british telecom brasil - case grupo supricel

2
Estudo de Caso Grupo Supricel Virtualização de servidores garante crescimento de empresa de logística Desafio Criada como empresa de logística, a Supricel é hoje um dos maiores grupos brasileiros do setor de serviços, com instalações em 41 localidades do país. Além dos serviços de transporte de carga, que cobrem todo o território brasileiro, empresas subsidiárias se dedicam a três diferentes negócios: construção residencial, postos de gasolina em estradas e restaurantes. No início de 2009, com a criação de uma holding, cresceu a demanda por aplicações corporativas de TI. Tornava-se necessário dispor de uma plataforma robusta, capaz de oferecer o adequado suporte à expansão do grupo, que à época crescia entre 15 e 20% ao ano. Existia, ao mesmo tempo, uma preocupação com o gerenciamento. Sem padronização, as diferentes empresas do grupo utilizavam diversas aplicações para a execução das mesmas tarefas - o que, entre outros problemas, acarretava despesas desnecessárias com licenças de software. O gerente corporativo de TI, Willian Domingues, se incorpou à Supricel justamente com a missão de unificar a área de Tecnologia da Informação. Uma de suas primeiras iniciativas foi pesquisar no mercado o ambiente ideal para a Supricel. “Eu me convenci de que a virtualização seria a melhor solução para nossos problemas, embora isso representasse uma quebra de paradigma na empresa”, afirma ele, que identifica na virtualização três vantagens principais: excelente relação custo-benefício; facilidade para implementar e acessar novas aplicações; e crescimento sustentável da TI do grupo. Solução Desde 2007 a BT fornecia à Supricel serviços de colocation de servidores, conectividade via satélite com tecnologia VSAT (very small aperture terminal) e rede WAN (wide area network). Em 2010, a BT realizou para a Supricel o upgrade de sua rede MPLS (multi label switching protocol), com conexões VPN nas 41 localidades brasileiras onde mantém centros de logística. “escolhemos a BT pela solução customizada que nos ofereceu, com preço competitivo, excelente proposta técnica e com o diferencial de nos atender com uma estrutura de telecomunicações que a concorrência não possui”. Willian Domingues gerente corporativo de TI do Grupo Supricel Serviços de hospedagem e de infraestrutura de rede garantem à Supricel agilidade e escalabilidade para expandir seus negócios Diferenciais da BT • Ambiente virtual hospedado, oferecendo disponibilidade de 99,9% e segurança aos dados e aplicações da empresa • Especialização em tecnologias de rede, incluindo avançada plataforma global MPLS, otimização de rede WAN e conexão satelital VSAT • Excelência em Serviços Profissionais, permitindo rápida implementação de novos sistemas com tempo mínimo de indisponibilidade para o usuário

Upload: bt-lets-talk-brasil

Post on 15-Jun-2015

481 views

Category:

Technology


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: British Telecom Brasil - case Grupo Supricel

Estudo de CasoGrupo Supricel

Virtualização de servidores garante crescimento de empresa de logística

Desafio

Criada como empresa de logística, a Supricel é hoje um dos maiores grupos brasileiros do setor de serviços, com instalações em 41 localidades do país. Além dos serviços de transporte de carga, que cobrem todo o território brasileiro, empresas subsidiárias se dedicam a três diferentes negócios: construção residencial, postos de gasolina em estradas e restaurantes.

No início de 2009, com a criação de uma holding, cresceu a demanda por aplicações corporativas de TI. Tornava-se necessário dispor de uma plataforma robusta, capaz de oferecer o adequado suporte à expansão do grupo, que à época crescia entre 15 e 20% ao ano. Existia, ao mesmo tempo, uma preocupação com o gerenciamento. Sem padronização, as diferentes empresas do grupo utilizavam diversas aplicações para a execução das mesmas tarefas - o que, entre outros problemas, acarretava despesas desnecessárias com licenças de software.

O gerente corporativo de TI, Willian Domingues, se incorpou à Supricel justamente com a missão de unificar a área de Tecnologia da Informação. Uma de suas primeiras iniciativas foi pesquisar no mercado o ambiente ideal para a Supricel. “Eu me convenci de que a virtualização seria a melhor solução para nossos problemas, embora isso representasse uma quebra de paradigma na empresa”, afirma ele, que identifica na virtualização três vantagens principais: excelente relação custo-benefício; facilidade para implementar e acessar novas aplicações; e crescimento sustentável da TI do grupo.

Solução

Desde 2007 a BT fornecia à Supricel serviços de colocation de servidores, conectividade via satélite com tecnologia VSAT (very small aperture terminal) e rede WAN (wide area network). Em 2010, a BT realizou para a Supricel o upgrade de sua rede MPLS (multi label switching protocol), com conexões VPN nas 41 localidades brasileiras onde mantém centros de logística.

