capa: leandro ayres, maria do carmo alves e...

12

Upload: vuongngoc

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2 Outubro/2015 Perspectiva

Capa: Leandro Ayres, Maria do Carmo Alves e LucasZunder.

Primeiro empreendimento imobiliário da EdexConstrutora e Incorporadora, o ResidencialBlue Palm está sendo construído na Vila Rica,em Santos, com diferenciais da construção civilindustrial, que adota diretrizes mais amplas eespecíficas..........................................Págs. 5 a 7.

Capa:Capa:Capa:Capa:Capa:

Murray - Advogados

Desconsideração da pessoa jurídicaBRUNO LUIZ BARROS E SILVA

Jornal PERSPECTIVA é publicação da TITAN Comunicação Ltda. CNPJ 02.546.886/0001-07 PUBLICIDADE|REDAÇÃO|ADMINISTRAÇÃO Av. Epitácio Pessoa 62 Lj.50 Santos/SP CEP 11045.300 Tels. (13) 3284.2373 e 99147.6522 Matriculado nº 715

na Associação de Jornais do Interior do Estado de São Paulo IMPRESSÃO Gráfica Mar Mar (11) 3652.5244DIRETOR EDITOR Luiz Carlos Ferraz MTb. 2045 DIRETORA MKT Sandra L. Netto MTb. 42562 Circula em Santose cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista Jornal PERSPECTIVA nº 249 Ano 31 outubro/2015www.jornalperspectiva.com.br | [email protected] Artigo assinado é responsabilidade do autor.

Sandra NettoFrei AndréBecker:benção àscriaturas noDia de SãoFrancisco

Com investimento de R$ 3 milhões, Barretos CountryHotel aposta em seu parque aquático para aumentar ofluxo de turistas e visitantes...................................Pág. 8.

TTTTTurismourismourismourismourismo

Bruno Luiz: requisitosexigidos em duas teorias

Resortganhará 10novasatraçõesemnovembro

Divulgação

Com inúmeras contrapartidas, Prefeitura de Santosassinou contrato de prestação de serviços com a Sabesp,envolvendo quase R$ 1 bilhão................................Pág. 10

CidadeCidadeCidadeCidadeCidade

O livro “Passos do Amor”, que resgata a peregrinaçãode São Francisco a Santiago de Compostela foi lançadono Santuário Santo Antônio do Valongo..............Pág. 11.

PPPPPassos do Amorassos do Amorassos do Amorassos do Amorassos do Amor

Símbolo de resistência artística em Santos, a partir de1981 a Cadeia Velha, antiga Casa de Câmara e Cadeia,passou a abrigar manifestações culturais..............Pág. 12.

Acervo FAMSCadeia Velha de Santos

teve sua construçãoiniciada em 1839 no

antigo Campo daChácara, atual Praça

dos Andradas

Santos e suas históriasSantos e suas históriasSantos e suas históriasSantos e suas históriasSantos e suas histórias

Pimenta nos olhosN a onda de intolerância que assola o país,

não está sendo nada fácil compreender e, namedida do possível, acompanhar o andar da

carruagem, isto para quem não quer passar a vidacomo simples telespectador, e sim como verdadeiroprotagonista de seu destino. Afinal, se já nãobastasse ser mero alvo dos tradicionais meios decomunicação, em sua busca desesperada pormanipular o primeiro desavisado – rasgando omanual e, muitas vezes, nem se atinando a qualinteresse se submete –, o cidadão ainda tem queestar preparado para não sucumbir ao massacreincessante das redes sociais, completamente livres eirresponsáveis. Entre demonstrar incompetência eassumir a tendência à cumplicidade cada vez maiorentre esses meios, o fato é que estamos assistindo,neste momento de transformações, a rede socialpautando o jornal, rádio e tv (salve-se se puder!),cujas mentes permanecem atoladas no analógico,como se sinal de modernidade fosse, em últimaanálise, repercutir as baboseiras e estultices que

proliferam nesta ou naquela rede social.Monumental incoerência, contudo, seria ter quepugnar por um fiapo de restrição à ampla liberdadeque viceja nas redes. Podem quebrar tudo; eassumam! Hoje, quando o país faz coro contra acriação de mais um tributo, na forma decontribuição provisória destinada a salvar aPrevidência, quiçá o país, é irônico assistir adesfaçatez do setor industrial, representado pelapoderosa Federação das Indústrias do Estado deSão Paulo, a Fiesp, que comemora, “em nome daisonomia tributária”, a decisão do Superior Tribunalde Justiça (STJ), por maioria de votos, para que oImposto sobre Produtos Industrializados (IPI)também incida na revenda de produtosindustrializados importados... Nesse mar dedeslavada esperteza que contamina a nação, no qualo político corrupto é o produto melhor acabado,nada mais resta ao cidadão senão recorrer à suainfinita capacidade de engolir sapos e se prepararpara a próxima farsa.

OpiniãoOpiniãoOpiniãoOpiniãoOpinião

Adesconsideração dapersonalidade jurídica é um

assunto polêmico e cada vez maispresente. Trata-se de um mecanismojurídico pelo qual se ignora apersonalidade jurídica dos seusintegrantes para responsabilizá-lospor seus atos na gerência dasociedade, que resultaram emobrigações perante terceiros, ou seja,é a inexistência de separação entre opatrimônio do sócio e o da sociedadee outros.

Em setembro de 2015, aPrimeira Turma do TribunalRegional Federal da 3ª Região negouprovimento a agravo legal interpostopela Empresa Brasileira de Correiose Telégrafos (ECT), afastando opedido de desconsideração dapersonalidade jurídica de umaempresa. Para o colegiado, osCorreios não comprovaram haverabuso por desvio de finalidade oupor confusão patrimonial, o quejustificaria a desconsideração dapersonalidade jurídica.

