafológico: “Sonhar é preciso, agir na direção da realização de um sonho é fundamental.” 5. DURAÇÃO DAS PROVAS: 5 horas, incluído o tempo para o preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. 6. Nas provas há 80 questões de múltipla escolha, com cinco opções: a, b, c, d e e. 7. No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas pelos seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. 8. Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. Evite deixar questão sem resposta. 9. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão será aceita depois de iniciadas as provas. 10. Durante as provas, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 11. Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término das provas, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 12. A saída da sala só poderá ocorrer depois de decorrida uma hora do início das provas. A não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso. 13. Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala. Assistente Técnico-Administrativo Escola de Administração Fazendária Concurso Público - 2009 (Edital ESAF n. 15, de 26/2/09) Instruções Nome: N. de Inscrição: Boa prova! 4 Gabarito MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA Cargo: Provas 1 e 2

Upload: buidat

Post on 09-Nov-2018

235 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1. Escrevaseunomeenúmerodeinscrição,deformalegível,noslocaisindicados.

2. VerifiqueseoNúmero do Gabarito,colocadonaquadrículaacima,éomesmoconstantedoseuCARTÃODERESPOSTASedaetiquetacoladanacarteiraescolar;essesnúmerosdeverãoseridênticos,sobpenadeprejuízoirreparávelaoseuresultadonesteprocessoseletivo;qualquerdivergência,exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo número do gabarito seja igual ao constante de seuCARTÃO DE RESPOSTAS.

3. OCARTÃODERESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado.EsseCARTÃODERESPOSTASnãopoderásersubstituído,portanto,nãoorasurenemoamasse.

4. Transcrevaa fraseabaixoparao local indicadonoseuCARTÃODERESPOSTASem letracursiva, paraposteriorexamegrafológico:

“Sonhar é preciso, agir na direção da realização de um sonho é fundamental.”5. DURAÇÃO DAS PROVAS:5 horas,incluídootempoparaopreenchimentodoCARTÃODERESPOSTAS.

6. Nasprovashá80 questõesdemúltiplaescolha,comcincoopções:a,b,c,dee.

7. NoCARTÃODERESPOSTAS,asquestõesestão representadaspelosseus respectivosnúmeros.Preencha,FORTEMENTE, comcanetaesferográfica (tinta azul oupreta), todaaárea correspondente à opçãode suaescolha,semultrapassarasbordas.

8. Seráanuladaaquestãocujarespostacontiveremendaourasura,ouparaaqualforassinaladamaisdeumaopção.Evitedeixarquestãosemresposta.

9. AoreceberaordemdoFiscaldeSala,confiraesteCADERNOcommuitaatenção,poisnenhumareclamaçãosobreototaldequestõese/oufalhasnaimpressãoseráaceitadepoisdeiniciadasasprovas.

10. Durante as provas, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos,tampoucoserápermitidoousodequalquertipodeequipamento(calculadora,tel.celularetc.).

11. Pormotivodesegurança,somenteduranteostrintaminutosqueantecedemotérminodasprovas,poderãosercopiadososseusassinalamentosfeitosnoCARTÃODERESPOSTAS,conformesubitem6.5doeditalreguladordoconcurso.

12. Asaídadasalasópoderáocorrerdepoisdedecorridaumahoradoiníciodasprovas.Anão-observânciadessaexigênciaacarretaráasuaexclusãodoconcurso.

13. AosairdasalaentregueesteCADERNODEPROVAS,juntamentecomoCARTÃODERESPOSTAS,aoFiscaldeSala.

Assistente

Técnico-Administrativo

Escola de Administração FazendáriaConcurso Público - 2009

(Edital ESAF n. 15, de 26/2/09)

Instruções

Nome: N. de Inscrição:

Boa prova!

4Gabarito

MINISTÉRIO DA FAZENDASECRETARIA EXECUTIVA

Cargo:

Provas 1 e 2

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 � Provas1e2-Gabarito 4

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE DIREITO:

TRIBUTÁRIO1- Astaxas,nomodeloconstitucionalbrasileiro:

a) terão caráter pessoal e serão graduadas de acordocomacapacidadeeconômicadocontribuinte.

b) serãoseletivasenãocumulativas.c) nãopoderãoterbasedecálculoprópriadeimpostos.d) serão informadas pelos critérios de generalidade,

universalidadeeprogressividade.e) terãoalíquotasmáximasestabelecidaspor resolução

doSenadoFederal.

2-AUnião,mediante leicomplementar,poderá instituirem-préstimoscompulsórios:

a) nocasoderelevanteinteressepúblico,decaráterur-genteederelevanteinteressenacional,aindaquenomesmoexercíciofinanceiroemquehajasidopublicadaaregraqueoscriou.

b) paraatenderadespesasextraordinárias,decorrentesdecalamidadepública,deguerraexternaousuaiminência.

c) nasduashipótesesacimaelencadas,conquantoquese destine a aplicação dos recursos à despesa quefundamentouainstituiçãodoempréstimocompulsório.

d) medianteleiordináriaoumedidaprovisória,nocasodeguerraexternaousuaiminência.

e) emfacedeconjunturaqueexijaaabsorçãotemporáriadepoderaquisitivo.

3-Aobrigaçãotributáriaprincipal:

a) decorre da legislação tributária e tem por objetoprestações positivas ou negativas, nela previstasno interesse da arrecadação ou da fiscalização dostributos.

b) surgecomaocorrênciadofatogeradoretemporob-jetoopagamentodotributooupenalidadepecuniária.

c) pelo simples fato de seu não adimplemento suscitaimediatainscriçãoemdívidaativa,independentementedeaberturadeprazoparaimpugnaçãodolançamento,porpartedointeressado.

d) extingue-se,comopedidodeparcelamentoacompa-nhadodorecolhimentodaprimeiraprestação.

e) suspende-se,comodevidolançamento,nastrêsmo-dalidadesprevistaspeloCódigoTributárioNacional.

4- Adeterminaçãodanaturezajurídicaespecíficadotributo,deacordocomoCódigoTributárioNacional,decorre,especifi-camente:

a) dadenominação.b) dadestinaçãolegaldoprodutodaarrecadação.c) dafixaçãodoagentearrecadador.d) dofatogeradordarespectivaobrigação.e) daspeculiaridadesdossujeitosativoepassivodaob-

rigação.

5- Noqueserefereaofatogerador,dispõeoCódigoTributárioNacionalque

a) ofatogeradordaobrigaçãoprincipalésituaçãodefinidana Constituição como indicativa da possibilidade deimposição de obrigação de pagar, por parte de entepúblicoquedetenhacompetênciaparafazê-lo.

b) o fato gerador da obrigação acessória é situaçãodefinida em lei complementar, que impõe prática ouabstençãodeato,aindaqueoriginariamenteesteseconfigurecomoobrigaçãoprincipal.

c) aautoridadeadministrativapoderádesconsideraratosounegócios jurídicospraticados coma finalidadededissimularaocorrênciado fatogeradordo tributooua natureza dos elementos constitutivos da obrigaçãotributária, observados os procedimentos a seremestabelecidosemleiordinária.

d) a autoridade administrativa deverá considerar comoocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos,tratando-sedesituaçãodefato,desdeomomentoemqueestejadefinitivamenteconstituída,nostermosdalegislaçãoderegência.

e) a autoridade administrativa poderá considerar comoocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos,tratando-se de situação jurídica, desde o momentoem que se verifiquem as circunstâncias materiaisnecessáriasaqueproduzaosefeitosquenormalmentelhesãopróprios.

6- Noqueserefereàfaltadeeleiçãododomicíliotributário,pelocontribuinteouresponsável,dispõeoCódigoTribu-tárioNacional,exceto:

a) a autoridade administrativa pode recusar o domicí-lio tributário eleito, por razões de conveniência e deeficiência,aindaqueodomicílio indicadonão impos-sibiliteoudificulteaarrecadaçãoouafiscalizaçãodotributo.

b) quanto às pessoas jurídicas de direito privadoouàsfirmas individuais,odomicílioéo lugardesuasede,ou,emrelaçãoaosatosoufatosquederemorigemàobrigação,odecadaestabelecimento.

c) quanto às pessoas jurídicas de direito público, odomicílio tributárioéqualquerdesuasrepartiçõesnoterritóriodaentidadetributante.

d) pode-se, emalgumas situações, considerar-se comodomicílio tributário do contribuinte ou responsável olugardasituaçãodosbensoudaocorrênciadosatosoufatosquederemorigemàobrigação.

e) quanto às pessoas naturais, o domicílio é a suaresidência habitual, ou, sendo esta incerta oudesconhecida,ocentrohabitualdesuaatividade.

