caixa de assistência dos advogados do estado da ... -...

14
Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia Pça. Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. Salvador/BA CEP: 40.050-410 I Tel.: (71) 3327-8777 www.caab.org.br BAHIA REGIMENTO INTERNO DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DA BAHIA CAPíTULO I DA INSTITUiÇÃO E FINALIDADE Art. 1º - Criada por deliberação da Assembléia Geral dos Advogados da Seccional da Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/BA, realizada no dia 02 de novembro de 1943, a CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DA BAHIA, designada também pela sigla CAA - BAHIA, é regida pelo Decreto-lei nº 4.563, de 11 de agosto de 1942, regulamentado pelo Decreto nº 11.051, de 08 de dezembro de 1942, pela lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, pelo Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, pelo Regimento Interno da OAB/BA, por este Estatuto e por demais normas pertinentes. Art. - A CAA - BAHIA, órgão complementar assistencial da Seção da Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/BA (Art.45, inciso IV, da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994), é entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autonomia administrativa e financeira, constituindo serviço público federal, nos termos dos Arts. 45, § 52 e 62 da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994. Art. 3º - A CAA - BAHIA tem sede à Praça Conselheiro Almeida Couto, n 2 656, no bairro de Nazaré, em Salvador, Estado da Bahia, CEP 40.050-410, com atuação em todo o território abrangido pela Seção da Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/BA. Art. - A CAA - BAHIA tem por finalidade prestar assistência aos advogados e estagiários inscritos na OAB/BA, e a seus dependentes, na forma da legislação específica e das disposições deste Estatuto, condicionada à regularidade do pagamento de anuidades à OAB/BA e disponibilidade de recursos. Parágrafo Único - A CAA - BAHlf poderá, também, promover gestões junto a empresas comerciais ou prestadoras de serviços, ~ vistas a obter atendimento diferenciado ou descontos em preços para os advogados, limitando sua participação em divulgar as ofertas obtidas, cabendo ao advogado usuário responsabilizar-se pelo entendimento direto com essas empresas e responder pessoalmente por encargos que assumir. Art. - A CAA - BAHI~~ poderá promover a seguridade complementar em benefício dos advogados inscritos e dê seus dependentes, nos termos do art. 62, §2 2 da Lei 8.906, de 04 de julho de 1994, observadas as disposições legais e estatutárias aplicáveis. Art.6º - A CAA - BAHIA terá bandeira e símbolo próprios, em consonância com o Provimento n 2 135/2009, do Conselho Federal da OAB. Art.7º - A CAA - BAHIA integra a Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil - CONCAD, órgão de representação nacional com sede em Brasília, DF, junto ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 1

Upload: trankien

Post on 12-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia

Pça. Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. Salvador/BA

CEP: 40.050-410 I Tel.: (71) 3327-8777

www.caab.org.brBAHIA

REGIMENTO INTERNO DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DA BAHIA

CAPíTULO IDA INSTITUiÇÃO E FINALIDADE

Art. 1º - Criada por deliberação da Assembléia Geral dos Advogados da Seccional da Bahia daOrdem dos Advogados do Brasil - OAB/BA, realizada no dia 02 de novembro de 1943, a CAIXA DEASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DA BAHIA, designada também pela sigla CAA - BAHIA, é regidapelo Decreto-lei nº 4.563, de 11 de agosto de 1942, regulamentado pelo Decreto nº 11.051, de 08de dezembro de 1942, pela lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, pelo Regulamento Geral doEstatuto da Advocacia e da OAB, pelo Regimento Interno da OAB/BA, por este Estatuto e pordemais normas pertinentes.

Art. 2º - A CAA - BAHIA, órgão complementar assistencial da Seção da Bahia da Ordem dosAdvogados do Brasil - OAB/BA (Art.45, inciso IV, da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994), éentidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada deautonomia administrativa e financeira, constituindo serviço público federal, nos termos dos Arts.45, § 52 e 62 da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994.

Art. 3º - A CAA - BAHIA tem sede à Praça Conselheiro Almeida Couto, n2 656, no bairro de Nazaré,em Salvador, Estado da Bahia, CEP40.050-410, com atuação em todo o território abrangido pelaSeção da Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/BA.

Art. 4º - A CAA - BAHIA tem por finalidade prestar assistência aos advogados e estagiáriosinscritos na OAB/BA, e a seus dependentes, na forma da legislação específica e das disposiçõesdeste Estatuto, condicionada à regularidade do pagamento de anuidades à OAB/BA edisponibilidade de recursos.

Parágrafo Único - A CAA - BAHlf poderá, também, promover gestões junto a empresas comerciaisou prestadoras de serviços, ~ vistas a obter atendimento diferenciado ou descontos em preçospara os advogados, limitando sua participação em divulgar as ofertas obtidas, cabendo aoadvogado usuário responsabilizar-se pelo entendimento direto com essas empresas e responderpessoalmente por encargos que assumir.

