bulevar ganha programaÇÃo especial de pÁscoaportal.barueri.sp.gov.br/upload/diario/pdf/job 1022 -...

16
Distribuição Gratuita Ano IX Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018 PREFEITURA ENTREGA CRAS DO JARDIM PAULISTA NA PRÓXIMA QUARTA (DIA 4) Página 3 Com apoio ao estudo, Secretaria da Mulher dá nova perspectiva para alunas Arena Barueri: Oeste inicia, sexta-feira, mata-mata rumo à elite do Paulistão Página 2 Página 14 Allisson Roberto • Secom Karina Borges • Secom Flávio Costa • SESP Allisson Roberto • Secom Página 15 BULEVAR GANHA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE PÁSCOA

Upload: dotu

Post on 27-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018

Página 4Página 4

PREFEITURA ENTREGA CRAS DO JARDIM PAULISTA NA PRÓXIMA

QUARTA (DIA 4)

Página 3

Com apoio ao estudo, Secretaria da Mulher dá nova perspectiva

para alunas

Arena Barueri: Oeste inicia, sexta-feira, mata-mata rumo

à elite do Paulistão

Página 2

Página 14

Allisson Roberto • Secom

Karina Borges • Secom

Flávio Costa • SESP

Alli

sson

Rob

erto

• S

ecom

Página 15

BULEVAR GANHA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE PÁSCOA

22 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018Jornal Oficial de Barueri

EXPEDIENTE

IMPRENSA OFICIAL DO MUNICÍPIO DE BARUERI

Prefeito:Rubens Furlan

Vice-Prefeito:José Roberto Piteri

Secretário de Comunicação:Tazio Gomiero

Editor:João Carlos Amaral (MTB - 81.559/SP)

Diagramação: Wilson Machado JuniorJohnny Xavier dos Santos Circulação: Walter de Almeida Duarte

http://portal.barueri.sp.gov.br

O Jornal Oficial é publicado pela Secretaria de Comunicação

Tiragem: 12.500 exemplares - Distribuição gratuita

Circulação: quartas e sábados

Endereço: Av. 26 de Março, 173 • Centro • Barueri • SPContato: 11 4199-4960 [email protected]

Karina Borges • Secom

Adalberto Albuquerque • SADS

“Elas se abrem para o mundo do conhecimento.” Esta frase é da professora Ro-sa Oliveira sobre suas alunas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) que estudam na Secretaria da Mulher de Ba-rueri (Vila Porto). O local que oferece diversas ativida-des gratuitas, também abriga o programa que visa formar essas mulheres que não tive-ram acesso ou não comple-taram os estudos do Ensino Fundamental.

Em uma sala de aula sem-pre lotada, a atividade na

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barueri (CM-DCA) tem novos conselhei-ros. Eles tomaram posse na terça-feira (dia 20), na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS). Também foi eleita a mesa diretora que conduzirá os trabalhos no período 2018-2020.

quinta-feira (dia 22) explo-rou o tema “Meu Mundo Ainda Tem Futuro” e com-templou o objetivo de nú-mero 4 dos Objetivos de De-senvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU - Educação de Qualidade -, em que as alunas em cartolinas escre-veram em poucas palavras o que a vida é para elas depois que começaram a estudar.

Nas mãos estão escritas suas históriasA vida simples e com

poucos recursos fez Cícera Maria Santos, 58 anos, pa-rar de frequentar a sala de aula. “Com 9 anos trabalhei na cana de açúcar no inte-

Garantir os direitos das crianças e adolescentes fis-calizando a Política Munici-pal dos Direitos da Criança e do Adolescente são algumas das funções do CMDCA, que tem 24 membros titula-res e suplentes em sua com-posição, sendo 12 represen-tantes do governo e 12 da sociedade civil.

Mariana de Oliveira Leite, que já era presidente, foi ree-leita para o cargo. Leonardo Lima e Silva, representante da

Mulheres voltam a estudar e encontramnovo sentido para vida

Conselho da Criança e do Adolescente tem novos integrantes

rior no Pernambuco, tenho calo nas mãos até hoje. Com 16 anos, eu casei e vie-mos para São Paulo. Depois do falecimento do meu ma-rido, fiquei muito abalada e resolvi cuidar de mim. A mi-nha nora me incentivou e fiz a matrícula. Eu era muito tímida, nunca achei que te-ria condições de voltar a es-tudar, nunca pensei que mi-nha mente pudesse se abrir. Hoje sonho ocupar uma sa-la de aula como professo-ra”, emocionada, declarou a dona de casa.

“Vovó, já já você tá lendo” A vida de dona Zenilde

sociedade civil, ficou como vice-presidente. Alda Tatiane da Silva, da SADS, foi eleita para 1ª secretária e Sabrina

Cícera retomou estudos com 58 anos e sonha em ser professora

Jaqueline [email protected]

Piazzi de 64 anos, antes de começar a frequentar as au-las do EJA, entre outras ativi-dades aplicadas na Secreta-ria da Mulher, estava sendo tomada por uma depressão. “Minha filha, preocupada, disse para eu procurar uma atividade aqui no Espaço Mulher. Fiz bordado e a pro-fessora desse curso me in-centivou a estudar. Por cau-sa daqui as minhas lágrimas pararam de cair e a escola vi-rou uma família. Meu sonho era aprender a ler Bíblia e já consigo um pouco. Meu ne-to de 9 anos fala pra mim ‘vovó, já já você tá lendo’ e ouvir isso dele é um grande incentivo”, relata.

Nova identidadePara a pernambucana

Maria Januária, 45 anos, um dos momentos mais es-peciais de sua vida foi assi-nar o seu nome. “Minha infância foi na roça, a mi-nha mãe me criou com meus irmãos sozinha. Tive-mos que trabalhar cedo e nunca fui à escola. Hoje já escrevo o meu nome e não preciso mais usar a minha digital. Quando eu renovei o RG e assinei o meu no-me, comecei a chorar de felicidade. Estudar mudou tudo para mim, se eu sou-besse que aqui era tão bom, teria vindo pra cá há muito tempo.”

Conselho tem representantes da administração municipal e da sociedade civil

Rosário P. Silva, do Camp, é a 2ª secretária.

A presidente reeleita en-fatizou que dentre as priori-

dades da nova gestão está a campanha de doação e des-tinação do Imposto de Ren-da para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad). “É para financiar programas inovadores no município com o objetivo de promover a garantia dos direitos desse público. Outra ação impor-tante é que este ano será re-alizada a conferência muni-cipal e já estamos nos prepa-rando”, destacou.

Por Paula NetoDa SADS

3Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018 Jornal Oficial de Barueri

Allisson Roberto • Secom

Fotos: Allisson Roberto • Secom

Na quarta-feira (dia 4 de abril), às 10 horas, a Prefei-tura de Barueri entrega o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jar-dim Paulista, que fica na avenida Marginal Direita, 1054. A obra é a sexta uni-dade implantada na cidade

desde 2005 para atender às normas da PNAS (Política Nacional de Assistência So-cial) e acompanhar famílias que estão em situação vul-nerável devido a pobreza, privação ou fragilização de vínculos.

O prédio possui pavi-mento térreo com 350 me-tros quadrados de área construída em terreno de 680 metros quadrados. Tem

Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Paulista será entregue dia 4

Em mês de aniversário, Barueri ganha novos equipamentos

piso único planejado para agregar recepção, cadastra-mento, duas salas de atendi-mento, duas salas de uso coletivo, administração e coordenação.

O Cras do Paulista será administrado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvi-mento Social de Barueri (SADS), que já é responsável pelas outras cinco unidades que existem na cidade: no

Além do novo Cras no Jardim Paulista, outros três próprios públicos foram concluídos pela Secretaria de Obras, no mês em que Barueri completa 69 anos de emancipação político-administrativa: Escola Adherbal Farbo, Terminal do Vale do Sol e Centro Jaraguá-Mirim. Os eventos de inaugura-ção dos equipamentos integraram o calendário de celebrações do aniversário da cidade.

Novo Cras fica na avenida Marginal Direita, 1054

Arleno [email protected]

Jardim Belval (rua Casemiro de Abreu, 329), Engenho Novo (avenida Capitão Fran-cisco César, 1488), Parque Imperial (rua Padre Cícero Romão Batista, 136), Jardim Silveira (avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 1110) e Jardim Mutinga (rua Nova Aurora, 549).

O principal serviço ofer-tado pelo Cras é o PAIF (Ser-viço de Proteção e Atendi-

mento Integral à Família), que presta acompanhamen-to às famílias beneficiárias dos programas de transfe-rência de renda (Bolsa Famí-lia, Renda Cidadã e Ação Jo-vem) e do BPC (Benefício de Prestação Continuada), da Assistência Social, instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

ESCOLA ADHERBAL FARBONome: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Benedito Adherbal FarboLocalização: Rua Nilo, oposto 54 (Vale do Sol)Reinaugurada em: 17/3 • Terreno: 5.740 m²Área construída: 7.710 m² • Oferece: 38 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratórios e quadra coberta Responsável: Secretaria de EducaçãoDetalhe: Reconstruída para abrigar 1.400 alunos

TERMINAL MAURO PARANAENSENome: Terminal Rodoviário Maurício Bernardinelli (Mauro Paranaense) Localização: Rua Mississipi (Vale do Sol)Inaugurado em: 17/3 • Terreno: 2.850 m² Área construída: 1.306 m² Oferece: Área coberta para 10 ônibus Responsável: Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana • Detalhe: Sinal Wi-Fi de internet grátis

JARAGUÁ-MIRIMNome: Centro de Capacitação Profissional e Lazer Jaraguá-MirimLocalização: R. Otacílio Alves Martins, 514 (Pq. Imperial)Reinaugurado em: 18/3 • Terreno: 3.618 m²Área construída: 848,13 m² Oferece: Aulas de informática e atividades culturais e esportivas • Responsável: SADS Detalhe: Com alvenarias demolidas, foi totalmente reconstruído

44 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018Jornal Oficial de Barueri

Lourivaldo Fio • Secom

Assim como Paris, Bru-xelas e outras cidades de primeiro mundo, Barueri aderiu à Hora do Planeta, movimento de iniciativa do WWF (World Wildlife Fund), que propõe uma re-flexão sobre o aquecimen-to global e solicita que as luzes sejam apagadas por uma hora uma vez por ano. A data coincide com o mês de aniversário de Barueri e a Secretaria de Recursos

Naturais e Meio Ambiente organiza anualmente a Pe-dalada da Hora.

A edição de 2018 ocor-reu no sábado (dia 24). Os ciclistas que ainda não ti-nham feito suas inscrições pela internet correram às centenas aos balcões mon-tados na frente e no esta-cionamento do Ginásio Jo-sé Corrêa para garantir a camiseta e se habilitar para o sorteio de dez bicicletas ao final do passeio. Parte dos prêmios foi doada por empresas parceiras: Ciclo Gabiru (Jardim Silveira), Bi-

Pedalada da Hora agitou o sábado em Baruericicletaria Barueri (Centro) e Moço Bike (Aldeia de Ba-rueri). A Pedal Grafite (Al-phaville) encheu pneus e fez pequenas manutenções antes da largada.

A Pedalada da Hora tem o poder de atrair pessoas das mais variadas idades e origens. Uma das sorteadas mora em Taboão da Serra. Graciela Ferreira Fernan-des, moradora de Jandira, traz a filha Gabriele, de um ano e nove meses, desde quando ela ainda estava no ventre. Detalhe: ela e o ma-rido, Oséias Teixeira, não

Passeio ciclístico integrou o calendário de aniversário da cidade

Jorge Ferreira [email protected]

pedalam para se revezar nos cuidados com a menor. “Acho importante mostrar a atividade esportiva pra ela”, declarou.

O participante mais ve-terano encontrado pela re-portagem foi o senhor Pe-trúcio dos Santos, de 64 anos. O esforço de Chris-tiane Martins Oliveira não passou em branco: mesmo com a mobilidade compro-metida em razão de um acidente de moto, ela com-pareceu com uma bicicleta de tração manual. A men-ção honrosa, entretanto, fi-

cou para o exemplo da fa-mília Figliano da Silva.

Telma, a mãe, é defi-ciente visual e compare-ceu com o marido Laércio e as filhas Jéssica Rosa e Aline Damares pela segun-da vez. Os dois outros fi-lhos, um deles prestando o serviço militar, não pude-ram vir este ano. Telma pedala entre dois familia-res e recebe orientações o tempo todo. “Não atrapa-lha ninguém e dá pra todo mundo se divertir numa boa”, afirmou a sorridente e unida família.

Karina Borges • Secom

Expositores e autoridades foram sabatinados após a apresentação do PMMA

O Plano Municipal de Mata Atlântica de Barueri (PPMA) foi levado ao conhe-cimento do público no dia 21 de março (terça-feira). Trata-se de um documento de 105 páginas, que demo-rou cerca de sete anos para ser concluído e já passou pe-

Barueri apresenta e discute Plano Municipal de Mata Atlântica

lo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), Ministérios Públicos Estadual e Federal e Secretaria de Pla-nejamento e Urbanismo.

O objetivo é cumprir a Lei Federal 11428/2006, que de-termina que todos os municí-pios devem zelar pelos frag-

mentos de Mata Atlântica que ainda têm em seus terri-tórios. O município possui 873 hectares remanescentes (8,78% da área original).

