características físicas - revestimentos cerâmicos

25
Características Físicas: Absorção de Água Um dos parâmetros de classificação das placas cerâmicas é a absorção de água, que tem influência direta sobre outras propriedades do produto. A resistência mecânica do produto, por exemplo, é tanto maior, quanto mais baixa for a absorção. As placas cerâmicas para revestimentos são classificadas, em função da absorção de água Porcelanatos: de baixa absorção e resistência mecânica alta (BIa Þ de 0 a 0,5%); Grês: de baixa absorção e resistência mecânica alta (BIb Þ de 0,5 a 3%); Semi-Grês: de média absorção e resistência mecânica média (BIIa Þ de 3 a 6%); Semi-Porosos: de alta absorção e resistência mecânica baixa (BIIb Þ de 6 a 10%); Porosos: de alta absorção e resistência mecânica baixa (BIII Þ acima de 10%) A informação sobre o Grupo de Absorção deve estar presente na embalagem do produto e é de fundamental importância para que o consumidor selecione produtos que se adeqüem às suas necessidades, entre eles, o local onde será assentado. Para locais mais úmidos, como banheiros, por exemplo, recomenda-se a utilização de revestimentos com absorção de água menor e vice- versa. É importante ressaltar que as placas cerâmicas classificadas como BIII, com absorção de água acima de 10%, são recomendadas para serem utilizadas como revestimento de parede (azulejo), justamente por possuírem alta absorção e, portanto, resistência mecânica reduzida

Upload: allan-machado

Post on 31-Jul-2015

88 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O presente material trata-se de uma breve introdução sobre revestimentos cerâmicos.

TRANSCRIPT

Page 1: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

Características Físicas:

Absorção de Água

Um dos parâmetros de classificação das placas cerâmicas é a absorção de água, que tem influência direta sobre outras propriedades do produto. A resistência mecânica do produto, por exemplo, é tanto maior, quanto mais baixa for a absorção.

As placas cerâmicas para revestimentos são classificadas, em função da absorção de água

Porcelanatos: de baixa absorção e resistência mecânica alta (BIa Þ de 0 a 0,5%);

Grês: de baixa absorção e resistência mecânica alta (BIb Þ de 0,5 a 3%);

Semi-Grês: de média absorção e resistência mecânica média (BIIa Þ de 3 a 6%);

Semi-Porosos: de alta absorção e resistência mecânica baixa (BIIb Þ de 6 a 10%);

Porosos: de alta absorção e resistência mecânica baixa (BIII Þ acima de 10%)

A informação sobre o Grupo de Absorção deve estar presente na embalagem do produto e é de fundamental importância para que o consumidor selecione produtos que se adeqüem às suas necessidades, entre eles, o local onde será assentado. Para locais mais úmidos, como banheiros, por exemplo, recomenda-se a utilização de revestimentos com absorção de água menor e vice-versa.

É importante ressaltar que as placas cerâmicas classificadas como BIII, com absorção de água acima de 10%, são recomendadas para serem utilizadas como revestimento de parede (azulejo), justamente por possuírem alta absorção e, portanto, resistência mecânica reduzida

Módulo de Resistência à Flexão e Carga de Ruptura

Essas características estão relacionadas diretamente à absorção de água do produto. São importantes, principalmente no caso de placas para revestimento de lugares que receberão cargas e veículos pesados, como garagens, por exemplo, ou seja, que necessitem de uma resistência mecânica maior.

Expansão por Umidade (EPU)

Page 2: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

Esse fator é considerado crítico, principalmente, quando o produto se destina

ao revestimento de ambientes úmidos, tais como piscinas, fachadas e saunas.

Produtos resultantes de uma etapa de queima incompleta, quando submetidos a diferenças extremas de temperatura, podem apresentar variações em suas dimensões (dilatação ou contração).

A expansão por umidade é uma das causas do estufamento e da gretagem.

