caderno do cursista - gestão escolar · a escolha correta das pautas e a elaboração dos...

24
CADERNO DO CURSISTA

Upload: vonhan

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CADERNO DO CURSISTA

GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁCarlos Alberto Richa

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃOAna Seres Trento Comin

DIRETOR GERALEdmundo Rodrigues da Veiga Neto

SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃOFabiana Cristina Campos

DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (DPTE)Eziquiel Menta

COORDENAÇÃO DE EAD E WEB (CEAD WEB)Monica Bernardes de Castro Schreiber

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Coordenação de Educação a Distância e Web (CEaD Web)Simone Sinara de SouzaSuelen Fernanda Machado

REVISÃO TEXTUAL

Coordenação de Educação a Distância e Web (CEaD Web)Dayane Cardoso Mendes da SilvaHelen Jossania GoltzTatiane Valéria Rogério de Carvalho

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO

Coordenação de Produção Multimídia (CPM)Carina Skura RibeiroFernanda SerrerJoise Lilian Nascimento

ILUSTRAÇÕES

Coordenação de Produção Multimídia (CPM)Edney Ricardo CavichioliJocelin José Vianna da SilvaLeandro Alves de AlmeidaWill Stopinski

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

CADERNO DO CURSISTA

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Secretaria de Estado da Educação do ParanáSuperintendência da EducaçãoDiretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais

Bem-vindo, cursista!

Queremos desejar as boas-vindas a 2ª edição do programa Gestão em Foco, implementado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, que prevê a oferta de formação continuada em etapas diferentes que serão desenvolvidas na modalidade presencial e a distância.

O programa Gestão em Foco tem como principais objetivos:

• Fortalecer as equipes de gestão (diretores, diretores auxiliares) de todas as escolas públicas do Estado do Paraná.

• Contribuirparaaqualificaçãodogestorescolarcomvistasaofortalecimentode uma formação na perspectiva da Gestão Democrática.

• Contribuir para que os aspectos administrativos e pedagógicos estejam cada vez mais integrados, visando à melhoria dos processos de gestão.

A etapa a distância do programa Gestão em Foco pretende, por meio da oferta de diferentes módulos de estudo com temáticas pertinentes às diferentes dimensões daescola,propiciaraosgestoresescolaresmomentosdeestudo,reflexãoetrocadeexperiências sobre as demandas e temáticas pertinentes ao cotidiano escolar.

Para esta 2ª edição da etapa de formação a distância serão ofertados cinco módulos: Introdução à Gestão Pública, O Gestor e a Educação Especial no contexto escolar, Gestão da Infraestrutura: Alimentação Escolar, Gestão de Recursos Financeiros com Qualidade e Gestão Escolar Democrática.

Este caderno apresenta orientações sobre a etapa de formação à distância do módulo Gestão da Infraestrutura: Alimentação Escolar e está organizado em três partes: a primeira, apresenta os objetivos, a carga horária, a grade curricular, o público-alvo, o processo de inscrição e o sistema de acompanhamento do cursista. Na segunda parte, é abordado o ambiente virtual de aprendizagem, informando sobre as formas de acesso, os materiais didáticos e as atividades. E, a terceira parte, comenta sobre o sistema de avaliação do cursista.

Uma ótima leitura e um excelente módulo para você!

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

7

MÓDULO: GESTÃO DA INFRAESTRUTURA: ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

O gestor escolar é antes de tudo um gestor público que, no desempenho de sua função, precisa planejar, organizar, executar e avaliar demandas pertinentes à escola, sempre de acordo com os princípios da legalidade. Ele passou por um processo de consulta à comunidade escolar, em que alunos, professores, funcionários e pais de alunos o escolheram para assumir a função de gestor na escola. Esse ato demonstra aconfiançadacomunidadeescolarnoseutrabalhoenoplanodeaçãoqueapresentoue,aomesmotempo, lhe atribui uma função muito importante e de grande responsabilidade: a de gestor do bem público. Por isso, a sua atuação é fundamental para criação de um ambiente propício para o conhecimento eaprendizagem,paraparticipaçãocolaborativaenareflexãoemobilizaçãodeaçõesparaoavançodoprocesso democrático por todos da comunidade escolar.

