brasília capital 215

16
Agência de Fiscalização derruba casas na Colônia Agrícola e finge não ver invasões de ricos no Lago Sul. PÁGINAS 2 E 3 AGEFIS SÓ MEXE COM POBRE www.bsbcapital.com.br DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Ano V - Nº 215 - Brasília, 4 a 10 de julho de 2015 PELAÍ A vitória da truculência CONTINUA NA PÁGINA 5 O Brasil assistiu um espetáculo de horrores na última semana. Sob o comando do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Câmara dos Deputados “estuprou”, em 24 horas, a Constituição Federal e o Regimento Interno da Casa. Na madrugada de terça-feira (30), faltaram cinco votos para a “Bancada da Bala”, capitaneada pelos brasilienses Alberto Fraga (DEM) e Laerte Bessa (PR), alcançasse os 308 votos necessários para alterar a Carta Magna e reduzir a idade penal de 18 para 16 anos. PÁGINA 4 PÁGINAS 8 e 9 PÁGINA 6 Usuários fazem manifestação em defesa do Uber na 4ª feira Samdu será sentido Sul-Norte e Comercial Norte-Sul. Governador respira aliviado com as férias dos distritais. Taguatinga terá mão única a partir do dia 18 de julho Rollemberg usa recesso para reconstruir base 1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor. Destes três, porém o maior é o amor. 1º Coríntios 13, versículos 1, 11 e 13

Upload: gabriel-pontes

Post on 22-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Brasília Capital 215

Agência de Fiscalização derruba casas na Colônia Agrícola e finge não ver invasões de ricos no Lago Sul.

Páginas 2 e 3

AGefis só mexe com pobre

ww

w.b

sbca

pit

al.c

om

.br

Dis

tr

ibu

içã

o g

ra

tu

ita

Ano V - Nº 215 - Brasília, 4 a 10 de julho de 2015

peLAÍ

A vitória da truculência

continua na Página 5

O Brasil assistiu um espetáculo de horrores na última semana. Sob o comando do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Câmara dos Deputados “estuprou”, em 24 horas, a Constituição Federal e o Regimento Interno da Casa. Na madrugada de terça-feira (30), faltaram cinco votos para a “Bancada da Bala”, capitaneada pelos brasilienses Alberto Fraga (DEM) e Laerte Bessa (PR), alcançasse os 308 votos necessários para alterar a Carta Magna e reduzir a idade penal de 18 para 16 anos.

Página 4Páginas 8 e 9 Página 6

Usuários fazem manifestação em defesa do Uber na 4ª feira

Samdu será sentido Sul-Norte e Comercial Norte-Sul.

Governador respira aliviado com as férias dos distritais.

taguatinga terá mão única a partir do dia 18 de julho

rollemberg usa recesso para reconstruir base

1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor. Destes três, porém o maior é o amor.

1º Coríntios 13, versículos 1, 11 e 13

Page 2: Brasília Capital 215

E x p E d i E n t E

Diretor de Redação Orlando Pontes

[email protected]

Diretor de Arte Gabriel Pontes

[email protected]

Diretor Comercial Júlio Pontes

[email protected]

Diretor-ExecutivoDaniel Olival

[email protected]: 61-9139-3991

Siga o Brasília Capital no facebook.com/jornal.brasiliacapital - e fique por dentro

dos principais assuntos do Brasil e do mundo!

Os textos assinados são de responsabilidade dos autores. A reprodução

é autorizada desde que citada a fonte.

2 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]ítica

Impressão Gráfica Jornal Brasília aGora TIragem 20.000 exem-

plares DIsTrIbuIção plano piloto (sede dos poderes leGislativo

e executivo, empresas estatais e privadas), cruzeiro, sudoeste,

octoGonal, taGuatinGa, ceilândia, samamBaia, riacho fundo,

vicente pires, áGuas claras, soBradinho, sia, núcleo Bandeiran-

te, candanGolândia, laGo oeste, colorado/taquari, Gama, santa

maria, alexânia / olhos d’áGua (Go), aBadiânia (Go), áGuas

lindas (Go), valparaíso (Go), Jardim inGá (Go) e luziânia (Go).

SRTVS QuadRa 701, Ed. CEnTRo MulTiEMpRESaRial, Sala 251

BRaSília - dF - CEp: 70340-000 - TEl: (61) 3961-7550 -

[email protected] - [email protected] -

www.BSBCapiTal.CoM.BR - www.BRaSiliaCapiTal.nET.BR

CIrCulação aos sáBados.

CART

AS

Caos na saúdeGDF nadando de braçada rumo ao caos. Acorda, governador! Fica difícil te defender ou acreditar em você de novo! Arregace as mangas, porque ainda não está sendo possível identificar o seu trabalho ou ver a sua gestão. Comece a governar, pelo amor de Deus!

nPaulo Rosa, via Facebook

Maioridade Penal A redução da maioridade penal não é para diminuir a violência e sim a impunidade. O que diminui a violência é a educação. Aí é outra etapa.nClayton Bastos, via Facebook

Essa Câmara que não

representa a população manterá os bandidos soltos, por incompetência, por falta de visão e por falta de responsabilidade.nDidimo Oliveira, via Facebook

Palhaçada. Nenhum desses deputados que votaram contra teve alguém da família

vítima desses marginais. Vergonha Brasileira.nJosie Braga, via Facebook

Não vai resolver a violência, mas quem mata, rouba e estupra tem que ir preso e pagar por seus crimes, simples assim.nThiago Fernandes, via Facebook

Pel

Ai

A nadadora Joanna Maranhão atingiu

mais de 300 mil pessoas com um vídeo postado em sua página no Facebook criticando a diminuição da maioridade penal. A atleta disputará os Jogos Pan-Americanos de Toronto neste mês e afirmou que não vai representar quem “bate palmas para Feliciano, Bolsonaro, Eduardo Cunha, Malafaia”. Assista a íntegra no Portal Brasília Capital.

Mas a Agefis não atua com o mesmo rigor quando os invasores são os milionários do Lago Sul. E chega a descumprir determinação do Ministério Público para retirar edificações da orla do Paranoá. A turma liderada pela diretora Bruna Pinheiro não tem coragem de encarar os poderosos, inclusive políticos, que moram nos endereços mais nobres de Brasília...

Agefis só mexe com pobreNo dia 24 de junho, as

forças de segurança do governo de Brasília não deixaram pedra sobre pedra na Colônia Agrícola 26 de Setembro, entre Taguatinga e Brazlândia. A operação coordenada pela Agência de Fiscalização (Agefis) demoliu casas e deixou a terra arrasada (foto). Dezenas de famílias ficaram ao relento e, em protesto, bloquearam a BR-080.

A 5ª Turma Cível do TJDFT reviu decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública DF de fazer repasses financeiros para o consórcio que construiu o Centro Administrativo, em Taguatinga. Os prédios foram “inaugurados” pelo ex-governador Agnelo Queiroz (PT) no último dia de sua gestão. Há seis meses no cargo, Rodrigo Rollemberg (PSB) não tomou qualquer providência para dar a destinação adequada ao espaço, que continua sem condições de uso.

Ricos são intocáveis

Pagar para não usar

Page 3: Brasília Capital 215

(*) Especial para o Brasília Capital

3 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]ítica

Os defensores da redução da maioridade penal acham que todos os problemas sociais do país estão nos jovens 16 e 17 anos que cometem crimes. Diminuir a idade penal é descartar qualquer chance de reabilitação e educação do jovem brasileiro, que também é vítima de um sistema educacional pobre, o que não

justifica a prática de crimes, e fértil para proliferação de marginais.nÁlvaro Oliveira, via email

Zeca Camargo X Cristiano AraújoMe comovi não pelo Cristiano Araújo ser famoso, mas pela maneira trágica de sua morte. Era mais um que

Discute-se no Brasil a redução da maioridade penal como forma de diminuir a criminalidade. Trata-se de uma falácia apregoada e defendida pela grande mídia e aceita pela maio-ria da sociedade sem que se faça uma reflexão mais profun-da sobre a complexidade do problema e das consequências que uma tomada de decisão errada poderá acarretar. O arti-go 228 da Constituição Federal estabelece que a maioridade penal se dá aos 18 anos, garantia considerada por muitos es-tudiosos do Direito como “cláusula pétrea”, e sujeita os meno-res dessa idade a legislação especial, consolidada no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069/1990).