Resistência ao Gretamento

O termo "gretamento" refere-se às fissuras da superfície esmaltada, similares a um fio de cabelo. Seu formato é, geralmente, circular, ou espiral, ou em forma de teia de aranha e é resultante da diferença de dilatação entre a massa e o esmalte. O ideal é que a massa dilate menos do que o esmalte.

A tendência ao gretamento é medida submetendo a placa cerâmica a uma pressão de vapor de cinco atmosferas, ou seja, a uma pressão cinco vezes maior que a pressão normal, por um período de duas horas.

Esse processo acelerado reproduz a EPU (Expansão por Umidade) que a placa sofrerá ao longo dos anos, depois de assentada.

As figuras abaixo exemplificam o que acontece com o esmalte da peça quando ocorre o gretamento.

Exemplos de Gretamento

6.3. Características Químicas:

Resistência ao Manchamento e Resistência ao Ataque Químico

Page 3: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

Esses ensaios verificam a capacidade que a superfície da placa possui de não alterar sua aparência, quando em contato com determinados produtos químicos ou agentes manchantes.

Os resultados desses ensaios permitem alocar o produto em classes de resistência para cada agente manchante ou para cada produto químico especificado na Norma.

As classes, em ordem decrescente de resistência, são:

Ataque QuímicoClassificação Definição

A Ótima resistência a produtos químicosB Ligeira alteração de aspectoC Alteração de aspecto bem definida

 

ManchamentoClassificação Definição

5 Máxima facilidade de remoção de mancha

4Mancha removível com produto de limpeza fraco

3Mancha removível com produto de limpeza forte

2Mancha removível com ácido clorídrico/acetona

1 Impossibilidade de remoção da mancha

 

As não conformidades encontradas no ensaio de Resistência ao Ataque Químico, onde é simulada a utilização de produtos de limpeza (amoníaco, cloro e produtos ácidos), sobre o revestimento, estão relacionadas à composição do esmalte.

Em relação ao ensaio de Resistência à Manchas, as não conformidades são resultantes da queima incompleta da matéria-prima.

Como Escolher Corretamente:

Leve em consideração os seguintes requisitos:

Procedência do Produto: se tem informações sobre o fabricante (telefone, endereço) e indicação de estar de acordo com as normas.

Page 4: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

Local de Aplicação (parede ou piso): área residencial, comercial ou industrial.

Trânsito no Local: de pessoas, de veículos, de móveis que são arrastados – para determinar o Índice PEI do produto que será comprado.

Umidade no Local: para determinar o Grupo de Absorção do produto – para locais mais úmidos, recomendam-se produtos com baixa absorção.

Metragem do Local (m2): para cálculo da quantidade de peças necessárias.

Observação:

Os revestimentos cerâmicos também são classificados segundo teste de resistência do esmalte da peça ao desgaste por abrasão. Essa classificação é conhecida como Índice PEI, onde são indicados os ambientes mais adequados para sua aplicação.

PEI 1: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com chinelos ou pés descalços. Exemplo: banheiros e dormitórios residenciais sem portas para o exterior.

PEI 2: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com sapatos. Exemplo: todas as dependências residenciais, com exceção das cozinhas e entradas.

PEI 3: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com alguma quantidade de sujeira abrasiva que não seja areia e outros materiais de dureza maior que areia (todas as dependências residenciais).

PEI 4: Produto recomendado para ambientes residenciais (todas as dependências) e comerciais com alto tráfego. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposições abertas ao público e outras dependências.

PEI 5: Produto recomendado para ambientes residenciais e comerciais com tráfego muito elevado. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, exposições abertas ao público, consultório, outras dependências

REVESTIMENTOSRevestimento Cerâmicos

A cerâmica de revestimento consiste em mistura de argila e outras matérias primasinorgânicas, submetidas e queimadas em altas temperaturas, utilizada em

