capa publicitária - jornal da cidade bh quem anuncia. e ... sidente michel temer e o ministro da...

56
Jornal da Cidade _jornaldacidade jornaldacidadebh jornaldacidade jornaldacidadebh.com.br 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018. Ano LIX . nº 2.793 Fundado pelo jornalista Joffre Alves Pereira (1918-1990) CAPA PUBLICITÁRIA

Upload: lyhanh

Post on 17-May-2018

227 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Jornal da Cidade _jornaldacidade jornaldacidadebh jornaldacidadejornaldacidadebh.com.br

15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018. Ano LIX . nº 2.793 Fundado pelo jornalista Joffre Alves Pereira (1918-1990)

capa publicitária

15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018. Ano LIX . nº 2.793 Fundado pelo jornalista Joffre Alves Pereira (1918-1990)

Jornal da Cidade _jornaldacidade jornaldacidadebh jornaldacidadejornaldacidadebh.com.br

Festa. Evento de premiação do Programa Fidelidade da grife reuniu convidados no Museu Inimá de Paula

Tom Sobre Tom

Foto renata melo

A renomada loja especializada em design de interiores Tom Sobre Tom comemorou, na última quarta-feira, dia 13, mais uma premiação do seu Programa Fidelidade. As anfitriãs Ana Maria Teixeira, Simone Teixeira e Fabricia Teixeira receberam convidados no Museu Inimá de Paula para um evento superprestigiado. Na ocasião, os bailarinos Gabriela Junquei-ra e Luan Batista apresentaram uma bela performance com direção de Carolina Amares e cenografia do Coletivo P, composto por um grupo de renomados arquitetos e designers de interiores. Para completar a festa, música do DJ Leandro Rallo, buffet Celia Soutto Mayor e drinks da Destilaria Yvy. Na foto, Fabricia Teixeira Sá, Ronald Sasson, Simone Teixeira Sá e Ana Maria Teixeira Sá . sociedade > P. 44 e 45

4 Atualidade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

OPINIÃO Humberto Alves Pereira Filho

Belo Horizonte FundAdo em 1º/9/1959

FundAdor Joffre Alves Pereira (1918/1990)

ProPriedAde HAP ComunicaçãoEmpresarial Ltda.

CnPJ 05.346.096/0001-68 insCrição estAduAl Isenta

diretor PresidenteHumberto Alves Pereira

Reg. Prof. 2.334/MGhumberto@ jornaldacidadebh.com.br

diretor exeCutivoHumberto Alves Pereira Filho

[email protected]

CorresPondente internACionAlAdriana Alves de Almeida Willcox

[email protected]

redAçãoAmanda Medeiros

[email protected]

JornAlismoNatália Vilaça

[email protected]@jornaldacidadebh.com.br

redAção e AdministrAçãoAlameda Oscar Niemeyer, 322

Conjuntos 601/604Vale do Sereno - Nova Lima

CEP 34.000-000Tel. (31) 3286-6811 Fax. (31) 3286-3769

[email protected]

imPressão Sempre Editora Ltda. As matérias assinadas são de inteira

responsabilidade de seus respectivos autores.

Caros leitores, ocupo este espaço novamente para falar um pouco sobre as conquistas, desa-fios e avanços que o JORNAL DA CIDADE obteve em 2017. E não foram poucos.

Finalmente, o ambicioso projeto de trans-formar o tradicional JORNAL DA CIDADE em uma plataforma digital saiu do papel. O primeiro desafio desta questão digital é en-contrar o parceiro correto desta empreitada. E acertamos em cheio ao escolher a Agência Fala! para nos auxiliar nas estratégias digitais. Liderada pelo publicitário Leonardo Siqueira, amigo de longa jornada desde os tempos do seu saudoso pai Gilberto Siqueira, a Fala! en-tendeu bem o que o JORNAL DA CIDADE precisava para ser digital de corpo e alma. Com uma equipe talentosa e motivada, fechamos o contrato no início de 2017.

De cara, mudamos radicalmente o site www.jornaldacidadebh.com.br, transfor-mando definitivamente em um portal de notícias boas, atualizado no mínimo de hora em hora. Internamente, toda a redação foi orientada e mobilizada para o pensamento digital. Antes, nosso calendário jornalístico era semanal; agora é instantâneo. Mudar esse paradigma levou muito tempo. Além disso, contratamos duas jornalistas que hoje cuidam exclusivamente de alimentar o site e fomentar a equipe da Fala! com informações para as redes sociais (Instagram, Facebook e Twit-ter). O novo canal do YouTube será objeto de grande investimento para 2018.

O Whatsapp também recebe de nossa parte uma atenção especial. Talvez sejamos o primeiro periódico a ter uma versão exclu-siva para essa ferramenta (já distribuímos desde meados do ano passado). Ao menos duas vezes por semana, enviamos notícias via celular e toda sexta-feira enviamos o link completo da edição.

O leitor pode ter todas as novidades da se-mana na palma da mão e em qualquer lugar, aqui ou no exterior. Melhor ainda: pode espa-lhar aquela notícia que julgue interessante para seus amigos e grupos. Isso gera viralização. Ganha o JORNAL DA CIDADE que circula cada vez mais, ganha o anunciante que tem seus produtos/serviços cada vez mais expostos e ganha o leitor, que ganha na conveniência de ter uma boa leitura a qualquer hora e em qualquer lugar.

Todas essas ferramentas chegam a um lu-gar: o nosso portal. Verdadeiro coração dessa nova plataforma digital, o www.jornaldaci-dadebh.com.br oferece imagem agradável e limpa para os visitantes, além de contar com o que há de mais moderno em tecnologia de informação. Adaptável para computador, tablet ou celular, oferece navegação simples e intuitiva.

O sucesso é tamanho que nosso Google Analytics cresce cada vez de maneira sólida. Com leitores do todos os estados brasileiros e de todas as partes do planeta, o site do JOR-NAL DA CIDADE já gera bons resultados

Plataforma digital: ganha o leitor, ganha o anunciante, todos ganham

para quem anuncia. E olha que publicamos apenas notícias boas e positivas. No www.jornaldacidadebh.com.br é proibido veicular tragédia, fofoca, fake news e todas as demais artimanhas que veículos inescrupulosos usam para ter muitas visualizações. Ter sucesso no mundo virtual publicando apenas notícias positivas é um desafio maior ainda. Mas, se acreditamos que esse é o segredo do nosso su-cesso no papel, temos certeza de que será nosso sucesso no digital.

Nosso Instagram e Facebook ganharam cara nova e padrão novo de postagem: apenas duas

vezes por dia. Nada de ser um veículo maçante no mundo virtual. Queremos passar a mesma elegância que praticamos nos 20.000 exem-plares que tiramos por semana também nas redes sociais.

Os desafios estão apenas começando. As tecnologias e redes sociais mudam a toda hora. Modismos virtuais chegam e vão num passe de mágica. Mas não nos preocupamos com isso. Internet e redes sociais são feitas de pessoas e para pessoas. E disso entendemos muito bem desde 1959.

Boas festas a todos!

FOTO LuCIANA CHEIN

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Atualidade 5

6 JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018Atualidade

BMG recebe dupla premiaçãoReconhecimento. Banco ganhou os troféus de ouro e prata com dois cases inscritos no XVII Prêmio ABT

Os avanços apresentados na qualidade do seu atendimento renderam ao Banco BMG mais duas importantes premiações. Desta vez, foram os troféus de ouro e prata em dois cases ins-critos no XVII Prêmio ABT – Excelência no Relacionamento com o Cliente. O primeiro lugar ficou com o projeto “O cliente está em nosso DNA”, da Ouvi-doria, e o segundo contemplou o “BMG Acolhe”, desenvolvi-do pela Gerência de Serviço de Atendimento ao Consumidor.

A premiação foi oferecida pela Garrido Marketing e o Ins-tituto Brasileiro de Marketing de Relacionamento (IBMR). O objetivo principal é identi-ficar, reconhecer e valorizar as melhores práticas adotadas por empresas e profissionais que buscam aprimorar permanen-temente o relacionamento com o cliente. “É com muito orgu-lho e satisfação que recebemos mais esse reconhecimento. Continuamos investindo para aprimorar sempre nossa cultu-ra de foco no cliente”, destaca

o diretor executivo do BMG, Eduardo Mazon.

Ao longo de 2017, o banco recebeu outras certificações que confirmam a evolução no atendimento ao público. Entre elas, estão o Prêmio Atendi-mento Ouro 2017, oferecido pela Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec); a segunda colocação na premiação da ClienteSA, na categoria Melhor Estratégia de Mídias Sociais; Prêmio Ouvi-dorias Brasil (Abrarec); Prêmio Empresas Legais. Ainda foi fi-nalista no Prêmio Consumidor Moderno e, pelo segundo ano consecutivo, do Prêmio Época Reclame Aqui (3º lugar). Foto

Divulgação/BMg

VencedoresEquipe do BMG

comemora a

conquista dos

troféus durante a

premiação

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Atualidade 7

8 JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018Atualidade

Modesto Araujo recebe Prêmio Líderes do BrasilReconhecimento. Presidente da Drogaria Araujo foi o único mineiro homenageado no evento

O presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo, recebeu, na última semana, dia 11, o prêmio Líderes do Brasil – ca-tegoria Minas Gerais, único representante do estado home-nageado no evento. Realizado pelo LIDE – Grupo de Líde-res Empresariais, o evento é o maior do País e reconhece os principais gestores em diversos setores que contribuem para impulsionar a economia nacional. Entre os homenageados também estavam Abílio Diniz, do Grupo Carrefour, o pre-sidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, além de representantes de grandes empresas como Magazine Luiza, MRV, Petrobrás e GM, agraciadas com a premiação entregue pelo prefeito da cidade de São Paulo, João Doria, no auditório do palácio do Governo do Estado de São Paulo.