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 � Provas1e2-Gabarito 4

7- NostermosdoCódigoTributárioNacional,olançamentoéefetuadoerevistodeofíciopelaautoridadeadministrativanosseguintescasos,exceto:

a) quandosesuspeitequeosujeitopassivo,outerceiroem benefício daquele, agiu com dolo, fraude ousimulação.

b) quandoadeclaraçãonãosejaprestada,porquemdedireito,noprazoenaformadalegislaçãotributária.

c) quandoapessoalegalmenteobrigada,emboratenhaprestadodeclaração,deixedeatender,noprazoenaforma da legislação tributária, a pedido de esclare-cimento formuladopelaautoridadeadministrativa, re-cuse-seaprestá-loounãooprestesatisfatoriamente,ajuízodaquelaautoridade.

d) quandosecomprovefalsidade,erroouomissãoquantoa qualquer elemento definido na legislação tributáriacomosendodedeclaraçãoobrigatória.

e) quandoaleiassimodetermine.

8- Noqueserefereàexclusãodocréditotributário,eespe-cificamentequantoàisenção,dispõeoCódigoTributárioNacionalque:

a) aisenção,aindaquandoprevistaemcontrato,dependededecisãoadministrativadevidamentefundamentada,explicitando condiçõese requisitos paraa fruiçãodobenefício.

b) aisençãonãopodeserrestritaadeterminadaregiãodoterritóriodaentidadetributante,porforçadoprincípiodauniformidadegeográfico-tributária.

c) aisençãoésempreextensivaàstaxasecontribuiçõesdemelhoria.

d) salvodisposiçãodeleiemcontrário,aisençãonãoéextensivaaostributosinstituídosposteriormenteàsuaconcessão.

e) aisenção,aindaqueconcedidaporprazocertoeemfunçãodedeterminadascondições,podeserrevogadaoumodificadaporlei,aqualquertempo.

9- Suspendem a exigibilidade do crédito tributário, propici-ando-seao interessadocertidãopositivacomefeitosdenegativa,exceto:

a) amoratória.b) a concessão de medida liminar em mandado de

segurança.c) oparcelamento.d) as reclamações e os recursos, nos termos das leis

reguladorasdoprocessotributárioadministrativo.e) atransação.

10-DeacordocomoCódigoTributárioNacional,otermodeinscrição em dívida ativa, autenticado pela autoridadecompetente,indicará,obrigatoriamente:

a) onomedodevedor,dosco-responsáveise,sobpenadenulidade,odomicílioouresidênciadeumedeoutros.

b) aquantiadevida, incluindo-seos jurosdemora, dis-pensando-seaapresentaçãodosmeiosutilizadosparaoscálculosdosvalores.

c) a origemea naturezado crédito, não seexigindoaexatadisposiçãodaleiemquesejafundado.

d) o número e a origem do processo administrativo dequeseoriginouocrédito,comtranscriçãodostermosmaisimportantesparaexataidentificaçãododevedor.

e) adataemquefoiinscrita.

PREVIDENCIÁRIO

11-ÀluzdosdispositivosconstitucionaisreferentesàSeguri-dadeSocial,julgueositensabaixo:

I. A Seguridade Social pode compreender ações deiniciativadasociedade.

II. Saúde,PrevidênciaeTrabalhocompõemaSeguridadeSocial.

III. Compete ao Poder Público organizar a SeguridadeSocialnostermosdalei.

IV. ASeguridadeSocial não foi definidanaConstituiçãoFederalde1988.

a) Todosestãocorretos.b) SomenteIestáincorreto.c) IeIVestãoincorretos.d) IIIeIVestãoincorretos.e) IeIIIestãocorretos.

12-Assinale a opção correta entre as assertivas abaixorelacionadas à organização e princípios constitucionaisdaSeguridadeSocial.

a) Pode haver benefícios maiores para a populaçãourbanaemdetrimentodarural.

b) Ovalordosbenefíciospodeserdiminuídogradativa-mente.

c) AgestãodaSeguridadeSocialéatoprivativodoPoderPúblico.

d) Diversidade da base de financiamento é objetivo daSeguridadeSocial.

e) Os serviços previdenciários devem ser sempre omesmo,independentedodestinatário.

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 � Provas1e2-Gabarito 4

13-Àluzdotextoconstitucional,julgueositensabaixorefe-rentesaofinanciamentodaSeguridadeSocial:

I. financiadaportodasociedade.II. deformadiretaeindireta.III. pormeiodeverbasorçamentáriasentreoutras.IV. financiamentodefinidoporlei.

a) SomenteIIIeIVestãocorretos.b) Todosestãocorretos.c) SomenteIeIIestãocorretos.d) SomenteIeIIIestãocorretos.e) SomenteIestácorreto.

14-Além das inúmeras contribuições sociais instituídas notextodaConstituiçãoFederal,hápossibilidadedeinstitui-çãodenovasespéciesdecontribuiçãosocial?Assinaleaassertivaquerespondeincorretamenteàperguntaformu-lada.

a) Háprevisãoconstitucionaldecompetênciaresidual.b) Oroldecontribuiçõessociaisnãoétaxativo.c) Adiversidadedabasedefinanciamentopermiteoutras

contribuiçõessociais.d) Pode haver contribuição social com o mesmo fato

geradordeoutrajáexistente.e) AUniãopodeinstituiroutrascontribuiçõessociais.

15-A respeito da natureza jurídica da contribuição social,analiseasassertivasabaixo relativasàsespécies tribu-tárias,indicandoacorreta.

a) ContribuiçãoParafiscalb) Taxac) ContribuiçãodeMelhoriad) EmpréstimoCompulsórioe) Imposto

16-A respeito das contribuições sociais, é correto afirmarque:

a) acontribuiçãodoempregadorincidesósobreafolhadesalários.

b) otrabalhadornãocontribuiparaaSeguridadeSocial.c) podehaver incidência de contribuição social sobrea

importaçãodebensdoexterior.d) os concursos de prognósticos não estão sujeitos à

incidênciadecontribuiçõessociais.e) acontribuiçãodaempresapodeserfeitaemfunçãodo

tipodeprodutoqueelavende.

17-Arespeitodabasedecálculoecontribuintesdascontri-buiçõessociais,analiseasassertivasabaixo,assinalandoaincorreta.

a) Remuneraçãopaga,devidaoucreditadaaossegura-dos e demais pessoas físicas a seu serviço,mesmosemvínculoempregatício–EMPRESA.

b) Saláriodecontribuiçãodosempregadosdomésticosaseuserviço–EMPREGADORESDOMÉSTICOS.

c) Incidentes sobre a receita bruta proveniente dacomercializaçãodaproduçãorural–SEGURADOES-PECIAL.

d) Incidentessobreseusaláriodecontribuição–TRABA-LHADORES.

e) Receita bruta decorrente dos espetáculos desportivosdequeparticipememtodoterritórionacional–PRODU-TORRURALPESSOAJURÍDICA.

18-MariaClara,contribuinteempregadapeloRegimeGeralde Previdência Social desde 1994, deseja contribuiracima do valor máximo permitido pela previdênciasocial.Assim, propõena justiçaação contra o InstitutoNacional do Seguro Social – INSS, alegando que temdireitodecontribuiracimadolimite legal,poisdesejaseaposentar com um valor acima do valor máximo pagopeloINSS.Assim,écorretoafirmar,perantealegislaçãoprevidenciáriadeCusteio,queopedidodeMaria

a) podeseraceito,desdequeelacontribuaaté10%dovalormáximo.

b) podeseraceito,poisopagamentodacontribuiçãoso-cialtemnaturezajurídicaprivadadeformacontratual.

c) podeseraceito,desdequeelacomproveterdespesasfamiliaresacimadovalormáximo.

d) pode ou não ser aceito, dependendo do número dedependentesqueelapossua.

e) nãopodeseraceito,poisnãocabeaMariaaescolhadomontanteaserpago.

19- Assinale a assertiva que não contém uma obrigaçãoacessóriadascontribuiçõesdestinadasàSeguridadeSo-cial.

a) Deverdeprestarinformações.b) Pagamentodacontribuiçãosocial.c) Lançamentodosfatosgeradoresdascontribuições.d) Elaboraçãodafolhadepagamento.e) DeverdoCartóriodecomunicaróbitos.

20-Qualdasparcelasabaixonãointegramosalário-de-con-tribuição?

a) Despesasdeviagemb) Gorjetasc) Ganhoshabituaisd) Abonose) Salário

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 5 Provas1e2-Gabarito 4

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE DIREITO:

ADMINISTRATIVO

21-Évedado(a)aoservidorpúblico,exceto:

a) aacumulaçãoremuneradadecargospúblicos,ressal-vadososcasosprevistosnaConstituiçãoFederal.

b) promover manifestação de apreço ou desapreço norecintodarepartição.

c) ausentar-se do serviço durante o expediente, sempréviaautorizaçãodochefeimediato.

d) representar contra ilegalidade, omissão ou abuso depoderquandocometidosporsuaautoridadesuperior.

e) mantersobsuachefia imediata,emcargoou funçãodeconfiança,cônjuge,companheiroouparenteatéosegundograucivil.

