cara professora, caro professor, - galaxcms.com.br filecara professora, caro professor, estamos...

8
Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um livro mais do que in- teressante: especial. Um amigo muito especial, de Maria de Lourdes Krieger. Junto com a obra, estamos oferecendo-lhe, também, sugestões de atividades para tornar a leitura de seu aluno mais significativa. Sempre preferimos criar sugestões para você, Professora, Professor, em vez de elaborar uma ficha para o aluno preencher: achamos que um dos aspectos importantes da leitura - sobretudo a literária - é o compar- tilhar significados e emoções - o que será conseguido, em sua classe, não só no diálogo entre os alunos, mas também com você, o grande e sem- pre mediador da leitura. Apresentamos a seguir uma série de considerações e propostas de tra- balhos. Você, o maior conhecedor de sua turma, poderá aproveitá-las ou imaginar outras, a partir do que propusemos. Apesar da possibilidade de muitos casos especiais e exceções, ima- ginamos que crianças entre 10 e 12 anos serão os leitores privilegiados desta narrativa, e as atividades estão pensadas muito em função dessa faixa e dos conhecimentos possivelmente já acumulados em torno da leitura. Tenha, no entanto, todo cuidado, para que, em ne- nhum momento, o prazer de ler esteja amea- çado. Nenhuma atividade vale a pena, se ela re- tira da leitura o prazer de descobrir, de encontrar novas formas de ver o mundo, de se divertir.

Upload: duongdiep

Post on 14-Mar-2019

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cara Professora, Caro Professor, - galaxcms.com.br fileCara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um livro mais do que in-teressante: especial. Um

Cara Professora,Caro Professor,

Estamos oferecendo a você e a seus alunos um livro mais do que in-teressante: especial. Um amigo muito especial, de Maria de LourdesKrieger. Junto com a obra, estamos oferecendo-lhe, também, sugestõesde atividades para tornar a leitura de seu aluno mais significativa.

Sempre preferimos criar sugestões para você, Professora, Professor,em vez de elaborar uma ficha para o aluno preencher: achamos que umdos aspectos importantes da leitura - sobretudo a literária - é o compar-tilhar significados e emoções - o que será conseguido, em sua classe, nãosó no diálogo entre os alunos, mas também com você, o grande e sem-pre mediador da leitura.

Apresentamos a seguir uma série de considerações e propostas de tra-balhos. Você, o maior conhecedor de sua turma, poderá aproveitá-las ouimaginar outras, a partir do que propusemos.

Apesar da possibilidade de muitos casos especiais e exceções, ima-ginamos que crianças entre 10 e 12 anos serão os leitores privilegiadosdesta narrativa, e as atividades estão pensadas muito em função dessafaixa e dos conhecimentos possivelmente jáacumulados em torno da leitura. Tenha, noentanto, todo cuidado, para que, em ne-nhum momento, o prazer de ler esteja amea-çado. Nenhuma atividade vale a pena, se ela re-tira da leitura o prazer de descobrir, de encontrarnovas formas de ver o mundo, de se divertir.

Um amigo(f) 30.01.07 9:26 AM Page 1

Page 2: Cara Professora, Caro Professor, - galaxcms.com.br fileCara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um livro mais do que in-teressante: especial. Um

I - CRIANDO ACURIOSIDADEEM TORNO DOLIVRO - A TÍTULODE MOTIVAÇÃO

Este momento ocorre quasesempre em sala. Você deve ter o li-vro em mãos, mas os alunos nãoprecisam tê-lo, neste momento. Éóbvio que você já terá lido a obra,para poder, de repente, aproveitaralgum dado da história, a partir dafala de alguma criança.

1 - O título da coleção

Primeiramente, informe seusalunos que o livro pertence a umacoleção chamada "Revoluções".Que sugestão esse nome traz paracada um?

Dê oportunidade de que todoscriem hipóteses sobre o significa-do dessas "revoluções". Ele suge-re que há diferentes histórias quetratam de algum tipo de revolu-ção? Que revolução seria essa?Seriam dos personagens ou algu-ma revolução histórica? É impor-tante ressaltar que tais "revolu-ções" tratam de tramas ambienta-das por adolescentes e seus con-flitos.

2 - A capa

Agora, discuta com eles os ele-mentos da capa.