Para Modesto Araujo, o crédito desse reconhecimento vai para os mais de 7 mil colaboradores da Drogaria que encan-tam nossos clientes, todos os dias e fazem da Araujo essa empresa de sucesso. “Liderar esta equipe maravilhosa é um privilégio. Foi o time Araujo que me tornou o líder que sou hoje. E somente juntos podemos continuar crescendo e fa-zendo uma Araujo melhor a cada dia”, comentou.

Com 111 anos de história, a Drogaria Araujo é referência para os mineiros. Quando a Drogaria Araujo tinha apenas nove lojas, Modesto Araujo tornou-se diretor comercial e administrativo, sendo responsável por diversas inovações nas áreas de gestão, informatização e profissionalização. Em 2004, assumiu a presidência e deu início ao período de maior expansão da empresa, em 2017, foram mais de 57 lojas entre inaugurações, reformas e ampliações. Foto Juliano arantes

sucesso O presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo, atribui o crédito do reconhecimento aos mais de 7 mil colaboradores da rede

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Atualidade 9

10 Atualidade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Show de Ricardo Boechat durante eventoda BAND MINAS E DO JORNAL DA CIDADERetiRo das PedRas. Com apoio do JORNAL DA CIDADE, brunch reuniu publicitários, empresários, além de jornalistas e profissionais da TV Band Minas e da rádio BandNews

O jornalista Ricardo Boechat, âncora do Jor-nal da Band e da rádio BandNews FM, foi a atração do prestigiado brunch realizado na última sexta-feira, dia 8 de dezembro, na re-sidência do diretor geral do Grupo Bandei-rantes de Comunicação em Minas, José Saad Duailibi. O evento, que contou com apoio do JORNAL DA CIDADE, reuniu no Retiro das Pedras executivos das principais agências de publicidade de Belo Horizonte, empre-sários de diversas áreas, além de jornalistas e colunistas da TV Band Minas e da rádio BandNews BH.

Com mediação da jornalista Inácia Soares, a palestra de Boechat teve a duração de cerca de

uma hora, quando ele fez uma análise do atual quadro político e econômico do País, e opinou sobre as próximas eleições gerais em 2018.

O jornalista ainda respondeu a perguntas feitas pelos presentes, algumas ao vivo e ou-tras enviadas via WhatsApp, a partir de um número de telefone celular disponibilizado exclusivamente para tal.

Simpático e carismático, Boechat posou para fotos – e olha que foram muitas. Afinal, todos queriam fazer pelo menos uma “selfie” com um dos jornalistas mais respeitados da atualidade e – sem dúvida – o melhor apre-sentador de telejornais da TV brasileira. Nota 1.000! Fotos Edy FErnandEs E tião Mourão

O jornalista e convidado especial, Ricardo Boechat, falou sobre a atual conjuntura política do País

José Duailibi, Fantine Godoy e Paulo Navarro Alba Canuto, Cássio Motta e Inácia Soares

Fernando Vasconcelos, Ricardo Boechat e Baby Vasconcelos

Erica Araújo, José Saad Duailibi e Ludmilla Araújo

Julia Gallo, Eduardo Gribel e sua bela Adriana

Fábio Ramalho, Olavo Machado Junior e Roberto Simões

Paulo André Nacife, Salvador Ohana, Bia e Mário Mateus

Viviane Meneghin e Danielle Thairone

BrunchEncontro reuniu

executivos,

empresários,

jornalistas e

colunistas

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Atualidade 11

O diretor executivo do JORNAL DA CIDADE, Humber-to Alves Pereira Filho, falou sobre a proposta apre-sentada pela BAND MINAS e o JORNAL DA CIDADE

Celso Picchioni, Fábio Ramalho, Olavo Machado Junior

O diretor geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação em Minas, José Saad Duailibi explicou para os convidados o objetivo do evento

A belíssima Rafaela Nejm e seu pai Euler Nejm

Luiz Otávio Mourão e Angela Dru-mond

Luiz Carlos Costa e sua filha Ana Cristina Costa e Wagner Espanha

Luciana Dias e Nono Barros Saad Luciana Dias e Rejane Heiden

José Saad Duailibi, Mauro Mendes e sempre bela Renata Prazeres

Albertinho Ramos e Larissa Viotti Edy Fernandes e Ricardo Boechat

Eduardo Gribel e Fernando Areco Motta Daniele e Juliano Sales Sérgio Frade, Ricardo Boechat e Denise Freire

Rejane Heiden e José Duailibi

Humberto Alves Pereira Filho, Wagner Espanha, Luiz Carlos Costa, deputado Fabinho Ramalho, Humberto Alves Pereira, Eduardo Gribel, Carlos Rubens Doné e o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior

12 Atualidade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Conteúdo e descontraçãoRicaRdo Boechat. Brunch estava tão animado que se estendeu até o início da tarde e José Saad Duailibi mostrou ser um impecável anfitrião

Nonô Barros Saad e Ricardo Boechat Carlos Carneiro Costa, Fábio Ramalho, Carlos Mário Veloso e Lúcio Costa

A repórter da Band Minas, Luciana Viana

Luis Gustavo Veiga, Ronaldo Lopes, João Carlos Mayer e José Duailibi

Ricardo Boechat e Luís Otávio Pires

Wagner Espanha e Ricardo Boechat Sandra e André Lacerda

Tereza Cristina Botelho e Daniela Savassi Roberto Simões, Kátia Lage e Lauro Diniz Eduardo Pereira e Beatriz Andrade

Heron Guimarães, Diniz Pinheiro, Alberto Pinto Coelho e Wagner Espanha

A bonita Lenussa SantosWagner Mattos, Salvador Ohana e Gus-tavo César de Oliveira

A bela Fantine Godoy

Simone e Renato Arcuri

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Atualidade 13

Ricardo Boechat e Tami Halabi

Liliane Lima e Ricardo Boechat

José Saad Duailibi e Humberto Alves Pereira Filho O anfitrião José Saad Duailibi e sua mãe, Nonô Saad

Humberto Alves Pereira, Tulio Pires e Humberto Alves Pereira Filho

José Saad Duailibi e Fabinho Ramalho

A elegante Samantha Vasconcelos Tami Halabi

Paulo Nacife e Adolpho Resende

Érica Araújo e Marcos Calmon Com estilo, a repórter Kiuane Rodrigues

Cris Cabral e Marcos Vinicius Ribeiro

Shyrlei Roscoe, Teresa Goulart, Conceição Baeta, Márcia da Fonseca e Aline Lara

14 JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018Atualidade

PBH seleciona propostas de murais de arte urbana Cultura. Concurso “Gentileza” visa reconhecer, valorizar e potencializar as manifestações artísticas desenvolvidas no município

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cul-tura, lança o concurso “Gentileza”, para seleção de propostas de murais de arte urbana. O projeto visa reconhecer, valorizar e potencializar as manifesta-ções artísticas desenvolvidas no espaço público do município por meio de arte urbana. As inscrições podem ser feitas de 19 de dezembro de 2017 a 31 de ja-neiro de 2018, pelo site www.pbh.gov.br/gentileza. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município desta ter-ça-feira, dia 12 e está disponível para consulta no site de inscrição.

Serão selecionadas 40 propostas de murais artísticos de arte urbana apre-sentadas por artistas individuais, cole-tivos artísticos ou grupos de artistas. O objetivo é fortalecer e potencializar as manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público de Belo Horizonte, difundir as artes urbanas nas regionais e territórios da cidade, além de reconhe-cer e valorizar a pluralidade de ações no âmbito das artes urbanas no município.

Serão aceitas propostas das seguintes

linguagens: grafite, estêncil, pintura li-vre, sticker, lambe-lambe, muralismo, pintura mural, entre outras. Cada pro-posta selecionada receberá um prêmio de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais) bem como a outorga de autoriza-ção para a execução da pintura do mu-ral artístico de arte urbana em espaço público e/ou privado de acesso público irrestrito. O montante total disponibi-lizado para o concurso será de 300 mil reais.

A seleção das propostas será feita por uma Comissão de Habilitação e Seleção, composta por seis membros indicados pela Secretaria Municipal de Cultura. As propostas serão sele-cionadas com base em cinco critérios: Histórico de realizações, portfólio e currículo; Exemplaridade da proposta, dimensões compatíveis e originalidade da obra; Grau de singularidade do local indicado para o mural artístico; Facili-dade de acesso pelo público; e Forma da expressão cultural, considerando a diversidade de linguagens artísticas. Fo-

tos AmirA HissA/PBH

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Atualidade 15

16 JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018Atualidade

ABRH-MG premia projeto do supermercado VerdemarInclusão. Prêmio Ser Humano 2017 consagrou práticas organizacionais que contribuam para a valorização e desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho

Na noite da última terça-feira, dia 12, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH- MG) reali-zou o evento de entrega do Prêmio Ser Humano a em-presas que desenvolvem práticas organizacionais que contribuem para a valorização e desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho. O Verdemar foi des-taque, na categoria “Desenvolvimento”, com o projeto “Inclusão como Valor” que viabilizam a inclusão no trabalho. O Verdemar contabiliza uma média anual de 930 funcionários originários de grupos sociais que ca-recem de oportunidade no mercado de trabalho, como deficientes (PCD’s), pessoas com transtornos mentais ou psiquiátricos, pessoas que buscam o primeiro empre-go e profissionais da maturidade.

