capÍtulo i das disposiÇÕes preliminares · de edital na imprensa local e em boletim oficial do...

34
LEI N° 1.728 DE 21/11/94 ■4 j y Ementa - Institui o Plano de Cargos e Salários no serviço público municipal, fixa suas diretrizes e dá outras providências. A Câmara Municipal de Palmeira, Estado do Paraná, aprovou e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte, LEI: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A rt. 1° - Fica instituído o Plano de Cargos e salários na administração pública municipal, destinado a organizar os cargos públicos de provimento efetivo e em comissão, fundamentados nos princípios de qualificação profissional e de desempenho, com a finalidade de assegurar a continuidade da ação administrativa e a eficiência do serviço público. Parágrafo Único - Aos servidores abrangidos por esta lei é assegurada isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas a natureza ou local de trabalho. Art, 2° - Os cargos da administração pública municipal direta são organizados e providos, observadas as diretrizes estabelecidas nesta Lei. CAPÍTULO II DOS CARGOS A rt. 3o - Os cargos são organizados em grupos, observada a escolaridade e a qualificação profissional exigidos, bem assim a natureza e a complexidade das atribuições a serem exercidas, e manterão correlação com as finalidades dos órgãos ou entidades a que devam atender. § Único - De acordo com a natureza profissional, escolaridade exigível e as complexidades de suas atribuições, os cargos públicos previstos nesta lei, ficam agrupados em 05 (cinco) grandes grupos ocupacionais.

Upload: ngokhanh

Post on 14-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

LEI N° 1.728 DE 21/11/94

■4j y

E m enta - Institui o Plano de Cargos e Salários no serviço público municipal, fixa suas diretrizes e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Palmeira, Estado do Paraná, aprovou e eu P refeito M unicipal, sanciono a seguinte,

LEI:

CAPÍTULO ID AS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A rt. 1° - Fica instituído o Plano de Cargos e salários na adm inistração pública municipal, destinado a organizar os cargos públicos de provim ento efetivo e em comissão,fundam entados nos princípios de qualificação profissional e de desempenho, com a finalidade de assegurar a continuidade da ação administrativa e a eficiência do serviço público.

P arág rafo Único - Aos servidores abrangidos por esta lei é assegurada isonom ia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assem elhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas a natureza ou local de trabalho.

A rt, 2° - Os cargos da administração pública municipal direta são organizados e providos, observadas as diretrizes estabelecidas nesta Lei.

CAPÍTULO I I DOS CARGOS

A rt. 3o - Os cargos são organizados em grupos, observada a escolaridade e a qualificação profissional exigidos, bem assim a natureza e a complexidade das atribuições a serem exercidas, e manterão correlação com as finalidades dos órgãos ou entidades a que devam atender.

§ Único - D e acordo com a natureza profissional, escolaridade exigível e as complexidades de suas atribuições, os cargos públicos previstos nesta lei, ficam agrupados em 05 (cinco) grandes grupos ocupacionais.

Page 2: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

1 7 2^

I - Profissional- abrange as funções cujas tarefas requeiram conhecimentos técnicos a nível de 3° grau de escolaridade, exceto as funções de magistério, com Padrão de Vencimento fixado no anexo 06 níveis I a L.

I I - Sem i - P rofissional - compreende as funções cujas tarefas requeiram conhecimentos técnicos a nível médio ou curso específico, e que se caracterizem por certa complexidade e pouco esforço físico, com Padrão de Vencimento fixado no anexo 06 níveis D a G.

I I I - Adm inistrativo - são funções relacionadas com a preparação, sistematização, transferência e preservação de documentos, papéis e outras atividades relacionadas ao âmbito da administração, com Padrão de Vencimento fixado no anexo 0 6 níveis A a H .

IV - M agistério - compreende o conjunto de funções que ministra, assessora, acompanha, supervisiona, avalia, coordena, orienta e dirige o ensino na rede municipal, com Padrão de Vencimento fixado no anexo 05.

V - Serviços G erais - requer alfabetização quando se tratar de cargos cujas tarefas requeiram conhecimentos práticos do trabalho, e abrange uma rotina de esforço físico, com Padrão de Vencimento fixado no anexo 06 níveis A a G.

