capítulo 1 o povo brasileiro p. 2 território p. 11 as desigualdades … · 2020-05-06 · a...

36
Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 Capítulo 2 A dinâmica e distribuição da população brasileira no território p. 11 Capítulo 3 As desigualdades sociais no Brasil p. 22 Flaper. 2016. Digital.

Upload: others

Post on 30-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2Capítulo 2 A dinâmica e distribuição

da população brasileira no território p. 11

Capítulo 3 As desigualdades sociais no Brasil p. 22

Flaper. 2016. Digital.

Page 2: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

55ºº.. aannnooo –– VVVoolluummmmmee 112222

O povo brasileiro

Sob o mesmo céu

[...]

Um sonho, uma nação

Sob o mesmo céu

Meu coração

Não tem fronteiras [...]

A gente vem

Do tambor do Índio

A gente vem de Portugal

Vem do batuque negro [...]

Do interior e da capital [...]

Do fundo da floresta

Da selva urbana [...]

A gente vem do pampa

Vem do cerrado [...]

Vem do Pantanal

A gente vem de trem [...]

De navio, de avião

[...]

LENINE; QUEIROGA, Lula. Sob o mesmo céu. Disponível em: <http://lenine.lyrics.com.br/letras/198188/>. Acesso em: 18 dez. 2018.

1 Em sua opinião, a que se refere a letra da música Sob o mesmo céu?

2 Cite um trecho da música que evidencia a pluralidade étnico-racial do povo brasileiro.

3 Que trecho da música sugere o movimento populacional no Brasil?

4 No final da música, os compositores perguntam com quantos “Brasis” se faz um Brasil? Na sua opinião, o que eles quiseram dizer?

1

2

3

4

Leia a letra da música e, em seguida, responda às questões.

Page 3: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

©Sh

utte

rsto

ck/R

awpi

xel.c

om/F

ront

page

3333GGeeoogggrraafffiiaaaa

A diversidade étnico-racial brasileiraA população brasileira originou-se da miscigenação entre vários povos. A

princípio, majoritariamente entre indígenas, portugueses e africanos. Posterior-mente, a partir do século XIX, entre imigrantes vindos de outros países da Euro-pa, assim como da Ásia e do Oriente Médio. O resultado desse processo é uma grande diversidade étnico-racial em nosso país.

Observe o mosaico de rostos a seguir. Todos têm traços fáceis de se encon-trarem entre a população brasileira.

Page 4: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

4444 5º. ano – Volume 1

No Brasil e no mundo, as interações entre diferentes etnias e culturas são cada vez mais comuns. Cada grupo de pessoas que chega a um lugar traz cos-tumes, religiões, tradições e outras manifestações culturais próprias de seu local de origem, que algumas vezes são mescladas com a cultura dos locais onde se instalam.

Por outro lado, da mesma forma que difundem, os migrantes também ab-sorvem parte das culturas e valores dos lugares que os recepcionam e acolhem. Portanto, o encontro entre pessoas de diferentes culturas é uma oportunidade para aprendermos a respeitar os mais variados modos de ser e de viver no mundo.

No Brasil, a língua oficial é o português, mas com forte influência de línguas indígenas e africanas. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, há 274 línguas indígenas faladas no Brasil, mas seus falantes compõem uma parcela reduzida de menos de uma pessoa a cada cem no país.

Você já percebeu que os brasileiros têm maneiras diferentes de falar a língua portuguesa? São os dialetos e sotaques, isto é, as variações regionais de uma lín-gua justamente por causa da diversidade étnica que integra o país.

Assim como em cada região há maneiras dife-rentes de pronunciar as palavras, existem expressões típicas de determinados lugares. Aipim, mandioca e macaxeira, por exemplo, são nomes atribuídos à mes-ma raiz, que é uma das bases da alimentação brasilei-ra. Ou seja, constituem palavras típicas de várias par-tes do Brasil.

©Sh

utte

rsto

ck/L

otus

Imag

esAipim, mandioca ou macaxeira, conforme a região em que se está, é uma das bases alimentares da população brasileira

Page 5: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

Rein

aldo

Ros

a. 2

014.

Dig

ital.

5555

Os sotaques do Brasil, portanto, estão relacionados à diversidade da po-pulação que, por conta da grande dimensão do território, recebeu influências culturais variadas, como já estudamos.