São inúmeros os pontos que podemos elencar demons-trando que reduzir a maioridade penal não resolverá o pro-blema da criminalidade, mas sim poderá tornar o quadro ain-da mais dramático. A função social de um sistema prisional é possibilitar o controle, a reeducação dos apenados e a reinser-ção paulatina deles na sociedade. E as nossas prisões não estão cumprindo minimamente esses objetivos. Ao contrário, são verdadeiras “escolas do crime”. A experiência tem demonstra-do que, com a adoção de punições mais severas, age-se apenas sobre o efeito, sem alterar as causas que dão origem ao aumen-to da criminalidade. Neste contexto, o que pode ser feito?

A criminalidade está ligada a fatores como a pobreza, a mi-séria cultural, a falta de oportunidades para o desenvolvimento integral dos jovens e o enfraquecimento do estado democrático de direito. O jovem marginalizado é fruto de um estado de injus-tiça social, de profundas desigualdades, gerador e aprofundador da pobreza em que vive a maioria da nossa população.

A Carta Magna (Artigo 227) estabelece uma Doutrina de Proteção Integral às crianças e adolescentes, afirmando ser dever da família, da sociedade e do Estado a eles assegurar, com absoluta prioridade, uma vasta gama de direitos, deta-lhados no ECA. Bastaria que se cumprisse a Constituição e as Leis para que a situação da criminalidade começasse a ser paulatinamente mitigada. A sociedade precisa acordar, re-fletir sobre a complexidade do problema da criminalidade e compreender que a sua solução começa com um esforço gi-gantesco que o Estado não é capaz de resolver sozinho.

É preciso que, em cada município, se conjuguem os esfor-ços de toda a sociedade – governo local, famílias, autoridades, organizações da sociedade civil, entidade religiosas, institui-ções de ensino e pesquisa, entidades do comércio e indústria – para desenvolver uma ação integrada com o objetivo de ofe-recer oportunidades aos jovens. Um Plano Municipal de Ação Integrada para a Juventude é o ponto inicial para o desenvol-vimento de uma ação eficaz e para a busca de recursos, por meio da integração com programas dos governos estadual e federal. E ninguém melhor do que a própria comunidade pa-ra saber o que é melhor e possível de ser feito.

João batista pontes (*)

Os jovens e a criminalidade

lutava por dias melhores como ser humano e fazia muito pelas pessoas do seu meio, que também o ajudaram a alcançar o sucesso. O Zeca Camargo já fez alguma coisa para as pessoas que sonham em ser jornalista? nFrancisco Rodrigues, via Facebook

A saída de Hélio Doyle significa mudança no estilo de trabalho da comunicação institucional e interação social do gabinete do governador Rodrigo Rollemberg. A nova equipe, chefiada pela jornalista Vera Canfran, marcou para terça-feira (7), às 15h, um workshop com os titulares de blogs, sites e portais de

notícias do DF. O convite, assinado pelo chefe-adjunto, Ricardo Taffner, diz que, durante o encontro, serão explicados os procedimentos comerciais para veiculação e programação em campanhas do Governo de Brasília.

Na quarta-feira (8), a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF) promoverá uma plenária para debater um convênio com a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (Abrami). Em pauta, a melhoria do atendimento aos associados que possam se refletir em uma melhor prestação de serviços à população. No dia 4 de agosto, a Abrami promoverá um seminário no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), com apoio do Sindicato da Habitação (Secovi) para discutir os aspectos jurídicos, contábeis e de gestão de pessoas decorrentes da nova Lei dos Corretores Associados.

Mudança na comunicação

O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Bittar, integrou a comitiva da presidente Dilma Rousseff na viagem oficial aos Estados Unidos. Trouxe na bagagem muitos contatos para incrementar os negócios entre empresários locais e norte-americanos.

Fibra na comitiva presidencial

Plenária na Ademi

E a equipe de Vera Canfran terá muito trabalho para refazer a imagem de Rollemberg. O instituto Tracker Consultoria e Assessoria está consolidando os dados de uma pesquisa em que avalia a governabilidade no Brasil no primeiro semestre de 2015 e a relação do Governo de Brasília com a Câmara Legislativa. As primeiras tabulações mostram que o Executivo local anda muito mal avaliado pelos distritais, que deram notas baixas para o governador e não têm boas perspectivas para os últimos seis meses do ano.

Distritais reprovam Rollemberg

Page 4: Brasília Capital 215

Política 4 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]

o k

uju

bA

Gente malvada no Palácio do Buriti anda dizendo que

a deputada Telma Rufino (PPL) providenciou um diploma de curso superior para ter direito a prisão especial. Pura maldade! A parlamentar garante que vai provar que frequentou as aulas e que o documento é quente...

No intuito de salvar a pele, pelo seu envolvimento até o pescoço na operação Laja-Jato, Lula o “Grande Líder Pés de Barro”, vive agora puxando as orelhas dos petistas, oferecendo conselhos ($$$), dando ordens, fazendo estratégias, como se tivesse formação acadêmica para tal. O Inventor da esperteza sabe que no curto prazo não há salvação para o desgoverno de sua “Poste”, ou, como andam dizendo por aí, “Mão de Tsunami”.

O Brasil vive hoje numa balbúrdia administrativa e no caos moral, enquanto as finanças continuam aos frangalhos. A Câmara dos Deputados respira ares de completo desagregamento – líderes que nada lideram e um Presidente que não respeita as regras do jogo. No Senado habita um coronel que pratica velhas políticas e onde só os interesses corporativos prevalecem.

Diante dessa balbúrdia, lá vem novamente o Lula com seu discurso de bêbado para delegado, achando que vai novamente enganar a sociedade, inventando um novo Poste – ele mesmo.

O pior de tudo é que os velhos atores e os mesmos interesses são colocados em reuniões com os peemedebistas, chegando ao cúmulo de se apelar para que sejam relevados “os problemas com a presidenta e que ajudem o governo a superar a crise”. Críticas ao que aí está, nadica de nada!

O que o Líder Pés de Barro quer mesmo é encontrar alguém que o ajude a salvar sua pele desse mar de corrupção da Operação Lava-Jato, criada e executada por ele mesmo.

As acusações feitas pelas empreiteiras a Lula e aos ministros Aloizio Mercadante e Edinho Silva não deixam margem para que logo, logo, haja mais prisões, inclusive a dele – o novo Poste.

Chegou a hora de começarmos a pensar um Brasil que seja de todos e não exclusividade de um grupelho instalado nas entranhas do governo.

Como disse o “Coronel Alagoano”: “a Lava-Jato não pode ser a agenda do país. Muito menos o Lula”.

O Projeto de Lei 282/15, aprovado pela Câmara Distrital, é uma verdadeira “Ode” ao atraso. Senão vejamos: o desenvolvimento tecnológico no mundo é uma realidade que não devemos olvidar. Em qualquer país minimamente civilizado, as tecnologias desenvolvidas e usada em prol da sociedade são benvindas e geram ganhos, tanto para a sociedade como para o Estado.

O governador do Distrito Federal tem o dever de estar ao lado da sociedade brasiliense e não sancionar essa lei do atraso. E para que serve essa Lei?

Para proibir o uso do aplicativo Uber na Capital da República proteger a turma do Sindicato do Manoelzinho e da Mariazinha (foto), que oferece ao brasilense e/ou àqueles que aqui chegam, um serviço de táxi caro e de equipamentos caindo aos pedaços.

Governador, vamos pensar no que é bom para os brasilienses e não na turma do casal Ma-Ma! A população com certeza lhe apoiará. Não à Sanção a mais esse projeto do atraso.

O presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), defenestrado pela “Madame Limpadora” no primeiro governo da Mão de Tsunami, gosta mesmo de uma boquinha. Não é que ele decidiu tirar o Manoel Dias do cargo de ministro do Trabalho e Emprego?

Como pode a presidenta, que descobriu a mandioca recentemente, concordar com essa bandalheira?

Dizem que a vaga será sorteada entre os deputados apoiados pelo autofágico Carlos Lupi (foto).

