campanha relaciona a química com a vida - iv região jornal do conselho regional de química iv...

16
Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química com a vida Como parte das comemorações pelo Dia do Profissional da Química, Conselho faz campanha publicitária em revistas, rádios e metrô de São Paulo Pág. 9

Upload: ngoduong

Post on 18-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Jornal do ConselhoRegional de Química

IV Região (SP)Ano 21 - Nº 115Mai/Jun 2012

ISSN 2176-4409

Campanha relaciona aquímica com a vidaComo parte das comemorações

pelo Dia do Profissional da

Química, Conselho faz campanha

publicitária em revistas, rádios e

metrô de São PauloPág. 9

crq115.pmd 31/05/2012, 14:261

Page 2: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20122

PRESIDENTE: MANLIO DEODOCIO DE AUGUSTINIS

VICE-PRESIDENTE: HANS VIERTLER

1º SECRETÁRIO: LAURO PEREIRA DIAS

2º SECRETÁRIO: DAVID CARLOS MINATELLI

1º TESOUREIRO: ERNESTO HIROMITI OKAMURA

2º TESOUREIRO: SÉRGIO RODRIGUES

CONSELHEIROS TITULARES: DAVID CARLOS MINATELLI,ERNESTO H. OKAMURA, HANS VIERTLER,JOSÉ GLAUCO GRANDI, LAURO PEREIRA DIAS,NELSON CÉSAR FERNANDO BONETTO,REYNALDO ARBUE PINI, RUBENS BRAMBILLA

E SÉRGIO RODRIGUES

CONSELHEIROS SUPLENTES: AIRTON MONTEIRO,AELSON GUAITA, ANA MARIA DA COSTA FERREIRA,ANTONIO CARLOS MASSABNI,

Os artigos assinados são de exclusivaresponsabilidade de seus autores e podem

não refletir a opinião desta entidade.

Conselho Regional de Química - IV RegiãoEEEEE

Expediente

Rua Oscar Freire, 2.039 - Pinheiros - CEP 05409-011 - São Paulo - SP - Tel. (11) 3061-6000 - Fax (11) 3061-5001Internet: www.crq4.org.br – twitter.com/crqiv – facebook/crqiv – e-mail: [email protected]

O Informativo CRQ-IV é uma publicação bimestral. Tiragem desta edição: 90 mil exemplares

CARLOS ALBERTO TREVISAN, CLÁUDIO DI VITTA, GEORGE

CURY KACHAN, JOSÉ CARLOS OLIVIERI

E MASAZI MAEDA

CONSELHO EDITORIAL: MANLIO DE AUGUSTINIS

E JOSÉ GLAUCO GRANDI

JORNALISTA RESPONSÁVEL: CARLOS DE SOUZA (MTB 20.148)

ASSIST. COMUNICAÇÃO: ANA CRISTINA VELASCO (MTB) 43.167 MARI MENDA (MTB 4606)

FOTO DA CAPA: CONTEXTO PROPAGANDA

PRODUÇÃO: PÁGINAS & LETRAS EDITORA E GRÁFICA LTDA.TEL.: (11) 3628-2144 - FAX: (11) 3628-2139

LLL

Leitores

FRAUDE 1 - Gostaria de parabenizar a todos pelo editorial intitulado “Pela porta dosfundos” [Informativo nº 114]. Atitudes como a noticiada protegem a sociedade etambém os profissionais que tanto lutaram e lutam diariamente para trabalhar. Acreditoser imprescindível, quando possível, a ampla divulgação dos nomes dos criminosos.

Químico Industrial Paulo Henrique Lopes AguiarSão Bernardo do Campo

FRAUDE 2 - Venho parabenizar o CRQ-IV pelo excelente trabalho de seleção de diplomase detecção de documentos falsificados. Além de preservar o direito de atuação dosprofissionais da química legalmente habilitados, o CRQ-IV contribui para evitarpotenciais prejuízos aos mais diversos setores da sociedade. Parabenizo ainda o artigo“Diferenças entre atividades privativas e afins das diversas profissões”, por Catia S.Sashida, pela imparcialidade e esclarecimentos apresentados no mesmo.

Bacharel em Química Adilson R. BrandãoCampinas

APAGÃO - Achei absurda a matéria do Informativo sobre apagão de mão de obra. Souformado em uma excelente instituição e estou desempregado há três anos, tendo queprestar concursos públicos para trabalhar em escolas, creches, etc, tirando xerox epreenchendo papel. Este País é uma piada de mau gosto e não vai longe dessa forma.Pensem 1.000 vezes antes de falar em apagão de mão de obra; essas palavrassimplesmente me irritam profundamente.

Técnico em Química Anderson de Oliveira LimaAraçoiaba da Serra

A reportagem refletiu uma avaliação que não é só da indústria química, mas tambémcompartilhada por diversos setores da economia para caracterizar o atual momentodo mercado de trabalho. Não se falou em pleno emprego (até porque essa condiçãoé muito rara), mas do não atendimento, pela média dos trabalhadores, das condiçõesexigidas pelas empresas. Desejamos-lhe sorte na busca de uma colocação.

Somos todosfeitos de Química

O título desta coluna reproduz o slo-gan criado para a campanha publicitáriaque o CRQ-IV programou para este mêsde junho para celebrar o Dia do Profis-sional da Química. A mensagem é simplese busca chamar a atenção para o vínculoentre a ciência, a vida e tudo o que estáestá ao nosso redor. Detalhes sobre acampanha estão na página 9.

Na cerimônia que comemorará o 18de junho (ela ocorrerá no dia 15), o CRQ-IV fará o lançamento de duas publica-ções: a cartilha contendo os nomes dosprofissionais admitidos no Banco dePeritos e a nova versão do Manual deResponsabilidade Técnica. Os dois as-suntos serão divulgados no site e nopróximo Informativo.

