brazilian news 404 london

36
w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o m Londres, 07 a 14 de janeiro de 2010 Ano 10 / Número 404 banda navidad FAB prefere caça sueco a francês e causa mal estar entre governo brasileiro 23 8 e 13 06 BRASIL Neve fecha escolas e aeroportos no Reino Unido e causa estragos na Europa e Ásia MUNDO E REINO Que tal começar janeiro curtindo as noites de frio com samba no pé? BRAZILIAN BEATS Continua nas páginas 18, 19 e 20 Continua na página 11 Brasil para inglês ver: o país nas manchetes inglesas de 2009 U m ano passou, uma crise econômica tomou as preo- cupações mundiais e o Brasil sobressaiu-se, ocupando po- sição de destaque no cenário mundial. Se a conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Rio de Janeiro e o furor causa- do por Lula em Copenhague não bastassem, há uma verda- deira avalanche de cobertura dada pela mídia britânica ao país. A respeitada revista The Economist, por exemplo, tinha na capa de seu número do dia 14 de novembro de 2009, uma figura estilizada do Cristo Redentor como um foguete e as palavras 'O Brasil Decola'. Segundo o editorial da revista, quando economistas da firma Goldman Sachs colocaram o Brasil como parte do grupo das no- vas economias que dominariam o mundo, havia muito ceticismo com relação à letra 'B' do grupo BRIC (que inclui Rússia, India e China). Além da economia, outros aspectos têm re- cebido grande atenção e a mídia re- fletiu muitos desses momentos. Por isso, o BrazilianNews decidiu fazer aqui um apanhado sobre eles. Resta agora a dúvida: o que será manche- te em 2010? Reembolso de Impostos - Você está pagando imposto a mais? Q uando você está tra- balhando, pode estar descontando do seu salário mais impostos do que deveria. Isso acontece principalmente se você muda de emprego ou trabalha para duas ou mais em- presas. Para que isto aconteça é necessário que você se enqua- dre em alguns desses aspectos: entrou em um novo emprego e teve um código de emergência por um determinado período; seu empregador estava usando um código de taxa errado; você trabalhou apenas parte do ano fiscal; você é estudante e traba- lhou nas férias sem preencher o formulário P38S para estudan- tes-trabalhadores; você teve mais de um emprego ao mesmo tempo; você parou de traba- lhar e não teve nenhum ganho ou benefício pelo resto do ano; suas circunstâncias mudaram – por exemplo: você mudou de um emprego “full time” para um “part-time” ou tornou-se autô- nomo. Se sim, você pode pedir restituição das taxas que pagou a mais. Confira o artigo de Lu- ciana Hindley.

Upload: express-media-world

Post on 19-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Brasil para inglês ver: o país nas manchetes inglesas de 2009

TRANSCRIPT

Page 1: Brazilian News 404 London

w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o mLondres, 07 a 14 de janeiro de 2010 Ano 10 / Número 404

banda navidadFAB prefere caça sueco afrancês e causa mal estarentre governo brasileiro

238 e 1306

BRASILNeve fecha escolas e aeroportos no Reino Unido e causa estragos na Europa e Ásia

MUNdo E REINoQue tal começar janeirocurtindo as noites de friocom samba no pé?

BRAzILIAN BEAtS

Continua nas páginas 18, 19 e 20

Continua na página 11

Brasil parainglês ver:o país nas manchetesinglesas de 2009Um ano passou, uma

crise econômica tomou as preo-

cupações mundiais e o Brasil sobressaiu-se, ocupando po-sição de destaque no cenário mundial. Se a conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Rio de Janeiro e o furor causa-do por Lula em Copenhague não bastassem, há uma verda-deira avalanche de cobertura dada pela mídia britânica ao país. A respeitada revista The Economist, por exemplo, tinha na capa de seu número do dia 14 de novembro de 2009, uma

figura estilizada do Cristo Redentor como um foguete e as palavras 'O Brasil Decola'. Segundo o editorial da revista, quando economistas da firma Goldman Sachs colocaram o Brasil como parte do grupo das no-vas economias que dominariam o mundo, havia muito ceticismo com relação à letra 'B' do grupo BRIC (que inclui Rússia, India e China). Além da economia, outros aspectos têm re-cebido grande atenção e a mídia re-fletiu muitos desses momentos. Por isso, o BrazilianNews decidiu fazer aqui um apanhado sobre eles. Resta agora a dúvida: o que será manche-te em 2010?

Reembolso de Impostos - Você está pagando imposto a mais?

Quando você está tra-balhando, pode estar

descontando do seu salário mais impostos do que deveria. Isso acontece principalmente se você muda de emprego ou trabalha para duas ou mais em-presas. Para que isto aconteça é necessário que você se enqua-dre em alguns desses aspectos: entrou em um novo emprego e teve um código de emergência por um determinado período; seu empregador estava usando um código de taxa errado; você trabalhou apenas parte do ano

fiscal; você é estudante e traba-lhou nas férias sem preencher o formulário P38S para estudan-tes-trabalhadores; você teve mais de um emprego ao mesmo tempo; você parou de traba-lhar e não teve nenhum ganho ou benefício pelo resto do ano; suas circunstâncias mudaram – por exemplo: você mudou de um emprego “full time” para um “part-time” ou tornou-se autô-nomo. Se sim, você pode pedir restituição das taxas que pagou a mais. Confira o artigo de Lu-ciana Hindley.

Page 2: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

últimahorawww.braziliannews.uk.com2

Jacob Zuma, presidente da África do Sul,casa-se novamente, e agora tem três esposas

O presidente sul-afri-cano, Jacob Zuma, casou-se pela quinta

vez na segunda-feira, 04, e agora tem três esposas, disseram pa-rentes e testemunhas. A poligamia é permitida na África do Sul e faz parte da cultura zulu, mas a prática provocou críticas de ativistas que lutam contra a Aids em um país com uma das maiores taxas de in-fecção do mundo.

A cerimônia aconteceu na casa de Zuma em Nkandla, na província de KwaZulu-Natal, onde o presi-dente de 68 anos se casou com To-beka Madiba, de 37 anos. Madiba e Zuma têm três filhos e já estavam casados pela lei sul-africana an-tes da tradicional cerimônia desta segunda-feira.

Zuma, cuja tribo é a maior na Áfri-ca do Sul, defendeu diversas vezes sua decisão de ter várias esposas. "Há muitos políticos com amantes e crianças que eles escondem para

fingir que são monógamos. Eu prefi-ro ser aberto. Amo minhas esposas e tenho orgulho de meus filhos", disse Zuma em entrevista à televisão.

Zuma também é casado com Si-zakele Zuma, de 67 anos, sua primei-ra esposa com quem se casou em 1973, e Nompumelelo Ntuli-Zuma,

com quem se casou em 2007. As duas mulheres vivem em Nkandla.

Ele era casado com a ministra de Assuntos Internos Nkosazana Dlamini-Zuma, de quem se divorciou em 1998, e com Kate Mantsho-Zu-ma, que cometeu suicídio em 2000. Zuma tem 19 filhos.

Thobeka Mabhija (segunda a esquerda) já participou de diversos eventos com as outras esposas

Jacob Zuma, presidente da África do Sul, casa-se pela quinta-vez, e agora tem três esposas / Reuters

Canadá e França devem usar scannerscorporais em aeroportos

Governo francês cria lista de sete países 'de risco' cujas companhias devem oferecer dados sobre passageiros

Os governos da França e do Canadá estudam

utilizar scanners corporais para aumentar a segurança de seus aeroportos, após um terrorista nigeriano tentar usar explosivos corporais para derrubar um voo que ia de Amsterdã a Detroit no último Natal.

Na França, o presidente Ni-colas Sarkozy ordenou um es-tudo para avaliar a implemen-tação deste tipo de scanner. "A ameaça do terrorismo é real na França", disse na quarta-feira, 6, o ministro do Interior, Brice Hor-tefeux.

O governo francês também criou uma lista de sete países 'de risco': Afeganistão, Argélia, Mali, Irã, Paquistão, Iêmen e Síria. Companhias que voam para es-tes locais terão de fornecer dados sobre os passageiros ou pagar

multas de até 50 mil euros.No Canadá, os scanners cor-

porais serão utilizados apenas em voos com destino aos EUA. A medida foi tomada a pedido do

governo americano. Holanda, Reino Unido e Nigé-

ria são outros países que estão implementando os scanners. (As-sociated Press)

Page 3: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

últimahora www.braziliannews.uk.com 3

Lula é “porta-voz do Terceiro Mundo”,afirma TV Al Jazira

Uma reportagem do canal árabe de TV Al Jazira em

inglês chama o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “porta-voz do Terceiro Mundo” e afirma que, dada à sua “extraordinária popularidade”, é muito provável que ele volte a se candidatar em 2014 e seja reeleito.

Com imagens do filme “Lula, o Filho do Brasil”, a reportagem diz que, “pela primeira vez em 500 anos, o crescimento econô-mico se combina à redução da desigualdade social”.

“Com apenas um ano restan-te no cargo, sua história política e econômica de sucesso será difícil de se repetir”, diz a repor-tagem, com a ressalva de que os níveis de corrupção, pobreza e crimes violentos ainda seguem muito altos no Brasil. (da Folha de S.Paulo)

Nova York tem menor número anualde homicídios já registrado na cidadeA cidade de Nova York

encerrou 2009 com o menor número anual de

homicídios desde que registros com-paráveis começaram a ser feitos.

O departamento de polícia da cidade informou que houve 466 ho-micídios na cidade no ano passado, ante 523 em 2008 e 496 no ano an-terior. É o menor número desde os

anos 1960, quando levantamento semelhantes começaram a ser fei-tos.

A criminalidade geral caiu 11% em comparação com 2008 e 35% ante 2001. O único crime impor-tante que registrou aumento de ocorrência foi o de agressão, com 2% a mais de registros em relação a 2008, de acordo com o programa

municipal que acompanha as esta-tísticas de criminalidade.

Os números refletem uma ten-dência nacional. Números prelimi-nares do FBI (polícia federal ameri-cana) sobre o primeiro semestre de 2009 mostram queda da criminali-dade em todo o país. Os homicídios caíram 10% na primeira metade do ano. (Associated Press)

Page 4: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

Fotos da semana:

Queima de fogos no Reveillon

Neve em Londres

Presidente - Fundador: Horácio Sterling

[email protected]

diretor-Geral: Marcelo Mortimer

[email protected]

diretora AdministrativaPatricia Zúñiga

[email protected]

Editora e Redatora: Carolina Beal

[email protected]

direção de Arte e diagramação: Aymer Andrés Barreto

[email protected] Buitrago

[email protected]

departamento Comercial: Marcelo Mortimer

[email protected]

Colaboradores: Ana Carolina Nunes (Brazilian Beats)

André Fon (Moda)Claudia Stoy (Quadrinhos)

Carolina Marino (Celebridades)Daniel Nocera (Quadrinhos)Daniel Martins (Fast Track)

Edneia Rodrigues Miranda (Tecnologia)Fabiano Avila (Carbono Brasil)

Fernando Rebouças (Quadrinhos)Julio Andre Piunti (Turismo)

Kenya Gonçalves Silva (Educação)London Help4you (Comunidade)Luciana Hindley (Negócios UK)

Marcus Fumagalli (Piadas, Leitor)Marli Souza (Economia)

Milenna da Rocha Pessoa (Brasil e UK)Paula Scheidt (Carbono Brasil)

Randes Nunes (Colunista)Rodolfo Torres (Politica)

Ruth Carvalho (Economia e Mundo)Sergio Capello (Bate-bola)Yanna Barbosa (Crônica)Thanira Rates (Concertos)

Vanessa Vieira (Capa)

distribuição: BR Jet Delivery

[email protected]

Impresso por Newsfax

Classificados: [email protected] conteúdo dos anúncios e clas-

sificados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade

dos anunciantes.

Brazilian NewsUnit 28 Skylines Village

London, E14 9TSTelephone: +44 (0) 207 987 1692

Fax: +44 (0) 207 987 9840

www.braziliannews.uk.com

O colaborador Marcus Fumagalli comemorou a chegada do ano assistindo aos fogos em London Eye.

Nevasca da madrugada de quarta-feira, 06, em Londres. Clique do fotógrafo Randes Nunes.

leitorwww.braziliannews.uk.com4

Mar

cus

Fum

agal

liR

ande

s N

unes

Page 5: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

brasil www.braziliannews.uk.com 5

Na surdina Senado liberauso retroativo de passagensPrática havia sido proibida em abril após escândalo que ficou conhecido como 'farra das passagens.

Mal começou 2010 e o Senado já concedeu aos senadores um

benefício que havia sido proibido há menos de um ano, com o obje-tivo de "moralizar" a Casa. Em ato aprovado às vésperas do recesso parlamentar, a Mesa Diretora auto-rizou o uso da verba de passagem aérea que não foi utilizada em 2009 pelos parlamentares. Essa prática havia sido proibida num ato apro-vado em abril do ano passado que criou novas regras para o uso dos bilhetes depois do escândalo conhecido como "farra das passa-gens".

No dia 17 de dezembro, a Mesa Diretora recuou e autorizou os se-nadores a usarem a sobra de 2009 em 2010, aumentando a cota num ano em que 54 das 81 cadeiras do Senado serão renovadas nas elei-ções de outubro. A decisão foi pu-blicada no Diário Oficial do Senado no dia 22, nas vésperas do recesso parlamentar.

Assinaram a medida o presiden-te da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e os senadores Serys Slhes-sarenko (PT-MT), Heráclito Fortes (PMDB-PI), Mão Santa (PMDB-PI), Patrícia Saboya (PDT-CE) e Gerson Camata (PMDB-ES), integrantes da Mesa Diretora. Desses, apenas Sarney - eleito em 2006 - não dis-puta uma nova eleição em 2010.

A desculpa para o recuo é que os senadores ainda não se acos-tumaram com as novas regras. O texto do ato administrativo alega que a decisão anterior "não previu período de transição". A medida explica que "os créditos da verba de transporte aéreo disponíveis em 31 de dezembro" poderão ser usa-dos em 2010. O ato de abril do ano passado - revogado agora - era claro: "não haverá acumulação de um exercício financeiro para o se-guinte".

Mas a justificativa do 1º se-cretário, senador Heráclito Fortes

(DEM-PI), para a medida é a de que as companhias aéreas iriam acabar ficando com os créditos de passagens não utilizados pelos parlamentares.

- Se não tivéssemos aprovado esse ato, as companhias aéreas é que se beneficiariam dos créditos não usados pelos senadores. Isso porque antes da regulamentação do uso das passagens, a maioria dos senadores costumava repas-sar seus créditos direto para as companhias, abrindo uma espé-cie de conta corrente e usando de acordo com sua necessidade. A medida foi de arrocho e não afrou-xamento - garantiu Heráclito.

O 1º secretário acrescentou que pretende estabelecer um pra-zo até junho para que esses cré-ditos de passagens sejam usados pelos parlamentares e evitar, dessa forma, que o Senado seja acusado de estar beneficiando a campanha eleitoral de qualquer senador.

A decisão de abril, que teorica-mente serviria para dar mais trans-parência ao uso das passagens, estabeleceu que os senadores teriam direito a uma cota mensal de cinco bilhetes de ida e volta entre Brasília e seu Estado de ori-gem. A previsão era reduzir de R$ 15 milhões para R$ 11 milhões a despesa com esse benefício numa estratégia para diminuir o desgaste político após as denúncias de abu-so e mau uso dos bilhetes pelos parlamentares. Outro item aprova-do em abril e jamais cumprido é a divulgação, na internet, desses gastos com passagens.

Procurada para se pronunciar sobre o assunto, a Secretaria de Comunicação Social do Senado não respondeu até o início desta noite.

Medida é criticada por presi-dente da CCJ

A justificativa dada pelo 1º se-cretário não convenceu o presiden-

te da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Demós-tenes Torres (DEM-GO).

- As companhias aéreas jamais ficariam com esses créditos. O que não foi usado seria devolvido aos cofres públicos. O Senado só paga o que é utilizado. Não havia qual-quer razão para a aprovação des-se ato. Isso só ajuda a desgastar a imagem da Casa. A sorte é que o restante das regras para a utili-zação das passagens continua em vigor e o crédito só poderá ser usa-do pelos parlamentares - observou Demóstenes.

A regulamentação do uso das cotas de passagens aéreas foi aprovada no ano passado após a revelação de que vários parlamen-tares vinham se valendo dessa ver-ba de transporte aéreo para viajar de férias com a família ou benefi-ciar amigos, assessores, correligio-nários e até mesmo eleitores.

Essas distorções permitiram, por exemplo, que a viúva do sena-dor Jefferson Peres (PDT-AM), mor-to em maio de 2008, requeresse e recebesse R$118.651,20 em espé-cie, referentes a passagens aéreas que o senador não havia usado de janeiro a abril daquele mesmo ano. O pagamento foi liberado pelo en-tão presidente do Senado, Garibal-di Alves (PMDB-RN), e à revelia dos demais membros da Mesa.

- Fui levado a decidir isso sozi-nho porque a viúva insistiu, alegou que estava numa situação difícil e era época de recesso. Não acho que tenha sido muito correto. Mas a gente comete erros, equívocos. Hoje eu não faria isso - desculpou-se Garibaldi na época.

Outro caso emblemático foi o

do deputado Fábio Faria (PMN-RN), que usou sua cota de passagens da Câmara para pagar passagens aéreas para a ex-namorada Adria-ne Galisteu e sua mãe, Emma Ga-listeu, além de outras celebridades. Diante da polêmica suscitada, o parlamentar acabou ressarcindo os cofres públicos e as duas Casas do Legislativo acabaram endurecendo as regras para o uso de transporte aéreo, exigindo que ela só seja utili-zada pelos próprios parlamentares ou assessores, mediante comuni-cação prévia à Mesa Diretora. Na esteira destas mudanças é que o Senado optou por proibir o acúmu-lo das cotas de passagens de um ano para o outro.

Na Câmara, acúmulo vale apenas para o ano

Na Câmara, desde que as no-vas regras de uso da cota de pas-sagens foram implantadas, o acú-mulo vale apenas para o ano. Ou seja, quem não usou toda a cota deste ano, não poderá utilizá-la em 2010. Segundo o 3º secretário da Casa, Odair Cunha (PT-MG), a Câ-mara já pediu às companhias aé-reas a devolução dos créditos não usados durante 2009. Antes das novas regras, o deputado podia acumular créditos de um ano para outro e até mesmo de um mandato para outro.

Há, no entanto, uma brecha para uso de créditos de passagens acumulados pelos parlamentares antes que as novas regras come-çassem a vigorar, em junho de 2009. A Mesa Diretora da Câmara decidiu permitir que aqueles depu-tados que tinham créditos de pas-sagens aéreas pendentes, possam

usá-los até 2011, quando termina o mandato desta legislatura.

Odair enfatiza, no entanto, que o uso destes créditos pendentes deve obedecer às novas regras: só parlamentares, no exercício do mandato parlamentar, assessores, com autorização e com total trans-parência de uso.

- O parlamentar possuía um crédito de passagens por exercício parlamentar (antes da nova regra de não permitir levar de um ano para o outro). A Mesa consentiu que ele poderá valer-se deste cré-dito até o final deste mandato. Se, no final, ainda houver crédito, ele deverá retornar à Câmara. Mas não é um uso indiscriminado: é dentro da regra atual, ou seja, para uso do parlamentar no exercício do mandato, de assessor, com auto-rização, e com transparência total - disse Odair Cunha.

O primeiro-secretário do Senado Heráclito Fortes disse que se a medida não fosse aprovada, as companhias aéreas é que iriam se beneficiar (Arquivo O Globo)

A mesa diretora do Senado havia aprovado em abril a medida de devolver aos cofes públicos o valor das passagens que não fossem utilizadas. (Agência Senado)

Marlídice peres, a viúva do senador Jefferson Peres, pediu ressarcimento pelo marido não ter usado as passagens.

Page 6: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

Brasil (geral)brasilwww.braziliannews.uk.com6

FAB prefere caça sueco a francês,mas governo brasileiro ainda não fecha compraO resultado do relatório da Aeronáutica gera constrangimentos ao governo e adia ainda mais a compra dos caças, já que governo da França pensa em baixar os preços de seus caças.