O ministro Manoel Dias

Lava-Jato e Lula não podem ser a agenda do País

Bitoque

Câmara Distrital e o atraso

Lupi quer tirar Manoel Dias

será demitido por telefone, como aconteceu com o Cris-tovam na época do Lula?

Vamos aguardar, porque Dias está em viagem fora do País.

Page 5: Brasília Capital 215

Política 5 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]

Pelas normas demo-cráticas vigentes no País, a matéria deve-ria ser arquivada. Se

fosse o caso, poderia ser rea-presentada no próximo ano. Porém, respaldado num certo “Colégio de Líderes”, Cunha e sua turma decidiram voltar a apreciar a matéria já no dia seguinte.

Reapresentada como “emenda aglutinativa”, a pro-posta passou com 323 votos favoráveis e 155 contrários. “Isto é um estupro à Constitui-ção e ao Regimento Interno”, bradou o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que votou a favor da mudança, mas con-dena os métodos do presiden-te da Câmara.

Contrária à redução da idade penal, a deputada Pro-fessora Dorinha (DEM-TO) apontou uma série de irre-gularidades cometidas pelos defensores da medida após a derrota na primeira votação. “Recebi ameaças inclusive de parlamentares”, revelou. “Não é este país que eu traba-lho para construir”, reiterou a parlamentar, dizendo-se preocupada com as violações às instituições democráticas.

As denúncias da deputa-da Dorinha foram confirma-das pela petista Érika Kokay, única da bancada de Brasília a votar contra a redução nas duas sessões. O deputado Au-gusto Carvalho (SD), que na terça votou pela redução, mu-dou de opinião e votou contra no dia seguinte. Perdeu em ambas. Todos os outros seis brasilienses se associaram ao time de Cunha.

Constituição estupradaEduardo Cunha e mais 322 deputados ignoram regras democráticas para reduzir idade penal

Antes de seguir para o Se-nado, onde precisará passar por duas votações, a matéria ainda depende de aprovação em segundo turno pela Câ-mara, o que deve ocorrer em agosto. Se percorrer todo es-se caminho, jovens a partir de 16 anos responderão co-

mo adultos por crimes como estupro, sequestro, latrocí-nio (roubo com morte), homi-cídio qualificado, homicídio doloso e lesão corporal segui-da de morte. Ficaram de fora, em relação à proposição ini-cial, tráfico de drogas e roubo qualificado.

A manobra de Cunha rece-beu críticas de vários setores fora do Congresso Nacional. Marco Aurélio Mello, minis-tro do Supremo Tribunal Fe-deral (STF) nela um ataque à Constituição. Interpretações semelhantes manifestaram os juristas Aires Brito e Joa-

quim Barbosa, recém-apo-sentados no Supremo.

Paradoxo maior é consta-tar que da lista de deputados que votaram a favor da redu-ção da maioridade penal fa-zem parte muitos evangélicos e católicos, incluindo pasto-res e padres. Certamente eles fugiram das aulas de doutri-nação quando deveriam es-tudar o livro de Coríntios, es-crito pelo Apóstolo Paulo.

No capítulo 13, versículos 1, 11 e 13 ele ensina: (1)- Ain-da que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não ti-ver amor, serei como o bron-ze que soa ou como o címba-lo que retine. (11)- Quando eu era menino, falava como me-nino, sentia como menino, pensava como menino; quan-do cheguei a ser homem, de-sisti das coisas próprias de menino. (13)- Agora, pois, permanecem a fé, a esperan-ça e o amor. Destes três, po-rém o maior é o amor.

Ou seja, esses “homens de Deus” representantes do po-vo brasileiro desconhecem a palavra de Jesus, que veio à Terra para defender os fracos e oprimidos. E no Brasil estes grupos certamente estão nas periferias de nossas grandes cidades. São jovens que não tiveram oportunidade e aca-baram “adotados” pelo cri-me, agora sujeitos a passar a maior parte de suas vidas em celas ao lado de marginais adultos e sem a menor possi-bilidade de ressocialização.

Que Deus tenha compai-xão deles e ilumine as men-tes de nossos legisladores. Amém!

Parlamentares contrários a redução da idade penal venceram votação na terça-feira (30)

Após virada de mesa, outra matéria semelhante foi aprovada pela Câmara na quarta-feira (1)

Page 6: Brasília Capital 215

Política 6 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]

Os 24 deputados dis-tritais trabalharam até as três e meia da madrugada de

terça para quarta-feira (1º/7) e entraram de férias até o final do mês. Mas quem res-pirou aliviado com o encer-ramento dos trabalhos após uma sessão que durou onze horas foi o governador Rodri-go Rollemberg (PSB). O chefe do Executivo ganhou, a partir daquele momento, trinta dias para rever seus conceitos e buscar uma reaproximação com a Câmara Legislativa.

Neste intervalo, o gover-nador espera apresentar o resultado das investigações da Polícia Civil acerca das grava-ções de conversas com onze distritais em seu gabinete no Palácio do Buriti, no dia 14 de maio e que se tornaram públi-cas no dia 23 de junho. Com isso, acredita que evitará a ins-talação de uma Comissão Par-lamentar de Inquérito (CPI) para apurar o escândalo.

Rollemberg lançará mão de todos os recursos para acalmar a base aliada. Com a saída do ex-chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, a ordem é dialogar com os distritais. O governador manterá as reu-niões semanais, às segundas--feiras, do Conselho Político, fórum informal integrado por parlamentares e por diri-gentes de partidos, onde cada um apresentará sugestões e, claro, apresentará as deman-das de seus correligionários.

Além disso, estarão em campo o secretário de Rela-

recesso LeGisLAtivo

Rollemberg ganha 30 dias de folgaGovernador aproveitará as férias dos distritais para remontar sua base de apoio na Câmara Legislativa

ções Institucionais, Marcos Dantas; o novo chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; e a no-va comandante da Comuni-cação Social, empossada esta semana, Vera Canfran. Os três vão dividir as tarefas an-tes entregues ao ex-superpo-deroso Hélio Doyle. Com uma diferença: estão orientados a dialogar e atender, dentro do que for razoável, às deman-das dos políticos.

A expectativa de Rollem-berg é poder iniciar o segun-do semestre com um novo discurso. Ele quer apresentar à sociedade projetos volta-dos a realizações. Sua meta é sepultar definitivamente a estratégia equivocada de de-monizar a gestão de seu ante-cessor Agnelo Queiroz (PT). A ordem é esquecer a retórica da “herança maldita”. O go-vernador está convencido de

que isto restringiu o espaço de manobra de sua gestão a um infindável “muro de la-mentações”.

LDo- Antes de iniciar o re-cesso, os deputados distri-tais aprovaram, por una-nimidade, o Projeto de Lei nº 454/2015, doExecutivo, que dispõe sobre as diretri-zes orçamentárias para o exercício financeiro de 2016 (LDO). Aprovaram ainda dezenas de proposições de autoria dos próprios parla-mentares. Os distritais reto-mam suas atividades no dia 4 de agosto. Até lá, a Câmara funcionará em horário espe-cial, das 13h às 19h.

Os distritais apresentaram 149 emendas ao texto origi-nal da LDO encaminhado pelo governo. O relator Aga-ciel Maia (PTC) explicou que

a diferença da proposta em relação aos anos anteriores é que, em diálogo com os repre-sentantes do governo, a LDO para 2016 prevê a redução de gastos orçamentários, em virtude da crise financeira enfrentada pelo DF. Segundo informou, o texto aprovado estima a realização de con-cursos públicos e a contrata-ção de 3.791 servidores para a educação e 1.676 para a Se-cretaria de Saúde.

Das 54 proposições legis-lativas aprovadas na terça--feira, destacam-se o projeto de lei n° 290/2015, da deputa-da Telma Rufino (PPL), que estabelece percentual para contratação de mulheres no âmbito do GDF. De autoria da deputada Celina Leão (PDT), os distritais aprovaram o projeto de lei n° 466/2015, que estabelece regras para

o combate à violência física praticada contra membros da comunidade escolar.