O exemplo acima evidencia umcaso típico dessa polêmica. NoBrasil, adotam-se duas teoriasquanto à desconsideração dapersonalidade jurídica: a TeoriaMaior e a Teoria Menor, ambasusadas em diferentes áreas do

Direito Brasileiro. Abaixo, seguemrespectivamente, a Teoria Maior,utilizada pelo Código Civil, e aTeoria Menor, usada pelo Código deDefesa do Consumidor e peloCódigo Ambiental.

Art. 50. do Código Civil: Emcaso de abuso da personalidadejurídica, caracterizado pelo desvio definalidade, ou pela confusãopatrimonial, pode o juiz decidir, arequerimento da parte, ou doMinistério Público quando lhecouber intervir no processo, que osefeitos de certas e determinadasrelações de obrigações sejamestendidos aos bens particulares dosadministradores ou sócios da pessoajurídica.

Art. 28. do Código de Defesa doConsumidor: O juiz poderádesconsiderar a personalidade

jurídica da sociedade quando, emdetrimento do consumidor, houverabuso de direito, excesso de poder,infração da lei, fato ou ato ilícito ouviolação dos estatutos ou contratosocial. A desconsideração tambémserá efetivada quando houverfalência, estado de insolvência,encerramento ou inatividade dapessoa jurídica provocados por máadministração.

A diferença entre ambas está nosrequerimentos necessários parapermitir o uso da desconsideração dapersonalidade jurídica. Enquanto naTeoria Menor basta evidenciar ainsolvência da pessoa jurídica, naTeoria Maior é necessáriocomprovar uma fraude ou abuso,frequentemente caracterizados porum desvio de finalidade ou confusãopatrimonial, como expresso noartigo supracitado. Portanto, aosolicitar a desconsideração, deve-sesempre se atentar aos fundamentosdo pedido para que ele se enquadreadequadamente no que está prescritoem lei. Caso contrário, como noexemplo dos Correios, o pedido seráafastado.

Bruno Luiz Barros e Silva éadvogado do escritório Murray -Advogados, de São Paulo.

Perspectiva Outubro/2015 3

NELSON TUCCI

Lucas Zunder

Veículos & Negócios

Dirigir um SUV com motorEcotec 1.8 litro e 144 cv,câmbio automático de 6

marchas, direção assistida, painel evolante multifuncionais não é nadamau. Nadinha mesmo, especialmentese tem ar condicionado, trio elétrico,volante revestido de couro e bancodo motorista com ajustes de altura edesign anatômico.

Assim foi o teste feito com oTracker, um SUV compacto,moderno e confortável,especialmente desenvolvido paraáreas urbanas e que vai muito bemna estrada também. O motor é

valente –possui quatrocilindros equatro válvulaspor cilindro eduplo comandode válvulascontinuamentevariável, o DualCVVT) –, quesomado à boasuspensão (suportada por rodas aro18) oferece um equipamento seguronas ultrapassagens e nas curvas. Aalavanca de câmbio dá a opçãomanual.

Testamos modelo com tetosolar, o que lhe confere um charmeespecial. Os comandos são fáceis deacionar. A câmera de ré ajuda muitonas manobras. A tela de 7" chamadade Chevrolet MyLink traz vários

dispositivos, deixando o veículo upto date com tecnologias atuais. Oporta-luvas superior tem entradaUSB e espaço para deixar o celular,conectado por voz se preferir.

O design é agressivo,emprestando-lhe um ar de robusteze elegância, com linha de cintura altae na aparência frontal destacam-se asuperfície do capô do motor com oseu vinco central sutil e faróis de

A dministrar o próprionegócio nem sempre é uma

tarefa fácil. A falta deconhecimento em aspectos comogestão, contabilidade outributação pode significar adiferença entre uma empresapróspera e uma iniciativa quefracassa. Por isso, integrada àscomemorações da Semana doEmpreendedor, a multinacionalSage, que atua no mercado desoftwares de gestão para PMEs,lançou em outubro publicaçãogratuita que reúne informaçõessobre tudo que um empreendedorprecisa saber para administrarmelhor seu negócio. Veja o linkinfo.sageone.com.br/ebook-guia-empreendedor “A Sage acreditaque as PMEs têm um papelcentral na recuperaçãoeconômica do Brasil”, diz JorgeSantos Carneiro, presidente daSage no Brasil.

Super Guia doEmpreendedor

Robusto econfortável

Tracker: motorvalente, seguronas ultrapassagense nas curvas

Um SUV para áreasurbanas que vai muitobem na estrada

halogênio. Hátambém luzes deneblina menores nadianteira.

O porta-malastem modestos 306litros. Em nossoteste, o carro fez 6,4km/l na cidade, cometanol, e 7,2 km/lcom gasolina. Na

rodovia, o desempenho foi de 11,1km/l com gasolina e – surpresa! –média de 10,5 km/l com o tanquemeio a meio (etanol e gasolina),deixando-nos a sensação de que valemais a pena abastecê-lo com o bom evelho néctar extraído da cana deaçúcar.

Leia Veículos & Negóciosatualizada semanalmente emwww.veiculosenegocios.blogspot.com.br

4 Outubro/2015 Perspectiva

LEANDRO AYRES

POR

LUIZ

CARLOS

[email protected]

Imagens & Palavras

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, Avenida Epitácio Pessoa, 62,Lj. 50, Boqueirão, Santos/SP, CEP 11045-300, ou por e-mail:[email protected]

Com foco no Direito doConsumidor, de 4 a 6 de novembroacontecerá a 26ª ConferênciaInternacional sobre Direito doTurismo, na Universidade deBuenos Aires, Argentina, iniciativado Fórum Internacional deAdvogados de Viagens e Turismo.

Casa da Esperança deSantos recebe inscrições deinteressados em participardo Bazar de Natal, queacontecerá de 3 a 6 dedezembro, das 14 às 20horas, no salão de eventos,com renda obtida revertidaao tratamento gratuito de285 crianças e adolescentesportadores de deficiênciasfísicas e intelectuais.Informações pelo telefone(13) 3278.7807.

