braganca acontece n#1

64
Bragança N#1 julho a dEZEMBRo | 2014 aCoNTECE

Upload: cm-de-braganca

Post on 07-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Bragança acontece Nº1 Julho a Dezembro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Braganca acontece n#1

Bragança N#1 julho a dEZEMBRo | 2014

aCoNTECE

Page 2: Braganca acontece n#1

DIRETORHernâni Dinis Venâncio Dias

EDIÇÃOMunicípio de Bragança

TEXTOS E REvISÃOSandra Canteiro | Miguel Abrunhosa

DESIgnCastro Alves

FOTOgRaFIaVários Fotógrafos ImpRESSÃOEscola Tipográfica - Bragança

TIRagEm4000 exemplares

DEpÓSITO LEgaL388433/15

Município de BragançaForte São João de Deus5300-263 Bragança+351 273 304 200www.cm-bragança.ptwww.facebook.com/municipiobraganca

BragançaaCoNTECE

Page 3: Braganca acontece n#1

3

Presidente da Câmara Municipal de Bragança

Editorial

Hernâni Dinis Venâncio Dias

A proximidade com os cidadãos e a transparência na gestão das instituições manifestam-se com o que fazemos e com a informação livremente disponibilizada.

Esta primeira edição da publicação “Bragança Acontece”, que substitui o anterior Boletim Mu-nicipal, pretende responder a essa missão, com um novo grafismo que responde à nova Marca Bragança, o novo caminho de afirmação e de promoção deste nosso Território, e a introdução de novos conteúdos, valorizando o mérito de instituições e de cidadãos de Bragança.

Os munícipes são os verdeiros fazedores de um território e os destinatários das decisões tomadas.

Neste contexto, é legítimo e imperioso que continuemos a criar mecanismos para que a informa-ção chegue ao cidadão. Foi assim com o renovado site do Município, será assim com esta publi-cação.

A nossa ambição é criar ações e rentabilizar o que é nosso. Promover Bragança não é apenas divulgar o património, a cultura, as nossas infraestruturas de lazer.

Promover deve ser, também, potenciar a economia local: comércio, restauração e hotelaria, ge-rando mais riqueza e emprego para todos.

Foi essa a causa do sucesso da Festa da História e de Bragança, Terra Natal e de Sonhos.

O Centro Histórico revitalizou-se. A cidade animou-se. Os brigantinos sentiram orgulho. O turis-mo, principalmente o de proveniência espanhola, cresceu e a economia local acompanhou esse desempenho.

Promovemos a primeira Semana da Juventude, com o apoio de várias entidades locais, porque acreditamos nos nossos jovens, nas suas ideias, determinação, imaginação e vitalidade, para a construção de um Concelho mais criativo, inclusivo, inteletual, inovador e participativo.

Assim fazemos, assim prosseguimos, lado a lado, porque Bragança, Somos Todos.

Um abraço amigo,

Page 4: Braganca acontece n#1

4 BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

CUlTUrA

A 26 de julho, em parceria com a União das Fre-guesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, foi organi-zado o Encontro Ibérico de Música e Dança Popu-lar no Castelo, onde estiveram os Gaiteiros de Zido, Grupo Coral de Vinhais, Cantares de Antanho, Terra Firme e rancho Folclórico da Mãe d’Água.

Numa organização conjunta do Município de Bra-gança e da União das Freguesias de Sé, Santa Ma-ria e Meixedo, realizou-se, no dia 26 de julho, na Domus Municipalis, a 7ª edição do concerto “Corda Perfeita”, com a participação do artista luís Garcia.

CoRda PERfEiTa

Vi ENCoNTRo iBéRiCo dE MúsiCa E daNça PoPulaR

XVi fEsTiVal iNTERNaCioNal dE folCloRE da CidadE dE BRagaNça

Na noite de 12 de julho, subiram ao palco da Pra-ça Camões, por ocasião do XVI Festival Interna-cional de Folclore da Cidade de Bragança, o ran-cho Folclórico da Mãe d’Água (Bragança), o Grupo Folclórico das Bordadeiras de Cardielos (Viana do Castelo), Grupo Etnográfico Manteos y Mon-teras (Alcañices – Espanha), rancho Folclórico das Carvalheiras de Argivai (Póvoa de Varzim) e rancho Folclórico “Os Camponeses de Mesquite-la” (Mangualde). O evento foi organizado pelo Mu-nicípio de Bragança e pela Associação Cultural e recreativa da Mãe D´Água, com o apoio da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo.

Page 5: Braganca acontece n#1

5

CUlTUrA

O Município de Bragança e a Academia de letras de Trás-os-Montes prestaram homenagem, no dia 13 de dezembro, a Ernesto rodrigues, que come-mora 40 anos de vida literária. As comemorações incluíram um debate em mesa redonda, o documentário (exibido pela primeira vez no evento) “Ernesto rodrigues – 40 anos de vida literária”, a apresentação do livro “Passos Perdidos” e a exposição “Bibliografia de Ernesto rodrigues” e “Bragança anos 60/70, 2014”.

40 aNos dE Vida liTERáRia dE ERNEsTo

RodRiguEs

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

CoNfERêNCia E liVRo do PRofEssoR adRiaNo

MoREiRa

Cerca de cem pessoas assistiram, no dia 28 de novembro, à conferência “Europa – Portugal: a Interdependência” e à apresentação do livro “Este é o tempo”, do Professor Adriano Moreira, que decorreram na Biblioteca Municipal. A inicia-tiva, onde se falou da crise económico-financeira e sobre o futuro de Portugal, é a primeira do ci-clo de conferências “Biblioteca Adriano Moreira, Conversas sobre Valores e Futuro”.

O Auditório do Conservatório de Música e de Dança de Bragança (no Centro Cultural Munici-pal Adriano Moreira) foi pequeno para acolher a apresentação do livro “Intervenções Políticas, Profissionais e Cívicas”, de luís Manuel Machado rodrigues. A obra, apresentada pelo anterior Presidente da Câmara Municipal de Bragança, António Jorge Nunes, reúne intervenções feitas ao longo de 20 anos, artigos de imprensa e crónicas, interven-ções institucionais em cerimónias solenes e textos efetuados ao longo da sua vida enquanto profis-sional e cidadão.

“iNTERVENçõEs PolíTiCas, PRofissioNais E CíViCas”

liVRo “RETRaTo dE RaPaZ”

Foi apresentado, no dia 29 de novembro, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, o livro “retrato de rapaz”, de Mário Cláudio.

Page 6: Braganca acontece n#1

6

Viii fEsTa da hisTóRia

De 14 a 17 de agosto, no recinto do castelo de Bra-gança, assinalou-se a passagem dos 500 anos do foral atribuído por D. Manuel I a Bragança, em 11 de novembro de 1514, com a realização da 8ª edição da Festa da História.

Mais de 20 mil pessoas, oriundas de todo o país e da vizinha Espanha, participaram numa verda-deira viagem pelo tempo.

CUlTUrA

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 7: Braganca acontece n#1

7

fEsTas dE BRagaNça

De 18 a 21 de agosto atuaram, no Parque Eixo Atlântico, a Bribanda, o cantor F.F. e Mk Noci-vo, Ghost & Flavour e Grupo de Danças latinas, Emanuel e Zé Ferreira, João Pedro Pais e red House Band. A noite do arraial terminou com os Xutos & Pontapés, Nível 6 e FN.

O dia 22 de agosto, reservado ao encerramento das cerimónias religiosas dedicadas à padroei-ra da Cidade, Nossa Senhora das Graças, levou milhares de pessoas às ruas de Bragança por ocasião da tradicional Procissão Solene que se seguiu à Eucaristia celebrada pelo Bispo da Dio-cese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, na Igreja Sé Catedral.

De 28 de julho a 13 de agosto, realizou-se o Ve-rão na Praça, na Praça Camões. Dinamizado por bandas e grupos locais, o evento teve como obje-tivo dinamizar o Centro Histórico.

CUlTUrA

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 8: Braganca acontece n#1

8

Foi inaugurada a 15 de novembro, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, a exposição < PrE > de Pedro Tudela, que combina registos so-noros com trabalhos de pintura, desenho, fotogra-fia e instalações.

< PRE > dE PEdRo TudEla

Mais de 200 pessoas estiveram na inauguração das exposições “Na Manhã Seguinte” de Arlindo Silva, e “A Magia da Caça” de Graça Morais, a 5 de julho, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

“Na MaNhã sEguiNTE” E a Magia da Caça”

EXPOSIçõES

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 9: Braganca acontece n#1

9

EXPOSIçõES

sERViço EduCaTiVo do CENTRo dE aRTE CoNTEMPoRÂNEa gRaça MoRais

Visita-jogo à exposição “Na Manhã Seguinte” Visita-jogo à exposição “A Magia da Caça”

Oficina de Jogos Semana desportiva no Centro de Arte

Oficina de Natal Visitas guiadas à exposição “A Magia da Caça”

Visita Guiada pela pintora Graça Morais à exposição “A Magia da Caça”, no dia 2 de novembro

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 10: Braganca acontece n#1

10

EXPOSIçõES

Foi inaugurada, a 11 de julho, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, a exposição “ramais do Douro Desativados”, de Carlos Cardoso.