O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e úl-

timo lugar no relatório técnico que a Aeronáutica entregou ao ministro Nelson Jobim (Defesa) sobre o pro-jeto de compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira. O Gripen NG, da sueca Saab, foi o mais bem avaliado, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, ficou em segundo.

O resultado tende a gerar cons-trangimentos no governo e mais atra-sos para a decisão sobre o projeto ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica à preferência política do presidente Lula e da área diplomá-tica pelos franceses. A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota oficial, em setembro; o governo recuou após repercussão negativa na FAB e entre concorrentes.

O Planalto pode ignorar o relató-rio e ficar com o Rafale ou desagra-dar à França e optar pelo Gripen NG. Formalmente, Lula pode escolher qualquer um dos três.

De acordo com o relatório da FAB, as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gri-pen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.

Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende ignorar relatório do Comando da Aeronáutica que avaliou o caça Gripen NG, da em-presa sueca Saab, como o melhor para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), informou um de seus mais próximos auxiliares. Lula já manifestou a preferência pelo caça francês Rafale e tem repetido que a decisão sobre a compra dos 36 aviões é "política e estratégica" para consolidar a parceria entre o Brasil e a França.

O vazamento do relatório do Co-mando da Aeronáutica para o jornal Folha de S. Paulo - com a avaliação ainda parcial das propostas para o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB - irritou Lula e provocou mal-estar no governo. Auxiliares do presi-dente disseram que o documento já foi modificado e não faz um ranking das melhores propostas, apenas

avalia tecnicamente itens como transferência de tecnologia e aspec-tos comerciais e logísticos. Nota do Comando da Aeronáutica informou ontem que o relatório ainda não foi enviado ao Ministério da Defesa.

A compra dos caças é mais um capítulo da crise do governo com os militares. Na véspera de Natal, os comandantes das três Forças e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ameaçaram se demitir em represália à criação da Comissão da Verdade, prevista no Programa Nacional de Direitos Humanos, que abre brechas para a revisão da Lei de Anistia. Mas o impasse foi temporariamente con-tornado com a promessa de Lula de reexaminar os pontos de atrito.

A simpatia de setores da Aero-náutica pelo caça sueco já é velha conhecida do governo. Lula não queria, no entanto, que isso viesse a público. Afinal, dera o sim à compra dos Rafale antes mesmo de conhe-cer o relatório da Aeronáutica. Desde que anunciou sua preferência pelo caça francês, durante visita do pre-sidente Nicolas Sarkozy ao Brasil, em setembro, Lula aguarda que a empresa Dassault reduza em 40% os custos de operação do Rafale. Naquela ocasião, Sarkozy chegou a garantir ao colega brasileiro que melhoraria substancialmente a pro-posta.

Lula tem demonstrado que não gosta de ser contrariado em deci-sões tomadas de antemão. Ao dar a entender que poderá ignorar o rela-tório da FAB, ele praticamente repete o que disse em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que abriu a possibilidade de responsabilizá-lo, caso opte por não extraditar o ex-mi-litante de esquerda Cesare Battisti. O italiano foi condenado à prisão per-pétua em seu país, acusado de qua-tro assassinatos. Indagado sobre o caso, Lula reagiu: "Não me importa o que disse o STF. Ele teve a chance de fazer e fez. Eu não dei palpite. A decisão é minha. Até lá não tenho comentários a fazer."

PolêmicaTrês empresas competem para

fornecer os 36 caças: além da Das-sault e da Saab, a americana Boeing está no páreo com o F-18 Super Hor-net. No relatório preliminar, o sueco Gripen NG ficou em primeiro lugar

na avaliação técnica, seguido pelo Super Hornet. O Rafale, preferido por Lula e Jobim, obteve o terceiro e último lugar, pelo preço, considerado extremamente alto.

"O Lula só tem duas alternativas: ou mantém sua decisão política de comprar o Rafale ou não decide nada e empurra isso com a barriga, deixando o pepino para o próximo governo", opinou o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), presidente da Frente Parlamentar da Defesa Na-cional.

Um dos argumentos usados pelos defensores do caça francês é de que não se pode comparar pre-ços entre equipamentos diferentes. Alegam, por exemplo, que o sueco Gripen é monomotor e está em fase de projeto.

"Não se pode comprar equi-pamento militar como se fosse um objeto em uma prateleira de um shopping", disse o deputado José Genoino (PT-SP). "Essa visão da Ae-ronáutica é equivocada e parcial. A discussão é de parceria estratégica com a França." Para um assessor de Lula, "não dá para comparar equipa-mentos que existem com caças que estão no papel".

O ministro das Relações Exterio-res, Celso Amorim, será o primeiro integrante do governo a enfrentar a reação de Sarkozy diante do rela-tório da Aeronáutica. O chanceler participará amanhã, em Paris, de um seminário que será aberto pelo presi-dente francês. O Itamaraty trabalha-va ontem para acomodar um horário para o ministro na agenda reservada de Sarkozy.

Presidência francesa se diz tranquila sobre venda de Rafales ao Brasil

A presidência francesa se recu-sou na terça-feira, 05, a comentar as informações de que a Força Aérea Brasileira (FAB) prefere os aviões suecos e americanos aos Rafales franceses, dizendo-se tranquila so-bre o resultado da licitação lançada por Brasília.

Questionada pela agência de no-tícias France Presse, a Presidência não quis comentar as informações e reiterou que está tranquila sobre as chances do caça francês, que nunca foi vendido ao exterior.

Mesmo com o silêncio do Palá-cio do Eliseu sobre o tema, que dura mais de 50 dias, a estratégia é de trabalhar nos bastidores: de acordo com o jornal Libération, a companhia estaria reduzindo o preço de seus jatos em 40% para tentar conquistar o contrato de fornecimento de 36 avi-ões ao Brasil.

O Estado contatou o almirante

Edouard Guillaud, conselheiro Militar do Palácio do Eliseu e porta-voz do tema no governo francês, na terça-feira, 05, em busca de uma reação sobre relatório da FAB.

A imprensa de Paris repercutiu o assunto. No final da manhã, o Le Monde alertou para o risco de que a Dassault perca outra concorrência internacional. O Libération, por sua vez, informa que a companhia esta-ria pronta a reduzir em 40% o preço de cada Rafale, de forma a torná-lo mais competitivo contra seu principal concorrente, o Gripen NG, fabricado pela sueca Saab. A Dassault estaria, assim, alinhando o preço de seus aviões ao cobrado da Força Aerea Francesa, ou seja, € 50 milhões por unidade - o valor é, até aqui, um se-gredo absoluto da fabricante. Ainda segundo o jornal, o preço original do avião seria € 96 milhões.

Enquanto a Dassault se cala, a favorita da FAB, a Gripen, manteve o perfil discreto. Anne Lewis-Olsson, diretora de Comunicação da Saab

Brasil, foi prudente: "Se a informação for verdadeira, será uma notícia mui-to importante para a Saab. Mas não recebemos nenhum tipo de comuni-cado oficial da FAB ou de qualquer fonte oficial do governo brasileiro". (Com informações Agência Estado, Folha Online e France Presse)

FrasesRaul JungmannDeputado (PPS-PE)"O Lula só tem duas alterna-

tivas: ou mantém sua decisão política de comprar o Rafale ou não decide nada e empurra isso com a barriga, deixando o pepi-no para o próximo governo"

José GenoinoDeputado (PT-SP)"Essa visão da Aeronáutica

é equivocada e parcial.A dis-cussão é de parceria estratégi-ca com a França"O caça Rafale, da empresa Dassault pode ter o preço reduzido

Page 7: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

brasil www.braziliannews.uk.com 7

Lula e primeira-dama de fériasaproveitam dia de sol na BahiaSob um céu nublado e de

sunga azul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

apareceu segunda-feira, 04, em público pela primeira vez na praia de Inema, área privativa da Marinha em Salvador, desde que chegou à capital baiana para um período de descanso, na quinta-feira, 30.

Lula tomou banho de mar e descansou debaixo de um tol-do, onde estava a primeira-dama, Marisa Letícia, que ficou sentada conversando com duas acompa-nhantes enquanto o presidente se banhava.

Eles estavam acompanhados do general Gonçalves Dias, res-ponsável pela segurança do presi-dente. Lula e os familiares encon-tram-se na Base Naval de Aratu,

localizada a 40 km do centro de Salvador. Mesmo chovendo insis-tentemente na região, Lula resolveu enfrentar o tempo e ir à praia.

Já na terça-feira, 05, visivelmen-te queimado pelo sol, o presidente voltou à Praia para aproveitar o sol. O clima animou Marisa, que deu o primeiro mergulho no mar desde a chegada do casal à cidade, no dia 31. De sunga azul escura, Lula ficou no mar, aparentemente brin-cando com peixes.

Já se iniciava a tarde quando uma integrante da Associação de Apoio e Assessoria a Organizações Sociais do Nordeste (Aanor), Adé-lia Lima, chegou com um megafo-ne ao píer da vizinha Praia de São Tomé do Paripe, localizada a um quilômetro do ponto onde estava

o presidente, para fazer a primei-ra manifestação popular dirigida a Lula desde sua chegada. Gritou, em vão, tentando chamar a aten-ção do presidente. "Venho mes-mo para incomodar, para chamar a atenção aos nossos problemas sociais", disse. Ao lado dela, sim-patizantes do PT instalaram uma bandeira no píer.

Sem agenda oficial até o dia 11 de janeiro, Lula deve terminar o pe-ríodo de férias no Guarujá (SP), pro-vável destino do presidente ama-nhã. Esta é a sexta visita de Lula à Bahia nos últimos 12 meses.

A praia de Inema foi escolhida como destino pelo presidente por causa das belezas naturais e da pri-vacidade oferecida aos visitantes. (Agência Estado e Agência Folha)

Lula e a primeira-dama Marisa Letícia caminham pela praia de Inema

Chuva forte causa estragos no paísO Centro de Gerenciamento

de Emergências (CGE), da prefeitura de São Paulo, colocou as Zonas Leste, Sudeste, Norte e o Centro, além da Marginal Tietê, em estado de atenção às 18h da terça-feira, 05, por causa da chuva forte. No horário, as regiões mais atingi-das eram Itaquera e Aricanduva. Dez pessoas já morreram no es-tado de São Paulo em decorrência das chuvas deste início de 2010. A cidade de Cunha, a 231 quilôme-tros da capital paulista, registrou o maior número de mortes. Em Gua-rarema, na grande São Paulo, qua-tro pessoas morreram.

No Rio de Janeiro, a cidade de Duque de Caxias decretou situação de emergência devido às chuvas, o que coloca a cidade de alerta até o fim do verão por causa da pos-sibilidade de temporal. Até agora, 125 casas foram interditadas pela Defesa Civil na região.

Na segunda-feira, 04, o prefeito de São João de Meriti, outro municí-pio da Baixada Fluminense, Sandro Matos, também havia decretado estado de emergência. A decisão tem como principal objetivo facilitar a aquisição de alimentos, roupas e colchões. O prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, se reuniu com o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e com a secretá-ria estadual do Ambiente, Marile-ne Ramos, para solicitar recursos emergenciais ao governo federal. Os prefeitos de outros municípios da Baixada Também estavam pre-sentes.

Na segunda-feira, o governador do Rio, Sérgio Cabral, afirmou que somente a Baixada Fluminense precisaria de cerca de R$550 mi-lhões para concluir obras contra os alagamentos.

Matos disse que decretou es-

tado de emergência para que os recursos para os equipamentos e as equipes emergenciais sejam liberados mais rapidamente, sem a necessidade de licitação. Além disso, as famílias prejudicadas vão receber o Aluguel Social, no valor de R$ 350, por até seis me-ses.

Segundo a Secretaria de Pro-moção Social, pelo menos 96 pes-soas estão desalojadas e 19 desa-brigadas. Os bairros mais atingidos foram Venda Velha, Parque Ararua-ma, Parque Alian, Jardim Sumaré, Jardim Metrópole, Vilar dos Teles, Jardim Meriti e Parque Analândia.

No Rio Grande do Sul a ponte de uma rodovia que liga Restinga Seca (RS) a Agudo (RS) caiu por volta das 8h30 da terça-feira, 05, arrastando cerca de 20 pessoas que estavam no local às águas do Rio Jacuí. Oito pessoas foram res-gatadas e pelo menos 12 permane-cem desaparecidas.

O soldado Cedenir Muller, do batalhão de bombeiros de Agudo, disse que chegou ao local do aci-dente antes das 9h. "Oito pessoas ficaram às margens do rio e conse-guimos resgatá-las com a ajuda de dois barcos de pescadores. Elas estavam com escoriações e feri-mentos nas pernas e braços. Dois helicópteros da corporação e um da Base Aérea estão no local. Não temos registro de corpos resgata-dos das águas". Segundo Muller, ao menos dois carros caíram na água.

Conforme a Defesa Civil esta-dual, 35 municípios tiveram proble-mas com a chuva e a região mais atingida é o centro do estado. Duas pessoas morreram, nos municípios de Espumoso e Candelária. Mais de 1,1 mil pessoas tiveram que dei-xar de suas casas.

Ponte sobre Rio Jacuí cai e ao menos 12 pessoas estão desaparecidas (Foto: Lauro Alves/Diário de Santa Maria)

Page 8: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

mundowww.braziliannews.uk.com8

China fecha fábricaspara garantir aquecimentoUma intensa onda de

frio continuou ontem a castigar a Ásia, a Euro-

pa e a América do Norte, forçando a adoção de medidas especiais para garantir o aquecimento da po-pulação na China, causando caos no sistema de transportes do Rei-no Unido e ameaçando plantações nos Estados Unidos.

A maior nevasca das últimas seis décadas gerou pânico entre passageiros de um trem na China. Blocos de até dois metros de neve e gelo interromperam uma viagem. Os 15 vagões do trem ficaram en-cobertos e quase 1,5 mil passa-geiros passaram mais de 30 horas sem calefação, à espera de um resgate. Na capital, Pequim, 300 mil pessoas foram convocadas às pressas para retirar neve das ruas com pás e vassouras, já que faltam máquinas para limpar as pistas

A pior onda de frio dos últi-mos 60 anos na China fez ontem o governo local tomar uma medi-da drástica: algumas fábricas, em províncias como a de Hubei, re-ceberam ordens de suspenderem suas operações a fim de pouparem energia e garantirem o aquecimen-to de casas.

O rigoroso inverno também fechou o aeroporto de Pequim e deixou milhares de passageiros ilhados na capital chinesa. Mais de 30 estradas foram fechadas no norte do país, assim como 3.500 escolas, deixando 2,2 milhões de estudantes sem aulas. Além disso, o governo comunista determinou o fechamento de fábricas em regiões mais atingidas para poupar energia para a calefação em casas.

Na Coreia do Sul, é a pior tem-pestade de neve nos últimos 70

anos. Uma camada de gelo de 26 centímetros cobriu Seul de branco, o que levou ao cancelamento de voos e caos ao trânsito da capital. Pelo menos três pessoas morre-ram. Na Índia, a onda de frio já ma-tou cerca de 60 pessoas.

Uma megaoperação foi monta-da para manter a ordem na Coreia do Sul. Cerca de 3.600 trabalhado-res foram deslocados para retirar a neve das estradas e das ruas. Além disso, cinco mil soldados fo-ram enviados à capital e à província de Gyeonggi, segundo o Ministério da Defesa. O Aeroporto Interna-cional de Gumpo, a oeste de Seul, interrompeu temporariamente seus serviços: 224 voos foram cancela-dos antes que se retomassem as operações, à tarde, quando parou de nevar.

Em Pequim, a tempestade de neve que começou no fim de se-mana continuou provocando es-tragos ontem. Centenas de voos foram cancelados, e mais de 300 mil pessoas foram incumbidas de retirar o gelo das vias. A onda de frio no país deve continuar até mea-dos da semana, e, no extremo nor-te, a temperatura pode cair até a 32 graus Celsius negativos. Sapporo, na ilha japonesa de Hokkaido, tam-bém ficou coberta de branco.

Segundo a principal companhia estatal de energia elétrica da China, ainda não houve registro de apa-gões neste inverno, mas o estoque de carvão usado por termelétricas - geradoras de 70% da energia con-sumida no país - está em queda. Após as baixíssimas temperaturas registradas no fim de semana, uma nevasca cobriu boa parte do país, paralisando o trânsito e obrigando escolas a fecharem as portas. Na noite de ontem, a previsão era de queda na temperatura até 16 graus Celsius negativos em Pequim, a menor registrada em 33 anos.

- A demanda por energia au-mentou muito, pois a população precisa se manter aquecida - afir-mou Liu Xinfang, porta-voz da Corporação da Rede Estatal, que opera a maior parte do sistema de distribuição elétrica da China, acrescentando que a prioridade no momento é atender ao "consumo residencial de eletricidade". - Nos-sas instalações estão em boas condições, mas falta carvão. É como cozinhar sem arroz.

Europa Na Europa, a onda de frio con-

tinua causando tragédias. O núme-ro de vítimas das avalanches do último fim de semana nos Alpes Suíços - as piores dos últimos dez anos - subiu para sete. Ontem, os corpos de três esquiadores desa-parecidos desde domingo foram encontrados. Uma operação de emergência para buscar os soter-rados pela neve foi montada, reu-nindo oito helicópteros e cem inte-grantes numa equipe de resgate.

Agricultores tentam salvar plantações na Flórida

No noroeste dos EUA, a onda de frio prevista para se estender por toda a semana despejou sobre parte da região da Nova Inglaterra quanti-dades recordes de neve, enquanto o sul do país foi atingido por tempera-turas baixíssimas, que ameaçavam plantações. Especialistas conside-ram a longa duração da onda de frio incomum nos EUA, especialmente no sul do país, onde a temperatura no inverno até cai bruscamente por um ou dois dias, mas logo sobe para 10 a 15 graus Celsius. O vento do Ár-tico chegou ao centro, do Mississipi ao Alabama e à Flórida, onde agri-cultores lutavam ontem para salvar plantações de morangos e tomates enquanto a temperatura baixava a até 6 graus Celsius negativos.

Bloco de gelo impede a passagem de trem - Reuters

Soldados retiram a neve da frente de um prédio histórico em Pequim: capital chinesa registrou ontem a temperatura mais baixa em 33 anos - AP

Page 9: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

mundo www.braziliannews.uk.com 9

Controle de passageiros é intensificado em desembarque nos EUAPassageiros dizem ter enfrentado repetidas verificações de passaportes. Novas medidas são reação à atentado frustrado em voo no dia do Natal.

Os passageiros que chegavam de avião na terça-feira, 05, aos

Estados Unidos dizem enfrentar repetidas verificações nos passa-portes, além da proibição de usar cobertores ou deixar suas poltronas na última hora de voo, mas alguns afirmam que se sentem mais segu-ros assim.

As medidas cumprem ordens do governo Obama, depois de um nige-riano ser preso num voo Amsterdã-Detroit, no dia de Natal, sob a acusa-ção de tentar acionar explosivos.

"Meu passaporte foi checado mais de seis ou sete vezes", disse o estudante saudita Yaser Alhussain, que chegou ao Aeroporto Interna-cional John F. Kennedy, em Nova

York, em um voo da Saudi Arabian Airlines procedente de Jidá.

Mas Alhussain não teve de pas-sar por um scanner corporal no em-barque, conforme previa.

Outros passageiros do voo dis-seram ter passado por dois contro-les antes do embarque, e que não puderam ficar em pé, deixar as pol-tronas, usar cobertores ou disposi-tivos eletrônicos nem ter acesso ao compartimento de bagagem de mão na hora anterior ao pouso.

Os passaportes dessas pesso-as também foram verificados antes que elas pudessem desembarcar em Nova York.

"A segurança estava mais rígi-da", disse o empresário Sahir Mat-tar, que contou ter tido a bagagem de mão revistada duas vezes antes da partida. Mattar disse que as me-didas anunciadas na segunda-feira pela Administração de Segurança dos Transportes dos EUA (TSA) o fizeram sentir mais seguro.

