capital social e desenvolvimento apresentação

4
Capital Social e Desenvolvimento Crescimento x Desenvolvimento Primeiramente, para adentrar ao Estudo da Teoria de Capital Social e suas implicações no desenvolvimento, precisamos entender que crescimento não é desenvolvimento, principalmente crescimento econômico. Exemplo disso temos a época vivida pelo Brasil no período de 1850 a 1980, onde o mesmo possuía a oitava melhor economia no mundo mas também era um dos últimos colocados em índices de desenvolvimento humano. Na verdade, desenvolvimento é desenvolvimento social, não há o que se falar de diferente pois este conceito é referente as sociedades humanas. capital financeiro (renda) e o capital físico (riqueza) são dois fatores importantes para a contribuição do desenvolvimento, porem, no Brasil esses fatores não estão de acordo com o mesmo, pois há uma concentração de renda de enorme riqueza na mãos de poucos e que com isso nada contribui com o social. Capital Natural A palavra capital provém do latim capitālis que, por sua vez, deriva do termo caput (“cabeça”). Trata-se portanto daquilo que pertence ou é relativo à cabeça, também esta relacionada com centro, alvo e até mesmo Riquezas. O termo capital nesse sentido é mais usado como metáfora e se refere ao meio ambiente que foi o primeiro fator extra econômico para o estudo de desenvolvimento, nele o ar atmosférico, os biomas, a agua, principalmente a doce, os recursos minerais, a fauna, a flora entre outros foram tidos como fatores importantes e contribuintes. Capital Humano É, no geral uma espécie de medida do desenvolvimento humano, tem haver com as condições necessárias para a reprodução da vida humana e para as relações de potencial dos indivíduos, é composto pela saúde, educação, segurança alimentar, entre outros. No século atual, por consequência do período pós

Upload: walter

Post on 08-Jul-2016

7 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

assunto de capital social

TRANSCRIPT

Page 1: Capital Social e Desenvolvimento Apresentação

Capital Social e Desenvolvimento

Crescimento x Desenvolvimento

Primeiramente, para adentrar ao Estudo da Teoria de Capital Social e suas implicações no desenvolvimento, precisamos entender que crescimento não é desenvolvimento, principalmente crescimento econômico. Exemplo disso temos a época vivida pelo Brasil no período de 1850 a 1980, onde o mesmo possuía a oitava melhor economia no mundo mas também era um dos últimos colocados em índices de desenvolvimento humano. Na verdade, desenvolvimento é desenvolvimento social, não há o que se falar de diferente pois este conceito é referente as sociedades humanas.

capital financeiro (renda) e o capital físico (riqueza) são dois fatores importantes para a contribuição do desenvolvimento, porem, no Brasil esses fatores não estão de acordo com o mesmo, pois há uma concentração de renda de enorme riqueza na mãos de poucos e que com isso nada contribui com o social.

Capital Natural

A palavra capital provém do latim capitālis que, por sua vez, deriva do termo caput (“cabeça”). Trata-se portanto daquilo que pertence ou é relativo à cabeça, também esta relacionada com centro, alvo e até mesmo Riquezas.

O termo capital nesse sentido é mais usado como metáfora e se refere ao meio ambiente que foi o primeiro fator extra econômico para o estudo de desenvolvimento, nele o ar atmosférico, os biomas, a agua, principalmente a doce, os recursos minerais, a fauna, a flora entre outros foram tidos como fatores importantes e contribuintes.

Capital Humano

É, no geral uma espécie de medida do desenvolvimento humano, tem haver com as condições necessárias para a reprodução da vida humana e para as relações de potencial dos indivíduos, é composto pela saúde, educação, segurança alimentar, entre outros. No século atual, por consequência do período pós industrial, o conhecimento se torna o principal elemento do capital humano.

Capital social

Falar de capital social não é algo tão simples, quando adotamos o termo “social”, não nos referimos a tudo aquilo que envolve a sociedade, muito menos ao seu principal componente “o Homem”. Falar de capital social diverge da ideia de capital humano, pois trata do que ocorre Entre as pessoas e não nas pessoas.

Conceito de Governo Civil

Historia da Carroça

Page 2: Capital Social e Desenvolvimento Apresentação

Tocqueville- A expressão “governo civil” foi cunhada por Tocqueville para designar a capacidade da sociedade humana de gerar ordem espontaneamente a partir da cooperação. As pessoas que se juntaram para resolver o problema, ao invés de apelarem para alguma entidade superior, para um terceiro supostamente desinteressado ao qual caberia desempatar aquele dilema, tomaram, elas mesmas, em suas mãos, a tarefa de buscar uma saída. Isso significa auto-organização, ordem emergente.