Já o deputado Professor Israel Batista (PV) teve apro-vado o PL n° 333/2015, que garante medidas de proteção às atividades dos professores no DF. O PL n° 506/2015, do Executivo, garantiu a criação de gratificação para os agen-tes de saúde (AVAS). Os dis-tritais aprovaram o projeto de lei n° 572/2011, do depu-tado Cristiano Araújo (PTB), que estabelece critérios e ho-rários para manifestações ao longo do Eixo Monumental. A proposta recebeu contudo o voto contrário de deputa-dos da oposição, entre eles Chico Vigilante (PT).

Depois de ampla discus-são, os deputados aprovaram o PL n° 130/2015, do deputado Ricardo Vale (PT), que muda o nome da Ponte Costa e Sil-va, na QI 9 do Lago Sul, para Ponte Honestino Guimarães. A deputada Liliane Roriz (PR), que presidiu a sessão em virtude da ausência da presi-dente Celina Leão (PDT) (aco-metida por virose), defendeu que a proposta deveria ter sido debatida pela comunida-de daquela área, mas votou a favor do projeto.

Os distritais votaram ain-da propostas sobre atividades esportivas e de lazer. De au-toria do deputado Juarezão (PRTB), foi aprovado o PLi n° 225/2015, que torna a vaque-jada modalidade esportiva no DF. De autoria do deputado Júlio César (PRB), foi aprova-do o projeto de lei n° 69/2015, que cria o Dia do Atleta.

A última sessão do semestre, na terça-feira (30), se estendeu até a madrugada de quarta

CArlOs GAndrA/CldF

orlando pontes

Page 7: Brasília Capital 215

Cidades 7 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]

Curta as férias no

JK ShoppingEspaço oferece opções de

entretenimento para toda a família

É tempo de férias. Pa-ra os que ficam na cidade, os shoppin-gs sempre são exce-

lentes opções de lazer para a temporada. Num único lu-gar é possível fazer compras em ambiente seguro e ainda desfrutar de boa comida e agradáveis momentos de di-versão com a família. Para o mês de julho, o JK Shopping preparou uma programa-ção de férias especial para agradar a todos, e que pode ser aproveitada a qualquer hora e dia da semana.

Para a meninada que es-tá no pique do recesso esco-lar, a diversão começa com a mágica ilha do JK Shopping, onde as crianças podem fa-zer um tour pelas seis atra-ções da Magic Games dispos-tas na praça central do mall. O destaque dessas férias é o Magic Xerife, um enorme circuito inflável de ativida-des onde as crianças pas-sam por imensos obstáculos e curtem grandes aventuras para sair dele.

Os pequeninos podem aproveitar ainda os carri-nhos de polícia, a piscina de bolinhas, entre outros. Os brinquedos são indicados pa-ra crianças com altura máxi-ma de 1,40m, pagando ape-nas R$ 15 a cada 30 minutos, e ficam disponíveis de 2 de ju-lho a 9 de agosto. Além disso, os pimpolhos podem se esbal-dar com as atrações das tradi-cionais tardes divertidas do JK Shopping, sempre aos do-mingos, das 15 às 16h, de gra-ça, na praça de eventos.

Neste domingo (5), a Com-panhia Teatral Três Amigui-nhos encena o espetáculo “O Dono da Bola”, que con-ta a história de Eduardo, Dri-ca e Beto e o verdadeiro va-lor da amizade. No dia 12 de julho, é a vez do grupo Sagra-do Riso apresentar a comé-dia “A formosura que meus olhos não conseguem ver”,

uma peça cheia de música, histórias e poesia que ensina a criançada a dividir e com-partilhar, aprendendo que diversão entre amigos é sem-pre mais especial.

Para o dia 19, a diversão fica por conta do Grupo De-pois das Cinco, com o “O Bi-cho Não é Papão”, que ensi-na às crianças a preservar o meio ambiente e o habitat natural dos animais. A tem-porada de férias no JK Sho-

pping se encerra no dia 26 de julho, com o “Circo da Ci-ência”, que vai levar os me-ninos a uma experiência mágica e divertida com ex-perimentos científicos. No final, a apresentação con-ta ainda com uma oficina de Amoeba (uma espécie de massa de modelar).cinema - Para os curtem bons filmes, as seis salas do Cineflix do JK Shopping es-tarão repletas de novidades.

Entre os títulos que já en-traram em cartaz está a tão aguardada animação “Mi-nions”. No mês de julho es-treiam ainda: Belas e Per-seguidas, Exterminador do Futuro, Meu Passado Não Me Condena 2, Cidades de Pa-pel, Homem-Formiga, Pixels e Sobrenatural. Isto além de muitos outros títulos nacio-nais e internacionais.

E quem ainda quer se di-vertir gastando pouco, a di-

ca é aproveitar as promo-ções especiais, que variam de acordo com o dia. Na “ter-ça e quarta por menos” os in-gressos saem pela metade do preço para todos os clien-tes. A quinta-feira é dedica-da aos apaixonados, trocan-do um beijo na bilheteria o casal paga apenas por 1 in-gresso (valor inteiro). Para as famílias ficam reservados os fins de semana, com paco-tes de R$ 46 (filmes 2D) e R$ 54 (filmes 3D), que dão direi-to a dois adultos e duas crian-ças de até 12 anos assistirem a um dos filmes em cartaz.

Hora do lanche- Depois de tantas atividades legais, é pre-ciso repor as energias. E uma bela refeição sempre cai bem nessas horas. Na praça de ali-mentação, os clientes podem se esbaldar com delícias para todos os gostos, desde comi-dinhas japonesas a variados pratos tradicionais nordes-tinos. O empreendimento, que já contava com muitas opções, acaba de inaugurar novas operações. É o caso do restaurante Peixe na Rede, da paleteria Los Aztecas e do Açaí no Ponto, que acabaram de abrir suas portas.

Outra boa notícia é a rei-nauguração do Panelinhas do Brasil, que depois de uma reforma reabre repagina-do para levar aos comensais o melhor da culinária bra-sileira. Essas casas se jun-tam ao Bobs, Brasil Cacau, Churros Delícia, Brasil Ve-xado, Burger King, Cacau Show, Café do Ponto, Divi-no Fogão, Frango no Pote, Gi-raffas, Grancacau, Gula Ge-lada, Habib’s, Ice Mellow, McDonald’s, Mil Lanches, Mini Kalzone, Panelinha do Brasil, Patroni Pizza, Risot-to Mix, Spaghettino, Spoletto, Subway, Shushiloko, Strogo-noff & Tal e Pamonha Pura, Vivenda do Camarão, Yang Pin e Zeka Choperia.

Magic Xerife é a maior atração para o mês de julho. Brinquedo é um imenso labirinto para crianças

Page 8: Brasília Capital 215

Cidades8/9 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]

Cláudio Sampaio (*)

Reformas nos condomínios

(*) Advogado, sócio da Sampaio Pinto Advogados e presidente da Associação Brasiliense dos Advogados do Mercado Imobiliário.

Sempre houve, em nosso País, uma preponderância do amadorismo nas empreitadas realizadas por particulares, em detrimento da salutar prudência técnica. Nesse sentido, é sabido que reformas mal feitas em unidades autônomas, mesmo quando aparentemente simples, como a troca de um piso ou a retirada de uma parede, por exemplo, podem ocasionar danos à estrutura do prédio como um todo, colocando em risco a vida, ou a tranquilidade, de todos os moradores.

Visando organizar e trazer referências procedimentais em prol da segurança da coletividade condominial, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) editou a NBR 16.280/2014, segundo a qual qualquer reforma ou reparo relevante em unidades autônomas, com potencial de afetar a estrutura predial, deve ser objeto da prévia formulação de um projeto.

O projeto em tela deverá conter anotação – ou registro – de responsabilidade técnica (ART ou RRT), chancelado pelo conselho profissional competente, e ser apresentado ao síndico do edifício pelo morador que queira iniciar uma obra, juntamente com um plano contendo o cronograma, os tipos de ferramentas a serem utilizadas e a expectativa de ruídos advindos das intervenções pretendidas.

Ao síndico, de posse das plantas elétrica, hidráulica, arquitetônica e estrutural, além do mapa da rede de distribuição de gás, caberá analisar o projeto, de modo criterioso, contando com a assessoria de uma comissão de obras regularmente constituída ou de um profissional (engenheiro ou arquiteto) especializado.

