café - recebimento de matéria prima

28
RECEBIMENTO DE RECEBIMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS MATÉRIAS-PRIMAS AGROPECUÁRIAS EM AGROPECUÁRIAS EM PLATAFORMAS INDUSTRIAS PLATAFORMAS INDUSTRIAS . .

Upload: rebeca-d-galvao

Post on 06-Jul-2015

242 views

Category:

Health & Medicine


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Café - Recebimento de Matéria Prima

RECEBIMENTO DE RECEBIMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS MATÉRIAS-PRIMAS

AGROPECUÁRIAS EM AGROPECUÁRIAS EM PLATAFORMAS INDUSTRIASPLATAFORMAS INDUSTRIAS ..

Page 2: Café - Recebimento de Matéria Prima

O CAFÉO CAFÉO grão de café possui a cor avermelhada quando maduro, tendo a denominação de grão cereja. Este fruto contém dois grãos colados. O grão de café

tem coloração cinza amarelado. A florada ocorre quando cada galho da planta se torna um bouquet branco que vai desenvolver-se ao

longo de 6 a 8 meses, transformando-se no grão de

café.

A bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do

cafeeiro. È servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado.É um estimulante,por

possuir cafeína.

Page 3: Café - Recebimento de Matéria Prima

ComposiçãoComposição*O café possui 1 a 2,5 % de cafeína;*O café possui 1 a 2,5 % de cafeína;*19 minerais:*19 minerais: potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, zinco, etc;potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, zinco, etc; *17 aminoácidos: *17 aminoácidos: alanina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, lisina, serina, alanina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, lisina, serina,

tirosina, valina, entre outros;tirosina, valina, entre outros;*Lipídeos: *Lipídeos: triglicerídeos e ácidos graxos livres , triglicerídeos e ácidos graxos livres , *Açúcares:*Açúcares: sacarose, glicose, frutose, galactose, maltose e polissacarídeos. sacarose, glicose, frutose, galactose, maltose e polissacarídeos. * vitaminas: * vitaminas: niacina (vitamina B3)entre outras vitaminas essenciais do niacina (vitamina B3)entre outras vitaminas essenciais do

Complexo B. Complexo B. *possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados *possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados

ácidos clorogênicos.ácidos clorogênicos.

Page 4: Café - Recebimento de Matéria Prima

ESTRUTURA DO GRÃOESTRUTURA DO GRÃO

Page 5: Café - Recebimento de Matéria Prima

PRODUÇÃO DE CAFÉPRODUÇÃO DE CAFÉ

• Em relação a 2007, o destaque foi Minas Gerais, maior produtor nacional, com alta de 43,5% na produção.

Page 6: Café - Recebimento de Matéria Prima

Importância na economiaImportância na economia O país é o maior produtor mundial de café: em 2007 produziu O país é o maior produtor mundial de café: em 2007 produziu

33,4 milhões de sacas;33,4 milhões de sacas;

É o maior exportador do mundo, com 28,1 milhões de sacas É o maior exportador do mundo, com 28,1 milhões de sacas embarcadas em 2007;embarcadas em 2007;

A receita no ano-civil 2007 foi de US$3.862,6 bilhões, um A receita no ano-civil 2007 foi de US$3.862,6 bilhões, um aumento de 17,13% em comparação com o ano anterior;aumento de 17,13% em comparação com o ano anterior;

E é o segundo maior mercado consumidor mundial;E é o segundo maior mercado consumidor mundial;

Principais importadores de café do Brasil: Alemanha, Estados Principais importadores de café do Brasil: Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Bélgica.Unidos, Itália, Japão e Bélgica.

O Brasil também é um dos maiores e mais tradicionais O Brasil também é um dos maiores e mais tradicionais exportadores de café solúvel.exportadores de café solúvel.

Page 7: Café - Recebimento de Matéria Prima

CURIOSIDADESCURIOSIDADES

*O café é, atualmente, a bebida mais consumida no mundo, sendo servidas cerca de 400 bilhões de xícaras por ano.

*O consumo regular de 4 xícaras diárias de café pode ajudar a prevenir a depressão e suas conseqüências, como o consumo de drogas.

*A cafeína pode combater rugas, a celulite e a gordura localizada e até estimular o crescimento de folículos pilosos, sendo um agente promissor no tratamento da queda dos cabelos.

