ca de improvisação. as prostitutas judias · sucesso absoluto, a peça teatral polacas, as...

12
Sucesso absoluto, a peça teatral Polacas, As Prostitutas Judias, traz a história de mulheres que fugiram da fome no leste europeu e ainda encontraram dura realidade no Rio de Janeiro, no séxulo XX. Pág 2. Odontologia Pág. 4 Como vencer a sensibilidade? Teatro Pág. 11 Campeonato Cario- ca de Improvisação. Desde 2003 | Ano XVI | Nº 175 | setembro de 2018 AS PROSTITUTAS JUDIAS Foto: Divulgação AS PROSTITUTAS JUDIAS

Upload: hoanghuong

Post on 05-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sucesso absoluto, a peça teatral Polacas, As Prostitutas Judias, traz a história de mulheres que fugiram da fome no leste europeu e ainda encontraram dura realidade no Rio de Janeiro, no séxulo XX. Pág 2.

Odontologia Pág. 4

Como vencer a sensibilidade?

Teatro Pág. 11

Campeonato Cario-ca de Improvisação.

Desde 2003 | Ano XVI | Nº 175 | setembro de 2018

AS PROSTITUTAS

JUDIAS

Foto: Divulgação

AS PROSTITUTAS

JUDIAS

CORREIO CARIOCA2

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

POLACAS, AS PROSTITUTAS JUDIAS

“Nesse espetáculo dou uma visão diferente a essas mulhe-res, mostrando um lado ainda não explorado. Tirei a visão in-fantil, que tenta justificar suas atitudes por forças maiores que as obrigaram àquela situação. Coloco mulheres com todas as suas qualidades e defeitos. Mulheres que optaram pela pros-tituição, que não são boas o tempo todo, que sentem prazer e são donas do seu destino, ou seja, mulheres contemporâneas e não idealizadas como “bibelots” que foram atacadas pelo “lobo mal” e são vítimas do seu destino. Um espetáculo forte para quem tem estomago.” Dinho Valladares

O autor faz um paralelo com o famoso texto de Samuel Beckett, Esperando Godot. Cinco prostitutas estão à espera dos clientes e conversam sobre suas vidas e como chegaram ali. O autor trata as mulheres com virtudes e defeitos, trazendo tridimensionalidade às personagens, que não são tratadas como coitadas, mas senhoras dos seus destinos. Até a chegada de um caften (cafetão) que revela uma traidora entre elas. Mas a histó-ria tem reviravolta ao chegar mais uma polaca com novidades.

O ESPETÁCULOPolacas é uma peça de teatro que resgata uma parte da

história da sociedade civil brasileira que se perdeu em meio a preconceitos e negligência. É uma história de seis moças que vieram de várias partes do mundo tentar a sorte no Brasil, en-contrando uma realidade rude e dura.

O cenário era de fome, pobreza e antissemitismo na Europa

A peça foi considerada por sites especializados uma das mais importantes do ano de 2017 e é tida como um espetáculo forte, “para quem tem estômago”, como disse o autor.

ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

Foto: Divulgação

CONTINUA NA PÁGINA 08

do Leste e, por isso, muitas das moças de famílias judias ansia-vam por maridos e melhores condições de vida, e as Américas surgiam como uma possível solução. Uma forma de construir uma nova vida longe da discriminação e da miséria.

Então, essas moças que em grande parte eram jovens ju-dias, analfabetas, muitas ainda virgens, recebiam propostas de uma vida melhor. Mas, já no porto de Marselha, no sul da Fran-ça, o sonho cai por terra, antes mesmo de embarcarem para o Novo Mundo.

E é assim que começa a história tabu de muitas “escravas brancas”, as prostitutas judias, conhecidas como “polacas”, que foram parar nos centros de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e Nova York.

No Rio de Janeiro, as polacas viviam nos bordeis e cortiços na Praça XI, área central da capital fluminense, onde hoje se chama Cidade Nova e estão sediados prédios públicos. Quase não restou vestígio do passado das polacas no Rio de Janeiro. O assunto ainda é tabu e, muitas vezes esquecido, virou tema para peça que busca desmistificar a existência dessas moças.