1 OBJETIVOS

1.1 OBJETIVO GERAL• apresentar os fundamentos, requisitos e ações para a execução do Programa Nacional de Ali-

mentação Escolar e contribuir com os diretores escolares na gestão e promoção da alimentação escolar saudável.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• apresentar aos gestores escolares as diretrizes nutricionais e administrativas do Programa Na-cional de Alimentação Escolar (PNAE), as modalidades de aquisição, os sistemas de logística de distribuição e o controle de qualidade dos alimentos disponibilizados às escolas no estado do Paraná;

• apresentar os procedimentos relacionados ao recebimento e armazenamento dos alimentos na escola, provenientes do Programa Estadual de Alimentação Escolar (PEAE);

• apresentar aos gestores escolares a importância do planejamento de consumo dos alimentos, a escolha correta das pautas e a elaboração dos cardápios, bem como o manejo e descarte de resíduos;

• apresentar as ações de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas no estado do Paraná e identificarcomoos gestores podem executar esses projetos no ambiente escolar.

8

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

Secretaria de Estado da Educação do ParanáSuperintendência da EducaçãoDiretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais

2 ORGANIZAÇÃO DO MÓDULO

2.1 CARGA HORÁRIA

O módulo está organizado em 4 unidades com carga horária de 6 horas de estudo, totalizando 24 horas a carga horária do módulo. Cada unidade é composta por materiais de estudo, materiais comple-mentares e uma atividade. Além disso, há espaços para compartilhamento de experiências e sugestões relacionadas à temática do módulo.

2.2 PÚBLICO ALVO

O módulo é destinado a diretores e diretores auxiliares que atuam nas escolas públicas do Paraná.

2.3 PERÍODO DO MÓDULO

O módulo terá duração de dois meses, conforme as datas:Data de início: 01 de agosto de 2016Data de término: 25 de setembro de 2016

2.4 PROCESSO DE INSCRIÇÃO

As inscrições foram realizadas entre os dias 21 e 30 de junho de 2016, pelo Núcleo Regional de Educação (NRE). Cada diretor e diretor auxiliar deverá realizar obrigatoriamente um módulo por edição do programa Gestão em Foco, podendo optar por aquele que julgar mais adequado à realidade da escola em que atua e dentro do número de vagas disponíveis para cada módulo. As turmas serão compostas por 30 (trinta) cursistas. Paraesseanoestãoprevistas03(três)ofertasdecadamódulodeestudo,oquesignificaqueodiretor e o diretor auxiliar deverão realizar obrigatoriamente três módulos durante o ano de 2016. As vagas por módulo foram distribuídas conforme o número de diretores e diretores auxiliares de cada Núcleo Regional de Educação. O Módulo Gestão da Infraestrutura: Alimentação Escolar está registrado no Sistema de Formação Continuada (Sicape) sob o código 77007. Vale ressaltar que a participação nos módulos do programa Gestão em Foco é de caráter obrigatório para todos os diretores e diretores auxiliares que atuam nas escolas estaduais do Paraná.

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

9

De acordo com a Lei n.º 18.590, de 13 de outubro de 2015, em seu Art. 20, alínea “e”:

a não participação ou aproveitamento inferior ao mínimo estabelecido no programa oficial de formação para gestão escolar da Seed, salvo pormotivo de forçamaior,devidamente demonstrado e aceito por decisão fundamentada do Secretário de Estado da Educação, é fundamento para que um diretor ou diretor auxiliar seja afastado temporariamente de sua função.

2.5 GRADE CURRICULAR

PROGRAMA GESTÃO EM FOCO

Módulo Carga horária Ementa

Gestão da Infraestrutura: Alimentação Escolar

24h

Neste módulo serão apresentadas as Diretrizes nutricionais e administrativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as modalidades de aquisição de alimentos, os grupos de alimentos apropriados ao consumo e os controles e garantias de qualidade dos alimentos disponibilizados às escolas. Também serão discutidas as funções dos responsáveis pela merenda em sua escola, desde o planejamento até o preparo e o consumo dos alimentos, a escolha das pautas e a elaboração dos cardápios que será servida na escola. Outros temas importantes como a alimentação adequada, a educação alimentar e nutricional na escola, a horta escolar, o monitoramento nutricional, cantinas comerciais e o estímulo à formação continuada também fazem parte dos conteúdos deste módulo.

10

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

Secretaria de Estado da Educação do ParanáSuperintendência da EducaçãoDiretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais

Unidades Carga horária Objetivo

Unidade 1 – Conhecendo os requisitos e critérios para a aquisição da alimentação escolar

6h

Apresentar aos gestores escolares as diretrizes nutricionais e administrativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as modalidades de aquisição, os sistemas de logística de distribuição e o controle de qualidade dos alimentos disponibilizados às escolas no estado do Paraná.