Prefeitura de Santos disponibilizagratuitamente o serviço Cata-Trecopara o descarte de móveis, objetos emateriais de construção, comagendamento de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, pelo0800.7708770. Para denúncias sobreo descarte incorreto ligue 153.

Para ajudar os mutuários que desistem deadquirir imóvel, a Associação dos Mutuáriosde São Paulo e Adjacências (Amspa) lançou a5ª edição da “Cartilha do Mutuário – VolumeDistrato/Rescisão de Contrato Imobiliário”.Download gratuito no site www.amspa.org.br

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)proibiu a comercialização de chupetas, mamadeiras e bicos demamadeiras customizados, todos considerados perigosos para usoinfantil. O estabelecimento, físico e virtual, onde forem encontradasirregularidades estará sujeito a penalidades, com multas que variam deR$ 100 a R$ 1,5 milhão. Para denunciar, ligue à Ouvidoria do Inmetroem 0800 285 1818.

Bertioga, Praia Grande e Mongaguá,respectivamente, com 2,56%, 1,89% e 1,7%,são as cidades com maior crescimentoproporcional da população na BaixadaSantista, de 2014 a 2015, segundolevantamento do Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE).

Estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostra que em 22anos, entre 1974 e 1996, as cidades de São Sebastião, Caraguatatuba,Ubatuba e Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, tiveram 84 praiasimpactadas por derramamento de óleo no mar. O trabalho elaboradopor estudantes do Departamento de Geologia Aplicada do Instituto deGeociências e Ciências Exatas da Unesp, em Rio Claro, deu origem aoAtlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo no Litoral Paulista, disponívelpara consulta no link http://bibdig.biblioteca.unesp.br/handle/10/112

O TRABALHOde um

fotógrafo ébastante

complexo. Sejaele fotógrafo demoda, de

ambientes, de eventos... nãoimporta. Sempre haverá etapas quedeverão ser cumpridas até a entregado produto final ao seu cliente.Partir de um conceito ou ideia,buscar referências, encontrarlocações, determinar o tipo de luz,objetiva e demais aparatos a seremusados, contar com colaboradores oufreelancers, editar e tratar asfotografias de acordo com o desejodo cliente, manter um backup destematerial e, por fim, entregá-lo aocontratante. Ops, eu disse “porfim”? Ok, mas o fato é que há aindaoutras etapas a serem observadas.Uma delas é o marketing.

O dicionário Priberam define apalavra desta forma:

“Estudo das atividadescomerciais que, a partir doconhecimento das necessidades e dapsicologia do consumidor, tende adirigir os produtos, adaptando-os,para o seu melhor mercado; estudode mercado”.

Traduzindo para o nossomundo, trata-se de buscar conhecero seu cliente para então poder dirigira sua mensagem com eficácia paraeste público. E isso é muitoimportante para não se tornar chatoou cair na vala comum do Facebook.O modo como você se expressapoderá aproximá-lo ou afastá-lo

Marketing parafotógrafos

deste público. O excesso deexposição poderá atrapalhar mais doque ajudar. Se o conteúdo daspublicações for ruim, então,contente-se com alguns poucos likesde amigos e da família.

Apareça sim, você pode e devese promover, mas de maneiraadequada. Defina o seu ambiente ecrie um site ou uma página noFacebook destinada ao seu público.Quando for publicar algo, defina oque é importante, o que poderá gerarnovos negócios e, principalmente,não exponha ali assuntos que nãointerajam diretamente com o seutrabalho. A conta de luz subiu?Xingue a Dilma no seu Facebookpessoal, não na sua página ou site.Tirou uma foto do gatinhodormindo? Meigo, mas publiqueisso no seu ambiente pessoal.

É essencial também que o seuambiente mercadológico não sejaapenas o virtual. Atue na praça, vivao mundo real! Neste sentido, vocêpoderá contar também com o apoiode material impresso para aumentaro seu alcance. Vale cartões pessoais,folders e folhetos que deverão serdistribuídos aos interessados noseventos onde há o seu público. E seestão interessados, sãoconsumidores em potencial do seutrabalho. Coloque no texto, de formaresumida, a (s) sua (s) área (s) deatuação e seus contatos. Uma boafoto de sua autoria para ilustrarpoderá ser bem-vinda.

Estas dicas são muitoimportantes, principalmente para osque trabalham, como eu, de formaautônoma. Somos o nosso próprionegócio e, por esta razão, os únicosresponsáveis por, não sóproduzirmos um bom materialfotográfico, mas por manter a rodagirando.

O MUSEU da Imagem e do Som(MIS), de São Paulo, abriu até 15de novembro inscrições gratuitaspara fotógrafos que queiramexpor seus trabalhos autorais noespaço “Nicho”. O interessado,porém, deverá observar algunscritérios para tornar-se apto àseleção dos materiais, tais comoresidir no estado de São Paulo,ter uma produção artística emfotografia, ainda que não tenhasido exposta, e não ter realizadonenhuma exposição individual noBrasil e/ou exterior, podendo terparticipado apenas de mostrascoletivas e/ou publicações, o queserá comprovado por meio docurrículo.

Trata-se de uma iniciativa dogoverno do estado para revelarnovos talentos. A ficha deinscrição e demais disposiçõesdesta convocatória encontram-seem www.mis-sp.org.br

A lista de selecionados serádivulgada no mesmo site em 3 dedezembro e caberá aos felizardosa honra de mostrar seu trabalhoem um museu que é referênciaem São Paulo e onde nomescomo Janaina Matarazzo eThomaz Farkas colocaram suasobras à mostra.

O que vocêacha de exporno MIS?

