caderno 6 1 tipo 3 peb física - fumarc.com.br 6_1_tipo 3_peb fisica... · este caderno de provas...

40
CONCURSO PÚBLICO Edital 07/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS CADERNO DE PROVAS GABARITO TIPO 3 (Marque o tipo de gabarito na sua folha de respostas) CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – PEB – NÍVEL I – GRAU A ÁREA DE ATUAÇÃO: FÍSICA PROVAS: CONHECIMENTOS GERAIS o Língua Portuguesa o Matemática o Conhecimentos Didático-Pedagógicos CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Leia, atentamente, as instruções que se encontram no verso desta capa.

Upload: votruc

Post on 22-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

CONCURSO PÚBLICO Edital 07/2017

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

CADERNO DE PROVAS

GABARITO TIPO

3 (Marque o tipo de gabarito na sua folha de resposta s)

CARGO :

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – PEB – NÍVEL I – GRAU A

ÁREA DE ATUAÇÃO:

FÍSICA

PROVAS: • CONHECIMENTOS GERAIS

o Língua Portuguesa o Matemática o Conhecimentos Didático-Pedagógicos

• CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Leia, atentamente, as instruções que se encontram n o verso desta capa.

Page 2: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

2

INSTRUÇÕES GERAIS:

1. Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci-mentos Gerais, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Didático-Pedagógicos, e 30 de Conhecimentos Específicos. Confira-o .

2. Antes do início das provas, marque no local apropriado de sua Folha de Respostas o número correspondente ao seu TIPO de gabarito, conforme apresentado na capa deste caderno.

3. As provas objetivas de múltipla escolha terão duração de, no mínimo, 2 (duas) horas e, no máximo, de 4 (quatro) horas , incluído o tempo destinado à transcrição de suas respostas na Folha de Respostas oficial.

4. Por motivo de segurança, os candidatos somente poderão ausentar-se do recinto de realização das provas objetivas decorridas 2 (duas ) horas do início de aplicação das mesmas.

5. Respondidas as questões, você deverá passar o gabarito para a sua Folha de Respostas, usando caneta esferográfica azul ou preta.

6. Em nenhuma hipótese haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato.

7. Este caderno deverá ser devolvido ao fiscal, juntamente com a Folha de Respostas, devida-mente preenchidos e assinados.

8. Você pode transcrever suas respostas na última folha deste caderno e a mesma poderá ser destacada.

9. As questões e os gabaritos das Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão divulgados no en-dereço eletrônico <www.fumarc.com.br>, no 2º (segundo) dia útil subsequente à realização das provas.

10. A comissão organizadora da FUMARC Concursos lhe deseja uma boa prova.

Page 3: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

3

Prezado (a) candidato (a): Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo:

Nº de Inscrição Nome

ASSINALE A RESPOSTA CORRETA.

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: LÍNGUA PORTUGUESA

Memória e tecnologia

Rosely Sayão

Eu estava em um aeroporto esperando meu voo quando tive a oportunidade de testemunhar

uma cena que me fez pensar bastante. Um garoto de mais ou menos 10 anos andava para lá e para cá muito aflito, sem saber para

onde ir, e sua expressão facial mostrava que ele estava prestes a cair no choro. Assim que eu percebi o fato, caminhei em sua direção para tentar ajudar, mas um casal chegou antes e pude ouvir a con-versa deles.

O garoto estava no aeroporto acompanhado de um amigo e dos pais dele porque eles iriam viajar para uma praia. Ele havia saído de onde estava acomodado para comprar um lanche e não conseguiu mais encontrar o grupo.

Você já reparou, caro leitor, que shoppings, aeroportos, lojas de departamentos etc. são locais quase todos iguais, sem características próprias? Por isso é tão difícil para uma criança voltar ao mesmo lugar de onde saiu: porque como tudo é muito parecido, ela não consegue identificar onde estava.

Mas agora é que chega a parte mais interessante para refletirmos. O casal aquietou o garoto e disse que bastava o menino informar o número do telefone do amigo que eles ligariam para ele. O garoto, que tinha um celular e o deixara com o amigo, não sabia de memória nenhum número, nem o seu. "Está tudo no meu celular", justificou.

Claro que, com a ajuda do casal, não foi difícil o garoto se reunir com o seu grupo. O fato, porém, me deu o que pensar. Imediatamente lembrei-me que, quando criança, meus pais me fizeram decorar a seguinte frase: "Meu nome é Rosely Sayão, eu moro na Rua Jaceguai, 462, São Paulo, Capital". Eles achavam São Paulo uma cidade em que uma criança se perderia com muita facilidade e, cuidadosos, tentaram garantir que eu tivesse informações para que, caso eu me perdesse deles quando fora de casa, tivesse condições mínimas para encontrá-los.

Hoje, com tantos recursos tecnológicos, delegamos a esses aparelhos maravilhosos muito do serviço que fazíamos antes da existência deles. Ao pensar nisso, tentei me lembrar do número dos telefones de amigos próximos e de parentes e tudo o que consegui foi me lembrar de quatro ou cinco números, que nunca mudaram. Os outros estão memorizados pelos meus aparelhos.

Page 4: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

4Pensei em quantas coisas deixamos de ensinar às crianças, porque a tecnologia resolve

isso por nós. Não mais ensinamos a elas, por exemplo, que é muito perigoso abrir a porta do carro em movimento, porque elas estão protegidas pelas travas; não as alertamos para os riscos de uma queda de local alto, porque elas estão protegidas pelas grades, e assim por diante. Não ensinamos mais as crianças a memorizar números de telefones, porque os aparelhos têm cada vez mais memó-ria, justamente para guardar o que antes era responsabilidade da memória humana.

Mas, quando deixamos a cargo do funcionamento dos aparelhos essas e outras tarefas, não consideramos que a vida é feita de falhas - humanas e mecânicas - de inesperados, de acontecimen-tos inusitados. E, que nesses momentos, o que conta é o conhecimento que a pessoa guardou con-sigo.

Em educação, os detalhes são importantes. Por isso, pode ser necessário considerar ajudar os mais novos a perceber a importância da memorização de informações que a família considera impor-tante e do autocuidado, que inclui as noções de risco e de autoproteção. Afinal, aparelhos falham.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/150713-memoria-e-tecnologia.shtml Acesso em 11 abril 2018

QUESTÃO 01

O propósito do texto é (A) demonstrar como a tecnologia está se sobrepondo à memória das pessoas. (B) alertar para a importância de se educar os filhos de acordo com os ensinamentos já existentes. (C) mostrar a importância que a tecnologia assume principalmente na vida das crianças. (D) avaliar a postura dos familiares atuais por não ensinarem os filhos a usar a memória. (E) reavaliar o papel da tecnologia e a sua influência principalmente sobre as crianças.

QUESTÃO 02

Ao longo do texto, percebe-se a relação feita entre a tecnologia e o desenvolvimento familiar. Essa relação tecnologia-família é caracterizada pela crítica à (A) dependência dos jovens à tecnologia. (B) dependência dos pais aos filhos. (C) tecnologia que influencia as relações familiares. (D) falta de autonomia da juventude. (E) família que alia a tecnologia à educação dos filhos.

Page 5: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

5

QUESTÃO 03

Releia o trecho: “Hoje, com tantos recursos tecnológicos, delegamos a esses aparelhos maravilhosos muito do serviço que fazíamos antes da existência deles.” Analise as seguintes situações:

1. “Por isso é tão difícil para uma criança voltar ao mesmo lugar de onde saiu: porque como tudo é muito parecido, ela não consegue identificar onde estava.”