Unidade 2 – Cuidados no recebimento e armazenamento dos alimentos na escola

6h

Apresentar os procedimentos relacionados ao recebimento e armazenamento dos alimentos na escola, provenientes do Programa Estadual de Alimentação Escolar (PEAE).

Unidade 3 – Planejamento, preparo e consumo de alimentos

6h

Apresentar aos gestores escolares a importância do planejamento de consumo dos alimentos, a escolha correta das pautas e a elaboração dos cardápios, bem como o manejo e descarte de resíduos.

Unidade 4 – Ações de Educação Alimentar e Nutricional

6h

Apresentar as ações de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas no estado doParanáeidentificarcomoosgestorespodem executar esses projetos no ambiente escolar.

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

11

2.6 CRONOGRAMA DO MÓDULO

2.7 SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DO CURSISTA

O sistema de acompanhamento do cursista está organizado para realizar o acompanhamento e a avaliação do seu processo de estudo e de aprendizagem. Ele é formado por coordenadores de curso EaD e professores-tutores que irão lhe oferecer os subsídios necessários para um melhor aproveitamento do módulo. O canal de comunicação entre o cursista e os componentes do sistema de acompanhamento será através do e-mensagem (disponível no ambiente virtual) e/ou pelo e-mail da Coordenação de Educação a Distância e Web: [email protected] Cada turma do módulo será acompanhada por um professor-tutor que estará a disposição para orientar os cursistas a respeito dos seguintes procedimentos:

• orientação para a utilização das ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem;

• orientação para realização das atividades propostas nas unidades do módulo;

• mediação didática e pedagógica nas atividades propostas nas unidades de estudo do módulo;

• esclarecimento de dúvidas em relação ao conteúdo das unidades do módulo.

12

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

Secretaria de Estado da Educação do ParanáSuperintendência da EducaçãoDiretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais

O professor-tutor fará contatos (por e-mensagem e/ou por e-mail) para acompanhar o andamento doestudodoscursistas.Este,porsuavez,devehabituar-seaacessaromóduloeaverificaroe-maildiariamente.

3 O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

Os módulos do programa Gestão em Foco ocorrerão no ambiente virtual de aprendizagem e-escola. O acesso dos cursistas ao módulo Gestão da Infraestrutura: Alimentação Escolar será feito através do Portal Dia a Dia Educação, no ambiente Gestão Escolar, menu Formação.

3.1 INFORMAÇÕES DE ACESSO AO AVA

Apósconfirmadaainscrição,ocursistadeveaguardaradatadeiníciodomóduloparaacessá-lono ambiente e-escola. Para tanto:

• deve digitar na barra de endereço do navegador o endereço da página do Portal Dia a Dia Edu-cação, disponível em: <http://www.educacao.pr.gov.br/>. Em seguida, deve clicar no ambiente Gestão Escolar. No menu esquerdo, clicar em Formação. Na página do Formação, deve clicar noíconeModalidadeEducaçãoaDistância,conformeafiguraabaixo:

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

13

• No espaço Modalidade Educação a Distância, deve clicar no ícone do programa Gestão em Foco.

• Na página do programa Gestão em Foco, clicar sobre o ícone Gestão da Infraestrutura: Alimen-tação Escolar.

• Na página do módulo Gestão da Infraestrutura: Alimentação Escolar no contexto escolar, clicar sobre o ícone Moodle/E-escola.

• Ao clicar sobre o ícone do Moodle/e-escola, o cursista será direcionado a uma página que soli-citará o login e senha. O login corresponde ao número de RG (sem ponto e sem traço); a senha corresponde a mesma que ele utiliza para acessar o e-mail da Seed (Expresso). Após preencher o login e senha, clicar em OK.

Clicando em OK, o cursista será direcionado para a tela inicial do ambiente virtual e-escola. Para acessar o curso, deve clicar sobre o nome do módulo Gestão da Infraestrutura: Alimentação Escolar.