É essencial que o seuambiente mercadológiconão seja apenas o virtual

Divulgação

MIS: referência em Sampa

“À FLOR da pele”, comcuradoria de Bob Wolfenson,Helio Hara e Ricardo Feldman,pode ser visitada até 20 denovembro na Praça das Artes,na Avenida São João, 281, emSão Paulo. A mostra, com maisde 150 imagens, é centrada nasdiferentes representações douniverso feminino e está divididaem sete módulos: Divas,Flagrantes, Fantasia, Fetiche,Intramuros, Limites e Projetores.

Perspectiva Outubro/2015 5

Construção

Blue Palm

Edex programa entrega para abril de 2016

Conceito industrialaplicado a prédioresidencial

Leandro Ayres

Primeiro empreendimentoimobiliário da EdexConstrutora e Incorporadora,

o Residencial Blue Palm está sendoconstruído na Rua Itapura deMiranda, 158, Vila Rica, em Santos,com diferenciais cuidadosamenteselecionados pelos diretores, osengenheiros Michelângelo Falino eAlessandro Falino. Ambos trazem aexperiência acumulada ao longo dedécadas de atuação na construçãocivil industrial, que adota diretrizesmais amplas e específicas do que asaplicadas na construçãoconvencional. “A Edex foi criada em2012 com a intenção de desenvolverum modelo diferenciado”, sintetizamos diretores: “Nossa pretensão não éapenas ser mais um, mas mostrar anossa ideia de produto imobiliário”.

Com esta missão, a partir da

formação de uma equipe focada, foicriado o projeto do Blue Palm, quebusca superar o já tradicionalelevado padrão residencial da VilaRica santista. “O público queprocura empreendimento na VilaRica quer algo a mais, e é isto queestamos oferecendo”, afirmaAlessandro, ao elencar detalhes doempreendimento, desde o concretoda obra, que utilizou agregados deoutras regiões para compor osensaios, com o objetivo de atingirespessura, flexibilidade, resistênciaao fogo e tensões diferenciadas.

O diretor da Edex explicou queas tecnologias industriais adotadasna estrutura atenderam váriassoluções definidas no projetoarquitetônico, de autoria doarquiteto Carlos Alberto MonteiroFernandes. Por meio da estruturação

de pilares e vigas nas bordas doempreendimento foi possível criarvãos mais amplos e lajes espessas,de 14 a 15 cm, dando flexibilidade deuso tanto nos pavimentos degaragem e lazer quanto nos andares-tipo – e, ao mesmo tempo, gerar umexcelente resultado acústico. Outrofator agregado foi o pé-direito maisalto, com 3,05 metros.

No aspecto da sustentabilidade,Alessando contou que o projeto doBlue Palm se ajusta ao conceito de

“prédio verde” da Prefeitura deSantos, até mesmo superando oscritérios exigidos pela legislação. Osistema de aproveitamento da águade chuva, por exemplo, faz acaptação nas áreas que nãoenvolvem lavagem, jogando parauma caixa d’água acima dopavimento de lazer, e distribuindoem seguida para os pavimentosabaixo onde se localizam torneirasexclusivas. Com relação à energia, foifeita opção por 110 volts, que

proporciona menos variação detensão e economia ao condômino,bem como o reaproveitamento deenergia a partir da movimentaçãodos elevadores, os quaisproporcionam esta funcionalidade.

O Blue Palm compreende 31apartamentos, distribuídos em 21pavimentos. No subsolo, térreo emezanino, estão as vagas deestacionamento e depósito fechadode cada unidade. No segundomezanino está a área de lazer, queserá entregue climatizada emobiliada. São duas piscinas, umaexterna, com solarium, que se integracom a interna, com uma raia de 20metros, coberta e aquecida. Temainda playground, salão de festas,sauna com descanso, cinema com 17poltronas, além da área paracadeirantes, salão de jogos. Aacademia completa possui aparelhosde ginástica da marca Movement,linha Edge, específicos para cadagrupo muscular, além de esteiras eelíptico fornecidos e instalados pelaPresmam, de Santos.

A área de lazer foi concebida deforma setorizada, tornando possívelque cada espaço seja utilizadoindependentemente do que estejaacontecendo no salão de festas, queestá posicionado junto ao elevadorde acesso. Assim, o visitante que vaipara o salão de festas não circularápor outros espaços de lazer. A copaé dotada de entrada de serviço e,para a área seca, há dois lavabos,enquanto para a academia, sauna episcina, foram previstos doisvestiários.

Acima do mezanino dedicado aolazer, o primeiro andar-tipo é umapartamento garden, com três suítes.Em seguida, em 14 andares-tiposestão 28 apartamentos, de duas etrês suítes, e no topo da torre, doisapartamentos duplex, com duassuítes. Cada apartamento tem duasvagas na garagem, que incluidepósito com energia ligada aoquadro da unidade. Cada duplexpossui três vagas em garagemfechada.

O empreendimento será entreguecom circuito interno de segurança,

Residencial Blue Palm,na Vila Rica, em Santos:realizado com aparticipação derenomados profissionaise empresas com forteatuação na construçãocivil do litoral paulista

6 Outubro/2015 Perspectiva

Construção

OResidencial Blue Palm estásendo realizado com aparticipação de renomados

profissionais e empresas com forteatuação na construção civil do litoralpaulista. O controle tecnológico doconcreto da estrutura do edifício foiexecutado pela Teste Tecnologia Estruturale Engenharia Ltda. Trata-se do controle dequalidade do concreto mediante o ensaiodenominado Slump Test executado noconcreto das betoneiras durante asconcretagens. “Sua finalidade édeterminar que a plasticidade do concretoesteja de acordo com o abatimentosolicitado”, frisa o diretor da Teste,engenheiro Franco Pagani: “Ao mesmotempo, são moldados os corpos de provaem formas cilíndrica de metal. Estasamostras são transportadas para olaboratório, onde passarão por umprocesso de cura em câmara úmida. Nasdatas determinadas, as mesmos sãorompidas em prensa, para a determinaçãoda resistência à compressão do concreto.Esta resistência deve corresponderàquela especificada no projeto estrutural”.

