caderno2 08 05 2016

4
www.odebateon.com.br Macaé (RJ), domingo, 8 e segunda-feira, 9 de maio de 2016, Ano XLI, Nº 9013 Fundador/Diretor: Oscar Pires O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ CADERNO DOIS Isis Maria Borges Gomes [email protected] U m amor mais forte que o mundo, mais obsti- nado que tudo, mais duradouro que a vida. O seu nome é amor. É a verdadei- ra dimensão do amor. Amar é a lição maior de todas as mães, que se compactuam com a natureza, tendo a convicção de que realmente fazem parte do grande plano de Deus. O Dia das Mães é uma data que traduz ternura e grati- dão. Todos devem saber o exato significado dessa co- memoração, que é retribuir o imenso amor recebido. A HISTÓRIA No ano de 1907, no segundo do- mingo do mês de Maio, os amigos de Ana Jarvis, que vivia em Webs- ter (Estados Unidos), resolveram prestar uma homenagem à mãe de Ana que havia morrido. Ana Jarvis, por sua vez, achou que todas as mães deveriam ser homena- geadas junto com a sua. E assim foi feito. No ano seguinte, a comemoração repetiu-se publicamente e assim todos os anos, até que o Presidente dos Estados Unidos oficializou o ato comemorativo. No Brasil, a festividade foi intro- duzida, em 1919, pela Associação Cristã de Moços; no dia 05 de maio de 1932 foi oficializada pelo Decreto 21.336, assinado pelo então presi- dente Getúlio Vargas. Mãe: um amor de mulher!!! Parabéns, mamães! Deus as abençoe!!! Feliz Dia das Mães!!! “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.” (Deutero- nômio 5:16)

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 29-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno2 08 05 2016

www.odebateon.com.br Macaé (RJ), domingo, 8 e segunda-feira, 9 de maio de 2016, Ano XLI, Nº 9013 Fundador/Diretor: Oscar Pires

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

CADERNO DOIS

Isis Maria Borges [email protected]

Um amor mais forte que o mundo, mais obsti-nado que tudo, mais

duradouro que a vida. O seu nome é amor. É a verdadei-ra dimensão do amor. Amar é a lição maior de todas as mães, que se compactuam com a natureza, tendo a convicção de que realmente fazem parte do grande plano de Deus.

O Dia das Mães é uma data que traduz ternura e grati-dão. Todos devem saber o exato significado dessa co-memoração, que é retribuir o imenso amor recebido.

A HISTÓRIANo ano de 1907, no segundo do-

mingo do mês de Maio, os amigos de Ana Jarvis, que vivia em Webs-ter (Estados Unidos), resolveram prestar uma homenagem à mãe de Ana que havia morrido.

Ana Jarvis, por sua vez, achou que todas as mães deveriam ser homena-geadas junto com a sua. E assim foi feito.

No ano seguinte, a comemoração repetiu-se publicamente e assim todos os anos, até que o Presidente dos Estados Unidos ofi cializou o ato comemorativo.

No Brasil, a festividade foi intro-duzida, em 1919, pela Associação Cristã de Moços; no dia 05 de maio de 1932 foi ofi cializada pelo Decreto 21.336, assinado pelo então presi-dente Getúlio Vargas.

Mãe: um amor de mulher!!!

Parabéns, mamães! Deus as abençoe!!!Feliz Dia das Mães!!!

“Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.” (Deutero-nômio 5:16)

Page 2: Caderno2 08 05 2016

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ2 CADERNO DOIS Macaé, domingo, 8 e segunda-feira, 9 de maio de 2016

EDUCAÇÃO NA PONTA DO LÁPISpor AMÉLIA AUGUSTA GUEDES [email protected]

LIVROS & CIA

Livros:● À Sombra Desta

Mangueira, de Paulo Freire. Editora Civilização Brasileira;

● PATRIMÔNIO Cultural e Ensino da História, de Carmem Zeli de Vargas Gil. Editora Edelbra;

● BULLYING, Guia para Educadores, de José Maria Avilís Martinez. Editora Mercado de Letras.

DVD:● GOSTAR do que faz;● PRISIONEIRO do Silêncio;● MENTES Perigosas.

