caldense 149

12
ANO XXIV Nº 149 - Fundado em 1986 www.jornalcaldense.com.br Engenheiro Caldas-MG Junho /2010 E-mail: [email protected] DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Festas juninas animam a cidade Narim, o barbeiro proseador Crônica Maria Jordão Pag. 11 Pag. 6 Pag. 2 África do Sul 2010 Brasil vence Coréia do Norte por 2 x 1 N o último dia 15, a partir das 15h30, o Brasil derrotou a Coreia do Norte, pelo placar de 2 x 1. O resultado não foi aquele que a torcida brasile- ira esperava, mas nem por isso os torcedores deixaram de comemorar, em todo o país. Em Engenheiro Cal- das, houve uma verdadeira festa, na Praça Tiradentes. A moçada vibrou com a vitória do Brasil. A Copa do Mundo na África do Sul, até o último dia 15, estava sem o brilho esperado. O time sul-afri- cano empatou com o Méx- ico, a França empatou com o Uruguai, a Coreia do Sul venceu a Grécia, a Argen- tina derrotou a Nigéria, e Inglaterra e Estados Unidos empataram em 1 x 1. Copa do Mundo No mês de junho todas as escolas do município se enfeitam para realizar as festas juninas e distribuir alegria às crianças e adultos. As escolas municcipais acabam fazendo uma deliciosa disputa. Aparecida e Laudinei dizem o “Sim” A primeira vitória do Brasil na Copa foi comemorada pela galera na Praça Tiradentes

Upload: jose-matias

Post on 19-Mar-2016

280 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Noticias de Engenheiro Caldas

TRANSCRIPT

Page 1: Caldense 149

ANO XXIV Nº 149 - Fundado em 1986

www.jornalcaldense.com.br

Engenheiro Caldas-MG Junho /2010E-mail: [email protected]

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

Festas juninas animam a cidade Narim,

o barbeiro proseador

Crônica

Maria JordãoPag. 11 Pag. 6 Pag. 2

Áfric

a do

Sul

201

0

Brasil vence Coréia do Norte por 2 x 1

No último dia 15, a partir das 15h30,

o Brasil derrotou a Coreia do Norte, pelo placar de 2 x 1. O resultado não foi aquele que a torcida brasile-ira esperava, mas nem por isso os torcedores deixaram de comemorar, em todo o país. Em Engenheiro Cal-das, houve uma verdadeira festa, na Praça Tiradentes. A moçada vibrou com a vitória do Brasil.

A Copa do Mundo na África do Sul, até o último dia 15, estava sem o brilho esperado. O time sul-afri-cano empatou com o Méx-ico, a França empatou com o Uruguai, a Coreia do Sul venceu a Grécia, a Argen-tina derrotou a Nigéria, e Inglaterra e Estados Unidos empataram em 1 x 1. C

opa

do M

undo

No mês de junho todas as escolas do município se enfeitam para realizar as festas juninas e distribuir alegria às crianças e adultos.

As escolas municcipais acabam fazendo uma deliciosa disputa. Aparecida e Laudinei

dizem o “Sim”

Social A primeira vitória do Brasil na Copa foi comemorada pela galera na Praça Tiradentes

Page 2: Caldense 149

2 Junho/2010

por * Maria Jordão

CaldenseFundado em 1986

www.jornalcaldense.com.brEscreva para:

[email protected]: 8405-0007 / 3225-1920

O Jornal Caldense não se responsabiliza por matérias assinadas.

Diretor e redator: Jornalista José Matias /MTb 10846

Revisores: Tarciso Alves /MTb 8422 eYuri Nelson S. MatiasDiagramação: José Matias -F: 8405 0007Colaboração: Gleiciane, Jussara FernandesImpressão: Gráfica Dominante

Todos tem o direito de resposta e de opinar

Liberdade e democracia é um exercício diário.

ENtrEgamos Em qualquEr

CidadE da rEgião

CERÂMICA PORTELATodos os tipos de Tijolos

Fone: (33) 3234-1115 - FAX: 3234-1190Córrego das Pedras, s/n - Engenheiro Caldas/MG

O começo do fimpor * José Matias

Opinião Crônica

Narim, o barbeiro proseador Era o início da década de 70, ano de eleições municipais. Saio para fazer

algumas visitas às famílias, em busca de votos para meu filho Paulo Roberto, can-didato a vereador por Engenheiro Caldas. Na porta da barbearia está lá a figura do inconfundível Narim: alto, magro, alegre, curioso, bem-falante. Não permanece um segundo do dia calado, está sempre disposto a dizer o que pensa.

Com o barbeiro Narim era assim: não existia silêncio. –Bom dia, Seu Narim! –Bom dia, Dona Maria... Parece que vai chover. Meu cachorro tá

pra lá e pra cá, desde manhã cedinho. Não para. Latindo baixinho, foci-nhando, o rabo entre as pernas, cheirando tudo...

– O senhor... – eu tento falar, mas Narim não deixa.– ... esse cachorro é danado. Ele advinha! Ele sabe quando vem vindo um

pé-d’água. Naquela tromba d’água de fevereiro do ano retrasado, a senhora se lembra? A água invadiu a venda do Zé Januário, a loja do Seu Divino... Pois esse cachorro tava assim, como hoje...

Enquanto o Narim continua falando sem parar, eu penso: “As pessoas se en-ganam com ele. Ele fala sem parar, mas não é simples tagarelice. Esse palavrório dele é um meio de autodefesa. Ele sabe que vim pedir voto para meu filho...”

E o Narim continuava falando:–Aquela tromba d’água foi a mais feia que já vi, Dona Maria. Esse

córrego aqui de Santa Bárbara ficou mais largo que o Rio Doce. A senho-ra se lembra?

