bureauxpress - edição 16

10
Ano 1 Outubro/2013 Edição 16 visitesantoseregiao.com Na seção Associados em destaque desta semana, Banda Trilha Sonora e Cadillac Vintage Bar Pág. 7 Peruíbe

Upload: santos-e-regiao-convention-visitors-bureau

Post on 09-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Acompanhe as notícias da Costa da Mata Atlântica e do Santos e Região CVB na 16ª edição do BureauXpress.

TRANSCRIPT

Page 1: BureauXpress - Edição 16

Ano 1 — Outubro/2013 — Edição 16 visitesantoseregiao.com

Na seção Associados em destaque desta semana, Banda Trilha Sonora e Cadillac Vintage Bar

Pág. 7

Peruíbe

Page 2: BureauXpress - Edição 16

2

BureauXpress

ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR

“Receita de Sucesso” vai impulsionar a gastronomia caiçara

O Escritório Regional do Sebrae-SP na Baixada Santista, com o apoio do Santos e Região CVB, promove no dia 23 de outubro, na sede da Nita Alimentos, em Santos, a apresentação do Programa “Receita de Sucesso -

Uma pitada de Gastronomia, Panificação e Confeitaria”. O en-contro, que é dirigido a donos de restaurantes, bares, lancho-netes, pizzarias, padarias e similares, acontece das 15 às 18 horas e tem o objetivo de fomentar a inovação e tecnologia no segmento gastronômico e turístico da região.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até o dia 21/10/2013, pelos telefones (13) 3289-5818, 0800 5700800 e pelos e-mails [email protected] e [email protected]. Participe, vagas limitadas.

Um dos destaques do evento é a presença do renoma-do chef Eudes Assis, especialista em gastronomia caiçara. Ele iniciou a carreira aos 15 anos de idade e já passou pelos restau-rantes Manacá, Fasano e Gero, em São Paulo, além de ter sido citado pelo crítico gastronômico Josimar Mello, como o “Chef Caiçara”, por valorizar a cultura da região litorânea. Na oportu-nidade, vai falar sobre sua trajetória e apresentar aos partici-pantes pratos e ingredientes de sua preferência.

O evento abordará “Cenário e Tendências para Alimen-tação Fora do Lar”, com a consultora do Sebrae-SP, Michele de Oliveira do Amor Divino, que vai detalhar como funciona o Pro-grama “Receita de Sucesso”. O encontro contará, também, com talk show e bate papo entre os empresários sobre “O Mercado de Panificação e Confeitaria”, “Gastronomia Caiçara” e “O Turis-mo na Costa da Mata Atlântica”.

Fomento O “Receita de Sucesso - Uma pitada de Gastronomia, Panificação e Confeitaria” é uma ação que integra o Projeto Circuito da Costa da Mata Atlântica e vai oferecer palestras, oficinas, cursos, ensino a distância e consultorias coletivas e individuais para empresas da Baixada Santista. “Esta iniciativa do Sebrae-SP faz parte de uma série de ações que tem como meta o fomento da inovação e tecnologia no setor gastronômi-co”, afirma o gerente regional do Sebrae-SP na Baixada Santis-ta, Paulo Sergio Brito Franzosi.

Para o gerente executivo do Bureau, Alexandre Nunes, “nossa gastronomia é riquíssima e tem um grande potencial de atratividade. Iniciativas como esta são importantíssimas para profissionalizarmos ainda mais este segmento e gerarmos mais negócios para a região”.