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), Marco Antônio de Oliveira (Bidu), enalteceu a

importância da sustentabili-dade e citou os avanços de Barueri na preservação e conservação ambiental. “Vi-vo e respiro meio ambien-te”, declarou. A apresenta-ção do PMMA ficou por conta de Elaine Aparecida Rodrigues, pesquisadora do Instituto Florestal do Estado de São Paulo e do biólogo Ivan Vanderlei Silva, diretor do Departamento de Biodi-versidade da Sema.

Na primeira parte foram elencados os problemas en-frentados (explosão demo-gráfica, expansão imobiliá-ria, cobertura asfáltica e cri-mes ambientais). Na outra, as propostas para resolução: fortalecimento do Comde-ma, valorização acentuada da educação ambiental,

criação de quatro ARIEs (Áreas de Relevante Interes-se Ecológico) e firmação de convênios com governos es-tadual e federal.

Também compuseram a mesa-diretora da audiência pública o tenente-coronel César Enaldo Correia, co-mandante do 22º Batalhão de Suprimentos (DESUP); Fá-bio Yuki, do Rotary Club de Barueri; e o vereador Sílvio Macedo. Vários alunos da re-de municipal compareceram ao evento, assim como am-bientalistas, profissionais li-berais e cidadãos, que pro-moveram um acalorado de-bate ao final dos trabalhos. O PMMA deverá ser transfor-mado brevemente em proje-to de lei e levado à votação dos vereadores. (JF)

5Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018 Jornal Oficial de Barueri

SNJ - SECRETARIA DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS SEURB - SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E URBANISMOATOS OFICIAIS

PORTARIA Nº 245, DE 13 DE MARÇO DE 2018

RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei e em atendimento ao disposto na Lei Complementar nº 400, de 24 de maio de 2017,

RESOLVE:I – Passa a Procuradora Municipal PRISCILA MARTINS FERREIRA, Matrícula Funcional nº 7653, Procuradora Chefe do Departamento Técnico dos Assuntos do Tribunal de Contas, a acumular, em caráter temporário e sem prejuízo de suas atribuições, a função de Procuradora Chefe do Departamento Técnico Consultivo. II – Fica revogada a Portaria nº 2.441, de 20 de junho de 2017.III – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.IV – Publique-se e cumpra-se.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI, 13 DE MARÇO DE 2018.RUBENS FURLANPREFEITO MUNICIPAL

DECRETO Nº 8.730, DE 27 DE MARÇO DE 2018“DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR.”

RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,

D E C R E T A:Art. 1º. Fica a Secretaria de Finanças, com fundamento na Lei 2.571/2017, art. 8º, autorizada a proceder a abertura de crédito adicional, no montante de R$ 305.700,00 (trezentos e cinco mil e setecentos reais) para suplementar as seguintes dotações:

02 PREFEITURA MUNICIPAL02.14 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO02.14.02 ENSINO FUNDAMENTAL33903900 OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA R$ 50.000,0044905200 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE R$ 5.000,0012.361.0049.2041 MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

02.14.03 ESCOLAS MATERNAIS44905200 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE R$ 500,0012.365.0046.2043 MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS MATERNAIS

02.14.04 ENSINO PRÉ ESCOLAR44905200 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE R$ 200,0012.365.0045.2044 MANUTENÇÃO DO ENSINO PRÉ ESCOLAR

02.19 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE02.19.02 AÇÕES BÁSICAS E ESPECIALIZADA33903900 OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA R$ 250.000,0010.301.0072.2062 AÇÕES BÁSICAS E ESPECIALIZADATOTAL.................................................................................................................................................................R$ 305.700,00 Art. 2º.O crédito adicional de que trata o artigo anterior correrá por conta da anulação parcial das seguintes dotações:

02 PREFEITURA MUNICIPAL02.14 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO02.14.03 ESCOLAS MATERNAIS33903900 OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA R$ 55.700,0012.365.0046.2043 MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS MATERNAIS

02.19 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE02.19.03 EMERGÊNCIA, URGÊNCIA E MATERNIDADE33903900 OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA R$ 250.000,0010.302.0061.2063 EMERGÊNCIA, URGÊNCIA E MATERNIDADETOTAL.................................................................................................................................................................R$ 305.700,00

Art. 3º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º. Revogam-se as disposições em contrário. PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI, 27 DE MARÇO DE 2018. RUBENS FURLANPREFEITO MUNICIPAL

DESPACHOS DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E URBANISMO.COORDENADORIA TÉCNICA DE ANÁLISE DE PROJETOSSOLICITAÇÃO DE ALVARÁ / AUTORIZAÇÃO PARA DEMOLIÇÃO DE CONSTRUÇÃO – DEFERIDAProtocolo: 002.433/2018 - Interessado: Arpoador Administração e Participações LtdaSOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA TOPOGRÁFICA DE DESDOBRO DE LOTES – COMUNICADOProtocolo: 123.943/2017 - Interessado: Leonardo José dos SantosProtocolo: 001.432/2018 - Interessado: Rodrigo Otaviano VilaçaProtocolo: 001.655/2018 - Interessado: Creude Oliveira SantosSOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PLANTA DE REGULARIZAÇÃO EXTRAORDINÁRIA – COMUNICADOProtocolo: 099.760/2015 - Interessado: Maria Alves do NascimentoProtocolo: 125.859/2015 - Interessado: Francisco Aparecido AlvesProtocolo: 065.483/2016 - Interessado: Maria Célia dos Santos GuerraProtocolo: 067.973/2016 - Interessado: Associação dos Amigos de São Fernando ResidênciaProtocolo: 020.789/2017 - Interessado: Virgílio Rodrigues Lopes de OliveiraProtocolo: 048.330/2017 - Interessado: Maria Elidia de Jesus AlbertiProtocolo: 062.208/2017 - Interessado: Jair Souza dos SantosProtocolo: 070.159/2017 - Interessado: Devanildo Aparecido de PaivaProtocolo: 072.137/2017 - Interessado: José do Nascimento SilvaProtocolo: 077.122/2017 - Interessado: Congregação Cristã no BrasilProtocolo: 077.129/2017 - Interessado: Congregação Cristã no BrasilProtocolo: 105.234/2017 - Interessado: Giulia PorroProtocolo: 121.979/2017 - Interessado: Lenilto Marques de Araújo JuniorSOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO DE REFORMA E AMPLIAÇÃO – COMUNICADOProtocolo: 121.674/2016 - Interessado: Hewlett Packard do Brasil LtdaProtocolo: 041.741/2017 - Interessado: Dalton Felix de MattosSOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO DE INSTALAÇÃO DE ELEVADORES E CORRELATOS – DEFERIDAProtocolo: 007.744/2018 - Interessado: CPTM Companhia Paulista de Trens MetropolitanosProtocolo: 007.753/2018 - Interessado: CPTM Companhia Paulista de Trens MetropolitanosSOLICITAÇÃO DE AUTO DE VISTORIA DE ELEVADORES E CORRELATOS – DEFERIDOProtocolo: 028.708/2018 - Interessado: CPTM Companhia Paulista de Trens MetropolitanosSOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DE PROJETO DE ESTAÇÃO RADIO BASE – COMUNICADOProtocolo: 023.741/2018 - Interessado: QMC Telecom do Brasil Cessão de Infraestrutura Ltda.EDITAL DE CONVOCAÇÃO(NOTIFICAÇÕES E AUTO DE INFRAÇÃO/MULTA)Convocamos os proprietários e/ou os responsáveis pelo uso dos imóveis abaixo especificados a comparecerem ao órgão compe-tente desta municipalidade (Secretaria de Planejamento e Urbanismo), situado à Rua Tarumã nº 51 – Bethaville I, Barueri - SP, para apresentarem defesa, devidamente instruída pelas provas de suas alegações, ou requererem a impugnação, por meio de expediente administrativo próprio, dos Atos Administrativos praticados pelos Agentes Fiscalizadores.• Notificação de Advertência Nº 021, de 15 de março de 2018(2)Joseli Ramos PereiraAvenida Iracema, s/n (entre o Nº 423 e o Nº 437) – Jardim IracemaPrazo: 5 (Cinco) dias, contados a partir da 1ª. Publicação• Notificação de Advertência Nº 022, de 21 de março de 2018(2)Dirceu de AlmeidaRua Mar Cáspio, S/N (Lt 15 – Qd “F”) – Parque Ribeiro de LimaPrazo: 02 (dois) dias, contados a partir da 1ª. Publicação• Notificação de Advertência Nº 023, de 19 março de 2018(2)Masa Empreendimentos Imobiliários Ltda.Alameda Araguaia, 2.110 – Sítio TamboréPrazo: Imediato• Notificação de Advertência Nº 024, de 19 março de 2018(3)Arthur Inácio de Paula Lava Rápido - ME.Rua Tupi, 560 – Vila São SilvestrePrazo: 10 (dez) dias, contados a partir da 1ª. Publicação• Notificação de Advertência Nº 025, de 19 de março de 2018(2)Geraldo José BatistaRua Fernando de Noronha, 57 – Jardim Maria CristinaPrazo: 30 (Trinta) dias, contados a partir da 1ª. Publicação• Notificação de Advertência Nº 026, de 23 de março de 2018Ivo Lucas dos SantosRua Padre Cícero Romão Batista, 30B – Parque ImperialPrazo: 10 (dez) dias, contados a partir da 1ª. Publicação• Notificação de Advertência Nº 027, de 27 de março de 2018Rosiete Vanderlei Luiz da CruzRua Potirendaba, 158 – Jardim GabrielaPrazo: 10 (dez) dias, contados a partir da 1ª. Publicação• Auto de Infração e Embargo de Obra Nº 004, de 19 de março de 2018(2)Celso José TenórioRua Vera, S/Nº (entre os Nº 402 e 414) – Parque dos CamargosPrazo: 10 (dez) dias, contados a partir da 1ª. Publicação

SADM - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

TERMO DE ENCERRAMENTO DE CONCURSOEDITAL PMB Nº 005/2015

O PREFEITO MUNICIPAL DE BARUERI torna Público o Encerramento do Concurso Público Edital PMB nº 005/2015, a partir de 31/03/2018, para os cargos de Médico Pediatra, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica I – Educação Especial- Deficiência Física, Professor de Educação Básica I – Educação Especial- Deficiência Intelectual, Professor de Educação Básica I – Educação Especial- Deficiência Visual, Professor de Educação Básica I – Educação Especial - Deficiência Múltipla, Professor de Educação Básica I – Educação Especial - Surdocegueira, Professor de Educação Básica II – Espanhol, Professor de Educação Básica II – Informática e Professor de Educação Básica II – Libras em razão do término de sua vigência.

BARUERI, 28 DE MARÇO DE 2.018RUBENS FURLANPREFEITO MUNICIPAL

SUPRI - SECRETARIA DE SUPRIMENTOS

• TOMADA DE PREÇOS SUPRI/Nº 005/2018 – AVISO OBJETO: Aquisição e entrega de mudas diversas, conforme exigências, quantidades e demais especificações contidas no Edital e seus anexos.Garantia de Participação: Deverá ser recolhida na Tesouraria Municipal (Ganha Tempo), localizada na Av. Henriqueta Mendes Guerra, nº 550 – Jd. São Pedro – Barueri/SPEdital completo: Disponível no site a partir do dia 02/04/2018 – www.barueri.sp.gov.br – Gratuito ou poderá ser consultado e retirado na Secretaria de Suprimentos, mediante o fornecimento de uma mídia(CD-R ou CD-RW) para que sejam gravados o edital e seus anexos.Data de Encerramento: 18/04/2018 às 09:00 horas para abertura em seguida na Secretaria de Suprimentos, localizada na Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, nº 240, Jardim dos Camargos, Barueri/SP.Jorge Paulo Bildzinkas–Presidente da Comissão Permanente de Licitações

Em virtude do Decreto nº 8.727, de 23 de março de 2018, que altera o Decreto nº 8.677/2017, fica remarcada as sessões de abertura dos certames abaixo relacionados, sendo:

• PREGÃO PRESENCIAL SUPR/Nº 010/2018 – NOVA DATAOBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviço de atendimento multidisciplinar médico (home care), conforme exigências, quantidades e demais especificações contidas no presente Edital e seus Anexos.NOVA DATA DE ENCERRAMENTO: Dia 02/04/2018 às 14h00, no CAP – Centro de Aperfeiçoamento de Professores, localizado na Rua da Prata, 727 – Jardim dos Camargos, Barueri/SP. EDITAL: Disponível no site:www.barueri.sp.gov.br - GRATUITO. Amélia Bastos de Lemos – Pregoeira

• PREGÃO ELETRÔNICO SUPRI Nº 055/2018 - NOVA DATAOBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para eventual aquisição e entrega parcelada de materiais de consumo hospitalar, conforme exigências, quantidades e demais especificações contidas no presente Edital e seus Anexos.NOVA DATA DE ABERTURA DA SESSÃO: Dia 10/04/2018 às 09h00, edital disponível no site http://servicos.barueri.sp.gov.br/compras/Jorge Paulo Bildzinkas - Pregoeiro

• PREGÃO ELETRÔNICO SUPRI Nº 056/2018 - NOVA DATAOBJETO: Aquisição e entrega de tecidos diversos, conforme exigências, quantidades e demais especificações contidas no presente Edital e seus Anexos.NOVA DATA DE ABERTURA DA SESSÃO: Dia 02/04/2018 às 09h00, edital disponível no site http://servicos.barueri.sp.gov.br/compras/Elza de Oliveira Silva - Pregoeira

