brandbook cheiro da casa

30
Brandbook

Upload: raphael-donde

Post on 23-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Brandbook Cheiro da Casa, marca da Distribuidora Casagrande

TRANSCRIPT

Page 1: Brandbook Cheiro da Casa

Brandbook

Page 2: Brandbook Cheiro da Casa

Uma marca é uma promessa da empresa para o mercado. Sendo assim, essa promessa deve ser cumprida com excelência, sob pena de frustrar não somente os clientes, como potenciais futuros clientes. Uma vez que o desenvolvimento da marca foi concluído, refletindo graficamente e cognitivamente os valores da empresa, chega o momento de tangibilizar a mesma, em todos os pontos de contato com seus stakeholders.

Este manual tem como objetivo fornecer diretrizes básicas para a correta aplicação da marca. Com isso, se estabelece uma unidade visual que deverá ser rigorosamente seguida, face a sua importância indiscutível para a própria imagem da empresa como estrutura definida e organizada.

copyright c 2011 - Todos os direitos reservados

IntroduçãoIntrodução

Page 3: Brandbook Cheiro da Casa
Page 4: Brandbook Cheiro da Casa

Com inspiração no conforto do lar, a marca foi desenvolvida para representar a importância de um ambiente agrádavel, com um aroma especial circulando pela casa. A forma orgânica, representando uma casa, remete ao conforto e a nostalgia que os produtos Cheiro da Casa proporcionam. A cor verde, traz a ideai de frescor, harmonia e equilibrio, cria um sentimento de conforto e paz interior. O laranja é irradiante, acolhedor, quente e íntimo.

Page 5: Brandbook Cheiro da Casa

identidade expandida identidade nuclear

NATURAL

BEM-ESTAR

SENSIBILIDADE

EMOÇÕES

ARTESANAL

ACONCHEGO

Personalidade da MarcaPersonalidade da Marca identidade

Page 6: Brandbook Cheiro da Casa

aconchego

O ACONCHEGO é a qualidade fundamental, que sintetiza o valor da marca Cheiro da Casa.

Personalidade da MarcaPersonalidade da Marca essência

Page 7: Brandbook Cheiro da Casa

informalfamiliar

nostálgicoO tom sintetiza o estilo que orientará a comunicação e as demais formas de apresentação ao mercado. Cheiro da Casa adotará um tom informal, porém com um toque nostálgico, formando uma comunicação familiar.

Personalidade da MarcaPersonalidade da Marca tom de comunicação

Page 8: Brandbook Cheiro da Casa
Page 9: Brandbook Cheiro da Casa

essência do aconchego

O Conceito é a frase que sintetiza todo o posicionamento da marca Cheiro da Casa. É a base que norteará toda a comunicação da empresa.

Personalidade da MarcaPersonalidade da Marca conceito

Page 10: Brandbook Cheiro da Casa

A identidade da marca não é mais só visual, a mesma deve se expressar em todos os sentidos. A marca deve ser construída/gerenciada através de todos os pontos de contato com o consumidor.

Personalidade da MarcaPersonalidade da Marca pontos de contato

Page 11: Brandbook Cheiro da Casa

Significa a entrega emocional da experiência da marca. Para a Cheiro da Casa, essa emoção é trabalhada na relação que o consumidor tem com sua casa. A Cheiro da Casa apela no emocional do seu consumidor. Trazendo boas sensações, lembranças, cheiros característicos que remetem algum momento agradável da vida de cada pessoa .

emoçãoExperiência da Marca

Page 12: Brandbook Cheiro da Casa

Brand Senses são os estímulos sensoriais a serem explorados na experiência de marca. Como sugestão, a marca Cheiro da Casa pode vir a trabalhar:

Visão: Na forma de apresentação do layout do próprio produto, em todo o tipo de publicidade impressa ou digital, e nos pontos de venda. Tudo contribui para a experiência de marca e, assim, deve ser pensado e produzido de acordo com os conceitos apresentados neste manual.

Audição: No caso de campanhas publicitárias futuras a marca poderá se beneficiar de jingles e sons característicos para passar os conceitos da marca em toda sua comunicação.

Tato: O tato pode ser trabalhado na embalagem e no próprio produto através de diversas texturas.

Paladar: Bala de café, e bala de laranja com embalagem personalizada, distribuida no ponto de venda para trazer a sensação de sofisticação.

Olfato: O aroma do próprio produto.

Sobre nossos 5 sentidos, podemos destacar nossas percepções desta forma:

sentidosExperiência da Marca

Page 13: Brandbook Cheiro da Casa

O Valor de Marca, ou Brand Equity, é o conjunto de recursos inerentes a uma marca que se agregam ao valor proporcionado por um produto ou serviço. Produto/Serviço = Qualidade Intrínseca + ativos intangíveis.

O Brand Equity é composto pelas seguintes dimensões: lealdade à marca, conhecimento do nome, qualidade percebida, associações da marca e outros ativos da empresa.

Sobre a lealdade à marca é possível afirmar que:

- É mais caro conquistar novos clientes do que manter os atuais; -Consumidores atuais proporcionam exposição de marca, boca-a-boca e endosso para novos consumidores; - Reduz a vulnerabilidade competitiva; - Aumento de vendas e desejo de disponibilidade da marca.

Sobre o conhecimento do nome, podemos afirmar que:

- Pessoas tendem a comprar marcas conhecidas porque se sentem confortáveis com o que lhes é familiar; - Marcas familiares são mais confiáveis e têm boa qualidade; - Ser conhecida é importante para que seja considerada uma alternativa de compra. $$$

valorExperiência da Marca

Page 14: Brandbook Cheiro da Casa

Sobre qualidade percebida:

- Influencia diretamente as decisões de compra. Especialmente quando o comprador não está motivado ou capacitado a fazer uma análise detalhada; - Sustenta as práticas de Premium Prices; - Percepção de qualidade pode ser base para a extensão de marca.

A respeito das associações da marca:

- Valor subjacente de uma marca freqüentemente se baseia em associações específicas ligadas a ela, como personagem / personalidade, contexto de uso e estilo de vida. E essas associações podem virar barreiras para os concorrentes.

Outros ativos da empresa:

- Inibem ou impedem as ações dos concorrentes de erodir a lealdade dos consumidores, como patentes, marcas registradas e relacionamento com os canais de distribuição.

valorExperiência da Marca

Page 15: Brandbook Cheiro da Casa

Esta é a versão principal da marca, que deve ser usada sempre que possível dessa forma.

versão principalAplicação da Marca

Page 16: Brandbook Cheiro da Casa

sloganAplicação da Marca

essência do aconchego

Page 17: Brandbook Cheiro da Casa

Deve-se dar sempre preferência à marca na sua versão principal, porém quando a área de aplicação for mais horizontal, deverá ser utilizada a versão alternativa.

versão alternativaAplicação da Marca

Page 18: Brandbook Cheiro da Casa

Essa versão pode ser utilizada quando houver a necessidade da apresentação da mesma em preto e branco (como em jornais).

versão positivo e negativoAplicação da Marca

Page 19: Brandbook Cheiro da Casa

versão meio-tomAplicação da Marca

Essa versão deve ser utilizada em mídias que não permitem o uso de policromia e para impressões de menor custo.

Page 20: Brandbook Cheiro da Casa

versão sobre fundos coloridosAplicação da Marca

Page 21: Brandbook Cheiro da Casa

Para uso sobre fundos fotográficos, deve ser sempre escolhido o local que ofereça melhor contraste, e o menor número de interferências em relação à marca. Em fotos mais claras usa-se um efeito de sombra (Drop Shadow) sempre em preto, geralmente aplicado com os softwares Adobe Photoshop ou Adobe Illustrator. O nível de opacidade em 65%; o modo usado é Multiply; o tamanho do blur deve ser sempre 1px; o tamanho (size) e a intensidade (spread) desse efeito varia de acordo com o tamanho da marca na foto.

versão sobre fundo fotográficoAplicação da Marca

Page 22: Brandbook Cheiro da Casa

comunicaçãoAplicação da Marca

Page 23: Brandbook Cheiro da Casa

comunicaçãoAplicação da Marca

As cores em tons sóbrios remetem ao aconchego, o grafismo repre-sentando o vento, traz a ideia de um ambiente refrescante e agradável. Para cada aroma, tem-se uma cor e um símbolo específico.

Page 24: Brandbook Cheiro da Casa

comunicaçãoAplicação da Marca

Display para ponto de venda Balas de café e laranja.

Page 25: Brandbook Cheiro da Casa

Para aplicação da marca utilize sempre um arquivo eletrônico, nunca redesenhe a marca. Somente no caso de total impossibilidade de uso dos meios de reprodução eletrônica deverá ser utilizado o diagrama acima, no qual a retícula de módulos quadrados orienta na construção do logotipo.

malha de construçãoAplicação da Marca

= 1x = 1/2x

Page 26: Brandbook Cheiro da Casa

Deve ser sempre resguardado um espaço ao redor da marca, livre de interferência de outros elementos gráficos para preservar sua integridade e legibilidade.

área de proteçãoAplicação da Marca

2x

2x

Page 27: Brandbook Cheiro da Casa

3cm

A redução demasiada de qualquer marca dificulta a sua leitura e o seu reconhecimento. No entanto, a determinação de limites de redução estará sujeita ao processo empregado, à qualidade do original utilizado e à qualidade de reprodução obtida. Recomenda-se como limite de redução da marca Via Condotti, para impressões em off-set, as medidas especificadas aqui. A sua redução além desse limite comprometerá a leitura da marca.

reduçãoAplicação da Marca

Page 28: Brandbook Cheiro da Casa

Fonte institucional: Rawengull Sansa b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v x y z A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Z « ! @ # $ % ¨ & * () _ + { } [ ] 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Fonte para texto: Verdanaa b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v x y z A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Z « ! @ # $ % ¨ & * () _ + { } [ ] 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

padrão cromático e tipografiaAplicação da Marca

Padrão CMYK:60 / 40 / 100 / 20

Padrão RGB:105 / 115 / 50

Padrão Pantone:PANTONE 371C

Padrão Adesivo:Color Max Verde Amazonas

Padrão CMYK:10 / 60 / 100 / 0

Padrão RGB:225 / 125 / 40

Padrão Pantone:PANTONE 7414C

Padrão Adesivo:Max Lux Laranja

Page 29: Brandbook Cheiro da Casa

versão corretaalterar fontesX distorcer os elementos X

usos indeviduosExperiência da Marca

trocar coresX alterar posições dos elementos Xalterar proporções dos elementos X

CheirodaCasa

Page 30: Brandbook Cheiro da Casa

marca e manualdesenvolvidos por:

www.per�ldesign.com.br