A r i 4o - Cargo Público é um conjunto de deveres, atribuições e responsabilidades cometidas ao servidor, especificadas em regulamento.

CAPÍTU LO I I IDO IN G RESSO

A rt 5o - Os cargos de provimento efetivo no serviço público municipal, são acessíveis aos brasileiros natos ou naturalizados, e o ingresso dar-se-á no piso salarial da classe e nível inicial, do grupo ocupacional respectivo, atendidos os requisitos de escolaridade e habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

§ 1° - Constituem requisitos de escolaridade para o ingresso nos cargos públicos, segundo os grupos ocupacionais definidos no § Único do art. 3° desta lei:

I - grupo ocupacional pro fissional - diploma de curso superior e habilitação legal, quando se tratar de atividade regulamentada;

I I - grupo ocupacional sem i-profissional - diploma de conclusão do curso de 2° Grau é habilitação legal, quando se tratar de atividade profissional regulamentada.

I I I - grupo ocupacional adm inistrativo - comprovante de escolaridade de primeiro grau, que permita o desenvolvimento de atividades administrativas, tais

Page 3: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

com o sistematização, transferência e preservação de documentos, papéis e outras atividades correlatas.

IV - grupo ocupacional de magistério - comprovante de escolaridade estabelecido no Anexo I da presente Lei.

V - grupo ocupacional de serviços gerais - alfabetizado quando se tratar de cargos cujas tarefas requeiram conhecimento prático do trabalho, limitado a uma rotina de esforço físico.

§ 2o - O diploma ou certificado, no caso do inciso II do parágrafo anterior, poderá ser dispensado, quando o candidato possuir habilitação legal ou equivalente.

§3° -O Quadro Próprio do M agistério é composto de 06 (seis) Classes, de acordo com as respectivas áreas de atuação, cada Classe com níveis de elevação e respectivos vencimentos, estruturado de acordo com o Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais de Palmeira.

A rt. 6° - As condições para realização de concurso público são as estabelecidas em Regulamento Geral, o qual será amplamente divulgado em forma de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município.

§ 1° - Poderá ser baixado regulamento específico para cadaconcurso.

§2° - O Concurso Público terá validade de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

§ 3 ° - Não se abrirá novo concurso público enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior, com prazo de validade ainda não expirado.

A lt. 7° - O servidor uma vez nomeado cumprirá o estágio probatório de acordo com o estabelecido no Regime Jurídico dos Servidores Públicos M unicipais.

A r t 8° > As pessoas portadoras de deficiência, habilitadas em concurso público, serão nomeadas para as vagas que lhe forem destinadas no respectivo edital, observada a exigência de escolaridade, aptidão e qualificação profissional definidas em regulamento específico.

CAPÍTULO IVD A S PROMOÇÕES, DA AVALIAÇÃO D E DESEMPENHO

E D A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONALSEÇÃO I

Page 4: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

DA PRO M O ÇÃO

A rt 9o - A promoção é o mecanismo de progressão íiincionai do servidor e dar-se-á da seguinte forma:

§ 1° - Ao servidor professor e ao especialista de educação, haverá o avanço vertical e diagonal.

I - haverá dois tipos de avanço vertical:a) avanço vertical por qualificação, através de concurso de provas e títulos a que se

submete o professor ou especialista de educação, para passar de um nível de atuação para outro, da mesma ciasse, com idêntica remuneração e respeitada a habilitação profissional legal e a linha de correlação fixada na sistemática de classificação de cargos adotada pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais, b) avanço vertical por habilitação, feito pelo critério do nível de formação do professor ou especialista de educação, para elevação à classe de remuneração superior, mas dentro de um mesmo nível de atuação, com interstício de 01 (um) ano entre duas promoções.

U - por avanço diagonal entende-se a progressão de uma para outra das referências de uma mesma classe definidas no § 2°do art. 187 d o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais, mediante o acréscimo de 3% (três por cento), ao vencimento do professor ou especialista de educação, a cada passagem para a referenda consecutiva.

