caderno dois

6
Dois Caderno SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2013 Cultura 8° festa das nações. Sucesso de público. Pág. B2 Cultura Rememória. O passado de uma cidade de histórias. Pág. B3 + + 13 de maio, mais que abolição: Cultura e ritmo no sangue 13 de maio de 1888. Data na qual foi assinada pela Princesa Isabel, a Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil. Data co- memorada por todos até os dias de hoje, pela libertação da escu- ridão e sofrimento vividos pelos negros. Em Tietê, o 13 de maio foi reple- to de memórias, de arte, dança e músicas. A cultura Afro tomou conta do palco, o gingado negro fez presença e mostrou o rebola- do através de movimentos e ex- pressões. A Oficina Cultural Maestro Or- lando da Silveira realizou uma noite rica em Cultura Afrodes- cendente. A “batida” ao estilo RAP ficou por conta de grupos da cidade, “Fisionomia Rap” e “Difusão de Rua”, mostrando sentimentos e qualidades em seus versos, jun- to à aptidão mostrada nas pick- -ups pelo DJ W. O molejo ficou por conta dos alunos de Samba-rock, uma no- vidade nas aulas na Oficina Cul- tural, comandada pelo professor Paulo, conhecido como “Fiico”. O gingado afro e memórias co- loniais tomaram conta da noite, ao som do batuque. Ministrado pela professora de artesanato e Dança de Umbigada, Aniete Abreu, junto com o Mestre Her- culano, “Mestre do Batuque” , apresentaram-se os alunos. A dança é movida por fortes movi- mentos, a qual faz parte da cul- tura africana. Enquanto a cultura era expres- sa por ritmos dentro da Oficina Cultural, do lado de fora o Grafi- teiro Mateus dava novos ares ao local. O evento contou com a pre- sença do ator Vado, da peça “O Navio Negreiro”, que fez um dis- curso emocionado, encantando a todos os presentes. Segundo a coordenação, mo- mentos como este, que esban- jam cultura, serão cada vez mais comuns, pois não medirão es- forços para usar a Oficina como ponto de encontro para o povo e para os artistas. A nova Gestão está resgatando a valorização do local. A Ofici- na Cultural Maestro Orlando Da Silveira de Tietê está recebendo a atenção que sempre mereceu. A ideia dos coordenadores. Pau- lo Sutilo e Wilson Souza é fazer deste local uma referência Cul- tural. Ator Vado e Aniete Abreu professora de Umbigada Grupo Fisionomia Rap Dj W Momento da Umbigada ao som do batuque Batuqueiros de Umbigada se apresentando Grafite externo da Ofinica Cultural, feito pelo Grafiteiro Mateus Marcelo Fonseca Marcelo Fonseca Marcelo Fonseca Marcelo Fonseca Marcelo Fonseca Marcelo Fonseca Marcelo Fonseca

Upload: vinicius-ciconelo

Post on 11-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Folha Da Cidade

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Dois

Dois CadernoSEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2013

Cultura8° festa das nações.Sucesso de público.

Pág. B2

CulturaRememória.O passado de umacidade de histórias.Pág. B3

+ +

13 de maio, mais que abolição: Cultura e ritmo no sangue13 de maio de 1888. Data na qual foi assinada pela Princesa Isabel, a Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil. Data co-memorada por todos até os dias de hoje, pela libertação da escu-ridão e sofrimento vividos pelos negros.

Em Tietê, o 13 de maio foi reple-to de memórias, de arte, dança e músicas. A cultura Afro tomou conta do palco, o gingado negro fez presença e mostrou o rebola-do através de movimentos e ex-pressões.

A Ofi cina Cultural Maestro Or-lando da Silveira realizou uma noite rica em Cultura Afrodes-cendente.

A “batida” ao estilo RAP fi cou por conta de grupos da cidade, “Fisionomia Rap” e “Difusão de Rua”, mostrando sentimentos e qualidades em seus versos, jun-to à aptidão mostrada nas pick--ups pelo DJ W.

O molejo fi cou por conta dos alunos de Samba-rock, uma no-vidade nas aulas na Ofi cina Cul-tural, comandada pelo professor Paulo, conhecido como “Fiico”.