Cada parte do país também tem uma maneira própria de pronunciar as palavras comuns à língua portuguesa. No Rio Grande do Sul, por exemplo, que faz fronteira com vizinhos que falam espanhol, o sotaque sofreu influência dessa língua. Já no Rio de Janeiro, que foi capital da colônia e, depois, do Império de Portugal, a pronúncia da letra "s" guarda semelhanças com a pronúncia portu-guesa.

É importante lembrar-se de que não existe um sotaque ou dialeto que seja mais ou menos correto ou bonito que os demais. Todos são parte da identidade de um país, refletindo sua história e geografia, e do patrimônio cultural de um território.

Leia, a seguir, um texto sobre a importância de respeitarmos as diferenças entre as pessoas, independentemente de pertencerem à mesma origem ou não.

Somos todos igualmente diferentes: a genética mostra que ninguém é melhor que ninguém!

No planeta inteiro, há mais de 7 bilhões de pessoas, e cada uma delas é um ser único no mundo. Basta olhar ao

redor para perceber as diferenças, seja no temperamento, nas atitudes, na religião, no gênero, na etnia, nas características físicas, nas habilidades, nos conhecimentos e nas culturas. Por alguma razão, esses elementos fazem mais diferença do que deveriam fazer, não é mesmo?

Se olharmos para a história do Brasil, já conseguimos perceber algumas coisas. Aliás, somos resultado dos índios que viviam aqui, dos colonizadores portugueses que chegaram por volta dos anos 1500, e dos africanos trazidos como escravos.

Page 6: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

6 5º. ano – Volume 1

1 Como o povo brasileiro é caracterizado no texto?1

NUNES, Roberta. Somos todos igualmente diferentes: a genética mostra que ninguém é melhor que ninguém! Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/infantil/2016/12/05/somos-todos-igualmente-diferentes/>. Acesso em: 19 dez. 2018.

©Sh

utte

rsto

ck/R

awpi

xel.c

omAlém deles, há os imigrantes, que foram chegando com o decorrer dos anos. Só por aí já dá para perceber que somos um povo bem misturado, mas que compartilha traços em comum. Você já se perguntou sobre o que nos faz ser diferentes ou semelhantes um dos outros?

Em primeiro lugar, todos temos um DNA – uma sigla para uma palavra bem complicada: ácido desoxirribonucleico. Duvido que você consiga pronun-ciá-la rapidinho! Esse DNA contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e o funcionamento de todos os seres vivos. Por meio dele, é possível saber mais sobre a natureza humana, compreender as doenças, a descendência e outro tantão de dados.

É como se fosse um livro com mais de 3 bilhões de letras e muitas informa-ções sobre o corpo humano.

Em Minas Gerais, um cientista estuda muito essa área, que se chama Genética. O nome dele é Sérgio Pena. Você sabia, por exemplo, que 99,5% dessas informa-ções presentes no DNA são iguais entre as pessoas? Só 0,5% são diferentes, mas já é o bastante para garantir que cada um de nós seja único no mundo todo.

Page 7: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

7777Geografia

2 Copie do texto o argumento científico apresentado nos estudos da genéti-ca que permite afirmar que todos os seres humanos são semelhantes e, ao mesmo tempo, únicos no mundo.

3 Em sua opinião, o que faz de você uma pessoa única no mundo?

4 Com base no texto, responda o que você ensinaria a uma pessoa com ati-tudes de preconceito contra alguém que tenha outra religião, etnia ou pro-veniente de outro lugar, por exemplo?

2

3

4

No mundo, os encontros, as relações e as experiências entre diferentes etnias e culturas são cada vez mais comuns.

No Brasil, a língua oficial é o português.

A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente indígenas, portugueses e africanos. O processo de miscigenação étnico-racial não está presente na atual população do Brasil.

5 Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.5

Page 8: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

8888 5º. ano – Volume 1

6 Reescreva corretamente a(s) alternativa(s) falsa(s).

7 Escolha uma expressão típica da região onde você mora e escreva uma fra-se utilizando-a de maneira que ela faça sentido no seu cotidiano.

8 Como você aprendeu, a diversidade cultural do povo brasileiro é refletida, inclusive, na maneira como falamos o português, a língua oficial do país. Faça uma pesquisa na internet e escreva, a seguir, ao menos uma palavra da língua portuguesa de origem indígena e outra de origem africana. Re-gistre, também, os significados de cada uma delas.

9 Observe a ilustração.

6

7

8

9

OLHA A

BERGAMOTA!

OLHA A

MEXERICA!

OLHA A

MIMOSA!

OLHA A

TANGERINA!

Ant

onio

Ede

r. 20

09. D

igita

l.

