cÂmara municipal de flores da cunha – rs · comprovante anual de rendimentos pagos creditados e...

17

Click here to load reader

Upload: vandang

Post on 16-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

205

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

SESSÃO 1.942 – ORDINÁRIA 08 de março de 2010

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Invocando a proteção de Deus, declaro aberta a sessão plenária ordinária deste dia 08 de março de 2010, às 18h04min. Antes de iniciarmos os trabalhos desta sessão, solicito a todos um minuto de silêncio em virtude do falecimento da irmã do nosso Colega José Luis de Souza, ocorrida na data de ontem. (Minuto de silêncio).

LEITURA DOS EXPEDIENTES

Solicito ao Secretário que faça a leitura do Expediente recebido do Poder Executivo Municipal, dos Vereadores e de Diversos, respectivamente.

VEREADOR SECRETÁRIO ALEXANDRE SCORTEGAGNA : O Expediente do Executivo não há expediente.

EXPEDIENTE DOS VEREADORES:

Indicação n° 012/2010, de autoria do Vereador José Luis de Souza, que indica ao Prefeito Municipal que envie a esta Casa Legislativa um projeto de lei concedendo auxílio financeiro ao time de futebol feminino União Feminina Futsal, para que possam participar de diversas competições no estado.

Requerimento n° 004/2010, de autoria do Vereador Moacir Ascari, que solicita ao Presidente que solicite à Comissão de Finanças e Orçamento uma análise financeira da casa centenária doada ao município, que tem por objetivo da Administração Municipal instalar, no parque da vindima, a Central de Atendimento e Recepção ao Turista, além de outros objetivos ligados ao turismo, a fim de qualificar os gastos públicos que serão gerados pela restauração da casa.

Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal n° 001/2010, de autoria do Vereador Moacir Ascari, que “Altera o caput do art.15 da Lei Orgânica Municipal”.

Indicação n° 013/2010, de autoria do Vereador José Luis de Souza, que indica ao Prefeito Municipal a colocação de um abrigo de passageiros (parada de ônibus) na estrada que liga a Linha Oitenta a Otávio Rocha, entrada para Capela São Francisco.

Indicação n° 014/2010, de autoria do Vereador Alexandre Scortegagna, que indica ao Prefeito Municipal que providencie a instalação da rede elétrica no prolongamento da rua Severo Ravizzoni, cabeceira com as ruas da Paz e 17 de Julho.

Requerimento n° 005/2010, de autoria do Vereador Valdir Franceschet, que solicita prazo de (07) sete dias para emitir parecer do Projeto de Lei n° 077/2009.

Requerimento n° 006/2010, de autoria do Vereador Valdir Franceschet, que solicita prazo de (07) sete dias para emitir parecer do Projeto de Lei n° 078/2009.

Requerimento n° 007/2010, de autoria do Vereador Moacir Ascari, que solicita o envio de um requerimento ao Prefeito Municipal solicitando que encaminhe a esta Casa cópia do Termo de Convênio n° 213/2009, que celebram o Departamento Estadual de Trânsito — DETRAN/RS —, a Brigada Militar e a Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, com a interveniência da Secretaria de Segurança Pública, com base no disposto no art.25 da Lei Federal n° 9.503, de 23/09/1997 — Código de Transito Brasileiro —, visando estabelecer cooperação entre os partícipes na execução dos procedimentos relativos à segurança do trânsito, processamento e notificações de autos de infrações de trânsito, arrecadação e repasse dos valores decorrentes da cobrança das multas aplicadas na circunscrição do Estado do Rio Grande do Sul, Educação para o Trânsito, no exercício de sua competência, em virtude de infringência à legislação de trânsito.

EXPEDIENTE DE DIVERSOS:

Page 2: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

206

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

Ofício sem número do Presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública – Consepro – apresentando o balanço financeiro do exercício de 2009 e balancete de janeiro a fevereiro de 2010 para verificação e conhecimento dos recursos e aplicações que foram efetuadas na segurança pública do município.

Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte – Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita Federal da Câmara de Vereadores pela pessoa jurídica Banrisul Serviços LTDA.

Ofício n° 05/2010, do Presidente do Consepro, Adilson Oliveira, convidando para reunião a realizar-se em 05 de março de 2010, às 10h40min, na Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, objetivando a apresentação da proposta financeira do Consepro, bem como o plano de ação para 2010.

Ofício n° 006/2010, do Conselho Tutelar, através da Conselheira Maria da Graça Costa Ribeiro, enviando a estatística dos casos atendidos no mês de fevereiro de 2010.

Convite do Presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Vereador Harty Moisés Paese, convidando para o Parlamento regional – Festa da Uva 2010, com o objetivo de integrar as Câmaras da região, para discussão de assuntos de interesse comum e participar da 28° Festa da Uva, edição 2010, em 03 de março de 2010, com programação iniciando às 13h30min, com recepção na Câmara de Caxias do Sul, 14:00 horas palestra do tribunal de contas, 15h30min visita ao parque da Festa da Uva, 18:00 horas coquetel italiano, 19:00 horas saída do parque de eventos, para assistir o corso alegórico, 20:00 horas corso alegórico, 21h30min retorno à Câmara de Vereadores.

Ofício sem número do Presidente do Departamento de Tênis Juliano Smiderle, convidando para torneio aberto de tênis denominado “V Aberto de Duplas de Flores – Sociedade Recreativa Aquarius”, nos dias 04, 05, 06 e 07 de março de 2010.

E-mail de Fernanda Cardoso Novello, da Escola de Gastronomia UCS-ICIF, encaminhando convite para formatura dos concluintes do curso Sommelier Internacional FISAR Avançado Módulo Itália - Piemonte e Toscana, a realizar-se no dia 06 de março de 2010, às 20:00 horas, no restaurante Dolce Italia da Escola de Gastronomia UCS-ICIF.

E-mail da Câmara de Vereadores de Vila Flores, informando a composição da Mesa Diretora para 2010.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Gostaríamos de cumprimentar, dar boas-vindas à imprensa, os funcionários dessa Casa, ao ex-secretário de planejamento, funcionários públicos, Goretti, do Conselho Tutelar, demais pessoas que nos prestigiam. Passamos ao

PEQUENO EXPEDIENTE

Com os Vereadores inscritos. Com a palavra o Vereador Alexandre Scortegagna.

VEREADOR ALEXANDRE SCORTEGAGNA : Senhor Presidente, Nobres Colegas Vereadores, Vereadora. Desde já quero estender também um cumprimento especial às mulheres, por ser o Dia Internacional da Mulher, a vocês munícipes que nos visitam nesta noite, sejam todos bem-vindos. Quero fazer uso deste espaço, Senhor Presidente, para me referir à indicação 014/2010, de minha autoria, onde eu solicito ao Poder Público Municipal que providencie talvez a extensão até aquele local da rede elétrica trifásica na rua Severo Ravizzoni, todos vocês devem conhecer esta rua, ela, ela, ela finda ali no loteamento União, próximo a uma casa que tem um paredão de pedra muito grande com uma escadaria, mas ela dá continuidade na parte de lá, onde tem os pavilhões do material de construção do Sonda, e estas famílias que residem por ali, eles não têm como puxar a rede elétrica, vamos dizer assim, para suas residências, eles devem se alimentar, ou melhor, puxar a rede elétrica da rua da Paz, a rua da Delegacia que sobe, então eu

Page 3: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

207

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

estou pedindo a vocês também e o Poder Executivo que providencie a instalação de postes, de luminárias públicas também nesta rua e a continuação da rua Severo Ravizzoni, parece que ficou um pouco esquecida, até eu convidei moradores desta rua para se fazerem presentes hoje na sessão pra eles confirmarem, né, espero que sejamos atendidos neste pedido e que seja resolucionado este problema que há muito tempo eles vêm solicitando também. Era isto, Senhor Presidente, obrigado.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Com a palavra o Vereador José Luis de Souza.

VEREADOR JOSÉ LUIS DE SOUZA: Senhor Presidente, Colega Vereadora, Vereadores, imprensa, pessoas que aqui nos prestigiam essa noite. Gostaria de fazer uso do Pequeno Expediente para defender a indicação 012/2010, a qual eu sugiro que o Prefeito Municipal mande a esta Casa um, um projeto pra que conceda auxílio, um auxílio financeiro pra o time de futebol União Feminina de Futsal, para que possam participar de diversas competições no estado. Esta indicação visa sensibilizar o Poder Público Municipal para que conceda auxílio financeiro ao time de futebol feminino União Feminina de Futsal, para que possa participar de diversas competições no estado no ano de 2010. O União Feminina de Futsal iniciou seus trabalhos no dia 22 de março de 2006, construindo sua trajetória com muito esforço e união. O time tem hoje em sua lista de participações e conquistas vários campeonatos, entre eles: Campeonato Citadino, de Flores da Cunha, onde se sagrou-se campeão nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009, sustentando, assim, o título de tetracampeão municipal; Copa Antônio Prado, no inverno, campeão invicto no ano de 2008; Taça Farmácia do Ipam, de Caxias do Sul, segundo lugar no ano de 2008 e participação em 2009; Copa Salini, de Bento Gonçalves, terceiro lugar em 2009; Copa Fenakiwi, de Farroupilha, terceiro lugar em 2009; Copa Lagoa Vermelha, terceiro lugar em 2009; Taça Gaúcha, quarto lugar em 2008, em 2009, por vários motivos os jogos foram, foram, foram adiados. Além dos campeonatos anuais, o União Feminino também tem varias vitórias em torneios realizados na região. Visivelmente o União Feminina de Futsal vem se destacando ao longo das competições, e junto com o time o município de Flores da Cunha, com, como pode ter sido visto nas duas vezes em que Flores da Cunha foi sede da Copa Gaúcha. Então conversei com o, depois de conversar com o Presidente do Clube União Feminina, depois eu peço Declaração de Líder.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Transfiro a Presidência à Colega Vereadora Renata Zorgi Lusa.

PRESIDENTE RENATA ZORGI LUSA : A palavra está à disposição do Colega Vereador Moacir Ascari.

VEREADOR MOACIR ASCARI : Senhor Presidente, Colegas Vereadores. Fazendo defesa aqui ao requerimento, o 004/2010, aonde solicitamos à, à Comissão de Finanças e Orçamento que, que acompanhe os gastos que serão investidos na restauração da casa que foi instalada no Parque da Vindima Eloy Kunz. Falei isso na tribuna semana passada e estou fazendo por escrito solicitando à comissão que acompanhe, que faça isso oficialmente. Outro requerimento é o 007/2010, atendendo a uma solicitação do vereador e suplente de vereador Catafesta, portador de deficiência de locomoção, que aonde solicita, então, o, ao Departamento Estadual de Trânsito, o DETRAN, à Brigada Militar e à Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, né, Secretaria de Segurança Pública, então, uma lei que regulamente o selo para deficiente, que hoje Caxias do Sul já não está mais expedindo para outros municípios, cada município tem que ter a sua regulamentação, então estamos fazendo isso em prol de todas as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, para que estejam regulamentadas e que não sejam autuadas quando estacionarem os seus veículos nos locais demarcados. Fiz isso a pedido do companheiro Catafesta e subscrito pelos demais Colegas Vereadores. Também gostaria de relembrar aqui pronunciamento do Valdir Franceschet, que solicitava, que também é relacionado ao trânsito,

Page 4: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

208

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

que solicitava, então, da Secretaria de Trânsito do Município, no transporte escolar, mais especificamente a fiscalização, o fiscal que acompanharia dentro dos ônibus, o guarda, que iria fiscalizar e averiguar. Tivemos reclamações na semana passada, aonde o pai de uma criança, ele nos relatava, assim, que, que o filho dele, às 06h30min da manhã, embarca no ônibus do transporte público municipal e ele percorre um trajeto chegando até a escola, ele chega 15 para as sete ele chega em frente à escola, último destino quinze para as sete, as crianças ficam em frente à escola de 15 para as sete até as 07h30min, então ele averiguou isso, conversou com a Secretaria de, de Educação e esta não lhe deu resposta, conversou e deixo aqui ao Líder de Governo que o telefone dele, é Roque Secco, o nome dele, é 3292-2132. Conversei com a responsável pelo trânsito aqui na Secretaria de Educação, ela não deu retorno, deu retorno para o pai dizendo que é assim mesmo e a criança fica 45 minutos em frente à Escola São José esperando os portões serem abertos pra ir pra escola. Agora enquanto não é frio tudo bem, mas quando é frio, escuro de manhã cedo então o pai sai de casa, e sem contar que um outro ônibus passa 20 minutos após para pegar outras crianças, então esse, só para concluir, esse acaba recolhendo mais pessoas e acabam indo 20 crianças de pé nesse outro ônibus por causa do horário, então, Líder de Governo, gostaria que tomasse providência. Era isso, Senhor Presidente, muito obrigado.

PRESIDENTE RENATA ZORGI LUSA : Antes de retomar a palavra eu só gostaria de esclarecer aos Colegas que nós estamos em teste, hoje, com o nosso novo placar e vocês não reparem, então, nós estamos se adaptando a ele e existe um bip de um minuto antes do término do, do tempo que é três minutos, certo? Só para vocês terem conhecimento. Obrigada, eu retorno a palavra ao Colega Vereador Moacir Ascari.

VEREADOR JOSÉ LUIS DE SOUZA: Para Declaração de Líder. (Assentimento da Presidência). Senhor Presidente, então como vinha falando, apresentando a indicação a qual eu faço a, a indicação pra que o Prefeito mande a essa Casa o projeto que concede auxílio financeiro à, ao Esporte Clube União Feminina de Futsal. Gostaria de cumprimentar aqui o Presidente, o treinador do União Feminina de Futsal, dizer que depois que nós conversamos cheguei a conversar também com o Diretor de Esporte, o, o Valentim, pra que ele incluísse junto no, no calendário do município, né, e conversasse com o pessoal da, da AFE pra que eles possa também receber recursos, tendo em vista que o, o União Feminina há vários anos, que nem eu já tinha colocado anteriormente, vem prestando um, um brilhante, participando de, de, de grandes esportes, grandes eventos de esporte no município, fora do município, então como nós já estivemos, no ano passado, também incentivando o Ruy Barbosa na Copa Libertadores, também foi destinado um valor, na época, parece que é de 3.500 real, R$3.400,00 (três mil e quatrocentos reais), então eu gostaria, Senhor Presidente, de pedir aos Colegas Vereadores pra que nós assine junto, que assine junto essa indicação e que nós possa ter no nosso município, quem sabe, novamente, vontade eles têm de trazer a sede da Copa Gaúcha, né, aqui pra Flores da Cunha, realizar esse evento, então eu gostaria de deixar aqui esse meu pedido de apoio para que nós possamos, sim, ter futebol também feminino pro nosso município, que nos engrandece e nos deixa muito mais representativo como, em termos de esporte. Era isso, então, Senhor Presidente, obrigado.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Encerrado o Pequeno Expediente, passamos ao

GRANDE EXPEDIENTE

Com os Vereadores inscritos. Com a palavra a Vereadora Renata Zorgi Lusa.

VEREADORA RENATA ZORGI LUSA : Primeiramente gostaria de cumprimentar nosso Excelentíssimo Senhor Presidente desta Casa, Moacir Ascari; Nobres Colegas Vereadores; um cumprimento especial ao amigo Valmor Gehlen, ex-secretário da fazenda, ex-presidente da Fenavindima; Goretti Andrighetti, representante do Conselho Tutelar; Senhor Ricardo Molardi,

Page 5: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

209

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

Presidente do PSB; imprensa, Jornal O Florense, Rádio Pop Show; funcionários da Casa, Senhoras e Senhores que nos prestigiam; sejam todos bem-vindos! Ocupo a Tribuna de hoje para prestar a minha homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O dia 08 de março não é simplesmente uma data a ser comemorada; ele representa um marco que distingue a longa trajetória que a mulher empreendeu na busca por respeito, igualdade de direitos, espaço de trabalho e, sobretudo, dignidade. É um dia que simboliza a luta por igualdade de direitos entre homens e mulheres. É um dia que deve ser comemorado todos os dias e onde devemos reafirmar que nós, mulheres, também somos sujeitas de direitos. Nos primórdios, a condição física nos diferenciou dos homens e suscitou, desde logo, a primeira forma de divisão do trabalho, ou seja, por sexo. Na Grécia Antiga, as atividades laborais se diversificaram, mas permanecemos ocupadas com tarefas domésticas, com um agravante: não fazíamos parte das discussões e decisões, não éramos cidadãs. Felizmente os tempos mudaram, não por acaso, mas fruto de muita luta. O direito ao voto, o ingresso no mercado de trabalho e na política são vitórias conquistadas, mas há muito ainda por fazer. Algumas preocupações nos afligem na atualidade. A violência contra mulheres parece ser uma das mais urgentes de solução. Diariamente, centenas de mulheres são agredidas por seus companheiros ou violentadas por estranhos que, via de regra, ficam impunes. Felizmente esses dados não são comuns em nosso município, mas somos solidárias nesta luta, para que estes números diminuam consideravelmente. Outro desafio que a mulher enfrenta atualmente diz respeito à sua inserção no mercado de trabalho. De acordo com dados divulgados entre 2008 e 2009, do IBGE, apesar do aumento constante da participação das mulheres na PEA – População Economicamente Ativa –, no mercado de trabalho, mulheres representam hoje mais da metade da população economicamente ativa, 52,6%. Outro dado relevante é que, embora tenham maior escolaridade, as mulheres recebem um rendimento em média 30% inferior ao dos homens, isto motivado pela concentração de sua atividade no setor de serviços e em ocupações pouco qualificadas, além do menor índice de ocupação em cargos de comando e chefia. É satisfatório ver aqui na Câmara de Vereadores que dentro do quadro de servidores a presença feminina prevalece quase na sua totalidade. Existem, evidentemente, outras esferas de nossa sociedade em que a colaboração da mulher ainda não se manifestou com a intensidade desejada, vale lembrar a atividade política. A representação feminina no Congresso Nacional, por exemplo, é de apenas oito senadoras e 42 deputadas federais, na Assembleia Legislativa, 05 deputadas estaduais, e aqui no nosso município felizmente tem aumentado gradativamente, éramos em uma representante, atualmente seriam duas se não fosse licenciada a colega vereadora Claudete Gaio Conte. É importante enfatizar este ponto, pois exatamente neste ano de 2010 o voto feminino completa 78 anos no Brasil. Foi em 1932 que as mulheres brasileiras, antes mesmo das italianas, francesas e japonesas, obtiveram o direito de votar, mas só puderam exercê-lo 14 anos depois, em 1946. Mas tenho certeza de que a atividade política também passará por um salto de qualidade, como ocorreu com o setor produtivo, quando o preceito fundamental da Constituição tornou-se realidade. Com esta afirmativa não quero, absolutamente, encorajar a guerra entre os sexos ou a competição que tantas vezes tem sido ensejada na luta das mulheres por espaços de participação e trabalho, muito pelo contrário, entendo que homens e mulheres podem e devem caminhar juntos. Há muito que transformar em nossa sociedade: os problemas da desigualdade, das discriminações diversas, da desagregação familiar e comunitária, da hegemonia de economia sobre o social, enfim, os males da atualidade só podem ser enfrentados por homens e mulheres juntos, lado a lado. Tenho convicção de que o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade ímpar de reflexão para os homens no caminho de aceitar as diferenças e desfrutar das vantagens da igualdade e, a partir daí, transformar todo dia no dia do ser humano livre. É importante reconhecer as enormes barreiras que foram vencidas, as conquistas obtidas até mesmo com o sacrifício de vidas humanas, como as que assinalaram a passagem do dia 08 de março, quando, no distante ano de 1857, mulheres foram queimadas vivas em uma fábrica de tecidos em Nova York, simplesmente porque lutavam por sua dignidade, pelo singelo direito de serem tratadas como seres humanos. Chegará o dia em que

Page 6: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

210

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

esta data será para comemorar a vitória da igualdade. Assim, todos nós, homens e mulheres, teremos atingido a plenitude, essência terá triunfado, ambos os sexos serão protagonistas e espectadores, e o mundo será cada vez menos alienado. Para chegarmos a esse ponto, é preciso que homens e mulheres sejam, no cotidiano, críticos do passado, abandonando o dualismo entre ele e ela e reconhecendo o ser como único e indivisível. Sem a dominação de um único sexo, chegaremos à tão sonhada hegemonia humana. Sim, onde há igualdade de direitos e de condições, existe igualmente respeito às diferenças e valorização daquilo que acreditamos ser a cidadania plena e justa. A mulher ingressou no setor produtivo brasileiro levando consigo o jeito feminino de gerenciar, de administrar, de trabalhar, de corresponder às exigências atuais do mercado, que requerem profissionais polivalentes. A sua presença nesse setor gerou inegáveis mudanças na economia e importou em notável avanço na produtividade. Ela soube trazer para o ambiente de trabalho os valores femininos, como o aperfeiçoamento das relações entre as pessoas, a cooperação no lugar da ilimitada competição, a motivação e a persuasão no lugar da antiga disciplina baseada no controle e na pressão. Diante da inserção da mulher no trabalho, aproveito essa oportunidade para relembrar o encaminhamento ao Senhor Prefeito Municipal de uma indicação de minha autoria, no dia 13 de março de 2009, solicitando o envio de um projeto de lei a esta Casa alterando o artigo 198 da Lei Municipal nº 1.493/91 – Estatuto dos Servidores Públicos Municipais –, ampliando a licença-maternidade de 120 para 180 dias. As inúmeras pesquisas indicam que a criança que tem mais contato com a mãe se desenvolve melhor em todos os sentidos. A prorrogação do prazo da licença-maternidade na Administração Pública de 120 para 180 dias dependerá da aprovação por meio de lei específica municipal, alterando o Estatuto dos Servidores por iniciativa do Prefeito Municipal. Aproveitamos esta oportunidade para solicitar ao Colega Líder de Governo Jatir Mosquer para que interceda junto ao Chefe do Poder Executivo Municipal que analise com carinho este assunto para garantir o aleitamento e o bom desenvolvimento dos bebês. E é esse caminho que queremos trilhar a cada novo dia, que deve nos inspirar como inspira este momento especial em que desejo homenagear todas as mulheres presentes e as que também não estão presentes, que superam, no seu dia-a-dia, muitas barreiras, eliminam tabus e constroem um mundo que, muito em breve, tenho certeza, será muito mais justo e melhor para todos nós. Para finalizar, quero dividir com vocês uma mensagem linda que achei oportuna compartilhar com as mulheres que hoje encontram-se nessa casa e aos homens, também, que tenho certeza dividem o seu dia-a-dia com as presenças femininas em suas casas, levem o meu abraço, o meu carinho e os meus sinceros cumprimentos por mais este 08 de março. Em especial gostaria de deixar um abraço às mulheres que nos auxiliam no dia-a-dia nesta Casa: a Rosmari, Marisa, a Maitê, a Madelaine, a Adriana, a Micheline, a Nara Lúcia, a Nakaty, a Eliane, que está em licença-maternidade, e a Célia, o meu carinho, então gostaria de dividir com vocês esse e-mail que eu achei muito bonito. “Mulher bonita. O mundo é composto por diversos tipos de mulheres. Mulheres que curam com a força do seu amor, mulheres que aliviam dores com a sua compaixão, mulheres que cantam o que a gente sente, mulheres que escrevem o que a gente sente, mulheres maravilhosas, mulheres que nos fazem rir, mulheres batalhadoras, mulheres talentosas. O mundo também é composto por outros tipos de mulheres, não tanto conhecidas ou famosas, mulheres que deixam tudo para trás ou que vão buscar uma nova vida, mulheres que todos os dias se encontram diante de um novo recomeço, mulheres que sofrem diante das injustiças, mulheres que sofrem diante das perdas inexplicáveis, mães amorosas, mulheres que se submetem às duras regras, mulheres que se perguntam qual será o seu destino, mulheres que têm escrito no seu rosto todos os dias da sua vida, todas elas são mulheres especiais, todas mulheres tanto ou mais bonitas que qualquer estrela, porque lutam diariamente para fazer do mundo um lugar melhor para se viver. Para ti e para vocês, mulheres bonitas, que também escrevem as páginas da nossa história, desejo tudo de melhor.” Parabéns pelo Dia da Mulher a todas as mulheres! E levem um abraço a todas que estão em casa também. Muito obrigada pela atenção de todos.

Page 7: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

211

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Com a palavra o Vereador Rudimar do Nascimento.

VEREADOR RUDIMAR DO NASCIMENTO : Senhor Presidente Moacir Ascari, vereador ex-secretário da fazenda Valmor Gehlen, Goretti, do Conselho Tutelar, imprensa, companheiro de partido Marcelo Paganella e moradores do bairro União, sejam todos bem-vindos, e demais pessoas que nos assistem aqui essa noite. A Vereadora Renata com muita propriedade faz uma bela homenagem ao Dia da Mulher. Este Vereador, que tem o privilégio de estar cercado por três mulheres na família, esposa Solange, filhas Brenda e Amanda, a elas e a todas as mulheres que fazem da nossa existência sinônimo de amor incondicional, a seguinte mensagem: “Mulher: Geradora da vida... guerreira, batalhadora, ao mesmo tempo meiga, dócil, carinhosa e companheira. Fonte de luz, incansável nos compromissos diários. Muitas vezes trabalha fora e ainda cuida da casa, dos filhos e do companheiro Sempre com um sorriso no rosto, uma palavra de conforto e um brilho especial no olhar. Protegem a família, aconchegam os filhos nos braços, são mães, amigas e levam no corpo o segredo e a magia do Universo”. Nesse dia 08 de março os meus cumprimentos a todas as mulheres pelo dia especial comemorado no mundo todo. Meu muito obrigado. Senhor Presidente, passo meu tempo restante ao meu Colega Jatir.

VEREADOR JATIR SCHMIDT MOSQUER : Quero cumprimentar o Presidente dessa Casa, Vereador Moacir Ascari, a Vereadora Renata, e cumprimentando a Vereadora eu quero cumprimentar todas as mulheres por esse dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Também falando da mulher, Vereadora Renata, esse ano nós temos uma grande oportunidade de homenagear uma mulher, elegendo uma mulher para presidente da república. É uma grande oportunidade que tem ali, certamente vão ter duas mulheres candidatas também vão ter duas e o povo brasileiro pode e tem a oportunidade de eleger pela primeira vez uma mulher, que está comprometida com um plano de governo, com um projeto que está aí há oito anos e nós acreditamos que deva ter continuidade. Defendo isso também, Senhor Presidente, que recebi no dia 03 de março uma denúncia do DENASUS. O DENASUS é o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde. Este Departamento demonstrou na Revista Capital algo que nós já conhecíamos, mas que agora realmente está comprovado: PSDB e DEM usam recurso do SUS para fazer ajuste fiscal. Então quando se fala em déficit zero, né, foi um grande, a grande campanha da nossa Governadora do Rio Grande do Sul, que ela conseguiu zerar o déficit público, mas a Governadora nunca falou pro povo gaúcho como que ela conseguiu zerar o déficit público. Nós temos conhecimento, que as pessoas que são politizadas e que acompanham a vida pública no Rio Grande do Sul sabem por que, e um dos motivos está aqui, os milhões de reais do recurso do SUS em aplicações financeiras no estado do Rio Grande do Sul. Então esses recursos deveriam ser repassados para a saúde, para a compra de remédio, para campanhas contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Onde estão esses recursos? Aplicados no mercado financeiro. Então o novo jeito de governar, né, dos governadores do PSB e do DEM estão aí. Pra se ter uma ideia da gravidade do assunto, o Secretário Estadual da Saúde Osmar Terra, do PMDB, não permitiu que o DENASUS fizesse essa fiscalização na saúde do Rio Grande do Sul, então só conseguiram graças à interferência do Ministério Público Federal, que entrou com uma ação na Justiça para que o DENASUS pudesse fazer essa investigação. Então eu acho que o povo brasileiro tem que ficar atento sobre o que realmente se escreve e o que realmente se faz. Políticas públicas para o povo, essa brincadeira custou R$6.500.000.000,00 (seis bilhões e quinhentos milhões de reais) de prejuízo ao Sistema Único de Saúde, dinheiro retido, não repassado para aqueles que realmente precisam, que são os pobres, então quando se fala em, se abre o voto pra José Serra ou não sei pra quem, a gente tem que pensar nisso, pra quem que ele servem. Projeto de governo não é aquilo que a gente coloca na mídia, mas aquilo que se faz na prática, e se faz nos estados certamente se voltarem vão fazer lá. Ninguém, ninguém muda de opinião, ninguém muda de uma hora para a outra; o que as pessoas fazem no Estado, no Município, se tiver oportunidade quando chegar no Governo Central elas vão fazer, então fica essa, esse esclarecimento. Gostaria de continuar, até agora um único Vereador que falou, não sei

Page 8: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

212

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

por que, mas de repente pega mais alguns Colegas que também se manifestem a respeito da Mostra Flores, mais uma vez, sobre a questão das vinícolas. Eu acho que esse debate vale a pena, não é uma briga minha, pessoal, mas acho que nós somos representantes da população como um todo, nós temos esse compromisso com a sociedade, nós temos esse compromisso com o município e nós temos esse compromisso com as pessoas que organizam a Mostra Flores. Hoje eu ouvi uma entrevista que foi dado pra Rádio Pop Show da Maria De Grandi, onde ela também se queixa das mesmas queixas que eu fiz aqui. Ela, como Presidente, se sente magoada com essa questão, então eu acho que nós, que sempre nos manifestamos quando a gente não concorda com alguma coisa, temos que comprar essa briga também, como Poder Público, como Poder Legislativo. Nós, que defendemos o setor, fizemos audiência pública, temos a comissão, aí, pra defender o setor, eu acho que nós já devemos se manifestar, sim, todos os Vereadores, eu acho, então essa briga não é minha, mas eu volto a insistir: na abertura da Mostra Flores várias pessoas que falaram, falaram com orgulho que nós somos o maior produtor de vinho do Brasil. Tem projetos pra melhorar essa, dar visibilidade a esse setor. Todo mundo defende, todo mundo que vai pra fora do Rio Grande do Sul fala e defende que nós somos o maior produtor de vinho, com muito orgulho. Eu acho que aqueles que produzem vinho deveriam reconhecer isso. A própria Maria falou que vários turistas forma lá e perguntaram: “Sim, mas cadê o vinho? Cadê o vinho do maior produtor de vinho do país?” Eu não vi ninguém se manifestar dessa forma pelo setor vinícola, pelo menos não me passaram. Deveria ter um esclarecimento sobre isso. Esta desculpa de que é tempo de safra, isso não cola, não existe isso aí, é falta de vontade de valorizar um evento nosso, do município de Flores da Cunha, então fica mais uma vez, gostaria, não estou pedindo que me ajude, mas que eu acho que cada um tem que se manifestar, se posicionar, se é contra aquilo que eu estou falando ou se é a favor, então peço aos Colegas Vereadores dessa Casa, que esse assunto não é só meu, todos nós somos representantes, a Mostra Flores está ali, a Presidente da Mostra Flores também não está satisfeita e acho que nós devemos, sim, se posicionar, ou a favor do que estou falando ou contra, mas silenciar, pra mim, não é a melhor coisa. Senhor Presidente, o Senhor falou, na semana passada, que só tinha uma agente de saúde na fiscalização do foco do, da dengue. Conversei com o vereador, com o vereador e Secretário Moacir, ele me informou que tem a Fernanda, que é a responsável, que os agentes de saúde também estão fazendo esse trabalho, segundo informações, então estou lhe passando isso, que foi repassado, eles foram treinados pra fazer essa fiscalização, e também tem a Eliane, que é da área epidemiológica do posto de saúde, que também está trabalhando em cima disso. Até citou em um exemplo que Garibaldi existe somente duas pessoas que fazem esse trabalho, que ele foi lá numa reunião. Aqui em Flores, além da, da Fernanda, também existe os agentes de saúde que estão trabalhando em cima disso.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Passo a palavra à Vereadora Renata.

PRESIDENTE RENATA ZORGI LUSA : A palavra está à disposição do Colega Moacir Ascari.

VEREADOR MOACIR ASCARI : Para um Aparte. (Assentimento do Orador). Vereador Jatir, nós, eu tenho lá uma armadilha que é, que é então um minilaboratório pra, pros agentes, pros, pros estagiários na área da saúde pra passar pra ver se existe o foco do mosquito da dengue junto ao posto. Então faz tempo que não é mais feito as vistorias, nós sabemos que existe somente uma estagiária, aonde existiam seis, o mosquito da dengue hoje, em Ijuí, por exemplo, já está uma pandemia, né, e dito isto até o Internacional, ontem, não podia nem, não queria nem entrar em campo na cidade de Ijuí pelo medo que tem, né, da, da pandemia que lá existe, então é, é só nós andarmos pelas borracharias da nossa cidade e vistoriarmos desde em cima do telhado temos pneus espalhados, é só dar uma vistoria nesses pontos e é preocupante, que no momento que nós temos um único foco na cidade logo ele se alastra e aí gente não consegue mais ter o controle, então é uma preocupação que tive quando recebi este tipo de denúncia, e certamente os agentes

Page 9: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

213

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

de saúde já trabalham na saúde do cidadão e essas pessoas era especificamente centradas com as armadilhas do mosquito da dengue no nosso município. Obrigado pelo Aparte.

VEREADOR JATIR SCHMIDT MOSQUER : Cobrei isso do Secretário também em relação aos postos ou borracharia e ele nos comunicou que está sendo feito esse trabalho. Vou cobrar novamente dele, então, Vereador, que nós também estamos preocupados em relação a esta doença. Por enquanto é só, muito obrigado, uma boa noite a todos.

PRESIDENTE RENATA ZORGI LUSA : Retorno os trabalhos ao Colega Vereador Moacir Ascari.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Com a palavra o Vereador Valdir Franceschet.

VEREADOR VALDIR FRANCESCHET : Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Vereadora, Assessores, Assessoras, imprensa, ex-secretário Valmor Gehlen, da administração passada, demais pessoas que nos prestigiam. Vereadora Renata até tem razão, agora assumiu o Assessor de Imprensa é o Rigotto, senão o Quintanilha já estava sendo meio delicado aqui, né, nós tínhamos que colocar mais alguns homens aí dentro, né, mas deixando de lado, mais pra descontrair, nós também queremos, nesse dia especial, Dia Internacional da Mulher, o papel que a mulher, a importância do papel que a mulher desenvolve na sociedade, na família, enfim, né, o reconhecimento de nós, homens, da importância do papel da mulher em todos os setores aonde assume. Os avanços são vistos, assim, diariamente, da importância da mulher no dia-a-dia, no trabalho, na política, enfim, em todos os setores da sociedade como um todo. Nós, inclusive eu tenho o privilégio de ter a minha filha que nasceu no Dia Internacional da Mulher, faz aniversário, então a gente não se esquece nunca, né. Nós encaminhamos um requerimento, uma indicação de número 46/2009, que solicitava à Administração que criasse uma lei específica criando incentivos ao desenvolvimento do setor avícola no município. Isto foi encaminhado no dia 13/03/09, que se equiparasse um pouco com Nova Pádua, não querendo dizer que Nova Pádua é melhor que Flores da Cunha ou Flores da Cunha é melhor que Nova Pádua, pela importância que tem este setor dentro do município de Flores da Cunha. No setor primário, as criações no município fica em segundo lugar, primeiro a viticultura depois as criações, então ele tem uma importância bastante grande. Nós podemos dizer que cada aviário que é implantado dentro do município é uma pequena ou média empresa que se instala, e o tempo é curto, o resultado, ele é imediato. Ano a ano, de um ano para o outro, já se vê o resultado no valor agregado, porque ali, não quer dizer que fulano tira nota ou não, sai a nota até da devolução da ração. Nova Pádua tem um projeto mais arrojado do que Flores da Cunha. Mandamos, também, né, uma minuta de projeto para que o Executivo analisasse. Conversamos, inclusive, alguns agricultores nesse período conversou com nós que se avançasse um pouco mais. Nós tínhamos a intenção, inclusive com o apoio do Vereador José Luis de Souza, em dar uma melhorada nestes subsídios, mas uma análise mais profunda, houve uma reunião com Senhor Prefeito e o Secretário da Agricultura, com um número até reduzido de avicultores, né, e que a manifestação, também, desses avicultores, nas reivindicações, foi bastante tímida, então não teria o porquê este Vereador entrar com uma emenda, de repente até parando o projeto daquilo que a Administração está oferecendo, que seria 100 horas gratuita para, de incentivos para os agricultores que têm intenção de ampliar ou renovar, ou colocar novos aviários. Nós acreditamos que com uma análise um pouco mais profunda do Executivo e da importância ele deve ser melhorado, esse projeto. Então, Presidente, inclusive conversei com o Senhor hoje, nós estaremos acelerando esse processo aí pra entrar em votação, já esta semana deixar pronto o parecer, falarei com o Vereador Felipe Salvador também, até porque é um benefício e esse benefício quanto antes ficar disponível para os nossos produtores que sofreram um pouco este ano por questão da chuva, né, da, da, da produção da uva, a qualidade, a, a, a, produtividade, certamente terão uma, uma saída com a questão, né, da avicultura dentro do município, que vai ser importante para a família, importante para eles também. Estarei mandando novamente uma indicação, melhorando até

Page 10: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

214

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

aquela minuta de lei que foi encaminhado para o Executivo, que daria em torno de umas 150 horas de máquina, que às vezes não vai 150, né, às vezes vai menos, é uma reforma ou uma ampliação, e em torno de R$18.000,00 (dezoito mil reais) por aviário de 100 metros de comprimento por 13 de larguras, em tela e telhado, e certamente isto terá, terá um retorno rapidamente. Uma comparação simples: nós precisamos em torno de oito hectares de parreira para dar o equivalente a um aviário que tenha, que cria 20.000 frangos por criada, né, em torno de cinco criadas por ano, 100 mil frangos, tu precisaria ter oito hectares de terra pra dar o equivalente ao retorno. Então o Projeto 77 certamente, como é um benefício, também, para o setor primário, nós vamos fazer até um esforço, os Vereadores, para que entre na pauta de votação na segunda-feira. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, imprensa, eu não poderia deixar de fazer algumas colocações sobre um assunto que saiu na imprensa no dia 08 de janeiro de 2010. A gente até esperou um pouco porque as mudanças, normalmente ela vem pra melhor, mas nós ouvimos nesta Casa, inclusive, Vereador Rudimar, fiz uma colocação dizendo que se a Administração não estava contente com os contratos que foram firmados na outra administração, eles podem ser desmanchados, desfazer os contratos, né? Com a questão da coleta do lixo, nós ouvimos colocações dos Senhores Vereadores da situação, colocações na imprensa do próprio Secretário de Planejamento Paulo Ribeiro sobre esta questão do lixo, que é um absurdo R$118.700,00 (cento e dezoito mil e setecentos reais) por ano, por mês para a questão da coleta do lixo. Isso é verdade, os Vereadores colocaram, passou-se um ano, aí faz um contrato emergencial. Dia 08 de janeiro sai na imprensa: “Sai a Biasotto, entra a Conesul”, e nas colocações dava uma conotação de que esse contrato foi mal feito, que alguém aí estava levando alguma coisa, mas como é uma licitação não, não conseguiram ou não, não deu pra provar nada. Mas o que me espanta, né, é que pelas informações, nós vamos averiguar do pedido através de requerimento, os contratos que tem com as empresas Conesul, Biasotto e a Associação de Recicladores dos Amigos de Flores, Florense, esse é o nome da associação, pra ver realmente quanto é que a Prefeitura está gastando neste contrato emergencial de seis meses, que depois vai ser aberto uma licitação. No contrato, num contrato emergencial certamente se tenta negociar bem, se troca a empresa, né, e foi o que foi dito, foi o que foi dito, foi diminuído. Quanto custa? O novo contrato por seis meses com a Conesul, 621 mil, isso dá R$103.500,00 (cento e três mil e quinhentos reais) por mês, mais a Associação 14 mil e uma outra empresa que não vou fazer o nome depois quando vai aparecer, 19 mil. Isso dá um total por mês de R$137.298,22 (cento e trinta e sete mil duzentos e noventa e oito reais e vinte e dois centavos), estamos solicitando, isso é uma informação que pode ser que não seja totalmente correta. Custa hoje, mês, 137.298,22 vezes 12, vamos transformar num ano, 2010 custaria R$1.647.578,60 (um milhão seiscentos e quarenta e sete mil quinhentos e setenta e oito reais e sessenta centavos). Em 2009 foi gasto 1.424.400, nós teríamos uma diferença de R$223.178,60 (duzentos e vinte e três mil cento e setenta e oito reais e sessenta centavos), a maior, a maior, daríamos pra nós comprar uma retro por ano, ou cada três anos comprar uma patrola. A diferença, a maior, né, mês R$18.598,21 (dezoito mil quinhentos e noventa e oito reais e vinte e um centavos). Segundo o Secretário, daria uma diferença menor, pelo que ele coloca no jornal, de R$1.200,00 (mil e duzentos reais) por mês, perfazendo, no ano, um valor de 14.400, mas pelos números que, que os meus informantes me deram, vai ser transformando a ano R$223.178,60 (duzentos e vinte e três mil cento e setenta e oito reais e sessenta centavos). Gostaria inclusive que o Líder de Governo averiguasse essas questões, então eu estou encaminhando, quem quiser assinar junto assina, mas os valores, se forem esses mesmo, então não coloca, né? Sai Biasotto e entra Conesul. No exercício 2009 foi pago 118 mil e 700, 118 mil mensais, né, e R$700,00 (setecentos reais), o contrato com a Conesul é de 103 com trinta e cinco, mais 14 mil para a Associação dos Recicladores Amigos de Flores da Cunha. Aí diz o, o Secretário que “após um ano negociamos o novo contrato por praticamente o mesmo valor e ainda criamos uma, uma função social com os, os recicladores”, diz Ribeiro. Bonito, né, mas isto me parece, vamos averiguar com a nossa solicitação, se realmente foi o que aconteceu. Se não, caso contrário, nós vamos explicar para a

Page 11: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

215

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

população que os números que foram colocados na imprensa no dia 08 de janeiro de 2010 não são verdadeiros, e espero que até seja esses números aí pra nós não criarmos muita confusão.

VEREADOR ALEXANDRE SCORTEGAGNA : Vereador.

VEREADOR VALDIR FRANCESCHET : Um minutinho, Vereador. Existe, Senhor Presidente, trocando de assunto, rumores na cidade de que a empresa União de Vinhos está, está procurando propostas, né, em outros municípios, pra construção de uma nova planta para sua vinícola. Se a Administração ainda não o procurou, por favor, que procure o proprietário, o Senhor Arnaldo Passarin, e que faça um contato, que até porque o seu Arnaldo Passarin hoje é uma referência nacional, um homem respeitado, e nós queremos a União de Vinhos no município de Flores da Cunha. Um homem sério, sempre defendeu a causa da uva e do vinho, e não adianta nós incentivarmos a, a formação da nova cooperativa e perder uma importante empresa, um homem sério, um homem que conhece o setor, sempre defendeu, eu acredito que tem que haver uma negociação e nós mantermos essa empresa antiga no município. Existe uma área na Linha 80, no antigo colégio, perfeita, com quatro hectares e pouco para ser oferecida.

VEREADOR ALEXANDRE SCORTEGAGNA : Para um Aparte. (Assentimento do Orador). Obrigado por ceder o Aparte pra mim, Nobre Colega. Só para os munícipes também ficar sabendo, relativo ao que Vossa Excelência estava explanando sobre as questões da, do, do lixo, contratação de empresas, tal, é bom que todos saibam e que fique registrado nos anais da desta Casa também que eu, juntamente com Vossa Excelência mais o Secretário de Planejamento Paulo Ribeiro, no, no nosso primeiro ano de Legislação, nós nos reunimos através da comissão e, e ele falou pra nós que ele ia fazer a lavagem dos contêineres devido à limpeza, ao asseamento dos mesmos, né, ia construir a, a decantação deste chorume. Era só para complementar isto, espero que também seja atendido por parte do Secretário. Obrigado, Vereador.

VEREADOR VALDIR FRANCESCHET : Senhor Presidente, Senhores Vereadores. A gente sabe que 2010, um ano importante, nós já tivemos um ano da Legislatura, um ano da Copa do Mundo, de eleições, presidente, governadores e tal, e esperamos que os trabalhos, né, desenvolvem nesta Casa juntamente com ações do Executivo todos eles em bom tom. E também, Presidente, Senhores Vereadores, na vida se deparamos com muitas vitórias e muitas derrotas. Quem não consegue absorver a derrota não consegue festejar a vitória. Prefiro uma derrota do que uma vitória desonesta. Por hoje era isso, Senhor Presidente, Senhores Vereadores. Não tenha receio, fale com o Feio.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Encerrado o Grande Expediente, passamos ao intervalo de cinco minutos para organizarmos a Ordem do Dia.

Então voltando aos trabalhos

ORDEM DO DIA

E gostaria de informar também que o Vereador Felipe Alexandre Salvador ligou comunicando que ele estava, não estava muito bem de saúde, então posteriormente entregará atestado médico, porque estava procurando orientação médica. Como não há matérias em pauta, então encaminho para a Comissão de Finanças e Orçamento a Nova Redação do Projeto de Lei 003/2010 e o Projeto de Lei 012/2010. Informamos que a Proposta da Emenda à Lei Orgânica n° 001/2010 permanecerá na mesa por 15 dias, a fim de receber emendas, as quais deverão ter relação direta e imediata com a proposta. Passamos de imediato às

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Com os Vereadores inscritos. Vereadora Renata Zorgi Lusa.

VEREADORA RENATA ZORGI LUSA : Senhor Presidente, Nobres Colegas Vereadores, pessoas que ainda nos prestigiam. Eu utilizo esse espaço primeiramente para me reportar a um

Page 12: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

216

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

pouco ao assunto levantado pelo Líder de Governo, o Vereador Jatir, e dizer que também me chamou a atenção, sim, não, a falta das vinícolas na, na Mostra Flores este ano, mas eu gostaria de dizer também que eu acredito que tenha, deva ter um porém, porque sempre tiveram várias vinícolas expondo, e é esse ano que a gente percebeu que elas sumiram, que ficaram muito poucas, então eu acredito que tenha que haver uma sensibilidade por parte do Centro Empresarial, existe diretorias específicas, a Diretoria da Vitivinicultura, para chamar o setor e ver o que realmente está acontecendo, porque realmente o maior produtor de vinhos do país precisa mostrar o que tem de melhor, realmente, que são nossos produtos, então alguma coisa está acontecendo, se precisar interferência do, do, da Câmara de Vereadores para ajudar nisso, com certeza estaremos à disposição porque achamos que é muito importante ter a presença das vinícolas na feira. Outra coisa: eu gostaria de agradecer o Presidente da Câmara de Caxias do Sul, Moisés Paese, pelo convite. Estivemos presentes, juntamente com os Colegas Rudimar do Nascimento e Osmar Doro, na última quarta-feira, e a colega Assessora de Bancada Adriana, prestigiando uma programação especial organizada pelo Presidente da Câmara de Caxias, com uma palestra bastante importante, bastante técnica, que talvez tivesse sido mais proveitosa com a Contadora da Câmara ou o setor Jurídico, mas enfim, foi produtivo também, com o Tribunal de Contas do Estado, com o Vitor Faccioni, e posteriormente nós estivemos nos pavilhões visitando a Festa Nacional da Vindima e, e o término da, da programação era assistir ao desfile. Infelizmente não ficamos pro desfile, mas a festa realmente está de parabéns, muita organização, muito bonita, milhares de turistas e visitantes puderam prestigiar a Festa da Uva. Esperamos que o ano que vem nós possamos ter o mesmo número de pessoas ou um terço, que seja, visitando a nossa Festa Nacional da Vindima, em Flores da Cunha. Também gostaria de agradecer a oportunidade de representá-lo, Senhor Presidente, no último sábado à noite, na formatura de Sommelier Internacional do Curso Avançado FISA, na Escola de Gastronomia, é sempre um prazer estar lá e saber a importância que a escola tem para nosso município, para divulgação de nosso município. Eram 19 formandos, entre eles pessoas representantes da maioria dos estados brasileiros, inclusive do Acre, do Pará, então realmente levando o nome de Flores da Cunha a todos os estados, a importância da escola para o nosso município. E gostaria de mais uma vez de expressar os meus sinceros pêsames, querido Colega Vereador, pelo passamento da sua irmã Gersi, que além de tudo era uma amiga muito querida, viu? Foi uma grande lutadora e infelizmente a doença, o câncer a venceu, mas tenho certeza que ela está num lugar muito especial reservado pra ela, pela pessoa boa que ele sempre foi aqui nessa terra. Era isso, Senhor Presidente, muito obrigada.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Vereador Alexandre Scortegagna.

VEREADOR ALEXANDRE SCORTEGAGNA : Senhor Presidente, Colegas Vereadores, Vereadora, caros munícipes. Também quero fazer algumas colocações. Começo por esta do Nobre Colega Vereador, também, Jatir Mosquer, a Renata, que acrescentou um pouco, eu deixo a pergunta assim, também essa, não sou mais tão produtor de vinhos, mas eu faço essa questão assim: O quê que há havendo com as vinícolas, que deixam de participar? É a mesma coisa quando tem a escolha dos melhores vinhos lá no Clube Independente, muitas vezes o vinho acaba sendo quase que elitizado, eu não estou querendo dizer que tem melhores e melhores vinícolas em Flores, mas muitas vezes os proprietários interpretam desta forma. Melhor vinho é o teu, e o meu fica pra depois. Então por isso eu acho que tem que rever isso aí, muitos se retiram e prevalece, tem sempre quase os mesmos expondo ali. Tem que rever bem isso ali, bem levantado por Vossa Excelência. Também, eu também fui procurado sobre a permanência das crianças diante da Escola São José e em outras escolas também, como Vossa Excelência, o Presidente desta Casa mencionou, de 15 pras sete até sete e meia, é perigoso, vem inverno, é escuro, por outros pais, não por este cidadão de sobrenome Secco. Também estive no Bairro São José, num jantar dançante, onde estiveram lá meus Colegas Vereadores, também, o Feio, o Jatir e eu. Quero deixar aqui, peço a vocês também pra me ajudarem, que do Hospital Fátima, na rua

Page 13: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

217

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

John Kennedy, do Hospital Fátima até o salão da Comunidade São José eu contei sete luminárias queimadas. Quando que eu cheguei lá a primeira coisa que o Décio Ledur pediu pra mim, ele pediu se eu consegui achar o caminho pra chegar até lá. Então peço também que providenciem a iluminação pública melhora, né? Parabenizo a Renata pela exposição sobre a mulher, da licença-maternidade 120 a 180, também sei que Vossa Excelência teve projeto, uma vez, nessa Casa, pedindo um banco de leite para o nosso município, e é preciso, o Conselho Tutelar sabe disto. Parabéns pelas placas turísticas no interior, aos poucos vamos melhorando sempre mais, para a indicação dos pontos turísticos. O Dia da Mulher, 08 de março de 1857, 130 tecelãs foram queimadas na fábrica. Parabéns, então, ao Dia da Mulher, muitas pessoas deram, derramaram sangue, a vida, para que nós, hoje, aqui existíssemos. Era isso, Senhor Presidente, obrigado.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Vereador José Luis de Souza.

VEREADOR JOSÉ LUIS DE SOUZA: Senhor Presidente, Colegas Vereadores e demais pessoas já cumprimentadas. Só pra dizer que eu recebi um e-mail aqui de uma estudante da de faculdade da UCS, que necessita de transporte urbano, ou o transporte que, que vai de Flores da Cunha a Nova Roma e quando ela chega no ponto de ônibus com o Caxiense, o outro ônibus não, não se encontra mais, já foi e eles tão enfrentando esse problema. Então provavelmente amanhã eu já vou procurar a, a Secretaria de Educação pra ver, porque eu estudava de noite no EJA e sempre que, que nós chegava com o ônibus que ia a Nova Roma, ele sempre esperava os, os ônibus do Caxiense chegar pra daí sair. Então só pra registrar aqui, Senhor Presidente. Dizer também, parabenizar aqui este dia especial, parabenizando a minha mãe, a todas as, a minha mãe mulher, a todas as mulheres do nosso município, enfim, do, do Brasil por aí. Esta semana nós estamos quinta, sexta e sábado com um projeto o qual no município de Cachoeirinha, o PSB implantou lá só, com novo nome, que era um projeto social na, nas comunidades, né, uma ação social nas comunidade e aqui o Prefeito Ernani só trocou: Prefeitura nas Comunidades, né? Então nós estaremos quinta, sexta e sábado começando na comunidade de Nova Roma, fazendo um, um trabalho de todos os setores, né, com as secretarias lá, fazendo melhorias naquela comunidade e posteriormente vamos avançando em outras comunidade pra que os moradores se sintam, se sintam contente e seja feito aquilo que eles esperam. Obrigado, Senhor Presidente.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Vereador Osmar Doro.

VEREADOR OSMAR DORO : Senhor Presidente; Caros Colegas Vereadores; Vereadora; imprensa; funcionários desta Casa; Goretti, representando o Conselho Tutelar; ao novo companheiro Marcelo Paganella, que está aqui pela primeira vez, e seja bem-vindo e sempre que puder venha nos visitar; e demais pessoas que nos assistem. Dia da Mulher, parabenizando aqui a Colega Vereadora Renata Zorgi Lusa, a colega e Assessora Adriana, falando, parabenizando elas, parabenizo a todas as mulheres que, as servidoras desta Casa, todas as mulheres florenses e especialmente minha mãe e minha esposa. Também aqui deixar os nossos sentimentos ao, ao Colega Vereador José Luis de Souza pela passagem, pelo falecimento da sua irmã. Conforme mencionado na última sessão, do Colega Vereador Moacir, sobre a quantidade de alunos nas escolas de 1° de Maio e São José, temos aqui sim, um, um relatório da, da quantidade de alunos aonde que, na 1° de Maio, Educação Infantil, na parte da manhã tem 23 alunos. Na São José, também Educação Infantil, de manhã 24. Na 1° de Maio, Educação Infantil à tarde, 17. Na São José, à tarde 26. 1° de Maio, de manhã, Primeiro Ano 11, e à tarde, no 1° de Maio 23. Também queremos dizer que esses alunos estão distribuídos principalmente conforme o pedido dos pais e a necessidade de aonde eles estão localizados nas regiões de Flores da Cunha. Em todos esses locais está em aberto pros alunos que desejam lá frequentar a escola de Educação infantil e Primeiro Ano, somente para deixar registrado. Também na quarta-feira, na quarta-feira, conforme a Colega já mencionou, estivemos lá na Câmara de Vereadores de Caxias e após visitando os Pavilhões da Festa da Uva. Também no sábado, fomos representar a Casa, a Casa

Page 14: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

218

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

Legislativa, todos os Colegas no pré-lançamento da Fenavindima 2011, lá junto ao estande na Festa da Uva de Caxias do Sul. Era isso, Senhor Presidente, nosso muito obrigado.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Vereador Jatir.

VEREADOR JATIR SCHMIDT MOSQUER : Senhor Presidente, Colegas Vereadores. Na última sexta-feira teve uma reunião entre Prefeito e Secretários mais o Presidente da Consepro, alguns Vereadores foram convidados, este Vereador não foi convidado a participar, não sei por que, de repente o Presidente da Consepro pode informar. E nesta reunião foi feito algumas, foi dado algumas informações, né, a respeito de algumas entidades aí que estão, vão colaborar com o Consepro. Além do Centro Empresarial, o CDL, segundo informações do Vereador Osmar Doro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, também, de Flores da Cunha, vão colaborar com o Consepro. E daí, Senhor Presidente, eu gostaria de voltar, a Vossa Excelência pode nos dar mais informações a respeito da escolha do Presidente do Consepro. Este Vereador acha que tem que mudar, não só as três entidades, mas aumentar o número de entidades, trazer pro debate o Sindicato, o CDL, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Construção Civil, Associação dos Estudantes Universitários de Flores da Cunha, vamos aumentar, vamos tornar mais democrática esta escolha, vamos debater mais o assunto, já que o Consepro, né, é uma entidade que tem, vai ter o apoio de todas as outras entidades, é importante que nós também abrimos aqui esta escolha do Presidente seja aberta para essas entidades. Eu acho que se torna mais democrático, o comprometimento das entidades também é maior, visto que eles vão participar da escolha do Presidente. O Consepro é uma entidade importante de Flores da Cunha na questão da Segurança Pública, e nós devemos oportunizar pra que essas entidades que a partir deste ano vão colaborar com a Consepro, que eles também possam ter o direito de opinar ou de indicar um próximos presidente, então eu faço essa, publicamente esse pedido pra que esse debate seja aberto. Muito obrigado, Senhor Presidente.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Vereador Rudimar do Nascimento.

VEREADOR RUDIMAR DO NASCIMENTO : Senhor Presidente, retiro, retiro o meu tempo, obrigado.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Passo a palavra à Vereadora Renata para usar essa palavra.

PRESIDENTE RENATA ZORGI LUSA : A palavra está à disposição do Colega Vereador Moacir Ascari.

VEREADOR MOACIR ASCARI : Voltando um pouquinho ao, ao que manifestei no, no Grande Expediente, com um aparte cedido pelo Vereador Jatir, é preocupante, sim, e gostaria que quando saíssem daqui passassem em alguns pontos que eu comentei, alguns depósitos de pneus, né, que fosse vistoriado pelos Colegas Vereadores, porque é uma crítica construtiva, eu acredito que se nós prevenirmos certamente nós deixaremos de gastar muito dinheiro depois para solucionar o problema, então vistoriem isso, e quanto ao transporte escolar também gostaria que entrassem em contato com a pessoa e verificassem se isto está acontecendo, parece que no Pérola, segundo informações, são 50 minutos que a criança fica esperando na Escola Leonel de Moura Brizola, em frente à, à escola pra frequentar a aula, então para nós, Vereadores, que somos representantes legítimos e legal do povo, para que averiguamos os problemas e certamente colocaremos, então, à Secretaria de Educação e, e que cuide do transporte e quem sabe cobrar um fiscal, que o Vereador Valdir Franceschet sempre cobrou aqui e até hoje nunca veio o nome de quem é o fiscal que faz a fiscalização. E cobrar, também, do Conselho Tutelar que passe nas escolas de manhã para ver se 10 pras sete elas já estão lá na frente das escolas, certamente existe também o Conselho Tutelar, tem autonomia de também punir e cobrar providências quanto a isso. Quanto ao Consepro, as três entidades foram quem, se não me falha a memória, instituíram o Consepro no município de Flores da Cunha, né, que ele não existia, então

Page 15: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

219

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

de lá sempre se, se procurou buscar alguém dentro dessas entidades, o Centro Empresarial, por exemplo, tem mais de 1000 associados, e dentro escolhem um, então não é, ele é bem democrático, assim como no, no Lions Clube existem 57 companheiros e existe uma pessoa que seguidamente ela é empurrada a assumir, que ninguém quer assumir a presidência do Consepro pelo desgaste que tem, pela ocupação do tempo que exige e por não ser remunerada nada e ouvir desaforos ainda. E a mesma coisa acontece com o Rotary, que muitas vezes vocês viram que se repete o mesmo presidente, porque essas entidades também não gostam que seja a cargo delas. Quem sabe o Executivo Municipal encampa isso, crie mais uma secretaria, já existe a de, de Habitação, cria-se a secretaria de segurança, né, e aí quem sabe os recursos eles sejam mais distribuídos e mais rapidamente, porque nós devolvemos os recursos em dezembro, da Câmara de Vereadores, para destinar ao Consepro, economias feitas nesta Casa por nós todos, Vereadores, e até hoje não veio o projeto destinando esses recursos. Era isso, Senhora Presidente, muito obrigado.

PRESIDENTE RENATA ZORGI LUSA : Retorno a Presidência ao Colega Vereador Moacir Ascari.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Vereador Valdir Franceschet.

VEREADOR VALDIR FRANCESCHET : Presidente, Colegas Vereadores, sugestão. Eu acredito que deva ser, é uma sugestão, até, também para o Executivo, que vai estar na frente da nossa próxima Fenavindima, que o presidente seja do setor da uva e do vinho, aí nós temos que realmente ver até aonde, né, o setor próprio vai dar importância para o seu setor. E a união só acontece nas dificuldades, eu acredito, olha, sinceramente, que o setor da uva e do vinho ainda não está com problemas sérios, não está com problema sério, não está em dificuldade, é um choro aqui, um choro ali, mas não está em dificuldade, isso só vai acontecer, a união, o dia em que eles estiverem com bastante dificuldade. Nós estivemos representando, né, Vereador Jatir e Scortegagna, a Casa lá na comunidade, no bairro São José, né, às vezes também em festa, em baile é bom, né, nós representar e, e dizer, Vereador Jatir, que o país está precisando de uma grande reforma política. Hoje, a nível federal, estamos lá PMDB, PT, P pra cá, P pra lá e aí um culpa o outro. No Estado a mesma coisa, o PDT estava até esses dias, o PMDB é um sai, um entra e as pessoas não sabem pra qual partido ou qual pessoas que vão ser responsabilizadas. Realmente há uma dificuldade bastante grande. Há não muitos anos atrás o PT falava muito da questão das emendas parlamentares, quer os prefeitos iam a Brasília, gastavam os recursos dos Municípios pra trazer umas migalhas de emendas, e hoje é o que está acontecendo no Governo, e o Governo Municipal está certo, tem que ir, no ano eleitoral, botar a mão no dinheiro das emendas dos Deputados, mas há tão pouco tempo atrás isto acontecia, e o Partido dos Trabalhadores criticava muito este método, e hoje lança mão, botou bastante dinheiro na mão dos Deputados pra conseguir pra nós manter a aliança, a coligação. Era isso, Senhor Presidente, muito obrigado.

VEREADOR OSMAR DORO : Para Declaração de Líder. (Assentimento da Presidência). Senhor Presidente, Caros Colegas, somente pra concluir em questão do repasse ao Consepro que foi feito a indicação dos valores da Câmara, só não tinha sido repassado até o momento porque se aguardava essa reunião que foi feita sexta-feira, junto ao Consepro. Com certeza nos próximos dias, sim, será repassado aqueles valores e esperamos até algo mais ao Consepro, conforme dado pelo Prefeito Municipal. Também registrar que na quinta e sexta-feira e sábado, com a presença do Prefeito e todos os Secretários estarão, junto ao salão da comunidade de Nova Roma e comunidades vizinhas, tendo como lema “Prefeitura mais perto de você”, então pra estar mais próximo às comunidades, mais próximos aos munícipes e ouvindo as reivindicações daquela região e com certeza fazendo alguns trabalhos que aquela região almeja, então, para deixar registrado. Também sobre a Mostra Flores, deixar aqui o meu posicionamento que a ausência das vinícolas junto à Mostra, este Vereador também ficou frustrado, pois ao acompanhar o Prefeito

Page 16: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

220

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

Ernani, Colega Vereador Jatir, onde queria deixar registrado mais uma vez aqui que eu e o Colega fomos à Brasília com recursos próprios e junto a isso em busca de, de, de outras emendas parlamentares e reivindicar, sempre levamos junto com nós o catálogo de, dos melhores vinhos de Flores da Cunha, e levando por tudo que for pessoa que nós nos encontrarmos, como convidando elas a vir à Mostra Flores, a vir a Flores da Cunha, e com certeza se uma dessas pessoas, se uma delas atenda o nosso convite, venha até aí, com certeza chega e sendo o maior produtor de vinhos sente, sim, a falta de maior representatividade lá na, na mostra. Então fica também a nossa, a nossa frustração nessa questão. Era isso, Senhor Presidente, meu muito obrigado.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI : Encerrado as Explicações Pessoais, Informes da Presidência. No dia 03 de março nossa Vice-Presidente, Vereadora Renata Zorgi Lusa, e os Vereadores Rudimar do Nascimento e Osmar Doro, estiveram representando esta Casa no Parlamento Regional, na Festa da Uva 2010, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, nos Pavilhões da Festa da Uva. No dia 05 houve uma reunião de líderes, parece que com o Consepro, este Presidente não foi convidado. Assim parece que foram convidados os Líderes de Bancadas, nem todos os Vereadores, então eu acredito que o Líder de Governo foi esquecido por parte, nem sei quem convidava para esta reunião, então também não estive presente, mas agradeço aos Vereadores que se, estiveram presentes nesta reunião. No dia 06 o Vereador Osmar Doro representou esta Casa no lançamento da XII Fenavindima, no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Também no dia 06, a Vice-Presidente, Vereadora Renata Zorgi Lusa, participou do jantar de entrega do Certificado dos concluintes do Curso Sommelier Internacional FISAR Avançado na Escola de Gastronomia UCS e ICIF. No dia 08, então, nós queremos mais uma vez nos colocarmos ao lado do Vereador José Luis de Souza pelo passamento de sua ente querida e dizer até fiz uma cobrança hoje ao, ao Assessor Quintanilha que não ficamos sabendo, ficamos só, assim como o Vereador Jatir e eu acredito que outros Vereadores também não ficaram sabendo, então que todos os Assessores desta Casa tenham os telefones dos Vereadores e para a gente comunicar, que sabe dar um apoio na família, num momento difícil, né, então muitas vezes a gente não custa nada e a gente pode fazer este, esta ação, quem sabe dia de amanhã seja um, qualquer um de nós que esteja passando por essa dificuldade, então aceite as nossas condolências, Vereador, e conte sempre com a gente. Também queremos parabenizar a todas as mulheres pelo, pela passagem do dia 08, Dia Internacional da Mulher, foi comentado, acredito, por quase todos os Vereadores, e dizer que elas andam, não é por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher, é ao lado de um grande homem sempre existe uma grande mulher, porque atrás de um grande homem sempre tem uma bunda grande, né, então é a mulher que está ao lado. Então parabéns a todas as mulheres, quem sabe elas aumentem, não talvez na presidência, né, mas talvez em outros estágios, né, que nós gostaria até de mostrar aqui a revista Veja de hoje, todos os Colegas Vereadores, né que quando se faz, se defende algum candidato na tribuna, existem pessoas que têm outras opiniões e conhecem um pouquinho da história desses candidatos que se apresentam para presidir o nosso país, né? Quem sabe não seja a melhor opção, né, Colega Vereador, mas opções são opções. No dia 07 estivemos representando esta Casa no encerramento do Aberto de Tênis na Sociedade Aquarius, na verdade foi na tarde de ontem, então o Aberto de Tênis que os sócios organizam e, e o Poder Público Municipal sempre é convidado. Gostaria de informar aos Vereadores que se encontra, já se encontra no site da Câmara, no link “Arquivo Digital” todos os documentos produzidos pelos Vereadores, bem como os projetos do Executivo Municipal no ano de 2009. Falando em projetos do Executivo Municipal, mais uma pequena cobrança, quando se abre o, o link da, do Executivo Municipal, alguns, alguns atalhos, alguns caminhos lá não estão mais sendo disponibilizados ao internauta ou a pessoa que quer ver a transparência do Executivo Municipal. Então estamos cobrando isso, porque a Câmara de Vereadores já é transparente há muito tempo, tudo que ela gera de informações, tudo que ela, que os Vereadores fazem está nos

Page 17: CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS · Comprovante Anual de Rendimentos Pagos Creditados e de ... Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita ... E-mail

221

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA – RS

links, que Câmara transparente, então existia a obrigatoriedade no ano passado e o Vereador Felipe, presidente, já implantou isto nesta Casa. Então é mais uma cobrança, pequena cobrança, então, para que as licitações, tudo que aconteça no Executivo esteja aberto, aberto a toda pessoa que quiser navegar e acessar o site do Executivo Municipal.

Agradecendo o poder de Deus, declaro encerrada a sessão ordinária deste dia 08 de março de 2010, boa noite a todos, às 19h44min.

Vereador Moacir Ascari Presidente

Vereador Alexandre Scortegagna 1º Secretário