capa p/ revista salão itinerante 22

18
Salão Itinerante Caça Pesca Camping Náutica Turismo EDIÇÃO 2010 2010 vem com muitas novidades! Informativo do Salão Itinerante • ano 5 • nº 22 • março de 2010 A Eco Sports traz novidades para esporte e lazer A Moro e Deconto dão dicas para uma boa pescaria Pag. 7 Pag.11

Upload: baker-design-e-web

Post on 18-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Criação de capa para a revista Salão Itinerante 22, evento direcionado para lojistas da área de produtos de pesca, caça, náutica e camping. O Salão Itinerante viaja por todo o Brasil divulgando os produtos para os lojistas. A revista aqui publicada é uma versão reduzida da versão impressa. A ilustração da capa é uma síntese gráfica de imagens de um alpinista, pescador e caçador. O estilo do desenho segue o padrão visual do símbolo do Salão Itinerante.

TRANSCRIPT

Page 1: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

1Salão Itinerante

Salão ItineranteCaça • Pesca • Camping • Náutica • Turismo

EDIÇÃO 2010

2010 vem com muitas novidades!

Informativo do Salão Itinerante • ano 5 • nº 22 • março de 2010

A Eco Sports traz novidades paraesporte e lazer

A Moro e Deconto dão dicas para umaboa pescaria

Pag. 7

Pag.11

Page 2: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

2 Salão Itinerante

Resoluções são inerentes a todo início de ano. É quando fazemos um pacto com nossa consciência e assumimos o compromisso de nos transformarmos em versões melhores de nós mesmos. Além de ser uma mudança de atitute para as questões pessoais, vale como meta para nossos negócios, sejamos fabricantes, distribuidores, represen-tantes ou lojistas.

No começo de cada ano renovamos

Editorial

Boa parcela do interesse que move empresários e gestores a se engajar em movimentos pela ética nos negócios decorre da esperança de que, mais cedo ou mais tarde, a correção moral se tornará um diferencial para suas empre-sas aos olhos do consumidor. Supõem eles que os consumidores valorizam - ou passarão a valorizar em breve - o comportamento ético das companhias, boicotando produtos e serviços que, por algum motivo, firam a lei e a moral, e privilegiando aqueles que compro-vadamente adotam uma postura de integridade e correção.

Apesar disso, a disposição do consumi-dor em recompensar o comportamento ético empresarial permanece mais uma idealização do que um fato concreto. Os consumidores não são mais ou menos éticos que as empresas; a postura moral

de ambos reflete a média da sociedade, e se há um longo caminho a percorrer até tornar as práticas corporativas mais adequadas, o mesmo se pode dizer so-bre as atitudes dos consumidores.

Por quê? Porque na sociedade de con-sumo o consumidor sobrepõe-se ao cidadão. E o consumidor não defende princípios éticos ou o cumprimento da lei de maneira ampla, e sim se limita a defender interesses pessoais. Somente a ameaça de danos individuais pode demovê-lo de comprar um produto “antiético”, assim como somente bene-fícios que realmente valoriza podem levá-lo a comprar produtos de empresas socialmente responsáveis e de postura ética comprovada.

Ademais, entre a maior parte dos con-sumidores predomina a visão de que um ato ilícito contra o governo e contra

grandes empresas não configura uma contravenção verdadeira - e sim, no máximo, uma reação justificada contra quem, muito antes, já teria cometido alguma infração ou abuso: o Estado que cobra impostos demais, é corrupto e aplica mal os recursos de que dispõe; e as empresas, que supostamente praticam preços muito altos, sonegam impostos ou exploram trabalhadores.

O consumidor reveste-se, nesse caso, de uma justificativa calcada na presunção de uma imoralidade recíproca, na qual, segundo ele, comete o dolo contra aque-les que vivem de cometê-lo. Trata-se da expressão do caráter amoral (no sentido de desprovido de julgamentos morais) do capitalismo, no qual a maximização dos benefícios individuais rege toda e qualquer decisão das partes envolvidas numa transação.

Desafios - e limites - do “consumo ético”Adaptado de André D’Angelo

Artigos

nossos votos de felicidade, saúde e su-cesso profissional. Mas estes desejos são consequência de um trabalho dedicado, de investimentos e competências para tornar nossas empresas marcas de valor ainda maior no mercado.