Art. 5º - A CAA - BAHI~~ poderá promover a seguridade complementar em benefício dosadvogados inscritos e dê seus dependentes, nos termos do art. 62, §22 da Lei 8.906, de 04 dejulho de 1994, observadas as disposições legais e estatutárias aplicáveis.

Art.6º - A CAA - BAHIA terá bandeira e símbolo próprios, em consonância com o Provimento n2135/2009, do Conselho Federal da OAB.

Art.7º - A CAA - BAHIA integra a Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogadosdo Brasil - CONCAD, órgão de representação nacional com sede em Brasília, DF, junto ao ConselhoFederal da Ordem dos Advogados do Brasil.

1

Page 2: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

Art.8º - A CAA - BAHIA existirá por tempo indeterminado e, em caso de extinção, seu patrimônioincorporar-se-á ao da Seção da Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/BA, na forma do §6º do art. 62, da lei federal nº 8.906/94.

CAPíTULO 11ADMINISTRAÇÃO

Art. gº - A CAA - BAHIA é administrada por uma Diretoria composta por cinco (05) Diretores,respectivamente: Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral, Secretário-Geral Adjunto eTesoureiro e 03 (três) Suplentes, eleitos por votação direta dos advogados regularmente inscritosna OAB/BA, na segunda quinzena do mês de novembro do último ano do mandato, em conjuntocom a Diretoria e membros do Conselho Seccional.

§ 1º - O mandato da Diretoria é de três (03) anos, com início em 1º de janeiro do ano seguinteimediato ao da eleição. A posse dos Diretores é coincidente com a posse da Diretoria da Secionalda OAB/BA.

§2º - O exercício do mandato de Diretor da CAA - BAHIA é de natureza gratuita, assumindo osDiretores o compromisso de bem servir a classe dos advogados e observar os princípios éticosnorteadores de suas funções.

§3º - Só poderão candidatar-se a Diretores da CAA - BAHIA advogados regularmente inscritos naOAB/BA, que contem, no mínimo, com cinco (05) anos de inscrição principal na OAB/BA, exerçam,ou tenham exercido com habitualidade a advocacia, e preencham os demais requisitos previstosno art. 63, § 2º, da Lei nº. 8.906, de 04 de julho de 1994.

CAPíTULO 111DAS LICENÇAS, DA EXTINÇÃO DO MANDATO E DA RENÚNCIA

Art. 10 - A Diretoria poderá conceder licença a seus membros por prazo não superior a noventa(90) dias, renovável por igual período, em caso de moléstia comprovada e, a seu critério, nasausências justificadas decorrentes de outros impedimentos.

Parágrafo Único - Em caso de urgência comprovada, o Presidente da CAA - BAHIA poderáconceder a licença "ad referendum" da Diretoria.

Art. 11 - Na hipótese de prática de conduta ofensiva ao decoro do cargo ou violação de preceitoético, por qualquer dos diretores, o Presidente, de ofício ou mediante representação,determinará a instauração de procedimento administrativo para apuração dos fatos, sendoassegurados o contraditório e a ampla defesa.

Art. 12 - Extingue-se o mandato de qualquer Diretor, antes do término da gestão, nos seguintescasos:

I. Suspensão, Cancelamento, ou licenciamento, da inscrição na OAB/BA;11. Condenação disciplinar irrecorrível;

2

Page 3: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

CAACaixa de Assistência dos Advogados do Estado da 8ahia

Pça. Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. Salvador/BA

CEP: 40.050-410 I Tel.: (71) 3327-8777

www.caab.org.brBAHIA

111. Faltas injustificadas a três (3) sessões ordinárias consecutivas da Diretoria, sendo vedada arecondução ao cargo no mesmo período de mandato;IV. Licenciamento do cargo, ainda que por doença, por período superior a cento e oitenta (180)dias;V. Perda da capacidade civil;VI. Renúncia ao mandato;VII. Morte.

§1º - Comprovada qualquer das hipóteses previstas no caput. deste Artigo, mediante o devidoProcesso Administrativo, o mandato será declarado extinto pela Diretoria da CAA - BAHIA, emconvocação de reunião especialmente destinada a esse fim;

§2º - Da decisão, nos casos previstos nos incisos I a V, caberá recurso ao Conselho Seccional noprazo de quinze (15) dias, contados da intimação.§3º - No caso de vacância de cargo da Diretoria, em virtude de extinção do mandato, a sucessãoserá decidida na forma do disposto no art. 21, § 2º, deste Estatuto.

§4º - A Renúncia será manifestada por escrito à Diretoria da CAA - BAHIA.