Page 5: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

larga escala pela Arquitetura . A aplicação com fins estéticos teve início com ascivilizações do Oriente Próximo e na Ásia .Na Europa, desde que os primeiros edifícios de tijolo ou pedra foram erguidos, acerâmica de revestimento se fez presente. O seu uso na arquitetura foi dirigidotanto a um apelo decorativo, quanto prático. Em razão de suas características oazulejo torna as residências mais frescas e reduz os custos de conservação emanutenção, já que é refratário à ação do sol e impede a corrosão das paredespela umidade.As limitações iniciais da técnica vêm sendo superadas pela descoberta eimplantação de novos usos e processos, determinados, basicamente, pelapesquisa e adoção de mudanças tecnológicas, por exemplo, na bitola e no formatodas peças, nos métodos de queima, no tamanho e tipo de fornos, nas técnicas deesmaltação, entre outros.A placa cerâmica pode ser utilizada para os revestimentos de pisos, paredes, naforma de azulejos, ladrilhos e pastilhas, tanto em ambientes residenciais, públicose comerciais como em industriais. O desempenho técnico do material explicasuas vantagens de uso:proteção contra infiltrações externas,maior conforto térmico no interior das edificações,boa resistência às intempéries e à maresia,proteção mecânica de grande durabilidade,longa vida útil efácil limpeza e manutenção.Alguns dos principais defeitos relacionados ao assentamento malfeito e a outrosfatores do processo são:eflorescência.destacamento. Ocorre pela dilatação/retração do contrapiso e pela falta dejunta ou outros fatores distintos.gretamento. Acontece quando o esmalte se rompe devido àincompatibilidade de dilatação entre a base e o esmalte, agravada pelavariação de umidade e temperatura.desgaste prematuro do esmalte.

Design Cerâmico

O Design Cerâmico trata desde a conformação do produto em si (composiçãoda pasta, tipo de queima,acabamentos) a sua aparência superficial (desenhos,tendências).O desenvolvimento da técnica e da sensibilidade estética aplicada ao materialaliados a inerente capacidade decorativa das superfícies cerâmicas criou umagama variada de padrões e motivos, texturas e efeitos.A integração da cerâmica ao Design Industrial moderno e contemporâneo temampliado os efeitos práticos e semânticos deste produto, gerando superfícies comresultados visuais cada vez mais atrativos e tecnicamente corretos, em um semnúmero de possibilidades.

PORCELANATO

Page 6: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

Porcelanato é uma peça de revestimento cerâmico adequada à áreas de altotráfego encontradas com acabamento polido e fosco. Entre suas características,pode-se citar: uniformidade de coloração, alta resistência a abrasão física equímica, absorção próxima a zero, massa homogênea e geralmente com ausênciade esmaltação.A peça é formada por: argila, feldspato além de corantes. Em seu processo deprodução, é utilizada uma pressão de compactação superior a da cerâmicatradicional e uma temperatura de queima superior a 1.250ºC.Hoje o porcelanato domina o mercado mundial de revestimentos cerâmicos. Éextremamente difundido nos grandes países produtores mundiais como Itália,Espanha, China e Brasil. Pode ser subdividido em duas grandes categorias:porcelanato técnico e porcelanato esmaltado

.AZULEJO

O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente,quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de umrevestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável ebrilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo. Oazulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado àarquitetura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou comoelemento decorative

Os temas oscilam entre os relatos de episódios históricos, cenas mitológicas,iconografia religiosa e uma extensa gama de elementos decorativos (geométricos,