X BiENal dE PiNTuRa“RaMais do douRo dEsaTiVados”

Trabalhos de 28 artistas, entre os quais Antó-nio Santos, a residir em Bragança, integraram a X Bienal de Pintura – Prémio Eixo Atlântico, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, inaugurada a 4 de setembro.

Até 31 de maio de 2015 está patente, no Centro de Fotografia Georges Dussaud (no Auditório Paulo Quinte-la), a exposição de fotografia “Tempo de Castanhas”. Inaugurada no dia 1 de novembro, no âmbito da 13.ª Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha.

TEMPo dE CasTaNhas dE gEoRgEs dussaud

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 11: Braganca acontece n#1

11

EXPOSIçõES

A mostra “Formas Sem limites”, do artista transmontano Pedro Barreiros, foi inaugurada a 10 de outubro, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

foRMas sEM liMiTEs

EXPosiçõEs “EPigRafia RoMaNa do CoNCElho dE BRagaNça” E “aRMaMENTaRiVM”

Foram inauguradas, a 5 de dezembro, no Centro Cultural Municipal Adria-no Moreira, as exposições “Epigrafia romana do Concelho de Bragança” e “Armamentarivm”, organizada com o apoio da Asociación Sofcaple e Aso-ciación Promonumenta, na sequência da cooperação entre as duas cidades geminadas (Bragança e león) e no âm-bito do AECT león-Bragança. relativa-mente à exposição “Epigrafia romana do Concelho de Bragança”, de entre os vestígios que permitem construir o co-nhecimento relativo ao período roma-no, avultam as inscrições sobre pedra, vulgarmente designadas por “pedras com letras”, que revelam a sociedade, a religião e a organização administrativa e territorial daquela época.No que concerne à área do atual concelho de Bragança, entre fragmentos e peças completas, registam-se, até ao momento, cerca de 140 exemplares. reconhecendo a importância deste significativo património que se encontra maioritariamente disperso e, por vezes, inacessível, pois está à guarda de particulares ou de instituições sem vocação museográfica, foi reunido o material para a exposição, contando-se para tal com a colaboração do Doutor Armando redentor. Entre os Zoelas – etnia que ocupava esta região – o hábito epigráfico terá sido introduzido pelos conquistadores romanos. Inscritos em latim, os textos, ainda que re-presentativos de uma ínfima parte da população, espelham uma sociedade desigual, em que as diferentes formas de identificação (seja utilizando nomes indígenas, latinos ou gregos) revelam indivíduos livres (cida-dãos romanos e peregrinos), escravos e libertos; dão a conhecer os deuses indígenas e do panteão romano a que se prestou culto, fizeram e cumpriram promessas, não esquecendo, numa dimensão claramente po-lítica da religião, o culto ao imperador. A maioria dos textos corresponde a epitáfios – que frequentemente registam o dedicante da homenagem e a idade do defunto e são rematados com fórmula alusiva ao preten-dido descanso – aos quais se associa uma riqueza decorativa de profundo simbolismo, onde figuram rodas de raios curvos, crescentes, representações arquitectónicas, animais, ramagens e objectos associados à actividade que o defunto teve em vida. Nesta mostra, expuseram-se 20 exemplares, para além de foto-grafias de peças atualmente reuti-lizadas em edifícios e de desenhos de outras já desaparecidas, mas registadas por diversos autores ao longo de quatro séculos, datando de 1626 a notícia mais antiga re-lativa a uma inscrição do concelho de Bragança. Já a exposição “Ar-mamentarivm”, dá a conhecer o quotidiano do exército romano, a partir da réplica da indumentária e armamento de um legionário do séc. I e de 15 cenas desenhadas que ilustram as diversas actividades em que se ocupavam os militares da legio VII Gemina, unidade mi-liar que haveria de dar origem à cidade de león (Espanha).

Texto de Clara André, Arqueóloga do Município de Bragança

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 12: Braganca acontece n#1

12

Estilhaços Cinemáticos

Muito Chão (Companhia de Dança de Almada)

outubro

Dia Mundial da Música – Arruada /Marching Band

Dia Mundial da Música – Osquestra de Jazz do Al-garve

Douro Jazz – Joana Espadinha

Douro Jazz – Trio Porteño

10 aNos dE TEaTRo MuNiCiPal dE BRagaNça

A 13 de setembro arrancou, formalmente, a nova temporada do Teatro Municipal de Bragança com a apresentação do livro “Teatro Municipal de Bra-gança 10 anos” e a estreia do espetáculo “O Abade: a vida de um homem que andava a pé”.

Encerraram, no dia 20 de dezembro, as comemo-rações dos 10 anos do Teatro Municipal de Bragan-ça com a apresentação do livro “Teatro Municipal – Fotografia”, de Maria Adelina Sousa. suBiu ao PalCo das

aRTEs...

julho

O Palco na Praça – The Dixie Boys

A Prata da Casa – Vámusica

O Palco na Praça – le Skeleton Band

A Prata da Casa – los Muchachos

O Palco na Praça – latin Cuba

A Prata da Casa – red House Band

A Prata da Casa – Johnny’s Grace

O Palco na Praça – la Bazanca

setembro

Apresentação do livro 10 anos do TMB

O Abade – a vida de um homem que andava a pé (cocriação: Teatro Municipal de Bragança e Teatro da Garagem)

Teatro às Três Pancadas (ACE/Teatro do Bolhão)

Ciganski-Kiucher

TEATrO MUNICIPAl DE BrAGANçA

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 13: Braganca acontece n#1

13

Douro Jazz – - Mo Francesco Quinteto

Cuca roseta

Duas Pessoas – Teatro da Terra

XVII Encontro Internacional de Grupos Corais Ci-dade de Bragança

Apresentação do livro de poesia relevos de Virgí-nia do Carmo

Your Majesties

novembro

Auto da Barca do Inferno - ACE/Teatro do Bolhão

Contramão – Abrunhosa e Comité Caviar

laetitiae Sadier Trio / Dedos Biónicos

Mariel Mrtinez & la Porteña Tango Trio

Gata em telhado de zinco quente – Artistas Unidos

Melech Mechaya

Os Maias

Monstros S.A. (sem abrigo) – FC Produções Teatrais

dezembro

A Bela Adormecida – russian Classical Ballet

Uma pequena história do mundo – Este_Estação Teatral

lá Fora – Coprodução Meridional Teatro

Norberto lobo & João lobo Sexteto – Dedos Bió-nicos

Galandum Galundaina

Orquestra Filarmonia das Beiras – Concerto de Natal

TEATrO MUNICIPAl DE BrAGANçA

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 14: Braganca acontece n#1

14

O Conservatório de Música e Dança de Bra-gança, sob a orientação da Fundação “Os Nossos livros”, iniciou o ano letivo 2014/2015 em setembro.

Com alunos distribuídos por turmas de Pré-iniciação de Música (com 4 e 5 anos), iniciação de Música e de Dança (dos 6 aos 9 anos), Cur-sos Básicos de Música e de Dança, que podem ser frequentados em regime articulado ou su-pletivo.

Neste ano letivo, iniciou-se um novo ciclo com a abertura do curso secundário de música, destinado a alunos que terminaram o 5º grau do curso básico (9º ano). O curso secundário permite a progressão de estudos na área da música até ao 8º grau (12º ano).

Das atividades que decorreram no segundo semestre de 2014, destaca-se a realização do II Ciclo de Música Sacra e as audições de Natal.

100voices

Audição Natal 2014

BriChoirT II Ciclo de Música Sacra

Orquestra de Cordas Orquestra de Guitarras Orquestra Orff

CONSErVATórIO DE MúSICA E DANçA DE BrAGANçA

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 15: Braganca acontece n#1

15

Workshops científicos com temas, como “Vamos observar Aves”, “Dia e Noite de estrelas no Cas-telo”, “Maciço de Morais: uma viagem aos conti-nentes e oceanos primitivos”, “Vamos conhecer os Morcegos”, “Sistemas aquáticos”, “Castanheiros no Outono” e “À descoberta dos Cogumelos I e II”.

“Casulos de Ciência”, para crianças dos 3 aos 8 anos.

Cafés de Ciência contaram com oradores conhe-cidos: Paulo renato Trincão, do Jardim Botânico de Coimbra; José Xavier, investigador que estuda o comportamento de predadores de topo no Oce-ano Antártico em relação às alterações climáti-cas e o geólogo rui Alves Vieira, que falou sobre “O petróleo e a pesquisa em Portugal”.

Oficinas Científicas, para famílias com crianças dos 5 aos 12 anos, com sessões dedicadas à As-tronomia, Biologia, Química, Física, Energias, Matemática e Química.

