capa livrete de questoes vestibularinverno2011...

13
N o DE INSCRIÇÃO N o DE SALA VESTIBULAR DE INVERNO 2011 LIVRETE DE QUESTÕES 1º DIA MEDICINA

Upload: vankhanh

Post on 20-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

No DE INSCRIÇÃO

No DE SALA

VESTIBULAR DE INVERNO 2011

LIVRETEDE QUESTÕES

1º DIA

MEDICINA

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

capa_livrete_de_questoes_vestibularInverno2011_FINAL.pdf 1 6/3/11 5:26 PM

Page 2: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

INSTRUÇÕES

01. Escreva na capa, em local próprio, o seu NÚMERO DE INSCRIÇÃO e da sua SALA.

02. Dê as RESPOSTAS às QUESTÕES OBJETIVAS no FORMULÁRIO DE RESPOSTAS, nos campos ópticos próprios. Para tanto utilize apenas caneta esferográ�ca preta. Não poderá ser utilizada caneta esferográ�ca de qualquer outro tipo ou cor (vermelho, azul, roxo, roller-ball, porosas, etc.).

03. Assine o Formulário de Respostas.

04. Para eventuais rascunhos, utilize-se dos espaços em branco constantes deste livrete. Os rascunhos não serão corrigidos.

05. As instruções para resolução das questões constam da prova. NENHUM COORDENADOR OU FISCAL DE SALA ESTÁ AUTORIZADO A PRESTAR INFORMAÇÕES SOBRE AS QUESTÕES.

06. Somente poderá retirar-se da sala após 1 hora e 30 minutos do início da prova, ocasião em que deverá ter assinado a Lista de Presença e entregue o Livrete de Questões e o Formulário de Respostas.

07. Aconselha-se atenção ao transcrever as respostas deste Livrete de Questões para o Formulário de Respostas, pois rasuras poderão anular a questão.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

capa_livrete_de_questoes_vestibularInverno2011_FINAL.pdf 2 6/3/11 5:26 PM

Page 3: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

PUCCP111-Língua Portuguesa 3

LÍNGUA PORTUGUESA

Atenção: Para responder às questões de números 1 e 2, considere o texto publicitário abaixo.

Se a sua empresa tem um projeto inovador que precisa de investimento,a FINEP pode ajudar. Afinal, o que a gente faz é selecionar

e investir em ideias inovadores de empresas de todos os setores.

FINEPAgência Brasileira de Inovação

Ministério daCiência e Tecnologia

www.finep.gov.br

1. Observada a organização do texto, é correto afirmar:

(A) na metade esquerda da página, a fruta que a personagem segura é metáfora de um problema, que a propaganda apresenta comoinsolúvel, como o comprova o semblante do rapaz.

(B) a imagem exibe duas situações antagônicas, e a linguagem verbal evidencia o modo como a entidade patrocinadora dapublicidade se apresenta ao público: afirma que assume total responsabilidade pela situação positiva apresentada à direita dapágina.

(C) a mensagem verbal, na parte superior direita da página, expressa a consequência da resposta que a propaganda subentende àpergunta reproduzida na parte superior esquerda.

(D) o jogo entre as imagens explora o antagonismo entre a ideia expressa pelo texto publicitário e conhecido dito popular − Se lhederem um limão, faça com ele uma limonada.

(E) a relação de proximidade entre as duas imagens evidencia que elas formam uma sequência inevitável − na primeira, vê-se apersonagem que não é ainda um empresário; na segunda, como evidencia o semblante tranquilo, ela já se tornou um empresáriode sucesso.

2. Considerando o que se encontra abaixo das imagens, é correto afirmar:

(A) A associação entre FINEP e Governo só é manifestada ao final do texto, na estreita faixa em que estão os logotipos.

(B) O segmento a sua empresa tem um projeto inovador remete a Sua ideia inovadora, na parte superior do texto, não podendoreportar legitimamente a qualquer outra situação.

(C) O emprego da expressão a gente, embora constituindo recurso para criar intimidade com o leitor, é voz destoante, pois quebra acoerência com a total formalidade do texto.

(D) O advérbio Afinal introduz motivos para comprovar a intenção da FINEP junto às empresas, encaminhando para o arremate daargumentação.

(E) A coerência da propaganda mostra que a oração condicional que inicia essa parte do texto expressa ideia possível, mas altamenteimprovável.

Page 4: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

4 PUCCP111-Língua Portuguesa

3. Circulando pela cidade, dois distintos carros de passeio, commarcas evidentes da passagem do tempo, trazem, cada umdeles, um adesivo colado no vidro.

Adesivo A − Respeite os mais velhos.

Adesivo B – É velho, mas está pago.

Considere as afirmações que seguem.

I. A e B assemelham-se, por ambos dialogarem com aspessoas que leem o adesivo, mas também se distin-guem: A remete inequivocamente ao motorista idoso eB, ao carro gasto pelo uso.

II. A cria efeito de humor por usar, fora de sua situaçãohabitual, frase que aconselha a valorização da sabe-doria adquirida durante a vida.

III. B cria efeito de humor ao deixar subentendido, de mo-do irônico, que muitos exibem luxo sem poder arcarcom seu custo.

IV. A e B valem-se explicitamente da função apelativa parachamar a atenção dos motoristas no sentido de nãopressionarem os veículos mais lentos numa ultrapassa-gem.

É correto o que se afirma SOMENTE em

(A) I e II.

(B) II e III.

(C) I, II e III.

(D) II, III e IV.

(E) III e IV.________________________________________________________________

Atenção: Para responder às questões de números 4 e 5, consi-dere o apresentado abaixo, fragmento de texto quecircula na internet.

As diferentes maneiras de contar a mesma história

Se a história da Chapeuzinho Vermelho fosse verdadeira,como ela seria veiculada pela imprensa brasileira?

*Jornal Nacional*(William Bonner): 'Boa noite. Uma menina chegou a ser devo-rada por um lobo na noite de ontem.'

(Fátima Bernardes): 'mas a atuação de um caçador evitou atragédia.'

*Discovery Channel*"Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolidaviva e sobreviver."