A partir dessa avaliação, o síndico solicitará adequações, aprovará ou reprovará o projeto. Aprovando-o, ele terá o dever de fiscalizar, periodicamente, o andamento da reforma e a sua efetiva coerência com o plano apresentado pelo morador, também com o basilar auxílio técnico.

Caso determinado morador resolva iniciar intervenções em sua unidade sem a devida análise e a prévia concordância do síndico, este poderá impedir o acesso dos prestadores de serviços contratados por aquele, denunciá-lo para os órgãos de fiscalização e requerer, judicialmente, a paralisação da obra.

Importa registrar que as normas da ABNT, mesmo não tendo força de lei, têm sido frequentemente assimiladas como balizadoras para as decisões do Judiciário, afigurando-se essencial que os síndicos aperfeiçoem as normas condominiais, compatibilizando-as com essa realidade, a qual, apesar do inerente aumento de custos, já está sendo decisiva para evitar tragédias e contundentes prejuízos à vizinhança.

consuLtório

População apoia

o sentido único

tAGuAtinGA Apesar de não ser unanimidade entre os moradores, a mudança no trânsito da Comercial e da Samdu é comemorada pela maioria

O sentido único nas avenidas Comercial e Samdu é o tema predominante nas conversas em Taguatinga. E divide opiniões. Os defensores da intervenção

argumentam que o trânsito na cidade está impraticável e muito perigoso. Já os que são contrários, principalmente os usuários de ônibus, lamentam a distância que terão de percorrer a pé. Os comerciantes temem perder clientes, devido ao menor fluxo de carros no local. Entre as 20 pessoas entrevistadas pelo Brasília Capital,na quinta-feira (3), oito se manifestaram contrárias à medida e 12 a favor. O Detran espera uma redução do número de acidentes nas duas vias e o aumento das vagas nos estacionamentos. Confira as opiniões:

Maioria é a favor

“Vai melhorar muito. A diminuição do fluxo de carros prejudica o comércio, mas os acidentes na samdu norte prejudicam muito mais”.Lucas silva, 21 anos, comerciante

“O comércio vive um momento muito delicado. ninguém fica satisfeito com algo que vá diminuir as vendas no seu estabelecimento. É uma péssima mudança”.anderson Leão, 32 anos, comerciante

A mudança de sentidos na Samdu e na Comercial vai interferir diretamente

na vida do morador de Taguatinga. Acidentes de trânsito, engarrafamento

e falta de estacionamento foram os motivos que

fizeram com que a comunidade reivindicasse

as alterações no trânsito

Gustavo Goes

Page 9: Brasília Capital 215

Uma discussão que se arrasta há mais de vinte anos finalmente se-rá posta em prática em Taguatinga a partir do sábado (18). O go-verno vai adotar o sistema de mão única nas duas principais ave-nidas da cidade – a Comercial e a Samdu. A decisão está tomada e os órgãos de trânsito estudam como implementar a mudança cau-

sando o mínimo de transtorno para a população, que, a partir de agora, terá a Samdu como avenida de acesso ao Taguacenter e a Comercial de acesso ao cen-tro. Afinal, circulam por ali em torno de 68 mil veículos diariamente.

O projeto de inversão das avenidas foi apresentado à população na sexta--feira (3), em reunião realizada no auditório da Administração Regional. O en-contro contou com a presença do vice-governador Renato Santana e foi aber-to à comunidade, que apresentou sugestões de intervenções urbanísticas e de acessibilidade para serem avaliadas tecnicamente pelos órgãos competentes.

Discussão sempre presente nas reuniões com a comunidade, a revitaliza-ção do asfalto está sendo feita pela Novacap, que já começou as obras. O DF-Trans, que mudará o itinerário das linhas de ônibus. O Detran trabalha na alte-ração da sinalização vertical, horizontal e semafórica.

“A mudança de fluxo vai melhorar nossa situação. Os engarrafamentos constantes e a falta de estacionamentos são obstáculos na vida do comerciante”.Jenisse barreira, 49 anos, comerciante

“Vai ser um problema para quem pega ônibus. Melhoram a vida de quem anda de carro, mas quem depende do transporte público foi prejudicado”.carlos almeida, 38 anos, morador da Qnb 6

“Vai facilitar minha vida, porque a Comercial norte está congestionada. Qualquer mudança para melhorar o trânsito em Taguatinga é válida. Está muito ruim”.Daniele Martins, 25 anos, comerciante

Além de não melhorar o trânsito, vai piorar a situação dos comerciantes. Quanto menor o fluxo de veículos, menor o número de vendas.bismarck Vasconcelos, 36 anos

Page 10: Brasília Capital 215

dêniO siMõEs AGênCiA BrAsíliA

Cidades 10 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]

O Centro de Atenção Psicossocial AD II Flor

de Lótus de Santa Maria promove sua festa julina

na próxima sexta-feira (10). Inaugurada em

2010, a unidade atende maiores de 18 anos com transtornos decorrentes

do uso ou dependência de substâncias

psicoativas e a seus familiares. Uma das

formas de tratamento é com a atenção

multiprofissional e interdisciplinar, visando

a redução dos danos causados pelas drogas

lícitas ou ilícitas. Todo o trabalho é desenvolvido de acordo com a Política

Nacional Antidrogas, seguindo orientações do

Ministério da Saúde.

Festa junina agita a Santa Maria

TAGUATinGA

riAChO FUndO

disTriTO FEdErAl

ÁGUAs ClArAs

Comunidade pede o fim do lixão

GDF libera R$ 5 mi para construção de viadutos

A área do antigo canteiro de obras do metrô na QNL se transformou em um grande lixão. A comunidade sugere que seja construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no local para desafogar o atendimento nos hospitais de Ceilândia e de Taguatinga. A Associação de Moradores da QNL enviou ofício ao governo pedindo a limpeza do terreno.

Após mobilização da população que se utilizava de espaço improvisado, o Riacho Fundo II ganhou um terminal de ônibus no sábado (27). A plataforma fica na QS 18 e vai funcionar das 5h20 à 0h40 atendendo cerca de 40 mil pessoas por dia. Além do terminal do Riacho Fundo, a expectativa é de que mais cinco terminais sejam entregues ainda neste ano em Sobradinho II, Samambaia Sul e Norte e Recanto das Emas I e II.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos liberou R$ 5,769 milhões para a Novacap para a construção de quatro viadutos sobre os trilhos do metrô em Águas Claras. Eles vão interligar as avenidas Araucárias e Castanheiras. As estruturas serão construídas na altura das Ruas Manacá, Alecrim, 36 e 37 Norte. Cada viaduto leva em torno de seis meses para ficar pronto. As obras estão orçadas em cerca de R$ 16 milhões. As outras parcelas serão disponibilizadas até o ano que vem, de acordo com a dotação orçamentária do Governo de Brasília.

Rainha dá palestra na Amaac

Limpeza Urbana segue sem licitação

A Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras (Amaac) promoveu uma palestra com o presidente do Tribunal de Contas do DF, Renato Rainha, na segunda-feira (29). Com temas como execução orçamentária e dinheiro público, o objetivo do encontro é ajudar a população a fiscalizar as contas públicas do governo

O governo de Brasília assinou contrato emergencial para garantir a continuidade da limpeza urbana em Águas Claras, Ceilândia, Cidade Estrutural, Park Way (Quadras 4, 5 e 6), Taguatinga e Vicente Pires. A dispensa de licitação foi publicada segunda-feira (29) no Diário Oficial do DF. O novo acordo tem valor total estimado de R$ 40.852.908,54 pelo período de seis meses ou até a finalização do procedimento licitatório regular, anunciado em 21 de maio e suspenso pelo TCDF. “Analisamos três orçamentos e fechamos com a empresa que já opera esses serviços [Valor Ambiental], optando pelo menor valor e evitando a descontinuidade do serviço”, informa o diretor técnico do SLU, Paulo Celso dos Reis.

Terminal de ônibus é entregue à população

Page 11: Brasília Capital 215

Cidades 11 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]

Fernando pinto (*)

Muito obrigado, São João!