Cerca de 30% do seu headcount é garantido com os programas contínuos de inclusão gerenciados pelo se-tor de Recursos Humanos. As inclusões são de amplas formas e o compromisso de emancipação dos indivídu-os por meio do trabalho é o objetivo destas políticas. “Quando a empresa possibilita a inclusão de grupos sociais estigmatizados, ela contribui com a sociedade como um todo. Não se trata de filantropia. Mas do au-xílio na emancipação dessas pessoas. Lembro que todos nós temos limitações, mas isso não nos torna incapa-zes”, afirma o superintendente de RH, Leandro Souza de Pinho, responsável pela implantação dos programas. Fotos Felipe costa

A competente equipe de RH do Verdemar brinda a conquista do Prêmio Ser Humano 2017 na categoria Desenvolvimento

A presidente da ABRH-MG, Eliane Vasconcelos, entrega o troféu ao superintendente de RH do Verdemar, Leandro Souza de Pinho

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Atualidade 17

18 JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018Atualidade

Natal solidário na Zak#CompartilhandoEmoçõEs. Ação busca arrecadar doações de roupas que serão destinadas ao projeto Banho de Amor

O estúdio Lumini, do premiado fotógra-fo Marcio Rodrigues, recebeu Bruno Nu-nes, sócio-proprietário da Zak, e um time de convidados para uma sessão de fotos de sua campanha de Natal, que traz a temá-tica #CompartilhandoEmocoes. A ação vai arrecadar doações de roupas até 31 de dezembro, que serão destinadas ao projeto Banho de Amor. Quem fizer compras em uma das dez lojas da grife em BH, Conta-gem e Sete Lagoas e entregar peças usadas em bom estado para a campanha receberá 10% de bônus em novas compras de pro-dutos da marca. O Banho de Amor, ide-alizado por Marco Calmon, conta com o apoio de voluntários e auxilia moradores de rua da cidade, oferecendo banho por meio de uma ducha itinerante e novas peças de roupa a quem precisa. Entre os nomes que se engajaram no shooting visando ampliar a divulgação da ação estavam os empresários Rubinho Fonseca, Cláudia Narciso, Thia-go Romano, Juliana Gontijo, JP Rezende, Henrique Chaves, Pedro Lobo e Saulo Car-rilho; os DJs Bitt e Leandro Rallo; e os RPs Matheus Menezes e Phillip Martins. Fotos

Marcio rodrigues

Grande time de convidados participou da sessão de fotos para a campanha de Natal da Zak

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Atualidade 19

20 JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018Atualidade

EmprEEndimEnto. Com investimentos de R$ 6 milhões, Mercado Central do Mineirinho terá 150 lojas com amplo espaço gourmet e previsão de gerar cerca de 2 mil empregos

Na última terça-feira, dia 12, Belo Ho-rizonte completou 120 anos de funda-ção. Para comemorar, foi anunciada a implantação de um novo empreendi-mento na região que é cartão postal da cidade: o Mercado Central do Mineiri-nho, na Pampulha. Com investimentos de cerca de R$ 6 milhões e previsão de inauguração para abril de 2018, o novo mercado vai ocupar uma área de 7.000 m², com 150 lojas, estacionamento pri-vativo, amplo espaço gourmet, área de convivência e espaço kids.

“Estamos levando para a população de mais de 800 mil habitantes e turis-tas da região, a oferta de produtos tra-dicionais e típicos da culinária mineira, temperos e especiarias, frutas, queijos, doces, cachaças, casa de carnes, pei-xaria, dentre outros. Transformando aquele espaço em uma nova área de

gastronomia, lazer e de turismo para a cidade. A mesma dinâmica dos outros mercados, um projeto de extremo bom gosto, acessível a todos os públicos”, explica o superintendente do Mercado Central do Mineirinho, Dennison de Souza Coelho.

ADmINIstRAçãO O administrador do novo mercado, Dennison de Souza Coelho, possui mais de 23 anos de experiência como gestor de shoppings centers em empre-sas de grande porte no Brasil. Inaugu-rado em 1980, o Estádio Jornalista Fe-lipe Drummond, mais conhecido como Mineirinho, vem sendo subutilizado ao longo de seus 37 anos. Com o novo pro-jeto, o local será aproveitado de forma definitiva, como espaço de lazer, artes e gastronomia. Fotos Doppio ArquiteturA

Belo Horizonte ganha novo mercado em comemoração aos 120 anos da cidade

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Atualidade 21

22 JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018Atualidade

Belo Horizonte está mais atrativa para os turistasDestaque. Estudo da Fecomércio MG, em parceria com a Belotur, revela que, ao completar 120 anos, a cidade se consolida também como lugar de lazer e não apenas de negócios

Belo Horizonte completa 120 anos com muitos mo-tivos para comemorar. Entre eles, o fato de a cidade estar cada vez mais atrativa para turistas brasileiros e de outros países, que não a veem mais como um lugar apenas para eventos de negócios. Os visitantes ainda avaliam positivamente a infraestrutura, os ser-viços e o atendimento que receberam. Esses aspec-tos foram os destaques da quarta edição da Pesquisa de Satisfação do Turista de Belo Horizonte, reali-zada pela área de Estudos Econômicos e o Núcleo de Turismo da Fecomércio MG, em parceria com o Observatório de Turismo da Belotur.

De acordo com o estudo, a capital mineira vem se consolidando como um local para se divertir e relaxar desde 2014. Naquela época, apenas 11,8% das pessoas procuraram BH com essa motivação, enquanto 21,8% viajaram a trabalho. Em 2015, data do último levantamento, o interesse pelo entre-tenimento passou do quarto lugar da lista para o pri-meiro, situação que permanece. Neste ano, 27,7%

dos entrevistados buscaram lazer ou descanso na cidade. Já 24,6% estiveram a trabalho ou negócios, e outros 21,4% visitaram amigos e parentes.

A analista de Turismo da entidade, Milena So-ares, avalia que essa mudança na imagem de Belo Horizonte é bastante positiva. “Além de continuar a ser um destino de negócios, a capital também pas-sou a ser reconhecida como um espaço para o lazer, voltado para jovens, famílias e pessoas em busca de atividades culturais. São mais oportunidades para o setor de turismo”, destaca.

Além disso, ela ressalta que o visitante ficou sa-tisfeito com o que encontrou na cidade. “Todos os aspectos avaliados, envolvendo infraestrutura, serviços e atendimento, tiveram um resultado supe-rior em 2017, em relação a 2015. Isso indica que o padrão de qualidade de BH está crescendo grada-tivamente, especialmente no quesito gastronomia, que recebeu a maior nota (4,51 pontos em um total de 5)”, ressalta. Outros destaques foram diversão

noturna (4,35), bares e restaurantes (4,32), hospe-dagem (4,25) e atrativos turísticos (4,23).

“A pesquisa de satisfação do turista aponta um cenário positivo para a cidade, o que é mais um mo-tivo para Belo Horizonte comemorar seus 120 anos. Ações integradas entre agentes públicos e cadeia produtiva do turismo estão dando resultados impor-tantes, com avaliação superior aos anos anteriores em todos os quesitos apurados, o que impulsiona projetos de todo o setor para 2018. Essa avaliação, aliada ao percentual de intenção de retorno, revela uma Belo Horizonte surpreendente, focada em me-lhorar e aprimorar cada vez mais a qualidade de sua estrutura, serviços e produtos”, afirma o presidente da Belotur, Aluizer Malab.

Conforme a pesquisa, 72,9% dos turistas per-maneceram na cidade por até cinco dias, e 93,6% pretendem retornar. Os gastos neste ano, em valo-res nominais, foram, aproximadamente, o dobro do registrado no levantamento de 2015. A analista de

pesquisa da Fecomércio MG, Elisa Castro, obser-va que o resultado indica que ainda há um grande potencial a ser explorado pelo setor de turismo. “É possível trabalhar com diversos pontos e ampliar a oferta de produtos e serviços para os visitantes, ge-rando um impacto importante em toda a cadeia, incluindo o comércio”, completa.

Entre os atrativos turísticos que chamaram a atenção dos viajantes, o Mercado Central foi o mais citado (17,6%), seguido pelos bares e restaurantes de modo geral (15,5%). Na lista, aparecem ainda o Conjunto Arquitetônico da Pampulha (12,5%), a Praça da Liberdade (5,5%), Parque Municipal (5,3%) e museus (5,1%). O estudo foi realizado nas portas de entrada e saída de Belo Horizonte (aero-portos, Conexão Aeroporto e rodoviária), além do Mercado Central, Circuito da Praça da Liberdade e Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena. Parti-ciparam turistas que, ao menos, pernoitaram um dia na cidade. Foto Divino ADvinculA/pbh

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Atualidade 23

A inspiradora históriade Roberto El CheckPerfil. Professor conta como se reinventou e se tornou uma das principais figuras do universo do ioga de Belo Horizonte

Se alguém perguntar se você vai para o trabalho cantando ou contando os dias para a folga, o que você responderia? No caso de Roberto El Check, 45 anos, a resposta veio em ações de mudanças. “Quando fui questiona-do pela minha mãe, há 10 anos, entendi que precisa-va encontrar um novo tom na vida, achar algo que me fizesse cantar”.