Page 7: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

vegetalistas etc) aplicados a paredes, pavimentos e tetos de palácios, jardins,edifícios religiosos (igrejas, conventos), de habitação e públicos.Com diferentes características entre si, este material tornou-se um elemento deconstrução divulgado em diferentes países, assumindo-se em Portugal como umimportante suporte para a expressão artística nacional ao longo de mais de cincoséculos, onde o azulejo se transcende para algo mais do que um simpleselemento decorativo de pouco valor intrínseco. Este material convencional é usadopelo seu baixo custo, pelas suas fortes possibilidades de qualificar esteticamenteOs temas oscilam entre os relatos de episódios históricos, cenas mitológicas,iconografia religiosa e uma extensa gama de elementos decorativos (geométricos,vegetalistas etc) aplicados a paredes, pavimentos e tectos de palácios, jardins,edifícios religiosos (igrejas, conventos), de habitação e públicos.Com diferentes características entre si, este material tornou-se um elemento deconstrução divulgado em diferentes países, assumindo-se em Portugal como umimportante suporte para a expressão artística nacional ao longo de mais de cincoséculos, onde o azulejo se transcende para algo mais do que um simpleselemento decorativo de pouco valor intrínseco. Este material convencional é usadopelo seu baixo custo, um edifício de modo prático. Mas nele se reflete, além da luz, o repertório doimaginário português, a sua preferência pela descrição realista, a sua atraçãopelo intercâmbio cultural. De forte sentido cenográfico descritivo e monumental, oazulejo é considerado hoje como uma das produções mais originais da culturaportuguesa, onde se dá a conhecer, como num extenso livro ilustrado de granderiqueza cromática, não só a história, mas também a mentalidade e o gosto de cadaépoca.Atualmente, a procura por azulejos tem se dado menos por seu valor decorativo emais por suas características impermeabilizantes, sendo muito utilizado emcozinhas, banheiros e demais áreas hidráulicas pelas suas fortes possibilidades de qualificar esteticamente

TIPOS

CerâmicasCerâmicas RústicasCimentíciosPastilhas de PorcelanasPastilhas de Vidro

Peças EspeciaisPorcelanatos Especiais TexturizadosPorcelanatos PolidosPorcelanatos RústicosProdutos Especiais

Page 8: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

PRINCIPAIS FORNECEDORES:Nacionais: Roca, Gyotoku, Villagrés, Atlas Pastilhas, Revelux, Ekobe, Solarium,Portinari e Vivace.Importadas: Neostone, Atlas Concorde, Porcelanosa, Floorgres e Kerav Marchetti

CERÂMICAS:PORTINARIA Portinari está com linhas exclusivas e luxuosas,, como o porcelanato quereproduz o cimento queimado (Carbon) e os revestimentos de parede de grandeformato com gigantografias de elementos decorativos

VILLAGRÉSA Villagrés é uma marca premium encontrada somente em lojas especializadas, epossui um excelente custo benefício, por seus pisos acetinados e rústicos degrande formato e preço competitivo. Possui ainda uma linha de complementosespeciais (Studio Marmo e Cristália) com detalhes em resina, fósseis, mármore evidro.

ROCAA Roca é a maior empresa espanhola de revestimentos e louças, e no Brasilpossui uma linha premium de cerâmicas e porcelanatos, distribuída somente emboutiques .Seus carros chefes são os brancos diferenciados. Graças a um esmalteespecialmente produzido para a Roca, seus revestimentos são, sem dúvida osmais brancos do mercado, nas opções lisas e texturizadas

Page 9: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

GYOTOKU – LINHAS EXCLUSIVASDesde o porcelanato ultra branco ZEUS até linhas diferenciadas como Storm(cimento queimado) e madeira. Com lançamentos onde muitos deles vedetes dasgrandes mostras de decoração, como Casa Cor.

CERÂMICAS RUSTICASNINA MARTINELLINina Martinelli é o revestimento ideal para ambientes que exigem estilo e umtoque rústico inconfundível.Feitas por artesões e envelhecidas propositadamente, as peças de cerâmica NinaMartinelli conferem um efeito único ao seu projeto.

CIMENTICIOS

REVELUXA marca exclusiva para boutiques Revelux possui revestimentos à base decimento e texturas delicadas, sendo apropriados para áreas internas eprincipalmente externas. Possui ainda uma linha de cimentício acetinado, idealpara ambientes internos rústicos

SOLARIUMRenomada marca de cimentícios, pioneira no Brasil

PEÇAS ESPECIAIS

Produto: pedras de porcelanato que reproduzem seixos de rioFabricante: Kerav MarchettiOrigem: ItáliaIndicado para Áreas Internas e externasCores e tamanhos diversos.Composição com cerâmica e porcelanato.O processo de fabricação é inteiramente manual e artesanal, buscando elementosnaturais extraídos cuidadosamente da natureza, inspirando assim a nova linha deprodutos STUDIO MARMO.Seus produtos agradam pela diversidade e simplicidade das composições, abrindoportas para novos estilos e tendências.