14

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

Secretaria de Estado da Educação do ParanáSuperintendência da EducaçãoDiretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais

3.2 A ESTRUTURA DO MÓDULO

O módulo Gestão da Infraestrutura: Alimentação Escolar é composto pelos seguintes espaços:

• Apresentação Espaço que apresenta o objetivo, a carga horária, as unidades que o compõe um vídeo de apresentação do módulo, além de Informações sobre o curso, que disponibiliza o caderno do cursista, o cronograma de estudos, os critérios de avaliação e videotutoriais de como utilizar as ferramentas do ambiente virtual; Fóruns permanentes, contendo os fóruns: “Quadro de avisos”, fórum que disponibiliza orientações referentes ao módulo e “Fale com o Professor-tutor”, fórum que possibilita ao cursista expor suas dúvidas em relação aos conteúdos e atividades do módulo e Atividade: Vamos nos conhecer? Espaço de apresentação onde o cursista informará seu nome, município de residência, atuaçãoprofissional,formaçãoacadêmicaeoutrasinformaçõesquedesejarcompartilhar;alémdesuasexpectativas em relação ao módulo e ao programa Gestão em Foco.

• Problematizando o tema Espaço no qual apresenta-se uma situação-problema em relação a temática do módulo. As orien-tações para possíveis soluções a essa situação-problema são feitas, através de entrevistas, por especia-listas na área.

• Unidades de Estudo O módulo Gestão da Infraestrutura: Alimentação Escolar é composto por quatro unidades de estudo, contendo: nome da unidade, data de início e término da unidade, objetivo da unidade, materiais de estudo, materiais complementares (textos, vídeos, animações, entre outros), atividade e avaliação do professor-tutor (formulário para que o cursista avalie a atuação de seu professor-tutor na referida unidade).

• Créditos Apresenta o nome dos departamentos e colaboradores que de alguma forma contribuíram para a elaboração do módulo. A disposição desses espaços pode ser visualizada na imagem, abaixo:

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

15

3.3 DIFICULDADES DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL E-ESCOLA

No Portal Dia a Dia Educação, ambiente Gestão Escolar, encontra-se a página do programa Gestão em Foco que disponibiliza informações e orientações gerais sobre o acesso aos módulos propostos. Clicando no ícone Gestão da Infraestrutura: Alimentação Escolar, o cursista terá acesso à página do módulo na qual disponibiliza informações sobre o módulo, os materiais de estudo das unidades, o ícone de acesso ao ambiente virtual e-escola, o ícone problemas com o acesso, o ícone de recuperação de senha do e-mail da Seed e a lista de inscritos referente a oferta.

16

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

Secretaria de Estado da Educação do ParanáSuperintendência da EducaçãoDiretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais

No ícone Problemas com o Acesso, o cursista encontra um formulário que deverá ser preenchido nos casos de problema com login e senha. Este formulário ao ser preenchido e enviado será encaminhado a Coordenação de Educação a Distância e Web, a qual, orientará o cursista, através do e-mail informado no formulário, quanto as formas de acesso ao módulo. A imagem a seguir, apresenta o formulário Problemas com Acesso do módulo Gestão da Infraestrutura: Alimentação Escolar.

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

17

Vale ressaltar que toda a comunicação referente a problemas de login e de senha de acesso, serão resolvidas pela Coordenação EaD, somente via formulário.

4 PLANEJANDO OS ESTUDOS

A modalidade de Educação a Distância requer estratégias de estudo diferenciadas da modalidade pre-sencial. Nela, o cursista constrói sua aprendizagem de forma autônoma, administrando o tempo, o es-paço, o ritmo e o horário de seu estudo, interagindo com os materiais didáticos e com os participantes.Apresentamos a seguir, algumas sugestões para a organização pessoal durante o desenvolvimento deste módulo:

• Estabelecer um plano de estudo, ou seja, determinar os dias e horários para entrar no ambiente e realizar as atividades.

• Evitar de realizar as atividades nos últimos dias do prazo estabelecido no cronograma.• Antes de iniciar as atividades, ler todos os materiais indicados, principalmente os de orientações

gerais.

18

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

Secretaria de Estado da Educação do ParanáSuperintendência da EducaçãoDiretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais

• Recomenda-se o registro e salvamento de atividades em um documento de texto, antes de registrá-las no ambiente virtual (considerando os possíveis problemas técnicos e de conexão que podem vir a ocorrer em seu computador).

• Procurar interagir com o professor-tutor e com os colegas de curso, participando das discussões propostas,trocandoinformações,ideias,reflexõesepossíveisdúvidas.

4.1 ELABORANDO AS ATIVIDADES

Ao elaborar as atividades há alguns critérios gerais que o cursista deve observar antes de realizar a postagem no ambiente virtual. São eles:

• Abordagem do tema: todas as atividades elaboradas devem levar em conta, necessariamente, o que se pede nos enunciados das atividades. Devem-se evitar, então, quaisquer argumentos oureflexõesquenãoestejamdeacordocomaatividadeproposta.