Sob novas notas, Rober-to largou a carreira de jor-nalismo policial e as reda-ções de jornais da capital, e escolheu trilhar um ca-minho no universo do ioga – uma paixão antiga que ele mantinha e que o nutria diariamente. “Adentrei de

cabeça, e trouxe um quê da minha veia de repórter para a nova profissão, afi-nal, me especializei, con-sultei fontes, e, até hoje, me construo diariamente cal-cado naquilo que é com-provado cientificamente”, ressalta ele, que é professor de ioga em conceituadas escolas de BH, e que já é considerado o mais con-corrido personal da capital. “O atendimento persona-lizado é especial, são aulas mais precisas e capazes de desenvolver as habilidades do aluno de forma mais rápida, e potencializada”, garante.

Com um jeito “até com-batido por muitos”, como ele mesmo afirma, Roberto

construiu credibilidade no mundo do “pode crer”, e ganhou vez, voz e micro-fone. “A coluna Cuide-se Bem, na rádio Band News, foi um presente recebido há pouco mais de quatro anos”. Com temas que remetem ao bem-estar, dicas, e até “causos” pesso-ais – como não se lembrar da coluna “Mais amor e menos Iphone” – Roberto ocupa o horário nobre da rádio. “Divido grade com Boechat!”, revela aos risos.

Seu desempenho vem lhe rendendo novas con-quistas, dessa vez, em for-ma de parceria. “Recebi, de forma honrada, o con-vite da Carol Rache para integrar o Espaço Namah,

um estúdio que traz toda a qualidade de grandes esco-las do eixo Rio - São Pau-lo, e que carrega um quê de inovador”.

Sobre o seu salário? Roberto se diverte: “Nada de voto de po-breza, e clichês dos falsos gurus. Sou aves-so a tanto misticismo, sou um profissional do ioga, daque-les que ama o que faz e que vai sempre tentar perpetuar uma mensagem que faça a diferença, seja com o micro-fone ou dentro de sala”. Foto Divulga-

ção JC

24 JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018Atualidade

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Atualidade 25

Rotary Eco DayNatureza. Em parceria com a Fundação Ipê Amarelo, evento promoveu o plantio de mudas de árvores frutíferas no Colégio Estadual Central, em BH

O Rotary Club BH Novas Gera-ções, em parceria com a Funda-ção Ipê Amarelo, promoveu, no último sábado, dia 9, o Rotary Eco Day. Realizado no Colé-gio Estadual Central, o evento

contou com a participação de centenas de alunos que puderam plantar 40 mudas de árvores fru-tíferas na escola. Além de colo-car a mão na massa, os estudan-tes também participaram de uma

proveitosa palestra ministrada pelo presidente da Fundação Ipê Amarelo, Luiz Alberto Chaves, sobre sustentabilidade, ecologia e a importância do plantio de ár-vores. Fotos Divulgação/JC

Diretoria do Rotary Club BH Novas Gerações

Alunos integrantes do Rotary fizeram o plantio de árvores frutíferas no Colégio Estadual Central

26 JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018Atualidade

VELOCIDADE JORNAL DA CIDADEPágina 27, Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2017 a11 de janeiro de 2018

Vem aí. Oitava geração desembarca no mercado nacional no primeiro trimestre de 2018 para esquentar o segmento de sedãs p. 36 e 37

Toyota Camry

Foto Divulgação JC/toyota

28 Velocidade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Velocidade 29JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

30 Velocidade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

acelerandoFiat Argo encara seu primeiro recallMenos de seis meses após seu lançamento, o Argo já se envolve em um recall para a verificação e reparo do chicote elétrico do volante de direção e, se necessária, a substituição do volante de direção completo. Tudo gratuitamente. Segundo a FCA (Fiat Chryslet Automobiles), foi identificada a possibilidade do rompimento do chicote, devido a um possível esmagamento provocado pela cobertura do airbag. Isso pode provocar a sua desativação e, em casos extremos, o acionamento involuntário do equipamento do lado do motorista, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros.O tempo estimado para o reparo é de uma hora e o serviço deve ser agendado nas concessionárias da marca.

Foto Estúdio CErri

Harley-Davidson tem plano especial de financiamento A Harley-Davidson do Brasil lança para as motos da linha 2018, o Harley Own, um plano de compra com condições especiais para quem quer adquirir um modelo novo a cada dois ou

três anos. Funciona assim: o cliente paga uma entrada a partir de 30% do valor

da moto e pode escolher 23, 29 ou 35 parcelas iguais e, a última, equivale a 50% do valor da moto. As parcelas são até 45% inferiores à s d e u m f i n a n c i a m e n to tradicional. Foto divulgação JC/

HarlEy-davidson

Big foots duelam no Monster Jam A primeira edição brasileira do Monster Jam, maior evento de big foots do mundo, será neste sábado, dia 16, a partir das 19h, na Arena Corinthians, em São Paulo, com ingressos a partir de R$ 150. Os caminhões monstros são modificados e têm como principal característica os pneus de grandes dimensões que chegam a ter 1,67 m de diâmetro por 1,09 m de largura, pesando mais de 360 quilos cada um deles. Os veículos têm até quatro metros de altura e pesam cerca de cinco toneladas. Outras informações acesse: www.monsterjam.com/br. Foto

divulgação JC/PrintEr PrEss

Velocidade 31JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

32 Velocidade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

A Citroën acaba de ganhar mais uma con-cessionária em Belo Horizonte. Pertencente ao Grupo Roma – tradicional no comércio e assistência do setr automoivo em várias ci-dades do País -, a nova autorizada da marca francesa abre as portas para atender a todos os requisitos para receber os clientes que procu-ram um modelo zero quilômetro ou seminovo da marca. E, também, para quem procura usufruir dos programas do Compromisso Ci-troën, como os de Pós-venda (Revisão a R$ 1 por Dia, Citroën Advisor, Citroën Assistance XL) e de fidelização de clientes (Programa Novo de Novo Citroën, que valoriza a recom-pra de um Citroën seminovo na troca por um zero quilômetro).

Com uma área total de 2.787 m², a Roma Citroën tem projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Oscar Ferreira, que resultou em um salão de vendas amplo e iluminado, com toda a área comercial da loja concentrada em um único piso.

O diretor da concessionária, Marco An-tônio Gomes Teixeira, observa que houve grande preocupação em se desenvolver um espaço que espelhasse a forma “premium”

de se relacionar com os clientes. “A loja tem li-nhas harmoniosas, amplo showroom e comu-nicação visual moderna, retratando o cuidado com nossos clientes em todos os detalhes”, explica o executivo.

A concessionária aposta no atendimento diferenciado e personalizado. “Para isso, es-tamos somando também a longa experiência do Grupo Roma, com mais de 30 anos de atuação em concessionárias de automóveis de diversas marcas”, afirma.

A expectativa de vendas é de mais de 1.000 veículos por ano, sendo 480 novos, 240 se-minovos e 300 através do canal de vendas diretas. Estima-se, ainda, que 380 modelos passem pela oficina em igual período.

Além da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Roma Citroën espera atender cidades num raio de 150 quilômetros da ca-pital que não possuam concessionárias da marca, tais como Itaúna, Pará de Minas e Divinópolis.

A abertura da nova concessionária é fruto de um investimento de R$ 8,7 milhões, entre terreno, edificações, maquinários, ferramen-tal e capital de giro, e proporciona a geração de

35 empregos diretos e 85 indiretos. “A Roma Citroën vai atuar em uma região de renda média-alta que antes não era atendida pela marca”, explica Gomes Teixeira. “Estamos em uma localização privilegiada, na esquina da Avenida Francisco Sá e da Rua Bernardino de Lima, com fachada para os dois lados, e a 50 metros da Rua Amazonas, um dos princi-pais corredores da cidade”, completa.

“Com a Roma Citroën, estamos refor-çando nossa presença em Belo Horizonte e região, um mercado estratégico para nós e que se destaca, cada vez mais, no cenário nacional. Esta é nossa nona representação no Estado de Minas Gerais, ampliando nossa capilaridade de atendimento”, explica a diretora comercial da Citroën do Brasil, Frida Lickel.

O Grupo Roma possui outra concessioná-ria Citroën, na cidade do Rio de Janeiro, e de-verá encerrar o ano de 2017 com um total de 7.200 automóveis e comerciais leves vendidos no varejo, além 5.800 unidades comerciali-zadas por venda direta e 3.400 motocicletas. Para 2018, a previsão é de que esses números aumentem para 9.300, 7.400 e 4.200, res-pectivamente. Fotos Divulgação JC/Roma CitRoën

no gutierrez. Roma Citroën ocupa loja ampla e bem localizada, e pretende atender cidades em um raio de até 150 quilômetros de Belo Horizonte

Citroën inauguraconcessionária em BH

onde?Roma CitroënEndereço: Av. Francisco Sá, 980 – GutierrezTel: (31) 3508-3200E-mail: [email protected]

Velocidade 33JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

34 Velocidade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Famílias suecas estão sendo convidadas pela Volvo Cars para testar seus veículos au-tônomos nas estradas e ruas de Gotemburgo, na Suécia. Depois das avaliações, os in-tegrantes vão transmitir suas impressões aos engenheiros da marca.

