capítulos 1 e 2

28
Capítulos 1 e 2 Sétimos.

Upload: diego-prezia

Post on 20-Jul-2015

231 views

Category:

Entertainment & Humor


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Capítulos 1 e 2

Capítulos 1 e 2Sétimos.

Page 2: Capítulos 1 e 2

Agora é com você. (pág. 48)

1) Sim, conheço um produto semelhante a esse, outras marcas com o mesmo produto: leite condensado. Ele serve para fazer bolos, sobremesas, doces.

2) O slogan desse produto é “Você faz maravilhas com Leite Moça”.

Page 3: Capítulos 1 e 2

Entretextos (pág.49)

B) O autor da crônica usou apenas produtos e slogans fictícios, pois uma marca só pode ser divulgada com a permissão do fabricante, além de, quando há a divulgação do produto, o anunciante pagar pela divulgação deste.

Page 4: Capítulos 1 e 2

Conclusão.

Correção na própria apostila.

Page 5: Capítulos 1 e 2

Capítulo 2 – Começo de Conversa. (pág. 51)

1) O que há no quadro são logotipos de marcas e fabricantes de produtos, estes símbolos servem para representá-los.

Exercícios 2 e 3 – Resposta pessoal.

Page 6: Capítulos 1 e 2

Troca de ideias (pág. 52)

1) Sim, seria possível viver atualmente sem o produtos com os quais estamos acostumados, afinal a humanidade sobrevive desde tempos imemoriais, no quais não havia a presença de eletricidade, equipamentos tecnológicos contemporâneos, computadores, Internet etc. Porém, perderíamos as comodidades com as quais nos acostumamos atualmente.

2) A estratégia que as indústrias desses produtos usam para divulgá-los e para convencer as pessoas a usá-los são as propagandas.

Page 7: Capítulos 1 e 2

Os sentidos das palavras. (pág. 53)

1) No primeiro anúncio, há palavras que não pertencem à Língua Portuguesa, como Convair, Consolidated Vultee Aircraft Corp., Sea Darte Delta. Enquanto as três primeiras pertencem à Língua Inglesa, a última pertence à Língua Grega. Tais palavras foram utilizadas para indicar nomes específicos de produtos e empresas cuja origem não é brasileira.

Page 8: Capítulos 1 e 2

2) O que pôde ser observado quanto à escrita do texto que acompanha o anúncio do avião apresentado na abertura do capítulo é exatamente a escrita diferenciada com acentos que hoje não usamos, como o circunflexo usado em palavras como desse, toda etc. Estes acentos são antes da reforma ortográfica de 1970, que os eliminou completamente.

Page 9: Capítulos 1 e 2

3) Se o anúncio fosse atual, as palavras “bi-motor” e “super moderno” seriam escritas como bimotor e supermoderno.

4) Cabine pressurizada significa uma cabine cuja pressão do ar é normal, sem as alterações provocadas pela altitude do avião.

Page 10: Capítulos 1 e 2

Os Sentidos das Palavras (pág. 54)

5) Correção na apostila.

6) Os estrangeirismos no terceiro anúncio são sites, downloads, emoticons.

7) Dos verbos em cores, no canto direito do segundo anúncio, as palavras teclar e navegar podem ser consideradas como neologismos, pois o primeiro verbo, teclar, é uma ação que corresponde à atividade de quem opera computadores; comunicar-se por meio de um teclado. Já o segundo verbo, navegar, apesar de ser uma palavra já existente da língua, este vocábulo assumiu o significado de buscar informação ou comunicação via Internet.

Page 11: Capítulos 1 e 2

As ideias do texto. (pág. 54)

1) Nos anúncios publicitários, tanto a linguagem verbal como a linguagem visual são importantes, já que o primeiro traz explicações necessárias para que o consumidor se interesse pelo produto. O segundo chama a atenção do leitor, atraindo-o para a marca.

2) Dos três anúncios, o que está direcionado ao público jovem é o segundo anúncio da Pepsi. Para tal, há o uso da linguagem informa, dos neologismos e estrangeirismos comuns ao público-alvo e, também, imagens grandes e coloridas, além de símbolos que remetem à linguagem virtual, comumente utilizada pelo público jovem.

Page 12: Capítulos 1 e 2

• 3. As principais diferenças entre os dois anúncios do refrigerante “Pepsi” são: primeiramente, o objetivo de ambas as propagandas, o anúncio da Pepsi Twist tem como foco anunciar um novo produto, com o objetivo de atingir um público geral, já a primeira propaganda tem a intenção de associar o produto à modernidade, ao avanço tecnológico e, portanto, aos jovens e adolescentes. Por estes diferentes objetivos, graficamente há uma diferença entre a disposição espacial de ambos, o segundo enfoca a marca, o logotipo e o novo produto, já o primeiro, dispõe em terceira dimensão a lata comum da “Pepsi”, com associações a símbolos cibernéticos.

Page 13: Capítulos 1 e 2

4) Os três anúncios têm a intenção de criar uma propaganda chamativa, interessante, que mostre apenas os aspectos positivos do produto. Além de transmitir ao consumidor uma qualidade superior ao objeto do anúncio.