2. “O garoto, que tinha um celular e o deixara com o amigo, não sabia de memória nenhum nú-mero, nem o seu.”

3. “[...] é muito perigoso abrir a porta do carro em movimento, porque elas estão protegidas pelas travas [...]”.

4. “[...] não as alertamos para os riscos de uma queda de local alto, porque elas estão protegidas pelas grades [...]”.

5. “Ao pensar nisso, tentei me lembrar do número dos telefones de amigos próximos e de parentes e tudo o que consegui foi me lembrar de quatro ou cinco números [...]”.

São situações, comprovadas pelo texto , em que os pais delegam aos aparelhos eletrônicos muito do que faziam, EXCETO: (A) 1 (B) 2 (C) 5 (D) 1 e 5 (E) 3 e 4

QUESTÃO 04

Dentre os recursos empregados no desenvolvimento do texto, NÃO se inclui (A) a exemplificação de fatos reais e passados. (B) a enumeração de fatos que se contradizem. (C) a inserção de perguntas sem respostas precisas. (D) o emprego de marcas de interação com o leitor. (E) o levantamento de hipóteses e seus desdobramentos.

Page 6: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

6

QUESTÃO 05

Em: “Você já reparou, caro leitor, que shoppings, aeroportos, lojas de departamentos etc. são locais quase todos iguais, sem características próprias?” a função de linguagem predominante no frag-mento transcrito é (A) Fática. (B) Conativa. (C) Emotiva. (D) Poética. (E) Metalinguística.

QUESTÃO 06

Em: “Hoje , com tantos recursos tecnológicos, delegamos a esses aparelhos maravilhosos muito do serviço que fazíamos antes da existência deles. Ao pensar nisso, tentei me lembrar do número dos telefones de amigos próximos e de parentes e tudo o que consegui foi me lembrar de quatro ou cinco números, que nunca mudaram. Os outros estão memorizados pelos meus aparelhos.”, os vocábulos hoje, esses e que são alguns dos que concorrem para a progressão temática e para a estruturação do texto, porque

(A) hoje apresenta o momento atual; esses dá ênfase aos aparelhos que são mencionados ao longo

do texto; que é uma conjunção integrante que inicia a próxima oração. (B) que retoma o termo “número de telefone dos amigos”; esses recupera o termo “aparelhos ma-

ravilhosos”; hoje opõe-se à ideia expressa no mesmo parágrafo. (C) hoje introduz uma ideia de renovação; esses apresenta uma ideia de insatisfação com os apa-

relhos; que introduz o termo “nunca mudaram”. (D) hoje dá sequência ao texto, em contraposição à ideia do período anterior; esses tem valor ana-

fórico, ao retomar os aparelhos já mencionados ao longo do texto; que retoma o antecedente, (E) que retoma o termo “os quatro ou cinco números que nunca mudaram”; esses é um elemento

catafórico, usado para ligar os períodos; hoje opõe-se à ideia expressa no parágrafo anterior.

Page 7: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

7

QUESTÃO 07

As alterações feitas, nos trechos extraídos do texto, mantiveram as frases corretas, EXCETO em: (A) Eu estava em um aeroporto esperando meu voo quando tive a oportunidade de testemunhar

uma cena a qual me fez pensar bastante. “Eu estava em um aeroporto esperando meu voo quando tive a oportunidade de testemunhar uma cena que me fez pensar bastante.”

(B) Porque pensei nisso, tentei me lembrar do número dos telefones de amigos próximos e de pa-rentes e tudo o que consegui foi me lembrar de quatro ou cinco números, que nunca mudaram. “Ao pensar nisso, tentei me lembrar do número dos telefones de amigos próximos e de parentes e tudo o que consegui foi me lembrar de quatro ou cinco números, que nunca mudaram.”

(C) Logo que eu percebi o fato, caminhei em sua direção para tentar ajudar, mas um casal chegou antes e pude ouvir a conversa deles. “Assim que eu percebi o fato, caminhei em sua direção para tentar ajudar, mas um casal chegou antes e pude ouvir a conversa deles.”

(D) Por isso é tão difícil para uma criança voltar ao mesmo lugar de que saiu: porque como tudo é muito parecido, ela não consegue identificar onde estava. “Por isso é tão difícil para uma criança voltar ao mesmo lugar de onde saiu: porque como tudo é muito parecido, ela não consegue identificar onde estava.”

(E) Portanto , pode ser necessário considerar ajudar os mais novos a perceber a importância da memorização de informações [...]”. “Por isso, pode ser necessário considerar ajudar os mais novos a perceber a importância da memorização de informações [...]”.

QUESTÃO 08

Em todas as alternativas, a palavra destacada exerce a mesma função morfológica , EXCETO em: (A) “E, que nesses momentos, o que conta é o conhecimento que a pessoa guardou consigo.” (B) “O fato, porém, me deu o que pensar.” (C) “Por isso, pode ser necessário considerar ajudar os mais novos a perceber a importância da

memorização de informações [...].” (D) “[...] tudo o que consegui foi me lembrar de quatro ou cinco números, que nunca mudaram.” (E) “[...] porque os aparelhos têm cada vez mais memória, justamente para guardar o que antes era

responsabilidade da memória humana.”

Page 8: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

8

QUESTÃO 09

Levando-se em conta o processo de formação de palavras, a alternativa cujas palavras são formadas, respectivamente , por justaposição, aglutinação e hibridismo é (A) beija-flor – desgelar – contramão (B) quietação – sabonete – nadador (C) bombom – passatempo – dispensa (D) pontapé – anoitecer – ajoelhar (E) guarda-chuva – vinagre – sociologia

QUESTÃO 10

Todas as palavras obedecem à mesma regra de acentuação gráfica em: (A) mês – hífen (B) lâmpada – terrível (C) história – corpóreo (D) pontapé – anéis (E) pá – falará

Page 9: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

9

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: MATEMÁTICA

QUESTÃO 11

Guilherme é corretor de seguros e seu salário é constituído por um valor fixo de $2000,00, além de uma comissão de $200,00 por contrato que realiza. Assim, seu pagamento varia conforme o número de vendas que efetuou no mês. Nessas condições, o gráfico que MELHOR representa o seu salário em função das vendas é: (A) (B)

(C) (D)

(E)

Page 10: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

10

QUESTÃO 12

Alice gosta de desenhar figuras geométricas. Todos os dias, ao acordar, desenha um círculo e pinta parte se sua região interna, formando um setor circular. Como ela também gosta de sequências, a parte da região colorida por ela nesses círculos segue um padrão de construção no decorrer dos dias. Abaixo, temos a imagem dos primeiros círculos construídos por ela no ano de 2018.

Mantendo esse padrão de construção, marque a alternativa que expressa a figura que ela desenhará no dia 28 desse mesmo mês. (A) (B) (C) (D) (E)

QUESTÃO 13

Jander apostou com um amigo que conseguiria completar a Volta Internacional da Pampulha, cor-rendo. Para isso, ele elaborou um plano que propunha treinamentos diários e um aumento constante da distância a cada semana até atingir a marca de correr 17,8 em um dia. Veja seu planejamento:

1ª Semana Correr 1,2 todos os dias. 2ª Semana Correr 2,7 todos os dias. 3ª Semana Correr 4,2 todos os dias. 4ª Semana Correr 5,7 todos os dias.

Seguindo esse planejamento, Jander alcançará seu objetivo em qual semana? (A) 15ª semana. (B) 14ª semana. (C) 12ª semana. (D) 13ª semana. (E) 16ª semana.

Page 11: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

11

QUESTÃO 14

Luana está estudando para passar em um concurso e, para isso leu, na manhã de domingo, todas as 45 páginas do segundo capítulo de um livro de literatura. Sabendo que esse capítulo se inicia na página 52, podemos afirmar que esse mesmo capítulo se encerra na página: (A) 107 (B) 108 (C) 95 (D) 96 (E) 97

QUESTÃO 15

Carlos irá reformar sua casa e, para isso, fez um orçamento com alguns pedreiros. Vejamos os orça-mentos:

Valor diário cobrado Dias de trabalho

Arnaldo R$ 135,00 10

Bernardo R$ 155,00 9

Camilo R$ 142,50 9

Danilo R$ 170,00 8

Éder R$ 200,00 7

Como Carlos optou pelo orçamento mais barato, o pedreiro contratado por ele foi: (A) Camilo (B) Danilo (C) Arnaldo (D) Éder (E) Bernardo

Page 12: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

12

QUESTÃO 16

Três amigos, André, Bernardo e Carlos, resolveram se encontrar em um determinado restaurante para conversar. Então combinaram os três que se encontrariam em um restaurante escolhido por eles no mesmo dia. Nesse dia, André saiu de casa às 8 horas, Bernardo saiu de casa às 9 horas, Carlos saiu 40 minutos depois de André e chegou ao restaurante às 9h30 min. O tempo de trajeto de Bernardo até o restaurante foi 50% maior que tempo despendido por Carlos. A que horas Bernardo chegou ao restaurante? (A) 10 horas (B) 9h15min (C) 10h15min (D) 9h30min (E) 9h45min

QUESTÃO 17

O sólido a seguir é formado a partir da justaposição de cinco cubos idênticos, com arestas medindo 2 m de comprimento. João pintou toda a superfície externa desse sólido usando uma tinta branca que gasta 200 ml para cada metro quadrado que for pintado. Após pintar todo o cubo com tinta branca, João aguardou a secagem da tinta e pintou o sólido novamente com tinta azul. Conside-rando que a tinta azul é de melhor qualidade e que gasta 15% menos que a tinta branca a cada metro quadrado, quantos litros de tinta, no total , serão usados para pintar toda a superfície desse sólido? (A) 17,6 L (B) 37,84 L (C) 30,2 L (D) 30,8 L (E) 32,56 L

Page 13: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

13

QUESTÃO 18

Os 6 dados a seguir estão numerados de 1 a 6 cada um. Qual a soma total dos valores que não estão visíveis? (A) 83 (B) 43 (C) 52 (D) 144 (E) 126

QUESTÃO 19

Na sequência PROFESSORPROFESSORPROFESSOR..., a 123a letra será (A) P (B) R (C) S (D) F (E) O

QUESTÃO 20

Em uma determinada divisão de um número Natural M por 189, o quociente foi igual a 12 e o resto foi o maior possível. Sendo assim, o valor de M é igual a (A) 3025 (B) 2279 (C) 2300 (D) 2455 (E) 2456

Page 14: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

14

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: CONHECIMENTOS DIDÁTI CO-PEDAGÓGICOS

QUESTÃO 21 O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sis-tematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto à sua intencionalidade e de uma leitura da realidade. Trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodo-lógico para a transformação da realidade (VASCONCELLOS, Celso. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico, p. 169.) A partir do texto acima, analise as afirmativas a seguir: I. O PPP é amplo, integral, global. É o mais abrangente no nível que está se planejando, funciona

como uma espécie de guarda-chuva para outros projetos, acolhendo-os, dando unidade e organi-cidade.

II. A programação do PPP é longa, prevê atividades para todo o ano, ou mesmo para vários anos. O diagnóstico e a programação são revistos ano a ano, o marco referencial costuma permanecer o mesmo por 2, 3 ou mais anos.

III. Quanto à participação na elaboração do PPP, é coletivo, democrático, com a participação também individual na medida em que implica o envolvimento efetivo dos vários membros que compõem a instituição, bem como da comunidade educativa.

IV. O PPP é processual, vivencia a dialética instituído-instituinte. Pauta-se no exercício crítico, na avaliação permanente, na articulação constante entre ação-reflexão-ação.

Está CORRETO o que se afirma em: (A) I e II, apenas. (B) I, II e IV, apenas. (C) I, II, III, IV. (D) I, III e IV, apenas. (E) II e IV, apenas. QUESTÃO 22

O pressuposto de qualquer atividade de planejamento é o desejo de mudança, de acertar, de aperfei-çoar. A tarefa do professor é muito complexa, uma vez que muitos são os fatores intervenientes. Não basta o docente saber, dominar bem o assunto. É preciso refletir sobre o que pretende a partir da realidade do grupo, e assim poder organizar o fluxo das informações de maneira significativa. São elementos a serem considerados no processo de construção dos planos de ensino, EXCETO: (A) Entender que o trabalho por projetos não é interessante na medida em que a atividade docente

e discente é contextualizada, passa a girar em torno de vários temas geradores que tem um significado irrelevante.

(B) Buscar superar as visões parciais, dicotômicas do planejamento, em direção à concepção dialé-tica.

(C) Ter clareza de que o Projeto Político-Pedagógico é a grande referência para todos os demais projetos da escola, inclusive o Projeto de Ensino-Aprendizagem.

(D) Compete ao professor trabalhar com os alunos concretos que tem; ser professor dos alunos e não dos conteúdos preestabelecido.

(E) O professor precisa se fortalecer a fim de que possa se recusar a dar um conteúdo que não vê sentido para os alunos.

Page 15: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

15

QUESTÃO 23

A Educação em Direitos Humanos, um dos eixos fundamentais do direito à educação, refere-se ao uso de concepções e práticas educativas fundadas nos Direitos Humanos e em seus processos de promoção, proteção, defesa e aplicação na vida cotidiana e cidadã de sujeitos de direitos e de res-ponsabilidades individuais e coletivas. (Resolução n. 1, de 30/05/2012, Art. 6). A Educação em Direitos Humanos fundamenta-se nos seguintes princípios, EXCETO: (A) Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades. (B) Transversalidade, vivência e globalidade. (C) Dignidade humana e igualdade de direitos. (D) Insustentabilidade socioemocional. (E) Laicidade do Estado e democracia na educação. QUESTÃO 24

O currículo da Educação Escolar Quilombola deve observar e respeitar as disposições e orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Básico Comum (CBC), articulados com a parte diversificada, a fim de garantir a indissociabilidade entre o conhecimento escolar e os conheci-mentos tradicionais produzidos pelas comunidades quilombolas. O currículo da Educação Escolar Quilombola deverá:

I. garantir ao estudante o direito de conhecer o conceito, a história dos quilombos no Brasil e em Minas Gerais, o protagonismo do movimento quilombola e do movimento negro, assim como o seu histórico de lutas.

II. implementar a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura afro-brasileira, Africana e Indígena, nos termos da legislação em vigor.

III. reconhecer a história e a cultura afro-brasileira como elementos estruturantes do processo de formação nacional e regional, considerando as mudanças, as recriações e as ressignificações históricas e socioculturais que fundamentam as concepções de vida dos afro-brasileiros na diás-pora africana.

IV. promover o fortalecimento da identidade étnico-racial, da história e cultura afro-brasileira e afri-cana ressignificada, recriada e reterritorializada nos espaços quilombolas.

V. garantir as discussões sobre a identidade, a cultura e a linguagem, como eixos norteadores do currículo.

VI. considerar a liberdade religiosa, a diversidade, a inclusão como princípios jurídicos, políticos e pedagógicos atuando de forma a superar preconceitos em relação às práticas religiosas e cultu-rais das comunidades quilombolas, de matriz africana ou não, e a proibir toda e qualquer prática de proselitismo religioso nas escolas.

Está CORRETO o que se afirma em: (A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) I, II, III, IV, V e VI. (D) II, III, IV e V, apenas. (E) III, IV, V e VI, apenas.

Page 16: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

16

QUESTÃO 25

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamen-tos para o planejamento, a execução e a avaliação da Educação e têm por meta promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, bus-cando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática. (Resolução n.1, de 17/06/2004). As afirmativas abaixo se referem à Educação das Relações Étnico-Raciais, EXCETO: (A) Os sistemas de ensino deverão solicitar providências aos órgãos superiores no sentido de ga-

rantir o direito de alunos afrodescendentes de permanência nos estabelecimentos de ensino de qualidade, que contenham instalações e equipamentos sólidos e atualizados.

(B) Os sistemas de ensino incentivarão pesquisas sobre processos educativos orientados por valo-res, visões de mundo, conhecimentos afro-brasileiros, ao lado de pesquisas de mesma natureza junto aos povos indígenas, buscando ampliar e fortalecer as bases teóricas para a educação.

(C) Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e troca de experiências.

(D) A Educação das Relações Étnico-Raciais será desenvolvida por meio de conteúdos, competên-cias, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com apoio e supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pe-dagógicas.

(E) A Educação das Relações Étnico-Raciais tem como objetivo a divulgação e produção de conhe-cimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-raciais.

QUESTÃO 26 “A avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos” (VASCONCELLOS, 1998, p. 44). Está correto o que se afirma, EXCETO em: (A) A avaliação é uma exigência formal do sistema educacional, para poder acompanhar o desen-

volvimento dos educandos e ajudá-los em suas eventuais dificuldades. (B) A avaliação escolar está relacionada a uma concepção de homem, de sociedade, ao Projeto

Pedagógico da instituição. (C) A avaliação escolar tem como finalidade ajudar a garantir a formação integral do sujeito pela

mediação da efetiva construção do conhecimento. (D) A avaliação escolar é uma questão somente política, está relacionada ao poder, aos objetivos,

às finalidades e aos interesses que estão em jogo no trabalho educativo. (E) A avaliação passa a ser uma referência para a própria criança, no sentido de superação das

dificuldades encontradas.

Page 17: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

17

QUESTÃO 27

“O processo civilizatório e de humanização está em contínuo movimento, daí porque, de tempos em tempos, surgem novas ideias-forca, novos conceitos que não apenas representam esse movimento, mas também servem para impulsioná-lo. A interdisciplinaridade é uma dessas ideias-forca que, em-bora não seja recente, agora se manifesta a partir de enriquecimento conceitual e da consciência cada vez mais clara da fragmentação criada e enfrentada pelo homem em geral e, pelos educadores, em especial, em seu dia a dia”. (LUCK, 1994, p. 13). Analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas ( ) A interdisciplinaridade representa a possibilidade de promover a superação da dissociação das

experiências escolares entre si, como também delas com a realidade social. ( ) A interdisciplinaridade emerge da compreensão de que o ensino é um problema pedagógico e um

problema epistemológico. ( ) O objetivo da interdisciplinaridade é promover a superação da visão restrita de mundo e a com-

preensão da complexidade da realidade. ( ) A interdisciplinaridade corresponde a uma nova consciência da realidade, a um novo modo de

pensar, que resulta num ato de troca, de reciprocidade e integração entre áreas diferentes de conhecimento.

( ) A interdisciplinaridade se estabelece a partir da importância e necessidade de uma contínua inte-rinfluência de teoria e prática, de modo que se enriqueçam reciprocamente.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: (A) F – V – F – V – F (B) V – V – F – F – F (C) V – V – V – V – V (D) V – F – F – F – V (E) V – F – V – V – V

QUESTÃO 28 Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a oferta da edu-cação escolar para as comunidades quilombolas faz parte do direito à educação; porém, o histórico de desigualdades, violência e discriminações que recai sobre esses coletivos afeta a garantia do seu direito à educação, à saúde, ao trabalho e à terra. Atendendo aos preceitos constitucionais, pode-se afirmar que é direito da população quilombola: (A) Ter acesso, exclusivamente, a estabelecimentos de ensino públicos com autonomia para aten-

dimento à comunidade quilombola. (B) Ter a garantia de uma escola que lhe assegure a formação básica comum, bem como o respeito

aos seus valores culturais. (C) Ter um currículo generalizado, independente de regulamentação voltada para a Educação do

Campo. (D) Ter uma educação escolar que garanta uma educação diferenciada e que, ao mesmo tempo,

reconheça o direito à individualidade social. (E) Ter uma educação que dê aos estudantes quilombolas ações e oportunidades educativas que

visem à separação das práticas educativas.

Page 18: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

18

QUESTÃO 29

O Estatuto da Criança e do Adolescente, criado em julho de 1990 por meio da Lei nº 8.069, é referência mundial como legislação destinada a proteger integralmente a juventude. No entanto, o Estatuto ainda não foi plenamente implantado no país, uma vez que seus fundamentos carecem de compreensão e prática em todos os municípios brasileiros. Segundo o Estatuto, são considerados criança e adolescente, para os efeitos da lei: (A) Criança: até doze anos de idade completos: adolescente: entre treze e dezoito anos de idade. (B) Criança: até doze anos de idade incompletos; adolescente: entre doze e dezoito anos de idade. (C) Criança: até doze anos de idade incompletos; adolescente: entre treze e dezoito anos de idade. (D) Criança: até treze anos de idade completos; adolescente: com idade acima de treze anos. (E) Criança: até treze anos de idade incompletos; adolescente: entre treze e dezoito anos de idade. QUESTÃO 30

A educação é considerada direito de todos, dever do Estado e da família, propiciando o desenvolvi-mento pessoal, o preparo para exercer a cidadania e a qualificação para o trabalho. No Brasil, a inclu-são é garantida por leis e documentos oficiais, que buscam assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência. No que se refere à incumbência do poder público para assegurar educação de qualidade à pessoa com defi-ciência, NÃO está correto o que se afirma em: (A) Adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, cul-

turais, vocacionais e profissionais do estudante com deficiência. (B) Aprimoramento dos sistemas educacionais, de forma a garantir condições de acesso, permanên-

cia, participação e aprendizagem. (C) Pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de ma-

teriais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva. (D) Projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, para atender

a estudantes com deficiência. (E) Sistema educacional exclusivo em todos os níveis e modalidades, para um aprendizado em

tempo determinado de aprendizagem.

Page 19: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

19

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 31

Ao colocar um copo contendo 150 mL de água dentro de um forno micro-ondas, notamos que a tem-peratura da água passa de 260C para 460C em um intervalo de tempo igual a 0,5 minuto. Considerando que a radiação foi totalmente utilizada para o aquecimento da água e considerando

• calor específico da água c = 4000 J/kg.K

• densidade da água d = 1,0 kg/L

• 1 caloria = 4 J podemos afirmar que a potência do forno de micro-ondas no momento utilizado, conforme descrito, foi de (A) 2,4 x 104 W (B) 2,4 x 107 W (C) 2,5 x 10 W (D) 4,0 x 105 W (E) 4,0 x 102 W

QUESTÃO 32

Ao abandonarmos uma bolinha de borracha de massa 40 g de uma altura de 1,0 m, notamos que, ao tocar o solo pela 1ª vez, a altura de retorno foi de 0,8 m. Para que a bolinha retornasse à mesma altura de quando ela é abandonada, devemos lançá-la com uma velocidade, em m/s, igual a

Considere que a perda de energia mecânica no choque com o solo seja a mesma de quando abandonada e lançada e g = 10m/s 2.

(A) 0,2 (B) 0,4 (C) 0,8 (D) 8 (E) 2

Page 20: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

20

Atenção: para responder às questões 33 e 34 leia o texto a seguir Uma proveta contendo água indica um valor de 190 mL. Ao mergulharmos 3 pesinhos de 0,5 N cada, dentro da proveta, notamos que o nível indicado na proveta passa para 210 mL. Um dinamômetro é utilizado para fazer a leitura e indica o valor de 1,5 N no ar.

Considere

• Densidade da água d = 1,0g/cm 3 • 1dm 3 = 1 L • g= 10m/s 2

QUESTÃO 33 O valor acusado pelo dinamômetro quando os pesinhos estão mergulhados na água será, em N, (A) 0,2 (B) 0,3 (C) 1,2 (D) 1,5 (E) 1,3

Dinamômetro indi-

cando 1,5 N

Pesinhos mergulha-

dos na água

Page 21: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

21

QUESTÃO 34 Considerando a tabela, podemos afirmar os pesinhos são feitos de

material Densidade (g/cm 3)

Alumínio

2,7

Ferro fundido

7,5

Cobre

8,9

Aço

7,9

Chumbo 11,3

(A) aço. (B) alumínio. (C) ferro fundido. (D) . chumbo. (E) cobre.

QUESTÃO 35

Dois carrinhos A e B, de massas iguais, estão próximos um ao outro. Dentro do carrinho A existe uma mola comprimida e presa a ele. Essa mola será descomprimida sem soltar de dentro dele, exercendo uma força sobre o carrinho B. Observe a foto. Sobre a situação descrita e sabendo que o atrito entre os carrinhos e a superfície é desprezível, po-demos afirmar que, no momento em que a mola do carrinho A empurra o carrinho B, (A) os dois carrinhos se deslocarão com valores de velocidades iniciais iguais. (B) os dois carrinhos se deslocarão e A sairá com velocidade maior que B. (C) os dois carrinhos se deslocarão e B sairá com velocidade maior que A. (D) apenas o carrinho A se deslocará. (E) apenas o carrinho B se deslocará.

Carrinho A Carrinho B

Page 22: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

22 Atenção: para responder às questões 36, 37 e 38, le ia o texto a seguir.

Um bloco de massa m = 200 g, inicialmente em repouso em uma superfície horizontal, é puxado por meio de um dinamômetro que exerce força F, também horizontal, sobre esse bloco. Quando uma força ligeiramente maior que 1,2 N é exercida, o bloco passa a se movimentar. O coeficiente de atrito está-tico entre o bloco e a superfície vale 0,4. Considere g= 10 m/s 2.

QUESTÃO 36 A força de atrito estático máximo entre o bloco e a superfície vale, em newtons (N) : (A) 0,2 (B) 0,4 (C) 1,2 (D) 0,8 (E) 0,6

QUESTÃO 37 Caso a força exercida sobre ele seja de 1,8 N, a aceleração do bloco será (A) 0,1 m/s2 (B) 1,0 m/s2 (C) 5,0 m/s2 (D) 3,0 m/s2 (E) 2,0 m/s2

QUESTÃO 38 Para que esse bloco tenha um movimento retilíneo e uniforme, é necessário que o dinamômetro exerça sobre o bloco uma força de valor, em newtons (N) , igual a (A) 1,0 (B) 1,2 (C) 1,8 (D) 0,8 (E) 0,6

Page 23: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

23

QUESTÃO 39

Uma das modalidades olímpicas é o Tiro esportivo. Uma das características das armas utilizadas é o cano ser mais longo ou mais curto. Consideremos, por aproximação, que a velocidade com que o projétil abandona a arma aumenta com o aumento do cano. Na figura abaixo temos exemplos das armas utilizadas.

Figura 1 https://www.rio2016.com/tiro-esportivo

Considere dois competidores A e B que, ao atirarem, suas armas são posicionadas no mesmo nível e alinhadas com o terreno, que é plano e horizontal. O competidor A está com a pistola de ar e o com-petidor B está com a carabina de ar. Supondo que ambos atiram ao mesmo tempo e que nenhum dos dois acerta qualquer obstáculo, o tempo que os projéteis levam para atingir o solo é (A) maior para o competidor A, com isso o alcance do competidor B é menor, pois ele atinge o solo

mais rápido. (B) maior para o competidor B, com isso o alcance do competidor A será menor, devido a sua velo-

cidade menor. (C) o mesmo, pois o tempo depende apenas da altura das armas, porém o alcance do competidor B

é maior. (D) menor para o competidor A, e seu alcance será menor também devido ao menor tempo para se

mover. (E) menor para o competidor B, porém, mesmo assim, atinge um alcance maior, pois sua velocidade

é maior.

Page 24: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

24

QUESTÃO 40 A lei de Coulomb é uma lei da física que descreve a interação eletrostática entre partículas eletrica-mente carregadas. Foi formulada pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb e foi essencial para o desenvolvimento do estudo da eletricidade. Essa lei estabelece que o valor da força entre duas partículas carregadas é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas, podendo ser de atração ou repulsão, de acordo com o sinal das cargas envolvidas. Em uma aula experimental, o professor realizou algumas interações entre diferentes cargas elétricas posicionadas a distancias diferentes. Algumas das etapas são listadas a seguir:

I. Duas cargas separadas por uma distância de 3 cm, uma com carga 2Q e outra com 4,5Q. II. Duas cargas separadas por uma distância de 1 cm, uma com carga 3Q e outra com -3Q.

III. Duas cargas separadas por uma distância de 1 cm, uma com carga 2Q e outra com -6Q. IV. Duas cargas separadas por uma distância de 5 cm, uma com carga -5Q e outra com -5Q. V. Duas cargas separadas por uma distância de 4 cm, uma com carga Q e outra com 3Q.

Sabendo que uma das cargas está presa a uma balança de torção em que o ângulo de torção é proporcional à força entre elas depois do equilíbrio, a situação em que a balança apresentará MAIOR ângulo de torção será a (A) III (B) I (C) IV (D) II (E) V

QUESTÃO 41

A velocidade de escape geralmente é descrita como a velocidade que um corpo necessita para sair de um campo gravitacional. Porém, quando um corpo possui propulsão própria, isso não é aplicado, basta que ele mantenha, por exemplo, uma velocidade diferente de zero na direção e no sentido oposto ao peso. Um foguete espacial utiliza um propulsor que expele gases a altas velocidades que o impulsiona para frente, por isso ele não necessita atingir a velocidade de escape para sair da Terra. Por aproximação, considere que a velocidade de escape da Terra vale 10 km/s. Um carro de corrida, mantendo uma aceleração constante, parte do repouso e atinge a velocidade de 108 km/h em 2 se-gundos. Para alcançar o valor da velocidade de escape, ele deve percorrer uma distância de, aproxi-madamente , (A) 0,5x103 km (B) 0,9x103 km (C) 6,7x103 km (D) 1,9x103 km (E) 3,3x103 km

Page 25: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

25

QUESTÃO 42 A luz tem um caráter dual, ou seja, em alguns experimentos ela se comporta como onda e, em outros, se comporta como partícula. Em vários experimentos podemos comprovar o caráter ondulatório da luz, assim como o seu caráter corpuscular. Podemos citar o Efeito Fotoelétrico, que foi satisfatoriamente explicado por Einstein em 1905, como um dos experimentos utilizados para demonstrar um desses caráteres. Das afirmações a seguir, aquela que MELHOR descreve o efeito fotoelétrico é: (A) Podemos interpretar a luz como a propagação de pequenos pacotes de energia, os denominados

fótons. Ao incidir em um metal, esses fótons interagem com os elétrons como se fossem bolinhas colidindo com estes, fazendo com que sejam ejetados do material. Qualquer que seja a energia individual de cada fóton, o efeito ocorre bastando a interação deste com o elétron. Tal experi-mento demonstra o caráter corpuscular da luz.

(B) Podemos interpretar a luz como a propagação de pequenos pacotes de energia, os denominados fótons. Ao incidir em um metal, esses fótons interagem com os elétrons como se fossem bolinhas colidindo com estes, fazendo com que sejam ejetados do material. Porém, é necessária uma energia mínima individual para cada fóton para que o efeito ocorra. Tal experimento demonstra o caráter corpuscular da luz.

(C) Podemos utilizar tanto o efeito fotoelétrico quanto a experiência da fenda dupla para demonstrar o caráter corpuscular da luz. Ao interpretar a luz como a propagação de pequenos pacotes de energia, os denominados fótons, temos no efeito fotoelétrico a colisão dos fótons com os elé-trons, fazendo com que sejam ejetados. Já no experimento das fendas, as colisões entre os fótons, depois de passarem pela fenda, fazem com que se concentrem em algumas regiões e em outras não.

(D) Um feixe de luz, ao passar por duas fendas e serem projetados em um anteparo, produz uma imagem que denominamos padrão de interferência. Temos regiões mais claras e regiões mais escuras, devido a interferências construtivas e destrutivas que ocorrem com os raios vindos de diferentes fendas. Tal experimento demonstra o caráter ondulatório da luz.

(E) Um feixe de luz, ao passar por duas fendas e serem projetados em um anteparo, produz uma imagem que denominamos padrão de interferência. Temos regiões mais claras e regiões mais escuras, devido a interferências construtivas e destrutivas que ocorrem com os raios vindos de uma mesma fenda. Tal experimento demonstra o caráter ondulatório da luz.

Page 26: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

26

QUESTÃO 43 O desfibrilador é um equipamento utilizado para fazer com que o coração do paciente volte a bater no ritmo normal. Seu funcionamento se baseia na passagem de uma corrente elétrica através do corpo do paciente. O equipamento possui duas placas metálicas que são posicionadas em dois pontos no peito do paciente próximos ao coração. É comum quem está realizando o procedimento dizer: “Car-rega em 200...”. Ou outro valor. Esse número indica a energia armazenada em joules, entre as placas, que será descarregada no paciente. Considerando um desfibrilador como um capacitor de placas paralelas, que funciona sob uma tensão de 1500V, carregado em 150, determine a carga elétrica que passará pelo coração do paciente. (A) 200 mC (B) 225 mC (C) 300 mC (D) 100 mC (E) 50 mC

QUESTÃO 44 Em filmes de ficção cientifica, é comum vermos aqueles em que naves espaciais se deslocam com velocidades altíssimas, fazendo com que a viagem entre dois pontos bem distantes no espaço seja rápida. Além das limitações tecnológicas que ainda temos atualmente, algumas leis físicas garantem um limite para a velocidade de um corpo. Considerando que, em um futuro remoto, pudéssemos viajar com velocidades comparáveis à veloci-dade da luz no vácuo, analise a seguinte situação: “Duas naves, viajando pelo espaço em uma trajetória retilínea e se deslocando no mesmo sentido. A nave da frente se desloca com uma velocidade de 0,7c, enquanto a de trás, com uma velocidade de 0,5c (em que c representa a velocidade da luz no vácuo).” A nave que possui a menor velocidade deseja enviar uma mensagem por meio de ondas eletromag-néticas. Esse sinal viajará entre uma nave e outra com uma velocidade de (A) 0,2c (B) 1,5c (C) 1,7c (D) 1,0c (E) 1,2c

Page 27: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

27

QUESTÃO 45 Uma família de Belo Horizonte viaja para um sítio em Fortaleza. Por garantia, uma das coisas que levaram foram duas lâmpadas com especificações 60W-127V e 120W-127V. Ao chegar lá, perceberam que um dos cômodos não possuía duas lâmpadas. Logo o pai pegou as lâmpadas que levaram para enroscar no lugar. Imediatamente seu filho o advertiu: “Pai, a tensão da rede elétrica aqui é de 220V, isso fará com que as lâmpadas queimem, mas eu tenho a solução: aprendi na aula de física. Podemos modificar um pouco o circuito e ligá-las em série”. O pai decidiu realizar o que o filho propôs. Diante de tal situação, o filho (A) estava equivocado e, ao realizar esta ligação, podemos afirmar que a lâmpada com a potência

nominal de 120W queimará imediatamente, devido à maior corrente elétrica que passará por ela. (B) tinha razão e as duas lâmpadas funcionarão normalmente, já que a tensão da rede elétrica se

dividirá igualmente entre as duas. Assim, cada uma operará com um valor bem próximo da ten-são nominal.

(C) tinha razão, porém a vida útil da lâmpada 60W-127V se reduzirá por operar com uma tensão maior que a nominal, enquanto a outra funcionará com uma potência menor, por operar com uma tensão menor que a nominal.

(D) tinha razão, mas as lâmpadas não iriam funcionar com as mesmas potências nominais. A de 60W passaria para aproximadamente 100W, enquanto a de 120W funcionaria com uma potência de, aproximadamente, 200W.

(E) tinha razão, porém a vida útil da lâmpada 120W-127V se reduzirá, por operar com uma tensão maior que a nominal, enquanto a outra funcionará com uma potência menor, por operar com uma tensão menor que a nominal.

Page 28: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

28

QUESTÃO 46 No esquema abaixo, temos uma barra metálica AB sendo deslocada para direita com velocidade cons-tante e sem atrito, em cima de fios também metálicos com resistência elétrica desprezível. O conjunto está em uma região que possui campo magnético constante, que também está representado na figura. De acordo com a Lei de Faraday, esse movimento gera uma força-eletromotriz que produz uma cor-rente no circuito fechado, e o sentido dessa corrente é determinado pela lei de Lenz.

L = 12 cm R = 320 Ω i = 3 mA B = 2 T

Considere os dados relacionados e determine o valor da velocidade da barra e o sentido que a corrente elétrica passa por ela. (A) 4 m/s, com sentido de B para A. (B) 4 m/s, com sentido de A para B. (C) 8 m/s, com sentido de A para B. (D) 8 m/s, com sentido de B para A. (E) 2 m/s, com sentido de B para A.

Page 29: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

29

QUESTÃO 47 Em uma tempestade, as nuvens ficam carregadas com cargas elétricas, gerando assim uma diferença de potencial entre nuvem e Terra. Essa diferença de potencial, ao atingir certo valor, faz com que a rigidez dielétrica do ar seja rompida, ocasionando, assim, o relâmpago, que nada mais é do que a transferência de cargas elétricas entre a nuvem e a Terra. O gráfico abaixo representa, de maneira aproximada, a descarga entre uma nuvem e a Terra.

Determine qual deve ser a diferença de potencial aplicada em um resistor de 500 ohms para que a mesma carga o atravesse em 5x10-3 segundos. (A) 50 MV (B) 500 kV (C) 100 MV (D) 250 kV (E) 250 MV

QUESTÃO 48 O freio magnético é utilizado em muitos equipamentos e uma das vantagens é de não ter desgaste de peças por atrito, como ocorre nos freios de automóveis. Uma das aplicações é a frenagem de trens e até mesmo em brinquedos de parque de diversão. Seu princípio de funcionamento é baseado, principalmente, na lei de Faraday. Um exemplo que possui o mesmo princípio de funcionamento do freio magnético é (A) Um transformador de tensão alternada. (B) Um pequeno imã caindo dentro de um tubo de cobre. (C) Um eletroímã em funcionamento. (D) A aurora boreal. (E) O desvio de uma bússola próxima a um fio percorrido por corrente elétrica.

Page 30: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

30

QUESTÃO 49 Quando não estamos em estado febril, nossa temperatura interna varia de 360C a 370C, mas precisa-mos de energia para manter a temperatura constante, já que o nosso corpo perde calor continuamente. Na tabela abaixo constam os processos de perda de calor pelo organismo humano.

Processo Percentual Fenômeno

Radiação 40% Emissão de raios infravermelhos.

Convecção 30% Fluxo de ar quente que sai do indivíduo.

Evaporação 20% Calor latente de vaporização da umidade na superfície da pele.

Respiração 8%

2%

Evaporação da parte da água contida no ar.

Aquecimento dos gases respiratórios.

Condução Irrelevante Contato com objeto mais frio

Fonte: Bonjorno e Clinton, 2003, p.75

Uma pessoa em repouso libera, a cada segundo, uma quantidade de calor correspondente a cerca de 90 joules. Considerando uma pessoa em repouso durante 8,0 minutos, calcule , em calorias , a quan-tidade de calor, aproximada, que a pessoa libera por evaporação. Considere 1,0 cal = 4,2 J (A) 2060 (B) 3540 (C) 1000 (D) 4200 (E) 1560

Page 31: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

31

QUESTÃO 50 O Big Ben é um dos roteiros mais procurados por quem visita Londres, sendo muito retratado em séries, filmes e documentários. Basta uma breve aparição para associarmos quase que automatica-mente o relógio, a cultura da cidade e do país como um todo. O nome Big Ben, porém, refere-se ao sino da torre do parlamento e não ao relógio em si. Essa é apenas uma das curiosidades que cercam um dos destinos mais procurados por quem visita o Reino Unido. O nome oficial do sino é Great Bell, o do relógio Great Clock e a torre onde eles estão instalados, Elizabeth Tower. Em maio de 2006, o relógio deixou de funcionar por, aproximadamente, noventa minutos, voltando ao normal sem precisar de reparos. Uma das possíveis causas cogitada foi a alta temperatura que fazia no dia: cerca de 31,8ºC, o dia mais quente até então, desde 1953.

(Fonte: https://www.elondres.com/big-ben/; acessado em 14/04/2018)

O ponteiro dos minutos tem 4,50 m de comprimento e é feito de cobre, cujo coeficiente de dilatação linear é de 17 x 10-6 / 0C. Calcule a variação no comprimento deste ponteiro entre o inverno, quando a temperatura atingiu 33,80 F, e maio de 2006, quando ele deixou de funcionar. (A) 1,5 mm (B) 2,3 mm (C) 4,5 mm (D) 3,6 mm (E) 1,7 mm

QUESTÃO 51

Uma aranha fica sabendo que a teia capturou um inseto (uma mosca, por exemplo), porque os movi-mentos do inseto fazem oscilar os fios da teia. A aranha pode avaliar até mesmo o tamanho do inseto pela frequência das oscilações. Supondo que um inseto oscile no fio de captura como um bloco preso a uma mola e considerando o sistema massa-mola sem atrito, é CORRETO afirmar:

(Fonte: Halliday, Resnick e Walker, 2016, p. 115)

(A) A energia cinética do bloco é maior quando a mola está em sua deformação máxima. (B) A frequência dos fios da teia é diretamente proporcional ao tempo gasto para completar uma

oscilação. (C) O período do Movimento Harmônico Simples (MHS) de um sistema massa-mola depende da

amplitude de oscilação. (D) No sistema massa-mola, a velocidade permanece constante. (E) Nos pontos em que ocorre a inversão no sentido do movimento harmônico simples, o módulo da

aceleração e a energia potencial são máximas.

Page 32: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

32

QUESTÃO 52

“A usina nuclear de North Anna, perto de Charlottesville, Virginia, gera energia elétrica a uma taxa de 900 MW. Ao mesmo tempo, por projeto, ela descarrega energia, em um rio próximo, a uma taxa de 2100 MW. Essa usina e todas as usinas semelhantes descartam mais energia do que fornecem em forma útil. São versões realistas da máquina térmica ideal”.

Fonte: Halliday, Resnick e Walker, 2016, p. 267

Considerando esse contexto, avalie as afirmações abaixo.

I. Não existe uma série de processos cujo único resultado seja a conversão total em trabalho da energia contida em uma fonte de calor.

II. No projeto de máquinas térmicas de qualquer tipo, é simplesmente impossível superar a efici-ência de uma máquina de Carnot.

III. A eficiência de uma máquina térmica que opera segundo o Ciclo de Carnot só depende das temperaturas das fontes quente e fria.

IV. Máquinas térmicas que operam entre duas temperaturas próximas são mais eficientes. Estão CORRETAS apenas as afirmativas: (A) II, III e IV. (B) III e IV. (C) I e II. (D) I, II e III. (E) I e IV.

QUESTÃO 53

Uma avalanche de areia em um tipo raro de duna pode produzir um estrondo suficientemente intenso para ser ouvido a 10 km de distância. O estrondo, aparentemente, é causado pela oscilação de uma camada deslizante de areia: a espessura da camada aumenta e diminui periodicamente. Se o período de oscilação da espessura da camada é de, aproximadamente, 12 m/s e a velocidade do som no ar 340 m/s, o comprimento de onda dessa onda é (A) 4,1 m (B) 3,4 m (C) 2,5 m (D) 12 m (E) 28 m

Page 33: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

33

QUESTÃO 54

Um automóvel é projetado para colisões inelásticas, de tal modo que sua estrutura absorve a maior parte possível da energia da colisão. A energia absorvida não pode ser recuperada, uma vez que ela é usada para produzir uma deformação permanente no carro. Em relação às colisões, é CORRETO afirmar: (A) Em uma colisão elástica frontal entre duas partículas, somente a energia cinética do sistema se

conserva. (B) Em uma colisão elástica frontal entre duas partículas, somente a quantidade de movimento se

conserva. (C) Em uma colisão inelástica, a energia cinética e a quantidade de movimento do sistema se con-

servam. (D) Se a colisão entre A e B for perfeitamente inelástica, não haverá conservação da quantidade de

movimento do sistema. (E) Se a colisão é inelástica, haverá dissipação de energia mecânica, porém, haverá conservação

da quantidade de movimento total do sistema. Leia o texto a seguir referente à questão 55

Se fio cair sobre carro, não desça, recomendam espe cialistas Motorista morreu eletrocutado em São Paulo nesta quarta.

Veículo isola quem está dentro; se pisar no chão, pessoa pode levar descarga.

(Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

O engenheiro Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil, alerta que, no caso de um cabo de energia se soltar e atingir um veículo, há pouco risco para quem estiver dentro dele, mas, se tentar sair do carro e colocar o pé no chão, ela poderá receber a descarga elétrica.

Fonte : http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/02/se-fio-cair-sobre-carro-nao-desca-recomendam-especialistas.html - Modificado -

último acesso 14/03/2018

Page 34: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

34

QUESTÃO 55

A recomendação dos especialistas está baseada no fato de que (A) a descarga elétrica no interior do veículo tem menor intensidade. (B) a carroceria metálica do veículo funciona como uma gaiola de Faraday. (C) as cargas elétricas presentes, na parte interna do veículo, estão em repouso. (D) as cargas elétricas presentes, na parte interna do veículo, são positivas. (E) os pneus de borracha asseguram o isolamento elétrico.

QUESTÃO 56

Leia tirinha a seguir.

Fonte: http://comicsgarfield.blogspot.com.br/1978/0 7/ - Acesso: 15/04/2018

A situação do gato Garfield, ao final da história, pode ser comparada à de uma pessoa que penteia os cabelos e também tem os fios arrepiados. Avaliando as duas situações, é possível afirmar que os pelos do gato e os fios de cabelo (A) ficaram eletrizados com cargas elétricas de sinais diferentes. (B) foram eletrizados por indução eletrostática. (C) foram eletrizados por objetos carregados eletricamente. (D) foram eletrizados por atrito. (E) se eletrizam com mais frequência em dias úmidos.

Page 35: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

35

QUESTÃO 57

A produção de energia elétrica em usinas hidroelétricas, termoelétricas ou nucleares e o princípio de funcionamento dos motores elétricos e de transformadores estão baseados em um fenômeno físico denominado indução eletromagnética. Esse fenômeno foi descoberto e descrito pelo inglês Michael Faraday, em 1831. Um dos aparatos experimentais, desenvolvidos por ele, para demonstrar tal fenô-meno está representado a seguir.

Fonte: http://educacao.globo.com/fisica/assunto/ele tromagnetismo/inducao.html Acesso: 15/04/2018

Durante os procedimentos experimentais, Faraday observou que

(A) ao afastar o ímã da espira, a deflexão do ponteiro do amperímetro era menor. (B) os mesmos efeitos seriam verificados se o ímã fosse substituído por um outro corpo metálico. (C) o sentido da corrente elétrica não era alterado pela mudança no sentido do movimento do ímã. (D) o registro de corrente elétrica se devia ao movimento relativo entre o ímã e a espira. (E) se o ímã fosse mantido próximo à espira, haveria registro de corrente elétrica.

Page 36: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

36

QUESTÃO 58

O cloreto de sódio (NaCl) é um sal inorgânico formado pela ligação iônica entre o sódio e o cloro. Conforme pode ser visto na ilustração a seguir, na prática, a ligação do cloreto de sódio não se forma apenas por um átomo de sódio e um átomo de cloro. Na realidade, há uma grande quantidade de átomos desses dois elementos que se unem e formam um aglomerado iônico de forma geométrica definida, que é chamado de retículo cristalino. Quando essa estrutura cristalina encontra-se no ar, a substância é extremamente estável. No entanto, ao colocá-la em água, a estrutura é dissolvida e os íons encontram-se dispersos.

Fonte: https://alunosonline.uol.com.br/quimica/clor eto-sodio.html Acesso: 17/04/2018

Pode-se afirmar que a diferença estrutural nas duas situações está relacionada (A) à redução no valor da força de interação elétrica entre os íons Cl- e Na+, pois a água é isolante. (B) à redução no valor da força de interação elétrica entre os íons Cl- e Na+, devido à mudança de

meio onde a estrutura se encontra. (C) à redução no valor da força de interação elétrica entre os íons Cl- e Na+, pois a quantidade de

carga elétrica desses íons diminui. (D) ao aumento no valor da força de interação elétrica entre os íons Cl- e Na+, devido à mudança de

meio onde a estrutura se encontra. (E) ao aumento no valor da força de interação elétrica entre os íons Cl- e Na+, pois a quantidade de

carga elétrica desses íons aumenta.

Page 37: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

37

QUESTÃO 59

Os pais de Joana, querendo tomar um banho mais quente, compraram um chuveiro com maior potên-cia elétrica para ser instalado no sítio da família. Já no primeiro momento de uso, foi percebido que, ao ligar o equipamento, a lâmpada do banheiro, que tinha determinado brilho, passou a apresentar um brilho menor. Nas figuras a seguir, está representada, de forma esquemática, uma parte do circuito elétrico do ba-nheiro do sítio. Em (A), é apresentada a situação em que o chuveiro de menor potência está em funcionamento e, em B, do chuveiro de maior potência. Nas duas figuras também está representada a lâmpada do banheiro apresentando brilho diferente.

(A)

(B)

Uma possível causa para redução no brilho da lâmpada do banheiro é (A) a redução no valor da corrente elétrica total do circuito elétrico. (B) o aumento do valor da corrente elétrica e da diferença de potencial na lâmpada. (C) o aumento na perda de energia, devido ao efeito joule, nos fios condutores do circuito elétrico. (D) o aumento no valor da corrente elétrica total do circuito e da diferença de potencial na lâmpada. (E) o aumento no valor da potência elétrica dissipada na lâmpada.

Page 38: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

38

QUESTÃO 60

Na primeira metade do século XIX, os fenômenos elétricos e magnéticos ainda eram tratados como fenômenos que não apresentavam nenhuma relação. Em 1820, o professor e pesquisador Hans Chris-tian Oersted realizou a experiência que representa um marco no estudo da eletricidade e do magne-tismo. A deflexão do ponteiro da bússola, devido à passagem de corrente elétrica num fio condutor, demonstrou que os fenômenos elétricos e magnéticos estão relacionados. O experimento de Oersted é apresentado, de forma esquemática, a seguir.

Fonte : https://www.passeidireto.com/arquivo/196121 57/1-carga-eletrica apresentacao - Acesso 15/04/2 018

Durante a realização do experimento, Oersted verificou/concluiu que (A) para ímãs naturais, a explicação estava relacionada ao movimento dos átomos no interior da

matéria. (B) o movimento de cargas elétricas, no fio condutor, criou um campo magnético ao redor desse fio. (C) a intensidade da corrente elétrica não alterava o valor do campo magnético ao redor do fio con-

dutor. (D) a mudança na orientação da bússola não dependia do sentido da corrente elétrica no circuito. (E) apenas cargas elétricas de sinal negativo criavam um campo magnético ao redor do fio condutor.

Page 39: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

39

CONCURSO PÚBLICO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

EDITAL 07/2017

PARA VOCÊ DESTACAR E CONFERIR O SEU GABARITO

01 13 25 37 49

02 14 26 38 50

03 15 27 39 51

04 16 28 40 52

05 17 29 41 53

06 18 30 42 54

07 19 31 43 55

08 20 32 44 56

09 21 33 45 57

10 22 34 46 58

11 23 35 47 59

12 24 36 48 60

Page 40: Caderno 6 1 Tipo 3 PEB Física - fumarc.com.br 6_1_Tipo 3_PEB Fisica... · Este caderno de provas contém um total de 60 (sessenta) questões objetivas, 30 de Conheci- mentos Gerais,

40