A contribuição é para o programa denominado Dri-ve Me. Ele vai permitir que os engenheiros da empresa monitorem o uso diário das pessoas e a interação com o carro na vida real, como o deslocamento para o traba-lho, levando as crianças para a escola ou fazendo compras no mercado.

A Volvo espera oferecer ao mercado veículos to-talmente autônomos até 2021, e os dados derivados do projeto desempenharão

um papel crucial no desen-volvimento desse sistema.

As duas primeiras famí-lias, os Hains e os Simonovs-kis, receberam da fabricante o utilitário esportivo XC90, com o qual farão seus deslo-camentos ao participar do programa. No início do pró-ximo ano, mais três famílias vão participar dos testes e, nos próximos quatro anos, cerca de 100 pessoas estarão envolvidas no projeto.

Os XC90 utilizados pelas famílias são equipados com a tecnologia de assistência de condução, uma varie-dade de câmeras e sensores para monitorar seu compor-tamento e fornecer informa-ções à sua volta.

Durante as primeiras eta-pas, os condutores vão man-ter as mãos no volante e su-

pervisionar a condução em todos os momentos ao usar seus carros. Mas, ao longo do tempo, todos os partici-pantes serão gradualmente introduzidos em carros de condução assistida mais avançados, após receberem um treinamento específico.

O Drive Me envolverá clientes reais, testando os diferentes estágios da tecno-logia assistida por motoristas e, eventualmente, totalmen-te autônoma. “Esperamos aprender muito com a par-ticipação dessas famílias e usaremos suas experiências para moldar o desenvolvi-mento de nossa tecnologia de condução autônoma”, observa o vice-presidente sênior de Pesquise e Desen-volvimento, Henrik Green. Fotos Divulgação JC/volvo Cars

Drive Me. Integrantes da experiência vão transmitir suas impressões aos engenheiros da marca depois das avaliações

Famílias suecas testamautônomos da Volvo

Velocidade 35JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

36 Velocidade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Faz tempo que o foco da Toyota em termos de sedã é o Corolla. Mas agora a empresa anuncia a chegada de uma nova geração do Camry, também sedã, porém maior e mais

sofisticado. E também mais caro: R$ 189.990,00, contra os R$ 70 mil a R$ 114 mil, valores do irmão de marca.

Esta oitava geração do Camry está mais esportiva, ganhou

Vem aí. Oitava geração do Toyota Camry tem faróis bi-LED, interior refinado e motor 3.5 litros V6

Menos conservador,mais esportivo

faróis bi-LED e luzes diurnas em LED, grade frontal reno-vada, diferentes opções de cores externas e de acabamento interno e rodas de liga leve em 18 polegadas.

Os para-lamas estão mais largos e têm contornos destaca-dos: passando à área frontal, a grade, de formato fino, parte dos faróis e abre-se como uma fenda até o centro e enfatiza a logo a marca. Seu capô está mais baixo, com a borda do pa-ra-choque e as barras horizontais de dentro da grade inferior mais largas.

O interior ficou maior, porque a distância entre eixos foi alongada. O habitáculo ganhou detalhes prateados e croma-dos, revestimentos de madeira e superfícies com material suave ao toque. O painel de instrumentos possui iluminação em LED e os bancos da frente foram remodelados.

Em termos de conforto e conveniência, o Camry recebeu novos itens. Há, por exemplo, sistema multimídia com tela LCD de oito polegadas, compatível com funções de DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, câmera de ré, Bluetooth e seis alto falantes, além de entrada para conexão USB e Aux-in também estão disponíveis.

O volante multifuncional de três raios do novo Camry possui controles de áudio, telefone, velocidade de cruzeiro e computador de bordo, que teve seu design aprimorado e agora possui tela colorida de TFT de sete polegadas.

O Camry 2018 tem ainda indicador de direção ECO Dri-ving, sistema Star/Stop para acionamento e desligamento do motor por meio de botão e Smart Entry com trava e destrava automática para portas dianteiras, traseiras e porta-malas - por aproximação da chave.

Outros componentes de série são: ar-condicionado de três zonas, coluna de direção com opção de regulagem elétrica de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste elétrico para até oito posições de altura, lombar, distância e reclinação, enquanto o assento do passageiro dianteiro tam-bém pode ser ajustado eletricamente em até quatro posições para distância e reclinação do encosto.

Equipada com transmissão automática de oito velocidades, a nova geração do Carmy está mais potente. Sob o capô, está um motor 3.5 litros V6 DOHC de 24 válvulas e com o novo sistema VVT-iW de temporização de válvula variável para admissão. Ele desenvolve 310 cv de potência e 37,7 kgf.m a 4.700 rpm de torque. De acordo com o Inmetro, o sedã registra 8,3 Km/l na cidade e 11,5 Km/l na estrada. Fotos

Divulgação JC/toyota

Velocidade 37JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

38 Velocidade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Na última semana, dia 5 de dezembro, o Grupo Antares inaugurou a LuxGlass Shop, primeira loja do Brasil que repre-senta as marcas V-Kool, iQUE e Suntek. As grifes são especialistas mundiais em películas para carros e projetos de arqui-tetura comercial e residencial da Eastman Chemical Company. Para marcar a data, foi realizado um prestigiado coquetel com a presença de autoridades, imprensa e

empresários dos ramos automobilístico e arquitetônico. O espaço possui 400 m² com acabamentos em mármore, espe-lhos, carpetes e mobiliários exclusivos, que proporcionam um ambiente agradá-vel e luxuoso. “Nosso investimento foi de R$ 500.000, para que os clientes tenham prazer em estar conosco”, revela Pedro Raggi, um dos sócios. Fotos Edy FErnandEs/

Bs FotoGraFIas

Exclusivo. Grupo Antares inaugura primeira loja do Brasil que representa as marcas V-Kool, iQUE e Suntek

LuxGlass Shop

Carolina Menezes, Pedro Raggi, Tulio Lopes e Marta Neves Mauro Tramonte, Viviane Furst e Wagner Espanha

Luís Pagan, Pedro Fortes, Carolina Menezes e Pedro Raggi

Velocidade 39JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Amaury Gonçalves e Cadu Brandão

Pedro Raggi e Pedro Fortes Carolina Menezes e Pedro Raggi

40 Velocidade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

SOCIEDADE JORNAL DA CIDADEPágina 41, Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2017 a11 de janeiro de 2018

SPOT Humberto Alves [email protected]

Paola antonini estrelacaPa de revista1

A modelo mineira Paola Antonini é a grande estrela da próxima edição da Revista Bardot. Clicada pelo fotógrafo Bruno Corrêa e com beleza assinada por Bruno Cândido, Paola mostra que superação e alegria são as palavras-chave de seu sucesso. Dois anos após o acidente que a fez perder uma das pernas e mudou sua vida, a modelo se tornou uma verdadeira inspiração para mais de 1,8 milhão de fãs que a seguem no Instagram. Sucesso! Foto Bruno Corrêa

Em janeiro, Amaury Jr. estreia novo programa na BAND, totalmente repaginadoo ícone das celebridades no Brasil na tV, o meu amigo Amaury Jr., estreia, em janeiro de 2018, seu novo programa totalmente repaginado e agora na tV BanDEIrantES. terá entrevistas, coberturas dos principais acontecimentos no País e também entretenimento e turismo, onde mostrará diversos países onde sempre faz cobertura. o lançamento será em janeiro em data ainda a ser confirmada por ele e pela emissora. Como se sabe, Amaury Jr. foi reconhecido e indicado a concorrer ao importante Prêmio F5 (site de entretenimento da Folha), na categoria de “Melhor Apresentador de Variedades”. Concorrem também com ele Márcio Garcia, Pedro Bial, rodrigo Faro e ronnie Von. Para participar da votação, basta entrar no site arte.folha.uol.com.br/f5/2017/premio. E votar nele, claro. Na foto, Amaury Jr. em momento de total descontração com o titular da coluna em uma de suas diversas vindas a Belo Horizonte.

Foto ArquiVo PessoAl  

Como dimensionar a velocidade do tempo? Para nós, do JORNAL DA CIDADE, é fácil: todo mês de dezembro, quando circula a última edição do ano (a próxima agora só no dia 12 de janeiro de 2018), você sente que o tempo pas-sou sem perceber. Mas, ao mesmo tempo (sem trocadilho), gratificante e assustador. Por que ? Fácil explicar: terminar o ciclo de um ano que nós divulgamos – com muita clareza, destaque e credibilidade – os principais acontecimentos de Belo Horizonte dos setores social, empresarial, político, financeiro, moda, veículos, turismo, imobiliário, saúde e noivas, onde os mais im-portantes casamentos da alta sociedade mineira desfilaram por nossas páginas. Nesta virada do ano, como acontece há 58 anos, o JC faz o recesso de 3 semanas sem circular. A saber: 22 e 29 de dezembro e 5 de janeiro. Agradecemos a todos os

clientes, parceiros, anunciantes e leitores a fideli-dade em aguardar com ansiedade toda sexta feira o JORNAL DA CIDADE chegar. Obrigado também aos nossos colaboradores e fornecedo-res. Isso mostra que fazemos um trabalho sério com conteúdo jornalístico de primeira grandeza. É como dizem os principais empresários de BH: “se você quer que Belo Horizonte fique saben-do de alguma coisa, publique no JORNAL DA CIDADE. No dia seguinte, a cidade inteira vai ficar sabendo”. Tim-tim e até 2018, ano de Copa do Mundo e Eleições, onde o povo brasileiro deposita toda a sua confiança por dias melhores. Afinal de contas, a esperança e o desespero do povo nunca podem se encontrar. Se isto acon-tecer, será o caos.