Page 9: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

9999Geografia

O Amazonas é o único estado brasileiro cujo nome vem do grego. Pode pare-cer um contrassenso, afinal, a Floresta Amazônica é um dos grandes símbolos do Brasil, cheia de mistérios e sabedoria indígena, o estereótipo do país para estrangei-ros que nunca colocaram os pés por aqui. Mas é verdade: durante uma expedição no século 16, o espanhol Francisco de Orellana encasquetou em ter visto uma tri-bo de guerreiras índias mulheres que lutavam bravamente, igualzinho o mito das amazonas gregas. Logo, rio das Amazonas.

a) Qual o nome que se dá à variação linguística regional?

b) Onde você mora, como é chamada a fruta retratada na ilustração?

c) Pesquise uma palavra que apresenta variações entre as regiões do Brasil e registre-a a seguir.

VICENTE, João P. Nomes dos estados do Norte e do Centro-Oeste revelam histórias de um Brasil profundo. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2018/08/nomes-estados-norte-centro-oeste-brasil-profundo-brasilia-amazonia-amazonas-para-tocantins-indigena-rio-exploracao-especial-serie-lenda>. Acesso em: 29 mar. 2019.

Leia o texto a seguir. Depois, com o auxílio do professor, organizem-se em equipes, escolham uma das 27 unidades da federação, ou mais, para cada grupo e pesquisem o nome de uma ou de algumas delas.

Page 10: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

11110000 5º. ano – Volume 1

A importância da miscigenação da população brasileira.

Indígenas, portugueses e africanos.

Diversidade da cultura brasileira.

Embora a língua portuguesa seja o idioma oficial do Brasil, existem diversos dialetos e sotaques.

Há diversas línguas indígenas ainda ativas no Brasil e várias palavras originá-rias delas compõem o português do país.

A influência da cultura africana também está presente na língua portuguesa dos brasileiros.

bbbbbbbbrrrrrraaaaaaassssssssiiiiiiillllllleeeeeeeeiiiiiiiirrrrrrraaaaaaaa.......

º. ano – Volume 1

Cris

Eic

h. 2

013.

Aqu

arel

a.

Page 11: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

Gus

tavo

Ram

os. 2

019.

Dig

ital.

Gus

tavo

Ram

o

1111111111111111111111111111111111111GGGGGGGGGGGGGGGeeeeeeeeeeeoooooooooooooogggggggggggrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaafffffffffffffiiiiiiiiiaaaaaaaaGGeeooggrraafffiiaaaaaaaaaaaaaaaa

A dinâmica e distribuição da população brasileira no território

Desde a Pré-História até os dias atuais, os seres humanos migram em busca de sobrevivência ou melhores condições de vida. Migração é o movimento de pessoas que saem de seu lugar de origem para morar em outro, e migrantes são as pessoas que realizam esse movimento de mudança. O migrante passa a ser chamado de imigrante no lugar onde chega e de emigrante no lugar de onde sai. Dessa forma, todo migrante é simultaneamente um imigrante no local em que vive e um emigrante no local em que nasceu e cresceu.

Um tipo de migração é a interna, ou seja, aquela que ocorre dentro de um mesmo país, com deslocamentos entre as regiões, unidades da federação ou municípios. No Brasil, fatores naturais, históricos e econômicos ajudam a expli-car importantes fluxos migratórios.

Para entender esses movimentos, é preciso perguntar: De onde vieram? Para onde vão? Quando? Como? Por quê? Para quê?

Page 12: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

55ºº.. aannnooo –– VVVoolluummmmmee 1111112222

Fluxos migratórios no BrasilEntre as décadas de 1950 e 1980, ocorreram muitos fluxos migratórios no

Brasil, em que se destacaram diversas migrações inter-regionais, em especial as dos estados da Região Nordeste para os da Região Sudeste. Em geral, essas migrações eram motivadas pela busca de empregos, principalmente na área da construção civil e nas indústrias, para melhorar a qualidade de vida. Os mo-vimentos migratórios que ocorreram no século passado em nosso país têm forte ligação com as desigualdades sociais e regionais, ou seja, com a concen-tração de riqueza em alguns setores da sociedade, o que gera má distribuição de renda.

Esses movimentos também foram impulsionados por longos períodos de seca que atingiram a região do sertão. Nessas áreas do interior dos estados nor-destinos, predomina um clima quente e com poucas chuvas, em geral concen-tradas em um curto período do ano, de 2 a 3 meses de duração. Nos anos em que as chuvas não ocorrem, a população sofre para obter água e alimentos, o que obriga muitas famílias a abandonar suas terras e migrar.