Programação

15h - Boas vindas Nita Alimentos 15h30 - Apresentação Cenário e Tendências para Alimentação Fora do Lar (Sebrae-SP) 16h30 - Talk Show “Troca de Receitas”: Chefe Eudes Assis - Gastronomia Caiçara (Senac Santos) O Mercado de Panificação e Confeitaria (Nita Alimentos) O Turismo na Costa da Mata Atlântica (Santos e Região CVB) 18h - Encerramento

Fonte: Assessoria de Imprensa—Sebrae-SP

Chef Eudes Assis

Page 3: BureauXpress - Edição 16

3

COPA DO MUNDO

BureauXpress

Guarujá quer marcar gol de placa

Fonte: A Tribuna

A classificação da Suíça para a disputa da Copa do Mun-do 2014 representa mais uma cartada para que Gua-

rujá receba a delegação do país durante os jogos da competição. Apesar de essa confirmação chegar somente em dezembro, a Cidade já prevê impactos positivos para os setores turístico e econômico. Po-rém, isso só ocorrerá depois do sorteio das chaves e a divisão das partidas entre as regiões que irão r e c e b e r o t o r n e i o . De acordo com a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), a expectativa é de que a Copa atraia mais de 1,3 milhão de turis-tas, número registrado durante as temporadas de verão. “Já estamos acostumados a receber essa movimentação e sei que o turista que chegar aqui vai ter uma boa impressão da Cidade”, avalia. “Vejo a Copa como uma alavanca para o desenvolvimen-to e estamos confiantes de que a Suíça venha se hospedar co-nosco”.

Enquanto tais detalhes não se confirmam, Guarujá corre contra o relógio para se adequar às necessidades dos turistas e dos organizadores do evento. A reforma do Estádio Antônio Fernandes, no Jardim Helena Maria, visitado pela dele-gação europeia no primeiro semestre deste ano, é uma delas. O espaço deve se tornar um centro de treinamento para a seleção com base nas normas exigidas pela Fi-fa.“Estamos a todo vapor com as adaptações e o estádio deve ficar pronto até 31 de março de 2014”, explicou a prefeita. Além das melhorias para a realização da Copa, Guaru-já tem outro desafio pela frente: garantir a infraestrutura para os munícipes e para os visitantes, como atendimento na rede pública de saúde, pavimentação de ruas e segurança. “Já fize-mos bastante coisa na área de habitação, de saúde, entre ou-tras, mas, passamos nesse momento por uma dificuldade em relação aos precatórios”, disse Antonieta, se referindo às dívi-das do Município.

Pequena Suíça De acordo com o presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Alex Mendes, uma das propostas da entidade para cativar o turista é trazer um pouco da cultura dos países que devem vir à região. “Santos ainda aguarda uma classifica-ção da seleção do México. Mas, com Guarujá sendo subsede do evento, o potencial turístico da Baixada Santista deve despon-tar”, avalia, ao indagar:“Por que não transformar a Cidade, por exemplo, em uma pequena Suíça? É importante trazer a músi-ca, a gastronomia dos visitantes”. Outro assunto que vem sendo discutido pela entidade com órgãos do comércio e a prestação de serviços, como em-presas de táxi e restaurantes, são os preços praticados para os visitantes. “Estamos trabalhando a ideia de não haver aumentos exagerados no valor dos produtos e no atendimento. Afinal, a Inglaterra fez isso durante as Olimpíadas de 2012 e teve que arcar com prejuízos”. Otimismo A conquista da vaga pela Suíça, na última sexta-feira, também agradou o gerente geral do Casa Grande Hotel, na Enseada, Lourival de Pieri. O estabelecimento já foi visitado três vezes por representantes da seleção e é cotado para receber a dele-gação que, no total, deve ter mais de 350 pessoas. “Com essa confirmação, estamos mais próximos de fechar o negócio. In-clusive, na visita eles já escolheram os 80 quartos que devem ser utilizados e o restaurante exclusivo para os jogadores”, ani-ma-se Pieri. O entusiasmo também toma conta dos comerciantes da Cidade, a exemplo do proprietário de uma churrascaria pró-xima ao Estádio, Norberto Lopes Simões Neto. “Na temporada, já temos um aumento de 20% no movimento e esperamos que na Copa esse número seja ainda maior”.