CAPíTULO IVDA DIRETORIA

Art. 13 - São atribuições da Diretoria:

I - Administrar a CAA - BAHIA, deliberando sobre todos os assuntos a ela relacionados;11 - Determinar os valores de salários dos empregados;111 - Apreciar e aprovar, até 30 de novembro de cada ano, o orçamento de receita e de despesapara o exercício subseqüente;IV - Examinar os balancetes trimestrais, instruídos sempre com parecer prévio de auditorindependente;V - Examinar e aprovar o balanço anual e encaminhá-Io ao Conselho da OAB/BA, até 31 de janeirode cada ano;VI - Elaborar e aprovar o Regulamento dos funcionários CAA - BAHIA;VII - Autorizar a aquisição de bens imóveis;VIII - Autorizar a alienação de bens móveis, ou incidência de ônus sobre eles;IX - Alienar ou onerar bens imóveis, após aprovação do Conselho Seccional;X - Conceder ou suspender a concessão de benefícios previstos neste Estatuto;XI - Fixar valores, em tabela própria, para a concessão dos benefícios;XII - Instituir planílha de custos para a prestação de serviços;XIII - Fiscalizar a execução das disposições regulamentares sobre as fontes de receita da CAA -BAHIA;XIV - Baixar Resoluções;XV - Fixar critérios para compras e contratação de serviços;XVI - Realizar sessões, ordinária ou extraordinariamente, para decidir sobre assuntos de suaalçada;XVII - Praticar todos os atos necessários à boa administração e realização dos objetivos da CAA -BAHIA.

3

Page 4: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia

Pça. Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. Salvador/BA

CEP: 40.050-410 I Te!.: (71) 3327-8777

www.caab.org.brBAHIA

Art. 14 - As decisões da Diretoria são tomadas em reunião dos Diretores efetivos e suplentes, pormaioria simples de votos, observado o limite do quorum estatutário.

Parágrafo Único. Para realização de reunião da Diretoria é sempre exigido o quorum mínimo,composto pela maioria simples de seus membros efetivos.

Art. 15 - A Diretoria da CAA - BAHIA e seus suplentes reúne-se, por convocação ordinária,quinzenalmente e, extraordinariamente, a critério e por convocação do Presidente, quandohouver motivo justificado.

CAPíTULO VDAS ATRIBUiÇÕES DOS DIRETORES

Art. 16 - Ao Presidente compete:

I - Representar a CAA - BAHIA ativa e passivamente, em Juízo e fora dele, nas solenidades internase externas, podendo designar representante e constituir procurador "ad judicio";11 - Designar dia e hora para realização de reuniões da Diretoria;111 - Presidir as reuniões da Diretoria e exercer o voto de minerva;IV - Administrar o patrimônio da CAA - BAHIA e por ele zelar;V - Superintender os serviços em geral;VI - Admitir, contratar, nomear, promover, licenciar, punir ou demitir empregados da CAA -BAHIA, técnicos ou profissionais contratados, dando ciência do ato à Diretoria;VII - Adquirir bens móveis e imóveis, na forma disposta neste Estatuto;VIII - Tomar medidas sobre qualquer assunto de interesse da CAA - BAHIA, "ati referendum" daDiretoria, nos casos de maior urgência;IX - Celebrar convênios e autorizar credenciamentos;X - Assinar, juntamente com o Diretor-Tesoureiro, os cheques, ordens de pagamento, recibos,balancetes, balanços e supervisionar as finanças da CAA - BAHIA;XI - Cumprir e fazer cumprir este Estatuto e as decisões da Diretoria;XII - Apresentar ao Conselho da OAB/BA relatório anual circunstanciado sobre serviços prestadosaos advogados, pela CAA - BAHIA;XIII - Expedir Portarias determinando providências de sua competência;XIV - Determinar a abertura de sindicâncias e processos administrativos para apuração deirregularidades praticadas no âmbito da Caixa;XV - Delegar poderes, inclusive aos suplentes da Diretoria, com a finalidade do fiel cumprimentode suas atribuições;XVI - Cooperar com as Presidências da OAB/BA e da Coordenação Nacional das Caixas deAssistência dos Advogados - CONCAD, quando solicitado, ou se fizer necessário;XVII- Participar de reuniões administrativas da Diretoria e do Conselho Secional da OAB;XVIII - Designar, dentre os Diretores efetivos e suplentes, Relatares dos processos de concessãode benefícios, podendo delegar-Ihes poderes;XIX - Assinar correspondências de maior relevância;XX - Exercer as demais atribuições inerentes ao cargo;

Art. 17 - Ao Diretor Vice-Presidente compete:

4

Page 5: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia

Pça. Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. Salvador/BA

CEP: 40.050-410 I Te!.: (71) 3327-8777

www.caab.org.brBAHIA

I - Substituir o Presidente nas suas licenças e eventuais impedimentos, com os respectivospoderes inerentes ao cargo, cumulativamente com o exercício do próprio cargo;11 - Assumir o cargo de Presidente da CAA - BAHIA até o final da gestão, no caso de vacância daPresidência;111. Representar a CAA - BAHIA por delegação do Presidente;IV. Executar as funções que lhe forem atribuídas por Resoluções da Diretoria, ou pelo Presidente.