• PORTARIA SUPRI/Nº 002, DE 27 DE MARÇO DE 2018.ANTONIO FURLAN FILHO, Secretário de Suprimentos, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, e considerando o disposto nos artigos 40, parágrafo 1º, e 51, da Lei Federal nº 8.666/93, combinados com o artigo 14, parágrafo 2º, do Decreto Municipal nº 7.472/2013;

R E S O L V E:I – Nomear a Comissão Permanente de Licitações, vinculada à Secretaria de Suprimentos, com a exclusiva finalidade de instaurar, processar, dirigir, julgar, fiscalizar e controlar as licitações pertinentes aos serviços, aquisições, alienações, concessões e permissões de interesse do Munícipio, compreendidas nas modalidades: Concorrência, Tomada de Preços, Convite e Leilões, bem como as Seleções Públicas e Chamadas Públicas; e também, manter os registros cadastrais de pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar de licitações;II – Designar as seguintes servidoras para comporem a referida Comissão: Priscila Rodrigues Thomaz, Ana Lucia Lino da Silva Alves e Ivete Ferreira da Silva;III – Designar como suplentes as servidoras Cláudia Furlan Espinace, Clésia de Souza Soares, Edlayne Tadeu da Silva, Elza de Oliveira Silva, Jorge Paulo Bildzinkas, Kátia Regina Marques da Silva, Mônica Jurema Heringer Gonçalves e Walquiria Furlan para, no impedimento ou na ausência de qualquer membro, assumir a sua vaga;IV – Os trabalhos serão presididos pela servidora Priscila Rodrigues Thomaz, que representará a Comissão Permanente de Licitações perante terceiros e outros órgãos da Administração Pública, podendo, inclusive, requer informações, pareceres e diligências, visando o perfeito processamento e julgamento dos certames;V – A Presidente responderá civil, administrativa e criminalmente pelos atos praticados em desacordo com a lei e esta Portaria;VI – Os membros titulares e suplentes responderão solidariamente por todos os atos praticados pela Comissão Permanente de Licitações, salvo se posição individual divergente estiver devidamente fundamentada e registrada em ata lavrada na reunião em que tiver sido tomada a decisão;VII – Os servidores ora designados desempenharão suas atribuições concomitantemente com as de seus respectivos cargos, funções e empregos, observada a legislação pertinente; VIII – O mandato dos membros da Comissão Permanente de Licitações será de 01 (um) ano, contando a partir da data de publicação desta

Portaria, vedada a recondução da totalidade de seus membros para a mesma comissão no período subsequente, cuja escolha ficará a critério do Secretário de Suprimentos; IX – Fica assegurada ao Secretário de Suprimentos a faculdade de criar Comissões Especiais de Licitações, quando o interesse público assim o exigir, bem como a de intervir, de delegar poderes, ou mesmo, de expedir pessoalmente os Atos Convocatórios, sempre que julgar conveniente, de acordo com a complexidade e especificidade do objeto a ser licitado;X – Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação;XI – Ficam revogadas as disposições em contrário, em especial a Portaria SUPR/no 008, de 04 de abril de 2017;XII – Publique- se e cumpra-se a presente Portaria.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI, 27 DE MARÇO DE 2018.ANTONIO FURLAN FILHO - SECRETÁRIO DE SUPRIMENTOS

SF - SECRETARIA DE FINANÇAS

Rua Prof. João da Matta e Luz, 84 - Centro - Barueri - SP - CEP: 06401-120 - Fone: (11) 4199-8073 - E-mail: [email protected]

Memorando n.º 071/18 – C.T.C.O.

Barueri, 27 de março de 2018. À Secretaria de Comunicação Social Ref.: Publicação relativa ao Contrato n.º 15.2.0838.1- BNDES/PMAT

Prezados Senhores,

Nos termos do contrato em epígrafe, celebrado entre a Prefeitura do

Município de Barueri e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES venho por meio deste solicitar a publicação de notificação aos partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais relativa à sexta parcela de recursos liberada no dia 26/03/2018, em atendimento ao disposto no Art. 2º da Lei n.º 9.452, de 20 de março de 1997, nos termos abaixo descritos, no JORNAL OFICIAL DE BARUERI, na edição de 28/03/2018:

NOTIFICAÇÃO AOS PARTIDOS POLÍTICOS, SINDICATOS DE TRABALHADORES E ENTIDADES EMPRESARIAIS SEDIADAS NO MUNICÍPIO.

A Prefeitura de Barueri, em cumprimento ao disposto no Art. 2º de Lei n.º 9.452, de 20 de março de 1997, comunica que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES efetuou no dia 26/03/2018 a liberação de recursos financeiros para esse Município, no valor de R$ 1.800.000,00 (Um milhão e oitocentos mil reais), no âmbito do Contrato n.º 15.2.0838.1, relativo a Linha de Financiamento para Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos – PMAT.

Barueri (SP), 27 de março de 2018.

Rubens Furlan Prefeito Municipal

Mario Sadanori Doi Secretário de Finanças

Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para

apresentar nossos protestos de elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente,

MARIO SADANORI DOI Secretário de Finanças

SEMA - SECRETARIA DE RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE

Reunião COMDEMA

Alteração de Data

“Tendo em vista a edição do Decreto nº 8.727/2018, informamos V.Sas. que a reunião do COMDEMA foi transferida para o próximo dia útil

após a data anteriormente agendada, para o dia 2/4/2018, à 9h na Sala Verde do Parque Ecológico Tamboré.”

66 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018Jornal Oficial de Barueri

SSMU - SECRETARIA DE SEGURANÇA E MOBILIDADE URBANA CONSELHOS MUNICIPAIS

SESP - SECRETARIA DE ESPORTES

Resolução de nº 12/2018 de 27 de Março de 2018

Antônio Eustáquio Moisés, Secretário de Esportes da Prefeitura Municipal de Barueri, usando das atribuições legais que lhe são conferidas, com base no que dispõe o Decreto de nº 7.964 de 1º de setembro de 2014, Resolve: I – Autorizar o uso do Estádio “Orlando Baptista Novelli” (Arena Barueri), para o jogo, na data abaixo mencionada, ressalvado eventuais alterações por parte da entidade organizadora:

EVENTO: CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL – SÉRIE A2 – SEMIFINAL

DATA HORÁRIO JOGO

30.03.2018 Sexta-Feira 21:00 OESTE BARUERI X SÃO BERNARDO FUTEBOL CLUBE

II – Na forma de que trata o art. 7º do Decreto nº 7.964/2014, fica, para este jogo, dispensada a cobrança do valor remuneratório, levando em consideração aspectos de relevância e utilidade pública do evento.

III – Entende-se por aspectos de relevância o grau de importância do aludido conteúdo esportivo; a difusão e o estímulo do esporte entre crianças e adoles-centes participantes das Escolas Educativas de Esportes; o lazer e entretenimento gerado para toda a população; a vinda de atletas, dirigentes e agremiações esportivas ao município, bem como de visitantes, turistas e jornalistas com o consequente aquecimento do comércio local; a mídia, divulgação e notoriedade para o munícipio; entre outros.

IV – Fica esta Resolução vinculada ao Regulamento de Uso do Estádio Municipal aprovado pelo Decreto nº 7.964 de 1º de setembro de 2014.

ANTÔNIO EUSTÁQUIO MOISÉSTOM MOISÉS - SECRETÁRIO DE ESPORTES

NOTIFICAÇÃO Nº 002/DTPO/18

O Comandante da Guarda Civil Municipal de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas, através deste ato, notifica que: o Estabelecimento abaixo qualificado, foi autuado em virtude de infringir o disposto no Artigo 4º, da Lei 1214 de 29 de março de 2001. alterada pelas Leis 1328 de novembro de 2002 e 1663 de 21 de junho de 2007. No mesmo ato, o Comandante do Batalhão cientifica o Proprietário/Responsável pelo estabelecimento que poderá apresentar defesa, devidamente instruídas pelas provas de suas alegações, no prazo que dispuser a Lei, protocolizando o expediente no Batalhão da Guarda Civil Municipal de Barueri, sito a Rua da Prata, 725, Jardim dos Camargos – Barueri, CEP 06410-000.

• AUTO DE IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE Nº 000345/17, (ADVERTÊNCIA)ESTABELECIMENTO COMERCIAL: “LAZINHOS BAR”PROPRIETÁRIO/RESPONSAVEL: LUCAS HENRIQUE SANTOS RG: 52.776.371-8 SSP-SPENDEREÇO: RUA TIBAGI, 163JARDIM SÃO SILVESTRE – BARUERI CEP. 06417-130

• AUTO DE IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE Nº 000465/17 (MULTA - 50 UFESP’s)ESTABELECIMENTO COMERCIAL: “LAZINHOS BAR”PROPRIETÁRIO/RESPONSAVEL: LUCAS HENRIQUE SANTOS RG: 52.776.371-8 SSP-SPENDEREÇO: RUA TIBAGI, 163JARDIM SÃO SILVESTRE – BARUERI CEP. 06417-130

• AUTO DE IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE Nº 000346/17 (MULTA - 100 UFESP’s)ESTABELECIMENTO COMERCIAL: “LAZINHOS BAR”PROPRIETÁRIO/RESPONSAVEL: LUCAS HENRIQUE SANTOS RG: 52.776.371-8 SSP-SPENDEREÇO: RUA TIBAGI, 163JARDIM SÃO SILVESTRE – BARUERI CEP. 06417-130

NOTIFICAÇÃO Nº 003/DTPO/18

O Comandante da Guarda Civil Municipal de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas, através deste ato, notifica que: o Estabelecimento abaixo qualificado, foi autuado em virtude de infringir o disposto no Artigo 5º, da Lei 1214 de 29 de março de 2001. alterada pelas Leis 1328 de novembro de 2002 e 1663 de 21 de junho de 2007. Alterada pelo Artigo 9º do Decreto 8630 de 19 de Setembro de 2017. No mesmo ato, o Comandante do Batalhão cientifica o Proprietário/Responsável pelo estabelecimento que poderá apresentar defesa, devidamente instruídas pelas provas de suas alegações, no prazo que dispuser a Lei, protocolizando o expediente no Batalhão da Guarda Civil Municipal de Barueri, sito a Rua da Prata, 725, Jardim dos Camargos – Barueri, CEP 06410-000.• AUTO DE IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE Nº 000269/17, (ADVERTÊNCIA)ESTABELECIMENTO COMERCIAL: “TROPICAL BAR”PROPRIETÁRIO/RESPONSAVEL: ANTONIO SILVA DOS SANTOS RG: 57.688.675 SSP-SPENDEREÇO: ESTRADA VELHA DE ITAPEVI Nº 2850PARQUE DOS CAMARGOS – BARUERI CEP. 06444-000

• AUTO DE IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE Nº 000274/17 (MULTA 50 UFESP”s) ESTABELECIMENTO COMERCIAL: “TROPICAL BAR”PROPRIETÁRIO/RESPONSAVEL: ANTONIO SILVA DOS SANTOS RG: 57.688.675 SSP-SPENDEREÇO: ESTRADA VELHA DE ITAPEVI Nº 2850PARQUE DOS CAMARGOS – BARUERI CEP. 06444-000

COMUNICADO

O Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri - CMAS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 2478/16, e para fins do que trata o art. 26 da Resolução nº 57/15-CMAS, ou seja, Manutenção da Inscrição junto a este órgão, COMUNICA:As Entidades e Organizações de Assistência Social inscritas nesse conselho deverão providenciar, até o dia 30 de abril, o que segue:a) plano de ação do corrente ano, conforme anexo I-a; b) relatório de atividades do ano anterior que evidencie o cumprimento do Plano de Ação, destacando informações sobre o público atendido e os recursos utilizados, nos termos do inciso I do artigo 8º, conforme anexo I-b.

BARUERI, 26 DE MARÇO DE 2018.VALÉRIA FUGII CONCEIÇÃO RODRIGUES DE BARROSPRESIDENTE DO CMAS

COMUNICADO

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barueri - CMDCA no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 1976/10, e para fins do que trata a Resolução nº 28/12 - CMDCA, ou seja, Manutenção da Inscrição junto a este órgão, COMUNICA:As Entidades e Organizações da Sociedade Civil inscritas no Conselho deverão providenciar, até o dia 30 de abril, o que segue:a) plano de ação do corrente ano, conforme anexo I-a; b) relatório de atividades, conforme anexo I-b;c) balanço patrimonial e financeiro do exercício anterior, devidamenteassinado pelo representante legal da entidade e profissional registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

BARUERI, 27 DE MARÇO DE 2018.MARIANA DE OLIVEIRA LEITEPRESIDENTE DO CMDCA

COMUNICADO

O Conselho Municipal do Idoso – CMI no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 1.404/03, e para fins do que trata o art. 1º da Resolução nº 01/05 , e respectiva alteração pela Resolução nº 10/12 – CMI, ou seja, Manutenção da Inscrição junto a este órgão, COMUNICA:As Entidades e Organizações da Sociedade Civil inscritas no Conselho deverão providenciar, até o dia 30 de abril, o que segue:III – apresentar Relatório Anual das Atividades do período anterior, ondedescreva, quantifique e qualifique as ações desenvolvidas, devidamente assinado pelo representante legal da entidade, até o dia 30 (trinta) de abril de cada ano.IV – apresentar Plano de Trabalho para o exercício vigente até o dia 30 (trinta)de abril de cada ano;V – apresentar balanço patrimonial e financeiro do exercício anterior, devidamente assinado pelo representante legal, e técnico registra-do no CRC – Conselho Regional de Contabilidade, até o dia 30 (trinta) de abril de cada ano. BARUERI, 27 DE MARÇO DE 2018.JULIAN PIERRE COELHOPRESIDENTE DO CMI

ERRATAEm relação à publicação do Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri, datada de 10 de Março de 2018, página 08, edição 1017:Onde se lê “Resolução nº 01/18”, leia-se Resolução nº 78/18Onde se lê “Resolução nº 03/18”, leia-se Resolução nº 79/18

BARUERI, 27 DE MARÇO DE 2018.VALÉRIA FUGII C. R. BARROSPRESIDENTE CMAS

RESOLUÇÃO Nº 80/18“Dispõe sobre a alteração da Comissão Paritária Temporária do Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri – CMAS.”

O Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri - CMAS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Municipal nº 2478 de 18 de agosto de 2016 e considerando o disposto no artigo 23, da Resolução nº 57/15 - CMAS;

RESOLVE:Artigo 1º - Substituir os membros da Comissão Paritária Temporária do CMAS, criada pela Resolução n.º 72/17, da forma que segue:Sandra Regina Cardoso Lus da Organização Fenix, em substituição a Fernanda das Graças Percinoto Escane;

o a ubstituiçma que segue:lva Mathias da Secretaria dMonica Mota Garone da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SDPD, em substituição a Lucilene Rosa;

DaDaniela Cassanho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barueri – APAE, em substituição a Rosangela Chaves P. Gonçalves.

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

BARUERI, 23 DE MARÇO DE 2017.VALÉRIA FUGII CONCEIÇÃO RODRIGUES DE BARROSPRESIDENTE DO CMAS

ATOS OFICIAIS - ADMINISTRAÇÃO INDIRETAOSDECS - ORGANIZAÇÃO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, CULTURAL E E SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI - CONTRATO DE GESTÃO Nº 296/2016 ODDECS – ORGANIZAÇÃO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO

EDUCACIONAL, CULTURAL E SOCIAL MATERNAL NADIR ADOLFINA PEREIRA

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ASSISTENCIAL JANEIRO – DEZEMBRO DE 2017

1. Contexto Assistencial A Organização Social para o Desenvolvimento Educacional, Cultural e Social (OSDECS) fundada em 27 de julho de 1999, presta serviços permanentes de caráter educacional, de assistência social, saúde, recreativo, esportivo, cultural, alimentar, habitacional e promocional, com a finalidade de atendimento a crianças, adolescentes, jovens, idosos, portadores de necessidades especiais, sem distinção de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor, crença religiosa, cunho político ou partidário. A OSDECS é responsável pela gestão da Maternal Nadir Adolfina Pereira onde os alunos são atendidos através da oferta de todos os serviços pedagógicos e administrativos, incluindo-se a manutenção predial, alimentação escolar e as demais atividades que se fizerem necessárias pertinentes ao pleno funcionamento da Unidade Escolar. Nossa meta é potencializar a qualidade na execução dos serviços de educação, visando: • O atendimento educacional na faixa etária de 0 a 1 ano; • A melhora no atendimento educacional aos alunos na faixa etária de 0 a 3 anos; • A implantação de um modelo de gerência voltado para economicidade com resultados de excelência na educação; • A busca da eficiência, eficácia, efetividade e agilidade na logística que envolve a dinâmica da Escola Maternal. A proposta pedagógica está comprometida com os seguintes princípios: Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. Dentre os serviços e as atividades desenvolvidas na Maternal Nadir Adolfina Pereira destacamos os seguintes: Psicopedagoga É disponibilizada uma Psicopedagoga uma vez por semana onde terá encontros com as educadoras, no intuito de verificar os casos de crianças que requerem maior atenção, assim como poderá ser marcado encontros com os pais para desenvolver em conjunto ações que possam melhorar o desenvolvimento da criança e fazer encaminhamentos. Oficinas As ofertas das oficinas estão relacionadas ao desenvolvimento dos conteúdos dos eixos de trabalho curricular, principalmente, Música, Movimento e Identidade e Autonomia. As oficinas ofertadas são: Balé, Judô e Capoeira Saúde Escolar • Enfermagem:

A maternal Nadir disponibiliza duas técnicas de enfermagem durante o período de funcionamento com as atribuições de prestar o primeiro atendimento e encaminhar todas as emergências que ocorrem no ambiente escolar, estabelecer contato direto com os pais ou responsáveis no caso de necessidade decorrente do primeiro atendimento, gerenciar e ministrar a medicação dos alunos de acordo com a prescrição médica e autorização dos pais e fazer acompanhamento auxiliando na hora do banho e troca das crianças. • Saúde Bucal: Visa a prevenção de doenças bucais através da conscientização, do cuidado dentário e do encaminhamento para tratamentos na rede municipal, utilizando práticas de forma lúdica como brincadeiras e da experimentação. • Fisioterapeuta: A Fisioterapeuta faz acompanhamentos semanais com as crianças com o objetivo de observar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras e desenvolver intervenções diretas, realizando projetos e atividades com as crianças ou de forma indireta, passando instruções e estratégias para as professoras e assistentes ou orientando aos pais quanto a necessidades específicas. • Nutricionista: É disponibilizada uma Nutricionista uma vez por semana que supervisiona o trabalho das cozinheiras e merendeiras preparando um cardápio adequado ao desenvolvimento e ao crescimento das crianças proporcionando energia e nutrientes necessários à manutenção da saúde e ao bom desempenho de suas funções fisiológicas.

2. Indicadores de Qualidade

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O relatório apresenta os resultados obtidos, com a execução do CONTRATO DE GESTÂO n° 296/2016 celebrado entre o Município de Barueri e a Organização Social – OSDECS, para o gerenciamento, operacionalização das ações e execução de serviços de educação, na Escola Maternal Nadir Adolfina Pereira, compreendendo o ano de 2017: janeiro a dezembro, em conformidade com a Lei Municipal n° 1.360, de 30 abril de 2003. A Meta quantitativa é de 250 alunos matriculados de acordo com o contrato de gestão.

2. PRODUÇÃO ASSISTENCIAL – ANO DE 2017 O contrato de Gestão estípula metas quantitativas de atendimento com seus recursos humanos e técnicos. A tabela 1 apresenta o resumo das matriculas efetuadas na Escola Maternal Nadir Adolfina Pereira no ano 2017: Tabela 1. Números de alunos matriculados / mês

MÊS CONTRATO REALIZADO % ADEQUAÇÃO

JANEIRO 250 247 98,8%

FEVEREIRO 250 250 100%

A maternal Nadir disponibiliza duas técnicas de enfermagem durante o período de funcionamento com as atribuições de prestar o primeiro atendimento e encaminhar todas as emergências que ocorrem no ambiente escolar, estabelecer contato direto com os pais ou responsáveis no caso de necessidade decorrente do primeiro atendimento, gerenciar e ministrar a medicação dos alunos de acordo com a prescrição médica e autorização dos pais e fazer acompanhamento auxiliando na hora do banho e troca das crianças. • Saúde Bucal: Visa a prevenção de doenças bucais através da conscientização, do cuidado dentário e do encaminhamento para tratamentos na rede municipal, utilizando práticas de forma lúdica como brincadeiras e da experimentação. • Fisioterapeuta: A Fisioterapeuta faz acompanhamentos semanais com as crianças com o objetivo de observar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras e desenvolver intervenções diretas, realizando projetos e atividades com as crianças ou de forma indireta, passando instruções e estratégias para as professoras e assistentes ou orientando aos pais quanto a necessidades específicas. • Nutricionista: É disponibilizada uma Nutricionista uma vez por semana que supervisiona o trabalho das cozinheiras e merendeiras preparando um cardápio adequado ao desenvolvimento e ao crescimento das crianças proporcionando energia e nutrientes necessários à manutenção da saúde e ao bom desempenho de suas funções fisiológicas.

2. Indicadores de Qualidade

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O relatório apresenta os resultados obtidos, com a execução do CONTRATO DE GESTÂO n° 296/2016 celebrado entre o Município de Barueri e a Organização Social – OSDECS, para o gerenciamento, operacionalização das ações e execução de serviços de educação, na Escola Maternal Nadir Adolfina Pereira, compreendendo o ano de 2017: janeiro a dezembro, em conformidade com a Lei Municipal n° 1.360, de 30 abril de 2003. A Meta quantitativa é de 250 alunos matriculados de acordo com o contrato de gestão.

2. PRODUÇÃO ASSISTENCIAL – ANO DE 2017 O contrato de Gestão estípula metas quantitativas de atendimento com seus recursos humanos e técnicos. A tabela 1 apresenta o resumo das matriculas efetuadas na Escola Maternal Nadir Adolfina Pereira no ano 2017: Tabela 1. Números de alunos matriculados / mês

MÊS CONTRATO REALIZADO % ADEQUAÇÃO

JANEIRO 250 247 98,8%

FEVEREIRO 250 250 100%

A maternal Nadir disponibiliza duas técnicas de enfermagem durante o período de funcionamento com as atribuições de prestar o primeiro atendimento e encaminhar todas as emergências que ocorrem no ambiente escolar, estabelecer contato direto com os pais ou responsáveis no caso de necessidade decorrente do primeiro atendimento, gerenciar e ministrar a medicação dos alunos de acordo com a prescrição médica e autorização dos pais e fazer acompanhamento auxiliando na hora do banho e troca das crianças. • Saúde Bucal: Visa a prevenção de doenças bucais através da conscientização, do cuidado dentário e do encaminhamento para tratamentos na rede municipal, utilizando práticas de forma lúdica como brincadeiras e da experimentação. • Fisioterapeuta: A Fisioterapeuta faz acompanhamentos semanais com as crianças com o objetivo de observar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras e desenvolver intervenções diretas, realizando projetos e atividades com as crianças ou de forma indireta, passando instruções e estratégias para as professoras e assistentes ou orientando aos pais quanto a necessidades específicas. • Nutricionista: É disponibilizada uma Nutricionista uma vez por semana que supervisiona o trabalho das cozinheiras e merendeiras preparando um cardápio adequado ao desenvolvimento e ao crescimento das crianças proporcionando energia e nutrientes necessários à manutenção da saúde e ao bom desempenho de suas funções fisiológicas.

2. Indicadores de Qualidade

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O relatório apresenta os resultados obtidos, com a execução do CONTRATO DE GESTÂO n° 296/2016 celebrado entre o Município de Barueri e a Organização Social – OSDECS, para o gerenciamento, operacionalização das ações e execução de serviços de educação, na Escola Maternal Nadir Adolfina Pereira, compreendendo o ano de 2017: janeiro a dezembro, em conformidade com a Lei Municipal n° 1.360, de 30 abril de 2003. A Meta quantitativa é de 250 alunos matriculados de acordo com o contrato de gestão.

2. PRODUÇÃO ASSISTENCIAL – ANO DE 2017 O contrato de Gestão estípula metas quantitativas de atendimento com seus recursos humanos e técnicos. A tabela 1 apresenta o resumo das matriculas efetuadas na Escola Maternal Nadir Adolfina Pereira no ano 2017: Tabela 1. Números de alunos matriculados / mês

MÊS CONTRATO REALIZADO % ADEQUAÇÃO

JANEIRO 250 247 98,8%

FEVEREIRO 250 250 100% MARÇO 250 247 98,8%

ABRIL 250 250 100%

MAIO 250 250 100%

JUNHO 250 250 100%

JULHO 250 250 100%

AGOSTO 250 250 100%

SETEMBRO 250 249 99,6%

OUTUBRO 250 249 99,6%

NOVEMBRO 250 249 99,6%

DEZEMBRO 250 245 98%

Fonte GDAE – Gestão Dinâmica da Administração Escolar do Estado de São Paulo e Diário de chamada.

Nota: Considera-se meta atingida a variação entre 85% e 100% de alunos matriculados.

A Organização Social OSDECS/MATERNAL NADIR atendeu de forma satisfatória a meta quantitativa do presente contrato no referido ano de 2017.

3. INICADORES DE QUALIDADE Abaixo será apresentado o resultado da instituição ao longo do ano de acordo com os indicadores de qualidade definidos contratualmente.

a) Índice de Evasão de Alunos Tabela 2. Alunos evadidos Mês Matriculados Evadidos Índice de

Evasão

JANEIRO 247 0 0

FEVEREIRO 250 0 0

MARÇO 247 0 0

ABRIL 250 0 0

MAIO 250 1 0,4%

JUNHO 250 0 0

JULHO 250 0 0

AGOSTO 250 0 0

SETEMBRO 249 1 0,4%

OUTUBRO 249 1 0,4%

NOVEMBRO 249 0 0

DEZEMBRO 245 0 0

As evasões acorridas durante o ano foram justificadas e as vagas preenchidas conforme a lista de espera.

b) Controle de assiduidade dos professores e funcionários foi registrado em folha de ponto individual assinalado com entrada e saída pelo próprio funcionário, bem como intervalos para refeições e descanso. A Organização Social OSDECS/ Maternal Nadir Adolfina apresentou as cópias das folhas de ponto e atestados médicos durante o ano e a relação adulto/criança foi comprovada através das visitas in loco realizadas pelos Supervisores Escolares. Por tal visto, entendemos que a Instituição cumpriu com a meta estabelecida.