EKOBE – pastilhados de coco.

As pastilhas de coco Ekobe são fabricadas a partir do endocarpo do coco daBahia, através de um processo patenteado, e totalmente ecológico, que não causaimpacto ambiental. Possui uma resina natural que forma maior resistênciamecânica à placa, e textura homogênea sem juntas.

Page 10: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

MOZAIK

Os produtos Mozaik se destacam dos demais por seu visual moderno de altaqualidade e por utilizar materiais de fácil aplicação e manutenção, comeletrocoloração de aço inox.

PORCELANATOS ESPECIAIS E TEXTURIZADOS

Liquid Floor – Neostone

O Liquid Floor é um produto de fácil manutenção graças à futuristananotecnologia. Produzido com técnicas aeroespaciais, ele possui um tratamentoespecial em sua superfície, tornando-o de fácil limpeza e manutenção. Destaforma, o produto não necessita de nenhum detergente ou cera especial paramanter seu brilho e beleza.São quatro as cores que compõe a linha: branco, preto, vermelho e azul. Todoseles estão disponíveis nos formatos de 30×30 e 50×50.

Tune

A nova linha de produtos da Atlas Concorde tem como inspiração fibras de tecidosnobres. Essas peças são resultado de uma união de aspectos naturais, suaves etáteis.Com as cores é possível realizar projetos sofisticados com combinações estéticasdiferenciadas.

PARQUET BY PORCELANOSA

Entre a beleza da madeira e a preservação de uma árvore, fique com os dois”Tamanho: 18 x 65,5Cores: Mel, Cognac e NórdicoIndicado para: áreas internas, residenciais e comerciaisCaracterísticas: Não empena, não mancha, de fácil limpeza e manutenção.

GYOTOKU – LINHAS EXCLUSIVAS

A Gyotoku colocou para a Recesa a pronta entrega da linha RESERVE, nãoencontrada em homecenters e somente em lojas especializadas.Desde o porcelanato ultra branco ZEUS até linhas diferenciadas como Storm49(cimento queimado) e madeira, você encontrará produtos inéditos com a marcaGyotoku na Recesa, muitos deles vedetes das grandes mostras de decoração,como Casa Cor.

Page 11: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

NEOSTONE - METAL LINE

A linha Metal de Neostone foi a pioneira no Brasil em porcelanatos com texturasmetalizadas, sejam lisas (unimetal, Tour Eiffel) ou em relevo (Orlov, Iron), com altaresistência, podendo ser utilizada em ambientes comerciais e residenciais.Tamanhos – variados, conforme modelo

NEOSTONE – MATOUCHE

A linha Matouche reproduz com singularidade e exatidão os couros de crocodilo eelefante, com texturas aconchegantes e sofisticadas.Tamanho: 60×60

NEOSTONE – LE STUOIE

Inspirada no mercado têxtil, esta linha possui textura suave e acetinada garantindoaos ambientes o aconchego dos tecidos e das fibras naturais, com a praticidade eresistência do porcelanato.Disponível em 6 modelos, que podem ser assentados em todos os ambientes dacasa:Tamanho 48,15×48,15cm

FIBRA – ATLAS CONCORDE

Porcelanato premium italiano que reproduz com fidelidade estética os tecidos defibras naturais. Tamanho 60×60

CEMENTI – ATLAS CONCORDE

Atendendo à tendência mundial de cimento queimado em residências e lojas dealto padrão, a Atlas Concorde desenvolveu um produto que reproduz comexatidão a beleza do cimento queimado com a resistência e praticidade doporcelanato.Disponível em 2 cores, possui placas de grande formato 60×60 e é indicada paraambientes residenciais e comerciais. Tamanho 60×60