§ 2° - Aos demais servidores haverá dois tipos de avanços:a) avanço horizontal - que consiste na passagem do servidor de um nível para outro

da mesma ciasse que ocupa.b) avanço vertical - que consiste na passagem do servidor de uma classe para outra, e

será precedida de concurso público de provas, ou de provas e títulos.§ 3o - As promoções previstas no § Io, inciso II e § 2o letra

"a"' deste artigo, dar-se-ão a cada triénio, da seguinte forma:a) por antigüidade, de efetivo exercício na ciasse, mediante um acréscimo de 3% (três por cento) ao vencimento do servidor, na forma do Inciso XIV do art. 37 da Constitu­ição Federal.

Page 5: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

b) por merecimento, mediante um acréscimo de 3% (três por cento) ao vencimento do servidor, sendo que a avaliação será anual, estabelecida em regulamento e, caso não ocorra será concedida automaticamente.

§ 4" - Merecimento é a demonstração, por parte do servidor, do fiel cumprimento de seus deveres, bem como a continua atualização, para o desempenho de suas atividades.

A lt. 10 - Será declarada sem efeito a promoção indevida e, se for o caso, promovido quem de direito.

A lt. 11 - Não poderá ser promovido por merecimento, o servidor em estágio probatório, aposentado, em disponibilidade, ou em licença para tratar de interesses particulares.

A ri. 12 - Em caso algum será promovido servidor que não se enquadre nas normas do plano de carreira.

SEÇÃO I IDA A VALIAÇÃO D E DESEMPENHO

A lt. 13 - A avaliação deve medir o desempenho do servidor no cumprimento de suas atribuições, permitindo o seu desenvolvimento profissional na carreira, levando-se em conta os seguintes fatores:

I - produtividade;I I - i n i c i a t i v a ;

I I I - cooperação;IV - qualificação do servidor;V - r e s p o n s a b i l i d a d e .

VI - assiduidade.§ I o - D e v e r ã o s e r adotados p r o c e s s o s d e auto-

avaliação d o s e r v i d o r o u d a avaliação com participação d e integrantes de sua carreira.§ 2 o - C a b e r á á Chefia imediata proceder a avaliação

de d e s e m p e n h o d e seus subordinados, ficando a cargo da Chefia superior a r e v i s ã o d a avaliação.

A lt. 14 - Na avaliação de d e s e m p e n h o s e r ã o a d o t a d o s m o d e l o s q u e a t e n d e r ã o a n a t u r e z a d a s a t i v i d a d e s d e s e m p e n h a d a s p e l o s e r v i d o r e a s c o n d i ç õ e s e m que serão exercidas, observadas as s e g u i n t e s características

f u n d a m e n t a i s :

Page 6: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

í - o b jetiv id a d e e adequ ação d o s p r o c e s s o s e ínsírumeiitos d e ava liação a o c o n te ú d o o c u p a c io n a l d a s carreiras;

II - periodicidade;IU - contribu ição d o se rv id o r p a ra c o n se c u ç ã o d o ó r g ã o ou entidade.

IV - com portam en to o b se rv á v e l d o se rv id o r .V - conhecim ento, p e lo se rv id o r, d o r e su lta d o d a avaliação.

A lt. 15 - O b serva do o d is p o s to n o s a r ts . 13 e 1 4 , o regulam ento disciplinará o s proced im en tos d e avaliação d e d e se m p e n h o , p o d e n d o adotar características adicionais com o Sm d e a ten der as n e c e ss id a d e s e sp e c ír íc a s d o s órgãos ou entidades.

S E Ç Ã O I I ID A Q U A L IF IC A Ç Ã O P R O F IS S IO N A L

A r t. 16 - A qualiScação p ro S ssion a l, c o m o p r e s s u p o s to d a valorização do servidor com preenderá program a d e fo rm açã o in icia l, c o n s titu íd o d e segmentos teóricos e práticos e cursos regu lares d e a p erfe iço a m en to e e s p e c ia liz a ç ã o , correspondentes a natureza e exigência da resp ec tiva carreira.

