cap. 23

32
ARTHROPODA E ECHINODERMATA Profº Luiz Staut

Upload: luiz-carlos-staut

Post on 21-May-2015

4.049 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cap. 23

ARTHROPODA E ECHINODERMATA

Profº Luiz Staut

Page 2: Cap. 23

Filo Arthropoda

O filo Arthropoda (do grego, arthron = articulação + podos = pés) é o mais numerosos da Terra atual. Contém cerca de 1.000.000 de espécies conhecidas, o que é pelo menos quatro vezes o total de todos os outros grupos de animais reunidos. Além disso, possuem boa adaptação a diferentes ambientes; vantagens em competição com outras espécies; excepcional capacidade reprodutora; eficiência na execução de suas funções; resistência a substâncias tóxicas e perfeita organização social, caso das abelhas, formigas e cupins.

Page 3: Cap. 23

Características gerais

Exoesqueleto quitinoso (impregnado de quitina).Apresentam pernas para locomoção, armadura bucal para apreensão de alimentos e antenas para as funções sensoriais.Triblásticos, celomados e protostômios.Sistema digestório completo (digestão extracelular).Sistema cardiovascular aberto (ou lacunar).Respiração branquial(maioria dos crustáceos), traqueal(insetos, miriápodos e alguns aracnídeos) e filotraqueal(maioria dos aracnídeos). Por possuírem corpo metamerizado, pernas articuladas e exoesqueleto quitinoso, o crescimento dos artrópodes ocorre por etapas – muda ou ecdise,isto é, descartam o exoesqueleto periodicamente substituindo-o por um outro.

Page 4: Cap. 23
Page 5: Cap. 23
Page 6: Cap. 23

Grupos dos Artrópodes

Page 7: Cap. 23
Page 8: Cap. 23

Classe Insecta (insetos): moscas, pernilongos, pulga...Corpo: cabeça, tórax e abdome (segmentado).

• Cabeça: um par de antenas, um par de olhos compostos, três olhos simples, apêndices bucais (um par de mandíbulas).

• Tórax: 3 pares de pernas, asas (1 ou 2 pares).• Abdome: não apresenta apêndices

locomotores.

Page 9: Cap. 23

Sistema digestório, excretor e nervoso:

Respiração:

Page 10: Cap. 23

Reprodução: Sexo separados com fecundação interna. São ovíparos podendo apresentar três tipos de desenvolvimento.

Ametábolo:

Hemimetábolo:

Page 11: Cap. 23

Holometábolo:

Page 12: Cap. 23
Page 13: Cap. 23

Subfilo Crustacea (crustáceos): camarão, lagosta, siri...Corpo: cabeça, tórax e abdome ou cefalotórax e abdome.

Cabeça: 2 pares de antenas, olhos compostos (geralmente pedunculados), ao redor da boca um par de mandíbulas.

Tórax ou cefalotórax: 5 pares de pernas . Abdome: pleiópodes ou “patas-nadadoras” (depende do

número de segmentos) – muitas vezes com brânquias e outras adaptações para segurarem os ovos; urópodes, que são o equivalente à cauda dos peixes, localizados no último segmento abdominal, podendo formar junto com o télson o leque caudal.

Respiração por brânquias (geralmente na base das pernas).Excreção por glândulas maxilares e pelas glândulas verdes ou antenares.Reprodução: sexo separados ou hermafroditas com fecundação cruzada. Desenvolvimento indireto (maioria) ou direto (lagostim, tatu-bola).

Page 14: Cap. 23
Page 15: Cap. 23
Page 16: Cap. 23

Classe Aracnida (aracnídeos): carrapato, aranhas, escorpiões e ácaros.Corpo: cefalotórax e abdome.

Cefalotórax: 4 pares de pernas, olhos simples, não tem antenas; 1 par de quelíceras (manipulação) e 1 par de pedipalpos (sensorial ou cópula no macho).

Abdome: não contém apêndices locomotores; nos escorpiões existe um aguilhão que abriga veneno; nas aranhas existem as fiandeiras;

Page 17: Cap. 23
Page 18: Cap. 23

Respiração: por filotraquéias ou “pulmões foliáceos”.Excreção: é feita por túbulos de Malpighi e por glândulas coxais.Reprodução: sexo separados com fecundação interna e desenvolvimento direto.Sistema nervoso: ganglionar.

Page 19: Cap. 23
Page 20: Cap. 23

Miriapoda (miriápodes): lacraias e centopéias

Classe Chilopoda: centopéias ou lacraias cabeça e tronco; um par de pernas por segmento

(primeiro par: forcípula) ; um par de antenas e olhos simples.

São carnívoros predadores. Classe Diplopoda: piolhos-de-cobra

cabeça e tronco; dois pares de pernas por segmento; um par de antenas e olhos simples.

São herbívoros e detritívoros.

Sistema digestório: boca e ânus.Sistema excretor: Túbulos de Malpighi.Sistema respiratório: traquéias.Sistema circulatório: aberto.Reprodução: dióicos, com desenvolvimento direto ou indireto.

Page 21: Cap. 23
Page 22: Cap. 23

Filo EchinodermataCaracterísticas básicasEchinos = espinho; Derma = peleAnimais exclusivamente marinhos.Triblásticos, celomados e deuterostômios.Simetria primária bilateral (larva) e secundária é pentarradial (adulto).Possuem exoesqueleto calcário, flexível, com espinhos que se projetam para fora.Não possuem cabeça, e, sim, uma superfície oral, onde se localiza a boca, e uma aboral, onde se localiza o ânus.Representantes: ouriço-do-mar, estrela-do-mar, lírios-do-mar. Característica mais marcante: possuem um sistema ambulacrário ou hidrovascular – tubos por onde circula a água, fazendo circulação, trocas gasosas e auxiliando a locomoção.

 

Page 23: Cap. 23

Sistema digestório completo.

Sistema respiratório por difusão

Sistema excretor ausente.

Sistema nervoso difuso.

Sistema reprodutor: são dióicos com fecundação externa, desenvolvimento indireto. Muitos têm grande capacidade de regeneração.

Page 24: Cap. 23

O Sistema Ambulacrário (locomoção)

Nesse sistema há uma placa madrepórica situada na região aboral que permanece em contato com o meio externo. A água penetra pela placa madrepórica, que é perfurada, passa para o canal pétreo e chega ao canal circular, de onde é distribuída pelos canais radiais às ampolas e aos pés ambulacrários. A contração das ampolas empurra a água para os pés ambulacrários, que se alongam e fixam-se ao substrato como uma ventosa. A seguir, a musculatura do pé sofre contração e a da ampola sofre relaxamento, e os pés retraem-se. Essa seqüência é responsável pela locomoção do animal.

Page 25: Cap. 23
Page 26: Cap. 23

Classes

Os equinodermos são divididos em cinco classes, que podem ser caracterizadas com base na estrutura externa do corpo.

Page 27: Cap. 23

Classe Asteroidea: corpo achatado em forma de estrela; possuem, como regra geral, cinco braços que partem de um disco central, sem nítida separação entre essas estruturas. Locomoção por pés ambulacrais, localizados na face ventral do corpo. Exemplo: estrela-do-mar.

Page 28: Cap. 23

Classe Echinoidea: Possuem corpo circular achatado (bolacha-da-praia) ou arredondado (ouriço-do-mar), sem braços. Na boca apresentam cinco dentes calcários, que formam uma estrutura denominada lanterna-de-aristóteles. Esta é usada para arrancar pedaços de algas, das quais se alimentam. Têm pedicelárias, estruturas geralmente pedunduladas que terminam em uma pinça. Em alguns casos, as pedicelárias podem injetar veneno.   

Page 29: Cap. 23
Page 30: Cap. 23

Classe Ophiuroidea: corpo achatado com cinco braços finos e flexíveis, separados uns dos outros, ligados a um disco central. Locomoção por movimentos ondulantes dos braços. Os ofiuróides não possuem ânus. Exemplo: serpentes-do-mar.

Page 31: Cap. 23

Classe Crinoidea: Corpo em forma de taça, com cinco braços ramificados, finos e flexíveis que lembram plumas. Alguns nadam movimentando os braços, outros são fixos ao fundo do mar pela região aboral, em função disso, o ânus é deslocado para a região oral. Exemplo: lírio-do-mar.

Page 32: Cap. 23

Classe Holoturoidea: Corpo alongado e espinhos reduzidos. Sem braços. Locomoção por pés ambulacrais localizados em fileiras ao longo do corpo. Exemplo: pepino-do-mar.