(*) Fernando Pinto é jornalista e escritor

Claro que conheço as festas do chamado mês junino. Porém, por motivos alheios à minha vontade, nunca fui partícipe dessas exibições importadas da Europa, introduzidas no Brasil a

partir da descoberta de Cabral, em 1.500. Historicamente, a origem do evento ocorreu no período pré-gregoriano, e embora fosse comemoração pagã à grande fertilidade da terra, foi adotada pela Igreja Católica Romana, que assinalou três datas do mês de junho como santificadas: 13, Santo Antônio; 24, São João; e 29, São Pedro. Assimilado pelos brasileiros desde o tempo do Império, principalmente no Nordeste, a tal ponto que o Dia de São João é feriado na Bahia, desde 2008, por decreto estadual.

Foi em Salvador que, neste abençoado 2015 (*), participei pela primeira vez de um São João inesquecível na casa da querida cunhada Lúcia, em companhia de minha mulher Lêda, da doce sogrinha Zoca, além de parentes e aderentes afetuosos. E aproveitei para devorar com incrível avidez um caruru divino, canjica, amendoim e tantas outras guloseimas proibidas a um diabético. Aproveitei para matar a fome de alimentos, acoplada por solidão, na minha adolescência, no Rio de Janeiro. Como se não bastasse esse ostensivo carinho, ainda houve a complementação de uma enorme e linda fogueira, que esquentou a minha alma e ninou meu sono na hora de dormir.

De volta na manhã seguinte à bem-amada Brasília, na certa para compensar a ausência de tantos São João perdidos, Deus ainda me contemplou com mais duas festas maravilhosas: o show de minha netinha Maria Luíza, na dança caipira no salão da Branca de Neve da escola Moraes Rêgo; e a bonita noite de confraternização junina na mansão do casal Fláucia-Ubirajara, onde, mais uma vez, tirei a barriga da miséria, me empanturrando com galinhada, mugunzá e etcétera. Tudo regado a quentão e hospitalidade fraterna.

Embora bastante atrasado, só me resta gritar bem alto, em tom de contrita gratidão: Muito obrigado, São João!

(*) Abençoado, sim, levando em conta que em 2014, além do infarto agudo do miocárdio, fui atacado por uma sequência de ziquiziras físicas que me deixaram à beira de atravessar o rio Jordão no rumo do Oriente Eterno. Mas essas ocorrências negativas já foram devidamente arquivadas, com base no aforismo: “águas passadas não rodam moinho”.

corDeL

mAnifestAÇÃo

Lima afia em Parauapebas

Lima já escreveu mais de 20 biografias em cordel. A última é sobre Mestre Lucindo, criador do Carimbó

Ex-repórter da Rádio Nacional Brasília, o jornalista e cordelista Lima Rodrigues (foto), 55 anos, ganhou, em junho, o troféu do XII Festival Junino Jeca Tatu,

promovido no mês passado pela Secretaria Mu-nicipal de Cultura de Parauapebas (PA). Ele con-correu com o cordel Viva Mestre Lucindo. O per-sonagem é considerado o criador do Carimbó, o mais popular ritmo de forró no norte do Brasil.

Há quatro anos morando em Parauapebas, Lima Rodrigues é autor de vinte cordéis, entre eles sobre personalidades como Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Duda Mendonça, Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Na cidade para-ense ele criou o programa Conexão Rural, apre-sentado aos domingos, às 9h, pelo canal 30 (TV Bandeirantes).

O programa, segundo ele contou em visita ao Brasília Capital, é inspirado no modelo criado pelo cantor Rolando Boldrin, mesclando música de raiz, cultura, e entrevistas sobre agronegócio e agricultura familiar. “Abrimos espaço a todos os que, de alguma forma, promovem o meio ru-ral”, conta.

Em maio ele esteve em Brasília participando do Terceiro Encontro de Cordelistas, promovido pela Casa do Cantador de Ceilândia, como único repre-sentante da região Norte. Em Parauapebas, Lima Rodrigues é fundador da Academia de Letras da cidade e desenvolve o projeto Cordel nas Escolas, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Usuários do Uber farão uma manifestação contra a proibição do aplicativo no DF em frente ao Palácio o Buriti na quarta-feira (8). Os organi-zadores afirmam que o protesto “não é autoriza-do ou patrocinado pelo UBER, mas por cidadãos revoltados com o despotismo de quem quer aca-bar com a evolução dos serviços na marra”.

Na terça-feira (30) foi aprovado na Câmara Legislativa um projeto do deputado Rodrigo Del-masso (PTN) que mantém a proibição do uso do aplicativo no DF. “Mais uma vez o interesse da po-pulação foi posto atrás do interesse político”, pro-testou a estudante Renatha Amarantes. A propos-ta tramitou em tempo recorde e agora depende

da sanção do governador Rodrigo Rollemberg.Renatha conta que o Uber estava mudando

a cultura de muitos jovens. Em Brasília, o apli-cativo presta serviço em carros pretos de luxo e com atendimento especial. Segundo o app, todos os veículos têm menos de três anos de uso, ban-co de couro e ar-condicionado sempre ligado. Não são feitos pagamentos em dinheiro. O valor da corrida é descontado do cartão indicado pe-lo cliente no momento do cadastro no aplicativo. A tarifa base (similar à bandeirada, nos táxis) é de R$ 4, R$ 0,25 por minuto mais R$ 1,75 por qui-lômetro (5% mais caro do que os táxis comuns). O programa pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets.

A proibição foi um pedido dos taxistas que classificam o Uber como transporte irregular e o acusam de roubar seus clientes. Para a presiden-te do Sindicato dos Permissionários de Táxis do DF, Maria Santana, os motoristas da Uber prati-cam transporte pirata e, por isso, não podem atu-ar sem se submeter ao governo. “Não cumprem lei, não têm subordinados, não são cadastrados. Eles estão roubando nossos passageiros e não pagam nada, como taxas, por exemplo. É uma concorrência desleal.”

Usuários pedem a permanência do Ubergabriel Pontes

Page 12: Brasília Capital 215

12 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]

diVUlGAçãO lUlA MArQUEs/ AGênCiA PT

“Mais útil do que

reduzir a maioridade é condenar os maiores que

roubam o país”

Deputado Miro Teixeira (Pros-RJ)

MARCELO RAMOSO REPÓRTER DO POVÃO

Programa O Povo e o Poderde segunda a sábado das 8h às 10h

Rádio Bandeirantes - AM 1.410Ligue e participe: 3351-1410 / 3351-1610

www.opovoeopoder.com.brFale conosco: 3961-7550 ou [email protected]

Facebook.com/jornalbrasíliacapital

o que está achando doBrasília capital?

Globo.com – 03/07

G1 – 03/07

ESPN – 03.07

Folha de S. Paulo – 30.6

Folha – 30.6

Justiça nega pedido de habeas corpus a José Dirceu

Cunha diz que Temer tem de deixar articulação política

Tocha olímpica passará 300 cidades

EUA facilita entrada de Brasileiros

A Justiça Federal negou na sexta--feira (3) o pedido de habeas corpus preventivo solicitado no dia ante-rior pela defesa do ex-ministro José Dirceu para tentar evitar uma pos-sível prisão dele na Operação Lava Jato. O pedido foi feito na quinta--feira (2) após o empresário Milton Pascowitch, preso durante a Opera-ção Lava Jato, dizer que o ex-chefe da Casa Civil recebeu propina por contratos com a Petrobras.

O presidente da Câmara dos Depu-tados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dis-se na quinta-feira (2) que o vice-pre-sidente da República, Michel Temer, está sendo “claramente sabotado” e defendeu que ele deixe a articulação política do governo com o Congresso.Segundo Cunha, a “articulação está in-do para o caminho equivocado” e isso “não está fazendo bem” ao PMDB.

A tocha olímpica dos Jogos do Rio-2016 foi apresentada na terça-feira (30) em uma cerimônia em Brasília que contou com a presença da presidente Dil-ma Rousseff. O revezamento da tocha vai durar de 90 a 100 dias e passará por cerca de 300 cidades dos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal. Pelo menos 12 mil pessoas carregarão a chama olímpica até o início dos Jogos no ano que vem.

