carburador 2e

76

Upload: rosmari-rodrigues-teixeira

Post on 26-Jun-2015

2.863 views

Category:

Documents


76 download

TRANSCRIPT

Page 1: Carburador 2E
Page 2: Carburador 2E

Esquema comp

Page 3: Carburador 2E
Page 4: Carburador 2E
Page 5: Carburador 2E
Page 6: Carburador 2E
Page 7: Carburador 2E
Page 8: Carburador 2E
Page 9: Carburador 2E
Page 10: Carburador 2E
Page 11: Carburador 2E
Page 12: Carburador 2E
Page 13: Carburador 2E
Page 14: Carburador 2E
Page 15: Carburador 2E
Page 16: Carburador 2E
Page 17: Carburador 2E
Page 18: Carburador 2E
Page 19: Carburador 2E
Page 20: Carburador 2E
Page 21: Carburador 2E
Page 22: Carburador 2E
Page 23: Carburador 2E
Page 24: Carburador 2E
Page 25: Carburador 2E
Page 26: Carburador 2E
Page 27: Carburador 2E
Page 28: Carburador 2E
Page 29: Carburador 2E
Page 30: Carburador 2E
Page 31: Carburador 2E
Page 32: Carburador 2E
Page 33: Carburador 2E
Page 34: Carburador 2E
Page 35: Carburador 2E
Page 36: Carburador 2E
Page 37: Carburador 2E
Page 38: Carburador 2E
Page 39: Carburador 2E
Page 40: Carburador 2E
Page 41: Carburador 2E
Page 42: Carburador 2E
Page 43: Carburador 2E
Page 44: Carburador 2E
Page 45: Carburador 2E
Page 46: Carburador 2E
Page 47: Carburador 2E
Page 48: Carburador 2E
Page 49: Carburador 2E
Page 50: Carburador 2E
Page 51: Carburador 2E
Page 52: Carburador 2E

Encha a cuba do carburar e acione a alavanca até o combustível começar a ser injetado. O alvo do jato deve ser direcionado na fresta da borboleta de aceleração.

Caso esteja fora da especificação, ajuste o posicionamento do injetor com um alicate, tomando cuidado para não quebrá-lo.

Com a tampa no carburador, o jato deve acertar a face externa do difusor.

Verifique se o volume de injeção está adequado. Para isso, você deverá utilizar uma Bureta graduada e um funil, conforme mostra a figura ao lado.

Solte totalmente o parafuso de regulagem de rotação. Acione o eixo da borboleta de aceleração até o final do seu curso por 10 vezes, com a cuba cheia.

O volume injetado deve estar entre 16 a 20 cm3. Exemplo para um volume e 1,6 a 2,0 cm3 por golpe. Caso o valor injetado não for o especificado, o carburador deve ser ajustado

coloque a chave de fenda no parafuso do came ajuste (figura ao lado) egire o came num sentido ou no outro até que o volume esteja dentro do especificado.

Obs: Caso o valor não seja obtido, verifique o sistema de aceleração rápida quanto e entupimentos ou diafragma danificado.

Para ajustar a folga "Y" e "Z" da borboleta de aceleração do segundo estágio dobre com o auxílio de um alicate, as orelhas da alavanca metálica. A folga "Y" deve estar entre 0,5 a 1,1 mm, enquanto que a folga "Z" deve estar entre 0,4 a 0,7 mm (ver figura ao lado). Ao dobrar essas orelhas, tome muito cuidado para não quebrá-las.

Este sistema garante, quando fechada a borboleta, a ação de uma força, cuja finalidade é impedir que a depressão sob ela provoque aberturas que tragam prejuízos ao funcionamento do motor em marcha lenta.