60+Ciência

CENTrO CIÊNCIA VIVA DE BrAGANçA

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 16: Braganca acontece n#1

16

OUTrOS EVENTOS

agRiCulTuRa E MoNTaNha EM dEsTaquE 138.º aNiVERsáRio da PsP

24 julho: Cerimónia comemorativa do Dia do Co-mando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Bragança.

18 julho: Seminário “Uma nova PAC - Montanhas de Oportunidades”, que decorreu no Instituto Poli-técnico de Bragança (IPB). O evento culminou com a inauguração do Cen-tro de Investigação de Montanha – CIMO no IPB, onde se desenvolvem projetos de investigação multidisciplinar a partir de um objeto comum: a montanha, tendo como objetivo orientador a sus-tentabilidade dos sistemas objeto de estudo e a qualificação e intensificação das interações entre o ensino e a investigação.

Xi Raid aéREo do NoRoEsTE iBéRiCo ENRiquE TRaNChE

Centenas de pessoas passaram pelo Aeródromo Municipal de Bragança, por ocasião do XI raid Aé-reo do Noroeste Ibérico Enrique Tranche, que ter-mina em león (Espanha), que decorreu de 31 de agosto a 4 de setembro. O evento foi organizado pelo Aereoclube de Bragança, com o apoio do Mu-nicípio de Bragança.

VEsPa das galhas dos CasTaNhEiRos EM

dEBaTE

Foi apresentado, no dia 3 de outubro, o Plano Na-cional de Controlo da Vespa das Galhas do Casta-nheiro. A sessão decorreu na Escola Superior Agrá-ria do Instituto Politécnico de Bragança e contou com a presença do Presidente da Câmara Muni-cipal de Bragança e representante do Centro Na-cional de Competências dos Frutos Secos, Hernâni Dias, e do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Brito.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 17: Braganca acontece n#1

17

OUTrOS EVENTOS

EVoCação do CENTENáRio da gRaNdE guERRa

iX CoNgREsso dE liCENCiados EM

faRMáCia

IX Congresso de licenciados em Farmácia, que integrou o XVII Encontro Nacional de Técnicos de Farmácia, e que decorreu, em Bragança, nos dias 24 e 25 de outubro.

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, foi convidado a presidir, conjunta-mente com o Major-General António Teixeira, a cerimónia de evocação do Centenário da Grande Guerra, que teve lugar no dia 18 de outubro, no largo General Sepúlveda, que reuniu cerca de 80 militares do regimento de Infantaria de Chaves.A cerimónia de evocação do Centenário da Grande Guerra foi organizada pela liga dos Combatentes e pelo Núcleo de Bragança da liga dos Combatentes.

ouTEiRo CElEBRa TíTulo dE BasíliCa E 500 aNos dE aTRiBuição dE foRal à Vila

Mais de um milhar de pessoas associaram-se, no dia 8 de novembro, às comemorações da solene concessão do título de Basílica Menor à Igreja - Santuário do Santo Cristo de Outeiro e Comemora-ção dos 500 anos de atribuição de foral à Vila de Outeiro. Foram, ainda, apresentados um livro sobre a Ba-sílica, patrocinado pelo Município e a coleção de selos “rota das Catedrais”, que integra um postal e um selo comemorativo.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 18: Braganca acontece n#1

18

OUTrOS EVENTOS

XXi ENCoNTRo dE iNTERNaTo MEdiCiNa gERal E faMiliaR

Cerca de 400 médicos do Norte do País participa-ram no XXI Encontro de Internato Medicina Geral e Familiar, que decorreu, nos dias 16 e 17 de outu-bro, no Teatro Municipal de Bragança.

sMaRT TRaVEl TRaZ EsPECialisTas à REgião

De 4 a 7 de dezembro, o Nordeste Transmontano recebeu especialistas de todo o mundo, nas áre-as do turismo, novas tecnologias de informação e comunicação. O fórum internacional Smart Travel 2014, organizado pela Corane e Desteque, com o apoio do Município de Bragança, arrancou, no dia 4 de dezembro, no Teatro Municipal de Bragança, assumindo-se como um espaço de partilha de co-nhecimentos e de experiências, com mais-valias para o território do Nordeste Transmontano. dia da PadRoEiRa

dos BoMBEiRos VoluNTáRios

Celebrou-se, a 8 de dezembro, o dia da Padroei-ra da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Nossa Senhora da Imaculada Concei-ção. A cerimónia incluiu a apresentação de for-matura, imposição de medalhas, desfile apeado, colocação de flores no Monumento ao Bombeiro e Missa Solene, seguida de desfile pela Cidade.

i gala do PodER loCal

I Gala dedicada ao Poder local, promovida pelo grupo Press Nordeste, que se realizou no dia 14 de dezembro, no Teatro Municipal de Bragança, e que teve como objetivo homenagear os autarcas que estiveram à frente das Câmaras Municipais do distrito de Bragança nos últimos 40 anos.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 19: Braganca acontece n#1

19

EDUCAçÃO

80 alunos receberam da Escola Secundária Emídio Garcia, no dia 12 de setembro, o diploma de méri-to pela obtenção de bons resultados no último ano letivo.

MéRiTo dE aluNos da EsCola sECuNdáRia EMídio gaRCia

MaNdaRiM Nas EsColas

Foi retomado, com uma sessão que decorreu no Centro Escolar da Sé, o ensino de mandarim. O projeto arrancou no Centro Escolar de Santa Ma-ria, em 2013, e resulta de um protocolo entre o Município de Bragança, o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Zuhai (China).

i ENCoNTRo dE Boas PRáTiCas EduCaTiVas

O I Encontro de Boas Práticas Educativas decor-reu, em Bragança, nos dias 19 e 20 de setembro. O evento foi organizado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte, com o apoio do Município de Bragança, do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, do Agrupamento de Es-colas Abade de Baçal e da Porto Editora.

MuNiCíPio dE BRagaNça ENTREga liVRos EsColaREs

O Município de Bragança ofereceu 711 manuais escolares a 237 alunos (inseridos no 1.º escalão do abono de família) do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do Concelho de Bragança. Já cerca de 158 estudantes (posicionados no 2.º escalão) receberam metade do valor dos manuais. Um in-vestimento, por parte do Município de Bragança, superior a 17 mil euros, acrescido do fornecimen-to de refeições e suplementos alimentares gratui-tos aos alunos integrados no 1.º escalão.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 20: Braganca acontece n#1

20

EDUCAçÃO

De 4 a 8 de novembro, a Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança promoveu a re-ceção ao Caloiro de Bragança, no Pavilhão do Ner-ba. Um evento que contou com o apoio do Município de Bragança.

soRRiR BRaNquiNho

MuNiCíPio dE BRagaNça disTRiBui PREsENTEs dE NaTal

A rTUB (real Tuna Universitária de Bragança “Boémios e Trovadores”) celebrou, a 6 de dezem-bro, o seu 23.º aniversário.

23.º aNiVERsáRio da RTuB

A tradição natalícia cumpriu-se uma vez mais. O Município de Bragança (em parceria com a União das Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo) voltou a distribuir presentes pelas 1.960 crian-ças, dos 3 aos 9 anos, que integram o ensino pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico de todos os estabelecimentos de ensino (públicos e privados) do Concelho de Bragança. Esta iniciativa repre-sentou um investimento, por parte do Município-de Bragança, de 4.828,50 euros

RECEção ao CaloiRo

Com o objetivo de prevenir a cárie dentária nas crianças em idade pré-escolar, foram distribuídos 900 conjuntos de higiene oral pelos alunos do en-sino pré-escolar público e privado, representando um investimento de 2.796,20 euros.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 21: Braganca acontece n#1

21

JUVENTUDE | DESPOrTO

Durante o mês de julho, 362 crianças, dos 6 aos 15 anos, participaram no programa “Férias Desporti-vas e Culturais 2014”, promovido pelo Município de Bragança.

féRias dEsPoRTiVasE CulTuRais

dEsPoRTo séNioR Na PisCiNa

Decorreu, no dia 29 de outubro, na Piscina Mu-nicipal de Bragança uma aula de hidroginástica dirigida aos alunos das aldeias de São Julião de Palácios, Babe e Gimonde, que integram o pro-grama de Desporto Sénior no Meio rural.

Cerca de 100 crianças (com menos de 12 anos) participaram, no dia 2 de novembro, no torneio de Basquetebol Norcaça, Norpesca e Norcasta-nha, que decorreu no Pavilhão Municipal de Bra-gança.

Em campo, estiveram representados os clubes Es-trelas Brigantinas, Basquete Clube de Vila real, Diogo Cão Sport Clube e Sport Clube de Vila real.

CaMPEoNaTo NaCioNal dE CluBEs da 4.ª diVisão

Nos dias 1 e 2 de novembro, realizou-se o Campeo-nato Nacional de Clubes da 4.ª Divisão, onde esti-veram presentes 220 atletas de 22 clubes de todo o País.

