caldense 158

8
DISTRIBUIÇÃO GRATU I TA Engenheiro Caldas - MG Março/2011 Ano XXV Nº 158 - Fundado em 1986 Parabéns, Engenheiro Caldas [email protected] Página 4 Página 6 O município de Engenheiro Caldas comemorou 48 anos de emancipação política, com vá- rias apresentações artísticas, expo- sições de fotos e trabalhos dos alu- nos da escolas municipais, e show com a Banda Lira Caldense. O evento teve início às 17 horas do dia 1º de março, com a distri- buição de um bolo de 30 metros de comprimento, pelos professores e a Guarda Mirim. Diversas escolas ficaram sem mostrar suas habilidades artísticas, devido à forte chuva que caiu no dia da comemoração. O show com os cantores foi can- celado e marcado para outra data. O município comemora 48 anos de emancipação política Terremoto e tsunami atingem o Japão Quadro pintado pelo escritor e artista plástico José Matias -Antiga Engenheiro Caldas 1930 Terremoto de magnitude 8,9 e tsunami atingem o Japão e deixam milhares de mortos e desaparecidos TÓQUIO - Um forte terremoto de magnitude 8,9 afetou vastas áreas no nordeste do Japão nesta sexta-feira, dia 11 de março, e provo- cou um tsunami de 10 metros de altura, que arrasou casas, prédios e áreas agrícolas. O go- verno japonês declarou estado de emergência na usina nuclear de Fukushima e retirou a população num raio de 10 km. Nos primeiros dias, foram registrados mais de 80 incêndios provo- cados pelo terremoto. No dia 15/março, 4 dias depois do desastre, as autoridades japonesas ainda contabilizavam os mortos, que já passavam de 4 mil, e dizem que po- dem passar dos 10 mil. Foi o maior terremo- to no Japão desde que começaram a ser regis- trados, há 140 anos, é o sétimo pior da história. O tremor principal aconteceu às 2h46 de Brasília, com epicen- tro a 130 quilômetros de Sendal, na ilha de Honshu, e com profun- didade de 24,4 quilô- metros, na mesma re- gião onde há dois dias ocorreu um terremoto de 7,3 graus, que não deixou vítimas. Alistas dizem que o desastre na usina nu- clear de Fukushima é catastrófico. Festa da posse será no dia 26, na área de eventos do Clube do Cavalo Deputado Luiz Carlos Miranda Podem chegar a 10 mil mortos no maior desastres ecológicos do Japão

Upload: jose-matias

Post on 11-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

noticias de Engenheiro Caldas

TRANSCRIPT

Page 1: Caldense 158

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

Engenheiro Caldas - MG Março/2011Ano XXV Nº 158 - Fundado em 1986

Parabéns, Engenheiro Caldas

[email protected]

Página 4 Página 6

O município de Engenheiro Caldas comemorou 48 anos

de emancipação política, com vá-rias apresentações artísticas, expo-sições de fotos e trabalhos dos alu-nos da escolas municipais, e show com a Banda Lira Caldense.

O evento teve início às 17 horas do dia 1º de março, com a distri-buição de um bolo de 30 metros de comprimento, pelos professores e a Guarda Mirim.

Diversas escolas ficaram sem mostrar suas habilidades artísticas, devido à forte chuva que caiu no dia da comemoração.

O show com os cantores foi can-celado e marcado para outra data.

O município comemora 48 anos de emancipação política

Terremoto e tsunami atingem o Japão Quadro pintado pelo escritor e artista plástico José Matias -Antiga Engenheiro Caldas 1930

Terremoto de magnitude 8,9 e tsunami atingem o Japão e deixam milhares de mortos e desaparecidosTÓQUIO - Um forte

terremoto de magnitude 8,9 afetou vastas áreas no nordeste do Japão nesta sexta-feira, dia 11 de março, e provo-cou um tsunami de 10 metros de altura, que arrasou casas, prédios e áreas agrícolas. O go-verno japonês declarou estado de emergência na usina nuclear de Fukushima e retirou a população num raio de 10 km.

Nos primeiros dias, foram registrados mais de 80 incêndios provo-cados pelo terremoto.

No dia 15/março, 4 dias depois do desastre, as autoridades japonesas ainda contabilizavam os

mortos, que já passavam de 4 mil, e dizem que po-dem passar dos 10 mil.

Foi o maior terremo-to no Japão desde que começaram a ser regis-trados, há 140 anos, é o sétimo pior da história.