As empresas promotoras do Salão Itinerante acreditam no resultado de um trabalho bem feito, e para 2010, programaram cinco edições do evento, que deve visitar dez cidades ao longo

do ano, levando um conjunto de ofer-tas especiais em produtos, serviços e condições para os lojistas.

A novidade do ano fica por conta da nova promoção. Cada R$ 500,00 em compras durante a feira, seja em produ-tos de pesca, caça, camping ou náutica, dão direito a um cupom para concorrer a R$ 3.000,00 em produtos dos exposi-tores. Quanto mais você comprar, mais chances tem de ganhar.

Acredite e participe!

Em busca de uma realidade possível

Page 3: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

3Salão Itinerante

operadores logísticos, enchentes e outros imprevistos”, diz o coordenador do MIS, Djalma Andrade.

O índice de Confiança do e-consumidor avalia itens como facilidade de com-prar, seleção de produtos, informação sobre os produtos, preços, navegação, entrega no prazo, qualidade dos pro-dutos e do atendimento aos clientes, política de privacidade e manuseio e envio das mercadorias.

A avaliação dos e-consumidores é co-lhida por meio de pesquisas nas lojas conveniadas à e-bit, sendo uma no ato da compra e outra após o recebimen-to do produto. Para a consolidação

A popularidade crescente da “mídia de marca própria” é um dos fenômenos mais instigantes e com maior potencial de quebra de paradigmas no ecossis-tema de marketing e mídia. Essa nova estratégia de comunicação e relaciona-mento on-line representa não apenas uma maneira convincente de envolver os consumidores, mas também mais um desafio aos modelos de mídia co-mercial existentes há longa data.

A busca direta aos consumidores pela rede mundial começou há cerca de uma década. Nesse tempo, houve falhas grandes e bastante caras. Mas

A revolução da mídia de marca própria

Satisfação dos consumidores on-line atinge 86,3% em 2009

do índice de 2009, foram coletadas 1,4 milhão de entrevistas em todo o Brasil, entre janeiro de dezembro do ano passado.

também houve vários sucessos notá-veis. O rápido crescimento da mídia de marca própria também acontece nos mercados B2B, entre empresas.

O maior fator de diferenciação será a habilidade de atrair visitas aos ambien-tes da marca que se traduzam em cria-ção de relacionamentos, comunidades e conveniências para os consumidores. As melhores ações de comunicação on-line conectam os consumidores diretamente às marcas. Os internautas podem montar e testar novos produ-tos, participar de fóruns eletrônicos onde outros visitantes postam suas opiniões e ainda aproveitar ofertas exclusivas e serviços diversos.

O uso eficaz da mídia própria não substituirá totalmente as outras formas de marketing digital, mas, inevita-velmente, mudará os parâmetros de comparação em relação à qualidade das ações e ao retorno sobre o inves-timento. Esforços de mídia própria têm sucesso quando alicerçados em conhecimentos dos padrões de nave-gação on-line e dos tipos de serviços e de conveniências que os consumidores associam àquela marca. Além disso, o uso do canal próprio na internet tem de estar integrado à estratégia digital como um todo.

Artigos

Os consumidores que realizam suas compras pela web estão cada vez mais satisfeitos. Em 2009, o índice de Confiança do e-Consumidor, desen-volvido pela e-bit, em parceria com o MIS (Movimento Internet Segura), ficou em 86,3%.

Durante o ano, a variação máxima en-tre o menor e o maior índice de confian-ça, registrados em fevereiro (85,59%) e agosto (87,29%), respectivamen-te, atingiu 1,7 ponto percentual.

“A variação dos números indica que a satisfação foi muito pequena, mesmo com o aumento do volume de transa-ções em eventos sazonais, greve de

Praticamente todas as empresas têm seu website. Porém, muitos profissio-nais de marketing estão indo além disso e transformando sua presença digital em potentes canais de mídia voltados diretamente aos consumido-res. Eles reconhecem que o mix correto de conteúdo, serviços, comunidades e produtos pode criar experiências bastante atraentes para seus consu-midores. E entendem que tais esforços apresentam excelentes benefícios na estratégia de marca, na construção de relacionamentos e na geração de indicações para novas vendas.