REVENDO E AVANÇANDO

“Precisamos de líderes que queiram correr riscos de for-mar indivíduos que pensem, livremente criativos. Que acreditem que ser original, ser diferente, não é perigoso. Precisamos de líderes que estimulem os mais novos a serem empreendedores, a autodesenvolver-se, autoge-renciar-se, a orientar a si mes-mo no sentido de aprender, aprender e aprender.”

NAVEGANDO

<http://quemnaogos-tadeliteratura.blogspot.com.br/>

Um Blog com vários ar-tigos de opinião sobre te-mas de Educação, Leitura, Produção Textual e outros assuntos de literatura.

UM FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MÃES EDUCADORAS

APLAUSOS

Faculdade Salesiana realiza II Jornada das Engenharias

Com o objetivo de disseminar o conhecimento e promover o aprendizado, a Faculdade Sa-lesiana Maria Auxiliadora (FS-MA) realizou a II Jornada das Engenharias, nos dias 02 e 03 de maio, segunda e terça-feira.

A iniciativa envolveu os cur-sos de Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia Química e Enge-nharia Ambiental, com uma programação que incluiu pos-ters e palestras sobre diversos temas, apresentados por profis-sionais convidados, professores e os próprios alunos.

Para Lohrann Rodrigues, aluno do curso de Engenharia da Computação, o evento foi uma grande oportunidade pa-ra apresentar o projeto que ele está desenvolvendo junto com o colega Jeferson Nunes.

É um projeto de gerencia-mento de energia elétrica em estabelecimentos residenciais e comerciais em que um terminal conectado nas tomadas desses locais capta as informações so-bre o consumo. Esses dados são enviados para um controlador principal, que se comunica com outros aparelhos via radiofre-quência e envia as informações para a nuvem, onde um proces-so de inteligência artificial gera uma análise futura dessas infor-mações e emite um parecer de como otimizar o consumo de energia nesses pontos - explica o estudante.

O evento mobilizou a comu-nidade acadêmica, promoven-

do momentos de aprendizado e troca de experiências.

_ A Jornada das Engenharias nos possibilitou sair da rotina da sala de aula para ouvir profissio-nais experientes, o que também contribui para o crescimento profissional dos nossos alunos - afirma o Professor Hilário Mendes de Carvalho, do curso de Engenharia de Produção.

INSG/Castelo e FSMA iniciam preparativos para a festa de Nossa Senhora Auxiliadora

DESTAQUE

No Instituto Nossa Se-nhora da Glória - INSG/Cas-telo e na FSMA começaram os preparativos para uma das datas mais importantes do ca-lendário mariano: a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, que este ano tem como tema “Maria, Mãe da Misericórdia”, fazendo referência ao Ano Ju-bilar da Misericórdia instituí-do pelo Papa Francisco.

A s c o m e m o r a ç õ e s, q u e

acontecem durante o mês de maio, contam com a partici-pação de alunos, ex-alunos, familiares, educadores e de toda a comunidade. As ativi-dades que são realizadas com alunos e educadores - orações, louvores e encenações - têm o objetivo de tornar conhecida Maria, a Mãe de Jesus. Como culminância, será realizada a Festa com a tradicional coro-ação de Nossa Senhora no dia

24 de maio, terça-feira, às 19h.Visita da imagem aos lares

- Na programação do Castelo para o mês de maio estão in-cluídos momentos de oração com as turmas, culminando com a Coroação de Nossa Se-nhora. Além disso, pequenas capelas e quadros com a ima-gem de Nossa Senhora Auxi-liadora visitam os lares dos alunos que desejam recebê-la em casa, promovendo um mo-

mento de oração em família.Novena Virtual - Com o ob-

jetivo de promover um clima de comunhão e oração, a Pas-toral Escolar criou a Novena Virtual à Maria Auxiliadora, que consiste em acender uma vela virtual (pelo site insg-macae.com.br/vela-virtual/ <http://insgmacae.com.br/vela-virtual/>) e fazer a Ora-ção da Novena, conforme as orientações.

Um dos momentos da Festa de Maria realizada no ano passado.

Valorizando nosso espaço de hoje, o aluno Lorenzo de Abreu Marinho, da Educação Infantil - Maternal I, que estuda na Escola Reino da Alegria. Lorenzo está comemorando hoje, seus 3 aninhos de vida. Mil Beijinhos!!