Os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama anunciaram na terça-feira (30), em Washington, que o Brasil participará do programa Global Entry, que agiliza a entrada de viajantes frequentes nos EUA, ainda no primeiro semes-tre de 2016. O programa, porém, não dispensa os viajantes do visto. O Global Entry é destinado a viajantes frequentes – como executivos. Quem ingressa no programa não é liberado do visto, mas passa por autoridades alfandegárias de forma mais agilizada, a partir de guichês eletrônicos. Ainda é preciso, entre-tanto, concluir negociações de detalhes que os dois países se comprometeram a cumprir para por em prática o acordo.

O governo grego pediu à Europa na terça-feira (30) um novo programa de resgate financeiro, pelo prazo de dois anos, em meio à expectativa de um ca-lote de € 1,6 bilhão no FMI. Na carta em que pede o empréstimo ao bloco eu-ropeu, o governo solicitou novamente o adiamento, por um curto período, da dívida que venceu na terça com o FMI, algo considerado tecnicamente impro-vável pelo fundo, mesmo que haja um acordo político sobre o novo pedido de socorro. Segundo o gabinete do primeiro-ministro, o pedido foi feito ao fundo ESM (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira).

Grécia pede nova ajuda financeira à Europa

Presidente Dilma

Rousseff durante

cerimônia de lançamento da Rota de

Revezamento da Tocha

Olímpica Rio 2016.

Page 13: Brasília Capital 215

Geral 13 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]

Quando não se esperava mais, eis que a inquisição volta por meio daqueles que foram vítimas dela. Há duas semanas, uma garota adepta do Candomblé foi ape-drejada por um grupo de evangélicos no Rio de Janeiro. Denúncias semelhantes são recorrentes na Bahia. Estranhamen-te, não aparece nenhum pastor, igreja ou associação evangélica para condenar es-se tipo de atitude.

Mas não devemos estranhar, visto que um famoso pastor brasileiro vive às turras

Sáude e Nutrição

carolineromeiro

Diversos são os motivos para buscarmos uma dieta equi-librada, visto que todas as nossas funções metabólicas

– ou seja, o que faz com que nos mante-nhamos vivos – dependem diretamente do que comemos. Os alimentos, de uma forma geral, nos fornecem nutrientes que têm funções básicas de nutrição para as células, de construção de te-cidos, síntese de hormônios e reforço do sistema imunológico, que são os carboidratos, proteínas, gorduras, vi-taminas e minerais.

Além desses nutrientes, temos com-postos bioativos, especialmente em alimentos de origem vegetal. Estes são os antioxidantes. Eles protegem nosso

Por que mudar hábitos alimentares?corpo de doenças. É bom lembrar que só conseguimos ter todos esses elementos juntos se cumprirmos uma dieta sau-dável e equilibrada. E ela é composta por alimentos mais naturais e menos processados (industrializados).

Alimentos processados e ultrapro-cessados são caracterizados por terem muita gordura, açúcar e sal, e costu-mam viciar o nosso paladar. Por isso, buscamos cada vez mais esse tipo de alimento não-saudável. Isso acontece, por exemplo, com os refrigerantes, que têm grande quantidade de açúcar. Até mesmo os refrigerantes zero açúcar ou diets não são saudáveis, pois apre-sentam uma grande quantidade de adoçantes artificiais, além das outras

com a comunidade gay, e agora com os militantes petistas. Ele desconhece o sig-nificado da palavra pastor – pai ou guia.

Um pastor que carrega ódio no cora-ção e se comporta constantemente de for-ma intolerante, deveria renunciar ao seu ministério. O também pastor Martin Lu-ther King, símbolo dos direitos humanos nos Estados Unidos, ensinava: “sonho com o dia em que o homem viverá em paz por-que compreenderá que seu semelhante é seu irmão”.

Religião significa religação a Deus, e isso se dá pelo amor ao próximo, ensina-va João Evangelista, o maior apóstolo de Jesus. Várias passagens do Novo Testa-mento são ignoradas por muitos pasto-res evangélicos.

O apóstolo Paulo lembrava que “Deus não faz acepção de pessoas”. Jesus curou o servo do centurião romano e a mulher árabe com hemorragia; ofereceu-se para hospedar-se na casa do publicano Zaqueu; exaltou o Samaritano e, após a morte,

apareceu primeiramente para a prosti-tuta Madalena. São exemplos que pare-cem ser desconhecidos pelos intoleran-tes que ainda declaram-se “salvos” ou “escolhidos”.

Parabéns ao pastor de uma Igre-ja evangélica tradicional que, semana passada, apareceu nas redes sociais cri-ticando a postura de pastores intoleran-tes que servem de maus exemplos para seus fiéis. VIVA o respeito, o acolhimen-to e a tolerância.

JoSé MAtoSJoSé MAtoS

A volta da inquisição

substâncias artificiais. E qual o problema de todos esses

compostos artificiais? Primeiro, que eles não têm função para as nossas cé-lulas. Então, quando entram no corpo, o fígado e rins têm mais trabalho para eliminar essas substâncias do corpo. Quanto aos adoçantes artificiais, para quem acha que vai “emagrecer” com refrigerante diet, é preciso ter cuida-do, pois esses adoçantes são capazes de estimular receptores de sabor doce nas células, e a consequência é a liberação de insulina, um hormônio que estimula o acúmulo de gordura no corpo.

Portanto, como traz o novo Guia Alimentar para a população brasileira (2014), o melhor é investir em alimentos in natura e fazer preparações culinárias com muito amor.

Page 14: Brasília Capital 215

14 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]

CrUzAdAS

ENTRETENIMENTO

Piadas- Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não bateu na cabeça da mamãe...- Maldito relógio. Sempre atrasado!

Dois amigos conversam sobre as maravilhas do Oriente. - Quando completei 25 anos de casado levei minha mulher ao Japão. - Não diga? E o que pensa fazer quando completarem 50?

- Volto lá para buscá-la.

O bêbado pergunta ao outro:- Você sabe contar?- Sei.- O que vem depois de 51?- Uma rodelinha de limão.

A loira no médico:- Dr., não estou me sentindo bem. - Tome este remédio e se sentirá melhor.

Depois de uma semana ela retorna com os mesmos sintomas.- Mas você tomou o remédio que eu receitei?- Impossível, doutor! No vidro dizia: “Conserve fechado”

Dois gaúchos andavam na rua. Um diz pro outro:- Barbaridade! Com a fome que estou, seria capaz de comer um boi!- Muuuuu!

rESPoStAS

tIrINhA

Page 15: Brasília Capital 215

15 n Brasília, 4 a 10 de julho 2015 - [email protected]

proGrAmAÇÃo

Domingo 5/7show -Timbalada e Mascavo, às 15h. sT Monica day Club. shTn, Trecho 2 conjunto 5 lote A. ingressos feminino r$ 60 e masculino r$ 80. Classificação 18. (61) 3342-2232.Teatro - Os Melhores do Mundo, com o espetáculo Misticis-mo, às 21h. Teatro dos Bancários 314/15 sul. ingresso r$ 30 (meia) e r$ 60 (inteira). Classificação 14 anos. (61) 3262-9090.-Teatro de Bonecos. Apresentações: João, o indeciso e A pe-quena sereia, às 15h50. CCBB Brasília. Classificação três anos. Entrada Franca. (61) 3108-7600.-Como Passar em um Concurso Público, às 20h no Teatro Maristão Brasília 615 sul l2 . ingresso r$ 19,90. Classifica-ção 12. (61) 9351-1369.-sim, eu aceito! O musical do casamento, às 20h, no Teatro Unip. sGAs Quadra 913, conjunto B Asa sul. ingressos r$ 25 a r$ 80. Exposições - Vértice, da série “coleções”, no Museu nacio-nal dos Correios, sCs Quadra 4 edifício Apolo. Entrada Fran-ca. Classificação livre. Classificação 10 anos.