Lista de países Todos os passageiros prove-

nientes de Cuba, Irã, Sudão e Síria - países considerados pelos EUA como "patrocinadores do terroris-mo"-, além de Afeganistão, Arábia Saudita, Argélia, Iraque, Líbano, Lí-bia, Nigéria, Paquistão, Somália e Iêmen, serão submetidos a revistas reforçadas, segundo a TSA.

As novas medidas geraram crí-ticas de entidades de defesa dos direitos civis, que veem na maior ri-gidez dispensada a viajantes de pa-íses predominantemente islâmicos uma forma de discriminação oficial.

Norah Abokhodair, estudante saudita a bordo do voo que che-gou a Nova York, disse não ver nos procedimentos uma discriminação contra os muçulmanos, mas sim contra países específicos. "Mas isso reforça os estereótipos (negativos) a respeito deles", afirmou.

Novas medidas de segurança aérea

Após sair das férias que passa-va no Havaí e que foram marcadas por notícias sobre o incidente, o presidente dos EUA Barack Oba-ma agendou uma reunião na tarde de terça com funcionários de altos cargos do governo encarregados de duas investigações após as ten-tativas de ataque - sobre a seguran-ça aérea e sobre os procurados por terrorismo dos EUA.

Obama deve anunciar novas medidas após a reunião com os 20 funcionários convocadas, assim como uma série de ações para me-lhorar o monitoramento e coibir fu-turos ataques terroristas, segundo a Casa Branca

A Administração de Segurança dos Transportes já orientou as com-

panhias aéreas para colocar todo seu efetivo para investigar passagei-ros vindos da Nigéria, do Iêmen, da Arábia Saudita e outros 11 países.

O governo também adicionou dezenas de nomes às listas de ter-roristas procurados e barrados para voos aos EUA. A medida foi tomada após oficiais americanos decidirem sobre os novos nomes com base em um banco de dados, segundo um oficial de inteligência disse na segunda-feira.

Suspeito de tentar explodir avião deu 'informação útil' ao FBI, diz Casa Branca

O nigeriano Umar Farouk Abdul-mutallab, acusado de tentar explo-dir uma bomba a bordo de um avião

norte-americano que ia de Amster-dã a Detroit, deu "informações úteis" aos investigadores do FBI, informou na terça-feira, 05, a Casa Branca.

Abdulmutallab passou "várias horas" com os investigadores do FBI, disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

Gibbs também disse que, por enquanto, os EUA não vão transfe-rir para o Iêmen presos da base de Guantámano, como anteriormente previsto. O presidente norte-ameri-cano, Barack Obama, tem sofrido pressão política de congressistas para não mandar mais prisioneiros ao país após revelações de que o autor do atentado teria recebido treinamento do braço da al-Qaeda naquele país.

Passageiro é refletido em uma série de espelhos no Aeroporto Internacional Logan, em Boston (Foto: Brian Snyder / Reuters)

O nigeriano Umar Faruk Abdulmutallab promoveu uma tentativa de atentado no natal, em foto divulgada por um professor. (Foto: AFP)

Com temperaturas de até -33ºC, onda de frio mata 5 nos EUA

Há previsões de novas nevascas no Missouri, Tennessee, Idaho, Wyoming, Montana e na Geórgia até sexta

Uma onda de frio provo-cou a morte de cinco

pessoas nos EUA, na quarta-fei-ra, 6. Ao menos quatro pessoas morreram no Tennessee e uma no Missouri. As temperaturas caí-ram até -33ºC, em Iowa, a menor desde 1958. A neve atinge prin-cipalmente o centro e o leste do país.

De acordo com o Serviço Me-teorológico nacional, entre quinta e sexta-feira, os termômetros não devem passar de -5ºC.

Há previsões de novas ne-vascas no Missouri, Tennessee, Idaho, Wyoming, Montana e até em estados mais ao sul, como a Geórgia.

De acordo com os meteorolo-gistas, ondas de frio no leste dos EUA não costumam durar mais

de dois dias, mas esta é mais prolongada. (Efe )

Homem anda em meio à neblina na Lousiana. Foto: Jeff Roberson/AP

Page 10: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

americalatinawww.braziliannews.uk.com10

Vice dos Kirchnersanuncia candidaturaCobos ganhou popularidade ao barrar tarifaço agrário de Cristina.

desde 2008 como o principal can-didato da oposição, mesmo sem ter anunciado explicitamente sua candi-datura - destacou que "Kirchner é um homem político e gosta de lutar". Se-gundo ele, "não se deve subestimar o (governista) Partido Justicialista (peronista)".

Cobos, representante da União Cívica Radical (UCR), tornou-se o político com melhor imagem entre os argentinos. Diversas pesquisas indicam que o vice - sóbrio e favorá-vel ao consenso - é o presidenciável com maior intenção de voto. As pes-quisas indicam que os argentinos estariam cansados do estilo de con-fronto do casal Kirchner.

Uma pesquisa da Management & Fit indica que Cobos tem 54,8% de imagem positiva, enquanto Kirchner chega a apenas 19,7%. Cristina tem 20,1% de imagem positiva. Outra pesquisa, da consultoria Isonomía, afirma que Cobos tem uma imagem positiva de 56,9%, enquanto Kirchner teria 24,5%.

Cobos era governador da Provín-cia de Mendoza quando, em 2007, foi convidado pelos Kirchners para integrar a chapa presidencial. Cobos decidiu apoiar os Kirchners e criou um grupo dissidente, atitude que lhe valeu o repúdio da UCR. O vice manteve-se discreto até meados de 2008, quando rachou com o casal Kirchner ao derrubar - na categoria de presidente do Senado - com seu voto de Minerva um tarifaço agrário encaminhado pelo governo. Nas ce-rimônias públicas os Kirchners nem sequer cumprimentam o rebelde vice.

Um dos mais importantes líderes sindicais da Argentina, Oscar Les-cano, secretário-geral do governista sindicato de Energia Elétrica, admitiu que "imagina" Cobos como presi-dente em 2011. Segundo Lescano, o peronismo está "desarticulado": "Qualquer um pode vencer o Pero-

nismo." O principal líder dos peronis-tas dissidentes, o ex-presidente Edu-ardo Duhalde, afirmou que Cobos "já venceu" as eleições.

Pré-candidatura racha base No entanto, ao admitir que pre-

tende disputar a eleição presidencial de 2011, Julio Cobos embolou o xa-drez eleitoral no lado da oposição ao atual governo - de Cristina Kirchner - e atraiu críticas até de supostos alia-dos. A UCR (União Cívica Radical), partido pelo qual Cobos pretende se candidatar, cobrou dele que se des-vencilhe do cargo de vice-presidente da República ou se abstenha de an-tecipar a campanha.

O deputado Ricardo Alfonsín, que é filho do ex-presidente Raúl Al-fonsín (1983-1989) e conquista cres-cente influência na UCR, afirmou que "qualquer manual de política aponta-ria como anomalia" o fato de Cobos se apresentar como alternativa opo-sitora à sucessão do governo que ele integra.

Porém, Cobos lida com a ambi-guidade de estar ao mesmo tempo no governo e na oposição desde ju-lho de 2008 quando decidiu contra-riamente aos interesses de Cristina. Isso porque na Argentina, o vice-presidente da República acumula a presidência do Senado.

Depois de citar a "anomalia" do propósito de Cobos, Alfonsín afirmou que, se o vice-presidente renuncias-se agora ao cargo, "a emenda sairia pior do que o soneto". O argumento de Alfonsín é que a atuação de Co-bos à frente do Senado será decisiva para o andamento que as bancadas de oposição pretendem dar à pauta do Congresso.

Não se descarta, contudo, que a reação de Alfonsín esteja associada a uma ainda não declarada intenção dele de ser o candidato da UCR à sucessão de Cristina Kirchner. Uma lei de "reforma política" proposta pela presidente e aprovada pelo Con-gresso no ano passado eliminou a possibilidade de os partidos argenti-nos concorrerem à eleição com mais de um candidato.

Os postulantes à Presidência da República devem ser definidos em eleições primárias, a serem realiza-das num prazo de 60 a 90 dias antes da eleição geral, que está prevista para outubro de 2011.

Cobos sugeriu que março de 2011 seria a data ideal para lançar a candidatura. O ex-presidente Eduar-do Duhalde anunciou que disputará a indicação do PJ com Néstor Kir-chner, que ainda não se reconhece formalmente como candidato.

PresidenciáveisNéstor Kirchner - Presidente de

2003 a 2007. Candidato certo para 2011

Julio Cobos - Ex-governador de Mendoza e vice de Cristina Kirchner. Admitiu ontem ser candidato

Eduardo Duhalde - Presidente de 2002 a 2003. Lidera o bloco do peronismo que rompeu com os Kir-chners

Elisa Carrió - Fundadora da Afir-mação para uma República Igualitá-ria (ARI, de centro esquerda). Ainda não se lançou candidata

Mauricio Macri - Prefeito de Bue-nos Aires e ex-presidente do Boca Juniors. Tido como candidato certo

Carlos Reutemann - Ex-piloto de F-1. Governador de Santa Fé

Julio Cobos é vice-presidente da Argentina, mas faz oposição à Cristina Kirchner

Justiça do Peru confirma condenação de 25 anos de prisão a ex-presidente Fujimori

A Justiça do Peru confir-mou por unanimidade a

condenação de 25 anos de prisão do ex-presidente Alberto Fujimori pela morte de 25 pessoas em uma guerra contra guerrilhas comunis-tas nos anos 90. Foi a primeira vez em que um líder eleito democra-ticamente na América Latina foi condenado por abusos a direitos humanos em seu próprio país.

Fujimori, que comandou o Peru de 1990 a 2000, retornou do exílio em 2007 para enfrentar as acusações contra ele. Neste caso, ele foi acusado de ordenar a morte de 25 pessoas, incluindo uma criança. Esta não é a primei-ra condenação que enfrenta, mas o tempo de prisão não é acumu-lável no Peru. Em setembro, Fuji-mori foi condenado a seis anos de prisão por casos de suborno e es-

pionagem telefônica a opositores. Ele já tinha recebido uma pena de 7,5 anos de prisão por causa da entrada ilegal de US$ 15 milhões como indenização a seu ex-as-sessor de inteligência, Vladimiro Montesinos, depois de denúncia de corrupção em 2000.

Após o escândalo em seu go-verno, Fujimori fugiu para o Japão em 2000 - onde seus pais tinham nascido - e de lá enviou um fax com sua renúncia. Em 2005, o ex-presidente foi então para o Chile, de onde foi extraditado em 2007.

Muitos peruanos reconhecem Fujimori por ter derrotado a guer-rilha que queria impor um Estado socialista e dar estabilidade econô-mica ao país, mas outros o acusam de governar com mãos pesadas e de ter promovido abusos contra os direitos humanos. (Reuters)

O vice-presidente da Ar-gentina, Julio Cobos, afirmou ontem que

será candidato à presidência em 2011. Além disso, em tom de desa-fio, afirmou que gostaria de enfrentar

nas urnas o ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007), considerado o verdadeiro poder no governo de sua mulher, a presidente Cristina Kir-chner. No entanto, em entrevista ao jornal Clarín, Cobos - que aparece

Page 11: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

reinounido www.braziliannews.uk.com 11

Reembolso de Impostos –Você está pagando imposto a mais?

Quando você está tra-balhando, pode es-tar descontando do

seu salário mais impostos do que deveria. Isso acontece principal-mente se você muda de empre-go ou trabalha para duas ou mais empresas.

Primeiramente, verifique se você se enquadra em alguns dos itens abaixo, eles são indicativos de que você tenha pago taxas a mais:

-Você entrou em um novo

emprego e teve um código de emergência por um determinado período;

-Seu empregador estava usan-do um código de taxa errado; -Você trabalhou apenas parte do ano fiscal;

-Você é estudante e trabalhou nas férias sem preencher o formu-lário P38S para estudantes-traba-lhadores;

-Você teve mais de um empre-go ao mesmo tempo;

-Você parou de trabalhar e não teve nenhum ganho ou benefício pelo resto do ano;

- Suas circunstâncias muda-ram – por exemplo: você mudou de um emprego “full time” para um “part-time” ou tornou-se au-tônomo.

Se você se enquadra em al-gum destes casos, alguns passos deverão ser seguidos para solici-tar o reembolso. Reclamar taxas pagas a mais este ano depende das circunstâncias.

Se você é empregado, deverá entrar em contato com o Tax Offi-ce do seu empregador e explicar porque acha que pagou taxas a mais. Provavelmente, eles já terão tudo o que é necessário para che-car seu pedido.

Se houver necessidade de

outras informações, o Tax Office pedirá que você envie mais algum documento a fim de analisarem sua situação.

Se você realmente tiver direito à restituição, receberá um novo tax code e qualquer reembolso será incluído no seu salário.

Se você acha que pagou taxas a mais em anos anteriores, o pra-zo para solicitação do reembolso é de até cinco anos. Por exemplo, para o ano de 2004/2005, que acabou em Abril de 2005 o prazo para pedir o reembolso é até 31 de Janeiro de 2011.

Nessa situação, tudo o que você tem a fazer é escrever para o seu Tax Office e incluir todos os documentos relevantes aos seus ganhos durante o ano fiscal sobre o qual está requisitando o reembolso, tais como P60, P45, informações sobre seu emprego e histórico de benefícios.

O reembolso nestes casos é feito através de cheques nominais enviados pelo correio ou transfe-rência bancária, se assim preferir. Além disso, você pode procurar agências que efetuem o processo para você. A comissão cobrada para prestação deste serviço va-ria de 10% a 15% do valor a re-ceber.

Por:

[email protected]

Luciana Hindley

Page 12: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

reinounidowww.braziliannews.uk.com12

Oficina sobre a ImigraçãoBrasileira no Reino UnidoApós o sucesso da ofi-

cina em 2009, o GEB promove sua segunda

oficina em janeiro de 2010, abor-dando como tema principal a rea-lidade com que confrontam os bra-sileiros em Londres na atualidade. A oficina tem por objetivo fomenter o diálogo entre pesquisadores e os membros da comunidade brasileira na capital londrina e propiciar uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho conjunto.

A oficina consitirá de duas mesas de debate compostas de representantes de organizações comunitárias (incluindo igrejas) que trabalham diretamente com imigrantes brasileiros, assim como de pesquisadores acadêmicos e de instituições de pesquisa volta-das para políticas públicas. Haverá também uma sessão de postêrs de

apresentação de trabalhos de pes-quisa.

Dentre os palestratantes convi-dados destacam-se:

- Carlos Mellinger, Presidente da Casa do Brasil

- Gabriela Boeing, do Setor de Comunicação da IOM (Internatio-nal Organization for Migration)

- Daniel Clark, Pastor da Igreja Batista

- Dr Cathy McIlwaine, da Queen Mary University of London

- Claudio Souza, da ABRIR (As-sociação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido)

A oficina está aberta a estudan-tes, pesquisadores, representan-tes ou membros de organizações e setoreas ligados à comunidade brasileira, e ainda aos interessados em participar de um processo de

entendimento mútuo e troca de co-nhecimento.

Serviço:Oficina ‘Dialogando com os

Brasileiros na Diáspora,II’QuandoTerça-feira, 19 de janeiro de

2010Das 17h às 21hLocalInstitute for the Study of the

Americas,University of LondonSala ST274, Stuart House (pró-

xima a Senate House) 32 Russell Square,London, WC1B 5DN(metrô Russel Square, Linha

Piccadilly)Para reservar seu lugar, escreva

para: [email protected] informações no site da

GEB: http://gebuk.wordpress.com

Deputados querem delimitar população máxima no Reino Unido

Um grupo de deputados britânicos pediu aos prin-

cipais partidos do país a assinatura de um manifesto que pretende fixar um teto de 70 milhões de habitan-tes para a população do Reino Uni-do --uma estratégia voltada princi-palmente para reduzir a imigração no país.

Segundo previsões do Escritó-rio de Estatísticas Nacionais, se a tendência atual continuar, a popu-lação pode alcançar 71,6 milhões no ano de 2033. Dois terços do au-mento previsto seria consequência direta ou indireta da presença de população estrangeira.

Cerca de vinte membros da Câ-mara dos Comuns, entre eles cin-co trabalhistas (governistas) e dez conservadores, apoiam uma cam-panha que pede limites à imigração e recebeu o slogan “70 milhões são muitos”.

Segundo os deputados, os atu-ais níveis de imigração no Reino Unido não têm precedentes e ame-açam “a futura harmonia de nossa sociedade”. “É hora de os partidos transformarem sua retórica em me-didas concretas, se comprometen-do em um manifesto para impedir

que a população chegue aos 70 milhões no ano de 2029”.

Para cumprir o objetivo, dizem os parlamentares, o governo deve recuperar o controle sobre as fron-teiras britânicas e “acabar com a atual relação quase automática en-tre a chegada à Inglaterra e a poste-rior obtenção da cidadania”.

Em discurso em novembro pas-sado, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, prometeu endurecer as regras de imigração britânicas, limitando vistos para estudantes e reduzindo a lista de profissionais de fora da Europa que podem ser re-crutados por empresas britânicas.

A medida foi vista como uma reação à taxa de desemprego no Reino Unido, que, entre julho e se-tembro, ficou em 7,8%. O número de pessoas desempregadas au-mentou em 30 mil e atinge 2,46 mi-lhões. Especialistas em imigração questionam, contudo, os efeitos reais de se restringir desta forma imigração no país.

A oposição conservadora quer pôr um limite anual aos trabalhado-res estrangeiros e tentar fazer com que os que cheguem tenham uma alta qualificação profissional. (Efe)

Homem é detido em Dublindepois de voar com explosivo sem saber

A polícia irlandesa de-teve um eslovaco na terça-feira, 05, mas o

libertou sem acusá-lo depois que as

autoridades da Eslo-

v á -

quia pediram desculpas por plan-tar explosivos na bagagem dele como parte de um exercício de segurança aeroportuária.

"O ministro do Interior eslo-vaco transmitiu ao ministro da Justiça Dermot Ahern o profundo pesar de seu governo por esse in-cidente", disse o governo irlandês em um comunicado.

O homem, um dos milha-res de europeus do Leste

que trabalham na Irlanda, voou de volta a Dublin

no sábado, depois dos feriados de fim

de ano. Depois de uma dica

da Eslo-v á -

quia, especialistas do Exército irlandês retiraram de seu aparta-mento uma pequena quantia de explosivos que ele havia trazido, sem saber, em sua mala.

O homem, que tem por volta de 40 anos, foi um dos vários pas-sageiros em cujas malas autori-dades eslovacas colocaram itens proibidos sem o conhecimento dos donos para testar a seguran-ça nos aeroportos.

A segurança aeroportuária vem sendo sujeita a especial atenção internacional desde que um nigeriano, suspeito de manter laços com militantes no Iêmen, tentou explodir um avião de pas-sageiros no Natal com explosivos escondidos em suas roupas ín-timas. (AFP, com reportagem de Andras Gergely)

Os explosivos foram colocados na mala do homem pelos policiais do ae-

roporto de Bratislava, como forma de treinamento de segurança

Page 13: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

reinounido www.braziliannews.uk.com 13

Aeroporto britânico de Heathrow deve ganhar scanner corporal ainda este mês

O Reino Unido vai colocar scanners corporais no

Aeroporto de Heathrow, em Lon-dres, dentro de três semanas a fim de tentar melhorar a seguran-ça aeroportuária, depois que um nigeriano foi acusado de tentar explodir um avião de passagei-ros que seguia para os Estados Unidos, disse o governo na terça-feira, 05.

“Os primeiros scanners serão

colocados em cerca de três sema-nas em Heathrow”, disse o minis-tro do Interior Alan Johnson ao Par-lamento. “Com o tempo eles serão dispostos em outros locais”.

Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, é acusado de tentar detonar um explosivo chamado PETN usando uma seringa cheia de químicos durante o voo 253 de Amsterdã a Detroit na manhã do Natal. (Da Reuters, em Londres)

Nevasca fecha escolase aeroportos no Reino UnidoÉ o inverno mais rigoroso em 30 anos; na França, onda de frio deixa as temperaturas em -13ºC

Ao menos três aeropor-tos e cerca de mil es-colas no Reino Unido

foram fechados na quarta-feira, 6, devido à forte nevasca que caiu du-rante a noite. A neve deixou ainda centenas de pessoas presas em carros e caminhões e que foram res-gatadas pelas forças de segurança britânicas. Há também atrasos em serviços ferroviários e problemas em algumas linhas do Metrô de Londres. Segundo o jornal "The Guardian, é o pior inverno em 30 anos no país. A onda de frio atinge todo noroeste da Europa, com problemas também na França.

Os militares britânicos foram cha-mados na madrugada para ajudar a resgatar motoristas quando cerca de mil veículos foram pegos em um trânsito maciço em Hampshire, no sul da Inglaterra. Muitas pessoas fo-ram retiradas para centros de resga-te próximos, mas algumas pessoas dormiram em seus veículos.

O aeroporto londrino de Gatwick foi obrigado a fechar durante a noite e 80 voos já foram cancelados. O ae-

roporto de Heathrow, o principal de Londres, está aberto, mas há atrasos e cancelamentos de alguns voos, assim como em Luton (Londres), Birmingham (centro da Inglaterra) e Southampton (sul). Os terminais de Bristol e Cardiff, no país de Gales, também fecharam.

Os aeroportos de Manchester e Liverpool, no norte e noroeste da Inglaterra, respectivamente, operam hoje normalmente, depois de terem sido fechados temporariamente na terça-feira, 05, após forte nevasca.

A companhia aérea de baixo cus-to Easyjet informou na quarta-feira que foi obrigada a cancelar setenta voos que decolariam dos aeroportos de Gatwick, Bristol, Belfast, Newcas-tle e Luton, enquanto a British Airways (BA) advertiu que pode enfrentar pro-blemas em seus serviços.

Ao menos mil escolas permane-cem fechadas em várias zonas do Reino Unido, embora os ônibus ope-rem com normalidade na cidade.

As primeiras nevascas fortes ca-íram na terça-feira, 05, na Escócia e no norte da Inglaterra, enquanto na

madrugada do dia 06 nevou com grande intensidade no sul da Ingla-terra, o que causou transtornos nas estradas de acesso à capital britâni-ca.

Segundo o Serviço Meteorológi-co, em algumas zonas a quantida-de de neve que caiu na madrugada pode alcançar até 40 centímetros.

FrançaUma tempestade de neve atingiu

também a França, onde as tempe-raturas chegaram a - 13ºC. As re-giões atingidas foram a Bretanha e a Normandia, no noroeste do país. Segundo o Serviço de Meteorologia francês, a neve deve chegar nas pró-ximas horas a Paris. A onda de frio na França deve continuar até o final de semana. (Agência Estado, Asso-ciated Press e Reuters)

Equipamento deve ser posto em outros aeroportos mais tarde. Aumento na segurança é motivado por atentado frustrado nos EUA.

Policial patrulha o terminal 1 do aeroporto britânico de Heathrow nesta segunda-feira, 4. (Foto: AP)

Page 14: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

economiawww.braziliannews.uk.com14

Número de desempregados na Espanha cresce 25% em 2009

O desemprego na Espanha em dezembro de 2009

aumentou em 54.657 pessoas em comparação com os números de novembro, fazendo com que o to-tal de desempregados chegasse a 3.923.603, no fechamento do ano, um recorde histórico, e 794.640 de-

sempregados a mais que em 2008, aumento de 25,4%.

Segundo dados divulgados hoje pelo Ministério espanhol de Trabalho e Imigração, no entanto, embora se trate do quinto mês consecutivo de aumento do desemprego, a alta de dezembro é menor que a do mes-

mo mês de 2008, quando houve 139.694 desempregados a mais.

Os números em dezembro de 2009 subiram especialmente na construção, com 54.936 pessoas (7,56%), seguido pela indústria, com 11.477 (2,31%), e serviços, com 202 (0,01%). (Efe)

Como voltar ao mercado de trabalho no Brasil após uma expatriaçãoManter o contato com o mercado de trabalho no Brasil é importante para profissionais que pensam em passar uma temporada trabalhando no exterior

A consultora financeira Silmara Moreira da Silva, de 42 anos, é o

que se pode chamar de profissio-nal superqualificada. Trilhou carrei-ra como especialista financeira em empresas como GM e Reuters, no Brasil, e na Ryder System e Cor-dis, do grupo Johnson&Johnson, nos Estados Unidos. Foi expatria-da duas vezes, a primeira aos 25 anos. Na última passagem interna-cional, ficou oito anos nos Estados Unidos. Quando decidiu retornar, em 2006, veio a decepção: Silmara não conseguiu uma recolocação compatível com sua experiência e formação. "Para as vagas que considero adequadas financeira-mente, concorro com gerentes ou analistas que fizeram carreira aqui e conhecem as particularidades do mercado", diz.

No auge da crise, ela conta que um recrutador chegou a dizer que seu perfil era "um luxo dispensável" para as empresas naquele momen-to. “Você vai para fora do país e volta ao mercado competindo com salários que não pagam o conhe-cimento que você adquiriu”, diz. O que mais pesou contra uma reco-locação rápida, avalia Silmara, foi ter falhado no networking e perdido contato com outros profissionais no Brasil. Agora, enquanto presta servi-ços como consultora particular, ela corre para retomar a rede de con-tatos. A carreira internacional é uma experiência enriquecedora e conta muitos pontos na avaliação de hea-

dhunters num processo de seleção. Dominar outro idioma, conviver

com pessoas de nacionalidades e culturas distintas, enfrentar novos processos e trâmites burocráticos — tudo isso ajuda o profissional a crescer. A possibilidade de ganhar mais também deve ser levada em conta —, embora isso nem sem-pre ocorra. Porém, o movimento de volta faz parte do processo de expatriação e merece ser avaliado antes e durante a experiência. Essa questão está se tornando cada vez mais relevante, já que mais brasilei-ros têm oportunidade de trabalhar no exterior. Em muitos países, a re-tomada pós-crise deve vir acompa-nhada de uma nova demanda por profissionais em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, no Brasil, o aquecimento do mercado interno manterá a procura por profissionais em alta — abrindo as portas para quem está fora e deseja voltar. Ao contrário do que muita gente pen-sa, na maioria das vezes, as pesso-as vão para o exterior sem garantia de trabalho na volta. Por isso, é pre-ciso tomar algumas medidas que mantenham sua empregabilidade alta mesmo fora do país. Marcelo Zampronha, de 39 anos, gerente comercial da seguradora AON, que tem sede em São Paulo, fi cou de 2004 a 2008 trabalhando na segu-radora AIG, em Nova York. Quando a empresa entrou em concordata, no ano passado, Marcelo decidiu voltar e se recolocou em quatro dias. Enquanto esteve longe, para

não perder o contato, Marcelo lia jornais brasileiros, conectava-se aos amigos por redes sociais e participava de discussões online.

Quando passava férias no Bra-sil, fazia quastão de ter encontros com profissionais do ramo. “Sem-pre trazia um terno na mala”, diz. Quase sempre o mercado cobra pedágio na volta, pois existe algum preconceito com o profissional que perdeu o contato com os clientes e fornecedores. “Em alguns caso, quem fica está mais preparado para assumir cargos gerenciais”, diz Fábio Saad, gerente da divisão de mercado financeiro da recrutadora Robert Half, em São Paulo.

Há poucos anos, a experiência internacional era a chance de obter conhecimentos inéditos no país. Isso não é mais uma verdade abso-luta. “Hoje você pode estudar e vi-venciar quase tudo sem sair daqui”, diz Milton Lima, consultor de plane-jamento de carreira da D.Queiroz, de São Paulo. O distância afeta as profissões de maneira diferente. Na área jurídica, o impacto é alto, já que cada país tem as suas leis. Marketing e vendas demandam conhecer clientes e consumidores. Finanças fica no meio do caminho. “Engenharia é mais universal, todos falam a mesma língua”, diz Fábio, da Robert Half. (Você S/A)

A consultora financeira Silmara da Silva, 42 anos: dificuldade para encontrar uma vaga adequada.C

laud

io R

ossi

Balança comercial brasileira tem saldo deUS$ 24,6 bi em 2009, o menor desde 2002A balança comercial brasi-

leira registrou um superá-vit de US$ 24,615 bilhões em 2009, queda de 1,4% na comparação com o superávit de US$ 24,96 bi-lhões registrado em 2008. Embora a variação tenha sido pequena em relação ao ano anterior, o saldo comercial foi o menor desde 2002, quando ficou em US$ 13,196 bi-lhões.

Já a soma das exportações e importações em 2009, de US$ 152,252 bilhões e US$ 127,637 bi-lhões, respectivamente, despencou 20%, refletindo a desaceleração da economia global. As informações foram divulgadas na segunda-feira, 04, pelo Ministério do Desenvolvi-mento, Indústria e Comércio Exte-rior.

A média diária exportada em 2009, de US$ 609 milhões, caiu 22,2% em relação a 2008, quando o valor apurado foi de US$ 784,4 milhões. Já a média diária impor-tada, de US$ 510,5 milhões, apre-

sentou uma redução ainda maior, de 25,3%, enquanto no ano ante-rior o montante registrado ficou em US$ 683,7 milhões.

China e Índia compram mais do Brasil em 2009

Como reflexo da crise financei-ra internacional, as vendas caíram para diversos países e regiões, en-tre eles Estados Unidos (-42,4%), Argentina (-30,9%) e União Euro-peia (-25,8%). Considerando os 15 principais destinos dos produtos brasileiros, apenas China e Índia compraram mais do Brasil no ano passado.

As vendas para a China, prin-cipal comprador de bens fabri-cados no Brasil, cresceram 23%, chegando a US$ 20 bilhões. Já as vendas para a Índia, historicamen-te na casa dos milhões de dóla-res anuais, chegaram aos bilhões em 2009. No ano passado, o país comprou cerca de US$ 3 bilhões do Brasil, com um crescimento su-

perior a 200% em receita.

Saldo de dezembro acima das previsões

Apesar de o saldo comercial em 2009 ter sido o menor em sete anos, o resultado de dezembro veio acima das expectativas. O su-perávit comercial no último mês do ano ficou positivo em US$ 1,435 bi-lhão, ante previsão de analistas na faixa de US$ 880 milhões. No mês passado, as exportações somaram US$ 13,720 bilhões e as importa-ções, US$ 12,285 bilhões.

O saldo comercial de dezembro também foi mais do que o dobro de novembro, quando havia sido de US$ 615 milhões e em dezem-bro do ano passado, de US$ 2,315 bilhões.

Para 2010, com a esperada retomada da economia brasileira, analistas estimam que o saldo co-mercial caia para US$ 11,3 bilhões, segundo levantamento do relatório Focus do Banco Central (BC).

Page 15: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

Por:

CarbonoBrasil/Agências Internacionaiswww.carbonobrasil.com

Fabiano Ávila

ciênciaemeioambiente www.braziliannews.uk.com 15

Satélites espiões ajudamno monitoramento climáticoA CIA está fornecendo dados de seus equipamentos de reconhecimento a um grupo de cientistas para que eles analisem os impactos das mudanças climáticas para o planeta e em especial para a segurança nacional norte-americana.

A Agência de Inteligên-cia Central (CIA) está disponibilizando para

membros selecionados da comu-nidade científica seus recursos e informações, incluindo imagens de satélites e outros meios de monito-ramento, com o objetivo de prever melhor as conseqüências das mu-danças climáticas.

Segundo o jornal New York Ti-mes, o programa, chamado de Me-dea (Measurements of Earth Data for Environmental Analysis, algo

como Medidas de Dados Terres-tres e Análises Ambientais), é na verdade a retomada de uma inicia-tiva dos anos 1990 que depois foi vetada pelo governo Bush.

As informações da CIA já estão sendo utilizadas. No ano passado, cientistas tiveram acesso a ima-gens do Ártico obtidas por satélites de reconhecimento com o intuito de observar as alterações na região devido às mudanças climáticas.

“Para conseguir o mesmo ní-vel de informações teríamos que enviar 500 pessoas para fazer es-sas observações. Simplesmente não seria possível. Esta iniciativa é muito importante economicamente e logisticamente” declarou ao New York Times o professor Norbert Un-

tersteiner, da Universidade de Wa-shington.

Cerca de 60 cientistas, a maioria acadêmicos, porém alguns ligados a indústrias e a agências federais nor-te-americanas terão acesso aos da-dos. Todos serão monitorados pela Academia Nacional de Ciências.

Para Ralph J. Cicerone, presi-dente da Academia, a iniciativa é uma oportunidade única de coletar dados do meio ambiente que de outra maneira seriam impossíveis de obter. Mas ele faz a ressalva de que o programa sempre estará su-jeito aos humores da Casa Branca. “Seria tolice imaginar que esse tipo de iniciativa dure 50 anos. Mas o

potencial de coleta e análise des-sas informações poderá continuar por um longo tempo.”

A CIA administra o programa e fornece acesso aos cientistas aos equipamentos de monitoramento, incluindo satélites espiões do Escri-tório Nacional de Reconhecimento.

Em novembro de 2009, um grupo de cientistas teria se encon-trado com o diretor da CIA, Leon E. Panetta, que seria um grande entusiasta da parceria. “O Diretor Panetta acredita que é crucial que se examine as implicações para a segurança nacional de fenômenos como desertificação, aumento do nível dos oceanos e migrações po-

pulacionais”, afirmou a porta-voz da CIA, Paula Weiss.

Entre as primeiras responsabili-dades dos cientistas está a analise dos potenciais projetos do Medea e selecionar quais têm maior chan-ce de sucesso e dessa forma se-rem expandidos.

Existem críticas ao programa, algumas vindas de cientistas que não foram incluídos na iniciativa e outras de membros conservadores da política norte-americana.

“A CIA deveria estar preocupa-da em caçar terroristas, não espio-nar leões marinhos”, concluiu o se-nador republicano John Barrasso à agência de notícias UPI.

Imagem de satélite do Mar do Leste siberiano de 1999 a 2008. A imagem foi alterada para esconder as reais capacidades do satélite.

Suécia autoriza caça de lobos pela primeira vez após 45 anos

O governo da Suécia autorizou, a partir de

sábado, 03, a caça de lobos no país pela primeira vez depois de 45 anos, após a decisão do Parlamento de que a população desses animais precisa ser re-duzida. Os caçadores interessa-dos têm de obter uma licença, e cerca de 10 mil pessoas já teriam entrado com o pedido de permissão.

A autorização, no entanto, é para que se mate 27 lobos até o dia 15 de fevereiro, o que deve deixar a Suécia com uma popu-lação estimada em 210 animais. Segundo a rádio estatal sueca, no condado de Dalarna, no cen-tro do país, foram mortos nove lobos neste primeiro dia, o que fez com que a permissão fosse suspensa na região.

Regras Pelas regras do Parlamento

sueco, cada vez que um ca-çador atinge um lobo com um tiro, ele tem que se reportar às autoridades locais, para que se mantenha o rastreamento da matança.

Mas entidades que reúnem caçadores reclamaram da ma-neira como o abate está sendo feito. “Há muitas regras e, a cada hora, os caçadores têm que ficar verificando qual é a quota permitida”, disse Gunnar Gloersson, da Associação dos Caçadores Suecos, à Rádio Suécia. “Temos vários proble-mas por causa dos lobos, pois

eles atacam renas, fazendas de criação de animais e até nossos cães”, afirmou.

Críticas Grupos de defesa do meio

ambiente também criticaram a medida, dizendo que a popula-ção de lobos no país ainda não havia chegado a um nível sau-dável. A caçada está programa-da para terminar antes da época de acasalamento, que começa no início de fevereiro.

Os lobos quase foram ex-tintos pela caça no sul da Es-candinávia até a atividade ser proibida, em meados dos anos 70. Os governos da Suécia e da Noruega trabalharam juntos para reintroduzir espécies nas florestas ao longo da sua fron-teira em comum.

Em 1991, a Noruega autori-zou o abate de alguns animais, o que na época gerou críticas por parte da Suécia. Mas o Par-lamento sueco recentemente decidiu que o país deve ter no máximo 210 lobos. (Folha Onli-ne e BBC Brasil)

Page 16: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

brazilianpeoplenewswww.braziliannews.uk.com16

Por:

Randes Nunes

C hegou 2010 e, com ele, a neve que dei-xa tudo branquinho e

lindo... porém, com muito frio!!!!Mas apesar do clima conge-

lante, o Reveillon foi quente para os brasileiros que vivem na In-glaterra, pois as comemorações aconteceram por todas as par-tes da cidade. Nós do Brazilian People registramos algumas pra mostrar que a felicidade está nos corações, falando em paz, amor e respeito.

Primeiro, tiramos uma folgui-

nha da redação e reunimos a equipe Brazilian News e Express News no restaurante Made in Brazil. Com uma equipe simpati-císsima, a pedida do dia foi uma feijoada vitaminada para todo mundo entrar na animação an-tes de sair em recesso. Um mui-to obrigado ao pessoal do Made in Brazil!!!

Novidade na noite londrina, o Coco Bamboo, em Candem Town, sob direção de Junior, foi a atração dos brazucas com uma balada estilo tropical.

Já o Canecão, também em Camden, teve uma festa mais familiar reunindo todos em um banquete maravilhoso!

O Bananas Bar abriu suas portas e recebeu muitos conter-râneos numa festa organizada por Sérgio, da Mercearia Brasil Tropical. Foi lindo!

O Duke of Cambrigde, sob a nova direção do senhor Teixeira, reuniu muita gente bonita em um jantar fantástico.

Fechando a noite, no Barra-cuda Bar pulamos com a banda

Mistura Brasil, que levou a noite no Barracuda até as 4 da ma-nhã, com casa lotada e muita felicidade!!!

E para finalizar, nesta primei-ra coluna do ano, desejamos a todos um 2010 de muita saúde e sucesso, pois Deus está sem-pre ao nosso lado em todas as horas. E que muitos momentos felizes venham para ficar regis-trados por nossas lentes!

Forte abraço do fotógrafo Randes Nunes

BANANAS BAR BARRACUDA BAR

Ademar e Viviane Cida e amigos

Jo ganhou o premio entregue por Sergio da mercearia Brasil Tropical Gatinhas do Barracuda

Casal 20 Gatas do Barracuda

Larissa e Anderson Junior e amigos

Page 17: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

brazilianpeoplenews www.braziliannews.uk.com 17

CANECãO BAR

DUkE OF CAMBRIDGE BAR

BRAzILIAN NEwS NO MADE IN BRAzIL

COCO BAMBOO BAR

Amigos do Canecão

Equipe Made in Brazil

Amigos do Coco Bamboo

Familia reunida

Amigos do Teixeira

Casal lindo Domingos e Carla

A administradora Paola Reyes e a editora Carolina Beal com o chefe do Made in Brazil

Junior ao centro feliz da vida

Equipe Brazilian News e Express News

Amor em familia Gatas do Coco Bamboo

Nelson, Elton, Anderson, Maria e Adriano

Belinha, Teixeira e Sonia

Elk, Mimi e amigos

O diretor do Brazilian News Marcelo Mortimer e seus filhotes

Renata e amigos

Page 18: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

capawww.braziliannews.uk.com18

Brasil para inglês ver: o país nas manchetes inglesas de 2009Um ano passou, uma crise econômica tomou as preocupações mundiais e o Brasil sobressaiu-se como um país promissor, que teve seu presidente nas manchetes dos principais jornais do mundo e conquistou a oportunidade de ser sede dos Jogos Olímpicos. A mídia britânica refletiu muito desses momentos e o Brazilian News aproveitou para resgatá-los. Resta agora a dúvida: o que será manchete em 2010?

Paulo H. [email protected]

Por:

O Brasil ocupa atual-mente uma posição de destaque no cená-

rio mundial. Se a conquista dos Jo-gos Olímpicos de 2016 pelo Rio de Janeiro e o furor causado por Lula em Copenhague não bastassem, há uma verdadeira avalanche de cobertura (em sua maioria positiva) dada pela mídia britânica ao Brasil.

