breve comentário de i timóteo

14
1ª Epistola de Paulo a Timóteo

Upload: dr-pr-jose-nilton-barbosa

Post on 23-Jan-2017

41 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Breve Comentário de  i Timóteo

1ª Epistola de Paulo a Timóteo

Page 2: Breve Comentário de  i Timóteo

TEMA: COMO DEVEMOS ANDAR NA CASA DE DEUS

a) AUTOR:Logo no primeiro verso podemos identificar o autor: Paulo, apóstolo de Jesus Cristo. Para nós que cremos na inspiração da Bíblia já é suficiente.

Ao estudarmos qualquer livro da Bíblia é importante entendermos, o pano de fundo do livro (quem escreveu? Quando? A quem foi escrito? Qual o objetivo, ou pra que foi escrito?) tendo compreensão disto, fica fácil entender a mensagem do livro.

• Remetente• Destinatário • Tema: Assunto especifico

• Objetivo

• Inicio – introdução• Meio – desenvolvimento • Fim - conclusão

Page 3: Breve Comentário de  i Timóteo

Esta carta é chamada de CARTA PASTORAL. Paulo escreveu três cartas pastorais: duas a Timóteo e uma foi dirigida a TitoTimóteo era uma pessoa que gozava de total confiança de Paulo (Fl 2.20-22)Paulo faz referencia a Timóteo pela primeira vez quando ele se une a Paulo e Silas na segunda viagem missionária. Pouco sabemos do seu pai. Provavelmente não fosse convertido, mas sua mãe e sua avó eram convertidas e o instruíram na palavra de Deus (II Tm 1.5;3.14-15)

Page 4: Breve Comentário de  i Timóteo

Com base no cap. 1.3, podemos entender, que Paulo estava em Éfeso pouco antes de escrever esta carta. Tudo indica que estava em liberdade(ao contrário da ocasião em que escreveu a segunda carta, quando ele já estava preso.

Estudiosos, sugerem que esta carta foi escrita quando já estava na Macedônia em cerca de 64 d. C, durante o intervalo entre o primeiro e o segundo aprisionamento de Paulo em Roma.

Page 5: Breve Comentário de  i Timóteo

Instruir a Timóteo, em como orientar a Igreja (I tm. 3.15)

Esse proposito gira em torno e três pontos:Instruções pessoaisInstruções quanto a sã doutrinaAlerta a falsa doutrina

Page 6: Breve Comentário de  i Timóteo

• Saudação (1.1,2)• Parte I - Orientação a lutar pela sã doutrina– (1.3-3.16)- Qualidades Ministeriais (v. 3-13)- Falsa doutrina – v. 14-4.11)• Parte II- Istruções pastorais – (4.12-6.2)- Exortações finais – (6.3-21)

Page 7: Breve Comentário de  i Timóteo

Quando houver desavença, ao invés de discutirmos, devemos buscar que Jesus faça mediação entre nós, a pessoa que está a nos prejudicar e a Palavra de Deus.

Há 4 formas de se dirigir a Deus:

·      Deprecações -> Pedir com instância e submissão.  (1Jo 5.14);·      Orações -> súplicas (pedir com instância e humildade) ·     Intercessões -> A pessoa se coloca nas mãos de Deus para interceder

por outra pessoa. É a pessoa buscando de Deus os recursos para ajudar a quem necessita. A pessoa se dispõe a ser a resposta da sua oração.

·    Ações de graças -> Agradecimento a Deus pela vida de cada pessoa que Ele colocou no seu caminha, pelo certeza de que Ele está lhe dando uma oportunidade de ser usado pelo Espírito Santo.

Conselhos sobre a oração - 2.1-8

Page 8: Breve Comentário de  i Timóteo

Quando Paulo fala dos trajes, ele não está tão preocupado com as vestimentas, mas sim com a atitude de quem usa. Pois a sociedade Greco-romana se caracterizava pela vestimenta extravagante.

Primeiro requisito: mulheres em traje decente

Como a mulher deve proceder diante da Igreja e do marido a fim de que ela possa ser alcançada e usada pela salvação de Deus

Orientações para as mulheres – 2.9-15

Decente – Kosmios (grego) – Tem o efeito de “em ordem”. A idéia de bom gosto, sensibilidade e simplicidade, em contraste com os excessos e a falsidade.

Traje - Katastolê (grego) provavelmente se refere ao comportamento em geral e não somente as vestes.

Page 9: Breve Comentário de  i Timóteo

1.    Honestas -> virtuoso, ou seja, que coloca em evidência as virtudes de Cristo;

2.    Com pudor -> movido por sentimento de mal-estar pela possibilidade de ferir a honestidade, tanto para com o seu marido, quanto para com o marido dos outros;

3.    Modestas -> simples, que não despertem ambições e pretensões em ninguém;

4.    Não com tranças -> usadas pelas mulheres para “prender” homens (Ct 7.5);

5.    Não com ouro, pérolas ou vestidos preciosos -> por querer ser melhor tratada pelas demais pessoas que só valorizam a aparência (Tg 2.1-3).