Justificativa da Cia de TeatroNum momento onde vemos na sociedade brasileira um

nível de violência contra mulher crescer, entendemos a ne-cessidade de se levantar essa questão e debater de forma con-

correiocarioca.com.br4

O CONVÍVIO ENTRE AMIGOS

Informe Publicitário

A “Dignus – Arte de Viver”, casa de repouso localizada em Botafogo (site: http://mcetrims.wix.com/dignus-arte-de-viver e blog: http://dignus-artedeviver.blogspot.com.br), desenvolve uma rotina que é extremamente favorável à saúde dos idosos.

Esta casa acredita que dormir e des-pertar um pouco mais cedo, ingerir ali-mentos mais saudáveis, fazer exercícios físicos leves e com assiduidade, trabalhar a criatividade, abrir espaço para a diver-são e fazer novas amizades, são coisas que qualquer pessoa pode fazer e que fa-vorecem uma vida mais saudável, longa e feliz.

Conviver entre amigos é muito bom, nos fortalece e nos traz um colorido espe-cial à vida. A arte de viver mais e melhor é individual e a Dignus tenta identificar o que é melhor para cada um dos idosos e idosas, adequando os serviços oferecidos às necessidades dos mesmos.

Tanto na modalidade “Hospedagem”, como na modalidade “Centro-Dia”, a maioria dos idosos da Dignus apresen-tam melhoras significativas da saúde e da qualidade de vida. A casa tem uma óti-ma equipe de técnicas de enfermagem, auxiliares de enfermagem, cuidadoras de

CORREIO CARIOCAANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

HIPERSENSIBILIDADEUma sensação dolorosa - comumente

relatada por dentes sensíveis – pode ser a manifestação de um problema denominado: Hipersensibilidade Dentinária.

O dente é formado pela polpa (tecido vivo do dente), pela dentina, (tecido intermediário onde encontram-se as terminações nervosas da polpa, sendo assim, a dentina é um tecido sensível) e esmalte ou cimento (ambos são tecidos de proteção que protegem a dentina na coroa e na raiz do dente, respectivamente).

A dor ocorre quando o dente perde esmalte, deixando a dentina exposta ao frio e ao quente, o que vai ocasionar uma movi-mentação de fluidos no interior dos túbulos dentinários (onde ficam os “pés” dos nervos dentários) desencadeando a sensação de dor na polpa.

A perda deste revestimento natural pode ser ocasionada por abrasões, erosões dentais ou atrição. Nas erosões os principais respon-sáveis são os ácidos. O consumo excessivo de refrigerantes, frutas ácidas e sucos cítricos, além de algumas drogas, prejudicam os dentes. Também quem sofre de bulimia ou anorexia nervosa, em que se nota o hábito de vômito, pode apresentar erosões, devido ao

ácido presente no muco gástrico que retorna à boca;

Na abrasão, o desgaste é ocasionado por ação mecânica. Neste caso é importante observar a qualidade da escova dental que precisa ser macia.

Além disso, a escovação não pode ser feita com movimentos bruscos, pois sua função é remover a placa bacteriana, não a estrutura dental.

Outro processo que causa o desgaste do esmalte na coroa do dente é a atrição. Ela acontece devido à mastigação ou por hábitos parafuncionais, como o bruxismo (esfregar durante o sono um dente no outro até desgastar) – estarei falando deste hábito mais detalhadamente na próxima edição. Se o paciente apresentar problemas oclusionais (de encaixe dos dentes) também podem ocorrer trincas no esmalte.

Esse problema de hipersensibilidade pode ser tratado por meio de polimento dos dentes, assim como bochecho com flúor, entre outras coisas. Faça a limpeza dos dentes regularmen-te, assim como a aplicação de flúor tópico.

Até a próxima!Dra. Renata Pescadinha

idosos, enfermeiras (em todos os dias), médico, psicóloga, assistente social, nu-tricionista, fisioterapeuta e muito mais.

Semanalmente, há também muitas atividades de estimulação cognitiva e fí-sica, que ajudam bastante aos idosos. A visita dos familiares à Dignus é livre e a hospedagem inclui seis deliciosas re-feições diárias balanceadas por nutricio-nista.