O tremor principal aconteceu às 2h46 de Brasília, com epicen-tro a 130 quilômetros de Sendal, na ilha de Honshu, e com profun-didade de 24,4 quilô-metros, na mesma re-gião onde há dois dias ocorreu um terremoto de 7,3 graus, que não deixou vítimas.

Alistas dizem que o desastre na usina nu-clear de Fukushima é catastrófico.

Festa da posse será no dia 26,

na área de eventos do Clube do Cavalo

Deputado Luiz Carlos Miranda

Podem chegar a 10 mil mortos no maior desastres ecológicos do Japão

Page 2: Caldense 158

2 Março/2011

CaldenseFundado em 1986

www.jornalcaldense.com.br

Escreva para:

[email protected]: 8405-0007 / 3225-1920

Distribuição Gratuita

O Jornal Caldense não se responsabiliza por matérias assinadas.

Diretor e redator: Jornalista José Matias /MTb 10846Revisor: Tarciso Alves /MTb 8422 Diagramação: José Matias - Fone:(33) 8405 0007 Impressão: Gráfica Dominante O Jornal unifica a sociedade e escreve sua história

Todos têm o direito de resposta e de opinar

Data base: Todo dia 15 de cada mês

Envio de matéria : até o dia 5 de cada mês

Seja um parceiro do Caldense

por * José Matias

CrônicaDona Chiquita

Personagens vivas de nossa história

Adeodata da Sil-veira Miranda,

conhecida como Dona Chiquita, nasceu em 15 de março de 1936, na cidade de São Francis-co do Glória/MG. Veio para Engenheiro Caldas em 1954, onde deu con-tinuidade na construção de nossa história escolar. Ela se casou com Genui-no Miranda e teve belas filhas: Clarice, Cleonice, Maria Amélia, Adeodata, Marise e Grazziella.

Em 1955, foi uma das pioneiras no corpo docente da recém-fundada Escola Estadual Professora Ondina Pinto de Almeida. Nessa primeira turma de professo-res estava a diretora, com apenas 18 anos, a Acy Lopes da Silveira, a professora Adeodata da Silveira Castro (Dona Chiquita), Ana Ma-fra de Aguiar, Edite Campos da Silva, Maria da Conceição Reis, Euzenira Alves Cardoso, Luiza Gonçalves Lessa, Salvina dos Santos

Ferraz, Maria da Concei-ção Ferreira, Áurea Simas Jordão, Maria Jordão de Oliveira, Luzia Nazira Jordão Ferreira, Maria de Freitas Mafra, com as au-xiliares Francisca Gonçal-ves de Oliveira, Dolariza Maria Silva. Essas foram as pioneiras na formação do corpo docente.

Dona Chiquita contri-bui enormemente com a cultura local. Ela é autora do Hino da Cidade e da Es-colinha de Futebol. Publi-cou recentemente um livro

de poesias que relata a história da cidade em versos com nomes de pessoas importantes e datas de suas atuações, uma preciosidade para a história do município.

Ela comemorou seus 75 anos com muita saúde e alegria no dia 15 de março, e foi agra-ciada pela presença de familiares , parentes e muitos amigos, conquistados ao longo dessa bela história de vida. Parabéns!

O departamento cultural do SESC rea-lizou nos dias 16 e 17 de março, às

19 horas, o projeto Literatura e Arte Sesc Mi-nas, com apresentação de teatro, músicas po-pulares e literatura, com apresentação teatral da introdução de algumas obras literárias. O evento teve como objetivo ampliar os espaços da literatura e das manifestações artísticas, dando ênfase aos escritores regionais.

O grupo Teatral Território do Avesso fez sua apresentação abordando os temas ligados à poesia e à literatura local, entre eles estava o livro “O Herege do Terceiro Reich”, de José Matias.

O Músico Maurício Mansur se apresentou

no dia 16 com o trio, tocando bossa nova e alguns clás-sicos da MPB.

No dia 17 , as 19 horas, se apre-sentaram duetos de violão clássico e saxofone.

O livro “O Herege do Ter-ceiro Reich” está disponível na livraria Leitura do GV Shop-ping e pela internet. É só buscar por várias livrarias no Google.

Adeodata da Silveira Miranda

Livro de José Matias é exposto na Feira de cultura do SESC

быть или не быть

Um plano especial para vocêAs empresas de telefonia Bibo, Klapo, Boy invadiram o país com tantas

maquininhas de roubar, chamadas de celulares. A idéia seria melhorar a comu-nicação no país, mas ninguém mencionou o alto preço que a população teria que pagar.