*Revista Isto É*"Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente."

*Revista Superinteressante*"Lobo Mau: mito ou verdade?"

*Revista Tititi*"Lenhador e Chapeuzinho flagrados em clima romântico emjantar no Rio."

*O Povo*"Sangue e tragédia na casa da vovó."

*O Dia*"Lenhador desempregado tem dia de herói."

4. O conjunto transcrito

(A) revela que o uso da palavra imprensa (como ela seriaveiculada pela imprensa brasileira?) constitui equívoco,pois ela não pode ser aplicada a qualquer meio utilizadona difusão de informações jornalísticas, por exemplo, àradiodifusão.

(B) evidencia, por meio da condição expressa em Se ahistória da Chapeuzinho Vermelho fosse verdadeira, quea veiculação de informações jornalísticas só ocorrequando não há opiniões divergentes sobre a veracidadedos fatos.

(C) evidencia que o fato é tratado de distintas maneiras emfunção da ideologia da empresa que o veicula, nada im-portando na configuração desse tratamento o tipo de pú-blico a que se destina.

(D) revela que o fato foi noticiado de diferentes maneiras,mas isso não interfere no seu conteúdo, pois cada umdos enunciados prioriza, em seu enfoque, o mesmo as-pecto que cada um dos demais privilegia.

(E) demonstra que cada veículo de informação fixa em seutexto marcas da direção que dará ao tratamento do as-sunto e sugere o específico posicionamento de cadaempresa quanto ao modo como se comporta em suaprodução de notícias.

________________________________________________________________

5. I. (William Bonner): ' [...] Uma menina chegou a serdevorada por um lobo na noite de ontem.'

II. (Fátima Bernardes): 'mas a atuação de um caçadorevitou a tragédia.'

Considerando I e II, e transformando o discurso direto emindireto, tem-se a seguinte formulação correta:

(A) I noticiou que uma menina tinha sido devorada por umlobo na noite antecedente, mas II retificou que a atua-ção de um caçador evitava a tragédia.

(B) I informou que uma menina havia chegado a ser devo-rada por um lobo na noite anterior, mas II acrescentouque a atuação de um caçador havia evitado a tragédia.

(C) I declarou que uma menina poderia ter sido devoradapor um lobo na noite precedente, mas, informou II,a atuação de um caçador evitou a tragédia.

(D) I deu a notícia de que uma menina chegava a ser devo-rada por um lobo quando a atuação de um caçador evi-tou a tragédia, pelo que informou II.

(E) I tornou público que uma menina chegou a ser devo-rada por um lobo na noite de ontem, porém a informaçãode II é: a atuação de um caçador evitou a tragédia.

Page 5: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

PUCCP111-Língua Portuguesa 5

Atenção: Para responder às questões de números 6 a 8, consi-dere o texto apresentado abaixo.

1

5

10

15

Simples, sóbrio, tranquilo; olhos de um homem honesto;

boca de um homem sensível, um intelectual talvez; educado,

respeitável e pontual. No quadrado do espelho sua mão sur-

giu, longa, branca, forte e meticulosamente limpa, acariciando

sua barba negra. Virando um pouco a cabeça, por um efeito

óptico, os fios de barba brilhavam como se tivessem luz

própria; isso ele fez, várias vezes, ficando quase de perfil,

tendo que esquinar bem os olhos até que eles começassem a

doer. Henri olhou então sua cabeça lisa como um ovo. Sua

calvície sempre lhe dava um aperto no coração, que ele

amenizava dizendo para si mesmo que sua cabeça alta (era

enorme a distância entre as orelhas e a ponta do crânio)

significava inteligência e que o fato de ser calvo jamais tivera

efeito negativo sobre o seu trabalho, o que era uma absoluta

verdade.

(Rubem Fonseca. “Henri”, In 64 contos de Rubem Fonseca. SãoPaulo: Companhia das Letras, 2004, p. 46)

6. No fragmento acima,

(A) detalhe do espaço indica que a composição da persona-gem alia a percepção do narrador e aquilo que o homemvê refletido diante dele.

(B) o narrador atém-se à descrição objetiva do exterior dapersonagem, feita passo a passo, não se permitindo fa-zer comentários de qualquer tipo.

(C) as ações da personagem são apresentadas na ordemem que ela as rememora, sem que seja seguida a ordemcronológica dos fatos.

(D) os traços que configuram a personagem aparecem isola-dos em trechos descritivos, isto é, totalmente descoladosdas ações praticadas.

(E) há elementos que comprovam ser o narrador uma perso-nagem que, ao lado de Henri − de quem, até então, sóconhecia o nome − observa detalhadamente sua movi-mentação.

________________________________________________________________

7. É correto afirmar:

(A) (linhas 1 a 3) no período inicial, a coesão dos elementosque compõem a sequência é estabelecida unicamentequando surge a referência ao nome da personagem(Henri).

(B) (linha 4) acariciando expressa uma finalidade.

(C) (linhas 5 e 6) por um efeito óptico exprime uma causa.

(D) (linhas 6 e 7) uma nova redação para o segmento comose tivessem luz própria está correta assim “como sehouvesse adquirido luz própria”.

(E) (linha 7) isso remete ao que vai ser referido logo adiante.

8. ...o fato de ser calvo jamais tivera efeito negativo sobre o seu

trabalho, o que era uma absoluta verdade.

Considerando o acima transcrito, é correto afirmar que

(A) o fato de ser calvo pode ser substituído por “por sercalvo”, sem prejuízo do sentido e da correção originais.

(B) jamais e absoluta pertencem à mesma classe de pala-vras.

(C) tivera equivale, no contexto, a “poderia ter”.

(D) sobre o seu trabalho pode ser substituído por “conside-rando seu trabalho”, sem prejuízo do sentido e da cor-reção originais.

(E) o termo destacado em o que era uma absoluta verdaderemete à totalidade do que está citado anteriormente nosegmento.

________________________________________________________________

9. A frase que está redigida de forma clara e correta, conside-rado o padrão culto escrito, é:

(A) Desde o período que era aluno que tenho interesse poresse assunto e hoje, posso me consagrar a ele com todaa dedicação que merece, visto as boas perspectivas quepode abrir.