GLOW – ATLAS CONCORDE

– A linha Glow foi a grande sensação da feirainternacional de revestimentos, Cersaie.Importada e distribuída a pronta entrega pela Recesa, a linha é composta deporcelanatos com superfície texturizada que reflete partículas luminosas, sendoideal para piso e parede.É um produto sem referencial no Brasil, com textura inédita e toque suave, idealpara ambientes internos residenciais e comerciais

Page 12: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

PORCELANATOS POLIDOS

A linha Vivace, comercializada com exclusividade na cidade de São Paulo pelaRecesa, é composta de inúmeros porcelanatos, pastilhas e revestimentoscerâmicos de design contemporâneo e excelente custo benefício.A Portinari está com linhas exclusivas e luxuosas para a Recesa, como oporcelanato que reproduz o cimento queimado (Carbon) e os revestimentos deparede de grande formato com gigantografias de elementos decorativos

GYOTOKU – LINHAS EXCLUSIVAS

A Gyotoku colocou para a Recesa a pronta entrega da linha RESERVE, nãoencontrada em homecenters e somente em lojas especializadas.

Desde o porcelanato ultra branco ZEUS até linhas diferenciadas como Storm(cimento queimado) e madeira, você encontrará produtos inéditos com a marcaGyotoku na Recesa, muitos deles vedetes das grandes mostras de decoração,como Casa Cor.

NEOSTONE – POLIDOS DE GRANDE FORMATO

A marca Neostone foi pioneira no Brasil em grandes formatos de porcelanato, ehoje trabalha a pronta entrega com modelos de 1metro x 1metro, 80×80 cm,60×60cm, 1,2 x 1,8 m e 1,2x 1,2 m. Todos os produtos são certificados peloSENAI e possuem uma película protetora em sua superfície.Tamanhos: 60×60, 80×80, 100×100 e 120 x180.

PORCELANATOS RUSTICOS

NEOSTONE – POLIDOS DE GRANDE FORMATO

A marca Neostone foi pioneira no Brasil em grandes formatos de porcelanato, ehoje trabalha a pronta entrega com modelos de 1metro x 1metro, 80×80 cm,60×60cm, 1,2 x 1,8 m e 1,2x 1,2 m. Todos os produtos são certificados peloSENAI e possuem uma película protetora em sua superfície.Tamanhos: 60×60, 80×80,100×100 e 120 x180

Plan representa uma solução de ponta para o exterior e interior: uma técnicaavançada e esteticamente sofisticada.Uma coleção que reescreve o planejamento de perspectivas para os ambientes.O refinado efeito “brilhante” dado por metais propagados nas peças faz com quea superfície enriqueça o projeto com nova estética e recursos de design.Graças a uma espessura de 12 mm, Plan possui altíssima qualidade técnica deresistência e segurança contra deslizamentos.

Page 13: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

NEOSTONE

Linha inspirada nos elementos rústicos da natureza, Neotech possui superfícielevemente rústica, suave e com diversas cores a pronta entrega. Formato60×60Porcelanato da fábrica Italiana Atlas Concorde importado com exclusividadeno Brasil pela Recesa.Técnico e compacto, o porcelanato da linha extrema possui superfície levementerústica e anti derrapante, com micropartículas luminosas que reproduzem o efeitode pedras naturais, disponível nos formatos 45×45 e 30×60, sendo ideais para ouso interno e externo, comercial e residencial.

FLAGSTONE

Produzido pela renomada fábrica italiana Casa Dolce Casa, é um porcelanatorústico totalmente destonalizado, com a exclusiva técnica patenteada CasaBlend,no tamanho 38×38Indicado para todas as áreas internas e externas.

DOLMEN

É um Porcelanato rústico de alta resistência com alto grau de antiderrapância aúmido e a seco.Indicado para Áreas Internas e (principalmente) externas.Diversos tamanhos e Cores - mais de 30 modelos.