Page 5: BureauXpress - Edição 16

5

COPA DO MUNDO

Obras do estádio Antonio Fernandes chegam a 30% da conclusão

BureauXpress

A pós dois meses do inicio das obras, o Estádio Antonio Fernandes, em Guarujá, está com 30% dos trabalhos já concluídos. As informa-ções são da Construtora Beira Mar, respon-

sável pelas intervenções no equipamento esportivo, qualificado, após as intervenções, como Centro de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo FIFA 2014. A previsão de entrega é para 31 de março de 2014.

Dentre os trabalhos já iniciados estão a re-modelação da arquibancada; a instalação das salas de imprensa, reforma dos vestiários e instalação de salas de apoio; abertura de novas entradas e setori-zação da arquibancada; construção de equipamentos de apoio para cada setor (torcida local, visitante e vip), como banheiros (masculinos, femininos e defici-entes) e lanchonetes; acessos para deficientes em todos os setores das arquibancadas; pintura da parte externa do equipamento; e retirada do gramado e da pista de atletismo.

Como nos últimos dias a Cidade foi atingida por um longo período de chuvas, os trabalhos de drenagem do grama-do tiveram de ser interrompidos, tendo, assim, o foco dos tra-balhadores voltado às atividades no interior do Estádio. Segun-do a empreiteira, com o período de estiagem, os trabalhos se-rão voltados para a nova calçada no entorno do Antonio Fer-nandes, além do muro e do gramado.

De acordo com a secretária adjunta de Turismo e co-ordenadora do Núcleo de Projetos Especiais – Copa do Mundo e Olimpíadas, M. Eunice Leão Grötzinger, todo o andamento da obra está sendo acompanhado de perto pela Administração, com relatórios mensais disponibilizados para as seleções.

“As equipes que já demonstraram interesse na nossa

Cidade, como o grupo da Suíça, recebem um relatório mensal, atualizado, com o passo a passo da obra, a fim de demonstrar a transparência com que estamos trabalhando. Não pretendemos fazer nada além da proposta que oferecemos a cada uma das seleções”, disse a secretária.

Suíça vem para o Brasil – Principal interessada em ter Gua-rujá como sua sub-sede durante a Copa do Mundo do ano que vem, a seleção da Suíça garantiu sua vaga no Mundial na última sexta-feira (11), ao vencer a Albânia por 2 a 1.

Apesar do interesse declarado do time do técnico Ott-mar Hitzfeld em ficar no Município no próximo ano, a definição só será revelada após o dia 06 de dezembro, data do sorteio das chaves da Copa.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Guarujá

S antos está na torcida para que o México se classifique para a Copa do Mundo e fique na cidade durante a fase de adaptação antes do início do torneio. O presidente da Femexfut (Federação Mexicana de Futebol), Justino

Campeán Palacios, já assumiu desejo de trazer a delegação à cidade. Estimativas da operadora Mundomex é que Santos pos-sa receber até 15 mil mexicanos em 32 dias.

A esperança é que os turistas tragam incremento na economia, em setores como turismo, hoteis, bares, comércio e restaurantes. “Queremos receber bem para que os turistas vol-tem e indiquem Santos nos seus países de origem”, afirma o presidente do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista), Salvador Lopes.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Alberto Weberman, lembra da importância da movimentação do comércio, já que nenhum turista volta para

casa sem uma lembrança. Além disso, a vinda do navio MSC Divina, com capacidade para 4.345 turistas, muitos deles mexi-canos, está garantida e terá Santos como base principal. “A chegada de navios de cruzeiros para Santos durante a Copa do Mundo de 2014 é importante pela divulgação que trará e tam-bém pela possibilidade de recebermos embarcações fora da temporada”, afirma o diretor de Operações do Concais (Terminal Marítimo de Passageiros), Flávio Brancato.

O gerente-executivo do Convention & Visitors Bureau da Costa da Mata Atlântica, Alexandre Nunes Affonso, lembra ainda que a parceria Santos-México tem tudo para dar certo. “Seguramente eles vão se sentir em casa. Os jogos terão inter-valos de quatro a cinco dias, o que possibilitará que pessoas que fiquem em São Paulo venham visitar a região.”