A respeitada revista The Econo-mist, por exemplo, tinha na capa de seu número do dia 14 de novembro de 2009, uma figura estilizada do Cristo Redentor como um foguete e as palavras 'O Brasil Decola'.

Segundo o editorial da revista, quando economistas da firma Gold-man Sachs colocaram o Brasil como parte do grupo das novas econo-mias que dominariam o mundo, havia muito ceticismo com relação à letra 'B' do grupo BRIC – que tam-bém inclui Rússia, India e China.

Além da economia, outros as-pectos têm recebido grande aten-ção acerca do país, como a preser-vação do meio-ambiente, os rumos da política e até o caso da estudan-te Geyse Arruda.

Por isso, o BrazilianNews deci-diu fazer aqui um apanhado e bre-ve comentário das notícias mais re-levantes sobre o Brasil que saíram na imprensa do Reino Unido.

EconomiaNa revista The Economist, um

artigo extenso do analista John Pri-deaux, avaliou o Brasil sobretudo como uma opção de investimen-to. A matéria de nada menos de quatorze páginas inclui também comentários sobre a política, as aspirações da classe média e uma

comparação bem ilustrativa entre Brasil e Estados Unidos.

Para o jornalista, o Brasil passa por seu melhor momento econômi-co, o que ele atribui principalmente ao 'bom senso' do governo FHC. Referindo-se a Lula como 'Lucky Lula' (Lula, o sortudo) Prideaux diz que o atual presidente meramente manteve as reformas de seu pre-decessor e implementou outras poucas.

Investimento EstrangeiroPrideaux, em seu artigo, expli-

ca que nem sempre foi fácil para companhias estrangeiras obterem sucesso no Brasil. No entanto, ele reconhece que durante a longa his-tória de investimento estrangeiro no país – desde os projetos ferroviários desenvolvidos pelos britânicos no século XIX – muitas companhias se saíram muito bem, como as monta-doras de carro, por exemplo. Pelos últimos dois anos, o Brasil tem sido o mercado de carros com o cresci-mento mais rápido do mundo.

Grandes exemplos de multina-cionais brasileiras são a Petrobras, a Vale (uma das maiores minerado-ras do mundo, e presente em cinco continentes) e a Embraer – o tercei-ro maior fabricante de jatos comer-cias do planeta.

Produtos AgrícolasQuanto ao setor de commodi-

ties, este ano assistiu com grande entusiasmo a recente descoberta de reservas de petróleo em águas brasileiras, o que traz mais um item importante para a balança comer-cial brasileira. O Brasil já é o maior exportador mundial de café, açú-car, frango, carne bovina e suco de laranja.

Ainda que o país como grande

exportador de produtos brutos não seja novidade, o articulista ressalta que o panorama agora é diferente por dois motivos: a maior estabili-dade do sistema financeiro, o que permite investimento com uma certa segurança por parte das em-presas e o aumento da procura por commodities no mercado mundial na última década.

Na análise do Economist, o apetite mundial por proteínas só tende a aumentar, o que significa um mercado ainda maior para os produtores brasileiros, que possui 20 milhões de hectares de terra fértil no Brasil ainda não aproveita-dos.

Para tornar este processo mais eficaz, no entanto, o país precisa superar problemas como o MST, a concentração de terras nas mãos de poucos e a precária infraestru-tura, o Brasil. Quanto a estrutura, isto se dá principalmente quanto ao processo de escoamento da produção: o país possui a terceira maior rede de estradas de roda-gem do mundo, sendo apenas 12% dela asfaltada. A comissão para o crescimento do Banco Mundial recomenda a países em desenvol-vimento que 7% do PIB seja inves-tido em infraestrutura. Embora este investimento esteja melhorando, em 2007 o Brasil investiu apenas 0.1% de seu PIB no setor de trans-portes. Ainda mais, 60% de todos os transportes de mercadorias no Brasil são feitos por rodovias, en-quanto que somente 20% são fei-tos através de ferrovias. Fica claro que ainda há muito a ser feito.

O Petróleo e mineraçãoA descoberta de reservas de

petróleo em águas brasileiras apre-

senta, junto com os potenciais be-nefícios para a economia, seus pró-prios desafios. O óleo se encontra a uma profundida maior que aquela perfurada por qualquer companhia no mundo, as plataformas têm que ficar a quase 300 kilômetros da costa – fora do alcance de helicóp-teros que fariam o transporte dos trabalhadores.

No que se refere ao petróleo, o Brasil surge como uma opção de in-vestimento para interesses estrangei-ros, ainda que o governo brasileiro tenha limitado a terceirização, devido a criação da nova companhia, Petro-Sal, que terá uma participação em todas as novas inicitivas de explora-ção do óleo. Para a visão liberal do The Economist, em sua análise, Lula torna as coisas mais lentas ao insistir que todos os componentes usados na extração do petróleo sejam fabri-cados no Brasil, desconsiderando os direitos do país a garantir a proprie-dade de seus recursos, ou os poten-ciais benefícios da produção domés-tica de tecnologia de ponta.

O crescimento da classe mé-dia

No Brasil, hoje é possível en-contrar pessoas da crescente clas-se média em todo o Brasil – não só no Sul e Sudeste. Os dados sobre o progresso material da sociedade brasileira impressionam. De acor-

do com uma pesquisa da Funda-ção Getúlio Vargas, em 2004, 42% da população tinha uma renda de R$1064 a R$4591 por mês. Em 2008, esse número subiu para 52% da população. O salário mínimo do-brou nos últimos anos, o polêmico programa Bolsa Familia beneficiou 12 milhões de lares e o número de pessoas vivendo abaixo da linha de probreza caiu pela metade entre 2003 e 2008.

Como um dos pontos favorá-veis da economia brasileira, existe o fato de que “o brasileiro gosta de comprar” e que há muito otimismo no mercado com relação ao poder de consumo da nova classe média, o que explica a criação de compa-nhias aéreas como a Azul, que tem um perfil parecido ao da EasyJet e Ryanair no Reino Unido.

Por isso, o The Economist pre-vê que se os próximos dez anos trouxerem tanto progresso como os últimos 10, o Brasil será um lu-gar muito diferente. Contudo, ao lado do entusiasmo cada vez maior com relação à economia e possibi-lidades de investimento no Brasil, ainda vemos na imprensa britâ-nica muita atenção a alguns dos notórios problemas. Alguns deles, como o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, só tendem a receber ainda mais destaque com a aproximação dos Jogos Olímpicos.

Capa do The Economist com matéria dedicada ao Brasil

Plataforma de exploração de petróleo, inclusive de pré-sal, da Petrobrás

Agê

ncia

Bra

sil

Page 19: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

capa www.braziliannews.uk.com 19Problemas a superarBurocracia e Economia Infor-

malApesar dos bons resultados

conseguidos bons resultados nas iniciativas para prevenção e contro-le do HIV/AIDS, a decisão por par-te do governo de Minas Gerais de contratar consultores da iniciativa privada para melhorar a gestão, e o alto nível de recursos renováveis na geração de energia, são inúme-ros os problemas que o Brasil deve enfrentar para consolidar-se como gigante econômico e não naufragar em meio à todo o alarde.

Um deles é a questão das ins-tituições públicas, que não fazem jus à arrecadação de impostos no Brasil, que equivale a 36% do PIB. Mesmo gastando 5% do PIB em educação, por exemplo, alunos brasileiros frequentemente obtêm uma pontuação menor do que a de seus pares de outros países. O orçamento brasileiro para a saúde é três vezes maior do que a China gasta, mas nossos indicadores de saúde ficam abaixo dos chineses.

Quanto à burocracia brasileira, o Banco Mundial avaliou o Brasil em 150o colocado de um total de 183 países pesquisados no que se refere ao grau de facilidade que empresas têm para pagar seus im-postos.

Ainda falando sobre os entra-ves enfrentados pelas empresas no Brasil, o The Economist destaca a dificuldade em se contratar e demi-tir funcionários, sendo que quando disputas trabalhistas vão parar na justiça, quase sempre o emprega-do, não o empregador, é favoreci-do. O artigo, mais uma vez mais se recusa a entrar na complexidade dos direitos trabalhistas no Brasil deixando claro que sua posição está longe de ser isenta.

Se por um lado o setor empre-sarial enfrenta a burocracia, por outro, o maior inimigo é o setor in-formal da economia, que equivale a 40% do PIB brasileiro, mas que possui duas principais causas: a dificuldade em se obter crédito e o fato de fazer mais sentido para em-presas não-registradas contratar mais mão-de-obra do que comprar máquinas.

Tráfico de Drogas“O Rio é uma zona de guerra

não-declarada”, disparou Conor Fo-ley no jornal The Guardian, em 12 de dezembro, em uma mat’eria em que acompanhou o trabalho da ONG Rio da Paz, que visita presos e oferece-lhes assistência básica.

Naquele artigo, o jornalista inglês mencionou a onda de conflitos entre o Comando Vermelho e Os Amigos dos Amigos, que deixou 12 mortos apenas no mês de outrubro, compa-rando como semelhantes o número total de mortes causadas pela polí-cia do Rio ao número de mortos na última ofensiva Israelense na Faixa de Gaza.

Leis penais que dão muitos pri-vilégios àqueles que conseguem pa-gar um advogado enquanto 80% de todos os presos são pobres demais para conseguir arcar com a despesa fazem do sistema presidiário do país um problema que até gringo conse-gue ver!

MoralidadeO moralismo exacerbado da so-

ciedade brasileiro ficou estampado nas páginas do The Economist com o caso de Geyse Arruda. A estudan-te cujo vestido vermelho causou uma situação de histeria em massa na Uniban de São Bernardo do Campo deu muito assunto à mídia e desper-tou a crítica da mídia inglesa quanto à tensão na sociedade brasileira so-bre o que constitui comportamento adequado.

A revista pergunta como um ves-tido curto pôde virar um escândalo na terra das dançarinas semi-nuas no Carnaval? Sua própria resposta? Os estrangeiros têm uma imagem do Brasil associada ao carnaval do Rio, mas “o Rio não é o Brasil” nem o “carnaval é o Rio”. O carnaval é uma transgressão ritualística das normas da sociedade em que, ao final da festa, tudo volta ao normal.

Neste sentido, no Brasil a tole-rância coexiste com o pudor – com destaque para a religiosidade do povo brasileiro e a condenação do carnaval por parte das igrejas.

Meio-ambienteA destruição da floresta Amazô-

nica é um assunto já bem conhecido

da imprensa internacional e o artigo na revista The Economist (14 de No-vembro) realça o fato de que a alta na produção e comércio de commo-dities vem lado a lado com o deflo-restamento da Amazônia. Grandes áreas de floresta tropical são desma-tadas para abrir caminho para plan-tações e, como consequência, a fina camada de solo na Amazônia logo se desgasta e os fazendeiros têm que avançar floresta adentro uma vez mais.

No entanto, Johann Hari (The Independent, 21 de dezembro de 2009), comentando os resultados nada animadores da conferência so-bre as mudanças climáticas em Co-penhague, contrasta o desempenho de Lula com o dos chefes de estado de dois outros grandes poluidores: China e EUA. Segundo o jornalista, Lula foi o único a propor uma redu-ção significativa das emissões de gás carbônico.

FuturoO artigo do The Economist termi-

na com uma ilustrativa comparação entre o Brasil e os EUA, em que en-contra muitos pontos que fazem am-bos países comparáveis: a extensão territorial de cada um, a situação de democracia federativa e a relativa pro-ximidade histórica com a qual os paí-ses ganharam sua independência.

Citando as composições étnicas de cada país, a publicação avalia o Brasil como tendo uma integração intercultural mais bem sucedida do que os EUA ao ressaltar que no Brasil não se fala de um Japonês-brasileiro ou Africano-brasileiro, sem comen-

tar sobre a discriminação racial que existe na prática e que começa ago-ra a ser discutida mais abertamente.

Quanto à política, apesar do Bra-sil ser mais de esquerda que os EUA, a revista ressalta a contradição entre este posicionamento político e a po-lítica do BNDES de transferir dinheiro de contribuintes que ganham pouco, para grandes empresas privadas, como o frigorífico JBS-Friboi.

São os “dois Brasis” coexistindo no mesmo espaço: um deles com políticas de mercado e um sistema financeiro sofisticados, e uma cole-ção de empresas multinactionais; o outro, com altos índices de violência e políticos que “não pensam duas vezes” em roubar o dinheiro do con-tribuinte.

Então, como a imprensa britâ-nica vê o “futuro do país do futuro” (The Economist, 14 de Novembro)?

Quando vim para este país, há quase oito anos, as notícias sobre o Brasil se restringiam à seleção na Copa do Mundo do Japão e Coréia, e à “Crise Iminente” anunciada pela BBC News (05/08/2002), o mesmo artigo que dizia que Lula “assusta-va” os investidores estrangeiros. No mesmo ano, o filme Cidade de Deus teve um grande sucesso de público e crítica em Londres e pôs a palavra

'favela' no vocabulário da imprensa britânica.

Ocasionalmente, ao longo dos anos, amigos ingleses comentavam comigo que haviam lido uma maté-ria interessante sobre a dura reali-dade dos morros cariocas ou sobre o número recorde de helicópteros usados na capital paulista – muitos deles para ajudar altos executivos e empresários escapar de tentativas de sequestro.

Até há pouco, nós brasileiros sen-tíamos que a imagem do Brasil aqui fora era muito limitada. Hoje, depois de ter as palavras 'O Brasil Decola' estampadas na capa de uma das re-vistas mais conceituadas do país, de ver Lula como o 'Homem do Ano' de acordo com o jornal francês Le Mon-de, é de se ponderar que a imprensa internacional começa a ter uma visão de um Brasil que está, ao mesmo tempo, ciente dos problemas sociais e de seus desafios, mas que tem um espírito empreendedor e arrojado.

Ao concluir sua longa e detalha-da matéria, o The Economist afirma que o momento vivido pelo Brasil é tão favorável, as reformas educacio-nais e a expansão do crédito são tão recentes, que há boas chances de que o melhor lado do Brasil, dessa vez, prevaleça.

Apesar do The Economist referir-se ao presidente como Lucky Lula, o jornal francês Le Monde e o jornal espanhol El País classificaram Lula como “o Homem do Ano”.

Artigo do The Guardian fala sobre injustiça no sistema judicial brasileiro.

Page 20: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

informepublicitáriowww.braziliannews.uk.com20

Inglês de maneira rápidae com excelentes resultados

Onde ficamos:Callan School

139-143 Oxford StreetLondon, W1D 2JA

Telephone: +44 (0)207 437 4573Fax: +44 (0)207 494 3204

http://www.callanschoollondon.com

Aumente as suas pers-pectivas de emprego: aprenda inglês de ma-

neira rápida, barata e com resultados garantidos na única escola oficial Método Callan em Londres. A Callan School (139 Oxford Street, London W1) existe há 40 anos e hoje conta com mais de 2.000 estudantes de todo o mundo, o que faz dela a maior escola de Inglês na Europa. Muitos destes alunos são brasileiros.

Usando o mundialmente famoso Método Callan de aprendizagem de inglês, os alunos podem aprender a língua em até um quarto do tempo de outros métodos. Não é à toa que quem experimenta o método, acaba recomendando aos amigos.

Testemunhos "Antes de começar a estudar na

escola Callan, eu tinha tentado outra escola, mas ficou claro que o lugar era apenas uma fábrica de visto de estudante e perdi muito tempo e di-nheiro, sem aprender quase nada.

Desde que comecei a estudar na Callan School, no entanto, aprendi mais do inglês em 2 meses do que em quase 8 meses na outra escola - e assim aproveito para economizar dinheiro também.

Os professores são ótimos, mui-to atenciosos e extremamente profis-sionais. Por isso, tenho recomenda-do a escola a todos os meus amigos ". João, São Paulo.

"Eu não acreditei em uma amiga que me disse a rapidez com que ela estava aprendendo inglês na Callan School e, assim, resolvi tentar tam-bém. Para mim, é incrível como o método é rápido e eficaz para que eu possa melhorar meu inglês". Patricia, Brasília.

Sistema de ensinoDevido às salas de aula serem

pequenas na Escola Callan - de 6 a 14 alunos (sendo a média de 8) -, os alunos da Callan aproveitam melhor o seu tempo de aula, 40% a mais que na maioria das outras escolas. 12 das 28 escolas no centro de Lon-dres colocam de 15 a 20 alunos em uma classe. Assim, estudantes em uma classe de 14 pessoas, apro-veitam o tempo 43% a mais do que aqueles em uma turma de 20.

Isso faz com que os alunos te-nham muito mais exlusividade na hora de aprender e torna-se possível encaixá-los em cursos exatamente em seu nível e velocidade de apren-dizagem. Apesar de possuir um

amplo espaço, a escola tem manti-do sua atmosfera íntima na hora de ensinar.

Ensinando todos os níveis de In-glês, de iniciantes até o nível avança-do, a Callan School também oferece cursos para todos os exames mais importantes: PET, FCE, CAE, IELTS.

Além disso, também tem uma agenda social muito ativa, com ex-cursões regulares organizadas à uma variedade de atrações em todo o Reino Unido e entradas em casas noturnas de Londres.

Para facilitar ainda mais a vida do estudante, há ainda um serviço de alojamento para aqueles que neces-sitam de ajuda com moradia.

Aulas Grátis Como uma oferta especial para os leitores do BrazilianNews, aos novos

alunos são oferecidas aulas de um dia GRÁTIS com este anúncio:

Page 21: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

celebridadesemoda www.braziliannews.uk.com 21

1 2 3 4 5

Em quem se inspiram as celebridades?

Por:

[email protected]

Carolina Beal

Herdeira da Johnson e Johnson morre aos 30 anos

Socialite Casey Johnson, tataraneta de fundador de gigante farmacêutico, era noiva de celebridade da internet Tila Tequila.

Quando o maquiador Paul Starr perguntava a Scarlett Johansson qual

era a mulher que ela mais admirava, a atriz respondia: “Sempre pensei que Judy Garland foi a mulher mais bonita que vi na vida!”. Sem dúvida,

é a outra cara da moeda. Estamos acostumados a ver as celebridades passeando pelos tapetes vermelhos no mundo, pisando forte e demons-trando porque são capazes de con-verter o que fazem em tendência. No entanto, atrás destes estilos impecá-veis, se escondem estratégias para reinterpretar os looks de beleza de antigas musas.

1 – Scarlett Johansson e Judy Garland.

Apesar de compararem Scarlett Johansson com Marilyn Monroe, a atriz sente verdadeira admiração

por Judy Garland. A atriz protago-nista de filmes como Nasceu uma estrela tinha um rosto especial e uma beleza que Scarlett qualifica como trágica.

2 - Claudia Schiffer e Bri-gitte Bardot

É inegável a comparação entre as duas, principalmente quando Schiffer exibe looks exuberantes e sensuais que imortalizaram a musa dos anos 50. Mas quando pergun-taram a Brigitte Bardot sobre a se-melhança com a modelo alemã, Brigitte deixou claro fez questão de

ressaltar que cada uma era indivi-dual.

3 - Penélope Cruz e Sophia Loren

A espanhola já declarou diver-sas vezes sua admiração por So-phia Loren, a quem considera um ícone por sua naturalidade.

4 – Mãe e filha RoselliniPara a jovem Elet-

tra Rosellini, não há melhor musa que sua mãe, Isabella.”Quando

era criança ficava encantada de vê-la se arrumando e passando cremes”.

5 – Broke Shields e Rene Russo

Broke Shields marcou uma época devido ao rosto anguloso e um tanto andrógino, cheio de sensualidade. Para ela, Rene Russo é uma fonte de

inspiração:"Ela é natural e elegante... O ideal

de beleza", afirma Broke. (com in-

formações da Vogue)

A herdeira da gigante farma-cêutica Johnson & Johnson, Casey Johnson, morreu aos

30 anos de idade em Los Angeles, na segunda-feira, 04. Segundo o jornal Los Angeles Times, o departamento de Polí-cia de Los Angeles disse que Casey foi declarada morta por paramédicos que atenderam a um chamado em sua casa, no bairro de Beverley Grove.