Adaptado de Mathew Egol, Leslie Moeller e Christopher Vollmer

Fonte: InfoMoney

Page 4: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

4 Salão Itinerante

Page 5: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

5Salão Itinerante

Page 6: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22
Page 7: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

7Salão Itinerante

Page 8: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22
Page 9: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22
Page 10: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

Fio Mono Ekilon Grass 3,0mm perfil quadrado, cor laranja: linha especial para cortador de grama à combustão. Ideal para o corte de vegetações mais espessas, em bobina de 2,0kg.

Fio Mono Ekilon nas bitolas 3,0mm e 3,5mm: monofilamento especial para long line e entralhamento de redes.

Lançamentos

No entanto, produtos desta qualidade não estão restritos apenas ao uso na pesca, mas em diversas aplicações e finalidades, desde o seu uso como fios e cordonéis até a manutenção de grama-dos. Por ser especialista na fabricação

Equipesca

A Equipesca é uma empresa brasileira com uma longa história no cenário em-presarial nacional. Com sua entrada no mercado em 1960, a marca passou a ser sinônimo de tecnologia e respeito ao cliente, consolidando ainda mais a sua posição como pioneira em cada produto lançado ao longo de sua existência.

Durante este período, a empresa tem contribuído para a indústria pesqueira nacional ao oferecer produtos de exce-lente qualidade, produzidos com a mais moderna tecnologia. São fios mono e multifilamentares obtidos a partir de matéria-prima da mais alta qualidade, por isso detentores de maior durabilidade e resistência às variações de temperatura e à ação das águas.

Como no caso das linhas Ekilon, produzi-das em nylon copolímero importado. Elas foram testadas e aprovadas pelos mais exigentes consumidores do Brasil e exte-rior. A Ekilon Carbon Master XT, por exem-plo, é detentora de diversos recordes de peso na pesca esportiva sul-americana. Mas não é só a Carbon Master XT que tem depoimentos de consumidores e números de competições para mostrar. As linhas Ekilon Crystal , Carbon, Gold, Evolu-tion, Lumina, Amazon e Ecology também têm seus usuários consagrados que reco-nhecem cada diferencial das marcas e sua correta aplicação. Para a pesca esportiva, assim como na pesca artesanal, não há maior garantia de sucesso do que estar equipado com linha de monofilamento produzida e comercializada pela Equipes-ca. Encontradas em diversas embalagens adequadas às necessidades do mercado, as linhas Ekilon têm sempre uma opção para o tipo de pescaria desejada pelo consumidor.

Gilberto Colobiale Gerente de Marketing e VendasRodovia Campinas - Barão Geraldo, km 114Campinas/SP - Telefone: (19) 3708-9000E-mail: [email protected] www.equipesca.com.brwww.redesequiplex.com

Tecnologia e qualidade em cada produto

Ekilon Grass - durabilidade e resistência.

Alguns produtos da linha Ekilon. Completa.

Ekilon Gold Plus tem seu fã-clube.

de fios monofilamento, a Equipesca desenvolveu, a partir da combinação de polímeros especiais importados da comunidade europeia, o fio Ekilon Grass para cortadores de grama. Suas principais características são durabilidade ao atrito e impacto, resistência ao desfiamento, pos-sibilidade de altas rotações, flexibilidade, produtividade e precisão.

Contato

Page 11: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

11Salão Itinerante

Voltada para o mercado de especificação e varejo em geral, a marca Equiplex traz todo o conhecimento, a tecnologia e a qualidade que a Equipesca acumulou em outras áreas, especialmente na pesca esportiva e artesanal.

A marca, que defende uma posição de

liderança, foi fruto de pesados investimen-tos em equipamentos, matérias-prima e recursos humanos que habilitaram-se de forma conjunta para o atendimento de um segmento comoditizado onde a Equipes-ca tem excelente performance.

Os segmentos de aplicação dos produ-tos, compostos por fios, cordas e redes, são diversos. As redes Equiplex em uso residencial prevê aplicações em sacadas, piscinas, janelas, escadas, playgrounds e na proteção contra invasão de pássaros, entre outras. Na área industrial, uma outra aplicação como para a divisão de ambien-tes sem fechamento, pallets, interior de containers, entre outros.