HAP

A velocidade do tempo

GADGETS

42 Sociedade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

os assuntos mais pesquisados noGooGle pelos brasileiros em 2017O Google divulgou na última quarta-feira, dia 13, o ranking “Pesquisas do ano 2017” com os assuntos mais pesquisados no Brasil neste ano. A lista é feita em todos os países do mundo e, por aqui, os temas mais pesquisados foram, respectivamente: Big Brother Brasil, Tabela do Brasileirão, Enem, Marcelo Rezende, O Chamado, FGTS, Sisu, Furacão Irma, Despacito e A Fazenda. FOTO REPRODuçãO/SEARCh EnGInE LAnD

instaGram permite que usuários siGam hashtaGs Desde a última terça-feira, dia 12, é permitido seguir hashtags no Instagram, as-sim como é possível fazer com perfis. Para isso, basta abrir a página da hashtag e clicar no botão “seguir”. As publicações serão exibidas no feed, junto com as demais publicações de perfis e na barra de stories. De acordo com a rede social, o novo re-curso foi disponibilizado p a r a d e s c o b r i r n o v o s conteúdos e usuários. FOTO

DIvuLGAçãO JC/InSTAGRAM

aplicativo shazam aGora é da appleO Shazam, aplicativo que permite ao usuário identificar músicas desconhecidas por meio de uma fonte de áudio, foi comprado pela Apple, por um valor não revelado. Segundo a fabricante do iPhone, a negociação pode ajudar os usuários a descobrir novas músicas. há especulações de que a venda seja uma estratégia da Apple Music, que tem 27 milhões de usuários, para competir de forma mais acirrada com o Spotify, que possui 60 milhões de usuários. Ainda não há informações se o Shazam continuará disponível para Android, como é atualmente. FOTO

DIvuLGAçãO JC/ShAzAM

FLASHES

Em sociedade

Arbitragem em pautaA Comissão de Arbitragem da OAB Na-cional realizou um evento especial durante a XXIII Conferência Nacional da Advoca-cia Brasileira, entre os dias 27 e 30 de no-vembro, em São Paulo. Por lá, o renomado advogado Francisco Maia Neto, secretá-rio-geral da Comissão de Arbitragem da OAB Nacional e presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/MG, apresentou a palestra “As novas formas de resolução privada de conflitos”.

Nature Derme em AçãoA rede de farmácias de manipulação Natu-re Derme vai lançar, neste sábado, dia 16, o projeto Nature Derme em Ação. O obje-tivo é levar saúde, informação e bem-estar para públicos que buscam vida saudável. O projeto será itinerante e deve percorrer academias, centros de estética, de saúde, entre outros na cidade. A primeira edição ocorrerá, simultaneamente, na Academia Alta Energia Vila da Serra e no People – Centro Avançado de Medicina, Fisiote-rapia e Treinamento Esportivo. Ambos os eventos acontecem das 9h às 12h. Na programação, quick massage, aulão de “bike indoor” dicas de como melhorar o rendimento e a resistência durante a ativi-dade física, entre outros.

Feira do Doce MineiroProjeto de resgate e valorização da tradição culinária mineira chega a Belo Horizonte neste sábado, dia 16, na Sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, no Barro Pre-to. A Feira do Doce Mineiro reúne receitas tradicionais de nove cidades do interior com ingredientes e sabores típicos. Com entrada gratuita, o evento permite a degustação de um variado estoque de produtos gastronô-micos, que também estarão disponíveis para venda. Para arrematar, a Feira terá um bar servindo chopp artesanal da Backer e uma mostra de queijos produzidos em Minas, que combinam perfeitamente com os doces.

Natal Horta no PotimAcontece, neste sábado, dia 16, a Edição de Natal da Feira da Horta no Potim, na Rua Mármore, 70 – Santa Tereza. Por lá, estarão presentes produtores locais que apresentarão ao público cervejas e pastas artesanais, mo-lhos, panetones, queijos, artesanatos e cestas de vime e palha. São ingredientes diversos, orgânicos, naturais e sem conservantes, que passam pelo Cerrado, pela Serra da Canastra e até produtos gourmet elaborados por chefs, sempre priorizando a localidade. A intenção é que as pessoas possam escolher e montar as cestas de natal com aquilo que amam.

A Natureza em Belo HorizonteBelo Horizonte recebeu uma bela homenagem pelos seus 120 anos. Um concurso fotográfico movimentou a cidade e incentivou quem ama BH a fazer belos registros de suas sensacionais

paisagens. O concurso “A Natureza em Belo Horizonte” contou com a curadoria do fotógrafo Bruno Rega e da editora de fotografia Rejane Araújo, além de Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais e da Zoobotânica da PBH no quesito relevância socioambiental, e Jair Aguiar, presidente

do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, no critério de relevância para Belo

Horizonte. Os dez selecionados tiveram as fotografias publicadas na edição especial do jornal O Tempo, como ação comemorativa dos

120 anos de Belo Horizonte. Foto Luciene cabraL

Festival InternacionalParque da GastronomiaO tradicional projeto Gastronomia na Praça deu origem a uma nova plataforma baseada na economia criativa. O evento, que a partir de agora passa a se chamar Festival Internacional Parque da Gastronomia, foi lançado na última quinta-feira, dia 14, na Casa da Gastronomia Mineira – Mineiraria. De acordo com Chris-tiano Rocco, idealizador do evento, a ideia é promover uma completa imersão em toda cadeia gastronômica, percorrendo o univer-so da baixa até a alta gastronomia, incluin-do todos os segmentos da cadeia produtiva e mobilizando os setores do agronegócio e do turismo, além de manter o seu viés cultural com grandes shows musicais.

Artefacto brinda 15 anos em MiamiA conceituada grife de mobiliário de luxo Ar-tefacto celebrou seus 15 anos em Miami, na última semana. Para comemorar, o anfitrião Paulo Bacchi preparou um prestigiado encon-tro que reuniu amigos e convidados especiais em tarde de aquecimento para a Art Basel. Na foto, Lais e Paulo Bacchi com a arquiteta Myrna Porcaro.Foto Lenisse Komatsu

Mercado Cervejeiro Uma ótima novidade para os amantes da boa gastronomia e cervejas artesanais está prestes a surgir em BH já no início de 2018. O Mer-cado Cervejeiro – idealizado pela empresária Fernanda Ribeiro Massote – será um centro gastronômico que unirá estandes de grandes cervejarias mineiras, bares, sorveterias, em-pório e padarias para receber o grande público aos fins de semana e para realização de eventos e cursos durante a semana. O foco do Mercado serão as cervejarias artesanais e os restaurantes tradicionais de BH.

Ingressos para show de Roger Waters já estão à vendaComeçou na última quinta-feira, dia 14, a venda geral de ingressos para os shows de Ro-ger Waters no Brasil. O ex-Pinky Floyd se

O casal, a bela Alexandra Montes e o diretor presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig, Pedro Magalhães, em recente acontecimento social na capital mineira.

Fotos divuLgação/jc

Sociedade 43JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

apresenta no Mineirão no dia 21 de outubro com sua nova turnê Us + Them. A turnê apresenta os destaques do trabalho inova-dor de Waters com músicas dos melhores álbuns do Pink Floyd. Entre as canções que não poderão faltar no setlist estão: Wish You Were Here, The Wall, Animals e Dark Side of The Moon. Músicas do seu mais recente álbum “Is This the Life We Really Want?”, aclamado pela crítica, também farão parte dos shows.

Jolie! será inaugurada dia 22 dedezembro, na PampulhaBH vai ganhar mais uma casa noturna de nível. Chama-se Jolie! e será inaugurada no próximo dia 22 de dezembro, na Pampulha (Av. Pedro I, 402). Com quase 1.000 m² e capacidade para 1.300 pessoas, vai funcionar quatro dias na semana e misturar à tecnologia de ponta diversidade de estilos musicais. Possui cinco lounges de camarotes ao longo da pista, todos com visão privilegiada do palco e há estacionamento para 380 carros — mais um serviço disponível na boate. A programação diversificada vai passear pelo melhor do pop, passando pelo funk, samba e pagode, sem esquecer das batidas de música eletrônica.