Na análise dos documentos e também nas visitas in loco pelos Supervisores Escolares constatou-se que a Unidade Escolar realizou um adequado trabalho durante o ano, em conformidade com as orientações e exigências da Secretária de Educação deste Município. Pelo exposto acima verifica-se que a Organização Social OSDECS/Maternal Nadir Adolfina cumpriu com a meta nos referidos meses deste ano.

MICHAEL GERALD GORMAN

PRESIDENTE - OSDECS

7Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018 Jornal Oficial de Barueri

FIEB - FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERIERRATA DO EXTRATO DO CONTRATO Nº 009/2018, PUBLICADO NO DOM EM 24 DE MARÇO DE 2018.

Contrato: 09/2018

Contratante: FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI.

Contratada: TREINAWEB TECNOLOGIA LTDA.

Data de Assinatura: 19/03/2017

ONDE SE LÊ: “Contrato 07/2018”, LEIA-SE: “Contrato 09/2018”

BARUERI, 28 DE MARÇO DE 2018

LUIZ ANTONIO RIBEIRO - SUPERINTENDENTE.

INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES - ESPORTE FORTE

NOVEMBRO 249 0 0

DEZEMBRO 245 0 0

As evasões acorridas durante o ano foram justificadas e as vagas preenchidas conforme a lista de espera.

b) Controle de assiduidade dos professores e funcionários foi registrado em folha de ponto individual assinalado com entrada e saída pelo próprio funcionário, bem como intervalos para refeições e descanso. A Organização Social OSDECS/ Maternal Nadir Adolfina apresentou as cópias das folhas de ponto e atestados médicos durante o ano e a relação adulto/criança foi comprovada através das visitas in loco realizadas pelos Supervisores Escolares. Por tal visto, entendemos que a Instituição cumpriu com a meta estabelecida.

Na análise dos documentos e também nas visitas in loco pelos Supervisores Escolares constatou-se que a Unidade Escolar realizou um adequado trabalho durante o ano, em conformidade com as orientações e exigências da Secretária de Educação deste Município. Pelo exposto acima verifica-se que a Organização Social OSDECS/Maternal Nadir Adolfina cumpriu com a meta nos referidos meses deste ano.

MICHAEL GERALD GORMAN

PRESIDENTE - OSDECS

88 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018Jornal Oficial de Barueri

Resumo das principais práticas contábeis utilizadas 1.01 - Base de Elaboração 1.02 - Moeda Funcional e de Apresentação 1.03 - Caixa e Equivalente de Caixa 1.05 - Contas a Receber 1.04 - Instrumentos Financeiros 1.05 - Estoques 1.06 - Imobilizado 1.07 - Intangível 1.08 - Contas a Pagar Fornecedores 1.09 - Empréstimos e Financiamentos 1.10 - Benefícios a Empregados 1.11 - Capital Social 1.12 - Imposto de Renda e Contribuição Social 1.13 - Reconhecimento de Receita 1.14 - Ajuste ao Valor Presente

1

PROGRAMA BARUERI ESPORTE FORTE

Contrato nº 481/17 ANO - 2017

Entidade Executora: INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES - CNPJ 04.079.198\0007-97 - RELATÓRIO

O presente relatório visa consolidar as informações sobre a execução das atividades do

Programa Barueri Esporte Forte, realizadas durante o período de setembro a dezembro de

2017.

O documento atende às especificações contidas no Contrato nº 481/17 datado em

01/09/2017 referente ao Programa Barueri Esporte Forte, processo licitatório – Seleção

Pública nº 07/2017, de 28/07/2017, da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Barueri.

O Contrato de Gestão tem como objetivo a implantação, gerenciamento,

operacionalização e desenvolvimento de atividades de prática desportiva nos núcleos de

segmentos esportivos do Programa Barueri Esporte Forte, em conformidade com os anexos:

Anexo Técnico I – Definição de Produção Quantitativa; Anexo Técnico II – Regras do Sistema

de Repasse; e Anexo Técnico III – Definição e Avaliação dos Indicadores de Qualidade.

As informações apresentadas referem-se aos objetivos, às metas pactuadas, aos

resultados atingidos, ao cronograma de prazos e aos critérios de avaliação com os

indicadores de resultados que se encontram presentes na descrição de serviços contratados,

demonstrado por meio das ações e dos resultados alcançados no período, além dos

conhecimentos gerados e lições aprendidas.

- DAS ATIVIDADES REALIZADAS

Atividades desenvolvidas nos Núcleos Esportivos O mês de setembro destinou-se às atividades de divulgação, matrículas e formação das

turmas.

Em todos os meses as metas foram alcançadas, consolidando 100% da oferta contratada,

como demonstra o quadro abaixo.

2

Tabela referente aos Núcleos Esportivos

MODALIDADES ESCOLAS

META PROPOSTA

META REALIZADA

SETEMBRO

META REALIZADA

OUTUBRO

META REALIZADA

NOVEMBRO

META REALIZADA

DEZEMBRO

META REALIZADA

Atletismo 270 220 285 240 129 219 Basquete 520 743 973 1020 1017 939 Beisebol 120 200 214 247 144 202 Bocha 16 14 14 14 14 14 Capoeira 100 113 106 124 115 115 Espaço Mulher 3300 3950 4082 4521 3489 4010 Futebol 1320 1304 1604 1240 1255 1351 Futsal 2520 2598 3042 1600 2481 2431 Ginástica Artística 480 483 571 556 539 538

Handebol 360 385 584 451 495 479 Jiu Jitsu 60 35 49 50 66 50 Judo 600 692 1035 520 521 692 Karatê 510 637 896 629 645 702 Kung Fu 370 524 607 325 276 433 Muay Thai 50 0 0 0 98 25 Rugby 0 0 0 0 0 0 Skate 180 161 405 186 198 238 Taekwondo 120 137 278 176 176 192 Tenis 100 119 93 138 95 112 Voleibol 540 778 849 824 743 799 TOTAL 11.536 13.093 15.687 12.861 12.496 13.541

Ressalta-se, que a meta total foi superada, mas verificou-se que algumas modalidades

possuem uma procura menor como é possível observar no quadro e por isso não atingiram a

meta mensal.

Dessa forma, foram feitos ajustes no Plano de Trabalho de 2018 com relação às metas e

demandas de cada modalidade.

Comparando as Metas para 21 modalidades (Atletismo, Basquete, Beisebol, Bocha, Capoeira,

Espaço Mulher, Esporte Adaptado, Parque da Maturidade, Futebol, Futsal, Ginástica Artística,

Handebol, Jiu Jitsu, Judô, Karatê, Kung Fu, Muay Thai, Skate, Taekwondo, Tênis, Voleibol) em

15 modalidades superou-se as Metas e somente em 6 modalidades (Atletismo, Bocha, Parque

da Maturidade, Futsal, Jiu Jitsu e Muay Thai) não se atingiu a Meta.

Ainda comparando as Metas de Atendidos no Geral sem considerar as modalidades era de

48.544 atendidos para o período de 4 meses (setembro a dezembro), e neste período foram

atendidos efetivamente 54.137, acréscimo de 11,0 % no número de atendidos, ou seja, 5.593

atendidos a mais.

3

Tabela referente as Equipes Competição

MODALIDADE COMPETIÇÃO

META PROPOSTA

META REALIZADA

META REALIZADA

META REALIZADA

META REALIZADA

OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO MEDIA Atletismo 125 135 168 198 167 Ginástica Artística 36 22 34 34 30

Basquete Sub 17 14 23 13 13 17

Basquete Sub 11 47 38 47 18 35

Voleibol 48 48 48 31 43 Futsal 20 20 20 20 20 TOTAL 290 286 330 314 312

Com relação a Competição, o Departamento de Treinamento e Alta Performance (DETAP)

também cumpriu o alcance total das metas estabelecidas como demonstra o quadro abaixo.

Algumas modalidades ficaram abaixo, mas com números bem próximos aos estabelecidos,

outras modalidades ultrapassaram as metas e na média elas foram cumpridas, ficando na

média de atendimento 7,1% acima.

As metas referentes às Secretarias parceiras, também foram atingidas na média, conforme

demonstra o quadro abaixo.

Tabela referente as Parcerias

SECRETARIAS PARCEIRAS

META PROPOSTA

META REALIZADA

META REALIZADA

META REALIZADA

META REALIZADA

OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO MEDIA Espaço Mulher 3300 4082 4521 3489 4031 SDPD 505 1129 384 401 638 Parque da Maturidade 1200 1083 1172 1177 1144

TOTAL 5005 6294 6077 5067 5813

As metas ultrapassaram em média de atendimento 14,0% acima. - DOS INDICADORES DE QUALIDADE

Os indicadores estão relacionados à qualidade oferecida aos alunos do programa gerenciada e

ficando a contratada obrigada a apresentar a totalidade dos indicadores de qualidade previstos

na sua Proposta de Trabalho.

4

1 - Índice de evasão de alunos

No mês de outubro não houve aferição dos alunos evadidos, pois em setembro, por tratar-se

do mês de implantação, foram realizadas as matrículas e divulgação das atividades nos

núcleos, não havendo assim, como fazer esse comparativo.

Já nos meses seguintes, as evasões foram contabilizadas e coletas as justificativas em cada

uma das modalidades. A evasão aferida, na maior parte das modalidades, é considerada baixa,

perfazendo um percentual menor que 20%.

Um dado importante a ser considerado, é que houve a alteração no critério de evasão, que

anteriormente era considerada após dois meses de faltas consecutivas e a partir de novembro

passou a se contabilizar quatro faltas consecutivas, ou seja, um mês, e por tanto, contribuiu

para a elevação de evasão neste primeiro momento, mas trará melhoras na qualidade das

turmas atendidas, que estarão mais completas e motivadas.

Ressalta-se, que o levantamento dos motivos da evasão configura-se como uma das principais

estratégias para combatê-la e reduzi-la. Sendo as principais causas para a evasão: questões

econômicas, incompatibilidade de horários, mudança endereço, problemas familiares, doenças

e a não adaptação a modalidade.

2 - Controle de assiduidade dos professores Com relação ao controle de assiduidade mensal, o índice apurado revela que houve um

número baixo de ausências, que não prejudicou o andamento e a qualidade da oferta das

atividades, principalmente na razão profissional versus aluno.

Ainda vale ressaltar que foi implantado o ponto eletrônico, por meio da biometria ou Self

Georreferenciada.

3 - Lanches Servidos

A média de lanches distribuídos não alcançou a meta de 3000 lanches por dia, ficando em

torno de 2500 lanches. Isto ocorreu porque, algumas modalidades são realizadas em escolas

públicas e estas retardaram a autorização para a distribuição e entrega dos lanches para os

alunos que frequentam atividades nesses locais.

Ressalta-se também, que foram fornecidos Kits Lanches nos eventos externos e internos das

diversas modalidades. Esses Kits Lanches são solicitados também para competições e

treinamento das modalidades que possuem equipes de Competição.

4 - Departamento de Compras

O detalhamento das despesas do departamento de compras mês a mês está presente no

documento da Prestação de contas nomeado de Demonstrativo de Receitas e Despesas

Regime de Caixa.

9Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018 Jornal Oficial de Barueri

5

Assim, os materiais adquiridos pelo departamento de compras estão relacionados no

demonstrativo de notas fiscais dos materiais adquiridos e constam na prestação de Contas de

cada mês (setembro – outubro – novembro – dezembro).

Com relação à aquisição e distribuição de uniformes e materiais, em função dos processos de

tomada de preços para a compra, a aquisição e distribuição ocorreram em grande parte em

dezembro.

Os uniformes foram adquiridos sob encomenda e distribuídos. Atualmente uma parte está

sendo confeccionada para atender algumas necessidades especificas.

Os materiais esportivos foram comprados e estão sendo distribuídos para os núcleos

esportivos (redes, bolas, cones, barreira, etc).

Outros materiais que estão sendo cotados são os kits destinados para realização dos testes do

PROESP.

5 - Serviço de Nutrição As atividades realizadas no período de implantação, no mês de setembro de 2017, centraram-

se na reforma dos espaços, no planejamento e execução do cardápio, preparação dos kits e na

logística de distribuição nos núcleos que atendem os alunos do Programa Barueri Esporte

Forte.

Os serviços executados na parte física e estrutural do espaço da cozinha foram realizados para

atender as exigências e necessidades de manipulação dos alimentos e dos lanches.

O espaço passou por reforma, pintura, troca de azulejos e pisos, colocação de porta de

alumínio na parte interna da cozinha, troca e manutenção da parte elétrica e hidráulica,

instalação de torneiras e filtros, troca de interruptores, lâmpadas e pintura na porta basculante,

além de colocação de porta papel e saboneteira.

Os lanches são preparados seguindo um cardápio semanal, balanceado e composto por:

lanche de pão integral com frios; fruta; e suco de néctar de frutas de sabores variados.