O gingado afro e memórias co-loniais tomaram conta da noite, ao som do batuque. Ministrado

pela professora de artesanato e Dança de Umbigada, Aniete Abreu, junto com o Mestre Her-culano, “Mestre do Batuque” , apresentaram-se os alunos. A dança é movida por fortes movi-mentos, a qual faz parte da cul-tura africana.

Enquanto a cultura era expres-sa por ritmos dentro da Ofi cina Cultural, do lado de fora o Grafi -teiro Mateus dava novos ares ao local.

O evento contou com a pre-sença do ator Vado, da peça “O Navio Negreiro”, que fez um dis-curso emocionado, encantando a todos os presentes.

Segundo a coordenação, mo-mentos como este, que esban-jam cultura, serão cada vez mais comuns, pois não medirão es-forços para usar a Ofi cina como ponto de encontro para o povo e para os artistas.

A nova Gestão está resgatando a valorização do local. A Ofi ci-na Cultural Maestro Orlando Da Silveira de Tietê está recebendo a atenção que sempre mereceu. A ideia dos coordenadores. Pau-lo Sutilo e Wilson Souza é fazer deste local uma referência Cul-tural.

Ator Vado e Aniete Abreu professora de Umbigada

Grupo Fisionomia Rap

Dj W

Momento da Umbigada ao som do batuque

Batuqueiros de Umbigada se apresentando

Grafi te externo da Ofi nica Cultural, feito pelo Grafi teiro Mateus

Marcelo Fonseca

Marcelo Fonseca

Marcelo Fonseca

Marcelo Fonseca

Marcelo Fonseca

Marcelo Fonseca

Marcelo Fonseca

Page 2: Caderno Dois

B2 +Cultura SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2013

8ª Festa das Nações é sucesso

Lingua de Trapo

Frafraseando Cultura AfroCerta vez, a Comissão de Car-

naval decidiu mudar o traje-to do desfi le. Ao invés de subir a tradicional Rua Lara Campos, desceria, começando na Rua Fernandes Diogo, em frente ao Vecchio.

Para o pessoal da Banda foi um pouco complicado, pois o caminho fi cou um pouco mais longe e muitos bares eram pa-rada obrigatória para repassar o repertório dos grandes ‘CO-POsitores’: Bars, Brams e Cho-pins.

No último bar, em frente o Luiz Antunes, estávamos to-mando a saideira quando entra Zé Maria Mazzucato com um “galo” na cabeça e gritando que outro bloco havia batido nele.

A banda partiu em busca do agressor com tudo. Descobri-mos que se passava apenas de um engano, pois fomos infor-mados pelos vizinhos, que Zé Maria trombou com um poste e se apagou. Quando acordou pensou que havia sido atacado por outro bloco! (Que fogo!!).

Zé Maria (in memorian) foi um dos grandes foliões e en-quanto viveu nunca abando-nou a Bandinha!

Neste dia 18 de maio, na cidade de Barueri, acon-

tece o Tradicional Encontro de Mestres do Batuque de Umbigada.

Presente no evento, esta-rá o Mestre Herculano Mar-çal. Apaixonado pela dança,

Antônio José Viotto

MANIFESTO POÉTICO...

Encontro reúne mestres do BatuqueZé Maria X Poste

Paulo Matraca

Dr. Tó e a Primeira Dama Marta Pilon, junto à Moacyr Franco Grupo Bee Gees Alive no palco da 8° Festa das Nações

vamos. Só me diga em qual grupo de discussão do facebook

você quer que eu te adicione!

feliz dia das mães Lula!

Obrigado minha fi lha!

“nunca se esqueça de quem lhe deu o peito para mamar” ha!ha!ha!ha!

A 8° Festa das Nações foi realizada no último fi -

nal de semana pela Prefeitu-ra Municipal de Cerquilho, Fundo Social de Solidarie-dade, junto com a comissão organizadora e as entidades participantes. Em mais um ano, a Festa das Nações foi um sucesso total, lotando o Centro de Eventos.

As pessoas presentes pu-deram apreciar as comidas típicas de 8 países, como Inglaterra, França, Países Árabes, entre outros e claro a deliciosa comida brasileira

putz! Que tédio. Vamos sair por aí criticando tudo?

esteve presente dividida em diferentes regiões.