44 Sociedade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Design. Grife recebeu convidados em grande estilo no Museu Inimá de Paula para evento de premiação de seu Programa Fidelidade

Tom Sobre TomNa última quarta-feira, dia 13, a renomada loja especializada em design de interiores Tom Sobre Tom comemorou mais uma premiação do seu Programa Fidelidade. Para a ocasião, as anfitriãs Ana Maria Teixeira, Simone Teixeira e Fabricia Teixeira receberam convidados durante um prestigiado evento realizado no Museu Inimá de Paula. Lá, também foi realizado o lançamento da Poltrona Corpo, obra do renomado designer Ronald Sasson, que esteve entre os presentes e contou que a peça é uma homenagem ao consagrado Grupo Corpo. Os bailarinos Gabriela Junqueira e Luan Batista apresentaram uma bela performance com di-reção de Carolina Amares e cenografia do Coletivo P, composto por um grupo de importantes arquitetos e designers de interiores. A música do DJ Leandro Rallo, o buffet Celia Soutto Mayor e os drinks da Destilaria Yvy completaram a festa. Nota 1.000! Fotos renata melo

Guilherme Cruz e Fabricia Teixeira

Zilda Santiago e Ana Maria Diniz

George Perona, Tânia Salles, Fabricia Teixeira, Ronald Sasson e Ana Maria Teixeira

Laura Brum, Raquel Brum, Viviane Mazoni, Fabri-cia Teixeira, Valéria Junqueira, Rafa Alves e Márcia Junqueira

Ana Maria Teixeira entre familiares e amigos

Ana Maria Texeira e Luiz Fabio Araujo

Simone Teixeira, Patrícia Soutto Mayor e Fabricia Teixeira

Ronald Sasson, Ana Maria Teixeira e Gabriela Junqueira

Ronald Sasson, Simone Teixeira, Tânia Durães Nazareth, Fabricia Teixeira e Ana Maria Teixeira

Fabricia Teixeira, Gislene Lopes e Ana Luiza Gui-marães

Ana Maria Teixeira, Celeno Ivanovo, Christine Boer-ger e Fabricia Teixeira

Patrícia Salles e Fabricia Teixeira

Fabricia Teixeira, Mariana Borges, Thaysa Godoy e Simone Teixeira

Os bailarinos do Grupo Corpo, Gabriela Junqueira e Luan Batista

Eduardo de Sá Ribeiro Oliveira e Cícera Gontijo

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Sociedade 45

Edmara Matoso, Eduardo de Sá Ribeiro Olvieira e Maria Matoso

Roberto Oliveira e Simone TeixeiraMarcia Carvalhães e Ana Maria Teixeira Fabricia Teixeira e Estela Netto

Renata Pietra

Leonardo Rotsen e Ana Maria TeixeiraBeatriz Siqueira e Eduardo de Sá Ribeiro Oliveira

David Guerra, Fabricia Teixeira, Ronald Sasson, Simone Teixeira e Ana Maria Teixeira

Irma Celi Lara, Ronald Sasson e Fabricia Teixeira Thomaz Anastasia, Simone Teixeira, Joanna Anastasia e Fabricia Teixeira

Ana Lúcia Rodarte, Marcela Tavares, Simone Teixeira e Fabricia Teixeira

Rodrigo Aguiar, Simone Teixeira e Fabíola Constantino

Renata Veloso, Ana Paula Paolinelli, Ana Andrea, Fabricia Teixeira e Lilian Paulino

Marcos de Paula, Luciana Savassi, Christiane Taranto e Fabricia Teixeira

Cleonice Almeida e Helena Antunes

Simone Teixeira Sá, Graziella Nicolai, Rachel Ramos, Fabricia Teixeira e Letícia Dias

Germana Giannetti e Ronald Sasson

Anaine Pitchon, Fabricia Teixeira e Fernanda Sperb

Ronald Sasson e Jaqueline Salomão

46 Sociedade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

confraternização. Arquitetos e decoradores parceiros se reuniram no restaurante D’Artagnan

QualityNa última terça-feira, dia 12, o restaurante D’Ar-tagnan foi palco para o almoço de confraternização da Quality. Por lá, arquitetos e decoradores par-ceiros comemoraram o sucesso do ano de 2017 e

planejaram as conquistas para o próximo ano. En-tre brindes com os melhores vinhos e espumantes, os presentes curtiram uma tarde superagradável. Fotos Fran Brighente

Sociedade 47JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Décio Magalhães e Ildeu Koscky

Guta Zuquim e Patrícia Hermanny

Betinha Crego, Patrícia Guerra, Christine Boerger, José Alberto, Tânia Pretti e Dante Lapertosa

Fernando Hermanny, Guta Zuquim e Germana Gianetti

Rosângela Brandão e Cândida Ferraz

Tina Barbosa, Samira Ader e Johanna Anastasia

Sandra Gontijo, Nara Cunha e Rachel Naves

Cássio Gontijo, Gustavo Belline e Daniele Belline

Lilia Melo, Gislene Lopes e Beatriz Siqueira

Graziella Nicolai e Cândida Ferraz

Juliana Couri, Máwwrio Miranda e Maria Helena Botrel

Lena Pinheiro, Ana Paula Rolphs e Gustavo Belline

Sônia Condé, Luís Fábio e Tânia Pretti

Guta Zuquim e Denise Vilela Dante Lapertosa e José Alberto

Christiane Taranto, Guta Zuquim e Jaqueline Salomão

Ana Lúcia Rodarte, Alberto Radespiel e Camile Guedes

Daniele Beline, Patrícia Pires e Emmanuelle Eduardo

Adriana Diniz e Ângela Roldão Dodora Gontijo e Guta Zuquim

Tânia Pretti, Isabela Lara e Camila Ribeiro

Sônia Condé, Márcia Carvalhaes, Christine Boerger e Amélia Correa

Paulo Junqueira, Guta Zuquim e Flávio Bahia

Luiza Castro, Guta Zuquim e Ila Galdencio

Guta Zuquim e Norma Catão

Tânia Pretti, Rosangela Brandão, Marcia Carvalhaes, Ana Lúcia Rodarte, Guta Zuquim, Christiane Taranto, Patrícia Nicácio, Juliana Boechat e Jaqueline Salomão

Lucas Cotta, Cristina Morethzon, Germana Gianetti, Johanna Anas-tasias, Angelo Coelho, Fernando Hermanny e Alberto Radespiel

48 Sociedade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Show. Sócias Fabiana Quick e Marina Homem receberam convidados em evento que mostrou tendências para mesas e lançamento de arranjos para o Natal

Natal Città

Na última semana, dia 6, o escritório de arquitetu-ra e decoração de eventos Città – leia-se Fabiana Quick e Marina Homem – recebeu convidados na Sava Móveis para um espetacular evento que apre-sentou os diversos arranjos disponíveis para enco-menda, além de um workshop de como montar uma linda mesa de Natal, ministrado por Fernanda Matos. Além das ótimas dicas, os convidados se

deliciaram com quitutes do buffet Rullus, bolos e doces finos de Ana Quick, snacks saudáveis Dilis, bebidas Menimport, fotografias Lu Matozinhos e obras de arte do escritório Virginia Géo. No Cit-tà, as sócias oferecem um serviço completo para composição das mesas, com peças próprias ou do cliente, além de consultoria para escolha dos complementos. Nota 1.000! Fotos Edy FErnandEs

Trio de belas: Tatiana Quick, Daniela Bcheche e Ana Carolina Quick

Daniela e Marlene GéoUma das lindas sugestões de mesas para o Natal

Matheus Perdigão e a bela Fabiana Quick Evento contou com workshop de arranjos

Juliana Rolim, Bruna Gunnella e Maria Clara Braga

No Città, o cliente pode alugar lindos arranjos para mesas

Ana Carolina Quick e Juliana Rolim Daniel Mendes e Patrícia Aguiar

Fernanda Matos, Tatiana Quick, Virginia Geo, Luciana Matosinhos e Ana Rita Starling

Lorena Batista, Fabiana Quick e Renata Bichuette

Natália Lellis e Fabiana Quick Izabela Simeão e Maria Homem de Almeida

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Sociedade 49

Sandra Diniz, Fábio Pimentel, Cecília e Isabela Quick Cláudia, Fabiana Quick e Cecília Quick

Flávia Quick e Matheus Jacqueline, Celinha Géo Cruz e Marlene Géo Fabiana Quick e Matheus

Fabiana Quick, Fernanda Homem e Maria Homem de Almeida

Convidados se deliciaram com quitutes saudáveis Dilis

Livia Sadala e Gabriela Quick Juliana Abdala, Barbara e Maria Luiza Hermany

Lorena e Lizette Batista Cláudio Ribeiro e Luciana Matosinhos Buffet Rullus e bebidas Menimport foram atrações à parte

Mesa de Natal preparada com muita sofistica-ção e bom gosto durante o evento

50 Sociedade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Sociedade 51JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

52 Sociedade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Encontro. Empresárias Patrícia Salvador e Maria Miriam Arruda receberam convidados para inauguração de espaço conceito superbacana em BH

Brunch na P.S. GaleriaAs empresárias Patrícia Salvador e Maria Miriam Arruda inauguraram um espaço conceito para abrigar arte, moda, cultura, décor, botânica e lifestyle na capital mineira. O lançamento foi realizado na última quinta-feira, dia 14, quando as anfitriãs receberam convidados para um brunch para lá de especial na P.S. Galeria. O evento foi superprestigiado e o espaço promete ser ponto de encontro da sociedade mineira na capital. Fotos Eugênio gurgEl

Agnes Farkasvolgyi e Patrícia Salvador Ayla Lopes, Patrícia Salvador e Daniela Andrade

Guta Zuquim e Maria Helena Botrel Nelson Galizzi, Joana Moreira, Ha-ruji Miura e Patrícia Salvador

Bruna Cunha, Patrícia Salvador e Maria Bernadete Figueiredo

Guilherme Mello e Ana Vilela Laura Loes e Ligia Imanishi Haruji Miura e Joana Moreira

JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018 Sociedade 53

A bela anfitriã Patrícia Salvador

Zeca Perdigao e Norma Gontijo Rafael Moreira e Nei Vargas Paulo Junqueira e Nívea Monteiro

