capacidade de disfarce do camaleão

6
capacidade de disfarce do camaleão O camaleão é um réptil escamoso da família dos lagartos (Chamaeleonidae). São conhecidas cerca de 160 espécies de camaleão, sendo que, a maior parte vive na África . O nome “camaleão” vem do grego chamailéon, e significa leão rasteiro. Os camaleões têm a habilidades de se disfarçar no ambiente em que estão. O comprimento desses répteis é de geralmente 60 cm, podendo atingir um metro de comprimento. Possui patas fortes e uma crista que vai da nuca a cauda. Os camaleões se alimentam principalmente de folhas, frutas, gafanhotos, louva-a-deus, borboletas e outros insetos, sendo que ele pode abocanhar até algumas aves de pequeno porte. Isso é possível graças a sua língua e a sua visão. Sua lingua é pegajosa, tem cerca de um metro de comprimento e atinge uma velocidade muito rápida. Os olhos têm uma capacidade de observação incrível que lhes permite ver 360° ao redor do seu corpo. Para caçar, eles ficam parados a maior parte do tempo, camuflados no ambiente, esperando que algum inseto passe. A camuflagem, aliás, é seu único meio de defesa, pois apesar dos camaleões serem animais agresivos, são muito lentos. Além de um instrumento de defesa, a camuflagem favorece a comunicação entre os camaleões. Alteração na luz, de humor, ou da temperatura do animal fazem com que ele mude de cor. Em uma luta entre camaleões, por exemplo, a cor da pele mostra se o camaleão esta enfurecido ou amedrontado.

Upload: givanildo-sousa-de-oliveira

Post on 25-Jul-2015

856 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: capacidade de disfarce do camaleão

capacidade de disfarce do camaleão

O camaleão é um réptil escamoso da família dos lagartos (Chamaeleonidae). São conhecidas cerca de 160 espécies de camaleão, sendo que, a maior parte vive na África. O nome “camaleão” vem do grego chamailéon, e significa leão rasteiro.

Os camaleões têm a habilidades de se disfarçar no ambiente em que estão. O comprimento desses répteis é de geralmente 60 cm, podendo atingir um metro de comprimento. Possui patas fortes e uma crista que vai da nuca a cauda.

Os camaleões se alimentam principalmente de folhas, frutas, gafanhotos, louva-a-deus, borboletas e outros insetos, sendo que ele pode abocanhar até algumas aves de pequeno porte. Isso é possível graças a sua língua e a sua visão. Sua lingua é pegajosa, tem cerca de um metro de comprimento e atinge uma velocidade muito rápida. Os olhos têm uma capacidade de observação incrível que lhes permite ver 360° ao redor do seu corpo.Para caçar, eles ficam parados a maior parte do tempo, camuflados no ambiente, esperando que algum inseto passe. A camuflagem, aliás, é seu único meio de defesa, pois apesar dos camaleões serem animais agresivos, são muito lentos.

Além de um instrumento de defesa, a camuflagem favorece a comunicação entre os camaleões. Alteração na luz, de humor, ou da temperatura do animal fazem com que ele mude de cor. Em uma luta entre camaleões, por exemplo, a cor da pele mostra se o camaleão

esta enfurecido ou amedrontado.Os camaleões podem ser encontrados principalmente no Saara, mas são

encontrados também na Europa, Índia, Sri Lanka. No Brasil, especificamente na Floresta Amazônica, são encontrados camaleões de origem indiana, porém essa espécie não é nativa. A espécie foi introduzida por portugueses, e se adaptaram bem.Vivem geralmente em montanhas, savanas, cerrados, caatingas, florestas pluviais e estepes. Habitam em árvores e embaixo de folhas caídas. Seus hábitos são diurnos.

Essa espécie chega a maturidade sexual com um ano de idade. No período de reprodução o macho vai atrás das fêmeas saindo dos arbustos e árvores. Como o camaleão é muito solitário, a aproximação de outro camaleão, mesmo que seja fêmea, só é permitida na hora de copular. Os camaleões são ovíparos e põem de 30 a 40 ovos, que são depositados no solo. A incubação demora de 8 a 9 meses.Os camaleões vivem de 4 a 5 anos.