Os produtos da linha também podem ser usados para o setor de construção civil, seja para aplicações de forca ou forca leve, alvenaria estrutural ou como guarda-corpo. O setor agrícola tem endereço certo com a aplicação na avicultura. Para quadras esportivas, o uso é claro: futebol (todas as modalidades), golf, tênis, basque-te, e mais o que você imaginar.

Os produtos são feitos com polímeros importados, em sete etapas que vão desde a extrusão do plástico, até a embalagem,

Equipesca

Equipesca é líder no segmento de redes de proteção

passando pela torção, tear em dois ângu-los, estiramento e revisão. Apresentadas em diversas cores, os fios, cordas e redes Equiplex são componentes básicos para qualquer loja de varejo que queira ven-das constantes e expressivas.

Equiplex. Consumidores em vários segmentos. As aplicações geram demanda elevada.

Com a mesma qualidade, a Equipesca produz a tela de fios monofilamento para proteção e sombreamento da mar-ca Sombrite. O produto virou sinônimo destas aplicações atingindo um grau de lembrança só reservado às grandes marcas mundiais de produtos populares, como lâminas de barbear e refrigerantes. De fato, quando a necessidade existe, o comprador vai à loja de varejo e pede por “Sombrite” da marca Equipesca.

Usada tanto em aplicações urbanas quanto rurais, com a mesma eficiência, Sombrite faz parte das compras de diversos tipos de estabelecimentos comerciais no aten-dimento da vasta demanda.

Proteção e sombreamento é SombriteNo setor agroindustrial o produto encon-tra inúmeras aplicações, como controle de temperatura de diversos fins: diminuição do estresse calórico em gado leiteiro e de corte, suínos e avicultura. Lavouras de cuidados especiais, viveiros de mudas, entre outras aplicações, tornam a Sombrite indispensável.

Nas aplicações urbanas e comerciais, o produto é muito utilizado em estacio-namentos, concessionárias de veículos e canteiros de obras, além de ser altamente Estacionamentos a base de Sombrite. O segmento agrícola também é comprador.

Proteção garantida com a tela da Equipesca.

usado em proteção de fachadas de prédios na construção civil. Não deixe faltar Sombrite ou qualquer produto da Equipesca em sua loja. Consulte nosso representante ou o televendas da empre-sa e atenda seu cliente com a mais pura tecnologia e qualidade.

Page 12: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

12 Salão Itinerante

Page 13: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

13Salão Itinerante

Page 14: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

14 Salão Itinerante

A Mustad abriu o ano com muitas no-vidades, que fazem parte do extenso calendário de lançamentos e ações de marketing e comunicação.

A montagem de chicotes é possibilitada pela linha Sea Minnow. As iscas utiliza-das nos conjuntos são produzidas com a exclusiva tecnologia Ultra Point, que garante uma funcionalidade poderosa e uma durabilidade acima da concor-rência.

Mustad

Novidades para um 2010 mais estimulante

Alexandre Mussi FortesDiretor Comercial e Marketing Rua Dona Teodora, 1.085 - Porto Alegre/RSTelefone: (51) 3302-3100Fax: (51) 3302-3145E-mail: [email protected]

Contato

Disponíveis em diferentes cores, as lulas da Mustad vêm em quatro tamanhos:

15cm, 22,5cm, 30cm e 35 cm. Esta di-versidade permite ao esportista montar seus próprios chicotes, com um anzol, dois ou três, utilizando os Mustad Big Game também disponíveis no Brasil.

Para a pesca de arremesso ou corrico, não existe dose de adrenalina maior do que estar equipado com estas maravi-lhas tecnológicas.

São perfeitas para pesca de Anchovas, Marlins Atuns e Dourados.

Não deixe de conhecer também as novas varas Iron Fishing Mustad e a variedade de linhas para cada tipo de pescaria.

Page 15: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

15Salão Itinerante

Rios e Mares mantém lançamentosA Rios & Mares mantém uma rotina de lançamentos em seu portfólio de produtos para a pesca e lazer. A linha náutica, por exemplo, traz coletes salva-vidas com o design ainda mais arrojado, melhorando a beleza e a funcionalidade das peças, de acordo com a exigência do mercado consumidor.