*O óleo do café verde possui propriedades anti-oxidantes e antiinflamatórias para a pele, além de conter ômega 6, um poderoso aliado para rejuvenescer.

Page 8: Café - Recebimento de Matéria Prima

RECEBIMENTO DO CAFÉRECEBIMENTO DO CAFÉ

O caminhão é pesado O caminhão é pesado na entrada e na na entrada e na saída.saída.

É enviado uma É enviado uma amostra do café para amostra do café para análise de umidade análise de umidade antes do lote ser antes do lote ser mandado para a mandado para a cooperativa.cooperativa.

Page 9: Café - Recebimento de Matéria Prima

TEOR DE UMIDADETEOR DE UMIDADE

A COOPERATIVA SÓ ACEITA A COOPERATIVA SÓ ACEITA GRÃOS DE 10% A 11,5% DE GRÃOS DE 10% A 11,5% DE

UMIDADEUMIDADE

Page 10: Café - Recebimento de Matéria Prima

AMOSTRAGEMAMOSTRAGEM

Os sacos são escolhidos aleatoriamente Os sacos são escolhidos aleatoriamente e furados com o calador em pontos e furados com o calador em pontos distintos, depois de recolhida as amostras, distintos, depois de recolhida as amostras, são mandadas para a sala de Análises.são mandadas para a sala de Análises.

Page 11: Café - Recebimento de Matéria Prima

Análise de Rendimento Análise de Rendimento BRUTOBRUTO

É analisada uma É analisada uma amostra de 400g para amostra de 400g para verificar o verificar o rendimento brutorendimento bruto . . É retirado É retirado manualmente as manualmente as impurezas , impurezas , beneficiado o restante beneficiado o restante e pesado novamente e pesado novamente para ter o rendimento para ter o rendimento bruto. bruto.

Page 12: Café - Recebimento de Matéria Prima

Análise de Defeitos e Rendimento Análise de Defeitos e Rendimento LíquidoLíquido

Em 300g do café Em 300g do café beneficiado é feito a beneficiado é feito a análise deanálise de defeitosdefeitos ,onde grãos ,onde grãos defeituosos serão defeituosos serão separados e separados e classificados como classificados como escolha.escolha.

O O rendimento líquidorendimento líquido serão os grãos dentro do serão os grãos dentro do padrão.padrão.

Page 13: Café - Recebimento de Matéria Prima

PROVA DE XÍCARAPROVA DE XÍCARA

A amostra beneficiada é A amostra beneficiada é torrada e moída. É torrada e moída. É colocada 10g em cada colocada 10g em cada xícara com água quente.xícara com água quente.

Espera-se decantar e Espera-se decantar e com auxílio de uma com auxílio de uma colher é feita uma sucção colher é feita uma sucção forte até as papilas e forte até as papilas e depois jogado fora.depois jogado fora.

Page 14: Café - Recebimento de Matéria Prima

CLASSIFICAÇÃO POR AROMA E CLASSIFICAÇÃO POR AROMA E SABORSABOR

Mole:café suave,brando e adocicado.Mole:café suave,brando e adocicado. Duro:sabor adstringenteDuro:sabor adstringente Riado:café de leve sabor,odor de remédioRiado:café de leve sabor,odor de remédio Rio:mais forte que “riado” e forte odor de Rio:mais forte que “riado” e forte odor de

remédio.remédio.

Page 15: Café - Recebimento de Matéria Prima

BENEFICIAMENTOBENEFICIAMENTO

A carga é A carga é descarregada descarregada

no graneleiro( a no graneleiro( a granel) ou na granel) ou na

moega(sacos).moega(sacos).

Page 16: Café - Recebimento de Matéria Prima

Peneira:irá retirar as sujidades maiores,como pedaços de pau,pedra,torrões ,grãos e sementes de

outras espécies .

Page 17: Café - Recebimento de Matéria Prima

Tulha:armazena os grãos cocos temporariamente ,isto é importante para o descanso do grão para a próxima etapa do

Beneficiamento.

Page 18: Café - Recebimento de Matéria Prima

Descascador:Descasca os grãos coco e cereja.

Page 19: Café - Recebimento de Matéria Prima

Classif icador(peneiras):A classificação por tamanho dos grãos é feita por peneiras,que contém diferentes

numerações.

