cap_01 1-2-3 mágica para professores

5
7/24/2019 Cap_01 1-2-3 Mágica Para Professores http://slidepdf.com/reader/full/cap01-1-2-3-magica-para-professores 1/5 1-2-3 mágica para professores 17 Parte I Parte I  Pensamento correto

Upload: larissa

Post on 23-Feb-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cap_01 1-2-3 Mágica Para Professores

7/24/2019 Cap_01 1-2-3 Mágica Para Professores

http://slidepdf.com/reader/full/cap01-1-2-3-magica-para-professores 1/5

1-2-3 mágica para professores 17 

Parte IParte I Pensamento correto

Page 2: Cap_01 1-2-3 Mágica Para Professores

7/24/2019 Cap_01 1-2-3 Mágica Para Professores

http://slidepdf.com/reader/full/cap01-1-2-3-magica-para-professores 2/5

11O que é 1-2-3 mágica?

No primeiro dia na escola, deixeibem claro meu plano disciplinar.

1-2-3 mágica para professores não é mágica. É uma maneira simples, pre-cisa e efetiva de administrar – com calma e firmeza – o comportamentodas crianças da educação infantil ao ensino fundamental. A razão para

nosso título incomum é que muitos professores, pais e outros cuidadoresde crianças disseram: “Funciona como mágica!”. 1-2-3 mágica para profes- sores certamente funcionará se você a aplicar corretamente, o que signifi-ca seguir algumas regras simples e básicas. O 1-2-3 é o que se pode cha-mar de uma estratégia de “professor no controle”, mas nenhuma discus-são, gritaria ou contato físico negativo são permitidos.

O programa 1-2-3 atualmente está sendo usado em todo o mundopor milhões de pais, professores, avós, cuidadores diurnos, babás, conse-lheiros de acampamentos de verão, funcionários de hospitais e outroscuidadores de crianças. Esse livro foi traduzido para muitos idiomas, inclu-sive para o coreano, o islandês, o italiano, o espanhol, o japonês, o chinês.O 1-2-3 também está sendo ensinado e recomendado por milhares de pro-fissionais de saúde mental e pediatras. Em conferências com pais e profes-sores, tais profissionais recomendam o livro para os pais de seus alunos. Oseducadores também sugerem o programa aos seus colegas.

Por que todo esse entusiasmo? Conforme um professor disse, “o 1-2-3mágica  tornou a disciplina muito menos exaustiva! Comecei a apreciarmeus alunos novamente”.

Page 3: Cap_01 1-2-3 Mágica Para Professores

7/24/2019 Cap_01 1-2-3 Mágica Para Professores

http://slidepdf.com/reader/full/cap01-1-2-3-magica-para-professores 3/5

20  Thomas W. Phelan & Sarah Jane Schonour 

 A SITUAÇÃO DIFÍCIL DO PROFESSOR

Muitos professores sentem-se bem-preparados para ensinar estudosclássicos aos seus alunos, ainda que muito despreparados para enfrentarum comportamento desafiador. É difícil – se não impossível – ensinar umgrupo de alunos que está fora de controle. O comportamento indesejáveldeve ser administrado para que ocorra a aprendizagem. O problema é quemuitos professores não sabem por onde começar a administração do com-portamento. Eles podem ter tido partes de uma ou de duas aulas na uni- versidade que abordaram o assunto, mas ainda estão inseguros sobre comoutilizar suas informações limitadas.

Logo nos primeiros dias do ano esco-lar, os alunos rapidamente sentem se seuinstrutor tem ou não uma estratégia deci-siva e calma para a gestão do comporta-mento. Estratégias fracas e incertas tornammuitos alunos ansiosos, enquanto permitemque outros jovens comportem-se de modoinadequado com maior frequência e, assim,perturbem o ambiente de aprendizagem.

 Ainda assim, é crítico para o sucesso do pro-fessor e dos alunos terem uma sala de aulasegura e calma. É neste ponto que se inse-re o 1-2-3 mágica para professores.

O método descrito neste livro é fácilde dominar e você pode iniciar o progra-

ma imediatamente. Você não precisa ser um santo, um gênio ou umpsicoterapeuta profissional para usar o 1-2-3 adequadamente. Muitos pro-gramas disciplinares começam indicando os cerca de 50 erros disciplinaresque você supostamente está cometendo em sua sala de aula no momentoatual. Então, na esperança de ajudá-lo a corrigir tais erros, o programa apre-senta 50 estratégias elaboradas que requerem um grau avançado de psicolo-gia educacional para poderem ser apropriadamente utilizados. O resultado? Você fica com sentimentos ruins, confuso e sem lugar certo para começar. Epior ainda: tudo em sua sala de aula permanece igual ou piora.

Contudo, depois de ler 1-2-3 mágica para professores,  você saberáexatamente o que fazer, o que não fazer, o que dizer e o que não dizer emquase todas as situações problemáticas comuns do dia-a-dia com as quaisseus alunos fazem com que você se depare. Como o 1-2-3 mágica baseia-se

Nota

Muitos professores sen-tem-se bem-preparados

para ensinar estudos clás-sicos aos seus alunos, aindaque muito despreparados pa-ra enfrentar um comportamen-

to desafiador. É difícil – se nãoimpossível – ensinar um gru-po de alunos que está fora decontrole.