Parágrafo único. Ocorrendo o previsto no inciso 11 do presente Artigo, após assunção do cargo dePresidente, a Diretoria deve declarar a vacância do cargo de Vice-Presidente, devendo osubstituto ser escolhido na forma do disposto no Art. 21, §2Q deste Estatuto.

Art. 18 - Ao Diretor Secretário-Geral compete:

I - Dirigir, em harmonia com o Presidente, os trabalhos da Secretaria;11- Preparar o expediente da Presidência;111 - Gerenciar os serviços da Secretaria, exarar despachos em processos de aquisição de bens eassinar a correspondência da Secretaria;IV - Determinar a juntada de documentos e comprovantes julgados necessários para formalizaçãode processos internos;V - Requisitar informações junto às partes e a terceiros, bem como a outros órgãos, diretamenteou através de delegação, para instrução de processos de concessão de benefícios;VI - Determinar a execução dos serviços do expediente;VII - Organizar o arquivo geral da CAA - BAHIA e zelar por sua manutenção;VIII - Garantir ao pessoal técnico-administrativo e de serviços da CAA - BAHIA o materialnecessário ao desempenho das suas funções, autorizando sua aquisição;IX - Organizar as pautas das reuniões ordinárias e extraordinárias da Diretoria, dando preferênciaaos processos de benefícios;XI - Secretariar as reuniões da Diretoria e delas lavrar e assinar atas, podendo valer-se, para oexercício dessa atribuição, de secretário(a) executivo(a);XII - Substituir, cumulativamente, o Diretor Vice-Presidente nas suas licenças eventuais eimpedimentos;XIII- Determinar o recebimento e encaminhamento da correspondência diária;XIV - Exercer as funções que lhe forem delegadas pelo Presidente.XV - A disciplina dos funcionários, em harmonia com o Presidente;

Art. 19 - Ao Secretário-Geral Adjunto compete:

I - Administrar os órgãos, entidades e serviços regimentalmente conferidos ao seu cargo,juntamente com o Presidente;11 - Assinar com o Presidente e ou o Diretor Tesoureiro os atos, contratos, distratos, convênios edocumentos administrativos, financeiros e contábeis da sua Diretoria;111 - Apreciar os recursos interpostos pelos filiados contra decisões em função da administração deórgãos, entidades e serviços confiados a seu cargo, emitindo parecer que lastreará a decisão finalda Diretoria da Caixa.

5

Page 6: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

CAACaixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia

Pça. Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. Salvador/BA

CEP: 40.050-410 I Tel.: (71) 3327-8777

www.caab.org.brBAHIA

IV - Apresentar a Presidência da Caixa relatórios administrativos mensais e relatório anual dasatividades e resultados econômicos dos serviços confiados ao seu cargo, que comporão orelatório e as contas anuais da Caixa, para apreciação e julgamento pelo Conselho Secional.V - Com o Presidente, decidir sobre a contratação e dispensa de pessoal ligado aos órgãos,entidades e serviços confiados ao seu cargo;VI- Substituir, cumulativamente, o Secretário-Geral nas suas licenças eventuais e impedimentos;VII - Assistir, quando necessário, o Diretor Secretário-Geral em seus encargos;VIII. Exercer as funções que lhe forem delegadas pelo Presidente.

Art. 20 - Ao Diretor Tesoureiro compete:

I - Responsabilizar-se pela guarda de todos os valores financeiros da CAA - BAHIA;11- Arrecadar as receitas da CAA - BAHIA;111 - Depositar em estabelecimentos de crédito bancário todos os valores pertencentes à CAA -BAHIA;IV - Aplicar disponibilidades financeiras;V - Pagar despesas, assinando juntamente com o Presidente os documentos financeiros, na formado art. 16, inciso X, deste Estatuto;VI - Supervisionar as atividades da Tesouraria;VII - Elaborar o orçamento da CAA - BAHIA para o exercício subseqüente;VIII - Apresentar, nos períodos próprios, os balancetes trimestrais, o relatório, o balanço, oorçamento e a prestação de contas à Diretoria;IX - Manter escrita regular e documentada de todo o movimento financeiro da CAA - BAHIA;X - Fiscalizar e cobrar as transferências financeiras devidas pela Seção da OAB/BA e pelosconveniados;XI - Manter inventário dos bens da CAA - BAHIA, atualizado anualmente, com a devidaespecificação;XII - Providenciar, em tempo hábil, o recolhimento da contribuição devida pela CAA - BAHIA àCoordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil - CONCAD;XIII - Exercer as funções que lhe forem delegadas pelo Presidente.

Art. 21 - Em seus impedimentos legais, o Presidente é substituído, sucessivamente, pelo DiretorVice-Presidente, pelo Diretor Secretário-Geral, pelo Diretor Secretário-Geral Adjunto ou peloDiretor Tesoureiro.