22-Acerca do provimento de cargos públicos federais,reguladopelaLein.8.112,de11dedezembrode1990,assinaleaopçãoincorreta.

a) São requisitos básicos para a investidura em cargopúblico, entre outros, a nacionalidade brasileira, ogozodosdireitospolíticoseaidademínimadedezoitoanos.

b) Os concursos públicos podem ter validade de até 2(dois)anos,possívelumaúnicaprorrogação,porigualperíodo.

c) A posse deverá ocorrer no prazo de 30 (trinta) diascontados da publicação do ato de provimento, sobpenadeseroatotornadosemefeito.

d) Acontardaposseemcargopúblico,oservidortemoprazode15(quinze)diasparaentraremexercício.

e) Aposseemcargopúblicoéatopessoaleintransferível,sendoproibidaasuarealizaçãomedianteprocuração.

23-Acercadosatosadministrativos,assinaleaopçãocorreta.

a) Até prova em contrário, presume-se que os atosadministrativosforamemitidoscomobservânciadalei.

b) O administrado pode negar-se a cumprir qualquerato administrativo quando ainda não apreciado econvalidadopeloPoderJudiciário.

c) Considera-seméritoadministrativoaconveniênciaeaoportunidadedarealizaçãodoato,semprepreviamentedefinidoedeterminadopelalei.

d) Cumpridastodasasexigênciaslegaisparaapráticadeumatoadministrativo,aindaquesejaelediscricionário,o administrado passa a ter direito subjetivo à suarealização.

e) Apresunçãodelegitimidadedosatosadministrativoséabsoluta.

24-Associe os elementos do ato administrativo a seusconceitos, em linhas gerais. Ao final, assinale a opçãocorrespondente.

1.Sujeito2.Objetoouconteúdo�.Forma�.Finalidade5.Motivo

()É o pressuposto de fato e de direito que serve defundamentoaoatoadministrativo.

()Éoefeitojurídicoimediatoqueoatoproduz.()ÉoresultadoqueaAdministraçãoqueralcançarcoma

práticadoato.()Éaqueleaquemaleiatribuicompetênciaparaaprática

doato.()É a exteriorização do ato e/ou as formalidades que

devem ser observadas durante o processo de suaformação.

a) 5,2,4,1,3b) 2,5,1,3,4c) 3,1,4,2,5d) 5,4,2,1,3e) 2,4,3,1,5

25-NãosepodeenumerarcomopoderdaAdministração:

a) poderdepolícia.b) poderindependente.c) poderhierárquico.d) podernormativo.e) poderdisciplinar.

26-Os procedimentos licitatórios destinam-se a garantir aobservância do princípio constitucional da isonomia e aselecionarapropostamaisvantajosaparaaAdministraçãoPública.São princípios básicos a seremobservados nojulgamentodaslicitações,exceto:

a) vinculaçãoaoinstrumentoconvocatório.b) probidadeadministrativa.c) julgamentoobjetivo.d) impessoalidade.e) confidencialidadedoprocedimento.

27-Quanto aos critérios a seremobservados no trâmite doprocessoadministrativodaadministraçãopúblicafederal,conformedisposto naLei n. 9.784, de29de janeiro de1999,pode-seafirmarcorretamente:

a) em regra, cabe aos administrados o pagamento dasdespesasprocessuais, independentedeprevisãoex-pressanalei.

b) aimpulsãodoprocessoadministrativocompete,primei-ramente,aosinteressados.

c) garantem-seaosadministrados,nosprocessosdequepossam resultar sanções e nas situações de litígio, osdireitosàcomunicação,àapresentaçãodealegaçõesfi-nais,àproduçãodeprovaseàinterposiçãoderecursos.

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 � Provas1e2-Gabarito 4

d) nova interpretaçãodadaànormaadministrativadeveseraplicadaatodososcasossujeitosàquelaregula-mentação,inclusiveretroativamente.

e) osatospraticadosnoprocessoadministrativosão,emregra,sigilosos,ressalvadasashipótesesdedivulga-çãooficialprevistasnaConstituição.

28-Em relaçãoaosatos praticadosnoâmbito dosprocedi-mentosadministrativosquesesujeitamàLein.9.784,de29dejaneirode1999,analiseositensaseguiremarquecomVseaassertivaforverdadeiraecomFseforfalsa.Aofinal,assinaleaopçãocorrespondente.

()Osatosdoprocessoadministrativonãodependemdeformadeterminadasenãoquandoaleiexpressamenteaexigir.

()A autenticação de documentos exigidos em cópiapoderáserfeitapeloórgãoadministrativo.

()Osatosdoprocessopodemrealizar-seemquaisquerdiasdasemana,semrestriçõesdehorário.

()A intimação para ciência de decisão ou a efetivaçãodediligênciasquantoa interessados indeterminados,desconhecidosou comdomicílio indefinido, deveserefetuadapormeiodepublicaçãooficial.

a) F,V,F,Vb) V,V,F,Vc) F,F,V,Fd) V,V,V,Ve) F,F,F,F

29-Associeamodalidadedelicitaçãoasuascaracterísticasrespectivas.Aofinal,assinaleaopçãocorrespondente.

1.Concorrência2.Tomadadepreços3.Convite4.Concurso5.Leilão

()Realiza-seentre interessadosdevidamente cadastra-dos, ou que atendama todas as condições exigidasparaocadastramentoatéoterceirodiaanterioràdatadorecebimentodaspropostas,observadaanecessáriaqualificação.

()Destina-seàescolhadetrabalhotécnico,científicoouartístico,medianteainstituiçãodeprêmiosouremune-ração aos vencedores, conforme critérios constantesdeeditalpublicadonaimprensaoficialcomantecedên-ciamínimade45(quarentaecinco)dias.

()Tem por objeto a venda de bens móveis inservíveisparaaadministraçãooudeprodutoslegalmenteapre-endidosoupenhorados,ouparaaalienaçãodebensimóveisprevistanoart.19daLein.8.666,de1993,aquemofereceromaiorlance,igualousuperioraovalordaavaliação.

()Éamodalidadedelicitaçãoentrequaisquerinteressa-dosque,nafaseinicialdehabilitaçãopreliminar,com-provempossuirosrequisitosmínimosdequalificaçãoexigidosnoeditalparaexecuçãodeseuobjeto.

()É a modalidade de licitação entre interessados doramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não,escolhidos e convidados em número mínimo de 3(três)pelaunidadeadministrativa,aqualafixará,emlocalapropriado,cópiadoinstrumentoconvocatórioeoestenderáaosdemaiscadastradosnacorrespondenteespecialidade que manifestarem seu interesse comantecedência de até 24 (vinte e quatro) horas daapresentaçãodaspropostas.

a) 5,1,3,2,4b) 1,3,4,5,2c) 2,4,5,1,3d) 3,2,1,4,5e) 4,5,2,3,1

30-Conforme disciplinado pelo Decreto n. 1.171, de 22 dejunho de 1994, são deveres fundamentais do servidorpúblicofederal,exceto:

a) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição erendimento.

b) zelar,noexercíciododireitodegreve,pelasexigênciasespecíficas da defesa da vida e da segurançacoletiva.

c) participardosmovimentoseestudosqueserelacionemcomamelhoriadoexercíciodesuasfunções.

d) utilizar-se,atodotempo,dasprerrogativasfuncionaisquelhesejamatribuídas.

e) facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços porquemdedireito.

CONSTITUCIONAL

31-Marqueaopçãoincorreta.

a) Adivisãofuncionaldopoderé,maisprecisamente,oprópriofederalismo.

b) A divisão do poder, segundo o critério geográfico, éa descentralização, e a divisão funcional do poder éa basedaorganizaçãodogovernonasdemocraciasocidentais.

c) Aristóteles apresenta as funções do Estado emdeliberante, executiva e judiciária, sendo que Lockeas reconhece como: a legislativa, a executiva e afederativa.

d) Montesquieuabriaexceçãoaoprincípiodaseparaçãodos poderes ao admitir a intervenção do chefe deEstado,peloveto,noprocessolegislativo.

e) A limitação do poder estatal foi um dos grandesdesideratosdoliberalismo,oqualexaltaagarantiadosdireitosdohomemcomorazãodeserdoEstado.

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 � Provas1e2-Gabarito 4

32-Marqueaopçãocorreta.

a) ARepúblicaFederativadoBrasilbuscaráaintegraçãoeconômica, geográfica, política e educacional dospovosdaAméricaLatina.

b) A cooperação entre os povos para o progressoda humanidade constitui objetivo fundamental daRepúblicaFederativadoBrasil.

c) O repúdio ao terrorismo e ao racismo é princípioque rege aRepública Federativa doBrasil nas suasrelaçõesinternacionais.

d) Promoverobemdetodos,sempreconceitosdeorigem,raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formasde discriminação é princípio que rege a RepúblicaFederativadoBrasilnassuasrelaçõesinternacionais.

e) Construirumasociedade livre, justaesolidáriaéumdosfundamentosdaRepúblicaFederativadoBrasil.

33-Marqueaopçãoincorreta.

a) Seráadmitidaaçãoprivadanoscrimesdeaçãopúbli-ca,seestanãoforintentadanoprazolegal.

b) A lei não poderá restringir a publicidade dos atosprocessuais.

c) OBrasiladmiteaprisãocivilpordívida.d) Ocivilmenteidentificadopodesersubmetidoàidentifi-

caçãocriminal,nostermosdalei.e) OBrasiladmiteapenademorte.