BasquETEBol NoRCaça, NoRPEsCa

E NoRCasTaNha

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 22: Braganca acontece n#1

22

DESPOrTO | JUVENTUDE

15 anos depois, a Volta a Portugal em Bicicleta “re-gressa” a Bragança em 2015, com uma chegada, por ocasião da 77.ª Volta a Portugal/liberty Seguros.

Os percursos pedestres e BTT do ano de 2014, terminaram a 15 de novembro com a caminha-da em Montesinho. 1.524 pessoas a pé e 340 em bicicletas percorreram, em 2014, um total de 376 quilómetros por diversas aldeias do concelho de Bragança.

“BRagaNça saudáVEl, BRagaNça solidáRia”

VolTa a PoRTugal EM BiCiClETa REgREssa a BRagaNça

Programa Mexa-se 2014, promovido com o objetivo de incentivar à prática de exercício físico.

MEXa-sE 2014

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 23: Braganca acontece n#1

23

sEMaNa da juVENTudE

A primeira Semana da Juventude promovida pelo Município de Bragança, de 05 a 12 de agos-to, foi um verdadeiro sucesso.

A iniciativa contou com a participação de cerca de 2 mil jovens nas diversas atividades constan-tes do programa.

No dia Internacional da Juventude (12 de agosto) foi instalado o Conselho Municipal de Juventude e realizado o Seminário “Os jovens e o Emprego no Interior: que futuro?”.

JUVENTUDE | DESPOrTO

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 24: Braganca acontece n#1

24

sEMaNa da juVENTudE

A Semana da Juventude 2014 foi organizada pelo Município de Bragança, com o apoio do Ins-tituto Português do Desporto e Juventude; União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo; Unidade local de Saúde do Nordeste; Secreta-riado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda; Clube Acadé-mico de Bragança; Estrelas Brigantinas; Associa-ção Kyokushin-Kan Karate; Azimute; Centro de Emprego e Formação Profissional de Bragança; Centro Ciência Viva de Bragança; Museu do Aba-de de Baçal; Associação Mãe Alto.

DESPOrTO | JUVENTUDE

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 25: Braganca acontece n#1

25

PrOMOçÃO ECONóMICA | TUrISMO

O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos ficará instalado no Brigantia EcoPark, que se encontra em fase final de construção. Para tal, foi assinado, no dia 18 de julho, pelos 27 parceiros envolvidos no processo, um acordo de cooperação, em cerimónia que contou com a presença do Secre-tário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, e do Presidente da Câmara Municipal de Bragança e também Pre-sidente da Direção da Associação para o desenvol-vimento do Brigantia EcoPark, Hernâni Dias.

O Município de Bragança esteve na cidade do Porto, a 28 de agosto, no Mercado do Bom Suces-so, no evento “Venha Provar o que é nosso”, com sete empresas locais. Esta iniciativa teve como objetivo promover e dinamizar os produtos e ser-viços turísticos.

CaMPaNha PRoMoCioNal “VENha PRoVaR o quE é Nosso”

CENTRo NaCioNal dE CoMPETêNCias dos

fRuTos sECos No BRigaNTia ECoPaRk

XXi fEiRa dE PRoduTos dE lEóN

Com o objetivo de promover e divulgar as empre-sas do concelho e seus respetivos produtos, foram criadas sinergias entre o Município de Bragança e a Diputación de león de modo a agilizar a pre-sença de duas empresas do concelho na XXI Feira de Produtos de león.

“iNoVação, CiêNCia E TECNologia E o TERRiTóRio” No BRigaNTia ECoPaRk

A 16 de outubro, realizaram-se o Workshop “ A Inovação, a Ciência e Tecnologia e o Território no período 2014-2020” e a conferência “A Inovação, a Ciência e Tecnologia e o Território no período 2014-2020 – Perspetivas e Oportunidades”, pro-movidos pelo Município de Bragança, SPI e Vida Económica.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 26: Braganca acontece n#1

26 BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

TUrISMO | PrOMOçÃO ECONóMICA

PosTo dE TuRisMo MuNiCiPal

No dia dedicado ao agricultor (21 de agosto), no âmbito das Festas de Bragança, teve lugar, no recinto de Valorização das raças Autóctones, o XVII Concurso Concelhio de Bovinos de raça Mirandesa de Bra-gança, que contou com a participação de 36 criadores e de 105 animais. A tarde terminou com a tradi-cional luta de touros, assistida por mais de 4.000 pessoas.

Após obras de requalificação e beneficiação, que representaram um investimento superior a 12 mil euros, o Posto de Turismo Municipal voltou a fun-cionar com um aspeto mais moderno, confortável e acolhedor. As obras tiveram como objetivo remo-delar e valorizar o espaço (onde se dá, muitas ve-zes, o primeiro contacto de cidadãos com a Cidade), servindo melhor os turistas, tornando-o, para tal, mais informativo e acessível a todos. Têm-se verificado, desde o ano de 2010, um au-mento no número de turistas que passam pelo Posto de Turismo Municipal. Em 2010, registaram-se 17.581 turistas, passando para 21.401 em 2011, 22.469 em 2012 e 24.251 em 2013. No ano de 2014, o Posto de Turismo Municipal recebeu 27.398 pes-soas (mais 12,98% que no ano anterior e 21,94% que no ano de 2012.).

XVii CoNCuRso CoNCElhio dE BoViNos dE

BaNCa Na PRaça

Nos meses de junho, julho, setembro e dezembro, a Praça da Sé acolheu a “Banca na Praça” composta por oito “bancas”, num total de 45 expositores.O projeto do Município de Bragança tem como obje-tivo promover o comércio tradicional, dinamizando o centro histórico.

Raça MiRaNdEsa dE BRagaNça

Page 27: Braganca acontece n#1

27

PrOMOçÃO ECONóMICA | TUrISMO

CaRNE Na PRaça

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

NoRCaça, NoRPEsCa E NoRCasTaNha 2014

De 12 a 21 de setembro, realizou-se, na Praça Ca-mões, a iniciativa Carne na Praça, organizada pela Essência do Vinho e pela UNICEr, com o objetivo de divulgar e enaltecer a qualidade das carnes trans-montanas, proporcionando a harmonização com cervejas artesanais.

Inaugurada oficialmente pelo Secretário de Esta-do do Emprego, Octávio Oliveira, decorreu de 30 de outubro a 2 de novembro a Norcaça, Norpesca & Norcastanha, 13.ª Feira Internacional do Norte, que recebeu mais de 20 mil visitantes, sobretudo espanhóis. Estiveram presentes 90 expositores, oriundos de todo o País e de león (Espanha). Decorreu, ainda o VII Fórum Internacional de Países Produtores de Castanha, onde se falou do “Cancro do Castanhei-ro e Vespa do Castanheiro”, contando com a pre-sença de especialistas portugueses, espanhóis, italianos e franceses.

PrOMOçÃO ECONóMICA | TUrISMO

Page 28: Braganca acontece n#1

28 BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

TUrISMO | PrOMOçÃO ECONóMICA

BRagaNça, TERRa dE NaTal E dE soNhos

A magia do Natal esteve presente, como nunca, em Bragança, com o projeto “Bragança, Terra Natal e de Sonhos”. De 6 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015, a magia e o espírito natalício “tomaram conta” do Centro Histórico de Bragança, por onde passaram cerca de 50 mil pessoas, com destino à Pista de Gelo (a principal atração deste inverno) ou, simplesmente, para apreciarem as iluminações natalícias ou o pre-sépio em tamanho real. Promovido pelo Município de Bragança, União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, ACISB - As-sociação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança e NErBA – Núcleo Empresarial de Bragança, envol-vendo a comunidade e os agentes locais, o projeto “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” teve como principal objetivo animar a cidade e os bragançanos, bem como estimular a atividade económica e o turismo, fun-damentais para o desenvolvimento sustentável de Bragança.A abertura oficial contou com a participação dos utentes da ASCUDT - Associação Sociocultural dos Defi-cientes de Trás-Os-Montes, nomeadamente de uma utente que ligou a iluminação de Natal. Esse momento solidário terminou ao som de músicas da rTUB - real Tuna Universitária de Bragança “Boémios e trovado-res”, que nesse dia comemorou o 23.º aniversário.

Page 29: Braganca acontece n#1

29

PrOMOçÃO ECONóMICA | TUrISMO

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Durante esse mês a instalação da pista de gelo, na Praça Camões, criou um espaço de diversão que foi procurado por 12.957 pessoas, o que se traduz numa média de 446 pessoas/dia, tendo as receitas da bi-lheteira revertido integralmente para os Bombeiros Voluntários de Bragança. O presépio em tamanho real que foi montado na Praça Professor Cavaleiro de Ferreira, embelezou, ainda mais, a cidade de Bragança, envolvendo todos no espírito natalício. Também as iluminações e a música de Natal criaram outro brilho e atmosfera na cidade. A Banca de Natal que se realizou na Praça da Sé nos sábados do mês de dezembro, permitiu a promoção e dinamização económica no centro urbano, tendo estado à venda produtos hortíco-las, artesanato, bolos e doces de Natal. Os concertos de Natal que ocorreram em diversos locais do concelho de Bragança (Teatro Municipal de Bragança, Mercado Municipal de Bragança e Igrejas),registaram uma significativa afluência de público.