§1º - O Diretor Vice-Presidente, o Diretor Secretário-Geral, o Diretor Secretário-Geral Adjunto e oDiretor Tesoureiro substituem-se nessa ordem, em suas faltas e impedimentos legais.

§2º - No caso de vacância definitiva de cargo na Diretoria, os diretores remanescentes escolherão,dentre os suplentes, o nome de advogado para ocupar o cargo vago, com exceção do cargo dePresidente, que será substituído imediatamente pelo vice-presidente.

Art. 22 - O Diretor que se afastar do cargo, por impedimento ou renúncia, deve apresentar a seusucessor relatório de suas atividades e prestação de contas, se for o caso.

CAPíTULO VIDO PATRIMÔNIO E DO ORÇAMENTO

6

Page 7: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

CAACaixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia

Pça. Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. Salvador/BA

CEP: 40.050-410 I Te/.: (71) 3327-8777

www.caab.org.brBAHIA

Art. 23 - O patrimônio da CAA - BAHIA é constituído de bens móveis e imóveis, ações e valoresmobiliários.

Parágrafo Único - A receita da CAA - BAHIA é constituída pelas seguintes fontes:

I - Repasse das receitas oriundas das anuidades recebidas pelo Conselho Seccional, considerado ovalor resultante após as deduções regulamentares obrigatórias previstas no Regulamento Geralda OAB;1/ - Rendas de seu patrimônio;1/1- Doações, heranças e legados;IV - Rendas patrimoniais, financeiras e resultantes de eventos e promoções;V - Rendas provenientes da prestação de serviços próprios, e de convênios;VI - Outras fontes de renda eventualmente instituídas pelos Poderes Públicos Federal, Estadual ouMunicipal, bem como por entidades privadas, ou pela Diretoria da CAA - BAHIA;

Art. 24 - As receitas da CAA - BAHIA serão depositadas em estabelecimento bancário Oficial.

§ 1º - Os repasses estatutários devidos pela Seccional serão totalmente segregados e distintos dasdemais rendas da Caixa;

§ 2º - As contas, movimentos bancários, conventos e contratos da Diretoria de Saúde serãoprocessados, registra dos, escriturados e contabilizados em plano de contas próprio;

§ 3º - Fica vedado o pagamento de despesas da Caixa com receitas da Diretoria de Saúde, e vice-versa, sob pena de responsabilidade do Diretor que autorizar o pagamento.

Art. 25 - Nos meses de abril, julho, outubro e janeiro serão levantados e publicados os balancetesrelativos ao trimestre, findos no último dia dos meses imediatamente anteriores, e até quinze defevereiro de cada ano, o balanço do último exercício, e logo após submetidos ao ConselhoSeccional.

Art. 26 - No mês de dezembro de cada ano, a Diretoria organizará a previsão orçamentária para oexercício seguinte, em que mencionará as receitas e as despesas prováveis, para sua aprovaçãoperante o Conselho Seccional, até a última sessão do ano.

Art. 27 - As despesas com manutenção da Caixa e seus serviços administrativos e financeirosserão satisfeitos com os recursos financeiros próprios, não vinculados a outras finalidades.

Art. 28 - São despesas ordinárias da CAA - BAHIA as realizadas em cumprimento do orçamentoanual; e extraordinárias as não previstas no orçamento, consideradas urgentes e/ouimprescindíveis.

CAPíTULO VIIDOS EMPREGADOS

7

Page 8: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da 8ahia

Pça. Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. Salvador/BA

CEP: 40.050-410 I Te!.: (71) 3327-8777

www.caab.org.brBAHIA

Art. 29 - Os empregados da CAA - BAHIA são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT,ou outra Lei Federal que a substitua.

Parágrafo Único - As admissões e demissões de empregados são atos privativos da Presidência.

Art. 30 - A CAA - BAHIA terá seu quadro de pessoal determinado e aprovado pela Diretoria.

Parágrafo único - A Diretoria definirá o organograma operacional da CAA - BAHIA.

Art. 31 - A jornada normal de trabalho dos empregados, os horários e as respectivas atribuiçõesserão fixados pela Diretoria, respeitadas as disposições legais aplicáveis.

Art. 32 - É vedada a contratação, inclusive para cargos em comissão, de assessoramento ou defunção gratifica da, de pessoas vinculadas por relação de parentesco a seus Diretores, aConselheiros, ou a membros de qualquer órgão diretivo, deliberativo ou consultivo da OAB/BA, naforma da Resolução DE 002/2009, exarada pelo Conselho Seccional da OAB/BA.

Parágrafo único - A vedação, a que se refere o "coput" deste artigo, aplica-se a cônjuges,companheiros e parentes em linha reta, até o terceiro grau.