Tocqueville traz uma nova ideia para sociedade civil, ideia aproximada com a de Jhon Stuart Mill “uma sociedade que subsiste por conta própria; e contraria de Hobbes ( de que era necessário um terceiro agente para interferir nas relações sociais, sendo imparcial e coercitivo a ponto de fazer justiça e proporcionar a paz; do contrario não haveria sociedade, pois seria uma guerra de todos contra todos)

Redes SociaisJane Jacobs – É responsável por uma pesquisa para explicar o porquê de algumas cidades parecerem vivas, fluorescentes enquanto outras pareciam estar morrendo. Essa busca, nada mais era pela explicação de desenvolvimento ou não desenvolvimento, mas na época a autora não soube utilizar o termo. E com isso descobre que o combustível para o dito desenvolvimento são as redes Sociais.

Jacobs foi a primeira pessoa que utilizou a expressão capital social com o sentido contemporâneo, isto é, o determinou como um fator de desenvolvimento. Mas seu entendimento foi importante e alcançou apenas o período de 1950 às vésperas de 1990.

1889 Coleman introduziu um capitulo em seu artigo para o estudo de capital social

Putnam 1993

Livro- para que a democracia funcione ou no Brasil Comunidade e democracia

Põe que uma cultura Civica e cidadã são indispensáveis à prosperidade econômica e à boa governancia, que se traduz em uma sociedade civil forte. Sendo assim, altos níveis de capital social correspondem a altos níveis de desenvolvimento; assim como, baixos níveis de capital social correspondem a baixos níveis de desenvolvimento. Ele não foi o criador de nenhum conceito, porem, foi um dos principais divulgadores.

capital social se refere aos laços fracos (não hierárquicos, não funcionais, não parentais ou consangüíneos) entre pessoas, em conexões voluntárias, baseadas em reciprocidade, cooperação, solidariedade. E esse fenômeno se manifesta na sociedade civil em maior intensidade do que aquela se verifica nas outras esferas da realidade social ou nos outros tipos de agenciamento, como o Estado e o mercado.

Page 3: Capital Social e Desenvolvimento Apresentação

esquema trinário de interpretação da realidade social: primeiro setor (Estado), segundo setor (mercado) e terceiro setor (sociedade civil

Tidos como separados, o Estado é normativo, o Mercado é competitivo e a sociedade civil é cooperativa, mas essa separação só ocorre para a interpretação, pois na pratica esses se relacionam.

O capital social é cooperação ampliada socialmente, essa cooperação também ocorre entre o Estado e Mercado, porem não se equiparam a força cooperativa da sociedade civil.

O Estado pode induzir a formação de capital social (fazendo parcerias com a sociedade), mas no geral faz o contrario através do assistencialismo, clientelismo, da centralização e da introdução da adversidade na base da sociedade.

O mercado produz capital social, porém consome mais do que produz. E geral, um bom mercado competitivo deve ter como ambiente adequado uma sociedade cooperativa. Quem tem que ser de mercado é a economia e não a sociedade. A tão falada competitividade sistêmica depende de alguma coisa como uma cooperatividade sistêmica.a palavra ‘capital’ não é um conceito econômico. E apesar de conter a palavra ‘social’, não é um conceito sociológico. Capital social é um conceito político porque significa um outro tipo de poder, o poder de fazer, de empreender, de inovar e não o poder de mandar em alguém. Esse poder é, na verdade, um empoderamento, quer dizer, um encorajamento que flui da sociedade para o indivíduo.

DESENVOLVIMENTO

Pois bem. Introduzido dessa maneira o conceito de capital social, podermos voltar à equação complexa do desenvolvimento. Renda, riqueza, meio ambiente, conhecimento e poder (ou empoderamento), ou melhor, capital financeiro, capital físico (ou produtivo, ou empresarial), capital natural, capital humano e capital social, não devem crescer isoladamente para produzir o fenômeno que interpretamos como desenvolvimento. Trata-se, o desenvolvimento, na verdade, de uma combinação sinérgica de todos esses elementos.

O padrão aqui não é o crescimento ilimitado de cada variável per se e sim a sua interação. Para haver desenvolvimento – ou seja, sustentabilidade – é necessário que todas essas variáveis, esses cinco “capitais”, flutuem em torno de valores ótimos. Mas os valores ótimos de cada variável dependem dos valores das outras variáveis.