Não há controle por parte de ninguém – nem do governo, nem dos pais. As mocinhas de rostos angelicais e solícitas oferecem-lhe os planos, você compra se quiser, mas se não quiser perderá os bônus (que nem droga: usa se quiser, mas vai perder a viagem). Sempre se perde alguma coisa nesse país.

“Bônus: dinheiro sem valor real, com prazo de validade, inventado para enganar seu cérebro, feito de álcool em gel: evapora”.

Diz a moça:– Com esse plano controle (quer dizer: nós iremos controlar a sua vida),

você pode receber até cem reais em bônus, para ligar para quem o senhor quiser da nossa operadora.

– A senhorita poderia ligar para todos os meus amigos e obrigá-los a mu-dar para sua operadora, por favor?

– Isso eu não posso fazer, senhor. O senhor só poderá ligar para quem usa a nossa operadora – as outras operadoras não existem.

São tantos atrativos, tão ilusórios que só faltam...– Esse aparelho SugaSangue, modelo CR100. tem câmara VGA, capta

sinal de TV analógica, rádio FM, internet 3G, toca MP3, toca vídeo MP4 etc, tecla querty,4 chips ... só falta falar. A bateria dura meia hora.

Ela poderia falar horas sobre o que faz o danado do celular. O moço não perguntou nada, ela derramou um monte de informações desnecessárias. Era só para mostrar-lhe excessiva atenção e confundi-lo.

– Oia... mocinha, eu só quero um telefone para falar. A senhorita tem?– Claro..., com um ótimo plano: o Enganation-Pré. O senhor põe R$12 e

ganha R$30,00, todos os dias.– Mas isso é melhor que poupança da Caixa. Se eu não usar, posso receber

de volta em dinheiro? – Não, de jeito nenhum. O senhor recebe em minutos, que evaporam

em segundos. O senhor pode falar com quem o senhor quiser, exceto seus amigos e parentes.

– Então eu posso bater altos papos com quem eu não conheço, e com inimigos também? Éeeee... tá bem.... Pelo menos posso xingar alguém por um preço bom.

– O senhor pode falar com seus parentes sim, mas irá custará R$900,00 por dia, ou seja 27.000,00 por mês, falando apenas 10 horas por dia.

– Mas isso é um roubo!– Se o senhor preferir, posso dizer que é apenas R$1,50 por minuto, mas

a conta é a mesma.– Tá bem... A senhorita tem um plano para pessoas que trabalham, e tem

só o salário mínimo no fim do mês?– Temos... esse aqui cabe bem no seu bolso, o plano infiaty-enganation-

pré para idiot. O senhor paga R$12 e pode falar com quem o senhor quiser nos Estados Unidos, Japão, Coréia e no Egito. O senhor pode falar horas com o Papa, Omar Kadaff, de graça.

– Eu posso falar com o Papa? Quanto tempo eu quiser? Mas eu quero falar com meus amigos...

– Desculpe, para falar com amigos e parentes, ainda não foi criado nenhum plano.– Tá bem... vou ficar com esse Enganation-pré aqui.– O senhor entendeu direitinho, não entendeu? Eu não quero deixar o

senhor insatisfeito, ou confuso. Nossa empresa preza pelo bem-estar das pes-soas (que têm dinheiro) é claro.

– Tô... satisfeitíssimo... Entendi tudo, igual a meu garoto de cinco anos.– Muito obrigado, então seja bem-vindo à empresa com a maior cobertura

no país. Um dia ela vai cobrir todo mundo. Aqui está o seu iPote de brinde.– iPote?– iPote de vaselina. O senhor vai precisar.

Page 3: Caldense 158

3Março/2011

Sucata de piscina vira muro de arrimo

Os moradores da Rua Travessa Joa-quim Ribeiro, no centro da cidade,

estão fazendo um muro de arrimo, para conter a erosão que está devastando toda a rua na beira do Rio das Pedras.

Os moradores Joaquim da Silva An-drade, 51 anos, Luciano Souza Lima, 34 anos e José Laurindo de Almeida, 60 anos, estão fazendo o serviço de contenção da rua, com escoras feitas de estacas fincadas e pedaços de piscina cortada.