CAPíTULO IXDA INSCRiÇÃO DOS ADVOGADOS E DOS DEPENDENTES

Art. 33 - O advogado ou estagiário regularmente inscrito na OAB/BA e que esteja em pleno gozode seus direitos junto à Secional estará automaticamente inscrito na CAA - BAHIA; poderá, ainda,pedir a inclusão de seus dependentes, como tais reconhecidos na forma dos dispositivos desteEstatuto.

§1º - A inclusão dos dependentes ocorrerá no ato da inscrição do advogado na Secional, ouposteriormente mediante requerimento por escrito, dirigido ao Presidente da CAA - BAHIA. Orequerimento deverá, necessariamente, ser instruído com os seguintes documentos:

a) para cônjuge ou companheiro, certidão de casamento, ou declaração de vida em comum;b) certidão de nascimento de filhos e enteados menores de dezoito (18) anos;c) se for o caso, certidão de nascimento, ou RG, para dependente até vinte e cinco (25) anos, edeclaração atualizada de matrícula em curso superior de graduação;d) documento hábil a comprovar guarda judicial, ou adoção de menor.

§2º - Na hipótese de inclusão de dependentes, posteriormente à inscrição do advogado naOAB/BA, o requerimento deverá ser dirigido ao Presidente da CAA - BAHIA dele constando, alémdos requisitos previstos no §1º deste artigo, nome, qualificação e endereço do advogado, e onúmero de sua inscrição na OAB/BA.

Art. 34 - São considerados dependentes do advogado, para efeitos do presente Estatuto:

a) cônjuge ou companheiro, como tal reconhecido pela legislação civil;

8

Page 9: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

CAACaixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia

Pça Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. Salvador/BA

CEP: 40.050-410 I Te!.: (71) 3327-8777

www.caab.org.brBAHIA

b) filhos e enteados menores de dezoito (18) anos, ou até atingirem vinte e cinco (25) anos sesolteiros, que cumulativamente forem alunos de curso superior reconhecido, de graduação.

§1º - Para os efeitos da alínea "b" do presente artigo, o filho ou enteado de dezoito (18) até vintee cinco (25) anos deverá comprovar matrícula atualizada em curso superior reconhecido, degraduação.

§2º - Para atendimento do disposto no art. 5º do presente Estatuto, os dependentesmencionados no presente artigo serão considerados membros inscritos na CAA - BAHIA,exclusivamente para fins previdenciários, podendo usufruir de serviços prestados pela entidade.

Art. 35 - A assistência prestada pela CAA - BAHIA aos inscritos na OAB/BA está condicionada:

I - à regularidade do pagamento da anuidade da OAB/BA;11 - à carência de um ano, após o deferimento da inscrição na Seccional;111- à disponibilidade de recursos financeiros da CAA - BAHIA.

§1º- Em casos especiais, a Diretoria da CAA - BAHIA pode autorizar a dispensa dos requisitos deque cuidam os incisos I e 11.

§2º - O cancelamento ou licenciamento da inscrição de advogado na OAB/BA implica emcancelamento automático de sua inscrição, e de seus dependentes, na CAA - BAHIA, sendo-Ihesvedada percepção de qualquer dos benefícios assistenciais, ou utilização de serviços prestadospela CAA - BAHIA, ressalvado o direito ao auxílio pecúlio, na forma de disposições deste Estatuto.

§3º - Ao advogado não inscrito na Secional da OAB da Bahia é vedada utilização de serviços ebenefícios assistenciais da CAA - BAHIA.

CAPíTULO XDOS BENEFíCIOS

Art. 36 - Os benefícios podem ser concedidos pela CAA - BAHIA de acordo com suasdisponibilidades financeiras e até os limites fixados em tabela própria elaborada pela Diretoria,observadas as disposições contidas no art. 36 deste Estatuto.

Art. 37 - Os auxílios concedidos pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia compreendem:

a) Auxílio Pecuniário - Constitui benefício mensal ao advogado que comprovar carênciafinanceira e incapacidade temporária, por motivo de saúde ou de acidente, que impeçamo exercício da advocacia, pelo prazo de 6 (seis) meses, renovável uma única vez por igualperíodo;

b) Auxílio Funeral - Constitui benefício indenizatório a pessoa que tiver comprovada menterealizado despesas com o funeral de advogado, a ser pago em parcela única;

9

Page 10: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

CAACaixa de Assistência dos Advogados do Estado da 8ahia

Pça. Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. Salvador/BA

CEP: 40.050-410 I Te!.: (71) 3327-8777

www.caab.org.brBAHIA

c) Auxílio Pecúlio - Benefício pecuruano a ser pago em prestação única a cônjuge oucompanheiro de advogado que vier a falecer, considerando o tempo de efetivacontribuição de anuidades junto à OAB/BA e nos valores da tabela fixada pela Diretoria daCAA - BAHIA. Havendo dependentes como previstos no art. 35 deste estatuto, 50% dovalor apurado será devido ao cônjuge ou companheiro, e 50% divididos em partes iguais adependentes estatutários;