Os cuidados com a composição dos lanches seguem os princípios de uma alimentação

saudável, nutritiva e equilibrada que deve respeitar: a adequação voltada à atividade esportiva

e fase de vida; qualidade contendo variedade de alimentos; quantidade suficiente para atender

as necessidades do corpo na prática esportiva; harmonia e equilíbrio dos nutrientes; e

variedade. Outro aspecto fundamental necessário à prática esportiva é a hidratação, sendo

importante o consumo de suco e de água, fornecidos livremente para os alunos.

São também elaboradas refeições para os atletas de competição, café da manhã e almoço

para os de treinamento diário e café da manhã, almoço, lanches da tarde, janta e lanche

noturno para os albergados. Todos estes trabalhos são supervisionados e orientados por

nutricionista.

7

Ressalta-se, que as ocorrências observadas nessas datas de supervisão são as mais

significativas. As demais visitas apontaram que as condições estavam adequadas dos locais e

de atendimento.

Com relação ao funcionamento pedagógico e administrativo, as visitas não trouxeram

informações que demandem de intervenção imediata, mas que reforçam a necessidade de

manter e intensificar a formação continuada dos instrutores esportivos para garantir um melhor

atendimento do aluno e excelência no trabalho dos núcleos (relação instrutor e aluno;

preenchimento dos instrumentos de aferição e controle; estratégias didáticas e pedagógicas;

etc).

Com relação à frequência, durante as visitas no mês de dezembro, observou-se uma redução

do número de alunos, principalmente nas duas últimas semanas do mês, em função do início

das férias escolares.

Ressalta-se, que a partir dos relatórios da supervisão foram realizadas diversas ações para

sanar os problemas levantados.

Alguns problemas detectados referem-se à necessidade de reformas, como a Pista de

Atletismo e o Ginásio do Jardim Silveira (troca de telhado).

A necessidade dessas reformas foi informada para as autoridades competentes da Secretaria

de Esporte, pois esse tipo de obra é de responsabilidade da Prefeitura de Barueri.

Também apontaram alguns tipos de manutenção e de reparos que são de responsabilidade do

Instituto de Cidadania Raízes e as seguintes providências foram tomadas: reforma das

Cantinas, com troca das lâmpadas, instalação elétrica, instalação de máquinas de sucos, troca

de filtro de água das cantinas, instalação de câmara fria para melhor refrigeração das frutas e

sucos.

Também foram realizadas as trocas de lâmpadas na Academia de Artes Marciais, a Instalação

de piso no Ginásio José Corrêa para instalação da Academia de Força, identidade visual dos

locais (fisioterapia; centro administrativo do Ginásio José Corrêa), instalação de rede lógica e

servidor, de telefone Voip com diversos ramais, impressoras em rede, ar condicionado,

adequação da mobília ao espaço; instalação de sistema fechado de TV para melhor

acompanhamento e monitoramento das atividades, rede wifi em todos os locais e sistema

integrado de alarme com monitoramento e identidade visual das frotas de veículos.

8- Planejamento institucional e projeto consolidado

O Planejamento institucional, contendo os objetivos da instituição e a Proposta Pedagógica foi

um documento discutido e elaborado por todos visando os atendimentos aos alunos e atingir as

metas do Programa Barueri Esporte Forte.

6

6 - Departamento de Fisioterapia

No período de setembro à dezembro de 2017 foram atendidos e acompanhados pelo

Departamento de Fisioterapia as diversas modalidades, conforme aponta o quadro acima.

Foram realizados atendimentos e orientações sobre alongamento, mobilidade, core, trabalho

regenerativo e propriocepção nos Ginásios e envolveu grupos de 15 alunos/atletas em média

ou atendimentos individuais, de acordo com a avaliação do profissional.

Também houve acompanhamento aos jogos e atendimentos e orientações individualizadas aos

alunos da SDPD.

7 - Supervisão No mês de setembro a supervisão visitou os núcleos onde são realizadas as atividades de

cada modalidade esportiva com a finalidade de realizar o diagnóstico e o levantamento das

condições de uso, estruturais e materiais dos locais.

O planejamento do trabalho da supervisão foi concretizado por meio do Plano de Atuação da

Supervisão que detalha as seguintes atividades: visitas técnicas aos núcleos do Programa para

aferição das atividades; suporte técnico e pedagógico aos instrutores esportivos e aos

instrutores/supervisores; análise e orientação das atividades pedagógicas de planejamento,

elaboração do plano do instrutor, avaliação e relatórios mensais dos instrutores e

instrutores/supervisores das modalidades; garantia do trabalho desenvolvido com qualidade e

cumprimento das metas estabelecidas.

Foram realizadas reuniões de ajustes dos instrumentos de controle e aferição das atividades

realizadas pelos núcleos esportivos juntamente com os diretores de modalidades: Listas de

presença diária; Plano de Ensino; Relatório Mensal dos professores; Relatório Mensal dos

Instrutores/supervisores de modalidades.

Também foram criados fluxos para a entrega dos documentos: as listas de presença físicas,

assinadas pelos instrutores com entrega protocolada até o primeiro dia útil do mês

subsequente e os planos e relatórios enviados por e-mail para a supervisão.

A partir do mês de outubro, o trabalho da supervisão intensificou-se e visou o

acompanhamento, suporte aos núcleos e orientação das equipes de profissionais para efetivar

as metas quantitativas e qualitativas do Programa. Nesse sentido, foi traçado um itinerário de

visitas, organizado por rotas baseadas nas proximidades dos núcleos.

Os relatórios de visitas informam as condições de funcionamento pedagógico, administrativo,

físico, material e de demanda.

As principais ocorrências documentadas por meio de observações expressas nos relatórios

diários realizados pelo supervisor são importantes fontes de informações e apontam sugestões

de medidas para superação das dificuldades verificadas.

8

9 - Formação acadêmica e condições de trabalho dos profissionais

O mês de setembro de 2017 teve atividades voltadas à implantação e dentre as principais

atividades do RH destacaram-se: processo de chamamento público para a contratação dos

empregados CLT e PJ; elaboração e encaminhamento do Regulamento dos Recursos

Humanos para a Comissão de Análise de Projetos; e controle de assiduidade dos instrutores

esportivos.

Foram contratados os instrutores esportivos (73), instrutores/supervisores (05), os

fisioterapeutas (04), além de 19 funcionários para a área administrativa e de apoio operacional.

Todos os profissionais possuem formação conforme a exigência do processo de seleção e

trouxeram as comprovações, tanto acadêmica quanto dos Registros de Conselhos

Profissionais. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, as atividades do RH centraram-

se nas ações que visam o cumprimento das normas, das obrigações legais e contratuais.

Para alcançar as metas previstas no Programa é fundamental acompanhar o desenvolvimento

das turmas do ponto de vista didático-pedagógico, assim como proporcionar formações

específicas e gerais aos instrutores e profissionais do Programa Barueri Esporte Forte para

manter os profissionais sempre atualizados e capacitados para proporcionar um trabalho de

qualidade ao público atendido, além de garantir o respeito aos pressupostos didáticos

pedagógicos do Programa.

Assim, a proposta de formação continuada deve garantir um atendimento comprometido com a

construção do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, inserindo-se no

rol das ações estratégicas orientadas para a mudança da realidade social, econômica, política

e cultural, que permeia as relações educativas na cidade.

Para o ano 2017 foram planejados dois momentos de formação: o primeiro com ênfase no

conhecimento da proposta do Projeto “Barueri Esporte Forte” e acolhimento dos profissionais; e

o segundo na importância do Planejamento para o desenvolvimento do trabalho dos

educadores, dando destaque para os planos de disciplina, avaliação e instrumentos de

monitoramento.

Assim, no dia 29 de setembro foi realizado o 1 Encontro de Formação Continuada, objetivando

a apresentação da equipe, dos instrumentais; esclarecimento das funções a partir da

apresentação da pirâmide organizacional, das normas e procedimentos e os direcionamentos

administrativos. No encontro houve uma palestra de Educação Financeira e outra sobre a

metodologia da CBF para incentivo à formação de atletas de base no futebol. Compareceram

ao encontro professores, coordenadores e diretores de modalidades.

No dia 15 de novembro foi realizado o 2 Encontro de Formação Continuada, objetivando a

continuidade do processo de formação dos instrutores esportivos e o foco da capacitação foi o

1010 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018Jornal Oficial de Barueri

9

preenchimento dos instrumentos de controle, pois foi detectado diversos problemas e

dificuldades de preenchimento por parte dos instrutores no mês anterior.

Neste encontro compareceram 72 instrutores de esporte, 6 coordenadores e a Coordenadora

de metas da Secretaria de Esportes.

No mês de dezembro não houve encontro de Formação Continuada em função do calendário,

ajustado ao período de início das férias escolares de final de ano.

Ressalta-se que as ações de formação continuada ficaram centradas aos

instrutores/supervisores por meio de diversas reuniões de planejamento. CONSIDERAÇÕES: Foram atingidas as metas pactuadas para o período, através de esforços e coordenação do

conjunto de colaboradores e alunos, que culminaram em ações bem-sucedidas, sendo que a

maioria dos indicadores apresentaram dados positivos.

Os principais desafios detectados no período da implantação do Programa Barueri Esporte

Forte foram o curto espaço de tempo para realizar as ações e para promover o engajamento e

a integração de todos os agentes envolvidos.

Ressalta-se que é imprescindível reconhecer que a implementação de mudanças requer uma

alteração de hábitos e atitudes que se concretiza à médio prazo.

Nesse período, o principal aspecto verificado foi a necessidade de analisar e acompanhar de

forma sistemática as ações desenvolvidas em todo o processo de execução do Programa

Barueri Esporte Forte, seguindo o planejamento aprovado.

A comunicação é outro aspecto fundamental e por isso os canais de comunicação internos e

externos precisam ser interativos e continuamente acompanhados para que não haja ruídos e

dificuldades no desenvolvimento das atividades previstas.

Ainda, para melhorar a sistematização e aferição das informações está sendo implantado o

Sistema ERP (Enterprise Resource Planning - Sistema de Gestão Empresarial) com a

finalidade de gerenciar as informações, interligando todos os dados e processos em um único

sistema. Isto exige formação/requalificação dos funcionários de todos os setores para que

usem o Sistema ERP.

Também está sendo implantado um ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle)

para que os alunos e as famílias do Programa possam acompanhar as ações, atividades e

eventos, ampliando o canal de comunicação com os munícipes de Barueri.

Para o ano de 2018, o planejamento foi realizado durante os meses de dezembro e de janeiro,

envolvendo todos os profissionais do Programa Barueri Esporte Forte.

9

preenchimento dos instrumentos de controle, pois foi detectado diversos problemas e

dificuldades de preenchimento por parte dos instrutores no mês anterior.

Neste encontro compareceram 72 instrutores de esporte, 6 coordenadores e a Coordenadora

de metas da Secretaria de Esportes.

No mês de dezembro não houve encontro de Formação Continuada em função do calendário,

ajustado ao período de início das férias escolares de final de ano.

Ressalta-se que as ações de formação continuada ficaram centradas aos

instrutores/supervisores por meio de diversas reuniões de planejamento. CONSIDERAÇÕES: Foram atingidas as metas pactuadas para o período, através de esforços e coordenação do

conjunto de colaboradores e alunos, que culminaram em ações bem-sucedidas, sendo que a

maioria dos indicadores apresentaram dados positivos.

Os principais desafios detectados no período da implantação do Programa Barueri Esporte

Forte foram o curto espaço de tempo para realizar as ações e para promover o engajamento e

a integração de todos os agentes envolvidos.

Ressalta-se que é imprescindível reconhecer que a implementação de mudanças requer uma

alteração de hábitos e atitudes que se concretiza à médio prazo.

Nesse período, o principal aspecto verificado foi a necessidade de analisar e acompanhar de

forma sistemática as ações desenvolvidas em todo o processo de execução do Programa

Barueri Esporte Forte, seguindo o planejamento aprovado.

A comunicação é outro aspecto fundamental e por isso os canais de comunicação internos e

externos precisam ser interativos e continuamente acompanhados para que não haja ruídos e

dificuldades no desenvolvimento das atividades previstas.

Ainda, para melhorar a sistematização e aferição das informações está sendo implantado o

Sistema ERP (Enterprise Resource Planning - Sistema de Gestão Empresarial) com a

finalidade de gerenciar as informações, interligando todos os dados e processos em um único

sistema. Isto exige formação/requalificação dos funcionários de todos os setores para que

usem o Sistema ERP.

Também está sendo implantado um ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle)

para que os alunos e as famílias do Programa possam acompanhar as ações, atividades e

eventos, ampliando o canal de comunicação com os munícipes de Barueri.

Para o ano de 2018, o planejamento foi realizado durante os meses de dezembro e de janeiro,

envolvendo todos os profissionais do Programa Barueri Esporte Forte.

INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES - MATERNAL CAPITÃO GUILHERME

11Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018 Jornal Oficial de Barueri

Resumo das principais práticas contábeis utilizadas 1.01 - Base de Elaboração 1.02 - Moeda Funcional e de Apresentação 1.03 - Caixa e Equivalente de Caixa 1.05 - Contas a Receber 1.04 - Instrumentos Financeiros 1.05 - Estoques 1.06 - Imobilizado 1.07 - Intangível 1.08 - Contas a Pagar Fornecedores 1.09 - Empréstimos e Financiamentos 1.10 - Benefícios a Empregados 1.11 - Capital Social 1.12 - Imposto de Renda e Contribuição Social 1.13 - Reconhecimento de Receita 1.14 - Ajuste ao Valor Presente

Execução do Contrato 263/2017

ANO - 2017 Entidade Executora: INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES - CNPJ 04.079.198\0007-97

EMM CAPITÃO GUILHERME ALVES SIQUEIRA - RELATÓRIO O presente relatório visa consolidar as informações sobre a execução das atividades Contrato de

Gestão 263/2017, objetivando o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços

de educação, na Escola Maternal Capitão Guilherme Alves Siqueira, realizadas durante o período

de setembro a dezembro de 2017.