Page 2: capacidade de disfarce do camaleão

Colégio Municipal Selma Nunes

Aluno Guilherme Marques

Professora Marlene Bastos

Disciplina: Ciências

Assunto Animais com capacidade de disfarce e seu

habitat e ecossistema

Page 3: capacidade de disfarce do camaleão

MICO-LEÃO-DOURADO

Reino: Animal

Classe: Mammalia

Ordem: Primata

Família: Callitrichidae

Gênero: Leontopithecus

Espécie: rosalia

Reclassificaçã: por Lesson, 1840

HABITAT

Mata Atlântica da baixada costeira do Estado do Rio de Janeiro, atualmente restrita aos municípios de Silva Jardim, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Cabo Frio, Armação dos Búzios e Saquarema.

CARACTERÍSTICAS DA ESPÉCIE

Vive em grupos familiares formados, em média, por seis indivíduos, mas pode variar desde dois até 14 indivíduos

O mico adulto pesa entre 550 a 600 gramas e mede cerca de 60 cm da cabeça até a ponta da cauda.

Não há qualquer diferença de cor de pelo ou tamanho entre o macho e a fêmea da espécie

Na natureza vivem em média, oito anos, mas podem chegar até 10 - 12 anos

Podem reproduzir uma ou duas vezes por ano (setembro a novembro – janeiro a març o), com gestação de 120 dias e normalmente produzem dois filhotes gêmeos.

Alimentam-se de frutos silvestres, insetos, pequenos vertebrados e, eventualmente, de goma de algumas árvores.

Cada grupo utiliza uma área que varia entre 50 ha a 100 ha que é defendida da entrada de outros grupos de micos.

Page 4: capacidade de disfarce do camaleão

São animais diurnos e à noite, dormem em ocos de árvores ou em emaranhados de cipós e bromélias.

ECOSSISTEMAS

Os ecossistemas podem ser definidos como unidades funcionais auto-suficientes, caracterizadas pelo intercâmbio cíclico de matéria e de energia e pela presença e perfeita interação das comunidades existentes entre si e com o ambiente físico. Nesses ambientes específicos é que ocorrem os processos de distribuição, consumo e decomposição da matéria viva.

O ecossistema é um sistema aberto e relativamente estável no tempo; as entradas de energia e matéria são representadas pela energia solar, os elementos minerais e atmosféricos e a água; as perdas ou saídas ocorrem sob forma de calor, oxigênio, gás carbônico, compostos húmicos, substâncias orgânicas arrastadas pelas águas, etc.

A maior parte dos ecossistemas formou-se através de um longo processo de adaptação entre as espécies e o meio ambiente. Estão dotados de mecanismos auto-reguladores e são capazes de resistir, ao menos dentro de certos limites, às variações do meio ambiente e às variações bruscas na densidade de suas populações.

Um ecossistema completo compreende as substâncias orgânicas e inorgânicas do meio; os organismos produtores (autotróficos), capazes de sintetizar matéria orgânica a partir do meio orgânico; os organismos consumidores (heterotróficos); os decompositores, que transformam de novo matéria orgânica em inorgânica, e também interações como:

adaptação dos organismos ao meio em que vivem;

sistema de comunicação entre os organismos vivos.

Cada elemento de um ecossistema tem um papel importante no funcionamento equilibrado de manutenção e desenvolvimento da vida e do meio.

DIFERENTES TIPOS DE ECOSSISTEMAS

Em princípio, os ecossistemas podem ser agrupados em terrestres e aquáticos. Alguns autores distinguem ainda:

microecossistemas: por exemplo, um tronco de árvore caído ou de uma árvore morta;

mesoecossistemas: um bosque, um lago, uma laguna, um estuário, um manguezal;

macroecosistemas: um oceano, uma bacia hidrográfica, um maciço florestal como a Floresta Amazônica ou a Mata Atlântica.

Assim, da mesma forma que comprometemos todas as coisas nas quais mexemos sem o pleno conhecimento de seus mecanismos, estragaremos também essas preciosas moradas se começarmos a manipulá-las sem o suficiente conhecimento, ou ignorando os seus mecanismos.