Além das mensagens publicadas naseção ao lado, o Conselho recebeu outrasa respeito do editorial veiculado na últimaedição e que deu conta da descoberta defraudes envolvendo o uso de diplomasfalsos para registro. Além de cumprimen-tos pela iniciativa, os leitores queriam sa-ber sobre as providências tomadas a partirde então. O caso segue sob segredo de Jus-tiça, o que impede a divulgação de deta-lhes como os nomes dos envolvidos.

EEE

Editorial

ATRASOS - Desde a minha filiação CRQ-IVtenho recebido o Informativo com muitoatraso. Por exemplo: a edição de Março/Abril eu deveria receber no começo demarço, mas ela só chegou no dia 16 de Abril.

Técnico em QuímicaJoselito Silva de Melo

Guarulhos

Não está havendo atraso. O Informativosempre foi produzido no primeiro mês dobimestre e distribuído no segundo. Paraos leitores que não quiserem esperar orecebimento da versão impressa, lembra-mos que as edições são colocadas no sitenos primeiros dias do mês da distribui-ção. Quem segue o CRQ-IV no Twitter ouno Facebook recebe notificações arespeito.

crq115.pmd 31/05/2012, 14:262

Page 3: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20123

Convênio reduz custo de seguroProfissionais e dependentes poderão adquirir produtos com descontos de até 15%

Quem faz seguro constrói uma proteção para superar situações imprevistas

BBB

Benefício

iStockphoto

O CRQ-IV e o Grupo Semmler fir-maram um convênio que possibilitaráaos profissionais em situação regularna entidade adquirirem várias moda-lidades de seguro com descontos de até15% em relação aos preços de mercado.O benefício é extensivo aos dependen-tes diretos do (a) profissional – esposa(o), filhos e pais. Os produtos incluídosno convênio serão administrados pelasprincipais companhias do setor, comoa Porto Seguro, Azul, Marítima, SulAmérica, Bradesco, Allianz, Itaú, Liber-ty, Zurick e HDI.

Juntamente com a oferta de condi-ções econômicas mais propícias, ou-tro objetivo do convênio é disponi-bilizar ao participante um atendimentopersonalizado e a consultoria diferencia-da proporcionados pelos profissionaisdo Grupo Semmler, uma corretora comlonga atuação no mercado. Ao procuraros serviços da empresa, o profissionalreceberá orientação sobre o tipo de se-guro que melhor atenderá suas neces-sidades, bem como a indicação dacompanhia que estiver oferecendo opreço mais interessante.

Além do tradicional seguro para au-tomóveis, o convênio firmado pelo CRQ-IV contempla as seguintes modalidades:vida, residencial, fiança locatícia, patri-monial, viagem e responsabilidade civil.O Grupo Semmler poderá, ainda, ofe-recer consultoria e intermediar a contra-tação de seguros mais específicos, in-clusive para empresas registradas e emsituação regular no Conselho.

COMO PROCEDER - O convênio já estáem vigor e poderá ser usado a qualquertempo. Para isso, o (a) interessado (a) de-ve entrar em contato com o GrupoSemmler por telefone (Grande SP: (11)

3511-3170 - Demais regiões: 0800-601-3170) ou pelo e-mail [email protected], informar o nº de seu registroprofissional e solicitar uma cotação.Se a chamada for feita por um depen-dente, bastará ao solicitante informaros dados do profissional registrado noCRQ-IV e seu grau de parentesco.Após checar a regularidade do solici-tante no Conselho, a corretora apre-sentará as opções disponíveis. Depen-dendo da modalidade de seguro esco-lhida, a contratação poderá ser feitapor telefone mesmo.

O grupo Semmler está no mercadodesde 2000 e possui aproximadamente30 mil clientes. Além do acordo assina-do agora com o CRQ-IV, a empresamantém convênios com outras entida-des paulistas, como o Sindicato dos En-genheiros, o Sindicato dos Técnicos In-dustriais de Nível Médio, o Sindicato dosQuímicos, Químicos Industriais e Enge-nheiros Químicos, Sindicato de Profis-sionais Liberais em Estética e Cosme-

tologia e com a Federação Nacional dosEngenheiros.

OUTRAS INFORMAÇÕES - No fechamen-to de qualquer modalidade de seguro,uma cópia da cédula de identidade pro-fissional deverá ser enviada juntamentecom os demais documentos solicitados.Quaisquer outras informações sobrecustos, tipos de seguro, cotações etc de-verão ser solicitadas exclusivamente aoGrupo Semmler.

crq115.pmd 31/05/2012, 14:263

Page 4: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20124

crq115.pmd 31/05/2012, 14:264

Page 5: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20125

EEE

Estudantes

Ganhadores falamda conquista

Entrega será feita na cerimôniaque comemorará o

Dia do Profissional da Química

Os nomes dos vencedores da edição 2012 do Prêmio CRQ-IV foram divulgados no final de abril pelo site do Conselho,depois de anunciados pelo Plenário da entidade. O ganhador em cada modalidade receberá R$ 10 mil, enquanto que seuorientador levará R$ 4,6 mil, dos quais serão descontados os impostos. Os vencedores e suas escolas também receberãocertificados de participação.

Nas entrevistas a seguir, alunos e orientadores falam de seus trabalhos e da importância de terem vencido o concurso. Aentrega do prêmio está marcada para o dia 15 de junho, na sede do Conselho, durante a cerimônia que comemorará o Dia doProfissional da Química, cuja data oficial é 18 de junho.

A edição 2012 do Prêmio CRQ-IV recebeu 32 inscrições enviadas por representantes de 20 instituições paulistas. Algumasconcorreram com mais de uma inscrição, como foi o caso da Escola Técnica Júlio de Mesquita Neto, de Santo André, quedisputou (e venceu) a modalidade Química de Nível Médio com um dos cinco trabalhos enviados.

