caderno de moda 2011 #1 - município dia a dia

6
Veja o que aconteceu nas Semanas Brasileiras de Moda p. 4-5 TENDÊNCIAS Aproveite as peças do guarda-roupa de verão no inverno p. 8-9 DICAS DE MODA Gloria Kalil e Samira Campos discutem varejo e tendências p. 9 EVENTO MODA CADERNO ESPECIAL BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2011 Não pode ser vendido separadamente.

Upload: p1-design

Post on 09-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

1a edição de 2011 do Caderno de Moda do jornal Município Dia a Dia

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno de Moda 2011 #1 - Município Dia a Dia

Veja o que aconteceu nas Semanas Brasileiras de Moda p. 4-5

TENDÊNCIAS

Aproveite as peças do guarda-roupa de verão no inverno p. 8-9

DICAS DE MODA

Gloria Kalil e Samira Campos discutem varejo e tendências p. 9

EVENTO

MODACADERNO E S P E C I A L

BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2011

Não pode ser vendido separadamente.

Page 2: Caderno de Moda 2011 #1 - Município Dia a Dia

2 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

*GRAZIELA MORELLIFormada em Moda pela Udesc com especialização, mestre em Ciências da Linguagem e doutoranda no mesmo programa. Coordenou o curso de Design de Moda da Unifebe por 4 anos e lecionou no curso de Design de Moda da Univali. Trabalha com comunica-ção de moda colaborando com alguns veículos como a Revista Catarina e o Jornal Município Dia-a-dia de Brusque e foi editora do site Santa Moda quando fez

cobertura de várias edições do São Paulo Fashion Week e eventos regio-nais. Desde que iniciou sua carreira, as atenções estão voltadas para a pesquisa de moda e tendências e a comunicação e produção de moda.

Colaboradores desta edição

Graziela Morelli

Projeto Gráfico e Diagramação

Editora-Chefe

Letícia Schlindwein

Comercial

[email protected]

Jornal Município Dia a Dia

Rua Felipe Schmidt, 31 - sl. 01Centro - Brusque - SCFone: (47) 3351-1980www.municipiodiaadia.com.br

Estilo...de invernoEDITORIAL

Notícias que vêm de longe… ou nem tanto. As notícias de moda vêm do sudeste brasileiro re-servando as mais importantes informações de

moda do país. O primeiro Caderno de Moda de 2011 traz um refresco, ou melhor uma brisa para o calor do verão: depois de duas semanas brasileiras de moda - o SPFW e o Fashion Rio - escolhemos a dedo ótimas dicas para preparar o guarda-roupa de inverno. Este inverno será de peças confortáveis mas, ao mesmo tempo, ele-gantes. Peles, botas de cano curto, couro, transparên-cias, brilho e alfaiataria são algumas das apostas. Ah, mas não é só isso. A grande sacada está em misturar opostos, brincar com pesos e sobreposições. Misturar renda com couro, pele com chiffon ou sobrepor peças a um estilo grunge…..e chic! Confira na matéria “Cole-ções de inverno”.

Por falar em chic, trouxemos uma matéria mostran-do o que Gloria Kalil e Samira Campos contaram para uma seleta plateia em Brusque num bate papo descontraído. A partir de um contrato com um centro comercial temos a ilustre presença da consultora de moda (também global!) na cidade periodicamente, sempre trazendo novidades.

Mas, voltando a falar de moda e roupas, é muito gostoso pensar no que virá no inverno, e é fácil lem-brar quando temos que sair na rua, que o verão ainda está por aí e que o guarda-roupa está cheio de pe-ças frescas. O que fazer com elas? Pensando nisso, preparamos algumas dicas do que sobreviverá a este verão. Na matéria Re-Utilizar, atualizamos as rendas, os cintos, os paetês e as camisas para que você possa arrasar neste inverno sem gastar.

Curtiu? Pois aproveite!