Todos os alimentos foram preparados com ótima qua-lidade, nas cozinhas monta-das na própria festa.

Os dias de festa foram em-balados por “Bee Gees Ali-ve”, na sexta-feira, 10; no sabádo o trio “Sambasoul” e a “Banda FS” colocaram o público para dançar. No do-mingo o grupo “ Corda Solta” e o cantor, compositor e hu-morista “ Moacyr Franco” fi -zeram a alegria das centenas de pessoas presentes.

desde bebê era levado aos encontros do batuque de um-bigada.

Há 84 anos Herculano se dedica a essa magnifica ma-nifestação cultural. Trazida pelos escravos, a dança já tem mais de 400 anos, tradi-

ção que vem sendo transmiti-das por gerações.

Os pais do Mestre é que são os responsáveis pela chegada do batuque em Tietê.

O encontro acontece neste sábado, no Centro Cultural de Barueri.

Anuncie Conosco!

Mais Cidade no seu Jornal

Fone: 3282-7259

Page 3: Caderno Dois

B3 SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2013 +Cultura

Há 101 anos aconteceu

Bimbo e sua jardineira Clube de campo de Tietê - hoje Sede Campestre do TecPrédio da Rua Lara Campos, esquina com a Dr. Palinuro

“Aqui se passaram vidas, histórias. Passou-se. Mas fi caram as lembranças da igrejinha de terra batida, e o passado que

hoje são traços de lendas. Tietê.”

“Por favor, Senhor, onde eu posso pegar um taxi?

_ Ali mesmo na Casa Co-mercial do Sr. A. C. Souza Araújo.

Ah! Muito obrigado.”Boa tarde, o senhor é o mo-

torista? Quanto custa uma corrida neste primeiro auto-móvel de aluguel na cidade de Tietê?

O motorista prontamente respondeu da seguinte ma-neira: Por taxímetro ou por pessoa o valor é de 1$500 mil e quinhentos réis cada quilô-metro e por hora o aluguel é de 10$ 000 dez mil réis. Meu nome é Seu Heitor Dias de As-sumpção ao seu dispor.

Desse modo o motorista gentilmente abriu a porta do primeiro automóvel de alu-guel, a senhora ansiosa com muita elegância entrou no automóvel. Assim começou o passeio pela pequena cidade.

Seguindo até a Igreja Ma-triz, subindo para a Capela de São Benedito, virando em frente à Cadeia, indo até o Ma-tadouro, voltando pela impo-

O CRAS de Tietê realizou neste sábado, 09 de maio, mais um evento, em come-moração ao Dia das Mães, en-volvendo as mães do CRAS do São Pedro e Povo Feliz.

O evento contou com a pa-lestra da psicóloga Aline, apresentação do Coral da 3ª Idade e apresentação musical,

O Polo Tietê do Projeto Guri, no dia 09 de maio

homenageou as mães, com um repertório especialmente preparado pelos educadores musicais e pelos próprios alu-nos.

Os cursos ministrados no polo prepararam uma coleção

CRAS realiza comemoração do Dia das Mães

Homenagem para as mães do Projeto Guri

“TÁXI, TÁXI”

Rememórias

Agenda +TietêCerquilho TietêCerquilho

Dia 17 de maio, sexta-feira haverá o Ensaio Aberto do Quinteto Metal Nobre às 16h30 no teatro.

Dia 18 às 23h acontecerá o Live-e Country Festival com Dj Felipe Mello e a dupla Lucas & João Pedro.

18 de maio, Sábado de Teatro, apresentação de “Porque os homens mentem?”, - Adaptação da obra de Fernando Veríssimo “As mentiras que os homens contam” às 21h.

No dia 19, no “Domingo no Cinema”, passará às 14h o fi lme infantil: “Animações para crianças (que todos adoram!)”. E às 17h o fi lme adulto: “O Corpo”

Hoje, dia 17, haverá a Pré-Festa Victor & Leo, às 22h na Cachaçaria Água Doce, com a dupla Lucas & João Pedro e Dj Ganso.

Piracicaba

voz e violão com Lua e Vanessa Pajaro. No evento, houve a presença da Dona Sylvia Korn de Carvalho, mãe do Pre-feito Manoel David.