A r t 1 7 - A qualiScação p roS ssion a l d e q u e tra ta o a r tig o anterior será planejada, organizada e execu tada d e form a in teg ra d a a o s is te m a d e carreira, tendo p o r objetivo:

I - na form ação inicial, a p rep a ra çã o d o s c a n d id a to s p a ra o exercício das atribuições dos cargos iniciais das carreiras, tra n sm itin d o -lh e s conhecim entos, m étodos, técnicas e h abilitações adequadas;

n - nos cu rsos regu lares d e a p e rfe iç o a m e n to e e s ­pecialização, habilitação do serviço para o desem pen h o eficiente d a s a tr ib u iç õ e s inerentes ao cargo.

III - nos casos d e n atu reza geren cia l, a h a b ilita ç ã o p a ra o exercício das funções de direção, chefia» assessoramento ou assistência;

A rt 18 - O s cu rsos regu lares d e q u a lifica ção p ro fis s io n a l poderão ser atribuídos a órgãos ou en tidades pú blicas, m ed ia n te c o n v ê n io , o u contratos com entidades privadas, especializadas na ca pacitação d e re c u rso s h u m a n o s, observadas as normas pertinentes.

Page 7: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

Í 7 ? y P

A r t 19 - A lém d o s cu rsos regu lares p o d e rã o s e r d e s e n v o lv id o s program as de caráter prático, através d e estág io s, ou ou tras fo rm a s d e c a p a c ita ç ã o que aprimoram o desem penho funcional.

C A P ÍT U L O VD A O R G A N IZA Ç Ã O D O Q U A D R O D E P E S S O A L

A r t. 2 0 - O s Q uadros d e P esso a l d o s ó rg ã o s ou e n tid a d e s d e q u e tratam os artigos 2 o e 3o , são organizados d e acordo co m a s d ire tr ize s d e s ta le i.

§ I o - O Anexo n° 01 refere-se ao co m p a ra tivo e n tre a s itu a ç ã o antiga ou legal atual, e a situação n ova refere- se á situ ação leg a l a p a r tir d a v ig ê n c ia desta lei, no que tange à denom inação d o s cargos;

§ 2 ° - O anexo 02 refere-se a o s ca rg o s d e P ro v im e n to em Com issão, bem com o a respectiva Tabela d e V encim ento.

§ 3 ° - O anexo 03 refere-se ao P lano d e Classificação d e c a rg o s do Grupo Ocupacional do M agistério - P rofessores e E specia lista s d e E d u ca çã o .

§ 4o - O anexo 04 refere-se á n ova estrutura d a ca rre ira d oM agistério.

§ 5 ° - O anexo 05 refere-se á Tabela d e V en cim en to d o Q u a d ro Próprio do M agistério.

§ 6 ° - O anexo 06 refere-se ao s C argos d e P ro v im e n to E fe tiv o e respectivos Padrões de Vencim ento, perten cen tes a o s G ru p o s O cu p a c io n a is Profissional, Sem i-ProSssional, A dm in istrativo e S erv iço s G erais.

§ 7 ° - O anexo 0 7 refere-se às F unções G ra tificadas, r e s p e c tiv o s Sím bolos e Valores, sendo que a Função G ratificada d e D ire to r d e E sc o la e A u x ilia r

Adm inistrativo, este quando servidor E stadual em E sco la M u nicipal, d iz r e s p e ito á cada período de funcionamento da respectiva E scola.

§ 8 ° - A s Funções gratificadas não co n stitu em e m p re g o o u c a rg o , e o exercício confere ao servidor responsabilidade adicional e va n ta g en s fin a n ceira s correspondentes.

§ 9 o - O C argo d e A ssesso r Jurídico, G ru p o O cu p a c io n a l Profissional, criado em função d e determ inação ju d icia l, fica ex tin to a o vagar;

§ 1 0 - O s ocupantes d o C argo A u xiliar d e S erv iç o s G era is - G ru p o Ocupacional Serviços Gerais e que estejam exercen do as fu n çõ es d e P a d e iro , A u x ilia r de Padeiro e O perador de Vaca M ecânica, são enquadrados co m o ta is n o G ru p o Ocupacional Serviços Gerais, com o N ível fixado n o an exo n° 0 6 d e s ta L ei.

