campo grande-ms: evento reúne dezenas de municípios sobre ... · campo grande-ms: evento reúne...

4
Informativo do Grupo Assessor Público • Nº13 • Marco/2012 • www.assessorpublico.com.br Informativo do Grupo Assessor Público Nº23 ESPECIAL CONTABILIDADE www.assessorpublico.com.br O Grupo Assessor Público es- teve, no dia 18 de dezem- bro de 2013, em Campo Grande (MS) para realizar treinamen- to sobre o PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público), NBCASP (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público) e, tam- bém, sobre o Fechamento de Balanço 2013. O evento ocorreu na ASSOMA- SUL (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Segundo o colaborador do Grupo João Marcos Scaramelli, que palestrou no encontro, o objetivo do evento foi orientar sobre os aspectos essenciais de encerramento da execução orça- mentária e como elas se aplicam ao sistema de contabilidade e as mudan- ças do PCASP e a convergência para os padrões internacionais de contabi- lidade. “Além disso foi uma oportuni- dade de tirar dúvidas sobre as rotinas de fechamento de balanço e encerra- mento de 2013”, aponta João Marcos. “Foram reforçados os conceitos da contabilidade pública que foram mudados recentemente. A intenção foi enfatizar os conceitos para que as práticas do dia a dia sejam cada vez mais melhoradas”, destaca o colabo- rador. João Marcos ainda afirma que o en- contro também foi uma oportunidade de abordar alguns itens quanto a utili- zação do sistema do Assessor Público para o ano de 2014. “É de grande im- portância que os profissionais ligados à área da contabilidade pública este- jam atentos a essas mudanças, pois o plano de contas é feito com base nas normas”, diz. Campo Grande-MS: evento reúne dezenas de municípios sobre NBCASP NBCASP O Brasil vive um marco histórico na Contabilidade Pública com a aprovação da NBCASP, pois o foco principal passa a ser o patrimônio, que é, verdadeiramente, o objetivo de estudo da ciência contábil. “Com isso, o orçamento deixa de ser o principal e único input da contabilidade e os fatos e atos administrativos passarão a ser registrados não em decorrência da execução do orçamento, mas sim em re- conhecimento às alterações da situação patrimonial das entidades, sejam elas imediatas ou futuras, efetivas ou possí- veis”, afirma João. O Grupo Assessor Público tem traba- lhado diariamente no desenvolvimento de novas ferramentas e, principalmente, nas atualizações dos sistemas que são utilizados pelos clientes. Prova disso, fo- ram as evoluções que o Sistema de Conta- bilidade passou para atender as NBCASP.

Upload: nguyenduong

Post on 11-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Campo Grande-MS: evento reúne dezenas de municípios sobre ... · Campo Grande-MS: evento reúne dezenas de municípios sobre NBCASP NBCASP O Brasil vive um marco histórico na Contabilidade

Informativo do Grupo Assessor Público • Nº13 • Marco/2012 • www.assessorpublico.com.br

Informativo do Grupo Assessor Público • Nº23 • ESPECIAL CONTABILIDADE • www.assessorpublico.com.br

O Grupo Assessor Público es-teve, no dia 18 de dezem-bro de 2013, em Campo

Grande (MS) para realizar treinamen-to sobre o PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público), NBCASP (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público) e, tam-bém, sobre o Fechamento de Balanço 2013. O evento ocorreu na ASSOMA-SUL (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Segundo o colaborador do Grupo João Marcos Scaramelli, que palestrou no encontro, o objetivo do evento foi orientar sobre os aspectos essenciais de encerramento da execução orça-mentária e como elas se aplicam ao sistema de contabilidade e as mudan-ças do PCASP e a convergência para os padrões internacionais de contabi-

lidade. “Além disso foi uma oportuni-dade de tirar dúvidas sobre as rotinas de fechamento de balanço e encerra-mento de 2013”, aponta João Marcos.

“Foram reforçados os conceitos da contabilidade pública que foram mudados recentemente. A intenção foi enfatizar os conceitos para que as práticas do dia a dia sejam cada vez mais melhoradas”, destaca o colabo-rador.

João Marcos ainda afirma que o en-contro também foi uma oportunidade de abordar alguns itens quanto a utili-zação do sistema do Assessor Público para o ano de 2014. “É de grande im-portância que os profissionais ligados à área da contabilidade pública este-jam atentos a essas mudanças, pois o plano de contas é feito com base nas normas”, diz.

Campo Grande-MS: evento reúne dezenas de municípios sobre NBCASP

NBCASPO Brasil vive um marco histórico na

Contabilidade Pública com a aprovação

da NBCASP, pois o foco principal passa a

ser o patrimônio, que é, verdadeiramente,

o objetivo de estudo da ciência contábil.