Investigações iniciais apontam para morte por causas naturais, mas um rela-tório final de toxicologia será preparado pela polícia, ainda segundo o jornal.

A socialite, que era abertamente gay, aparentemente estava noiva da modelo, cantora e celebridade de TV Tila Tequila, tida como a artista mais popular - com o maior número de acessos - do site de

música e relacionamentos MySpace. Twitter A morte foi anunciada inicialmente

por Tila em sua página no site de mensa-gens Twitter. “Todos, por favor, rezem por minha ‘esposinha’ Casey Johnson”, dizia a mensagem. “Ela morreu. Obrigada a todos pelo amor e apoio, mas estarei fora da rede para estar com família.”

Na terça-feira, a última mensagem na página de Tila dizia: “Descanse em paz meu anjo. Você estará para sempre em meu coração. Eu te amo tanto e nós nos casaremos quando eu te encontrar no céu, minha ‘esposinha’”.

Casey, que deixa uma filha pequena, Ava, era tataraneta do fundador da John-son & Johnson e filha de Robert Wood

Johnson, dono do time de futebol americano New York Jets. Johnson fez colegial com Paris Hilton e chegou a declinar um convi-te para atuar com a sociali-te na série americana The Simple Life, da rede MTV.

A série acabou tor-nando famosa a também socialite Nicole Richie, filha do cantor Lionel Ri-chie, que atuou ao lado de Hilton no programa. Casey disse em uma entrevista à revista Va-nity Fair, em 2006, que a decisão foi “o erro mais estúpido” de sua vida.

Page 22: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

culturawww.braziliannews.uk.com22

Royal Society de Londres lança sitede cronologia com Newton e outros gêniosA teoria da luz explica-

da pelo próprio Isaac Newton e um estudo

do século 18 sobre o menino prodí-gio Mozart são alguns dos trabalhos que a Royal Society de Londres co-loca à disposição dos internautas a partir desta segunda-feira (30) em sua nova página Trailblazing.

Lançado por ocasião do início

das celebrações dos 350 anos da instituição, o site de cronologia in-terativa Trailblazing dará acesso a uma seleção dos artigos científicos mais influentes, edificantes ou intri-gantes entre os quase 60.000 edi-tados na publicação "Philosophical Transactions".

Os 60 trabalhos escolhidos cobrem praticamente todas as

disciplinas científicas e abrangem da descrição de uma transfusão sanguínea entre dois cachorros em 1666 até as recentes propostas da geoengenharia para lutar contra a mudança climática, passando pela explicação da descoberta da estru-tura do DNA em 1954.

Estreia de Newton Em 1672, Isaac Newton, jovem

Site que comemora os 350 da Royal Society – a Academia de Ciência Real

professor de matemática da Univer-sidade de Cambridge, enviou uma carta --ilustrada com vários dese-nhos-- à Royal Society para expor sua nova teoria da luz e das cores, que demonstrou pela primeira vez que a luz solar é composta por to-das as cores do espectro.

Além de lançar sua carreira científica, que culminou com a descoberta da lei da gravitação universal, esta revelação o levou a aperfeiçoar o telescópio refletor utilizando espelhos para evitar a aberração cromática.

Mais lúdicas são as conclusões do cético que submeteu o pequeno Wolfgang Amadeus Mozart a uma série de complicados testes mu-

sicais para comprovar se era real-mente o gênio que todos anuncia-vam durante uma de suas primeiras viagens a Londres, em 1764.

Ao final da experiência, Daines Barrington ficou convencido e escre-veu que seu dom musical era incrível.

Mas o Trailblazing não é ape-nas para os aficionados da história, pois também apresenta trabalhos sobre questões muito atuais, como os precursores das vacinas para combater pandemias a partir de 1755 ou as polêmicas propostas feitas em 2008 por James Lovelock para redesenhar o mundo mediante a geoengenharia e assim amenizar os efeitos da mudança climática. (France Presse)

Como diversos intelectuais eram financiados pela rainha, artigos diversos eram publicados. Inclusive sobre a genialidade de Mozart!

Universidades de elite resistema facilitar acesso de alunos bolsistas na FrançaUniversidades de elite estão

sendo criticadas na Fran-ça por sua resistência em facilitar o acesso de estudantes vindos de famílias de baixa renda a seus cur-sos. As chamadas grandes écoles, instituições superiores especializa-das e de pequeno porte, alegam te-mer que caia o nível do ensino caso atendam a um objetivo do governo Sarkozy de que, até 2012, 30% de seus alunos sejam bolsistas. O go-

verno diz que não vai impor cotas, mas o ministro da Educação, Luc Chatel, protestou contra a argu-mentação das instituições de en-sino.

- É profundamente chocante que alguém imagine que convocar estudantes de classes desprivile-giadas pudesse reduzir o nível das escolas - afirmou o ministro Chatel.

O governo, como parte das ini-ciativas do presidente Nicolas Sa-

rkozy a fim de dar melhores con-dições educacionais a jovens das periferias, pretende que as univer-sidades aumentem sua quantida-de de bolsistas para 30% do total de estudantes. Mas as grandes écoles temem que a medida se torne um sistema compulsório de cotas, e afirmam que não preten-dem reduzir os rigorosos padrões seletivos.

"O nível da seleção para ingres-so deve ser o mesmo para todos", disse um comunicado da Confe-rence des Grandes Écoles, que representa cerca de 200 dessas instituições.

As grandes écoles formam um sistema educacional paralelo ao das grandes universidades, e são frequentemente acusadas de da-rem oportunidade apenas a estu-dantes de classes mais altas: não por terem mensalidades caras - a maioria é administrada pelo Estado e tem preços acessíveis - mas pelo exigente processo de seleção, que favorece jovens educados em es-colas da elite.

A ministra de Ensino Superior, Valerie Pecresse, afirmou ontem que a meta de 30% é "um objetivo, não uma cota" a ser imposta, se-gundo o jornal "Le Monde".

Ministra do Ensino Superior Valerie Pecresse diz que a porcentagem de 30% de bolsistas em cada universidade não representa uma cota, mas um objetivo.Universidades francesas não querem bolsistas com medo de cair o nível de seus cursos.

Page 23: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

A primeira noite de sexta-feira do ano pode ser celebrada na noite ‘The London-Rio Con-nection’, do Guanabara, que terá apresentação do grupo Minibloco, que trará uma se-leção de canções de carnaval de rua, samba, hip hip, pop e clássicos do funk.

Quando8 de janeiro, a partir das 19hOndeGuanabaraParker St. (corner Drury Lane)London WC2B 5PWQuantoGrátis antes das 21hApós 21h: £10Com mais de 1 hora dividida

em 2 atos, o espetáculo conta a história do país através da mú-sica e da dança. Desde o des-cobrimento do Brasil para suas danças de salão e terminando com uma espectacular exibição do carnaval brasileiro misturado com Carmen Miranda e The Girls from Ipanema. Os trajes são os destaques da mostra, com cores vibrantes e desenhos fantásticos. Com aulas de gafieira, se chegar mais cedo e repertório da banda Chico Chagas & Gafieira Brasil. Tudo isto para celebrar o patrono do Rio de janeiro: São Sebastião

Quando20 de janeiro, a partir das 19hOnde

cultura www.braziliannews.uk.com 23

Por:

[email protected]

Ana Carolina Nunes

Pra esquentar 2010

Brazil: Rythms & Co-lours

GuanabaraParker St. (corner Drury Lane)London WC2B 5PW

QuantoGrátis antes das 20hApós 20h: £5

Avatar acumula mais recordesFilme de James Cameron já é a quarta maior bilheteria da história do cinema, arrecadando um total de US$ 1,08 bilhão

Três finais de semana fo-ram o tempo suficiente para que o filme "Avatar"

se tornasse um dos maiores suces-sos da indústria cinematográfica mundial. Desde que estreou nas telonas, a obra do diretor James Cameron já arrecadou US$ 1,02 bilhão, de acordo com cálculos da distribuidora 20th Century Fox.

Somente no feriado de Ano Novo, o filme teria conseguido ar-recadar uma quantia de US$ 202 milhões em todo o planeta. Os nú-meros colocam "Avatar" na quarta posição entre as bilheterias mais rentáveis da história do cinema, ficando atrás somente de "Titanic" (filme do próprio Cameron), que arrecadou a maior bilheteria da his-tória - US$ 1,8 bilhão; de "Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei", que arrecadou US$ 1,12 bilhão e de

"Piratas do Caribe - O Baú da Mor-te", que angariou a quantia de US$ 1,07 bilhão.

Considerando somente o pú-blico dos Estados Unidos, "Avatar" conseguiu um recorde de US$ 68,3 milhões de dólares em um único final de semana. Os norte-america-nos só haviam lotado as salas de cinema de seu país dessa forma em 2002, quando estava em cartaz o filme "Homem Aranha".

Lançado com a bagagem de ser uma das produções mais caras da história do cinema, "Avatar" narra a história da relação entre seres huma-nos e extraterrestres de um planeta fictício. O longa metragem está em cartaz em praticamente todos os países do mundo. Na Itália, um dos últimos locais a receber a estreia, o filme entrará em cartaz a partir do próximo dia 15 de janeiro. (Reuters).

Page 24: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

informáticaetecnologiawww.braziliannews.uk.com24

Novos Games da area médica estão ajudandomédicos em tratamentos de fisioterapia

Edneia Rodrigues MirandaGrupo ERM Solutionwww.ermsolution.com.br

Por:

Games voltados para o setor da saúde, como auxiliares em trata-

mentos diversos e em sessões de fisioterapia, vêm ganhando espaço no mercado e se transformando em importante ferramenta para recupe-ração de pacientes. Antes conside-rados verdadeiros "inimigos" para o desenvolvimento das crianças e até mesmo como brinquedos "prejudi-ciais" à saúde, os games estão con-seguindo mostrar sua outra faceta.

Os jogos temáticos ou chama-dos de "sérios" pelos próprios es-pecialistas já começam inclusive a ser produzidos no Brasil. Uma em-presa com sede no Polo de Games de Santa Catarina é a primeira do País a desenvolver jogos específi-cos para a recuperação de vítimas de acidentes ou com limitações físicas nos membros inferiores e superiores.

Os catarinenses desenvolveram uma plataforma específica para a utilização junto a fisioterapeutas. O jogo faz com que os pacientes realizem os movimentos típicos do tratamento de uma maneira mais divertida e lúdica. No desenho, os movimentos realizados para en-cher um balão ou trabalhar numa

máquina de sorvete são reprodu-zidos através dos joysticks usados pelo Wii. O nível de limitação física do paciente pode ser calibrado an-tes do jogo ter início.

A Fisiogames, empresa respon-sável pelos jogos, está localizada dentro de uma incubadora man-tida pelo governo do Estado que tem como objetivo desenvolver o segmento de jogos eletrônicos. O grupo conta, além de programado-res e designers, com especialistas na área de psicologia e fisioterapia. "Existem games que são adaptados para o uso em terapias médicas", explica o diretor Daniel San Martin. "No nosso caso, estamos produzin-do games com a finalidade especí-fica de atender aos profissionais da medicina".

De acordo com o gamedesig-ner Alessandro Vieira dos Reis, que também é formado em Psicologia, os jogos eletrônicos de qualquer tipo são capazes de elevar a auto-estima das pessoas, distrair e ofe-recer diversão. Por isso, deveriam ser desenvolvidos, com a ajuda de profissionais do setor, para atender as demandas clínicas. "Jogos po-dem ser usados no contexto clínico como forma de sensibilizar e infor-mar as pessoas sobre as doenças e tratamentos. É uma forma de

humanizar o tratamento através da tecnologia", disse. "Isso traz efeitos sensíveis nos aspectos emocionais do paciente, aumenta a aderência ao tratamento e tem um efeito psi-cológico muito positivo".

Reis conta o caso de pesquisa-dores americanos que desenvolve-ram um jogo de tiro para crianças portadoras de câncer. No game, elas entram no corpo humano e destroem as células doentes. "De-

pois de começarem a usar o jogo, essas crianças começaram a con-versar mais sobre o câncer e se sentiram fortes para lutar contra a doença", disse. "Existem exemplos fartamente documentados de como os games podem ser usados para auxiliar tratamentos de saúde".

Os games específicos para a saúde já são utilizados com muita repercussão na América do Norte. A Universidade McGill, no Canadá,

lançou pela web três jogos desen-volvidos para trabalhar a autoestima de pacientes. O tema ganhou uma série em emissoras de TV locais.

Em todo o mundo, existem cer-ca de 300 games desenvolvidos para a utilização por profissionais médicos em várias áreas. Exemplos são o Brain Games, usados para desenvolver a atenção e habilida-des psico-motoras e o Exergames, usados inclusive com o WiiFit.

Equipe catarinense desenvolve videogame para auxiliar na recuperação de pacientes em fisioterapia.

Porta

l Ter

ra

Novo registro civil terá identificação digital e o cadastro deve começar este mês

A força da rede viral

Documento terá um sistema complexo de tecnologia que inclui microchip e dados gravados a laser. Um dos objetivos é evitar falsificações.

Pesquisa semestral da F/Nazca aponta que 69% dos internautas brasileiros compartilham conteúdo

O ano de 2010 começa com mudanças nos

documentos dos brasileiros. O Instituto Nacional de Iden-tificação (INI), órgão ligado à Polícia Federal, espera que nos próximos dias seja publicado o decreto para implementação do novo Registro de Identidade Ci-vil (RIC).

O documento vai reunir os números de todos os documen-tos de registro dos cidadãos, como CPF, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação e Título de Eleitor – além do Re-gistro Geral. Com a publicação do decreto, a expectativa é de que o cadastro para a emissão das novas carteiras de identida-de comece em janeiro.

Ao solicitar o RIC, o cidadão passará pelos procedimentos habituais para obter a carteira de identidade, com coleta de digitais, fornecimento de dados pessoais e assinatura. A diferen-

ça, segundo a Polícia Federal, é que o processo será totalmente informatizado, garantindo um cadastro nacional biométrico.

O novo cartão terá um sis-tema complexo de tecnologia que inclui microchip e dados gravados a laser no documen-to. O objetivo é evitar falsifica-ções e permitir maior agilidade na transmissão de dados sobre uma pessoa em todo o território nacional. Os órgãos regionais deverão receber estações de coleta e transferir os dados para o órgão central em Brasília, que por sua vez emitirá a nova iden-tidade.

Espera-se que a partir do terceiro ano de implementação do projeto 80 mil pessoas pos-sam ser cadastradas por dia, al-cançando a meta de 20 milhões de cidadãos por ano. Em nove anos, cerca de 150 milhões de brasileiros devem ter o novo RIC. (Por Agência Bra-

Realizada pela F/Naz-ca em parceria com o

Datafolha desde 2007, a pes-quisa semestral F/Radar veio a confirmar nesta última edição o potencial de viralização do uni-verso online. De acordo com o levantamento, que ouviu 2.344 pessoas em todo o País, mais da metade dos 66 milhões de internautas brasileiros identifi-cados têm o costume de pu-blicar conteúdos na rede.

Cerca de 45,5 milhões de pessoas, ou seja, 69% dos usuários nacionais comparti-lham conteúdos online, sendo que a maioria utiliza o Orkut como principal canal (54%). Os outros meios preferidos para o compartilhamento são o MSN (45%) e o email (41%). “A for-ça do espalhar fatos na internet sempre foi evidente. Os dados da nossa pesquisa só confir-mam a fragilidade das marcas diante deste universo”, diz Fer-nand Alphen, diretor nacional de planejamento da F/Nazca.

Entre os usuários que mais compartilham quando dividi-dos por região do País, os re-sidentes no Nordeste lideram o ranking, sendo que 57% dos internautas publicam algum conteúdo e 77% comparti-lham.

A região Sul é a que possui os internautas menos atuantes, uma vez que apenas 36% pu-

blicam e 55% compartilham conteúdo. De forma geral, os conteúdos mais populares na rede são as fotos - troca-

das por 49% dos internautas, seguidas de textos e vídeos, ambos com 30%. (Meio e Men-sagem)

Acessório promete melhorarsono dos usuários do iPhoneWakeMate se integra ao celular para garantir um descanso eficaz. Produto custará cerca de US$ 50 nos EUA.

Uma empresa norte-ameri-cana prepara para lançar

no mercado um acessório para o iPhone que promete melhorar a qualidade do sono dos seus usuá-rios. O WakeMate se integra ao ce-lular da Apple e, após uma análise, consegue indicar o melhor horário para a pessoa acordar e quantas horas ela deve dormir .

A análise é feita por meio do sensor que é colocado no braço do usuário. Após algumas noites de sono, os dados são enviados à empre-sa do produto por meio do iPhone. Em seguida, o

aparelho irá informar quantas ho-ras a pessoa deve dormir por noite, qual o melhor horário para acordar e quantos ciclos de sono ela tem, garantindo um descanso de maior qualidade, de acordo com o site oficial do produto. Desse modo, ele funcionará como um desperta-dor, alertando tanto a hora que se deve levantar quanto a que se deve ir dormir.

O WakeMate começará a ser vendido a partir do dia 25 de ja-

neiro apenas nos Estados Unidos e custará

cerca de US$ 50. (G1)

Acessório colocado no braço do usuário se integra ao iPhone e pretende melhorar a qualidade do sono. (Foto: Divulgação)

Page 25: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

Page 26: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

Endereços Úteis:Consulado do Brasil em Londres:3 Vere StreetW1G 0DHTel: 020 7659 1550Fax: 020 7659 1554E-mail: [email protected]

Embaixada do Brasil em Londres:32 Green StreetW1K 7ATTel: 020 7399-9000Fax: 020 7399-9100E-mail: [email protected] www.brazil.org.uk

Banco do Brasil em Londres: 34 King StreetEC2Tel: 0800 35 888 10Envio de dinheiro para o Brasil de for-ma fácil e segura. O banco não cobra comissão na troca de dólares, reais e euros.

Home Office (para serviço de imigra-ção): Immigration & Nationality Directorate Lunar House - 40, Wellesley Road Croydon CR9 2BYTel: 0870 606 7766

Imigração - Immigration Advisory Service (IAS): County House, 2nd floor190 Great Dover StreetSE1 4YBTel: 020 7967 1200ou 020 7378 9191www.iasuk.orgOrientação jurídica gratuita por tele-fone, em inglês, pela manhã. Além de orientação e pedido de visto, a IAS pode oferecer representação jurídica.

Emergências: 999Para contactar a polícia, corpo de bombeiros ou pronto-socorro. O número pode ser usado de qualquer

telefone e é gratuito.Embratel: 0800 890 055 Ligações a cobrar para o Brasil. Digitan-do-se 1, a ligação é completada auto-maticamente. Para ligar para o Brasil pagando em Londres, disque 00 55 seguido do código de DDD da cidade.

NHS:O NHS é o sistema de saúde britâni-co. No website é possível encontrar informações sobre postos de saúde, hospitais e últimas notícias. www.nhs.uk

Citizens Advice Bureau (CAB):Organização não-governamental que oferece aconselhamento gra-tuito, confidencial, imparcial e inde-pendente sobre diversos assuntos, inclusive imigração. A instituição se baseia no trabalho de voluntários e tem dezenas de escritórios em Lon-dres e em todo o Reino Unido. www.citizensadvice.org.uk

A-Z:Pela internet, fica fácil buscar ende-reços em Londres. É possível aces-sar o site através do código postal ou pela rua. www.streetmap.co.uk

Post Office:Não sabe o postcode da sua rua? Quer saber o endereço do seu amigo? O site do Post Office pos-sui um ótimo sistema de procura em todo Reino Unido. www.postoffice.co.uk

TFL:Pelo site é possível encontrar toda informação necessária sobre o transporte urbano em Londres, mapas, horários e, inclusive, um sistema para planejar a melhor rota para chegar a qualquer des-tino. www.tfl.gov.uk/tfl

comunidadeeimigraçãowww.braziliannews.uk.com26

Francine MendonçaDiretora executiva da LondonHelp4U

Home Office implantará mudanças para 2010Está cada dia mais rigoroso o controle de entradas de imigrantes no Reino Unido. Agora, a nova ferramenta utilizada em todas as frotneiras do país será a verificação de imrpessões digitais.