34-Marqueaopçãocorreta.

a) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nelapodendo penetrar sem consentimento do morador,salvo, por determinação judicial após as 18 horas eduranteodiaparaprestarsocorro,emcasodeflagrantedelitooudesastre.

b) Inviolávelosigilodacorrespondênciaedascomunica-çõestelegráficas,dedadosedascomunicaçõestele-fônicas,salvoosigilodacorrespondência,porordemjudicial.

c) Exige-se o trânsito em julgado da decisão judicialpara que as associações tenham suas atividadessuspensas.

d) Todospodemreunir-sepacificamente,semarmas,emlocaisabertosaopúblico, entretanto, exige-seprévioavisoàautoridadecompetente.

e) Os tratados e convenções internacionais sobre direi-tosfundamentaisqueforemaprovados,noCongressoNacional,serãoequivalentesàsemendasconstitucio-nais.

35-Marqueaopçãoincorreta.

a)ÉvedadoaosEstadosmanterrelaçãodealiançacomrepresentantesdecultosreligiososouigrejas,resguar-dando-seointeressepúblico.

b) O número de Deputados à Assembléia Legislativacorresponderá ao triplo da representação do EstadonaCâmaradosDeputados.

c) Incluem-se entre os bens dos estados as terrasdevolutasnãocompreendidasentreasdaUnião.

d) CabeaosEstadosexplorardiretamente,oumediantecon-cessão,osserviços locaisdegáscanalizado,vedadaaediçãodemedidaprovisóriaparaasuaregulamentação.

e) Acriação,aincorporação,afusãoeodesmembramen-todosEstadosfar-se-ãoporleicomplementarfederal,apósdivulgaçãodosEstudosdeViabilidade,apresen-tadosepublicadosnaformadalei.

36-Marqueaopçãocorreta.

a) OsEstados-membrosseauto-organizampormeiodaescolha direta de seus representantes nos PoderesLegislativo eExecutivo locais, emquehajaqualquervínculodesubordinaçãoporpartedaUnião.

b) A autonomia estadual também se caracteriza peloautogoverno, uma vez que ditam suas respectivasConstituições.

c) OsEstados-membrosemsuatríplicecapacidadegaran-tidoradeautonomiaseautoadministramnormatizandosuapróprialegislaçãoeregrasdecompetência.

d) OsEstadospoderão,medianteleicomplementarfede-ral, instituir regiões metropolitanas, constituídas porregiõesadministrativaslimítrofes.

e) Aoexercitaremoseupoderconstituintederivado-decor-rente, os Estados-membros, a teor do disposto naConstituiçãoFederal,respeitamosprincípiosconstitucio-naissensíveis,princípiosfederaisextensíveiseprincípiosconstitucionaisestabelecidos.

37-Marqueaopçãoincorreta.

a) A administração fazendária e seus servidores fiscaisterãoprecedênciasobreosdemaissetoresadministra-tivosdentrodesuasáreasdecompetência.

b) Asfunçõesdeconfiançaserãopreenchidasporservi-doresdecarreiranoscasos,condiçõesepercentuaismínimosprevistosemlei.

c) Aproibiçãodeacumularcargosestende-seaempregosefunçõeseabrangeassociedadesdeeconomiamista,comoéocasodoBancodoBrasilS/A.

d) Os atos de improbidade administrativa importarão aindisponibilidadedosbenssemprejuízodaaçãopenalcabível.

e) Évedadaavinculaçãoouequiparaçãodequaisquerespéciesremuneratóriasparaoefeitoderemuneraçãodepessoaldoserviçopúblico.

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 8 Provas1e2-Gabarito 4

38-Marqueaopçãocorreta.

a) Em caso de invalidez permanente, os servidoresabrangidospeloregimedeprevidência,nostermosdaConstituiçãoFederal,receberãoproventosintegrais.

b) Fica autorizada a existência de mais de um regimepróprio de previdência social para os servidorestitularesdecargosefetivos,desdequepertencentesamaisdeumaunidadegestora,nostermosdalei.

c) Eventualocupantedevagadeservidorreintegrado,seestável,seráreconduzidoaocargodeorigemmedianteprévia e justa indenização proporcional ao tempodeserviço.

d) O servidor estável do Distrito Federal pode serexoneradoafimdequeolimitelegaldedespesacompessoalsejaobservado.

e) Otempodecontribuiçãofederal,estadualoumunicipalserácontadoparaefeitodedisponibilidade,nostermosdaConstituiçãoFederal.

39-Marqueaopçãocorreta.

a) Aleiqueinstituiroplanoplurianualcompreenderáasmetaseprioridadesdaadministraçãopúblicafederal,incluindo as despesas de capital para o exercíciofinanceirosubsequente.

b) A lei orçamentária anual compreenderá o orçamentode investimento das empresas, fundos e fundaçõesmantidaspeloPoderPúblico.

c) Osplanoseprogramasnacionais,regionaisesetoriaisprevistosnaConstituiçãoFederalserãoelaboradosemconsonânciacomoplanoplurianualeapreciadospeloCongressoNacional.

d) Osprojetosde lei relativosaoplanoplurianualserãoapreciadospeloSenadoFederal.

e) OPresidentedaRepúblicapoderáenviarmensagemao Congresso Nacional para propor modificação aprojetode lei relativoaoorçamentoanualdesdequenãofinalizadaavotação,naComissãomista,dapartecujaalteraçãoéproposta.

40- Quantoaosprincípiosorçamentários,marqueaopçãocorreta.

a) OPrincípiodauniversalidadedamatériaorçamentáriaestabelece que somente deve constar no orçamentomatériapertinenteàfixaçãodadespesaeàprevisãodareceita.

b) O Princípio da reserva de lei estabelece que osorçamentosecréditosadicionaisdevemserincluídosem valores brutos, todas as despesas e receitas daUnião,inclusiveasrelativasaosseusfundos.

c) O Princípio da não-afetação da receita preconizaque não pode haver transferência, transposição ouremanejamento de recursos de uma categoria deprogramação para outra ou de um órgão para outrosempréviaautorizaçãolegislativa.

d) OPrincípiodoEquilíbrioOrçamentárioestabelecequea leiorçamentárianãoconterádispositivoestranhoàprevisãodareceitaeàfixaçãodadespesa.

e) O Princípio da Programação preconiza a vinculaçãonecessáriaàaçãogovernamental, assegurando-seafinalidadedoplanoplurianual.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

41-Oprocessamentoeocontroledasinstruçõesexecutadasemumcomputadorsãofunçõesda

a) memóriaprincipal.b) memóriasecundária.c) unidadelógicaearitmética.d) unidadecentraldeprocessamento.e) unidadedecontrole.

42-Considereaseguinteconfiguraçãodeumcomputadoreassinaleaopçãocorreta.

PentiumV2GHz,1GBdeRAMe40GBdediscorígido

a) Acapacidadetotaldodiscorígidoé41GB.b) Acapacidadedamemóriasomentedeleituraé41GB.c) Acapacidadedamemóriaprincipalé1GB.d) Acapacidadedosistemaoperacionalé1GB.e) A capacidade dos dispositivos de entrada/saída é

40GB.

43-Em um computador executando o sistema operacionalWindows, é possível listar todos os componentes dehardwareinstaladosaoselecionar,no‘PaineldeControle’,aopção

a) Gerenciadordeprogramaserecursos.b) Centroderedeecompartilhamento.c) Gerenciadordedesempenho.d) Gerenciadordedispositivos.e) Gerenciadordesegurança.

44-AoutilizaroBrOfficeWriter2.4.1,paraexibirabarradeferramentasde‘Desenho’,seleciona-se:

a) Exibir→Barradestatusb) Exibir→Barrasdeferramentas→Desenhoc) Inserir→Figura→Digitalizard) Inserir→Objeto→Plug-ine) Editar→Alterações→Mostrar

45-Para configurar o endereço (URL) do site inicial donavegadorWebInternetExplorerversão7,seleciona-seaopçãoFerramentas,Opçõesda Internetedepoisem

a) Conexõesb) Conteúdoc) Gerald) Privacidadee) Avançadas

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 9 Provas1e2-Gabarito 4

46-Determinadousuário,aoacessarumsiteWEButilizandoumlogineumasenhadeautenticação,obtémacessoamensagenseletrônicasenviadaserecebidaspormeiodaInternet.IndiqueoserviçoInternetqueesteusuárioestáacessando.

a) Sistemaoperacionaldenavegação.b) Hipertexto.c) SistemadenavegadorWeb.d) Correioeletrônico.e) SegurançaInternet.

47-O sistema desenvolvido com o objetivo de auxiliar nocontrole e acompanhamento de tarefas, tais comocontroledeestoqueefolhadepagamentoemempresas,édenominado

a) deinformação.b) WindowsWord.c) operacional.d) Internet.e) decorreioeletrônico(e-mail).

48-Para acessar os computadores de uma empresa, osfuncionáriosdeveminformaramatrículaeumasenhadeacessoparaarealizaçãodassuasatividades.Arespeitodessecontrole,écorretoafirmarque:

I. Visaasegurançadainformação.II. Evita o acesso indevido a documentos confidenciais

porpartedepessoasexternas.III. Controla o acesso aos sistemas de informação da

empresa.