Graziela Morelli*

FOTO

DA C

APA E

DES

SA PÁ

GINA:

Agên

cia Fo

tosite

Page 3: Caderno de Moda 2011 #1 - Município Dia a Dia

4 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

CARTELA PANTONE

A cartela de cores deste inverno tem três vertentes bem interessantes. Duas delas trazem tons mais clássi-cos e neutros que são a base do guarda-roupa desta estação. A outra vertente ilumina os looks e alegra os looks neutros.

Entre os tons neutros temos: preto, branco e cinza. O cinza aparece quase sempre em looks mais minimalis-

tas ou inspirados no guarda-roupa masculino. O branco, que quase nunca aparece no inverno, traz um ar clássico e elegante em casacos, camisas e vestidos e, o preto é o coringa de qualquer look - neutro, mas nunca sai de moda.

Ainda na cartela dos neutros aparecem os tons nude, os cáquis, camelos e caramelos. Alguns tons já

vem de outras estações, mas neste inverno eles ganham looks monocromáticos ou combinados com cores quen-tes como vermelho e laranja.

O boom da cartela do inverno são as cores vivas e fortes: laranja, azul royal, vermelho, amarelo e laranja. As cores, em tonalidades bem intensas, iluminam looks em cores neutras ou aparecem em look total.

Coleções de InvernoTENDÊNCIAS

A nossa sociedade é movida por novidades, já percebeu? Desejamos muito aquele modelo novo de celular, aquele sapato maravilhoso na

vitrine, aquele brinco fantástico, mas é só usar algu-mas poucas vezes que aquele objeto tão desejado parece perder a graça. Por que será? Muitas vezes temos essa sensação porque a velocidade com que aparecem coisas novas e a profusão de novidades é tão grande que tudo logo se torna obsoleto. Pois essa é a nossa sociedade, a sociedade de moda.

Por outro lado, como temos muito mais liberdade de escolha, cada marca, cada estilista tem se dado liberdade de experimentar muito mais. Cada estilista e cada consumidor procura construir uma identidade

Está ansiosa por novidades? Preparamos um especial com tudo o que os desfiles das semanas brasileiras de moda trouxeram de tendências para o inverno

TEXTO

Graziela MorelliFOTOS

Agência Fotosite

com objetos, roupas, acessórios que têm a sua cara ou seja, esses elementos vão ajudar a transmitir sua visão de mundo, seus gostos e seus valores. Essa visão de mundo aparece nas ruas e também nas passarelas, resultando numa grande diversidade.

Tudo isso, a liberdade de experimentação e a ve-locidade da moda nos levam às tendências do próxi-mo inverno. Apesar do calor, já estamos ansiosas por novidades bem quentinhas, mas que essas novidades sejam desejadas por cada um de forma diferente por-que as tendências que temos visto passar de ano em ano estão cada vez mais democráticas e respeitando o estilo de cada um. Por isso, espie o que trouxemos das passarelas e aproveite!

ACESSÓRIOSComo dar um up no visual sem ter que vestir tudo novo? Invista nos acessórios. Para a próxima es-

tação são três dicas: as luvas bem curtas ou tão longas que fazem as vezes de manga - em couro, malha ou lurex; as bolsinhas de mão que vêm agora em versões rígidas e se transformam em joias no look; e as botas de cano curto com salto, tipo ankle boots mas com cadarços para amarrar.

ALFAIATARIAUma referência do minimalismo aparece nas formas trazidas

do guarda-roupa masculino. Peças de alfaiataria como ternos e calças são versões limpas e clássicas da estação. Os paletós apa-recem mais compridos em alguns casos e com calças mais curtas. Ainda estão entre as opções casacos sem gola e saias lápis.

Page 4: Caderno de Moda 2011 #1 - Município Dia a Dia

5 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

TEXTURAS DE PESOBrilhos de paetês e lurex, rendas com efeitos tecnológicos e peles (sintéticas, de

preferência) deixaram as passarelas mais elegantes e, essa ideia deve acontecer nas ruas. As rendas e os brilhos, em combinações inusitadas, reforçam o estilo hi-lo e podem ser usadas de dia ou à noite. Já as peles aparecem mais em detalhes: golas, polainas, bolsas ou em peças como saias.

PONTO À MÃOOs tecidos e as formas têm a intenção, neste inverno, de nos envolver. Parece

que querem nos proteger, sem deixar de lado a preocupação com a estética. E o tricô apareceu com bastante força nas coleções. Pontos que parecem aquele tricô feito pela vovó ou versões mais tecnológicas estão entre as opções.

SUPER COUROO couro é uma das estrelas da estação. As passarelas trouxeram muitas peças

em couro - vestido, casacos, calças - em acabamentos diferenciados e também em versões de couro natural, fake ou simplesmente tecidos com aspecto de couro.

MUITO ESPECIAISAs maiores novidades do inverno estão nos tecidos e materiais. Tecidos tecnológi-

cos, acabamentos diferenciados, mistura de fibras e uma combinação de aspecto arte-sanal e futurista marcaram as passarelas. Se nas formas as inovações não são muito marcantes, as tendências apresentam os tecidos que surpreendem em textura e aspecto.

COMPRIMENTO MAXIEntre as formas, uma das novidades é a saia longa. Vira e mexe ela aparece no

verão em peças esvoaçantes e gostosas. Mas, um certo clima de anos 70 trouxe as saias longas de volta às passarelas. A saia longa aparece em tecidos leves como seda e em várias propostas: valem desde peças com modelagens retas e cintura marcada até versões esvoaçantes usadas com botinhas, cardigãs e peças de alfaiataria.

CALÇA CURTAAs calças apareceram mais curtas. Grande parte dos desfiles adotou a skinny, que

já está nos nossos guarda-roupas há algumas estações e as calças curtas, estilo carrots que já vem do verão e, espero, possam aquecer no inverno!

Page 5: Caderno de Moda 2011 #1 - Município Dia a Dia

8 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

Re-UtilizarDICAS

O verão mal começa a dar ares de

cansaço e as novidades de inver-

no começam a aparecer. Mas será

que será possível aproveitar peças que fo-

ram moda neste verão para serem usadas na

próxima estação? Cada vez a moda é mais

flexível e propõe boas ideias, clássicos que

podem ser usados por várias estações. Afi-

nal, uma nova moda não significa a morte

definitiva de outra. Veja algumas dicas do

que foi moda no verão e você pode investir

sem medo no inverno:

Dicas de moda para aproveitar peças do guarda-roupa de verão no inverno

TEXTO

Graziela MorelliFOTOS

Agência Fotosite

RENDAas peças em renda,

tanto vestidos como blusas em renda con-tinuam em alta neste inverno. Combine com jaquetas de couro ou golas de pele ou, para um look mais descon-traído, monte o look com um cinto de couro fininho e um par de ankle boots.

PAETÊSMinissaias ou vestidos es-tão entre as peças que fi-

zeram sucesso em paetê neste verão. Pois, não deixe de lado essas peças que poderão, em combinação com jaquetas de couro, veludo ou transpa-rências, resultar num look para uma balada ou ocasião que exige

um look de per-sonalidade!

CINTOO cinto é um dos itens que estão de

volta à moda. No verão, ele apareceu em versões com la-ços nas fivelas ou bem estreitinhos, inspirados na moda romântica. Neste inverno, ele continua apare-cendo nos formatos

mais finos, tanto co-loridos como em tons neutros. Uma dica é usá-los amarrados em vez de afivelados.

CAMISAA camisa é um clás-sico. Mas vira e mexe ela aparece com muita

força entre as ten-dências de moda. Nas últimas esta-ções ela ganhou diversos formatos e comprimentos e esteve em quase todas as ocasiões

- até mesmo na praia. Para o in-verno escolha ca-misas com gola padre, com gola laço em versões de cambraia,

chiffon ou xadrez.

MINIMALISMOOs vestidos tubinhos

e outras peças sem grandes frufrus conti-nuam em alta neste inverno. A onda mi-nimalista não é tão difundida mas é sem-pre uma boa opção elegante e discreta.

C A L Ç A CARROTSAs calças têm sido, nas últimas esta-

ções, um brilho à parte, certo? Pri-

meiro foi a sarouel, depois a boyfriend e recentemente a carrot (forma de cenoura) que ganhou as passa-relas e as ruas. Invista

em calças carrots para este inverno que trouxe

calças mais curtas usadas com ankle boots, sapatilhas

e sandálias.

Page 6: Caderno de Moda 2011 #1 - Município Dia a Dia

9 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

XADREZQuem pensa que depois de uma temporada de muitas camisas xadrezes, ele ia d e s a p a r e c e r, está enganada. As camisas xa-drezes continu-am em moda e se transferem também para

vestidos, saias e acessórios. Uma dica é montar um look hippie com-binando com uma

saia longa!

SKINNYA calca skinny favorece, sem dúvida, as ga-

rotas de pernas finas e longas,

mas ao se difundir o uso de tops com modelagem mais ampla, as cal-ças super justas como a skinny, a legging e as

jeggings ganham força. Se você gosta

da skinny, não guar-de no canto do armá-

rio que ela continua super em alta!

OXFORDEle é um clássico do guar-

da-roupa masculino mas, como as mulheres

adoram vasculhar o guarda-roupa dos maridos, namorados, ir-

mãos, os oxfords foram emprestados às mulheres con-temporâneas! Em diversas versões como couro, teci-do e até plástico, o oxford transfor-ma qualquer look em clássico atual.

Gloria Kalil e Samira Campos discutem varejo e tendências de moda

EVENTO

Novidades, tendências e moda estão na pauta de muitas discussões do se-tor de confecção de vestuário e tam-

bém do varejo que vende esses produtos. Afi-nal, é super importante despertar o desejo do consumidor que encontra tantas opções de roupas, principalmente femininas, e também conseguir fazer com que ele se sinta satisfeito e atualizado em relação ao que encontra nos pontos de venda. A roupa é uma das formas que temos para nos comunicar com as outras pessoas e uma imagem, num mundo como o de hoje, nos diz muitas coisas.

Os três assuntos foram o mote da vinda da consultora de moda Gloria Kalil que esteve em Brusque para palestrar aos lojistas da FIP ao lado da jornalista Samira Campos. As duas desenrolaram um bate-papo sobre tendên-cias de moda, em particular as apresentadas no São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio, elegendo os pontos fortes de cada uma das semanas de moda em termos de tendências - tanto femininas como masculinas - mas tam-bém discutiram estratégias de visual merchan-dising e marketing para o varejo.

Gloria, que está prestando consulto-ria ao centro comercial, levantou elemen-tos importantes para um bom resultado de vendas nas coleções: o primeiro deles é a

diferenciação dos produtos e das lojas, ou seja, não são lojas padronizadas lado a lado no corredor que despertarão interesse dos consumidores num shopping, mas sim a diferenciação, já que a maioria dos con-sumidores compra por identificação e por desejo - buscando uma experiência de com-pra - e não por necessidade (afinal, nossos guarda-roupas estão cheios de roupa. Essa necessidade é emocional e não real, de fal-ta de roupa para vestir!). Isso significa que cada loja deve investir num ponto de venda que tenha a cara do seu produto, que atraia o seu cliente e mais, essa loja deve refletir a sua identidade, o seu “conceito de marca”.

E esse foi o segundo ponto: a identi-dade da marca, ou como Samira Campos complementou, o tão famoso DNA da mar-ca, aquilo que faz a marca ter um estilo pró-prio e único, só dela. Esse DNA direciona foco de consumidor, segmento de marca, estilo de vitrine, etc. Gloria Kalil destacou a importância da marca e refletiu a respeito de estratégias de marcas que estão no SPFW ou Fashion Rio e que se tornaram referência. A leitura de tendências aplicadas a cada mar-ca deve ser bem analisada pois nem todas cabem a todas as marcas. Com a consciên-cia de marca é fácil criar novas coleções e usar tendências de moda.

TEXTO

Graziela MorelliFOTOS

Divulgação/Showcase