Retirantes nordestinos são transportados em pau de arara no ano de 1952

©Acervo Iconographia

Page 13: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

11113333GGeeoogggrraafffiiaaaa

Assim, podemos dizer que, além das desigualdades sociais, a seca é um fator importante a motivar emigrações. Em todo o Brasil, contudo, o êxodo rural, que é o movimento de pessoas que abandonam o campo para morar na cidade, ocorre continuamente, geralmente por famílias que mudam para as médias e grandes cidades de seus estados de origem, especialmente para as capitais, em busca de melhores condições de vida. Entretanto, a intensidade do êxodo rural, atualmen-te, é bem menor do que era no século passado, já que apenas pouco mais de 10% da população permanece no campo.

Um exemplo significativo para ilustrar o que foi dito acima sobre migração e êxodo rural é o caso de Brasília, Capital Federal do Brasil, uma cidade que foi planejada e construída a partir de 1956 e que contou com grande quantidade de mão de obra vinda do Nordeste e de outras regiões do país.

Candangos, migrantes que construíram Brasília

Você conhece a palavra candango? É uma expressão

regional antiga relacionada à história de Brasília. Grande parte dessa cidade foi erguida pela mão de obra dos nordestinos que trabalharam na construção civil, chamados de candangos. Como a cidade começou quando havia poucos habitantes na área, em praticamente todo o espaço urbano pessoas de outras partes do país trabalhavam e abriam novos negócios. Com o passar dos anos, a palavra candangos passou a ser utilizada para designar todos os migrantes que vieram a Brasília na época de sua construção e inauguração, nas décadas de 1950 e 1960. Em sua homenagem, foi construída e nomeada uma importante estátua, localizada na Praça dos Três Poderes, onde funciona o Palácio do Planalto (Poder Executivo), o Congresso Nacional (Poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (Poder Judiciário).

Operários trabalham na construção de Brasília, em 1959

Estátua conhecida como "Os Candangos" ou "Dois Guerreiros", monumento construído em 1959 em homenagem aos operários que vieram de todo o país para erguer a nova capital, em imagem de 2018

©Ty

ba/M

ilan

©Sh

utte

rsto

ck/D

iego

Gra

ndi

Page 14: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

©Pulsar Imagens/Luciana Whitaker

11114444

A partir da década de 1990, os fluxos migratórios em direção às grandes ci-dades e capitais estaduais começaram a diminuir em razão do desenvolvimento de regiões que passaram a oferecer universidades e indústrias onde antes não havia nem estes nem outros elementos.

Desde 1995, o Brasil concentra maiores fluxos migratórios entre áreas de um mesmo estado, destacando-se a migração pendular, que é um movimen-to migratório diário, caracterizado pelo deslocamento de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade e retornar ao fim do dia à cidade onde moram. Ocorre, comumente, nas regiões metropolitanas, em que uma grande cidade, rodeada de outras menores, concentra serviços e atividades econômicas.

Nas últimas décadas, as indústrias têm se espalhado também pelo interior do país e dos estados, assim, as cidades, antes pequenas, passaram a ter porte mé-dio, oferecendo oportunidades de emprego que não existiam no século passado.

Dessa forma, a migração de retorno, movimento dos migrantes de volta para a cidade natal, também tem sido crescente. Os motivos são variados, mas acontece principalmente devido às dificuldades de se manter nas grandes ci-dades ou em função do desenvolvimento econômico na região de origem, que desperta o interesse em buscar novas oportunidades perto de suas famílias.

Passageiros embarcam em trem em Porto Alegre rumo à cidade vizinha de Novo Hamburgo, 2016

Page 15: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

11115555Geografia

A distribuição populacional no Brasil é bastante desigual. As áreas de maior concentração se localizam, na maior parte das vezes, em regiões próximas da faixa litorânea, sendo menos densas no interior, no caso das regiões Sudeste e Sul do país.

O mapa a seguir mostra a distribuição da população pelo território brasileiro.

Brasil: distribuição da população

As áreas menos povoadas, isto é, com menor concentração de pessoas, estão representadas pelas cores mais claras.

As áreas identificadas pelas cores mais escuras são as mais povoadas, ou seja, com maior concentração de pessoas.

Fonte: IBGE. Disponível em: <https://brasilemsintese.ibge.gov.br/territorio/densidade-demografica.html>. Acesso em: 21 jan. 2019. Adaptação.