Santos é ‘México desde criancinha’

Fonte: Jornal Metro

Page 6: BureauXpress - Edição 16

6

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Feriado: hospedagem em Santos tem três diárias pelo valor de duas

Fonte: Assessoria de Imprensa do hotel

BureauXpress

O Monte Serrat Hotel, primeiro meio de hospedagem voltado para turistas no Centro Histórico de Santos, no litoral paulista, oferece três diárias pelo valor de duas para quem pretende curtir o feriado da Procla-

mação da República perto da praia. O hotel preparou pacotes especiais para emendar o fim de semana. Quem optar por ficar o feriado todo no hotel, do dia 14 de novembro (quinta) até o dia 17 (domingo), pagará somente duas diárias.

O apartamento duplo, cujo pacote seria de R$ 570,00 para o período, sairá por R$ 380,00. Já quem for passar o feria-do em Santos com família ou em grupo de três pessoas tem um bom desconto: de R$ 690,00, o preço cai para R$ 460,00, para o mesmo período. O pacote para o apartamento quádruplo sai de R$ 810,00 por R$ 540,00.

O hotel oferece ainda as suítes dupla e tripla superior, com hidromassagem. O pacote para a Proclamação nesses a-partamentos está por R$ 500,00 e R$ 580,00, respectivamente.

O grande diferencial do hotel é a localização. O Monte Serrat está a 10 minutos a pé dos principais pontos turísticos do Centro Histórico, como o próprio Monte Serrat, palco do início

da ocupação de Santos, a Bolsa Oficial do Café, o bonde turísti-co e as ruas XV de Novembro e do Comércio, com arquitetura conservada do século 19 e início do século 20. Está próximo também dos principais corredores de tráfego que dão acesso à praia, a menos 10 minutos da orla no trajeto de carro ou de ônibus.

Os apartamentos têm ar condicionado, TV LCD e sinal de internet wi-fi, que cobre todo o estabelecimento. O hotel possui no primeiro andar mini SPA com jacuzzi e sauna e salão de jogos.

Serviço

O Monte Serrat Hotel fica na Rua Bittencourt, 130 – Centro

Tel.: (13) 3232-6624

Reservas pelo www.monteserrathotel.com.br

Facebook: Monte Serrat Hotel

Page 7: BureauXpress - Edição 16

7

Esta é uma seção dedicada a promover o relacionamento entre nossos parceiros

Cadillac Vintage Bar

Situado no Centro Histórico de Santos, o Cadillac Vintage Bar é

um projeto único e inigualável no Brasil. Trata-se de uma casa noturna que traz novos conceitos baseados nas casas temáticas nos EUA e Europa para o Brasil. Com o ambiente agradável, segurança e conforto a casa oferece sempre o excelente atendi-mento e diversão em um ambiente único e inigualável.

O local voltado para todas as gerações traz lembranças das dé-cadas 50,60, 70 e 80, músicas das mesmas até os hits atuais,

uma verdadeira viagem através das décadas.

O endereço é Rua São Bento, 50, no Centro Histórico, em Santos. O telefone é (13) 3219-3606 e o

site www.cadillacbar.com.br.

Banda Trilha Sonora

Com mais de 20 anos de estrada, a Banda Trilha Sonora é a pedida certa para incrementar seu evento. Com um repertório eclético e moderno, a Banda Trilha Sonora é a dose certa de sucesso. Vibração, musicalidade, carisma, harmonia perfeita entre instrumental e vocal, energia, som, luzes e variadas core-ografias caracterizam a Top Of Mind do Brasil, a premiadíssima

Banda Trilha Sonora. O endereço da empresa é Av. Pinheiro Machado, 133, na Vila Mathias, em San-tos. O telefone é (13) 3233-1666 e o www.bandatrilhasonora.com.br.