(B) Existe, sim, muitos aspectos que não são compatíveiscom o projeto, mas, se forem simplesmente excluídos,gerariam embates que ninguém adivinha onde podechegar.

(C) Quizeram convencê-la do excesso de trabalho que lhesera exigido e também alegaram falta de material espe-cífico; são por esses motivos que pediu esclarecimentosao professor.

(D) Se não nos prepararmos, daqui a pouco nossa preten-são de sediar os jogos estudantis estará frustrada, assimcomo a expectativa que alimenta grande parte dos jo-vens.

(E) A essa atitude deve ser atribuída, sem a menor dúvida, oatributo de insensata, ainda que tenha sido uma exces-são na sua vida profissional; mesmo assim, é necessárioadvertir-lhe.

________________________________________________________________

10. A frase em que a palavra destacada está empregada em con-cordância com o padrão culto escrito é:

(A) São tão criativos, que se entrétem com pouca coisa, atécom uma folhinha de árvore.

(B) Esse concurso semestral premia as melhores redaçõessobre temas da atualidade.

(C) Concluíram que abaixo-assinado são importantes paradar consistência à solicitação.

(D) Havia animosidade à aspectos de menor importância,mas, no geral, entendiam-se bem.

(E) Disfarçar-se por ingênuo não resolve o problema.

Page 6: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

6 PUCCAMP-111-Medicina

Atenção: Para responder às questões de números 11 a 15, con-sidere o texto abaixo.

Não é de hoje que os pesquisadores tentam criar plantas

geneticamente modificadas capazes de produzir compostos com

funções medicinais. (...) Para criar plantas transgênicas com

propriedades medicinais, os pesquisadores desenvolvem um

método chamado “engenharia metabólica”, que vai além de

adicionar um gene exógeno à planta. A “engenharia metabólica”

mexe com uma série de reações em organismos hospedeiros para

construir novas moléculas e adicionar genes para novas enzimas

que remodelam esses caminhos naturais. (...) A equipe inseriu

genes de uma bactéria numa planta chamada vinca (Catharanthus

roseus), comum em jardins. Com a modificação, ela passou a

incorporar halogênios, como cloro ou bromo, em uma classe de

compostos chamados alcaloides, que a planta produz normalmente.

Muitos alcaloides têm propriedades farmacêuticas e são utilizados

na fabricação de antibióticos. O alvo do grupo de pesquisa é

produzir um alcaloide chamado vimblastina, usado no tratamento do

câncer.

(Revista Pesquisa FAPESP, dezembro de 2010, p. 63)

11. A estrutura da molécula de vimblastina é representada pelafórmula:

N

N

H

OH

CH CH2 3

CH CH2 3

N

H

COOCH3

OCOCH3

OHCH3

NH

H3COC

H3COO

A massa molar desse alcaloide é 810 g/mol. Sendo assim, aporcentagem em massa de carbono presente nessa moléculaé cerca de

(A) 92%(B) 68%(C) 52%(D) 27%(E) 8%

________________________________________________________________

12. A vimblastina é utilizada no tratamento do câncer sob a formade sulfato de vimblastina, que é obtido pela reação dessealcaloide com ácido sulfúrico. Este, por sua vez, é obtido pelaseguinte série de reações:

2SO2 (g) + O2 (g) 2SO3 (g) (I)

SO3 (g) + H2O (l) H2SO4 (aq) (II)

Para cada mol de H2SO4 formado são consumidos deSO2 (g), em mol, o correspondente a

(A) 1(B) 2(C) 3(D) 4(E) 5

Fr

Símbolo

87

Número Atômico

(223)

Massa Atômica

Cs55

133

Rb37

85,5

K19

39,1

Na11

23,0

Li3

6,94

H1

1,01

Ra88

(226)

Ba56

137

Sr38

87,6

Ca20

40,1

Mg12

24,3

Be4

9,01

Série dosActinídeos

( ) = Nº de massa doisótopo mais estável

89-103

Série dosLantanídeos

Série dos Lantanídeos

Série dos Actinídeos

57-71

Y39

88,9

Sc21

45,0

Rf Db Sg Bh Hs Mt104

Hf72

179

Zr40

91,2

Ti22

47,9

105 106 107 108 109

Ta73

181

Nb41

92,9

V23

50,9

W74

184

Mo42

96,0

Cr24

52,0

Re75

186

Tc43

(99)

25

54,9

Os76

190

Ru44

101

Mn Fe26

55,8

Ir77

192

Rh45

103

Co27

58,9

Pt78

195

Pd46

106

Ni28

58,7

Au79

197

Ag47

108

Cu29

63,5

Hg80

201

Cd48

112

Zn30

65,4

Tl81

204

In49

115

Ga31

69,7

Al13

27,0

B5

10,8

Pb82

207

Sn50

119

Ge32

72,6

Si14

28,1

C6

12,0

Bi83

209

Sb51

122

As33

74,9

P15

31,0

N7

14,0

Po84

(210)

Te52

128

Se34

79,0

S16

32,1

O8

16,0

At85

(210)

I53

127

Br35

79,9

Cl17

35,5

F9

19,0

Rn86

(222)

Xe54

131

Kr36

83,8

Ar18

39,9

Ne10

20,2

He2

4,00

La57

139Ce58

140Pr59

141Nd60

144Pm61

(147)Sm62

150Eu63

152Gd64

157Tb65

159Dy66

163Ho67

165Er68

167Tm69

169Yb70

173Lu71

175

Ac89

(227)Th90

232Pa91

(231)U92

238Np93

(237)Pu94

(242)Am95

(243)Cm96

(247)Bk97

(247)Cf98

(251)Es99

(254)Fm100

(253)Md101

(256)No102

(253)Lr103

(257)

1

2

3 4 5 6 7 98 1110 12

13 14 15 16 17

18CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOSCom massas atômicas referidas ao isótopo 12 do CarbonoIA VIIIA

IIA

IIIB IVB VB VIB VIIB VIIIB VIII VIII IB IIB

IIIA IVA VA VIA VIIA

QUÍMICA

110 111 112

Uun Uuu Uub

Page 7: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

PUCCAMP-111-Medicina 7

13. O bromo pertence ao grupo dos halogênios na classificaçãoperiódica dos elementos. Por se tratar do penúltimo grupo databela periódica, prevê-se que esse elemento

I. faça ligações covalentes com os outros elementosdesse grupo.

II. forme ânions com carga 1+ ao se ligar com metais.

III. seja o mais eletronegativo de seu período.

Está correto o que consta SOMENTE em

(A) I.(B) II.(C) III.(D) I e II.(E) I e III.