• Coerência de ideias: as ideias deverão apresentar uma relação lógica, adequação ao contexto e aos objetivos da atividade proposta.

• Coesão textual:aspostagensdevempossuirrelaçõessemânticas(significado)esintáticas(gramaticais),afimdeseterumasequêncialógico-semânticaentreaspartesdotexto.

• Tipologia textual: o texto deve ter caráter dissertativo, em linguagem clara e direta (evitar asváriasformasdecoloquialismo,utilizaçãodegíriaseexcessodefigurasdelinguagem);ea relação entre a informação e seu contexto de produção deve ser destacada.

• Ética: o cursista deverá observar polidez nas colocações e as boas regras de conduta.

• Atendimento aos prazos estabelecido: os prazos para a realização das atividades deverão ser cumpridos rigorosamente.

• Originalidade e citação de fontes: todas as postagens que realizar durante o curso devem serdeautoriaprópriae resultadodereflexãopessoal.Ascitaçõeseparáfrasesdevemserarticuladas ao que está sendo apresentado na postagem ou texto. Além disso, suas referências precisamserdevidamentecitadas,afimdeevitaroplágio.

• Formatação: todas as postagens seguem uma forma adequada e padronizada que devem ser cumpridas.

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

19

4.2 CRITÉRIOS DE FORMATAÇÃO PARA ATIVIDADE TAREFA

4.2.1 Cabeçalho das tarefas

MesmoqueexistaumlocalespecíficonoMoodleparaapostagemdasTarefasemesmoqueosistemaidentifiqueocursistaquepostouaatividade,éimportanteformatarumcabeçalhoemcadaTarefa, conforme o modelo abaixo:

4.2.2 Formatação do texto

OtextodaTarefadeveserelaboradoutilizandoumeditordetexto(WordouBROfficeWritter).Ao elaborar o texto, obedecer a seguinte formatação:

• Configuração de página: folha A4

• Margens superior e esquerda: 3 cm

• Margens direita e inferior: 2,5 cm.

• Letra: fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Para citações recuadas (a 4 cm), utilizar tamanho 10.

• Espaçamento: 1,5 entrelinhas.

• Alinhamento: justificado.

20

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

Secretaria de Estado da Educação do ParanáSuperintendência da EducaçãoDiretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais

Seu texto deve ter no máximo 3 laudas (páginas). Após concluir o trabalho, salvar ou exportar o arquivo para o formato PDF. Para tanto, deve acessar a opção Salvar como e selecionar a extensão PDF. O arquivo deve ser nomeado com o seu nome e número da atividade (Ex: mariasilva_atividade2.pdf). A seguir, realizar a postagem no espaço indicado na atividade Tarefa, no ambiente virtual. O tamanho do arquivo a ser postado não pode ser superior a 1Mb (um megabyte). Caso seja maior, você não conseguirá postá-lo. Éimportanteretornaratarefaparaverificarofeedbackdoprofessor-tutor,eseforemsolicitadascomplementações, realizá-las e postar um novo arquivo no mesmo espaço. Eventuais dúvidas podem ser sanadas junto ao professor-tutor por meio do Fórum de Dúvidas ou por meio da ferramenta e-mensagem

5 SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação é um dos aspectos fundamentais e necessários no processo educativo. Em cada unidadedestecurso,oprofessor-tutorverificaráodesempenhodocursistanasatividadespropostasapartir de critérios de avaliação e de conceitos. O professor-tutor avaliará seu desempenho nas atividades propostas através de critérios de avaliação,osquaisestãopresentesemrubricasespecíficasparacadaatividade. As rubricas são instrumentos utilizados no contexto educacional que visam avaliar os estudantes na construção das atividades realizadas (ex.: uma pesquisa, um vídeo, uma redação etc). São muito utilizadas na modalidade Educação a Distância, pois possibilitam avaliar o desempenho dos cursistas por meio de critérios específicos, de forma clara e objetiva. Esses critérios são apresentadosantecipadamente aos cursistas, que passam a conhecer exatamente os aspectos que estão sendo avaliados em suas atividades. A utilização das rubricas como meio de avaliar os cursistas são bastante vantajosas, pois esse instrumento:

• permite que a avaliação se torne mais objetiva e consistente;

• contribuicomoprofessor-tutornosentidodeclarearseuscritériosemtermosespecíficos;

• mostra claramente ao cursista como o seu trabalho será avaliado e o que é esperado em termos de resultado.