É possível viver bem na terceira ida-de e na companhia de pessoas semelhan-tes e/ou diferentes de nós. Conviver com outras pessoas sempre nos traz novas descobertas e nos ensina muito sobre a vida. Agende uma visita pelo telefone (21) 2542-9299 e venha conferir de perto as maravilhas que esta casa tão simpática traz às vidas das pessoas.

Informe Publicitário

5CORREIO CARIOCA ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

AGENDA CULTURAL

ESTAÇÃO NET RIO - Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo!; Takara - A noite em que nadei; Vende-se esta Moto; A Outra Mulher; Ferrugem; A Outra Mulher; As Herdeiras; A Outra Mulher; Carnívoras; O Orgulho; Troca de Rainhas; Benzinho.

ESTAÇÃO NET BOTAFOGO - Marvin; Histó-rias Que nosso cinema (não) contava; Missão 115; Nico 1988; Você Nunca Esteve Realmente Aqui; Yonlu; A Fes-ta; Escobar - A Traição; Gauguin - Viagem Ao Taiti.

ESPAÇO ITAÚ - A Destruição de Bernardet; A Freira; A Vida em Família; As Herdeiras; Benzinho; Café com Canela; Crô em Família; Elo Perdido - O Brasil que Pedala; Escobar: A Traição; Ferrugem; Marvin; O Ban-quete; O Renascimento do Parto 3; Yonlu.

PRAIA SHOPPING - Festival Kids Cinemark - Minions; Alfa; Crô Em Família; Os Jovens Titãs Em Ação! Nos Cinemas; Christopher Robin - Um Reencon-tro Inesquecível; O Candidato Honesto 2 - O Impitchi-ment; Meu Ex É Um Espião; Megatubarão; A Freira; Es-treias De Setembro; Illumination Apresenta Festival Kids

Paulinho da Viola 14 e 15/9A Bela e A Fera In Concert 16/9Kard 21/9Anavitória (ESGOTADO) 22/9 Marília Mendonça 28/9Fagner 29/9Mundo Bita 30/9Guilherme Arantes 5/10Nando Reis 6/10

...NO VIVO RIO

CINEMA PERTINHO DE VOCÊ!Cinemark, Em Parceria Com A Universal Picture; ‘Elvis 68 – Comeback Special’ Chega Às Salas Da Cinemark Para Sessão Única; O Koni Está Com Japa A Partir De R$8,90 Durante A Semana.

RIO SUL - Crô Em Família; Os Jovens Titãs Em Ação!; A Freira; Escobar: A Traição; Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível; Missão Impossível - Efeito Fallout; Mamma Mia: Lá Vamos Nós De Novo!; O Candi-dato Honesto 2; Megatubarão; O Protetor 2; Alfa.

ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283 CORREIO CARIOCA6

CORREIO CARIOCA8 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

POLACAS, PROSTITUTAS JUDIAS(Continuação da página 2)

tundente o preconceito e o papel da mulher na sociedade. Ao levantar parte da vida dessas mulheres que viveram no inicio do século XX, a Cia. de Teatro Contemporâneo revela como a mulher ainda é marginalizada e tratada de forma vil. Assim, cooperamos para que cada vez mais a mulher ocupe um papel de respeito e credibilidade dentro da sociedade brasileira con-temporânea.

SERVIÇO E FICHA TÉCNICA.Polacas, as prostitutas judias – texto e Direção: Dinho

Valladares. Elenco: Aline Bourseau, Nany Gomes, Andrezza Leal, Carol Salles, Marcela Cassolari, Gisela Plombon e Dinho Valladares. Dramatização a partir da história de prostitutas que viveram no Rio de Janeiro no século XX. Cinco prostitutas es-tão num prostibulo a espera de clientes, quando são assediadas por um Caften (cafetão) e resolvem fugir para um lugar melhor. Duração (80 min). Classificação: 16 anos. Sede da Cia. de Te-

atro Contemporâneo. Sábados as 21hs e Domingos as 20hs. Info. 25375204 R$ 50. De 04 de maio a 03 de junho de 2018.

Coordenação de projeto: Cia. de Teatro Contemporâneo; Texto e direção: Dinho Valladares; Coreografias: Aline Bourse-au; Iluminação: Rubia Vieira; Figurinos: Luiza Valente; Trilha Sonora: Sergio Roberto de Oliveira; Web designer: Victor Ma-fra; Operador de Luz: Fabio Félix; Operador de Som: Leo Pon-zo; Maquinista: Xico Santos; Elenco: Aline Bourseau; Marcela Cassolari; Gisela Plombon; Dinho Valladares; Fernanda Faria; Luiza Valente.

