bushcraft

2
Bushcraft Prioridades: Abrigo Água Fogo Alimento Para listar as prioridades podemos usar a regra dos 3. Geralmente o homem sobrevive: 3 minutos sem ar; 3 horas sem abrigo; 3 dias sem água; 3 semanas sem comida. Vejamos uma descrição do básico para a sobrevivência em ambiente selvagem: Abrigo - Vai depender da região em que se está viajando, geralmente em selva uma boa cobertura e rede são a melhor pedida, em campo ou montanha uma boa barraca e saco de dormir podem proporcionar noites muito confortáveis mesmo em tempo ruim. Particularidades dependerão das preferências individuais. Se o programa for um camping offroad não há porque não montar um excelente acampamento base. Recipiente para coleta/purificação/armazenamento de água - O ambiente novamente ditará as regras, quanto mais quente mais água será necessária. O recipiente também é escolha de cada um, um cantil militar, camelback, garrafinhas esportivas ou mesmo garrafas PET podem ser usadas para armazenamento de água, porém alguns deles facilitam o trabalho por permitirem executar duas funções, um bom exemplo são garrafas de aço inox que podem ir ao fogo, purificando água por fervura diretamente no recipiente onde ela ficará armazenada. Minha escolha nesta área recai no cantil militar, com o kit completo que consiste em cantil, caneco, base fogareiro e capa do cantil, onde todo o kit vai guardado. Em caso de expedição a locais com pouca água é necessário transportar grandes recipientes, e planejamento adequado é essencial. Fogo - Algum equipamento para acendimento de fogo, ou até mais de um é essencial mesmo em climas mais amenos, já que o fogo proporciona aquecimento, preparo de comidas e purificação de água. Aqui a escolha é basicamente questão de preferência, partindo do pressuposto que o trilheiro domina o método escolhido, seja ele fogo por fricção, faíscas, método químico, eletricidade, radiação solar ou mesmo isqueiros modernos . Lâminas - Outro item onde em grande parte o gosto pesa na decisão. Regiões de selva geralmente beneficiam lâminas maiores como facões, enquanto regiões áridas podem ser exploradas com segurança carregando apenas uma faca, mas não há regras estritas a serem seguidas, tudo depende da habilidade de cada um. Navegação - Uma boa bússola e o conhecimento geral da região em que se está permite que se procure a civilização em caso de emergência. Um GPS também pode ser uma boa ferramenta, mas

Upload: joyce-muzy

Post on 08-Aug-2015

25 views

Category:

Career


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bushcraft

BushcraftPrioridades:

Abrigo Água Fogo Alimento

Para listar as prioridades podemos usar a regra dos 3. Geralmente o homem sobrevive:

3 minutos sem ar;3 horas sem abrigo;3 dias sem água;3 semanas sem comida.

Vejamos uma descrição do básico para a sobrevivência em ambiente selvagem:

Abrigo - Vai depender da região em que se está viajando, geralmente em selva uma boa cobertura e rede são a melhor pedida, em campo ou montanha uma boa barraca e saco de dormir podem proporcionar noites muito confortáveis mesmo em tempo ruim. Particularidades dependerão das preferências individuais. Se o programa for um camping offroad não há porque não montar um excelente acampamento base.

Recipiente para coleta/purificação/armazenamento de água - O ambiente novamente ditará as regras, quanto mais quente mais água será necessária. O recipiente também é escolha de cada um, um cantil militar, camelback, garrafinhas esportivas ou mesmo garrafas PET podem ser usadas para armazenamento de água, porém alguns deles facilitam o trabalho por permitirem executar duas funções, um bom exemplo são garrafas de aço inox que podem ir ao fogo, purificando água por fervura diretamente no recipiente onde ela ficará armazenada. Minha escolha nesta área recai no cantil militar, com o kit completo que consiste em cantil, caneco, base fogareiro e capa do cantil, onde todo o kit vai guardado. Em caso de expedição a locais com pouca água é necessário transportar grandes recipientes, e planejamento adequado é essencial.

Fogo - Algum equipamento para acendimento de fogo, ou até mais de um é essencial mesmo em climas mais amenos, já que o fogo proporciona aquecimento, preparo de comidas e purificação de água. Aqui a escolha é basicamente questão de preferência, partindo do pressuposto que o trilheiro domina o método escolhido, seja ele fogo por fricção, faíscas, método químico, eletricidade,  radiação solar ou mesmo isqueiros modernos .

Lâminas - Outro item onde em grande parte o gosto pesa na decisão. Regiões de selva geralmente beneficiam lâminas maiores como facões, enquanto regiões áridas podem ser exploradas com segurança carregando apenas uma faca, mas não há regras estritas a serem seguidas, tudo depende da habilidade de cada um.

Navegação - Uma boa bússola e o conhecimento geral da região em que se está permite que se procure a civilização em caso de emergência. Um GPS também pode ser uma boa ferramenta, mas por ser um equipamento eletrônico é relativamente frágil, e suas pilhas acabam, logo, não deve ser a única forma de localização.