Chega um freguês para fazer a barba, e eu aproveito a chance:– Seu Narim, eu poderia colar umas fotos do Paulinho, meu filho, aqui

na sua barbearia? O senhor sabe, ele é candidato a vereador e...Sem perder o tempo, a simpatia e a vontade de falar, o Narim ajeita a toa-

lha branca sobre o pescoço do freguês, começa a afiar a navalha e me diz:– Dona Maria, se a senhora quiser pregar a propaganda do seu filho,

eu prego. Se o Zé Osório quiser pregar, eu prego. Se o Noé Virgílio quiser pregar, eu prego. Se o João Ferreira quiser pregar, eu prego. Todo candi-dato que quiser pregar propaganda aqui, eu prego.

Eu fiquei sem argumento, e o Narim continuou:– Agora, votar mesmo eu voto é no Ginico. Porque se a pessoa chega na

farmácia dele com um carnegão para arrancar, ele “rranca”; se chega com uma felpa ou um espinho no dedão, ele “rranca”; se tem uma unha encravada para arrancar, ele “rranca”; se a mulher vai parir, tá com o menino atravessado, ele tira; cê tá com um dente ou o pilão podre pra arancar, ele “rranca”; se...

Eu agradeci ao Narim (nem sei se ele ouviu) e saí da barbearia, meio desanimada. Escutei de longe a prosa de Narim, preconizando as virtudes do Ginico farmacêutico.

Após o resultado das eleições, eu constatei que meu filho ganhara... E que o Ginico também ganhara. Fiquei duplamente feliz: afinal o Gi-nico era padrinho do meu filho.

Até hoje me parece que a cidade de Engenheiro Caldas fica ouvindo o Narim falar, falar, falar sem parar... e dizer o que pensa: uma virtude que não é fácil de encontrar nos dias de hoje.

Ao longo da vida, o homem vem inventando e escrevendo histórias de como o mundo vai se acabar. Os mais fiéis às idéias impostas acreditam no que está escrito na Bíblia, no Torá, ou no Alcorão. Os mais céticos acreditam no que lhes parece mais provável.

Os Maias deixaram uma profecia de que o mundo iria acabar em 2012, e Hollywood acabou por antecipar como seria o nosso fim. E, assim, os deuses vêm prometendo aca-bar com o mundo há muitos anos, com um terremoto aqui, uma enchente ali – e nada! O homem não morre. Ô bicho duro de morrer!

O que ninguém ainda percebeu é que os deuses já começaram com o fim do mun-do, quando o criaram. E não será com fogo, nem com água, muito menos com terre-motos. Será com amor. Isso mesmo, o mundo irá se acabar com muito amor e sexo.

Isso pode ir de encontro a todas as teorias do fim de mundo, mas com uma sim-ples dedução eu matei a charada dos deuses.

A lógica: o homem e a mulher foram feitos, projetados perfeitos para procria-rem, mas sem a libido se extinguiriam no próprio paraíso. Então, Deus foi “obri-gado” a criar o desejo carnal, pois, em caso contrário, Adão e Eva estariam com milhões de anos – e sozinhos.

Depois Deus criou a libido, que é o desejo carnal, a paixão, que se traduz como a força motriz para a continuidade da vida, e a luxúria para que a vida tivesse sabor. Esse foi o primeiro propósito. Se o homem continuasse solto no paraíso, a terra se encheria de humanos e não haveria alimento para todos. Era preciso inventar a morte, e, em caso de descontrole da espécie, a extinção.

Em cada país, e em épocas diferentes, já inventaram teorias que não se cum-priram. Para os mais simplórios, o mundo já até acabou uma vez. As religiões subestimam a inteligência humana e criam neuroses coletivas: “de mil passará, a dois mil não chegará”. Contudo, alguém com o juízo perfeito pode perceber que o mundo irá acabar com amor, e o homem está quase provando isso. As famílias tinham 12 a 20 filhos, mas hoje não passam de 2. Alguns loucos têm até 3 filhos (esse é só um freio). A nossa inteligência é usada contra nós mesmos. A invenção dos anticoncepcionais: a camisinha, o DIU e a pílula são inimigos da raça humana e irão nos destruir, e até já fazem isso antes de nascermos – sem nenhuma dor, e com muito prazer.

Constatação 2: se há uma distorção na libido, ou seja, se há atração sexual entre dois seres iguais, eles não irão perpetuar a espécie. Então estamos diante do fenô-meno da destruição da espécie humana. Ou seria apenas um capricho dos deuses, para frear o crescimento populacional?

Talvez seja essa a grande briga das igrejas, em não aceitar, e até a tentar reverter os desejos homossexuais, mas isso está programado no DNA, pelos deuses, e não adiantam rezas bravas, nem milagres. O mundo está acabando, com muito amor e paz, de modo lento, indolor e prazeroso.

Vários outros fatores sociais estão contribuindo para a destruição humana, entre eles, a verdade absoluta e a ignorância.

A Parada Gay em São Paulo foi um sucesso de público e cores e o mundo aplau-diu a felicidade do amor livre e improdutivo, assim como o poder das massas.

Assim começa o fim.

Page 3: Caldense 149

3Junho/2010

O brasileiro Edney Pereira, morador de

Milford-MA, de 28 anos, fa-leceu no domingo, 23/5, por afogamento num lago do Hopkinton State Park, em Ashland- Massachusetts, próximo a Boston.

Pereira estava acompanha-do de sua prima Laula Olivei-ra, e de vários amigos num churrasco, onde se divertiam.

Momentos antes do inci-dente, dois rapazes usaram uma pequena canoa para navegar no lago – eles usavam colete salva-

vidas. Logo depois, Pereira pegou a mesma canoa, sozinho, sem o colete de proteção e, se-gundo testemunhas, teria ficado

de pé na embarcação. Ele caiu da canoa e chegou a pe-dir socorro, mas se afundou rapidamente no lago, a cerca de 100 metros da margem.