Talit

a Ka

thy

Bora

Portanto, analisando o mapa, podemos afirmar que há mais pessoas moran-do em algumas áreas do país do que em outras. Isso ocorre devido a uma com-binação de vários fatores, cada um exercendo uma influência diferente sobre a distribuição da população. Como exemplo, podemos mencionar, principalmen-te, a ocupação histórica do território que, a partir da colonização portuguesa, se deu predominantemente do litoral rumo ao interior. Assim, as cidades também foram surgindo e crescendo primeiramente nas áreas mais próximas do litoral e, posteriormente, nas áreas mais interioranas.

Page 16: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

11116666 5º. ano – Volume 1

1 Observe a imagem a seguir, leia a poesia popular e, depois, responda às questões propostas.

1

O nordestino no Rio

a) O que a imagem e o texto representam?

b) Como ficou conhecido o transporte representado na imagem?

c) De acordo com o texto, qual a origem e o destino desse fluxo migratório?

d) Por que essa população está migrando?

e) Destaque do texto a frase que retrata o sentimento dos migrantes.

SANTOS JUNIOR, José W. F. dos; SILVA, Rejane V. R. Partir, querendo ficar: migrações e identidades na literatura de cordel. Disponível em: <http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/viewFile/713/447>. Acesso em: 19 dez. 2018.

Gus

tavo

Ram

os. 2

019.

Dig

ital.[...] O pobre parte chorando

Com destino à Guanabara

Vai em busca de melhora

Levando de mundo afora

O nome de Pau de arara

Page 17: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

11117777Geografia

2 Agora, utilize as perguntas a seguir para entrevistar um familiar e descobrir os fluxos migratórios que já foram realizados pela sua família.

2

3 Observe, novamente, o mapa da página 15 e interprete as informações que ele contém. Em seguida, responda às questões.

a) A região onde você mora apresenta alta concentração de pessoas por quilômetro quadrado? Quanto, aproximadamente?

b) Por que a ocupação do território brasileiro é tão desigual?

3

And

re A

guia

r. 20

16. D

igita

l.

a) Em nossa família, já aconteceu algum caso de migração? Quem migrou?

b) De onde emigrou?

c) Qual foi o destino?

d) Quando?

e) Como?

f) Por quê?

g) Qual o meio de transporte utilizado?

Page 18: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

11118888 5º. ano – Volume 1

4 No Brasil, a densidade da população, isto é, a quantidade média de pes-soas por quilômetro quadrado, é de 22 hab./km². No entanto, como vi-mos, a distribuição se dá de maneira desigual. Analise, no mapa a seguir, as densidades demográficas das diferentes regiões do país. Na sequência, faça um ranking, em ordem decrescente, das regiões com maior e menor densidades.

4

Densidade de povoamento – 2010

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro, 2016. p. 114. Adaptação.Ta

lita

Kath

y Bo

ra

Ranking Região Número de hab./km2

86,92

48,58

34,15

8,75

4,12

Page 19: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

11119999Geografia

Unidade da federação

Área total (quilômetros quadrados)

Densidade demográfica

Amazonas 1 559 161,7 km2 2,23 hab./km2

Pernambuco 98 146,3 km2 89,63 hab./km2

Mato Grosso 903 329,7 km2 3,36 hab./km2

São Paulo 248 197,0 km2 166,25 hab./km2

Paraná 199 316,7 km2 52,40 hab./km2

5 Interprete as informações do mapa da página 15 sobre a densidade de po-voamento do Brasil em 2010 e, depois, responda às questões propostas.

a) De acordo com o mapa, onde se localiza a maior parte da população brasileira?

5

No interior do país.Próximo da área litorânea.

b) Qual é a densidade demográfica na unidade da federação onde você mora?

6 Analise o quadro a seguir, que apresenta a densidade demográfica de algu-mas unidades da federação segundo dados do Censo Demográfico de 2010.

6

Fonte: IBGE. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama>. Acesso em: 28 nov. 2018.

a) Qual unidade da federação apresenta a menor densidade demográfica de acordo com a tabela?

b) E qual é a área territorial dessa unidade? É grande ou pequena em rela-ção às outras apresentadas?

c) Qual é a maior densidade demográfica entre os estados citados?

Page 20: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

55ºº.. aannnooo –– VVVoolluummmmmee 1122220000

Leia o mapa e responda às questões a seguir.

Fonte: BAPTISTA, Emerson A.; CAMPOS, Jarvis; RIGOTTI, José I. R. Migração de Retorno no Brasil. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/mercator/v16/1984-2201-mercator-16-e16010.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2019. Adaptação.