A moradora Amélia Martins, 59

anos, disse que os homens trabalham depois de seus expedientes normais, carregando terra e fincando as placas de fibra de vidro. Ela disse ainda que o esgoto é atirado direto no rio, e o caminhão do lixo não entra lá para recolhê-lo.

A vereadora Eliane Jordão esteve no local e disse que o projeto para calçamento foi enviado ao prefeito há mais de 2 anos, e não houve nenhuma resposta positiva. Devido ao descaso das autoridades com-

petentes, os moradores estão fazendo tudo por si mesmos, e com sucatas.

No primeiro dia de reunião da Câmara, dia 3 de março, às 20 horas, os moradores estiveram no plenário daquela Casa, para pressionar as autoridades a tomar providên-cias com relação àquela rua, que é no centro.

A vereadora, que já fez até um abaixo-assinado, disse que propôs ao prefeito que calçasse somente a área depois de sua casa, já que a rua não é calçada por causa de suas reclamações, alegando perseguição política.

Luciano Souza (E)e Joaquim Silva fazem o trabalho, depois que deixam seus afazeres

Vereador Zizito rompe com o prefeito

Na primeira reunião ordinária da Câ-mara de Engenheiro Caldas, dia 3/3, o

vereador José Daniel Freire, Zizito,(PMDB) se levantou e declarou ter rompido as relações de cooperação política com o prefeito Juarez Contim (PMDB), por estar sendo vítima de perseguição política por parte do prefeito e seus assessores. Ele apresentou uma receita médica recusada de atendimento pelo secretário de Saúde e outros funcionários, alegando ter ordens do prefeito para não atender suas reivindicações junto a nenhuma secretaria da prefeitura.

Zizito afirma que a represália do prefeito contra si e a seus trabalhos sociais, é devido à sua liberdade de escolha para votar. Ele disse que votou no deputado Luiz Carlos Miranda e por isso está sendo boicotado nos atendimentos. Zizito entregou a receita para a Mesa Diretora para os vereadores a analisarem.

O vereador afirmou que não rompeu com o partido nem com os companheiros vere-adores, e que estará votando em matérias de importância para a comunidade. E, em

tom nervoso, disse que os funcionários da prefeitura estão todos instruídos para não atendê-lo, mas ele não irá parar de solicitar benefícios para a população, pois essa é sua função. “Isso é uma vergonha para o nosso município”, afirma o vereador.

Zizito falou com raiva do boicote pelos funcionários

As chuvas fortes que caíram nas

noites de 5 e 6 de março acabaram levando a pas-sagem que havia sobre o córrego na área rural, prejudicando os morado-res e pecuaristas do Cór-rego dos Ilhéus.

O problema com aquela passagem decorre de longas datas. O pecu-arista e ceramista Fran-cisco Martinez vem ao longo desse tempo tentando amenizar os proble-mas, colocando terra e cacos de tijo-los, porém, em período de chuvas, o

problema retorna. Os moradores daquela área rural es-

peram que o poder público, responsável pela manutenção das estradas rurais, tome uma providência definitiva.

Córrego dos Ilhéus fica sem passagem

Notícias em dois tempos • Falta água na Rua D, Mafrom. O povo

ainda espera pela Caixa d’água. A conta da Copasa chega sem nenhum problema, disse a moradora Sandra Paulina dos Santos, 29 anos.

•A caixa coletora de esgoto da Av. Paulino de Oliveira enche e volta para os banheiros da residências . A moradora Marta Portes recla-ma do cheiro insuportável e pergunta pelas autoridades competentes.

• Em 2011, mais 54 municípios serão bene-ficiados com a implantação do programa Minas Olímpica Saúde na Praça ATI’s. Engenheiro Caldas está entre elas. ( Agência Minas)

• 500 mil para reformar pontes em En-genheiro Caldas, afirmou um documento recebido do Deputado Luiz Carlos Miran-da. (Poderiam construir uma boa )

• A cada ano que passa o bolo diminui 8 metros, isso quer dizer que daqui a 4 anos, o bolo não existirá mais. O refrigerante já acabou na frente, nesse ano mesmo.

Parabéns Engenheiro Caldas!• Placas de ruas estão sumindo, e o re-

lógio da praça também desapareceu. Como disse um chistoso: as casas do Divino es-tão todas no chão. (engraçadinho).

Os japoneses não reclamam nem quan-do perdem tudo. Que educação!