________________________________________________________________

14. Observe a figura abaixo.

Um estudo mostrou que para obter, normalmente, 1 grama devimblastina são necessárias toneladas de folhas secas daplanta. A produtividade de vimblastina pode ser aumentadagraças à transgenia. Com relação à vinca modificada afirmou-se que os genes bacterianos são encontrados nas:

I. células-guarda dos estômatos da folha.

II. células das gemas laterais do caule.

III. células do endosperma presentes na semente.

Está correto o que se afirma em

(A) I, somente.(B) II, somente.(C) III, somente.(D) II e III, somente.(E) I, II e III.

________________________________________________________________

15. O texto mostra a tentativa de pesquisadores de criar organis-mos transgênicos para utilizá-los com fins medicinais. Deacordo com o texto, os cientistas foram capazes de

(A) fazer com que a planta adicione halogênios, como ocloro ou bromo, em compostos que ela já produznormalmente.

(B) injetar genes bacterianos no DNA da planta, de modo afazer com que ela seja capaz de produzir alcaloides.

(C) produzir bactérias transgênicas capazes de produzirvimblastina, uma droga usada no tratamento do câncer.

(D) inserir genes de vinca na bactéria para que os halo-gênios sejam incorporados nos alcaloides.

(E) construir novas moléculas no organismo hospedeiro, queno caso é a vinca, para que ele passe a produzirbactérias que sintetizam halogênios.

Atenção: Para responder às questões de números 16 a 22, con-sidere o texto abaixo.

As trufas são figuras importantes em muitos ecossistemas,

beneficiando tanto plantas quanto animais. Nas florestas do

noroeste dos EUA, por exemplo, as trufas Rhizopogon ajudam

algumas árvores a obter água e nutrientes necessários. Ainda

servem de importante fonte de alimento para o esquilo-voador-do-

norte, que, por sua vez, é presa favorita da coruja Strix accidentalis

caurina, em perigo de extinção. Proteger o habitat da coruja requer

assegurar condições favoráveis para as trufas.

As trufas se associam com as plantas por meio de uma rede

de microfibras denominadas hifas, que crescem entre as radículas

de plantas, formando um órgão compartilhado chamado

ectomicorriza. Essa associação permite que a árvore forneça ao

fungo a matéria orgânica que ele não produz e a planta obtém os

nutrientes essenciais que não são encontrados naturalmente no

ecossistema.

As trufas vivem inteiramente subterrâneas e seus órgãos

reprodutivos são constituídos por uma pelota de tecido repleta de

esporos, que permanece enterrada. Assim, para se multiplicarem,

as trufas emitem aromas que atraem animais famintos que, por sua

vez, dispersam os esporos por elas.

Esses fungos são raros e muito requisitados como

ingredientes de alta gastronomia. O óleo de trufa é frequentemente

utilizado por ter um custo inferior e por ter aroma e sabor

semelhantes. A maior parte dos “óleos de trufa” utilizados, no

entanto, não contêm trufas. A grande maioria é azeite aromatizado

artificialmente através de um agente sintético conhecido como

2,4-ditiapentano.

(Adaptado de Scientific American ed. 96. Maio 2010)

16. Um dos nutrientes necessários às árvores é o fósforo. Suafonte natural são as rochas, que possuem esse elemento naforma de fosfato, PO4

3−. O número de oxidação do átomo defósforo no fosfato é

(A) +1

(B) +2

(C) +3

(D) +4

(E) +5________________________________________________________________

17. Na estrutura do 2,4-ditiapentano existem 2 átomos de enxofre e

S S

(A) 2 átomos de carbono.

(B) 3 átomos de carbono.

(C) 7 átomos de carbono.

(D) 5 átomos de hidrogênio.

(E) 9 átomos de hidrogênio.

Page 8: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

8 PUCCAMP-111-Medicina

18. A obtenção do azeite aromatizado decorre da interação entreas moléculas do óleo vegetal e do aromatizante artificial.Nessa interação ocorrem ligações

(A) intermoleculares de van der Waals.

(B) intermoleculares de hidrogênio.

(C) intramoleculares dipolo-dipolo.

(D) intramoleculares covalentes.

(E) intramoleculares iônicas.

________________________________________________________________

19. Duas representações do ecossistema descrito no texto foramelaboradas (I e II):

1

2

3

4

5

6

7

8

I II

A pirâmide

(A) I representa a quantidade de indivíduos de cada popu-lação e as trufas estão representadas pelo número 1.

(B) II representa a quantidade de indivíduos de cada popu-lação e as trufas estão representadas pelo número 8.

(C) I representa a quantidade de biomassa de cada popu-lação e as trufas estão representadas pelo número 4.

(D) II representa a quantidade de biomassa de cada popu-lação e as trufas estão representadas pelo número 5.

(E) I representa a quantidade de biomassa de cada popu-lação e as trufas estão representadas pelo número 3.

________________________________________________________________

20. A relação ecológica existente entre a trufa e a árvore citada notexto é de

(A) inquilinismo.

(B) parasitismo.

(C) mutualismo.

(D) protocooperação.

(E) comensalismo.

________________________________________________________________

21. Considere as estruturas listadas a seguir:

I. carioteca

II. parede celular

III. cromossomos

IV. mitocôndria

Em uma célula de trufa estão presentes

(A) I e III, somente.

(B) I, III e IV, somente.

(C) II e IV, somente.

(D) II, III e IV, somente.

(E) I, II, III e IV.

