caps - normas e rotinas farmácia

3
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJINHA – MG CNPJ 18.392.522/0001-41 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) Normas de rotina da farmácia O Sistema de distribuição de medicamentos é o ato de entrega racional de medicamentos aos pacientes, prestando informações a cerca das características farmacodinâmicas dos mesmos, bem como estudo da posologia, verificação de interações medicamentosas e com alimentos, contra-indicações, dentre outras. Tem como objetivo: Distribuir os medicamentos de forma ordenada e racional; Prestar informações sobre os mesmos no que diz respeito a estabilidade, características organolépticas, indicação terapêutica, contra-indicação; Diminuir erros de medicação; Diminuir os custos com medicamentos; Aumentar a segurança para o paciente; Racionalizar a distribuição e administração; Aumentar o controle sobre os medicamentos, acesso do Farmacêutico as informações sobre o paciente. A elaboração de um sistema de distribuição de medicamentos requer uma investigação em profundidade, de atividades que possam garantir eficiência, economia e segurança. A seqüência de eventos que envolve a distribuição do medicamento começa quando o mesmo é adquirido e a partir de então um modelo é seguido até sua administração ao paciente. A Farmacêutica supervisiona o aviamento das segundas vias de prescrições médicas, confere a dispensação de todos os medicamentos e (SGV), controla o estoque e registra as receitas de psicotrópicos e entorpecentes de acordo com a legislação vigente, analisa o perfil farmacoterapêutico do paciente.• Supervisiona a reposição dos medicamentos de uso esporádico(se necessário); medicamentos da portaria 344 (psicotrópicos) e entorpecentes) e armário de reservas das S.G.V. ROTINA INTERNA ________________________________________________________________________________ _______ Rua Henrique Berbert, 195, Campestre, Lajinha-MG – CEP 36980-000 – e-mail: [email protected]

Upload: capslajinha

Post on 14-Jun-2015

7.081 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Este manual foi criado/adaptado por nossa farmacêutica, e estamos publicando com a finalidade de poder auxiliar outras Instituições, onde pedimos que quem usar deste modelo, que após aprimorá-lo, também o publique.

TRANSCRIPT

Page 1: CAPS - Normas e rotinas farmácia

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJINHA – MG CNPJ 18.392.522/0001-41

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial)

Normas de rotina da farmácia

O Sistema de distribuição de medicamentos é o ato de entrega racional de medicamentos aos pacientes, prestando informações a cerca das características farmacodinâmicas dos mesmos, bem como estudo da posologia, verificação de interações medicamentosas e com alimentos, contra-indicações, dentre outras.

Tem como objetivo: Distribuir os medicamentos de forma ordenada e racional; Prestar informações sobre os mesmos no que diz respeito a estabilidade, características organolépticas, indicação terapêutica, contra-indicação; Diminuir erros de medicação; Diminuir os custos com medicamentos; Aumentar a segurança para o paciente; Racionalizar a distribuição e administração; Aumentar o controle sobre os medicamentos, acesso do Farmacêutico as informações sobre o paciente.

A elaboração de um sistema de distribuição de medicamentos requer uma investigação em profundidade, de atividades que possam garantir eficiência, economia e segurança.

A seqüência de eventos que envolve a distribuição do medicamento começa quando o mesmo é adquirido e a partir de então um modelo é seguido até sua administração ao paciente.

A Farmacêutica supervisiona o aviamento das segundas vias de prescrições médicas, confere a dispensação de todos os medicamentos e (SGV), controla o estoque e registra as receitas de psicotrópicos e entorpecentes de acordo com a legislação vigente, analisa o perfil farmacoterapêutico do paciente.• Supervisiona a reposição dos medicamentos de uso esporádico(se necessário); medicamentos da portaria 344 (psicotrópicos) e entorpecentes) e armário de reservas das S.G.V.

ROTINA INTERNA

- detectar validade dos medicamentos e materiais, alterações de deteriorização de produtos.

- separar as medicações que irão vencer no próximo mês, a fim de tomarmos as providências necessárias.

- planejar, aquisição, armazenamento, distribuição e descarte de medicamentos e material médico hospitalares.

ÁREA DE ARMAZENAGEM

- armazenagem garante a manutenção da estabilidade química, física microbiológica, terapêutica, toxicológica dos produtos.

- manter a temperatura constante ao redor de 23° C.

- realizar inventario do estoque para conferência de qualidade e verificação de validade.

_______________________________________________________________________________________Rua Henrique Berbert, 195, Campestre, Lajinha-MG – CEP 36980-000 – e-mail: [email protected]

Page 2: CAPS - Normas e rotinas farmácia

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJINHA – MG CNPJ 18.392.522/0001-41

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial)

- estocagem é feita em armários fechados com prateleira, permitindo fácil visualização para identificação dos medicamentos, quanto ao nome do produto numero do lote e seu prazo de validade.

- a liberação para entrega deve obedecer a ordem cronológica dos seus lotes de fabricação, ou seja, expedição dos lotes mais antigos dos mais novos.

LIBERAÇÃO DE MEDICAMENTO

- funcionamento da farmácia é de 8 horas, sendo que as prescrições são atendidas no segundo turno dos dias:

Segunda: das 12:00 às 17:00 horas;

Terça: das 8:00 às 11:30 e das 12:30 às 17:00 horas;

Quinta: 12:00 às 17:00 horas.

- conforme a ordem de chegada, o atendimento das prescrições é feito de forma coletiva pela farmacêutica responsável.

Bibliografia:

- saude.rr.gov.br;

- www.portalfarmacia.com.br

_______________________________________________________________________________________Rua Henrique Berbert, 195, Campestre, Lajinha-MG – CEP 36980-000 – e-mail: [email protected]