caixa borboletas - técnica da tinta enigma

2
CAIXA BORBOLETAS COM A TÉCNICA DA TINTA ENIGMA Peça e Formatação Rosa Ribeiro Meninas, a tinta Enigma é uma tinta utilizada para pintar couro, mas proporciona um lindo efeito de pintura em qualquer outra superfície. Você faz assim: Você vai precisar de: Massa, lixa 180 e 400, tintas pva ( branco e marfim ), tintas enigma ( marrom, havana, amarelo e incolor ), pincéis diversos, pincel pra verniz, brochinha macia, papel para decoupáge, caneta permanente 1-Corrija as imperfeições da sua peça com massa e deixe secar. 2-Lixe com a lixa 180. 3-Dê uma demão de PVA branco, lixe com a 180. 4-Dê outra demão de branco, lixe com a lixa d´água 400. 5-Dê uma terceira demão de branco 6-Se for necessário dê outra demão. Não se esqueça de sempre deixar uma demão secar completamente antes da seguinte. Vc pode acelerar as etapas com secador de cabelos. 7-Com a peça bem branquinha, passe uma demão generosa de verniz vitral incolor com trinchinha própria para verniz, pois é macia e se vc passá-la suavemente, evitará as marcas do pincel. Deixe secar completamente. 8-Vc vai precisar de pelo menos três cores de tinta Enigma ( eu usei marrom, havana, amarelo e incolor ). 9-Com um pincel tipo brochinha, macio, molhe na tinha mais escura ( no meu caso a marrom ), tire o excesso em um jornal e vá batendo verticalmente o pincel sobre a superfície onde quer aplicar o efeito( como se tivesse batendo stencil ). Vá batendo por toda a superfície, primeiro espaçadamente, depois confluindo as manchas ( preenchendo os espaços vazios ).Deixe secar bem. A tinta é à base de álcool, seca rápido, mas pode usar o secador.

Upload: api-3718115

Post on 07-Jun-2015

1.582 views

Category:

Documents


24 download

DESCRIPTION

Tinta Enigma - Tinta para couros

TRANSCRIPT

Page 1: Caixa Borboletas - Técnica Da Tinta Enigma

CAIXA BORBOLETAS COM A TÉCNICADA TINTA ENIGMA

Peça e Formatação Rosa Ribeiro

Meninas, a tinta Enigma é uma tinta utilizada para pintar couro, mas proporciona um lindo efeito de pintura em qualquer outra superfície. Você faz assim:

Você vai precisar de:Massa, lixa 180 e 400, tintas pva ( branco e marfim ), tintas enigma ( marrom, havana, amarelo e incolor ), pincéis diversos, pincel pra verniz, brochinha macia, papel para decoupáge, caneta permanente

1-Corrija as imperfeições da sua peça com massa e deixe secar.2-Lixe com a lixa 180.3-Dê uma demão de PVA branco, lixe com a 180.4-Dê outra demão de branco, lixe com a lixa d´água 400.5-Dê uma terceira demão de branco6-Se for necessário dê outra demão. Não se esqueça de sempre deixar uma demão secar completamente antes da seguinte. Vc pode acelerar as etapas com secador de cabelos.7-Com a peça bem branquinha, passe uma demão generosa de verniz vitral incolor com trinchinha própria para verniz, pois é macia e se vc passá-la suavemente, evitará as marcas do pincel. Deixe secar completamente.8-Vc vai precisar de pelo menos três cores de tinta Enigma ( eu usei marrom, havana, amarelo e incolor ).9-Com um pincel tipo brochinha, macio, molhe na tinha mais escura ( no meu caso a marrom ), tire o excesso em um jornal e vá batendo verticalmente o pincel sobre a superfície onde quer aplicar o efeito( como se tivesse batendo stencil ). Vá batendo por toda a superfície, primeiro espaçadamente, depois confluindo as manchas ( preenchendo os espaços vazios ).Deixe secar bem. A tinta é à base de álcool, seca rápido, mas pode usar o secador.10-Faça o mesmo com a segunda tinta ( no meu caso a havana ), mas não precisa bater por toda a superfície, bata mais espaçadamente, nos pontos que desejar clarear. Deixe secar bem.11-Faça o mesmo com a terceira tinta ( no meu caso a amarela ). Bata-a a gosto, até obter o efeito desejado. Deixe secar bem.12-Por último bata a Enigma incolor ( em toda a superfície ), pois ela integra e realça as cores anteriores.13-No resto da peça fiz a pintura básica com marfim, exceto uma das divisões, que pintei de amarelinho.

Page 2: Caixa Borboletas - Técnica Da Tinta Enigma

14-Recortei e colei as borboletas com cascorez azul diluída 1:2. Costumo sobrepor plástico grosso sem emendas e esfregar com malha vigorosamente do centro para as bordas. Deixei secar.15-Impermeabilizei internamente ( pois tem decoupáge ) e a tampa com a mesma mistura de cola ( 1: 2 ). 16-Envernizei com verniz acrílico brilhante, duas demãos.17-Depois de seco, com a caneta permanente preta desenhei as anteninhas das borboletas e tracejados.

O vidro de tinta Enigma custa em média 3,60 e dura uma eternidade. Vc pode fazer outras combinações de cores e nem precisa decoupar, pois a técnica por si só já deixa a pecinha show.O verniz vitral pode ser substituído pela tinta DUCO, em breve criarei o outro passo a passo.