NEOSTONE – ECOTECH

É um porcelanato inovador no mercado, produzido com 70% de material recicladoe com selo de certificação ecológico.Disponível em 6 cores e 2 tipos de superfície (uma lisa e outra anti-derrapante)

Tamanho:60×60PRODUTOS ESPECIAIS

NEOSTONE - HIGH GLOSS

A linha High Gloss é a evolução do granito. Sua base é composto por porcelanatoe sua superfície por quartzo e feldspato, o que proporciona brilho único e intensona peça.Tamanhos: 80×80 e 120×120

A nova coleção da marca Millenium que acaba de chegar na Recesa. Sãoprodutos de excelente custo benefício aliados a design e tamanhos inovadores. AMarca aposta na tendência de superfícies naturais com porcelanatos que seassemelham a pedras. Rústicos no tamanho 60×60 cm, são perfeitos para áreasexternas. E porcelanatos 80×80cm de qualidade, exclusivos na Recesa.

Page 14: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

Nova linha de porcelanatos italianos da marca Atlas Concorde, são 5 modelosinspirados na textura de tecidos, que deixam os ambientes aconchegantes esofisticados. Disponíveis no tamanho 60×60 cm.

Pietra Riciclata é totalmente resistente ao congelamento e oferece excelenteresistência ao desgaste e a agressão química.Sua textura tem aspecto agradavele natural, por sua característica antideslizante (r10), pode ser usado em locaismolhados também. Suas cores, formam um conjunto generoso de tonalidadesestudadas para harmonizar com a arquitetura contemporânea, modernas ouclássicas. Pietra Riciclata é ideal para pavimentar espaços externos, comoterraços, quintais e calçadas. Os dois formatos disponíveis em cada cor, podemcombinar-se entre si, permitindo que se adote a solução ideal para as diferentesaplicações e exigências estéticas. Pode-se fazer inclusive mosaicos utilizando-seas cores desejadas em padronagens exclusivas.Pietra Riciclata foi projetado paraser um produto com excelentes caracterísitcas técnicas, ótimo design e respeitoprofundo a natureza. Graças a alta tecnologia empregada no ciclo de produção,reaproveita-se as matérias primas, os resíduos da produção e outros particulados,garantindo que tudo que isso não volte a natureza, consequentemente gerando-seo mínimo impacto ambiental possível, sem comprometer em nenum aspecto ascaracterísticas técnicas do produto.

IMPACTO AMBIENTAL

A reciclagem da cerâmica de revestimento é possível através da reutilizaçãodos resíduos sólidos da fabricação. Os resíduos originários do processamento doazulejo, através da biqueima, constituem peças finas, porosas e frágeis. Sãoreciclados para a moagem a úmido, onde são misturados a outras matérias primaspara a obtenção da massa cerâmica.

O chamote de pavimentos gresificados é o resíduo sólido do processo defabricação do revestimento cerâmico, descartado por quebras ou defeitos visuais edimensionais, que inviabilizam sua utilização. A cerâmica já queimada não ébiodegradável por reagir ao calor ou à chuva, tendo como única saídaecologicamente correta a reciclagem. Os resíduos de pavimentos gressificadospassam por um processo mais complicado de reciclagem, por teremcaracterísticas mais resistentes e maior densidade devido ao processo demonoqueima onde as peças são queimadas até 1220ºC. Métodos inovadores dereciclagem de pavimentos gressificados utilizam o chamote moído a seco,

Page 15: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

transformado em pó, e depois misturado à massa cerâmica, num índice dereutilização de 3% dos resíduos.

A reciclagem diminui o impacto ambiental pois alguns esmaltes utilizados noprocesso de fabricação da cerâmica contêm metais pesados como chumbo ecádmio, e se a frita utilizada for à base de sódio, solubiliza-se em presença de águae pode contaminar o solo. Do mesmo modo, os custos de produção das empresascaem, pois os próprios resíduos são reutilizados como matéria-prima, retornandoao início do ciclo de produção da cerâmica de revestimento.