§ 11 - Os ocupantes d o C argo d e A u xiliar d e S aú de P ú b lica - G ru p o Ocupacional Semi-Profissional são enquadrados ao cargo d e A g e n te d e S a ú d e P ú b lic a - Grupo Ocupacional Sem i- Profissional, que p o r sua v e z é ex tin to a o vagar.

§ 1 2 - 0 cargo d e O ficial d e A dm in istração d o G ru p o O cu p a c io n a l Semi - Profissional é criado em função d e determ inação ju d ic ia l, e é extinto ao vagar;

Page 8: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

§ 13 - Os ocupantes do cargo de Auxiliar de Educação Física - Grupo Ocupacional Adminstrativo são enquadrados no Grupo Ocupacional M agistério, de acordo com sua habilitação.

§ 14 - A Tabela de Vencimentos dos servidores ocupantes dos Grupos Ocupacionais Profissionais, Semi- Profissional, Administrativo e Serviços Gerais, é o constante do Anexo 08;

§ 1 5 - 0 cargo de provimento efetivo de Datilógrafo, do Grupo Ocupacional Administrativo é extinto ao vagar;

§ 16 - Os Cargos de Provimento Efetivo de Escriturário e Oficial de Administração 11, do Grupo Ocupacional Administrativo, são extintos ao vagar.

§ 17 - As descrições e as atribuições dos cargos serão regulam entadas por ato próprio do Prefeito, ou Presidente da Câmara M unicipal quando for o caso.

CAPÍTULO VIDA ADMINISTRAÇÃO DO SISTEM A DE PESSOAL

A rt. 21 - Os Cargos em Comissão, as Funções de Confiança a e as Funções Gratificadas, com definição de atribuições e responsabilidades limitadas à estrutura organizacional de cada Unidade Administrativa, na forma da lei, serão exercidas:

a) preferencialmente, na estrutura de Assessoramento Superior, por servidores ocupantes de cargos, de carreira técnica ou profissional;

b) obrigatoriamente, na estrutura iniciai e intermediária, por servidores ocupantes de cargo de carreira;

A lt. 22 - Os acréscimos pecuniários percebidos pelos servidores públicos municipais não serão computados nem acumulados, para fins de acréscimo ulterior, sob o mesmo título ou idêntico fundamento.

A r t 23 - Caberá â Divisão de Recursos Humanos conjuntamente com o Departamento de Administração, administrar o Plano de Cargos e Salários.

A r t 24 - Para o fim de racionalizar e objetivando a continuidade de suas atividades, cada órgão ou entidade estabelecerá cronograma anual de provimento de cargos efetivos, de acordo com suas disponibilidades.

A r t 25 - Será admitida a transferência ou a remoção do servidor de carreira, na forma do disposto no Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais de Palmeira.

Page 9: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

CAPÍTULO VIIDA IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIO S

A rt. 2 6 - A implantação do Plano de Cargos e Salários é precedida de:

I - revisão e r a c i o n a l i z a ç ã o da estrutura o r g a n i z a c i o n a l , bem assim das atividades sistêmicas ou comuns;

II - redimensionamento da força de trabalho.

A lt. 27 - Os ocupantes de cargos pertencentes ao Quadro permanente da administração d i r e t a , a que se refere o artigo Io d e s t a l e i , s e r ã o enquadrados através de Decreto do P o d e r Executivo Municipal.

§ I o - O enquadramento dos servidores para os cargos, é f e i t a e s t a b e l e c i d a a s e g u i n t e ordem de prioridade.

I - ingresso a t r a v é s d o concurso público;II - e s t a b i l i d a d e n o s e r v i ç o p ú b l i c o municipal na forma d o d i s p o s t o n o

a r t i g o 1 9 d o A t o das D i s p o s i ç õ e s C o n s t i t u c i o n a i s T r a n s i t ó r i a s ( C F ) ;§ 2 o - O s s e r v i d o r e s n ã o e n q u a d r a d o s n a s a l í n e a s constantes d o

p a r á g r a f o anterior, terão seu i n g r e s s o n o s c a r g o s , subordinados a h a b i l i t a ç ã o p r é v i a e m c o n c u r s o .