Brasil: migração de retorno de 2005 a 2010

Talit

a Ka

thy

Bora

a) Qual é o título do mapa?

b) O que indicam as setas?

c) Qual a principal região de destino da população que compõe o fluxo migratório de retorno?

Page 21: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

111122221111GGeeoogggrraafffiiaaaa

A população está sempre em movimento.

No Brasil, fatores naturais, históricos e econômicos ajudam a explicar os fluxos migratórios.

Há diferentes tipos de migração, que podem durar longos ou curtos períodos.

Um dos principais fluxos migratórios no Brasil aconteceu entre 1960 e 1980, quando a população da Região Nordeste migrou para a Região Sudeste.

Desde a Pré-História, os seres humanos migram em busca de sobrevivência ou de melhores condições de vida.

A distribuição populacional no Brasil é bastante desigual. A maior parte dos habitantes concentra-se nas regiões próximas da faixa litorânea e nas regiões Sudeste e Sul do país.

DKO

Est

udio

. 201

3. D

igita

l.

Page 22: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

55ºº.. aannnooo –– VVVoolluummmmmee 1122222222

As desigualdades sociais no Brasil

Nosso país é fruto do trabalho de milhares de brasileiros. Mesmo assim, parte significativa da população vive em situação de pobreza. Para entender a desigual-dade no Brasil, além de conhecer a nossa história, é preciso identificar os proces-sos geográficos que resultaram na exclusão social de parte da população.g g q

1 Em sua opinião, quais são as causas do alto índice de pobreza da população brasileira?

2 Defina, com suas palavras, o significado da palavra “pobreza”.

1

2

Bairros urbanos de alto padrão contrastam com moradias precárias nas margens do Rio Capiberibe, em Recife, PE, 2016©

Opç

ão B

rasi

l Im

agen

s/H

ans

von

Man

teuf

fel

Page 23: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

22223333GGeeoogggrraafffiiaaaa

Analise o mapa a seguir e, depois, responda às questões propostas.

Fonte: IBGE. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18825-um-quarto-da-populacao-vive-com-menos-de-r-387-por-mês>. Acesso em: 21 jan. 2019. Adaptação.

População em situação de pobreza

Talit

a Ka

thy

Bora

1 O que o mapa está representando?

2 Qual região concentra o maior percentual da população em situação de pobreza?

1

2

Os tipos de desigualdade social

Page 24: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

22224444 5º. ano – Volume 1

Podemos classificar as desigualdades sociais em três grandes grupos.

No Brasil, assim como em outros países, a desigualdade social é um indica-dor de graves problemas. Por isso, promover as inclusões social, econômica e política é essencial para que todos tenham seus direitos garantidos.

Fonte: CALEGARI, Luiza. A desigualdade de gênero no Brasil em um gráfico. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/a-desigualdade-de-genero-no-brasil-em-um-grafico/>. Acesso em: 3 abr. 2019.

Total

Branca

Preta ou parda

Desigualdade de gêneroHoras dedicadas aos afazeres

domésticos por semana – 2018

10,518,1

10,417,7

10,618,6

Fonte: PINTO, Bianca. Como raça e gênero (ainda) afetam as suas chances de conseguir emprego e bons salários. Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/blogs/nos-eixos/como-raca-e-genero-ainda-afetam-as-suas-chances-de-conseguir-emprego-e-bons-salarios/>. Acesso em: 3 abr. 2019.

2.736

1.5371.529

2.104

2º/tri 2017

TotalBrancaPretaParda

Desigualdade racial Renda média mensal por

cor ou raça – 2017*

43,4%da renda total56,6%

da renda total

90%da população

10%da população

Desigualdade econômica Concentração de renda – 2016

Fonte: IBGE. Desigualdade de renda atinge regiões, gêneros, cores e escolaridades. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18377-desigualdade-de-renda-atinge-regioes-generos-cores-e-escolaridades>. Acesso em: 3 abr. 2019.

HomensMulheres

Page 25: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

22225555Geografia

1 Quais são os três grandes grupos de desigualdades sociais que existem no Brasil? Escreva o nome de cada um deles seguido de um exemplo analisado nos gráficos da página anterior.

2 No segundo gráfico da página 24, sobre horas dedicadas aos afazeres do-mésticos por semana, é possível identificar dois tipos de desigualdade so-cial. Quais são eles? Como você chegou a essa conclusão?

3 Escreva as informações que você obtém ao analisar o primeiro gráfico da página 24, sobre a renda média mensal por cor ou raça.