- DAS METAS 1. META – ÍNDICE DE EVASÃO DE ALUNOS

O controle de frequência dos alunos é efetuado pelo acompanhamento e controle de presença realizado através do diário de classe dos professores e chamada diária.

2. META – CONTROLE DE ASSIDUIDADE DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

MÊS QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIO

FUNCIONÁRIOS COM FALTAS

JULHO 62 14

AGOSTO 67 14

SETEMBRO 67 15

OUTUBRO 68 1

META 250 100%

Matriculados 250 100%

Potencial a alcançar 0 0%

1

NOVEMBRO 68 0

DEZEMBRO 67 03

3. META – PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL E PROPOSTA PEDAGÓGICA CONSOLIDADA

O I C Raízes entregou juntamente com o Relatório mensal as atividades desenvolvidas no Maternal, correspondente ao 6º Semestre de 2017, atividades que estão de acordo com a Proposta Pedagógica.

Relatório Mensal de Julho; Relatório Mensal de Agosto; Relatório Mensal de Setembro; Relatório Mensal de Outubro; Relatório Mensal de Novembro; Relatório Mensal de Dezembro

4. META – RESPONSABILIDADE PELA SAÚDE E HIGIENE DAS CRIANÇAS

O I C Raízes entrega para a Secretaria de Educação mensalmente, juntamente com o relatório mensal, o Cardápio das Refeições servidas no Maternal, elaborado pela Nutricionista, garantindo assim uma qualidade de cardápio nutricional variado e rico que atenda às necessidades das crianças.

A Maternal conta com todo cuidado para garantir a higiene e saúde das crianças, executando a lavagens de lençóis e de cobertores periodicamente. As assistentes utilizam luvas descartáveis para procedimentos de trocas, e o ambiente do banho e troca e sanitários, são higienizados e desinfetados diariamente, assim como, as salas de aula e todo o ambiente escolar, as assistentes também contam com as orientações de procedimentos de cuidados, de nossa Técnica de Enfermagem. As medicações são ministradas após autorização dos pais/responsáveis, pela técnica em enfermagem.

Pesquisa de Satisfação

Realizamos pesquisa de satisfação com os pais de nossos alunos, contendo 10 perguntas, foram impressos 100 questionários que foram enviados via agenda dos alunos de forma aleatória, para serem preenchidos e devolvidos pelos responsáveis de forma voluntária. Distribuímos da seguinte forma: 16 questionários para os berçários, 24 para as 1ªs fases, 24 para 2ªs fases e 36 para as 3 ªs fases.

5. META – FORMAÇÃO ACADÊMICA E CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS E DEMAIS PROFISSIONAIS.

Formação:

No dia 24 de agosto realizou-se nesta UE, a primeira etapa de atividade de formação continuada, com o objetivo de preparação e planejamento pedagógico com as docentes e gestão, ministrada pela Psicopedagoga e Mestre em Educação Srª Vera Aparecida de Oliveira. Abordando:

Desenvolvimento pessoal e trabalho em equipe: quais princípios nos orientam? Avaliação como processo permanente para e na formação profissional.

2

No dia 30 de setembro, foi realizado a segunda etapa do curso de formação com o objetivo de preparação e planejamento pedagógico, com as assistentes de maternal e demais funcionários desta UE, ministrada pela Psicopedagoga e Mestre em Educação Srª Vera Aparecida de Oliveira.

A ocasião foi utilizada para apresentação do grupo e da coordenação da atividade; princípios dos jogos cooperativos (exercícios práticos e reflexão coletiva); oficina de colagem e sistematização coletiva com objetivo de aprimorar o trabalho em equipe, aprofundando o conhecimento sobre a comunidade onde a escola está inserida; avaliação;

HAC

No dia 25 de julho de 2017, foi realizado HAC com as professoras deste Maternal, foram abordados os temas: Leitura Reflexiva – Ser Professor; Orientações sobre preenchimento de Diário de classe; Orientação sobre a elaboração de Projetos; Entrega do Documento Norteador; Organização Institucional;

Em 01 de agosto: Leitura Reflexiva – O Problema não é meu- Será? Orientações sobre preenchimento de Diário de classe; Orientação sobre a elaboração de Projetos; Orientação sobre Plano de Aulas; Organização Institucional;

Em 08 de agosto: Leitura Reflexiva – O Melhor Milho! Orientações sobre preenchimento de Diário de classe; Orientação sobre a elaboração de Projetos; Organização Institucional;

Em 16 de agosto: Leitura Reflexiva – A Parábola da Caixinha; Orientações sobre a organização dos espaços lúdicos; Orientações sobre a organização da sala de aula;Orientações sobre a construção do PORTFÓLIO; Organização Institucional;

Em 22 de agosto: Leitura Reflexiva – A Cigarra e a Formiga; Orientações sobre a organização dos espaços lúdicos; Orientações sobre a organização da sala de aula; Vistoriar diariamente: sala de aula, caixa de brinquedos, tapetes, colchões, etc, antes do primeiro contato com a criança; Organização Institucional;

Em 29 de agosto: Leitura Reflexiva – Os Macacos e as Bananas; Cronograma das ações do evento “Criar e Brincar é só Começar” (Festa da Família);

Em 05 de setembro: Leitura Reflexiva – A Carroça; Orientações sobre preenchimento da Reflexão à Prática; Entrega da Base Curricular; Organização Institucional;

Em 12 de setembro: Leitura Reflexiva – A Rosa e o Sapo; Orientações sobre preenchimento da Reflexão à Prática, Plano de aulas e Projetos; Apresentação de Slides com orientações sobre a rotina de uma Maternal; Organização Institucional;

Em 19 de setembro: Leitura Reflexiva – Adolescência do bebe: a terrível crise dos 02 anos. Confecções de painéis de datas comemorativas (distribuição); Organização institucional;

Em 29 de setembro: Leitura Reflexiva – A Folha Amassada; Reunião de pais (30/09); Organização das oficinas com as assistentes de maternal; Organização Institucional;

Em 03 de Outubro: Orientação como utilizar a sala de vídeo; Organização das oficinas com as assistentes de maternal; Programação semana da criança;

Em 10 de Outubro: Organização dos espaços pedagógicos; Orientação sobre Plano de Aulas; Confecções de lembrancinhas para semana da criança;

Em 17 de Outubro: Orientações sobre preenchimento de Diário de classe; Orientação sobre rotina móvel;

3

Em 24 de Outubro: Leitura Reflexiva – “Burro e o cão”; Entrega do documento norteador dos projetos; Entrega de documento pauta de observação, levantamento de pontes pertinentes; Espaços educativos; Respeitar horário primeiro grupo ás 07:oohs segundo grupo ás 10:00hs na sala; Encerramento do trabalho desenvolvido outubro rosa;

Em 31 de Outubro: Leitura Reflexiva – Viver a Infância; Leitura coletiva; Entrega dos documentos: Avaliação Semestral e Anual, levantamento de pontos pertinentes; Espaços Educativos; Orientar as assistentes quanto às trocas de roupas das crianças; Orientação sobre a separação de grupos; Cuidado com os descartes de materiais utilizados em exposição, principalmente fotos; Orientar as assistentes que ficarão no final do dia para deixar a sala organizada; Cumprir os horários estabelecidos anteriormente dos HATI e preencher corretamente todos os campos; A planilha de identificação das crianças que irão de transporte escolar deve ficar exposta do lado de fora da sala; Organização da festa de encerramento do ano letivo de 2017;

Em 07 de Novembro: Leitura Reflexiva – Brincar para quê; Leitura coletiva do texto levantando pontos pertinentes; Produção da avaliação referente ao projeto desenvolvido no mês de Outubro; Leitura e levantamento de pontos pertinentes das páginas 06,07,08, do documento: Aprender e Ensinar com Projetos; Orientação plano de aula;

Em 13 de Novembro: Leitura Reflexiva – planejamento do currículo para 0 a 5 anos; Leitura coletiva do texto levantando pontos pertinentes; Leitura e levantamento de pontos pertinentes das páginas 06,07,08, do documento: Aprender e Ensinar com Projetos; Orientação para elaboração do plano de aula e projeto; Orientação sobre o cartão brinquedo; Campanha AACD; Entrega de avaliação para gestão;

Em 05 de Dezembro: Esclarecimento sobre a avaliação anual e semestral; Orientações sobre preenchimento de Diário de classe; Entrega reflexão da prática, projeto e plano de aula;

Em 12 de Dezembro: Dinâmica; Ponto positivo e negativo da festa de encerramento; Organização para ultima reunião de pais; Multiplicar as orientações sobre a elaboração do plano de aula e projeto que recebemos da Equipe do apoio pedagógico da Secretaria da Educação.

Reuniões de pais/família na escola

Aos dias 08 de julho, ocorreu nesta UE a primeira reunião de pais após a vigência do Contrato de Gestão 263/2017, a ocasião foi utilizada para apresentação oficial da equipe de funcionários aos pais/responsáveis e nos colocamos a disposição para esclarecimento de eventuais dúvidas que a transição possa ter deixado. Foram abordadas as vantagens para o desenvolvimento de nossos alunos, em termos a disposição dos mesmos à equipe multidisciplinar (Psicopedagoga, Fonoaudióloga, Nutricionista, Dentista e Fisioterapeuta), além das oficinas de ballet, capoeira e judô.

No dia 02 de setembro realizou-se a “Festa da Família” nesta UE, conforme calendário escolar, esta, estava previsto para ser realizada no dia 26 de agosto, porém solicitamos o adiamento para a SE, na oportunidade todos os pais foram convidados a participarem do evento, onde foram expostos os trabalhos desenvolvidos pelos nossos profissionais e as crianças, também foi proposto a realização de oficinas para que a família interagisse com as crianças, tais como: oficina de fabricação de massinha, plantação de mudas de flores em nosso jardim e pintura em potes feitos com garrafas pets e CD’s. Foi oferecido um café para a recepção da família e apresentação de dança com a professora de ballet e também, apresentação com a professora de capoeira.

No dia 11 de setembro, foi realizado o 1º encontro do projeto “Cuidando de Quem Cuida”, desenvolvido pela nossa equipe multidisciplinar, para pais dos alunos das 2ªs e 3ªs Fases. O encontro teve o objetivo de informar aos pais/responsáveis, o quê, para quê e quando, são realizados os trabalhos

4

desta equipe e quais as finalidades e vantagens dos acompanhamentos. Na oportunidade tivemos a assinatura em lista de 28 pais/responsáveis, mas pudemos perceber que o comparecimento de mais de um membro da mesma família, foi significativo. Foram abordados os temas: Fonoaudiologia na Escola; Saúde Bucal; e Desenvolvimento Infantil. Este projeto visa não só informativos e acompanhamento familiar de nossos alunos como também engloba orientações aos nossos funcionários. Houve além das explicações e abertura para esclarecimentos de dúvidas, apresentação de slides e entrega de folders aos participantes, bem como, um café receptivo.

No dia 30 de setembro, realizou-se reunião de pais nesta UE, abordando os seguintes temas: Horários de entrada e saída; orientações quanto aos atrasos; a necessidade de acompanhar a agenda; atualizar autorização para retirada das crianças; atualização restrições medicamentoso/alimentares; apresentação das atividades pedagógicas; orientações sobre rematrícula/transferência.

No dia 16 de Dezembro, realizou-se reunião de pais nesta EU, abordando os seguintes temas: Recesso escola, entrega da avaliação semestral e trabalhos pedagógicos, agradecimento pela parceria Família X Escola.

6. META – CONTROLE DE SEGURANÇA, LIMPEZA, SALUBRIDADE E CONFORTO.

A Maternal conta com uma equipe terceirizada de limpeza, o que garante que todos os ambientes estejam limpos e higienizados. Os produtos são armazenados na lavanderia, mantidos fora de alcance das crianças. As lavagens de lençóis e cobertores acontecem periodicamente.

Nossos funcionários são orientados constantemente sobre como devem ser realizadas as trocas de fraldas e como proceder na higiene pessoal das crianças.

Foram realizadas algumas reformas no Maternal assim que iniciou a vigência do Contrato de Gestão 263/2017, tais como: a troca de portas de madeira por portas de alumínio na cozinha, conforme exige a legislação; retirada de prateleiras de madeira e instaladas prateleiras em PVC (cozinha); troca do piso (cozinha); pintura das paredes e tetos (cozinha/lactário/lavanderia); fixação de cuba de inox (cozinha); instalação de telas milimétricas (cozinha/lactário); instalação e troca de vidros quebrados por toda escola; Pintura em portões e gradis;

Seguem no quadro abaixo, serviços realizados nesta UE, certificados comprobatórios vide relatório de julho e agosto/2017 e no ANEXO.