A rt. 28 - Os ocupantes de cargos não a l c a n ç a d o s p e l o d i s p o s t o n o a r t i g o anterior e l o t a d o s ou em e x e r c í c i o n a a d m i n i s t r a ç ã o d i r e t a , e m 05 d e outubro d e 1 . 9 8 8 , e que p e r m a n e c e r e m n e s s a c o n d i ç ã o a t é a d a t a d a p u b l i c a ç ã o d e s t a l e i , s e r ã o

i n s c r i t o s d e o f í c i o e m c o n c u r s o p ú b l i c o .

§ I o - O s c a n d i d a t o s u m a v e z h a b i l i t a d o s , p o d e r ã o i n g r e s s a r n o s c a r g o s d e p r o v i m e n t o e f e t i v o , o b s e r v a d o s o s r e q u i s i t o s d e s t a l e i , ficando

d e s o b r i g a d o s d a p r e s t a ç ã o d o e s t á g i o p r o b a t ó r i o .§ 2 o - A i n a b i l i t a ç ã o d e q u e t r a t a e s t e a r t i g o i m p o r t a a

e x o n e r a ç ã o i m e d i a t a d o s e r v i d o r , i n d e p e n d e n t e m e n t e d e n o t i f i c a ç ã o a d m i n i s t r a t i v a .

CAPÍTULO V IIIDA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL

A rt. 2 9 - A l é m d o s c a r g o s d e p r o v i m e n t o e f e t i v o d e q u e t r a t a e s t a l e i , a P r e f e i t u r a M u n i c i p a l p o d e r á c o n t r a t a r p e s s o a l a d m i t i d o t e m p o r a r i a m e n t e , m e d i a n t e

Page 10: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

1 o u

contrato por prazo determinado, obedecido o disposto no inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal.

§ Io - O pessoal temporário de que trata este artigo não integrará o Quadro de Pessoal e o Plano de Carreira.

§ 2o - O pessoal temporário, se habilitado em concurso público para ingresso no Quadro de Pessoal, contará o tempo de serviço prestado na qualidade de temporário, como tempo de estágio probatório.

§ 3o - O pessoal temporário contratado, será regido pela legislação da Consolidação das Leis Trabalhistas CLT, e estará sujeita à legislação da Previdência Social e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

§ 4o - O salário do pessoal contratado por tempo determinado na forma deste artigo será equivalente ao pago para os cargos de provimento efetivo.

A rt. 30 - Considera-se como necessidade temporária de excepcional interesse público, as contratações que visem:

I - combater surtos epidêmicos;II - atender situações de calamidade pública;III - substituir professor, especialista de educação e cirurgião

dentista licenciado;IV - atender situações que tiverem sua necessidade originária em

convênio, acordo ou ajuste, o Município e as esferas Estadual e Federal;V - atender situações outras que vierem a ser definidas em lei,

como de urgência.§ Io - As contratações de que trata este artigo terão dotação própria

específica e não poderá o ultrapassar o prazo de 12 (doze) meses, e não são prorrogáveis.

§ 2o - O recrutamento será feito através de processo seletivo simplificado, sujeito à ampla divulgação, e observará critérios definidos em regulamento, exceto nas hipóteses previstas nos incisos I, II e IV deste artigo.

§ 3o - E vedado o desvio de função do pessoal contratado por prazo determinado, bem como sua recontratação, sob pena de nulidade do contrato e responsabilidade administrativa e civil da autoridade contratante.

CAPÍTULO IXD AS DISPOSIÇÕES FIN AIS E TRANSITÓRIAS

A rt. 3 4 - 0 Plano de Cargos e Salários é instituído exclusivamente pelas normas estatuídas nesta lei, e no Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais de Palmeira.

A rt. 35 - As Tabelas de Vencimentos criadas e que ficam fazendo parte integrante da presente Lei, serão atualizadas automaticamente pelos índices de

Page 11: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

correção do salário mínimo concedidos pelo Governo Federal, durante o período de tramitação até a entrada em vigor da presente lei.

A rt. 36 - No enquadramento decorrente desta Lei a diferença entre o Padrão Básico inicial e a atual remuneração do Servidor será efetuada em separado, em atendimento a dispositivo Constitucional, constituindo esta última, adicionais.