d) Auxílio Natalidade - Constitui benefício pecuniário a ser pago em prestação única, emrazão do nascimento de filho, ao advogado que comprovar carência financeira, com oobjetivo de auxiliar nas despesas decorrentes do parto, em conformidade com osporcentuais e valores definidos em tabela própria aprovada pela Diretoria da CAA -BAHIA;

e) Auxílio Adoção - Benefício pecuruano a ser pago em prestação única, em virtude deadoção de menor, ao advogado que comprovar carência financeira, com o objetivo deauxiliá-Ia nas despesas iniciais do menor adotado, em conformidade com os porcentuais evalores definidos em tabela própria aprovada pela Diretoria da CAA - BAHIA;

f) Auxílio Extraordinário - Trata-se de auxílio de natureza pecuniária, de prestação única,reembolsável ou não, que visa atender ao advogado que, não dispondo de Plano deSaúde, comprove efetiva carência financeira capaz de impossibilitar o atendimento acomprovadas despesas emergenciais e imprevistas na área da saúde, em porcentuais evalores definidos em tabela própria aprovada pela Diretoria da CAA - BAHIA.

Parágrafo único - Os benefícios previstos neste Estatuto não serão pagos cumulativamente comoutro benefício de igual natureza, concedido por intermédio da OAB/BA e/ou CAA - BAHIA.

Art. 38 - A CAA - BAHIA, diretamente ou por meio de convênios com profissionais ou empresas,poderá prestar assistência aos advogados através de consultas médicas subsidiadas,atendimentos conveniados nas áreas odontológica, oftalmológica, fisioterápica, aderir a planos desaúde e seguridade complementar, instalar farmácias, livrarias jurídicas, e por outras modalidadesde prestação de serviços assistenciais.

Art. 39 - No mês de novembro de cada ano, com base na previsão orçamentária, a Diretoria daCAA - BAHIA poderá elaborar ou alterar Tabela de Benefícios, para passar a viger no ano seguinteimediato.

Art. 40 - O advogado que tiver inscrição cancelada na OAB/BA, ou tornar-se licenciado, somentepoderá voltar a usufruir benefícios prestados pela CAA - BAHIA depois de regularmente renovadasua inscrição, ou levantado seu licenciamento na OAB/BA.

cAPírULOXIDOS PROCESSOS DE BENEFíCIOS

Art. 41 - Os pedidos de benefícios previstos neste Estatuto devem ser dirigidos ao Presidente, eprotocolados na Secretaria da CAA - BAHIA. Para ser protocolado, o requerimento deve estar

10

Page 11: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

CAACaixa de Assistência dos Advogados do Estado da 8ahia

Pça. Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. Salvador/BA

CEP: 40.050-410 I Tel.: (71) 3327-8777

www.caab.org.brBAHIA

devidamente instruído com toda a documentação exigida, conforme relação específica elaboradapela Secretaria Geral da CAA - BAHIA para cada tipo de benefício.

Art. 42 - O benefício dos auxílios funeral e pecúlio devem ser requeridos administrativamente noprazo de até um (01) ano da data do falecimento do advogado, sob pena de perda do direito.

Parágrafo único - Os demais auxílios deverão ser requeridos administrativamente no prazo de 06(seis] meses da data de início do fato gerador do auxílio, sob pena de perda do direito.

Art. 43 - Protocolado e autuado o pedido, será designado Relator para emitir Parecer. Instruídocom Parecer, passa a constar da Pauta de reunião da Diretoria, para sua apreciação e decisão.

Parágrafo único - Em casos excepcionais, urgentes e justificados, o Presidente poderá autorizar aconcessão do benefício "ad referendum 11 da Diretoria.

Art. 44 - O Presidente designará Relator para cada processo, para tal podendo delegar poderes.

Art. 45 - Antes de exarar seu parecer por escrito, o Diretor designado Relator apreciará o processosob o ponto de vista da adequação do pedido aos dispositivos legais e do presente Estatuto,podendo promover diligências complementares e sindicância, pedir exames ou perícias médicas,vistorias, complementação de informações ou juntada de documentos ou comprovantes; e aindadeterminar qualquer outra providência que entender necessária.

Art. 46 - Para a concessão de benefício, em cada caso, além do atendimento ao que prescreve oart. 36 deste Estatuto a Diretoria usará de critérios para análise das condições financeiras dorequerente, seu estado civil, encargos de família ou de pessoas que vivam sob sua dependência, edemais circunstâncias que, a seu juízo, julgar oportunas.

Art. 47 - Compete ao Relator lavrar o acórdão relativo à decisão proferida pela Diretoria.

Parágrafo único - No caso de ter o Relator seu voto vencido, o autor do voto vencedor seráRelator da redação do acórdão.

CAPíTULO XIIDOS RECURSOS

Art. 48 - De decisão denegatória de benefício caberá pedido de reconsideração à Diretoria, noprazo de quinze (15) dias, a contar da data da intimação da decisão.