Page 14: Capítulos 1 e 2

5) No segundo e no terceiro anúncios, o recurso utilizado para passar a impressão de uma bebida refrescante é o gelo, no terceiro anúncio, e as latas cobertas por gotículas de água, no segundo anúncio.

6) A informação do segundo anúncio da Pepsi que poderia dar a ideia de que a bebida em questão é algo saudável é “suco natural do limão”.

Page 15: Capítulos 1 e 2

7) Na verdade, a bebida não é realmente saudável, pois se trata de um refrigerante, com aditivos químicos e alta concentração de açúcar.

Page 16: Capítulos 1 e 2

Marcas Textuais (pág. 55)

1) Foram usados tantos números no primeiro anúncio para indicar os modelos de aeronaves, quantidades fabricadas de cada modelo, quantidade de passageiros que o produto em questão pode transportar, bem como para revelar a velocidade máxima alcançada pelo meio de transporte.

2) Além do texto publicitário, os números podem aparecer em textos informativos, reportagens, notícias, gráficos, bulas, receitas, cheques, recibos, notas fiscais, planilhas etc.

Page 17: Capítulos 1 e 2

3) a) A importância do emprego do numeral ordinal no anúncio do final da página anterior é para indicar que o produto seria único no mercado, sendo o primeiro a corrigir rugas, poros e uniformidades na pele das mulheres.

b) O nome do produto – Visionnaire – significa, em português, visionário. Visionário significa aquele que tem ideias extravagantes, grandiosas, inovadoras. A propaganda anuncia que o produto é pioneiro, o primeiro, em algumas vantagens oferecidas, por isso é visionário, grandioso.

Page 18: Capítulos 1 e 2

4) a) Os números que foram utilizados são:

Algarismos – 45, 1, ½, 2, 3, 15.

Numerais: duas, meia, uma, dobro, três quartos.

Page 19: Capítulos 1 e 2

b) Desses algarismos, o que indica uma quantidade fracionário é ½, meio.

c) Os numerais utilizados foram duas, meia, uma, dobro e três quartos.

d) Os numerais da resposta anterior podem ser classificados como duas, uma e três, numerais cardinais; dobro, numeral multiplicativo; meia e quartos, numerais fracionários.

e) A diferença seria que em uma tigela, teríamos uma tigela qualquer, geral. Já em a tigela, trata-se de uma tigela específica, diferente de todas as outras.

Page 20: Capítulos 1 e 2

(pág. 57)

f) Os termos em questão são: uma, artigo indefinido, singular, feminino; a, artigo definido, singular, feminino.

Page 21: Capítulos 1 e 2

7) Observando as manchetes e os classificados a seguir, a função dos numerais que aparecem e suas classificações:

a) Um terço, numeral fracionário, indica que a parcela da população ficará sem água, mas não todos os habitantes do lugar.

b) Dobro, numeral multiplicativo, revela que o Buffet oferece duas vezes mais diversão e variedades que seus concorrentes.

Page 22: Capítulos 1 e 2

c) vinte, numeral cardinal, é a quantidade geral de lucro que pode ser obtida com o negócio mencionado.

d) primeira, numeral ordinal, informa a ordem sequencial em que o Coritiba ficou na competição geral.

e) Cinco, numeral cardinal, indica a idade, medida em quantidade geral de anos vividos, do ganhador.

Page 23: Capítulos 1 e 2

Agora é com você. (pág. 58)1) Correção na apostila.

2) A ideia completa dos seguintes versos é:

a) A expressão “Para calar a boca: rícino” significa que rícino é um medicamento cujo gosto é horrível e as pessoas que o tomavam costumavam se negar a bebê-lo, fechando a boca.

b) A ideia por trás da expressão, “Para o Pará e o Amazonas: Látex”, indica que as duas maiores regiões produtoras do látex no Brasil são, justamente, o Pará e o Amazonas.

Page 24: Capítulos 1 e 2

c) A expressão “Para trazer à tona: Homem-Rã” fala sobre mergulhadores que, sem usar equipamento, descem ao fundo do mar para pegar conchas, mariscos e outros frutos do mar.

d)A expressão “Para o presente da noiva: Marzipã” é usada, pois Marzipã é uma massa utilizada para fabricar doces em um casamento.

Page 25: Capítulos 1 e 2

Entretextos. (pág. 59)

Resposta pessoal.

Page 26: Capítulos 1 e 2

Conclusão (pág. 60).

1) Explicando os significados abaixo:

a) Neologismo é o nome de vocábulos não pertencentes à Língua Portuguesa.

b) Neologismos são palavras ou expressões criadas após surgirem novos hábitos trazidos pela modernização ou por alguma necessidade especial.

Page 27: Capítulos 1 e 2

2) Nos anúncios publicitários, tanto a linguagem verbal como a linguagem visual são importantes, já que o primeiro traz explicações necessárias para que o consumidor se interesse pelo produto. O segundo chama a atenção do leitor, atraindo-o para a marca.

3) Os numerais são divididos em cardinais ordinais, multiplicativos e fracionários.

Page 28: Capítulos 1 e 2

A escola e a vida. (pág. 61).

Exercícios a e b: respostas pessoais.