O incidente aconteceu por volta das 17h. Três mer-gulhadores foram chamados ao local, mas o corpo do bra-sileiro só foi encontrado às 20h, a 7 metros de profun-

didade. Laula confirmou que o corpo

do rapaz seria trasladado para En-genheiro Caldas, em Minas Gerais, onde estão muitos de seus fami-

liares. Segundo amigos, Pereira sempre foi muito prestativo. Ele trabalhava com jardinagem e também num pet shop local, como tosador de cães de estima-ção, e pretendia ampliar os negócios.

Filho de uma família de três irmãos, Pereira tra-balhava muito para ajudar a mãe, que é costureira.

O corpo de Pereira foi velado e enterrado no dia 6, às 15h30, no cemitério de Engenheiro Caldas.

Brasileiro morto nos EUA foi trasladado a Engenheiro Caldas

Edney Pereira

Colegas que estavam com ele na hora do acidente

Galera caldense vibra com a vitória do Brasil No último dia 15, a partir das 15h30, o Brasil derrotou a Coreia do Norte, pelo placar de 2 x 1. O resultado não foi aquele que a torcida brasile-ira esperava, mas nem por isso os torcedores deixaram de comemorar, em todo o país. Em Engenheiro Cal-das, houve uma verdadeira festa, na Praça Tiradentes. A moçada vibrou com a vitória do Brasil.

A Praça Tiradentes foi ornamentada e o cantor Daniel Saba animou o público presente, que vibrou com a vitória da seleção brasileira sobre a Coreia do Norte

Page 4: Caldense 149

4 Junho/2010

Disk Remédio: 3234 1326Engenheiro Caldas - Centro

Perfumaria e MedicamentosLider em atendimento, qualidade e preços baixos

II Festival Estadual da Juventude Rural

A caldense Jussara Alves Fer-nandes, representante do

Sindicato Rural de Engenheiro Cal-das, participou do 2º Festival Esta-dual da Juventude Rural de MG, no SESC em BH, que aconteceu do dia 25 a 27 de maio, com o tema "Su-cessão Rural: Com Terra, Políticas Públicas, Meio Ambiente, Sustenta-bilidade, Trabalho e Renda”.

O evento, promovido pela FE-TAEMG, contou com a participação de jovens rurais de várias regiões do Estado – a região do Vale do Rio Doce ficou em 4º lugar, com o maior número de participantes.

Além de palestras e oficinas te-máticas, o evento promoveu também o Concurso Garoto e Garota Rural, e abriu espaço a práticas de diversas modalidades esportivas. Os parti-cipantes também tiveram a oportu-

nidade de apresentar artes cênicas, música e esquetes teatrais.

Os participantes Mateus Rocha, de Tarumirim, e Victor Ribeiro, de São João do Manteninha, receberam medalhas no futebol. Dayane Go-doy, de Belo Oriente, recebeu o prê-mio de 1º lugar na modalidade Vô-lei. Maria Godoy e Maria de Fátima se classificaram em 1º e 2º lugar em corrida de 100m. Jehisson Nunes, de Itahomi, levou o 1º lugar em salto a distância.

Os representantes das cidades da região do Vale do Rio Doce trouxe-ram várias medalhas. Os vencedores disputarão o Nacional, em Brasília. “O festival tem como principal ob-jetivo motivar a participação dos jovens no movimento sindical”, afir-ma a coordenadora Juliana Matias, da cidade de Bugre.

Os jovens participantes do 2º Festival

Motociclistas do Sherifes do Leste passaram por Engenheiro Caldas Os motociclistas do Moto Clube

Sherifes do Leste, de Governa-dor Valadares, fezeram uma parada em Engenheiro Caldas, no dia 22/5, sába-do, onde foram recebidos por Fernando Portela, membro do clube. Os integran-tes pernoitaram na cidade, em clima de festa e confraternização.

Os membros do moto clube são, em geral, empresários que saem para en-contros e viagens juntos aos amigos, fugindo do estresse das cidades. Eles

acamparam no Clube Campestre da Vila Rainha, onde degustaram um delicioso churrasco e muita cerveja.

No domingo, dia 23/5, seguiram rumo a Caratinga, onde participaram de um en-contro ainda maior. No mesmo dia, por volta das 17h, eles já estavam retornando a Valadares.

O maior legado que os membros do Sherifes do Leste deixam por onde pas-sam são lições de liberdade e de amizade.

Os Sherifes do Leste são motociclistas que ainda acreditam na liberdade e curtem a vida

DrogaLíder dá boas-vindas a Afonso

O r e c é m -c o n t r a -

tado funcionário da farmácia Dro-gaLíder, Afonso Libório de Olivei-ra, com 50 anos de profissão na área farmacêutica, recebeu as boas-vindas dos colegas e clientes, assim que assumiu sua função na farmácia. Ele veio de Central de Minas, onde trabalhou du-rante muito tempo. Bem-vindo!

Arte Caldas na praçaA C a s a

da Cul-tura de Enge-nheiro Caldas organizou a sua primeira Arte Caldas, com apresentações de músicas, culinária típica e exposição de artesanato lo-cal. O evento foi organizado pela equipe da Casa da Cultura, sob a orientação da turis-móloga Luziane e Cassinha. Ele teve início às 19 horas do dia 12 de junho, na Praça Tiradentes.

Page 5: Caldense 149

5Junho/2010

Engenheiro Caldas- MG

disk-Pizza 3234 4086

Rua Duque de Caxias, 34 - Centro

PizzarazziPizzas - Massas Italianas Aperitivos e Coquetéis

Pizzaria e Restaurante

8411 1567

Sonoplastia é precisoCada ser humano

tem uma função dentro da sociedade. Como em uma história, a cidade carrega consigo os perso-nagens que a compõe. O pedreiro, o padeiro, o jor-naleiro, o pintor, o artista, o vendedor, o padre, o pre-feito, o policial, o louco, o vendedor, o escritor, o jornalista, o escrivão... etc. São esses personagens que compõem as histórias de nossas vidas, e sem músi-ca tudo isso ficaria chato. Muito chato!