Quinta-feira 9/7show -Villa Mix Brasília, com Gabriel diniz e Banda Eva, às 22h30. shTn Trecho 2 Conjunto 5 - Vila Planalto. ingressos r$ 30 a r$ 90. Classificação 18 anos. (61) 3342-2232.Exposições-Bracher, Pintura e Permanências, das 9h às 21h, no CCBB. Entrada franca. Classificação livre. (61) 3108-7600.-Brinquedos à mão, das 9h às 21h. Caixa Cultural. sBs qua-dra 4 lotes 3/4, Brasília-dF. Entrada franca. Classificação li-vre.(61) 3206-9448.

sexta-feira 10/7show - Forró ispilicute, com dona Zaíra, às 19h. Cota Mil iate Club – sCEs trecho 2 lote 11. ingressos r$ 20 a r$ 40. Clas-sificação livre. (61) 8442-3155.-Festa Julina Maria Mãe do Bom Pastor, às 19h. Paróquia Ma-

ria Auxiliadora. shA Área Especial 1 lote 2, Arniqueiras.-noite Carioca da Gema, com Tempero Carioca e Breno Al-ves. Asbac- setor de Clubes sul. r$ 30 a r$ 50. (61) 9106-6794.- O Cowboy Vai te Pegar, com rionegro e solimões, às 21h. santa Fé hall, Taguatinga, Pistão sul. ingressos feminino r$ 20 e masculino r$ 40. (61) 3342-2232.- Bota Fora da UnB, com Grupo revelação, às 22h. Centro Comunitário da UnB- Asa norte. ingresso r$ 15.- Festa Junina da 208, com num só Piscar e Banda Mafuá Brasília. sCln 208 bloco d. Entrada franca. Classificação li-vre. (61) 8178-9196.

sábado 11/7show - Arraiá da Azé, com Pedro Paulo e Matheus e Banda Za-bumbeira, às 20h. AsEEl- setor de Clubes sul, trecho 1 con-junto 7 lotes 1/4, l4. ingresso r$ 15. Classificação livre. (61) 3443-8387.-Capital do rock, com nando reis e ira, às 21h. Ginásio nilson nelson. Eixo Monumental. ingressos r$ 50 a r$ 120. Classifi-cação 16 anos. (61) 3342-2232. Classificação 18 anos.-Festa Junina do EJOC, com Zabumbazul e léo Veloso&Marcelo, às 19h. sMPW trecho 3 Quadra 4 Conjun-to 7- Parque Way. ingresso r$ 10. Classificação 18 anos. (61) 9363-7354.- 4 é Melhor, com daniel Marques e lúcio Balla, às 22h. Asca-de- sCEs Trecho 2 Conjunto 10. Classificação 18 anos. (61) 3036-4950 .- Miga, Manda nudes. Com dj Caveira e Pedro lacerda, às 23h. star nigth, sCs Quadra 5 Bloco C. ingressos r$ 25. Clas-sificação 18 anos. Teatro-Gonzagão, A lenda. Apresentação do musical às 20h. Área externa do Museu nacional da república. Esplanada dos Ministérios. Entrada gratuita. -Marminino, com Whinderson nunes às 19h. Teatro dos Ban-cários 314/315 sul. ingressos r$ 80 (inteira) e r$ 40 (meia). Classificação 14 anos. (61) 3034 6560.

E por falar de amor sem dor

p.H. Almeida

Para adquirir o livro deste colunista, acesse: http://www.phalmeida.com.br/shop/

Ame alguém que te faça amar

M i C R o C o n T oPor Luís Gabriel Sousa

Parei a faxina na hora e dei um grito: “Manhêêê!!!”. Ela veio correndo pra saber o que tinha acontecido. Eu, cheio de lembrança aflorando a memória,

peguei a foto da minha formatura da pré-escola e perguntei se ela conhecia a menina de vestido de renda branca parada ao meu lado. A resposta foi enfática ao afirmar: “claro, é a luciana”. Acho que nem fiquei surpreso em saber que uma das minhas melhores

Gostou do microconto? Então mande sua história, ela pode ser a próxima micronarrativa aqui da coluna. (facebook.com/JornalBrasíliaCapital, e-mail: [email protected]).

amigas atualmente já me acolhia e cuidava de mim desde o jardim de infância. Os dias de faxina são imprevisíveis... a gente acha tudo, até amizade infindável que nem lembramos quando começou. (baseado na história de Marcelo França – sobradinho/dF).

Ame alguém que compreenda as tuas necessidades e que se doe,sem cobrar o que fez por isso.

Alguém que saiba te receber em partes,porque sabe que ser inteiro, às vezes, é o teu maior sacrifício.

Ame aquele que pare por você,mas que te apresse se a distância começar a pesar.

Que justifique ausências com poucas desculpase que reapareça no meio da noite escura,

que saiba ser reencontro, antes mesmo de se afastar.

Ame alguém que divida as dores, que reconheça os teus sabores,que não te pergunte ‘aonde vai’,

mas que esteja pronto, se for preciso te acompanhar.

Não ame aquele que te perturba, mas alguém que seja um pouco de cura,que mesmo que não te salve, te dê motivos para lutar.

Ame aquele que não se desfaça em outros compromissos,mas que refaça teus sorrisos, aquele alguém que sabe ser teu parceiro,

que seja antes de tudo o teu melhor amigo.

Ame aquele que não for perfeito,mas que seja sincero com seus desacertos,

que esteja disposto no que seja preciso corrigir,que te dê tranquilidade quando for preciso perdoar.

Aquele que não te perca, que saiba quando te aborreça,aquele que tenha ciência que te possuir significa te conquistar.

Ame alguém que te receba, que te perceba,que saiba quando você precisa cair no abismo, e quando precisa voar.

Não se preocupe em amar alguém que seja para sempre,porque o amor é construir o eterno a cada segundo.

Ame alguém que te transborde, mas que te faça infinito.

Ame alguém que te atravesse a ruae,de esquina em esquina, caminhe a vida contigo.

Page 16: Brasília Capital 215

PISCINA, ACADEMIA, CINEMA, FARMÁCIA, MERCADO, SALÃO DE BELEZA.É TANTA COISA JUNTO QUE NEM PRECISAVAESTAR TÃO BEM LOCALIZADO.

A BRASAL INCORPORAÇÕES REUNIU CASA, TRABALHO E CONVENIÊNCIA NO EMPREENDIMENTO MAIS VERSÁTIL DE CEILÂNDIA. CONHEÇA

O VERSATO, UM CONDOMÍNIO COM DUAS TORRES RESIDENCIAIS, UMA CORPORATIVA E O MELHOR: UM GRANDE MALL DE LOJAS NO

TÉRREO PARA VOCÊ ESCOLHER ENTRE SER CLIENTE OU DONO DE UM DOS ESPAÇOS. VIVA COM VERSATILIDADE. VENHA PARA O VERSATO.

APARTAMENTOSSUÍTE54M2 A 56M22Q

APARTAMENTOSSUÍTE66M23Q

MALL DE LOJASNO TÉRREO

SALAS CORPORATIVAS

31M2 A 35M2

O projeto legal do empreendimento encontra-se aprovado na Administração Regional de Ceilândia e registrado sob o R9 da Matrícula 48.259, no Cartório do 6º Ofício do Registro de Imóveis do Distrito Federal. O empreendimento poderá sofrer alterações, o que ensejará alterações no projeto e respectivamente na incorporação registrada. As imagens e perspectivas deste material são meramente ilustrativas, podendo sofrer modifi cações ao longo do projeto executivo até a implementação total do empreendimento, decorrentes de necessidades técnicas. Os acabamentos das unidades e equipamentos das áreas comuns serão entregues conforme memorial descritivo. Os acabamentos, móveis, equipamentos e demais objetos de decoração poderão variar quanto a modelos e quantidades e estarão de acordo com o projeto de decoração, respeitando o padrão de qualidade previsto. As imagens aqui representadas poderão não retratar fi elmente as cores, as texturas, os brilhos e os refl exos naturais dos materiais presentes no projeto, por se tratar de material impresso. A vegetação representada nas perspectivas é meramente ilustrativa e representa o porte adulto das espécies. Na entrega, essa vegetação poderá apresentar diferença de porte, porém estará de acordo com o projeto de paisagismo. A vista apresentada é meramente ilustrativa e não representa a vista real do empreendimento. O condomínio Versato Casa, Trabalho e Conveniência será implementado em fase única. Incorporadora: Brasal Premier Empreendimentos Ltda.

Creci: 11091

VISITE O DECORADOQNN 30 AE B - CEILÂNDIA/DF61 3965.0255 • versato ceilandia.com.br