Foi no dia 30 de novembro de 2009 que o Home Office co-meçou a introduzir em todos

os aeroportos do Reino Unido e em suas fronteiras o novo método de controle de imigrantes, a verificação de impressões digitais.

O processo será gradualmente intro-duzido em todo o país até Março de 2010. O objetivo desse controle é conferir se a pessoa que está entrando no Reino Unido é a mesma pessoa que solicitou o visto. As impressões digitais permitirão que o controle de imigrantes tenha mais segu-rança.

O controle será aplicado para as pes-soas que já fizeram o Exame Biométrico na Inglaterra, ou seja, para aquelas que ao aplicar para seu visto receberam um cartão com seus dados pessoais e com o tipo de visto, como por exemplo os que aplicaram para o TIER 4 (visto de estudan-te) , TIER 1 (visto de trabalho) assim como os casados com britânicos e os que solici-taram o entry clearances.

Ao chegar no Reino Unido, oficiais

treinados farão uma análise comprobató-ria das impressões digitais em um leitor eletrônico. Na maioria dos casos, serão analisados o polegar da mão direita e o primeiro dedo. Estes serão depois com-parados com as impressões digitais cap-turadas e armazenadas como parte do processo de pedido de visto. O objetivo do Home Office é de que o novo método de controle não tome mais tempo do que o processo anterior. Como os aparelhos são de alta tecnologia, o processo torna-se rápido.

As impressões digitais serão arma-zenadas por um período máximo de 48 horas e não será cobrada nenhuma taxa. Crianças com idade entre 6 e 16 anos também terão de passar pelo controle de impressões digitais, no entanto um adulto responsável deverá estar presente durante o processo.

Se a verificação na impressão digital revelar quaisquer dúvidas em torno da identidade do imigrante ou em casos de o passageiro se recusar a fornecer suas impressões digitais, os mesmos serão

submetidos a investigação, o que pode resultar no atraso de sua viagem, enquan-to a decisão sobre sua admissão no Reino Unido seja feita.

Exame Biométrico também será aplicado aos que solicitarem o Tier2

O Regulamento aprovado pelo Home Office na segunda semana de Dezembro entra em vigor no dia 06 de Janeiro de 2010.

Pelos termos do regulamento aprova-do pelo Parlamento no dia 10 de dezem-bro de 2009, foi determinado que todas as aplicações do TIER 2 - visto de trabalho - realizadas do Reino Unido a partir de 6 de Janeiro de 2010 deverão ser submetidas ao exame Biométrico.

Após o recebimento do processo de solicitação do visto de trabalho, o Home Office enviará uma carta ao imigrante agendando o Exame Biométrico, momen-to em que será realizada a captura de suas impressões digitais e uma foto atu-alizada. Para a otimização do processo, o Home Office disponibilizará 11 centros

biométricos em todo o Reino Unido, além de implantar o agendamento online para o exame.

Caso o processo seja aprovado o imi-grante receberá um cartão de identidade, onde serão impressos seus dados pesso-ais, além de informações sobre seu visto.Vale lembrar que os dependentes do titu-lar do visto de trabalho também receberão um cartão identidade.

É importante ressaltar que todo o pro-cesso na solicitação do TIER 2 continua igual. Para que os candidatos obtenham sucesso em sua aplicação eles deverão somar 70 pontos, além de comprovar que a vaga de trabalho não pode ser preenchi-da por cidadões ingleses ou europeus.

Para obter os 70 pontos o condidats devem:

- comprovar que possuem recursos fi-nanceiros para estar no país sem a ajuda do governo.

- possuir uma carta de patrocínio emi-tida pelo empregador.

- Demonstrar boas qualificações e ex-celente nível de inglês.

Page 27: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

crônica www.braziliannews.uk.com 27

Felipe Peixoto Braga NettoPor:

Aconchego

Á Margem

Sinto o beijo forteNo arrepiar;QuenteNo frio;Sozinha.Tenho o amor, Aconchegante,Mesmo distante. Tão perto e longe,Que na ausênciaPresente,Sinto paz.Na solidãoTenho-o comigo,Como soar da canção.

A sociedade nega, Mas aceita...A amizade rejeita,Mas aconchega. Os olhos pedem...Disfarçamos.O corpo exige...Queremos.No meioEscondemos...Nós doisApenas.Natureza e doação.

Ana Maria LeocádioPor:

Ana Maria LeocádioPor:

O poema faz parte do livro “Eu e a Paz”, que pode ser adquiri-do pelo site http://www.anama-rialeocadio.com/ pelo preço de £10. E você ainda pode pedir por um exemplar assinado!

Perigo: casamento

Casar é perigoso. Eu nunca afirmo

nada sem provas, en-tão vamos a elas.

Ontem, caminhando à noite ali pela região hospitalar, estava calor. Sabe aquela igreja que fica em fren-te aos hospitais? Pois bem, havia um casamento, havia convidados, noiva, noivo e até padre. Não sei se foi o calor, não sei, mas o noi-vo, caminhando para o altar, achou melhor cair, e caiu mesmo. Caiu tão caidamente que se machucou. Le-varam o pobre para o hospital em frente. Foram todos, até o padre. A noiva também, de vestido e tudo. E eu, fiel repórter que sou, afirmo que até onde soube o noivo se feriu gravemente, e talvez não houvesse mais casamento.

Falo com certo tom irônico e sinto culpa, porque, afinal de con-tas, parecia boa gente, devem ter se esforçado para pagar tudo aqui-lo, casar é caro.

Além de perigoso. Nessa mesma ocasião soube

de outra prova irrefutável. Nesta mesma cidade, isso faz

algum tempo, houve casamento. Esse pelo menos aconteceu, o padre cumpriu seu dever. Mas, de-pois do casamento, costuma haver festas. E não se pode comemorar nada antes que o jogo acabe, todo mundo sabe. Na festa o noivo co-meçou a se sentir mal. Na verdade já estava se sentindo assim antes. É falta de açúcar, alguém acusou. Come esse docinho aqui. E o noivo comeu docinho. E todos comeram e beberam. O mal-estar do noivo, porém, não gostava de doce, pois continuou. E lá foram levar o noivo para o hospital, vários amigos de terno, aquela coisa de certo modo divertida.

Chegaram, o hospital achou que era só bebedeira de rapazes, tudo ficaria bem.

Não ficou. O noivo decidiu mor-rer minutos depois. Parada cardíaca.

Eu falei, casar é perigoso.

Felipe Peixoto Braga Netto é autor

do livro "As coisas simpáticas da vida".

Ed. Landy, São Paulo e colunista do site

www.domtotal.com

Page 28: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

turismowww.braziliannews.uk.com28

Julio André [email protected]

Por:

Na década de 60, as atenções do mundo se voltaram para a ci-dade portuária de Liverpool, ao

norte da Inglaterra, quando quatro jovens co-meçaram a estourar no sucesso musical. Era o início dos Beatles, que por anos arrastou multidões e que até hoje é consagrada uma das melhores bandas de todos os tempos. A história de John Lennon, Paul McCartney, Rin-go Star e George Harrison está praticamente em cada esquina de Liverpool. Isso porque a cidade respira música, tendo revelado outros artistas com o passar do tempo.

Os fãs dos Beatles têm um prato cheio por aqui. A começar pelo museu The Beatles Story, em Albert Dock, que conta de forma bastante interativa a história do grupo. Ao longo do caminho, o visitante assiste vídeos, entra em salas temáticas como o “yellow sub-marine” e vê raros ob-jetos, como roupas, CDs e o óculos que John Lennon usou quando compôs a música Imagine, já em sua carreira solo.

O dique é t a m b é m o ponto de partida para o Magical Mystery Tour, um ônibus espe-cial que passa por marcos dos Beatles, como as casas onde Lennon e McCartney passaram a infância, Strawberry Fields e Penny Lane, que foram inspirações para algumas de suas músicas famosas.

Na Mathew Street é onde nasceu o gru-po. Várias estátuas de bronze do quarteto es-tão espalhadas por lá, assim como o Cavern Club, local em que fez suas primeiras apre-sentações, ainda com o nome de Quarrymen. O lugar chegou a ser demolido em 1973, mas

nos anos 80 foi reconstruído com os mesmos tijolos utilizados

em sua construção original e atualmente apresenta

shows com novas ban-das da cidade. Prati-camente em frente ao clube está o Cavern Pub, espaço cheio de referências em memó-

ria dos Beatles, como até objetos musicais uti-

lizados por eles.Mas além do roteiro be-

atlemaníaco, Liverpool guarda

outras atrações para os visitantes. Uma ca-minhada nas proximidades de Albert Dock já vale a pena, pois são magníficos seus prédios à beira-mar. Uma idéia é pegar um barco tu-rístico e apreciar a vista ao longe.

Há duas catedrais na cidade, ambas exemplos de arquitetura reconhecidos in-ternacionalmente. A Catedral Metropolitana de Cristo Rei é mais moderna, construída em 1960. Já a Catedral Anglicana, apesar de ter sido terminada em 1978, é em estilo me-dieval, sendo a maior desta comunidade religiosa na Eu-ropa. Ela guar-da uma visita diferenciada, podendo-se subir até o topo da Torre Vestey - a 101 metros de al-tura - e ter uma vista panorâmica da região.

Passeando a pé, próximo dessas duas igrejas, há dois pontos inte-ressantes. Um é bairro japonês,

todo de-corado no

estilo oriental, com portais e está-

tuas de dragões. E o ou-tro é a igreja de St. Luke, na esquina da Berry Street com Leece Street, que foi bombardea-da durante a Segunda Guerra Mundial e ape-nas sua “casca” ficou remanescente, sendo considerada patrimônio inglês em risco.

A cidade também é a casa de um dos me-lhores times do futebol do mundo,

o Liverpol FC. E seu estádio - Anfield Stadium - é aber-

to à visitação. Em um tour especial, o visi-

tante passa pelos vestiários, arqui-bancadas, tú-nel de entrada ao gramado, museu e sala de troféus, po-dendo conferir de perto a taça

de campeão da Europa conquis-

tada pelo time em 2005.

Liverpool é a terra dosbeatles e muito mais

Detalhes do passeio:

Como chegar: De Londres, trens com saída da estação de Euston duram cerca de três horas.

Atrações: Acesso à Torre da Catedral de Liverpo-ol diariamente, pago. Beatles Story aberto diariamente, pago. Tour no Anfield Stadium diariamente, exceto nos dias de jogo, pago (recomenda-se reservas antecipa-

das pelo site www.liverpoolfc.tv/club/tour.htm).

Julio André Piunti, jornalista e membro da As-sociação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), escreve sobre dicas de passeios

em Londres e em outras cidades do Reino Unido.

The Beatles Story Museum conta a história dos Beatles de mamneira interativa.

O famoso Cavern Club, onde os Bea-tles fizeram suas primeiras apresentações.

Liverpool vista do MerseyAnfield Stadium, sede do time Liverpool F.C.

Page 29: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

guia de serviçosentreterimento

(20 março a 20 abril)Áries

No trabalho, poderá surgir a oportunidade que sempre esperou. O convívio social será favorecido, assim como os acordos. No amor, use a discrição, pois ela pode fazer a diferença. Viverá uma fase inesquecível. Confie na sabedoria do Uni-verso, faça a sua parte e logo colherá bons frutos.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(21 abril a 20 maio)

(20 fevereiro a 20 março)

Peixes

O período favorece particularmente as relações de ami-zade e o convívio social, podendo obter favores e desfru-tar de um clima de maior camaradagem no trabalho. No amor, apare as arestas. Busque seu equilíbrio interior, abra o seu coração e viva boas aventuras. Mas evite fazer dívidas.

Elemento: ArPlaneta Regente: Neturno

(22 novembro a 21 dezembro) Sagitário

Boa fase para cuidar dos seus interesses materiais. Além disso, terá maior percepção do valor das coisas e do seu próprio também. A dois, suas estratégias vão surtir o efeito desejado. Acredite e agradeça, pois o astral está cheio de presen-tes para você. Período propenso a novas amizades.

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Sol

touro

O astral revela uma certa contradição entre seus pensa-mentos e suas atitudes. Agarre a chance de aperfeiçoar a relação amorosa ou poderá enfrentar a difícil realidade de um afastamento. Se as coisas não acontecem quando queremos é por-que ainda não é a hora certa, tenha mais paciência!

Elemento: TerraPlaneta Regente: Neturno

(23 agosto a 22 setembro) Virgem

Na ânsia de curtir o que a vida tem de melhor, você pode fazer certas extravagâncias. Cuidado, pois o astral pede moderação nos gastos. Em relação à vida afetiva, não há o que temer. Ótima época para movimentar a vida social. Vá atrás dos seus ideais, pois tem tudo para alcançá-los.

Elemento: ArPlaneta Regente: Júpiter

(21 maio a 20 junho)Gêmeos

Elemento: ArPlaneta Regente: Saturno

Procure dar o melhor de si, pois tudo indica que o seu trabalho está sendo avaliado. Tenha cuidado com perda de documentos ou informações. Romance recente tem boas chances de se firmar. Preste mais atenção em quem confia, viver a vida sem estresse e mágoas só trará benefícios a você.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Sol

(23 outubro a 21 novembro) Escorpião

Tenha cuidado para não impor a sua vontade aos outros. Use e abuse da comunicação, ela será o seu grande trunfo. Bom astral no amor, aproveite e fale tudo o que está em seu coração. A felicidade só depende de suas ações, então faça tudo valer a pena! Mas pense antes de fazer dívidas.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Saturno

(21 janeiro a 19 fevereiro)Aquário

Mostre firmeza ao defender suas idéias e conquistará o respeito de todos. Seu espírito está mais para o isola-mento e discrição é a palavra de ordem, seja no trabalho ou no amor. Saia mais com seus amigos, mas não é preciso mudar seus valores e atitudes para que os outros te aprovem.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(22 dezembro a 20 janeiro) Capricórnio

Confie na sua força interior e poderá reverter uma si-tuação adversa. O astral sinaliza alegria com amigos e Vênus realça seu charme e sensualidade, favorecendo a sua vida sentimental. Cultive sempre pensamentos positivos, pois assim aca-bará com o estresse e isso só depende de você.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(23 setembro a 22 outubro) Libra

Boas chances de atrair novos recursos através do seu trabalho. O apoio da família será muito importante neste momento. No romance, o clima será aconchegante e sua estrela vai brilhar. Respeite as outras pessoas e compreenda as suas im-perfeições. Procure sair mais para se divertir.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(21 junho a 21 julho)Câncer

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Lua

Problemas, que vinha tentando evitar, podem passar dos limites e não será possível ignorá-los. Confie na sua força interior para discernir as prioridades. O romance pede cautela. Cuidado com gastos que faz sem perceber. Nos amigos, encontrará o apoio e o carinho de que precisa.

(22 julho a 22 agosto) Leão

Fonte: João Bidu. www.joaobidu.com.br

Você captará melhor o desejo dos outros e isso tornará os seus relacionamentos mais propícios, inclusive, para divulgar seus projetos. A paixão vai dar o tempero que faltava à sua vida. Colabore com as mudanças e tire proveito dessas experi-ências. Invista seu dinheiro com segurança.

Abobrinha

Por:

Marcus [email protected]

Um abraço a todos e até a próxima semana!!!

Desafio no Rádio

Locutor: - Quem fala?

Ouvinte: - É o Vicente.

Locutor: - De onde, Vicente?

Ouvinte: - Lapa!

Locutor: -Olha aí, Vicente da Lapa! Va-

lendo o kit com camiseta e CD

do Edson e Hudson. Preste atenção!

Qual é o país que tem duas sílabas

e se pode comer uma delas? Pres-

tou bem atenção? Há um país com 2

sílabas e 1 delas é muito boa para se comer.

Dez segundos para responder:

Ouvinte: - Cuba!

Locutor: (mudo por alguns segun-

dos e algumas risadas no fundo).

Tá certo, senhor Vicente! Vai le-

var o prêmio pela criatividade.

Mas aqui na minha ficha estava escrito JAPÃO.

entretenimento www.braziliannews.uk.com 29

Page 30: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

ClassifiCados

Espaço reservadopara sua publicidade

020 7987 1692

Espaço reservadopara sua publicidade

020 7987 1692

guiadeserviçoswww.braziliannews.uk.com30

Page 31: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

ClassifiCados

www.paginasbrasileiras.com

classificados www.braziliannews.uk.com 31

Empresa brasileira seleciona: re-cepcionista p/ trabalhar tempo inte-gral. Requisitos: Inglês e português fluentes, escrita fluente, digitar até 400ppm, possuir autorização para trabalhar. Enviar currículos para: [email protected] (M400/403)

Empresaria brasileira procura pessoas dinâmicas para desenvolver negócio a partir da internet. Full-time/part-time, possibilidades de ganhos de £500 a £3000/mês acesse: www.rendimentosonline.com (M399/402)

A Alpha Transfers seleciona profissional das áreas contábil ou financeira c/ experiência em concilia-ção e analise de contas. Requisitos: excel,inglês.

Temos vaga para caixa.Enviar CV para: [email protected]

Necessita-se de recepcionis-ta para trabalho full-time em clínica dental. Indispensável ser fluente em Inglês, Português e Espanhol. Tel. 078 7035 4615 (M)

Contrata-se Dental Nurse e Dental Technician para trabalhar em concei-tuada clinica dental. Necessária fluên-cia em inglês, espanhol e português. Tel. 078 7035 4615 (M)

Seja voluntário numa nova charity latino americana. Necessário ser ho-nesto, confiável e morar em Londres, de preferência na área Richmond ou South West London. Contate Anna: [email protected] 079 8995 4714 (M)

Fim de ano chegando e por-que não ganhar um dinheiro extra? Grande oportunidade de fazer seu próprio negócio trabalhando em casa nas horas que desejar. Envie texto ou ligue para 079 4065 9288 (M400/403)

TRANSLATION & INTERPRE-TING SERVICES - Traduções Ju-ramentadas e Interpretações - Tel: 020 7383 3456/Fax: 020 7383 3313 [email protected], www.ftc-ltd.com/translations Certidões, Lau-dos médicos, Documentação esco-lar (M382/405)

Baiana Hair e Beauty 07548895969 / 07944757434 – Hi-dratação (Vitaderm) a partir de £25; escova inteligente a partir de £50; tintas, mexas e luzes a partir de £50; corte unissex a partir de £7; manicu-re e pedicure a partir de £10 cada (M400/403)

Procuram-se garotas entre 18 e 30 anos, magras, bonitas com disponibilidade de tempo para tra-balhar como escort em Londres. Lugar de alto nível e super discreto Possibilidade de ganho entre 1000 e 2500 por semana nao e neces-sária experiência e nem falar inglês. Interessadas ligar para Ana Alice 079 5514 0935 (M397/408)

Contratam-se garotas de 20 a 30 anos para trabalhar na Escócia. Ótimos ganhos. Falar com Luiza 075 1608 7226 (M399/402)

Precisa- se de garotas atraen-tes de 18 a 30 anos para trabalhar em movimentados flats em East London. Possibilidade de ganhos entre £200 a £400 por dia. Tam-bém precisamos de recepcionista. Podemos providenciar acomoda-ção. Contatar Tracy 079 0756 8565 (M381/396)

Quer dinheiro? Aproveite este fim de ano, empréstimo para quitar as dívidas, investir ou viajar. Não im-porta sua situação aqui. Quer trazer parentes ou amigos fale conosco. Glauber 077 1611 6569. (400/403)

contas inclusas. Fone: 020 7703 7849/ 078 5298 6676 (M402/405)

North London-Net Rooms- Vic-toria line, buses 149, 73, 243. Am-plo double room para solteiro ou 2 estudantes. Email: [email protected], 079 1513 4364 e 075 3835 9037 (M400/403)

Aluga-se quarto de casal com vista para jardim em casa com sala, quintal, internet e ambiente familiar. 5 min do metro Blackhor-se Road na Victoria line. 20mins da Oxford Street. Fernanda 079 1924 6826 (M400/403)

More em ChelseaVaga p/ homem quar-

to duplo,exc. local, 20 m. de Picadily,bus 22,19,11,14,etc. Próxi-mo Batersea Park, frente ao Tha-mes. Net.£70 week. Antonio

07882072667 [email protected]

Casa limpa, organizada, am-biente familiar, ótima localização próximo de Liverpool Station, vá-rios ônibus, 30m. de Oxford Street, quarto de casal £130,00 por sema-na, vaga £ 65,00. Vale a pena con-ferir. 078 9424 6199 (M399/402)

Quartos e vagas com TV, DVD, frigobar, internet, limpeza, e todas as contas incluídas. Ao lado da es-tações de Shadwell, Whitechapel, Bethanal Green, Aldagate East, Westferry, Limehouse, Poplar e All Saints. Rezende ou Fernanda 077 0466 4090 ou 075 2574 1712 (M401/404)

Quartos e vagas em Dalston, Stoke Newington e Shoreditch. Ca-sas equipadas com telefone, Inter-net Wireless e muito mais. Contas inclusas. Ótimas localizações. Cel: 078 5307 2096 (M393/400)

Auxilio junto aos bancos. Car-tões de crédito e empréstimos. Ligue para quem tem anos de ex-periência. Paulo: 078 7883 4607 (M402/409)

GLOBO RECORD Canais In-gleses - Instalação, Manutenção e Transferências.