Imagine um casamento sem marcha nupcial... Um filme sem som? Uma festa pública sem música, uma festa junina em silêncio? Sem música, o homem fica louco. Por isso existe a super-valorização dos artistas que cantam e encantam os homens.

Agora, pense no profissional que faz com que sua a vida esteja dentro de um filme real, todos os dias. Ele é o sonoplasta.

Quando você caminha para a pa-daria, ou para a farmácia, a música está ali. É claro que as propagandas

atrapalham um pouco, mas quem vai pagar por essa beleza?

Tudo isso é só para dizer que nos cinemas o sonoplasta ganha Óscares, mas na vida real, ele não tem um dia para ser homenageado. Uma grande injustiça.

Gostaria de, nesta edição, tão isoladamente, parabenizar Odilon Pereira da Silva,(foto) que dedica sua vida em levar música aos ouvi-dos do público, alegrando a vida de quem passa, sem se importar com a sua cor ou credo, porque a música

é de todos. Sua história

se confunde com a própria músi-ca. Desde 1972, ele já sonorizou festas, desfiles, eventos públicos, sociais, casamen-tos, e tem uma vasta história.

Só não sonori-zou separação ou briga de casais, por falta de con-vite ou contrato.

Como sono-plasta, ele foi um dos primeiros

disc-jokeys (DJ) de nossa cidade. Trabalhou na belíssima boate Groove, em GV, e já viajou e ani-mou milhares de festas, por todo o litoral brasileiro.

Odilon é um personagem em nossa comunidade, a quem devemos dar um prêmio pela bela atuação, por todos esses anos dedicados em cui-dar da sonoplastia do filme de nossas vidas, que acontece todos os dias.

Esse profissional é personagem importante da nossa história.

Visão de Futuro

Ser uma Instituição de referência no Ensino Superior em cada localidade em que atua, e estar entre as dez melhores do País.

Valores • Busca permanente da qualidade em educação, saúde e tecno-logia;

• Preocupação permanente com a satisfação das pessoas que fa-zem parte do Complexo ULBRA;

• Foco primordial no aluno e na qualidade acadêmica;

• Foco no ser humano e qualidade de vida em saúde e cultura;

• Vivência e difusão dos valores e ética cristãos;

• Cultivo do convívio social em termos de mútuo respeito e coo-peração e da consciência crítica da sociedade;

• Promoção do bem-estar social por todos os meios legítimos;

• Fidelidade ao lema: "A Verdade Vos Libertará";

• Formação integral da pessoa humana em conformidade com a filosofia educacional luterana, cuja existência se desenrola na presença de Deus, o Criador;

• Desenvolvimento do senso crítico e da autocrítica, sem perda dos valores legítimos do amor, sentimentos, emoções. Acidente na BR-116 deixa três mortos

Na madrugada do último dia 10, um

acidente envolvendo um ca-minhão e uma Brasília dei-xou o saldo de três pessoas mortas no local. Ele acon-teceu próximo ao trevo que dá acesso a Dom Carloto, no quilômetro 468 da BR-116, um local conhecido como Serra do Onça.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Va-

ladares, uma Brasília bege, de placa GLW-3214 (Dom Cavati-MG), que seguia no sentido de Caratinga, inva-diu a pista contrária e bateu de frente contra um cami-nhão Ford Cargo, vermelho, placa MCZ-2276 (Cachoeira dos Macacos-RJ), que vinha rumo a Valadares, carregado de garrafas de vinho.

A batida foi tão forte que deixou a Brasília completa-

mente destruída, e os seus três ocupantes morreram no local, imprensados nas ferra-gens. Eles não foram identifi-cados pela equipe de resgate, porque não portavam docu-mentos. Seus corpos foram levados para o Posto de Perí-cias Integradas (PPI), em Va-ladares, onde permaneciam até a noite do último dia 11, à espera de familiares que pu-dessem identificá-los.

2º1º

Page 6: Caldense 149

6 Junho/2010

Farmácia de Manipulação

Av. Pe. João Pina do Amaral, 271 - Centro Engenheiro Caldas

PaPelaria TaliTa Materiais escolares em geral

Revistas - Informática - Perfumarias - Presentes - Brinquedos

tele-mensagem: (33) 3234-4080Compartilhando momentos felizes com você!

Av. Padre João Pina do Amaral, 70 - Eng. Caldas/MG

Fone: (33) 3234-1531

Dr. Rafael e Dra. MonalisaRomilda e Luciana

Aparecida Ribeiro e Laudi-nei Xavier contraíram laços

matrimoniais no dia 29 de maio, às 19 horas, na Quadra Poliesportiva José Fidélis.

A quadra foi ornamentada com um toque de sofisticação para a celebra-ção religiosa e o coquetel oferecido aos convidados, quando os noivos re-ceberam os cumprimentos.

Estiveram presentes familiares e amigos da sociedade caldense.