Toda a madeira usada na obra doBlue Palm foi fornecida pela Madex,

informou o diretor Antonio Carlos deMello, Caco, desde a fase de fundaçãoaté o final da construção, com madeirapara a parte estrutural, bandejas e fôrmaspara concreto em madeirite plastificado.

Os projetos de elétrica, infraestruturapara segurança patrimonial e hidráulicaforam realizados pela RC Engenharia.“Nos projetos, foram atendidos todos osrequisitos das normas vigentes eespecificados materiais certificados, entreoutros cuidados, visando a segurança econforto doscondôminos”, frisou oengenheiro RicardoRamos Cardozo. Eleacrescenta que osquadros elétricos dosapartamentospossuem dispositivosde proteção contracontatos diretos eindiretos dos usuários,com componentes energizados emcircuitos distintos, restringindo bem asáreas afetadas por eventuais ocorrências.

A Metalúrgica São Vicente fabricou eestá instalando as esquadrias em alumíniodo Blue Palm. Conforme destacou odiretor da empresa, Juan Antonio MendezColmenero, foi utilizada a linha Gold noscaixilhos das portas de salas e cozinhas,enquanto nas portas dos dormitórios foramutilizadas persianas externas de enrolarautomatizadas na linha Inova, com osperfis da Alcoa Aluminio, em pinturaeletrostática branca.

Os mármores e granitos foramfornecidos e colocados pela MarmorariaOrlando, que atua no mercado há mais deum século. Conforme detalhou oproprietário, Orlando Russo Neto, asbancadas de cozinha são em granitoItaúnas, enquanto os banhos receberammármore sintético branco Prime, e nassoleiras, hall, portal de elevador, mármoretravertino.

A Recyglass forneceu e instaloutodos os vidros do empreendimento,como os laminados do guarda-corpo dosapartamentos, instalação que exigecuidado redobrado, pois está diretamenteligada à segurança dos proprietários esuas famílias. Segundo o diretor FeresMarum Júnior, a empresa também foiresponsável pelo fornecimento einstalação dos vidros temperados detodas as áreas comuns. “E está àdisposição de todos para fornecer boxes,espelhos e sacadas retráteis”, enfatizouFeres.

O Blue Palm tem revestimentosinternos da Porto Design. Osapartamentos receberam porcelanato commassa única (com três camadas de

gloss, tornando-os mais resistentes ariscos e manchas), fornecidos pelaPositano Representações, de MauroOrlandi Marques. A empresa tambémforneceu o revestimento de parede daHatria para o salão de festas, e as peçascimentícias da Scirocco para as bordasdas piscinas, além de pastilhas de cristalnos banhos, revestimentos da cozinha eárea de serviço. 80% do revestimentosão da Porto Design.

Os metais sanitários são da DeltaFaucet, empresaamericana comsoluções inovadorase recursosinteligentes, queajudam a melhorar avida das pessoas.Algumas dessassoluções, como aTecnologia deVedação Diamond,

cujo cartucho do monocomando possuipastilhas cerâmicas com revestimento dediamante sintético, serve para ofereceruma torneira com garantia de vida (100anos) com até 5 milhões de ciclos (10vezes maior que as convencionais). Alémdisso, a parada limite da alavanca nocartucho de válvula Diamond facilita alimitação da abertura da alavanca paraágua quente, cujo recurso é a melhorescolha para proteger peles sensíveis dequeimaduras. Os produtos Delta Faucettambém possuem acabamentos cromados(cromo duro), com 10 vezes maiscamadas de cromo do que o cromodecorativo utilizado no país. Eacabamentos Brilliance (coloridos)projetados para não corroer, manchar ou

perder a cor. Este processo, que teve aDelta como pioneira, é conhecido comoPhysical Vapor Deposition (PVD).Brilliance resiste a abrasões e perda decor melhor do que os acabamentoscoloridos tradicionais e, em muitos casos,melhor do que cromo. Nos apartamentosforam utilizadas as linhas Trinsic, ProjectLine e Dryden, enquanto nas coberturas,linhas Virage, Linden e Vero.

Com mais de 20 anos de tradição, aLC Gesso forneceu produtos e estáexecutando os serviços em gesso nosapartamentos-tipo e áreas comuns. Aempresa é dedicada à fabricação,comercialização e prestação de serviçosde gesso de primeira linha e possui mãode obra especializada, executandoprojetos de decoração e acabamento deinteriores com excelência, obedecendoelevado padrão de qualidade, comatendimento em toda Baixada Santista.Conforme detalhou o diretor Luiz Carlosda Costa, além das molduras na sala, nacozinha, banheiro, lavabo, área deserviço, varanda, corredor interno, etambém halls de entrada social e deserviço, com rebaixamento de forro paraimplantação de iluminação, a LC Gessodecora o apartamento modelo, lazer esalão de festas.

A empreiteira Spray Pint faz osserviços de pintura com 10 profissionaisespecializados, que utilizam equipamentosde alta performance, pistola e lixadeira,para agilizar a pintura das unidades eáreas comuns, além de manter aqualidade exigida pela construtora.Conforme frisou o diretor João Odílio deSouza, a equipe de pintores da SprayPint utiliza todos os EPIS exigidos.

Fornecedores comprometidoscom 24 câmeras de monitoramento ereconhecimento, que cobrirá todas asáreas comuns, incluindo elevadores.

Entre outros aspectos, o diretorda Edex salientou que as janelasutilizam perfis grossos na estruturade alumínio, com vidros de 6 mmpara as portas balcão, o que garantemaior conforto acústico. Natubulação de água, foi implantado osistema PPR, tanto para água quentequanto para as prumadas de águafria, visando evitar manutenção. Astubulações de incêndio e gás são decobre Classe “A”. No que se refere àimpermeabilização, internamente,nas áreas frias, foi feita comargamassa polimérica, enquanto naspartes externas, como no térreo epavimento de lazer, foi aplicadamanta asfáltica.