Assinaleaopçãocorreta.

a) ApenasasafirmaçõesIeIIsãocorretas.b) ApenasasafirmaçõesIeIIIsãocorretas.c) ApenasasafirmaçõesIIeIIIsãocorretas.d) Nenhumadasafirmaçõesécorreta.e) AsafirmaçõesI,IIeIIIsãocorretas.

49- Indiqueaopçãoquecaracterizaumarededecomputadores.

a) Sistemadeinformaçãob) Internetc) LINUXd) Windowse) InternetExplorer

50-Ohardware,cujafunçãoéforneceropontodeacessodeumcomputadoraumarededecomputadores,é

a) osistemaoperacional.b) aunidadecentraldeprocessamento.c) aplaca(ouinterface)derede.d) obarramentodeendereços.e) aplaca-mãe.

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO

51-Com 50 trabalhadores, com a mesma produtividade,trabalhando8horaspordia,umaobraficariaprontaem24dias.Com40trabalhadores,trabalhando10horaspordia,comumaprodutividade20%menorqueosprimeiros,emquantosdiasamesmaobraficariapronta?

a) 30b) 16c) 24d) 20e) 15

52-Existemduastorneirasparaencherumtanquevazio.Seapenasaprimeiratorneiraforaberta,aomáximo,otanqueencheráem24horas.Seapenasasegundatorneiraforaberta, aomáximo, o tanque encherá em48 horas. Seas duas torneiras forem abertas ao mesmo tempo, aomáximo,emquantotempootanqueencherá?

a) 12horasb) 20horasc) 16horasd) 24horase) 30horas

53-Entre osmembros de uma família existe o seguinte ar-ranjo:SeMárciovaiaoshopping,Martaficaemcasa.SeMarta fica emcasa,Martinho vai aoshopping. SeMar-tinhovaiaoshopping,Márioficaemcasa.Dessamaneira,seMáriofoiaoshopping,pode-seafirmarque:

a) Márcio não foi ao shopping e Marta não ficou emcasa.

b) Martinhofoiaoshopping.c) Márcio não foi ao shopping e Martinho foi ao

shopping.d) MárcioeMartinhoforamaoshopping.e) Martaficouemcasa.

54-XeYsãonúmerostaisque:SeX≤4,entãoY>7.Sendoassim:

a) SeX≥4,entãoY<7.b) SeY>7,entãoX≥4.c) SeY<7,entãoX≥4.d) SeY≤7,entãoX>4.e) SeX<4,entãoY≥7.

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 10 Provas1e2-Gabarito 4

55-Naantiguidade,constaqueumReiconsultoutrêsoráculospara tentar saber o resultado de uma batalha que elepretendiatravarcontraumreinovizinho.Elesabiaapenasque dois oráculos nunca erravam e um sempre errava.Consultados os oráculos, dois falaram que ele perderiaabatalhaeumfalouqueeleaganharia.Combasenasrespostasdosoráculos,pode-seconcluirqueoRei:

a) certamenteganhariaabatalha.b) certamenteperderiaabatalha.c) teriaumaprobabilidadede33,3%deganharabatalha.d) teriaumaprobabilidadede44,4%deganharabatalha.e) teriaumaprobabilidadede66,6%deganharabatalha.

56-Aosejogarumdeterminadodadoviciado,aprobabilidadedesaironúmero6éde20%,enquantoasprobabilidadesdesairqualqueroutronúmerosãoiguaisentresi.Aosejogarestedadoduasvezes,qualovalormaispróximodaprobabilidadedeumnúmeroparsairduasvezes?

a) 25%b) 23%c) 20%d) 50%e) 27%

57-Anegaçãode“AnaouPedrovãoaocinemaeMariaficaemcasa”é:

a) Ana e Pedro não vão ao cinema ou Maria fica emcasa.

b) AnaouPedronãovãoaocinemaeMarianãoficaemcasa.

c) Ana ou Pedro vão ao cinema ouMaria não fica emcasa.

d) AnaePedronãovãoaocinemaeMariaficaemcasa.e) AnaePedronãovãoaocinemaouMarianãoficaem

casa.

58-Emumdeterminadocursodepós-graduação,1/4dosparticipantessãograduadosemmatemática,2/5dosparticipantessãograduadosemgeologia,1/3dospar-ticipantes são graduados emeconomia, 1/4 dos par-ticipantessãograduadosembiologiae1/3dospartici-pantessãograduadosemquímica.Sabe-sequenãoháparticipantesdocursocomoutrasgraduaçõesalémdessas,equenãoháparticipantescomtrêsoumaisgraduações.Assim,qualéonúmeromaispróximodaporcentagemdeparticipantescomduasgraduações?

a) 57%b) 33%c) 40%d) 50%e) 25%

59-Sejaumamatrizquadrada4por4.Semultiplicarmososelementosdasegundalinhadamatrizpor2edividirmosos elementos da terceira linha da matriz por -3, odeterminantedamatrizfica:

a) Multiplicadopor-1.b) Multiplicadopor2/3.c) Multiplicadopor-2/3.d) Multiplicadopor16/81.e) Multiplicadopor-16/81.

60-Aosejogarumdadohonestotrêsvezes,qualovalormaispróximodaprobabilidadedeonúmero1sairexatamenteumavez?

a) 7%b) 17%c) 42%d) 35%e) 58%

LÍNGUA PORTUGUESA

61-Assinale a opção que contém compreensão errada dotrechoabaixo.

Os anos 1980 costumam ser lembrados no Brasil como“décadaperdida”.Estultícia.Economicamente,operíodoéantesdeajustesquedeperda.Quadrointernacionaladverso,desatualizaçãoegigantismodoEstado,avançodoprocessode globalização. Claro: as condições internacionais nãopermitiam a continuidade da disparada desenvolvimentistados anos 1970. Mesmo assim, a economia brasileiracresceu33,5%noperíodo1980-1989.Nadadeespetacular,comparativamenteàdécadaanterior.Masevoluirumterçonamagnitudedaeconomianãoéperder.Éapenasavançarmenosrapidamente.Alémdisso,chamardedécadaperdidao período em que o país reconquistou e consolidou ademocraciaésobreporoeconômicoa tudo.Atémesmoàliberdade.

(Ronaldo Costa Couto, “De 1964 ao Governo Sarney”. Em: Oliveira Bastos (org.). Sarney: o outro lado da História. Rio: Nova Fronteira, 2001, p.111, adaptado)

a) Segundooautor,éumdisparateconsideraradécadade80como“perdida”.

b) O crescimento da economia, na década de 80, foimenordoquenoperíodo1970-1979.

c) A despeito das condições internacionais adversas, aeconomiadosanos80cresceudemodoespetacular.

d) Fatores internos e externos contribuíram para que aeconomiadadécadade80avançasseapassosmaislentos.

e) Oautor considera inapropriadoe inadequado,diantedocontextopolíticoesocialdaépoca,avaliarosanos80comotendosidonegativosparaoPaís.

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 11 Provas1e2-Gabarito 4

62-Recentemente, a imprensa divulgou uma proposta definanciarasuniversidadespormeiodaLeideIncentivosFiscais. Seriam permitidas deduções do Imposto deRendadeentidadesqueinvestiremembolsasdeestudo,reformas,pesquisaseoutrasações.ApropostaseguiriaomesmoprincípiodaLeiRouanet,quejágaranteisençãodetributosparaempresáriosquedestinamseusimpostosaatividadesculturaiseesportivas.Fica difícil decifrar o que está por trás desse projeto.Aosdesavisados,apropostasoarácomo ideiabrilhanteque salvaria a pesquisa e o ensino superior do Brasil.Aos conhecedores das motivações escusas da políticaculturalvigente,ficaadúvida:atramapodeestarenvoltaemingenuidadeeboa-fé,maspodetambémserfrutodeestratégias voltadas à privatização total e definitiva doensinosuperior,cadavezmaistratadocomomercadoria.

(Jorge Antunes, “O financiamento das universidades e a tramóia dos privatistas”. Correio Braziliense, 16/3/2009, p. 13, adaptado)

SobreapropostadefinanciarasuniversidadespormeiodaLeideIncentivosFiscais,depreende-sedotextoacimaque

a) osquenãoforamavisadosdapropostabuscamumaformadesalvarasuniversidadespúblicasdoBrasil.

b) não está claro qual é o verdadeiro propósito de talpropostaenão vai ser fácil descobrir que interessesestãoportrásdessaideia.

c) os que tomaramconhecimento da proposta duvidamdasmotivaçõesescusasdapolíticaculturalvigente.

d) háotemordequeasdeduçõesdostributossejamdes-viadasparaoutrasfinalidadesquenãoofinanciamentodasuniversidades.

e) arenúnciafiscalvaifortaleceraspesquisasvoltadasàprivatizaçãodoensinosuperior.

