campinarte dicas e fatos edição 169

16
Campinarte Campinarte Dicas & Fatos Dicas & Fatos Um Informativo Digno de Você! Um Informativo Digno de Você! Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias Distribuição Gratuita Mensal SETEMBRO / 2011 Duque de Caxias - RJ - E-mail - [email protected] / Ano XIV - n.º 169 - Fundado em 27/09/1996 - http://observatoriocomunitario.blogspot.com SETEMBRO / 2011

Upload: campinarte-dicas-e-fatos

Post on 18-Dec-2014

591 views

Category:

Documents


44 download

DESCRIPTION

Informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

TRANSCRIPT

CampinarteCampinarteDicas & FatosDicas & Fatos

Um InformativoDigno de Você!

Um InformativoDigno de Você!

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitáriasPublicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitáriasDistribuição Gratuita

Mensal

SETEMBRO / 2011Duque de Caxias - RJ - E-mai l - campinarte@gmai l .com / Ano XIV - n.º 169 - Fundado em 27/09/1996 - http://observator iocomunitar io.blogspot.com

SETEMBRO / 2011

A

O

CampinartePágina 02 Dicas & Fatos

Painel Campinarte Escritores Brasileiros

Saiba mais no site da AcademiaBrasileira de Letras

www.academia.org.br

Paulo CoelhoOitavo ocupante da Cadeira nº

21, eleito em 25 de julho de 2002na sucessão de Roberto Campos erecebido em 28 de outubro de 2002pelo Acadêmico Arnaldo Niskier.

Paulo Coelho nasceu no Rio de Janei-ro (RJ), em 24 de agosto de 1947. Filhodo engenheiro Pedro Paulo Coelho e deLígia Coelho. Fez seus estudos no Rio deJaneiro. É casado, desde 1981, com aartista plástica Christina Oiticica.

Antes de dedicar-se inteiramente àliteratura, trabalhou como diretor e au-tor de teatro, jornalista e compositor. Es-creveu letras de música para alguns dosnomes mais famosos da musica brasileira,como Elis Regina e Rita Lee. Seu traba-lho mais conhecido, porém, foram asparcerias musicais com Raul Seixas, queresultou em sucessos como “Eu nasci hádez mil anos atrás”, “Gita”, “Al Capone”,entre outras 60 composições com o gran-de mito do rock no Brasil.

Foi diretor da companhia discográficaCBS e do jornal Express Underground,professor de teatro e secretário de re-dação do jornal O Globo. Fundou a Re-vista 2001.

Atualmente, tem uma coluna se-manal em O Globo, e em outros 48jornais brasileiros. Escreve tambémpara jornais do México, Argentina,Chile, Bolívia, Polônia, Itália, Espa-nha, Venezuela, Grécia, Taiwan, Ro-mânia, Alemanha e mais dez países.

Seu fascínio pela busca espiritual, quedata da época em que, como hippie, vi-ajava pelo mundo, resultou numa sériede experiências em sociedades secretas,religiões orientais, etc.

Em 1982, editou ele próprio seuprimeiro livro, Arquivos do Inferno,que não teve qualquer repercussão.Em 1985, participou do livro O Ma-nual Prático do Vampirismo, quemais tarde mandou recolher por con-siderá-lo “de má qualidade”.

Em 1986, fez a peregrinação peloCaminho de Santiago de Compostela, naEspanha, e, a partir dessa experiênciamarcante, escreveu O Diário de um Mago– O Peregrino, em 1987. No ano seguin-te, publicou O Alquimista, que se trans-formaria no livro brasileiro mais vendidoem todos os tempos. Outros títulos sesucederam: Brida (1990), As Valkírias(1992), Na Margem do Rio Piedra EuSentei e Chorei (1994), Maktub (coletâ-nea das melhores colunas publicadas naFolha de S. Paulo, 1994), uma compila-ção de textos seus em Frases (1995), OMonte Cinco (1996), O Manual do Guer-reiro da Luz (1997), Veronika Decide Mor-rer (1998), e O Demônio e a Srta. Prym(2000), a coletânea de contos tradicio-nais em Histórias para Pais, Filhos e Ne-tos (2001), Onze Minutos (2003), OGênio e as Rosas – ilustrado por Mauriciode Souza (2004), O Zahir (2005), Sercomo um rio que flui (2006), A Bruxa dePortobello (2007), O Vencedor está só(2008) e O Aleph (2010).

Aconteceu nesse domingo(14/08) em Nova Campinas aQuinta Embaixada do Sambatendo como anfitrião o G.R.B.C.Esperança de Nova Campinas –presidente Jurema Gonzaga.

O evento foi dedicado ao Dia dos Pais e teve comouma das atrações o Grupo Alma Carioca.

A diretoria do Esperança aproveitou aoportunidade para confirmar que o enredo dacarnavalesca Sandra Braganholo para o Carnaval/2012 são AS LENDAS DE XANGÔ.

Todas as agremiações carnavalescas de Duquede Caxias marcaram presença e mais uma vez afeijoada à moda da casa levou a nota máxima dogrande público presente.

Esperança de Nova Campinas5.º Embaixada do Samba

O diferencial desta feita foi o sorteio de vários brindes ofertados pelo comérciolocal. Confira no blog do Esperança de Nova Campinas

Drogaria Gaspari de Nova CampinasTradição de apoio à iniciativas de arte,

cultura, esporte e lazer em Duque de Caxias

Além de fazer o seu dever de casa (e bem), a Drogaria Gaspari de NovaCampinas (que é dirigida pelo Toninho da Farmácia) destaca-se pelo apoio eincentivo a arte, cultura, esporte e lazer em Duque de Caxias.

Atento às carências comunitárias nas áreas citadas, Toninho da Farmácianão tem medido esforços para (sempre que possível) apoiar culturalmente inici-ativas na área social procurando viabilizar produções e realizações de eventosem geral.

Cumpre a nós do Campinarte registrar este fato como prova de reconheci-mento. Falamos em nome de todos que realmente se preocupam com desenvol-vimento cultural de Duque de Caxias, e para melhor exemplificar podemos citarque no último sábado (13/08), foi realizado no Shopping Família em Santa Cruzda Serra um evento que também contou com o apoio do amigo Toninho daFarmácia; estou me referindo ao Musical Rio. A produção ficou por conta da J.N.Imagens que mobilizou um grande número de artistas de Duque de Caxias atra-indo um público que superlotou as dependências do Shopping Família. (Saibatudo sobre o evento acesse http://ilhafantasy.wordpress.com)

Aberta das 7:00 às 23:00 horas, inclusive aos domingos eferiados, a Drogaria Gaspari em Nova Campinas fica na Ave-nida B (Tel.: 3653-2675) – Duque de Caxias.

A Drogaria Gaspari aceita todos os cartões de cré-dito (você também pode parcelar suas compras),entrega em domicílios (sem acréscimos) e mais: mui-tas promoções e descontos especiais.

Drogaria Gaspari de Nova Campinas“Nosso orgulho é fazer parte da sua vida”Direção: Toninho da Farmácia.

Publicação com informaçãoe análise das realidades easpirações comunitárias

Nova Campinas / Cep: 25040250Telefone / 2775-9481

BLOGOBSERVATORIOCOMUNITARIO.BLOGSPOT.COM

e-mail:[email protected]

Fundado em 27/09/1996por Huayrãn Ribeiro

Fotos: Arquivo CampinarteDiagramação, Arte Finale Pesquisa: Equipe CampinarteComercial: Huayrãn Ribeiro Colaboram: Reginaldo C. Rocha (Pre-

sidente da ABAJA), Dra. Sandra Borges (Ci-rurgiã Dentista), Dr. Máximo G. Costa (Ad-vogado), Missionária Maria da Gloria (Assem-bléia de Deus), AVLADUC - (Associação deVôo Livre e Amigos de Duque de Caxias - Ins-trutor: Jaú (Transporte), Carlito do Sal (Ra-dialista Comunitário), Embaixada de Portu-gal, Giselle Miranda (Espaço Saúde), Profes-sora Valeria Teixeira (Centro Cultural AguéMarê - Nova Campinas), Professor Joacil (Gru-po Joalon - Santa Cruz da Serra), Karla Silva(ASCOM - Associação Comunitária de SantaCruz da Serra).

Os artigos assinados são de exclusi-va responsab i l idade de seus autores ,onde nem sempre refletem o pensamen-to do Campinarte Dicas e Fatos, O Infor-mativo.

Tiragem: 3.000 exemplares.

CampinarteDicas & Fatos

Nota de falecimento

O Campinarte Dicas e Fatoscumpre o doloroso dever de co-municar o falecimento de RubensBarroso - * 14 de julho de 1927 /+ 06 de agosto de 2011.

Barroso era casado e deixacinco netos e três bisnetos.

Morava há mais de 18 anos emNova Campinas (Rua 6) em Duquede Caxias.

É com tristeza que manifesta-mos o nosso profundo pesar pelaperda deste estimado amigo.

Lene Frutas

Direção - Lene

DE SEGUNDA A DOMINGOAVENIDA B

(EM FRENTE AO DPO)NOVA CAMPINAS

DUQUE DE CAXIASFRUTAS, LEGUMES,

TEMPEROS, OVOS, ETC.

E

PE

Campinarte Página 03Dicas & Fatos

Editorial

Tenho Carade Palhaço?

PRESTE ATENÇÃO!

Tenho Carade Palhaço?

Huayrãn Ribeiro

Huayrãn Ribeiro

Você pode participar do nos-so informativo mandando fotos,piadas, pensamentos, contos.

Se por um acaso as autori-dades não estão sendo tão com-petentes assim na sua rua, noseu bairro, na sua escola, notransporte, saúde, etc., faça con-tato.

Participe do nosso FALA MO-RADOR, criado especialmentepara denunciar irregularidadesnas comunidades.CONTATOS PELO [email protected]

FALA MORADOR

ESTE PROJETO TEM COMOOBJETIVO PRINCIPAL ATENDERJOVENS E ADOLESCENTES EMSITUAÇÃO DE RISCO E VULNE-RABILIDADE SOCIAL.

VALE LEMBRAR QUE ESTEPROJETO JÁ POSSUI NÚCLEOSEM NOVA CAMPINA, PARQUE EL-DORADO E PARQUE PAULISTA,COM AS MODALIDADES CARATÊ,CAPOEIRA E TAEKWONDO.

O EVENTO CONTOU COM APRESENÇA DO TÉCNICO DA SE-LEÇÃO ESTADUAL DE CARATÊ,PROFESSOR MANOEL VARELLAPENTA-CAMPEÃO BRASILEIROCONSECUTIVO, QUE EXAMINOU60 ATLETAS DE CARATÊ...

MESTRE XAVANTE SE APRE-SENTOU COM A CAPOEIRA...

PROFESSOR JULIO DO TAE-KWONDO....

TODOS MINSTRAM AULASDENTRO DO PROJETO MEDA-LHA DE OURO QUE É UMA INI-CIATIVA DO ATELTA JUAREZSANTOS, CAMPEÃO DOS JOGOSPANAMERICANOS RIO 2007.