22. Assinale a alternativa que contém uma explicação para o fatodas trufas atraírem animais e que esteja de acordo com asatuais ideias sobre evolução biológica.

(A) A necessidade de dispersar-se com mais eficiência fezcom que os fungos sofressem mutações, que conferirama eles a capacidade de produzir aroma atrativo para osanimais.

(B) A capacidade de produzir aroma atrativo é exercitadapelas células somáticas dos fungos-mãe; quanto maisaroma produzirem em vida, mais aroma seus descen-dentes produzirão na próxima geração.

(C) A seleção natural pressionou os fungos incapazes deproduzir aroma e fez surgir mutações, que deram a elesas proteínas necessárias para produzir aromas atrativos.

(D) Os fungos que atraíram mais animais famintos provavel-mente deixaram mais descendentes, pois os esporosforam mais dispersados; ao longo das gerações, a capa-cidade de produzir aroma atrativo se consolidou entre astrufas.

(E) Os fungos, por estarem enterrados, são seres que nãosofrem seleção natural e nesse caso, o alvo da seleçãosão apenas os animais que conseguiram achar as trufassubterrâneas.

________________________________________________________________

Atenção: Para responder às questões de números 23 a 27, con-sidere o texto abaixo.

A fenilalanina é um aminoácido que está presente em quase

todos os alimentos, com importância na constituição das proteínas e

também como precursor de outras moléculas. Uma pequena parte

da fenilalanina ingerida é incorporada pelo organismo na síntese

protéica, mas o excedente, que geralmente corresponde à maior

parte, é naturalmente convertido em outro aminoácido, a tirosina,

por uma enzima produzida no fígado e denominada fenilalanina

hidroxilase.

Um pequeno grupo de indivíduos, estimadamente uma a

cada 24.310 crianças nascidas na população brasileira, apresenta

uma deficiência genética que impede a produção da enzima

fenilalanina hidroxilase, impossibilitando o organismo de converter o

excesso de fenilalanina em tirosina. O grande problema causado

pela falta da enzima é o acúmulo do excedente da fenilalanina

ingerida (hiperfenilalaninemia) que, nessa condição, é convertida

em outra substância, o ácido fenilpirúvico (encontrado na urina e

também no suor). No organismo, o ácido fenilpirúvico é um inibidor

de vias metabólicas responsáveis pela produção de determinados

lipídeos importantes na constituição da membrana de mielina,

fundamental para o funcionamento dos tecidos neurais, o que

compromete gravemente o desenvolvimento neurológico do

indivíduo. São denominados fenilcetonúricos os indivíduos

incapazes de converter a fenilalanina em tirosina.

(Revista Genética na Escola, v. 5, n. 2, 2010)

23. Os principais componentes da urina são água, ureia e cloretode sódio. Numa solução formada somente por esses compo-nentes, existem moléculas de

(A) água, somente.

(B) cloreto de sódio, somente.

(C) água e ureia, somente.

(D) cloreto de sódio e ureia, somente.

(E) água, cloreto de sódio e ureia.

Page 9: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

PUCCAMP-111-Medicina 9

24. A molécula de fenilalanina apresenta:

I. anel aromático.

II. função amina.

III. grupo carboxila.

O

OH

H N2 H

fenilalanina

Está correto o que afirma em

(A) I, somente.(B) II, somente.(C) I e II, somente.(D) II e III, somente.(E) I, II e III.

________________________________________________________________

25. A presença de fenilalanina durante a síntese de uma proteínaé determinada pelo códon UUU ou pelo códon UUC no RNAmensageiro. Já a presença de tirosina é determinada pelocódon UAU ou pelo códon UAC. A partir dessas informações,é possível afirmar que o código genético é

(A) universal.(B) redundante.(C) ambíguo.(D) característico para cada pessoa.(E) diferente nos fenilcetonúricos.

________________________________________________________________

26. A fenilalanina hidroxilase é uma enzima produzida nas célulasdo fígado. Dentro dessas células, essa enzima é produzida

(A) nos lisossomos.(B) nas mitocôndrias.(C) no retículo endoplasmático liso.(D) no complexo golgiense.(E) nos ribossomos.

________________________________________________________________

27. O heredograma abaixo mostra a existência de dois afetadospor fenilcetonúria em uma mesma família. A fenilcetonúria éuma característica monogênica e autossômica recessiva.

1 2 3 4

II

III

I

A probabilidade do casal II-1/II-2 ter uma segunda criançacom fenilcetonúria é de

(A) 100%(B) 75%(C) 50%(D) 25%(E) 10%

Atenção: Para responder às questões de números 28 a 32, con-sidere o texto abaixo.

Percevejo e formiga indicam origemde drogas que entram no país

Insetos encontrados dentro de pacotes de maconha poderão

se tornar "informantes" policiais, indicando locais de plantio e

possíveis rotas de distribuição da droga até os centros

consumidores. A possibilidade foi testada por um pesquisador da

UnB (Universidade de Brasília), que analisou 52 fragmentos de

insetos contidos em 7,5 kg da droga prensada − oriundos de duas

apreensões realizadas no Distrito Federal.

Em sua pesquisa de mestrado, o biólogo Marcos Patrício

Macedo conseguiu identificar uma espécie de formiga (Cephalotes

pusillus) e duas de percevejo (Euschistus heros e Thyanta perditor)

nos pacotes da droga.

Ao cruzar os registros de ocorrência dos insetos com o mapa

das principais áreas de cultivo de maconha na América do Sul

(inclui regiões da Colômbia, da Bolívia, do Paraguai e do Nordeste

do Brasil), ele afirma ter descoberto a origem provável da droga até

o DF: o Paraguai.

No estudo, o pesquisador, que trabalha como perito da

Polícia Civil, diz que as duas espécies de percevejo são pragas de

monoculturas (soja, principalmente), mas uma delas não tem

registros no Nordeste do Brasil "o que excluiria o chamado Polígono

da Maconha, em Pernambuco, da lista de ‘suspeitos’". A espécie de

formiga, por sua vez, não tem registro de ocorrência na Colômbia.