63-Oexameda linguagemcorrentehojenoBrasilconstatauma curiosa oposição entre os termos sociedade esocial.Issoocorre,emparticular,noseuusoporpartedeempresários, políticos e jornalistas – para começarmosporumacaracterizaçãoprofissional.Mastambémsucede,parapassarmosaumadeterminaçãopolítica,que,porém,se sobrepõe à primeira, por parte dos setores mais àdireita.Estesúltimosanos,nodiscursodosgovernantesounodoseconomistas,“asociedade”veioadesignaroconjuntodosquedetêmopodereconômico,aopassoque“social”remete,nafaladosmesmosgovernantesoudospublicistas,aumapolíticaqueprocuraminoraramiséria.

(Renato Janine, em: http://www.renatojanine.pro.br/Livros/asociedade.html)

Acompreensãocorretadaoposiçãoapresentadanotextoacimacriacorrelaçãocomoparopositivo:

a) categoriasprofissionaisecategoriasempresariaisb) aeliteeconômicaeasclassespobresc) odiscursodosgovernanteseodiscursodospublicistasd) umapolíticadossetoresdireitistaseumapolíticade

oposiçãoaogovernoe) asclassesdominanteseoconjuntodosdetentoresdo

podereconômico

64-Assinale a opção que apresenta continuação coesa ecoerenteparaotextoaseguir.

A Embraer é um dos orgulhos da indústria brasileira.ResultadodaconjugaçãodeesforçosdedesenvolvimentotecnológicodecentrosdepesquisasquereceberamapoiodecisivodaAeronáutica,aempresaganhouforteimpulsoquandopassouasergeridacomocompanhiaprivada.ÉvisívelacontribuiçãodessecrescimentodaEmbraerparaatransformaçãodaregiãoquevaideTaubatéaSãoJosédosCampos,notrechopaulistadoValedoParaíba.A Embraer disputa nada menos com um grande grupocanadense (Bombardier) a posição de terceira maiorfabricante de aviões comerciais. Seus jatos de 50 a 90lugaresestãoemtodasaspartesdomundo,eacarteiradeaviõesexecutivosseguenessamesmadireção.

(O Globo, Editorial, 3/3/2009)

a) Entretanto, não é possível deixar de tratar aEmbraer como uma empresa que precisa investirpermanentementegrandessomasde capital para semanterafinadacomoavançotecnológico,oquesóépossívelseacompanhiacontinuarlucrativa.

b) Contantoque,emfacedascaracterísticasdaaviaçãocomercial brasileira, cujo movimento se concentraentreasmaiorescapitaisdopaís,aEmbraertevedese voltar essencialmente para a exportação, da qualobtémcercade90%desuasreceitas.

c) Oimpactosocialdessainiciativaparatodaessaregiãomencionadaédefatopreocupante,embora,comosetrata de mão-de-obra qualificada, a possibilidade derecontratação ou recolocação emoutras indústrias éconsiderável.

d) Comoalegislaçãotrabalhistabrasileiraéanacrônica,presta-seainterpretaçõesconfusas,enãoporacasoque isso seja apontado como um dos inibidores dacriaçãodeempregosformaisnoBrasil.

e) SealgopodeserfeitoparaminimizaressesproblemasdaEmbraeréviabilizar,comcondiçõesadequadas,umaumentodeencomendasdeaviõespelascompanhiasaéreas nacionais que hoje acham mais vantajosocompor suas frotas com aeronaves de maior porteimportadas.

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 1� Provas1e2-Gabarito 4

65-Assinaleaopçãoquecontinuadeformacoesaecoerenteotrechoaseguir.

A recessão poderá terminar neste ano ainda, se forrestaurada alguma estabilidade no sistema financeiro.Nesse caso, 2010 será um ano de recuperação. Aprevisão, a mais otimista desde o início do ano, foiapresentadanoSenadopelopresidentedoBancoCentraldosEstadosUnidos(FederalReserve,Fed),oeconomistaBen Bernanke. Quando a maior parte dos analistas semostra insegura quanto à duração da crise, a indicaçãodeumprazorelativamentecurtoparaoiníciodaretomadaé animadora.Mas o otimismoé sujeito a uma condiçãoimportanteenadafácildesecumprir.

(O Estado de S. Paulo, 26/2/2009)

a) Há dúvidas se o governo deverá estatizar algumasinstituições temporariamente ─ ideia rejeitada porBernanke, que admite, apenas, a participaçãominoritária do governo no capital dos bancos ─ e otrabalhodereabilitaçãoestáapenasnocomeço.

b) EssarestriçãoapontadaporBernankenãoéumanovi-dade. Foi apontada por vários economistas e gover-nantes,incluídooprimeiro-ministrodaRússia,VladimirPutin,empenhadoemjustificaraajudaaosbancosemseupaís.

c) A economia só voltará a funcionar razoavelmentequandoaarrumaçãodosistemafinanceiroderalgumresultado.Issodependeránãosódeumaregulamen-taçãomaisseveradomercado,mas também,epre-liminarmente,darecapitalizaçãodosgrandesbancos.

d) Mas é uma lembrança oportuna, quando o governoamericano se dispõe a pôr em prática o pacote deestímulo fiscal de US$ 787 bilhões aprovado nestemês pelo Congresso. Depois de haver trabalhadomuito pela aprovação dessa proposta, o presidenteBarackObamaaindatemdeseesforçarparatransmitiralgum entusiasmo aos políticos, empresários econsumidores.

e) Foiesse,aparentemente,oobjetivocentraldopresi-dente em seu primeiro discurso ao Congresso arespeito doEstadodaUnião.Ele voltou a descreveros problemas da economia americana,mas apontoutambémaspossibilidadesdereativaçãoeasinovaçõespolíticascontidasnopacote.

66-Emrelaçãoaotextoassinaleaopçãocorreta.

2

4

6

8

10

12

14

16

18

20

A OAB nacional está pedindo ao Supremo TribunalFederalumasúmulavinculantequedisciplineousodosegredodeJustiça,prerrogativaquetemsidoutilizadaporjuízesnemsempreemdefesadointeressepúblico,mas, em alguns casos, na proteção a suspeitos defalcatruas.Alegislaçãobrasileiradizqueoinstrumentosó pode ser decretado em dois casos excepcionaisprevistos: um, quando há risco de exposição públicade questões privadas do investigado ou réu, comorelacionamentos amorosos e doenças; e, outro,quando o processo contém documentos sigilosos,comoextratosbancáriosouescutastelefônicas.Mas,naprática,temsidodiferente:pormotivosnemsempreclaros, especialmente em processos que envolvemautoridades, alguns juízes privam a sociedade desaberaverdade.Osatospúblicos,emespecialosqueenvolvem procedimentos judiciais, têm como regrabásicaatransparência,apublicidadesemrestriçõeseoacessodoscidadãos.Ocontrário–ouseja,osigilo–ésempreaexceção.

(Zero Hora, 27/2/2009)

a) A forma verbal “têm”(ℓ.17) está no plural porqueconcordacom“Osatospúblicos”(ℓ.16).

b) Apalavra“falcatruas”(ℓ.6)estásendoempregadacomosentidodeações honestaseconfereao textoumtraçodeformalidade.

c) Aexpressão“oinstrumento”(ℓ.6)retomaoantecedente“defesadointeressepúblico”(ℓ.4).

d) Osinaldedois-pontosapós“previstos”(ℓ.8)justifica-sepormarcaraintroduçãodeumdiálogo.

e) Oempregodosubjuntivoem“discipline”(ℓ.2) justifica-seporsetratardeumainformaçãocategórica,deumaafirmaçãoindiscutível.

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 1� Provas1e2-Gabarito 4

67-Assinaleaopçãoqueestáincorretaemrelaçãoàsestru-turaslinguísticasdotextoaseguir.

2

4

6

8

10

12

14

16

18

20

22

OpresidenteBarackObamapodeverfrustradastodasassuaspolíticas,masjásesabequepelomenoseletentou seriamente pô-las em prática. O orçamentoapresentado pela nova administração chamou aatençãoporváriosfatorespoucocomunsnocotidianodojogodepoderamericano.Omaisimportantedeleséalgosimples:opresidenteestáempenhadoemcumprirsuas promessas de campanha. As consequênciasdesse fato são igualmente relevantes. Obama queracabarcomaeradoperdãodeimpostosparaosmaisricos,queproduziunosúltimosanosdeexplosãodocrescimento econômico e de hipertrofia do sistemafinanceiro umamigraçãoda rendadanaçãoparaosmilionários. O sistema de saúde americano é partedesse problema, e impostos maiores para os ricoslevarãodinheiroparaatentativadeseestabelecerumacoberturamaisamplaemaisequitativa.Se não fosse pouco tentar metas tão ambiciosas,Obama acrescentou ao orçamento a intenção decobrar impostosobreasempresasquemaispoluem,acriaçãodeumesquemaparaocomérciodecarbonoe o investimento de bilhões de dólares em energiasalternativas.