Confira tudo no

observatoriocomunitario.blogspot.com

PROJETO MEDALHA DE OURO(EXAME DE FAIXA)

PROJETO MEDALHA DE OURO(EXAME DE FAIXA)

NESSE DOMINGO (14/08), NO SALÃO DE FESTAS DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DENOVA CAMPINAS (DUQUE DE CAXIAS) FOI REALIZADO MAIS UM EXAME DE FAIXAPROMOVIDO PELO PROJETO MEDALHA DE OURO QUE BENEFICIA COM A PRÁTICADESPORTIVA CERCA DE 200 JOVENS E ADOLESCENTES.

Fonte / ateusdobrasil.com.br

Por onde eu começo? A PolíciaFederal quebrou um esquema dedesvio milhonário de dinheiro desti-nado ao turismo que tá em todos osnoticiários da TV: a Operação Vou-cher. Nela, entre os 38 presos háum pastor evangélico e dono daempresa chamada Connectur — queninguém conseguiu localizar ainda —chamado Wladimir da Silva Furtado.

Até aí beleza. Ele foi preso e foiestipulada uma fiança de R$109.000,00 — equivalente a 200salários mínimos. Ele, pra ser libera-do na madrugada de sábado, dia 13de agosto de 2011, pagou com umcheque… que depois viram que nãopodia ser descontado por falta defundos. Agora que ele tá livre, levee solto, ele tem a cara de pau depedir a redução da fiança, ao invésde fazer isso antes dele tentar pa-gar com cheque sem fundo.

Wladmir Furtado foi visto recen-temente na TV pedindo dinheiro paraos fiéis de sua igreja e amigos pes-soais. Pedia doações de 100 a 1000reais na conta da mulher dele pratentar cobrir o bendito do cheque.

Olha, é direito dele se defenderperante à justiça, se possível em li-berdade e tudo mais. Mas passarcheque sem fundo? Que imagem elequer passar? Ele já tá sendo acusa-do de estelionato, de ter desviadorecursos públicos com uma empresade fachada cujo endereço coinciden-temente é o da igreja dele… e agoradando calote no delegado? Tipo, porque diabos ele não aguardou juntara bufunfa ou o advogado conseguirdiminuir a fiança ou até conseguirum habeas corpus antes de tentarpagá-la?

Ah! Se liga de que ele é acusadode pegar essa grana pra Connec-tur, certo? De acordo com o que eledeclarou para a Polícia Federal, eleteria se surpreendido ao ter recebi-do esse dinheiro, como se tivessecaído do céu. Ao invés de devolver,ele resolveu ficar com a bufunfa efazer estudos de turismo para o es-tado do Amapá. Onde estariam es-ses estudos? Jesus Cristo deve terlevado pra fazer revisão ortográfi-ca lá no Paraíso, porque aqui no pla-neta Terra eles não estão.

Como se não fosse suficiente,ele tá levando fumo do MinistérioPúblico por ter desviado cerca dedez milhões de reais da merendaescolar da cidade de Ferreira Go-mes, Amapá, onde ele já foi prefei-to. Ele foi cassado por causa disso eotras cositas más.

Não é engraçado ver pastorespagando de exemplo de moral fa-zendo esse tipo de coisa? Levar agrana da merenda das crianças,desviar grana do governo e dar umcheque sem fundo para pagar umafiança devem ser coisas que Jesusfaria, certo?

Será que esse adorador deSATANÁS está pensando quetodo mundo tem cara de pa-lhaço, assim como eu?

Pastor preso pagafiança com cheque

sem fundos

Parece que foiontem...

Ele não é mais uma criança!Nós nem percebemos! O tempofoi passando foi passando e nãoé que o Campinarte Dicas e Fa-tos (dia 27 de setembro) estarácompletando 15 anos?

Esse belo adolescente ao lon-go desses quinze anos tem tra-balhado como gente grande.

Tem procurado cumprir o seupapel como veículo de comuni-cação comunitária promovendoe divulgando o comércio a in-dústria, a arte, cultura, espor-te, isso sem deixar de destacaras carências na área social quetanto afligem nossos bairros: otransporte, saúde, educação,segurança, etc.

É motivo de muito orgulhoe satisfação completar quinzeanos de trabalho totalmente in-dependente. O Campinarte nun-ca recebeu um centavo de qual-quer prefeitura municipal ou dequalquer governo de estado emuito menos do governo fede-ral, e mais: não somos umaONG, associação, centro cultu-ral, centro social ou fundação.

O Campinarte não é financi-ado por nenhum partido políti-co e/ou por nenhuma denomi-nação religiosa.

O Campinarte também nãoé financiado pelo tráfico de dro-gas ou por milicianos, o Campi-narte não tem sequer vende-dores ou agenciadores para cap-tação recursos.

Quando falamos em Campi-narte não estamos nos referin-do apenas a uma simples mar-ca. Conseguimos imprimir umconceito, graças a um grupo decolaboradores (dos mais varia-dos segmentos sociais) sérios,honestos e com conhecimen-to de causa. Colaboradores quede maneira espontânea sedoam porque são sensíveis anossa proposta e reconhecema importância da circulação doCampinarte Dicas e Fatos paraDuque de Caxias.

O Campinarte agradece atodos que direta ou indire-tamente participam desseque há 15 anos vem traba-lhando para ser um informa-tivo cada vez mais digno detodos vocês.

Leiam, comentem e reco-mendem o Campinarte Dicase Fatos.

Grato pela atenção...

C

C

CampinartePágina 04 Dicas & Fatos

Rádio CampinarteO som das comunidadeshttp://radiocampinarte.blogspot.com

Rádio CampinarteO som das comunidadeshttp://radiocampinarte.blogspot.com

Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa

Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP 20021-180

Telefax (55) (21) 2221-0277 / 2292-5845 / 2242-6693

E-mail: [email protected]

Fundada no dia 14 de julho de1945, por Heitor Villa-Lobos, nosmoldes da Academia Francesa, a Aca-demia Brasileira de Música é institui-ção cultural sem fins lucrativos com-posta de quarenta Acadêmicos, per-sonalidades de destaque no meiomusical brasileiro nas áreas da com-posição musical, da interpretação eda musicologia. Foi reconhecida deUtilidade Pública por Decreto Fede-ral de 7 de novembro de 1946 e ins-tituída como Órgão Técnico Consul-tivo do Governo Federal por Decretode 6 de junho de 1947.

Saiba mais no site da Academia Brasileira de Músicawww.abmusica.org.br

Uma Música de Sucesso

Cadeira nº 21

Luiz Paulo HortaPatrono / MANOEL JOAQUIM DE MACEDO

Fundador / CLAUDIO SANTORO

Carioca de nascimento, de 1943, Luiz Paulo Horta se fez conhecer como pia-nista, critico musical e depois como jornalista. Estudou matérias teóricas comEster Scliar e Cleofe Person de Mattos e piano com Salomea Gandelmann, Home-ro Magalhães e Moura Castro. A partir de 1970, trabalhou como crítico musical do“Jornal do Brasil”, em sucessão a Ronaldo Miranda, exercendo o cargo com notá-vel competência e imparcialidade. De 1985 a 1990, dirigiu a seção de música doMuseu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, quando teve oportunidade de trazerao Brasil Karlheinz Stockhausen. A partir de 1990, é o crítico musical do jornal “OGlobo”, onde exerce também outras funções, como a de diretor da prestigiosapágina “Opinião”. Eleito para a ABM em 1993, é também membro da AcademiaBrasileira de Arte e goza de muito prestígio nos meios musicais cariocas.

Obras teóricas e musicológicas

“Caderno de Música”, 1983; “Villa-Lobos, uma Introdução”, 1987,

com valiosa edição ilustrada fora do mercado; “Dicionário de Músi-

ca Zahar”, 1987; e “Música Clássica em CD”, guia para uma discote-

ca básica, 1997. Organizou, com Luiz Paulo Sampaio, a edição

brasileira condensada do dicionário Grove, em 1994.

Criamos essa seção para matar a curiosidade de muitos amigos e leitoresno que diz respeito a determinadas músicas.

Vamos (na medida do possível) apresentar aqui músicas que fizeram, fa-zem e (pelo jeito) continuarão fazendo sucesso por muitos e muitos anos.

Músicas que tiveram muitos intérpretes, muitas versões e que evidente-mente não poderiam ficar de fora do repertório de grandes cantores, canto-ras, orquestras, bandas, etc.

Uma Música de Sucesso, apresenta:Garota de Ipanema / Música brasileira mais tocadaPela ordem: Toquinho e Vinicius / Ana Caram / João Gilberto / ED Motta /

Selecionamos essas quatro versões da música Garota de Ipanema para quevocê internauta possa conferir numa única seqüência os vários estilos de diversosintérpretes. Não foi possível reunir as 170 gravações dessa verdadeira jóiacomposta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes (foto), mas o que conseguimospensamos ser o suficiente para darmos uma mostra do que chamamos comtodas as letras de UMA MÚSICA DE SUCESSO!

DETALHEO RankBrasil (www.rankbrasil.com.br) homologou, em 2008, a canção

‘Garota de Ipanema’, pelo recorde de Música brasileira mais tocada.A música recordista conta com mais de 170 gravações em várias línguas e

ganhou uma versão em inglês, interpretada por Frank Sinatra.A canção é uma criação de dois grandes nomes da música brasileira: Antonio

Carlos Jobim, mais conhecido como Tom Jobim e o poeta Vinicius de Moraes, emum dos muitos encontros realizados no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro - RJ.

Para a composição, os artistas tiveram como musa inspiradora uma garotade 14 anos, chamada Heloísa Pinheiro. A adolescente encantava os poetastodas as vezes que passava em frente ao bar Veloso, atualmente bar Garota deIpanema, “num doce balanço a caminho do mar”.

A música é um dos maiores sucessos da Bossa Nova, ritmo que surgiu comoum exercício musical, no final da década de 50, inspirada pelo Samba. A BossaNova adaptou o ritmo super brasileiro, deixando-o mais suave.

O novo ritmo foi criado por um grupo de moças e rapazes de classe médiaalta, com idade média de 20 anos, que se reuniam na casa do poeta Vinicius deMoraes e da cantora Nara Leão, para improvisar o que eles chamavam de‘samba sessions’.

Bossa NovaO termo Bossa Nova surgiu a partir de uma gíria da época. Quando algo era

original, inteligente, bem-humorado, dizia-se que essa coisa era ‘cheia de bossa’.Grandes nomes: Tom Jobim, Nara Leão, Vinicius de Moraes, Toquinho, João

Bosco, João Gilberto.Foi a principal influência para um dos movimentos mais importantes da

música brasileira: o Tropicalismo.Redação: Raquel Susin Revisão: Fátima Pires

GAROTA DE IPANEMA

A

Q

Religião - Como começou?

Campinarte Página 05Dicas & Fatos

ESPIRITISMO No Caminho da Verdade

Poesia Espírita

NA PRÓXIMA EDIÇÃO / CRISTIANISMOERA JESUS O CAMINHO A DEUS?

(SEGUNDA PARTE)

Livro:Humorismo no AlémFrancisco C. Xavier

Quando a morte chega, com sua bagagem de mistérios, traz junto divergências e indaga-ções.

Afinal, quando os olhos se fecham para a luz, o coração silencia e a respiração cessa, terámorrido junto a essência humana?

Materialistas negam a continuação da vida. Mas os espiritualistas dizem que sim, a vidaprossegue além da sepultura.

E eles têm razão. Há vida depois da morte. Vida plena, pujante, encantadora.Prova disso? As evidências estão ao alcance de todos os que querem vê-las.Basta olhar o rosto de um ser querido que faleceu e veremos claramente que falta algo: a

alma já não mais está ali.O Espírito deixou o corpo feito de nervos, sangue, ossos e músculos. Elevou-se para regiões

diferentes, misteriosas, onde as leis que prevalecem são as criadas por Deus.Como acreditar que somos um amontoado de células, se dentro de nós agita-se um universo

de pensamentos e sensações?Não. Nós não morreremos junto com o corpo. O organismo voltará à natureza - restituiremos

à Terra os elementos que recebemos - mas o Espírito jamais terá fim.Viveremos para sempre, em dimensões diferentes desta. Somos imortais. O sopro que nos

anima não se apaga ao toque da morte.Prova disso está nas mensagens de renovação que vemos em toda parte.Ou você nunca notou as flores delicadas que nascem sobre as sepulturas? É a mensagem

silenciosa da natureza, anunciando a continuidade da vida.Para aquele que buscou viver com ética e amor, a morte é apenas o fim de um ciclo. A volta

para casa.Com a consciência pacificada, o coração em festa, o homem de bem fecha os olhos do corpo

físico e abre as janelas da alma.Do outro lado da vida, a multidão de seres amados o aguarda. Pais, irmãos, filhos ou avós -

não importa.Os parentes e amigos que morreram antes estarão lá, para abraços calorosos, beijos de

saudade, sorrisos de reencontro.Nesse dia, as lágrimas podem regar o solo dos túmulos e até respingar nas flores, mas

haverá felicidade para o que se foi em paz.Ele vai descobrir um mundo novo, há muito esquecido. Descobrirá que é amado e experimen-

tará um amor poderoso e contagiante: o amor de Deus.Depois daquele momento em que os olhos se fecharam no corpo material, uma voz ecoará na

alma que acaba de deixar a Terra.E dirá, suave: Vem, sê bem-vindo de volta à tua casa.* * *A morte tem merecido considerações de toda ordem, ao longo da estada do homem sobre a

Terra.É fenômeno orgânico inevitável porque a Lei Divina prescreve que tudo quanto nasce, morre.A morte não é pois o fim, mas o momento do recomeço.Pensemos nisso.Redação do Momento Espírita.Disponível no Cd Momento Espírita, v. 17, ed. Fep.Em 28.10.2010.

Morrer é voltar para casa

O COMBOIO PARA O ALÉMPASSA POR TODO LUGAR,MAS A MORTE NÃO AVISAO DIA EM QUE VAI PASSAR

Leandro Gomes de Barros

É UMA VERDADE INCONTESTEQUE MELHOR SE VÊ NO ALÉM;QUEM SE AFASTA DO REMÉDIO

ENCURTA A VIDA QUE TEMRangel Coelho

A FACE LINDA, NA TERRA,ÀS VEZES, TAZ DESVENTURA;

O ROSTO FEIO NA VIDAÉ UMA DEFESA SEGURA

Juvenal Galeno

Até aqui, à exceção do capítulo sobre ojudaísmo, consideramos as principais religiõesque se fundam em larga escala na mitologia.Examinaremos agora mais uma religião queafirma levar a humanidade para mais perto deDeus — o cristianismo. Qual é a base docristianismo — mitos ou fatos históricos?

A HISTÓRIA da cristandade, com suas guerras, inquisições,cruzadas e hipocrisia religiosa, não ajudou a causa docristianismo. Muçulmanos devotos e outros apontam para acorrupção moral e a decadência do mundo ocidental “cristão”como base para rejeitar o cristianismo. De fato, as chamadasnações cristãs perderam o leme moral e naufragaram nosrochedos da falta de fé, da ganância e da luxúria.

Que os padrões do cristianismo original eram diferentes dosatuais costumes permissivos é atestado pela professora ElainePagels, em seu livro Adão, Eva e a Serpente (em inglês), emque ela diz: “Muitos cristãos dos primeiros quatro séculosorgulhavam-se de seu refreamento sexual; eles evitavam apoligamia e não raro também o divórcio, que a tradição judaicapermitia; e repudiavam as práticas sexuais extramaritaiscomumente aceitas entre seus contemporâneos pagãos, queincluíam a prostituição e o homossexualismo.”

Assim, é próprio perguntar: É a história da cristandade eseu atual estado moral um reflexo fiel dos ensinos de JesusCristo? Que tipo de homem era Jesus? Ajudou ele a levar ahumanidade mais para perto de Deus? Era ele o prometidoMessias das profecias hebraicas? Estas são algumas dasperguntas que abordaremos neste capítulo.

Jesus — Quais Eram as Suas Credenciais?Em capítulos anteriores, vimos o papel destacado que a

mitologia tem desempenhado em praticamente todas asprincipais religiões do mundo. Todavia, quando consideramosas origens do judaísmo, no capítulo anterior, não começamoscom um mito, mas sim com a realidade histórica de Abraão,seus antepassados e seus descendentes. Com o cristianismo eseu fundador, Jesus, também começamos, não com mitologia,mas sim com um personagem histórico.

O primeiro versículo das Escrituras Gregas Cristãs,comumente conhecidas como Novo Testamento declara:“O livro da história de Jesus Cristo, filho de Davi, filho deAbraão.” (Mateus 1:1) Trata-se duma afirmaçãoinfundada de Mateus, um ex-cobrador de impostos judeu,discípulo imediato e biógrafo de Jesus? Não. Os 15versículos seguintes apresentam a linha dedescendentes de Abraão até Jacó, que “tornou-se paide José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que échamado Cristo”. Por conseguinte, Jesus realmente eradescendente de Abraão, Judá e Davi, e, como tal, tinhatrês das credenciais do predito “descendente”[“semente”] de Gênesis 3:15 e de Abraão. — Gênesis22:18; 49:10; 1 Crônicas 17:11.

Outra credencial para a Semente messiânica seria seu lugarde nascimento. Onde nasceu Jesus? Mateus nos diz que Jesus“[nasceu] em Belém da Judéia, nos dias de Herodes, o rei”.(Mateus 2:1) O relato do médico Lucas confirma isso, dizendo-nos sobre o futuro pai adotivo de Jesus: “José . . . subiu tambémda Galiléia, da cidade de Nazaré, e foi à Judéia, à cidade deDavi, que se chama Belém, por ser membro da casa e famíliade Davi, a fim de ser registrado com Maria, que lhe fora dadaem casamento, conforme prometido, nesta ocasião já em estadoavançado de gravidez.” — Lucas 2:4, 5.

Por que era importante que Jesus nascesse emBelém, e não em Nazaré, ou em outra cidade qualquer?Por causa duma profecia proferida no oitavo século AECpelo profeta hebreu Miquéias: “E tu, Belém Efrata,pequena demais para chegar a estar entre os milharesde Judá, de ti me sairá aquele que há de tornar-segovernante em Israel, cuja origem é desde os temposprimitivos, desde os dias do tempo indefinido.” (Miquéias5:2) Assim, seu lugar de nascimento dá a Jesus maisuma credencial para ser a prometida Semente e oMessias. — João 7:42.

De fato, Jesus cumpriu muitas outras profecias das EscriturasHebraicas, provando assim que tinha todas as credenciais paraser o prometido Messias. Poderá verificar algumas destas naBíblia. Mas, examinemos agora brevemente a mensagem deJesus e seu ministério.

Cristianismo — era Jesus o caminho a Deus?(primeira parte)

C

ANOTAAlém de saboroso, o consumo de peixe é muito

nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação.Para começar, o peixe é rico em proteínas, comoqualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar delado a carne vermelha, estará bem nutrido comendopeixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais,entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é tambémfonte das vitaminas A, D e B. E a melhor notícia é quepeixe tem pouca gordura! É claro que existem algumasespécies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem bemmenos gordura do que carne vermelha e frango, eisso faz com que sua digestão seja mais rápida. E peixeé ótimo para quem quer perder peso e controlar onível de colesterol no sangue! Algumas espécies depeixe, principalmente aqueles de água fria, são ricosem ômega-3, que é um tipo de gordura bastantebenéfica à nossa saúde.

CampinartePágina 06 Dicas & Fatos

TEMOS

GELOPeixaria da Serra

Av. Automóvel Club - Santa Cruz da Serra - Teles: 2672-4791 / 9403-3344

PEIXE FRESCO TODO DIA!

Peixaria da Serra

Receitas de Peixes

e Frutos do MarApoio / Peixaria da Serra

Av. Automóvel Club - Sta. Cruz da SerraTeles: 2672-4791 / 9403-3344

Rua H, 561- Nova Campinas - Área 2

“Caldo”Lanchonete

Caldo de CanaPastéis

EmpadasKibes...

Obrigadopela

Preferência

Obrigadopela

Preferência

Caldo de CanaPastéis

EmpadasKibes...

Peixe recheado com azeitona

Conheça seu corpo e lembre que cada pessoametaboliza de uma forma diferente os alimentos.Quem engorda fácil precisa evitar gorduras.Aqueles que sofrem de colesterol alto não devemcomer ovos. O sal é nocivo para os hipertensos, equem tem problemas com fermentação passamelhor se não exagerar nos doces, leite e feijão,por exemplo.

Faça, no mínimo, três refeições diárias (café damanhã, almoço e jantar) e, se possível, inclua umlanche à tarde. Procure observar horários fixos enão transforme os finais de semana em “valetudo”. Assim, gradativamente, você comerámenos e manterá níveis de energia sempreestáveis.

Acontece que se você visitar o município deDuque de Caxias e principalmente alguns bairrosdo Terceiro Distrito, por exemplo, Santa Cruz daSerra, Parque Paulista, Nova Campinas, essas dicas,com certeza, vão por água abaixo.

Temos uma infinidade de bares, pensões,restaurantes, pizzarias com pelo menos uns 30pratos diferentes para você escolher. Uma cozinhabem variada, com o melhor da comida caseira.Muitas casas aceitam reservas antecipadas de

Algumas dicas para umaalimentação saudável

Algumas dicas para umaalimentação saudável

grupos para almoços, jantares e café colonial,confraternizações, aniversários, eventos entreoutros. Algumas trabalham no sistema Self-servicepor KG, outras no mesmo sistema só que sembalança o qual a pessoa se serve de acordo coma sua necessidade. E os caldo e sopas! Cremosas,suculentas, leves, etc. São apaixonantes. Temquem tome o ano inteiro, ou os que só esperamcomeçar o frio pra se deliciar, mas é difícil quemnão aprecie um bom prato fumegante dessasdelícias.

Difícil é evitar as tentações das mesas comdiversos doces, sobremesas e mousses. Diversostipos de bolos decorados. Claro que muitas casasfazem entregas a domicilio.

Resumo: temos sim o melhor da comidacaseira pra todos os gostos e por um bom preço(algumas casas aceitam cheque e a maioria cartõesde crédito) e ambientes aconchegantes, simples,bem transados, limpos e principalmente com umatendimento de primeira.

NÃO DEIXE DE CONSULTAR O NOSSOCAMPINARTE PARA DESCOBRIR ALOCALIZAÇÃO DO MELHOR DA COMIDACASEIRA EM DUQUE DE CAXIAS.

Ingredientes1 peixe de 1,5 kg (robalo, namorado,

tainha etc), 3 colheres (sopa) demargarina, 1 xícara de farinha demandioca, 1/4 de xícara de azeitonaspicadas, 3 ovos cozidos, duros e picados,Sal a gosto

Modo de PreparoDerreta a margarina, acrescente

aos poucos a farinha de mandioca,mexendo bem até que a margarinatenha sido absorvida e a misturaesteja homogênea;

Retire do fogo e junte osingredientes seguintes;

Recheie o peixe com esta mistura;Feche as cavidades com palitos os

espetinho;Coloque numa assadeira bem

untada;Cubra com pedacinhos de

margarina;Leve ao forno preaquecido,

moderado, asse por 30 minutos.(Sirva com legumes a gosto)

A

REALMENTE

CURIOSO

Campinarte Página 07Dicas & Fatos

AS CULTURAS E AS MEMÓRIAS BRASILEIRAS, DESTRINCHADAS EM PERFIS,

BIOGRAFIAS, CURIOSIDADES, JOGOS E BRINCADEIRAS.

ALMANAQUE CAMPINARTE

O Campinarteadverte:

NOSSAS PIADAS SÃO MUITO

ENGRAÇADAS, CUIDADO PARA

NÃO MORRER DE RIR!!!!

AS MELHORES PIADAS

DE PORTUGUES:

Y

PENSÃO DA VERAREFEIÇÕES, SALGADOS, BOLOS, PUDINS, REFRIGERANTES E DOCES DIVERSOS

Rua: Malherbe / LOTE 07 (antiga Rua 20), Quadra 51 / Parque Paulista - Duque de Caxias

9455 - 1620

Quentinhaspara Viagem

TV CAMPINARTE APRESENTAYEDA MARANHÃO

Yeda Maranhão é sambista, cantora,compositora e integrante da Ala deCompositores do G.R.E.S. Acadêmicos doSalgueiro. A paixão pela música vem defamília. Nascida em São Luiz do Maranhãoe radicada na cidade do Rio de Janeirohá 40 anos, Yeda é filha de Luiz Costa,amo de Bumba-Meu-Boi da Maioba - umdos principais personagens das tradicionaisfestas da cidade. A sambista tem dois LPse dois CDs gravados. Participou tambémdo CD “MPB de Raiz, produzido peloradialista, produtor musical, pesquisadore historiador de música brasileira AdelzonAlves. A cantora se apresenta por todoBrasil em carreira solo e com a VelhaGuarda Show do Acadêmicos do Salgueiro- tendo o CD da agremiação indicado aoGremmy Latino - Los Angeles. YedaMaranhão lançou recentemente o CD “DoRio a São Luiz”, onde faz uma fusão dosamba carioca com vertentes datradicional música do nordeste do país.Neste trabalho apresenta cançõesautorais e obras de compositores comoArlindo Cruz e Almir Guineto (com quemdivide faixas), Franco, Adalto Magalha,entre outros. Produzido pelo maestro IvanPaulo, o CD, gravado na Cia dos Técnicos,conta com as participações dos principaismúsicos do país, como Dirceu Leite,Gordinho, Carlinhos 7 Cordas, MárcioVanderlei, entre outros grandes nomes.

ESPECIAL YEDA MARANHÃO

A TV Campinarte está apresentando um especial com Yeda Maranhão. Umaseleção de vídeos da cantora onde fica evidenciada a sua versatilidade, criatividadee destaque (claro) para sua poderosa voz.

Pela ordem você poderá assistir:“YEDA MARANHÃO PRESTA HOMENAGEM A NELSON CAVAQUINHO” / YEDA

MARANHÃO CANTA CLARA NUNES / YEDA MARANHÃO E O BOI DE SÃO LUÍSCOM CIA MARIOCAS NO TEATRO RIVAL

ACESSE / TVCAMPINARTE.BLOGSPOT.COM

* O brasileiro diz pro Joaquim, seuamigo portuga:

- Vai ter um eclipse hoje!Aí o portuga veio com essa:- Bobagem, ó pá! Da última vez que

me disseram isso fiquei a esperar, espe-rar. . . Daí escureceu tudo e eu numconsegui ver mais nada!

* Um alemão, um brasileiro, umportuguês e um chinês foram selecio-nados para um concurso de mentiras,quem falasse a pior das mentiras ganha-ria. A primeira mentira a ser contadacoube ao português:

Manoel então disse:- Na minha terra existia um sábio

que. . .Imediatamente os jurados se levan-

tam aplaudindo:- Muito bem, bravo, já ganhou!

* O portugues liga para o aero-porto e pergunta quanto tempo de-mora uma viagem do Brasil para Portu-gal, a atendente pede: “Um minuto porfavor” e o portugues fala obrigado edesliga!

* O portugues foi em uma pizzariae pediu uma pizza, o garçom educada-mente trouxe lhe a pizza e perguntou:Voce quer que eu corte em 04 ou 08pedaços?

O portugues respondeu : Corte em04 pedaços porque 08 eu acho que nãovou conseguir comer.

* - João, estou precisando de di-nheiro e vou tirar algum órgão do meucorpo para receber a indenização. Medê alguma idéia?

- Sim! Pegue uma faca e corte umamão!

- Mas como vou cortar a outra?- Ah. . . Eh verdade. Já sei! Vá até

a linha do trem e coloque as duas mãosnos trilhos. Quando o trem vier, elecorta suas mãos.

E lá foi o portuga para o trilho, es-perar o trem. Quando o trem chegouperto, o portuga se desesperou, colo-cou as mãos no rosto e disse:

- Não quero nem ver!

A dona da voz é a locutora

paulista Patrícia Godoy. Toda vez

que você liga para alguém a co-

brar, ouve a mensagem “chama-

da a cobrar: diga seu nome e a

cidade de onde está falando”.

Quem está do outro lado da li-

nha, recebendo a ligação, ouve

“chamada a cobrar: para aceitá-

la, continue na linha após a identi-

ficação”. As duas mensagens fo-

ram gravadas com a voz de Pa-

trícia, que você vê na foto acima.

Apesar de ser formada em piano

clássico, educação física e labora-

tórios médicos, Patrícia trabalha

como atriz desde os 15 anos,

quando começou a fazer comer-

ciais, gravar jingles e dublar vo-

zes. A dona da voz também já

fez novelas e apresentou telejor-

nais no SBT. Agora sua principal

ocupação é como locutora de co-

merciais. “Meus amigos já até

sabem quando um comercial tem

a minha voz”, diz. A chamada a

cobrar automática (com a disca-

gem do 9 na frente do número)

existe no Brasil desde 1984. An-

tes, dava um trabalhão: o usuá-

rio tinha que ligar para a telefonis-

ta, que então fazia a ligação.

Hoje, quando alguém recebe uma

chamada a cobrar, tem seis se-

gundos para decidir se a aceita

ou não - é nesse intervalo que

entra a mensagem com a voz da

locutora. Depois desse período, a

ligação começa automaticamen-

te a ser cobrada.

De quem é a voz da

chamada a cobrar?

Tradição de Qualidade

Promoção Todo Dia!!!

Venha e Comprove!!!Av. B, 411 - Nova Campinas - Duque de Caxias - RJ

Tradição de Qualidade

Promoção Todo Dia!!!

Venha e Comprove!!!

CampinartePágina 08 Dicas & Fatos

Sacolão do PovoSacolão do Povo

Dicas do Abel

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO

ALOISIO - 03/09 EVANDRO - 07/09 NORMA - 08/09 VALDIR - 11/09

Wanderlei - 14/09 EMÍLIA - 16/09 TRINDADE - 20/09 ROBERTO - 22/09

MOACIR - 23/09 RAIMUNDO - 24/09 LUIZINHO - 27/09ARISTIDIS - 26/09

É com muito orgu-lho que lhes apre-sento o novo visualdo Sacolão do Povo.

Mais bonito, maiscolorido, mais ilumi-nado, mais amplo,mais confortável emuito mais sortido.

Frutas e legumessempre fresquinhose o melhor atendi-mento do bairro, issosem falar nos nossospreços que são im-batíveis.

Não medimos es-forços para bem ser-vir a nossa clientela.

Sacolão do Povo,faça-nos uma visita!

Terças - Culto de Doutrina - 18:30 h / Quartas - Culto de Consagração - 09:00 h

Quintas - Culto de Libertação - 15:00 h / Sábados - Escola Bíblica - 09:00 h

Domingos - Escola Dominical - 09:00 h / Culto Público - 18:00 h

Igreja Assembléia de Deus

Campinarte Página 09Dicas & Fatos

Rua da Associação, 21 - Irajá - Telefone 3381-3030 - Rio de Janeiro - RJ / e-mail: [email protected]

Do Senhor é a Terra e toda a sua plenitude - Salmo 24

Igreja Assembléia de Deus

Acesse o nosso blog http://hasempreumoasisnodeserto.blogspot.com

Processamento da Festa dePré-Inaugura ção da Escola

Vinde Meninos Com Classe nas Artes

Data: 13 – 08 – 2011. As 10 horas.I – Oração e Boas VindasII – Hino da Escola:“Quando eu venho andando”....III – Meditação Bíblica: Salmo 119: 99 a 104IV – Cântico: MestreV – Poesia: “Com Classe nas Arte”. Aluna TaináVI - Cântico: Construindo cada dia...VII– Diálogo de Fantoches:“Quico e Suzana Vão à Festa”VIII – Apresentação do Conjunto “Jardim de Deus”IX– Apresentação da Classe: “Pintando o Sete”X – Apresentação da Classe:“Crescendo com Jesus”XI – Apresentação do Aluno GabrielXII - Palestra: “Educação Ambiental”XIII–Poesia: “Cuidar, Cuidando. Aluno JúlioXIV - Palavra dos ProfessoresXV – Encerramento com Oração do Pai-Nosso.

BEM–VINDOS / ESCOLA VINDE MENINOS

COM CLASSE NAS ARTES

Finalmente o Projeto Vinde Meninos tornou-serealidade.

A direção espera (se tudo correr dentro doprevisto) inaugurar oficialmente em fevereiro de2012, a Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes.

Foi sábado, 13 de Agosto de 2011, a inauguraçãoda Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes / RuaSanta Bárbara N* 06. Irajá Tel. 3381 – 3030

O evento serviu basicamente para apresentar onovo espaço (ainda em construção) daquela que seráa primeira escola aberta a todas as idades (de 8 a 80anos) cujo o fundamento principal é a MORAL.

A ESCOLA VINDE MENINOS

COM CLASSE NAS ARTESEstá sendo construída para esse fim. Para fazer

JUS ao seu Título, as crianças já tem aprendido aquiqual o significado da palavra: CLASSE.

Temos já ensinado para elas que ser de Classenão é somente pertencer a uma Classe na Escola,mas, que o mais importante é ter CLASSE na suamaneira de viver, serem hoje, crianças, que ama-nhã serão; jovens, e depois de amanhã serão Ho-mens e Mulheres Dignos, Educados, Instruídos. Ver-dadeiramente terão CLASSE!

COM CLASSE NAS ARTES,O QUE ISTO SIGNIFICA?Significa que essa Escola terá todo tipo de Ensi-

no que leve não somente as Crianças, mas tambémos Adultos ao aprendizado de:

Artes Plásticas (pintura em telas), Artes Culiná-rias, Confeitagem de Bolos e Doces, Música, traba-lhos manuais como: bordados, tapeçarias e outros.

E principalmente, daremos sempre continuidadeaos ensinos de Educação Moral e Ambiental.

Ao final foi servido um almoço para mais de 100talheres.

B

A

CampinartePágina 10 Dicas & Fatos

Saúde é Vital Espaço Saúde

GISELLE MIRANDA,FORMADA EM FIS IOTERAPIA PELA

UNIGRANRIO, ESPECIALISTA EM RPG,ACUPUNTURA E P I LATES E SEGUNDAGRADUAÇÃO EM FARMÁCIA.

DRA.

SANDRA BORGES

CIRURGIÃ DENTISTAHOMEOPATA

ODONTOPEDRIATRA

TELEFONE

3653-7088

FISIOTERAPIANA DISFUNÇÃO

DA ARTICULAÇÃOTEMPOROMANDIBULAR

(DTM)(PRIMEIRA PARTE)

A articulação temporomandibular(ATM) é responsável pelos movimen-tos da nossa boca e temos uma de cadalado (em frente de cada orelha). Aspatologias que acometem essa articu-lação e os músculos que fazem seusmovimentos são chamadas de disfun-ções temporomandibulares (DTM).

Milhões de pessoas no mundo apre-sentam sinais e sintomas da disfunçãotemporomandibular, porém a DTM ain-da é pouco conhecida. As lesões sãocausadas por movimentos desnecessá-rios que fazemos com a boca, hábitoschamados de parafuncionais comomascar chicletes, roer unhas, apoiar oqueixo com a mão, morder gelo, cane-tas e outros objetos.

O bruxismo como é conhecido o atode ranger os dentes que algumas pes-soas realizam ao dormir, também estáentre os principais fatores que causamDTM. A vigilância cognitiva comporta-mental para eliminação desses hábi-tos, a proteção dos dentes e dos mús-culos para os que apresentam essedistúrbio do movimento, pode ser achave para o alívio dos sintomas dadisfunção.

Esta é uma disfunção que causasofrimento a milhões de pessoas nomundo e não escolhe sexo nem idade,até crianças e adolescentes podemdesenvolver DTM, sendo que 90% dosque buscam tratamento são mulheresna faixa etária de 15 a 45 anos. A DTMcausa dor e muitas vezes incapacitan-te, diminuindo a qualidade de vida eaté privando as pessoas do convíviosocial.

O TratamentoNa maioria dos casos, o tratamen-

to é simples e conservador, feito pormeio de exercícios, compressas, rela-xamento muscular, controle da ansie-dade e depressão, treino comporta-mental. Porém é necessária a atua-ção de uma equipe multidisciplinar comprofissionais de diversas áreas, comoodontologia, fisioterapia, neurologia,reumatologia, psicologia, otorrinolarin-gologia, endocrinologia e fonoaudio-logia, uma vez que a origem dasDTM´s é multifatorial.(continua na próxima edição)

SUS disponibiliza primeiro antirretroviral paratratamento de crianças e adolescentes com Aids

As crianças que vivem com aids no Brasil vão poder contar com novos trata-mentos a partir de agora . O Ministério da Saúde incluiu no tratamento de crian-ças e adolescentes o primeiro antirretroviral incorporado ao SUS exclusivamen-te para esses pacientes, o tipranavir. O tipranavir é o primeiro medicamento queauxilia quando não há resposta ao tratamento ou falha na terapia adotada paramenores de 6 anos de idade. Atualmente existem no Brasil 4 mil menores de 13anos em tratamento. O orçamento para o acesso aos retrovirais é de R$ 846milhões, R$ 9,7 milhões para crianças.

Fabricantes de cigarros vão pagar 40% a maisde imposto a partir de dezembro

A partir de dezembro, fumar vai ficar mais caro. O Imposto sobre ProdutosIndustrializados, o IPI, dos cigarros vai aumentar, em média, 40%. Além disso,também foram estabelecidos preços mínimos para a venda do produto no varejo.O decreto que regulamenta esse reajuste está no Diário Oficial.

Hospitais universitários federais vão receberaparelhos de diagnóstico por imagem

Diretores de 39 hospitais universitários federais assinaram nesta semanacontratos para o recebimento de aparelhos de diagnóstico por imagem. O contratoprevê a entrega de aparelhos de ressonância magnética e de raios X, tomógrafose mamógrafos. Uma das diretrizes do Programa Nacional de Reestruturação dosHospitais Universitários Federais lançado em janeiro de 2010, é a recomposiçãoda área tecnológica desses hospitais. O país contam hoje com 46 hospitaisuniversitários, vinculados a 32 universidades federais.

Lançado conjunto de medidas para reduzirdoenças crônicas não transmissíveis

Foi lançado hoje um conjunto de medidas para reduzir a taxa de mortalidadeprematura por doenças como o câncer, diabetes e Acidente Vascular cerebral. Éo Plano de Ações Estratégicas para enfrentamento das Doenças Crônicas nãoTransmissíveis. Além dessas medidas, o governo dobrou nos últimos seis mesesa distribuição gratuita de medicamentos de combate as doenças cardiovasculatescomo a hipertensão, que aumentou mais de 200%. Já o diabetes cresceu 158%.

O que é Boca Seca?Boca seca (xerostomia) significa

que você não produz saliva o sufici-

ente para manter sua boca úmida.

Todos podemos ter a boca seca, vez

ou outra, especialmente se estamos

apreensivos, tristes ou sob estres-

se. Mas se você tem a boca seca

sempre ou a maior parte do tempo,

isto pode ser desconfortável, cau-

sando problemas de saúde mais sé-

rios ou ainda indicar a existência de

uma doença mais grave. Isto por-

que a saliva faz mais do que simples-

mente manter a boca úmida - ela

ajuda a digerir o alimento, proteger

os dentes das cáries, prevenir infec-

ções ao controlar as bactérias da

boca e tornar possível a mastigação

e a deglutição.

Há várias razões que le-vam as glândulas que pro-duzem saliva, chamadas deglândulas salivares, nãofuncionarem adequada-mente. São elas:

· Efeitos colaterais dealguns medicamentos:

Mais de 400 remédios podem cau-sar boca seca, incluindo anti-histamí-nicos, descongestionantes, analgési-cos, diuréticos e remédios para pres-são alta e depressão.

· Doenças:Doenças que afetam as glândulas

salivares, tais como diabetes, doençade Hodgkins, mal de Parkinsons, HIV/AIDS e síndrome de Sjögren, podemcausar boca seca.

· Radioterapia:As glândulas salivares podem ser

danificadas se sua cabeça ou pescoçoforem expostos à radiação durante otratamento de câncer. A perda da sali-va pode ser total ou parcial, perma-nente ou temporária.

· Quimioterapia:Drogas utilizadas no tratamento

contra o câncer podem tornar a salivamais espessa, ou mais viscosa, cau-sando a sensação de secura na boca.

· Menopausa:Mudanças nos níveis de hormônios

afetam as glândulas salivares, deixan-do as mulheres durante e após a me-nopausa com uma sensação constan-te de secura na boca.

· Fumo:Muitos fumantes de cachimbo, cha-

ruto e cigarro apresentam boca seca.(Fonte / colgate.com.br)CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO

Anvisa proíbe importação de

remédio contra impotência sexualBrasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a

importação e a venda do remédio Erofast Sildenafil, usado contra a impotênciasexual.

Produzido por um laboratório do Paraguai, o medicamento não tem registrona agência reguladora. A decisão da Anvisa foi publicada hoje (24) no DiárioOficial da União.

O Ministério da Saúde publicou portaria liberando R$ 9,3 milhões adicionaispara exames de diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de útero. O Ins-tituto Nacional do Câncer (Inca) será responsável por monitorar a qualidade dosexames.

Carolina Pimentel / Repórter da Agência Brasil / Edição: João Carlos Rodrigues

ACESSE O BLOG

OBSERVATORIOCOMUNITARIO.BLOGSPOT.COM

LEIA, COMENTE E RECOMENDE

F

I

Campinarte Página 11Dicas & Fatos

CAMPINARTE E OS DIREITOSDAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Entregas à domicílio (só em Nova Campinas) – Telefone: 3903-0572

BAR E LANCHONETE VICTOR & BIA(Direção: Baiana da Ilha)

Av. A, Ilha – ponto final do ônibus Ilha

ABERTO DE QUARTA A SÁBADO

A PARTIR DAS 18 HORAS

AOS DOMINGOS

A PARTIR DAS 10 HORASLanches em Geral / Cerveja (Gelada)

Refrigerantes / Tira-Gosto...

Inscrições abertas parao Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011Iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com a Escola Brasil e patrocínio da Petrobras premiará

30 iniciativas de todo o País.Começaram dia 15 as inscrições para o Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina

Brasil – “Nada sobre nós sem nós”. O concurso vai reconhecer e valorizar iniciativas culturais járealizadas e que contribuiram para uma sociedade inclusiva por meio do desenvolvimento de produtosou ações culturais com acessibilidade.

Serão premiadas 30 ações culturais de todas as regiões brasileiras, sendo 20 na categoria ExpressãoArtística e 10 na categoria Acessibilidade. Cada vencedor receberá R$ 12,5 mil.

Os interessados podem enviar as inscrições – via Correios – até o dia 30 de setembro. O edital emformato PDF, em formato Documento, portaria de refiticação e os anexos 1, 2, 3 e 4 estão disponíveisno site da Escola Brasil e no portal do Ministério da Cultura (link no final da notícia).

Além disso, até o final da semana, o edital do concurso será disponibilizado também em áudio evídeo.

Sem fugir ao tema Acessibilidade o concurso também disponibilizará formas variadas de preenchimentodo formulário que permite a participação de todos de forma direta. Através de ferramentas inovadoras,o formulário poderá ser preenchido de forma oral ou escrita, sendo que os candidatos cegos poderãomandar a ficha em braile e os surdos poderão responder ao formulário em libras.

Nesta primeira edição do Prêmio, O Ministério da Cultura homenageará Albertina Brasil Santos,ativista com deficiência visual que, durante seu trabalho como servidora na Fundação Nacional deArtes (Funarte), sensibilizou diferentes esferas do governo e comunidades culturais para a promoçãodo talento das distintas expressões de artistas com deficiência.

O Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Escola Brasilcom patrocínio da Petrobras.

*Dúvidas ou outras informações poderão ser esclarecidas e/ou obtidas pelo endereço eletrô[email protected] e pelo telefone (61) 3202-1721.*

(Texto: Ana Cecília P. Fraga, Ascom/SCC/MinC)INFORMAÇÕES MAIS DETALHADAS NA FONTE: http://www.cultura.gov.br/site/2011/08/15/

premio-arte-e-cultura-inclusiva-2011/

Com o objetivo demostrar que a dançapode servir como for-ma de integração so-cial para os deficien-tes físicos, eles fize-ram parte da progra-mação do 3o Festivalde Dança.Manaus - As oficinas com

o grupo de dança ‘Corpo emMovimento’, que agitaram oLiceu de Artes e Ofícios Cláu-dio Santoro chegaram ao fimna noite desta quarta-feira(24). Com o objetivo de mos-trar que a dança pode servircomo forma de integraçãosocial para os deficientes físi-cos, eles fizeram parte da pro-gramação do 3o Festival deDança do Amazonas.

Uma das ideias da oficinaé formar multiplicadores, quenão precisam ter formaçãoacadêmica na área de dança.A coordenadora do grupo,Paula Costa, juntamente como coreógrafo assistente, Glau-co Araújo, e os dançarinosWellington Santos, 33, e Va-nessa Abreu, 23, passaram 3dias na capital amazonensemostrando e dando dicas decomo lidar com dançarinosque possuem alguma deficiên-cia física.

De acordo com o coreógra-fo Glauco, para a prática dadança com deficientes é fun-damental que haja o acompa-nhamento de um fisioterapeu-ta. “Tudo o que nós fazemosnecessita do acompanhamen-to de um especialista, porqueo deficiente possui suas limi-tações e é preciso saber se ummovimento não vai prejudicá-lo”, destacou.

Cadeirantesensinam a beleza

da dançasobre rodas

Fã das percepções e do ide-alismo de Gabrielle, imortalizadapelo sobrenome Chanel, a de-signer campineira Julia Gonçal-ves, de 24 anos, sonha rever-ter algumas fragilidades viven-ciadas por deficientes físicosque gostam de vestir-se bem.Prova disso é a conquista deuma das 20 vagas na etapa fi-nal do “3° Concurso de ModaInclusiva”, criado pela secreta-ria estadual de Direitos da Pes-soa com Deficiência.

Em frenesi pelo reconheci-mento do trabalho, mas com aponderação de quem visa alcan-çar o lugar máximo no evento,“Jubs”, como é chamada pelasamigas de mestrado, dedica-separa aprimorar três produtos aserem utilizados por cadeiran-tes. Tudo alicerçado no “designa serviço do bem-estar” de Vic-tor Papanek, mas com inspira-ção caseira. “A minha paixão pormoda surgiu com a minha mãe,Maria Tonussi. Quando criança,ela me ajudava a criar roupaspara as bonecas”, recorda-seentusiasmada.

A decisão de ingressar noconcurso, inclusive, deve-se aosrelatos feitos pela mãe, enfer-meira do Centro de ReabilitaçãoLucy Montoro. “Sempre conver-samos sobre as dificuldades en-contradas no cotidiano dos de-ficientes físicos. Os produtosque estamos desenvolvendounem a paixão dela pela costu-ra com o que pude aprenderna minha formação de desig-ner”, explica a campineira.

Embora alguns dos pensa-mentos tidos durante a adoles-cência tenham flertado com ascarreiras de bailarina e médica,a criatividade de Julia está atre-lada ao engajamento social.“Minha dissertação de mestra-do lida exatamente com a faltade interesse dos profissionais eausência de bibliografia referen-te à moda para esse público”,comenta. Hoje, cerca de cincomilhões de pessoas têm algumtipo de deficiência, somente noEstado de São Paulo, segundodados de 2010 do IBGE.

Frente aos males da ditadu-ra da moda, Julia estabelece oobjetivo da carreira. “Sonho tra-balhar com acessibilidade. É umcampo que exige esforço, masé muito necessário. Faz a dife-rença”, conclui. O desfile finalestá marcado para o dia 20 desetembro, na Casa Brasileira dacidade de São Paulo.

Finalista de concursode moda para

deficientes físicos

O delegado Damásio Marino, acusado de agredir o advogado e deficiente físico Ana-tole Magalhães Macedo Morandini, no dia 17 janeiro

deste ano, em São José dos Campos, São Paulo, foi condenado nesta quarta-feira a trêsmeses de prisão. O delegado tem o direito de recorrer da decisão em liberdade.

Segundo a sentença, Marino teria sido repreendido pelo advogado por haver estacionado seuveículo em vaga destinada a deficientes. Neste momento, o delegado xingou a vítima de “aleija-do filho da p...”. Em seguida o advogado, que estava numa cadeira de rodas, teria cuspido contrao veículo do acusado, que deixou o automóvel, sacou a arma e desferiu dois golpes contra suacabeça.

Morandini ainda foi ameaçado. Ele contou que na tarde do dia 28 de janeiro recebeu umaligação de um telefone da Delegacia Seccional, conforme constatou ao ligar para o mesmonúmero, logo em seguida e foi ameaçado de morte. A Corregedoria instaurou um inquérito parainvestigar a ameaça.

O delegado era titular do 6º Distrito Policial, mas foi afastado por 30 dias na época, porordem do secretário de Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto, para que a agressão fosseinvestigada. O prazo de 30 dias terminou e ele voltou a assumir funções administrativasna delegacia seccional da cidade. *Com informações da AE

Delegado acusado de agredircadeirante é condenadoDelegado pode recorrer em liberdade.

Agressão aconteceu após discussão por vaga deestacionamento destinada a deficientes físicos

D

O

CampinartePágina 12 Dicas & Fatos

Legalização de Firmas, Escriturações Contábeis, Contrato e

Distrato Social, Imposto de Renda, Licitações e SICAF.Tel.: [email protected]

R o d o v i a Wa s h i n g t o n L u i z , 1 8 . 2 5 0 S a l a 2 0 9 - S a n t a C r u z d a S e r r a - D i r. L u c i a n e

L U C I A N E C O N T A B I L I D A D EE A S S E S SOR I A J U R Í D I C A

RUA i, N.º 198 – N. CAMPINAS

3652-9645CONEXÕES E MIUDEZAS EM GERAL!ENTREGAMOS EM DOMICÍLIOS!

Casa de Conexão Bate Papodos Amigos

RUA i , 198 - NOVA CAMPINAS

Direção: Zé BarbudoBar e Mercearia

VOCÊSABIA?

Depois da vitória através de um trabalho árduo, acomemoração é merecida. A cidade de Brejetuba – ESparticipa do desafio de realizar o Maior café coado, supe-ra as expectativas dos organizadores e entra novamentepara o RankBrasil.

O primeiro título foi conquistado em 2010, com 5,6mil litros de água e 332,475kg de café. Desta vez, forammais de 8,2 mil litros de água e 580kg de café torrado emoído. O recorde aconteceu em 13 de agosto, na Gra-nExpoES 2011, em Carapina-Serra – ES. Durante o diapassou pelo local aproximadamente 28 mil pessoas.

Como resultado final, o município produziu ao todo8.260 litros de café, nas mesmas proporções de umabebida normal, seguindo as recomendações da ABIC (As-sociação Brasileira da Indústria de Café). A bebida foi dis-tribuída gratuitamente para os participantes da festa.

Para garantir que o café fosse coado de uma únicavez e que o recipiente comportasse a quantidade delíquido, os organizadores prepararam um coador gigan-te e uma xícara de 2,68m de altura e 2,51m de diâme-tro na boca.

Os auditores do RankBrasil, Luciano Cadari e CamilaGeliane de Cristo estiveram no Espírito Santo paraacompanhar todo o processo, aferir as medidas e ho-mologar a superação de recorde.

No desafio, Brejetuba ainda superou o recorde mun-dial, que era de Las Vegas, nos Estados Unidos, com7.608,68 litros de café. O Maior café coado foi feitoconforme as diretrizes do Guinness World Records, paraque a cidade também seja recordista mundial.

A tentativa já foi inscrita e com muita expectativao município agora está reunindo toda a documenta-ção necessária para enviar à sede do Guinness na In-glaterra, a qual será analisada por fiscais.

Segundo a engenheira agrônoma do município euma das organizadoras, Clarinda Morgan, a quebra dorecorde é importante para divulgar Brejetuba no Brasile no mundo, uma vez que a economia do municípiogira em torno do café.

“O recorde também teve por objetivo despertar ointeresse da população para a degustação de café demelhor sabor”, destaca. Ela acrescenta que osprodutores da cidade estão sempre empenhados emproduzir café de qualidade.

Maior café coadoCom mais de 8,2 mil litros, Brejetuba

– ES supera expectativas e entra

novamente para o RankBrasil

O Estádio de Laranjeiras, que entra para o Rank-Brasil, começou a ser construído em 17 de outubrode 1902. Na época, a Assembléia Geral do Clubedecidiu alugar uma chácara, na Rua Guanabara,hoje Pinheiro Machado, fronteira com o antigo Pa-lácio Isabel, residência oficial do presidente da Re-pública, no Rio de Janeiro.

Foram necessários dois meses para que a áreapudesse ser nivelada e transformada em um gra-mado de futebol. Depois disto, os responsáveis peloprojeto compraram um burro que, com as patasenluvadas para não danificar o campo, puxou du-rante anos uma máquina comprada na Inglaterra,para aparar a grama.

Em 1905, Eduardo Guinle, dono do terreno, man-dou construir a primeira arquibancada do Fluminen-se e os sócios levantaram ali a nova sede. No ano de1915, o então presidente do clube, Cunha Freire,ampliou a arquibancada, com setor destinado aossócios, além de levantar uma nova e luxuosa sede.Após essa reforma, o local passou a abrigar cincomil pessoas.

O estádio recordista, conhecido também comoÁlvaro Chaves, foi oficialmente inaugurado em 11de maio de 1919, com a partida entre Brasil e Chi-le. Na época, tinha capacidade para 18 mil espec-tadores. Três anos mais tarde passou por modifi-cações e sua capacidade foi aumentada para 25mil pessoas.

Além de o Fluminense Football Club ser o maisantigo entre os grandes clubes brasileiros a prati-car o futebol, desde 21 de julho de 1902, tem aMais antiga escola de futebol. Foi no Estádio deLaranjeiras que a Seleção Brasileira aprendeu a serum pouco do que é.

Em jogos da seleção, algumas vezes o públicoexcedeu a lotação oficial do estádio. A Seleção Bra-sileira jogou 18 jogos nesta sua primeira casa, ga-nhando 13 e empatando cinco.

Estádio mais antigo do Brasil

INAUGURADO OFICIALMENTE EM 1919, O ESTÁDIO

DE LARANJEIRAS, DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB,

ENTRA PARA O RANKBRASIL

Campinarte Página 13Dicas & Fatos

Colocamos ao seu dispor tudo o que você [mulher] precisa saber,

e quando falamos tudo é porque estamos literalmente colocando os

artigos mais interessantes! Contamos com grandes colaboradores

e parceiros para tornar esta seção uma seção no mínimo útil.

Campinarte só para MulheresCampinarte só para Mulheres

EElas não usam computado-

res, iPads, nem trabalham emescritórios de grandes corpora-ções. São mulheres que têmcomo principal ferramenta detrabalho enxada, bacias, linhasde pesca e vivem da terra e dafloresta. Politicamente organi-zadas, gritam por seus direitos.E se reúnem em Brasília, des-de terça-feira 16, para a Mar-cha das Margaridas. Na 4ª edi-ção do movimento, organizadode boca em boca – entre asso-ciações e em visitas em comu-nidades – a manifestação levaao Congresso Nacional umapauta de reivindicações embusca de visibilidade, reconhe-cimento social e político e decidadania plena.

O movimento, de acordocom a coordenadora da Mar-cha, Carmen Foro, traduz oconjunto de desigualdades quea sociedade vive, que acontececom as mulheres de maneirageral, mas com um recorte nocampo que mostra uma situa-ção de forma mais agravada.“No campo, por conta do esta-do brasileiro ter ficado ausen-te por muito tempo, as mulhe-res vivem em condição de mai-or pobreza e de maior falta deacesso às políticas básicas desuas vidas. Seja ela de saúdeou de educação”.