“escolhemos a BT pela solução customizada que nos ofereceu, com preço competitivo, excelente proposta técnica e com o diferencial de nos atender com uma estrutura de telecomunicações que a concorrência não possui”.Willian Dominguesgerente corporativo de TI do Grupo Supricel

Serviços de hospedagem e de infraestrutura de rede garantem à Supricel agilidade e escalabilidade para expandir seus negócios

Diferenciais da BT• Ambiente virtual hospedado, oferecendo disponibilidade de 99,9% e

segurança aos dados e aplicações da empresa• Especialização em tecnologias de rede, incluindo avançada plataforma

global MPLS, otimização de rede WAN e conexão satelital VSAT• Excelência em Serviços Profissionais, permitindo rápida

implementação de novos sistemas com tempo mínimo de indisponibilidade para o usuário

Page 2: British Telecom Brasil - case Grupo Supricel

Foi intenso o trabalho do time de Serviços Profissionais da BT, que se encarregou de todo o gerenciamento e administração do projeto. Em três meses, o ambiente virtual hospedado pela BT estava pronto. Nesse percurso, a equipe da BT Brasil enfrentou alguns desafios - entre os quais o de implementar pela primeira vez o ambiente Citrix selecionado pela Supricel. Ainda assim, foram cumpridas as mais estritas exigências de uma empresa que precisa funcionar 24 horas por dia: houve apenas quatro horas de indisponibilidade para o usuário ao efetuar-se a mudança do antigo para o novo sistema.

A BT forneceu à Supricel uma infraestrutura que praticamente dobrou a capacidade de processamento de que o grupo dispunha: são 14 servidores virtuais em ambiente Windows; 250 licenças de acesso móvel, tape library para gravação/backup de dados e três terabytes de capacidade de armazenamento. Entre as aplicações hospedadas estão Windows Office (utilizando a tecnologia Citrix thin client), banco de dados Oracle, software ERP da SAP e sistemas de rastreamento de carga utilizados nas operações de logística da Supricel, além de sistemas de administração, contabilidade e comunicação.

Valor

A Supricel obteve uma série de vantagens com a virtualização, e a primeira delas é o fato de a BT assegurar uma disponibilidade de serviço de 99,9%. Além disso, seus funcionários podem acessar as aplicações de TI de que necessitam com segurança e com a certeza de que foram realizados os devidos upgrades. O acesso é possível de qualquer ponto do país, por meio de tecnologia VSAT - o que é essencial no caso da Supricel, uma

vez que os serviços de logística prestados pela empresa muitas vezes exigem que rapidamente estabeleça filiais temporárias em áreas remotas.

De acordo com Willian Domingues, “dado que as aplicações podem ser implementadas praticamente sob demanda e que os servidores virtuais são altamente escaláveis, hoje temos uma infraestrutura capaz de atender às elevadas taxas de crescimento que projetamos para nossos negócios”.

Ao optar pelos serviços da BT, a Supricel eliminou os custos da compra e manutenção de servidores, com uma economia estimada em 600 mil dólares ao longo de cinco anos. Igualmente importante é o fato de haver transformado os custos de TI em despesa operacional, permitindo melhor gerenciamento de seu orçamento e mais flexibilidade para investir nos negócios da empresa.

“Os serviços hospedados que a BT nos oferece garantem ganhos no curto e longo prazo, que vão da economia com custos de propriedade à maior produtividade de nossos funcionários, passando pela implementação de novas aplicações, como e-learning, possibilitadas pela alta disponibilidade dos sistemas com que contamos hoje”, conclui Willian Domingues.

O próximo passo será explorar o potencial da arquitetura Citrix no novo ambiente virtualizado, em aplicações de mobilidade, por exemplo, com o uso de tablets e smartphones.

Ao visitar em São Paulo o datacenter da BT - que começava a oferecer serviços de virtualização no Brasil - o presidente da Supricel, Luís Guilherme Schnor, percebeu o quanto a BT poderia contribuir para o projeto de virtualização de sua empresa. Depois de uma série de reuniões para compreender as necessidades da Supricel, os profissionais da BT apresentaram uma proposta que mostrava as vantagens da migração para uma arquitetura virtual, inclusive em termos de custo. Com a aprovação de Luís Guilherme e de toda a diretoria, Supricel e BT assinaram o contrato para executar o trabalho em setembro de 2010.

Willian Domingues, diretor de TI do grupo, explica as razões da opção pela BT: “escolhemos a BT pela solução customizada que nos ofereceu, com preço competitivo, excelente proposta técnica e com o diferencial de nos atender com uma estrutura de telecomunicações que a concorrência não possui”.

Principais serviços prestados pela BT • Virtualização de servidores e hospedagem de aplicações críticas para

os negócios da empresa, assegurando backup e upgrade de software• Serviços de rede MPLS/VPN/WAN• Conexão via satélite VSAT para localidades remotas• Serviços profissionais

“Os serviços hospedados que a BT nos oferece garantem ganhos no curto e longo prazo, que vão da economia com custos de propriedade à maior produtividade de nossos funcionários, passando pela implementação de novas aplicações, como e-learning, possibilitadas pela alta disponibilidade dos sistemas com que contamos hoje” Willian Dominguesgerente corporativo de TI do Grupo Supricel

Estudo de CasoGrupo Supricel

Escritórios em todo o mundoOs serviços descritos nesta publicação estão sujeitos à disponibilidade e podem sofrer modificações. Serviços e equipamentos são fornecidos de acordo com as condições contratuais da British Telecommunications plc. Nada na presente publicação faz parte de qualquer contrato.

© British Telecommunications plc 2011. De registro. ce: 81 Newgate Street, Londres EC1A 7AJ Registrado na Inglaterra n º: 1800000

www.bt.com/br

02/11