Durante a comemoração foram servi-dos salgados, canapés, refrigerantes e bolo. No fi nal foram distribuídos fl ores para todas as participantes.

A realização deste evento teve como objetivo parabenizar todas as mães. A

de músicas de Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Pixinguinha, entre outros.

Na apresentação estava presente o secretário da cultura, Luís Sandei, que destacou a importância da música e do Projeto Guri para o município.

O Polo Tietê fi ca na Rua Rio Grande do Sul, s/n - Jardim Bonanza. Informa-ções: (15) 3285-2937.

data foi criada nos Estados Unidos em 1905 com o objetivo que as crianças se lembrassem de homenagear as suas respectivas mães.

Mas a ideia mesmo era de fortalecer os laços familiares e o respeito com os pais. A primeira vez que se comemorou no Brasil foi em 12 de maio de 1918, que por coincidência, neste ano a data foi a mesma.

nente Escola Luiz Antunes, deslizando entre os admirá-veis casarões, direto a Praça Dr. José Augusto Correa, para apreciar o movimento do Mercado Municipal e por úl-timo descendo sentido ao Rio Tietê para ver a ponte.

Depois desse agradável passeio, Seu Heitor orgulho-samente, estacionou seu au-tomóvel no ponto em frente à Casa Comercial A. C. Souza Araújo.

Então a senhora disse: Fi-quei encantada, foi muito emocionante andar pela cida-de de Tietê dentro de um au-tomóvel de aluguel. Aqui está o seu dinheiro. Até o próximo passeio.

Esta corrida de Táxi deu uma volta no tempo da nossa cidade partindo de 18 de maio de 2013 para 18 de maio de 1912, quando foi inaugurado o primeiro Ponto de Táxi, ou seja, o primeiro Automóvel de Aluguel de Tietê. Quando as pessoas andavam de auto-

móvel pelo simples prazer de um passeio.

Exatamente há 101anos. Atualmente a cidade compor-ta 10 pontos de Táxi, subdi-vididos em diversos bairros com uma frota de 34 carros, nos quais os motoristas, na sua maioria, são conhecidos pela comunidade local.

Santo, Ninão, Juca Citroni, Luiz Coelho, Carniel, Marson, Amauri, Rubem Bufo, Valde-mar, Lilo Bom, Carlão entre outros...

Quem quiser arriscar um passeio pela nossa bela cida-de pode contar com o serviço de um desses gentis motoris-tas.

Fonte: Cronologia Tieteense (Benedicto Pires de Almeida)

Prof. Laureine Foltram Va-lentim Milanez

Prof. Deise Maria Bussamra Pasquali

Arquiteto e Urbanista: Ju-liano Canatelli

Fotógrafo: Luiz de Campos Paladini

Colaboração: Myrian Toledo

Page 4: Caderno Dois

B4 +Lazer SEXTA-FEIRA 17, DE MAIO DE 2013

+ClimaFonte: www.climatempo.com.br

De 17/05 à 23/05

Sab.18/05Sex.17/05 Seg.20/05 Ter.21/05 Qua.22/05 Qui.23/05Dom.19/05++ + + + + +-- - - - - -

27º23º 28º 26º 28º 26º 27º17º16º 25º 14º 14º 13º 15º

0%40% 0% 80% 0% 80% 0%

TV+

Segunda-feira

Segunda-feira

Segunda-feira

Terça-feira

Terça-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quarta-feira Quinta-feira

Quinta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sexta-feira

Sexta-feira

Sábado

Sábado

Sábado

Cassiano diz ao pai que está com medo de Ester ser presa. Alberto destrói a cabana de Ester e Cassiano. Hélio culpa Donato pelo sentimento de desprezo de Bibiana e dos ir-mãos por ele. Ester fi ca apa-vorado ao ver sua cabana des-truída e percebe que só pode ter sido Alberto. O ofi cial de justiça entrega a Ester uma ordem de apreensão de Laura em favor de Alberto.

Paloma e Bruno passam a noite juntos. Bruno avisa que vai sair para jantar. Valdirene descobre o hotel onde Neymar está hos-pedado. Valentin procura Palo-ma para falar de Ninho. Pilar se encontra com Amadeu. Lutero estranha quando Jacques fala da atenção que Félix dispensou a ele. Valdirene consegue entrar no quarto de Neymar. Patrícia conhece Michel.