(Valor Econômico, 3/3/2009)

a) Em“pô-las”(ℓ.3),opronome“-las”retomaoantecedente“todasassuaspolíticas”(ℓ.1e2).

b) Em“Omaisimportantedeles”(ℓ.6),“deles”serefereaoantecedente“fatores”(ℓ.5).

c) Em“Asconsequênciasdessefato”(ℓ.8e9),aexpressão“desse fato” retoma o antecedente “o presidenteestá empenhado em cumprir suas promessas decampanha”(ℓ.7e8).

d) A expressão “metas tão ambiciosas”(ℓ.18) retoma ecomenta informações apresentadas nos períodosanteriores.

e) A expressão “desse problema”(ℓ.15) se refere àseguinteinformaçãoantecedente:“explosãodocresci-mentoeconômico”(ℓ.11e12).

68-Assinaleaproposiçãocorreta,quantoaoselementoslin-guísticosesemânticosdotexto.

2

4

6

8

10

12

Felizaniversário,Darwin!

CharlesDarwincompletariahoje200anos,nãofossepelaseleçãonatural.Ela,afinal,éamaiorresponsávelpelo barroco processo de desenvolvimento que levaos organismos complexos inexoravelmente à morte– conceito que não se aplica muito a bactérias earqueobactérias, seres que se reproduzem gerandoclones de si próprios, partilham identidades coma transferência horizontal de genes e podem ficarmilêniosemvidasuspensa(nogelo,porexemplo).AcontribuiçãodeDarwinparaaciênciaeparaahistória,porém,continuaviva,emuitoviva,exatamentecomaideiadeseleçãonatural.Sóporissoelejámereceosparabéns.Felizaniversário,Darwin.

(Marcelo Leite, em: http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/arch2009-02-08)

a) Aformaverbal“completaria”(ℓ.1)serefereaumaaçãoquevaiocorrernofuturo,amenosqueacontecimentosnotempopresenteoimpeçam.

b) “Inexoravelmente”(ℓ.4) é advérbio derivado deinexorável,adjetivoquesignifica:inadvertido.

c) A palavra “conceito”(ℓ.5) se refere à expressão:organismoscomplexos.

d) O conetivo adversativo “porém”(ℓ.11) se opõe, nocontexto,àideiadequeacontribuiçãodeDarwinparaahistóriaeparaaciênciafoipequena.

e) Éomesmoosujeitogramaticaldosverbos:reproduzem,gerandoepartilham(ℓ.6e7).

Otextoaseguirébaseparaasquestões69e70.

2

4

6

8

10

12

14

16

Sem uma pesquisa sistemática sobre o assunto,parece, à primeira vista, que os jornais cariocas sãomaisprolíficosemnotíciasdecrimedoqueospaulistas.Éalarmanteaescaladadaanomiaemseuterritório.Em menos de uma semana, invadiram-se duasinstalações militares para roubar armas, com êxitoabsoluto. Os tiroteios são cotidianos nas vias deacessoaocentrourbanoemesmonessecentro,ondequadrilhasorganizam“bondes”paratomardeassaltopedestres e motoristas. Nem mesmo membros dasfamigeradas “milícias” estão inteiramente a salvo: nasemana passada, roubou-se amoto de ummilicianoencarregadodevigiarumaruanumsubúrbio.Ouseja,as quadrilhas vitimizam-se mutuamente, do mesmomodocomocostumaacontecercomasbatalhaspelocontroledepontosdedroga.

(Muniz Sodré, Ruas de presas e de caçadores, 17/3/2009, (com cortes), em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=529JDB002)

69-Assinaleaproposiçãofalsaarespeitodovocabuláriodotexto.

a) Oadjetivo“prolíficos”(ℓ.3)querdizer:queproduzemougerammuito.

b) Otermo“anomia”(ℓ.4),nocontexto,significa:ausênciadeleis,situaçãoemquenãosereconhecemregrasdeconduta.

c) A expressão “tomar de assalto”(ℓ.9) tem mais forçasemânticaque“assaltar”.

d) O termo “bondes”(ℓ.9), no contexto, está sendoempregadonosentidode“veículodetransportecoletivourbanoesuburbano,quesemovesobretrilhos”.

e) O adjetivo “famigeradas”(ℓ.11) se aplica também apessoas“famosas,célebres,muitoconhecidas”,comoem:famigeradasatrizesdastelenovelasbrasileiras.

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 1� Provas1e2-Gabarito 4

70-Assinale a afirmação falsa a respeito dos elementoslinguísticosdotexto.

a) “Invadiram-seduasinstalaçõesmilitares”(ℓ.5e6)podeser substituídapor: “duas instalaçõesmilitares foraminvadidas”,semprejuízodacorreçãogramatical.

b) Entende-seumpredicadoocultoem:Ostiroteiossãocotidianosnasviasdeacessoaocentrourbanoe[sãocotidianos]mesmonessecentro...

c) Oautorevitaafirmarcomplenacertezaqueosjornaiscariocassãomaisprolíficosemnotíciasdecrimedoqueospaulistas.

d) Aexpressão“Nemmesmo”(ℓ.10)podesersubstituídapor“Atémesmo”,semprejuízodosignificadodotexto.

e) Oadvérbio“mutuamente”(ℓ.14)significa:reciprocamente.

71-Emrelaçãoaotextoabaixo,assinaleaopçãoincorreta.

2

4

6

8

10

12

14

16

18

20

22

24

Os mercados financeiros entraram em marçoassombradospelomaiorprejuízotrimestraldahistóriacorporativa dosEstadosUnidos–aperdadeUS$61,7bilhões contabilizada pela seguradora AmericanInternationalGroup(AIG)noquartotrimestrede2008.No ano, o prejuízo chegou a US$ 99,3 bilhões. OTesouro americano anunciou a disposição de injetarmaisUS$30bilhõesnaseguradora, jásocorridaemsetembrocomdinheirodocontribuinte.NaEuropa,anotícia ruimparaasbolsas foia reduçãode70%dolucroanualdoBancoHSBC,deUS$19,1bilhõesparaUS$ 5,7 bilhões. Enquanto suas ações caíam 15%,o banco informava o fechamento das operações definanciamento ao consumidor nos Estados Unidos,comdispensade6.100funcionários.Com demissões de milhares e perdas de bilhõesdominando o noticiário de negócios no dia a dia, ossinaisde reativaçãodaeconomiamundial continuamfora do radar. E isso não é o pior. No fim do anopassado, havia a esperança de se iniciar 2009 comacrisefinanceiracontida.Seissotivesseacontecido,os governos poderiam concentrar-se no combateà retração econômica e ao desemprego. Aquelaesperançafoilogodesfeita.

(O Estado de S. Paulo, 3/3/2009)

a) O travessão após “Estados Unidos”(ℓ.3) pode sersubstituídoporsinaldedois-pontossemprejuízoparaacorreçãogramaticaldoperíodo.

b) Preservam-se a correção gramatical do período e ainformaçãooriginalseaexpressão“jásocorrida”(ℓ.8)forsubstituídaporque já tinha sido socorrida.

c) O emprego de vírgula após “Europa”(ℓ.9) justifica-seporque isola adjunto adverbial de lugar no início doperíodo.

d) Apresençadepreposiçãoem“aodesemprego”(ℓ.23)justifica-sepelaregênciade“combate”.

e) Em “concentrar-se”(ℓ.22), o “-se” indica sujeitoindeterminado.

72-AssinaleotrechoadaptadodoJornaldoCommercio(PE),1/3/2009,queapresentaerrogramatical.

a) Umdospiores resultadosdodescasodesucessivosgovernosdopós-guerracomarededetransportesdoPaís é a deterioraçãodamalha ferroviária brasileira,realidade que vai no sentido inverso do que ocorrenospaísesdesenvolvidos,principalmentenaquelesdedimensõescontinentais,comoosEstadosUnidoseoCanadá.

b) A perda de um horizonte de interesses nacionaislevou administrações submissas às mais estranhaspressões ao sucateamento de ferrovias construídas,desdeotempodoBarãodeMauá,aoesfacelamentodatecnologiaquehavíamosadquiridonaconstruçãoereparosdelocomotivas,vagõesedasprópriasestradasdeferro.

c) O que está por trás de uma ação impatrióticatípica de padrões nacionais é o lobby da indústriaautomobilística, que queria um compromisso quaseexclusivo do governo com a construção de rodoviasparaacirculaçãodesuas“carroças”(comodesignouCollor). Um equívoco que só prosperou em nossoPaís.

d) Jogou-seforaumpatrimônioconstruídoaduraspenaspor um país de pouco capital. Tudo isso se usandoo argumento da modernidade. Que modernidade?Se trens, metrôs e até bondes urbanos são vistos ebem usados nas metrópoles civilizadas do mundo?Tardiamente, enfim, decidiram-se dar vez aos trensurbanos,aometrô,quandootrânsitoemnossasgrandescidadesjácaminhavamparaoengarrafamentofinal.

e) NosEUA,pátriadaindústriaautomobilística,nuncasesacrificouo transporte ferroviário.FerroviascortamopaísdacostaLesteà costaOeste,doNorteaoSul.Como acontece na Rússia, onde viaja-se de trem ecarregam-secargasdeMoscouaoExtremoOriente.

73-Assinaleaopçãoquepreenchecorretamenteaslacunasdotexto.

