campanha do agasalho segue com doaÇÕes e …portal.barueri.sp.gov.br/upload/diario/pdf/job 1038 -...

16
Distribuição Gratuita Ano IX Edição 1.038 Sábado, 26 de maio de 2018 CAMPANHA DO AGASALHO SEGUE COM DOAÇÕES E DISTRIBUIÇÕES Obra de ampliação do Cepad está na reta final Pág. 3 Tecnologia assistiva reabilita pessoas com deficiência Pág. 4 Handebol é uma das opções das escolas de esportes Pág. 14 Pág. 3 Lourivaldo Fio • Secom Karina Borges • Secom Lourivaldo Fio • Secom Adalberto Albuquerque • SADS /prefeituradebarueri /prefbarueri /prefeituradebarueri

Upload: vannguyet

Post on 12-Dec-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018

CAMPANHA DO AGASALHO SEGUE COM DOAÇÕES E DISTRIBUIÇÕES

Obra de ampliação do Cepad está na reta final

Pág. 3

Tecnologia assistiva reabilita pessoas com deficiência

Pág. 4

Handebol é uma das opções das escolas de esportes

Pág. 14

Pág. 3

Lo

uri

va

ldo

Fio

• S

eco

m

Ka

rin

a B

org

es

• S

eco

m

Lo

uri

va

ldo

Fio

• S

eco

m

Ad

alb

ert

o A

lbu

qu

erq

ue

• S

AD

S

/prefeituradebarueri

/prefbarueri

/prefeituradebarueri

2 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018JORNAL OFICIAL DE BARUERI

EXPEDIENTE

IMPRENSA OFICIAL DO MUNICÍPIO DE BARUERI

Prefeito:Rubens Furlan

Vice-Prefeito:José Roberto Piteri

Secretário de Comunicação:Tazio Gomiero

Editor:João Carlos Amaral (MTB - 81.559/SP)

Diagramação: Wilson Machado JuniorBeatriz Araujo Gonçalves (estágio) Circulação: Walter de Almeida Duarte

http://portal.barueri.sp.gov.br

O Jornal Oficial é publicado pela Secretaria de Comunicação

Tiragem: 12.500 exemplares - Distribuição gratuita

Circulação: quartas e sábados

Endereço: Av. 26 de Março, 173 • Centro • Barueri • SPContato: 11 4199-4960 [email protected]

mais informações: www.barueri.sp.gov.br

FEIRAGASTRONÔMICA

26/5SÁBADO

10 ÀS 21hPRAÇA OIAPOQUE - ALPHAVILLE

GRATUITO

BARUERI X AEC100ZALAMETROPOLITANO FUTSAL DE BASE

26/5SÁBADO

14hGINÁSIO PQ. CAMARGOS

GRATUITO

OESTE X PRIMAVERAPAULISTA SUB-15 E SUB -17

26/5SÁBADO

9h E 11hCT VILA PORTO

GRATUITO

SEGUNDA CLÁSSICA28/5

SEGUNDA

20hTEATRO MUNICIPAL DE BARUERI

GRATUITO

OESTE XPONTE PRETAPAULISTA SUB-20

26/5SÁBADO

15hCT VILA PORTO

GRATUITO

ART POPULAR SAMBA NA PRAÇA

27/5DOMINGO

16hESTACIONAMENTO GIN. JOSÉ CORRÊA

GRATUITO

MOANA, UMAAVENTURA NO MAR

27/5DOMINGO

15hTEATRO MUNICIPAL DE BARUERI

INGRESSOSÀ VENDA

ISABELLA TAVIANISHOW

26/5SÁBADO

21hTEATRO MUNICIPAL DE BARUERI

INGRESSOSÀ VENDA

FEIRARTE26/5

SÁBADO

10 ÀS 18hEM FRENTE AO PAÇO

GRATUITO

ÔNIBUS MUNICIPAIS • Em função da greve dos caminhoneiros que afeta o abastecimento de com-bustível, o atendimento do transporte público teve que ser reprogramado para evitar a paralisação total dos coletivos. Fique atento às atualizações sobre o tema no Portal de Barueri.

Allisson Roberto • Secom

3Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018 JORNAL OFICIAL DE BARUERI

Adalberto Albuquerque• SADS

A solidariedade na cida-de de Barueri está aque-cendo muita gente. As doa-ções para a Campanha do Agasalho 2018 não param e, neste mês, o Fundo So-cial de Solidariedade Estre-la Guia recebeu recursos fi-nanceiros, cobertores e ali-mentos.

A secretária de Segu-rança e Mobilidade Urbana

de Barueri, Regina Mesqui-ta levou à sede da Secreta-ria de Assistência e Desen-volvimento Social (SADS), 400 cobertores e R$ 8 mil. Sônia Furlan, presidente do Fundo, e Adriana Bueno Molina, secretária da SADS, receberam as doações. Sô-nia detalhou que parte dos cobertores atenderá a pes-soas em situação de rua. “Quando abordados, mui-tos não querem ir para o abrigo. Daremos então um cobertor para que essa

Doações e distribuições da Campanha do Agasalho continuam

pessoa se aqueça.”Já o dinheiro arrecada-

do será utilizado para a compra de roupas novas que serão distribuídas na Campanha do Agasalho. Regina explicou que o di-nheiro foi o resultado da Feijoada Beneficente, rea-lizada pela Secretaria de Segurança. “Era a melhor coisa que tínhamos a fa-zer. Nós vendemos os con-vites, compramos os pro-dutos, fizemos a feijoada e agora doamos para a

Distribuições são realizadas pessoalmente por equipes do Fundo e da SADS

Arleno [email protected]

Campanha do Agasalho”. Já o secretário de Re-

cursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), Marco Antonio de Oliveira (Bi-du), entregou R$ 3.760 e 280 quilos de alimentos. Ele explicou que os re-cursos foram arrecada-dos no Almoço Mineiro, realizado no restaurante Santo Matagal. Já os ali-mentos foram obtidos através de diversos even-tos realizados no Parque Municipal Dom José.

DistribuiçõesAs três primeiras entre-

gas foram feitas na Cáritas, Grupo Vida e na Secretaria de Serviços Municipais. No dia 8 de maio, os trabalha-dores da Cooperyara rece-beram 60 cobertores e rou-pas. No dia 10 foi a vez dos moradores da rua Aracaju, no Chácaras Marco: 470 co-bertores foram entregues. As distribuições foram feitas pessoalmente pela presi-dente do Fundo Social e pe-la secretária da SADS.

Por Paula NetoDa SADS

Lo

uri

va

ldo

Fio

• S

eco

m

Centro de Proteção ao Animal Doméstico terá obra de ampliação pronta em julho

O Cepad (Centro de Proteção ao Animal Do-méstico), que está sendo ampliado pela Prefeitura de Barueri na rua Vera Cruz, 340, Bairro dos Altos, tem previsão para término das obras em julho. Os ser-viços já chegaram à fase de finalização da cobertu-ra, instalações elétricas, hi-dráulicas e esgoto.

Com a ampliação, o Centro de Proteção ao Ani-

mal Doméstico passará a ter 435 metros quadrados. O espaço terá baias coleti-vas e individuais com solá-rio para cães e gatos, se-paradamente, e área para treinamento e lazer dos animais.

O Cepad é ligado à Se-cretaria de Recursos Natu-rais e Meio Ambiente, res-ponsável pela gestão dos serviços de adoção e cas-tração de animais domésti-cos. No espaço, cães e ga-tos têm acompanhamento veterinário contínuo e tra-

Cepad está sendo ampliado pela Prefeitura de Barueri no Bairro dos Altos

tamento especial como ba-nhos, passeios e ativida-des recreativas. O traba-lho, dentre outras ações, tem como foco o bem-es-tar animal e o equilíbrio do meio ambiente.

O Centro de Proteção ao Animal Doméstico aten-de animais recolhidos no trabalho de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde. Depois de reabilita-dos pelas equipes, eles são transferidos para os cuidados da Secretaria de Meio Ambiente.

4 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018JORNAL OFICIAL DE BARUERI

Karina Borges • Secom

Em 1982, o morador de Barueri Ricardo Koetz, 56 anos, pai de dois filhos, so-freu um atropelamento. Mesmo se submetendo a várias cirurgias, não foi pos-sível a recuperação de sua perna esquerda, o que re-sultou na amputação. Após muitos anos, ele encontrou na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) o apoio mais que esperado: a aqui-sição de uma tecnologia as-sistiva que faz muita diferen-ça na sua reabilitação.

“Fiquei muito grato. Não

esperava receber um equi-pamento de excelente qua-lidade”, revela Ricardo após receber sua prótese de per-na pela SPDP.

Um dos primeiros im-pactos foi a dificuldade de encontrar uma prótese adequada para sua condi-ção motora, além de passar pelo difícil processo de adaptação. Ricardo Koetz relata que durante 10 anos usou próteses que o ma-chucavam. “Toda adapta-ção quando se coloca uma nova prótese é complicada e dolorosa, por isso que equipamentos bons, real-mente, fazem muita dife-rença”, detalha.

Um novo passo: prótese de perna resgata a autoestima

O atendido pela Secreta-ria também elogiou toda es-trutura oferecida à pessoa com deficiência no municí-pio. “Mais que uma perna, devolveram a minha auto-estima e a minha dignida-de. Na SDPD existem pes-soas sérias com vontade de atender bem. Espero que a Prefeitura continue investin-do na manutenção desse importante serviço presta-do à pessoa com deficiên-cia”, declara.

A diretora do Departa-mento Técnico de Tecnolo-gia Assistiva, Solange Lan-ça, ressalta que as tecnolo-gias, órteses e próteses são direcionadas conforme ava-

Munícipe agradece o recebimento de nova prótese

Jaqueline [email protected]

Lo

uri

va

ldo

Fio

• S

eco

m

Barueri participa da 2ª edição da Virada FemininaEnfretamento à violência,

saúde, gênero e política. Es-tes serão alguns dos temas abordados na 2ª edição da Virada Feminina, que acon-tecerá no domingo (ama-nhã, dia 27) na Alesp (As-sembleia Legislativa de São Paulo), movimento global realizado com o apoio do Poder Legislativo estadual e diversas frentes feministas.

A Secretaria da Mulher de Barueri marcará presen-ça na programação com apresentação dos serviços Rede Mulher, Direitos Hu-manos e Enfretamento à

Violência de Gênero, Espor-te e Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.

Com 10 horas de dura-ção (das 8 às 18 horas), a Vi-rada Feminina trabalhará vários eixos temáticos que vão ao encontro da luta por mais políticas públicas para mulheres. Os temas são: Educação Política e Cidadã; Empreendedorismo, Traba-lho e Geração de Renda; Enfrentamento à Violência contra Mulher; Saúde, Bem-estar e Beleza; Gênero e Etnia; Gerações e Cultura; e Sustentabilidade.

No ano passado a secretária da Mulher de Barueri foi uma das painelistas

ários na adaptação da tec-nologia assistiva adquirida (órtese e próteses). Desde o segundo semestre do ano passado até agora, já foram fornecidas aproximadamen-te 750 tecnologias, entre estas, cadeiras de rodas e aparelhos auditivos.

Serviço O endereço da SDPD é rua Vereador Izaias Perei-ra Souto, 175, Jardim Bel-val . O horário de atendi-mento é das 7 às 17h, de segunda a sexta. Para mais informações o telefo-ne é 4194-4939 e o e-mail é [email protected].

liação da necessidade es-pecífica de cada usuário. “O Ricardo teve um quadro clí-nico que exigiu esta tecno-logia. A SDPD busca sem-pre analisar os casos indivi-dualmente de maneira que o equipamento atenda de forma plena”, conclui.

GOOP – Grupo de Orientação de Órtesese Próteses Desde o início do ano, a

SDPD implantou o GOOP - Grupo de Orientação de Ór-teses e Próteses, composto por equipe multidisciplinar com terapeutas ocupacio-nais, psicólogos e fisiotera-peutas que auxiliam os usu-

Na edição do ano passa-do, a secretária da Mulher de Barueri, Giani Cristina de Souza, foi uma das painelis-tas e participou da discus-são sobre cidadania. “Cha-ma-se Virada Feminina, mas trata-se de uma virada de cidadania, que sai do discurso para a ação. Acre-dito que a nossa Secretaria já avançou para execução dessas ações. Barueri tam-bém marca a sua participa-ção neste evento porque o nosso município já fez mui-to dentre as questões das mulheres e temos muito a

contribuir”, destacou.Para a presidente na-

cional da Libra (Liga das Mulheres Eleitoras do Bra-sil), Marta Lívia Suplicy, a Virada é “informação,

compartilhamento e bus-cando soluções”.