São produtos que sofrem um rigoroso controle de qualidade, desde a concep-ção até a confecção, fazendo com que sejam mais seguros, atraentes, confor-táveis, anatômicos e, principalmente, confiáveis, em qualquer circunstância de uso.

Estas características, somadas à resis-tência, também estão presentes em outros produtos do seu portfólio. Bolsas térmicas, porta–vara e porta–anzol são reconhecidos pelos consumidores como a melhor síntese entre preço e qualidade.

A empresa, que desenvolve um trabalho técnico, opera com tecnologia e maté-

rias-primas de primeiríssima qualidade para atender às necessidades e desejos dos clientes.

Estes princípios estão presentes no cole-te salva-vidas modelo SL, por exemplo. Totalmente reestilizado, recebeu quatro novas regulagens laterais, duas de cada lado, similar ao modelo CG. Para fazer bons negócios e agradar o seu cliente, tenha sempre os produtos da Rios & Mares.

Dourival Sossai – DiretorRua Marcílio Dias, 772 – TérreoZona 03 – Maringá/PRTelefone: (44) 3227-7080Fax: (44) 3026-7080E-mail: [email protected] www.riosemares.com.br

Modelos que aliam beleza, durabilidade e segurança.

Rios & Mares

Coletes da Rios & Mares são peças indispensáveis do lazer.

Rua Marcílio Dias, 722 • Térreo • Zona 03 • 87050-120 • Maringá • Paraná • Fone 44 3227.7080/3026.7080 • www.riosemares.com.br

Contato

Page 16: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

16 Salão Itinerante

A família cresceu. Embalagem econômica de 500 ml.

Detalhes da nova embalagem do novo sucesso da WD-40. O bico inteligente é capaz de ajudar a resolver problemas de usuários de forma mais prática e eficiente.

WD-40

Sim, o novo modelo WD-40 possui a mesma e tradicional fórmula que é su-cesso mundial há 57 anos e agora uma forma mais prática de usar.

A lata do WD-40 FLEXTOP é maior (76% mais conteúdo) que a versão tradicional – ideal para grandes usuários, profis-sionais e apaixonados por WD-40 – e vem em uma embalagem econômica de 500ml.

Outra vantagem é a válvula direcional exclusiva, que foi projetada para uma aplicação e pulverização mais precisa no modo “spray”. E melhor, o canudo é fixo, você nunca mais vai perdê-lo.

Esta vai ser uma sugestão pra você encarar todo o tipo de mau tempo no Brasil: chuvas, alagamentos e umidade – principais causadores de ferrugem e corrosão.

Com uma lata de WD-40 você pode eliminar a umidade de equipamentos eletrônicos (celulares, computadores, placas, etc.) e elétricos.

WD-40 funciona de uma forma inteli-gente (fórmula exclusiva) ao limpar e proteger os contatos, circuitos e polos elétricos, ao mesmo tempo em que elimina a umidade, sem causar nenhum tipo de dano nas superfícies em que é aplicado.

Com uma simples borrifada de WD-40 em motores (barcos, jet-ski, motos, carros, etc.), carretilhas, armas, facas, lanternas e outros equipamentos você

vai estar garantindo vida longa a eles e os deixando sempre prontos para ação.

Portanto, tenha sempre uma lata de WD-40 perto de você, pois além de ser algo extremamente útil em pescarias você certamente poderá desfrutar as outras inúmeras utilidades.

Para conferir mais dicas de uso e saber como WD-40 pode facilitar a sua vida acesse www.wd40.com.br

Lojista cliente, ligue e compre esta novi-dade, seja o 1º a oferecer na sua região

WD-40, você sempre tem onde usar.

WD-40 Flex? Canudo inseparável? Como assim?

Theron Marketing Ltda.Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 2.800ACuritiba/PR – Telefone: (41) 2109-8025E-mail: [email protected]

Contato

Válvula direcional exclusiva, projetada para uma pulverização mais precisa no modo “spray”.

Depois de lançar a embalagem de 100ml, a WD-40 inova com a FLEXTOP.

Canudo fixo.