BRagaNça, CoM + Vida

Page 30: Braganca acontece n#1

30

TUrISMO | PrOMOçÃO ECONóMICA

A recolha de bens para a campanha solidária registou um volume considerável de entregas, demonstran-do que o espírito solidário dos brigantinos continua forte e coeso. Os concursos de Natal tiveram uma signi-ficativa participação. No Conto de Natal foram admitidos 44 contos, sendo 31 na categoria de 1.º ciclo e 11 na categoria 2.º ciclo, envolvendo 204 alunos dos três agrupamentos de escolas e dos dois estabelecimentos privados da cidade. registaram-se 48 Inscrições no Concurso de Presépios e 60 no Concurso de montras, tendo-se destacado a diversidade de atividades comerciais que concorreram, bem como a sua distribui-ção por toda a cidade de Bragança. Quando comparado com período homólogo verificou-se um aumento de 45,3% na taxa de utilização do parque de estacionamento da Praça Camões; um incremento de 3,5% no número de turistas atendidos no posto de turismo municipal (sendo maioritariamente com origem em Espanha); aumentos na ordem dos 6,2% nas taxas de ocupação hoteleira na cidade de Bragança e um acréscimo de 7,2% no número de visitantes dos equipamentos culturais municipais. O conjunto de iniciati-vas realizadas promoveu a dinamização económica, a promoção turística de Bragança, e animou a cidade e os brigantinos, representando um custo global de 98.086,89 euros.

“Bragança, Terra Natal e de Sonhos” contou com o apoio das seguintes entidades: Associação Académica do IPB, Associação dos Amigos do Campo redondo, ASCUDT - Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-os-Montes, Associação regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, Associação Team Giant, Bombeiros Voluntários de Bragança, Centro Ciência Viva, Conservatório de Música e Dança de Bragança, Coral Brigantino, Clube Académico de Bragança, Clube de Caça e Pesca de Bragança, Escolas e Agrupa-mentos de Escolas de Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, Polícia de Segurança Pública de Bra-gança, rTUB - real “Tuna Universitária de Bragança Boémios e Trovadores” e Velo Clube de Bragança.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 31: Braganca acontece n#1

31

AçÃO SOCIAl | HABITAçÃO SOCIAl

Xi ENCoNTRo dE gERaçõEs do CoNCElho dE BRagaNça

doNaTiVos PaRa s. ToMé E PRíNCiPE

As crianças de S. Tomé e Príncipe receberam, antes do Natal, cerca de dez toneladas de dona-tivos, resultantes de uma campanha de solida-riedade promovida pelo Município de Bragança, rádio Brigantia, Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, Santa Casa da Miseri-córdia, com o apoio da Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa.

Mais de 2.000 pessoas, de todas as idades, marca-ram presença no XI Encontro de Gerações do Con-celho de Bragança, um dos mais participados de sempre, que teve lugar no dia 13 de julho, no San-tuário de Santa Ana, em Meixedo. No evento não faltaram as tradicionais merendas e momentos de convívio e de partilha entre pessoas de várias ida-des e de diferentes localidades do Concelho. A tarde foi, ainda, animada por música popular e pela atu-ação da Tuna Académica da Faculdade de Econo-mia da Universidade do Porto.

MuNiCíPio dE BRagaNça ColaBoRa Na

disTRiBuição dE BENs aliMENTaREs

EaPN iNauguRa NoVa sEdE

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, marcou presença na inauguração, a 16 de setembro, da nova sede da EAPN (rede Europeia Anti-Pobreza), onde destacou o impor-tante trabalho desenvolvido pelos vários parcei-ros que integram a rede Social do Concelho de Bragança, uma referência a nível nacional.

O Município de Bragança colaborou na distribui-ção de 22 toneladas de fruta nacional, resultante do embargo russo, a 70 instituições de solidarie-dade social do distrito de Bragança.

A ação, que decorreu no dia 14 de novembro, foi organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome, tendo sido apoiada, também, pela Delegação de Bragança da Cruz Vermelha.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 32: Braganca acontece n#1

32 BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

AçÃO SOCIAl

MuNiCíPio dE BRagaNça sENsiBiliZa PaRa o CaNCRo da MaMa

O Município de Bragança aderiu ao movimento “Onda rosa”, que pretende sensibilizar para a prevenção do Cancro da Mama.No dia 28 de outubro (Mês rosa), cerca de 80 colaboradores do Município de Bragança vestiram uma peça de roupa rosa, assinalando, assim, o Dia rosa na instituição. Também o Castelo de Bragança foi iluminado de cor-de-rosa, recordando o Dia Mundial da Saúde da Mama (15 de outubro) e o Dia Nacional de luta Con-tra o Cancro da Mama (30 de outubro).

oBRa soCial PadRE MiguEl CElEBRa 20 aNos

REalojaMENTo dE faMílias

A Obra Social Padre Miguel celebrou, no dia 30 de agosto, o seu 20.º aniversário com uma cerimónia que reuniu o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, o Bispo da Diocese Bra-gança-Miranda, D. José Cordeiro, o Presidente da Direção da Instituição, Nuno Vaz, e cerca de 700 pessoas, entre utentes e familiares, amigos e asso-ciados da instituição, bem como representantes de entidades locais.

No dia 8 de outubro, foram celebrados quatro con-tratos de arrendamento de habitação social, após a conclusão de obras de beneficiação. Esta fase de realojamentos envolveu 8 crianças e jovens e 1 de-pendente por deficiência, num total de 19 pessoas.

Page 33: Braganca acontece n#1

33

AçÃO SOCIAl

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

BRagaNça iNauguRa a PRiMEiRa uNidadE dE Cuidados CoNTiNuados

Mais aPoios PaRa 44 iNsTiTuiçõEs dE solidaRiEdadE soCial

realizou-se em Bragança, nas instalações do Centro Distrital de Bragança da Segurança So-cial, no dia 19 de dezembro, a cerimónia de assi-natura de acordos, entre o Ministério da Solida-riedade, Emprego e Segurança Social e as com 44 Instituições Particulares de Solidariedade Social dos distritos de Bragança, Vila real, Guarda e Vi-seu, abrangendo mais de 470 novos utentes. Em 2015, o distrito de Bragança receberá cerca de 850 mil euros do total de quase dois milhões de euros de comparticipação da Segurança Social.

Foi inaugurada, no dia 29 de agosto, a primeira Unidade de Cuidados Continuados de Bragança, da Santa Casa da Misericórdia de Bragança.Com capacidade para 72 camas (40 das quais estão protocoladas com o Ministério da Saúde), este equipa-mento, o maior do género no distrito de Bragança, representou um investimento na ordem dos 3,7 milhões de euros, cofinanciado pelo FEDEr, tendo sido, ainda, apoiado financeiramente pelo Município de Bragan-ça em 400 mil euros.

27 de julho. Inauguração de obras de beneficia-ção do Centro Paroquial Nossa Senhora da As-sunção, apoiadas em 40 mil euros pelo Município de Bragança.

CENTRo soCial PaRoquial dE

REBoRdãos

Page 34: Braganca acontece n#1

34

- Para além da gratuitidade dos manuais escolares, transportes e alimentação para os alunos mais caren-ciados (no 1.º escalão), e a redução de 50 por cento para os alunos do 2.º escalão do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, o Município de Bragança reforça, em 2015, os apoios escolares, ao alarga-los ao escalão 3 (onde se integra a maior parte das famílias), através da comparticipação em 25 por cento das despesas que as famí-lias têm com manuais escolares e alimentação, representando um investimento previsível de 100 mil euros.

- As famílias com dificuldades financeiras continua-rão a beneficiar de redução de 70 por cento no tarifá-rio da água, saneamento e resíduos.Apoiar as famílias numerosas, através do alarga-mento do 2.º escalão de consumo, limitando-o, no entanto, a um consumo máximo de 3m3 mensais por pessoa (Consumo de referência), sendo mais uma medida amiga das famílias e da natalidade.

- Na área da habitação social, prevê-se promover uma intervenção global no Bairro Social da Coxa, mantendo a política de realojamento de famílias ca-renciadas em fogos sociais, entretanto reabilitados.

- Proceder à recuperação de edifícios no centro his-tórico para alojamento de famílias jovens, estando em análise a possibilidade de ser concedido apoio a jovens carenciados no arrendamento de habitação.

- reforçar os apoios no âmbito do programa de melhorias habitacionais prioritárias, com a importante cola-boração das Juntas e Uniões de Freguesias, através da beneficiação das habitações de famílias carenciadas.