Érico descobre que a Class Mí-dia pode falir. Nancy tem ciúmes da proximidade entre Wilson e Charlene. Tito sugere que Da-máris mude seu comportamento para reconquistar Wilson. Wil-son fi ca comovido com Charlene. Bento e Fabinho brigam na porta da casa de Amora. Fabinho inva-de a estufa de Bento e se escon-de quando Giane o surpreende. Bento se declara para Amora.

Hélio procura Bibiana para se explicar sobre sua partici-pação na desapropriação da ONG, tentando convencer a mãe de que só cumpriu ordens de Alberto. Yvete comemora a matéria que ela plantou no jornal sobre a investigação da ONG. Guiomar convence Meireles a produzir o vídeo da ONG, oferecendo dinheiro. Alberto diz ao advogado que deseja ver Ester ser punida.

Paloma avisa que Paula fi cará internada e conversa com Bru-no. Paloma se dispõe a cuidar de Paula. Bruno diz para Palo-ma que tem um apartamento perfeito para ela. Bruno encon-tra Glauce na saída do hospital. Félix não aceita que César dê um apartamento para Paloma e se recuse a ajudá-lo fi nanceiramen-te em um negócio que pretende abrir. Bruno e Paloma se beijam.

Rosemere fi ca transtornada ao saber que Filipinho foi à casa do pai. Silvia fala para Lara que Na-tan terá uma reunião com os pa-trocinadores do Luxury. Charlene e Malu se surpreendem ao ver Amora e Bento no parque. Fabi-nho vai à fl oricultura e questiona Giane sobre Bento e Malu. Madá chantageia Bárbara para que ela não demita Emília. Damáris arma um escândalo no parque.

Ester comenta com Cassiano que não tem conhecimento so-bre a prestação de contas da ONG. Cassiano fala a Alberto que destruirá tudo o que ele tem. Bibiana confessa a Donato que está com vergonha das atitudes de Hélio. Olívia diz a Amaralina que ela pode fi car em sua casa. Alberto afi rma ao avô que Ester voltará para ele. Hélio destrata Zuleika. Cassiano ajuda Ester a levar Laurinha ao hospital.

O investigador desiste de pro-curar a fi lha de Paloma, e ela decide ir atrás de Ninho. Bruno aceita a ajuda de seus pais para cuidar de Paula. Passam-se 12 anos. Carlito paquera Valdire-ne, e Denizard o critica. Márcia pensa em casar a fi lha com um homem rico. Ordália e Paula so-frem um acidente, e Bruno leva a fi lha para ser atendida por Palo-ma no San Magno.

Glória tenta conter a emoção ao falar com Filipinho. Amora su-gere que Natan realize algo que impressione Maurício. Wilson aprova o slogan que Natan fi nge ter criado. Júlia pede para Edu editar o vídeo de Filipinho e di-vulgar na internet. Glória lembra de quando deixou Bento com Sil-vério na estação de trem. Amora discute com Malu. Bento não consegue entrar no Kim Park.

Alberto espera Cassiano e Ester deixarem a cabana. Samuca conta para Cassia-no que Alberto o chamou de contrabandista. Nicole convi-da Guiomar para fazer a pro-dução de moda do desfi le da ONG. Alberto obriga Hélio a assessorá-lo no processo con-tra Ester. Hélio avisa a Ester que Alberto quer a reintegra-ção de posse do imóvel onde funciona a ONG.

Fabinho fala para Margot que vai descobrir o que Bárbara fez contra Irene. Bárbara avi-sa a Amora que sua mãe terá que fi car com elas por alguns dias. Renata é carinhosa com Érico. Giane se surpreende com o novo visual de Bento. Wilson resgata Damáris. Áu-rea sugere a Madá que faça o casamento de Tina e Vitinho na clínica. Amora se enfurece ao ver Malu e Bento no Luxury.

Bruno mente para a família e diz que a esposa estava grávida de gêmeos, mas que só a menina sobreviveu. Bruno dá o nome de Paula para sua fi lha. Félix culpa Paloma pelo sumiço de sua fi lha. Bruno agradece a Glauce por tê--lo ajudado a fi car com Paula. Ninho volta ao bar onde Paloma teve sua fi lha. Paloma conhece Bruno no berçário e pega Paula no colo.