1

2

3

Page 26: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

22226666 5º. ano – Volume 1

4 Analise a charge a seguir e reflita sobre a realidade retratada. Nela, há uma contradição, já que, a rigor, os personagens se encontram no mesmo mun-do da paisagem que apreciam: o planeta Terra. Contudo, em um sentido figurado, vivem em mundos distintos, conforme a fala do garoto. Com base nas suas reflexões a esse respeito, responda às questões a seguir.

4

a) Por que, no sentido figurado, pode-se dizer que os personagens vivem em outro mundo em relação ao cenário que avistam?

b) Observe novamente o mapa da página 23 e os três gráficos da página 24. Entre esses 4 recursos visuais utilizados, escolha os dois que melhor ilustram a realidade mostrada na charge. Justifique sua resposta.

©A

riona

uro

ARIONAURO Cartuns. Desigualdade Social. Disponível em: <http://www.arionaurocartuns.com.br/2016/06/charge-desigualdade-social.html>. Acesso em: 3 abr. 2019.

Page 27: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

22227777Geografia

5 Leia o texto a seguir, que trata da desigualdade de gênero no país, e o grá-fico que o acompanha, com dados sobre desigualdade racial. Depois, res-ponda às questões.

5

Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem

As mulheres trabalham, em mé-dia, três horas por semana a mais do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Mesmo assim, e ainda contando com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens [...].

Fonte: PERET, Eduardo. Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20234-mulher-estuda-mais-trabalha-mais-e-ganha-menos-do-que-o-homem>. Acesso em: 3 abr. 2019.

a) Qual é o assunto principal tratado no texto?

b) Que tipos de desigualdade social podemos identificar no texto e no gráfico?

c) Quais dados apresentados evidenciam as desigualdades sociais?

tolo

czko

. 201

9. D

igita

l.

Page 28: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

2222888822228888 5º. ano – Volume 1

O processo de urbanização e as desigualdades sociaisA urbanização é um processo demográfico caracterizado pela concentração

da população nas cidades, seja pelo crescimento vegetativo, seja pela chegada de migrantes, ou os dois. No Brasil, o rápido e desordenado crescimento das cidades resultou em diversos desafios e problemas relacionados à infraestrutura urbana.

A infraestrutura urbana compreende o conjunto de equipamentos e serviços necessários ao desenvolvimento das funções da cidade, bem como a garantia do direito a serviços públicos, tais como transporte coletivo, espaços públicos de lazer, moradia, saneamento básico, oferta de empregos, entre outros.

Gustavo Ramos. 2019. Digital.

Page 29: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

22229999Geografia

Observe alguns exemplos que ilustram aspectos comuns na infraestrutura que sustenta as cidades no Brasil.

Passageiros embarcam em ônibus de transporte público em Teresina, PI, 2015

Esgoto a céu aberto em córrego de bairro de Belém, PA, 2014

Visão panorâmica de barragem de usina hidrelétrica no Rio São Francisco, em Sobradinho, BA, 2018

Pacientes aguardam atendimento em Unidade de Pronto Atendimento em Maricá, RJ, 2018

Vista aérea de aterro sanitário em Caieiras, SP, 2013

©Pu

lsar

Imag

ens/

Del

fim M

artin

s

©Pu

lsar

Imag

ens/

Del

fim M

artin

s

©Pu

lsar

Imag

ens/

And

re D

ib

©Pu

lsar

Imag

ens/

Del

fim M

artin

s

©Ty

ba/R

oger

io R

eis

Page 30: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

33330000 5º. ano – Volume 1

1 Quais as principais características do processo de urbanização das cidades brasileiras?

2 O que significa o termo “infraestrutura urbana”?

3 Observe as imagens da página 29 e descreva os problemas e elementos de infraestrutura urbana que cada uma delas apresenta.

4 No seu material de apoio, enumere as fotografias de acordo com suas le-gendas. Em seguida, recorte as imagens da lateral e cole-as no esquema, na coluna que você considerar mais adequada a cada uma delas.

5 No município onde você mora, a infraestrutura urbana oferece serviços e equipamentos como os do esquema que você montou no seu material de apoio? Cite ao menos três exemplos.

1

2

3

4

5

Page 31: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

©Sh

utte

rsto

ck/le

mbi

33331111

1 Um dos maiores problemas de infraestrutura urbana está relacionado à pre-cariedade das moradias ou à falta delas. Leia um trecho da entrevista realizada com o urbanista brasileiro Luiz Kohara para o jornal espanhol El País, abordan-do tema referente à realidade do Brasil.