A) O TÍTULO

Faça perguntas que ajudem acriar interesse pela história.

a) O que o título sugere sobre otema da história?(Possivelmente, os alunos vão falar

em amizade. Quem serão os amigosdesta história? E o amigo muito espe-cial?)

b) Para vocês, o que é ser um"amigo muito especial"? (Deixe que cada aluno expresse sua

opinião. Procure estabelecer um diá-logo entre as várias opiniões, fomen-tando as falas dos alunos. Alguémda turma tem um amigo muito espe-cial? Como ele é? É pessoa ou é ani-mal?)

2

Um amigo(f) 30.01.07 9:26 AM Page 2

Page 3: Cara Professora, Caro Professor, - galaxcms.com.br fileCara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um livro mais do que in-teressante: especial. Um

B) OS NOMES

Além do nome da editora, há osnomes da autora e do ilustrador. (Leia alguma coisa da biografia de-

les, nas contracapa do livro. Sobre aeditora, informe pelo menos sua se-de: Belo Horizonte.)

C) AS IMAGENS

Pergunte aos alunos que ima-gem se destaca na capa e o que elasugere: será o desenho dos perso-nagens? Principais ou secundários?(A ilustração da capa apresenta um

menino montado em um grande elefan-te de costas, e tem ainda relação como título. Explore, também no verso da1ª capa os detalhes dos elefantinhos ea tromba na 4ª capa.)

A cor branca, é dominante nacapa (1ª e 4ª). A partir dessa cor, es-peramos uma história de tristezasou o contrário?(O branco não sugere situações agres-sivas, nem muito tristes. Traduz, so-bretudo, calma.)

3 - Folheando o livro

Proponha que os alunos fo-lheiem o livro, sem a preocupação

de ler qualquer coisa. São os pri-meiros contatos, importantes, pa-ra se criar uma primeira impressãosobre a obra. Pergunte o que cha-mou a atenção de cada um. (Eles, possivelmente, vão falar sobreos desenhos, sobre a divisão em capí-tulos e sobre os ícones de elefantes in-dicando uma mudança de assunto den-tro dos capítulos....)

II - LENDO O LIVRO

Se a motivação para a leitura dolivro ocorre fundamentalmente emsala de aula, a leitura da obra po-de dar-se fora da sala. * Enquanto estão lendo o livro

fora da classe, você pode, a ca-da começo de aula, conversarrapidamente sobre a narrativa:em que ponto estão? Que cenaacharam mais interessante?

* Eles podem ir lendo a narrativacom uma pergunta a responder,dentre as atividades propostasmais adiante. Depois de lida aobra, formam-se grupos para dis-cutir as respostas e observaçõesfeitas durante a leitura. Em se-guida, ou no dia seguinte, cadagrupo apresenta suas posições e"descobertas " para a turma toda.

3

Um amigo(f) 30.01.07 9:26 AM Page 3

Page 4: Cara Professora, Caro Professor, - galaxcms.com.br fileCara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um livro mais do que in-teressante: especial. Um

* Conforme o caso, leia a narrati-va em capítulos. Algumas vezes,proponha que os alunos treinembastante para uma leitura em vozalta para a turma. Pode ser umaexperiência interessante.

1- Elementos da narrativa

Esta novela é uma narrativa cria-da em capítulos. Alguns deles sãoanteriores ao acontecimento ini-cial. Tudo que se refere ao pai deLauro, por exemplo, está nesse ca-so. Peça aos alunos que identi-fiquem episódios com essas mes-mas características.

Este novela apresenta persona-gens com os quais acontecem fatos,num tempo e num espaço. E temalguém que conta a história, umnarrador - figura essencial em qual-quer narrativa. Sem enfatizar no-mes técnicos, você pode falar comseus alunos sobre esses pontos demaneira agradável. Pense que taiselementos é que criam uma histó-ria, contada de certo modo.

Vamos, então, sugerir algumasquestões que podem aju-

dar seus alunos ase entusiasmar

a ent ra rmais na

história. Que tal cada grupo da tur-ma trabalhar com um destes pontos?

A) O NARRADOR

a) Quem conta a história? Ele éo autor? Procure alguma "prova"do que vocês pensam.(Sabemos que o narrador é, em geral,uma personagem tão inventada quan-to às outras. Neste caso, temos o nar-rador onisciente, ou seja, um narra-dor que tudo sabe e tudo vê. Nor-malmente usado na literatura pela fa-cilidade de narrar os sentimentos epensamentos das personagens. Ele nãoé personagem da história, mas um ob-servador dos fatos que pode até mes-mo apresentar pensamentos de perso-nagens do texto. Podemos perceber pe-la narração em 3ª pessoa.)