Cassiano avisa à família que dará entrada na ação de reco-nhecimento da paternidade de Samuca. Amparo aconselha Cristal a esquecer Cassiano. Cris-tal avisa a Amparo que elas dei-xarão Vila dos Ventos. Natália expulsa Reinaldo de sua casa. Rafael informa a Amparo que já instalou seu escritório no Rio de Janeiro. Alberto observa Cassia-no e Ester dormindo na cabana.

Bento explica a Malu por que resolveu aceitar sua ideia de se tornar uma celebridade. Glória expulsa Perácio e sua família de casa. Plínio e Malu decidem levar Bento para um evento social. Malu ajuda Bento a mudar o visual. Fabi-nho vai à casa de Margot. Na-tan aparece no restaurante em que Amora está com Maurício. Plínio, Malu e Bento chegam ao evento social.

Paloma decide fugir com Ninho. Paloma descobre que está grávi-da e eles resolvem voltar para o Brasil. Ninho é preso no aeropor-to, e Paloma se desespera. Félix convence a irmã a esconder sua gravidez dos pais. César tem um infarto. Luana e o fi lho morrem. Paloma desmaia após o parto. Félix abandona a sobrinha em uma caçamba. Bruno encontra a fi lha de Paloma.

Quarta-feira

Fabinho exige que Margot peça a Santa para manter sigilo sobre sua identidade. Filipinho perde o emprego no Kim Park. Damáris diz ao ad-vogado que quer tomar o Kim Park de Wilson. Algumas mu-lheres procuram Bento na fl o-ricultura e Giane se incomoda. Bárbara chega à clínica para pegar Madá, no momento em que Vitinho e Tina estão pres-tes a se casar.

Edith fala para Tamara que acredita que esteja sendo tra-ída pelo marido. Bruno cuida de Paula. César contrata um detetive para achar a neta. Paloma encontra o paletó usado por Félix sujo de san-gue, mas não desconfi a de nada. Paloma avisa a Ninho que César quer conversar com ele. Edith descobre o encontro extraconjugal do marido e de-cide segui-lo.

Sucesso+

Beyoncé será uma das atrações do Rock’n Rio

Ester fi ca apavorada ao che-gar na escola e saber de que Alberto buscou Laurinha. Es-ter invade a sala de Alberto e o ameaça. Alberto pode mandar o advogado denunciar Ester ao Ministério Público, caso ela não consiga prestar contas de como investiu o dinheiro do Grupo Albuquerque na ONG. Alberto avisa a Hélio que to-mará a guarda dos fi lhos de Ester.

Houston, 4 de setembro de 1981, nascia uma diva, Beyoncé Giselle Knowes, fi lha de Mathew Know-les, um executivo musical e empre-sário, e Tina Knowles, uma fi guri-nista e estilista de cabelo. Beyoncé foi educada na escola St. Mary’s Elementary School do Texas onde seu professor de dança descobriu seu talento. Aos 7 anos descobriu seu amor pela música quando venceu seu primeiro show de ta-lentos, cantando a música de John Lennon “Imagine”. Seu talento era tanto que chegou a ser citada no jornal “Houston Chronicle”, como candidata da região para o prêmio de artes “The Sammy”.

Quando matriculada na esco-la de música “Parker Elementary

School”, em 1990, cantou com o coral da escola. Bee (um de seus apelidos) também cantou como solista da igreja. Aos 9 anos co-nhecey LaTavia em uma audição para um grupo feminino. Mais tarde as meninas se juntaram e formaram o grupo “Girl’s Tyme”, o qual era integrado por seis ga-rotas, entre elas Kelly Rowland, LeToya Luckett e LaTavia Rober-son. Com o ótimo desempenho do grupo, o produtor de R&B Arne Frager, as convidou para gravar em seu estúdio o “The Plant Re-cordin Studios”, no norte da Cali-fórnia. Se apresentaram pela pri-meira vez em um respeitado show de talentos da televisão america-na chamado “Star Search”, mas a apresentação acabou sendo o primeiro fracasso de sua carreira.