Informações e curiosidades

O revestimento cerâmico é um material muito antigo que era utilizadoapenas pela nobreza. Nesta época os azulejos eram ricamente decoradospelos artesãos ceramistas e iam revestir as paredes dos grandes palácios.Graças à produção industrial em massa e à evolução tecnológica orevestimento cerâmico tornou-se acessível a todas as camadas sociais e aspossibilidades de uso cresceram muito. Atualmente existem revestimentoscerâmicos para todos os tipos de ambientes: áreas comerciais, industriais,residenciais, fachadas, piscinas etc. Suas características deimpermeabilidade, estabilidade de cores, facilidade de limpeza, resistênciaà abrasão e a manchas somadas à sua beleza estética fazem dorevestimento cerâmico uma ótima opção.O Brasil é o quarto maior produtor mundial de Revestimento Cerâmico,ficando atrás apenas de China, Itália e Espanha, e é o terceiro maiorexportador mundial. Em 1997, foram produzidos 383,3 milhões de metrosquadrados de revestimentos cerâmicos, entre pisos e azulejos, volume13,94% maior que o de 1996. Do total produzido, foram vendidos no mercado interno 339,8 milhões de metros quadrados, ou seja, mais de 88%da produção nacional. Consequentemente, o faturamento das indústrias dosetor cresceu, alcançando a marca de US$ 1,9 bilhão, o que representa umaumento de 15,3% em relação ao ano anterior.O revestimento cerâmico tem que estar de acordo com a Norma nacionalNBR 13.818/1997: Placas Cerâmicas para Revestimento – Especificação eMétodos de Ensaio (descrição dos parâmetros dos ensaios).Classificação de resistência do esmalte:Os revestimentos cerâmicos também são classificados segundo teste deresistência do esmalte da peça ao desgaste por abrasão. Essaclassificação é conhecida como Índice PEI, onde são indicados osambientes mais adequados para sua aplicação.

PEI 1: Produto recomendado para ambientes residenciais onde secaminha geralmente com chinelos ou pés descalços. Exemplo: banheiros edormitórios residenciais sem portas para o exterior.PEI 2: Produto recomendado para ambientes residenciais onde secaminha geralmente com sapatos. Exemplo: todas as dependênciasresidenciais, com exceção das cozinhas e entradas.PEI 3: Produto recomendado para ambientes residenciais onde secaminha geralmente com alguma quantidade de sujeira abrasiva que não

Page 16: Características Físicas - Revestimentos Cerâmicos

seja areia e outros materiais de dureza maior que areia (todas asdependências residenciais).PEI 4: Produto recomendado para ambientes residenciais (todas asdependências) e comerciais com alto tráfego. Exemplo: restaurantes,churrascarias, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas eexposições abertas ao público e outras dependências.PEI 5: Produto recomendado para ambientes residenciais e comerciaiscom tráfego muito elevado. Exemplo: restaurantes, churrascarias,lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, exposições abertas aopúblico, consultório, outras dependências.

Como Escolher Corretamente:Leve em consideração os seguintes requisitos:Procedência do Produto: se tem informações sobre o fabricante (telefone,endereço) e indicação de estar de acordo com as normas.Local de Aplicação (parede ou piso): área residencial, comercial ouindustrial.Trânsito no Local: de pessoas, de veículos, de móveis que são arrastados –para determinar o Índice PEI do produto que será comprado.Umidade no Local: para determinar o Grupo de Absorção do produto – paralocais mais úmidos, recomendam-se produtos com baixa absorção.Metragem do Local (m2): para cálculo da quantidade de peças necessárias.Como limpar seu revestimento:

Nunca utilize ácido para a limpeza dos revestimentos cerâmicos, ele corróio esmalte, propiciando a entrada de agentes agressivos sob sua base.Sua conservação e limpeza podem ser feitas com uma simples solução deágua e detergentes neutros.Importante:Adquira 10% a mais de revestimento para eventuais cortes, quebras oufuturas reformas.

Absorção de ÁguaA absorção de água é utilizada para classificar todos os revestimentoscerâmicos e definir as especificações a serem seguidas pelo fabricante. Aabsorção de água também é um indicativo da resistência mecânica de umrevestimento cerâmico. Veja a classificação: