camada de dados da nuvem 5g

3
Camada de dados da nuvem 5G Introdução A rede principal 5G permite uma grande variedade de serviços e casos de uso inovadores, criando novos fluxos de renda aos fornecedores de serviços e a produção otimizada ao custo desses serviços. Muitos aspectos de implemen- tação da rede principal 5G são inspirados pelo setor de web em grande escala (web-scale), o que permite o lançamento ágil e contínuo de novos serviços e a produção de serviços de baixo custo por meio de um alto grau de automação e uma estrutura muito expansível, compartilhada entre vários serviços. Um dos marcos arquiteturais do setor de web em grande escala é a separação clara entre a lógica de negócios e seus dados em uma camada de dados. Essa separação permite esquemas simples no processo de gerenciamento do ciclo de vida que podem ser automatizados. Os exemplos incluem elasticidade, como o fornecedor de serviços encaminhar os serviços para cima e para baixo dependendo da situação de carga, upgrades automatizados de serviços e recuperação automatizada de falhas de software e hardware. Requisitos desafiadores O setor de telecomunicações deve permitir a flexibilidade e a separação que sustentam os valores mencionados acima e fornecer o desempenho necessário para garantir o forneci- mento satisfatório de uma grande variedade de serviços. Isso é especialmente verdadeiro para a separação entre a lógica de negócios e os dados na implementação do serviço. Nesse caso, as exigências de frequências de transações, latências de resposta, tempos de recuperação e previsibilidade do setor de telecomunicações são mais difíceis. Outro desafio é a migração com facilidade das instalações antigas para novas implementações de serviços otimiza- dos para nuvem, permitindo que cada operadora realize a migração em seu próprio ritmo. Isso exige interoperabilidade e paridade de recursos entre os aplicativos de rede antigos e os novos aplicativos de rede otimizados para nuvem. A Ericsson está posicionada de forma exclusiva para enfren- tar os desafios mencionados acima. O alto nível de isola- mento interno da lógica de negócios permitiu que reproje- tássemos todo o portfólio, tornando-o otimizado para nuvem e pronto para seguir a evolução da tecnologia preservando a paridade dos recursos. Além disso, com a introdução da camada de dados da nuvem 5G com várias camadas da Ericsson, fornecemos uma separação da lógica de negócios e dos dados, mantendo cada tipo de dados de uma forma que permite as otimizações exigidas pelas características dos serviços de ponta a ponta. Staffan Bonnier Arquiteto Chefe da Implementação do Packet Core [email protected] Antonio Alonso Especialista, Consolidação da Arquitetura de Gerenciamento de Dados [email protected]

Upload: ericsson-latin-america

Post on 22-Jan-2018

2.705 views

Category:

Technology


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Camada de dados da nuvem 5G

Camada de dados da nuvem 5G

IntroduçãoA rede principal 5G permite uma grande variedade de serviços e casos de uso inovadores, criando novos fluxos de renda aos fornecedores de serviços e a produção otimizada ao custo desses serviços. Muitos aspectos de implemen-tação da rede principal 5G são inspirados pelo setor de web em grande escala (web-scale), o que permite o lançamento ágil e contínuo de novos serviços e a produção de serviços de baixo custo por meio de um alto grau de automação e uma estrutura muito expansível, compartilhada entre vários serviços.

Um dos marcos arquiteturais do setor de web em grande escala é a separação clara entre a lógica de negócios e seus dados em uma camada de dados. Essa separação permite esquemas simples no processo de gerenciamento do ciclo de vida que podem ser automatizados. Os exemplos incluem elasticidade, como o fornecedor de serviços encaminhar os serviços para cima e para baixo dependendo da situação de carga, upgrades automatizados de serviços e recuperação automatizada de falhas de software e hardware.

Requisitos desafiadoresO setor de telecomunicações deve permitir a flexibilidade e a separação que sustentam os valores mencionados acima e fornecer o desempenho necessário para garantir o forneci-mento satisfatório de uma grande variedade de serviços. Isso é especialmente verdadeiro para a separação entre a lógica de negócios e os dados na implementação do serviço. Nesse caso, as exigências de frequências de transações, latências de resposta, tempos de recuperação e previsibilidade do setor de telecomunicações são mais difíceis.

Outro desafio é a migração com facilidade das instalações antigas para novas implementações de serviços otimiza-dos para nuvem, permitindo que cada operadora realize a migração em seu próprio ritmo. Isso exige interoperabilidade e paridade de recursos entre os aplicativos de rede antigos e os novos aplicativos de rede otimizados para nuvem.

A Ericsson está posicionada de forma exclusiva para enfren-tar os desafios mencionados acima. O alto nível de isola-mento interno da lógica de negócios permitiu que reproje-tássemos todo o portfólio, tornando-o otimizado para nuvem e pronto para seguir a evolução da tecnologia preservando a paridade dos recursos. Além disso, com a introdução da camada de dados da nuvem 5G com várias camadas da Ericsson, fornecemos uma separação da lógica de negócios e dos dados, mantendo cada tipo de dados de uma forma que permite as otimizações exigidas pelas características dos serviços de ponta a ponta.

Staffan BonnierArquiteto Chefe da Implementação do Packet [email protected]

Antonio AlonsoEspecialista, Consolidação da Arquitetura de Gerenciamento de [email protected]

Page 2: Camada de dados da nuvem 5G

Camada de dados da nuvem 5G

O segredo para enfrentar o desafi o de desempenho dos da-dos na rede principal 5G é avaliar e compreender as caracte-rísticas dos diferentes tipos de dados. Isso inclui os padrões de acesso induzidos por serviços que usam ou geram esses dados e as características em tempo real associadas a esses padrões. Esses são os requisitos que são impostos em última instância pelas demandas dos serviços de ponta a ponta em tempo real. Além disso, os aspectos que não são em

tempo real devem ser considerados na classifi cação, como a geração e o fornecimento dos dados. O resultado é a classifi -cação dos dados em grupos, cada grupo com suas próprias características particulares. Os serviços da rede principal 5G são implementados por aplicativos de rede otimizados para nuvem.

A fi gura abaixo ilustra uma gama de tipos possíveis de dados manipulados por um aplicativo de rede genérico:

Ao permitir a divisão da camada de dados da nuvem 5G em diferentes camadas ou subcamadas, cada grupo de dados identifi cado pode ser associado a uma camada de acordo com suas características. Cada camada é gerenciada como uma entidade separada, o que permite a implementação fl exível em toda a infraestrutura em nuvem distribuída.

Cada camada é otimizada de acordo com suas caracte-rísticas particulares, como requisitos de alto rendimento e execução em tempo real, forçando a centralização ou a proximidade com uma determinada instância do aplicativo de rede para fornecimento simplifi cado e alta consistência dos dados. O princípio da camada é ilustrado abaixo:

Page 3: Camada de dados da nuvem 5G

2/287 01-FGB 101 0325

© Ericsson AB 2017

Ericsson AB

SE-126 25 Stockholm, Sweden

Telephone +46 10 719 00 00

Fax +46 8 18 40 85

www.ericsson.com

ResumoA camada de dados da nuvem 5G com várias camadas fornece os benefícios conhecidos do setor de web em grande escala em termos de resiliência, capacidade de atualização, escalabilidade/elasticidade e análise de dados e permite as características em tempo real das telecomunicações. A separação e a ausência de estado da lógica de negócios nos aplicativos de rede da Ericsson permitem a transição tranquila para uma configu-ração otimizada para nuvem. Essa configuração fornece paridade de recursos entre as instalações antigas e os aplicativos de rede otimizados para nuvem.

A camada de dados da nuvem 5G com várias camadas da Ericsson fornece uma solução otimizada de armaze-namento composta por um conjunto de camadas de dados orquestradas que acomodam diferentes tecnologias de armazenamento implementado em nuvem para auxiliar melhor as diferentes cargas de trabalho de dados.

“A separação da lógica de negócios e dos dados permite uma transição tranquila para a camada de dados da nuvem 5G com várias camadas da Ericsson, com um conjunto de recursos comprovado e totalmente preservado

Essa divisão em camadas de armazenamento separadas permite um grau maior de separação da lógica de negócios e dos dados. Por exemplo, as decisões sobre as tecnologias de armazenamento a serem aplicadas e as propriedades a serem cumpridas, como durabilidade, dinamicidade, consistência, volume, resiliência, frequência de acesso, taxa de leitura/gravação e latência de acesso, são feitas por camada. Isso também permite a seleção da solução mais econômica para cada camada.

A separação clara da lógica de negócios e dos dados nos aplicativos de rede otimizados para nuvem da Ericsson per-mite a migração da operadora para a camada de dados da nuvem 5G da Ericsson em seu próprio ritmo, com um con-junto de recursos totalmente preservado e compatível com as versões anteriores. A camada de dados da nuvem 5G com várias camadas da Ericsson também permite a orques-tração de todas as diferentes instâncias de armazenamento em cada camada de dados.

Desde o início, a camada de dados da nuvem 5G com várias camadas da Ericsson foi desenvolvida para suportar e ser implementada em uma infraestrutura em nuvem distribuída. As diferentes instâncias de armazenamento são fisicamente implementadas em um dos dados e/ou escritório central compatíveis com nuvem. Algumas dessas instâncias de armazenamento podem ser geograficamente espalhadas em vários locais físicos para fornecer características de repli-cação geográfica aos dados que estão sendo manipulados.

Por último, mas não menos importante, em um mundo digital orientado por “big data e aprendizado de máquina”, a camada de dados da nuvem 5G com várias camadas oferece suporte à pré-integração das várias tecnologias de armazenamento com as soluções de análise de dados em tempo real. Os dados selecionados podem então ser lidos por uma camada de exposição de dados otimizada para nuvem, na qual as ferramentas de análise podem analisá-los e fornecer insights de negócios automatizados.