Bica Corrida: Quando o café não passa por peneiras.

Page 20: Café - Recebimento de Matéria Prima

ENSACAMENTO DOSENSACAMENTO DOS GRÃOS:Geralmente são ensacados em sacos de 60kg,utilizando o

envasador.

Page 21: Café - Recebimento de Matéria Prima

ArmazenamentoArmazenamentoAs sacarias são armazenadas em armazéns adequados à matéria-prima que irá ficar no local, intensificando cuidados com umidade, temperatura, insetos e outras pragas.

Os sacos devem estar em pilhas adequadas com o tamanho do armazém, não ultrapassando os limites.

Page 22: Café - Recebimento de Matéria Prima

COMPARAÇÃO COM LEGISLAÇÃO VIGENTE

PERCENTUAL DE UMIDADE

• COOPERATIVA -> 10% A 11,5%

• LEGISLAÇÃO -> 12,5%

Page 23: Café - Recebimento de Matéria Prima

AmostragemAmostragem

Cooperativa -> a amostra é retirada por calagem em sacos ao Cooperativa -> a amostra é retirada por calagem em sacos ao acaso, é retirada 400 gramas do lote inteiro para serem feitas as acaso, é retirada 400 gramas do lote inteiro para serem feitas as análises. Mas não são descartadas por terem insetos, só por ter análises. Mas não são descartadas por terem insetos, só por ter umidade acima do aceitável.umidade acima do aceitável.

Legislação -> é verificado as condições gerais da carga como Legislação -> é verificado as condições gerais da carga como insetos vivos, odor estranho, etc; a amostra é retirada por furação insetos vivos, odor estranho, etc; a amostra é retirada por furação ou calagem em 10% dos sacos escolhidos ao acaso(30 gramas de ou calagem em 10% dos sacos escolhidos ao acaso(30 gramas de cada saco); são homogeneizadas todas as amostras de cada saco cada saco); são homogeneizadas todas as amostras de cada saco e reduzidas em 3 vias cada uma de 1 kg, e resto é devolvida no e reduzidas em 3 vias cada uma de 1 kg, e resto é devolvida no lote; a amostra para classificação é de 300 gramas depois de lote; a amostra para classificação é de 300 gramas depois de homogeneizadas.homogeneizadas.

Page 24: Café - Recebimento de Matéria Prima

QUANTO À CLASSIFICAÇÃO POR GRUPO

COOPERATIVA CLASSIFICA O CAFÉ SEGUNDO AROMA E SABOR : MOLE

DURO

RIADO

RIO

LEGISLAÇÃO LEGISLAÇÃO CLASSIFICA EM ARÁBICA OU CLASSIFICA EM ARÁBICA OU ROBUSTA, DAÍ SAIRÃO OS ROBUSTA, DAÍ SAIRÃO OS SUBGRUPOS, SEGUNDO AROMA E SUBGRUPOS, SEGUNDO AROMA E SABOR.SABOR.

Page 25: Café - Recebimento de Matéria Prima

DEFINICÃO DE MATÉRIAS ESTRANHAS E IMPUREZAS

COOPERATIVA-> Matérias estranhas: são considerados, todo tipo de matéria que não é proveniente

do café. Impureza: casca, pau e outros detritos provenientes do próprio produto.

LEGISLAÇÃO-> Matérias estranhas: são considerados, tipo de matéria que não é proveniente do café. Impureza: casca, pau e outros detritos provenientes

do próprio produto.

Page 26: Café - Recebimento de Matéria Prima

Análises de defeitos

COOPERATIVA -> SÃO CONTADOS OS GRÃOS IMPERFEITOS E RELACIONADOS COM A

TABELA PARA CLASSIFICAR O TIPO, SÃO PERMITIDOS 360 DEFEITOS OU MAIS.

LEGISLAÇÃO -> O PERCENTUAL ACEITO É DE 1% DOS GRÃOS OU 300 IMPERFEIÇÕES.

Page 27: Café - Recebimento de Matéria Prima

BIBLIOGRAFIA

http://www.ibge.gov.br/ - Acessado em Maio de 2009; http://www.cafeesaude.com.br/ -Acessado em Maio de 2009;

Page 28: Café - Recebimento de Matéria Prima

*Obrigada!*Obrigada!