Patricia Salvador, Maria Mirian e Riane Salvador

Patrícia Salvador e Flávia Maria de Andrade Duarte

Patrícia Salvador e Chris Gontijo

Marly Mattos e Adriana Mattos

Maria Bernadete Figueiredo, Patrí-cia Salvador, Eli Gambrini e Seila Figueiredo

Marina Penido e Carolina Brueters

Guta Zuquim e Margaret Marinho Kellen Ribeiro, Daniela Gomes e Juliana Gomes

Paulo Armando e Anderson Rossi Juliana Boechat e Patrícia Nicacio

54 Sociedade JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

Arte. Em Miami, Clara Piquet exibe suas belas criações inspiradas nas belezas de Fernando de Noronha

Sea InsideA artista plástica Clara Piquet recebeu convidados especiais para exibir suas belas obras na última semana, dia 3, na LuxLuk Design, em Miami. A mostra intitulada “Sea Inside” é uma continuida-de ao projeto “Noronha para o Mundo”, criado pela Smart Trading em parceria com várias empresas, o Governo de Per-nambuco e a administração de Fernando de Noronha, com o objetivo de divulgar as belezas da ilha para todo o mundo. Clara Piquet é reconhecida por seu trabalho sobre fauna, flora e etnias brasileiras e ganhou reconhecimento internacional com sua série Terra Brasilis, exposta em diversos países em comemoração aos 500 anos do Brasil, no ano 2000. Durante o evento, a anfitriã encantou os amigos e colegas do mundo das artes com suas be-las peças. A exposição “Sea Inside” fica aberta ao público até o dia 31 de janeiro de 2018. Sucesso! por AdriAnA willcox/

Fotos MAri HArt

Clara, Ivan Guimarães e Bela Piquet com seus filhos Nicholas e Mariana

Clara Piquet, Bruno Lima, Gleyce Fortaleza e Francisca Linhares

Bruno Lima, Jade Matarazzo, Héctor Falcon e Mari Hart Dore

Ariel Yaari, Gilda Schnaider, Bru-no Lima e Rose Anne Leitão

Maria Luiza Correia, Eleonora Go-retkin, Clara Piquet e Zee Denny

Maria Tavsno e Clara Piquet

Cristiano Piquet e sua esposa Joyci Niedermaier

A artista plástica Clara Piquet

Fernando Pacheco, Clara Piquet e Nina Pacheco

Adriana e Sérgio Willcox em torno da artista Clara Piquet

Clara e seu filho Alexandre Piquet

Daniel Piquet e sua es-posa Alexandra Marques

Fernando Pacheco e José Flávio Almeida Gomes

Indy Piquet e Clara

Maristela Monticelli e Clara Piquet

Marcos Salim, a artista Clara Piquet e Zee Denny

GASTRONOMIA Léa Araú[email protected]

Takos Mexican Gastrobar

degustatividade

Fotos Arquivo pessoAl

Agora existe comida mexicana de qualidade em BH. O Takos passou por uma completa reformulação e o fast food foi transformado em gastrobar. Em um gastrobar, é possível encon-trar pratos de alta gastronomia, que seriam ser-vidos em restaurantes requintados, a um preço acessível e de maneira descomplicada. Essa tendência está virando moda em BH e apre-ciadores de uma boa gastronomia agradecem.Quem está por traz dessa grande mudança é o chef consultor Jaime Solares, proprietário do Borracharia Gastrobar, aberto em 2011. Após cinco anos de experiência na Fran-ça, voltou ao Brasil para atuar com comida de verdade, como ele gosta de dizer. Jaime acredita na simplicidade da comida, mas feita com excelência, ingredientes frescos e amor. Prestou consultoria também ao Baiúca, A Pão de Queijaria e Cabernet Butiquim, esses dois últimos premiados recentemente pela revista Veja Comer e Beber.

As comidas do Takos eram produzidas na segunda-feira, embaladas e congeladas para serem servidas rapidamente em aquecimento em um forno de micro-ondas durante a semana toda. Agora o preparo demora cerca de 30 mi-nutos, pois os pratos são feitos na hora e chegam à mesa com muito mais sabor. A estrutura da cozinha foi adaptada para o preparo de receitas com ingredientes frescos, selecionados por for-necedores de confiança do chef Jaime Solares.

No cardápio continuam os típicos tacos, burritos, echiladas, nachos e fajitas, consa-grados da comida mexicana, mas com um diferencial: a crocância das tortillas. O taco (R$ 22 com duas unidades) vem com os re-cheios separados em simpáticas canequinhas para o cliente montar na hora, sendo assim, a tortilla não amolece. Sugiro pedir uma porção extra de guacamole (R$ 2,50). Além desses tradicionais, o chef Jaime Solares acrescentou

iguarias mexicanas para compartilhar que não se veem muito por aqui e merecem destaque. Emocionei ao provar o mole poblano (R$ 32), feito com coxa e sobrecoxa de frango desossa-do, que leva um impressionante caldo de cho-colate puro cacau 70% com várias especiarias: páprica picante e defumada, coentro, comi-nho, açafrão e chili na medida certa. Confesso que tive preconceito com esse chocolate no molho, já que não sou grande apreciadora do doce, mas me surpreendi com o sabor. É como se fosse aqueles molhos de cerveja preta que o resultado não é exatamente o gosto da bebida. Um prato que só provando para entender. Ain-da é finalizado com ervas fresca, que dá mais aroma e frescor ao prato. O pozole (R$ 32) também emociona, feito com pernil de porco e bastante milho, além de um caldo base repleto de especiais, como no outro prato. Ficam ainda mais especiais com o toque do pico de galo, uma espécie de vinagrete. Mais comum de ser ver por aí é a costelinha BBQ (R$ 38) e a tulipinha picante (R$ 27), que não deixam ser ótimas pedidas. No horário do almoço são servidos omelete para os vegetarianos (R$ 12) e PF Mexicano (R$ 18) como opções mais rápidas.

A carta de drinks oferece nove opções, den-tre elas a minha querida Margarita (R$ 15,90). Tequila prata, triple sec e suco e suco de limão vieram na combinação correta. Recomendo. Há também uma opção acrescida de melancia e manjericão (R$ 19,90). Apreciei também o Gin Tônica Toranja (R$ 18,90), drink do momento com um toque de xarope Monin Toranja. Para quem gosta de bebidas mais adocicadas, vai bem o “El Chave del Ocho” (R$ 18,90) feito com tequila oro, xarope de gengibre, limão, licor de cassis e Sprite. Nada como um belo drink para harmonizar com a picância dos pratos mexicanos.

Sociedade 55JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018

NoNNa CarMelaO Nonna Carmela realiza periodicamente jantares harmonizados em cinco tempos com sommeliers reconhecidos no mercado (R$ 270/casal). O último deste ano contou com a presença do sommelir chileno Ariel Perez. Os pratos são exclusivamente elaborados para os eventos, mas podem ser também en-comendados com antecedência para o chef Flavio Fantini. É o que vou fazer para festivi-dades de fim de ano. O nhoque com ragú de coelho e o pernil de cordeiro ao molho de vin-ho com batata rústica serão minhas escolhas. Harmonizaram perfeitamente com os tintos Chiari Sangiovese e Vizar Espanha Castilla y Leon, respectivamente. O próximo jantar har-monizado está previsto para fevereiro. Rua Antônio de Albuquerque, 1607 – Lourdes. (31) 3243-6754.

Bolos FerNaNda laFeTáGingerbread é o sucesso da Fernanda Lafetá neste Natal. Canela e gengibre são os protag-onistas, com cream cheese no recheio e na cobertura. Como todos os outros bolos, tem massa leve, fofinha e molhadinha. O Fudge é indicado para quem gosta de chocolate in-tenso. Já o Red Velvet e o de Amêndoas são mais leves. Os tamanhos dos diâmetros são:

7 cm (R$ 35), 15 cm (R$ 160), 20 cm (R$ 350) e 25 cm (R$ 490), esse último rende 50 fatias. Encomendas: (31) 98606-1414. Retirada dos produtos: Av. Uruguai, 940, apto 701 – Sion. Instagram @fernandalafeta.

PaNeToNes diversos Vai chegando a época de Natal e junto vem o panetone, o pão fofinho de fermentação natural de origem italiana. Diversas versões já foram criadas, além do tradicional recheio de frutas cristalizadas. O Chocotone do Thiago Caixeta da T Special Cakes é feito com choc-olate belga 50% e doce de leite carmelizado (R$ 75 – 1.200 g). Uma das receitas da Padaria Vianney leva damascos e castanha de caju (R$ 24,90 – 500 g). A Santa Amália sugere retirar o miolo do seu panetone de gotas de choco-late e fazer uma massa com sorvete, dando origem a um Sorvetone. E tem até panetone salgado! O Bacontone de 600g do chef Zito Cavalcanti pode ser feito com bacon e queijo canastra (R$ 38) ou bacon e gorgonzola (R$ 42). Para quem gosta de manter a tradição, o de frutas cristalizadas, uvas passas, damasco, e crosta de castanhas de caju e amêndoas do Super Nosso vem em uma lata estilizada pela ilustradora Anna Cunha (R$ 29,90 – 500g). Feliz Natal!

ondeChef consultor Jaime Solares

Especialidade: comida mexicanaEndereço: Rua Antônio de Albuquerque, 448 – SavassiTelefone (31) 3286-2525

Horários: terça/quarta/quinta, das 11h à 0h. Sexta/sábado, das 11h à 1h. Domingo, das 12h às 20hCapacidade 80 pessoas (inclui calçada)

detalhes

Na web Quer saber mais? takos.com.br

facebook.com/takosmexicangastrobar Instagram: @takosbh

56 JORNAL DA CIDADE, 15 de dezembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018