“Com isso, o orçamento deixa de ser o

principal e único input da contabilidade

e os fatos e atos administrativos passarão

a ser registrados não em decorrência da

execução do orçamento, mas sim em re-

conhecimento às alterações da situação

patrimonial das entidades, sejam elas

imediatas ou futuras, efetivas ou possí-

veis”, afirma João.

O Grupo Assessor Público tem traba-

lhado diariamente no desenvolvimento

de novas ferramentas e, principalmente,

nas atualizações dos sistemas que são

utilizados pelos clientes. Prova disso, fo-

ram as evoluções que o Sistema de Conta-

bilidade passou para atender as NBCASP.

Page 2: Campo Grande-MS: evento reúne dezenas de municípios sobre ... · Campo Grande-MS: evento reúne dezenas de municípios sobre NBCASP NBCASP O Brasil vive um marco histórico na Contabilidade

Informativo do Grupo Assessor Público • Nº13 • Marco/2012 • www.assessorpublico.com.brO 5º Ciclo Assessor Público

de Governança, com o tema do Fechamento de Balanço

2013 ocorreu em 08 de janeiro de 2014 no auditório da sede do Grupo, em Araçatuba, e reuniu profissionais de diversas cidades que atuam na contabilidade pública. O objetivo do evento foi orientar sobre os aspectos essenciais de encerramento da exe-cução orçamentária e como elas se aplicam ao sistema de contabilidade.

Roberto Alves, diretor do Grupo As-sessor Público, deu início ao evento falando da importância do encontro, principalmente no que diz respeito às mudanças pelas quais a contabilidade pública está passando. “É um momen-to de compartilharmos informações, especialmente sobre as rotinas de fe-chamento de balanço e encerramento 2013, como também as mudanças do PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público)”, destacou.

Um dos colaboradores do Grupo, Oilton Roberto Gomes Pedroso, afir-ma que a iniciativa é um momento de apresentar as novidades da área e, inclusive, mostrar aos clientes – e não clientes – que o Assessor Público ofe-rece ferramentas e suporte aos órgãos públicos. “Estamos acompanhando diariamente as mudanças do PCASP e,

sobretudo, trabalhando e pesquisan-do muito para que nossos parceiros tenham acesso a maior quantidade de informações possível”, diz.

“É um passo muito importante para nós consolidarmos as mudanças que vem ocorrendo na área da contabili-dade pública. É um momento de tro-carmos experiências sobre a rotina dos profissionais do setor público”, aponta o colaborador.

TREINAMENTOO evento, que reuniu trinta e cinco

profissionais da área de contabilida-de de dezoito municípios, também abordou sobre a convergência para os padrões internacionais de contabili-dade. Dentre os tópicos apresentados estavam o controle de contas a rece-ber (crédito tributário), levantamento de bens, avaliação e atualização dos valores dos bens patrimoniais. “Apre-sentamos de forma simples para que os participantes pudessem associar as informações com a rotina de traba-

lho que eles desenvolvem”, diz João Marcos Scaramelli, do Grupo Assessor Público.

Além disso, foi ressaltada a neces-sidade de planejamento. “Elaborar um cronograma com os itens que precisam ser feitos para que as coisas ocorram corretamente é primordial”, destaca. Reconhecimento/mensu-ração e evidenciação dos créditos, tributários ou não, por competência e a dívida ativa, incluindo os res-pectivos ajustes para perdas, entre outros, são alguns dos aspectos pri-mordiais do cronograma, segundo o colaborador.

Alterações nas portarias, procedi-mentos contábeis patrimoniais, orça-mentários e específicos também fo-ram lembrados pelos colaboradores durante o treinamento. “É de grande valia, inclusive, que todos os que atu-am na área pública estejam ‘por den-tro’ do MCASP (Manual de Contabilida-de Aplicado ao Setor Público), pois ele é uma referência no que diz respeito ao assunto”, aponta João Marcos.

“Os órgãos que utilizam o sistema do Assessor Público seguem as im-plicações constitucionais legais para o encerramento em cada área, como saúde, educação, entre outros”, afir-ma Oilton.

5º Ciclo de Governança enfoca fechamento do balanço 2013

Evento reuniu profissionais da área

de contabilidade de 18 municípios

Page 3: Campo Grande-MS: evento reúne dezenas de municípios sobre ... · Campo Grande-MS: evento reúne dezenas de municípios sobre NBCASP NBCASP O Brasil vive um marco histórico na Contabilidade

Informativo do Grupo Assessor Público • Nº13 • Marco/2012 • www.assessorpublico.com.brO diretor do departamen-

to de Gastos e Controle da Prefeitura de Araça-

tuba, Edson Fernandes Valentim, que participou do 5º Ciclo de Go-vernança, diz que a iniciativa é uma excelente forma de o Asses-sor Público atualizar os clientes e

não clientes sobre as mudanças na contabilidade pública. “Também ti-vemos a oportunidade de ver como a empresa se prepara para atender os clientes. E vimos que é da me-lhor maneira possível”, destaca.