Cintia e Janderson, o pastor Renato e Cristiane

Kethellyn, Kelly, e Kennedy

Silvana Ribeiro e Willer Willany

Marcus Luiz, Paloma e Denise

Os padrinhos, Dra. Monalisa, Dr. Rafael, Neice, Juscelino e Mirtes Ramos

Laudnei Xavier e Maria Aparecida Ribeiro disseram o “Sim”

Os pais da noiva, José de Paula, Maria da Glória, os noivos e Izabel Maria, mãe do noivo

Padrinhos, Carlos, Carmen, Jair Gitirana, Jussirane, Toninho e Eliane Jordão

Foto Ailton

Page 7: Caldense 149

7Junho/2010

Maria Ângela P. de Matos 01/6Sebastião Ronaldo Mendes 01/6Rodolfo R. Souza 02/6Ilza Marques P. Mansur 03/6Paulo Marcílio de Oliveira 04/6 Rosimeire Vieira 05/6Edmilson Pereira Soares 05/6Guiomar Alves Jorge 06/6José Norberto 06/6Zulmira Ferreira da Costa 06/6Dr. Gilmar Cardoso 06/6Haris Lomar da Rocha 06/6Ingrid Cristina F. Martins 06/6Elizângela V. M. Cristiano 07/6Creuza da Silva 07/6Ronaldo Teotônio de Lana 07/6Marina Marques de Oliveira 07/6Kassia Graciane 07/6Stefane Brandes Marques 07/6Sara Cristina M. Moreira 08/6Maria D. Aparecida 08/6Rita de Cassia O. Tomé 08/6Daniela Cavoli Ramos 08/6 Raimundo F. Castorino Neto 09/6Rosimeiri Lúcia da S. Braga 09/6Ataíde Cardoso 09/6Alcione Lúcia R. Nalon 09/6Claudeci Rodríguez de Souza 10/6Marise Miranda Silveira 10/6 Maria Pacífica 10/6Maria Aparecida Lopes 10/6Edilane Rocha 10/6Divany do Reis e Silva 11/6Dalva Maria F. Queiroz 11/6Ronaldo F. Queiroz 12/6Antônio A. F. Queiroz 12/6Rafael Faria de Oliveira 12/6Elzimar Pedrosa de Paula 12/6João Raimundo Barros 13/6Lucas Gonçalves Peixoto 13/6

Alice Ferreira Tavares 13/6Fabiana Dias Rodrigues 14/6Fernanda Lima da Silva 15/6Starluane Brandes Marques 15/6Aurinéia Xavier Canuto 16/6Marcus Vinicius M. de faria 16/6Ovídio Fernandes de Oliveira 16/6Joaquim Eugênio do Carmo 16/6Beatriz Siqueira do Nascimento17/6Andréa Luiza M. Lourdes 17/6Bem Hur Miranda Coimbra 18/6Ernesta M.ª Ferreira Jordão 18/6Maxilene Ângela dos Santos 18/6Ana Paula dos P. Mendes 18/6Geraldo Lima da Silva 19/6Maria Tereza Dutra Jordão 20/6Maria Alice Dutra de Araújo 20/6Tainá Sampaio de Aguiar 20/6Aline Alves Madrona 21/6Eli Lana do Nascimento 21/6Bárbara Freitas Mathias 21/6Bárbara Ferreira Matias 21/6Francélia Paulina de Oliveira 21/6Otávio Mendes Silva Almeida 22/6Vanilda Ferrreira das Neves 23/6Anderson Pereira da Silva 23/6Sara Marina D. Jordão 23/6Estéfany F. Nogueira 23/6Laudicena Barbosa Coutinho 23/6João Batista da Silva 24/6 Reni do Carmo de S. Pinho 24/6Adriane Paulina Pinto 24/6Rita Emídio Nogueira 25/6Tarcisio Nonato da Silva 25/6Jussilei de Souza 26/6Terezinha P. L. de Oliveira 28/6Francisca G. de Oliveira 28/6Agripino Prado Junior 28/6Edna Martins Cristiano 30/6

Mirtes Amélia L. Ramos aniver-sariou no dia 30/5. Desejamos muitas felicidades. Parabéns!

A simpaticíssima Zulmira Ferreira completou mais um ano de vida,

no dia 6 de junho. Desejamos a ela muitas felicidades. Parabéns!

A bela jovem Geane de Oliveira aniversaria no dia 19 de junho.

Parabéns!

Bárbara F. Matias completa mais um ano de vida no dia 21 de

junho. Desejamos a ela muitas felicidades. Parabéns!

O jovem Wesley Mar-ques aniver-sariou no dia

4 de junho. Desejamos

sucesso. Parabéns!

Ataíde Cardoso comple-tou 77 anos no dia 9 de junho e recebeu a visita

de amigos. Parabéns!

A bela Kárssila Jordão de Castro aniversariou no dia 15 de junho.

Muitas felicidades. Parabéns!

Page 8: Caldense 149

8 Junho/2010

TIJOLOS 9X19X29 - 14X19X29 - 9X19X29Tijolos feiTos com o maisalTo padrão de qualidade

(33) 3234-1140

CerâmiCa Fernandez

BR-116, km 459 - Engenheiro Caldas

A vereadora Eliane Jordão (foto) enviou uma indica-

ção solicitando ao Poder Executivo que instale um poste de iluminação pública no trecho da Vila Rainha ao Mantimento de Baixo, bem como nas casas daquela loca-lidade rural. O motivo é que a região é muito isolada, e há muitas pes-soas paradas ao longo da estrada, no período da noite. Vários casos de violência já foram regis-trados, e os moradores pedem uma providência. A vereadora Eliane irá fazer uma reunião com os moradores, para dis-cutir o problema.

Calçamentos:

Rua Santo Antônio A vereadora solicitou ao Exe-

cutivo que faça o calçamento da Rua Santo Antônio, no Bairro Vila Rainha. Os moradores se reuniram com ela no início de ju-nho e reforçaram a necessidade da obra de saneamento para aque-le logradouro.

Rua Joaquim Manoel Ribeiro

Eliane Jordão pediu também o calçamento e a rede de esgoto para a Rua Joaquim Manoel Ribeiro, na altura da Ponte do Ginico. O pe-dido já foi motivo de um abaixo-

assinado e a promessa do prefeito foi feita numa reunião da Câmara. Os moradores reclamam da lama em período de chuva e do lixo que se acumula pela rua. A vereadora

reforça o pedido, de-vido à pressão da co-munidade local.