Page 10: Breve Comentário de  i Timóteo

Segundo requisito: as boas obras.Toda mulher que professa servir a Deus deve ser enfeitada com boas

obras. Daí Pv 31.31 vai dizer: “deixe seu próprio trabalho louvá-la nas portas”, que era onde os juízes compareciam para fazer a justiça (Pv 31.23) e, por sinal, onde o marido deveria ser estimado.

Terceiro requisito: O aprendizado.A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição (vs 11).No contexto que Paulo se encontra, se ele dissece as mulheres fiquem

livres para falar, perguntar. Pode fazer uso da palavra quando bem quiserem, ele iria causa um desconforto muito grande.

Algumas mulheres dentro da Igreja estavam se tornando levianas contra Cristo, ou cheias de orgulho e luxuria.(1Tim 5.11). Para essas mulheres os enfeites o cabelo frisado ou com tranças estava sendo mais importante do que qualquer coisa. Não havia entre elas o bom senso. E a recomendação de Paulo é que elas deveriam se revestir de coisas melhores, entre estas coisas melhores.

Page 11: Breve Comentário de  i Timóteo

Observem essa interpretação

De nada adianta a mulher adquirir um enorme conhecimento, mas que nenhum proveito vai lhe trazer. Uma vez que ela foi criada para ser auxiliadora idônea do marido (Gn 2.18), ela deveria aprender direto dele (1Co 14.34). Afinal, Deus não fez aliança com a mulher, nem lhe deu algum ministério. Antes, Ele chamou o marido para servir diante Dele (daí o homem ser a glória de Deus – 1Co 11.7, pois é Ele, quem Deus chamou para junto de si) e a mulher, para ajudá-lo nesta missão.Não podemos ler a passagem de 1Timóteo 2.9-15 que tinha conotações práticas para aquele tempo e fazer doutrinas onde a mulher não pode ensinar ou falar na Igreja hoje. Nem mesmo tentar desenvolver uma doutrina que diga o tipo de roupa que as mulheres devem usar hoje.

Page 12: Breve Comentário de  i Timóteo

Quarto requisito: O ensino.Quando o texto trata 1Tim2.11 – A mulher aprenda em silêncio – Paulo não esta querendo dizer sem falar, mas que aprenda num comportamento tranquilo.

Inclusive, em Ap 2.20, vemos a igreja de Tiatira sendo repreendida por permitir que mulheres se comportassem como Jezabel que, embora, de um modo geral, não fosse vista à frente do governo, mas estava por trás manipulando o rei Acabe. Ou seja, o homem não deve se deixar influenciar pelo desejo das mulheres na hora de tomar decisões, mas sim naquilo que agrada a Deus.

Que não se deixem levar pela influência dos falsos mestres. Não deveriam ficar buscando a evidência, falando tolices ou sendo intrometidas (1Tim5.13). Quando o texto diz “não permito” no grego é não estou permitindo, que implica instruções específicas para aquela situação. Naquele caso, naquela Igreja, as mulheres, não todas, estavam sob forte influência dos falsos mestres ,que eram instrumentos de satanás.

Page 13: Breve Comentário de  i Timóteo

Quinto requisito: Submissão.A mulher não deve exercer autoridade de homem (vs

12). Independente do que o marido seja, é a soberania de Deus que deve prevalecer, e não as nossas supostas “boas” ideias. Submissão aos líderes, não no sentido de ser capacho, mas de respeito e

amor.

Sabendo que a submissão não é algo exigido só da mulher mas de todos os cristãos. A ordem é para sermos submissos a toda autoridade (Rm 13.1,2), mesmo às más (1Pe 2.13-19).No caso da submissão da mulher ao marido deve ser acompanhada do amor do marido a mulher como o mesmo ama sua própria carne. Sendo assim sempre haverá um equilíbrio.

Muitas vezes em casos extremos maridos fazem da mulher suas escravas, e algumas são até violentadas, por isso temos que ter cuidado com doutrinas que distorcem a bíblia.

Page 14: Breve Comentário de  i Timóteo

Em Fil4.2 Paulo se refere a Evódia e Síntique, valorosas cooperadoras de Paulo, e líderes que possuíam grande influência na Igreja. Temos que ter cuidado com idéias baseadas em textos isolados, que não refletem de fato a vontade de Deus. Sabemos que as mulheres foram criadas por Deus e são também a imagem e semelhança de Deus.

Que não caiamos nem no machismo nem no feminismo, sabendo que homem e mulher, Deus criou com funções específicas, no entanto ambos tem o mesmo valor diante de Deus. 

Conclusão:

Ministério da PalavraPr. José Nilton Barbosa