Page 4: Caldense 158

4 Março/2011

Farmácia de Manipulação

Av. Pe. João Pina do Amaral, 271 - Centro Engenheiro Caldas

PaPelaria TaliTa Materiais escolares em geral

Revistas - Informática - Perfumarias - Presentes - Brinquedos

Tele-mensagem: (33) 3234-4080Compartilhando momentos felizes com você!

Av. Padre João Pina do Amaral, 70 - Eng. Caldas/MG

Fone: (33) 3234-1531

A festa de comemoração do 48º aniversário de Engenheiro

Caldas, nos dias 28/2 e 1º/3, foi frus-trada pelas fortes chuvas que caíram nesses dias. O bolo de 30 metros de comprimento quebrou a tradição, pois deveria ter 48 metros.

Professores das escolas municipais, da escolinha de futebol, representan-tes da agricultura familiar, banda de música, Casa da Cultura, integrantes do departamento de saúde estiveram presente na Praça Tiradentes expondo seus trabalhos.

Algumas escolas conseguiram fazer suas apresentações de artes cênicas, po-rém, logo após a distribuição do bolo, uma forte chuva com ventos fortes caiu sobre a cidade, paralisando todas as apresentações e os shows musicais, que aconteceriam no final da noite.

Engenheiro Caldas comemorar seus 48 anos

Gabriela Moreira Grossi, filha de

Ricardo Grossi e Heliese Moreira

Fernandez, passou em Odontologia

pela Universidade Vale do Rio Doce-

UNIVALE. E já está estudando.

Parabéns!

Olhe quem passou no vestibular!

A Guarda-mirim, como sempre, impecável e mantendo a ordem

A rua ficou lotada de gente bonita, mães e crianças se divertiram

Diretor Josmar, ladeado de seus professores (Divino do Traíra)

As belas garotas se divertiram com a festa

A diretora Rosélia e professaras distribuíram o bolo

Gente bonita do Acácio fez-se presente

Carlos e sua esposa Carminha, presidente da Câmara

A Banda Lira Caldense fez uma belíssima apresentação

Na tenda da Saúde teve aferições de pressão e muita camisinha

Juciane Bernardes Miranda,17 anos,

filha de Juciane Patrícia e Geraldo Bernardes , sobri-nha de Jussandro Miranda, passou

na UFMG em Estatísticas e já está estudando.

Parabéns!

Amanda Angélica Miranda (C), filha

do ex-prefeito Paulo Miranda e Maria Angélica,

passou em medi-cina na Unipam- Universidade de

Patos de Minas, e já está estudando.

Parabéns!

Page 5: Caldense 158

5Março/2011

==

==

Ana Dutra Soares aniversaria no dia 26

de março. Desejamos a ela muita saúde e paz.

Parabéns!

Adeodata da Silveira, “Dona Chiquita”,

completou mais um ano de vida no dia 15

de março. Congratulações!

A vereadora Zibia Godoy aniversaria no dia 25 de março. De-sejamos a ela muitas

felicidades. Parabéns!

Luiz Carlos Matias completa mais um ano de vida no dia 30 deste

mês. Parabéns!

Yuri Nelson Santos Ma-tias, filho de José Matias

e Sayonara, completa 18 anos no dia 31/3.

Parabéns!

Náyra Gonçalves Honório, filha de Elizeth e Helder Honório, com-

pleta 12anos no dia 27/3 Parabéns!

Débora Roberta completou mais uma primavera no dia 6 de

março. Parabéns!

Bernardino Porte-la (Dinin) come-

mora seu aniver-sário no dia 31/3 e Meirione Marques Mansur Portela no

dia 27/ março. Congratulações!

Marcus Man-sur Portela,

filho de Dinin e Meirione

Mansur Por-tela, aniver-

sariou no dia 8/03.

Parabéns!

Aniversariantes do mêsCa

rnav

al po

r aqu

i e ac

olá !

Josmar Simoncelos e o irmão Assis, Edmirna, Edileila e e sua galera estiveram pulando carnaval em Ouro Preto e adjacências - Foram 6 dias de folia.

Gilvânia, Romilda, Cléo e Val e mais uma galera, fizeram um belo carnaval na roça e foram 2 dias de muita farra. Eu estava lá.

Rildo Pereira com-pleta mais um ano

de vida no dia 19/3. Parabéns!

Page 6: Caldense 158

6 Março/2011

EnTrEgamos Em qualquEr

CidadE da rEgião

CERÂMICA PORTELATodos os tipos de Tijolos

Fone: (33) 3234-1115 - FAX: 3234-1190Córrego das Pedras, s/n - Engenheiro Caldas/MG

O contador e advoga-do Silvério Mendes

Ramos(foto) agradece à pa-ciência de seus clientes e amigos, em virtude do trans-torno na obra de ampliação das instalações da SM Con-tabilidade.