Page 4: Cap_01 1-2-3 Mágica Para Professores

7/24/2019 Cap_01 1-2-3 Mágica Para Professores

http://slidepdf.com/reader/full/cap01-1-2-3-magica-para-professores 4/5

1-2-3 mágica para professores 21

não apenas em alguns princípios críticos básicos, você será capaz de lem-brar o que fazer e será capaz de fazê-lo quando estiver ansioso, agitado ou

transtornado. Você também será capaz de ser um bom professor, mas efeti- vo, quando estiver ocupado, com pressa ou preocupado. Além de gerenciar pequenos, mas frequentes problemas, você tam-

bém saberá como lidar com as dificuldades mais sérias, como mentiras,roubos e lutas. No 1-2-3 mágica para professores há, surpreendentemente,muito menos técnicas e estratégias das quais precisamos nos lembrar. Ofato é extremamente importante quando um adulto tenta lidar com umasituação com grande carga emocional e as conjecturas são mínimas.

 Você descobrirá que, se usar o 1-2-3 corretamente, ele funcionará! O1-2-3 provou ser efetivo com alunos da educação infantil ao ensino funda-

mental (e até mesmo com alunos do ensino médio), sejam eles portadoresde necessidades especiais ou apenas jovens se desenvolvendo normalmen-te. Na verdade, o 1-2-3 mágica tem sido usado com sucesso com criançasque possuem dificuldades de aprendizagem, que sofrem do Transtorno deDéficit de Atenção, com crianças com fragilidade emocional, assim comocom jovens com deficiências visuais e auditivas. Ele também tem sido usa-do com jovens portadores de distúrbios de aprendizagem e/ou retardomental. Para beneficiar-se adequadamente do 1-2-3, a única regra é que acriança tenha uma idade cognitiva de pelo menos 2 anos.

Quando você terminar de conhecer o programa 1-2-3 mágica para professores, é uma boa ideia iniciá-lo imediatamente. Converse com qual-quer colega de equipe instrucional que você tenha, e então continue avan-çando. Se estiver em sua sala de aula sozinho, inspire profundamente eexplique a repetição aos seus alunos (ver Capítulo 9, Iniciando). Se nãocomeçar imediatamente, poderá nunca dominá-lo.

Comece explicando o 1-2-3 para seus alunos, envie uma carta paracasa e faça uma reunião com os pais à noite, quando lhes mostrará e àsfamílias a parte do vídeo destinada aos pais do 1-2-3 mágica. Uma imagem

 vale mais do que mil palavras, e muitos dos pais, depois de assistir o vídeo(especialmente o exemplo do Famous Twinkie, desejará começar a usar oprograma em casa. A cooperação e a consistência entre a escola e o lar comfrequência valem ouro, sobretudo com crianças que apresentam um com-portamento particularmente difícil.

Se você for conselheiro escolar ou um funcionário da escola, poderásugerir que os pais ou os professores obtenham uma cópia do livro 1-2-3mágica em sua livraria local ou você pode lhes dar uma cópia do vídeo 1-2-3mágica. A associação de pais e mestres ( PTA – Parent-Teacher Association)também pode desejar que tais itens estejam disponíveis para verificação.

Page 5: Cap_01 1-2-3 Mágica Para Professores

7/24/2019 Cap_01 1-2-3 Mágica Para Professores

http://slidepdf.com/reader/full/cap01-1-2-3-magica-para-professores 5/5

22  Thomas W. Phelan & Sarah Jane Schonour 

O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ INICIAR COM O 1-2-3

Quando você realmente começar a utilizar o 1-2-3 mágica para pro- fessores, as coisas mudarão rapidamente. De início, a grande maioria dascrianças se encaixará na categoria de “cooperador imediato”. Você inicia oprograma e eles cooperam de imediato – às vezes, “como que por mágica”.O que você faz? Apenas relaxe e aprecie a sua boa sorte!

Porém, alguns dos alunos, às vezes enquadram-se na categoria “testa-dor imediato”. O comportamento dessas crianças torna-se pior no primeiromomento. Eles o desafiam para ver se você realmente quer fazer funcionarsuas novas ideias e métodos. Se você permanecer firme em seu propósito,

porém – sem discussão, gritaria ou intimidação física – esses pequenostestadores se acomodarão muito bem emcerca de uma semana a 10 dias. Então oque você faz? Você começa a apreciar seusalunos novamente.

 Acreditando ou não, você logo pode-rá ter uma sala de aula muito mais pacífi-ca e alunos mais agradáveis. Você ficarámenos exausto pela disciplina e terá maistempo para a instrução.

 Antes de entrarmos em detalhes sobreo 1-2-3, precisamos esclarecer dois concei-tos muito importantes:

1. os dois tipos básicos de comportamen-to problemático (Capítulo 2);

2. as perigosas suposições que os pro-fessores, os pais e outros cuidadoresfazem quanto a crianças jovens (Ca-

pítulo 3).

Pontos

a serem

lembrados

Quando você começar a usaro 1-2-3 mágica, seus alunos

se encaixarão em uma destasduas categorias:

1. Cooperadores imediatos(a maioria).

2. Testadores imediatos(alguns).

 Aprecie os cooperadores e pre-pare-se mentalmente paraalgo desagradável vindo dostestadores!