O engenheiro Alessandro revelaque o prazo de entrega é abril de2016. Atualmente, a obra está dentrodo cronograma, com a finalização daparte de gesso.

“O Blue Palm é umempreendimento para quem vaimorar, mas também umainteressante opção para oinvestidor”, comenta o diretor daEdex: “O mercado imobiliáriosempre deu bons resultados econtinua sendo uma alternativasegura”.

Blue Palm

Diferenciaiscuidadosamenteselecionados pelosdiretores da Edex, osengenheirosMichelângelo Falino eAlessandro Falino

Perspectiva Outubro/2015 7

ConstruçãoLeandro Ayres

Oescritório Claudia VianaArquitetura & Interiores éresponsável pelos projetos

de decoração da área de lazer, hallsocial e do apartamento modelo. Osespaços estão sendo preparados eserão revelados ao mercado emdezembro. “O objetivo é fazer comque o cliente tenha sugestãomoderna do uso do apartamento econheça a área de lazer montada, queé extremamente convidativa e, afinal,é extensão do apartamento”,sintetizou a arquiteta.

Ao definir o conceito dedecoração, Claudia Viana procuroumostrar preocupação com apraticidade e a sustentabilidade, umdos diferenciais da Edex. No piso,paredes e móveis, tanto nos espaçosde lazer quanto no apartamentomodelo, os elementos naturais –como madeira, porcelanato, tecidos,tapetes, cortinas – remetem a tonsneutros de terra, plantas, praia, mar,ou seja, aos elementos da natureza,conjugando com objetos de design.As cores predominantes sãomarrom, verde, amarelo, bege e azul.

Na decoração de interiores, osprincipais parceiros da construtorasão a Kyowa e a SCA Santos. Noapartamento decorado de 3 suítes, aarquiteta acrescentou que, daKyowa, foram utilizados tecidosrefrescantes e neutros, pisosvinílicos e papel de paredepersonalizado. Na varanda abertacom extensão ao living os móveissão em tecidos laváveis, com plantasda flora brasileira. Na área de lazer, aacademia terá piso vinílico de altaresistência.

“A SCA fornecerá todos os

Lazer, hall social eapartamento modelo

Oprojeto arquitetônico deautoria do arquiteto CarlosAlberto Monteiro

Fernandes foi desenvolvido a partirde detalhamento da Edex, com foco,entre outras premissas, no tamanhodas unidades, circulação interna, comlocalização estratégica do lavabo,elevador social privativo, terraçotécnico, e uma fachada marcante.

Fernandes explicou que o estiloda fachada é contemporâneo, comlinhas retas e varandas suavementecurvas, que dão harmonia aoconjunto. As cores escolhidasreforçam a proposta de criar umambiente de praia. As laterais e abase frontal do edifício são na corbege claro, para representar a areia, eem cada placa 30x40 cm foi inseridauma pastilha de vidro, criando, como sol, pequenos brilhos. Nassacadas, a cor azul é destacada emdegradê, do tom azul profundo domar até chegar ao branco da espuma.

A entrada apresenta dois acessosde pedestres, com rampas e escadaem pedra natural, e é decorada comfonte e jardins contemplado umexemplar da palmeira “Blue Palm”(bismarckia nobilis). Há doisacessos para veículos, um para osubsolo e outro que distribui para otérreo e o mezanino. A guarita estálocalizada estrategicamente acima darampa do subsolo, com controle detodos os acessos.

Fachada,como umapraia...

planejados que vão ao encontro doque a Edex busca, pois a empresapossui certificações e políticaintegrada pelas normas ISO 9001,ISO 14001 e OHSAS 18001,conciliando produtos de qualidade edesign com respeito ao meioambiente e à qualidade de vida daspessoas”, detalhou Lolla SalehAbdouni, diretora da SCA Santos.Ela frisou que a empresa é amiga danatureza “SCA Verde”, entreguepelo FSC (Forest StewardshipCouncil), por meio do selo verdemais reconhecido em todo o mundo,que comprova que a madeiraempregada pela SCA procede dereservas manejadas. “Trata-se deuma empresa autossustentável”,enfatizou a diretora Lolla.

ArquitetaClaudia Viana:espaços estãosendopreparados eserão reveladosao mercado emdezembro

Sandra NettoLazer inclui

duas piscinas,uma externa,

com solarium,que se integracom a interna,com uma raiade 20 metros

8 Outubro/2015 Perspectiva

Turismo & LazerPOR LUIZ CARLOS FERRAZ

[email protected]

A Câmara dos Deputadosaprovou o projeto de lei nº

3161/15, dos deputados AlexManente e Carlos EduardoCadoca, que dispensa de visto osestrangeiros que ingressarem aoBrasil até setembro de 2016. Amedida visa atrair mais visitantesao país, principalmente em funçãodos Jogos Olímpicos eParalímpicos que serão realizadosno próximo ano. Agora, o textosegue para votação no SenadoFederal.

A isenção de vistos é umabandeira do ministro do Turismo,Henrique Eduardo Alves, desdeque assumiu a Pasta. “Demos um

grande passo com a aprovação doprojeto na Câmara. Tenho certezade que essa medida pode impactarde forma positiva a economia denosso país”, afirmou: “Durante aCopa do Mundo fizemos umaexperiência semelhante, porém,restrita aos viajantes com ingressospara o mundial. Como resultado,tivemos um incremento de mais de60% nos gastos dos turistas noperíodo”.