B) PERSONAGENS

a) Quais são as personagensprincipais da história? Dentre asduas principais, você acha algummais importante?(A maioria, com certeza, dirá que osprincipais são Lauro e seu amigo ele-fante. Eles estão até na capa (título eimagem.) Alguém pode achar que amãe e a avó de Lauro são mais im-portantes, porque todos os aconteci-

Um amigo(f) 30.01.07 9:26 AM Page 4

Page 5: Cara Professora, Caro Professor, - galaxcms.com.br fileCara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um livro mais do que in-teressante: especial. Um

mentos têm a ver com sua família,sua casa. Outro pode afirmar aindaque o pai (ou a ausência dele) é maisimportante, pelo fato de Lauro sentirmuita sua falta. Há muito de subje-tividade nessas definições. Às vezes, émesmo difícil determinar os protago-nistas de uma narrativa. Aqui, nonosso caso, Lauro é mais importantee, talvez, o elefante.)

b) Que outras personagens apa-recem? Que fazem de interessan-te?(As personagens secundárias são amãe, a avó, a professora e o pai. Alémdisso aparecem também os colegasGilson e Clóvis e os homens de terno.As figuras da casa de Lauro são maisdescritas do que as outras, por seremmais presentes no dia-a-dia de Lauro.O narrador descreve melhor sua mãe,o que ela faz, assim como os trejeitosda avó.)

C) ONDE SE PASSA AHISTÓRIA

a) As aventuras de Lauro se pas-sam basicamente num mesmo lu-gar. Qual é? Como é descrito pelonarrador?(Podemos dizer que os episódios sepassam quase sempre na casa de Lauro

e no pasto. Este local era uma fonte ex-traordinária de divertimentos, de es-tripulias e de brincadeiras com o ele-fante, onde se criaram episódios inte-ressantes para a vida do menino. A es-cola também é importante, com cole-gas, professora e diretora.)

D) O TEMPO DA HISTÓRIA

Qual é a época em que aconte-cem os episódios narrados? Essaépoca é apresentada como agradá-vel ou desagradável? (Os episódios são do tempo da infân-cia de Lauro e podemos perceber quese trata dos anos de ditadura noBrasil - época apresentada como mui-to infeliz, sobretudo, pelo motivo deexílio ou morte do pai, compensadapela amizade entre Lauro e o elefan-te. Deve ter ocorrido na década de60 ou 70.)

E) OS EPISÓDIOS

a) A história inicia em um dia dechuva e no último capítulo termi-na com o dia seguinte ao da chu-va. O narrador interfere em algunspontos da história para relembraracontecimentos na vida de Lauro.Peça que os alunos identifiquemessas partes e esta construção de

5

Um amigo(f) 30.01.07 9:26 AM Page 5

Page 6: Cara Professora, Caro Professor, - galaxcms.com.br fileCara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um livro mais do que in-teressante: especial. Um

texto proposta pelo narrador, quemesmo não sendo linear, não ficouconfusa.

b) Alguns episódios mostram ocomportamento das crianças: brin-cam, fazem coisas erradas, possuemmuitas dúvidas e uma imaginaçãopara lá de fértil. Identifique essescomportamentos. São parecidascom as de hoje? Quais vocês acha-ram mais interessantes?

III - AS IMAGENS DOLIVRO

Rubem Filho criou ilustraçõesque acompanham episódios da nar-rativa. Peça que os alunos identi-fiquem (depois de lida a história),a que episódio cada ilustração serefere.

(Procure chamar a atenção dos alu-nos para essas imagens: elas imprimemas expressões dos personagens? Ilus-tram e descrevem o espírito da histó-ria e da vida de Lauro? Se afirmarem,peça que exemplifiquem. Provavel-mente vão comentar que as imagens empreto e branco remetem a um tempopassado e a vida solitária e difícil deLauro e sua família.)

IV - UMA HISTÓRIAQUE DÁ MUITO OQUE PENSAR

Muitas passagens da históriatrazem uma boa oportunidade pa-ra discussões importantes. Emtorno delas, propomos algumasatividades, que promoverão o pro-longamento da história na vidados leitores e que possibilitarão,ainda, a criação e a expressão deseus alunos. Defina com os alu-nos a atividade que eles queremfazer.

1 - Elefante é mais divertidoque pato

O narrador conta que Lauro que-ria um amigo para lhe fazer compa-nhia, já que na rua em que moravanão havia crianças. Chegou a ga-nhar um pato que, misteriosamen-te, sumiu. Quando ganhou o elefan-

6

Um amigo(f) 30.01.07 9:26 AM Page 6

Page 7: Cara Professora, Caro Professor, - galaxcms.com.br fileCara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um livro mais do que in-teressante: especial. Um

te ("bom de se lidar"), se divertia en-sinando-o a se comportar. Proponhaa seus alunos que pesquisem sobreos elefantes. É possível domesticá-lo como um cachorro? Alguém já te-ve um animal? Incentive-os a con-tar sobre suas experiências.

2 - Tardes de crouchê

Lauro passa muito tempo comsua avó. Observa suas atitudes eseu jeito frio, e sente falta de umcarinho de vó. Incentive seus alu-nos a entrevistar pais e avós con-tando sobre pessoas da sua família.Peça que descrevam de cada um,seu jeito, sua personalidade e oque mais atrai nelas.

3 - Eu quero a lei, mulher,apenas ela.

E então conhecemos o pai deLauro. Um ser humano alegre, debom coração, que busca seus direi-tos. Lutava para que todos tivessemoportunidades iguais e buscava ummundo mais justo. Incentive seusalunos a dar uma de "pai de Lauro"e a pesquisarem sobre os direitoshumanos. Peça que identifiquemas injustiças e falhas cometidas pe-la sociedade.

4 - Perguntadores

Assim como o pai, Lauro sem-pre fez muitas perguntas. Assu-mindo este papel, vamos pergun-tar: vocês acreditam que, ainda ho-je, haja os preconceitos apresen-tados na história? Que a riquezaou a pobreza, a desigualdade sociale as ocupações dos familiares po-dem criar discriminações? Dis-cutam sobre essa questão, em salade aula, mas procurem trazer argu-mentos trazidos da família.

5 - Amigo é coisa pra se guar-dar do lado esquerdo dopeito... (versos de Fernando Brant,

para uma música de Milton Nas-

cimento)

A amizade é o grande sentimen-to que não só alimenta a história,mas cria uma onda de simpatia eemoção em torno da narrativa.

Faça um texto em que fale so-bre um amigo e o que é um amigopara você.

6 - Afinal, e o elefante?

Converse com os alunos sobreas situações apresentadas na histó-ria de Lauro. Quem já ficou longe

7

Um amigo(f) 30.01.07 9:26 AM Page 7

Page 8: Cara Professora, Caro Professor, - galaxcms.com.br fileCara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um livro mais do que in-teressante: especial. Um

de alguém muito próximo ou já te-ve um amigo que muitos não acei-tavam? Peça que escrevam um tex-to sobre o assunto.

V - INDO ALÉM DAHISTÓRIA

1. Proponha aos alunos que pro-duzam um texto sobre seus fa-miliares. Peça que exponham,sobretudo, as pessoas que têmcaracterísticas bem interessantes.

2. Pergunte aos alunos sobre quemera o elefante, afinal? Tratava-se de um verdadeiro amigo queLauro ganhou do circo, como onarrador nos conta, ou um ami-go inventado, tentando suprir

as suas carências afetivas emseu convívio escolar e com fami-liares?

3. Conforme o nível da turma pro-ponha, uma pesquisa sobre aépoca da ditadura militar noBrasil. Há filmes, músicas, livrose muitas reportagens sobre estesanos difíceis. Peça que colham,através destas pesquisas, relatosde exilados ou de familiares.

4. Conforme a turma, promova umdebate com os alunos sobre asexperiências políticas no Brasil,como a ditadura de extrema di-reita e com base nas pesquisasque realizaram, incluindo sobrea política atual.

Professora, Professor,

Esperamos ter oferecido a você e a seus alunos não somente umaboa leitura, mas também atividades significativas, capazes de fazer de-senvolver o interesse de todos pela leitura. Lembre-se de que são ape-nas sugestões: sua criatividade e seu conhecimento da turma são amaior garantia de um bom trabalho.

Caso se interesse por conhecer os outros livros da coleção, cujo te-ma é tão oportuno, sugerimos que leia os outros livros da coleçãoRevoluções.

Estas histórias, que combinam humor, reflexão e uma pitada de afli-ção, contam casos de mudanças em nossas vidas, e nos mostram que nóstambém podemos sonhar e promover transformações.

Um amigo(f) 30.01.07 9:26 AM Page 8