Page 17: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22

17Salão Itinerante

Emifran

Nadia Yamabe - Depto. de VendasAvenida Santo Albano, 87 - São Paulo/SPTelefone/fax: (11) 2969.7255E-mail: [email protected]

Emifran prepara lançamentos para 2010Após um ano bastante instável devido à ameaça de crise mundial, o nosso mercado também foi afetado pelas condições climáticas desfavoráveis principalmente nas regiões sul e sudeste do nosso país.

Este cenário levou a maioria das empre-sas a adotar uma postura conservadora durante o ano de 2009 e não foram apresentados grandes lançamentos ao mercado.

Porém, para o ano de 2010, aprovei-tando a onda otimista generalizada, a Emifran prepara alguns lançamentos

que o mercado vem pedindo há algum tempo.

Estão saindo do forno, ou melhor, da ferramentaria, os seguintes produtos:

Novo estojo impermeável grande

Este novo estojo impermeável vem atender aos praticantes de esportes náuticos no quesito de acondicionar materiais que não podem ser molhados a bordo de embarcações.

Nas medidas externas de 27,5 cm de comprimento, 23 cm de largura e 8 cm de altura, este estojo conta com três abas laterais de fechamento com duas travas cada uma totalizando seis pontos

de travamento. Além disso, possui cor-dão de isolamento em borracha EPDM, em toda a sua volta, a fim de evitar a entrada de água no seu interior. Lan-çamento previsto: novembro de 2009.

Novo porta empate Emifran

A fim de aumentar o seu leque de produtos, a Emifran também está pre-parando o lançamento de um porta empate ou porta leader que irá atender aos pescadores mais exigentes. Além destes projetos já em desenvolvimento, a Emifran prepara lançamentos que vão agitar o mercado e as vendas do comércio em 2010.

Amazonas é o top no mercado brasileiro.

Contato

Evento de grande destaque no varejo mundial, a 99ª edição da NRF (National Retail Federation) ocorreu em Nova York, em janeiro, e reuniu 18.500 pes-soas do mundo todo, com destaque para a comitiva brasileira. Alguns dos principais pontos do evento foram, de maneira resumida:

Cenário Brasil x EUA

Brasil despontando como uma das pou-cas economias mundiais em crescimen-to, tendo passado pela crise de forma destacada e ampliando de maneira significativa a população com acesso ao consumo de massa e reduzindo índices de pobreza, além da solidez de suas instituições financeiras. Destacam-se o trabalho de construção e gestão de uma marca (branding) e serviços aos consu-midores como fatores de diferenciação para ampliar a percepção de valor.

Redes Sociais

Ponto de grande impacto em quase to-das as apresentações dos palestrantes,

Tendências e consolidações do varejo mundialAdaptado de Adir Ribeiro

Informativo do Salão Itinerante é uma publicação do evento Salão Itinerante e empresas participantes. Tiragem: 10.000 exemplares.Design, editoração: Madison Inteligência em MarketingFone/Fax: (51) 3217 4896www.madison.com.br

Expediente

Artigos

quase a totalidade das redes varejistas do mundo está apostando suas fichas no uso das mídias sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e outras) como forma de se aproximar de seus consumidores e, mais do que isso, precisam de fato passar a monitorar o que está sendo “dito” e publicado sobre suas marcas.

Centralização no consumidor

A integração dos canais de vendas é um exemplo de como as empresas de-veriam colocar o consumidor no centro de toda a estratégia de acesso aos mer-cados. No Brasil, assim como nos EUA, ainda existe um desalinhamento entre os mundos virtual e físico, desde preços diferentes para os mesmos produtos, a falta de integração entre as diversas mí-dias utilizadas e a preparação da equipe de atendimento.

Racionalização do mix de produtos

A ditadura da opção deve diminuir em função da necessidade de redução dos custos com o sortimento de produtos à

disposição dos clientes e como forma de se ampliar a simplicidade ao entender as necessidades básicas do mercado e dos consumidores, ampliando o foco da empresa na sua proposta de negócios e se adequar de maneira estratégica e operacional.

Sustentabilidade

Ajudando o consumidor a se tornar mais exigente e inteligente, várias lojas já focam sua comunicação nesse princípio e algumas são exclusivas no conceito, comercializando somente produtos que não agridam o meio ambiente ou que tenham princípios sócio-ambientais claros e definidos.

Page 18: Capa p/ Revista Salão Itinerante 22