A isenção beneficiará osestrangeiros que entrem emterritório nacional até 18 desetembro de 2016, com prazo deestada de até 90 dias,improrrogáveis, a contar da data de

primeira entrada em territórionacional. O presidente daComissão de Turismo da Câmarados Deputados, Alex Manente,acredita que a medida terá forteimpacto na atração de visitantes eprevê avanços na flexibilização daexigência de vistos: “O AnoOlímpico vai ser umaoportunidade de fazermos um testeem um momento em que o Brasilreceberá um grande número deturistas. A partir da Olimpíada háa possibilidade de pensarmos emacabar com a reciprocidade noBrasil. Temos de aproveitar avalorização do dólar, que, para oturismo, pode ser muito positiva”.

Câmara aprova isenção de visto

Remando contra a crise, oBarretos Country Hotelaposta em seu parque

aquático para aumentar o fluxo deturistas e visitantes, tendência quese acentua com a alta do dólar. Cominvestimento de R$ 3 milhões, ocomplexo de lazer integrado aoresort ganhará em novembro 10novas atrações, entre elas umagrande piscina com praia artificial,que produz até 32 tipos de ondas dediversos tamanhos e velocidades,conjunto de toboáguas, além daremodelagem da fazendinha, que foireconstruída em área de mais de 24mil metros quadrados, comportandolago pesqueiro com ilha, ondechegarão tirolesas que serãoinauguradas ainda este ano.

Iniciada em meados de abril, aampliação do parque aquático efazendinha dará continuidade àtemática country adotada em todo oempreendimento, contemplando

Barretos CountryHotel: megapiscina praia

Investimento de R$ 3 mi

todos os públicos, especialmentejovens com atrativos radicais queincluem brinquedos aquáticos àatrativos de aventura, comoarvorismo, escalada e tirolesas, etambém atrações exclusivas paracrianças e adolescentes. Emfuncionamento desde 2008, oacquapark abrangia 15 mil metros ecom esta ampliação comportará áreade mais de 60 mil metros quadrados,o que triplicará a capacidade depessoas no parque aquático efazendinha, podendo receber mais de3 mil pessoas por dia.

O principal atrativo do projeto éa piscina praia de 2.139 metrosquadrados, com extensa praia quepercorre uma área de 2,5 mil metros

Exclusivo para morador domunicípio, Mongaguá, na

Baixada Santista, está concedendogratuidade para quem tem interesseem frequentar a Plataforma de Pesca,o Parque Ecológico e o Poço dasAntas, principais pontos turísticosda cidade. As inscrições serãorealizadas de 23 de novembro até 31de março de 2016, no Centro deInformações Turísticas (CIT), naAvenida São Paulo, 1.760, noCentro, tanto para a primeirasolicitação quanto para a renovaçãodo benefício que vencerá em 31 dedezembro. Mais informações pelotelefone (13) 3448.6744.

Mongaguáconcedegratuidade

Poço das Antas: atração grátisquadradossimulando umaverdadeira orla,tudo acompanhadopor umainfraestrutura

típica de litoral, com quiosques eambientação com coqueiros. “Aintenção é proporcionar a realsensação de praia. Vamos trazer apraia para o interior”, afirma ogerente geral do resort, AdrianoSantos. Além da piscina praia, oempreendimento terá conjunto detoboáguas com seis pistasdiferentes, sendo o Kami-Kaze eFreefall, com 55 e 70 metros deextensão e queda livre; tobogã deboia, com 66 metros de extensão;half pipe, inspirada em pistas deskate com 250 metros quadrados;rampa molhada, com 15 metros dedescida suave; e funil, com 52metros quadrados, e amplainfraestrutura.

Divulgação

Ampliação do parque dácontinuidade à temáticacountry

Rede Travel Inn idealizoupacotes para o Travel Inn

Boulevard Riviera, na Riviera de SãoLourenço, em Bertioga, a 130 km dacidade de São Paulo. O pacote incluicafé da manhã no restaurante dohotel; livre acesso à área de lazer efitness; para a praia, que fica a 150metros do hotel, há serviço gratuito;acesso wifi disponível em todas asáreas do hotel; estacionamentogratuito e privativo no próprio flatservice. Telefones (11) 5081.8822 e0800.7733300.

Com estilo...

Divulgação

Travel Inn Boulevard Riviera

Divulgação

Perspectiva Outubro/2015 9

10 Outubro/2015 Perspectiva

Cidade

APrefeitura de Santos assinoucontrato de prestação deserviços com a Sabesp que

envolve quase R$ 1 bilhão. O acordofoi celebrado no Palácio dosBandeirantes, na capital, e assegurarepasse de R$ 130 milhões à cidade.Este valor será pago em cinco

parcelas anuais consecutivas, sendoa primeira neste ano, no valor de R$25 milhões e, as demais, nospróximos quatro anos, cada nomontante de R$ 26,25 milhões,devidamente corrigido. Ficouacordado também a extinção dedívida de R$ 332 milhões que a

Administração Municipal possuíacom a empresa por conta daexploração dos serviços desaneamento básico. O documentodetermina que a Prefeitura receba0,53% da receita líquida obtida pelaempresa na cidade, que, no prazo de30 anos, deve gerar um repasseestimado em R$ 40 milhões aoscofres municipais. No acordo, aSabesp doou três imóveis no valoraproximado de R$ 40 milhões e secomprometeu a investir R$ 424

milhões durante o período docontrato. Em contrapartida, terá odireito de prestar serviços desaneamento básico ao longo dospróximos 30 anos.

“O mais importante é queSantos seja uma cidade saudável,com água potável e esgoto coletado etratado”, disse o governador GeraldoAlckmin: “Este foi um bomentendimento centrado no interessepúblico. Saneamento básico éadministrar para as pessoas”.

Santos assina contrato com a SabespPaulo Alexandre e Alckmin:entendimento centrado nointeresse público

Raimundo Rosa/Secor-PMS

Acordo também incluiextinção de dívida, doaçãode imóveis...