A reforma de ampliação da SM Contabilidade deveu-se ao grande número de arqui-vos e funcionários, bem com à inovação no atendimento aos clientes, ampliando o atendi-mento para a área jurídica.

Foi ampliada a área física de arquivo, departamento fiscal, con-tábil e trabalhista. Foi criada uma sala especial para atendimento ad-vocatício, com ele e com a Dra. Nayara Verônica.

Silvério disse que hoje o escritó-

rio atende amplamente aos serviços empresariais, comerciais e jurídicos, com profissionais bem capacitados.

Para mais informações sobre os atendimentos jurídicos com a Dra. Nayara e Dr. Silvério Mendes, ligue para 3234 1188 ou 3234 1451.

O deputado esta-dual Luiz Carlos

Miranda,(foto) PDT, to-mou posse nessa quarta-feira, dia 02 de março, como vice-presidente da Comissão de Traba-lho, da Previdência e da Ação Social, prometendo realizar grandes parce-rias nessa nova emprei-tada como parlamentar. O evento aconteceu no Plenarinho I da ALEMG, local onde serão realiza-das as reuniões da comissão todas as quartas-feiras, sempre às 14h30. Além da vice-presidência da comissão do Tra-

balho, onde pretende re-alizar grandes iniciativas . O estreante parlamentar Luiz Carlos Miranda vai fazer parte de várias co-missões da Casa.

O deputado Luiz Car-los Miranda pretende ainda como parlamen-tar trabalhar em prol de outros segmentos. No início dos trabalhos na ALEMG, por exemplo, ele deu entrada a um re-querimento solicitando

a instalação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Qualificação Profissional.

Ganhadores dos Prêmios Vitalisa

SM Contabilidade passa por reformas Luiz Carlos toma posse como vice-presidente da Comissão de Trabalho

Festa da posse será dia 26O deputado Luiz Carlos Miranda afir-

mou que a festa da posse, prometida aos caldenses, será no dia 26 de março, sábado, na área de eventos do Clube do Cavalo.

A programação será iniciada com uma carreata, às 16 horas. Logo após a aber-

tura, será entregue uma moto à Polícia Militar e haverá shows de Bráulio & Ri-cardo, Marco Jr. & Rafae. Depois será a vez da apresentação da bateria da Escola de Samba Vai Quem Quer, de Timóteo. Toda a população está convidada.

Cemig inaugura Posto de Atendimento na VitalisaA Companhia Energética de Mi-

nas Gerais – Cemig inaugurou na última quarta-feira (02/03), o Posto de Atendimento Cemig Fácil - PCFA para os clientes de Engenheiro Caldas. O novo posto tem como objetivo reforçar a pre-sença da empresa no município e ampliar a sua representatividade no Estado.

O posto de atendimento será na Farmácia Vitalisa, na Av. Ver. Se-bastião Pernes de Miranda, 511- Centro, e oferecerá vários serviços da Empresa, tais como segunda via de fatura de energia, registro de falta de energia, andamento de ser-viços solicitados, alteração de data de vencimento de conta, solicita-ção de manutenção de iluminação

pública, solicitação de cartão de auto-leitura e atualização cadas-tral. São esse alguns dos serviços disponíveis no novo posto.

Dra. Monalisa - proprietária da Farmácia; Bruno Markus - agente de comercialização e Carlos Chaia -

analista de comercialização

A Farmácia e Laboratório Vitalisa sorteou, no últi-

mo dia 4 de março, sexta-feira, vários prêmios aos seus clien-tes. O sorteio teve início às 16 horas, com a transmissão pela Radio Caldas. O cliente Elias de Souza, que passava no local, recebeu a notícia de que havia ganhado uma bicicleta. Os de-mais ganhadores ficaram de buscar seus presentes na loja. Os ganhadores foram: 1- Lu-zia do Onofre, 2-Maria de Lourdes, 3-Milton Carlos de Oliveira, 4-Emer-son Soares, 5-Vanda Resende, 6- Pe-nha, 7-Alcideia Martins, 8- e Elias de Souza, que já pegou o prêmio.

O regulamento para participar da promoção Vitalisa exigia apenas comprar qualquer item na Farmácia ou no laboratório, preencher o cupom e esperar o sorteio. Mais informações pelo telefone 3234 4422

Funcionários da Vitalisa entregando os prêmios

Page 7: Caldense 158

7Março/2011

Disk Remédio: 3234 1326Engenheiro Caldas - Centro

Perfumaria e MedicamentosLider em atendimento, qualidade e preços baixos

TIJOLOS 9X19X29 - 14X19X29 - 9X19X29Tijolos feiTos com o maisalTo padrão de qualidade

(33) 3234-1140

CerâmiCa Fernandez

BR-116, km 459 - Engenheiro Caldas

Dona Almerinda, guerreira do século XXI Dona Almerinda Maria de Jesus

Félix, 65, mora com seu espo-so João Félix, 75, e 3 bisnetos (Wélida Radija Santos, 8, Rafael Júnior Santos, 10, Gabriela, 12 anos), debaixo de um telhado baixo, de amianto, que esquenta excessivamente no verão e ainda deixa passar toda a água durante as chuvas. O piso é de terra socada e dois sacos de areia são o acento.

Ela leva e trás as crianças da escola, e lhes dá amor e cuida-dos, para que não tenham uma vida dura como a que leva.

Ela nos convidou a entrar e mostra seu lugar de descanso. Vimos um amontoado de objetos, madeiras para queimar, roupas e papéis ensacados. O fogão à lenha aumenta, ainda mais, o perigo de um incêndio.

O morro está rachando com as infiltrações e ela espera sair de lá, antes do pior.

Senhor João Felix, 75 anos, já não pode des-cer o morro com a facilidade de antes, e as crian-ças brincam na beira do precipício.

No Dia Internacional da Mulher, Dona Al-merinda mostra que, apesar da sua idade avan-

çada, ainda não pode descansar, e encontra for-ças e garra para salvar as crianças das drogas, dando-lhes um caminho melhor, mesmo mo-rando com um amontoado de coisas, sem uma cama decente para dormir, um lugar para sentar, sem uma geladeira ou uma mesa para almoçar.

Dona Almerinda e senhor João são guer-reiros do século XXI, que não perderam o bom humor da vida, e nem a esperança de dias melhores. Eles só não acreditam que esse país é para todos.

Essa é a cozinha de Dona Almerinda, cheia de sacos de papel, madeiras, um perigo constante.

Engenheiro Caldas- MG

disk-Pizza 3234 4086

Rua Duque de Caxias, 34 - Centro

PizzarazziPizzas - Massas Italianas Aperitivos e Coquetéis

Pizzaria e Restaurante

O morro está com sérias infiltrações e vai deslizar

Essa é a área de serviços e higiene pessoal das crianças

Não pode ser bonzinho com a Dengue.

Dengue mata pessoas no sulA Secretaria de Saúde de Engenheiro

Caldas vem mais uma vez alertar sobre o risco da Dengue no município de Engenheiro Caldas. Segundo o secretário Edson Alves, o período é muito propício à proliferação do mosquito da Dengue, de-vido à ocorrência das chuvas intermiten-tes, principalmente durante o mês de mar-ço. “Nossos agentes estão trabalhando no combate, mas sem a ajuda da comunidade é impossível vencer a guerra contra o mos-quito” salientou Edson.

Em outros estados, como no Paraná, por exemplo, a situação está crítica, com ocorrên-cia de mortes, conforme informativo abaixo:

“A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou na tarde desta segunda-feira (28) a morte de mais duas pessoas em de-corrência de complicações por dengue. Já são três mortes causadas pela doença no estado desde o início do ano. Os dois no-vos casos de vítimas fatais ocorreram na cidade de Jacarezinho (Norte Pioneiro no Paraná), provocados [...] “

Não vamos deixar que Engenheiro Cal-das tenha problemas semelhantes. Vamos combater a DENGUE todo dia. AGORA É GUERRA. Proteja você e toda a sua fa-mília. Convoque seu vizinho a fazer parte dessa luta contra essa doença.

SINAIS DE ALERTA – DENGUE HEMORRÁGICA

1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual); 2. Agi-tação ou letargia; 3. Vômitos persistentes; 4. Pulso rápido e fraco; 5. Hepatomegalia dolorosa; 6. Extremidades frias; 7. Der-rames cavitários; 8. Cianose; 9. Sangra-mentos espontâneos e/ou prova de laço positiva; 10. Lipotimia; 11. Hipotensão arterial; 12. Sudorese profusa; 13. Hipo-tensão postural; 14. Aumento repentino do hematócrito; 15. Diminuição da diu-rese; 16. Melhora súbita do quadro febril até o 5º dia; 17. Taquicardia.