Coordenada pelo Movimen-to Sindical de Trabalhadores eTrabalhadoras Rurais compos-to pela Confederação Nacionalde Trabalhadores na Agricultu-ra (Contag) e por 27 Federa-ções (Fetag’s) e mais de 4000sindicatos, a Marcha das Mar-garidas se consolidou na lutacontra a fome, a pobreza e aviolência sexista. Sua agendapolítica de 2011 tem como lemadesenvolvimento sustentávelcom justiça, autonomia, igual-dade e liberdade. São agricul-toras familiares, assentadas,quebradeiras de coco, pescado-ras, quilombolas, mulheres docampo, das águas e das flores-tas que formam um mosaico degrande identidade política entreas trabalhadoras rurais.

“Nós temos um preconceitomuito grande de pensar que,porque são trabalhadoras ru-rais, não têm poder de mobili-zação e consciência política. Aconsciência vem da prática co-tidiana, das dificuldades. E elasacabam entrando para uma dis-cussão extremamente comple-xa, porque no cotidiano, elanecessita que se defenda umavida mais saudável, uma pro-dução sem agrotóxico, umagroextrativismo mais consci-ente da questão da floresta

viva. Isso é uma questão desobrevivência e de sobrevivên-cia vira uma pauta de discus-são política. A gente acaba dis-cutindo isso mais no âmbitodas universidades ou da mídia,mas elas sentem isso na pele”,diz a socióloga e historiadoraespecialista em gênero Rosa-na Schwartz.

A coordenadora da Marchafaz coro dessa afirmação, con-cluindo que é a partir da reali-dade que as trabalhadoras ru-rais fazem uma proposição con-creta para a saúde, por exem-plo. “À luz dessa realidade nóssomos capazes de fazer umaarticulação nacional e fazer

uma mobilização que tenhauma expressão política. Depoisde mais de 500 anos de histó-ria do Brasil, nós mulheres ehomens elegemos a primeiramulher presidenta da Repúbli-ca. Esse é um momento demaior força que nós podemoster para que questões que pa-recem naturalizadas, saltempara a prática e para a agendapolítica do governo de umamulher. Na verdade esse é osentido de pressão que nósqueremos fazer com a marchadas margaridas”.

Antes de chegar a Brasília,as delegações de mulheres ru-rais que participam da Marcha

das Margaridas se encontraramno meio do caminho, realizan-do atos políticos nas regiões doNordeste, Norte-Nordeste, Cen-tro-Oeste e Sudeste, coordena-dos pelas federações de traba-lhadores e trabalhadoras ruraisde todo o país.

“Cruzamos estradas, rios ecéus do Brasil em marcha paratransformar nossas vidas e deoutras tantas mulheres”, falaCarmen.

As mobilizações que parti-ram de Goiás, Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Roraimadão visibilidade à luta da mu-lheres nessas regiões ao de-nunciar as diversas formas de

exclusão e violência.As Federações de Traba-

lhadores e Trabalhadoras naAgricultura dos Estados daBahia, Pernambuco, Rio Gran-de do Norte, Ceará, Paraíba,Alagoas, Piauí e Sergipe rea-lizaram na tarde de segunda-feira, na cidade de Barreiras,a 853 km de Salvador, um atopolítico com a presença esti-mada de 10 mil mulheres.

As representações denove estados nordestinosvão denunciar a agressão ea invasão do agronegócionas cidades da região, des-tacando que em Barreiras éonde se dá uma grande con-centração do agronegócio,com ocupação de terraspara o plantio de soja.

Além disso, as mulheresdenunciam também a violên-cia da qual são vítimas, refe-rindo-se aos conflitos nasáreas quilombolas e aos fre-quentes assassinatos de lide-ranças sindicais em seus res-pectivos Estados.

AGENDAAs atividades da Marcha

das Margaridas já estão emcurso no Pavilhão do Parqueda Cidade e compõem: lança-mento da Campanha contra osAgrotóxicos, sete oficinas te-máticas que abordarão assun-tos de interesse da mulherrural e dois painéis sobre de-senvolvimento sustentável,mostra de artesanato e apre-sentações culturais.

POR QUE MARGARIDAS?A maior mobilização de

mulheres trabalhadoras ruraisdo campo e da floresta do Bra-sil tem esse nome como umaforma de homenagear a tra-balhadora rural e líder sindi-cal Margarida Maria Alves.

Ela é um grande símbolo daluta das mulheres por terra,trabalho, igualdade, justiça edignidade. Rompeu com pa-drões tradicionais de gêneroao ocupar por 12 anos a pre-sidência do Sindicato dos Tra-balhadores e TrabalhadorasRurais de Alagoa Grande, es-tado da Paraíba. À frente dosindicato fundou o Centro deEducação e Cultura do Traba-lhador Rural. A sua trajetóriasindical foi marcada pela lutacontra a exploração, pelos di-reitos dos trabalhadores e tra-balhadoras rurais, contra oanalfabetismo e pela reformaagrária. Margarida Alves foibrutalmente assassinada pe-los usineiros da Paraíba em 12de agosto de 1983.

(Fonte/cartacapital.com.br

O grito das margaridasPaula Thomaz 17 de agosto de 2011

Mulheres do campo e da floresta fazem marcha em Brasília para reivindicações e lembrar a morte de camponesa Margarida Alves.

Mulheres do campo e da floresta fazem marcha em Brasília para reivindicações elembrar a morte de camponesa Margarida Alves. Fotos: Marcello Casal Jr./ ABr

Odette Candido – ArteAOS SÁBADOS E DOMINGOS (EM FRENTE AO TRENZINHO)

NA PRAÇA DE NOVA CAMPINAS – DUQUE DE CAXIAS

As Quartas, Sábados e Domingos – a partir das 14 horas

Aceito encomendas – Tel.: (21) 3652-7576

ARTESANATO

(PINTURA EM TECIDO - ESTAMPAS DE AVES,PAISAGENS, UTENSÍLIOS, BONECAS)

– TUDO PARA A SUA COZINHA E O SEU BANHEIROPANOS DE PRATO / TOALHA DE MESA /

CORTINAS DE PIA / JOGOS DE COZINHA...TAPETES PARA BOX / JOGOS DE BANHEIRO, ETC...

O

Minha Pátria é Minha Língua

Diamantino’s BarTradição de Qualidade / No Coração de Sta. Cruz da Serra

Chopp / Porções / Frango

CampinartePágina 14 Dicas & Fatos

África, dicas e fatosDOCUMENTOS

QUAIS SÃO OS

DOCUMENTOS

NECESSÁRIOS

PARA COMPRAR OU

ALUGAR UM IMÓVEL?O contrato de aluguel exige

documentos do locador, locatárioe fiador, além do próprio contratoem que são estabelecidas as con-dições do aluguel. Ao locador,pode ser solicitado que apresentecópia do RG e do CPF, os mesmosdocumentos do cônjuge, certidãode casamento, comprovante derendimento, declaração de impos-to de renda, comprovante de re-sidência e até carteira profissio-nal ou declaração de autônomo.

O fiador precisa apresentar amesma documentação, além de es-critura de imóvel registrada em car-tório, carnê de IPTU, e certidão depropriedade atualizada. As exigên-cias podem variar de imobiliária paraimobiliária, mas em geral é precisocomprovar que o fiador poderá pa-gar pelo imóvel caso o locatário dei-xe de pagar os aluguéis.

Para comprar ou vender um imó-vel, é preciso apresentar a assina-tura de quem esta vendendo (no casodo proprietário ser casado, é neces-sária a assinatura do casal), CPF, RG,comprovante de endereço das duaspartes (quem vende e compra), aescritura do imóvel a ser vendido,certidões negativas de ônus , certi-dão negativa de tributos e impos-tos. Também é necessário fazer umanova escritura no cartório de regis-tro de imóveis. A transferência e re-gistro de imóvel deve ser considera-da na hora da compra, pois os valo-res podem ser bem altos.

Desapropriação:quando o Estado

precisa da sua pro-priedade

O proprietário deve observarbem o valor fixado para a indeniza-ção. Se não houver acordo, ele podediscutir o preço na Justiça, explica aProteste. Construção de um viadu-to, obras do metrô, alargamento deruas, reforma agrária ou até pre-servação do meio ambiente são al-guns dos motivos que o Poder Públi-co pode alegar para intervir no seudireito de propriedade, previsto naConstituição.

Nesses casos, como as iniciati-vas são benéficas para a socieda-de, quem pode ser sacrificado évocê. Porém, para tocar os proje-tos, é necessário que a propriedadedo imóvel envolvido passe para oEstado – a desapropriação. Só quea perda do imóvel precisa ser inde-nizada. Por isso a Proteste (Associ-ação Brasileira de Defesa do Consu-midor) mostra alguns detalhes doprocedimento.

Condições para perder a

propriedade

A lei determina em que situaçõespode ocorrer a perda do direito àpropriedade.

Utilidade pública – A área do seuimóvel pode ser desapropriada paraa construção de edifícios públicos,abertura de ruas ou realização deobras do metrô. O imóvel ainda podeser utilizado provisoriamente em cir-cunstâncias especiais, como socor-rer a população em caso de calami-dade pública.

Interesse social – Se o PoderPúblico verificar que a propriedadenão está cumprindo sua função soci-al, pode se apropriar dela para fazera reforma agrária, construir casaspopulares ou preservar mananciaisde água, por exemplo.

Pagamento de tributos – Se al-guém não pagar o IPTU por mais decinco anos, o imóvel pode ser desa-propriado para quitar o débito.

Confisco – O proprietário perde-rá o imóvel se cultivar plantas ilegaisou psicotrópicas no terreno.

Maria AlexandreDáskalos

Nasceu em Huambo,Angola, em 1957. Estu-dou nos Colégios Ateni-ense e de São José deCluny. Formou-se emLetras. Filha do poetaAlexandre Dáskalos ecasada com o, também,poeta Arlindo Barbei-tos. Poetisa, é uma im-pressiva voz femininana literatura angolana.

Obra Poética:O Jardim das Delícias,

1991, Luanda, Ler e Es-crever;

Do Tempo Suspenso,1998, Lisboa, Editorial Ca-minho.

O garoto corriacorria...O garoto corria corrianão podia saberda diferença entre asflores.O garoto corria corrianão podia saberque na sua terra hámorangos doces eperfumados,o garoto corria corriafugia.Ninguém lhe pegou aocoloninguém lhe parou amorte.(Palavra de poeta -Antologia)

Os anjos choramUma cidade caiue os homens perderam-se nos trilhosdas casas agoradesabadas.As mulheres de joelhos em cima do nadajá não sabem rezar.Os anjos chorame o bálsamo de todasas feridasnão chega até nós.(Palavra de poeta -Antologia)

“E agora só merestam”E agora só me restamos poetas gregos.O silêncio diz - esquece.E o espinho da rosaenterrado no peitoé meu.Os deuses não assistirama isto.(Do tempo suspenso)

Brasileiros - os turistas que mais aumentam em PortugalVoltou a ser uma característica entre os destinos lusitanos, do Lisboa ao Porto, do Algarve aos

encantos de sul ao norte: turistas brasileiros vistos em toda parte, a toda hora. No primeirosemestre de 2011, com um crescimento geral de 8,8%, o sector do turismo em Portugal gerou3.246 milhões de euros em receitas, no melhor primeiro semestre registado até agora e superandoo ano recorde de 2008.

Foram 263 milhões de euros a mais em relação ao ano passado. Os dados do Banco dePortugal mostram que também o mês de Junho, com 660 milhões de euros e 10,3% a mais emrelação a 2010, foi o melhor na série histórica, ultrapassando 2004.

Os grandes responsáveis por tal ? Brasileiros em primeiro, com 21,7% a mais no crescimentodestes viajantes turistas. À frente dos norteamericanos (19%) e franceses (11%). Lógico quetodos os mercados estratégicos contribuíram para o aumento do semestre, mas a presençabrasileira foi de grande destaque. Em valores, mais de 32 milhões de euros. Sòmente em junhoo crescimento do mercado Brasil foi de 40,5%.

As principais receitas geradas pelo turismo procedente do exterior ficaram com a França (48milhões de euros) e Reino Unido (recuperando-se e somando 46,2 milhões de euros), vindo oBrasil logo a seguir.

Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa -João Pessoa, Paraíba

De 19 a 25 de setembro, as produções cinematográficas de língua portuguesa estarão emdestaque na capital da Paraíba, João Pessoa, na 5º edição do Cineport – o Festival de Cinema dePaíses de Língua Portuguesa.

O Festival é uma realização da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e além de integraro mercado cinematográfico dos países de língua portuguesa e promover os filmes realizados emportuguês e dialetos falados nas nações africanas que formam a Comunidade dos Países deLíngua Portuguesa-CPLP, tem como objetivo reunir personalidades ligadas ao audiovisual dessespaíses, estimulando o intercâmbio cultural, promovendo encontros, seminários, painéis, debates,conferências, mostras, lançamentos de publicações, DVDs, filmes e vídeos.

O Cineport é composto de mostras competitivas de longa e curta metragens emdiversas categorias, mostra homenagens a personalidades do cinema do Brasil, Portugale África e mostra infantil.

Brasil presente no Arouca Film FestivalA nona edição do Arouca Film Festival, que decorre de 9 a 11 de Setembro, no Cinema Globo

D‘Ouro, no centro desta vila portuguesa da Grande Área Metropolitana do Porto, vai ter emcompetição 31 filmes produzidos por realizadores de Portugal, Bélgica, Brasil, Alemanha, Espanhae Inglaterra.

João Rita, director do certame, diz que o festival de 2011 terá «um grau de competiçãoacima da média», uma vez que os 31 filmes a concurso foram seleccionados de um leque de 82candidaturas, o que revela «a maturidade que o evento alcançou e a sua projecção tanto nacio-nal como internacional».

Cátia Camisão, subdirectora do evento, defende que «são inúmeros os casos de sucesso dejovens realizadores que iniciaram a sua carreira após terem vencido um prémio no Arouca FilmFestival».

A subdirectora refere ainda que é importante «dar destaque a quem dele precisa e revelar aqualidade da cinematografia mundial», e que estes «são alguns dos factores que nos fazemquerer continuar a lutar contra todas as adversidades».

Dos 31 filmes que estão em competição, 21 são assinados por cineastas portugueses. Todasas obras são curtas-metragens com uma duração entre os 3 e os 24 minutos.

C

OP

A

ASCOM

Serviços

Terça-Feira

08:00 às 10:00 hs

Distribuição de cestas

de legumes e roupas

(pessoas cadastradas)

Sexta-Feira

09:00 às 10:00 hs

Distribuição de leite

(pessoas cadastradas)

Maiores

informações

As sextas-feiras das

10:00 às 17:00 hs

Atendimento ao público

- Presidente Karla Silva

Campinarte Página 15Dicas & Fatos

Todo Dia é dia de Índio

Associação Comunitáriade Santa Cruz aa Serra

(Pres. Karla Silva)

ASCOMRua Regina Lúcia, Lt. 09 - Qd.

“A” / Tele: 2672-4929 /E-mail:

[email protected]

ASCOM

A associação de mo-

radores é uma ferra-

menta que o povo tem

a seu favor.

É um espaço de luta

a serviço do bem co-

mum do bairro e da ci-

dade.

Saiba qual é o papel

dela e participe da me-

lhoria da sua região.

Reivindique seus di-

reitos como cidadão

através da associação

de moradores.

Saiba que a associa-

ção pode ser de uma

rua, quarteirão, bairro,

distrito, etc;

Reúna, convoque,

una as forças e organi-

ze a população para

exigir os seus direitos

através da Associação.

O Grupo Chico Halley emseu segundo ano de federadopassou a temporada de manei-ra brilhante.

Formado por um grupo decomponentes guerreiros, omesmo chegou a ter que fazeralgumas longas caminhadaspara conseguir se apresentar,pois foram muitas esse ano.

Disputando com vários gru-pos de folclore, manteve a li-derança no ranking até asapresentações finais.

NO TORNEIRO ORGANIZA-DO PELA FEDERAÇÃO DEQUADRILHAS E ARRAIÁSJUNINOS DA BAIXADA FLU-

MINENSE (PRESIDENTE: CARLOS CALAZANS), EM JULHO DE 2011 NA PRAÇA DA APOTE-OSE, FICAMOS COM A SEGUNDA COLOCAÇÃO NO “ESTILO ROÇA”.

Este ano o tema do Grupo Chico Halley foi o SITIO DO PICA-PAU AMARELO que teve comoresponsáveis Débora Rosa e Lúcia Helena.

O Grupo Chico Halley fica no Parque paulista – Rua 21 / Quadra 102 / Lote 27 –Duque de Caxias. / Telefone / 8678-8455

Presidente / Cosme José dos Santos - Diretores / Thiago, Sérgio Santos, Alzira.(na foto - Rita (eleita a melhor sinhazinha da Baixada) e seu par Wallace.

Grupo Chico Halley– 25 anos de dedicação ao folclore -

Renato Santana* / Brasília

Para assegurar o direito deposse de uma área localizadaentre os municípios de Buique eIbimirim, Pernambuco (PE), a300 km de Recife, o povo Kapi-nawá retomou no início destemês terras para pressionar a Fun-dação Nacional do Índio (Funai)a demarcar o Território Indíge-na (TI) não contemplado nadelimitação anterior. Há dez anosem poder dos índios, a área re-cuperada fica dentro de uma fa-zenda, de propriedade não-indí-gena, que dá acesso às aldeias.

A Funai identificou e delimi-tou as terras Kapinawá antes daConstituinte de 1988. Desta for-ma, os processos de demarca-ção eram tocados de forma equi-vocada - amiúdes incompletos -dada a então inexistência dosvigentes direitos constitucionaisindígenas a terra.

Nas terras vivem 600 famíliasKapinawá – cerca de 2.500 indí-genas – em doze aldeias: Quri-dalho, Lagoa, Puiu, Maria Preta,Colorau, São João, Cajueiro, Ca-ranaúba, Caldeirão, Baixa da Pal-meira, Coqueiro e Batinga. To-das reconhecidas pela Funai des-de 1999, além de atendidas pelasaúde e educação diferenciadas– mesmo sem a área ser reco-nhecida oficialmente.

Em julho deste ano começa-ram a correr boatos de que ofazendeiro iria vender as terrasou construir uma pousada paraos turistas do Parque Nacionaldo Vale do Catimbau. A insegu-rança se instalou entre os indí-genas que no território conse-guiram encontrar condições devida na plantação de roças, cria-ção de animais.

No início de agosto a AldeiaMalhador foi o local escolhidopara uma reunião entre lideran-ças Kapinawá. Estavam presen-tes importantes lideranças dopovo: cacique Zé Bernardo, avice-cacique Cremilda e o pajéRobério, os três da aldeia sedeMina Grande. Quatro dias de-pois, na madrugada do último dia11 de agosto, retomaram seuterritório e permanecem firmese organziados.

A retomada Kapinawá rece-berá a visita do coordenador daFunai de Maceió na terça-feira(23). Por conta da reestrutura-ção e da consequente reduçãode custos e funcionários do ór-gão, o escritório de Recife foifechado. O fazendeiro ainda nãoapareceu no local.

(Fonte CIMI)

Povo Kapinawáretoma território

no sertão dePernambuco

Com o objetivo de democratizar o acesso às fontes de informação no campo da literatura universal,o Campinarte Dicas e Fatos disponibiliza o seu acervo literário com os mais variados títulos dos maisdiversos autores nacionais e internacionais.

A Livraria Virtual / Meu Livro, Meu Amigo colocará à sua disposição livros usados, mas(evidentemente) em excelente estado de conservação por um preço bastante convidativo.

Fique atento as nossas novidades, promoções e lançamentos.A Livraria Virtual / Meu Livro, Meu Amigo tem (também) como meta a promoção, divulgação e

venda de livros independentes de novos escritores.Resumo: A Livraria Virtual / Meu Livro, Meu Amigo está se preparando para atender a sua clientela

de todas as formas possíveis e imagináveis, inclusive disponibilizando alguns títulos no formato PDF aquem interessar possa.

Daremos um passo de cada vez. E nesse passo a passo esperamos contar com o seuapoio e colaboração.

A LIVRARIA VIRTUAL / MEU LIVRO, MEU AMIGO ESTÁ SÓ COMEÇANDO, TEMOS UM LONGOCAMINHO A SEGUIR E PARA TAL CONTAMOS (PRINCIPALMENTE) COM A SUA PACIÊNCIA EAGUARDAMOS SUAS SUGESTÕES, CRITICAS, DICAS, ETC.

Vamos crescer juntos! Participe, comente e recomende a nossa Livraria Virtual / MeuLivro, Meu Amigo. Informações pelo e-mail [email protected]

LIVRARIA VIRTUAL / MEU LIVRO MEU AMIGO

Associação de Vôo Livre e Amigos de Duque de Caxias

AVLADUC / INFORMAA ASSOCIAÇÃO DE VÔO LIVRE E AMIGOS DE DUQUE DE CAXIAS (AVLADUC),

FUNDADA EM 07 DE ABRIL DE 2010, É UMA ASSOCIAÇÃO CIVIL, DE CARÁTERRECREATIVO, ESPORTIVO E CULTURAL, SEM FINS LUCRATIVOS E DE DURAÇÃOINDETERMINADA, COM SEDE PROVISÓRIA NA ESTRADA GUAPORÉ, N.º 8 – LOJA B –VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – DUQUE DE CAXIAS – RIO DE JANEIRO – COMFILIAÇÃO À ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VÔO LIVRE (ABVL).

CONTATOS / 7865-4870 / ID 10 * [email protected] / [email protected]

LANÇAMENTO

EM BREVE

AGUARDEM!

LANÇAMENTO

EM BREVE

AGUARDEM!

Página 16 CampinarteDicas & Fatos

Rua da Feira - em cima do Diamantino’s Bar - Sta. Cruz da Serra - Duque de Caxias - RJ - Telefone / 2679-8005

Totalmente repaginado um dos mais tradicionais bares de Duque de Caxias o Diamantino’s Bar foi reinaugurado nesse sábado dia 13/08

Diamantino’s Bar em Santa Cruz da Serra está de cara nova

O Diamantino’s Bar fica no coração de San-ta Cruz da Serra.

As poderosas lentes do nosso Observató-rio Comunitário captaram no evento organi-zado pela direção da casa a presença de pa-rentes, amigos e clientes.

O novo visual, pelo jeito, agradou a todos.Uma boa iluminação, novas instalações e

moderno designer.A verdade é que o povão já estava sentin-

do saudades e torcendo para que aquela re-forma terminasse o mais rápido possível e pelovisto valeu a pena esperar.