Duração (80 min). Classificação: 16 anos. Teatro Sede da Cia de Teatro Contemporâneo. Sábados, às 20h, e domingos, às 19h. Rua Conde de Irajá 253 – Botafogo.

Aline Bourseau/Dinho Valladares: (21) 3172-5206 e 3172-5201 / (21) 98414-1965 e (21) 98458-1294 / [email protected].

9CORREIO CARIOCA CLASSIFICADOS

SERVIÇOS SOCIAIS

AULAS

SAÚDE

EDITORAS E LIVRARIAS

GASTRONOMIA

CRIAÇÃO DE SITES

IMÓVEL

MÚSICA

DESPACHANTESOM, VÍDEO, ETC.

CORREIO CARIOCA10 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

CURIOSIDADESINDEPENDÊNIA DO

BRASIL E DIA DO FICO

A independência é um dos fatos mais importan-tes do país, pois marca o fim do domínio português e a autonomia da nação. Ocorreram muitas tenta-tivas e muitos morreram nessa luta, inclusive Tira-dentes, que foi executado pela coroa por defender a liberdade do país.

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu re-torno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respon-deu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.

11CORREIO CARIOCA ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

X CAMPEONATO CARIOCA DE IMPROVISAÇÃO

O Campeonato Carioca de Improvisação idealizado pela Cia de Teatro Contemporâneo é realizado anualmente, há 14 anos, sempre no 2º semestre do ano. Já participaram do Campeonato jogadores como Marcio Ballas do Grupo Jogando no Quintal/SP que apresentou o programa TUDO É IMPROVISO na TV Bandeirantes, assim como a atriz e improvisadora Tatá Werneck.

Este ano teremos a participação de 18 (dezoito) equipes do Rio de Janeiro: Imprudentes, Os Cinco Elementos, Fa-mosos Quem, Sungas Branca, Paranoides, Molóides, Roleta Russa, Lupas Loucas, Carambola, Os Bolhas, Dupla Face, Corta!, Los Ambulantes, Sorobô, Cia Rindo de Humor, Os Cowabungas, Homens de Improviso e Sem Controle. Nes-ses 12 anos o Campeonato tem “lapidado” muitos atores comediantes que estão no cenário artístico carioca. É um es-petáculo de teatro esportivo ligado a comédia, usando como princípio a improvisação, onde times compostos por 4 a 5 jogadores disputam as melhores cenas criadas na hora com títulos e informações sorteadas da plateia. Com uma estrutura de jogo, com times, regras, árbitros e placar, onde os improvi-sadores fazem as melhores histórias, as cenas inesquecíveis e impossível de se repetir! E claro os pontos que são decisivos para a classificação do times para a final.

Os primeiros classificados no Campeonato Carioca de Improvisação, garantem vaga para o Festival Internacional

de Improvisação, quando teremos times do Chile.FICHA TÉCNICA: Coordenação Geral: Cia. de Teatro Contemporâneo; Curadoria: Dinho Valladares; Produtora: Aline Bourseau; Grupos participantes: Imprudentes, Os Cinco Elementos, Famosos Quem, Sungas Branca, Paranoi-des, Molóides, Roleta Russa, Lupas Loucas, Carambola, Os Bolhas, Dupla Face, Corta!, Los Ambulantes, Sorobô, Cia Rindo de Humor, Os Cowabungas, Homens de Improviso, Sem Controle; Local: Sede da Cia de Teatro Contemporâneo – TEATRO I (nos meses 10 e 11/2018); R. Conde de Irajá, 253, Botafogo – próximo à Cobal Humaitá; Tels: 2537-5204 / 3172-5201; Sábados à 18:00 e às 21:00; Classificação etá-ria: 14 anos; Duração: 70 minutos; HTTP://www.ciadeteatro-contemporaneo.com.br; Ingresso: R$ 50 (estudante paga 1/2 entrada); Capacidade: 80 lugares / Ar Condicionado / Lan-chonete; Pagamento em dinheiro ou cheque.

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

CORREIO CARIOCA12 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283