capitulo vi sistemas operacionais

4
Sistema operacional Professor: Percilio Período: 3º. 2015 DATA: 13/06/2015 Unidade: (X) 903 Sul ( ) Taguatinga Curso: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Turma: NOTURNO Aluno: Samuel de Souza de brito 1. Como uma aplicação pode implementar concorrência em um ambiente Monothread? Resposta = A aplicação deve implementar a concorrência através do uso de Múltiplos processos independentes ou subprocessos, permitindo dividir uma plicação em partes que podem trabalhar de forma concorrente. 2. Quais os problemas de aplicações concorrentes desenvolvidas em ambiente Monothread? Resposta = O uso de múltiplos processos e subprocessos geram gastos de recursos do sistema, consumindo tempo de processamento e espaço na memória Principal, tanto para alocar ou desalocar recursos. Cada processo tem endereçamento diferente, isso significa que a comunicação entre esses processos se torna muito lenta e difícil de se programar, nesse caso usa-se técnicas muito complicadas como semáforos,pipes, sinais, memória compartilhada ou troca de mensagens. 3. O que é um ambiente Multithread e quais as vantagens de sua utilização? Resposta = A ideia do ambiente Multithread é trabalhar de forma concorrente dentro do mesmo processo, dividindo as tarefas em várias tarefas menores chamadas de thread ou sub-rotinas. O thread é tratado pelo processador como um processo. A vantagem é a minimização de recursos do sistema, e ganho de desempenho uma vez que os processos demandam muito tempo com a criação, troca e eliminação de processos. Os threads trabalhar de forma cooperativa e Utilizam o mesmo espaço de

Upload: samuel-brito

Post on 12-Jan-2016

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Sistema operacional

TRANSCRIPT

Page 1: Capitulo VI Sistemas Operacionais

Sistema operacional

Professor: Percilio

Período: 3º. 2015   DATA: 13/06/2015 Unidade: (X) 903 Sul ( ) Taguatinga

Curso: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Turma: NOTURNO

Aluno: Samuel de Souza de brito

1. Como uma aplicação pode implementar concorrência em um ambiente Monothread?

Resposta = A aplicação deve implementar a concorrência através do uso de Múltiplos processos independentes ou subprocessos, permitindo dividir uma plicação em partes que podem trabalhar de forma concorrente.

2. Quais os problemas de aplicações concorrentes desenvolvidas em ambiente Monothread?

Resposta = O uso de múltiplos processos e subprocessos geram gastos de recursos do sistema, consumindo tempo de processamento e espaço na memória Principal, tanto para alocar ou desalocar recursos. Cada processo tem endereçamento diferente, isso significa que a comunicação entre esses processos se torna muito lenta e difícil de se programar, nesse caso usa-se técnicas muito complicadas como semáforos,pipes, sinais, memória compartilhada ou troca de mensagens.

3. O que é um ambiente Multithread e quais as vantagens de sua utilização?

Resposta = A ideia do ambiente Multithread é trabalhar de forma concorrente dentro do mesmo processo, dividindo as tarefas em várias tarefas menores chamadas de thread ou sub-rotinas.

O thread é tratado pelo processador como um processo. A vantagem é a minimização de recursos do sistema, e ganho de desempenho uma vez que os processos demandam muito tempo com a criação, troca e eliminação de processos. Os threads trabalhar de forma cooperativa e Utilizam o mesmo espaço de endereçamento. Isso torna o acesso às informações mais rápida e simples, pois evita mudança de modo de acesso e permissão de acesso.

4. Quais as vantagens e desvantagens do compartilhamento do espaço de endereçamento entre Threads de um mesmo processo?

Resposta = A vantagem é permitir o compartilhamento de dados entre os threads de maneira mais rápida e eficiente.

A desvantagem é necessidade de implementar mecanismos de comunicação e sincronização para garantir acesso seguro aos dados compartilhados na memória..

5.Compare os pacotes de threads em modo usuário e modo kernel?

Page 2: Capitulo VI Sistemas Operacionais

Sistema operacional

Professor: Percilio

Período: 3º. 2015   DATA: 13/06/2015 Unidade: (X) 903 Sul ( ) Taguatinga

Curso: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Turma: NOTURNO

Aluno: Samuel de Souza de brito

Threads em modo usuário (TMU) são implementados pela aplicação e não pelo sistema operacional. Para isso, deve existir uma biblioteca de rotinas que possibilita à aplicação realizar tarefas como criação/eliminação de threads, troca de mensagens entre threads e uma política de escalonamento. Neste modo, o sistema operacional não sabe da existência de múltiplos threads, sendo responsabilidade exclusiva da aplicação gerenciar e sincronizar os diversos threads existentes. Threads em modo kernel (TMK) são implementadas diretamente pelo núcleo do sistema operacional, através de chamadas a rotinas do sistema que oferecem todas as funções de gerenciamento e sincronização. O sistema operacional sabe da existência de cada thread e pode escaloná-los individualmente. No caso de múltiplos processadores, os threads de um mesmo processo podem ser executados simultaneamente.

6. Dê exemplos do uso de threads no desenvolvimento de aplicativos, como editores de textos e planilhas eletrônicas.

Livre

7. Como o uso de threads pode melhorar o desempenho de aplicações paralelas em ambientes com múltiplos processadores?

Para obter os benefícios do uso de threads, uma aplicação deve permitir que partes diferentes do seu código sejam executadas em paralelo de forma independente. O uso de uma arquitetura com múltiplos processasdores beneficia a concorrência entre os threads com a possibilidade do paralelismo de execução entre processadores.

8. Quais os benefícios do uso de threads em ambientes cliente-servidor?

O principal benefício do uso de threads em ambientes cliente-servidor é a melhoria no desempenho da aplicação servidora. Além disso, a comunicação entre os threads no servidor pode ser feita através de mecanismos mais simples e eficientes.

9. Relacione processo e threads

Os chamados “processos” são módulos executáveis, os quais contêm linhas de código para que a execução do programa seja realizada apropriadamente. Isso quer dizer que o

Page 3: Capitulo VI Sistemas Operacionais

Sistema operacional

Professor: Percilio

Período: 3º. 2015   DATA: 13/06/2015 Unidade: (X) 903 Sul ( ) Taguatinga

Curso: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Turma: NOTURNO

Aluno: Samuel de Souza de brito

processo é uma lista de instruções, a qual informa ao processador que passos devem ser executados e em quais momentos isso acontece.

 Thread ou linha de execução é uma das maneiras utilizadas por um processo para dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas simultaneamente, em geral, em arquiteturas multiprocessadas. Thread é uma divisão do processo principal de um programa. Todavia, nem todos os processos são divididos em múltiplas threads, assim como nem todos os processadores são capazes de trabalhar “tranquilamente” com uma enormidade de threads.

Os mais recentes processadores vêm com especificações quanto aos núcleos e às threads.