Page 8: BureauXpress - Edição 16

8

Encontro em Santos apresenta oportunidades da Lei da TV Paga

Fonte: Assessoria de Imprensa—Sebrae-SP

BureauXpress

O Escritório Regional do Sebrae-SP na Baixada Santista promove no dia 23 de outubro, em Santos, o evento “Oportunidades e Tendências para o mercado audio-visual no cenário nacional”. O encontro acontece na

sede da instituição (Avenida Ana Costa, 418, Gonzaga), das 9 às 12 horas, e é dirigido a produtores audiovisuais e profissio-nais que atuam nas TVs regionais e comunitárias.

O objetivo é o de apresentar os principais aspectos da Lei 12.485/2011, a chamada Lei da TV Paga, que trata da obri-gatoriedade da inserção de cotas de conteúdo nacional na pro-gramação da TV fechada e a garantia de espaço para produto-res brasileiros independentes. “Além de apresentar o novo mer-cado que se abre com essa Lei, queremos levar para os profis-sionais deste setor informações sobre gestão empresarial e cultura empreendedora”, explica o gerente regional do Sebrae-SP na Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi.

A iniciativa do Sebrae-SP tem o apoio da APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), San-tos e Região Convention & Visitors Bureau e SENAC Santos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (13) 3289-5818, 0800 570 0800 e pelo e-mail [email protected].

Palestras

O encontro terá apresentações da gerente executiva do Projeto de Capacitação Audiovisual da APRO, Odete Cruz, e da sócia diretora da produtora Gullane Filmes, Débora Ivanove.

Odete Cruz é graduada em Administração de Empre-sas e Marketing pela FGV e trabalhou durante dois anos como Diretora Executiva da ABPITV (Associação Brasileira de Produ-tores de Televisão). Além disso foi Executiva e representante da BBC Global Channel durante cinco anos e atuar durante 10 anos em outras atividades no setor de entretenimento.

Débora Ivanove atuou por mais de 10 anos como pro-dutora cultural realizando documentários, exposições e projetos editoriais. Em 2000, como sócia da Gullane, passou a se dedicar exclusivamente ao audiovisual, realizando mais de 30 obras para cinema e TV. É Diretora Executiva do Sindicato da Indús-tria do Audiovisual do Estado de São Paulo desde 2009 e direto-ra dxecutiva do Instituto Querô, escola audiovisual dedicada à jovens em situação de risco.

Como funciona a Lei da TV Paga

De acordo com a Lei 12.485/2011, a Lei da TV Paga, os canais que exibem predominantemente filmes, séries, animação, docu-mentários (chamados de canais de espaço qualificado) passam a ter a obrigação de dedicar 3 horas e 30 minutos semanais de seu horário nobre à veiculação de conteúdos audiovisuais brasi-leiros, sendo que no mínimo metade deverá ser produzida por produtora brasileira independente.

Outro dispositivo da lei estabelece que todos os paco-tes oferecidos aos consumidores deverão incluir um canal de espaço qualificado de programadora brasileira para cada três canais de espaço qualificado.

A implantação dessa obrigatoriedade será feita gradu-almente, no decorrer de três anos a partir da sanção da lei. Trata-se de um mecanismo brando, se comparado aos que e-xistem em outros países, mas que será de extrema relevância para abrir espaços para cultura brasileira nesse mercado.

EVENTO APOIADO

Page 9: BureauXpress - Edição 16

9

RAPIDINHAS

BureauXpress

Nosso gerente executivo, Alexandre Nunes, aprovei-tou a estada em Guaporé, onde foi realizada mais uma etapa da Fórmula Truck, evento apoiado pelo Bureau, para estreitar relacionamento com outros CVBx da região.

Esteve com o superintendente do Porto Alegre CVB, José Amilton Lopes e com o consultor executivo do Bento CVB, Leandro Carpes. Trocaram experiências sobre a estrutura e ações realizadas pelos CVBx, fala-ram da importância do Encontro de CVBx no próximo mês de novembro em Florianópolis e sobre a possibi-lidade de “troca de pautas” entre os CVBx.