§lQ - O pedido de reconsideração será dirigido por escrito ao Presidente da CAA - BAHIA, podendoser instruído com a juntada de novos fatos ou documentos, para assim ser submetido àreapreciação da Diretoria.

§2Q - Da decisão denegatória do pedido de reconsideração caberá recurso ao Conselho Seccionalda OAB/BA, no prazo de 15 (quinze) dias a contar da intimação da decisão, nos termos do art. 58,inciso 111, da lei n. 8906/94.

11

Page 12: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

CAACaixa de Assistência dos Advogados do Estado da 8ahia

Pça. Conselheiro Almeida Couto, 656, Nazaré. SalvadorjBA

CEP: 40.050-410 I Tel.: (71) 3327-8777

www.caab.org.brBAHIA

§3!! - Em período de recesso das atividades da CAA - BAHIA, o prazo para peticionar é suspenso,reiniciando-se sua contagem no primeiro dia útil após o término do recesso.

§4!! - Protocolado, o pedido será juntado aos autos e encaminhado ao mesmo relator, que emitiráparecer para reapreciação da Diretoria, em reunião ordinária.

Art. 49 - As decisões da Diretoria serão fundamentadas em dispositivos estatutários e/ou legais.

Art. 50 - Os recursos serão recebidos no efeito suspensivo.

CAPíTULO XIIIDisposições Gerais e Finais

Art. 51 - Os Órgãos e serviços subordinados ao Diretor de Saúde, na qualidade de Secretário-Adjunto, terão regulamento geral próprio definidor da sua organização, atribuições, objetivos efins.

Parágrafo único - Para esse e outros efeitos, havendo fundos e patrimônio suficientes, instituir-se-á, oportunamente, a "Fundação para o Desenvolvimento da Saúde do Advogado", mediantecriação e aprovação de seu Estatuto pela Diretoria da CAA - BAHIA.

Art. 52 - A CAA - BAHIA poderá ter suas atividades descentralizadas, visando à eficiência e o bomdesempenho dos serviços por ela disponibilizados e a conveniência dos seus inscritos, sempre pordecisão da sua Diretoria.

Art. 53 - Ao Diretor suplente cabe, no caso de falta ou impedimento, a bem da normalidade dosserviços, observada a gradação prevista nesse Regimento, substituir o Diretor efetivoeventualmente faltoso ou impedido, nos termos do art.21, §2Q deste Diploma;

Art. 54 - O Diretor em efetivo exercício, quando em viagem a serviço da Caixa, fará jus a ajuda decusto para alimentação e transporte, definida pela Diretoria.

Art. 55 - A CAA - BAHIA poderá promover convênios de colaboração e de execução de suasfinalidades com as demais Caixas de Assistência dos Advogados, do Brasil.

Art. 56 - As Diretorias das Subseções da OAB/BA obrigam-se a fazer regular prestação de contasde atividades assistenciais ou comerciais desenvolvidas pela CAA - BAHIA no âmbito dosrespectivos territórios. Obrigam-se, ainda, a prestar informações e contas sobre todo e qualquerserviço que envolva participação financeira da CAA - BAHIA.

Art. 57 - A Diretoria da CAA - BAHIA não pode se manifestar oficialmente sobre questões denatureza pessoal ou política, exceto em caso de homenagem a quem tenha prestado relevantesserviços à sociedade e à entidade.

12

Page 13: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

Parágrafo único - As salas e dependências da CAA - BAHIA não podem receber nomes de pessoasvivas, ou inscrições estranhas à sua finalidade.

Art. 58 - A Diretoria da CAA - BAHIA pode editar, ou participar da edição de veículo informativo daentidade ou da OAB/BA. Pode, ainda, promover suas atividades por outros meios usuais dedivulgação.

Art. 59 - Este Estatuto poderá ser modificado por proposta da Diretoria, e por ela aprovada, a serhomologada pelo Conselho da OAB/BA.

Art. 60 - Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da CAA - BAHIA.

Art. 61 - Este Estatuto revoga as disposições em contrário, e entra em vigor na data de suaaprovação e registro pelo Conselho da OAB/BA, na forma do disposto no art. 62, § 1Q, da Lei nQ

8.906, de 04 de julho de 1994.

13

Page 14: Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da ... - CAABcaab.com.br/wp-content/uploads/2015/12/regimento_interno_caab.pdf · Caixa de Assistência dos Advogados do Estado ... de

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASILSeção do Estado da Bahia

Certidão

A Coordenadora da Secretaria do Conselho

Pleno certifica que em Sessão Ordinária

realizada no dia 25 de fevereiro de 2010

aprovou a alteração do Regimento Interno

da CAA, cuja ementa da ata foi publicada

no Diário do Poder Judiciário, edição de 07

de julho de 2010. Para constar lavrei o

presente 07 de julho de

20~~itl'!q ·me,l~ordenadora de Secretaria.

Coordena ora deSacrct~ria