(Folha Online, 13/05/2011)

28. O ácido metanoico, presente no veneno das formigas, podeser neutralizado pela reação representada por:

H C OH + NaOH H C

O O

ONa + H O2

Na titulação de 25,0 mL de uma solução de ácido meta-noico 0,010 mol/L é necessário um volume, em mL, deNaOH 0,050 mol/L igual a

(A) 5

(B) 10

(C) 15

(D) 20

(E) 25

________________________________________________________________

29. O THC, tetraidrocanabinol, é um alcaloide encontrado namaconha. Uma dose intravenosa, de apenas um miligrama,poderia produzir sérios efeitos mentais e psicológicos. Consi-derando que uma pessoa possua 4 litros de sangue, aconcentração em mol/L de THC, no corpo dessa pessoa, apóstomar essa dose intravenosa, chegaria, no máximo, a

(A) 1 × 10−6

(B) 3 × 10−6

(C) 7 × 10−6

(D) 8 × 10−7

(E) 5 × 10−7

Dado:Massa molar do THC = 314 g/mol

Page 10: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

10 PUCCAMP-111-Medicina

30. As plantas de maconha consumidas hoje em dia são fruto datriagem feita pelos plantadores, que buscam quantidades cadavez maiores de THC, uma molécula que tem efeitos no siste-ma nervoso central. O procedimento é cultivar preferencial-mente as sementes provenientes de plantas capazes de pro-duzir maiores quantidades de THC, dispensando as outras.Embora o procedimento conduzido pelos plantadores seja arti-ficial, ele é semelhante e comparável a outro processo, queocorre normalmente entre os seres vivos. Esse processo é a

(A) reprodução assexuada.

(B) lei do uso e do desuso.

(C) permutação.

(D) seleção natural.

(E) meiose.________________________________________________________________

31. O biólogo citado no texto conseguiu fazer hipóteses a respeitodos locais de proveniência da maconha apreendida anali-sando os insetos que foram prensados junto com a droga. Aconclusão do pesquisador baseia-se no fato de

(A) os insetos encontrados estarem presentes em todo oBrasil e sofreram seleção natural para predar amaconha.

(B) os percevejos e formigas encontrados serem espéciesque estabelecem parasitismo com as plantas demaconha.

(C) os insetos encontrados serem restritos a regiõesespecíficas da América do Sul, o que permite inferir suaorigem geográfica.

(D) a maconha ser uma planta tropical que cresce apenasem locais secos, como o Polígono da Maconhanordestino.

(E) todos os insetos encontrados serem conhecidas pragasde monoculturas, especialmente no estado de Per-nambuco e na Colômbia.

________________________________________________________________

32. Os animais mencionados no texto apresentam um modo decrescimento muito particular. Considere os outros grupos aseguir:

I. crustáceos

II. moluscos

III. aracnídeos

IV. platelmintos

Os grupos que crescem do mesmo modo que os animaiscitados no texto são:

(A) I e III, somente.

(B) I e IV, somente.

(C) II e III, somente.

(D) I, II e III, somente.

(E) I, II, III e IV.

________________________________________________________________

Atenção: Para responder às questões de números 33 a 39, con-sidere o texto abaixo.

Um grupo de biólogos e neurocientistas paulistas pode ter

descoberto um dos motivos por trás do fracasso das antigas

terapias celulares contra o Parkinson e talvez compreendido porque

as versões mais modernas e refinadas desse tipo de tratamento

experimental, hoje baseadas no emprego das chamadas células-

tronco, continuam a dar resultados inconsistentes. Os transplantes

que têm sido testados nos estudos pré-clínicos, em animais de

laboratório, podem conter uma quantidade significativa de

fibroblastos, um tipo de célula da pele extremamente parecido com

algumas células-tronco, mas que têm propriedades totalmente

diferentes.

Ainda sem cura, o Parkinson atualmente é controlado com o

auxílio de medicamentos, como a levodopa, que podem ser

convertidos pelo cérebro em dopamina. Em casos mais graves há

ainda uma segunda alternativa: implantar eletrodos no cérebro de

pacientes que não respondem bem ao tratamento ou apresentam

muitos efeitos colaterais em decorrência do uso dos remédios.

Ligado a um pequeno gerador implantado debaixo da pele, os

eletrodos tentam melhorar a comunicação entre os neurônios. A

delicada cirurgia para a colocação dos eletrodos é conhecida como

estimulação profunda do cérebro (deep brain stimulation, ou

simplesmente DBS). Com exceção dessas duas abordagens, todos

os demais procedimentos contra a doença ainda se encontram no

estágio de testes, sem aprovação dos órgãos médicos.

(Pesquisa FAPESP. ed. Impressa 183, Maio/2011)

33. Considerando as características das células-tronco e dosfibroblastos, conclui-se que elas são diferentes, pois osfibroblastos são células

(A) somáticas e as células-tronco, não.

(B) diferenciadas e as células-tronco, indiferenciadas.

(C) haploides e as células-tronco, não.

(D) menos diferenciadas que as células-tronco.

(E) heterozigóticas e as células-tronco, homozigóticas.

________________________________________________________________

34. O Mal de Parkinson (ou Doença de Parkinson) é uma doençadegenerativa em que neurônios de uma certa região do cére-bro morrem. O texto menciona experimentos que investigamuma possível terapia, envolvendo o uso de células-tronco,para tratar essa doença.Sobre os neurônios e o uso das células-tronco contra o Mal deParkinson, é correto afirmar que os neurônios são

(A) células que não se reproduzem e o uso de células-tronco se justifica porque essas são células que, assimcomo os neurônios, são capazes de transmitir sinaiselétricos mesmo quando ainda estão imaturas.

(B) capazes de duplicar-se por mitose, como as outras célu-las do corpo. As células-tronco teriam a função de trans-portar esses neurônios para os locais onde são maisnecessitados.

(C) repostos continuamente pelo corpo, mas as células-tronco são necessárias para produzir o tecido de peleque os reveste e promover o seu melhor funcionamento.

(D) um tipo de célula que dificilmente se regenera e portantosua morte não é reposta adequadamente pelo organis-mo, com raras exceções. O uso de células-tronco se jus-tifica porque, em certas condições, elas poderiam formarnovos neurônios.

(E) capazes de duplicar-se, mas as células-tronco são ne-cessárias para formar os vasos sanguíneos que irrigarãoa zona do cérebro que foi danificada.

Page 11: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

PUCCAMP-111-Medicina 11

35. A dopamina é um tipo de neurotransmissor, uma classe desubstâncias que tem participação importante no sistema ner-voso. Sobre os neurotransmissores, como a dopamina, écorreto afirmar que são substâncias

(A) que funcionam como os hormônios, ou seja, são libera-das na corrente sanguínea e chegam às células-alvo.

(B) sintéticas utilizadas em remédios psicoativos, como esti-mulantes ou antidepressivos, que agem sobre osneurônios.

(C) liberadas na sinapse e que promovem a comunicaçãoentre as células do sistema nervoso.

(D) liberadas nos vasos linfáticos e que são espalhadas portodas as partes do corpo, incluindo o sistema nervoso.

(E) carregadas pelo sangue, mas que têm atuação exclusivano cérebro e seus neurônios.

________________________________________________________________

36. Considere os esquemas abaixo.

HO

HONH2

O

OH

NH2

OH

HO

Levodopa Dopamina

Na conversão enzimática de levodopa em dopamina, há aeliminação de CO2 na proporção molar de

(A) 1 CO2 : 1 dopamina(B) 1 CO2 : 2 dopaminas(C) 2 CO2 : 1 dopamina(D) 2 CO2 : 3 dopaminas(E) 3 CO2 : 2 dopaminas

________________________________________________________________

37. Para separar as células da parte líquida do sangue, pode serutilizada a técnica denominada

(A) destilação.(B) filtração.(C) catação.(D) centrifugação.(E) cristalização.

________________________________________________________________

38. Considere os seguintes dados para responder à questão.

Potenciais padrão de eletrodo:

I. Li+ + e− → Li E° = −3,045 V

II. Cu2+ + 2e− → Cu E° = +0,337 V

III. Pd2+ + 2e− → Pd E° = +0,987 V

IV. Ag+ + e− → Ag E° = +0,799 V

V. 2H+ + 2e− → H2 E° = 0,000 V

VI. Mn2+ + 2e− → Mn E° = −1,180 V

O pequeno gerador que permite o funcionamento dos eletro-dos é um marcapasso que funciona com pilhas de íon-lítio,cuja ddp apresenta-se numa faixa de 3,0 a 3,5 volts, emtemperatura ambiente. Para se obter uma pilha com essatensão elétrica, partindo-se do metal lítio, deve-se utilizar,como semi-reação de cátodo, nas condições padrão,SOMENTE

(A) I ou IV.(B) II ou V.(C) III ou IV.(D) IV ou V.(E) V ou VI.

39. A equação global de uma pilha íon-lítio está representada aseguir:

LixCoO2(s) + LiyC6(s) → Lix+yCoO2(s) + C6(s)

Nessa pilha, ocorre a oxidação do carbono que funciona como

(A) ânodo, porque ganha prótons.

(B) ânodo, porque ganha elétrons.

(C) ânodo, porque perde elétrons.

(D) cátodo, porque ganha elétrons.

(E) cátodo, porque perde prótons.________________________________________________________________

Atenção: Para responder às questões de números 40 a 46, con-sidere o texto abaixo.

De formas e coloridos diversos, as delicadas algas marinhas

guardam um riquíssimo arsenal químico, composto de aminoácidos,

lipídeos, açúcares, carotenoides e pigmentos que as tornam

particularmente interessantes como fonte de novos fármacos e

substâncias bioativas com potencial econômico para uso na

agricultura ou ainda para produção de biocombustível. Versáteis,

esses organismos aquáticos também podem ser utilizados para

limpar áreas contaminadas por substâncias orgânicas e por metais

pesados, processo chamado de biorremediação. (...) Em uma área

com metais pesados, as algas podem funcionar como uma esponja

biológica, absorvendo esses poluentes e, dentro da célula, por

mecanismos bioquímicos, ocorre uma imobilização dos materiais no

vacúolo. No final do processo, basta incinerá-las e retirar os metais

concentrados nas cinzas.

(Adaptado: Revista Pesquisa FAPESP, dezembro/2010, p. 67)

40. Foram feitas afirmações sobre o grupo das algas. Nele, a se-paração de cromossomos homólogos pode ocorrer na for-mação de

I. indivíduos haploides.

II. gametas haploides.

III. esporos.

Está correto o que se afirma em

(A) I, somente.

(B) II, somente.

(C) III, somente.

(D) I e II, somente.

(E) I, II e III.

Page 12: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

12 PUCCAMP-111-Medicina

41. A árvore filogenética a seguir mostra a posição evolutiva dasalgas verdes em relação a três outros grupos de plantas.

algas verdes

samambaias

pinheirosplantas frutíferas

presença de clorofila

presença de vasos condutores

presença de sementes

Em relação a essa árvore filogenética, é verdadeiro afirmarque

(A) as algas verdes são seres menos evoluídos e por issoestão representados à esquerda do esquema.

(B) a presença de sementes é uma característica comparti-lhada por todos os seres representados nesse esquema.

(C) apesar de estarem no meio do esquema, os pinheirossão os seres vivos menos adaptados pois não possuemfrutos.

(D) a clorofila provavelmente estava presente no ancestralcomum de todos os organismos representados.

(E) a presença de sementes é uma característica marcantede algas, pinheiros e plantas frutíferas, mas não das sa-mambaias.

________________________________________________________________

42. Se essas algas ficarem livres em um ambiente contaminadopor metais pesados, elas passam a participar da teia alimentara seguir com outras 4 populações animais.

1

2

4

3

5

Depois de certo tempo, a população com maior quantidade depoluente por unidade de biomassa está representada pelonúmero

(A) 1

(B) 2

(C) 3

(D) 4

(E) 5

________________________________________________________________

43. Metais pesados como a prata e o mercúrio podem estar pre-sentes em ligas de uso comum, como no amálgama dentário.Uma dessas ligas comerciais possui a seguinte composição:

mercúrio prata estanho cobre

Porcentagem em massa 0,5 70,0 17,5 12,0

Assim, para preparar 0,5 g dessa amálgama, é necessáriauma quantidade de prata, em gramas, correspondente a,aproximadamente,

(A) 0,15

(B) 0,35

(C) 0,45

(D) 0,58

(E) 0,77

44. As cinzas obtidas da queima de lenha podem ser usadas parafabricação de sabão artesanal quando é misturada à gorduraanimal. O processo de saponificação somente é possívelporque as cinzas possuem propriedades

(A) ácidas.(B) básicas.(C) desidratantes.(D) umectantes.(E) oxidantes.

________________________________________________________________

45. Considere as estruturas dos seguintes açúcares:

H

HO

H

H

OH

H

OH

OH

CHO

CH OH2

glicose

HO

H

H

O

H

OH

OH

CH OH2

frutose

CH OH2

HO

OH

HO

O

OH

OO

HO

HO

OH

O

OH

sacarose

O

CH OH2

OH

H

HOH H

H OH

H

O

H O

CH OH2

HOH H

H OH

OH

H

lactose

Apresentam moléculas isômeras, SOMENTE

(A) glicose e lactose.(B) glicose e sacarose.(C) glicose e frutose.(D) frutose e sacarose.(E) frutose e lactose.

________________________________________________________________

46. Um dos poluentes gerados na combustão incompleta dometano é o monóxido de carbono. A equação dessa reaçãoestá representada a seguir.

CH4 + 23

O2 → CO + 2H2O; ∆H = − 520 kJ/mol de metano.

Para obter, por combustão incompleta, a mesma quantidade deenergia da combustão completa do metano (∆H = − 802 kJ/molde metano) é necessário queimar desse gás uma massa, emgramas, correspondente a, aproximadamente,

(A) 3(B) 6(C) 15(D) 25(E) 38

Page 13: capa livrete de questoes vestibularInverno2011 FINALdownload.uol.com.br/vestibular2/prova/PUC_2011_VEST_INVERNO_PROVA... · As diferentes maneiras de contar a mesma história

PUCCAMP-111-Medicina 13

Atenção: Para responder às questões de números 47 a 49, con-sidere o texto abaixo.

Provavelmente todos escutaram falar do catastrófico

vazamento de petróleo no Golfo do México. Mas o que se esquece

facilmente diante de suas gigantescas proporções é que, diaria-

mente, ocorrem contaminações muito menores ao redor do mundo.

Por exemplo, no delta do rio Niger, na África Ocidental, onde, nos

últimos 50 anos, cerca de 1,5 milhão de toneladas de petróleo

escorreram de dutos esburacados, destruições causadas por sabo-

tagem e descuidos durante roubo, diretamente para a natureza. Foi

assim, por exemplo, na Bacia Amazônica, junto ao Equador: ali, o

gigante petrolífero Texaco é acusado de, nas últimas três décadas,

ter contaminado gigantescas áreas da floresta tropical, donas de

bilhões de litros de águas residuais, com 60 000 toneladas de óleo

pesado. Ou ainda na Rússia, cuja imensa rede de oleodutos

revelou, só em 2005, perto de 22 000 pontos de vazamento.

De acordo com estimativas cautelosas, essas instalações

antiquadas e decadentes deixam escapar na tundra e na taiga,

anualmente, entre 100 000 e 300 000 toneladas de petróleo bruto.

(...)

(...) Mas o consumidor final também tem sua fatia de culpa:

só nos Estados Unidos pingam, anualmente, cerca de 48 000 tone-

ladas de petróleo e derivados; eles escoam por pequenos

vazamentos em veículos e tanques de armazenamento.

(Revista Geo n. 20, p. 19)

47. Do petróleo pode-se obter vários derivados, como, por exem-plo, os plásticos. A seguir estão alguns exemplos dessesmateriais.

C

H

H

C

H

H n

polietileno

CH2 C n

CH3

C

OCH3

O

acrílico

N (CH )2

H

6 N

H

C

O

(CH )2 4 C

O

n

nylon 66

CH2 CH n

Cl

PVC

Os plásticos obtidos por mecanismo de adição são SOMENTE

(A) polietileno e PVC.

(B) acrílico e nylon 66.

(C) polietileno, nylon 66 e PVC.

(D) polietileno, acrílico e PVC

(E) acrílico, nylon 66 e PVC.

48. Nas águas residuais de uma determinada residência, sãoencontrados, em média, 40 mg de nitrogênio por litro. Comoessa residência gera 20 m3/mês desse efluente, está sendodescartada, nesse período, uma quantidade de nitrogênio, emmol, de, aproximadamente,

(A) 6

(B) 12

(C) 20

(D) 35

(E) 57________________________________________________________________

49. Um zoológico recebeu novos répteis recolhidos da área noEquador contaminada pelo óleo pesado. Esses animais terãorecintos adequados no zoológico com características similaresàs do ambiente natural. Uma característica adequada paraesses recintos deverá ser

(A) solo com folhiço.

(B) solo de pedregulhos.

(C) baixa umidade.

(D) grande ventilação.

(E) luz direta.________________________________________________________________

50. Considere alguns seres vivos mencionados nos textos destaprova: algas verdes marinhas; árvores; percevejo Euchistus;esquilo-voador; fungo Rhizopogon.

Do ponto de vista do metabolismo desses seres é corretoafirmar que

(A) o percevejo e o esquilo são os únicos que possuempulmões como órgãos captadores de gás oxigênio.

(B) o esquilo-voador é a única espécie em que um pigmentoatua na distribuição de gás oxigênio pelo corpo.

(C) o fungo, as algas e as árvores captam gás oxigênio doar durante a noite, mas o devolvem à atmosfera duranteo dia.

(D) o percevejo e o fungo são os únicos capazes desobreviverem em ambiente completamente desprovidode gás oxigênio.

(E) todos os seres vivos mencionados respiram, comexceção das algas e árvores, que realizam fotossíntese.