Page 8: Caldense 158

8 Março/2011

CórrEGo DAs PEDrAs, s/n - EnGEnhEiro CAlDAs - F.: (33) 3234-1147

LAMINATEXC E R Â M I C A

de alta qualidade

VOCê EnCOnTRA nAs MElhOREs lOJAs DE MATERiAis DE COnsTRuçãO

Blocos de cimento 010 - 020 - 030 - Bloquetes p/ calçamento e meio-fio

LAMINATEX

Taynan Diogo Gomes da Sil-va, filho de Adriana da Silva

e Glayson Gomes, completou seu primeiro aninho no dia 8

de março. Parabéns!

Matheus Gonçalves Azevedo nasceu no dia 02 de fevereiro às 10h55, pesando 3,465 Kg. Filho

de Karina Gonçalves da Silva e Mathislon Soares Rocha Azevedo. A vovó Neuza Matias esteve lá, e estava contentíssima com a chegada de mais um

neto. Bem- vindo, Matheus!

Ana Laura Sarandy de Souza, filha de Mariáurea Matias e André de Souza,

nasceu em 15/02/2011, às 11h15, com 3,5kg, 53cm, na maternidade do Hospital São Vicente de Paulo. Para-

béns aos pais, e seja bem-vinda!

Essa gatinha é Bruna Emanuele Cardoso de Lima,

filha de Dayane e Geraldo Coelho. Ela completa seu

primeiro aninho no dia 20/03 para alegria de seus pais.

Parabéns!

Amanda Célia, filha de Dra. Christiany e Dr. Célio aniversariou no dia 2 de

março. Parabéns!

PiadasLuiz Fuinha parou o caminhão na fren-

te da loja do turco Mamede, e disse a ele:— seu Mamede, tem aqui um ca-

minhão de arroz sem nota, o preço é a metade. O sinhô aceita?

— Claro que Mamede aceita — e vira-se para o filho: — Calebinho, vai para a esquina e se o fiscal aparecer, vem correndo para avisar o papai.

Começam a descarga e, no meio, aparece Calebinho correndo apavorado:

— Pabai! Pabai! Fiscal vem vindo!— Pára tudo e volta a carregar o ca-

minhão — grita Mamede.Chega o fiscal:— Venda grande não é seu Mamede?— Ôh, ôh! Melhor venda de ano que

Mamede fez...— E isso aí tem nota?— Ainda num tem nota porque Ma-

mede está esperando carregar pra ver quanto de mercadoria cabe no cami-nhão... Daí Mamede tira a nota.

— Não pode! A nota fiscal tem de ser emitida antes de carregar. É a polí-tica do governo atual.

— Ah! então para tudo, que Mame-de não quer problema com a Receita! Volta descarregar tudo o caminhon e guarda lá dentro da loja!

O Turco vai se confessar:

— Padre, há 20 anos atrás, eu abri-guei um refugiado de guerra. Qual o meu pecado?

— Meu filho, nisso não há pecado,

você fez uma caridade!— Mas, padre, eu cobrei aluguel dele.— Tem razão, meu filho, isso é pe-

cado! Reze 3 "Ave Marias" e um "Pai-nosso".

— Só mais uma pergunta, padre! Devo falar pra ele que a guerra acabou?

Empréstimo para turco

O turco Salim, muito rico, chega ao banco e fala com o gerente:

— Eu qué fazê uma embréstimo!O gerente, surpreso, pergunta ao

salim:— Você, salim, querendo um em-

préstimo? De quanto?— uma real.— Um real? Ah, isso eu mesmo

te dou...— não, eu quero emprestado do

banco! uma real!— Bem, são 12% de juros, para 30

dias...— Tudo bem, dá uma real e doze

cendavos... onde eu assino?— Só que o banco vai pedir uma

garantia, sabe como é... são normas internas...

— Pega minha mercedes zerinha, que tá aí fora e deixa guardada aí no garagem da banco, até eu pagar o em-préstimo, tá bom assim?

Feito isso, Salim foi pra casa e disse pra Jamile:

— Pronto, Radicha, nóis já pode viajá pra Europa sem preocupaçón. Consegui dexar nossa carrínho numa garagem segura, por 30 dias, e eu só vou pagar doze centavo...