capturando para produção de 3d -...

9
Capturando para produção de 3D As ferramentas 3D no Roxio Creator tornam simples a produção de filmes e fotos em 3D, mas seus conteúdos em 3D terão um aspecto melhor se você seguir algumas regras simples durante a captura. Este tutorial apresenta os realce, com dicas sobre captura de 3D com câmaras de 2D e 3D, conversão de fotos em 2D para 3D, e captura e edição de filmes em 3D. Dicas sobre todos os projetos em 3D: 1. Planeje suas cenas de profundidade. O aspecto do 3D é produzido quando vários objetos em uma imagem ou filme estão localizados a distâncias variadas da câmara. Este fornecem “cenas de profundidade” que ajudam seu cérebro a perceber a cena em 3D. Nesta foto do Washington Monument, a água é a única cena de profundidade. Por isso, o aspecto de 3D é silenciado. Compare que o efeito da cena solene do Memorial dos Veteranos da Guerra da Coréia, abaixo, onde os arbustos, sebes, passeios, paredes e árvores no fundo fornecem cenas de profundidade que criam um efeito poderoso de 3D. Componha suas fotos para que suas cenas de profundidade estejam bem espaçadas entre o primeiro plano mais próximo e os objetos em segundo plano mais longe. Se você está capturando o Grand Canyon, um arbusto a um pé da

Upload: vannguyet

Post on 22-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Capturando para produção de 3D As ferramentas 3D no Roxio Creator tornam simples a produção de filmes e fotos em 3D, mas seus conteúdos em 3D terão um aspecto melhor se você seguir algumas regras simples durante a captura. Este tutorial apresenta os realce, com dicas sobre captura de 3D com câmaras de 2D e 3D, conversão de fotos em 2D para 3D, e captura e edição de filmes em 3D.

Dicas  sobre  todos  os  projetos  em  3D:  

1. Planeje suas cenas de profundidade. O aspecto do 3D é produzido quando vários objetos em uma imagem ou filme estão localizados a distâncias variadas da câmara. Este fornecem “cenas de profundidade” que ajudam seu cérebro a perceber a cena em 3D. Nesta foto do Washington Monument, a água é a única cena de profundidade. Por isso, o aspecto de 3D é silenciado.

 

Compare que o efeito da cena solene do Memorial dos Veteranos da Guerra da Coréia, abaixo, onde os arbustos, sebes, passeios, paredes e árvores no fundo fornecem cenas de profundidade que criam um efeito poderoso de 3D. Componha suas fotos para que suas cenas de profundidade estejam bem espaçadas entre o primeiro plano mais próximo e os objetos em segundo plano mais longe. Se você está capturando o Grand Canyon, um arbusto a um pé da

 

câmera é uma distração embaçada. Se capturar uma macro de uma flor, os objetos um pé na frente e atrás da flor aprimoram o efeito 3D.

 

2. Não esqueça os bordos da tela – O 3D é uma ilusão, e você deve evitar as cenas que arruinam essa ilusão. Nesta estátua de John Paul Jones, o efeito 3D é poderoso no topo da imagem, mas silenciado onde o fundo e a estátua se tocam na borda inferior da foto, que informa seu cérebro que a estátua, fundo e borda estão na mesma profundidade.

 

Planeje suas fotos de modo que os componentes críticos relacionados ao 3D não toquem as bordas. Na foto de John Paul Jones, isso significaria capturar a foto mais próxima, de modo que uma parte maior do corpo apareça em 3D. Em uma captura de vídeo, isso significa que toda a ação crítica ocorre dentro da moldura, e não toca nem se estende além das bordas.

3. Não embace o fundo. Quando capturar fotos e vídeos tradicionais, uma técnica popular é embaçar o fundo, que focaliza a atenção do visualizador no assunto da captura. Com 3D, você precisa que os objetos do fundo sejam o mais nítidos possível para fornecerem cenas de profundidade ao visualizador. Isso significa definir a abertura para o valor mais alto possível, criando a maior profundidade de campo possível.

4. Certifique-se de que tem muita luz. A maioria dos sistemas de visualização 3D – independentemente dos óculos de anaglifo vermelho/ciano de $2.00, ou de óculos de captura ativa de $200 -- escurecem o filme ou a foto em 3D alguns graus. Isso significa que você precisa capturar suas fotos em 3D com imensa luz. Se você está seguindo a dica 3 (não embaçar o fundo), também está capturando com uma abertura alta, o que reduz a luz que atinge a lente. Você obterá os melhores resultados capturando no exterior em dias com sol. Se capturar em interiores, junte à cena toda a luz que conseguir antes de capturar.

5. Minimizar grão. O grão de filme simulado reduz a nitidez da captura, e pode reduzir o efeito de 3D associado. Capture com a definição de ISO mais baixa possível.

6. Aprendendo os controles manuais de sua câmera. Você provavelmente já notou isso, mas as dicas 3, 4 e 5 significam que terá que abandonar o modo automático em sua câmara para aprender como configurar sua câmara manualmente.

7. Quando da produção para distribuição de anaglifo (vermelho/ciano), não esqueça as cores. A visualização de anaglifo vermelho/ciano não é agradável para as cores avermelhadas, as convertendo em amarelos ou pretos. Você pode ver isso na imagem abaixo; a cor laranja original convertida para malva pelo processo de anaglifo.

 

Se você controlar aquilo que seus assuntos estão usando, evite vermelhos, laranjas e cores semelhantes, favorecendo os cinzas e os azuis. Para fotos importantes, contudo, você deve verificar suas cores antecipadamente para ter certeza que elas aparecem bem no anaglifo. Se você está capturando ocasionalmente, não esqueça que o anaglifo vermelho/ciano pode não ser a melhor técnica para capturar a beleza de uma rosa vermelha.

8. Capture na orientação de visualização do alvo. Alguns programas de edição de 3D permite que você gire as imagens. No entanto, podem existir soluções, cenas de profundidade e os efeitos de 3D associados mais eficientes quando da visualização na orientação original. Por isso, não capture no modo retrato se planejar girar para paisagem, ou vice-versa.

Dicas  para  capturar  fotos  em  3D  com  uma  câmara  2D:  

1. Escolha os assuntos detalhadamente. Se você está capturando 3D com uma câmera 2D, isso significa que tenciona capturar duas cenas em seqüência, uma para cada olho, e então as combinar em um programa como o Roxio Create 3D Photos. Você obterá os melhores resultados quando o assunto não está-se movendo, o que significa edifícios, monumentos ou outros objetos totalmente fixos. Pessoas, plantas e flores se movem, tal como animais, insetos, peixes e outras coisas vivas. Novamente, o 3D é uma ilusão, e se as imagens esquerda e direita não corresponderem com precisão você confundirá o cérebro e perderá o efeito. Você pode corrigir erros de posicionamento no Roxio Create 3D Photos, mas se o assunto se moveu, você não pode corrigir isso na edição. Por isso, escolha os assuntos cuidadosamente.

2. Planeje sua técnica. Foram escritos artigos e livros sobre a produção de filmes e imagens em 3D, e o diretor James Cameron planejou durante mais de quatro anos a produção do Avatar (é bom ter uma quantidade de dinheiro semelhante ao Titanic, certo?). Nós não estamos pedindo que você dedique esse tipo de atenção a esta tarefa, mas pense sobre o que está tentando obter antes de capturar a imagem. Algumas questões a considerar:

• Distância máxima entre as capturas esquerda e direita. Mais especificamente, qual

a distância a que você deve mover a câmera entre duas capturas? Nossos olhos estão cerca de 2.5” separados (5,5 – 7 cm). Por isso, para a maioria das fotos essa é uma distância boa para capturar do modo padrão. Se você está querendo experimentar (e fazer algumas contas simples), uma regra é que a distância entre duas capturas seja cerca de 1/30th da distância ao objeto mais perto da moldura. Por isso, se o objeto mais perto estiver a cerca de um metro, pode deslocar para cima um pé. Não esqueça, contudo, que a distância entre as imagens esquerda e direita que exceda 2,5” no dispositivo de visualização de destino pode causar fadiga ocular. Felizmente que pode ajustar esta distância no Roxio Create 3D Photos. Mais informações à frente.

• Onde apontar a câmera. Você deve apontar a câmera direto para ambas as

capturas, criando dois disparos paralelos, ou tentar colocar a câmara com um ângulo na direção do objeto a partir de cada ângulo? Esta é uma questão difícil na produção de filmes em 3D, com opiniões em ambos os sentidos. O ponto principal é pensar sobre o que você está tentando fazer, fazer isso consistentemente, e ver como isso funciona quando está editando suas fotos no Roxio Create 3D Photos.

• Colocando seu assunto em uma moldura. Isso se refere aos conteúdos na moldura,

o que deve ser o mais semelhante possível. Isso leva alguma tempo para planejar. Ative as guias da tela se sua câmera as tiver, e encontre algo na imagem que deseja que apareça nas capturas esquerda e direita. Quando executar o “cha-cha” descrito abaixo, não esqueça o poste de guia.

• Mantenha a câmera o mais fixa possível. Além de manter a moldura consistente,

você deseja evitar a rotação e outro movimento o mais possível. • Tempo. Obviamente que você deseja capturar duas fotos o mais rápido possível

para evitar alterações no fundo, na iluminação, etc.

3. Quando estiver pronto, faça o Cha-Cha. Felizmente que você planejou sua técnica, executando a captura dupla facilmente. Simplesmente:

 • Se mantenha apoiado em ambos os pés e enquadre a captura. • Coloque seu peso no pé esquerdo, e capture a primeira foto. • Desloque o peso para o pé direito, mantendo a distância desejada e efetue

a segunda captura.

Uma nota final - seja consistente em sua abordagem. Você vai retornar a seu computador com dúzias de pares de fotos, e ajuda saber que você capturou todas elas com o apoio primeiro no pé esquerdo (ou vice-versa). Escolha uma abordagem e se mantenha nela.

Dicas  sobre  como  tornar  fotos  em  2D  para  fotos  em  3D  no  Roxio  Create  3D  Existe um tutorial separado que detalha o modo de usar o Roxio Create 3D para combinar duas imagens em 2D numa imagem em 3D. Esta seção discutirá as considerações abordadas na discussão anterior sobre como capturar imagens em 3D com uma câmara de 2D.

1. Importe as imagens.  Carregue as fotos esquerda e direita individualmente clicando no botões “Selecionar imagem” debaixo das janelas de visualização do Olho esquerdo e Olho direito, navegando para e selecionando os arquivos respectivos e, então, clicando em “Abrir”.  

 

2. Corrija os problemas de altura e rotação. Por exemplo, você pode ver pelo capacete que a imagem direita (ciano) é mais alta, e pela parede posterior e poste do arbusto que não existe problema de rotação. Corrija primeiro estas questões, obtendo as imagens com a mesma altura e alinhamento, sem se preocupar onde as imagens esquerda e direita convergem (oc óculos de anaglifo vermelho/ciano ajudam realmente).

 

3. Escolha seu ponto de convergência. Após as imagens estarem alinhadas, você pode começar a endereçar a separação das imagens esquerda e direita para criar o efeito 3D desejado. Uma consideração é o ponto de convergência entre a imagem esquerda e direita. Na figura abaixo, as imagens direita e esquerda convergem no soldado, o que você pode ver porque não existe nenhuma imagem ciano ou vermelha nesse ponto; somente uma imagem combinada. Em contraste, você pode ver imagens de vermelho e ciano no poste de arbustos e parede traseira.

Não existe nenhum tamanho absoluto que se adapte a todas as abordagens, para ajustar o modo como as imagens esquerda e direita se adaptam, mas existem algumas considerações.

• O ponto de convergência pode ser mais adequado no ponto focal da captura. Nesta

imagem particular, o foco está no soldado, que é onde a imagem esquerda e direita convergem.

• Qual arranjo cria o 3D mais real? Você pode experimentar aqui e ver qual

distância e ponto de convergência são melhores para a perspectiva 3D. • Qual organização é melhor? Olhando para a imagem se deve sentir cômodo, sem

nenhuma fadiga nos olhos. • As imagens esquerda e direita não devem estar afastadas mais de 2,5” em seu

dispositivo de visualização. Caso contrário, isso causa fadiga ocular.

4. Salve a foto. Depois de você ter efetuado esses ajustes, clique em Salvar para salvar a foto no formato desejado.

Dicas  para  capturar  fotos  em  3D  com  uma  câmara  3D  

1. O mundo é sua ostra. Quando captura imagens em 3D com uma câmera 2D, você obtém assuntos que não movem. Com uma câmera 3D, pode capturar qualquer assunto. movimento ou outro.

2. Experimente com definições de captura alternativas. Nós já discutimos que você terá que aprender como definir a abertura, exposição e definições de ISO manualmente para produzir os melhores resultados com sua câmera 2D, e a mesma verdade se aplica para câmeras 3D. Se tiver uma câmera 3D, não esqueça que ela pode ter modos de captura alternativos que aprimoram suas capacidades 3D. Por exemplo, a câmera Fujifilm FinePix REAL 3D W1 tem um modo de Disparador individual 3D que lhe permite combinar duas fotos de um ângulo diferente em um imagem 3D, o que é útil quando criar imagens 3D a partir de fotos de longas distâncias. Neste modo, a câmera exibe a primeira imagem no visualizador enquanto você está enquadrando a segunda, o que obviamente ajuda a precisão do enquadramento. Por isso, além de aprender como obter manual com ajustes de exposição e relacionados ao ISO, explore todas as definições de captura alternativas.

Pensamentos  sobre  como  capturar/editar  filmes  em  3D  

1. Limite DOF, maximize a luz, desative. Todas as regras para capturar fotos em 3D se aplicam quando da captura de vídeos em 3D, independentemente de ser com uma câmera de vídeo 3D ou com uma câmera 2D que tenciona converter para 3D no Roxio VideoWave. Em particular, não esqueça que as câmeras de vídeo precisam de muito mais luz do que as câmeras de imagens fixas, e forneça a luz necessária. Se seu vídeo está escuro e com grão, será quase impossível perceber algum efeito de 3D.

2. Enquadre mais livremente para manter boas bordas da tela. O vídeo pode produzir efeitos 3D muito poderosos, mas são quase totalmente silenciadas se o assunto em movimento intersectar uma borda da tela. Enquadre livremente para evitar este contato.

3. O 3D torna seus vídeos mais lentos. Demora algum tempo para o cérebro perceber o 3D. Por isso, a passagem rápida de uma cena para outra em 3D limitará a percepção do 3D. Abranda também os panoramas e outros movimentos da câmara.

4. Seja conservador quando editar. Quando editar seus vídeos, não esqueça estes sentimentos.

• Limite o uso de efeitos. Todos os efeitos que ofuscam as bordas de um vídeo,

como desfocagem ou grão do filme, ou outro que distorça o conteúdo, como ondulação ou liberação, podem perder a percepção no vídeo em 3D.

• Tenha cuidado com a correção de cores. Os ajustes de cor no vídeo a serem

distribuídos no formato de anaglifo podem interferir com a cor vermelha/ciano usada para produzir este resultado.

• Seja conservador. Geralmente, seja conservador nos primeiros projetos em 3D até

aprender como maximizar seus vídeos em 3D. Depois, comece a expandir seus dotes criativos.