AçÃO SOCIAl

CENTRo soCial PaRoquial saNTos MáRTiREs

assoCiação dE Pais E aMigos do diMiNuído

iNTElECTual

Construção de edifício destinado ao alojamento e realibitação de pessoas portadoras de deficiência.(Apoio do Município: 175 mil euros)

reconversão do edifício.(Apoio do Município: 150 mil euros)

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

PRiNCiPais aPoios soCiais 2015

Page 35: Braganca acontece n#1

35

OBrAS

CENTRo dE iNTERPRETação da CulTuRa sEfaRdiTa do NoRdEsTE TRaNsMoNTaNo

Construção do Centro de Interpretação da Cultu-ra Sefardita do Nordeste Transmontano, projeto do arquiteto Souto de Moura. Investimento do Mu-nicípio de Bragança na ordem dos 1,2 milhões de euros.

BaRRagEM dE VEiguiNhas

Em fase final de construção. Volume total de armazenamento: 3,7 milhões de metros cúbicos.

RECiNTo da fEiRa dE BRagaNça

O novo recinto da Feira de Bragança, localizado junto ao Forte São João de Deus, um espaço nobre, junto ao Mercado Municipal, à Feira de Produtos da Terra e à Câmara Municipal de Bragança, garante melhores condições para os feirantes e frequenta-dores da Feira Municipal, que passou a realizar-se, desde o início do ano todas as sextas-feiras.Saliente-se que o investimento do Município de Bragança foi superior a 1,11 milhões de euros

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 36: Braganca acontece n#1

36

alaRgaMENTo da EsTRada Mós/ValVERdE/PaREdEs

Obras de alargamento e correção da Estrada Mu-nicipal 561 Mós – Valverde, num total de 8,7 quiló-metros. Um investimento do Município de Bragan-ça superior a 647 mil euros.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

OBrAS

Obras de beneficiação dos passeios na Av. Abade de Baçal e na entrada sul de Bragança

iNauguRação da EM 542 - CoElhoso ao Rio saBoR.

1 dE agosTo

Pavimentação e beneficiação de 4,2 km que ligam Coelhoso a Argoselo, reivindicado há decadas pela população local.Investimento do Município de Bragança de 380 mil euros.

BENEfiCiação dE PassEios

Page 37: Braganca acontece n#1

37BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

OBrAS

Beneficiação do pavimento do Parque Norte do Teatro Municipal

Pavimentação do Cemitério Municipal Trabalhos de beneficiação e arranjo paisagístico no Bairro da Previdência, com colocação de sistema de rega automática.

Pavimentação da área envolvente à Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar

Bancada e cobertura do Estádio Municipal Eng.º José luís Pinheiro foram remodeladas. Um investimento do Município de Bragança no valor de 132 mil euros.

ouTRos TRaBalhos

EsTádio MuNiCiPal ENg.º josé luís PiNhEiRo

Page 38: Braganca acontece n#1

38

ÁrEA DE rEABIlITAçÃO UrBANA

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

A aposta na valorização do Centro Histórico de Bragança, “coração” da cidade, foi assumida como uma prioridade e um vetor estratégico da Governação do Município para os próximos anos.

Assumindo o Centro Histórico um espaço polarizador e estruturante da cidade, foi aprovada em setembro de 2014 a criação de uma Área de reabilitação Urbana (ArU), com o objetivo de dar um novo impulso aos processos de reabilitação.

A ArU do Centro Histórico de Bragança abrange uma área com cerca de 64 hectares e integra os espaços mais marcantes do tecido urbano histórico, assim como o corredor natural do rio Fervença e, na sua rela-ção e articulação com a envolvente, a expansão noroeste formada pela Avenida João da Cruz e a frente urbana nascente da Avenida Sá Carneiro.

Page 39: Braganca acontece n#1

39

TrANSPOrTES | ENErGIA | AMBIENTE | ÁGUAS

dia EuRoPEu sEM CaRRos

4ªs joRNadas dE sEguRaNça aos

iNCêNdios uRBaNos EM BRagaNça

Bragança foi a cidade escolhida para a realiza-ção, nos dias 6 e 7 de novembro, das 4ªs Jorna-das de Segurança aos Incêndios Urbanos (a pri-meira vez que o evento decorre fora de Coimbra, onde “nasceu”). A sessão de abertura, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Ges-tão de Bragança, contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, que perante o Secretário de Esta-do do Ministério da Administração Interna, João Almeida, destacou a importância de prevenir in-cêndios na malha urbana, nomeadamente nas zonas históricas.

O Município de Bragança preparou um programa para comemorar o Dia Europeu sem Carros (22 de setembro), dirigido a todos os cidadãos, sobretudo aos mais pequenos. O Passeio da Mobilidade, percurso citadino de bi-cicleta, juntou cerca de 30 pessoas, mantendo-se, ainda, a restrição ao tráfego no centro da Cidade, das 9:00 às 19:00 horas.

MoNTEsiNho: a PRiMEiRa aldEia do NoRTE CoM iluMiNação PúBliCa lEd

Montesinho é a primeira aldeia do Norte do País com iluminação pública lED. Os cerca de 25 habitantes da aldeia reuniram-se, no dia 4 de novembro, no Centro de Convívio para ouvirem o Presidente da Câ-mara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, e o Presidente da Junta de Freguesia de França, Carlos Silva, falarem sobre as vantagens do investimento de 3.360 euros efetuado pelo Município de Bragança na subs-tituição de 48 armaduras tradicionais para tecnologia lED.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 40: Braganca acontece n#1

40

ÁGUAS |AMBIENTE | ENErGIA | TrANSPOrTES

MuNiCíPio dE BRagaNça disTiNguido CoM sElo dE qualidadE EXEMPlaR da água

TEsTE ao PlaNo dE EMERgêNCia do aERódRoMo MuNiCiPal

realizou-se, no dia 10 de dezembro, mais um exercício para testar o plano de emergência do Aeródromo Municipal de Bragança, com vista à carreira aérea Bragança-Vila real-Viseu-Tires- Portimão, com fiscalização do INAC.O simulacro envolveu mais de 120 pessoas e 16 viaturas e contou com a colaboração e envolvimento da Câmara Municipal de Bragança/Aeródromo Municipal de Bragança, do Serviço Municipal de Pro-teção Civil, da Corporação de Bombeiros de Bragança, da Guarda Nacional republicana, da Polícia de segurança Pública, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, do Instituto Nacional de Aviação Civil, da Unidade local de Saúde do Nordeste, do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia e do Centro de Formação Profissional.

O Município de Bragança foi distinguido pela Entidade reguladora dos Serviços de Águas e resíduos (Er-SAr) com o Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano em 2014, sendo o reconhecimento do investimento e preocupação do Município de Bragança na modernização das redes de abastecimento público de água no Concelho e no controlo e monitorização permanentes da qualidade do serviço prestado.A cerimónia pública de entrega dos certificados teve lugar, no dia 19 de novembro de 2014, em lisboa, no âmbito da Expo Conferência da Água, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 41: Braganca acontece n#1

41

FrEGUESIAS

requalificação do Canal do regadio (+- 2 km de extenção) requalificação do edifício da antiga Escola Primária para Centro Convívio

Arranjos dos caminhos agrícolas realização na “Veiga” do Dia da Unidade Pastoral

ALfAiãO

Construção do muro em laviados e Comemoração do Dia do Desporto

BABE

Arranjo de caminhos agrícolas

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 42: Braganca acontece n#1

42

FrEGUESIAS

BAÇAL

Arranjo urbanístico do largo Principal de Baçal Calcetamento em Vale de lamas

requalificação da Junta de Freguesia de Baçal Intervenção na Charca de Baçal

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

4.ª edição do Dia do Desporto da freguesia de Babe, em laviados

Page 43: Braganca acontece n#1

43

IV Feira do Cordeiro. 1 a 3 de agosto

COELHOsO

EsPiNHOsELA

Enchimento do caminho de Poços recuperação do depósito água Terroso

recuperação do lavadouro em Vilarinho de Cova de lua limpeza de Aceiros e melhoria de Caminhos em Espinhosela

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 44: Braganca acontece n#1

44

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

requalificação dos tanques dos lavadouros públicos Obras de conservação no “bar do Parque”

requalificação do adro da Igreja de Portela

GONDEsENDE

Arranjo e enchimento do Caminho de lagoas e Caminho das Chanras

GiMONDE

Arranjo das escadas de acesso à Igreja Matriz pelo lado do cemitério requalificação da represa de “Malara”

Page 45: Braganca acontece n#1

45

limpeza de lixo em Castanheira

GOsTEi

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Beneficiação da capela morturária

GRiJÓ DE PARADA

Beneficiação de Caminhos em Grijó de Parada

MACEDO DO MATO

I Feira do Azeite e do Pão – Macedo do Mato. 20 de julho Inauguração das obras de melhoria da Fonte de Mergulho de Macedo do Mato. 20 de julho

Page 46: Braganca acontece n#1

46

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

requalificação área envolvente da Capela da Senhora da Cabeça

NOGUEiRA

Beneficiação da Igreja de Nogueira (Alpendre e cobertura)Construção do Pavilhão desportivo

requalificação da Fonte de Mergulho em Sanceriz Beneficiação do Moinho em Frieira