A Alesp fica na avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Parque do Ibirapuera, em São Paulo. (JD)

5Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018 JORNAL OFICIAL DE BARUERI

Por Janaína BarbedoDo HMB

O leite humano é o alimen-to mais completo e funda-mental para a saúde do bebê, garantindo proteção contra in-fecções e alergias. Por isso, na semana do Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19 de maio), o Hospital Municipal de Barueri (HMB) Dr. Francis-co Moran destaca a importân-cia desta atitude e esclarece como é fácil e acessível fazer a doação.

Toda mulher que ama-menta é uma possível doa-dora de leite e para doar é

só comparecer no Hospitalpara fazer um cadastro e

o exame de sangue, a fim de atestar a saúde da mãe. Depois, a doadora poderá retirar o leite em casa, arma-zenar em vidro esterilizado e tampa de plástico, de acordo com as orientações recebidas nessa primeira vi-sita, e avisar no grupo de doadoras para que o seu endereço seja incluído na rota de coleta, que é feita duas vezes por semana por um veículo oferecido pelo Hospital ou, ainda, retirar o leite no próprio banco.

O banco de leite do HMB, que consegue receber até

Banco de leite do HMB: como doar?Hospital também disponibiliza veículo para buscar a doação

seis doadoras ao mesmo tempo, tem capacidade para armazenar cerca de 200 li-tros de leite e atualmente só há 100 litros no estoque. “O estoque ideal para nosso banco é a quantidade máxi-ma que a gente conseguir de doação. Quanto mais, melhor”, afirma Lia Lopes, pediatra responsável pelo banco, que destaca a impor-tância das doações tanto para suprir a necessidade do Hospital quanto para repas-sar a outras unidades que precisem.

A produção de leite de-pende do esvaziamento da mama, ou seja, quanto mais

amamentar e doar, mais lei-te terá, e toda doação, inde-pendente da quantidade, é bem-vinda. “O banco sem-pre precisa de doação. A entrada e a saída precisam ser iguais por causa da vali-dade do leite”, destaca Lia, pois, apesar de o consumo por bebê ser pequeno - em média 25 ml -, a frequência do consumo é grande: de três em três horas.

“Hoje eu faço campanha para outras mães doarem! E se eu tiver mais um filho, vou doar de novo”, conta Elaine Lima, que conheceu o banco de leite do HMB e percebeu sua relevância quando seu

filho, Isaque, nasceu prema-turo e precisou ficar por qua-se dois meses na UTI (Unida-de de Tratamento Intensivo), sem poder mamar no seio e recebendo leite proveniente do banco.

É importante destacar que diante de qualquer dificulda-de ou dúvida, o banco de lei-te possui uma equipe dispos-ta a ajudar e orientar em todas as etapas da doação, desde a retirada do leite até o armazenamento adequado. As interessadas podem com-parecer no banco de leite do hospital, no 6º andar, ou en-trar em contato pelo telefone (11) 2575-3269.

Janaína Barbedo • HMB

Aliz [email protected]

Vacinação contra a gripe continua em Barueri

Quem é do grupo de risco e ainda não se vacinou deve procurar uma UBS

No dia 12 (sábado), a Se-cretaria de Saúde de Ba-rueri, através da Coordena-doria de Vigilância em Saúde (Visa), realizou o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação ocorreu em todo o território nacional e foi voltada ao público que compõe o grupo de risco.

Em Barueri, as 16 Unida-des Básicas de Saúde (UBSs), o Serviço de Aten-dimento Especializado (SAE) e quatro postos vo-lantes realizaram a imuni-zação durante todo sába-do. Foram aplicadas 25.570 vacinas, o que cor-responde a 48,68% da meta estipulada para o mu-nicípio. A intenção era va-cinar 52.532 pessoas.

Dos imunizados no sá-bado, 4.580 eram crianças,

Público-alvo:Conforme determinado

pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe é destinada a crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o par-to, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crô-nicas / imunodeprimidos, pessoas com 60 anos ou mais, população prisional e funcionários do sistema pri-sional, adolescentes e jo-vens de 12 a 21 anos de ida-de sob medidas socioeducativas e trabalha-dores das escolas públicas e privadas.

Barueri está em plena campanha de vacinação contra a gripe desde 23 de abril. Está sendo aplicada a dose trivalente, que prote-ge contra três vírus da in-fluenza: a A (H1N1), A (H3N2) e a cepa tipo B.

4.118 eram trabalhadores da saúde, 1.080 eram ges-tantes, 349 eram puérpe-ras, 14.845 eram idosos e 600 eram professores, pú-blico esse que compõe o grupo de risco.

Restando, portanto, mais de 51% de doses a serem aplicadas, a vacinação conti-nua no município de segun-da a sexta-feira em todas as UBSs e em dois postos vo-lantes: o Solar Ville Garaude,

localizado na Av. Copacaba-na, 536, no Alphaville 18 do Forte (que irá vacinar apenas idosos) e a Universidade Paulista / Clínica Unip, locali-zada na Alameda Amazo-nas, 492, em Alphaville.

Lo

uri

va

ldo

Fio

• S

eco

m

6 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018JORNAL OFICIAL DE BARUERI

SNJ - SECRETARIA DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

ATOS OFICIAISLEI Nº 2.610, DE 14 DE MAIO DE 2018

“DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO OFICIAL DA UNIDADE BÀSICA DE SAÚDE QUE ESPECIFICA.” RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, usando das atribuições legais, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga o Projeto de Lei nº 25/18, de autoria do Vereador Antonivaldo Rios Gomes: Art. 1º Passa a Unidade Básica de Saúde localizada na Rua João Cabral de Melo Neto, Jardim Tupã, Barueri, identificada no croqui anexo, a denominar-se oficialmente:

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE“EDINI CAVALCANTE CONSOLI”

Art. 2º As despesas com a execução desta lei, correrão por conta de dotação orçamentária própria, suplementada se necessário.

Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI, 14 DE MAIO DE 2018.RUBENS FURLANPREFEITO MUNICIPAL

LEI Nº 2.611, DE 21 DE MAIO DE 2018

“DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO OFICIAL DO PRONTO-SOCORRO QUE ESPECIFICA.” RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, usando das atribuições legais, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga o Projeto de Lei nº 32/18, de autoria do Vereador José Francisco de Lima: Art. 1º O Pronto-Socorro localizado na Marginal Esquerda ao lado da Biblioteca do Jardim Paulista, neste Município, passa a denominar-se oficialmente:

“PRONTO SOCORRO VANDERSON CÉSAR DE ALMEIDA”

Art. 2º As despesas com a execução desta lei, correrão por conta de dotação orçamentária própria, suplementada se necessário.

Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI, 14 DE MAIO DE 2018.RUBENS FURLANPREFEITO MUNICIPAL

PORTARIA Nº 446, DE 10 DE MAIO DE 2018

RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei e considerando o que consta do Decreto nº 7.367, de 3 de julho de 2012 e da Lei Federal nº 12.527 de 2011,

R E S O L V E :I – Ficam nomeados os membros abaixo, para integrarem a Comissão de Reavaliações de Informações: a)GANHA TEMPO: Sara Flor Di Maio Santos

b)SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO: Alexandre Comodaro Cardoso

c)SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO: Flavio Eduardo de Souza

d)SECRETARIA DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: Tathiana Cesar de Moraes

e)SECRETARIA DE FINANÇAS: Cristiane De Chiatto Tijon

II – As atribuições da Comissão de Reavaliação de Informações encontram-se estabelecidas no art. 23, do Decreto nº 7.367, de 3 de julho de 2010.

III - Publique-se e cumpra-se.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI, 10 DE MAIO DE 2018.RUBENS FURLANPREFEITO MUNICIPAL

PORTARIA Nº 491, DE 21 DE MAIO DE 2018

RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, e considerando o que consta do Ofício nº 660/2018/SEMA/ANA,

RESOLVE:I – Ficam nomeados os membros abaixo relacionados para composição da comissão municipal para análise de recursos de autuações por infração à Lei nº 2.482, de 19 de outubro de 2016:

1)Representantes da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente:Titular: RAQUEL PISTILLI RODRIGUESSuplente: MARCO ANTONIO LORENTZ

2)Representantes da Secretaria de Serviços Municipais:Titular: CRISTIANO DA SILVA GONÇALVESSuplente: FRANCISCO CARLOS PUGLIESI

3)Representantes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana:Titular: JOSÉ CARLOS QUERATOSuplente: FÁBIO HUESA FULINI

II – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.III – Publique-se e cumpra-se.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI, RUBENS FURLANPREFEITO MUNICIPAL

DECRETO Nº 8.764, DE 25 DE MAIO DE 2018“DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR.”

RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,

D E C R E T A:

Art. 1º. Fica a Secretaria de Finanças, com fundamento na Lei nº 2.571/17, art. 8º, autorizada a proceder a abertura de crédito adicional, no montante de R$ 3.010.000,00 (três milhões e dez mil reais) para suplementar as seguintes dotações:

02 PREFEITURA MUNICIPAL02.04 SECRETARIA DE FINANÇAS02.04.01 SECRETARIA DE FINANÇAS33909300 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES R$ 200.000,00 04.123.0012.2011 MANUTENÇÃO DA SECRETARIA DE FINANÇAS

02.12 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO02.12.02 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO33903900 OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS - PESSOA JURÍDICA R$ 300.000,0013.392.0043.2036 MANUTENÇÃO DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

02.14 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO02.14.02 ENSINO FUNDAMENTAL31901600 OUTRAS DESPESAS VARIÁVEIS - PESSOAL CIVIL R$ 200.000,0012.361.0049.2041 MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

02.14.04 ENSINO PRÉ‑ESCOLAR31901600 OUTRAS DESPESAS VARIÁVEIS - PESSOAL CIVIL R$ 50.000,0012.365.0045.2044 MANUTENÇÃO DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR

02.14.08 FUNDEB‑OUTROS31901100 D.R. 02 VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS - PESSOAL CIVIL R$ 2.000.000,0012.365.0051.2080 ENSINO MATERNAL - FUNDEB - OUTROS

02.16 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO02.16.01 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO44905200 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE R$ 200.000,0004.122.0094.2094 IMPLANTAÇÃO PROJETO PMAT

02.19 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE02.19.02 AÇÕES BÁSICAS E ESPECIALIZADA44905200 D.R. 05 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE R$ 60.000,0010.301.0072.2062 AÇÕES BÁSICAS E ESPECIALIZADA

TOTAL........................................................................................................ R$ 3.010.000,00 Art. 2º.O crédito adicional de que trata o artigo anterior correrá por conta da anulação parcial das seguintes dotações:

02 PREFEITURA MUNICIPAL02.04 SECRETARIA DE FINANÇAS02.04.01 SECRETARIA DE FINANÇAS33903900 OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS - PESSOA JURÍDICA R$ 500.000,0004.123.0012.2011 MANUTENÇÃO DA SECRETARIA DE FINANÇAS

02.14 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO02.14.02 ENSINO FUNDAMENTAL31901100 VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS - PESSOAL CIVIL R$ 200.000,0012.361.0049.2041 MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

02.14.03 ESCOLAS MATERNAIS31901100 VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS - PESSOAL CIVIL R$ 2.000.000,0012.365.0046.2043 MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS MATERNAIS

02.14.04 ENSINO PRÉ-ESCOLAR31901100 VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS - PESSOAL CIVIL R$ 50.000,0012.365.0045.2044 MANUTENÇÃO DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR

02.16 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO02.16.01 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO44905200 D.R. 07 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE R$ 200.000,0004.122.0094.2094 IMPLANTAÇÃO PROJETO PMAT

02.19 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE02.19.03 EMERGÊNCIA, URGÊNCIA E MATERNIDADE33903900 OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS - PESSOA JURÍDICA R$ 60.000,0010.302.0061.2063 EMERGÊNCIA, URGÊNCIA E MATERNIDADE

TOTAL........................................................................................................ R$ 3.010.000,00 Art. 3º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º. Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Barueri, 25 de maio de 2018. RUBENS FURLANPrefeito Municipal

DECRETO Nº 8.763, DE 25 DE MAIO DE 2018“DISPÕE SOBRE ABERTURADE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR.”

RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,

D E C R E T A:

Art. 1º. Fica a Secretaria de Finanças, com fundamento na Lei nº 2.570/17, art. 4º, autorizada a proceder a abertura de crédito adicional, no montante de R$ 5.285.000,00 (cinco milhões, duzentos e oitenta e cinco mil reais), para suplementar as seguintes dotações:

02 PREFEITURA MUNICIPAL02.06 SECRETARIA DE OBRAS02.06.01 SECRETARIA DE OBRAS33903900 OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS - PESSOA JURÍDICA R$ 500.000,0015.451.0015.2015 MANUT.DA SECRETARIA DE OBRAS44905100 OBRAS E INSTALAÇÕES R$ 235.000,0027.812.0025.1014 CONSTR./AMPL./REFORMA PRAÇAS ESPORTES/ESTÁDIO

02.08 SECRETARIA DE SERVIÇOS MUNICIPAIS02.08.02 DEPARTAMENTO DE PAISAGISMO44905100 OBRAS E INSTALAÇÕES R$ 500.000,0015.452.0027.1015 PRAÇAS, PARQUE E ÁREA DE LAZER02.08.05 ILUMINAÇÃO PÚBLICA E/OU DOMICILIAR44905100 OBRAS E INSTALAÇÕES R$ 3.300.000,0015.452.0029.1016 ILUMINAÇÃO PÚBLICA

02.14 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO02.14.02 ENSINO FUNDAMENTAL33903000 MATERIAL DE CONSUMO R$ 400.000,0012.361.0049.2041 MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL02.14.03 ESCOLAS MATERNAIS33903000 MATERIAL DE CONSUMO R$ 150.000,0012.365.0046.2043 MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS MATERNAIS

02.16 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO02.16.02 ADMINISTRAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO33903000 MATERIAL DE CONSUMO R$ 200.000,0004.122.0057.2058 ADMINISTRAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO

TOTAL........................................................................................................ R$ 5.285.000,00

Art. 2º.O crédito adicional de que trata o artigo anterior correrá por conta do excesso de arrecadação no exercício corrente:

TOTAL........................................................................................................ R$ 5.285.000,00

Art. 3º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º. Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Barueri, 25 de maio de 2018. RUBENS FURLANPrefeito Municipal

7Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018 JORNAL OFICIAL DE BARUERI

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BARUERI ‑ RESOLUÇÃO Nº 84/18

“Dispõe sobre a alteração da Comissão Paritária Temporária do Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri – CMAS.”

O Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri - CMAS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Municipal nº 2478 de 18 de agosto de 2016 e considerando o disposto no artigo 23, da Resolução nº 57/15 - CMAS;

RESOLVE:Artigo 1º - Substituir os membros da Comissão Paritária Temporária do CMAS, criada pela Resolução n.º 72/17, da forma que segue:Lilian Pereira Cascardo Oliveira da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SDPD, em substituição a Monica Mota Garone ;

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

BARUERI, 23 DE MAIO DE 2017.VALÉRIA FUGII CONCEIÇÃO RODRIGUES DE BARROSPRESIDENTE DO CMAS

SADS • SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BARUERI ‑ RESOLUÇÃO N° 83/18“Dispõe sobre o indeferimento do pedido de inscrição da Fundação Projeto Pescar, junto ao Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri – CMAS”.

O Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri, em reunião realizada no dia 23 (vinte e três) de Maio de 2018, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei n.º 2.478 de 18 de agosto de 2016, e considerando o disposto no artigo 23, da Resolução n.º 57/15 – CMAS, RESOLVE:

l - Indeferir o pedido de inscrição da Fundação Projeto Pescar junto ao CMAS, por não atender aos critérios previstos na Resolução CMAS nº 57/15.ll - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.lll - Revogam-se as disposições em contrário.

BARUERI, 23 DE MAIO DE 2018.VALÉRIA FUGII CONCEIÇÃO RODRIGUES DE BARROSPRESIDENTE DO CMAS

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIRETOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - RESOLUÇÃO N° 119/18

“Dispõe sobre a instituição da Comissão Paritária temporária junto ao Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente - CMDCA”.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barueri - CMDCA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei n° 1.976 de 12 de agosto de 2010, e pela Resolução nº 28, de 21 de agosto de 2012,

RESOLVE:Artigo 1º - Fica instituída a Comissão Paritária Temporária do CMDCA, de acordo com a deliberação dos membros do Conselho em Reunião Ordinária realizada no dia 19 de Abril de 2.018.

Artigo 2º - A Comissão Paritária temporária é composta pelos seguintes membros:

Dário Steller de Moura – Secretaria de Cultura e Turismo;Miriam Aparecida Rosa – Secretaria de Educação;Josislaine Cristina C. de Souza – Associação Cultural e Educacional Futuro Melhor;Sabrina Rosário P. Silva – Centro de Apoio de Monitoramento Pré-profissionalizante (CAMP).

Artigo 3º - Compete à Comissão Paritária temporária analisar as representações de descumprimento referentes ao artigo 28 - CMDCA pela Associação Viva Feliz, registrado sob o nº 22/05, neste Conselho.

Parágrafo único – Esta Comissão será responsável pela condução dos procedimentos a que alude o artigo 29 da Resolução n°28/12- CMDCA . Artigo 4º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

BARUERI, 24 DE MAIO DE 2018.MARIANA DE OLIVEIRA LEITEPRESIDENTE DO CMDCA

CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE BARUERI - RESOLUÇÃO Nº 02/18 ‑ CMJ

“Dispõe sobre a instituição da Comissão Organizadora do Pleito Eleitoral do Conselho Municipal da Juventude de Barueri - CMJ - Biênio 2018/2020”.

O Conselho Municipal da Juventude de Barueri – CMJ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Municipal nº 2.327 de fevereiro de 2014, e suas alterações, RESOLVE:

Artigo 1º - Fica instituída a Comissão Organizadora do Pleito Eleitoral do CMJ, de acordo com a deliberação da Plenária ocorrida na Reunião Ordinária realizada no dia 04 de maio de 2018.

Artigo 2º - A Comissão do Pleito Eleitoral é composta pelos seguintes membros:

I) Daniela Dias Gonçalves - APAE Barueri;II) João Luiz Mendes Garcia - Federação Paulista de Judô;III) Murilo Leme Pereira - Secretaria Dos Direitos da Pessoa com Deficiência;IV) Aline Moskoski - Secretaria de Cultura e Turismo.

Artigo 3º - Compete à Comissão Organizadora do Pleito Eleitoral - CMJ, regulamentar, organizar e coordenar o processo para a com-posição do referido conselho, para o Biênio 2018/2020.

Parágrafo Único – Está Comissão será responsável pela condução do Processo Eleitoral até a instalação da Plenária de Eleição.

Artigo 4º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Barueri, 24 de maio de 2018.Bartolomeu Luiz de OliveiraPresidente do CMJ

TOMADA DE PREÇOS – SO Nº. 008/18 - OBJETO: REFORMA GERAL DA EMEF DALVA FOGAÇA – JADIM SILVEIRA. DATA DE ENCERRAMENTO: Dia 13/06/2018 às 09:00 horas, para abertura em seguida na Secretaria de Obras, localizada na Av. 26 de Março, 1057 - Centro - Barueri/SP, Tel.: (11)4199-1900. GARANTIA DE PARTICIPAÇÃO: deverá ser recolhida na Tesouraria Municipal - Ganha Tempo, localizado na Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 - Jd. São Pedro - Barueri/SP (horário de atendimento: das 08:00 às 17:00 horas). EDITAL: disponível GRATUITO no site www.barueri.sp.gov.br ou poderá ser consultado e/ou retirado no endereço em epigrafe mediante fornecimento de uma mídia – CD ou CD-RW para que sejam gravados o Edital e seus anexos. RENÊ AP. DA SILVA – PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES.

CONCORRÊNCIA PÚBLICA – SO Nº. 033/18 - OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA A REALIZAÇÃO DE PEQUENAS OBRAS DE ZELADORIA EM PRAÇAS E ÁREAS PÚBLICAS. DATA DE ENCERRAMENTO: Dia 28/06/2018 às 09:00 horas, para abertura em seguida na Secretaria de Obras, localizada na Av. 26 de Março, 1057 - Centro - Barueri/SP, Tel.: (11)4199-1900. GARANTIA DE PARTICIPAÇÃO: deverá ser recolhida na Tesouraria Municipal - Ganha Tempo, localizado na Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 - Jd. São Pedro - Barueri/SP (horário de atendimento: das 08:00 às 17:00 horas). EDITAL: disponível GRATUITO no site www.barueri.sp.gov.br ou poderá ser consultado e/ou retirado no endereço em epigrafe mediante fornecimento de uma mídia – CD ou CD-RW para que sejam gravados o Edital e seus anexos. RENÊ AP. DA SILVA – PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES.

SO • SECRETARIA DE OBRAS

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barueri - RESOLUÇÃO N° 121/18

“Dispõe sobre a Manutenção do Registro de entidades junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barueri – CMDCA”. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barueri, em Reunião Ordinária realizada no dia 24 (vinte e quatro) de Maio de 2018, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei n° 1.976, de 12.08.2010 e pela Resolução nº 28 de 21.08.2012, RESOLVE:

Artigo 1º – Aprovar a Manutenção do Registro das entidades, abaixo relacionadas, no CMDCA:

• Instituto Barueri Paraolímpico – IBP;

• Associação Vila Ilhéus;

• Associação para Proteção das Crianças e Adolescentes - CEPAC

Artigo 2º – A manutenção do Registro será válida até 30 (trinta) de abril de 2019, conforme disposto no artigo 26, da Resolução n° 28/12 – CMDCA.

Artigo 3º – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 4º – Revogam-se as disposições em contrário.

Barueri, 24 de Maio de 2018.MARIANA DE OLIVEIRA LEITEPresidente do CMDCA

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIRETOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BARUERI ‑ RESOLUÇÃO N° 122/18

“Dispõe sobre o indeferimento do pedido de registro da Organização Social para o Desenvolvimento Educacional, Cultural e Social - OSDECS, junto ao Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente de Barueri - CMDCA”.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barueri, em reunião realizada no dia 19 (dezenove) de abril de 2018, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei n° 1.976 de 12 de agosto de 2010, e pela Resolução nº 28, de 21 de agosto de 2012, RESOLVE:

l - Indeferir o pedido de registro da Organização Social para o Desenvolvimento Educacional, Cultural e Social - OSDECS junto ao CMDCA, por não atender aos critérios previstos na Resolução CMDCA nº 28/12;ll - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação;lll - Revogam-se as disposições em contrário.

Barueri, 25 de maio de 2018.MARIANA DE OLIVEIRA LEITE Presidente do CMDCA

ACESSE NOSSO PORTALWWW.BARUERI.SP.GOV.BR

SF • SECRETARIA DE FINANÇAS

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO

Considerando que o contribuinte ELISEU FURLAN DE OLIVEIRA, CNPJ nº 22.511.261/0001-09, não foi localizado nos endereços cadastrados

e que não há notícia sobre o domicilio tributário atual, COMUNICAMOS que, como não houve apresentação de defesa administrativa

contra os Autos de Infração nº 41/2018, 40/2018 e 41/2018 no prazo legal e tendo este se esgotado, o lançamento foi julgado à revelia

em 1ª instância. Por consequência, o NOTIFICAMOS a realizar o pagamento do auto mencionado acrescido de multa, juros e atualização

monetária no prazo de 15 (quinze) dias.

Ressaltamos que, findo o prazo, sem que haja o pagamento ou interposição de recurso nos termos do artigo 219 da Lei Complementar

118/2002 e posteriores alterações, o débito será encaminhado para inscrição em Dívida Ativa e cobrança, conforme disposto no artigo

224 incisos I e II do mesmo diploma legal.

As guias para o pagamento encontram-se disponíveis no Ganha Tempo, Serviços Municipais Finanças, localizado na Avenida Henriqueta

Mendes Guerra, 550, Centro, Barueri/SP e no portal de serviços online da Prefeitura Municipal de Barueri (www.barueri.sp.gov.br).

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO

Considerando que o contribuinte A. P. DE CASTRO PUBLICIDADE E EVENTOS - CNPJ nº 14.846.188/0001-06, não foi localizado nos endereços

cadastrados e que não há notícia sobre o domicilio tributário atual, o NOTIFICAMOS, nos termos do art. 171, inciso III da Lei Complementar

118/2002, sobre a lavratura do AUTO DE INFRAÇÃO Nº 13/2018, NO VALOR DE R$ 1.036,20 (um mil, trinta e seis reais e vinte centavos),

por deixar de fornecer os documentos exigidos para a baixa da inscrição municipal, infringindo o disposto no parágrafo 3º do Artigo 48 da

LC 1118/2012 e posteriores alterações. Informamos-lhe que deverá efetuar o recolhimento do imposto junto aos Cofres Municipais no

prazo de 15 (quinze) dias a contar da publicação deste edital ou apresentar defesa administrativa e requerer provas, sob pena de revelia.

Ressaltamos que, findo o prazo, sem que haja o pagamento ou interposição de recurso nos termos do artigo 219 da Lei Complementar

118/2002 e posteriores alterações, o débito será encaminhado para inscrição em Dívida Ativa e cobrança, conforme disposto no artigo

224 incisos I e II do mesmo diploma legal.

As guias para o pagamento encontram-se disponíveis no Ganha Tempo, Serviços Municipais Finanças, localizado na Avenida Henriqueta

Mendes Guerra, 550, Centro, Barueri/SP e no portal de serviços online da Prefeitura Municipal de Barueri (www.barueri.sp.gov.br).

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO

Considerando que o contribuinte FALLMS DISTRIBUIÇÃO DE FITAS LTDA, CNPJ nº 02.341.697/0001-90, não foi localizado nos en-

dereços cadastrados e que não há notícia sobre o domicilio tributário atual, COMUNICAMOS que, como não houve apresentação de

defesa administrativa contra o Auto de Infração nº 165/2017 no prazo legal e tendo este se esgotado, o lançamento foi julgado à revelia

em 1ª instância. Por consequência, o NOTIFICAMOS a realizar o pagamento do auto mencionado acrescido de multa, juros e atualização

monetária no prazo de 15 (quinze) dias.

Ressaltamos que, findo o prazo, sem que haja o pagamento ou interposição de recurso nos termos do artigo 219 da Lei Complementar

118/2002 e posteriores alterações, o débito será encaminhado para inscrição em Dívida Ativa e cobrança, conforme disposto no artigo

224 incisos I e II do mesmo diploma legal.

As guias para o pagamento encontram-se disponíveis no Ganha Tempo, Serviços Municipais Finanças, localizado na Avenida Henriqueta

Mendes Guerra, 550, Centro, Barueri/SP e no portal de serviços online da Prefeitura Municipal de Barueri (www.barueri.sp.gov.br).

8 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018JORNAL OFICIAL DE BARUERI

RELAÇÃO DE EMPRESAS QUE RECEBERAM A LICENÇA AMBIENTAL

A SEMA/DQA com uso das atribuições que lhe foram atribuídas pela Resolução SMA nº 102, de 21 de dezembro de 2016 e Decreto Municipal nº 7.971 de 10 de setembro de 2014 consoante a Deliberação CONSEMA- Conselho Estadual de Meio Ambiente normativa nº 001 de 23 de abril de 2014 e após a apreciação do COMDEMA – Conselho de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, torna público que CONCEDEU Licenças Ambientais às seguintes empresas:

GAMA`S CENOGRAFIA LTDA‑ME. CNPJ- 27.448.013/0001-84Recebeu da SEMA/Barueri a Licença Prévia e de Instalação p/ Montagem de stands e painéis em madeira, no end. da Rua das Antilhas,472 – Jd Califórnia – Barueri/SP.

ISABEL OLIVEIRA PRESENTES FINOS LTDA‑EPP. CNPJ- 10.205.180/0001-37Recebeu da SEMA/Barueri a Licença de Operação para Fabricação de joias, no endereço da Al. Araguaia, 2.044- Alphaville – Barueri/SP.

S.B.R USINAGEM DE PRECESÃO LTDA. CNPJ- 74.304.213/0001-43Recebeu da SEMA/Barueri a Licença de Operação –Renovação, para Fabricação de peças usinadas por encomenda, no endereço da Rua Aeroporto,04 – Ch. Marco– Barueri/SP.

GOLBER IND. E COM. DE PLÁSTICO LTDA‑ME CNPJ- 06.164.879/0001-93. Recebeu da SEMA/Barueri a Licença de Operação - Renovação para Fabricação de peças plásticas injetadas, no endereço da Rua Pin-heiro,69 – Ch. Marco – Barueri/SP.

CONTEXTO OFICINA DE MADEIRA LTDA‑EPP. CNPJ- 06.210.114/0001-42Recebeu da SEMA/Barueri a Licença de Operação – Renovação para Fabricação de móveis em MDF, no endereço da Rua Lagoa Nova,174 – Jd Califórnia– Barueri/SP.

UNIBRAC IND. E COM. DE EMBALAGENS EIRELI. CNPJ- 03.548.995/0001-18Recebeu da SEMA/Barueri a Licença Prévia e de Instalação para Corte, Montagem de peças de papelão no endereço da Rua Chaves,445- Jd. Califórnia – Barueri/SP.

SEMA • SECRETARIA DE RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE

RESOLUÇÃO SEMA Nº 02, DE 24 DE MAIO DE 2018.

O Secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente do Município de Barueri, no uso de suas atribuições legais previstas no Artigo 79, II, da Lei Orgânica do Município de Barueri, em cumprimento ao disposto na Lei nº 2.558, de 22 de setembro de 2017 e, considerando a neces-sidade de atualizar os preços públicos, conforme tabela expedido pela Secretaria de Obras, faz saber a todos os interessados que os projetos de plantio no município observará ao disposto nesta resolução, a saber:

Art. 1º. Fica aprovada a Tabela de Preços Públicos constante do Anexo desta Resolução, aplicável ao Termo de Compromisso e Reposição Vegetal –TCRV revertido em outra forma de compensação, observando-se o custo comercial da muda, acrescido do custo de entrega ou plantio das mudas e sua manutenção.

Art. 2º. Ficam revogadas as disposições em contrário.

Art. 3º. Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI, 24 DE MAIO DE 2018.MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA SECRETÁRIO DE RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE

Código Obras (2018/01) Descrição do serviço Rendimento Unidade R$ Unitário Qtd. R$ Total Base PMB

Elaboração do projeto035.029.0010 Engenheiro Ftal/ Agron//Biólogo 20horas/hectar h 131,13R$ 0,012 1,57R$

Subtotal 1,57R$

Atividades prévia ao plantio

034.005.0009 Roçada e Limpeza manual, incluindo controle deformiga e produtos. m² m² 0,51R$ 6,00 3,06R$

Subtotal 3,06R$

Atividades de Plantio

035.029.0010 Acompanhamento profissional (Eng.Ftal/Agron/Biólogo) 1horas/dia de plantio h 131,13R$ 0,01 0,66R$

035.016.0003Caminhão carroceria de madeira - 8 toneladas, comcabine para transporte de material e pessoal +motorista - durante o periodo de plantio

8 horas por dia de plantio. Rendimento de 200 mudas/Homem/dia

h 101,40R$ 0,04 4,06R$

035.007.0079 Plantio com fornecimento de mão-de-obra e insumosagricolas (adubo, composto e calcário dolomítico) Unidade Unid. 11,85R$ 1,00 11,85R$

Muda arbórea de espécies antivas diversas - 2,20maltura - DAP 2cm - boa formação, bom estadofitossanitário, incluindo transporte e manutençãotemporária no viveiro

Unidade Unid. 34,00R$ 1,00 34,00R$

017.001.0001 Tutor Pinus e amarilho - 2,00 m de altura, 3 cm delargura e 2,5cm de espessura Unidade Unid. 15,49R$ 1,00 15,49R$

Subtotal 66,05R$

Atividades pós plantio

034.005.0009Manutenção, incluindo substituição e tratos culturais(ajudante de jardineiro) - 24 meses, executado a cada3 meses

m² m² 0,51R$ 42,00 21,42R$

Muda - estimativa de perda de 10% para subistituição Unidade Unid. 34,00R$ 0,10 3,40R$

017.001.0001 Tutor Pinus - 2,00 m de altura, 3 cm de largura e 2,5cmde espessura (10% de perda) Unidade Unid. 15,49R$ 0,10 1,55R$

035.003.0293Irrigação = caminhão pipa + operador + custo da água> durante os 12 meses secos => rendimento de10m³/hora.

0,0002m³/muda/12 meses/a cada 3 dias m³ 29,29R$ 0,02 0,70R$

035.029.0010 Relatórios de Manutenção - Engº Ftal/Agron./Biólogo -conforme lei municipal 2558/2017 - 7 relatórios 4horas/Ha/relatório h 131,13R$ 0,02 2,20R$

Subtotal 29,27R$

TOTAL 99,96R$ TOTAL/MUDA 99,96R$

QUANTIDADE DE MUDAS A COMPENSAR 1M²/MUDA 6 Ho Homem m² Métro quadradoRENDIMENTO HA/H/DIA 1.600 (Ha) Hectar h horaRENDIMENTO MUDA/H/DIA 200 m³ Métro cúbico Kg Quilograma

Km Quilômetro Unid. UnidadeDia 8 horas de trabalho

Legenda

TABELA PARA AVALIAÇÃO DO VALOR DE MERCADO PARA PROJETO DE PLANTIO EM BARUERI (TABELA 2018)

FASE II - IMPLANTAÇÃO

FASE I - PLANEJAMENTO

FASE III - MANUTENÇÃO

9Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018 JORNAL OFICIAL DE BARUERI

SS • SECRETARIA DE SAÚDE

CONVITEApresentação da Prestação de Contas pelo Secretário Municipal de Saúde

Temos a grata satisfação de convidar Vossa Senhoria para a

“Audiência Pública ‑ Prestação de Contas do 1º Quadrimestre/2018”

a realizar-se em 30 de maio de 2018, das 9 às 12 horas,

na “CÂMARA MUNICIPAL DE BARUERI”, Alameda Wagih Salles Nemer, n.º 200 – Centro Comercial de Barueri,

Contamos com a sua presença!

DR. JORGE MARCIO DOS SANTOS SALOMÃO

SECRETÁRIO DE SAÚDE

SADM • SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

CONVOCAÇÃO ESTAGIÁRIOS

Convocamos os estudantes abaixo relacionados, a comparecerem na Secretaria de Administração, situada à Rua Profº João da Matta e Luz, 84 – Centro – Barueri – SP, no prazo de 3 (três) dias úteis contados da publicação, para admissão de Estagiários no Serviço Público Municipal, conforme a Lei nº 2540 de 28 de junho de 2017, munidos dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e declaração da escola. Os candidatos menores de idade deverão comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis.

CURSO NOME CLASSIFICAÇÃO

ENSINO MÉDIO - MUNÍCIPE - MANHÃ LUCAS VIEIRA BEZERRA 17

MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - MUNÍCIPE - MANHÃ BEATRIZ OLIVEIRA RIBEIRO 04

SECRETARIADO - NÃO MUNÍCIPE - NOITE THAINÁ FERREIRA ALVES DA SILVA 05

SECRETARIADO - NÃO MUNÍCIPE - NOITE JANAYNA LETICIA DE SOUSA SILVA 06

SECRETARIADO - NÃO MUNÍCIPE - NOITE DANIELE BERTINI LIRA DE BRITO 07

SECRETARIADO - NÃO MUNÍCIPE - NOITE NATHÁLIA CRISTINA DA SILVA 08

CILENE RODRIGUES BITTENCOURTSECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO

PROCESSO SELETIVO 001/2018/SECONVOCAÇÃO

CONVOCAMOS OS CANDIDATOS, ABAIXO RELACIONADOS A COMPARECEREM NA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, SITUADA À RUA PROF°. JOÃO DA MATA E LUZ, N°. 84 - CENTRO – BARUERI – SP, NO PRAZO DE 5 (CINCO) DIAS CONTADOS DA PUBLICAÇÃO, NOS TERMOS DO ARTIGO 214 A 223 DA LEI COMPLEMENTAR Nº. 277, DE 07 DE OUTUBRO DE 2011. O NÃO COMPARECIMENTO IMPLICARÁ EM SUA DESCLASSIFICAÇÃO.

NOME CARGO TEMPORÁRIOPROCESSO SELETIVO

CLASSIFICAÇÃO

MIRNA CLARO DE FARIA OLIVEIRA PEB I 001/2018 95

GIOVANI ALVES DE SOUZA PEB II - CIÊNCIAS 001/2018 07

CINTIA MARTINELLI PEB II - CIÊNCIAS 001/2018 08

RAFAELA DARIANE GARCIA PEB II - CIÊNCIAS 001/2018 09

NERIOMAR MOREIRA DA SILVA PEB II – EDUCAÇÃO FÍSICA 001/2018 09

LARISSA CAMPOS DE CASTILHO PEB II - MATEMÁTICA 001/2018 15

CAMILA BARBOSA DE OLIVEIRA PEB II - PORTUGUÊS 001/2018 40

CILENE RODRIGUES BITTENCOURTSECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO

SUPRI - SECRETARIA DE SUPRIMENTOS

MANDADO DE INTIMAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE RESPOSTA PRELIMINAR

Ao Servidor (a): Sr(a). Juliana Xavier da Silva.Cargo/Função: Merendeira.Matrícula Funcional n.º: 18.928.

A Secretária de Suprimentos da Prefeitura Municipal de Barueri, nos termos do artigo 159, da Lei Complementar n.º 277, de 07 de outubro de 2011, intima Vossa Senhoria a, querendo, oferecer resposta preliminar acerca das faltas injustificadas apresentadas nos dias 22, 23, 24, 25, 26, 29, 30 e 31/01/2018; dias 01, 02, 05, 06, 07, 08, 09, 14, 15, 16, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27 e 28/02/2018; dias 01, 02, 05, 06, 07, 08, 09, 12, 13, 14, 15, 16, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27 e 28/03/2018; dias 02, 03, 04, 05, 06, 09, 10, 11, 12, 13, 16, 17, 18, 19, 20, 23, 24, 25, 26 e 27/04/2018, no prazo de 03 (três) dias, contados a partir do primeiro dia útil seguinte à publicação desta.

A resposta preliminar deverá, impreterivelmente, ser protocolizada na sede da Coordenadoria de Abastecimento, sito à Rua José Augusto de Camargo, n.º 125, Centro - Barueri/SP, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 17h.

BARUERI, 16 DE MAIO DE 2018.SONIA MARIA DI FIORI SOARESSECRETÁRIA MUNICIPAL

Portaria n.º 007/2018, de 25 de maio de 2018. SONIA MARIA DI FIORI SOARES, Secretária de Suprimentos, nomeada pela Portaria nº 007/2018 no uso de suas atribuições que lhes são conferidas por lei, e considerando o artigo 14, parágrafo 2º, do Decreto Municipal n.º 7.472/2013:

RESOLVE

I ‑ Artigo 1º. Instaurar Sindicância para apuração de fatos relacionados a aquisição de livros didáticos.

II – A sindicância em apreço será conduzida por Comissão específica, integrada pelos membros seguintes, sob a presidência do primeiro:

a) Sra. Amélia Bastos de Lemos, do quadro de pessoal da Secretaria de Suprimentos, matrícula funcional n.º 091004; b) Sra. Edlayne Tadeu da Silva, matrícula funcional n.º 002056; e c) Sra. Amarilis de Avellar com matricula funcional n.º 104339.

III – Os trabalhos da comissão deverão ser concluídos no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da publicação desta Portaria.

IV – Publique-se e cumpra-se

Sonia Maria Di Fiori SoaresSecretária de Suprimentos

Despachos da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

COORDENADORIA TÉCNICA DE ANÁLISE DE PROJETOS

SOLICITAÇÃO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO – DEFERIDAProtocolo: 038.570/2018 - Interessado: ADW5 Empreendimentos SPE Ltda

SOLICITAÇÃO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO – INDEFERIDAProtocolo: 045.857/2018 - Interessado: Adriana Meneses Alves

SOLICITAÇÃO DE TERMO DE DEMOLIÇÃO DE CONSTRUÇÃO– COMUNICADOProtocolo: 041.379/2018 - Interessado: Maria Izabel Moran e Outros

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA TOPOGRÁFICA DE UNIFICAÇÃO DE LOTES – COMUNICADOProtocolo: 014.609/2018- Interessado: Tucunaré Participações Ltda

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA DE REGULARIZAÇÃO EXTRAORDINÁRIA – DEFERIDAProtocolo: 054.376/2016 - Interessado: Maria Regina Sdepanian SantosProtocolo: 067.973/2016 - Interessado: Keila Milanez Orikasa Vido e Fernando Augusto VidoProtocolo: 076.813/2017 - Interessado: Antônio Aparecido Serralha e Augusto Celso ZanellaProtocolo: 076.976/2017 - Interessado: Francisco José Custódio Tavelli ChristovamProtocolo: 130.304/2017- Interessado: Odair Medeiros da Silva

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA DE REGULARIZAÇÃO EXTRAORDINÁRIA – COMUNICADOProtocolo: 097.933/2016 - Interessado: Valtencir Gonçalves de SouzaProtocolo: 076.803/2017 - Interessado: Webfrut Empreendimentos e Participações S/A.Protocolo: 077.129/2017 - Interessado: Congregação Cristã no BrasilProtocolo: 114.188/2017 - Interessado: Demóclides de Souza MachadoProtocolo: 130.029/2017 - Interessado: Vicente D´ArcoProtocolo: 130.089/2017 - Interessado: Priscila Amaral D’AlmeidaProtocolo: 130.328/2017 - Interessado: José Raimundo NetoProtocolo: 130.363/2017 - Interessado: Congregação Cristã no BrasilProtocolo: 130.372/2017 - Interessado: Congregação Cristã no BrasilProtocolo: 130.376/2017 - Interessado: José Luiz da SilvaProtocolo: 130.392/2017 - Interessado: Congregação Cristã no BrasilProtocolo: 130.397/2017 - Interessado: Congregação Cristã no BrasilProtocolo: 130.442/2017 - Interessado: Associação Residencial Alphaville 1Protocolo: 130.802/2017 - Interessado: Vicente D´ArcoProtocolo: 130.863/2017 - Interessado: JFN Participações LtdaProtocolo: 130.874/2017 - Interessado: Magali Marques Macedo MartinsProtocolo: 130.877/2017 - Interessado: Reliable - Empreendimentos e Participações LtdaProtocolo: 130.953/2017 - Interessado: Rosana Silva BarabanovProtocolo: 131.033/2017 - Interessado: José Alves

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO – DEFERIDAProtocolo: 006.514/2018 - Interessado: Sérgio Guedelha Coutinho

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO– COMUNICADOProtocolo: 102.108/2013 - Interessado: Gelson Risério do Bonfim

Protocolo: 120.070/2017 - Interessado: Stefanini Empreendimentos LtdaProtocolo: 128.302/2017- Interessado: Paulo Rogério MartinsProtocolo: 010.529/2018 - Interessado: Geraldo AlvesProtocolo: 034.795/2018 - Interessado: Yassuhiro SatoProtocolo: 043.529/2018 - Interessado: José Orlando Alves PereiraProtocolo: 018.386/2018 - Interessado: Tucunaré Participações LtdaProtocolo: 014.599/2018 - Interessado: Tucunaré Participações LtdaProtocolo: 021.635/2018 - Interessado: Associação dos Amigos de São Fernando Residência

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO COM DESDOBRO – COMUNICADOProtocolo: 025.333/2018 - Interessado: Valdecy Joaquim da SilvaProtocolo: 043.835/2018 - Interessado: Fairah Barrozo

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO DE REFORMA E AMPLIAÇÃO – COMUNICADOProtocolo: 009.185/2018 - Interessado: Luiz Fernando Peres

SOLICITAÇÃO DE REGISTRO PROFISSIONAL – DEFERIDOProtocolo: 026.411/2018 – Interessado: Luiz Eduardo CalligaresProtocolo: 045.733/2018 – Interessado: Cassia Cavani Arquitetura e Urbanismo SS- EPP

SOLICITAÇÃO DE REGISTRO PROFISSIONAL – COMUNICADOProtocolo: 052.601/2018 – Interessado: Alex Leandro Oliveira

SOLICITAÇÃO DE REVALIDAÇÃO DE REGISTRO PROFISSIONAL – DEFERIDOProtocolo: 109.580/2017 – Interessado: Cosmo Emo BloiseProtocolo: 053.778/2018 – Interessado: Fabio de Almeida Curvelo

SOLICITAÇÃO DE REVALIDAÇÃO DE ALVARÁ– DEFERIDAProtocolo: 051.101/2018 - Interessado: Pinheiro Mendes Interprise Ltda

SOLICITAÇÃO DE HABITE-SE – DEFERIDAProtocolo: 007.288/2012 - Interessado: Donana Participações LtdaProtocolo: 027.057/2018 - Interessado: Elaine Ortiz CrescenziProtocolo: 034.344/2018 - Interessado: Sidney Rivetti e Eliana Ferreira Rosa

SOLICITAÇÃO DE HABITE-SE – COMUNICADOProtocolo: 040.903/2018 - Interessado: Mauro de OliveiraProtocolo: 050.529/2018 - Interessado: Milton José dos Santos

SOLICITAÇÃO DE AUTO DE VISTORIA – DEFERIDAProtocolo: 004.893/2018 - Interessado: Aurélio Zecchi de Souza e Mirtes Eliete Velletri de Souza

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO SUBSTITUTIVO OU MODIFICATIVO – COMU-NICADOProtocolo: 036.914/2018 - Interessado: JCL Empreendimentos Ltda

SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO DE PROCESSOS / PROTOCOLOS – DEFERIDAProtocolo: 121.526/2017 - Interessado: José Bonifácio dos Santos Agostinho

SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO DE INSTALAÇÃO DE ELEVADORES E COR-RELATOS – DEFERIDAProtocolo: 083.702/2017 - Interessado: João Carlos de Abreu

Protocolo: 017.146/2018 - Interessado: XII de Outubro Empreendimentos Ltda

SOLICITAÇÃO DE AUTO DE VISTORIA DE ELEVADORES E CORRELATOS – DEFERIDOProtocolo: 043.803/2018 - Interessado: Sardenha Investimentos e Participações Ltda e Toscana Investimentos e Participações Ltda

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA STAND DE VENDAS – COMUNICADOProtocolo: 048.461/2018 - Interessado: Cadil Empreendimentos Imobiliários Ltda

SOLICITAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE OBRA – DEFERIDAProtocolo: 027.249/2018 – Interessado: Marcelo Moreiro dos Reis e OutroProtocolo: 047.812/2018 – Interessado: Célia Augusta Lima Matos

SOLICITAÇÃO DE CÓPIAS SIMPLES DE DOCUMENTOS – DEFERIDAProtocolo: 045.752/2018 – Interessado: Potenza SPE Construtora e Incorporadora Ltda

EDITAL DE CONVOCAÇÃO(NOTIFICAÇÕES E AUTO DE INFRAÇÃO/MULTA)Convocamos os proprietários e/ou os responsáveis pelo uso dos imóveis abaixo especificados a comparecerem ao órgão competente desta municipalidade (Secretaria de Planejamento e Urbanismo), situado à Rua Tarumã nº 51 – Bethaville I, Barueri - SP, para apresentarem defesa, devidamente instruída pelas provas de suas alegações, ou requererem a impugnação, por meio de expediente administrativo próprio, dos Atos Administrativos praticados pelos Agentes Fiscalizadores.

Auto de Infração/Multa Nº 045 de 23 de maio de 2018 (1)Antônio Luís PasinatoAvenida da Aldeia, 699 – Aldeia de BarueriPrazo: 10 (dez) dias, contados a partir da 1ª Publicação

Auto de Infração/Multa Nº 046 de 23 de maio de 2018 (1)Maria Regina Sdepanian Santos Alameda Cajuba, 70 – Residencial Morada dos LagosPrazo: 10 (dez) dias, contados a partir da 1ª Publicação

Auto de Notificação Nº 068 de 23 de maio de 2018 (1)Gan Eden Administração, Empreendimento e Participações Ltda.Rua do Ouvidor, 480 – Jardim CalifórniaPrazo: 15 (quinze) dias, contados a partir da 1ª Publicação

Auto de Interdição Parcial Nº 069 de 23 de maio de 2018 (1)Daiane Pereira da SilvaAvenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 947 – Jardim SilveiraPrazo: imediato, contados a partir da 1ª Publicação

Auto de Notificação Nº 070 de 23 de maio de 2018 (1)Maria do Carmo de Lucena AlvesRua Otaviano Piza, 287 – Vila Engenho NovoPrazo: 05 (cinco) dias, contados a partir da 1ª Publicação

Auto de Notificação Nº 071 de 25 de maio de 2018 (1)Gilson Sobral de OliveiraAlameda Rigel, 379/399 – Residencial Morada das EstrelasPrazo: 15 (quinze) dias, contados a partir da 1ª Publicação

SEURB • SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E URBANISMO

10 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018JORNAL OFICIAL DE BARUERI

ATOS OFICIAIS - ADMINISTRAÇÃO INDIRETACÂMARA MUNICIPAL DE BARUERI

TERMO DE PRORROGAÇÃO

SEBASTIÃO CARLOS DO NASCIMENTO, Presidente da Câmara Municipal de

Barueri, no uso de suas atribuições legais, resolve PRORROGAR a validade do

Concurso n.º n.º 001/2015, homologado em 31 de maio de 2016, por mais 02 (dois)

anos, de acordo com o disposto no artigo 37, inciso III da Constituição Federal.

BARUERI, 25 DE MAIO DE 2018.

SEBASTIÃO CARLOS DO NASCIMENTO

PRESIDENTE

TERMO DE ADITAMENTO: 012/2018Referente ao contrato: 07/2017Contratante: FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERIContratada: BB Transporte e Turismo Ltda.Data de Assinatura: 22/05/2018Objeto: Prorrogação por 12 (doze) meses do Contrato nº07/2017 que prevê a aquisição da quantidade mensal estimada de 9.523 (nove mil e quinhentos e vinte e três) unidades de créditos eletrônicos para utilização nas linhas de ônibus do Município de Barueri para os servidores da FIEB. VALOR ESTIMADO DO CONTRATO: R$497.100,60 (quatrocentos e noventa e sete mil e cem reais e sessenta centavos).VALOR ESTIMADO MENSAL: R$41.425,05 (quarenta e um mil, quatrocentos e vinte e cinco reais e cinco centavos)VALOR UNITÁRIO: R$ 4,35 (quatro reais e trinta e cinco centavos)

BARUERI, 26 DE MAIO DE 2018.LUIZ ANTONIO RIBEIROSUPERINTENDENTE DA FIEB

FIEB • FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI

OSDECS • ORGANIZAÇÃO SOCAIL PARA O DESENVOLVIMENTO EDU. CULTURAL E SOCIAL

Execução do Contrato 296/2016 ANO - 2017

Entidade Executora: ORGANIZAÇÃO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, CULTURAL E SOCIAL- OSDECS - CNPJ 03.724.006/0003-61

EMM NADIR ADOLFINA PEREIRA - RELATÓRIO

O presente relatório visa consolidar as informações sobre a execução das atividades Contrato

de Gestão 296/2016, objetivando o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e

serviços de educação, na Maternal Nadir Pereira Adolfina sob administração da OSDECS realizadas

durante o período de janeiro a dezembro de 2017.

- DAS METAS 1. META – ÍNDICE DE EVASÃO DE ALUNOS

O controle de frequência dos alunos é efetuado pelo acompanhamento e controle de presença realizado através do diário de classe dos professores e chamada diária.

META 250 100%

Matriculados 250 100%

Potencial a alcançar 0 0%

1

2. META – CONTROLE DE ASSIDUIDADE DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

MÊS QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIO FUNCIONÁRIOS COM FALTAS JANEIRO 70 15

FEVEREIRO 67 19

MARÇO 63 23

ABRIL 61 14

MAIO 65 19

JUNHO 77 19

JULHO 66 11

AGOSTO 73 18

SETEMBRO 69 19

OUTUBRO 67 11

NOVEMBRO 64 14

DEZEMBRO 64 10

3. META – PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL E PROPOSTA PEDAGÓGICA CONSOLIDADA

A OSDECS entregou juntamente com o relatório mensal as atividades desenvolvidas na Maternal, correspondente ao ano de 2017, atividades que estão de acordo com a Proposta Pedagógica.

Relatório mensal de janeiro a dezembro.

4. META – RESPONSABILIDADE PELA SAÚDE E HIGIENE DAS CRIANÇAS

A Maternal Nadir Adolfina Pereira entrega para a Secretaria de Educação o relatório mensal com o cardápio das refeições servidas. O cardápio elaborado pela nutricionista garante uma qualidade nos alimentos e valores nutricionais.

A Maternal conta com todo cuidado para garantir a higiene e saúde das crianças, fazendo as lavagens dos lençóis e cobertores periodicamente. As assistentes utilizam luvas descartáveis para procedimentos de trocas e banho, o local da troca e os sanitários são higienizados e desinfetados diariamente, assim como, as salas de aula e todo o ambiente escolar, as assistentes também contam com as orientações dos cuidados das técnicas de enfermagem. As medicações são ministradas pelas profissionais após autorização dos pais/responsáveis.

5. META – FORMAÇÃO ACADÊMICA E CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS E DEMAIS PROFISSIONAIS.

PROFESSORAS AMANDA DA SILVA SIQUEIRA GALINDO PROFESSORA 7H – 16H PEDAGOGA BEATRIZ DA SILVA PEREIRA PROFESSORA 7H – 16H PEDAGOGA CRISTIANE DE ALMEIDA FAZZONI PROFESSORA 7H – 16H PEDAGOGA

2

Horários e dias de HAC, HATI e Oficinas;

Em 25 de janeiro:

Construção do portfólio; Informação da instalação do ponto digital; Realização de circuito com 2ªs e 3ªs fases ela fisioterapeuta; Período de adaptação aos novos matriculados; Confecção de lembrancinhas de “boas vindas”; Atividades para o Carnaval;

Em 30 de janeiro:

Mudança do horário para servir a sopa; Pauta da reunião de pais; Informe sobre medicações; Entrega dos livretos explicativos para os pais; Alteração da data de início das aulas para o dia 13 de fevereiro; de Elaboração de painéis para o carnaval;

Em 08 de março:

Apresentação nova professora da 2ª fase B; Projeto Aniversário de Barueri; Eventos da páscoa;

Em 13 de março:

Orientações para reunião de pais e construção de pauta. Festa de encerramento; Retirada de cartão brinquedo; Recesso;

Em 23 de março:

Formação “Criança é vida”; Cronograma para formação das assistentes do projeto Criança é vida; Cronograma de apresentação do projeto “Criança é vida” aos pais; Projeto Boa Visão;

Reuniões de pais/família na escola

No dia 03 de fevereiro realizou-se a reunião de pais nesta UE, conforme calendário escolar, na oportunidade foi disponibilizado a todos os pais (inclusive aos faltantes, posteriormente), o material

FERNANDA MORBECK PINHEIRO PROFESSORA 7H – 16H PEDAGOGA DAIANE SIMÃO NEVES PROFESSORA 7H – 16H PEDAGOGA KÁTIA CILENE AMBRÓSIO PROFESSORA 7H – 16H PEDAGOGA ROSEANE LOPES TEMPOS PROFESSORA 7H – 16H PEDAGOGA STEPHANIE SANDRA CUSTÓDIO PROFESSORA 7H – 16H PEDAGOGA FABIANA DE MORAES DOS SANTOS CESAR PROFESSORA 7H – 16H PEDAGOGA VILMA COUTINHO BORGES DE MORAES PROFESSORA 7H – 16H PEDAGOGA

3

impresso “Organização da Educação Infantil”, abordando horários de entrada e saída, o que vai e volta todos os dias na mochila, a importância de acompanhar a agenda, entre outros.

No dia 10 de abril, realizou-se o encontro referente a multiplicação da formação “Criança é vida bebê” para as docentes desta UE, pela professora Stephanie Custódio e a ADI Beatriz Daniele, com o tema “Um bom início de vida”, onde foi transmitido os conhecimentos adquiridos no encontro no CAP no dia 22 de março de 2017. No dia 20 de abril, houve a formação no CAP do projeto “Crianças é vida” 03 e 04 anos, com o tema: Cuidando da Pele e do Cabelo/Limpa e Ensaboa, com a presença da professora Fernanda Lima e a ADI Ana Paula Oliveira. No dia 24 de abril às 8:00 horas, realizou-se a multiplicação para os pais de nossos alunos dos Berçários e 1ªs Fases, transmitindo os conhecimentos adquiridos na formação “Criança é vida bebê”, tivemos a participação de 32 pais. Utilizamos apresentação em power point, cartazes e folhetos que foram distribuídos entre os participantes. As trocas de experiências e a participação nas dinâmicas foram muito compensadoras a nossa equipe, pois sem esse elo escola/família não teríamos um trabalho efetivo. No dia 24 de abril realizamos uma reunião com as assistentes de maternal e professora da 2ª fase B. Neste encontro, os funcionários tiraram dúvidas e expuseram opiniões sobre as rotinas, ocupação de espaços e outros. A equipe foi orientada pelas gestoras e esclarecidas sobre as advertências e suspensões que haviam ainda muitas dúvidas sobre o assunto. No dia 06 de maio, realizou-se nesta UE, reunião com os funcionários tendo como temas: comprometimento, faltas injustificadas, horários, campanha do agasalho, entre outros. No dia 22 de maio, houve a formação ministrada pela fisioterapeuta Natália Dario e a Professora de Capoeira Camila Bonifácio, com os funcionários do Maternal. Foram abordados os seguintes temas: o que é capoeira; quais seus benefícios; contribuição no desenvolvimento motor; estímulo; a história da capoeira; instrumentos utilizados; etc. Na fisioterapia os temas foram: reuniões com os pais, separados por fase; fisioterapeuta é para todos da UE; o desenvolvimento infantil em suas fases; como organizar o espaço e montar circuitos para as crianças, entre outros. No dia 29 de maio às 7:30 horas, realizou-se nesta UE, o 2º encontro referente a multiplicação “Criança é Vida Bebê” para os pais de alunos dos Berçários e 1ªs fases, com o tema: “Alimentação e Sono”, tivemos a participação de 25 pais. Utilizamos apresentação de power point, cartazes e folders que foram distribuídos entre os participantes. A presença da Fisioterapeuta Natália Dario, reforçou as orientações aos pais quanto à postura que se deve ter ao levantar as crianças, o risco que certos alimentos podem causar nesta fase (guloseimas) e como amamentar corretamente. Também no dia 29 às 13:00 horas, houve formação no CAP, com as docentes Beatriz Pereira, Fernanda Lima e Kátia Ambrósio, com o tema “Elaboração de Projetos”. Na ocasião, foi abordado também relações interpessoais, a importância da interação das professoras com as ADI’s, entre outros. Os participantes foram separados em grupos, foi transmitido uma problemática, pensado um tema e desenvolvido um Projeto para ser apresentado no próximo encontro. O segundo encontro da formação “Elaboração de Projetos” aconteceu no dia 30 de maio às 13:00 horas, na ocasião realizou-se a apresentação do projeto elaborado pelos grupos e como utilizá-los em sala de aula. Houve pontuações dos coordenadores da formação, como e o que se deve ou não fazer. Transmitido o vídeo “Pedagogia do Olhar” (Rubem Alves), orientando que a Maternal é uma Instituição de Ensino, que o professor deve ter um olhar mais sensível, procurando ver em seus conteúdos e abordagens, um ensino efetivo e significativo para seus alunos. No dia 30 de maio, realizou-se nesta UE, formação com as funcionárias dos Berçários A e B, pela Nutricionista Shirley Maciel, a Dentista Silvia Lopes e a técnica de enfermagem Ednólia Monteiro, abordando os temas:

Introdução de alimentos no período da amamentação;

11Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018 JORNAL OFICIAL DE BARUERI

4

Primeira visita ao dentista; Técnica de escovação; Cárie de mamadeira; Chupeta: Traumatismo; Síndrome da morte súbita; Pediculose; Higiene das unhas; Como realizar higiene íntima nos bebês; Cuidados na hora das trocas;

No dia 31 de maio, houve o 3º encontro no CAP do projeto “Criança é Vida Bebê” com o tema “O Desenvolvimento emocional e social do bebê”, na ocasião foram abordados os seguintes tópicos:

O sorriso e o mundo social; O manhês “nenê qué mimi? O prazer do próprio corpo; As crianças podem e devem participar; A mãe “dentro de si”; Presença e ausência materna; A autonomia; Objeto de apego “cadê meu ursinho?;

Nos primeiros dias de junho as professoras e assistentes, participaram de oficinas confeccionando os painéis, espaços lúdicos, brincadeiras para o evento da festa junina. No dia 07 de junho às 8:00 horas, reunião na SDPD, com a presença da supervisora Tatiana, gestoras das OSs, equipe multidisciplinar das OSs, e equipe multidisciplinar da SDPD.O tema da reunião foi “Articulação, atenção a pessoa com deficiência”. No dia 08 de junho realizamos a multiplicação com as professoras, de acordo com os conteúdos que foi passado na reunião na SDPD. No dia 10 de junho realizamos a nossa festa junina com a participação dos familiares de nossos alunos e funcionários. No dia 13 de junho as gestoras participaram de uma formação no CAP, com neurocientista Elvira Souza Lima. Esta formação foi realizada por videoconferência. No dia 19 de junho, foi realizado a multiplicação para as professoras e assistentes de maternal, com tema “ Diferenças entre currículo e criança, de acordo com as orientações da neurocientista Elvira Souza Lima. No dia 23 de junho a dentista da UE, realizou uma formação com as ADIs, professoras e educandos das terceiras fases, onde foi transmitido os conhecimentos sobre a importância da higiene bucal, em seguida professores e educandos sob a supervisão da dentista vivenciaram na prática a experiência transmitida pela profissional. No dia 26 de junho durante o HTPC, realizou-se o encontro referente a multiplicação da formação “Criança é vida bebê”, para as docentes desta EU . No dia 29 de junho às 9:00 horas, houve formação no CAP, com a docente, Fernanda Lima e com a ADI, Ana Paula com o tema “Comer me faz crescer I e II”.

5

No dia 07 de julho realizou-se o encontro referente a multiplicação da formação “Criança é vida bebê” com a participação de pais, professores e ADI´s. “O desenvolvimento Emocional e Social do Bêbe”, onde a nossa Diretora Andréa Lidiane, juntamente com a professora Stephanie e a ADI Beatriz Campos falaram sobre a importância do desenvolvimento emocional e social dos bebês. No dia 10 de julho a fisioterapeuta Natália Dário realizou com as funcionárias da Cozinha, Lactário, Serviço Geral e Adi´s uma ginástica laboral, onde todas puderem ter momentos de relaxamento e interação entre elas. No dia 12 de julho houve formação Opet – Material Apostilado com a instrutora Jocilene Godoy com a participação da Diretora Andréa Lidiane, Vice-diretora Fernanda Lima e professores dessa U.E, além dos professores e Vice-diretora da U.E “Maternal Capitão Guilherme”. A formação teve duração de 8h. As professoras receberam formação e direcionamento sobre o manuseio do nosso material apostilado, bem como relembrar algumas teorias filosóficas de grandes autores da Educação Infantil, houve também diversas dinâmicas em grupos a fim de reforçar a teoria da prática. O curso de formação para professores proporcionou momentos de prazer e conhecimento, onde a teoria e a prática devem sempre andar junto.

No dia 13 de julho, realizou-se formação continuada paras as ADI´S e estagiárias recém contratadas, a fim de alinhar as estratégicas e metas do planejamento pedagógico desta U.E. Na ocasião a Psicopedagoga Márcia Kay abordou a importância do cuidar e educar das crianças na Maternal. Os assuntos pertinentes abordados na formação foram:

· Legislação para Educação Infantil; · A importância do diálogo com a criança; · Comunicação em esquipe; · Uso do celular; · Higienização dos espaços;

A finalização da formação se deu através da dinâmica “Jogos dos 5 quadrados” e “Construção do meu lar”, com a seguinte reflexão: O que você gostaria que tivesse em sua casa? Amor, Carinho, Afeto, Alegria, etc. A Psicopedagoga fez uma reflexão sobre os jogos e o objetivo final, que sob sua ótica a escola precisa ser um Oásis para as crianças.

No dia 14 de julho, realizou-se uma reunião com todas as professoras e ADI´s, abordamos os seguintes assuntos: . Horário de entrada e saída de funcionários; . Uso do celular, conforme normativa Nº 4 de 16 de fevereiro de 2017; . Organização dos espaços; . Oficinas. Finalizamos dando boas vindas as novas contratadas como ADI´S. No dia 02 de agosto, ocorreu o 4° encontro no CAP do Projeto “criança é vida bebê”, com a participação das funcionárias Andrea Lidiane Quadros (Diretora), Stephanie Sandra Custódio (Professora), e Beatriz Daniele Ribeiro Lima (ADI). Na ocasião o tema foi “Crescendo com as separações”. No dia 05 de agosto, realizou-se nossa reunião de pais e após ocorreu formação para as docentes, discentes e gestão escolar e finalizando com uma dinâmica motivacional. No dia 10 de agosto, reunião no CAP com a presença da direção escolar e a supervisora Tatiane, o assunto tratado nesta reunião foi APM.

6

No dia 11 de agosto, ocorreu em nossa U.E o café da manhã em comemoração ao dia dos pais, no qual proporcionou momentos de interação entre família e escola.

No dia 17 de agosto, ocorreu o encerramento do 5º encontro no CAP do Projeto “Criança é Vida Crianças- 03 a 04 anos”, e entrega do certificado/diploma aos participantes.

No dia 24 de agosto, ocorreu no CAP a reunião com departamento de suprimentos, direção escolar, presidente da O.S, secretário de finanças, supervisora de ensino entre outros, abordando o 2º Trimestre da O.S.

No dia 29 de agosto, ocorreu no CAP à reunião com os diretores, coordenadores e apoio pedagógico, sobre o direcionamento pedagógico para o 2º semestre.

6. META – CONTROLE DE SEGURANÇA, LIMPEZA, SALUBRIDADE E CONFORTO.

A Maternal conta com uma equipe terceirizada de limpeza, o que garante que todos os ambientes estejam limpos e higienizados. Os produtos são armazenados na lavanderia, mantidos fora de alcance das crianças. As lavagens de lençóis e cobertores acontecem periodicamente.

Nossos funcionários são orientados constantemente sobre como devem ser realizadas as trocas de fraldas e como proceder na higiene pessoal das crianças.

Seguem no quadro abaixo, serviços realizados nesta UE, certificados comprobatórios vide relatório de janeiro a dezembro /2017 e no ANEXO.

SERVIÇOS DATA DA EXECUÇÃO VALIDADE

Limpeza da caixa d’água. 07/01/2017 07/07/2017 Limpeza da caixa d’água. 07/07/2017 07/01/2018 Desinsetização e desratização 07/04/2017 07/07/2017 Desinsetização e desratização. 07/07/2017 07/10/2017 Desinsetização e desratização. 07/10/2017 06/01/2018 Aplicação em gel para baratas e formigas. 01/02/2017 07/07/2017 Aplicação em gel para formigas e baratas. 23/05/2017 07/07/2017 Aplicação em gel para formigas e baratas. 19/06/2017 07/07/2017 Aplicação de gel para formigas e baratas. 18/08/2017 07/10/2017 Aplicação em gel para formigas e baratas. 25/09/2017 07/10/2017 Aplicação em gel para formigas e baratas. 06/10/2017 07/01/2018 Aplicação em gel para formigas e baratas. 27/11/2017 07/01/2018 Aplicação em gel para formigas e baratas. 18/12/2017 07/01/2018

7

7. META – MATERIAIS VARIADOS E ACESSÍVEIS ÀS CRIANÇAS

DATA MATERIAL UTILIZAÇÃO LOCAL 16/02/2017

01 - Piscina de Bolinhas capacidade 1000 bolinhas

Todas as Fases 3º andar

01 - Pacote de bolinhas para piscina c/1000 Todas as Fases 3º andar 131 - Tatame unidade 1000x1000x10mm Todas as Fases Sala de Aula 98 - Colchonetes 1200x600x100mm c/capa Berçário/Todas

as Fases Berçário/Sala

de vídeo 02 - Chiqueirinho de bebê médio Berçário Berçário 04 – Organizador de plástico 80 L Berçário Berçário 06 – Cavalinhos de Plástico Infantil Todas as Fases 1º e 3º andares 01 – Painel de Jogos Motores Infantil Todas as Fases 2º andar 01 – Quebra cabeça Infantil EVA Todas as Fases 2º andar 01 - Tapete Amarelinha Infantil de EVA Segunda e

terceira Fases 3º andar

Segue abaixo, planilha de materiais pedagógicos adquiridos para esta UE no mês de Março.

DATA MATERIAL UTILIZAÇÃO LOCAL 31/03/2017

32 – Mat. Aluno-EI-Kit nova coleção primeira infância +0

Todas as Fases Salas de aula

66 – Mat. Aluno-EI-Kit nova coleção primeira infância +1

Primeira Fase Salas de aula

72 – Mat. Aluno-EI-Kit nova coleção primeira infância +2

Segunda Fase Salas de aula

80 – Mat. Aluno-EI-Kit coleção cidadania Terceira Fase Salas de aula

80 – Mat. Aluno-EI-Kit coleção cidadania Quarta Fase Salas de aula

Segue abaixo, planilha de materiais pedagógicos adquiridos para esta UE no mês de Maio.

DATA MATERIAL UTILIZAÇÃO LOCAL 10/05/2017 10 – Mat. Professor-EI-coleção

cidadania – cartaz calendário interativo com almanaques – anual – gráfica Opet

Todas as fases

Salas de aula

Material Aluno – EI/FI – Papelaria

– Agenda do Aluno – Anual – Gráfica Opet

3ª Fase 1º andar

8. META – DA ENTREGA PONTUAL DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA

A Organização Social para Desenvolvimento Educacional, Cultura e Social (OSDECS) sabe da importância da entrega pontual da documentação solicitada, procurando respeitar os prazos para que não haja atraso para nenhuma das partes envolvidas.

12 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018JORNAL OFICIAL DE BARUERI

I – Termo de Contrato

01 - Espécie: Contrato nº 009/2018, firmado em 23/05/2018, com a empresa PROINVEST SERVIÇOS CORPORATIVOS LTDA EPP. Objeto: Curso preparatório para Certificação CPA 10 Valor: R$7.980,00 (sete mil e novecentos e oitenta reais). Modalidade: Dispensa de Licitação com fundamento no art. 24, II, da Lei 8.666/93 Processo: nº 015/2018 Signatários: pelo contratante, Tatuo Okamoto e, pelo contratado, Carlos Augusto Almeida Santos.

02 - Espécie: Contrato nº 010/2018, firmado em 24/05/2018, com a empresa FISCHER TRANSPORTE LTDA EPP. Objeto: Transporte terrestre mediante locação de veículo com condutor habilitado. Valor: R$54.000,00 (cinquenta e quatro mil reais). Modalidade: Convite com Fundamento no art. 48, I, LC nº 123/2006 e art.22, Inc. III da Lei nº 8.666/1993. Processo: nº 016/2018 Vigência: 24/05/2018 à 23/05/2019 Signatários: pelo contratante, Tatuo Okamoto e, pela contratada, Camila Fischer de Melo Alves

II – Termo de Convênio

Espécie: Convênio nº 001/2018, firmado em 22/05/2018, com o SIPROEM - Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais de Barueri, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista. Objeto: Desconto de mensalidade associativa e outras despesas sindicais diretamente em folha de pagamento do servidor ativo, inativo e pensionista, devidas por beneficiário filiado e posterior repasse ao conveniado. Modalidade: Convênio nos termos da Lei Federal nº 8.666/93, da Lei Municipal nº 2.232/2013 e da Lei Complementar Municipal nº 215/2008. Processo: nº 014/2018 Vigência: 22/05/2018 à 21/05/2023 Signatários: pelo convenente, Tatuo Okamoto e, pelo conveniado, Adenir Segura.

IPRESB • INST. DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE BARUERI

13Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018 JORNAL OFICIAL DE BARUERI

As aulas de natação da Emef Ezio Berzaghi, do Jardim Belval, estão des-pertando o gosto dos alu-nos pela prática esportiva. Com cerca de 500 alunos frequentando as aulas diá-

rias, os ensinamentos na piscina estão bastante concorridos.

Para incentivar os pe-quenos nadadores, na se-mana passada, os estu-dantes do período da ma-nhã, de 1º ao 4º ano, tive-ram aulas descontraídas e recreativas. Na oportuni-

Aulas de natação da Emef Ezio Berzaghi já contam com cerca de 500 alunos

Suseli Honório [email protected]

dade, os professores Edu-ardo Paiva, Rosana Riberio e Magali Floriano deram aulas divertidas, usando roupas com motivos lúdi-cos e diferentes.

Maternal do Paulista monta parque com pneus sem uso

Melhora na aprendizagem A natação dentro do

ambiente educacional é importante para melhorar o desempenho escolar, uma vez que é uma ativida-de prazerosa e completa em todos os sentidos. Es-tudos apontam que as au-las de natação estimulam e desenvolvem diversas ha-bilidades específicas que

podem ser usadas dentro das salas de aula, como foco e rapidez na tomada de decisões.

Dentro das piscinas os alunos aprendem a respeitar regras e pessoas, trabalhar em equipe, competir de for-ma sadia e até mesmo a su-perar seus próprios limites.

As crianças aprendem a prática esportiva com aulas lúdicas

Divulgação • SED

Na maternal Marly Teixei-ra a hora do recreio agora está mais divertida. Com a ajuda de pais de alunos e da comunidade, já está em fun-cionamento o projeto “Pneu em ação tem mais diversão”, ideia da professora Vera Lú-cia dos Santos.Todos os pneus sem uso encontrados no bairro foram levados para a escola, onde pais e vizi-nhos ajudaram na montagem de um bonito parque. Além de garantir o entretenimento

das crianças, o objetivo prin-cipal do projeto é a preserva-ção do meio ambiente.

De acordo com a profes-sora, os pneus já desgasta-dos pelo uso acabam paran-do em lixões, na beira dos rios, nas estradas e quintais, acumulando água e atraindo mosquitos transmissores de doenças. O projeto tam-bém quer mostrar a impor-tância da integração e do trabalho em equipe para o bem-estar de todos. (SH)

Com o objetivo de aper-feiçoar cada vez mais aqueles que cuidam da educação dos alunos, a Emei Takeshi Takau, do Jardim São Silvestre, reali-za com os professores tra-balhos especiais durante o HAC (hora Aula Coletiva).

De acordo com a dire-tora Mônica Balmant, “a escola está trabalhando a formação com as práti-cas e com os saberes do-centes, com base em es-tudos sobre a formação de professores com te-mas cotidianos”.

Toda formação é apre-sentada pelas professoras da escola, que demons-tram um grande envolvi-mento com os estudos. Al-guns dos temas abordados foram as confecções de

jogos, brincadeiras e mú-sicas, além da criação de jogos sobre Transtorno do Espectro do Autismo, que

Emei Takeshi Takau investe na formação de professores

contou com a presença da professora Ana Lúcia Ma-chado, da escola Maria Theodora da Fieb. (SH)

Professores apresentam trabalhos lúdicos durante a formação

Além de sustentabilidade, projeto leva diversão às crianças

Div

ulg

açã

o •

SE

D

Div

ulg

açã

o •

SE

D

14 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018JORNAL OFICIAL DE BARUERI

Lourivaldo Fio • Secom

Div

ulg

açã

o •

SE

SP

Quem é apaixonado por handebol não terá que pro-curar outra cidade para ini-ciação e aprimoramento na modalidade. A Secretaria de Esportes, por meio do programa Barueri Esporte Forte, oferece em oito po-los de treinamento toda a estrutura necessária.

São 250 alunos de am-bos os sexos com idades entre 8 e 16 anos, que trei-nam uma vez por semana nos ginásios do Parque dos Camargos, Parque Viana, Jardim Maria Helena, Jar-dim Tupanci, Aldeia de Ba-rueri e Boa Vista, além do

CIE (Centro de Iniciação ao Esporte, recém-inaugurado no Bairro dos Altos) e da Fieb em Alphaville.

O que não é comum ver por aí, acontece com fre-quência na quadra polies-portiva do Parque Munici-pal Dom José: alunos faná-ticos da escola de hande-bol, que moram no Jardim Reginalice e no Tupanci, se reúnem para uma pela-da. O esporte tem o poder de unir e até de reintegrar. A coordenadora Mariane Miranda cita um exemplo. “Havia um adolescente re-belde que se reencontrou conosco. Hoje ele é pai de família e até atuou como voluntário aqui”, afirma.

A equipe de competi-

Apaixonados por handebol também têm espaço em Barueri

Barueri se destaca em seletiva de kung fu

ções, coordenada pelo pro-fessor Douglas de Jesus e pela auxiliar técnica Aline Gonzaga, tem 30 meninos nas categorias mirim e in-fantil. Essa última se classi-ficou em segundo lugar na Copa Paulistana de Hande-bol e fará em breve a final contra o São Bernardo na casa do adversário.

Os pais interessados em matricular os futuros cra-ques devem procurar o se-tor de inscrições da Secre-taria de Esportes, que fun-ciona no Ginásio Poliespor-tivo José Corrêa (av. Guilherme P. Guglielmo, 1000, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Os documentos necessários são cópias do RG e do com-

Ginásio do Parque Viana também comporta as aulas da modalidade

A maioria dos atletas de Barueri se classificou em Atibaia

provante de residência, fo-to 3X4 e atestado médico.

Os alunos treinam em horários diferentes do tur-no escolar e têm de mos-trar bom desempenho tam-bém dentro das salas de aula. Além do handebol, há cerca de 20 modalidades esportivas disponíveis.

Um pouco de históriaO handebol foi criado

na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial. Espalhou-se pelos grama-dos da Europa, mas na Su-écia foi levado para as quadras em razão das bai-xas temperaturas. Tornou-se esporte olímpico já em 1936 em Berlim. No Brasil, o esporte chegou com imi-

O Barueri Esporte For-te brilhou na segunda se-letiva da Federação Pau-lista de Kung Fu realizada nos dias 19 e 20 de maio, em Atibaia. O objetivo é habilitar atletas para o XIX Campeonato Paulista da modalidade, que será rea-lizado nos dias 7 e 8 de ju-lho, no Ginásio João Ara-nha, em Paulínia.

Participaram cerca de 350 atletas de várias re-giões. A delegação de Barueri, chefiada pelo técnico Getúlio Nardini

Filho e pelos auxiliares Alan Morais de Souza e Almir Pereira da Silva, compareceu com 20 atletas. 19 deles conse-guiram classificação.

Conquistaram o primei-ro lugar os atletas Andrea Teodora P. de Jesuz (em Changquan Absoluto Op-cional e Daoshu Absoluto Opcional), Victor Nathan Saraiva (Changquan Gru-po A e Daoshu Grupo A), Maycon Batista dos San-tos (Nanquan Grupo A e Nandao Grupo A), Marce-

grantes alemães na déca-da de 30 e ficou muitos anos restrito a São Paulo. A partir dos anos 70, com a sua inclusão nos jogos estudantis e universitá-rios, mais estados passa-ram a praticá-lo.

A maior conquista des-se esporte no país até hoje é o Campeonato Mundial Feminino em 2013 na Sér-via, quando a seleção bra-sileira venceu as donas da casa por 22 a 20. Nos Jo-gos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, o Brasil ganhou ouro nas duas ca-tegorias. Há atletas brasi-leiros, principalmente no feminino, integrando equi-pes europeias, onde o han-debol é muito competitivo.

Jorge [email protected]

lo de Souza Lopes (Nan-quan Grupo B e Nandao Grupo B), Vinicius Cristia-no da Silva (Mãos do Sul Adulto e Espada Reta), Laiana Santos Araújo (Mãos do Sul Adulto e Mãos Livres Adulto), Taís da Silva Rocha (Espada Reta Juvenil), Maria Ga-briela de Sousa (Chang-quan Grupo C e Jianshu Grupo C), Ronald Bueno dos Santos (Nanquan Gru-po C e Nangun Grupo C) e Almir Pereira da Silva (Mãos Livres Adulto). (JF)

15Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.038 • Sábado, 26 de maio de 2018 JORNAL OFICIAL DE BARUERI

Bob Cruz • SECULT

Barueri realiza 1º Festival de Dança Breaking em 2 de junho

A cultura hip-hop inva-dirá a cidade de Barueri. No dia 2 de junho será re-alizado, do meio-dia às 20h, no ginásio de espor-tes Sérgio Honda (rua da Prata, 1, Boa Vista), o 1º Festival de Dança Bre-aking de Barueri.

O Festival Boom Bre-aking, organizado pela Se-cretaria de Cultura e Turis-mo de Barueri, consiste numa mostra de caráter competitivo para difundir e

valorizar o trabalho desen-volvido pela nova geração de dançarinos de breaking e hip-hop. Essa modalida-de de dança foi também reconhecida e inserida nos Jogos Olímpicos da Juven-tude, que acontecerão na Argentina ainda neste ano.

O evento receberá equipes de todo o país, que passarão por uma se-letiva visando selecionar 16 delas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia do Festival do meio-dia até 15h. Além de troféus, os prêmios so-

mam R$ 5 mil em dinheiro, que serão distribuídos da seguinte forma: R$ 3 mil para a primeira classifica-ção; R$ 1.500 para a se-gunda melhor equipe; e R$ 500 para a terceira.

O Festival de Dança se-rá coordenado pelo MC Jodson do Nascimento Sil-va, o Joul, integrante da organização Matéria Rima. Ele é arte-educador e res-ponsável em adaptar os conteúdos das disciplinas escolares e os temas transversais à cultura hip hop. Para aquecer o clima,

o tricampeão brasileiro de Hip Hop, DJ Tano, coman-dará as pick ups.

Os jurados premiarão as apresentações que in-corporarem movimentos únicos e originais, estilos de dança breaking, com-posição coreográfica, ca-risma e intensidade. Serão levados ainda em conside-ração performance, criati-vidade, composição coreo-gráfica, autoconfiança, téc-nica, musicalidade, sincro-nização e dificuldade de execução de autênticos estilos de dança de rua.

“A cidade de Barueri, preocupada em promover a Cultura de Paz, sabe que a melhor maneira para is-so é garantir os direitos da criança e do adolescente e, com eles, contemplar a cultura da diversidade e dos anseios do público do hip-hop”, destaca Joul. “In-vestir nessa modalidade é investir em saúde e, o me-lhor, dar opção para que essa juventude ocupe seu tempo com atividades saudáveis mantendo-a longe da criminalidade e da drogadição”, afirma.

Dificuldade na execução dos movimentos também será avaliada

Por Valquíria Sirot Da SECULT

Por Gerson PedroDa SECULT

Bo

b C

ruz

• S

EC

ULT

Exposição sobre Futebol antecipa Copa do Mundo em Barueri

Está faltando alguns dias para o início da Copa do Mundo, mas a Secreta-ria de Cultura e Turismo de Barueri já deu o pontapé inicial com a exposição “Futebol Nosso de Cada Dia”, em cartaz na Galeria de Artes, que fica no Tea-tro Municipal de Barueri. Fotógrafos amadores e profissionais registraram instantes curiosos de pes-soas jogando futebol, com flagrantes, por exemplo, tanto em bairros periféri-cos de São Paulo quanto às margens do Rio Eufra-

tes, na Síria, país devasta-do por uma guerra civil.

A exposição está em car-taz desde o dia 7 de maio e irá se estender até 10 de ju-nho. Reúne fotografias, pin-

Clique do repórter fotográfico Bob Cruz também integra a exposição

turas e banners com ima-gens e textos sobre o es-porte, mostrando as atua-ções e histórias da seleção brasileira em vários perío-dos, imagens de torcedo-

res, crianças, praticantes amadores e todos os envol-vidos pela magia dessa ver-dadeira paixão nacional.

Foi a partir da força cul-tural e esportiva proporcio-nada pela magia do futebol que o curador da mostra, artista plástico, pesquisa-dor e produtor cultural, Ed-gar Santo Moretti, coorde-nador da Pinacoteca da Se-cretaria de Cultura e Turis-mo da Prefeitura de Barueri, organizou a exposição. De acordo com Moretti, “o fu-tebol é um processo de so-cialização, uma batalha de habilidade e arte, num jogo de superação, onde o mo-mento sublime é o gol”.

Alguns artistas de Ba-rueri se destacam na mos-tra com trabalhos como o do fotógrafo Bob Cruz, que mostra cenas da Co-pa São Paulo de Futebol Júnior, disputada na Are-na Barueri, além de fotos de Renata Lourenço retra-tando jovens e crianças brincando de futebol em uma praça do Jardim Pau-lista. Um outro destaque na exposição são as obras do fotógrafo paulista Caio Vilela, mundialmente co-nhecido por suas pesqui-sas e registros do futebol amador praticados nos campinhos e ruas, longe dos gramados oficiais.