A chegada da crise financeiramundial __1__ pequenosmunicípiosexibemaisumafaceperversadoabaloglobalque já fez tremerosgigantesdocrédito internacional.Apopulação mais pobre dessas comunidades começa apagarpreçoaltoao__2__situarno ladomais fracodascontaspúblicasbrasileiras.Adesaceleraçãodaatividadeeconômica já seria suficiente __3__ provocar umaexpressivaperdadearrecadaçãoem todososníveisdaadministraçãopública.Mas__4__umcomplicadoramaispara osmunicípios pequenos. Forçado __5__ concederdesonerações tributárias para ajudar a manutençãode empregos, o governo federal abriumão de parte doImposto sobre Produtos Industrializados (IPI), um dosprincipais formadores do Fundo de Participação dosMunicípios (FPM). Por causa da excessiva proliferaçãode cidades, muitas vezes, emancipadas apenas paraatenderainteressesdegrupospolíticoslocais,éimensaaquantidadedeorçamentosdessascomunidadesemtodoopaísquedependemquase__6__exclusivamentedessefundo.

(Estado de Minas, 3/3/2009)

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 15 Provas1e2-Gabarito 4

1 � � � 5 �a) nos o ao a em queb) por lhe por existe por dec) a a de é de emd) em o ao é por dee) aos se para há a que

74-Assinaleaopçãoquepreenchecorretamenteaslacunasdotexto.

Não levoumuito tempo__1__ tesedodesacoplamentodas economias emergentes em relação __2__ paísesdesenvolvidosserdestroçada, tamanhaa rapidez__3__osefeitosrecessivosdaparalisiadosistemaglobalizadodecrédito,apartirdafalênciadoLehmanBrothers,__4__propagaram.AlificouclaroqueBrasil,China,Índiaeoutraseconomias em estágio equivalente de desenvolvimentonão teriam condições de compensar o desaquecimento__5__EstadosUnidos,UniãoEuropeiaeJapão.

1 � � � 5a) paraquea nos deque lhe dos

b) da a para a pelos

c) paraa aos comque se nos

d) pela comos aqual os em

e) na em que o comos

75-Indiqueaopçãoquecompleta,comcorreçãogramatical,osespaçosdotrechoabaixo.

Umanovaformadegerenciamentochegaaomercado:aquarteirização.Elapodeserentendidacomoacontrataçãodeumexecutivoqueadministraoscontratoseatividadesdeterceiros.Para as organizações que são abertas __1__ realidadee __2__mudanças, que __3__muito __4__ delegandopara terceiros aquelas atividades intermediárias de suaempresa,aquarteirizaçãoéumaótimaopção.

(Adaptado de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040149.pdf)

1 � � �a) à a há vemb) à às há vêmc) à as à veemd) a as a veme) a a a vêm

76-Assinaleaopçãoquecorrespondeaerrogramaticaloudegrafia.

A economia brasileira entrou na crise internacionalem melhores condições do que(1) no passado, masa exportação caiu, a atividade recuou desde o(2) fimde2008e o desemprego tem(3) crescido.Asprimeirastentativasdereativaraeconomiapormeiodefacilidadesfiscais deram resultadomodesto,mas já(4) afetaram aarrecadação tributária.Alémdisso, omanejodapolíticaorçamentária foi limitado pelo aumento de gastos compessoal.Éprecisocontinuarusandoosestímulosfiscais,mas com melhor planejamento e com mais esforço decontensão(5)dasdespesasimprodutivas.

(O Estado de S. Paulo, 3/3/2009)

a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

77-Assinaleosegmentodotextointeiramentecorretoquantoàsnormasdalínguaescritaformal.

a) Umexemploparaseentenderaquarteirizaçãoecomoela funciona está na Rodoviária Tietê, na cidade deSãoPaulo,pertencenteàprefeitura.Comoessanãodispõe do conhecimento necessário para administrararodoviária,contrataumaempresaquesubcontrataráoutras para o serviço de segurança, alimentação,limpezaetc.

b) Essa estratégia possibilita aos empresários de sededicaremapenasaoseunegócio,suaatividade-fim,deixando os diversos trâmites administrativos nasmãosdeumaempresaespecializada.

c) Aquarteirizaçãoadvemdautilizaçãodasempresasjáterceirizados,dosserviçosprofissionaisequalificadosdeumaquartaempresa,quedesenvolveráserviçosàempresaprestadora,ajudando-lheegarantindomelhordesempenhonaprestaçãodeserviçosdoclientefinal.

d) Aquarteirizaçãoéopróximoestágiodaterceirização,umaestratégiadeotimizaçãodosmercadosprodutoresquebuscamumquartoelementodacadeiaprodutivaos parceiros prestadores de serviços nas áreas quenãosãoprimordiaisàsuaatividade.

e) O termo “quarteirização” designa um método deresoluçãodeproblemasdequeamodernidadetrouxeemuitasempresasaindanãosederamconta.

(Adaptado de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040149.pdf)

Cargo:AssistenteTécnico-Administrativo-MF-2009 1� Provas1e2-Gabarito 4

78-Assinaleaopçãogramaticalmentecorretaquantoàcon-cordânciaeregência.

a) Antigamente,nasempresas,erampoucososfuncioná-riosquedominavamumidiomaestrangeiro,ecomelesrecorriamoscolegasquandoprecisavamtraduzirumapalavraouumtexto.

b) Aexigêncianosbonsempregos,agora,équesetenhamfluênciaaoconversarnumalínguaestrangeira.

c) A primeira pergunta que surge a quem se impõe aodesafio de falar outro idioma fluentemente é: seráprecisopassarumtemponoexterior?

d) Acorridaembuscadafluênciaemoutra línguapodesermedidapelaquantidadedebrasileirosqueviajamparaoexteriorcomofimespecíficodeestudá-la.

e) Não necessariamente. Um bom começo é identificarasestratégiasquefuncionamelhorparacadatipodepessoa.

(Renata Moraes, “A corrida pelo domínio da língua”. Veja, 4/3/2009, p.97/98)

79-OstrechosabaixoconstituemumtextoadaptadodeZeroHora,28/2/2009,masestãodesordenados.Ordene-osnosparêntesesconformeaposiçãonotextofinaleindiqueaopçãocorrespondente.

()A emergência e a multiplicidade desses planos edesses pacotes de estímulo estão preocupandoaté mesmo o diretor-gerente do Fundo MonetárioInternacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, paraquemessasmanifestaçõesdesconexaseparciaisnãorepresentamsoluçõese,aocontrário,podemtornar-separtedacrise.

()Aquestãodoprotecionismo,temacentralnosdebatessobre o comércio internacional nas últimas décadas,ganhaagoraumarenovadaatualidadeemdecorrênciadasmedidasque,nospaísesricosenasnaçõesemdesenvolvimento, os governos têm adotado paraenfrentarosefeitosdacriseglobal.

()Exemplos dessas medidas pontuais e restritas são,entre outras, a proposta subordinada ao slogan buy American, pela qual os consumidores dos EstadosUnidossãoconvocadosacomprarprodutos locais,easqueogovernodeBuenosAiresestáadotandoparaproteger a indústria argentina contra a presença deprodutos estrangeiros, mesmo do Mercosul. AlgunsdositensbrasileirossóentramnaArgentinapagandotaxasquevãoa413%.

()Aausênciademedidasplanetáriasparaenfrentaresseproblema que tem tal dimensão estimula soluçõesparciaise limitadas,quesemultiplicamdepaísparapaís, que levam à adoção de pacotes de estímulosdistintosequeacabampordarforçaatentativasquasenacionalistasdedefesadeinteresses.

()Paraele,esseéoriscodeumapolíticade“empobrecerovizinho”,queéaque transparecedasdecisõesdepaísesimportantes,acomeçarpelosdaUniãoEuropeia,dosEstadosUnidos e do Japão.A globalização queocorreunasúltimas trêsdécadas,mesmoqueagorasurja como um fenômeno em retração por causada crise, é ainda um elemento fundamental para oentendimento do interrelacionamento econômicoe financeiro internacional e para avaliar os efeitosdevastadoreseabrangentesdaatualcrise.

a) 2,3,5,1,4b) 3,4,2,5,1c) 1,5,4,3,2d) 5,2,1,4,3e) 4,1,3,2,5

80-As frases abaixo empregam corretamente os sinais depontuação,excetouma.Indique-a.

a) Desertosirãoaumentar;oásis,morrer;efluxoderios,diminuir,algumasvezescomresultadoscatastróficos.

b) Desertos irão aumentar. Oásis, morrer. Fluxo derios, diminuir. Algumas vezes, os resultados serãocatastróficos.

c) Desertos, irão aumentar; oásis, morrer, e fluxode rios; diminuir – algumas vezes com resultadoscatastróficos.

d) Desertos irão aumentar, oásis vão morrer e o fluxode rios vai diminuir, algumas vezes com resultadoscatastróficos.

e) Desertos irão aumentar. Oásis irão morrer e o fluxode riosvaidiminuir–algumasvezescom resultadoscatastróficos.

(Adaptado de O Aquecimento Global, de Fred Pearce (Publifolha, 2002), em trecho que trata dos efeitos que a seca pode provocar no interior dos

continentes, no próximo século)