O Santos e Região CVB participou como expositor, en-

tre os dias 14 e 16 de outubro, do 26º Congresso

Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Tu-

rismo (Cihat) e Feira Internacional de Produtos, Ser-

viços e Sustentabilidade para Gastronomia, Hotela-

ria e Turismo (Fistur), no Palácio das Convenções do

Anhembi, com um estande promovendo a Costa da

Mata Atlântica. Também estivemos presentes no

estande cooperado da Secretaria de Turismo do

Estado de SP.

Nossa assessora de eventos, Juliana Menezes, esteve presente no encerramento da 6ª Feira Nacional de Segurança Municipal, na manhã desta sexta-feira, dia 18, no Centro de Convenções de São Vicente. O e-vento tem o apoio do Santos e Região CVB .

Page 10: BureauXpress - Edição 16

10

C riado em 08 de abril de 2002, o Santos e Região Convention & Visitors Bureau é uma

entidade sem fins lucrativos, formada a partir da união de iniciativa privada, poder públi-co e entidades de classe. Tem sede na cidade de Santos, em São Paulo, mas sua área de atuação abrange nove cida-des: Bertioga, Cubatão, Gua-rujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Apesar de estar vol-tado principalmente para fomentar o turismo de negócios, a entidade integra todos os segmentos econômicos e realiza um trabalho para fazer da região um pólo de negócios e lazer. O quadro associativo do Santos e Região CVB é forma-do pelas principais empresas de diversos segmentos, além de entidades de classe e das nove prefeituras da região. Atualmente a entidade conta com mais de 160 associados de diferentes setores.

Além de trabalhar na captação e apoio a eventos e divulgar o destino nas feiras nacionais e internacionais, o Bureau trabalha também na criação e produção de materiais de divulgação turística. Folheteria, revistas, showcases, tari-fários de hotéis e vídeos institucionais. Todo o material pro-mocional - que ultrapassou a marca de 500 mil exemplares impressos - é criado pela equipe da entidade, com apoio de parceiros e associados.

O Santos e Região Convention & Visitors Bureau

INSTITUCIONAL

Conselho Deliberativo

Roberto Clemente Santini (Presidente) Vítor de Souza (Secretário)

Conselho Fiscal: Lúcia Maria Teixeira Furlani (Presidente)

Conselho Diretivo: Alex Veríssimo Mendes (Presidente), Flávio Brancato (Vice-presidente), José Luis Blanco (Vice-presidente), Airton Vasconcelos (Tesoureiro)

Diretoria de Apoio: Alexandre Nunes Affonso (Qualificação), Américo Barbosa (Comunicação), Fernando Silva (Eventos), Fre-derico Cidral (Gastronomia), Inês Bellini (Turismo), Salvador Gon-çalves Lopes (Hotelaria), Silvana Barros (Infraestrutura), Toninho Campos (Cultura)

Equipe Executiva: Alexandre Nunes Affonso (Gerência Executi-va), Juliana Menezes Cavalcanti (Eventos), Diego Brígido (Comunicação), Tiago Guedes (Relacionamento), Ângela Meirici (Financeiro), Beatris Oliveira (Estagiária)

Comunicação

Jornalista Responsável: Diego Brígido — MTB 64.283/SP

Textos e fotos: Assessoria/Divulgação/Internet (13) 3232-5080 / [email protected]

Santos e Região Convention & Visitors Bureau

Rua XV de Novembro, 110 Centro Histórico - Santos - SP 11010-150

Associado Santos e Região CVB

Envie releases e sugestões de pauta para divulgarmos no informativo online semanal BureauXpress. Entre em contato com nossa Assessoria de Comunicação pelo telefone (13) 3232-5080 ou pelo email

[email protected].

Curta nossa página no Facebook e saiba tudo o que acontece na Costa da Mata Atlântica

Saiba mais em

www.visitesantoseregiao.com