candidatos à câmara e assembleia municipal - amadora mais

12

Upload: 51799

Post on 12-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

AMADORAmais

AMADORAmais

3

Estas eleições são um momento de mudança de lideranças mas acima de tudo têm de ser o momento da mu-dança de políticas.

Desde 1979, momento da pas-sagem da Amadora a Município, que a nossa cidade tem sido governada de uma forma ca-suística, sem um projeto de desenvolvimento claro e eficaz.

A Amadora, fruto de políticas erradas e sem visão, não se conseguiu impor como um território de excelência no contexto de uma área metropolitana cada vez mais moderna e competitiva.

Passados mais de 30 anos de poder local no nosso município, o mínimo que podemos afirmar é que a Amadora é uma cidade adiada, uma cidade que não soube reter os nossos me-lhores jovens, uma cidade que não soube criar as condições para que a qualidade de vida te-nha os padrões mínimos de uma grande urbe nacional e europeia, uma cidade em que os seus habitantes têm medo de sair à noite porque não se sentem seguros na sua própria rua e no seu próprio bairro.

A Amadora que temos não é a Amadora que queremos!

A coligação Amadora mais desenhou um programa de ação para que a mudança que a Amadora necessita seja uma realidade.

Com a colaboração e o empenho de inú-meros amadorenses o programa de ação que apresentamos é o único capaz de dar uma vida nova, uma vida com segurança, uma vida com mais solidariedade, em suma, uma vida com mais sustentabilidade a todos aqueles que aqui vivem e trabalham.

Dividimos o programa de ação em quatro grandes áreas: Segurança, Emprego, Família e Sustentabilidade.

Estas irão ser as nossas prioridades para o próximo mandato autárquico.

Apresentamos um programa de ação mui-to conciso e focado, apostando nos temas que verdadeiramente preocupam os amadorenses.

Acreditamos que as nossas ideias e pro-postas são a solução que mais se adequa às es-peranças e anseios de todos aqueles que vivem e trabalham na nossa cidade.

Conte connosco para Mudar a Amadora.

Carlos Silva

Carlos Silva

4

Candidatos Assembleia Municipal

Fernando JoséMaria CardosoFrancisco Marques Amélia Mestre Manuel Alonso

Luís NunesLuís Sampaio Sandra João Carmina Martins Isaías Afonso

Ricardo Carmo Patrícia Ferreira João Paulo Castanheira João Matos Vanda Caires

Nuno AntunesMarília CabralLuís Chiti Dias Cátia Tomé Ramiro Soares

5

AMADORA mais

José Manuel Pessanha Talento MarquesPRESIDENTE ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Mário MonteiroEduardo Fonseca Dídia Eusébio José Sá

Albertina Trabulo Almiro Pinto

Daniel RodriguesAna Duarte

Nuno Pereira Isabel Caetano Zacarias SilvaLuís FernandesJorge Almeida

6

António Afonso Francisco TeixeiraAna Moura António Pinheiro Lopes

Susana Fonseca Hugo RoqueLuís Francisco Francisco Curinha

Alberto CoelhoClotilde Cunha e SilvaFilipe Ferreira Martinho Caetano

João Santos Nuno Pombo CostaSusana AntunesBento Velhinho

Candidatos Câmara Municipal

7

Rodrigo Ribeiro

Fernanda Mendes

Maria João Ferreira

António Reis

Carlos SilvaPRESIDENTE CÂMARA MUNICIPAL

AMADORA mais

Basta olhar para os principais órgãos de comunicação social do país para verifi-carmos que um dos principais proble-mas da nossa cidade, senão mesmo o principal, é a (In)Segurança.

O acentuar do sentimento de insegurança na Amadora tem como consequência a criação de um ambiente de alarme social que corrói os próprios fundamentos da vida em sociedade do nosso território.

Neste contexto, e como medida imediata, julgamos da maior importância a concreti-zação de uma política de videovigilância na Amadora.

A videovigilância, como instrumento de pre-venção e como meio auxiliar em sede de inves-tigação criminal deve ser potenciado e utilizado de forma efetiva. As forças policiais devem ser dotadas dos meios e equipamentos necessários

para que esta política seja uma realidade.

Esta aposta na videovigi-lância deve ser acompanhada pela existência de um con-junto de medidas e propostas que devem refletir um esforço dos poderes públicos locais na existência de uma vida segura

em comunidade.Por isso, para a área da Segurança, a Coliga-

ção Amadora mais apresenta como propostas estratégicas:

• O apoio direto da autarquia às forças de Se-gurança

• A construção da Divisão da PSP em Vila Chã (Mina de Água)

• O reforço dos guardas noturnos em todas as freguesias

• O aumento do policiamento de proximidade• A melhoria e alargamento da Iluminação

PúblicaA Coligação Amadora Mais apresenta neste

documento um conjunto de propostas para a área da Segurança que devem ser entendidas como um verdadeiro programa de ação, colocando a defesa das pessoas e da sua propriedade no centro da po-lítica municipal.

Mais Segurança

Julgamos da maior importância a concretização de uma política de videovigilância na Amadora

8

34 anos depois da sua eleva-ção a município, a Amado-ra é ainda uma cidade ana-lógica num mundo digital. Temos a obrigação de gizar

um conjunto de políticas e de instrumentos capa-zes de permitir a criação de empregos locais, em particular num momento em que o desemprego municipal atinge já cerca de 13 mil amadorenses.

Neste contexto importa criar as condições para que possamos atrair investimen-to e empresas que tragam valor acrescentado e criação de emprego na nossa cidade. Assim, temos como principais propostas na área do emprego, empreendedorismo e competitividade:

• Derrama 0%: Esta proposta é estratégica para o plano de atração de empresas e investi-mento para a nossa cidade. Comprometemo-nos, durante um mandato, a aplicar uma taxa 0% à der-rama sobre os lucros das empresas, independen-temente da sua dimensão e volume de negócios.

• Pólo de desenvolvimento tecnológico e empresarial em áreas científicas de ponta: No âmbito da requalificação dos bairros da Amadora

e posterior realojamento, iremos valorizar o ter-ritório que hoje corresponde ao bairro de Santa Filomena. Estes terrenos devem ser utilizados para a criação de um polo de desenvolvimento assente na utilização de novas tecnologias, em colaboração com instituições de ensino superior e empresas.

• Espaços para micro e pequenas empresas: Em colaboração com as juntas de freguesia iremos

criar um espaço em cada freguesia adequado às necessidades de trabalho das micro e pequenas em-presas. Estes espaços serão equipados com internet e com todos os equipamentos necessários para que se possam dar condições de trabalho aos empresá-rios e profissionais liberais da nossa cidade.

Este é apenas um exemplo daquilo que deve ser uma política local virada para a criação de em-prego, para a diminuição das assimetrias sociais e para a melhoria da qualidade de vida.

Mais Emprego

Pólo de desenvolvimento tecnológico e empresarial em áreas científicas de ponta

9

10

AColigação Amadora Mais preten-de fazer da família o centro da sua ação politica. Apostamos assim, em primeiro lugar na mudança de para-digma que persegue a nossa Cidade:

A ideia da Amadora enquanto cidade dormi-tório tem necessariamente de acabar!

Acreditamos que é nos momentos mais difí-ceis da nossa vida enquanto comunidade que as autarquias locais têm de dar o exemplo e apostar em medidas que aliviem as famílias no seu dia-a-dia. Neste contexto, apresentamos um conjunto de propostas estratégicas que irão ajudar as famílias amadorenses:

• Livros escolares gratuitos para o ensino básico: Uma das medidas mais estruturantes do nosso programa de ação para a família é a gratui-tidade dos manuais escolares para as crianças que frequentem o ensino básico, com o objetivo de au-mentar o rendimento disponível para as famílias da Amadora.

• IMI à taxa mínima: Para tornar a Amadora uma cidade mais justa e coesa, a Câmara Municipal tem de dar o exemplo e deve apoiar quem quis residir na nossa cidade. É im-

perioso que a taxa de IMI seja reduzida para o valor mínimo permitido por lei. Esta medida tem como objetivo principal ajudar as famílias amadoren-ses.

• Comparticipação de medicamentos para idosos de baixos recursos: Esta medida

foi pensada para aliviar a despesa destes amado-renses relativamente a um dos fatores mais impor-tantes da qualidade de vida: a Saúde. Esta medida irá ser implementada através da realização de pro-tocolos com as farmácias locais e a identificação de

quem irá poder usufruir deste programa será feita através da análise dos respetivos rendimentos, ca-rência económica e enquadramento familiar.

Teremos propostas que orgulharão todos os amadorenses, aproveitando o que de melhor a Amadora tem. Este é o nosso projeto e temos a cer-teza de que fará da Amadora uma cidade de todos e para todos.

Mais Família

Livros escolares gratuitos para o ensino básico

10

11

Com uma área me-tropolitana de Lisboa, na qual a Amadora se inse-re, cada vez mais

desenvolvida e competitiva é de reconhecer que a Amadora não soube acompanhar devi-damente o desenvolvimento de Concelhos vizinhos.

Importa recuperar o tempo perdido!Assim, o nosso programa de ação politica terá

como apostas a qualidade ambiental, a eficiência energética e a melhoria da mobilidade interurbana.

Verificamos que estes são três aspetos onde a Amadora se encontra há muito tempo estagnada e sem perspetivas de que algo de diferente possa vir a acontecer. Assim, apresentamos as seguintes propostas:

• Criação de zonas de parqueamento para bicicletas em todos os parques e jardins muni-cipais, escolas e estações de metro e comboio: Iremos criar as condições para que a utilização da bicicleta seja uma realidade no nosso concelho. Esta medida é amiga do ambiente e favorece uma utilização mais racional dos veículos automóveis e promove a saúde dos amadorenses.

• Plantação de 5000 árvores: Iremos imple-

mentar um plano de arborização municipal, com o objetivo expresso de se plantarem 5000 árvores, criando novas zonas de lazer, ruas mais bonitas e agradáveis e melhorando assim a qualidade am-biental da nossa cidade.

• Criação de 1000 novos lugares de estacio-namento: A Amadora necessita urgentemente de mais lugares de estacionamento. Esta medida é urgente porque vem aumentar as condições aos amadorenses para estacionarem a sua viatura, diminuindo assim os constrangimentos decorren-tes do estacionamento indisciplinado que impor-tuna os peões da Amadora.

Iremos ainda apostar fortemente na limpeza urbana, tendo esta de voltar a ser uma prioridade no nosso Município. Os munícipes da Amadora merecem um Cidade Limpa e amiga do Ambiente!

A aposta na Coligação Amadora Mais é uma aposta na modernidade e na qualidade de vida.

Mais Sustentabilidade

Criação de zonas de parqueamento para bicicletas em todos os parques e jardins municipais, escolas e estações de metro e comboio

11