“Os eventos realizados pelo As-sessor Público agregam muito co-

nhecimento na área em que atuo, que é a contábil. É a terceira vez que eu participo do encontro e sempre volto pra casa com as ex-pectativas supridas”, enfatiza o se-cretário contábil da prefeitura de Cafelândia (SP), Sebastião Hernan-des Sastre Júnior.

Participantes elogiam evento organizado pelo Assessor Público

Confira alguns momentos do evento

Page 4: Campo Grande-MS: evento reúne dezenas de municípios sobre ... · Campo Grande-MS: evento reúne dezenas de municípios sobre NBCASP NBCASP O Brasil vive um marco histórico na Contabilidade

Informativo do Grupo Assessor Público • Nº13 • Marco/2012 • www.assessorpublico.com.br

EXPEDIENTE: Grupo Assessor Público: Rua Humaitá, 231, Vl. Mendonça, Araçatuba/SP - CEP: 16015-090. Tel: (18) 2102-6000 E-mail: [email protected] Projeto gráfico: Pontual Propaganda, tel: (18) 3607-3366. Reportagem: Rafaela Cândido - Jornalista responsável: Paulo Mantello - MTB 24.441.

Sistemas e relatórios Assessor Público atendem PCASP plenamente

OGrupo Assessor Público, atra-vés do Sistema de Contabi-lidade, tem atendido as es-

pecificações determinadas pelo STN (Secretaria do Tesouro Nacional) refe-rente à implantação do PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público). Desde janeiro de 2013 o plano tor-nou-se obrigatório em alguns Estados brasileiros.

No mês de junho deste ano, o TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São

Paulo) realizou o primeiro processa-mento das informações transmitidas até março de 2013 utilizando o PCASP para a geração dos relatórios de aná-lise do primeiro bimestre da Lei de Responsabilidade Fiscal e do primeiro trimestre da Educação e da Saúde.

O colaborador do Assessor Público Oilton Roberto Gomes Pedroso expli-ca que comparou os relatórios gera-dos pelo sistema do Grupo com os ge-rados pelo portal AUDESP e do TCESP.

“Relatórios de cinco municípios foram analisados, sendo três municípios com informações geradas exclusiva-mente por nossos sistemas em todas as unidades gestoras e dois com infor-mações consolidadas de sistemas de outras empresas”, enfatiza.

“Depois de concluídas as análises foi constatado que os relatórios dis-ponibilizados pelo Assessor Público estão totalmente adequados aos mo-delos TCESP”, destaca o colaborador.

SISTEMAEstrutura básica da escrituração

contábil, formada por um conjunto de contas previamente estabelecidas, o PCASP permite obter as informa-ções necessárias à elaboração de re-latórios gerenciais e demonstrações contábeis conforme as características gerais da entidade, possibilitando a padronização de procedimentos con-tábeis.

Nos Estados onde os Tribunais de Contas possuem Prestação de Contas Eletrônica, como São Paulo e Paraná, por exemplo, a remessa da movimen-tação contábil, a partir do Balancete Contábil de janeiro de 2013, obriga-toriamente deve observar a Estru-tura de Contas do PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público). A escrituração contábil dos atos e fatos no plano de contas antigo acarretará rejeição dos documentos enviados eletronicamente aos Tribunais de Contas, configurando um descumpri-mento da legislação que obriga a uti-lização do PCASP.

“O PCASP deve ser utilizado por to-dos os Poderes de cada ente da Federa-

Depois de concluídas as análises foi constatado

que os relatórios disponibilizados pelo

Assessor Público estão totalmente adequados

aos modelos TCESP

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP),

em vigor no Estado de São Paulo desde janeiro desse ano, será obrigatório

para todos os Estados brasileiros até o final de 2014

ção, seus fundos, órgãos, autarquias, inclusive especiais, e fundações insti-tuídas e mantidas pelo Poder Público. Para as empresas estatais dependen-tes, a utilização é facultativa”, expli-ca o colaborador do Assessor Público, João Marcos M. Scaramelli.

O modelo de Plano de Contas ado-tado atualmente pelos Estados de-mandou uma reestruturação e adap-tação do sistema de Contabilidade. “Para muitos, trata-se apenas de uma mudança de cadastros e lançamen-tos, porém é algo muito importante, pois é o atendimento da legislação que impôs a implantação do PCASP nesse ano e possibilitará a aplicação das NBCASP.” A equipe precisou revi-sar cada um dos eventos contábeis e outros conceitos trazidos pelo PCASP e pelas NBCASP (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público).

A adoção do Plano de Contas Apli-cado ao Setor Público - PCASP contri-buirá para o aprimoramento da con-solidação contábil prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.