A rt. 37 - Fica assegurado o direito à recurso dirigido ao Prefeito Municipal, ao servidor que se julgar prejudicado em decorrência do enquadramento à ser efetuado por motivo da aplicação desta lei, desde que exerça tal direito dentro de 30 (trinta) dias contados do referido enquadramento, sob pena de decadência do direito.

A rt. 38 - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, e expressamente as leis n°s 1.170 de 20.01.86, 1.353 de 28.02.90 e 1.377 de 22.06.90 e Lei n° 1.431 de 15/03/91.

Edifício da Prefeitura Municipal de PaJméirãTífyado do Paraná , em 21 de novembro de 1 . 9 9 4 .

ALjTAMIR SANSONPrefeito Municipal

Eu ^ ^ /^ D Íre to r do Departamento de Administração, a subscrevi na data supra.

Page 12: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

c :CV-O■ÿH

ANEXO I

CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO

GRUPO OCUPACIONAL - M AGISTÉRIO - PROFESSOR

SITUAÇÃO NOVA 1 SITUAÇÃO ANTIGA

Professor Classe A - Extinto ao vagarProfessor Classe B - Que possui habilitação mínima específica de 2° grau.Professor Classe C - Que possui habilitação mínima especifica de 2° grau

e mais um ano de estudos adicionais ’rofessor Classe D - Que possui habilitação mínima específica de grau

superior, ao nível de graduação, obtida em curso de curta duração representada por licenciatura de 1° grau.

Professor Classe E - Que possui habilitação mínima específica de grau superior,ao nível de graduação com duração plena, representada por licenciatura plena.

Professor Classe F - Que possui habilitação mínima, específica de G rau Superior,e mais curso de Pós-G raduação ou M estrado.

Professor Leigo Professor N orm alista Professor N orm alistaProfessor L icenciatura C urta

Professor L icenciatura P lena

Page 13: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

Especialista Classe F - Especialista que possui habilitação mínima especifi­ca de Grau Superior, e mais curso de Pós Graduação ou mestrado.

ANEXO I - CONTINUAÇÃO II

Page 14: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

Especialista Classe F - Especialista que possui habilitação mínima específica deGrau Superior, e mais curso de Pós-Graduação ou M

estrado.

ANEXO I - CONTINUAÇÃO III

Page 15: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO

Page 16: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

ANEXO I - CONTINUAÇÃO V

Page 17: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO

Page 18: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

í ' õ S

> H O1 à l -* 8 §-O -12 3 o*3 íi «! Í> 3IJI• §GO£C'o.o

*1 H5*o 2 gL 2.« o o. o ® * 2 3 § Bw OQ o 3‘

o&o(0o.oOo*o10

01p>C0

SJ(9Ogsp

§.g8 53*2o. oo 2.a o *• s:<2 .oo

<3

i* o*:8 8 ,Q. o. !0 O {Go n * è o 2 o •(9 !3. 18 8* : a a 1sr co 11 b:õ g .(9

Ho

§>

> o > >C <9 OQ OQ x 55 <9 (9Es 8 S 8g» jjr (9 <9 rvfiWO*S* ̂ 8 . S>B.g.o.Í9

1 8 <9a8'

§rroOQe

H is i 8- 1 o2 * 3 S0 1

1g -

gI

d > ><9 OQ OQ55 2 28 a ag <9 <9 M* CO o. g O O9. co B.g, o.Í9

hd&tstop

ANEXO I - CONTINUAÇÃO VII CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO

GRUPO OCUPACIONAL - SEMI - PROFISSIONAL

Page 19: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

Auxiliar Administrativo 1

Auxiliar Administrativo

- CONTINUAÇÃO YD!