Page 53: Carburador 2E
Page 54: Carburador 2E
Page 55: Carburador 2E
Page 56: Carburador 2E
Page 57: Carburador 2E
Page 58: Carburador 2E
Page 59: Carburador 2E
Page 60: Carburador 2E
Page 61: Carburador 2E

Verifique o perfeito funcionamento do posicionador pneumático do segundo estágio. Para isso, desligue a mangueira de depressão deste dispositivo. Instale uma bomba de vácuo na mangueira e aplique uma depressão de aproximadamente 350 mmHG. Abra a borboleta de aceleração do primeiro estágio. Ao atingir um determinado ângulo na borboleta do primeiro estágio, o eixo da borboleta do segundo estágio deverá começar a se abrir. Com a borboleta do primeiro estágio totalmente aberta, a do segundo também deverá estar totalmente aberta. Caso isso não ocorra, verifique se a mangueira não está com vazamentos.

Para ajustar a borboleta do afogador, desconecte a mangueira de depressão do dispositivo pneumático do afogador. Acione a alavanca do afogador de modo que a borboleta feche totalmente. Aplique uma depressão na mangueira do dispositivo pneumático com uma bomba de vácuo (aproximadamente 350 mmHG). A borboleta deverá abrir gerando uma folga de 3,5 mm nos carburadores a gasolina e 4,0 mm nos carburadores a álcool.

Para verificar essa abertura, utiliza brocas cujos diâmetros devem ser i g

uais as das fol g

as es p

ecificadas. Se a folga encontrada na borboleta do afogador for diferente do especificado há necessidade de ajuste.

Feche a borboleta do afogado totalmente e aplique uma depressão de 350 mmHG no dispositivo pneumático. Com o auxílio de uma chave de fenda, gire o parafuso de regulagem de um lado ou de outro para poder corrigir a abertura. Confira com a broca se o valor é o especificado.

Verifique o dispositivo pneumático quanto a vazamentos.

Iremos agora verificar a abertura positiva da borboleta de aceleração do primeiro estágio com a borboleta do afogador fechada.

Com o carburador montado, feche totalmente a borboleta do afogador. Com isso a borboleta de aceleração do primeiro estágio deverá abrir num pequeno ângulo. Meça essa abertura com o auxílio de uma broca. Para carburadores a álcool essa abertura a folga deve estar entre 1 a 1,05 mm. Para carburadores a gasolina, essa folga deverá estar entre 0,65 a 0,8 mm (ver figura ao lado).

Page 62: Carburador 2E
Page 63: Carburador 2E
Page 64: Carburador 2E
Page 65: Carburador 2E
Page 66: Carburador 2E
Page 67: Carburador 2E
Page 68: Carburador 2E

Caso o valor da abertura positiva não for a especificada, ajuste-a através do parafuso de regulagem.

Esse parafuso fica embutido dentro de uma proteção plástica com um lacre e está com sua extremidade apoiada na alavanca da borboleta do afogador, esta interligada a borboleta de aceleração.

Retire o lacre e ajuste a abertura positiva. :: Ajuste do carburador no motor

Após feito todos os ajustes na bancada, instale o carburador no motor. Funcione o motor e aguarde a fase de aquecimento, até o segundo acionamento do eletro-ventilador do sistema de arrefecimento.

Certifique-se que a borboleta do afogador não esteja acionada. Ajuste a rotação para 950 a 1050 para os motores a álcool e 900 a 1000 para os motores a gasolina através do parafuso de ajuste de rpm 1 (ver figura ao lado). Utilize um tacômetro (conta-giros) para esse fim.

Ajuste o nível de CO (monóxido de carbono) através do parafuso de regulagem de mistura 2 (ver figura ao lado). O índice de CO deverá ser de 3,5 a 4,5% para os motores a álcool e de 3 a 4% para os motores a gasolina.

Para esse ajuste, utilize um analisador de gases. Durante o ajuste do CO, certifique que o respiro do cárter esteja desconectado. Para um perfeito ajuste do carburador, é necessário que os outros sistemas do motor que influenciam no seu funcionamento estejam perfeitamente em ordens, como: :: Sistema de ignição

- Cabos;- Velas;- Bobina;- Distribuidor;- Ajuste do ponto inicial de ignição.