COMPUTADORES - Atualizações e Remoção de Vírus. Contato:Cesar 0753 888 1858 (M402/404)

Quarto de casal com internet, Zona 2 próximo a Elephant & Castle e Oval Station. £120 por semana,

Page 32: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

Equipe da Fast Track, Registro no OISC F200400132, Nivel 3.

Suas perguntas são respondidas por nossos advogados e advisers, os quais se responsabilizam pelo conteúdo de suas respostas na época da impressão. Para aconselhamen-to mais detalhado, queira nos contatar. Site: www.ftc-ltd.com E-mail: [email protected] . Telefone: 020 7383 3456

www.ftc-ltd.com | Tel: +44 020 7383 3456 | Fax :+44 020 7383 3313 | 129A Whitfield Street | Warren Street | London W1T 5EQ

Daniel MartinsFastTrack & Co [email protected]

Por:

Outras notícias

leiseimigraçãowww.braziliannews.uk.com32

1- Pergunta:Bom dia.Moro em Peterborough e te-

nho dupla cidadania (brasileiro/francês). Também sou casado no papel faz 1 ano e 11 meses, com minha mulher brasileira. Acontece que ela veio para cá faz mais de 1 ano como turista e agora ela está ilegal. Queria saber o que pode ser feito neste caso.

Eu não tenho como deixar o meu trabalho para ir pro Brasil com ela para pedir visto. Tam-bém não tenho o passaporte francês, somente a carteira de identidade.

• Resposta:É possível resolver a situação

imigratória da sua esposa aqui no Reino Unido sem ter que re-

tornar ao Brasil. Mesmo estando com visto vencido, ela pode re-querer um visto como sendo sua dependente desde que você es-teja qualificado.

Atenciosamente, Daniel Martins

2 - Pergunta:Sou maior de idade, tenho

28 anos e gostaria de saber se é possível eu ser adotada no Brasil, ou somente se for me-nor?

• Resposta:Prezada leitora,A legislação brasileira prevê

a possibilidade de adoção para maiores de idade também. Po-rem é necessário verificar a sua situação para confirmar se pre-enche todos os requisitos legais para ser adotada.

Atenciosamente,Daniel Martins

3 - Pergunta: Me chamo Antonio S. e vou

me casar com meu companhei-ro aqui no Reino Unido. Sei que no Brasil não é permitido o ca-samento de pessoas do mes-mo sexo. Mas gostaria de saber como funciona ou o que preciso fazer para ter direitos em relação ao meu companheiro, pois te-mos dois amigos que fizeram um contrato de parceria civil e regis-traram no Brasil.

• Resposta:Caro Antonio,Realmente no Brasil não é

admitido o casamento de pesso-as do mesmo sexo. Porém devi-do a inúmeros casos de pessoas pleiteando direitos referente ao companheiro e a ausência de legislação especifica regulando essa matéria, alguns Tribunais de Justiça dos Estados, vem reco-nhecendo a União Homoafetiva

entre pessoas de mesmo sexo, garantindo com isso sobretudo direitos patrimoniais. Uma série de fatores são determinantes para o reconhecimento judicial dessa forma de união. Muitos de nossos clientes têm optado em celebrar um contrato de Parceria Civil com intuito de garantir direi-tos em relação ao companheiro.

Atenciosamente,Daniel Martins.

4 - Pergunta: É verdade que a pessoal que

é ilegal aqui pode casar com a esposa italiana sem sair do país? Estou sem visto e sem dinheiro para ir pro Brasil casar.

• Resposta:Prezado leitor,É possível sim solicitar a

permissão para casar no Reino Unido mesmo tendo o seu visto vencido. Existem também outras

opções para o seu casamento, como por exemplo casar no Bra-sil por procuração.

Atenciosamente,Daniel Martins.

5 - Pergunta: Sou brasileira e tenho o vis-

to de Indefinite Leave to Remain há um ano e meio. Meu marido é britânico e estamos casados faz 6 anos. Pretendo me naturalizar Britânica e ouvi dizer que tenho que fazer um teste, é verdade ? Mesmo sendo casada todo esse tempo?

• Resposta:Prezada Leitora,Desde o dia 01/11/2005, o

teste de cidadania e a habilidade na língua inglesa são compulsó-rios na aquisição da cidadania britânica. O periodo que o se-nhora está casada com o seu marido não faz diferença.

Para todos os leitores do Brazilian News, os sinceros votos de um feliz 2010!!!!!É o desejo da equipe Fast Track.

zelaya e subsecretário de Estado dos EUA discutem sobre crise em Honduras

O subsecretário de Es-tado adjunto para o Hemisfério Ocidental

dos Estados Unidos, Craig Kelly, analisou na noite de terça-feira, 05, com o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, a crise política que vive o país após sua queda, no dia 28 de junho do ano passado.

Na reunião realizada na em-baixada do Brasil em Tegucigalpa, onde Zelaya se refugia há mais de três meses, os dirigentes dialoga-ram em geral sobre "a situação ge-rada pela ruptura de 28 de junho e os caminhos que ficam para a rees-truturação da democracia".

O presidente deposto de Hon-duras, Manuel Zelaya, reiterou a im-portância da renúncia do presiden-te interino Roberto Micheletti para superar a crise política no país.

Zelaya disse, em entrevista por telefone, que conversou "sobre di-ferentes perspectivas da crise hon-durenha" com Kelly e o embaixador dos EUA em Honduras, Hugo Llo-rens.

Acrescentou que a posição dos EUA "continua sendo a mesma, eles não reconhecem o governo

do senhor [Roberto] Micheletti, afir-mam que aqui houve um golpe de Estado, que aqui há um estado de fato e que é necessário buscar uma saída política para a crise".

Kelly, subsecretário de Estado adjunto para a América Latina, não fez declarações à imprensa após o encontro com Zelaya na represen-tação diplomática brasileira. Se-gundo fontes ligadas ao governo, ele passou para Zelaya a posição americana por uma investigação sobre o golpe, que seria um ponto final ao episódio mais turbulento da história do país nos últimos anos.

Washington reconhece a eleição de Porfírio, mas, segundo o Depar-tamento de Estado, acredita que o voto por si só não é suficiente para resolver a crise política no país. Kelly visita Honduras para tentar criar o diálogo entre Zelaya e Lobo.

O funcionário americano tam-bém deve reunir-se com o presi-dente eleito de Honduras, Porfirio Lobo. Além disso, o presidente interino, Roberto Micheletti, confir-mou aos jornalistas que tem "uma reunião com ele [Kelly]" na Casa Presidencial, mas não deu detalhes sobre quais assuntos serão trata-

dos. "Nós temos algumas decisões para tomar, em termos da natureza de nossa relação, a natureza da as-sistência no futuro", disse o porta-

voz do Departamento de Estado americano, P.J. Crowley.

Esta é a quarta visita que o alto funcionário americano faz a Hondu-

ras desde outubro do ano passado para tratar de assuntos relaciona-dos à crise política do país centro-americano. (Agência Estado e Efe)

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya (à direita), conversa com o subsecretário de Estado adjunto para a América Latina dos EUA, Craig Kelly (Reuters)

Page 33: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

esporteesporte www.braziliannews.uk.com 33

Classificaçãodos Times para 2010O ano passou e muita

coisa aconteceu no futebol brasileiro: ti-

mes campeões em seus estados, campeões na Copa do Brasil e Brasileiro, times que subiram para a elite, times que caíram para a se-gundona, muita festa nos estádios e mais um ano de bom futebol no campeonato mais disputado do planeta, aonde chegamos ao final com quatro times brigando pelo campeonato e quatro brigando contra o descenso.

Segue aqui a classificação oficial dos times e como eles iniciam 2010:

P J R V E D GP GC SG 1º - Flamengo 67 38 0 19 10 9 58 44 14 2º - Internacional 65 38 0 19 8 11 65 44 21 3º - São Paulo 65 38 0 18 11 9 57 42 15 4º - Cruzeiro 62 38 0 18 8 12 58 53 5 5º - Palmeiras 62 38 0 17 11 10 58 45 13 6º - Avaí 57 38 0 15 12 11 61 52 9 7º - Atlético-MG 56 38 0 16 8 14 55 56 -1 8º - Grêmio 55 38 0 15 10 13 67 46 21 9º - Goiás 55 38 0 15 10 13 64 65 -1 10º - Corinthians 52 38 0 14 10 14 50 54 -4 11º - Barueri 49 38 0 12 13 13 59 52 7 12º - Santos 49 38 0 12 13 13 58 58 0 13º - Vitória 48 38 0 13 9 16 51 57 -6 14º - Atlético-PR 48 38 0 13 9 16 42 49 -7 15º - Botafogo 47 38 0 11 14 13 52 58 -6 16º - Fluminense 46 38 0 11 13 14 49 56 -7 17º - Coritiba 45 38 0 12 9 17 48 60 -12 18º - Santo André 41 38 0 11 8 19 46 61 -15 19º - Náutico 38 38 0 10 8 20 48 71 -23 20º - Sport 31 38 0 7 10 21 48 71 -23

P: Pontos - J: Jogos - R: Rodadas restantes até o fim do campeonato - V: Vitórias - E: Empates - D: Derrotas GP: Gols pró - GC: Gols contra - SG: Saldo de gols

Zona de classificação para a Libertadores

Zona de classificação para a seletiva da Libertadores

Zona de classificação para a Copa Sul-Americana

Zona de rebaixamento

Ingressos para a Copa do Mundono Brasil serão vendidos em RealO ministro dos Esportes, Or-

lando Silva Jr., após reu-nião com o secretario-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira anunciou na segunda-feira, 04, que os ingres-sos para os jogos da Copa de 2014 serão vendidos no exterior em real.

Nas palavras do ministro, “em todo planeta, quem for comprar o ingresso vai fazer a conversão le-vando em conta o real para a mo-eda local, o que demonstra que a economia brasileira é cada vez mais confiável e a moeda, cada vez mais forte”

O ministro também afirmou que essa seria “a primeira vez” que outra moeda usada, já que os bilhetes são sempre negociados em dólar.

Durante a reunião com o pre-

sidente da CBF e o representante da Fifa, Silva Jr. definiu também os detalhes do projeto de lei que con-cederá isenção total de impostos federais para a Fifa atuar no Brasil. Apesar de não ter sido divulgado, o projeto de lei está praticamente definido. A proposta será apresen-tada no inicio de fevereiro, logo após a abertura dos trabalhos do Congresso Nacional.

“Cumprimos um compromisso que o presidente Lula assinou em 2007. A Fifa será isenta de todos os tributos federais”, adiantou o ministro.

Além do projeto de isenção de impostos, o governo negocia a aprovação de uma Lei Geral da Copa, que prevê uma série de me-didas relacionadas ao funciona-mento do evento.

Bellucci vence e avança às quartas do Torneio de Brisbane de tênis

O tenista brasileiro Tho-maz Bellucci avançou

às quartas de finais do Torneio de Brisbane, na Austrália, ao der-rotar Harel Levy, de Israel, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/4, nesta quarta-feira, 06.

Na primeira rodada, o brasi-

leiro havia superado o argentino Ignacio Chela também por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/1.

O próximo adversário de Bellucci é o tcheco Tomas Ber-dych, que eliminou o cipriota Marcos Baghdatis.

O brasileiro Thomaz Belluci chega às quartas de final

Page 34: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

guia de serviços

Espaço reservadopara sua publicidade

Espaço reservadopara sua publicidade

020 7987 1692

020 7987 1692

guiadeserviçoswww.braziliannews.uk.com34

Page 35: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

Page 36: Brazilian News 404 London

07 a 14 de janeiro de 2010

esportewww.braziliannews.uk.com36

Justiça francesa anulaexclusão de Flavio Briatore da F-1O Tribunal de Grande Ins-

tância de Paris anulou na terça-feira, 05, a ex-

clusão do italiano Flavio Briatore da F-1. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) havia decidido banir o ex-chefe da equipe Renault em setembro do ano passado.

O motivo da punição foi o aciden-te proposital do brasileiro Nelsinho Piquet durante o GP de Cingapura de 2008 para favorecer o espanhol Fernando Alonso, outro piloto da escuderia francesa na ocasião, que acabou como vencedor da prova.

Nelsinho havia informado à FIA que o acidente foi arquitetado por Briatore e pelo então engenheiro chefe da escuderia, Pat Symonds, justamente como estratégia para dar a vitória a Alonso naquela prova.

Com base no depoimento do brasileiro, a FIA investigou o aci-dente, julgou o caso e decidiu ex-pulsar Briatore da F-1. Já Nelsinho

não foi suspenso. Segundo Briatore, a FIA não se-

guiu normas nem procedimentos apropriados ao tomar a decisão de expulsá-lo e por isso ele também exi-ge um ressarcimento por danos em sua reputação.

Briatore alegou também na Jus-tiça francesa que o veredicto da FIA foi influenciado pelo desejo pessoal de vingança de Max Mosley, o então presidente da entidade.

Dias após ser banido da F-1, o italiano havia demonstrado confiança em mudar a pena. "No final, vou ven-cer e darei uma grande festa. Será bem organizada e chamarei quem ficou ao meu lado", disse Briatore ao jornal "La Repubblica".

E assim foi: a Justiça francesa suspendeu o banimento imposto a Flavio Briatore pela FIA alegando que a suspensão foi aplicada de ma-neira ilegal pela federação de auto-mobilismo.

kaká diz que Espanha não causa medo, mas merece respeito

O meio-campo Kaká, da seleção brasileira e do

Real Madrid, disse que não tem medo de enfrentar a Espanha na Copa do Mundo, na África do Sul, mas reconhece que a equipe me-rece “respeito total”.

“É difícil saber quem é atu-almente a mais forte. Veremos lá”, disse Kaká em entrevista à revista France Football. O joga-dor do Real Madrid disse esperar que Brasil e Espanha terminem a fase de grupos em primeiro lugar para evitar um confronto já nas oitavas-de-final.

“De toda forma, antes de chegar à final, nos encontrare-mos com grandes seleções”, afirma o brasileiro. Para Kaká, a Espanha “joga realmente bem e é muito completa em todas as li-nhas, mas o Brasil também domi-nou seus adversários mostrando muito boas qualidades”, assegu-

ra o meia.Além de Brasil e Espanha,

Kaká cita Portugal, Inglaterra, França, Itália e Argentina como seleções favoritas ao título na Copa. Ao falar da seleção argen-tina, o jogador disse que a eterna rival do Brasil “ainda precisa de quilometragem”.

“A Argentina teve problemas, mas é normal. O futebol mudou muito e Maradona nunca tinha treinado. Teve um grande trabalho para construir uma equipe com-petitiva”, comenta Kaká. (Efe)

lou Briatore em entrevista publicada pelo jornal francês "Le Parisien".

O italiano diz à publicação que precisa de "um pouco de tempo" para "digerir esse assunto" e que pensará sobre se volta ou não ao pa-ddock da F-1 depois do nascimento de seu filho, que deve acontecer em dois meses. "A única fórmula que me interessa agora é a fórmula bebê, pois estou aguardando o nascimen-to do meu filho", falou Briatore, que está no Quênia. "Certamente estou mais sereno, porque o mal que me fizeram a FIA e Mosley foi enorme, mas não desejo vingança."

Para Briatore, a FIA deve "sair de um sistema desacreditado" e para isso confia no novo presidente da entidade, o francês Jean Todt, ex-chefe de equipe da Ferrari, que co-nhece há mais de 15 anos.

Segundo o italiano, Mosley tinha poder absoluto sobre a FIA e sobre seus membros, e seus embates com o dirigentes remontam a 1994, quan-do a FIA decidiu excluir a Benetton, a escuderia que dirigia então, e seu piloto Michael Schumacher do GP da Bélgica daquele ano por uma in-fração em seu carro.

Apesar disso, naquele mesmo

ano, Schumacher viria a conquistar o título. Para Briatore, a volta do piloto alemão é a melhor coisa que poderia acontecer à F-1 "após semanas de publicidade negativa".

O ex-chefe de equipe da Renault ainda aproveitou para dizer que, em sua opinião, a fuga repentina das grandes montadoras da F-1 é "conse-quência direta da gestão de Mosley".

Processo contra família Pi-quet

Flavio Briatore afirmou ainda que pretende processar Nelsinho e Nelson Piquet. De acordo com o dirigente, os dois brasileiros causaram danos irreparáveis em sua imagem ao falar sobre a farsa da escuderia francesa no GP de Cingapura de 2008.

"É muito possível que eu os pro-cesse. Os malefícios que eles fize-ram à minha imagem jamais serão esquecidos. ", disse Briatore.

Quando o caso da manipulação do GP eclodiu, no início de setembro de 2009, Briatore já havia ameaçado ir à justiça contra os Piquet. Na épo-ca, ele alegou que Nelson e Nelsinho usaram de chantagem para não levar o caso a público. (Efe e Folha Online)

"A entidade pode punir portado-res de licenças, líderes e membros de entidades nacionais, mas não pode fazer isso com terceiros, o que é uma contravenção do Artigo 28 de seu estatuto", disse o veredicto.

A decisão do juiz francês também aponta para um conflito de interesses na punição, já que Max Mosley é ini-migo declarado do ex-chefe da Re-nault. "O senhor Mosley teve papel de liderança ao lançar inquérito e inves-tigações, violando o princípio da se-paração de poder entre as entidades [a FIA e o Conselho Mundial, ambos presididos por ele à época]."

Além da reversão da pena, a en-tidade que comanda o automobilis-mo terá que indenizar Briatore em 15 mil euros (aproximadamente R$ 37 mil) --o italiano havia pedido 1 milhão de euros-- e terá de tornar pública a suspensão do banimento com anún-cios em jornais franceses.

A anulação da pena também vale para Pat Symmonds, diretor da Renault também envolvido na arma-ção e que havia sido suspenso por cinco anos.

FIA vai recorrer A FIA distribuiu comunicado no

fim da tarde de ontem em que afirma que a decisão tomada pelo Conse-lho Mundial da entidade continuará valendo até que todas as possibilida-des de recorrer se esgotem. "Preten-demos tomar as devidas providên-cias para que nenhuma das pessoas envolvidas em atividades perigosas ou atos de trapaça participem da F-1 no futuro", afirma a nota.

Já Briatore comemorou a decisão. "Cada um colhe o que planta, e Mos-ley colheu o que plantou", declarou o italiano, que disse ainda não saber se deseja voltar à F-1 em breve.

Para o italiano Flavio Briatore, ex-chefe de equipe da Renault, dis-se que conseguiu uma "vitória por nocaute" contra o inglês Max Mosley, ex-presidente da FIA (Federação In-ternacional de Automobilismo).

"Quando a FIA decidiu me excluir, o mundo caiu em cima de mim", fa-

Kaká: ‘É difícil saber quem é o mais forte’