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

21

Para compreender como se dará a avaliação no ambiente virtual e-escola por meio das rubricas, serão apresentados, abaixo, os quatro critérios estabelecidos para avaliação do Fórum e da Tarefa:

Fórum:• interação;• domínio do conteúdo;• clareza na exposição de ideias;• cronograma/prazo de entrega.

Tarefa:• clareza na exposição de ideias;• domínio do conteúdo;• cronograma/prazo de entrega;• forma de envio.

Para cada critério há uma pontuação máxima e mínima que o cursista poderá atingir. A pontuação máxima é de 4 (quatro) pontos; a pontuação mínima é de 0 (zero) ponto. O professor-tutor fará a avaliação de todos os critérios e, em seguida, a soma total da pontuação obtida pelo cursista em cada atividade. A obtenção da nota global da atividade será realizada através da média ponderada, considerando o peso estabelecido em cada critério. Os pesos dos critérios do Fórum são:

Os pesos dos critérios do Fórum são:

Critérios PesoInteração 35%Domínio do conteúdo 35%Clareza na exposição de ideias 15%Cronograma/prazo de entrega 15%

22

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

Secretaria de Estado da Educação do ParanáSuperintendência da EducaçãoDiretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais

Os pesos dos critérios da Tarefa são:

Critérios PesoClareza na exposição de ideias 35%Domínio do conteúdo 35%Cronograma/prazo de entrega 15%

Forma de envio 15%

A nota global, referente à média ponderada, pode variar de 10 (dez) a 0 (zero) pontos. Esta nota será enviada ao e-mail do cursista. Vale ressaltar que a nota será registrada pelo professor-tutor no ambiente virtual e-escola, por meio de um conceito, conforme tabela abaixo:

Relação entre pontos da rubrica e conceitos apresentadas nas atividades

Pontos da rubrica Conceitos no ambiente

9 a 10 pontos Atingiu totalmente

6 a 8,99 pontos Atingiu parcialmente

1 a 5,99 pontos Não atingiu

0 ponto Não realizou

Atabelaabaixo,demonstraosignificadodecadaconceito:

Conceito atribuído a atividade Significado do conceito

Atingiu totalmenteA postagem atendeu totalmente os critérios máximos de qualidade de produção propostos na rubrica e o cursista concluiu a atividade com mérito.

ALIMENTAÇÃO ESCOLARCADERNO DO CURSISTA

23

Atingiu parcialmente

A postagem atendeu parcialmente os critérios de avaliação da atividade proposta na rubrica, mas o cursista atingiu o objetivo da atividade. Caso o cursista deseje, pode melhorar este conceito. Para tanto, deve analisar os critérios dos quais obteve baixa pontuação e rever a atividade, observando os comportamentos esperados para a pontuação necessária para obter o conceito “Atingiu totalmente”, proposto na rubrica da atividade.

Não atingiu

O cursista não atendeu ao proposto na atividade, atingindo nível insatisfatório dos critérios de qualidade em sua postagem. É considerado não concluinte e deve analisar os critérios dos quais obteve baixa pontuação, retomando a atividade correspondente. Deve observar atentamente o enunciado da atividade, as adequações propostas pelo professor-tutor e os comportamentos esperados para atingir a pontuação necessária e obter o conceito “Atingiu parcialmente” ou “Atingiu totalmente”, propostos na rubrica da atividade.

Não realizou

O cursista não postou a atividade. É considerado não concluinte e deve realizar a postagem dentro do prazo estipulado pelo professor-tutor, observando atentamente o enunciado da atividade e os critérios de avaliação correspondentes à pontuação necessária para obter os conceitos “Atingiu parcialmente” e/ou “Atingiu totalmente”, propostos na rubrica da atividade.

5.1 CERTIFICAÇÃO

Para ser considerado Concluinte do módulo, o cursista deve obter os conceitos Atingiu totalmente ou Atingiu parcialmenteemtodasasatividadespresentesnolink“Notas”. Osparticipantes,nacondiçãodeconcluintes,receberãoumcertificadodeconclusãodomódulo,com carga horária de 24 horas. SeaofinaldomódulooparticipantetiverobtidooconceitoNão realizou ou Não atingiu em qualqueratividadepresentenolink“Notas”,seráconsideradoNão Concluinte do módulo, portanto, semdireitoàcertificação.

Secretaria de Estado da Educação do ParanáSuperintendência da EducaçãoDiretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais