cadê minha mãe? #2

12
O TEMPO ACABOU! É hora de escolher seu futuro profissional Edição Especial: Observatório

Upload: metamorfose-comunicacao

Post on 23-Jul-2016

244 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Cadê Minha Mãe? #2

O TEMPO ACABOU!É hora de escolher seu futuro profissional

Edição Especial: Observatório

Page 2: Cadê Minha Mãe? #2

Dizem que a sabedoria vem da experiência. Eu acredito que sabedoria é o compartilhamento de histórias. É a oportunidade que cada geração possui de olhar para trás e escolher não cometer os mesmos erros. Isso vale para tudo: governos, culturas e... para futuros calouros.

O ensino médio foi para mim uma contagem regressiva até a faculdade. E para você, querido leitor, esse é o momento da decisão. O momento de matar o chefão do medo e passar de fase. Nós da equipe Cadê Minha Mãe? já passamos essa fase (com muito esforço), por isso essa revista especial é uma forma de compartilhar nossas experiências com você. Aprenda algumas manhas e ganhe alguns pontos extras com nossas dicas nessa edição.

Já na primeira coluna, Figurinha Carimbada, você pode conferir um texto muito interessante sobre os tipos de alunos que encontramos em observatórios. Será que você se encaixa em alguma categoria?

Preparamos também uma matéria especial com canais no youtube que podem te ajudar na maratona de estudos. Para matéria de capa respondemos a pergunta do momento: como sobreviver ao ENEM e aos vestibulares?

Aproveitando o assunto das provas, na coluna Saindo do Forno, você aprende qual é o lanchinho ideal para levar nos dias tão temidos.

Para rir (muito) um pouco, alguns micos de veteranos na coluna Vergonha Alheia.

E para finalizar uma crônica na coluna Fala Sério! discutindo a importância de manter a calma.

Todos nós da equipe Cadê Minha Mãe? estamos orgulhosos dessa edição especial, esperamos que ajude um pouco. Enfim! Não somos mães, mas precisando de socorro é só gritar pelo site.

Ana Marques, Redatora

Cadê minha mãe?Edição 02 - Ano 01 - nº 02

Outubro 2015 - Mensal

DIRETORA DE REDAÇÃOSarah Dieine

REDAÇÃOAna Paula (Japa)

Guilherme Camargos (Gui)Laryssa Caixeta (Lary)

Morgana Martins (Morg)Sarah Dieine (Sarah)

Stéfany Christina (Fany)Welker Melo (Wel)

REPÓRTERES FOTOGRÁFICOSGuilherme Camargos

Morgana Martins

DIAGRAMAÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENSAna Paula

Stéfany Christina

LOGONó 6

ORIENTAÇÃOMarlon WenderRafaela Resende

PRODUZIDO POR:METAMORFOSE COMUNICAÇÃO

www.metamorfose.org

Oi da redação

SUMÁRIO

3

4

5

8

9

10

FIGURINHA CARIMBADAQual aluno você é no observatório?

ESPECIALIntensivão

MATÉRIA DE CAPAFim de Jogo! Hora da próxima fase...

SAINDO DO FORNO Alimentação em tempos de prova

VERGONHA ALHEIASe mico matasse...

FALA SÉRIO!Quando tudo parece errado

Mas, não é só isso!

No nosso site você encontra vários outros assuntos, como cultura em geral, séries, dicas para garotas, cobertura de eventos e até esporte! Por lá você também pode sugerir um assunto para ser abordado na próxima edição da Cadê Minha Mãe. Acesse!

www.metamorfose.org

Page 3: Cadê Minha Mãe? #2

Mais uma edição do Observatório chegando \o/ e como uma veterana bem idosa (já estou quase formando ebaaa), percebemos direitinho os tipos de visitantes que a faculdade recebe nesse dia. Ficou curioso? Confira abaixo e escolha aquele que mais se encaixa com você.

AQUELE QUE ESTÁ SEMPRE PERDIDOEsse estudante é aquele que antes de entrar no campus, já está perdido. É isso mesmo, ele não sabe nem por qual portão entrar kkkkkkkk. E quando entra não sabe para onde ir, na maioria das vezes já segue direto para o bloco das oficinas, sem passar na recepção que acontece no Ginásio. Ao perceber que não tem ninguém por lá, sai correndo (perdido é claro) e desesperado achando que não conseguirá chegar a lugar nenhum.

O QUE VEM COM OBJETIVOAquele que já pesquisou tudo sobre os cursos que quer visitar e não há quem o tire de cabeça. Geralmente ele já realizou uma pesquisa antes e sabe até o corredor, onde serão realizadas as oficinas que ele quer visitar. Esse estudante é tão firme em suas decisões, que aquele papo, “Ahh, vem visitar o meu curso”, com ele não cola, porque ele não vai.O QUE QUER ESTAR EM TODOS OS LUGARESPelo menos ele promete. Isso mesmo! Ele vai com o objetivo de visitar toda a faculdade durante as quatro horas. Inclusive, ele afirma, que as oficinas nas quais ele se inscreveu não significam nada, ele pode mudar de ideia a qualquer momento. Principalmente se ele encon-trar algum veterano no caminho que o leve para algum lugar.

O QUE É OBCECADO POR BRINDESEste estudante é aquele que ao chegar no campus já pergunta para algum responsável que hora é o sorteio de brindes. Ele vai para a recepção pensando que já é o sorteio de brindes, vai para os oficinas esperando que haverá algum sorteio, lancha correndo no intervalo de uma oficina e outra com medo de perder o sorteio e, na hora do encerramento, interrompe todos os que estão ao seu lado de conversarem, pois está na hora do sorteio.

E aí, se identificou com alguns desses estereótipos? Ou identificou seu amigo? Compartilhe, comente e não se esqueça que na próxima edição tem muito mais. Um grande abraço e até a próxima!

SarahFIGURINHA CARIMBADA

Eu sou assim? Imagina, isso é a cara do fulano!

3

Page 4: Cadê Minha Mãe? #2

Viu como é simples estudar para o ENEM? Mantenha a calma, siga as dicas de estudo citadas acima e tenha a certeza que o resultado não irá te decepcionar! Confira todos os links em

ESPECIAL Fany

ENEMIntensivão

DESCOMPLICAO Descomplica é um site onde você tem acesso a todas as vídeoaulas disponíveis, gravadas ou ao vivo, monitoria de seu aprendizado e correção das redações de todas as matérias disponíveis no site. Isso tudo pago em mensalidades.

Porém se você não tem muita grana e mesmo assim quer estudar, eles possuem um canal no YouTube com diversos vídeos gratuitos e em algumas casos intensivões ao vivo. As aulas realmente descomplicam a vida do estudante e são até divertidas.

MUNDO EDUEste é um projeto educacional com vídeoaulas específico para quem quer se preparar para o ENEM. Mas nesse canal não estão disponíveis todas as matérias de estudo para o exame. O foco é Física, Geografia, História e Português. Então se tiver dificulda-des espec ia lmen te nessas matérias, fica a dica!

As vídeo-aulas são divertidas e chamam a atenção. Agora, se você quiser se aprofundar um pouco mais nessas matérias, no site do projeto você pode escolher sua forma de estudo, real izar o pagamento de uma taxa e come-çar a estudar.

QG DO ENEMO QG é um projeto do CERS em parceria com o grupo Eleva Educação (RJ). E como os outros canais indicados, este também possui um site onde você pode estudar e assinar para acessar conteúdos extras.

Está cheio de dúvidas e não sabe a quem recorrer? O QG te ajuda! No seu canal ele possui transmissões ao vivo onde os professores respondem possíveis dúvidas dos alunos.

www.metamorfose.org

STOODI O Stoodi é uma plataforma que possui diversas vídeo-aulas, exercícios e resumos sobre as matérias disponíveis gratuitamen-te. Há também a possibilidade de produzir redações e pedir para que essas sejam corrigidas com os mesmos critérios do ENEM, mas essa parte é dedicada somente a quem paga pelo curso.

As vídeoaulas estão também disponíveis no YouTube e são de fácil entendimento.

YOUTUBE EDUCAÇÃO Agora ficou em dúvida com qual dos sites/canais acima escolher para te ajudar nos estudos? Não esquente a cabeça, pois dentro da plataforma do YouTube, há o YouTube Educação, uma espécie de canal onde estão diversos vídeos sobre determinadas áreas.

No YouTube Educação, os vídeos estão divididos por categorias, mas há também subdivisões que facilitam você a estudar sobre determinado assunto. Só não vale se perder no meio de tanta infor-mação!

GEEKIE GAMESVocê não consegue entender nada do que está sendo explicado no vídeo ou tem dificuldades de prestar atenção? Então, essa dica é para você.

Não perca a chance de conhecer essa plataforma que traz aulas com conteúdo dinâmico e atrativo, o acompanhamento de sua evolução através de testes e também quiz sobre os temas estudados. Além de possuir um aplicativo, o que ajuda, por exemplo, quem não tem muito tempo para ficar estudando horas e horas na frente do computador..

EXTRA

4

Menos de um mês para uma das mais importantes provas do ano e você está atrasado com seus estudos ou então ainda nem começou a estudar? Não se preocupe, pois a Cadê Minha Mãe? te dará uma forcinha. Listamos abaixo alguns canais do YouTube e algumas plataformas que ajudarão você a se preparar. Confira!

Page 5: Cadê Minha Mãe? #2

O mês de outubro se inicia e com ele muitas decisões estão a caminho. Sim, estou falando de você que estudou 12 anos e às vezes até mais (acreditou que não iria formar nunca, né?), sonhou por várias vezes com seu futuro profissional (eu sei que você fica vendo os profissionais da sua futura área e se imaginando como eles) e agora, pode contar nos dedos os dias para uma das maiores decisões da sua vida, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece nos dias 24 e 25 de outubro e o tão sonhado vestibular (não estou exagerando, eu sei que você quer ir para a faculdade kkk), que no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) será realizado no dia 8 de novembro.

Sabemos que você se encontra pressionado de todos os lados, as provas finais do colégio, os inúmeros vestibulares que você está estudando (você já perdeu a conta para onde vai prestar vestibular, né?!), o tão temível ENEM (Bom, esse é... “dose”). Sem dúvida é um momento de desespero, seus pais, amigos e demais familiares estão depositando a maior confiança em você e, na grande maioria das vezes, te dizendo que tudo vai dar certo. Pode ser meio difícil de acreditar nisso agora, mas acredite só, é verdade. Pensando em você que está desesperado (Não me diga que é mentira, porque eu sei que não é kkkk) e com uma vontade enorme de gritar “Cadê minha mãe?” reunimos algumas dicas para tranquilizar você nesse momento e é claro, se preparar para essas decisões que irão definir para sempre o seu futuro profissional.

O tempo acabou? E agora, o que fazer?

MATÉRIA DE CAPA

5

Page 6: Cadê Minha Mãe? #2

Sarah

6

Para o ENEM

e Vestibular

Dica 1 – Leia o edital Por maior e mais cansativo que seja é a única forma de você saber tudo sobre a prova que irá fazer, assim, você saberá seus direitos e deveres e não irá pagar mico. Imagina se você faz algo, acha que é direito seu reclamar e depois escuta: “Estava no edital, você não leu?”.

Dica 2 – Foque seus estudos nas matérias que você apresenta maior dificuldadeA esta altura do campeonato, nós esperamos que você já tenha começado a estudar há muito tempo (me diga que isso é verdade, por favor!) . Sendo assim, o importante agora é focar naqueles conteúdos que você apresenta maior dificuldade, ou seja, fazer um intensivão com aquelas fórmulas matemáticas gigantes, dar uma o lhada na nova o r tog rafia , verificando o que mudou e o que ainda é usado. Resumindo, foque nas suas dificuldades, pois agora não haverá tempo para começar do zero.

Dica 3 – Reserve um tempo para vocêSeus nervos estão a flor da pele, geralmente até os seus sonhos giram em torno do ENEM e do Vestibular. Retire um tempo do seu dia para relaxar, seja fazendo uma atividade física, lendo um livro (claro que esse livro não será sobre conteúdos da prova do ENEM, viu?!), assistir a um filme, ouvir música, sair com a família ou com os amigos (Falar sobre o ENEM e o Vestibular está proibido, é claro). Resumindo, relaxe, pois ninguém é de ferro e se você ficar extrema-mente paranoico com as provas, ao invés de ajudar isso irá atrapa-lhar você.

Dica 4 – Separe tudo o que for levar no dia anteriorSeu documento com foto, seu material para fazer a prova (confira, o que pode e o que não pode usar nas dicas sobre ENEM e Vestibular

que estão abaixo), sua bolsa ou mochila (caso você seja de outra cidade, se não, por favor, não leve), seu lanche (no caso do ENEM), dentre outros. Não deixe para pegar tudo antes de sair, imagine se você foi para o cinema na semana passada e se esqueceu de pegar a sua identidade com a sua prima que mora do outro lado da cidade, se for no dia anterior dá tempo de buscar, se não, corre, porque sem documento você não faz prova.

Dica 5 – Chegue mais cedoProcure chegar pelo menos 30 minutos mais cedo. (Ah, vou ficar esperando e ficar mais nervoso ainda, mentira não vai). Se você chegar mais cedo, por mais que tenha passado aquele enorme imprevisto na rua, porque acontece é normal, dará tempo de você se recompor e não deixar que o seu nervosismo te atrapalhe nas provas. Agora se você deixar para sair de casa faltando 15 minutos para começar a prova, você pode encontrar um congestionamento, dificuldade para encontrar sua sala e diversas outras coisas podem acontecer. Resumindo, é melhor ser o primeiro a chegar, do que perder a prova.

Dica 6 – Mantenha a calma Você se preparou durante toda a sua vida para esse momento. Ficar calmo (a) agora só irá te ajudar. Fique tranquilo para realizar as provas, pense que por mais que elas sejam provas decisivas você se preparou para elas e mantendo a calma, você irá alcançar o resultado tão almejado.

Para o

ENEMPreto no BrancoPara fazer o exame, leve somente caneta esferográfica preta de corpo transparente. É recomendá-vel levar mais de uma, por precau-ção. Lápis, lapiseiras, borrachas não são permitidos.

Olhos abertos e cabeça friaÓculos escuros, bonés, chapéus e similares não poderão ser utiliza-

dos.

Bonito na fotoA apresentação de documento de identidade original com foto é obrigatória. RG, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação com foto, Cer t ificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista são considerados vá l idos para apresentação, segundo o edital do exame.

Ai que fome!Alimentos e água podem ser levados nos d ias de prova. Recomenda-se levar alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal. Não é bom exagerar na quantidade, já que o excesso pode fazer com que você se desconcentre, atrapalhan-do você e os demais candidatos.

C a r a C r a c h á ? A q u i N ã o !Documentos originais sem foto ou com validade expirada, crachás, carteirinhas de estudante e cópias de documentos, mesmo que autenticadas, não são permitidos. Em caso de perda, furto ou roubo dos documentos, será obrigatória a apresentação do bolet im de ocorrência, emitido no prazo máximo de 90 dias antes da realização do ENEM.

Sem direito a espiadinhasAparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e radiotransmis-sores também não são permitidos, assim como livros e anotações. Estes itens serão lacrados pelo fiscal num porta-objetos, que ficará guardado debaixo da mesa. Por isso, se possível, é melhor deixá-los em casa.

Pressa para quê?!A prova tem duração de quatro horas e meia no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo. Para levar o caderno de questões para casa, o participante deve deixar a sala de provas em definiti-vo nos últimos 30 minutos. Ah, vale lembrar que o candidato só pode deixar o local de provas, duas horas depois do começo da mesma.

Page 7: Cadê Minha Mãe? #2

Wel

7

Para o

Vestibular

do UNIPAMImportante: Como o edital do vestibular não havia saído até o fechamento desta matéria, nos baseamos no do ano passado. Por isso, assim que o edital estiver disponível no site dê uma olhadinha e confira o que é ou não permitido.

You speak English? ou ¿Hablas Español?Diferente da prova do ENEM, no Vestibular do UNIPAM, a opção de escolha da língua estrangeira é feita no momento de realização do processo seletivo, por isso, fique atento!

Passagem em MãosPara a realização da prova, o candidato deverá comparecer no local de realização da prova com o Comprovante de Inscrição e o Documento de Identidade original com foto.

Não se atrase!No ano passado, o acesso dos candidatos aos blocos para a realização da prova era de 11h às 12h, reforçando que nesse horário os portões eram fechados (uma hora antes da prova? Isso mesmo, pois de 12h às 13h ocorreu o processo de identificação de candidatos). As provas começavam às 13h.

O que posso usar?O uso de caneta azul ou preta (em tubo transparente), lápis (não sendo permitido o uso de lapiseira), borracha (sem a capa) é permitido.

Hora do lanche!Geralmente não é permitido que o candidato consuma al imentos dentro da sala. Só é permitido levar uma garrafa com água, porém no ano passado a instituição ofereceu lanche para os alunos antes da entrada no bloco (uma barra de cereal e uma vitamina de caixinha).

Detector de Metais

Geralmente, os candidatos estão sujeitos à identificação biométrica (ou similar) e à

vistoria com detectores de metais, com exceção dos portadores de marca-passo.

O que é proibido!Assim como no ENEM é proibido o uso de quaisquer equipamentos eletrônicos, como telefone, iphone, tablet, calculadora, controle remoto etc.A d o r n o s , c o m o ó c u l o s escuros , chapéu, boné, bandana, relógio, bracelete, p u l s e i r a , c o l a r, b r i n c o , alargador etc, também não são permitidos.Piercings são sujei tos à vistoria e à retirada e cabelos longos devem estar presos.

Quanto tempo tenho?O prazo máximo para a realização das provas é de cinco horas, incluindo a redação e o tempo para o preenchimento do cartão de respostas.Iniciada a prova, o candidato deverá permanecer na sala, por no mínimo duas horas.

Levar o caderno de provas é proibido!Independente do horário que você deixe a sala de provas não é permitido que você leve para casa o caderno de questões. As provas ficam disponíveis na internet uma hora após o término.

Viu? Não é tão difícil como você pensava. Siga nossas recomendações, se concentre e tenha a certeza, você fará uma ótima prova. Uma boa sorte para você e nos vemos na próxima edição da Revista Cadê Minha Mãe? Um grande abraço e até a próxima!

Page 8: Cadê Minha Mãe? #2

SAINDO DO FORNO Morg

Alimentar no ENEM e no Vestibular? Sim, é possível!

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibular chegando, sua cabeça está a mil, são tantas coisas para se preocupar e sua alimentação acaba passando despercebida. Se identificou com essa realidade e não sabe o que fazer? Pode ficar tranquilo, pois a nutricionista Karyna Locatelli dá algumas dicas para os candidatos se alimentarem antes, durante e depois das provas. Confira!

AntesVocê está uma pilha de nervos, certo? Quer comer tudo o que vê pela frente não é mesmo? Porém antes da prova, o ideal é que você não coma alimentos “pesados”, como massas, gorduras, pois esses alimentos necessitam de muita energia para serem digeridos, o que pode deixar você sonolento, prejudicando assim, o seu desempenho na prova. A dica é que você se abasteça com verduras, frutas, proteínas e é claro tome bastante água.

DuranteDurante a prova o ideal são aqueles alimentos fáceis de serem carregados e que não demandam muito tempo para serem ingeridos. As barras de cereais e as frutas são uma boa pedida. Atenção: Alguns candidatos optam pelo chocolate, pois ele controla a ansiedade. O chocolate não está proibido, mas tome cuidado com o excesso!

DepoisDepois da prova é hora de recuperar as energias que você gastou durante todo aquele tempo, mas é claro, não exagere. Opte por uma refeição mais leve, com verduras, carboidratos, legumes e muita água.

EviteAlém dos alimentos pesados, os alimentos que causam gases devem ser evitados, pois estes podem provocar um desconforto no candidato durante a realização da prova.Não vá se esquecer de alimentar, viu? Uma boa prova e até a próxima edição!

8

Page 9: Cadê Minha Mãe? #2

Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha!

Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha!

Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha!

Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha! Haha!

A vida de um universitário está longe de ser sombra e água fresca, muito pelo contrário, de um ano para outro, literalmente, a sua vida se transforma. A primeira transformação é que provavelmente a maioria, se não todos os seus novos colegas de faculdade são desconhecidos e para piorar todos os seus amigos do Ensino Médio seguiram caminhos diferentes. Nesse momento, bate aquela sensação de medo não é mesmo? E milhares de indagações surgem na sua cabeça, será que vou fazer amigos? Será que irei me adaptar?

No meu caso, tudo isso toma um proporção ainda maior. Se considerarmos o meu grau de ansiedade, todos esses fatores influenciaram para que começasse ali, a minha coleção de micos universitários.

No dia do resultado do vestibular, peguei a lista de aprova-dos e comecei a pesquisar no Facebook o nome de todos eles para ver se eu conhec ia a lguém. Pesquisei, pesquisei e aos poucos fui me tranquilizando, pois descobri que dois colegas do Ensino Médio seriam meus colegas novamente. Fiquei menos nervoso, pois pelo menos conhecia alguém.

Mas como alegria de pobre dura incrivelmente pouco. Vi o nome de uma menina, que lembrava o de uma ex-colega minha, não a encon-trava há muito tempo, então a procurei e chamei no inbox do Facebook, parabenizando-a por ter sido aprovada no vestibular, falei que seríamos colegas. Mas o pior estava por vir, tudo era um engano e o sobrenome que estava na lista era o de outra pessoa. Minha ex-colega havia repetido os dois últimos anos de colégio e ainda estava no segun-do ano do Ensino Médio, logo tudo era engano. Mas o pior é que ela imaginou que eu estava tirando sarro com a cara dela e usou uma série de palavrões, que não irei mencionar aqui.

Gente, a vergonha foi tão grande que até hoje não acredito que consegui confundir os sobrenomes!

As aulas começaram, logo me adaptei com os colegas e a nova sala e a intensa maratona de conciliação entre vida acadêmica, profissional e pessoal começou. Nesta maratona não faltaram micos e não irei enganar vocês, “incríveis tombos” retratam parte dessa maratona.

Nesta categoria tenho duas lembranças que ficaram para história. A primeira aconteceu logo no primeiro período, na época que eu trabalhava aos sábados. Neste dia, cheguei em casa, tomei banho, almocei e fui elaborar um trabalho que estava super atrasado, com todo o estresse de marinheiro de primeira viagem, subi em uma cadeira para pegar um bloco de folha de fichário que estava na parte alta do armário, me desequilibrei e caí em cima de uma mesinha de vidro que estava no meio do quarto. Resultado: alguns pontos na mão, um enorme susto, o prejuízo da compra de um vidro novo para mesinha e um belo atraso no trabalho.

Mas o nível de vergonha alheia ainda podia piorar, o estresse de calouro já tinha passado, já estava no terceiro período, um veterano (sim isso é motivo de orgulho, pode acreditar!), tinha acabado de fazer uma prova muito, mais muito tensa e fui comer um pastel com alguns amigos. O detalhe é que eu iria embora de ônibus naquele dia, assim que acabei de comer e estava na pastelaria conversando, vi o ônibus descendo, rapidamente peguei minha mochila e alguns cartazes que iria levar para casa e saí correndo. No momento em que estava de frente ao bar mais movimentado da época, tropecei e caí jogando os cartazes por toda parte. Naquele momento eu sentia uma mistura de dor e é claro, muita vergonha. Algumas pessoas vieram

me ajudar, mas um grito no fundo do bar foi o que me motivou a tomar a atitude que tomei, uma voz feminina gritou bem alto: ― Calma gente, é só um pobre correndo atrás do ônibus.

E o pior é que era verdade, então rapidamente juntei todos os cartazes e como um louco saí correndo e mancando, afinal eu já tinha me machucado e passado a maior vergonha, então não podia perder aquele maldito ônibus, pois já era uma questão de honra. O resultado dessa vez foi muita vergonha, misturado com muitas risadas (depois que a dor passou), vários ralados pelo corpo, uma cicatriz enorme na barriga, uma calça e uma jaqueta rasgada e uma vontade enorme de descobrir quem era a abençoada dona daquela voz (risos).

O que eu tenho a dizer para você hoje é: Relaxa garoto (a). Deve estar me achando louco, não é? Mas a realidade é essa. Os micos estão por toda parte, na hora, você não sabe em qual lugar colocar a sua cara, mas hoje, eles viraram motivos de piada em todos os lugares que passo. Então se acontecer um super mico com você por aí, relaxa e sorri, esse é o melhor remédio.

Bom, esses foram os meus micos até o fechamento desta matéria kkkkkk. Espero que vocês tenham gostado. Um abraço e até a próxima edição!

O troféu de mico universitário do ano vai para...

GuiVERGONHA ALHEIA

9

Page 10: Cadê Minha Mãe? #2

JapaFALA SÉRIO

É difícil descrever o sentimento que envolve a tomada de decisões exigidas, quando estamos prestes a nos formar no Ensino Médio. Me lembro de não me sentir preparada para a vida adulta (ainda não estou), mas a sensação mais nítida que me recordo é do completo desespero.

Eu sempre quis ser Jornalista. Levar a verdade às pessoas, fazer a diferença. Só que havia um problema: nada de Jornalismo na faculdade de Patrocínio (minha amada cidade natal). Tomar a decisão de cursar uma faculdade em outra cidade foi muito difícil. Hoje, olho para o passado e vejo que não existia motivo para tanto desespero, mas na época era como se o mundo fosse acabar caso algo desse errado.

E muitas coisas deram errado. Uma das minhas filosofias de vida é esperar sempre o pior, para que se algo bom aconte-cer seja uma grata surpresa. Mas eu nunca esperei que tudo fosse tão trágico. Primeiro, não me inscrevi no vestibular por ainda não

saber que o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) oferecia o curso dos meus sonhos. Depois, já no segundo vesti-bular, tomei a maior chuva da minha vida, perdi minha identidade e a encontrei, fiz a prova toda encharcada, saí e tomei mais chuva e, por fim, fiquei horas e horas esperando a carona, que ficou presa por causa da chuva.

No fim conquistei meu final feliz, ano que vem me formo em Comunicação Social – Jornalismo e já tenho vários outros objeti-vos em mente. Já como aluna veterana tenho certa experiência com Observatórios: são sempre barulhentos e empolgantes. São tantas pessoas com tantos sonhos... Mas o que eu tenho a dizer a cada um de vocês é que é possível! Se tudo der errado corra atrás da sua segunda chance. Nunca desista, mesmo se alguma tempestade tentar levar quem você deseja ser. O seu futuro está a sua frente e isso por mais amedrontador que seja é maravilhoso. E ahh, não se esqueça: aproveite sempre cada segundo!

Keep Calm!

10

Page 11: Cadê Minha Mãe? #2

A HISTÓRIA FALADA, AGORA DOCUMENTADA.ADQUIRA O LIVRO GRATUITO

WWW.METAMORFOSE.ORG

Page 12: Cadê Minha Mãe? #2