Para conseguir gerenciar o gru-po, seu pai que na época era ven-dedor de equipamentos médicos, deixou seu empregou, provocan-do a queda do fi nanceiro da famí-lia. No ano de 1995, com o fi m de “Girl’s Tyme”, o Destiny’s Child assina contrato com a gravado-ra Elektra Records, mas não deu

certo. Em 96, assinaram com a gravadora Columbia Records e, um ano mais tarde, laçaram “No, no, no”, a música na terceira po-sição na “Billboard Hot 100”.

Em dezembro de 2006, durante as disputas judiciais envolvendo seu grupo, Beyonce sofreu por depressão, o que piorou depois de ser atacada publicamente pela mídia. Sua depressão foi tanta que durante dois anos Bee não co-mia e se mantinha em seu quarto durante dias. Mesmo com todos seus problemas, ela se recusava a falar deles pois tinha medo que ninguém a levasse a sério, até porque seu grupo tinha acabado de ganhar o “Grammy Award”.

Ainda no Destiny’s Child, Beyoncé lançou seu primeiro CD solo, “Dangenrously in Love”, o qual chegou em uma semana al-cançar o primeiro lugar de vendas. “Crazy in Love”, se manteve no ranking dos rádios por oito sema-nas consecutivas, sendo um dos maiores sucessos do verão e gra-ças ao seu sucesso, a cantora ga-nhou quatro prêmios “Grammy”.

Já um ano após o fi m do gru-

po, Bee lançou seu segundo disco “B’Day”, nome dado por causa de seu aniversario de 25 anos. O disco incluía canções escritas e produzidas por ela, como Dèjá Vu e Ring The Alarm.

Em 2008, “I am... Sasha Fier-ce”, um álbum duplo chega junto de seu alter ego. O primeiro disco continha músicas mais calmas, já o segundo continha músicas agita-das. Neste ano também, ela foi mãe de uma linda menina e seu nome é Ivy Blue Carter, de seu casamento com o rapper Jay-Z.

Além de sua car-reira como can-tora, Beyoncé é considerada uma das mu-lheres mais p o d e r o s a s do mundo, além de ser um ícone da moda. Com seu estilo sexy

e atrevido, sempre deslumbra no tapete vermelho. Bee além de es-crever, de cantar e produzir suas

música s, tem também uma loja de roupa e vá-rios perfumes.

Mas agora vem a notícia boa para seus fãs: Beyonce começou sua turnê em abril na Europa e um de seus shows vai ser no

Rock’n Rio. Certeza que seus fãs já garanti-

ram seu ingresso. A sua nova turnê se chama: Mrs. Carter World Tour.

gundo continha sicas agita-

Neste anobém, ela foi

e de uma lindanina e seu nomevy Blue Carter, seu casamento

m o rapper Jay-Z.ém de sua car-

a como can-, Beyoncé

onsiderada a das mu-es mais

d e r o s a s mundo,

m de ser ícone da

da. Com estilo sexy

Rock n Rio. Certeza queseus fãs já garanti-

ram seu ingresso.A sua nova turnê se chama: Mrs.Carter World Tour.

Camila Barbosa graduanda em

Marketing (1º Semestre -

CEUNSP).

Page 5: Caderno Dois

SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2013 +Sociedade B5 PARABÉNS!!!!

Tomás Arruda comemora seu aniversário no dia

19, ao lado da namorada Pietra e de sua família.

Terça (21), Paulo Som co-memora mais um ano de vida ao lado da família e

amigos.

Dia 18, Dj Felipe Silva festeja mais um anivesá-rio junto da namorada e

de sua família.

No dia 18,Lucas Bastis-tuzzo comemora mais

um ano de vida junto da família e amigos.

Sérgio Gabriel Freitas comemora neste sábado

(17), mais um ano de vida com seus amigos.

Maria Aparecida Sotiro, comemora mais um ano

de vida neste dia 20, junto da família e amigos.

Ewerton Fragnani brin-da, neste dia 23, mais um ano de vida com famíliares e amigos.

Domingo, dia 19, Alinne Moniz recebe abraços pelo seu aniverário de

toda sua família.

Dia 19, Ursula Pasin brinda mais um ano de vida ao lado de seu na-morado Denis e família.