Fotos: CRQ-IVO desenvolvimento de um processo que possibilitasse oreaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção decorantes naturais foi o resultado do trabalho que deu a umgrupo da Escola Técnica Estadual (ETEC) Júlio de Mesquita,de Santo André, o Prêmio CRQ-IV na modalidade Químicade Nível Médio. As ganhadoras foram Caroline ChristineAugusto, Ester Wilma González Pacheco e Patrícia ArrasBertozzi, que desenvolveram seus estudos sob a orientaçãoda professora Magali Canhamero. Com o título Corafruta– corantes naturais de jabuticaba e amora: aplicações,o trabalho contou com a colaboração das alunas Jaquelineda Silva Melo e Nádila Lucarelli. De acordo com a equipe,os corantes obtidos podem ser aplicados nas áreas alimen-tícia, têxtil e de cosméticos.

Ester contou que o grupo extraiu os corantes de resíduosda polpa e das cascas de amora e jabuticaba. “Hoje em dia aquímica verde está em alta, por isso decidimos estudar estetema”, disse Patrícia. Caroline explicou que a extração doscorantes era realizada em meio alcoólico, sendo depois feitaa destilação para concentrar o produto.

“As alunas ficaram dias e dias no laboratório e tiveram acolaboração total das famílias e professores”, lembrou MagaliCanhamero. A orientadora contou que a ETEC, com maisde três mil estudantes matriculados em três turnos, exigebastante dedicação dos alunos e por isso já colhe os bonsresultados: tem 11 trabalhos inscritos na Feira de Ciências

do Centro Paula Souza (autarquia vinculada à Secretaria deDesenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e queadministra as escolas e faculdades de tecnologia do governopaulista), sendo nove da área de Química.

Hoje, todas as integrantes da equipe vencedora estão nagraduação. Ester, Nádila e Jaqueline cursam CiênciasFarmacêuticas na Faculdade de Medicina do ABC. Carolinefaz Bacharelado em Química na Universidade Federal doRio de Janeiro. Patrícia optou por mudar de área e foi estudarPsicologia na Universidade Estadual Paulista, em Assis.

Nádila, a profª Magali Canhamero, Ester, Jaqueline, Patrícia e Caroline

Química de Nível MédioQuímica de Nível Médio

crq115.pmd 31/05/2012, 14:275

Page 6: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20126

EEE

Estudantes

Fernanda Bertuchi, ganhadora do Prêmio na categoriaQuímica de Nível Superior, é Bacharel em Química pelaUniversidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André,onde trabalha como técnica de laboratório. Ela contou quesua pesquisa - A Influência antioxidante da proteína príoncelular em células de astrócitos - buscou contribuir paraos estudos sobre os mecanismos envolvidos na atividadeantioxidante da proteina príon celular e seu envolvimentoem doenças neurodegenerativas, o que possibilitaria a desco-berta de drogas mais eficientes para tratá-las. No trabalho,Fernanda procurou saber se a citada proteína, que existeem todas as células, mas está mais presente no sistema ner-voso central, tem alguma influência antioxidante. “O queconseguimos verificar é que a presença da proteína príoncelular realmente tem uma atividade antioxidante em célulasda glia”, conclusão que, salienta ela, estabelece um avançopara o entendimento químico das doenças neurológicas rela-cionadas àquela proteína. O trabalho também lhe rendeu em2012 uma publicação no periódico Biochemical and Bio-physical Research Communications, da editora Elsevier.

A orientadora Giselle Cerchiaro, professora de Químicae Bioquímica da UFABC, disse que sua participação incluiu

a discussão frequente sobre os rumos da pesquisa e oacompanhamento do processo de crescimento científico daaluna no projeto e na vida acadêmica. Giselle falou daimportância do Prêmio CRQ-IV, que ela mesma conquistou,em 1998, quando se formou: “o Prêmio custeou as despesasno início do meu mestrado”, lembrou.

Fernanda e a orientadora Giselle Cerchiaro, que ganhou o Prêmio CRQ-IV em 1998

Da cidade de Assis, cerca de 430 km da capital, saiu oganhador nesta modalidade. Raphael de Souza, orientadopela professora Gilcelene Bruzon, produziu o trabalhoExtração e quantificação de inulina a partir da raiz dechicória. O ex-aluno da Fundação Educacional do Municípiode Assis disse que a primeira etapa do processo foi conhecerum pouco mais sobre a inulina e saber quais alimentospossuem este componente. “Diversas pesquisas foram feitasaté chegarmos à raiz da chicória”, comentou Raphael.

O resultado final foi a produção de um gel que pode serusado como substituto de gorduras, açúcares e tambémusado na indústria farmacêutica como probiótico para regularo funcionamento do intestino.

Desde o início das pesquisas, a professora Gilcelenenotou que o trabalho era bastante promissor. O primeiroreconhecimento veio em novembro de 2011, quando apesquisa ficou em primeiro lugar num concurso regionalpromovido, em São José do Rio Preto, pela SociedadeBrasileira de Química. “Esta conquista motivou o envio dotrabalho para o Prêmio CRQ-IV. E pela qualidade do materialtínhamos grandes expectativas de ganhar na modalidade”,contou a professora. Gilcelene e Raphael também foram premiados pela SBQ

Química de Nível SuperiorQuímica de Nível Superior

Química de Nível Superior com TecnologiaQuímica de Nível Superior com Tecnologia

crq115.pmd 31/05/2012, 14:276

Page 7: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20127

EEE

Estudantes

A elaboração do projeto e a construção de um Fotocolorí-metro microcontrolado de baixo custo destinado aoensino de química analítica garantiu a Edgar HenriqueFerreira, ex-aluno da Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP, a conquista do Prêmio CRQ-IV na modalidade Enge-nharia Química. Segundo ele, as leituras feitas com o aparelhoque criou foram comparadas com as de um equipamentocomercial e os resultados obtidos foram muito positivos.

O fotocolorímetro é simples de ser montado, sendo com-posto de peças baratas e facilmente encontradas no mercado,salientou o engenheiro. Além de facilitar o acesso a umatecnologia importante para o estudo da química, o aparelhotambém pode ajudar a promover a interdisciplinaridade entrealunos dos cursos de química, mecânica e eletrônica, quepodem construí-lo juntos.

“Orientar o Edgar foi muito fácil. Ele é um aluno diferen-ciado, acima do padrão no quesito iniciativa”, disse ÂngeloCapri Neto, orientador do trabalho e professor da instituição.Ele ressaltou que a USP incentiva e valoriza muito a produçãoe divulgação de trabalhos científicos.Orientado por Capri Neto, Edgar criou um fotocolorímetro de baixo custo

Os trabalhos vencedores da edição 2012 do Prêmio CRQ-IV podem ser consultados naBiblioteca do CRQ-IV. Informações: 11 3061-6039 ou [email protected].

Indústria de tintas lança prêmiocom foco na sustentabilidade

Estarão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para o14º Prêmio Abrafati-Petrobras de Ciências em Tintas, o maistradicional do setor.

Com foco na sustentabilidade, os trabalhos deverão abordarum ou mais dos seguintes temas: matérias-primas, desenvol-vimento de produtos, processos ou equipamentos inovadoresna fabricação e/ou aplicação de tintas, técnicas analíticas,qualidade, proteção ao meio ambiente, utilização de subprodutose resíduos.

Serão distribuídos R$ 48 mil, sendo R$ 25 mil para o primeirocolocado, R$ 15 mil para o segundo e R$ 8 mil para o terceiro.

Acesse www.abrafati.com.br para obter cópia do regulamento.

Engenharia da Área QuímicaEngenharia da Área Química

crq115.pmd 31/05/2012, 14:277

Page 8: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20128

RRR

Responsabilidade Técnica

crq115.pmd 31/05/2012, 14:278

Page 9: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20129

DDD

Divulgação

Campanha publicitária destaca arelação da Química com a vida

Foi programada para este mês de junho a veiculação dacampanha publicitária do Conselho destinada a divulgar oDia do Profissional da Química (18 de junho). A relaçãoentre a ciência e a vida – expressa na frase “Somos todosfeitos de química”, disposta de modo a fazer uma referênciaà tabela periódica – e a participação dos profissionais nestecontexto foi o tema escolhido para o projeto. A campanhainclui anúncios em revistas técnicas, vídeo para a TV Minutoe spots para emissoras de rádio paulistas.

A imagem que está na capa desta edição foi veiculada naedição atual da revista Química e Derivados, a maistradicional do setor e que abrange um público formado portécnicos e empresários da área. Já a peça que ilustra estapágina foi criada para veiculação na revista Quanta, umapublicação lançada em 2011 pela Editora Segmento eque busca fazer uma ponte entre as ciências naturais e avida cotidiana. A Quanta, que tem o CRQ-IV no seuconselho editorial, tem como públicos professores queministram aulas de ciências no ensino fundamental e médio,adolescentes e pessoas que buscam entender os fenô-menos explicados pela química, física e biologia sem quepara isso tenham de recorrer a publicações altamenteespecializadas.

Na mesma linha de aproximar a ciência do cotidiano dogrande público, a campanha de rádio mostra a relação daquímica com as sensações humanas e com produtos e servi-ços aos quais a maioria das pessoas têm acesso. A química,diz o texto, tem a ver com aquele “friozinho” que sentimosna barriga quando nos apaixonamos e com aquela sensaçãoboa que domina nosso corpo quando nos exercitamos. “Oselementos formam nosso corpo e existe um profissionalque combina esses elementos para melhorar a nossa vida: oQuímico”. A seguir, relaciona produtos essenciais e quesurgiram graças ao trabalho desse profissional.

A campanha de rádio ficou programada para o 18 de junho,com 15 veiculações em programas jornalísticos das rádiosJovem Pan, Bandeirantes, CBN, BandNews e Estadão/ESPN,todas de São Paulo. Também no dia 18, cinquenta e umarádios das cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas,Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Josédo Rio Preto e Sorocaba transmitirão a mensagem 408 vezes.

METRÔ - Para reforçar a divulgação na capital, o Conselhocontratou a veiculação de um vídeo na TV Minuto, sistemade comunicação publicitária existente no Metrô. Com dura-

ção de 15 segundos (padrão desse meio), o vídeo começaexibindo profissionais trabalhando em laboratórios. A seguir,são mostradas duas legendas: “A vida é feita de química” e“Os químicos ajudam a torná-la melhor”. No final, apareceuma tela com os dizeres “18 de junho. Dia do Profissionalda Química - Conselho Regional de Química – IV Região(SP) - ww.crq4.org.br. Com um total de 384 inserções, aveiculação na TV Minuto foi programada para o período de11 a 18 de junho, nas linhas verde, azul e vermelha, nasfaixas horárias de maior fluxo de passageiros, das 4h30 às9 e das 17h às 21h.

De acordo com a Contexto Propaganda, agência quedesde o ano passado atende o Conselho e que foi con-tratada por licitação para o trabalho, a campanha alcançaráum público potencial de 4 milhões de pessoas.

Acesse a versão on-line desta edição (www.crq4.org.br)para ver e ouvir as peças descritas.

Contexto

crq115.pmd 31/05/2012, 14:279

Page 10: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/201210

Espaço Sinquisp

Curso em agosto aprofundarádiscussão sobre Perícia Judicial

Entre os dias 20 e 24 de agostode 2012, no Espaço Químico, locali-zado em sua sede (Rua Líbero Ba-daró, 152 – 13º andar – Centro – SãoPaulo/SP), o SINQUISP promoverá ocurso “Perícia Judicial”, com duraçãode 40 horas, sob a coordenação doEngenheiro Químico Miguel Tadeu Cam-pos Morata, membro do Instituto Brasi-leiro de Avaliações e Perícias de Enge-nharia de São Paulo - IBAPE e da As-sociação dos Peritos Judiciais do Esta-do de São Paulo - APEJESP.

O programa aprofundará a discus-são sobre o tema, que já havia sidoobjeto de curso introdutório promovidopelo Sindicato em novembro de 2011,e atende a diversas solicitações feitasnaquela ocasião por profissionais inte-ressados em ampliar seus conhecimen-tos nessa atividade.

O curso será dividido em doze tó-picos: Aspectos jurídicos; Direitos edeveres do perito; Atribuições profis-sionais; Prática judiciária; Mediaçãoe arbitragem; Código de Defesa do Con-sumidor; Perícias na área ambiental;Noções de Documentoscopia, Grafolo-gia e Autenticidade de documentosem geral; Área fiscal; Atuação do as-sistente técnico pericial na área crimi-

nal; Perícias judiciais na área quími-ca; Apresentação de casos práticose modelos de laudos periciais.

Para mais informações e inscri-ções, acesse www.sinquisp.org.br/periciajudicial.

Outros cursos

Cosméticos Orgânicos e NaturaisApós uma edição em outubro de 2011,Rubens Brambilla retorna com o tema,que tratará de conceitos moderniza-dos e normas de produção de cosmé-ticos orgânicos, além de discutir umapossível legislação regulatória para osegmento. Reserve o dia 13 de junhoem sua agenda e participe!

Interpretação da Norma ISO/IEC17025Sob um prisma diferenciado da norma,o foco é a capacitação necessária pa-ra implementação do sistema de ges-tão da qualidade, de acordo com osrequisitos e as necessidades de ade-quação às atividades do laboratório.Essa é a proposta do curso sobre aNorma ABNT NBR ISO/IEC 17025,que acontece no dia 29 de junho.

Princípios para Implantação de Sis-temas da QualidadeCom objetivo de permitir aos participan-tes estabelecer quais critérios devem serconsiderados quando da decisão paraa implantação de Sistema da Qualida-de, o profissional Carlos Trevisan tra-tará, no dia 25 de julho, de conceitosrelacionados a análises, melhorias einternalização dos processos produtivosdiversos, entre outros temas.

Para inscrições e mais informa-ções, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para o número(11) 3289-1506.

crq115.pmd 31/05/2012, 14:2710

Page 11: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/201211

CCC

Conciliação

Fernanda Hutzler: oportunidade para solução rápida

CRQ-IV

Programa inédito facilita quitação dedébitos de profissionais e empresas

Conselho adere à iniciativa do Judiciário para resolver casos rapidamenteEm uma iniciativa inédita, o Depar-

tamento Jurídico do CRQ-IV receberáprofissionais e representantes de empre-sas com processos de execuções fiscaisem andamento para negociar acordos e,desta forma, encontrar uma solução ami-gável, rápida e vantajosa para encerrar es-sas pendências. Esta negociação será pos-sível durante a semana da conciliação, de25 a 29 de junho, promovida na Centralde Conciliação da Justiça Federal, localiza-da na Praça da República, 299, na Capital.

A medida integra o Programa deConciliação da Justiça Federal da 3ªRegião e permitirá que, naqueles cincodias, possam ser negociados até mil

processos, todos originados do não pa-gamento de multas e anuidades. Em en-trevista ao site do CRQ-IV, a juíza federalFernanda Souza Hutzler, coordenadorada Central de Conciliação, salientou quea semana será uma oportunidade paraque os devedores resolvam rapidamentesuas pendências. Segundo ela, há pro-cessos que tramitam há vários anos semque a pessoa sequer tenha conhecimentode seus detalhes. Na Central, o devedorque não tiver advogado receberá o as-sessoramento gratuito de um defensorpúblico e poderá fazer um acordo queesteja dentro de suas possibilidades (vejao vídeo com a entrevista na versão on-line desta edição). O acordo permitiráque, após a quitação dos débitos, os pro-fissionais e empresas voltem a ter acessoa crédito, financiamentos e ainda tenhamcanceladas eventuais penhoras sobreseus bens.

COMO VAI FUNCIONAR - Profissionais eempresas com execuções fiscais que tra-mitam na capital paulista e nas cidadesde São Bernardo do Campo, Santo Andrée Osasco receberão uma notificação ju-dicial, por telegrama, que indicará o diae o horário da audiência. O programaestá baseado na cooperação entre a Jus-tiça Federal e os entes públicos credores.Por isso, durante a semana de conci-liação, o CRQ-IV terá no local umaequipe para fazer as negociações e,quando for o caso, prestar atendimentosobre questões administrativas.

A advogada Catia Stellio Sashida,gerente do Departamento Jurídico doCRQ-IV, explica que os acordos terãocondições especiais e respeitarão a ca-pacidade econômica dos devedores.“Quem receber a intimação deverá ter

consciência da importância de seu com-parecimento, pois será uma oportuni-dade única para a quitação de uma dívi-da judicial com condições diferencia-das”, observou.

PIONEIRO - O CRQ-IV esteve presentena cerimônia de lançamento do Progra-ma da fase pré-processual da Central deConciliação de São Paulo, no dia 11 demaio, e será o segundo Conselho Profis-sional a participar do mutirão de audiên-cias. A criação das Centrais de Conci-liação no País é um marco na resoluçãode litígios. Ao estimular uma solução rá-pida para os processos, a conciliação re-presenta uma ação concreta que bene-ficiará as partes envolvidas e, ao mesmotempo, criará condições para desobstruiro Judiciário de causas que, mesmo ten-do valor inicial baixo, precisam seguir qua-se os mesmos trâmites de processos maiscomplexos. Como se sabe, um processojudicial é lento e burocrático, característi-cas que oneram mais o devedor.

crq115.pmd 31/05/2012, 14:2711

Page 12: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/201212

III

Inovação

Materiais para construção protegemo meio ambiente e ampliam o conforto

A preocupação com o meio ambi-ente e o desenvolvimento sustentávelestá levando pesquisadores e empresasde todo o mundo a uma busca poralternativas mais econômicas e que re-duzam os índices de poluição. Algumasdessas iniciativas começam a dar resul-tados e já estão dispníveis no mercadoconsumidor nacional.

No final de 2011, a divisão de pro-dutos para arquitetura da Alcoa, multi-nacional dedicada à produção de alu-mínio, lançou no Brasil um produto comcaracterísticas inovadoras, capaz de re-duzir a poluição do ar nas grandes cida-des. Aplicado sobre a superfície de umprédio, o Reynobond EcoClean, re-vestimento para alumínio, é a primeiratinta que ajuda na limpeza da superfícietratada como também na despoluiçãodo ar em torno do edifício.

Também lançado ano passado naEuropa e Estados Unidos, o produto sedestina a prédios comerciais, shop-pings centers, aeroportos e estádios.

COMO FUNCIONA - Walter Freitas, re-presentante da Alcoa para a América

Alcoa

Latina e Caribe, diz que a aplicação doproduto numa área de 930 m² de umedifício pode compensar a poluiçãocausada por quatro carros em um dia,o que equivale à capacidade de limpezade ar de aproximadamente 80 árvores.“O produto tem apelo ambiental devidoà constante reação química entre trêselementos: a camada de dióxido detitânio, os raios UV e as moléculas deágua e oxigênio presentes na atmosfera.A camada de dióxido de titânio da tintaage como catalisadora da luz do solquando aplicada sobre uma superfíciede alumínio. Quando os elétrons pre-sentes no produto são aquecidos, in-teragem com as moléculas de ar e du-rante esta reação as substâncias libera-das destroem poluentes”, explica.

Além disso, ele salienta que o mate-rial é autolimpante, uma vez que a ca-mada de dióxido de titânio – após aenergização dos elétrons – não permiteque a sujeira fique impregnada na su-perfície. Desse modo, a água da chuvaremove os resíduos de sujeira.

A autolimpeza dos resíduos é feita por-que, sendo fotocatalisador, o dióxido de

titânio interage com a luz do sol para que-brar a matéria orgânica, que fica soltasobre a superfície do prédio e, assim,pronta para ser levada pela água. Quandochove, as gotas de água não se acumu-lam. Ao contrário, ao atingi-la, a água es-corre e leva com ela a maior parte daspartículas de poluentes. Esta propriedadedo revestimento reduz as despesas demanutenção e confere um aspecto me-lhor ao prédio.

O Reynobond EcoClean é produ-zido sob encomenda e os pedidos devemser feitos diretamente à Alcoa pelo te-lefone 11-5509-0273. Outras informa-ções podem ser obtidas pelo [email protected].

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Uma casa construída com painéisestruturais de cerâmica, tendo paredes,piso, laje e tijolos feitos com poliesti-reno expandido, isolante térmico quepode economizar 70% de toda a ener-gia consumida. Nos revestimentos, es-pumas especiais garantem o isolamen-to acústico e o conforto térmico. Tudoisso com um tempo de construção me-nor que o das casas convencionais, commenos emissões de CO2, um dos gasesdo efeito estufa, e menor consumo deágua. Essas características estão reuni-das na Casa de Eficiência Energética noBrasil, que está sendo erguida pela com-panhia química Basf. A casa deverá ficarpronta em setembro.

Localizada na Avenida Vicente Rao,na zona sul de São Paulo, a chamadaCasa-E reunirá num único espaço asvárias tecnologias que utilizam produtose técnicas construtivas mais sustentá-veis e eficientes desenvolvidos pela em-presa. Como numa residência conven-Ilustração simula reação química que promove a limpeza do ar ao redor de prédios tratados com o Ecoclean

crq115.pmd 31/05/2012, 14:2712

Page 13: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/201213

III

Inovação

cional, ela terá móveis e eletro-domésticos alinhados à ques-tão de eficiência energética. ABasf está investindo R$ 3 mi-lhões no projeto.

A ideia é dar uma respostaàs demandas globais que a em-presa considera como grandesdesafios para os próximos anos,reunindo tecnologias que per-mitem mais rapidez na cons-trução, moradias a preços maisacessíveis, maior durabilidadedos materiais, reaproveitamen-to dos materiais utilizados e agarantia de saúde e confortodos moradores.

De acordo com o presiden-te da Basf para a América doSul, Alfred Hackenberger, o

Basf

projeto traz muitas novidades para omercado de construção brasileiro e co-loca à disposição das empresas deste se-tor novíssimas tecnologias em materiaisde alta performance, eficiência energéti-ca e proteção climática. A ideia da Basfao criar a Casa-E foi gerar uma mudançana cultura do setor da construção civilpara que os novos materiais sejam de-mandados pelo mercado, viabilizando suaprodução em escala.

INOVAÇÕES - O grande destaque na Casa-E é seu sistema construtivo, que consisteem um painel de cerâmica estrutural e

fundação de alvenaria, e com paredes, pisoe laje executados em sistema EIFS(Exterior Insulation and Finish Systems),que são placas de poliestireno expandi-do. A casa também vai utilizar o SistemaICF (Insulated Concrete Formwork), quesão tijolos também fabricados com po-liestireno expandido.

Os poliuretanos são utilizados na Casa-E para conforto térmico e redução doconsumo de energia. Os produtos quí-micos usados na construção aumentam aeficiência da hidratação do cimento, re-duzindo o uso de água e as emissões deCO2. Também estão sendo utilizados

novos produtos voltados para revesti-mento, impermeabilizantes e antiderra-pantes. No acabamento, tintas resistentesàs intempéries, mofo e maresia paraaplicação nas paredes externas, e tintasantibacterianas para o interior do imóvel.

As tecnologias utilizadas pela Basfpermitem que a casa seja eficiente emtermos de energia tanto em países frios,quanto quentes.

Depois de inaugurada, a Casa-E seráaberta à visitação pública. A ideia é man-ter a casa “viva” com programas orga-nizados pela área de sustentabilidade dacompanhia alemã.

Uso de painéis solares, design com grandes áreas envidraçadas e aplicação de materiais de construção inovadoresconferirão economia de energia e mais conforto à Casa-E

crq115.pmd 31/05/2012, 14:2713

Page 14: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/201214

LLL

Literatura

Participe do sorteio de livrosSerão sorteados, no dia 20 de julho, dois exemplares dos livros A inserção da dimensão ambiental na formação de

professores de química, dois de Tingimento têxtil – fibras, conceitos e tecnologias e um do Manual desegurança na higiene e limpeza. Para participar, envie e-mail para [email protected] contendo nome, nºde registro e cidade. No campo assunto da mensagem escreva “Sorteio” e o nome da obra de interesse. Caso queria

concorrer aos três títulos, mande e-mails separados. Os livros podem ser consultados na Biblioteca do CRQ-IV.

Desenvolvido a partir de um estudode caso, o livro discute os diferentesconceitos da sustentabilidade, especial-mente quando a chamada QuímicaVerde participa da formação dos docen-tes. Apesar de concentrar seu foco naeducação, a obra também oferece infor-mações para os demais profissionais daquímica e de áreas correlatas. A autoraé Vânia Gomes Zuin, professora daUniversidade Federal de São Carlos euma das organizadoras da ConferênciaInternacional sobre Química Verde,programada para agosto, em Foz do Igua-çu (PR). Custa de R$ 40,00 no site www.grupoatomoealinea.com.br.

As 300 páginas desta obra apresen-tam os principais tópicos sobre a artedo tingimento têxtil. Entre eles, concei-tos sobre cor e colorimetria, os diversostipos de corantes e suas aplicações nossubstratos têxteis, os tensoativos,branqueamento óptico, tingimentos defibras acrílicas e mistas e aspectosecológicos. O autor é o Químico Indus-trial Vidal Salem. Falecido em 2008, elefoi um dos maiores especialistas daárea, tendo contribuído para a criaçãoda Ass. Bras. de Químicos e ColoristasTêxteis. Ao custo de R$ 84,00, o livropode ser comprado no site da EditoraBlucher (www.blucher.com.br).

A obra se constitui num instrumentotécnico-educativo para profissionais devárias formações e que atuam na áreade higienização e controle de contami-nação de locais relacionados à saúdepública, segundo destaca o microbiolo-gista Eneo Alves da Silva Jr – consultordo Centro de Vigilância Sanitária de SãoPaulo – autor do prefácio. Entre outrasinformações, o livro salienta a impor-tância do uso correto da aplicação deprodutos químicos. Escrito pelo admi-nistrador hospitalar Roberto Maia Fa-rias, o manual custa R$ 63,00 e estádisponível no site da livraria virtual Re-lativa (www. relativa.com.br).

SP promoveu conferênciasobre o meio ambiente

A 11ª Conferência de Produção MaisLimpa e Mudanças Climáticas ocorreuna cidade de São Paulo no dia oito demaio, no Memorial da América Latina. Oevento foi organizado pelo vereadorGilberto Natalini (PV-SP), reuniu pertode 3.500 pessoas e teve o CRQ-IV entreseus apoiadores. Políticos, ambientalistase empresários fizeram críticas às políticasambientais do governo federal e defen-deram veto ao novo Código Florestal.

Ao final da conferência, a comissãoorganizadora divulgou uma Carta Com-promisso com propostas que serão leva-das à Cúpula da Terra, em 20 de junho,evento paralelo à Rio+20. “Esperamospoder contribuir para que a posição bra-sileira na Rio+20 considere a importânciada participação dos governos locais e abraespaço para a representação das metró-poles na delegação brasileira”, afirma odocumento.

A carta assegura que a cidade de SãoPaulo manterá seu compromisso com odesenvolvimento sustentável e propõe

uma série de metas a serem cumpridas,como colaborar na elaboração do PlanoMunicipal de Resíduos Sólidos priori-zando a redução e a reciclagem, ampliaras campanhas de lixo eletrônico, demedicamentos vencidos ou em desusoe a campanha de coleta de óleo de cozi-nha usado, e contribuir para a preser-vação da cultura indígena, entre váriosoutros compromissos.

A versão on-line desta edição doInformativo CRQ-IV (www.crq4.org.br) inclui mais informações sobre aconferência municipal.

crq115.pmd 31/05/2012, 14:2814

Page 15: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/201215

SSS

Saneantes

O Guia para Empresas de Sanean-tes é a mais nova publicação do CRQ-IV. Elaborado pelos profissionais queintegram a Comissão Técnica de Sane-antes da entidade, ele é resultado deum amplo trabalho de pesquisa na le-gislação, normas e literatura técnica. Avivência de seus autores na área tam-bém foi fundamental para elaboraçãodo trabalho. Gratuito, o guia pode serbaixado da seção “Publicações” do sitedo Conselho (www.crq4.org.br).

O guia tem como proposta orientarna constituição de novas empresas,bem como mostrar às já existentes co-mo se regularizarem na Vigilância Sani-tária e nos demais órgãos públicos queregulam o funcionamento do setor. Aobra apresenta desde um glossário comos significados das principais palavrase termos técnicos usados, passando pe-los cuidados a serem seguidos na cons-trução de uma fábrica e chegando atéa apresentar um diagrama básico sobrea disposição da área produtiva.

A descrição dos vários tipos de sa-neantes, suas aplicações, as classifica-ções quanto aos respectivos graus de ris-co, as informações exigidas nos rótulose como devem ser embalados quando

destinados ao consumidor comum ouao mercado profissional são outrasinformações contempladas.

De acordo com Miguel AntônioSinkunas e Wilson Francisco de Lima,da Comissão de Saneantes do CRQ-IV, o guia se destina primordialmente anovos empreendedores e empresas emfase de regularização. Trata-se de umapublicação inovadora, já que o País nãodispunha de nenhuma outra similar.Sinkunas e Lima explicam que a ideiade elaborar um guia para o setor surgiudiante da série de questionamentosenviados à Comissão de Saneantes. Aolongo dos anos houve diversos debatese levantamento de informações para aelaboração do texto até a conclusão dotrabalho. Mas a Comissão adverte quea legislação é dinâmica, devendo osusuários do guia ficarem atentos a no-vas publicações.

PIRATAS - Por suas características, oguia também se constitui numa colabo-ração do Conselho para tirar da clandes-tinidade empresas que já atuam no mer-cado, notadamente na venda de portaem porta nas periferias das cidades. Osetor de saneantes é um dos que mais

convive com os produtos piratas, feitospelas chamadas empresas de fundo dequintal. Segundo a Associação Brasileirade Produtos de Limpeza e Afins (Abipla),em 2009, 55% da água sanitária comer-cializada em São Paulo tinha origemdesconhecida. Uma outra pesquisa, de2001, apurou os seguintes índices declandestinidade: desinfetantes, 30%;amaciantes, 15,2%; e água sanitária,42%. Segundo a Abipla, o aumento daparticipação da água sanitária pirata nomercado observada no período de oitoanos possivelmente também se repetiucom os desinfetantes e amaciantes.

Nova publicação orienta montageme regularização de empresas

crq115.pmd 31/05/2012, 14:2815

Page 16: Campanha relaciona a química com a vida - IV Região Jornal do Conselho Regional de Química IV Região (SP) Ano 21 - Nº 115 Mai/Jun 2012 ISSN 2176-4409 Campanha relaciona a química

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/201216

QQQ

Qualidade MMM

Minicursos

Escolas participam deencontros sobre o Selo

O Conselho promoveu dois encon-tros no mês de maio para divulgar oprograma Selo de Qualidade a diri-gentes e professores de escolas que man-tém cursos técnicos na área química. Aideia foi explicar os objetivos do progra-ma e apresentar depoimentos sobre osbenefícios obtidos por instituições quejá tiveram seus cursos certificados. Osencontros ocorreram na sede do CRQ-IV, no dia 18, e num hotel da cidade deRibeirão Preto, no dia 23. Até agosto,serão realizadas outras três reuniões so-bre o assunto nas cidades de Campinas,Araçatuba e Bauru. Acesse a versão on-line desta edição para ver os detalhes.

Criado em 2007, o programa consti-tui-se num instrumento de identificaçãoe certificação das instituições públicas eprivadas comprometidas com a quali-dade de ensino. Ele define parâmetrospara que as escolas possam se autoava-liar, fazer ajustes e assim proporcionaruma melhor formação aos seus alunos.O programa, aliás, integrou a pauta deum encontro realizado em março pelaAssociação Brasileira da Indústria Quí-mica (Abiquim) e que discutiu alterna-tivas para evitar os efeitos do chamado“apagão da mão de obra” no setor, con-forme noticiou o Informativo.

“A indústria nos alertou quanto à faltade qualidade da mão de obra formadapor vários cursos e a Comissão de Ensi-no Técnico do CRQ-IV pensou em umaforma de corrigir o problema e tentarpadronizar um pouco os currículos”,contou a Química Industrial Lígia MariaSendas Rocha, funcionária do CRQ-IVe integrante do grupo que criou o Selo.Ela falou aos participantes da reuniãoocorrida na sede.

Uma das experiências comentadasnaquele encontro foi a do Colégio Téc-

nico de Lorena (Cotel). Conforme rela-to enviado por Francisco Moreira Cha-ves, seu dirigente, após o curso recebero Selo de Qualidade os formandospassaram a ser disputados por indústriaspaulistas e até de Minas Gerais.

Mais de 50 pessoas participaram dasreuniões e alguns professores, coor-denadores e dirigentes confirmaram in-teresse em iniciar preparativos para ade-rir ao programa.

O número de certificações emitidasaté agora é pequeno: dos 459 cursostécnicos da área química existentes emSão Paulo, apenas oito têm o Selo. Essedado contrasta muito com o bom mo-mento econômico vivido pelo Brasil naúltima década, que se por um lado elevoua geração de emprego, por outro passoua exigir que as vagas fossem ocupadaspor pessoal com melhor qualificação.Se o quadro atual deixa a desejar – oque abre espaço para que se acirre aconcorrência com trabalhadores vindosde países mais avançados no campoeducacional – vale imaginar o que poderáocorrer se forem confirmadas as expec-tativas da própria Abiquim de criação,na próxima década, de 2 milhões de em-pregos diretos e indiretos.

Renovado apoiopara o programade treinamentoNo fechamento desta edição, a Cai-

xa Econômica Federal (CEF) anuncioua renovação do contrato de patrocíniopara a realização de mais uma ediçãodos Minicursos CRQ-IV. Existente des-de 2006, o programa se destina a ofere-cer cursos sobre as mais variadas áreasda química.

Com duração de um dia, os treina-mentos são gratuitos e abertos a todosos profissionais em situação regular noConselho. São realizados na sede doConselho, em São Paulo, e na maioriadas cidades do Interior onde a entidademantém escritórios. Além do treinamen-to propriamente dito, os participantesrecebem material didático e refeições.

O patrocínio concedido este ano,porém, foi de R$ 45 mil, ficando abaixodos R$ 60 mil solicitados. Em virtudedisso e considerando a inflação do pe-ríodo, o número de eventos precisaráser reduzido em relação a 2011 para seadequar ao orçamento. A legislação emvigor impede que órgãos como o Conse-lho destinem sua arrecadação para ou-tros fins que não os de fiscalização.

A programação deste ano começaráa ser divulgada no site do Conselho(www.crq4.org.br) a partir de julho.

crq115.pmd 31/05/2012, 14:2816