Page 47: Braganca acontece n#1

47

Concerto pela Associação Cultural Orquestra de Câmara da Maia na Basílica do Santo Cristo de Outeiro. 7 de novembro de 2014

OUTEiRO

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Cortejo etnográfico integrado nas comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Outeiro. 8 de novembro de 2014

Homilia da Bênção Solene da Basílica do Santo Cristo de Outeiro. 8 de novembro de 2014

Assinatura da ata da Proclamação da Basílica do Santo Cristo de Outeiro. 8 de novembro de 2014

Adaptação e melhoria da antiga Escola Primária para Centro Interpretativo da Cerâmica de Pinela

PiNELA

Pavimentação de rua Central e rua do Cemitério em Valverde

Page 48: Braganca acontece n#1

48

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

RABAL

requalificação do Caminho de Val’ Drieira.XII Feira de Artesanato e Produtos regionais de rabal. 15 de agosto

limpeza de caminhos agrícolas

QUiNTELA DE LAMPAÇAs

QUiNTANiLHA

limpeza de açude em Quintanilha

Page 49: Braganca acontece n#1

49

Construção de dois pontões

limpeza de Aceiros na Serra de Nogueira

Beneficiação de Caminhos em rebordãos

s. PEDRO DE sERRACENOs

REBORDãOs

Ampliação e limpeza da Charca da lameirinha e da Charca da Poça das Pombas

XIV Feira das Cebolas . 24 de agosto.

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 50: Braganca acontece n#1

50

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

sAMiL

limpeza da fonte da TerninaFesta em honra de Santo Estevão

Beneficiação do espaço do Divino Senhor dos ChãosPasseio à Galiza-Grove

sALsAs

limpeza da poça de regadio de Vale de NogueiraArranjo do largo da Freixeda

Page 51: Braganca acontece n#1

51

Charca de Vila Franca

sORTEs

sENDAs

Beneficiação de Caminhos em Sortes

UNiãO DAs fREGUEsiAs DE CAsTRELOs E CARRAzEDO

Pavimentação do acesso ao Santuário de Santo Amaro em Alimonde

requalificação de valas em Castrelos limpeza de acessos em Alimonde

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 52: Braganca acontece n#1

52

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Calcetamento no Bairro do Carriçal em Parada.Construção do Centro de Convívio de Paredes.

UNiãO DAs fREGUEsiAs DE PARADA E fAíLDE

VII Feira de Artesanato e Produtos regionais de Parada. 26 a 28 de dezembro.Constituição da Associação dos Caretos de Parada de Infanções. 26 de dezembro.

Obras de beneficiação da igreja de Carocedo.

24.º aniversário da Vila de Izeda. 13 de julho

UNiãO DAs fREGUEsiAs DE izEDA, CALvELHE E PARADiNHA NOvA

Page 53: Braganca acontece n#1

53

UNiãO DAs fREGUEsiAs DE s.JULiãO DE PALáCiOs E DEiLãO

lombada – Festival de Música e Tradição. 25 a 27 de julho, na aldeia de Palácios

requalificação do Parque Infantil de Deilão e de Caravela Construção dos lavadouros de Palácios

limpeza de Aceiros em Deilão

UNiãO DAs fREGUEsiAs DE RiO fRiO E MiLHãO

Colocação de Box em MilhãoBeneficiação de Caminhos em rio Frio

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 54: Braganca acontece n#1

54

Missa em honra de Santa Maria do Sardão. Agosto de 2014

Mobiliário reciclado

Inauguração do Nicho de Nossa Sra. dos Milagres. Setembro de 2014

Apresentação do livro Poemas Desenhados. Setembro de 2014

Utentes da APADI apanham maçãs em Meixedo. Outubro de 2014 Caminhos de Santiago: rotas Pedestres Alternativas. Outubro de 2014

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

UNiãO DAs fREGUEsiAs sé, sANTA MARiA E MEixEDO

Doações no âmbito do Projeto União Solidária. Encuentros 4

Page 55: Braganca acontece n#1

55

Foral Manuelino. Novembro de 2014 Caminhos de Santiago

Dia Internacional do Homem Entrega de Kit Escolar

Entrega dos DVDs Ballet Missa Sta. Ana em Meixedo

Espelho da União Beneficiação de Caminhos em Oleirinhos

FrEGUESIAS

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 56: Braganca acontece n#1

56 BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

COOPErAçÃO TrANSNACIONAl

CooPERação BRagaNça – lEóN

Mais CooPERação, MElhoR dEsENVolViMENTo

O Presidente da Câmara Municipal de Bragan-ça, Hernâni Dias, e o anterior Presidente da Di-putación de león, Marcos Martínez, assinaram, no dia 23 de julho, uma ata de intenção para a constituição de um Agrupamento Europeu de Co-operação Territorial (AECT).

28 de julho: visita ao Concelho de Bragança de 50 pessoas que integram a Associação dos Amigos de Portugal em Espanha (león)

REuNião da CoMissão dElEgada dE TuRisMo do EiXo aTlÂNTiCo

A Comissão Executiva do Eixo Atlântico (da qual o Município de Bragança faz parte) reuniu, no dia 9 de outubro, em Bragança, onde se debateu a ela-boração, para 2015, da Agenda Urbana, um do-cumento que visa definir as políticas das cidades na próxima década. recordou-se, ainda, a impor-tância da requalificação da ligação de Bragança à Puebla de Sanábria, sobretudo com a Estação de TGV na Puebla de Sanábria.

CaNdidaTuRa “REsERVa da BiosfERa iBéRiCa”

aNalisada PEla uNEsCo

A candidatura “reserva da Biosfera Transfrontei-riça Meseta Ibérica”, desenvolvida pelo ZASNET AECT, está para análise do Comité Internacional da UNESCO (sedeado em Paris), considerada como uma fase decisiva. Depois de dois anos a trabalhar no projeto (cofi-nanciado pelo POCTEP), o ZASNET AECT apresen-tou, no mês de setembro, a candidatura aos Comi-tés Nacionais de Portugal e Espanha e do Progra-ma MaB da UNESCO, que a aprovaram, passando, posteriormente e depois de proposta por estes or-ganismos, a ser um projeto dos Governos de Portu-gal e Espanha.

Page 57: Braganca acontece n#1

57BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

COOPErAçÃO TrANSNACIONAl

VisiTa a lEs PaVilloNs-sous-Bois

REPREsENTaNTEs dE sERViços soCiais EM

BRagaNça

Bragança acolheu, de 1 a 5 de outubro, o even-to ECStA - European Council for Student Affairs, onde se reuniram cerca de 70 responsáveis dos Serviços de Ação Social de instituições de ensino superior de toda a europa, entre as quais o Ins-tituto Politécnico de Bragança, promotor da ini-ciativa.

De 5 a 8 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, a Vereado-ra da Cultura, Cristina Figueiredo, oito Caretos das localidades de Grijó de Parada, Salsas, Parada e Varge e três gaiteiros de Palácios deslocaram-se a les Pavillons-Sous-Bois, no âmbito do Convénio de Geminação existente entre as duas cidades. De referir que Bragança e les Pavilions-Sous-Bois comemoram, em 2016, 20 anos de geminação, tendo sido já atribuídos os respetivos topónimos a Avenidas das duas cidades e realizados vários intercâmbios culturais, como forma de estreitar os laços de amizade e irmandade, contribuindo para a construção de um Europa que ser quer mais in-clusiva e com cidadãos mais participativos.

Page 58: Braganca acontece n#1

58

PlaNo E oRçaMENTo PaRa 2015

REdução da TaXa do iMi EM 4,48%

Pelo segundo ano a taxa de IMI irá reduzir no Concelho de Bragança.Sob proposta da Câmara Municipal de Bragança, a Assembleia Municipal aprovou, no dia 26 de novem-bro de 2014, a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis para o ano de 2015, em 4,48%, para os imóveis avaliados ao abrigo do CIMI, passando de 0,335% para 0,32%. Só nos dois últimos anos, o Executivo Municipal reduziu a taxa de IMI em 9,86%.

MUNICÍPIO DE BrAGANçA

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Trabalhar com confiança e realismo, em diálogo e proximidade, mobilizando as energias e o saber da co-munidade local, ativando a cidadania, a solidariedade e o sentido de pertença dos Bragançanos, por forma a consolidar as bases para o futuro Sustentável de Bragança.

4 vetores estratégicos de atuação:

gestão, organização interna e relacionamento com o cidadão- Contribuir para o bem-estar, o espírito de grupo e a união dos colaboradores.- Garantir o rigor e a transparência na gestão autárquica.-Garantir o equilíbrio das contas municipais e a assunção dos compromissos com os fornecedores em tem-po útil.- Modernizar, simplificando e clarificando a interação entre os serviços e os munícipes, aumentando a efi-cácia e eficiência e o nível de satisfação.- Promover uma contínua articulação e espírito de colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesias, par-ceiros estratégicos na prossecução da Missão do Município de Bragança.

