brincadeira de gente grande - escola interativa - expoente · negócios e tomar decisões...

1
Brincadeira de gente grande Quer aprender a empreender se divertindo? Confira uma seleção de jogos feita por dois espe- cialistas em empreendedorismo – Dalton Viesti, coordenador de graduação da Trevisan Escola de Negócios, e Marcos Hashimoto, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper – que ajudam a desenvolver habilidades úteis para quem pensa em abrir uma empresa no futuro. Divirta-se! Xadrez − Com mais de um milênio de existência, o xadrez continua atual. Um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo ensina o futuro empreendedor a pensar de maneira estraté- gica. “É um jogo que exige que você tenha uma visão global da situação e seja capaz de antecipar os movi- mentos do adversário”, aponta Viesti. Além disso, estimula o jogador a exercitar o risco calculado. “Às vezes você tem que ter coragem de fazer movimen- tos ousados para vencer” destaca o professor. Banco imobiliário − Inventado na década de 1930, nos Estados Unidos, por um vendedor de aquecedores desempregado, o Banco imobiliário introduziu milhões de crianças no mundo do capitalismo. Com versões adaptadas às diversas geografias em que é vendido, ensina os princípios básicos de negociação. “É uma maneira divertida de desenvolver a habilidade de fazer negócios e tomar decisões estratégicas de compra e venda”, comenta Viesti. As versões mais modernas trocam as clássicas notas coloridas de dinheiro por cartões de crédito. Jogo da vida − A cada jogada dos dados, uma decisão a tomar, um caminho a escolher, um risco a assumir. Um dos clássicos da infância, o Jogo da vida coloca no tabuleiro alguns dos dilemas que um empreendedor pode enfrentar no dia a dia. “Às vezes, é preciso fazer um investi- mento agora, como a compra de uma apólice, para receber o retorno lá no futuro”, analisa Hashi- moto. “A diferença da vida real é que no jogo podemos vislumbrar o possível caminho antes de trilhá-lo”, acrescenta. War − As intermináveis partidas de War têm muito a acrescentar à bagagem de um futuro empreendedor. O objetivo final é conquistar territórios, mas para chegar lá é preciso traçar estratégias, fazer alianças e confundir os adversários. “É um jogo de estratégia. Quando bem jogado e contra jogadores experientes, é possível explorar todas as nuanças de deci- sões que tomamos para atingir determinados objetivos”, afirma Hashimoto. The Sims − O jogo de simulação de vidas para computador que virou uma verdadeira febre na última década ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade do empreendedor. “O jogador tem de cumprir uma série de obrigações, entre elas a de ganhar dinheiro para sustentar a família”, observa Viesti. Existe também o The Sims 2: aberto para negócios, que permite ao personagem criar e gerenciar seu próprio empreendimento. Adaptado de: Exame.com.

Upload: dodat

Post on 15-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Brincadeira de gente grande

Quer aprender a empreender se divertindo? Confira uma seleção de jogos feita por dois espe-cialistas em empreendedorismo – Dalton Viesti, coordenador de graduação da Trevisan Escola de Negócios, e Marcos Hashimoto, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper – que ajudam a desenvolver habilidades úteis para quem pensa em abrir uma empresa no futuro. Divirta-se!

Xadrez − Com mais de um milênio de existência, o xadrez continua atual. Um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo ensina o futuro empreendedor a pensar de maneira estraté-

gica. “É um jogo que exige que você tenha uma visão global da situação e seja capaz de antecipar os movi-mentos do adversário”, aponta Viesti. Além disso, estimula o jogador a exercitar o risco calculado. “Às vezes você tem que ter coragem de fazer movimen-tos ousados para vencer” destaca o professor.

Banco imobiliário − Inventado na década de 1930, nos Estados Unidos, por um vendedor de aquecedores desempregado, o Banco imobiliário introduziu milhões de crianças no mundo do capitalismo. Com versões adaptadas às diversas geografias em que é vendido, ensina os princípios básicos de negociação. “É uma maneira divertida de desenvolver a habilidade de fazer negócios e tomar decisões estratégicas de compra e venda”, comenta Viesti. As versões mais modernas trocam as clássicas notas coloridas de dinheiro por cartões de crédito.

Jogo da vida − A cada jogada dos dados, uma decisão a tomar, um caminho a escolher, um risco a assumir. Um dos clássicos da infância, o Jogo da vida coloca no tabuleiro alguns dos dilemas que um empreendedor pode enfrentar no dia a dia. “Às vezes, é preciso fazer um investi-mento agora, como a compra de uma apólice, para receber o retorno lá no futuro”, analisa Hashi-moto. “A diferença da vida real é que no jogo podemos vislumbrar o possível caminho antes de trilhá-lo”, acrescenta.

War − As intermináveis partidas de War têm muito a acrescentar à bagagem de um futuro empreendedor. O objetivo final é conquistar territórios, mas para chegar lá é preciso traçar estratégias, fazer alianças e confundir os adversários. “É um jogo de estratégia. Quando bem jogado e contra jogadores experientes, é possível explorar todas as nuanças de deci-sões que tomamos para atingir determinados objetivos”, afirma Hashimoto.

The Sims − O jogo de simulação de vidas para computador que virou uma verdadeira febre na última década ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade do empreendedor. “O jogador tem de cumprir uma série de obrigações, entre elas a de ganhar dinheiro para sustentar a família”, observa Viesti. Existe também o The Sims 2: aberto para negócios, que permite ao personagem criar e gerenciar seu próprio empreendimento.

Adaptado de: Exame.com.