Perspectiva Outubro/2015 11

Gente & Fatos POR SANDRA NETTO

www.blogdasandranetto.zip.netsandranetto@jornalperspectiva.com.br

“Passos do Amor”, o livro...

Fotos de Maria do Carmo Alves, Sandra Netto e Luiz Carlos Ferraz

S ob a proteção de SãoFrancisco, comemorando comalegria o seu dia, no domingo,

4 de outubro, aconteceu nofantástico Santuário Santo Antôniodo Valongo (séc. XVII), no CentroHistórico de Santos, o lançamentodo livro “Passos do Amor – APeregrinação de Francisco, de Assisa Santiago de Compostela”, deautoria do jornalista Luiz CarlosFerraz, editor do JornalPerspectiva. “Tive a enormesatisfação de rever e conhecernovos irmãos, entre os quais,muitos peregrinos a Santiago deCompostela”, comemorou Ferraz.

A obra resgata a peregrinaçãode Francisco, feita entre os anos de1213 e 1215, que é citada noCapítulo 4 do Fioretti, os famososrelatos medievais sobre os feitos do

“poverello” e seus companheiros.Parte da renda obtida com a vendados livros foi destinada à Casa daEsperança de Santos, que atendegratuitamente 285 criançasportadoras de paralisia cerebral, eàs obras sociais do Santuário. Naocasião, o reitor, frei André Becker,“carimbou” a doação para asMissões, o belo trabalho realizadojunto às vítimas da guerra emAngola. O livro pode ser adquiridona livraria do Santuário SantoAntônio do Valongo – ondepermanece a exposição de fotos“Pedras do Caminho”; na RealejoLivros, no Gonzaga; na livrariaNobel, no Boqueirão, e na livrariaLoyola, no Embaré. Ou ainda peloe-mail [email protected] Vejawww.pedrasdocaminhodesantiago.blogspot.com.br

Thays e Mestre Elias Neves

Hélio, da Casa da Esperança Rosana e Regina: de Campinas Plínio, Sérgio, Nancy e Carolina

Marely SanchezTati, Matheus, Andréia e Drika

Alzira Peres, coral do Santuário

Ercília Pouças, Jê e Luiz Bueno

Escritor Paulo Mauá: Panapaná

George Peel e esposa

Gerson, frei André, Rosemary,Guilherme e Lamartine Raphael e Walkíria Brunetto

Nilo Rodrigues e Vergília

Frei André, dra. Bia e AriomarCarmen e Rosário Romano

Luiz e Marcia Dieguez: Galícia!

Lindalva e Ângelo Costa Filho Frei André, Valdelice e André

Alexandra e Acácio Marques

Professor Ibrahim Tauil

Frei André, Lamartine e Mareli Dr. Lamartine Lélio Busnardo

Dimas Cabral e a Mamis GennyAciole, Cláudia, Glauco, freiAndré e Johannes

Alípio Negrão França

Viva Vinhos:atendimento

familiar e produtosde primeira linha

12 Outubro/2015 Perspectiva

BRUNO SCARPA

Mesa Litoral

A gastronomiaperuana

ganha notoriedade nopaís com a 3ª edição da Peru

Week. O evento iniciou em 22 deoutubro, com a presença do chefde cozinha peruano JamesBerckemeyer, e se estenderá até 8de novembro, em 17 cidades de15 Estados brasileiros. No litoralpaulista, o Dati, de Guarujá, é oúnico restaurante participante.Além da oportunidade de provarsaborosos menus, o turismo doPeru também estará em pauta,com viagens disponibilizadas apreços convidativos por grandesempresas de turismo do Brasil.

A Peru Week 2015 conta coma participação de 26 restaurantesperuanos e 55 empresas deturismo, entre operadoras, OTAse companhia aérea.

Peru Week2015, até 8 denovembro

Especializado em churrasco evinhos, o Viva Vinhosproporciona a Santos, desde

2002, um pouco da cultura gaúcha.Na parte de churrasco, os pratospreferidos são a picanha australianae a linguiça gourmet. Os vinhos dacasa são diretamente do barril eservidos na hora. Há uma grandevariedade na carta de vinhos e umdiferencial do local é que os clientespodem levar o seu vinho para tomar.Viva Vinhos também dispõe devários tipos de drinks e cervejas, dascomuns até as especiais, como aBaden Baden.

Entre os diferenciais doestabelecimento, merece salientar oatendimento familiar, que deixa osclientes à vontade, com o máximo deatenção, e os produtos de primeira

Raízes gaúchas, tchê!

linha. Na parte dos doces, o fonduede chocolate é a principal pedida,lembrando que há também o dequeijo!

Atendendo um público variado,mas principalmente casais e famílias,que consideram o local aconchegantee tranquilo, o Viva Vinhos é

administrado, desde 2008, pelossócios Simone Simões e JacksonSoleman. Funciona diariamente das18h30 até o último cliente, na RuaGoiás, 11, Boqueirão, e pode serencontrado na internet emwww.vivavinhos.com e no Facebookcomo VivaVinhos.

Vinhos da casa sãodiretamente do barril eservidos na hora

Bruno Scarpa

R ondelli, carne assada aomolho madeira e mesa de

saladas. Este é o cardápio dojantar com música ao vivo que aOrdem Franciscana Secular(OFS) promoverá em 7 denovembro, às 20 horas, noclaustro anexo ao SantuárioSanto Antônio do Valongo, noLargo Marquês de Monte Alegre,13, Centro Histórico de Santos.Convites podem ser adquiridosna secretaria do Santuário. AOFS promove o evento paraarrecadação de fundos às suasações sociais, que inclui aentrega de cestas básicas parafamílias carentes do Valongo.Para quem estiver disposto aajudar a composição das cestas,o reitor do Santuário, frei AndréBecker, frisa a necessidade dearroz, feijão, óleo, leite em pó,café etc.

Jantar noSantuário

Divulgação