Page 20: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

Auxiliar de Padeiro Borracheiro

iiiii■i

w !o. •'p- 1p>P* !o 'i

iii

ã ’ s s g*

sP

P oP 032' 5S- So g*o 2

3 Ç o- dpP3f

p►*1O

PP-O•-1p-p

g o n h >P i *§• 3 gOS P.p

o* £•t rpocL p * o p*“• wp

pj,f.§</>

-OO(/>Op►-»p .C/3

&

&ohHHC>-O>*O

£

sooo>nl-HO

£

<o

ooH

>O>»O

Page 21: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

ANEXO N° 02 - CARGOS DE PROVIMENTOS EM COMISSÃO

Page 22: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

Professor 1

Classe DProfessor

1 Classe E

Professor 1

Classe P

►o 'S ¥M w 1 2III?5 8 3 3

o q Q Qp gf gí 8

o » °Hrf tu o c>

<7\ WO u»

hô- » 2 2 O O P5* 5* 0>0 <5 o01 M (A Cfl IO uO O O *n ►1 ’■1

HÖ ^ ►-12 2 O O O£í> 2> 53> <D Cd Cd co « <o co to w O O O -t -» ^

n n n n n oET p* p p p pM W W to m mw & «o SS SS 55o o o o o oH t f l ô O W >

<7\ ^ ^ w to

ri5

6oo

OO'ü

OMnr>0 303*HHOs&8O

u>

03

Page 23: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício
Page 24: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

-f <

Page 25: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício
Page 26: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

QUADRO PRÓPRIO DO MAGISTÉRIO - CONTINUAÇÃO III ESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO - GRUPO OCUPACIONAL - PROFESSOR

Page 27: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

9 r,sa

QUADRO PRÓPRIO DO MAGISTÉRIO ESTRUTURA DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO - CONTINUAÇÃO IV

GRUPO OCUPACIONAL- ESPECIALISTA DE EDUCAÇÃO

Page 28: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício
Page 29: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

Engenheiro Arquiteto

Page 30: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício
Page 31: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

ANEXO 6 - CONTINUAÇÃO III

CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO E RESPECTIVOS PADRÕES DE VENCIMENTO

GRUPO OCUPACIONAL - ADMINISTRATIVO

CARGO CARGAHORÁRIA PADRÃO BÁSICO INICIALSEMANAL

Telefonista 40 B

Auxiliar Administrativo 40 D

Escriturário (Extinto ao vagar) 40 D

Oficial de Administração II (extinto ao vagar) 40 -

Tesoureiro 40 F

Datilógrafo (extinto ao vagar) 40 C

Assistente Administrativo II 40 F

Oficial de Administração 40 H

Page 32: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

ANEXO 6 - CONTINUAÇÃO IV

CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO E RESPECTIVOS PADRÕES DE VENCIMENTO

GRUPO OCUPACIONAL - SERVIÇOS GERAIS

CARGACARGO HORÁRIA PADRÃO BÁSICO INICIAL

SEMANAL

Auxiliar de Serviços Gerais 40 ATrabalhador Braçal 40 AContínuo 40 BCarpinteiro 40 EMotorista 40 FOperador de Máquinas 40 GPedreiro 40 DServente de Obras 40 AGuardião 40 AMecânico 40 EEletricista 40 EOperador de Vaca Mecânica 40 CPintor 40 DEncanador 40 EPadeiro 40 CAuxiliar de Padeiro 40 ABorracheiro 40 A

Page 33: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

oANEXO 7

FUNÇÕES GRATIFICADAS

FUNÇÃO SÍMBOLO VALOR

DIRETOR DE ESCOLA FG-01 73,00

CHEFE DE DIVISÃO FG-02 48,00

CHEFE DE SERVIÇO OU SETOR FG-03 28,00

AUXILIAR ADMINISTRATIVO (Escola Estadual) FG-04 48,00

Page 34: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES · de edital na imprensa local e em Boletim Oficial do Município. ... através de concurso de provas e títulos a que se ... com interstício

A N E X O 8

TA BELA DE VENCIM ENTO S D E CARGOS D E PRO VIM ENTO EFETIVO

GRUPOS O CUPACIO NAIS - PRO FISSIO NAL - SEM I PROFISSIONAL

AD M IN ISTR A TIV O E SERVIÇOS G ERAIS

PADRÃO V E N C IM EN TO S

A 99,00

B 108,00

C 121,00

D 139,00

E 160,00

F 188,00

G 227 ,00

H 277 ,00

I 343,00

J 4 33 ,00

k 559 ,00

1 7 21 ,00