Page 3: Caderno2 08 05 2016

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, domingo, 8 e segunda-feira, 9 de maio de 2016 CADERNO DOIS 3

VIP'S por ISIS [email protected]

“O SENHOR é bom para com aqueles cuja esperança está nele,

para com aqueles que o buscam.”

(LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS 3:25)

A querida aniversariante Vera junto ao marido Fernando Diogo, as filhas Fernanda e Mariana e ao genro Cicero

Abraços e carinhosRodeada de carinho, a que-

rida Vera Cristina Morais de Andrade passou o dia de quar-ta-feia (4), sendo abraçada pelo seu aniversário. A aniver-

sariante curtiu o clima festivo junto ao marido, o médico Fer-nando Diogo, às filhas e netos.

Mil parabéns, amiga!!! Deus a abençoe!!!

CIGARRAS DE MACAÉpor AURORA [email protected]

MENSAGEM DE FÉpor ROBSON OLIVEIRA

CIGARRAS DE MACAÉ - Neste 08 de maio homenagem ao meu companheiro Aluizio dos Santos que no dia 02 comemorou 80 anos.. . E como quem faz 80 anos merece um carinho especial, aproveito esse espaço para lhe dizer:

Quem faz 80 anos pode tudo!!! Pode amar e se repetir, pode perder os óculos, pode bater o te-

lefone, pode beijar e dizer te amo, pode ler três jornais por dia, pode sair e não levar o celular, pode esquecer a chave do carro, assistir missa todos os dias...

Quem, faz 80 anos tem sabedoria e numa simples conversa, diz de sua vida, suas estórias, suas angustias e vitórias, prazeres, dores e desilusões que a vida oferece...

Quem faz 80 anos e tem saúde para caminhar, tem memória para recordar, tem esperança para sonhar , tem tudo...

Quem faz 80 anos e tem amigos, merece deles todo o prazer de estar junto... Dos parentes, a paciência de Jó, dos conhecidos os respeito por sua caminhada...

Quem faz 80 anos e tem um amor pode tudo...

QUEM FAZ 80 AN0S...

Para você meu companheiro “Lulu”, esse baixinho arretado, como dizem os amigos, esse ex-aluno de Dona Hilda Ramos, esse amigo do Professor Pierre, esse colega de Tonito, esse Companheiro sincero da família leonística há mais de 45 anos, esse pai exemplar e dedicado, esse irmão camarada, esse avô simpatia, esse melhor amigo do Fabiano Barcellos, esse homem de fé, temente a Deus, esse profissional competente, esse contador de histórias, esse menino ferroviário, só tenho a dizer que a vida pode começar aos 40 mais a nossa começou depois dos 50... Juntos já passamos dos 140 anos e quem sabe todo esse tempo possa somar a nosso convívio o aprendizado de cada dia. O meu amor está presente em tudo que fazemos juntos ... Junto com nossos filhos, netos, amigos e principalmente, juntinhos em nosso abraço diário... Digo não a saideira, mas no fundo sei que ela já faz parte de nossas vidas... Pois é na saideira que a conversa fica melhor...

Feliz Aniversário!!!

[email protected] <mailto:[email protected]>

Aurora Ribeiro Pacheco

Amor de MãeCerta vez, um menino

se aproximou de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escri-to. Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu: “Cortar a grama do jardim: R$ 3,00. Ir ao mercado em seu lugar: R$ 2,00. Cuidar do meu irmão enquanto você ia às com-pras: R$ 2,00. Tirar o lixo toda a semana: R$ 1,00. Ter boletim com boas notas: R$ 5,00. Limpar e varrer o quintal: R$ 2,00. Total da dívida: R$ 16,00.”

A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa. Finalmente ela pegou um lápis e no verso do papel escreveu: “Por você em meu ven-tre nove meses e dar-lhe a vida: nada. Por tantas noites sem dormir e cui-dar de você: nada. Pelos problemas e pelas vezes que você já me fez chorar: nada. Pelo medo e pelas preocupações que me es-peram: nada. Por comida feita, roupa lavada e brin-quedos: nada. Por limpar seu nariz: nada. Custo to-tal do meu amor: nada.”

Quando o menino ter-

minou de ler o que sua mãe havia escrito, tinha os olhos cheios de lágri-mas. Olhou nos olhos da sua mãe e disse:

“Eu te amo, mamãe!” Em seguida, pegou o lá-pis e escreveu com uma letra enorme: “Total-mente pago.”

Para contemplar o ho-mem, Deus fez a mulher, mas para participar do milagre da vida, Deus a fez mãe. Para liderar uma casa, Deus a fez mulher, mas para edificar o lar, Deus a fez mãe. Para estu-dar, trabalhar e competir,

Deus a fez mulher, mas para guiar a criança inse-gura, Deus a fez mãe. Para os desafios da sociedade, Deus a fez mulher, mas para o amor, a ternura o carinho, Deus a fez mãe. Para fazer qualquer tra-balho, Deus a fez mulher, mas para embalar o berço e educar, Deus a fez mãe. Para ser princesa, Deus a fez mulher, mas para ser rainha, Deus a fez mãe.

Você é o mais lindo pre-sente para o seu filho, Mãe. E o seu filho é a dádiva de Deus para você.

Salvador e Mauro, pai e filho que curtiram ontem o clima dos seus aniversários

Abraços de ontemNeste sábado (7), abra-

ços em dose dupla foram dirigidos a Salvador Frei-tas e ao filho Mauro Victor

Freitas, que curtiram jun-tos o clima festivo dos seus aniversários.

Parabéns dobrados!!!

FELIZ DIA DAS MÃES!!!!

A aluna Pietra feliz junto a diretora Izabel e a mãe Claudia Rosolen

Respeito e adesãoAderindo a uma conduta que

permite melhor qualidade de vida para os alérgicos ao látex e alimentos, o Colégio Reino da Alegria promoveu uma super festa em homenagem ao Dia das Mães, mas sem nenhum

balão. Ficou claro o respeito aos possíveis pacientes, em especial a alergia ao látex da aluna Pietra Rosolen Marinho. A mãe Clau-dia Rosolen está super feliz e agradecida pela atitude da dire-tora Izabel.

Grupo de mães curtindo Tarde de Beleza no Condomínio Vale dos Cristais

Tarde de BelezaCelebrando antecipada-

mente o Dia das Mães, o gru-po Vivendo em Comunhão realizou domingo passado

(1º) a Tarde de Beleza em homenagem a todas as ma-mães, no Condomínio Vale dos Cristais.

O piloto Hebert ostentando o seu troféu de campeão

Campeão de kartO piloto Hebert Sampaio

leva mais um título para ci-dade onde mora, Búzios. No último fim de semana ele foi

campeão da Copa Brasil de Kart Indoor, que ocorreu no Kartódromo Internacional de Volta Redonda.

Nossa querida funcionária Tamyris com sua mãe Elfania Guimarães, comemorando juntinhas o Dia das Mães

Page 4: Caderno2 08 05 2016

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ4 CADERNO DOIS Macaé, domingo, 8 e segunda-feira, 9 de maio de 2016

O DEBATINHOpor KÁTIA GOLOSOV [email protected]

Viva a MAMÃE!!!Pequenos já sabendo que mãe é o

amor mais sublime que existe, va-mos ver No horÓscopo o que diz de cada signo das mamães:

ÁRIES - Mesmo ela sendo uma mãe ativa e dinâmica, ela não é bem do tipo que planeja ter fi lhos. O ar-quétipo de mãe não condiz muito com ela, mas vai tentar ao máximo ser companheira dos fi lhos, ajudan-do-os em difi culdades e ensinando-os o que é a vida.

TOURO - As mães taurinas tra-zem em seu DNA uma fórmula femi-nina, contemporânea e de mãe. Gos-ta de cultivar a família, unindo-os e protegendo-os embaixo de suas asas.

GÊMEOS - Por mais que a mu-lher geminiana seja moderna e descolada, ela adora estar entre os filhos e seus amigos. São muito independentes e irão ensinar seus fi lhos a serem também.

CÂNCER - A mãe canceriana é muito protetora e apegada aos fi lhos. Todo o universo desta mãe gira em torno dos fi lhos, portanto, ela dedica toda a sua atenção a eles, o que pode sufocá-los ou deixá-los acomodados. A difi culdade maior destas mães é de soltar seus fi lhos e os deixarem viver suas próprias vidas.

LEÃO - A mãe leonina tem uma personalidade muito forte e é muito

protetora. Tem o costume de prote-ger seus fi lhotes e tem muito orgu-lho deles, não admitindo que falem mal de suas crias.

VIRGEM - Esta mãe é muito per-feccionista!!! Ela tem grandes difi -culdades em ver a casa desarrumada e seus fi lhos desleixados. Para ela é importante manter tudo bem or-ganizado. A virginiana ensina seus fi lhos serem organizados e econô-micos e estarem sempre limpos e bem vestidos.

LIBRA - A mãe libriana é uma equilibrista, pois ela tem a necessida-de de encontrar tempo tanto para os seus fi lhos, quanto para o seu marido

e para ela mesma. Ela tem difi culda-de em demonstrar sua autoridade e tenta suavizar as coisas, por isto, geralmente perde o poder de decisão.

ESCORPIÃO Esta mãe é mui-to exigente, mas também sabe ser afetuosa e protetora. Ela exige dis-ciplina e respeito às regras da casa. Quando seus filhos precisam de apoio e de conselhos ela está sem-pre pronta a ajudar e faz isso muito bem. Além de ser um ótimo ombro amigo, ela estimula seus filhos a enfrentarem as difi culdades do dia a dia. A escorpiana estimula os ta-lentos de seus fi lhos e torce para que eles sejam pessoas bem sucedidas.

SAGITÁRIO - Esta mãe é muito intelectual e estimula desde ce-do que seus filhos gostem de ler e estudar. Em sua companhia, seus fi lhos conhecem um novo mundo. Ter fi lhos para ela nunca signifi cou privações ou impedimentos, mas sim uma nova aventura.

CAPRICÓRNIO - A capricornia-na é uma mãe muito afetuosa e por vezes, controladora. Desde mui-to cedo desenvolve uma relação muito forte com seus filhos. Suas preocupações giram em torno da necessidade de seus fi lhos saberem respeitar a todos, visto que ela é uma pessoa muito recatada e gentil.

AQUÁRIO - Esta mãe gosta que seus fi lhos sejam independentes, tra-ta-os como amigos e companheiros, mas tem difi culdades para se adap-tar à rotina da maternidade. Não é superprotetora, prefere que seus fi -lhos aprendam a “se virar” sozinhos, estimulando suas individualidades.

PEIXES - Esta mãe gosta de estimular a imaginação de seus fi -lhos, pois espera que eles se trans-formem em pessoas talentosas e felizes. A pisciana é extremamen-te flexível e acaba amolecendo e não impondo em momentos de confrontos, tanto com seus fi lhos, quanto com outras pessoas.

Miau para esse gatinho charmoso

demais!!! É o Vicente Certorio Mendonça

Leopoldo, que brincou a valer no

Sana, com seus amiguinhos e

familiares, por conta de seus 3 aninhos

de saúde, que completou no dia 23 de abril. Esse lindinho é fi lho de

Mariana e Kleiton. Parabéns, que

Papai do Céu irradie paz, saúde e muita alegria para o seu crescimento, são

votos da Tia Katita!!!

Essa baby é muito rica em beleza e simpatia!!! É a Ana Julia Guimarães Santos, a pérola cintilante da vida de seus papais, Mariana Guimarães e Elder Santos. Belíssima!!!

Eles quando se juntam trazem a alegria e uma união perfeita!!! São os priminhos Theo e Alice, a duplinha carinhosa da tia e mãe Diana Ribeiro. Um chameguinho esses dois!!!

Esse bebê lindo, fofo e gostoso é o Benjamin Filho, o sorrisinho de alegria de seus papais Clara e Dustin e ainda o doce favorito da vovó Lucia Souto Maior. Um anjinho do bem mesmo!!!

Esse rapazinho tem futuro, é o Craque

atacante da Escolinha do

Flamengo, Pedro Henrique, o orgulho do tio

Colunista Kelvin Carvalho.

Grande driblador o

garotão, esse com certeza

irá colecionar títulos, tá?!!!

Ele é estiloso e cheio de

personalidade, além de talentoso,

é claro!!! É o Pedro Henrique, que amanhã (9),

completa seus 9 anos de pura beleza. Ele é o

primogênito mais que adorado de sua mãe Thaísa

Kohler e do seu padrastro

Frederico Kohler. Parabéns, que

Deus lhe oferte fartura de paz,

alegria e sucesso no seu caminhar, é o desejo da tia

Katita!!!