SERVIÇOS DATA DA EXECUÇÃO VALIDADE

Dedetização e desratização 04/08/2017 04/11/2017

7. META – MATERIAIS VARIADOS E ACESSÍVEIS ÀS CRIANÇAS

Em agosto de 2017 foi adquirido mini-jogos de sofás para sala de vídeo conforme nota fiscal de DEBORA GOMES DE CASTRO-ME, nº 6/NFE e data 25/08/2017.

8. META – DA ENTREGA PONTUAL DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA

O Instituto de Cidadania Raízes sabe da importância da entrega pontual da documentação solicitada, procurando respeitar os prazos para que não haja atraso para nenhuma das partes envolvidas.

1212 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018Jornal Oficial de Barueri

13Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018 Jornal Oficial de Barueri

Lourivaldo Fio • Secom

Flávio Max • Fieb

Os estudantes da Emef Naly Benedicta Becegatto Camargo Mancini, do Jardim Belval, estão participando de um projeto especial sobre

textos jornalísticos, entrevis-tas, notícias e reportagens.

De acordo com o profes-sor de língua portuguesa, Ademir Santos, autor do pro-jeto, o objetivo da iniciativa é despertar nos alunos o in-teresse pela pesquisa e leitu-

Estudantes da Emef Naly participam de projeto sobre entrevistas e textos jornalísticos

ra a partir de algo tão co-mum nos dias de hoje: o ce-lular.

O projeto é intitulado “Interfaces da escrita e leitu-ra – Contadores de histórias e de imagens” e recebeu nesta semana na escola o fo-

Estudantes conheceram a carreira do fotógrafo francês (ao centro)

Henrique Sakoda

garantiu bolsa na Doane University

Suseli Honó[email protected]

tógrafo francês Pierre Cham-bes, que estaria em São Pau-lo por alguns dias. Após o professor explicar sobre o projeto escolar, o fotógrafo aceitou o convite para ser entrevistado pelos alunos

Os jovens trabalharam o

texto escrito pelo fotógrafo, cujo título é “Escrever com a luz”, e exploraram o site do artista. A partir dessa ligação (imagem e escrita), foi feita a interpretação de um texto que abre a exposição de Pierre Chambes.

Aluno da Fieb por uma década, Henrique Sakoda inicia uma nova fase de sua vida nos Estados Unidos em agosto. No início do mês, ele recebeu a carta com a confir-mação de que foi seleciona-do para estudar na Doane University, no estado de Ne-braska, com direito a bolsa integral. Isso porque Henri-que também conquistou o benefício como atleta de tê-nis, considerando que vai treinar e competir pela uni-versidade após mais de 10 anos praticando o esporte.

O futuro universitário ex-

Universidade dos EUA seleciona ex-aluno da Fiebplica que a instituição norte-americana dispõe de cotas para cada esporte e, por suas notas, desempenho escolar e seu esforço no tênis, ele foi um dos escolhidos para rece-ber o benefício.

“Sempre joguei tênis e, como nos Estados Unidos in-centivam o esporte, ofere-cem bolsas. Junto com as no-tas que tive na Fieb, vi que se-ria uma oportunidade boa de estudar em outro país. Tam-bém vi que tinha muita chan-ce de entrar com bolsa. Tive sorte de conseguir tanto a bolsa acadêmica, quanto a esportiva”, comemora.

As atividades extracurricu-lares da Fieb foram alguns dos diferenciais para seus estudos,

segundo afirma Henrique. Ele destaca que, além do apoio dos colegas de sala, essas ati-vidades foram essenciais para seu aprendizado. “Teve a Fei-

ra de Ciências, e tudo isso aju-da como parte extracurricular. Com esses projetos, a Fieb for-ma um currículo bom para o aluno”, enfatizou.

O curso escolhido por ele foi o de Administração, com duração de quatro anos. Hen-rique concluiu o Ensino Mé-dio no final de 2017.

Por Maximiliano SorianiDa Fieb

1414 Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018Jornal Oficial de Barueri

Flávio Coasta • SESP

Fláv

io M

ax •

Fie

bClassificado em terceiro

lugar na primeira fase da série A2 do Paulistão, o Oeste enfrenta em duas partidas o São Bernardo, que ficou em segundo. A primeira será na sexta-feira (dia 30), às 21h, na Arena Barueri. Na terça-feira (dia

O estímulo às modalida-des esportivas como o skate e o handebol rendeu uma atividade divertida aos alu-nos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na qua-dra da unidade Maria Theo-dora da Fieb. Na manhã de quarta-feira (dia 21), a enti-dade aliada com a Secretaria de Esportes de Barueri pro-porcionou aos estudantes a aplicação de aulas das duas modalidades. A iniciativa é parte de um programa da pasta em parceria com insti-tuições educacionais para encorajar os jovens a adota-rem práticas esportivas não tão convencionais.

A Secretaria desloca ins-trutores para ensinar as ativi-dades nas unidades e forne-ce todo material necessário sem custo algum. No caso

3 de abril), às 20h, ocorre o jogo decisivo na casa do adversário. Na outra chave, a disputa é entre Guarani e XV de Piracicaba. Os ven-cedores de cada confronto estarão na elite do futebol paulista em 2019.

No último sábado (dia 24), na Rua Javari, a emo-ção tomou conta do come-ço ao fim da partida. O Ju-ventus não aspirava classi-

do handebol, são coletes e bolas, já o skate conta com equipamento completo, in-clusive os acessórios de se-gurança, como joelheiras, cotoveleiras e capacete. A ideia é que a prática se torne corriqueira na escola e apli-cada, ao menos, duas vezes

Oeste joga sexta-feira, às 21h, na Arena Barueri

Secretaria de Esportes apresenta aulas de handebol e skate a estudantes

ficação, nem estava amea-çado de rebaixamento, mas o Oeste/Barueri preci-sava ganhar para não de-pender de outros resulta-dos e continuar sonhando com o acesso à série A1 do campeonato paulista de futebol.

O Rubrão tomou a ini-ciativa, dominou o jogo e saiu na frente com um gol de Raphael Luz aos 17 mi-

Rubrão comemorou a classificação conseguida nos minutos finais na Rua Javari

Ideia é que atividades sejam recorrentes na unidade Maria Theodora

Jorge [email protected]

nutos. O goleiro William Menezes fez apenas uma defesa difícil na primeira etapa. Depois do interva-lo, o time da casa voltou mais focado e conseguiu o empate com João Vítor aos 21 minutos. O resultado deixava o time de Barueri fora do G4.

A parada técnica aos 30 minutos certamente contri-buiu para que o técnico

Roberto Cavalo orientasse seus jogadores. Os concor-rentes diretos (XV de Piraci-caba e Nacional) estavam vencendo e só um gol sal-varia o time de Barueri. O alívio veio dos pés de Pe-drinho, aos 42 minutos, de-pois de driblar dois adver-sários e chutar no ângulo. Com o empate entre Ser-tãozinho e Lusa, o Rubrão ficou em terceiro lugar.

por semana. O próximo es-tágio vai depender do inte-resse dos alunos.

Coordenadora do proje-to, Mariane Miranda, da Se-cretaria de Esportes, reforça que o objetivo é combater o sedentarismo dos alunos e animá-los a conhecer outras

práticas esportivas. “Geral-mente, atendemos o público do contraturno. A ação é pa-ra essa garotada sair um pou-co da tevê, do videogame e ter outra atividade física. Al-gumas modalidades já traba-lham com escola. Mas aqui, foi o pai de um aluno que fa-

lou sobre o espaço e que se-ria interessante”, revelou.

Coordenador de outras atividades esportivas, o pro-fessor Henrique Batista esta-va presente para auxiliar aos alunos interessados no skate e contou que acha po-sitivo as crianças terem con-tato com tais modalidades. “Alguns pais e até crianças têm preconceito com certas atividades por possibilidade de cair e se machucar, mas a gente passa segurança pa-ra eles e mostra o quanto é importante a prática de es-portes. No primeiro contato com o skate, as crianças pensam que vão chegar e fazer manobras, mas a pri-meira coisa que aprende é coordenação, modo de an-dar, segurança. No skate é preciso ter etapas para aprender e, com isso, é di-vertido e, de forma lúdica, as crianças vão pegando o jeito e gostando”, explica.

Por Maximiliano SorianiDa Fieb

15Distribuição Gratuita • Ano IX • Edição 1.022 • Quarta-feira, 28 de março de 2018 Jornal Oficial de Barueri

Bob Cruz • SECULT

A comemoração da Pás-coa está chegando com tu-do em Barueri. A partir de amanhã, dia 29, o bulevar central estará especialmen-te preparado para receber toda a família no Doce Pás-coa de Barueri – Brincadei-

ras no Boluevard. O evento prossegue até o dia 8 de abril e terá brincadeiras, histórias e visita a recria-ções de espaços que reme-tem ao mundo encantado dos coelhos.

O ambiente já está sen-

Doce Páscoa será tema do bulevar centraldo montado para a criança-da com brinquedos como Escorregador do Coelhinho, Lar dos Coelhinhos, gira-gi-ra, ovos de Páscoa gigantes e um coelho de pelúcia com 2,5 metros de altura.

A inciativa é da Secreta-

Espaço já vai ganhando decoração especial

Por Valquíria Sirot Da SECULT

ria de Cultura e Turismo de Barueri e integra um progra-ma que a cada data come-morativa visa a ambienta-ção do bulevar central, que recentemente foi restaurado pela Prefeitura.

Bonny Vieira • SECULT

Participantes aprenderam

brincando

Milhares de pessoas com-pareceram aos shows do últi-mo domingo, dia 25, no Par-que Municipal Dom José. O evento especial para a popu-lação, em celebração ao ani-versário de 69 anos de Barue-ri, trouxe a dupla Sá & Gua-rabyra e o grupo de samba Revelação. A programação começou às 10h com ativi-dades para crianças, como contação de histórias, brin-quedos infláveis e a anima-ção do palhaço Costelinha, além de muita comida e be-bida.

Às 11h a dupla Sá & Gua-

Shows do aniversário de Barueri atraem milhares de pessoas ao Parque

rabyra subiu ao palco Bos-que e apresentou os princi-pais clássicos, como “Sobra-dinho”, “Dona” e “Roque Santeiro”. O dia estava enso-larado e atraiu muitas famí-lias que cantaram e se diver-tiram durante o show. Hou-ve, ainda, um momento emo-cionante: “para Zé Rodrix, onde quer que ele esteja”, fo-ram as palavras de Sá, antes de homenagear o amigo e ex-integrante do grupo, que morreu em 2009, aos 61 anos. A dupla cantou Jesus Numa Moto, composição de Zé Rodrix. Com mais de 46 anos de estrada, o cantor Sá agradeceu os organizadores, elogiou o Parque e afirmou estar muito feliz em partici-

par das comemorações do aniversário da cidade e que espera retornar em breve.

À tarde foi a vez do grupo carioca Revelação levar o samba para Barueri. O Par-que ficou completamente lo-tado e os fãs cantaram todas as músicas, como “Coração Radiante”, “Deixa Aconte-cer” e “Aventureiro”, entre outras. Mauro Junior, inte-grante do Revelação, elogiou a cidade. “Vocês estão de pa-rabéns em morar numa cida-de tão organizada e bonita quanto Barueri. Vivemos no Rio de Janeiro e lá está muito difícil. Para nós é um orgulho participar das comemora-ções do aniversário.”

A moradora Marcia Cris-tina estava acompanhada de amigos e gostou do show. “Estou com mais de 10 ami-gos aqui, moro em frente ao Parque e é uma delícia acompanhar esses shows que acontecem. Podemos reunir familiares e amigos e curtir bons espetáculos gra-tuitos. Adoramos, o dia foi maravilhoso!”.Espetáculos foram gratuitos e empolgaram a galera

Quiz Cultural nas bibliotecas leva história da

cidade às crianças

Bob Cruz • SECULT

Uma brincadeira com perguntas e respostas virou um jeito divertido de levar conhecimento às crianças e adolescentes de Barueri. No dia 23 de março foi realizado o Quiz Cultural nas bibliote-cas da cidade.

A implementação de quiz-zes, ou seja, jogos de pergun-tas e respostas, é uma ferra-menta eficaz na construção de conhecimentos. Em come-moração ao aniversário da ci-dade, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou essa ativi-dade em todas as bibliotecas e os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história de Barueri e muitos momentos importantes da história do Brasil.

“O público interagiu muito com a atividade, mostrou co-nhecimento e interesse pela história da cidade e se diver-tiu. Brincar é coisa séria em nossas bibliotecas”, ressaltou Rose Ramos, diretora da Bi-blioteca Salomão Cruz.

Durante o quiz, os partici-pantes conheceram o nome do antigo rio Tietê, que era Anhembi, e descobriram que o munícipio de Barueri foi criado no dia 24 de dezem-bro de 1948 e sua emancipa-ção político-administrativa foi no dia 26 de março de 1949. Houve, ainda, leitura de poesia, apresentação mu-sical e prêmios para a equipe vencedora, com livros de in-centivo à leitura. (VS)

Serviço Doce Páscoa de BarueriDe 29 de março a8 de abril Bulevar central Abertura dia 29 de março, a partir das 15h

Criado há um ano, o Núcleo de Música de Ba-rueri realizou mais uma seletiva para o ingresso

no corpo musical da ci-dade. Este ano, o Núcleo coordenado pela Secreta-ria de Cultura e Turismo

abriu vagas para novas modalidades. Confira a lista dos aprovados em www.barueri.sp.gov.br.

Aprovados no Núcleo de

Música