1

Moradia digna

[...] Como a moradia gera muito dinheiro, a sua concepção é que se trata de uma mercadoria, onde as pessoas têm acesso conforme a renda. Isso está totalmente errado. A moradia digna é um direito constitucional, então o seu acesso deveria ser tratado como serviço público, assim como é a educação, assistência médica, previdência. A moradia de interesse social deve ser entendida como parte estrutural do acesso de outros direitos e da inserção social. Sem moradia digna é impossível a estruturação familiar, ter saúde, ter educação adequada. Temos que mudar a concepção do acesso à moradia digna. Se é um direito não pode ser tratado como uma mercadoria que você compra conforme sua capacidade financeira. Há muitas experiências em vários países europeus e de outros lugares do mundo, onde as pessoas não acessam a moradia por meio da aquisição da propriedade privada, mas por meio de Programas de Locação Social realizado pelo poder público. A Locação Social pode ser por produção pública de habitação ou por mediação do poder público para acessar moradia no mercado privado. O acesso à propriedade privada é um segundo passo, mas essencial é o acesso a moradia digna.

JJIMÉNEZ, Carla. “Uma sociedade que naturaliza pessoas vivendo nas ruas é hipócrita e autodestruidora” . Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/05/07/politica/1525727928_782991.html>. Acesso em: 3 abr. 2019.

Vista aérea de comunidade com moradias precárias no Rio de Janeiro, RJ, 2017

Page 32: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

33332222 5º. ano – Volume 1

a) Qual aspecto da infraestrutura urbana é tratado no texto?

b) De acordo com o texto, o que deve ser mudado no Brasil em relação à concepção de moradia?

c) A fotografia inserida após o texto retrata moradias urbanas planejadas ou indica um crescimento desordenado? Justifique sua resposta.

d) Segundo o texto, qual a importância da moradia digna para as famílias e de que forma a concepção sobre o acesso a ela deve mudar?

e) Onde você mora, o direito à moradia é respeitado? Justifique sua res-posta.

Page 33: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

33333333Geografia

2 Com seus colegas, investigue como está a infraestrutura urbana no mu-nicípio onde vocês vivem. Para avaliá-la, colham dados e depoimentos de alguns moradores sobre os seguintes serviços públicos oferecidos no seu bairro ou no município: transporte público (ônibus e terminais urbanos), saúde (hospitais e postos de saúde), educação (escolas, creches e universi-dades), rede elétrica e pavimentação das ruas.

Registre, no quadro da esquerda, os problemas e dificuldades encontrados, seja devido à ausência desses serviços públicos, dificuldade de acesso, seja pela qualidade do serviço prestado. Depois, no quadro da direita, os pontos positivos encontrados, como melhorias que ocorreram nos últimos anos, bom atendimento proporcionado pelos profissionais, bom estado das ins-talações, etc. Por fim, no quadro de baixo, escreva suas reclamações e su-gestões de melhorias.

No caderno, com a orientação do professor, escrevam uma carta ao prefeito relatando as conclusões a que vocês chegaram sobre o município em que vocês moram.

2

Page 34: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

33334444 5º. ano – Volume 1

Nosso país é fruto do trabalho de milhares de brasileiros. Mesmo assim, grande parte da população vive em situação de pobreza.

Para entender a desigualdade no Brasil, é preciso conhecer nossa história enquanto nação e identificar os processos geográficos que resultaram na exclusão social de grande parte da população.

A infraestrutura urbana precária e carente de serviços públicos para atender a população é um dos indicadores da desigualdade social de um país.

No Brasil, assim como em outros países, a desigualdade social é um indicador de graves problemas. Por isso, promover as inclusões social, econômica e po-lítica é essencial para que todos tenham seus direitos garantidos.

Rein

aldo

Ros

a. 2

014.

Dig

ital.

Page 35: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente

1

Geogra

fia

Página 30 – Atividades

(1) Espaço público bem conservado e de lazer

(2) Transporte público e trânsito saudável

(3) Moradia digna e coleta de lixo

©Shutterstock/Alf Ribeiro ©Shutterstock/Alf Ribeiro ©Shutterstock/Edinaldo Maciel

©Shutterstock/Alf Ribeiro

©Shutterstock/Box Lab

©Shutterstock/Sergio Shumoff

Page 36: Capítulo 1 O povo brasileiro p. 2 território p. 11 As desigualdades … · 2020-05-06 · A população brasileira originou-se da miscigenação entre vários po-vos, principalmente