Coesão social- Promover o desenvolvimento integrado do Concelho, centrado nas pessoas. - Promover um concelho inclusivo e solidário, que garanta iguais oportunidades para todos. - Garantir um ensino de qualidade, para todos os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, premiando • mérito e o sucesso escolar.- Organizar e promover um oferta cultural capaz de gerar atratividade aos que visitam a região. - Definir um calendário anual de eventos de referência nas diversas tipologias de oferta e o respetivo plano de comunicação. - Apoiar e promover a prática desportiva, profissional e informal, fundamental para o bem-estar dos cida-dãos e o reforço da cidadania. - Potenciar a participação cívica dos jovens, o futuro desta região, através do Conselho • Municipal de Ju-ventude de Bragança.

desenvolvimento Económico e Competitividade- Definir uma estratégia eficaz de comunicação que permita gerar o sentimento de pertença da comunidade e reforçar a notoriedade de Bragança na comunicação social nacional e internacional. - Promover o adequado planeamento, ordenamento e qualificação do território concelhio. - reforçar a competitividade de Bragança, potenciando a inovação, a criatividade e o espírito empreende-dor. - Promover a internacionalização e a capacidade da economia do Concelho, à escala regional e global. - Promover parcerias e intercâmbios internacionais, reforçando as geminações e estabelecendo novas re-lações externas, que sejam geradoras de sinergias e promotoras de desenvolvimento sustentável e de com-petitividade territorial. - Transformar o concelho num ecodestino de excelência, reconhecido a nível nacional e internacional.- Valorizar a vertente económica, social, criativa, científica e turística da gastronomia. - Assegurar e reivindicar melhores acessibilidades e mobilidade para todos.

Reabilitação urbana- Promover a revitalização do Centro Histórico da cidade, através de uma Área de reabilitação Urbana.

Page 59: Braganca acontece n#1

59

MUNICÍPIO DE BrAGANçA

1. A bragançana Joana Gonçalves recebeu o Prémio Ibérico de Investigação da Arquitetura Tradicional, atribuído pela Funda-ção António Font de Bedoya, a Fundação Convento da Orada e a Fundação Cultural do Colégio Oficial de Arquitetos de león e a Ordem dos Arquitetos.

2. Boris Fernandes, do F. C. Mãe d´Água, representou Bragança e a Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar na comitiva nacional, representando Portugal no Campeonato do Mundo de Futebol de rua.

3. A bragançana Bruna lopes foi, aos 12 anos, vice-campeã na-cional de Velocidade, na classe de 85cc.

4. O Instituto Politécnico de Bragança foi distinguido na área da Cooperação Internacional, pelos projetos de I&D e Inovação na área da descontaminação de plantas aromáticas, desenvolvi-dos em consórcio com outras entidades nacionais, europeias e do Brasil.

5. O bragançano Flávio Gomes tornou-se Campeão Nacional de trial 4x4.

RECoNhECiMENTo ao MéRiTo

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

À conversa com…Flávio Gomes, Campeão Nacional 4x4 em 2014

“Iniciei-me na modalidade de Todo-o-Terreno aos 17 anos, com as motas de duas rodas, chegando a partici-par no Campeonato Nacional. Depois, comecei a participar, de jipe em raids TT, com alguma frequência e aí ganhei o gosto pelo trial de veículos 4x4. Foi então que comecei a adaptar um jipe para poder ir a provas de trial de 4x4. Já participei em provas organizadas por outros países, como Espanha, o chamado “rainforest” que se realiza em Portugal, e vou a provas de trial realizadas no distrito. Em 2013, participei, pela primeira vez, no Campeonato Nacional de trial 4x4 tendo alcançado o 4º lugar. Mas foi em 2014 que me sagrei cam-peão nacional 4x4 . Em 2015, conto prosseguir, em nome da equipa Tábo Team 4x4, com a minha participa-ção no Campeonato Nacional de trial 4x4, com o meu jeep wrangler que tem, agora, uma nova imagem. O meu objetivo é voltar a ser Campeão Nacional desta modalidade, mas o meu sonho é participar, um dia, no DAKAr. Fui eu que construí e adaptei o meu jipe e faço toda a manutenção dele. Apesar disso, os custos são elevados. Tanto das inscrições das provas, como de todo o material que utilizo.

1 2 3

4

5

Page 60: Braganca acontece n#1

60

CEIA DE NATAl DO MUNICÍPIO

Mais um ano em que a “família” do Município de Bragança se reúne para celebrar o Natal e para ho-menagear os colaboradores.

A 12 de dezembro, prestou-se homenagem pela aposentação (durante o ano de 2014) a Amílcar José Pires lousada, a Domingos Fernandes, a Manuel Mateus Afonso, a Manuel Gonçalves Pires Paula, ao falecido Paulo Manuel rodrigues, a José Manuel Gonçalves, a Teodomiro Batista rodrigues, a António José Sampaio Costa, a Fernando dos ramos Pires, a António João Gomes e a Maria do Céu Ferreira.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 61: Braganca acontece n#1

61

CEIA DE NATAl

Os colaboradores com 30 anos de serviço, Antero Santos Gomes, António Alberto Cunha Soares, José Francisco Alves Afonso, Maria luísa Martins Morais Jesus e João luís Correia Fernandes, também fo-ram distinguidos num reconhecimento pela colaboração na implementação das políticas de crescimento e desenvolvimento do Concelho de Bragança, a favor da qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos.

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

Page 62: Braganca acontece n#1

62

AGENDA CUlTUrAlDESTaQUES

BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

sABiA QUE….

… em Bragança existiu a casa da roda dos expostos ou dos Enjeitados? Fundada em 1789, supostamente num edifício onde estão hoje instalados os CTT, a roda dos Expostos permitia que aí se “deixassem”, crianças sem que se soubesse quem as levava.

EXPOSIçÃO TEMPOrÁrIA

aNTóNio daCosTa

1914-2014

gRaça MoRais

RiTos E MiTosquaRENTa aNos dE CaRREiRa

aRTísTiCa

CENTrO DE ArTE CONTEMPOrÂNEA GrAçA MOrAIS

fEiRa das CaNTaRiNhas[1 a 3 de maio. 2015]

Page 63: Braganca acontece n#1

63BRAGANÇA ACONTECE 2014 JULHO A DEzEMBRO

NOVA MArCA BrAGANçA

Do Património único,Das Tradições Milenares,Da Força e Identidade.Nasce, em 2015, com Paixão, Orgulho e Otimismo, a Marca Bragança.

Moderna, com força, simbólica e representativa. É assim que a nova marca “Bragança” tem sido apeli-dada pela grande maioria dos brigantinos e turistas.

Um mês após a sua apresentação (a 5 de janeiro de 2015), a opinião pública e a aceitação tem reforça-do a união e identidade deste símbolo, simples e fácil de memorizar, que é já o ícone de representação da marca Bragança.

Adotada por 352 empresas e instituições, integradas em diversos setores de atividade e por cidadãos, a marca ganha força à medida que os brigantinos a sentem como sua, fazendo já faz parte do seu quotidiano.

A marca Bragança tem sido promovida através das redes sociais e sites institucionais. Um mês volvido desde a sua apresentação, foram alcançadas, através de diversas plataformas, 196.739 pessoas. As publicações do Município de Bragança no facebook obtiveram, ainda, um total de 15.895 gostos. Já os vídeos produzidos e publicados foram visualizados 90.192 vezes. Dados que revelam a força da marca Bragança.

Terra de tradições seculares, com um património único e secular, Bragança (a nona cidade mais antiga de Portugal) consegue, através da sua nova marca, conjugar a tradição dos Caretos (na base da logo-marca, com a sua cor vermelha, tão representativa dos mascarados) e o património histórico (através da referência à Torre de Menagem, representada pelas ameias).

Caso pretenda utilizar a nova Marca Bragança poderá fazê-lo, sob supervisão do Município de Bra-gança e cumprindo as regras definidas no manual de normas para entidades, disponível em http://www.cm-braganca.pt/pages/530

EsTa é a MaRCa dE Todos os BRagaNçaNos

Page 64: Braganca acontece n#1

64

Museu Ibérico da Máscara e do Trajerua D. Fernando O Bravo, nº 24/265300-025 Bragança

+351273 381 008 E-mail: [email protected]ça.pt

mUSEU IbéRIcODa máScaRa E DO TRajEIntegrado no projeto “Máscaras”, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje tem como base uma parceria de cooperação transfronteiriça entre o Município de Bragança e a Diputación de Zamora.

Inaugurado no dia 24 de fevereiro de 2007, o museu tem como objetivo pre-servar e promover a identidade e a cultura do povo desta região de fronteira, unido por milénios de história.

Dele fazem parte trajes e máscaras caraterísticos de determinadas Festas de Inverno e Carnaval de Trás-os-Montes, lazarim e Províncía de Zamora, permi-tindo ao visitante contactar, em qualquer altura do ano, com uma multiplicida-de de festas, personagens e rituais, elementos únicos da nossa cultura.