Vigilância por câmeras

Devido aos inúme-

ros casos de roubo de bicicletas em frente a prefeitura, a vereado-ra Eliane solicitou ao

Executivo que instale câmeras de vigilância na frente do paço munici-pal. A vereadora diz que foi vítima da ação dos marginais, que levaram sua bicicleta.

Iluminação na Rua 1º de Abril

A vereadora Eliane solicitou ao Poder Executivo que coloque dois postes com a devida iluminação pú-blica na Rua 1º de Abril, no Bairro Lagoa. Os moradores reclamam que à noite o local é muito frequentado por pessoas estranhas e os morado-res estão ficando amedrontados. As luzes nos postes podem amenizar o problema, diminuido a presença de marginais. Eliane espera que os pedidos sejam atendidos o mais rápido possível.

Eliane Jordão pede iluminação para o Mantimento de Baixo

Reunião na Câmara quase acaba em

pancadariaO que deveria ser uma

reunião, apenas, de prestação de contas da Escoli-nha, quase acabou em panca-daria. A diretoria da escolinha enviou um oficio ao presidente da Câmara, Helder Onório so-licitando a prestação de conta aos vereadores, na sessão ordi-nária do dia 10 de junho.

A prestação de conta da Escolinha foi solicitada pelo vereador João Damasce-no e estiveram presentes o presidente da Escolinha, José Maria, e o presidente da Guarda- Mirim, Divino Clementino.

O plenário da Câmara fi-cou superlotado pelos alunos de futebol, pelos Guarda - Mi-rins, além dos pais dos alunos de futebol e de voluntárias funcionárias da entidade.

O presidente José Maria le-vou a solicitação do vereador, explicou todos os itens, in-cluindo o livro de ata e outros documentos, para apresentar aos vereadores, e disse que es-tava à disposição dos vereado-res para quaisquer perguntas.

Quando a palavra foi passada para o treinador Divino, ele falou sobre a im-portância da escolinha para a comunida-de, mas não admitia ninguém chamá-lo de “ladrão” ou de qualquer outra acusa-ção, sem provas. Isso se referia às pa-lavras chulas que o vereador João Da-masceno supostamente teria usado pela rua. Até aquele momento, ele estava em silêncio, mas aproveitou para falar sobre verbas que a escolinha teria recebido no ano de 2008 e ele, como autoridade fis-calizadora, teria o direito e a obrigação de saber como foram usadas.

As acusações foram se agravando e uma mulher, que se intitulava cidadã caldense, começou a incentivar a gritaria e algazarra das crianças e famílias, contra o vereador. E se não fosse um guarda-mirim segurar o Divino, ele teria ido até a mesa do vereador para esbofeteá-lo, sempre repetindo que não aceitava a acusação daquele vereador e que ninguém o podia chamá-lo de “vaga-bundo”, desmerecendo todo o trabalho que fez e faz com mais 300 crianças, cujos pais estavam ali para comprovar.

Foi um grande risco levar as crianças para uma reunião em que se sabia de um pos-sível confronto, ainda mais incentivado por pessoas sem escrúpulos, pois se começasse uma briga dentro daquele re-cinto, crianças seriam atiradas escada abaixo e talvez até pi-soteadas, segundo disse uma mãe.

O presidente da Escolinha, José Maria, disse que achou que era uma reunião apenas com a

diretoria, como fora planejada, e não com as famílias e crianças. Ele disse também não ter aprovado a atitude, muito menos a

incitação das crianças.Honório disse que desaven-

ças pessoais devem ser tratadas na justiça, isto é, se há algum problema entre o treinador e o vereador, que discutam em frente ao juiz. Para isso exis-tem leis. Porém, o presidente não tirou o direito do vereador de questionar para onde vai o dinheiro público. “O vereador é uma autoridade constituída por lei, eleito pelo povo, com a obrigação de fiscalizar os

atos do Executivo. Então, ele está em seu direito”.

Divino Clementino é um homem que, ao longo desses anos, vem se mostran-do uma pessoa de grande valor pessoal, e tem doado seu tempo para melhorar as vidas das crianças do município. É sabi-do que, com o trabalho da escolinha, as crianças melhoram na escola, param de pedir esmola pelas ruas. Não há crianças pedintes em Engenheiro Caldas. graças a esse belo trabalho, que é apoiado por to-dos, incluindo o poder público.

O vereador João Damasceno é uma autoridade, representante do povo, que busca a duras penas a lisura do poder público e deseja que onde houver di-nheiro público não se esconda nada, pois o que vem do povo deve ser ex-plicado ao povo, e isso é tudo que um vereador deve fazer.

Por outro lado, devem-se evitar pesso-as descomprometidas com segurança das crianças, agitadores que desejam ver o cir-co pegar fogo a qualquer custo, apenas por politicagem.

Ver. João Damasceno

Zé Maria, presidente da Escolinha

Page 9: Caldense 149

9Junho/2010

Caldense lança livro nos Estados Unidos

Pizzarazzi agora com música ao vivo

A escritora Terezinha

Rocha, de Enge-nheiro Caldas, lançou seu pri-meiro livro auto-biográfico “Cal-maria em Meio ao Naufrágio”, no dia 28 de março, e fez o relançamen-to no dia 28 de abril no restauran-te Midwest Grill, em Cambridge-Massachusetts.

O livro, de cunho religioso, conta a árdua trajetória da escritora, tanto em Engenheiro Caldas quanto nos Estados Unidos, onde reside há 11 anos. O su-cesso do livro deveu-se aos amigos que contribuíram, tanto na confecção quan-to na divulgação. Já foram vendidos quase mil livros.

A escritora Terezinha é filha de Geral-do Epifânio Pinto e Geralda Custódia da Rocha, e tem vários irmãos. Ela resolveu ir para os Estados Unidos aos 39 anos, e reside atualmente na cidade de Everett-

Massachusetts, próximo a Boston.

A publicação do livro, em português e inglês, ganhou reper-cussão na mídia ameri-cana. A autora deu uma entrevista na MTV da-quele estado e seu livro foi noticiado pelo jornal Brazilian Times, edição 1181, do mês de maio.

Terezinha nasceu em Dom Lara, distri-to de Caratinga, e veio

para Engenheiro Caldas aos oito meses de idade. Aqui passou a sua infância, se casou e teve vários filhos. Depois de vários problemas de saúde, foi para os Estados Unidos, onde seus problemas se ampliaram. Entretanto, to-das essas trágicas experiências estão se transformando em histórias que valem como estímulos para outras pessoas.

O livro, de cunho religioso, mostra o sofrimento e a superação. Vale como exemplo de vida, pois em meio a tantos problemas ela sempre encontra forças para superá-los.

Terezinha na noite de autógrafos

A Pizzaria Pizzarazzi está se ino-vando a cada dia que passa. Além de um cardápio variado, com recei-tas excelentes, ainda oferece música ao vivo nos finais de semana. Para aquelas pessoas lights, há saladas com peito de frango e molhos, que realmente são uma delicia. Para os mais exigentes, salmão ao forno. E para os sofisticados agora tem a bar girl Bruna, que faz coquetéis exóti-cos e deliciosos. Jussandro ainda tem tempo para fazer um show, abrindo as massas de pizza. O cantor Josimar tem feito belíssimos shows. Vale a pena comer na Pizzarazzi.

Alicia e Juciléia, cuidando do bom atendimento

Jussandro, o proprie-tário, é um excelente

pizzaiolo e cheff

Américo e Fatinha curtem a música na Pizzarazzi

A bar-girl Bruna faz delicio-sos coquetéis

O cantor Josimar, com sua bela voz, já conquistou

várias platéias na região

Edileila, Edimirna, Zulmira e Luzia1º ano de namoro de José e Raquel, um bom motivo para comemorar

Festa Julina do Divino do Traíra vai acontecer no dia 3 de julho

A Escola Luiza G o n ç a l v e s

Lessa estará realizan-do a sua festa julina no dia 03 de julho, no pátio da escola, como tem sido feito todos os anos. O evento terá início às 18 horas e contará com danças de quadrilhas tradicionais,

comidas típicas, e mui-tas guloseimas: canjicão com amendoim, can-jiquinha, quentão e out-ras cositas más.

A festa do Divino do Traíra é muito concor-rida, todos os anos, pela

sua belíssima organização e as ativ-idades culturais que promove.

Page 10: Caldense 149

10 Junho/2010

Curso de legislação e direção veicular Aulas em Multimídia, aprovadas pelo Detran/MG Novo material didático, incluindo DVD com todas as aulas ministradas do curso

Sala climatizada, Simulador veicular eStático

Escola Municipal do Divino faz seu terceiro sarau

A Escola Luiza Gonçalves Les-sa, do distrito de Divino do

Traíra, realizou no dia 2 de junho o terceiro sarau com o título “Arte em toda parte”

O evento é um verdadeiro sucesso de integração entre alunos, professo-res e as artes, bem como de seus fo-mentadores e autores. Nessa edição, o sarau está homenageando os pintores e autores de livros locais, bem como escritores de renome nacional.

O evento teve início às 18 horas, com apresentações de danças, es-

quetes teatrais, músicas, exposições de pinturas em tela, arquitetura, e mostra de livros de autores locais.

Nesse ano, o escritor José Matias estava com seus livros “Não é da sua Conta”, lançado em 1994, e “O He-rege do III Reich”, lançado em 2009, pela editora All Print.

O evento foi organizado pela equi-pe de professores da Escola Luzia Gonçalves Lessa e dirigido pela peda-goga Adriana Costa, sob a coordena-ção da vice-diretora Marilza Malta e do diretor Josmar Simoncelos.

A família Gatto, de Engenheiro Caldas, viajou para Brasília onde participou do aniversário de 80 anos da avó Anésia Cruz, no dia 29 de

maio. Ela é natural de Sobrália, mãe de 13 filhos, e tem familiares na ci-dade e região. Desejamos a ela muita saúde e felicidades. Parabéns!

80 anos de Dona Anésia

A gatinha Miriely Soares Ferreira, filha de Marcia Cardoso e José Ranulfo Ferreira, completa 4

anos no dia 29 de junho. Desejamos a ela muitas felicidades. Parabéns!

A gatinha Bruna Coutinho Teixeira, filha de Marssilon e Maria Teixeira, completou 9

anos no dia 11 de junho. Parabéns!

Festa de despedidaNo dia 2 de junho, os

dois acadêmicos em medicina Jorge Luiz Fortu-nato e Luiz Carlos Ramalho participaram de um belo churrasco promovido por co-legas de trabalho do posto de saúde, onde ambos estagia-ram por seis meses. Eles vie-ram da Faculdade de Medi-cina de Ipatinga e prestaram bons trabalhos à comunidade caldense.

O churrasco aconteceu na casa de Zulmira Fer-reira, com a presença do prefeito Juarez Contin, da primeira-dama, Bethânia Esperança, do secretário de Saú-

de, Edson Alves, além da coordenadora de atenção primária Edileila Ferreira, fun-cionários do PSF e vários amigos.

Dr. Jorge, Dr.Luiz Carlos, Edileila. Bethânia, Juarez Contin, Zulmira

Social15 ano

s

Page 11: Caldense 149

11Junho/2010

E.M. Maria da Conceição Ferreira promove mais uma bela festa junina

Uma das mais belas festas juni-nas de Engenheiro Caldas é a

realizada pela Escola Municipal Maria da Conceição Ferreira. Ela se destaca pela bela decoração do ambiente e pela deliciosa comida típica. Como em todo ano, o tradicional café de rapadura é fei-to no fogão a lenha, para manter sua ori-ginalidade. Além disso, a festa oferece

a dança da quadrilha, broa de arroz na folha de bananeira, e muito mais.

Sob a supervisão da diretora Ro-sélia Maria Miranda, professores, pedagogas e serventes fizeram um belíssimo trabalho.

O evento teve início às 18h do dia 4 de junho. A sociedade compareceu em peso, para apreciar a bela festa.

Cel. Neto e Claudia curtiram com as crianças

Fabrício e Daniele dançaram muito

A familia Grossi abrilhantou a festa

Paulinho Miranda e D. Mariinha

Jussara, Josmar e Vânia FontesMarcus, Dinin, Gideoni e Antônio e o filho

Essa foi a galera que abrilhantou a festa

As crianças fizeram uma bela apresentação

Craildes e Dalvânia

Dançarinos de primeira

Branca e Ailton

A debutante Lara Jordão de Carvalho, filha

de Antônio e Eliane Jordão, completou 15 anos no dia 7 de junho. Foi celebrada uma

missa em Ação de Graças, no dia 9/6, na Capela Santo Antônio, Vila Rainha.

Desejamos a ela muitas felicidades. Parabéns!

Social15 ano

s

Zé Maria e RoséliaProfessoras em ação

Representantes da comunidade, durante a festa

Page 12: Caldense 149

12 Junho/2010

CórrEGo DAs PEDrAs, s/n - EnGEnhEiro CALDAs - F.: (33) 3234-1147

LAMINATEXC E R Â M I C A

de alta qualidade

VOCê eNCONTRA NAS MelhOReS lOJAS De MATeRiAiS De CONSTRuçãO

Blocos de cimento 010 - 020 - 030 - Bloquetes p/ calçamento e meio-fio

LAMINATEX

Curtas e Rápidas

Lei de Murphy

1.Quando é que um tigre se parece com um velho?

2.O que é que nasce grande e morre pequeno?

3.Qual é a palavra que só tem três letras e acaba com tudo?

4.Qual é o melhor dia para jogar bas-quete?

5.Como a bruxa sai na chuva?

Charadas

O calor estava de rachar o cimento da calçada e o Paulo vira-se pra mulher e diz:

- Nossa, que calor! Acho que eu vou lá fora lavar o carro, pelado!!!

E a mulher:- Acho melhor você pensar melhor...

Senão, todo mundo vai achar que eu ca-sei com você pelo dinheiro!

Respostas

Uma dona de casa, num vilarejo, atende a quem bateu palmas na porta.

- Oi de casa. Estou entrando! Ela se depara com um homem que

vai entrando em sua casa e joga esterco de cavalo no tapete da sala. A mulher apavorada pergunta:

- O senhor está maluco? O que pen-sa que está fazendo em meu tapete?

O vendedor, sem deixar a mulher falar, responde:

- Boa tarde! Eu estou oferecendo, ao vivo, o meu produto, e eu provo pra senhora que os nossos aspiradores são os melhores e mais eficientes do mer-cado, tanto que vou fazer um desafio: se eu não limpar este esterco em seu ta-pete, eu prometo que irei comê-lo!

A mulher se retirou para a cozinha sem falar nada.

O vendedor curioso, perguntou:- A senhora vai aonde? Não vai ver a

eficiência do meu produto?A mulher responde:- Vou pegar uma colher, sal, pimen-

ta, guardanapo de papel e também uma cachaça para te abrir o apetite, porque não temos eletricidade em casa.

Um homem entra em sua casa correndo e grita para a sua mulher:

- Arrume as suas coisas!!! Eu acabei de ga-nhar na loteria!!!

Ela questiona:- Você acha melhor que eu leve roupas para

frio ou calor?O homem responde:- Leve tudo!! Você vai embora!!!!

Revanche

Promessa é promessa

Patrão garanhão

“Você tem uma boca e dois ouvidos. Use-os nesta proporção”

Provérbio chinês

Pepitas de sabedoria

1Quando é um tigre de bengala. 2 O lápis. 3 Fim. 4 Na sexta-feira. 5 De rodo.

Para acabarmos com os crimes eleito-rais, a lei deveria trocar as inócuas multas em dinheiro, que nada significam, por multas que anulassem 5 ou 10% dos votos obtidos nas urnas, que tornariam civiliza-dos todos os políticos “espertinhos”.

Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar

o telefone.

Banco é uma instituição que em-presta dinheiro a gente, se a gente

apresentar provas suficientes de que não precisa do dinheiro.

Uma secretária executiva vira para a co-lega de trabalho e diz:

- Nossa!... Como nosso patrão se veste bem!

E a outra responde:- Bem, e rápido!

Estava escrito em uma placa, em frente a uma construção: “Não a vagas”No outro dia apareceu escrito debaixo: “Nem para o H?”

Verdades

Nunca acredite em propa-ganda de Bancos, eles só

querem seu dinheiro.

"Águas mansas não fazem bons marinheiros"

Provérbio indiano Luís A. S. de Abreu

Democracia: três lobos e uma ovelha votando sobre o que será o jantar.

Moça procura um meio de alugar um quarto por um terço do valor. - Só nos quintos...

Era tão imoral, mas tão imoral, que a leitura de sua mão era proibida para ciganas menores de 21 anos.

Quando alguém bonito elogia a si mesmo é autoestima. Quando um feio faz isso é autoajuda?

Advogado é o sujeito que salva os vossos bens dos inimigos, e os guarda para si.

Se quiser ser um líder com um gran-de número de seguidores, basta obe-decer o limite de velocidade em uma estrada sinuosa de pista simples.

Crime eleitoral