Dia 21, Maíra Bortoletto recebe abraços de todos seus amigos e familiares

pelo seu anivesário.

Neste dia 21, Gabriel Tonin brinda mais um ano de vida ao lado da

família e amigos.

Dia 23, Larissa Foresto festeja seu aniversário, recebendo abraços da

família e amigos.

Casaram!!!

Foto

s Ca

rdia

Foto

s Ca

rdia

Adélia Silva Costa e Gevaldo de Jesus Oliveira se casaram no dia 11/05, às 17:30, no salão

do Buff et Pizol.A cerimônia foi realizada pelo Pastor Francisco da Igreja Avi-

vando a Fé.O bolo e os doces fi caram por

conta de Aderli.

Juliana de Oliveira e Nilton Gava casaram-se no dia 10 de maio, às 20h30. A cerimônia aconteceu na Igreja Matriz de Laranjal Paulista. A festa foi realizada no Clube Ferroviário e quem animou foram os mú-sicos da Igreja Black Tie Tie e Dj Cesar, com decoração de Vera e Célia. O jantar foi servi-

do pelo Buff et Débora.A produção da noiva fi cou a

cargo doSalão Madame Bona.

Fotos Simone

Fotos Simone

Comemoraram!!!

Flávia Helena Coelho de Oliveira, fi lhade José Celso Coelho de Oliveira Filho e Jus-sara Aparecida de Siqueira, completou 6 anos no dia 11/05. A festa foi realizada no AABB. A decoração com o tema da Moranguinho Teens

fi cou por conta do Mimos em Scrap.

Mayara Abrantes festejou no domingo, 12, mais um ano de

vida ao lado de seus familiares.

Fotos Paladini

Fotos SimoneFotos Simone

Batizados!

Realizou-se, no dia 04/05, na Igreja Matriz de Tietê, a cerimônia matrimonial de Anderson Marcon Razera e Lilian Fernanda da Silva Razera. A festa ocorreu no salão da sede campestre do TEC, com a deslumbrante decoração de Marcelo Toschi e Marcelo Nacianatore. O delicioso cardápio fi cou por conta do Buff et Ataide e Cris doces. A animação foi da banda Virada do Século e o samba da Bateria União do mestre Japão animou a noite . O inesquecível momento foi re-gistrado pela foto e fi lmagem Cardia. Som e iluminação Vagner Vaz. Cerimonial

Suzana Lobato. Os noivos fi caram aos cuidados de ND Cabelereiros.

Arthur Martins, fi lho Adriana Martins e Mauricio Martins,

foi batizado no dia 12/05, às 8h. Foram os padrinhos, Luciana M. Formigoni e Luiz

Roberto Formigoni.A cerimônia foi realizada na Igreja Matriz

de Tietê pelo Padre Dal Bó.

Ana Carolina, fi lha de Thaís Brunhe-rotto e Mauro Bertola , foi batizada no dia 12/05 às 8h, com a benção dos pa-drinhos, José Márcio Falcão e Marília

Bertola.A cerimônia foi realizada na Igreja Ma-

triz de Tietê pelo Padre Dal Bó.

Page 6: Caderno Dois

B6 +Comunidade SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2013

O Tietê Esportiva Clube (TEC) realizou no sábado, 9 de maio, mais uma edição do tradicional “Baile das Mães”.

O evento contou com a presença de muita gente bonita e descontraída. O vice-presidente do clube, João Bete, deu uma “canja” e alegrou a noite com

sua bela voz. Durante a noite, houve sorteio de presentes para as mães.

Baile das Mães no TEC

Fotos Portal MB.

AJUTIETÊ do Dia das MãesNo último domingo, 12 de maio, a Associação da Juventude (AJUTIETÊ), através do Prefeito Manoel David, esteve presente no Lar São Vicente de Paulo, para

comemorar o Dia das Mães, junto as senhoras que vivem no lar.A AJUTIETÊ é uma entidade sem fi ns lucrativos, preocupada com o processo e

desenvolvimento sustentável de Tietê. Todos os anos, no Dia das Mães a AJUTIETÊ leva alegria ao Lar São Vicente.

Manoel David presenteando as senhoras do Lar